Em tempos (há 8 anos) Daniel Carriço era a maior certeza na Academia de Alcochete. Como jogador tinha sido Campeão Nacional de Iniciados, Juvenis e Juniores, e para além dos títulos, era um jogador claramente acima da média e o seu comportamento fora dos relvados era igualmente motivo de orgulho na Academia.
Eu sinceramente, nunca fui um grande adepto do Daniel Carriço enquanto jogador, enquanto pessoa nunca fomos muito chegados e eu respeito isso.
Eu penso que muitos adeptos hoje em dia olham para um Júnior ou até para um atleta Sub-17 e dizem que ele vai ser atleta para a equipa principal. Eu penso que se pode pensar muita coisa, pode-se desejar muita coisa, mas, saber no nosso íntimo que este ou aquele vai ser jogador de certeza, bom, isso na última década só o “senti” duas vezes, uma foi com o Eric Dier em idade Sub-13 e outra foi com o João Mário Eduardo em idade Sub-14. Aliás, disse-o nessa altura, que João Mário um dia iria ser Capitão da Selecção Nacional A, era completíssimo.
Quase todos os restantes jogadores, posso ver neles estas qualidades, estes “defeitos”, este talento, aquela mentalidade, e é possível tentar adivinhar, mas raramente com certezas.
A forma como os adeptos dizem que este ou aquele atleta Sub-17, Sub-18 ou Sub-19 vai ser craque, fazem-me lembrar a forma como alguns atletas no Futebol Americano a nível universitário fazem carreiras fabulosas, conquistam o troféu Heisman, mas depois, quando fazem a transição para a NFL, muitos apercebem-se que estão num mundo diferente, em termos de intensidade de jogo, em termos de cultura táctica, em termos de capacidade de leitura de jogo, e em termos de “skills” que nunca necessitaram a nível universitário, mas que subitamente são necessários para sobreviver na NFL. O que aconteceu a Tim Tebow, o que irá acontecer a Johnny Manziel, etc?
Quem fala da NFL, pode igualmente falar de Basquetebol a nível universitário onde um Michael Wiggins, um Jabari Parker, um Julius Randle, um Doug McDermott ou um Joel Embiid todos eles podem ter carreiras fulgurantes, mas ninguém sabe como o seu jogo se irá transferir para a NBA.
Irá a idade de McDermot colocar um limite na sua evolução? Será Wiggins apenas um bom atleta? Será Parker apenas um jogador fisicamente mais forte que os universitários mas que na NBA perderá essa vantagem? Há muitas variáveis e diferenças entre a Formação (ou Universidade) e os Profissionais.
É crucial criar plataformas que permitam uma adaptação entre as duas realidades competitivas. Em Portugal criaram-se as equipas B, enquanto na NBA, obrigam agora os atletas a cumprirem pelo menos um ano de basquetebol universitário antes de fazerem a transição para a NBA.
Relativamente a Carriço, recordo-me bem da sua última época na Formação em 2006/07. Era (e continua a ser) um grande Sportinguista, era um grande capitão (tal como o tinha sido nas Selecções Nacionais e Distritais), estava sempre em excelente forma física, dava sempre tudo o que tinha. Mas, confesso, sempre olhei para ele com grandes dúvidas em relação ao futebol profissional.
Nesse final de época, a defesa era constituída por João Gonçalves, Daniel Carriço, Marco Lança e Tiago Pinto, e dos 4, Carriço era o melhor na Formação e aquele que parecia reunir mais qualidades para singrar nos seniores. Mas… não era particularmente alto (estive várias vezes ao seu lado, e a minha estimativa é de que ele teria 1,81), era por vezes excessivamente impetuoso nas faltas e cortes que fazia, e por último, achava-o demasiado ansioso a jogar, ele dava tudo o que tinha, mas por vezes num misto de garra e de desespero. Um líder (seja ele o Capitão ou o Treinador ou o Presidente) nunca pode mostrar ansiedade perante os seus comandados. Muitas vezes me questionei como reagiria Carriço nos seniores onde indubitavelmente perderia mais jogos do que na Formação.
A adaptação de Carriço aos seniores foi razoável, primeiro foi emprestado (juntamente com João Martins) ao Olhanense, onde alegadamente, Álvaro Magalhães terá dito que Carriço nunca seria central na vida. A segunda metade de 2007/08 foi passada no AEL Limassol onde se afirmou e rapidamente se tornou um ídolo.
Em 2008/09 esteve no Sporting, onde debaixo da estabilidade emocional de Paulo Bento e a liderança forte de Filipe Soares Franco, Daniel Carriço finalmente num palco grande teve a oportunidade de mostrar o seu valor e diria que esteve bem, não foi fabuloso, mas com 20-21 anos de idade assinou uma bela época.
Entre 2009 e 2013 o Sporting mergulhou nas trevas sob a liderança fraca e instável de José Eduardo Bettencourt e de Luiz Godinho Lopes. Liderança fraca essa que permitiu a utilização de 11 (ONZE!!!) treinadores diferentes no espaço de 4 anos.
Depois de 2009 o Sporting perdeu muita da sua competitividade desportiva, e o ainda jovem Daniel Carriço sofreu com isso. A partir de 2011 começou a sofrer ainda mais com a chegada de novos jogadores. Até que em Janeiro de 2012, Carriço saiu por uma bagatela para o Reading, tinha batido no fundo (e o Sporting também).
Claramente, houve um Carriço em 2008/09, uma versão inferior em 2009-2011, e uma versão “triste” em 2011/12.
Muitas vezes me questiono se Bettencourt e Godinho Lopes terão arruinado Daniel Carriço ao destruírem a estabilidade em seu redor entre os 21 e 24 anos, ou se Carriço era um jogador limitado? A verdade deve estar algures no meio destas duas hipóteses.
Não tenho dúvidas de que Carriço foi muito prejudicado pela ante-penúltima e sobretudo pela penúltima administração do Sporting que durante 3 anos, não lhe proporcionaram um ambiente apropriado para a sua evolução. Mas, confesso que tenho algumas dúvidas de que Carriço atendendo às suas limitações (supramencionadas) se seria capaz de ser titular no Sporting desta última época.
Daniel Carriço foi adaptado a “trinco” e tem obtido algum sucesso ao serviço do Sevilha. É verdade que não se afirmou plenamente ao serviço do seu Clube do Coração, é verdade que teve azar com os dirigentes e estruturas que teve em seu redor, mas, suspeito que para Daniel Carriço… simplesmente não estava destinado a ter sucesso em Alvalade. Daniel Carriço não tinha (e não por culpa dele) qualidade suficiente para ser titular num Sporting que quer lutar para ser Campeão.
