Isso já não é verdade. Já encontramos formas de manter sistemas além da corrupção. Chama se blockchain. Vai ver e percebes que só não usamos porque não queremos. Era o fim de muita coisa nojenta neste mundo.
Pensar que seriam estes a aplicar o sistema é o primeiro erro. Há uma complexidade no processo e há que ter a certeza que é praticamente infalível e rápido, depois a meu ver haveria que distribuir recursos pelos núcleos. Em menos de 2 anos não estaria pronto e não me acredito que estes tenham 2 anos.
Tendo ouvido o Programa, lido algumas das posições escritas de alguns associados e os comentários a um post que nesta Tasca coloquei há uns dias, permitam-me resumir o que entendo deva ser o processo de voto electrónico à distância.
Em primeiro lugar, cumpre esclarecer que a proposta de voto electrónico à distância não visa retirar quais quer direitos a associados, antes pretende alargar a facilitação do voto a Todo o Universo de Associados Sportinguistas.
Depois, convém ter em conta quais os argumentos de quem levanta dúvidas sobre o Voto Electrónico à Distância, a saber:
1 – a corruptibilidade do voto;
2 – a falta e transparência na validação;
3 – o incentivo ao comodismo;
4 – a não participação nas AGs não eleitorais;
5 – os custos do sistema.
Todas estas questões podem facilmente ser contornadas:
1 e 2 – existem plataformas e-vote com tecnologia block-chain que securiza e valida automaticamente o voto fornecendo um recibo ao votante;
3 e 4 – m-se com a que considero a solução ideal para a natureza do Universo Sportinguista e as perspectivas potenciais de expansão → usar todos os Núcleos, Filiais e Delegações Sporting Clube Portugal creditados pelo Clube para se efectuarem Secções de Voto, sendo o Presidente da Direcção, o Presidente da MAG e o Presidente do Conselho Fiscal dessas instituições Sporting credenciados para representar localmente a MAG do SCP e os terminais de computador locais munidos de “chaves de acesso próprias”, tal como acontece no local central da AG; mas também com:
a) – a difusão ATEMPADA a todos os Sócios dos Documentos (Propostas, Requerimentos, Projectos, Moções, etc) em deliberação na AG;
b) – a difusão de todos os trabalhos da AG (em plataforma ou Sporting TV – pay-per-view ou com chave de acesso previamente disponibilizada – com sinal fiável e que estaria disponível em écrans nos Núcleos, filiais e Delegações que funcionassem como extensões da AG);
c) – a garantia de que cada votação só se iniciaria após terminado o seu respectivo debate;
5 – Como foi afirmado, o custo em cada votação significaria algo como 0,5€ a 1€/votante, o que, para um universo de 80.000 votantes (máximo, por enquanto), daria um custo total de entre 40.000 € a 80.000€ por votação, para termos TODO o Universo de Sócios a poder votar. Como o processo à distância é feito nos Núcleos, estes poderiam assumir os seus custos; até porque, hoje, para votar à distância por correspondência, o Sócio tem de pagar a notário ou advogado para reconhecer a sua identidade e validar a sua votação e tem de enviar o voto para a Sede em carta registada e com aviso de recepção (no caso de Santa Maria, nas eleições o custo para cada sócio é de aproximadamente 20 €a 25€; convenhamos que, de bom grado os Sócios pagarão 1€, ou mesmo 2€ para financiar o seu Núcleo porque, mais que isso, gastam só nos Correios).
De referir também, e mais uma vez, que estamos a falar de mudanças de uma situação actual e para quem fala de dúvidas nas garantias para o Voto Electrónico à Distância (e ainda por cima presencial), é bom lembra que, actualmente, o votante por correspondência tem muito menos garantias do que com o sistema proposto. Só a título de exemplo: nada me garante que os Correios tenham entregue o meu boletim de voto a tempo de ser contabilizado nas Eleições em que não pude ira Lisboa; ou que à chegada aos Serviços da Sede abram o envelope exterior com a identificação e o interior co o voto ficando a conhecer o meu voto; ou que, pura e simplesmente, não “invalidem” esse voto; tudo isto é HOJE numas eleições bem mais fácil de acontecer do que com o VOTO REMOTO ELECTRÓNICO PRESENCIAL. E, lembro, estamos a falar de ausência de garantias, a Sócios que para exercer o seu direito de votar gastaram entre 20€ a 25€; já sucede HOJE e parece que até agora ninguém se preocupou com isso ou levantou o “problema”.