Quem sabe (eu não sei), se calhar daqui por dois ou três anos até perceberemos que foi curiosa a utilização dos nomes de Daniel Carriço e de Johnny Manziel neste texto, pois eles possuem algumas características em comum.
Melhor que Carriço é Eric Dier, e quando digo melhor, não estou a querer dizer que Dier seja melhor que Carriço em todos os aspectos, mas na globalidade, Eric é o melhor central formado no Sporting nesta última década.
Há 6 meses que pressinto que Dier está para o verão de 2014 como Tiago Ilori esteve para o verão de 2013, mas espero estar enganado. “Culpados” há muitos, há o jogador, há o seu pai, há a Sporting SAD, mas à margem de todos esses “pormenores” dos quais ninguém se lembrará no futuro, está um jogador de enorme qualidade, e que infelizmente estagnou durante os últimos 13 meses.
Eric Dier tem potencial para ser central de nível mundial, mas ele precisa do Sporting para lá chegar, da mesma forma, que e o Sporting precisa de o manter para o ajudar a chegar a esse nível. Se e quando Dier atingir um determinado patamar de excelência, o Sporting poderá tirar partido de todas as recompensas desportivas e económicas que estiverem ao seu alcance do atleta.
Há quem diga que a Sporting SAD não vende os jogadores que deseja manter, e essas mesmas pessoas dizem antes que o Sporting ou deixa os jogadores sair porque não os queria, ou então, que os vendeu (em vez de os perder).
É importante clarificar que há casos e casos, e muitas vezes, os adeptos agrupam tudo, confundido jogadores dispensados pelo Sporting com jogadores que se recusaram a ficar no Sporting.
Para quem diz que o Sporting não queria este, ou que não perdeu aquele, mas sim que o vendeu… nem sempre são esses os casos, pois houve situações em que o Sporting negociou durante 4-6 meses para manter os jogadores e os jogadores recusaram-se a ficar, enquanto noutros casos, o Sporting não vendeu os jogadores por vontade própria, vendeu-os porque não tinha outra escolha, ou os vendia, ou iria perder esses mesmos jogadores meses depois. Não negociou essas vendas a partir de uma “posição de força”.
Tanto no Futebol Profissional como na Formação, há vários jogadores descontentes nestes últimos 13 meses, e o dinheiro é uma das razões desse descontentamento, mas está longe de ser a única. O Sporting pode não ter mais dinheiro para dar aos seus atletas e funcionários, mas pode melhorar a relação que tem para com eles de outras formas. Profissionalmente, depois do dinheiro, não há nada mais importante do que o respeito, a confiança e a lealdade.
Texto escrito por André Carreira de Figueiredo (ACF)
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
25 Junho, 2014 at 10:59
Dier quer saber se será titular, pois ser suplente por suplente, mais vale ser na Premier ou mesmo Championship, onde ganhará mais certamente.
25 Junho, 2014 at 11:06
Isso é tudo especulação. Continuam a acreditar no que lêem nos jornais……….
Como nada sabemos de fontes oficiais, para mim ele é um jogador com enorme potencial e que tem mais 2 anos de contrato.
Se querem juntar achas à fogueira………
Saudações Leoninas
25 Junho, 2014 at 11:06
Se não quer ser suplente terá que trabalhar mais e melhor que os outros, agora se quer estar sentado e ganhar mais nesse caso que arranje um bilhete de avião para Inglaterra, lá ganhará mais do que aqui.
25 Junho, 2014 at 12:32
Factos:
Dier é jogador do SCP por mais duas épocas…
Dier é profissional…
Dier não é Ilori…
Dier é… Dier!
25 Junho, 2014 at 11:05
Já tinha tido oportunidade de ler esta belissima posta.
De facto o Daniel nunca foi um jogador de topo, no entanto, dentro das limitações que tinha (e algumas ainda tem), sempre deu tudo o que tinha.
Mas aculpa a meu ver é das sucessivas más direcções, erros de casting em contratações de jogadores e equipas técnicas.
Provavelmente não evoluiu o que poderia fruto dessa mesma instabilidade.
Acredito plenamente que foi isso que impossibilitou o vermos evoluir com a nossa camisola.
Como por exemplo o Beto o fez quando teve uma equipa fenomenal a seu lado que permitiu não só “ocultar” certas limitações, como acima de tudo o permitiu crescer de forma que nunca o imaginaria.
Não nos podemos esquecer, que o Daniel nunca quis sair do Sporting, fê-lo “forçado”
O seu coração continua verde e branco, como provam as declarações dele na final da UEFA que ganhou na época que findou.
Prefiro 1000 x’s um Daniel destes, que dá tudo o que tem, do que (aí vem a heresia e vou ser apedrejado) um Carrilho que só joga quando acorda prái virado
SL
25 Junho, 2014 at 11:57
Concordo antes um gajo que dá tudo o que tem do que outro que só dá o que lhe apetece.
SL
25 Junho, 2014 at 13:00
Vide Capel..
25 Junho, 2014 at 11:08
“Tanto no Futebol Profissional como na Formação, há vários jogadores descontentes nestes últimos 13 meses, e o dinheiro é uma das razões desse descontentamento, mas está longe de ser a única …”
a titularidade numa equipa de futebol não pode ser adquirida por contrato. Esse é uma das maiores desgraças que se faz a uma equipa com tudo o que isso indicia de falta de equidade.
Vacas sagradas lembro_me de muitos poucos 😉
Uma equipa é isso mesmo uma equipa. Uma soma de individualidades. Ser suplente numa equipa de futebol não é desrespeito … para um jogador de 20, 21 anos em Portugal é um privilégio que felizmente no Sporting ocorre com frequência.
Dier pode ter tudo para ser o maior, mas se é a titularidade que o move, então nunca o será. A titularidade conquista-se sendo o melhor aos olhos de quem treina.
25 Junho, 2014 at 12:36
Resta saber quanto desse desconforto não é gerado pelas “buzinadelas” do empresários… estou a lembrar-me de um em particular!!! Um belo FDP que quanto mais depressa secarem as suas “raizes” em Alcochete, melhor será para o SCP.
Não contem com jogadores desse gajo a despontar no SCP…
Dali já não espero nada que não sejam facadas nas costas e um Alfa Pendular Alcochete-Gaia…
25 Junho, 2014 at 12:37
Cabrão do Encarregado….
25 Junho, 2014 at 11:18
“…debaixo da estabilidade emocional de Paulo Bento e a liderança forte de Filipe Soares Franco,…”
De facto a liderança desse indivíduo só pode ter sido forte, para ter conseguido transferir do Sporting CP para si próprio e para a sua empresa a propriedade do Edifício Visconde de Alvalade.
E que dizer da estabilidade emocional de Paulo Bento, quando dispensou do Sporting jogadores como Varela e Carlos Martins, e mais tarde no seu papel de Seleccionador Nacional passou a convocá-los e dar-lhes a titularidade?
25 Junho, 2014 at 11:30
De facto os jogadores de futebol as vezes dizem coisas sem pés nem cabeça.
25 Junho, 2014 at 11:47
Correção: não me referia ao jogador por ter dito essas palavras mas sim ao autor do texto.
De facto não estou a ver: “…debaixo da estabilidade emocional de Paulo Bento e a liderança forte de Filipe Soares Franco,…”. Deve ter sido engano.
25 Junho, 2014 at 11:58
Essa frase causa-me profundo ASCO.
Bem apanhado Ariel.
SL
25 Junho, 2014 at 12:38
O Carlos Martins revelou ser uma bela merda de gente…
Tempo a mais em Alvalade!
Oportunidades a mais em Alvalade… revelou ser um belo lampião, no agir e no falar!
Está bem onde está e a receber o devido mérito pelo carácter que tem…
25 Junho, 2014 at 12:43
Sim, mas o Paulo Bento dispensou-o, e depois chamou-o para a Selecção.
Carlos Martins, desde que o ouvi a dizer na televisão que “no Sporting até pulgas apanhei…”, pode ir morrer muito longe. Quanto mais longe melhor…
25 Junho, 2014 at 12:49
Isso das pulgas não sei…
Vi-o sim, em pulgas nos jornais a gozar com o SCP quando ganhou o campeonato em 2010… FDP!
Isso sim, deixou-me lixado… ingrato do caralho. É que não me lembro de um gajo que tivesse regressado tantas vezes e desperdiçado as oportunidades que lhe eram dadas…
É das poucas coisas que posso agradecer ao Bentolas… no meio de TANTA MERDA QUE FEZ!
25 Junho, 2014 at 16:16
bem visto Ariel!
25 Junho, 2014 at 11:20
E o Tobias?
25 Junho, 2014 at 12:31
Tobias or not Tobias, é a questão!
25 Junho, 2014 at 12:38
Iutubias?!
25 Junho, 2014 at 11:22
Eric Dier tem 20 anos de idade e já tem duas épocas de jogos (poucos) na primeira equipe.
Se não foi aposta na época que findou, das três uma:
1- Ou não tem assim tantas qualidades;
2- Ou tem qualidades mas não se esforça;
3- O Leonardo Jardim é/foi burro.
Caso o Marco Silva entenda dar a titularidade na defesa ao Rojo e ao Maurício, para mim fica claro que o Dier não é aposta do Clube. Pelo que perceberei perfeitamente que o mesmo queira sair. E pensarei que é muita coincidência três treinadores não consideraram Dier “starting material”…
SL
25 Junho, 2014 at 11:28
Não se esqueça que já temos o Paulo Oliveira e ainda se está no mercado por outro, ao que tudo indica Rabia. Começa o espaço a ficar reduzido para Eric, Tobias e Ruben.
25 Junho, 2014 at 11:54
Caro Malevita,
Tinha-me esquecido da possibilidade de saída (venda) do Rojo. O Clube deve contar com isso, senão não teria agido da forma como disse.
Isso deixaria o Eric com o Paulo Oliveira e o Maurício na luta pela titularidade, e apre-época deverá esclarecer o treinador.
Caso o SCP contrate mais um (Rabia?) parece-me claro que Eric Dier não é aposta e que vai sair.
SL
25 Junho, 2014 at 12:43
Para mim está claro que o Rojo sai… anda meia europa “louca” por ele… e com 25% não apitamos grande coisa… E se a tal clausula de 12M€ (?) existe mesmo, ai é que não tenho duvidas. Mais ainda pertencendo a uma selecção cujos jogadores estão sempre “overrated”…
Sinceramente, se a tal clausula não existir… não o vejo a sair do SCP por menos de 20M€… sobretudo por ser Argentino. E não acredito que estando a fazer o excelente – sim, LàS… excelente – mundial que está a fazer, o fundo que tem os 75% não espere por ofertas bem acima dos tais 12M€ (ou 15M€, não sei bem)…
25 Junho, 2014 at 12:47
Com 25% ou menos um facto é que ao fundo também lhes interessa ganhar o mais possível. Para quê ganhar 75% de 12 ou 15 milhões quando podem ganhar os mesmo 75% mas de 20 ou 25 milhões?!
25 Junho, 2014 at 12:51
Exacto… E quanto mais gananciosos forem… melhor para o SCP. Desde que não haja aí umas negociatas à la “Anão montinho” com algum “mónaco” da vida…
25 Junho, 2014 at 13:40
Eu acho que mesmo assim o Rojo é capaz de ficar, só sairá se houver uma proposta boa. Afinal o SCP detém os direitos desportivos na totalidade apesar dos tais 25% económicos, creio eu.
25 Junho, 2014 at 14:59
Jogar contra o Irão e contra Nigéria e Bósnia acho que ajuda.
Grupo de merda onde a Argentina calhou… Argentina e França com vida muito facilitada. Quero ver quando for a doer.
25 Junho, 2014 at 16:15
Discordo contigo Leão. Acredito que a França, apesar de desfalcada do Ribery, vai chegar pelo menos à meia-final. Sabes que as academias em França existem há muitos aninhos. Lá trabalha-se formação a sério. Espero que fodam os boches e os brazucas como gente grande. No apuramento, a França só não fodeu a Espanha por mero acaso e com alguma controvérsia á mistura. A França está novamente com uma boa fornada de jogadores, e não é por acaso. Quanto à Argentina: é das equipas com pior futebol apresentado até ao momento.
25 Junho, 2014 at 16:23
Quando me lembro da Alemanha, lembro-me em 82: Schumacher a sair dos pés, com o pé levantado – à Chuck Noris, direito à cara do Battiston, fodendo-lhe os dentes. Sem ter sido expulso. Essa selecção, merecia o campeonato. Não tenho a mínima dúvida que a Itália do Zoff ia levar na peida.
25 Junho, 2014 at 16:23
*a sair da baliza
25 Junho, 2014 at 15:38
Mas Rabia (se vier…) é superior -já!- a Dier?