Da mesma maneira, acho imensamente hilariante (rir ainda é o melhor nestas situações) que as mesmas pessoas que não se preocupam com a total ausência de debate democrático nas AGs que têm decorrido nos actuais moldes (votar antes de começar o debate e sem terem lido os documentos que votam) sejam as que se escandalizam com uma possibilidade de TODAS as AGs poderem ser presenciadas e votadas à distância. Em última análise, quem defender que o Voto Electrónico à Distância seja extensível a TODAS as AGs estará a garantira necessidade quer de uma maior transparência na divulgação atempada e a TODOS da documentação a ela referente, quer da exigência de um debate mais livre e transparente dos assuntos associativos, quer ainda de um maior civismo na intervenção associativa.
Um abraço e saudações leoninas
A questão do voto presencial nos Núcleos requer uma adaptação ao Regulamento da AG, no que se refere à composição da sua Mesa. Tal como está só permite haver AGs em 2 sítios pois os elementos da MAG (podendo incluir suplentes) têm de estar presentes e em maioria do número dos seus membros efectivos.
Basta que se reconheça à MAG a capacidade de delegar os poderes limitados de verificação, fiscalização e validação das votações aos Corpos Gerentes ou às MAGs dos Núcleos SCP certificados (e a Delegados indicados pelas Listas concorrentes, no caso de AGs Eleitorais).
SL
Se forem implementar da mesma forma que fazem tudo o resto, de facto é motivo de preocupação….
Aliás é por estes estarem lá que eu me preocupa terem acesso em quem eu votei. Podem meter-me um processo e depois sou suspenso…não me apetecia deixar isto nas mãos apenas deles e dos que votam neles….
Creio que tirar a GB e devolver-me o dinheiro não farão….
Nem mais. Há sempre quem não quer. Lembram-se do VAR ?
Pois…. A tecnologia está suficientemente madura para assegurar
um grau de fiabilidade elevado, assim haja vontade e também de rever o absurdo peso dado à fidelidade em número de votos.
Há outras formas de reconhecimento dos mais fiéis.
Exigem-se estas duas alterações para termos uma Democracia no
Sporting, algo que verdadeiramente nunca existiu.
Ainda não ouvi…deve ser a minha companhia mais logo no carro…
Para mim isto tem de começar por 5 locais de Voto. Porto, Leiria, Lisboa, Beja, Faro. Em AG, esses locais de voto terem um local para acompanhar a AG (mesmo não podendo intervir). Podem sempre mandar carta e pedir a alguém de cá que leia.
Não creio que isto tenha alguma ciência…não creio que isto, para já, tenha alguém que seja contra.
Depois vamos evoluindo conforme a coisa vá funcionando melhor.
De qualquer forma somos especialistas em AG e eleições por isso daqui a 4 anos, com vontade de isto funcionar bem, somos os melhores do mundo e os maiores especialistas em votação electrónica remota…
Os Açores têm nove ilhas é muito complicado para as restantes ilhas votarem em São Miguel. Não esquecer os emigrantes. Concordo com o voto eletrónico e talvez ganham mais sócios com esta iniciativa, mas tinha de ser feito através de uma entidade externa e isenta. Tínhamos a universidade católica a fazer as votações e deixou de se fazer porquê? Que eu saiba é uma entidade isenta e com reputação. Não era preciso o pedido de desculpas, pois é compreensível. O problema é que só os sócios perto da área de Lisboa é que têm dito a decisão das eleições quando o Clube chama-se Sporting Clube de PORTUGAL.
Estamos a falar do inicio de tudo. Começar por aqui. Com o tempo e uma coisa bem feita e bem estudada pode alargar.
Eu sei que os Açores têm muitas ilhas, ainda há o interior e tudo mais…mas eu, neste momento, começava por aqui. Depois ia alargando o espaço ou preferencialmente nem ser preciso espaço e se possivel fazê-lo em casa…
Tiago, atrás explico como pode e deve ser extensível a TODOS os Núcleos Filiais e Delegações de Todo o País e de Todo o Mundo.
É tão difícil fazer em 5 ou 6 como em 300! E os custos seriam para os Núcleos! (Afinal os Sócios pagando aos Núcleos o Voto electrónico, pagam MUITO MENOS DO QUE JÁ PAGAM COM O VOTO POR CORRESPONDÊNCIA QUE LHES DÁ MUITO MENOS GARANTIAS!!!).
Um abraço e saudações leoninas
p.s.1: esta questão é muito mais fácil de implementar do que nos querem fazer acreditar.
ps.s.2: acho um piadão à preocupação com a segurança do voto electrónico, mas toda a minha gente hoje em dia se farta de fazer transacções bancárias electrónicas, compras de bens electrónicas (até em 2ª mão), compras de serviço electrónicas, confirmação de serviços electrónicas, reservas electrónicas … e nunca se preocuparam se ao fazerem tudo isso o faziam em segurança!
Não percebo porquê ? Lembras-me um contabilista, já idoso,
que trabalhava numa empresa da minha família que quando introduziram os computadores passava imenso tempo a somar as parcelas das ” folhas zebradas” porque duvidava das somas..
O voto electrónico remoto é hoje comum em muitas organizações porquê impedir todos aqueles que estão longe de
Alvalade de exercerem o seu direito de voto ? A solução que
preconizas é uma solução melhor que a actual, mas ainda assim coxa.
Claro! Tem toda a razão Armando! É tão difícil implementar o Voto electrónico em 5 lugar como em 300! E custa menos ao Clube, se forem os Núcleos (os seus associados) a custearem as despesas do voto. Já o fazem com o voto de correspondência e com custos muito maiores e garantias muito menores.
Um abraço e saudações leoninas
O problema é mais a desconfiança LEGÍTIMA que existe pela grande maioria da corja que lá está instalada!
Não há sistema perfeito nem nunca haverá.
Tem de haver confiança e sentimento de justiça, equidistância e insenção.
Com esta gentalha isso nunca vai acontecer. São episódios demais e das mais variadas formas para isso acontecer.
O Sporting só andará para a frente neste aspecto e todos os outros quando Vananas & Rogério caírem. Não há volta a dar.
Não ouvi o 160 mas a respeito do tema sou a favor de dar a possibilidade a TODOS os sócios de votar sem uma deslocação dispendiosa e por vezes impossível.
Voto online é muito fácil de corromper (um dia será assim, é inevitável), para já usava os núcleos para presencial.
Onde os núcleos não estão, um espaço acreditado para que ninguém seja excluído.
No limite haverá sempre por correspondência, mas aí pode haver tanta aldrabice como se fosse online pelo site devidamente registado.
Voto electrónico presencial em Núcleo!
Sistema e-voto com tecnologia block-chain!
Todo o votante fica com recibo do voto e pode conferir a sua validação!
Os votos chegam à mesa central em tempo real, logo após a validação das mesas locais, a mesa central responde confirma a recepção dessa validação local!
Basta que os terminais tenham todos as suas chaves-de- acesso, devidamente reconhecidas no centro de operações da votação.
Não á assim tão complicado!
Não é oneroso!
Oferece muito mais garantias (e é menos penoso para o sócio) que o actual sistema de votos por correspondência!
E É ESTA ÚLTIMA QUESTÃO QUE DEVE SER COLOCADA EM EQUAÇÃO PARA AS AGs ELEITORAIS!
Pode (e deve) ser este modelo de votação extensivo a TODAS as AGs, tendo as mesmas que obedecer às elementares regras de funcionamento democrático, transparente e assertivo (divulgação atempada de toda a informação, oportunidade para o debate livre, votações só iniciadas após findo o respectivo debate).
Braveheart, onde os Núcleos não estão, continuem com o Voto por Correspondência. Tudo é bem mais simples do que nos querem fazer crer!