Têm a certeza de que Rabia é tão bom, mas tão bom mesmo, que chega e nem precisa adaptar-se ao futebol europeu e, em particular, ao futebol português?
Dier que se deixe ficar porque, na época que agora se inicia, vai ter muitas oportunidades de jogar e a titular. O jogador só tem que pensar que é bom, com grande futuro mas, para já, precisa de trabalhar e quando lhe parecer que já trabalha muito, pois que trabalhe ainda mais, ciente de que o seu momento há-de chegar.
Epá, não comparem coisas incomparáveis, tenham respeito pelos jogadores -nem Rabia é jogador do Sporting, nem se sabe se, sendo contratado, como vai reagir a uma realidade económico-social e desportiva completamente diferente daquela onde nasceu, cresceu e foi educado.
25 Junho, 2014 at 11:30
Já disse o que achava deste tema…era renovar o mais rapidamente possível (preferia que o tivessem feito a meio do ano passado quando ele não jogava muito como sinal de grande aposta dele mas pronto) e apostar forte nele para a nova temporada…Mas pronto…vamos ver como vai correr!
Quanto ao Carriço acho que foi uma estupidez (é só mais uma…) terem despachado um jogador que sentia o Sporting como ele e que seria um óptimo suplente para jogar entre o meio campo e central…
Finalmente quanto aos miúdos da academia daqui a uns anos avalia-se melhor…já disse e repito que é importante segurar o mais possível os melhores miúdos…espero que não estejamos a assistir à destruição do que o Sporting tem de melhor por falta de dinheiro….estou convicto que não estamos….
25 Junho, 2014 at 11:33
OFF-TOPIC: Ontem estive a ver o programa da Sic Noticias e desconfio seriamente que o Caracolinhos é um assíduo tasqueiro!
25 Junho, 2014 at 11:35
532 euros angariados!!! Uauuuuuuu! Parabéns Tasqueiros!!! Menos conversa e mais acção 🙂 é assim mesmo! Orgulhoseamente TASQUEIRO!
25 Junho, 2014 at 11:42
cheira-me que ainda vamos aos 600
25 Junho, 2014 at 11:43
Oxalá que sim! Né MikeBoRRas?!
25 Junho, 2014 at 14:15
eu ainda não contribuí mais por inércia do que por outra razão, mas vou faze-lo, portanto, vou ajudar a chegar a esse valor Cherba!
25 Junho, 2014 at 17:42
Ainda faltam os meus 5 euros e mais uma etiqueta vpara sócio
25 Junho, 2014 at 12:05
Eles andem aí….
25 Junho, 2014 at 12:47
Mas tinhas dúvidas???
Aquela rábula do Oriol pensas que lhe chegou aos ouvidos de onde???
O gajo ficou bem “Atascado”… tivemos honras de abertura televisiva no seu “pograma”… Foi um bom momento de entretenimento vê-lo a justificar-se com “estas cenas das compras estão sempre a mudar” depois de ter dito “que sabia de fonte segura que o Rosell não queria – repito: NÃO QUERIA – vir para o SCP”…
Mas ontem malhou forte e feio… no Bentolas e não só… no “grupinho”… lá se lembra de meter umas verdades pelo meio.
O gajo perdeu o medo de falar depois de lhe terem chegado a roupa ao pêlo há uns anitos…
“the power of the curls”…
25 Junho, 2014 at 12:51
Dá uma no cravo e outra na ferradura. O pior é que têm sido mais vezes no cravo que na ferradura.
25 Junho, 2014 at 12:52
Um gajo que está sempre do contra, polémico, poder de argumentação baixinho, anti-social….
É capaz de andar aqui na tasca é….
25 Junho, 2014 at 12:54
Jornalista, escreveu na Burla e no Rascord (não sei se ainda escreve)….hummmmmmm
25 Junho, 2014 at 12:58
Eh pá…
Sou acéfalo, acrítico, seguidista, neo-lambuças e tudo o mais e farei sempre tudo para apoiar cega e carneiristicamente o grande Lord Bruno de Carvalho… agora, anti-social não sou! 😉
25 Junho, 2014 at 14:24
heheeh! Menos 1 então…quem será o caracolinhos?!?!
neo-lambuças é do Matrix?!
25 Junho, 2014 at 11:48
Primeiro ponto: Carriço respira Sporting por todo o lado …
Ok, sempre foi um jogador lento. E numa equipa que supostamente joga ao ataque e abre as costas da defesa, velocidade é fundamental. Compensava com garra, atitude e por alguma razão ganhou tudo enquanto jovem, sempre de braçadeira.
Segundo ponto: Dier.
Com Paulo Oliveira, achei logo que Rojo ía sair. Com a insistencia em Rabia (atenção que ao contrário do Matias Perez, Rabia é para a equipa A), acho que Dier vai sair (hope not!) e Tobias será o grande beneficiado nisto. Terá a sua oportunidade.
Vamos ver se Mauricio, com a entrega e atitude do costume convence Marco Silva e agarra a titularidade, mas sinceramente … acho que não.
A pré epoca vai ser fundamental.
25 Junho, 2014 at 11:56
para mim a dupla da B, para o ano, era Matías e Tobias. E só mudava por lesão ou castigo.
25 Junho, 2014 at 12:13
E a dupla da A, para ti?
Dier e Oliveira?
25 Junho, 2014 at 12:53
Para mim, a dupla do próximo ano é… é…
SHIKA + 10!
SHIIIIIKAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
25 Junho, 2014 at 14:28
Shika a central.
Recebe a bola do Patricio, finta tudo e todos e marca.
Simples.
Aliás, já dizia o Lineker:
“Futebol é simples. 11 contra 11 e no final ganha a Alemanha”
25 Junho, 2014 at 15:44
“No final ganha a Alemanha 4-0 contra 10 por expulsões estúpidas”… reproduzindo textualmente… 😉
25 Junho, 2014 at 15:46
“No final ganha a Alemanha 4-0 contra 5 por expulsões estúpidas e pelo Treinador”… ;)!
25 Junho, 2014 at 14:37
Não te esqueças que sobem o chinês Liu Yiming e o Domingos Duarte.
Os centrais da B devem ser: Liu, Domingos, Matías e Tobias? Se for assim até concordo.
Emprestar o Rúben Semedo, dispensar o Sambinha e o polivalente Hugo Sousa acho que é o mais acertado.
25 Junho, 2014 at 11:49
Partilho da tua opinião, quer sobre o Daniel, quer sobre o Eric. Apesar de ocuparem a mesma posição, apesar de terem capitaneado e liderado várias equipas pela formação fora e de terem tido papel decisivo em vários títulos, a afirmação no plantel principal foi para ambos intermitente.
E se Daniel ainda esteve 4 anos aos solavancos, no meio de um enorme turbilhão, o Eric não estará, apesar de a estabilidade ser incomparável, 4 anos a jogar de vez em quando.
Eric tem ambições, sobretudo desportivas. E além disso tem condições únicas, físicas e mentais que lhe permitem ter as tais ambições desportivas. E o primeiro passo é o da afirmação no Sporting. Ele já deu inúmeras entrevistas, e aquilo que quer é consolidar a posição dentro do Sporting. Ora aqui chegados, é para mim certo que o Eric será o melhor central do Sporting. Havendo uma utilização regular, ele vai distinguir-se. E é disto que ele tem consciência. Ele sente que tem para mais do que apenas ser o 3º ou 4º central.
Resta pois saber o que a consciência crítica da estrutura pensa sobre isto. Se se criam condições para este diamante se afirmar, ou se pretendemos eternizar a tusa!
E não se tratam de contratos com garantia de titularidade. Trata-se apenas e só de potenciar um ativo no qual apostámos 10!! anos de formação, e que num pior cenário, será o próximo 4 da seleção inglesa!
Se no que toca ás renovações por verbas exorbitantes, incluindo comissões para agentes, eu estou inteiramente ao lado da estrutura do futebol na irredutibilidade, aqui deve haver habilidade, bom senso, ponderação e nunca esquecer o superior interesse do clube.
25 Junho, 2014 at 11:54
Esperemos que o pressentimento do autor deste texto — muito bem escrito, por sinal — sobre o futuro do Eric Dier se revele tão acertado como a convicção que o mesmo manifestou o ano passado sobre o desfecho do “caso Bruma”…
25 Junho, 2014 at 15:29
Esse profissional é o director do Notícias de Futebol, certo?!
25 Junho, 2014 at 12:00
Apenas tive tempo para ler o artigo na diagonal, mas quanto ao Carriço, a minha opinião é a seguinte:
Carriço é um jogador médio. Médio, bom. A questão é saber se pode ou não ser útil ao Sporting. E aqui entra a organização e o colectivo. Se puserem 10 gajos bons e um cepo, é natural que o cepo, se não inventar, faça boa figura. Se puserem 10 cepos e um gajo bom, o gajo bom acaba por ver o seu jogo decair. O FCP é um bom exemplo; jogadores medianos parecem “bons” porque se enquadram num colectivo forte, ao lado de bons jogadores, e fazendo apenas aquilo que sabem fazer e nada mais, acabam por parecer melhores do que são. Caso o Carriço tivesse feito dupla com um bom central, e que lhe fosse tapando os buracos, não tenho dúvidas de que seria um bom titular. Ao lado de um Polga em decadência… é isso.
25 Junho, 2014 at 12:30
na mouche!
25 Junho, 2014 at 12:05
Fazendo uma analogia com a NBA
Os gringos usam o termo “work ethic”. Não sei bem qual a tradução, mas pode ser “trabalhar no duro”.
Muitos jovens vivem do talento nato, ou da capacidade física excepcional. O problema é que apenas isso serve para chegar a um determinado patamar (a não ser que falemos de super-homens), depois é preciso continuar a trabalhar e a evoluir, até porque a determinada altura da carreira eles vão enfrentar quem seja tão forte, ou tão habilidoso. Esse “salto”, que pode ser da formação para os seniores, ou de um clube menor para um grande, só se dá quando se trabalha a sério. E muitos, pura e simplesmente, não o querem fazer.
25 Junho, 2014 at 12:08
Comecei a ler o texto com algum interesse até ao seguinte ponto: “Em 2008/09 esteve no Sporting, onde debaixo da estabilidade emocional de Paulo Bento e a liderança forte de Filipe Soares Franco”. WTF?! Preciso de relembrar que o Baresi, Cannavaro, só para citar alguns nomes, não eram gigantes? Obviamente que Carriço não era um central de Topo, e que o ambiente envolvente não terá ajudado muito ao seu desenvolvimento como jogador, além que o Polga era um tremendo buraco, conferindo-lhe ainda mais insegurança. Outra coisa que o terá prejudicado, foi a pressão extra que lhe foi colocado sobre os ombros, quando se tornou capitão da equipa principal. Vendê-lo a Reading por 750 mil euros, sem percentagem extra em transferências futuras, foi outro enorme erro! WTF! Quanto ao Dier, não vou tocar novamente no assunto. Brevemente se saberá mais pormenores. No entanto, sobre o “Tanto no Futebol Profissional como na Formação, há vários jogadores descontentes nestes últimos 13 meses, e o dinheiro é uma das razões desse descontentamento, mas está longe de ser a única. O Sporting pode não ter mais dinheiro para dar aos seus atletas e funcionários, mas pode melhorar a relação que tem para com eles de outras formas. Profissionalmente, depois do dinheiro, não há nada mais importante do que o respeito, a confiança e a lealdade” quero dizer que não é por mais ou menos dinheiro, que muitos jogadores continuarão a ser mal agradecidos perante o clube. Paulo Costa, Caneira – só para citar alguns – saíram do clube quando pelos vistos a saúde financeira era bem melhor!
25 Junho, 2014 at 13:01
E não te esqueças que o gago (baltazeros) tinha uma divida de uns bons milhões do SCP…
25 Junho, 2014 at 13:20
Ao que se lê (já sei, lê-se de tudo e para todos os gostos…) ainda vamos ganhar 200k com a venda definitiva do Carriço ao Sevilha.
25 Junho, 2014 at 14:27
É verdade, retiro aquilo que disse. Só hoje veio a lume que o SCP ia ganhar alguma coisa com a venda do Carriço ao Sevilha.
25 Junho, 2014 at 12:09
O melhor central que saiu da nossa formação foi o Beto. Não sei quando voltaremos a ter um central assim.
Nunca vi no Carriço qualidades para ser um central de top, apesar da dedicação e sportinguismo. Merecia ter saído pela porta grande.
Confesso que ainda não percebi em quem vamos apostar para o próximo ano. Mauricio e Oliveira estão garantidos. Falta o 3º, que devia ser da nossa formação (dier, semedo ou tobias).
Acho que 3 centrais chegam, se o Rabia fizer as 2 posições (lateral-direito e central).