Um abraço e saudações leoninas
E a Maria ainda não percebeu que “estes que lá estão” são uma boa parte dos que levantam mais problemas à implementação desta medida e da medida de equalização do Voto do Sócio.
SL
Então não percebe! Percebe isso e muito mais. Sabe bem que o clube nunca esteve tão dividido, fragilizado, nunca foi tão ridicularizado e alvo de chacota, nunca foi gerido tão em cima do joelho e sem rumo e principalmente sabe que o que era chamado de ditador ao pé destes é uma brincadeira.
Mas outros valores se levantam. Andar de coluna direita não é para todos.
12 Novembro, 2019 at 7:20
As pessoas querem um sistema perfeito, 100% perfeito em tudo, isso não existe, porque tudo é possível de ser corrompido.
Na semana passada votei para a minha ordem profissional, fácil, cômodo e acessível. Se assim não fosse não tinha ido votar.
Deixem-se de tretas (os perfeccionistas) e pensem na acessibilidade.
12 Novembro, 2019 at 8:49
Isso já não é verdade. Já encontramos formas de manter sistemas além da corrupção. Chama se blockchain. Vai ver e percebes que só não usamos porque não queremos. Era o fim de muita coisa nojenta neste mundo.
12 Novembro, 2019 at 10:43
Anos a queixarem-se e agora não presta porque são estes que lá estão.
12 Novembro, 2019 at 10:47
Pensar que seriam estes a aplicar o sistema é o primeiro erro. Há uma complexidade no processo e há que ter a certeza que é praticamente infalível e rápido, depois a meu ver haveria que distribuir recursos pelos núcleos. Em menos de 2 anos não estaria pronto e não me acredito que estes tenham 2 anos.
12 Novembro, 2019 at 17:53
Tendo ouvido o Programa, lido algumas das posições escritas de alguns associados e os comentários a um post que nesta Tasca coloquei há uns dias, permitam-me resumir o que entendo deva ser o processo de voto electrónico à distância.
Em primeiro lugar, cumpre esclarecer que a proposta de voto electrónico à distância não visa retirar quais quer direitos a associados, antes pretende alargar a facilitação do voto a Todo o Universo de Associados Sportinguistas.
Depois, convém ter em conta quais os argumentos de quem levanta dúvidas sobre o Voto Electrónico à Distância, a saber:
1 – a corruptibilidade do voto;
2 – a falta e transparência na validação;
3 – o incentivo ao comodismo;
4 – a não participação nas AGs não eleitorais;
5 – os custos do sistema.
Todas estas questões podem facilmente ser contornadas:
1 e 2 – existem plataformas e-vote com tecnologia block-chain que securiza e valida automaticamente o voto fornecendo um recibo ao votante;
3 e 4 – m-se com a que considero a solução ideal para a natureza do Universo Sportinguista e as perspectivas potenciais de expansão → usar todos os Núcleos, Filiais e Delegações Sporting Clube Portugal creditados pelo Clube para se efectuarem Secções de Voto, sendo o Presidente da Direcção, o Presidente da MAG e o Presidente do Conselho Fiscal dessas instituições Sporting credenciados para representar localmente a MAG do SCP e os terminais de computador locais munidos de “chaves de acesso próprias”, tal como acontece no local central da AG; mas também com:
a) – a difusão ATEMPADA a todos os Sócios dos Documentos (Propostas, Requerimentos, Projectos, Moções, etc) em deliberação na AG;
b) – a difusão de todos os trabalhos da AG (em plataforma ou Sporting TV – pay-per-view ou com chave de acesso previamente disponibilizada – com sinal fiável e que estaria disponível em écrans nos Núcleos, filiais e Delegações que funcionassem como extensões da AG);
c) – a garantia de que cada votação só se iniciaria após terminado o seu respectivo debate;
5 – Como foi afirmado, o custo em cada votação significaria algo como 0,5€ a 1€/votante, o que, para um universo de 80.000 votantes (máximo, por enquanto), daria um custo total de entre 40.000 € a 80.000€ por votação, para termos TODO o Universo de Sócios a poder votar. Como o processo à distância é feito nos Núcleos, estes poderiam assumir os seus custos; até porque, hoje, para votar à distância por correspondência, o Sócio tem de pagar a notário ou advogado para reconhecer a sua identidade e validar a sua votação e tem de enviar o voto para a Sede em carta registada e com aviso de recepção (no caso de Santa Maria, nas eleições o custo para cada sócio é de aproximadamente 20 €a 25€; convenhamos que, de bom grado os Sócios pagarão 1€, ou mesmo 2€ para financiar o seu Núcleo porque, mais que isso, gastam só nos Correios).