25 Junho, 2014 at 12:11
Dier + Rojo a titulares; Paulo Oliveira e Mauricio a rodar
seria a minha aposta
25 Junho, 2014 at 12:22
Rojo deve sair … Não faltam interessados e o mundial é o toque final.
25 Junho, 2014 at 12:30
Eu sei 🙁
Mas 25% de quê, 10, 15 milhoes?… mais valia ficar o contrato todo, render desportivamente, e sair a custo zero no fim 😛
25 Junho, 2014 at 13:02
Eu aposto acima de 20M€…
Mundial… Argentino… bons jogos… Meia Europa louca…
Não menos de 20M€…
25 Junho, 2014 at 13:39
Deve sair não.
TEM DE SAIR!
Ele nunca será campeão numa equipa em que jogue a titular (pelo menos a DC).
25 Junho, 2014 at 14:30
Ui …
LAS a colocar a hipótese de RRÔRRRÔ ficar … na esq.
Um defesa a subir pouco, a ajudar os centrais (no teu caso, a compplicar) e assim o extremo esquerdo à antiga tem liberdade para apenas atacar.
Isto? 🙂
25 Junho, 2014 at 14:36
Claudicou…
Já vi impérios na cair por bem menos…
25 Junho, 2014 at 14:39
Percebeste mal. O que eu disse é que ele nunca será campeão numa equipa a jogar a DC, a jogar a DE pode bem não prejudicar tanto a equipa.
Mas vamos ver o futuro dele. Era bom que fosse para o Barcelona, assim o Ronaldo ganhava mais 5 bolas de ouro seguidas.
25 Junho, 2014 at 15:34
Parece-me que o facto de ser DE na selecção, vai ser DE no próximo clube.
25 Junho, 2014 at 12:13
pelo que sei do Rabia, faz qualquer posição da defesa e ainda medio defensivo
25 Junho, 2014 at 12:16
Poli por Valente, prefiro o Almeida
25 Junho, 2014 at 12:42
e se nos calhar um período de adaptação ao futebol europeu prolongado?
25 Junho, 2014 at 13:03
Ai, estará o riga pronto para lhe ensinar tudo o que o Rabia precisa saber…
Haja banda larga que o… “riga resolve”
25 Junho, 2014 at 12:17
Agora o Sporting também quer polivalentes?!?!
25 Junho, 2014 at 12:33
Então não quer? Até anda a angariar fundos para construir um.
25 Junho, 2014 at 12:36
hehehehe! Grande resposta….hihihi!
25 Junho, 2014 at 13:04
Missão Almeida???
Foda-se… soa mal pa caralho!
25 Junho, 2014 at 15:10
Não fales mal dos Almeidas, por favor.
Não há muita gente disposta a fazer o que eles fazem.
25 Junho, 2014 at 12:17
Para se ser defesa central de uma equipa que lute por títulos, não basta ser bom, é preciso ter muito jogo nas pernas.
A prova disso é que (tirando o caso do Varane na última época do Mourinho no RM) não há nenhuma equipa de topo que jogue com um miúdo no centro da defesa.
No centro da defesa qualquer erro é fatal e é por isso que o LJ optou sempre (e a meu ver, muito bem) pelo Maurício, que apesar de ser mais tosco, está muito mais rodado e oferecia outra segurança à equipa.
Seja no Sporting, seja em que clube for, o Dier ainda vai ter que aguardar uns tempos antes de ser titular.
Jô
25 Junho, 2014 at 12:25
Não concordo contigo numa coisa.
Dois centrais miudos é um risco tremendo. Mas um miudo e um gajo batido até pode funcionar.
Aquele velho cliché “o puto para as dobras e o batido para a marcação” 🙂
25 Junho, 2014 at 13:03
Mais uma teoria apoiada em dados de apenas uma época para chegar a uma conclusão errada.
Só porque isso não aconteceu na última época não quer dizer que seja verdade. Basta ires 2/3 épocas para trás para veres o Phil Jones e Smalling a titulares no Man Utd campeão.
Phil Jones quando chegou ao ManU em 2011/12 para ser titular (época em que Man City foi campeão na última jornada com golo as 93′ do Aguero, ManU em 2o), tinha 40 jogos nas pernas pelo Blackburn.
Smalling tinha 19 jogos no Fulham quando chegou ao Man Utd em 2010/11 onde jogou 33 jogos (23 a titular), e foram campeões.
Eric Dier tem neste momento 31 jogos pela equipa principal do Sporting.
Diz-me lá a diferença agora. Por que raio é que Dier não pode ser titular e “ainda vai ter que aguardar uns tempos antes de ser titular”?
25 Junho, 2014 at 15:56
O que eu escrevi não é uma teoria. São factos. É muito raro uma equipa de topo apostar num miúdo para o centro da defesa.
Outro facto que não é teoria: os defesas jogam até mais tarde que os avançados ou os médios.
É evidente que há excepções para tudo, mas quem jogou futebol, sabe a importância de ter na defesa jogadores experientes.
Respondendo directamente à tua pergunta: NA MINHA OPINIÃO, o Dier ainda está verde e comete muitos erros (como ficou evidente no jogo com o benfica).
O Dier está como o Patrício nos primeiros anos. Um grande jogador em potência, que ainda não está em condições de dar o que a equipa precisa.
É isso. Mas, como também frisei, é apenas a minha opinião.
Eu prefrio ter um Maurício tosco, que joga simples, que um miudo talentoso que por vezes complica.
Jô
25 Junho, 2014 at 12:39
Sempre fui fã do Carriço, até na versão pior. Ali há Sporting, sempre haverá Sporting. Espero que um dia volte.
Sobre o Dier digo que se ele se tornar mais rápido será um grande central. Como vamos ter muitos mais jogos, Dier jogará muito mais tempo.
25 Junho, 2014 at 13:37
Há é pouco futebol…
25 Junho, 2014 at 12:41
A verdade é que o Carriço na sua ultima época em Alvalade estava a apresentar melhor rendimento a jogar a 6, curiosamente a posição onde tem sido utilizado no Sevilha, com resultados. Ninguem no Sporting foi capaz de ver isso e foi na leva de poupança do engº do Engodinho Flopes, quando até poderia ter vindo a ser util.
Não percebo a idolatrização do Eric Dier, vem na senda de outras (Carriço, idem, idem “”), um erro em que incorremos com alguma facilidade. Já pelo William C. ninguem dava nada. Depois admiramo-nos que eles se julguem vedetas sem terem provado nada, quando somos nós quem lhes cria o estatuto.
Tem potencial? tem sem margem para duvidas. A concretização desse potencial é um passo por vezes largo e não é com afirmações como as que por vezes vejo aqui que ela é feita.