De referir também, e mais uma vez, que estamos a falar de mudanças de uma situação actual e para quem fala de dúvidas nas garantias para o Voto Electrónico à Distância (e ainda por cima presencial), é bom lembra que, actualmente, o votante por correspondência tem muito menos garantias do que com o sistema proposto. Só a título de exemplo: nada me garante que os Correios tenham entregue o meu boletim de voto a tempo de ser contabilizado nas Eleições em que não pude ira Lisboa; ou que à chegada aos Serviços da Sede abram o envelope exterior com a identificação e o interior co o voto ficando a conhecer o meu voto; ou que, pura e simplesmente, não “invalidem” esse voto; tudo isto é HOJE numas eleições bem mais fácil de acontecer do que com o VOTO REMOTO ELECTRÓNICO PRESENCIAL. E, lembro, estamos a falar de ausência de garantias, a Sócios que para exercer o seu direito de votar gastaram entre 20€ a 25€; já sucede HOJE e parece que até agora ninguém se preocupou com isso ou levantou o “problema”.
Da mesma maneira, acho imensamente hilariante (rir ainda é o melhor nestas situações) que as mesmas pessoas que não se preocupam com a total ausência de debate democrático nas AGs que têm decorrido nos actuais moldes (votar antes de começar o debate e sem terem lido os documentos que votam) sejam as que se escandalizam com uma possibilidade de TODAS as AGs poderem ser presenciadas e votadas à distância. Em última análise, quem defender que o Voto Electrónico à Distância seja extensível a TODAS as AGs estará a garantira necessidade quer de uma maior transparência na divulgação atempada e a TODOS da documentação a ela referente, quer da exigência de um debate mais livre e transparente dos assuntos associativos, quer ainda de um maior civismo na intervenção associativa.
Um abraço e saudações leoninas
12 Novembro, 2019 at 18:00
A questão do voto presencial nos Núcleos requer uma adaptação ao Regulamento da AG, no que se refere à composição da sua Mesa. Tal como está só permite haver AGs em 2 sítios pois os elementos da MAG (podendo incluir suplentes) têm de estar presentes e em maioria do número dos seus membros efectivos.
Basta que se reconheça à MAG a capacidade de delegar os poderes limitados de verificação, fiscalização e validação das votações aos Corpos Gerentes ou às MAGs dos Núcleos SCP certificados (e a Delegados indicados pelas Listas concorrentes, no caso de AGs Eleitorais).
SL
12 Novembro, 2019 at 10:50
Se forem implementar da mesma forma que fazem tudo o resto, de facto é motivo de preocupação….
Aliás é por estes estarem lá que eu me preocupa terem acesso em quem eu votei. Podem meter-me um processo e depois sou suspenso…não me apetecia deixar isto nas mãos apenas deles e dos que votam neles….
Creio que tirar a GB e devolver-me o dinheiro não farão….
12 Novembro, 2019 at 13:14
Nem mais. Há sempre quem não quer. Lembram-se do VAR ?
Pois…. A tecnologia está suficientemente madura para assegurar
um grau de fiabilidade elevado, assim haja vontade e também de rever o absurdo peso dado à fidelidade em número de votos.
Há outras formas de reconhecimento dos mais fiéis.
Exigem-se estas duas alterações para termos uma Democracia no
Sporting, algo que verdadeiramente nunca existiu.
12 Novembro, 2019 at 9:47
Ainda não ouvi…deve ser a minha companhia mais logo no carro…
Para mim isto tem de começar por 5 locais de Voto. Porto, Leiria, Lisboa, Beja, Faro. Em AG, esses locais de voto terem um local para acompanhar a AG (mesmo não podendo intervir). Podem sempre mandar carta e pedir a alguém de cá que leia.
Não creio que isto tenha alguma ciência…não creio que isto, para já, tenha alguém que seja contra.
Depois vamos evoluindo conforme a coisa vá funcionando melhor.
De qualquer forma somos especialistas em AG e eleições por isso daqui a 4 anos, com vontade de isto funcionar bem, somos os melhores do mundo e os maiores especialistas em votação electrónica remota…
12 Novembro, 2019 at 10:17
Estás a esquecer das ilhas e fora de Portugal, tem muito sportinguistas que não vivem em Portugal continental.
12 Novembro, 2019 at 10:19
Absolutamente! Peço desculpa aos insulares!
1 no Funchal e 1 em Ponta Delgada.
12 Novembro, 2019 at 13:25
Os Açores têm nove ilhas é muito complicado para as restantes ilhas votarem em São Miguel. Não esquecer os emigrantes. Concordo com o voto eletrónico e talvez ganham mais sócios com esta iniciativa, mas tinha de ser feito através de uma entidade externa e isenta. Tínhamos a universidade católica a fazer as votações e deixou de se fazer porquê? Que eu saiba é uma entidade isenta e com reputação. Não era preciso o pedido de desculpas, pois é compreensível. O problema é que só os sócios perto da área de Lisboa é que têm dito a decisão das eleições quando o Clube chama-se Sporting Clube de PORTUGAL.
12 Novembro, 2019 at 14:14
Estamos a falar do inicio de tudo. Começar por aqui. Com o tempo e uma coisa bem feita e bem estudada pode alargar.
Eu sei que os Açores têm muitas ilhas, ainda há o interior e tudo mais…mas eu, neste momento, começava por aqui. Depois ia alargando o espaço ou preferencialmente nem ser preciso espaço e se possivel fazê-lo em casa…
12 Novembro, 2019 at 18:09
Tiago, atrás explico como pode e deve ser extensível a TODOS os Núcleos Filiais e Delegações de Todo o País e de Todo o Mundo.
É tão difícil fazer em 5 ou 6 como em 300! E os custos seriam para os Núcleos! (Afinal os Sócios pagando aos Núcleos o Voto electrónico, pagam MUITO MENOS DO QUE JÁ PAGAM COM O VOTO POR CORRESPONDÊNCIA QUE LHES DÁ MUITO MENOS GARANTIAS!!!).
Um abraço e saudações leoninas
p.s.1: esta questão é muito mais fácil de implementar do que nos querem fazer acreditar.
ps.s.2: acho um piadão à preocupação com a segurança do voto electrónico, mas toda a minha gente hoje em dia se farta de fazer transacções bancárias electrónicas, compras de bens electrónicas (até em 2ª mão), compras de serviço electrónicas, confirmação de serviços electrónicas, reservas electrónicas … e nunca se preocuparam se ao fazerem tudo isso o faziam em segurança!
12 Novembro, 2019 at 11:13
“Para mim isto tem de começar por 5 locais de Voto. Porto, Leiria, Lisboa, Beja, Faro.”
Diria que deveria ser em cada capital de distrito.
12 Novembro, 2019 at 16:01
Não percebo porquê ? Lembras-me um contabilista, já idoso,
que trabalhava numa empresa da minha família que quando introduziram os computadores passava imenso tempo a somar as parcelas das ” folhas zebradas” porque duvidava das somas..
O voto electrónico remoto é hoje comum em muitas organizações porquê impedir todos aqueles que estão longe de
Alvalade de exercerem o seu direito de voto ? A solução que
preconizas é uma solução melhor que a actual, mas ainda assim coxa.
12 Novembro, 2019 at 18:13
Claro! Tem toda a razão Armando! É tão difícil implementar o Voto electrónico em 5 lugar como em 300! E custa menos ao Clube, se forem os Núcleos (os seus associados) a custearem as despesas do voto. Já o fazem com o voto de correspondência e com custos muito maiores e garantias muito menores.
Um abraço e saudações leoninas
12 Novembro, 2019 at 9:59
O problema é mais a desconfiança LEGÍTIMA que existe pela grande maioria da corja que lá está instalada!