25 Junho, 2014 at 12:43
A melhor dupla de centrais que vi jogar no Sporting, foi Beto-André Cruz. O Quiroga também fazia uma perninha, quando era preciso.
Completavam-se na perfeição: o Beto era fortíssimo no jogo aéreo e na marcação, o André Cruz pelo chão era tudo dele e saía a jogar com a classe que Deus lhe deu. Um era dextro, o outro era canhoto (é sempre uma vantagem para sair a jogar, por isso são mais raros), um batia livres à maradona, o outro aparecia na área a cabecear como um trovão. Juntos valiam 7/8 golos por época. Que saudades 🙂
25 Junho, 2014 at 12:46
Andre Cruz – Phill Babb
(Beto era LD)
25 Junho, 2014 at 12:53
isso já foi em 2001/2002 não?
acho que em 1999/00 era Beto/André Cruz.
O Babb também era bom, curioso serem 2 centrais canhotos.
25 Junho, 2014 at 12:56
Exactamente…para mim Phill Babb e André Cruz era mais forte, embora Beto e André Cruz com Quiroga quando era preciso (quem não se lembra daquele jogo no Bessa…golo pai ao minuto 1 do eterno capitão e defender com tudo…que exibição do Quiroga…) também foi fantástico…
25 Junho, 2014 at 13:42
O Quiroga era com o Carriço, central baixo e que eu gostava de ver quando jogava a trinco.
25 Junho, 2014 at 13:05
Estou de acordo com o essencial do que foi escrito no texto, quer sobre o Eric, quer sobre o Carriço, mas há uma coisa que todos nós temos a certeza, todos estes miúdos da nossa formação, precisam de estabilidade, quer diretiva quer técnica, porque só assim podem fazer a transição da melhor forma possivel das camadas jovens para o futebol sénior. Eu acredito, embora com algumas limitações de ordem financeira, que temos reunidas as condições para encontrar essa estabilidade diretiva, com alguns aspectos a limar, o que é normal, falta-nos encontrar maior estabilidade técnica e encontrar alguém que saiba motivar os nossos jovens jogadores e integrá-los da melhor forma na nossa equipa principal. Quando isso acontecer, mesmo jogadores a quem ninguém previa uma grande carreira, poderão ser muito importantes no futuro.
25 Junho, 2014 at 13:06
Excelente posta, grande tópico, fui e continuo a ser fã de Carriço, para mim o Sportinguismo dentro dos quadros do clube morreu um pouco quando vi o Daniel sair como saiu.
Carriço se não tem apanhado a era das trevas leoninas tinha-se feito jogador para ficar muitos anos. Não é um central de classe mundial, tem limitações, mas hoje em dia contamos com um central na nossa equipa que em nada (ou muito pouco) era superior ao Carriço. E esse central todos sabemos que nos conquistou com base na entrega, e atenção, não veio da formação, veio da segunda divisão brasileira, que ainda mais desconfiança trouxe.
Por isso, ainda hoje sinto que devemos algo ao Carriço, que desde a sua formação, passando pelo dia em que foi escorraçado, até aos dias de hoje guarda um respeito e amor ao clube.
Quanto a Dier, sim, está ali um central que poucas vezes aparecem. Atenção, é das posições mais ingratas para vingar no salto para séniores, pela maturidade e carga psicológica que acarreta, ficando apenas atrás do Guarda-redes. Não acreditei na noticia quando saiu e continuo a desconfiar que haja rotura com a direção. Quer jogar? Todos querem, e está no seu direito o descontentamento. Mas a solução passa pelo trabalho e não pela chantagem que infelizmente é comum num clube formador. A solução passa pelo clube mas também por quem acompanha os miúdos, empresários ou pais, porque de exemplos está o futebol cheio, de miúdos que tudo quiseram e tudo perderam. Estrelas nas camadas jovens? Sim, recordo-me do Fumo.
25 Junho, 2014 at 14:18
É verdade , que é feito desse rapaz? Nunca mais ouvi falar dele!
25 Junho, 2014 at 14:21
Não sei… mas dizem que onde há fumo há fogo…
Sempre disposto a ajudar!
25 Junho, 2014 at 13:21
Este texto é da autoria de um profissional da comunicação social, certo? Talvez fosse boa ideia ressalvar esse facto no post, para que não se confunda com os genuínos “desabafos” dos Tasqueiros…
Relendo o texto, não consigo deixar de ter o “pressentimento” que toda esta prosa sobre o Carriço — muito bem escrita, é um facto — serve apenas para “amaciar” (ou “anestesiar”) a receptividade do leitor e preparar o caminho para a alfinetada “manhosa” que se segue: “ai que o Dier quer ir embora do Sporting!”.
É que, de resto, não consigo vislumbrar no texto qual a ligação entre os dois. São jogadores totalmente diferentes, isso fica bem claro (sendo que o Dier “é melhor”… whatever…). O Carriço é descrito como um bom “produto” da nossa formação que esbarrou na instabilidade das “lideranças fracas” que encontrou quando chegou à equipa principal, o que levou à sua saída. Essa instabilidade deixou claramente de existir, portanto o Eric Dier, neste momento, só tem razões para querer continuar no Sporting…
Depois, falar da “liderança forte” do FSF… só pode ser gozo! A não ser que se refira à determinação com que este baixava as calças para o bufas. Vindo de um adepto mal-informado até se compreende. Mas de um profissional da CS, é um pouco suspeito fazer-se a apologia deste senhor, um dos principais responsáveis (juntamente com o seu comparsa, o eng.guedes) pela desastrosa alienação do património do Clube.
.
.
Uma nota final, acerca do Dier: putos em Inglaterra com vontade de ser o próximo Bobby Moore (mesmo que não saibam quem foi) devem ser aos magotes; a maioria, com alguma sorte, terá hipótese de fazer um percurso de formação num clube do calibre do Tranmere Rovers. Uma ínfima parte até poderá chegar a dar nas vistas, provavelmente depois de alguns anos de sénior na “League Two” ou pior. O Dier não sabe a sorte que teve (ou se calhar até sabe) por ter vindo para Portugal e ter feito a formação no Sporting. O que lhe permitiu passar à frente de muita dessa concorrência e começar a dar nas vistas bem mais cedo — como comprova o facto de ter sido emprestado ao Everton, na idade em que foi. Se quiser “trocar já as fichas” e forçar a saída este ano, provavelmente safa-se de volta para um Everton ou algo similar. Se mantiver a aposta, sabendo que no Sporting também estarão dispostos a apostar nele, provavelmente ainda terá muito mais a ganhar.