Não há sistema perfeito nem nunca haverá.
Tem de haver confiança e sentimento de justiça, equidistância e insenção.
Com esta gentalha isso nunca vai acontecer. São episódios demais e das mais variadas formas para isso acontecer.
O Sporting só andará para a frente neste aspecto e todos os outros quando Vananas & Rogério caírem. Não há volta a dar.
12 Novembro, 2019 at 13:59
Não ouvi o 160 mas a respeito do tema sou a favor de dar a possibilidade a TODOS os sócios de votar sem uma deslocação dispendiosa e por vezes impossível.
Voto online é muito fácil de corromper (um dia será assim, é inevitável), para já usava os núcleos para presencial.
Onde os núcleos não estão, um espaço acreditado para que ninguém seja excluído.
No limite haverá sempre por correspondência, mas aí pode haver tanta aldrabice como se fosse online pelo site devidamente registado.
12 Novembro, 2019 at 15:24
Porque achas fácil de corromper? E no papel?
12 Novembro, 2019 at 15:38
Acho fácil pq a tecnologia tem tanto de bom como de mau, nos dias de hoje.
Acho que com delegados, pessoas responsáveis, etc… em papel é mais difícil chegar aos “churrasquinho”.
No entanto, completamente a favor da descentralização. O Sporting não é Lisboa.
12 Novembro, 2019 at 16:32
A melhor opção talvez seja o voto presencial em núcleo (ou espaço preparado para o efeito) e voto eletrónico.
Os dois terão de bater certo.
12 Novembro, 2019 at 18:28
Voto electrónico presencial em Núcleo!
Sistema e-voto com tecnologia block-chain!
Todo o votante fica com recibo do voto e pode conferir a sua validação!
Os votos chegam à mesa central em tempo real, logo após a validação das mesas locais, a mesa central responde confirma a recepção dessa validação local!
Basta que os terminais tenham todos as suas chaves-de- acesso, devidamente reconhecidas no centro de operações da votação.
Não á assim tão complicado!
Não é oneroso!
Oferece muito mais garantias (e é menos penoso para o sócio) que o actual sistema de votos por correspondência!
E É ESTA ÚLTIMA QUESTÃO QUE DEVE SER COLOCADA EM EQUAÇÃO PARA AS AGs ELEITORAIS!
Pode (e deve) ser este modelo de votação extensivo a TODAS as AGs, tendo as mesmas que obedecer às elementares regras de funcionamento democrático, transparente e assertivo (divulgação atempada de toda a informação, oportunidade para o debate livre, votações só iniciadas após findo o respectivo debate).
Um abraço e saudações leoninas
12 Novembro, 2019 at 18:15
Braveheart, onde os Núcleos não estão, continuem com o Voto por Correspondência. Tudo é bem mais simples do que nos querem fazer crer!
Um abraço e saudações leoninas
12 Novembro, 2019 at 22:19
Concordo.
12 Novembro, 2019 at 18:00
Tem código de barras?
Se não tiver, não quero.
12 Novembro, 2019 at 18:26
Encontrei o comentário do dia neste post:
“Maria
12 Novembro, 2019 at 10:43
Anos a queixarem-se e agora não presta porque são estes que lá estão. ”
Ahahahahahhahahhahahahahahahaha 😀 😀 😀 😀
Só tenho isto a dizer:
“Lion Up
12 Novembro, 2019 at 18:19
Anos a indignar-se e agora já tudo presta porque são estes que lá estão.”
#FaltaDeColuna
12 Novembro, 2019 at 18:30
E a Maria ainda não percebeu que “estes que lá estão” são uma boa parte dos que levantam mais problemas à implementação desta medida e da medida de equalização do Voto do Sócio.
SL
12 Novembro, 2019 at 18:37
Então não percebe! Percebe isso e muito mais. Sabe bem que o clube nunca esteve tão dividido, fragilizado, nunca foi tão ridicularizado e alvo de chacota, nunca foi gerido tão em cima do joelho e sem rumo e principalmente sabe que o que era chamado de ditador ao pé destes é uma brincadeira.
Mas outros valores se levantam. Andar de coluna direita não é para todos.