25 Junho, 2014 at 14:59
Boa tarde, caro Leão de Trafalgar,
Sim, sou profissional de comunicação social há quase 16 anos e acompanho a formação do Sporting há quase 18 anos, mas, o texto da minha autoria escrevi-o apenas no meu Facebook pessoal, ou seja, escrevi-o na qualidade de Sportinguista e não na qualidade de jornalista.
Os propósitos da prosa, sejam eles conscientes ou subconscientes, penso que passam essencialmente por saudosismo por Carriço que conheci desde jovem, passam por Carriço e por tudo o que ele prometia, passam por criticar (uma vez mais) os 4 anos de “trevas”, passam pela tristeza de ver Dier (que conheço há 12 anos) ter estagnado durante 13 meses o que poderá ser fatal para a sua carreira, passa por deixar alguns alertas, etc. Quanto ao meu pressentimento, é apenas isso, se esta direcção renovar com Eric não ficarei frustrado de o meu pressentimento ter falhado, antes pelo contrário ficarei extraordinariamente feliz, pois já me doeram muitas algumas “saídas forçadas” nos passados 12 meses, apenas isso.
Quanto a Filipe Soares Franco e a Paulo Bento, não acho que sejam perfeitos e muito haveria para criticar, mas negar-lhes alguns méritos seria extremamente injusto. Em 4 anos em Alvalade ficaram sempre em 2º lugar e estivemos sempre na Champions, enquanto nos 4 anos de JEB e LGL ficámos em 4º, 3º, 4º e 7º.
Podem criticar FSF por muita coisa, mas ele era um líder (leia-se, os funcionários tinham “medo” dele), qualidade essa que nunca reconheci a JEB ou LGL. Votei em FSF em 2006 e sinceramente não me arrependo, Sérgio Abrantes Mendes é boa pessoa e até é amigo de família, mas não achei que ele tivesse capacidade (ou equipa em redor dele) para fazer melhor que FSF. Quando falo em “estabilidade emocional” de FSF, no fundo estou a estabelecer a principal diferença entre ele e JEB, e creio que ninguém irá disputar que JEB infelizmente era demasiado nervoso para o cargo que ocupava. Um líder não pode ser uma pessoa ansiosa, pois o nervosismo é como um vírus que alastra do topo ao fundo da pirâmide hierárquica.
Abraço Leonino.
André Carreira de Figueiredo (ACF).
25 Junho, 2014 at 15:06
Caro ACF… já agora, gosto sempre de ter uma opinião mais informada…
E de Bruno de Carvalho e do trabalho da actual direcção… que tal?
Estou a falar na generalidade… mas se quiser ser mais especifico, será igualmente interessante.
25 Junho, 2014 at 16:31
Boa tarde, caro Ricardo Sampaio,
Relativamente a Bruno de Carvalho, eu conheci pessoalmente todos os Presidentes (e vários candidatos) do Sporting desde Sousa Cintra a Bruno de Carvalho, e não tenho a mais pequena dúvida em afirmar, que o actual Presidente do Sporting é o mais inteligente e o mais carismático deles todos Da mesma forma que lhe digo que cada vez mais o Mundo do Futebol e o Mundo da Política são cada vez mais semelhantes.
Penso que a principal força de Bruno de Carvalho reside na sua inteligência e no seu carisma enquanto grande comunicador, enquanto os seus piores defeitos residem na sua teimosia (que por vezes é negativa e por vezes é positiva) que por vezes consegue sobrepor-se à sua inteligência. Outro defeito, reside no facto de aparentar ser um “Control Freak”, não no sentido de ser adepto de “Micro-Management”, mas sim no sentido de querer controlar tudo e todos no Sporting, mas, essa talvez seja a essência do Presidencialismo. Lembro-me de quando o meu amigo Professor Luís Castro era responsável pela formação do FC Porto e eu perguntei ao Diogo Viana se o Professor Luís Castro era o responsável pela formação, e ele respondeu-me “não, é o Pinto da Costa”.
Filipe Soares Franco em termos de liderança tinha algumas semelhanças com Bruno de Carvalho pois ambos são exigentes e não vão para o local de trabalho para fazer amizades com os funcionários, mas, FSF não tinha o carisma nem charme de BdC, FSF não era um Presidente muito social ou popular.
Acho que na globalidade Bruno de Carvalho tem feito um trabalho longe de ser perfeito, mas muito positivo. Tem igualmente o mérito de ter levado para dentro do Sporting pessoas como o Professor Bento Valente (Coordenador Técnico da Formação), Bruno Mascarenhas (Vogal dos Núcleos), Rui Caeiro (Vogal das Modalidades), Carlos Vieira (Vice-Presidente), Diogo André (Assessor da SAD), etc. Um aspecto importante que devo realçar, é que a vasta maioria das pessoas que ele trouxe para dentro do Sporting são todas profissionais e têm todas entusiasmo pelo que fazem, até podem não fazer um trabalho de qualidade, mas a vasta maioria deles faz o melhor que pode e fazem-no com entusiasmo e isso também foi e é importante para trazer de volta a “Onda Verde”.
Esta Direcção tem igualmente o mérito em ter “excisado” alguns dos cancros que havia dentro da SAD e Clube, tanto em termos de dirigentes como de funcionários.
Devo igualmente dizer que uma coisa é o Bruno de Carvalho e outra coisa é a persona pública “Presidente Bruno de Carvalho”. A figura do Presidente é “ruidosa” e popular, mas o Bruno em si, em privado, quando ele não tem que estar a fazer show-off para impressionar os adeptos ou imprensa, em privado ele é um personagem mais agradável do que o seu alter ego Presidencial. O Bruno é uma pessoa inteligente, serena, curiosa e com quem dá gosto conversar. Gosto MUITO mais do Bruno do que do Presidente Bruno.
Por último, acho ser importante destacar, que tal como as pessoas que ele trouxe para dentro do Sporting podem não ser as pessoas mais competentes do Mundo, mas dão tudo o que têm em termos de profissionalismo e entusiasmo, também o actual Presidente do Sporting com todas as suas virtudes e defeitos tem-se submetido a algo que a maioria não aceitaria. Prejudicou-se enquanto filho, enquanto marido e sobretudo enquanto PAI. Trabalha muitas horas por dia, dorme pouco, alimenta-se mal e infelizmente não se livra do maldito hábito da nicotina. Acho que está a prejudicar a sua saúde, e eu no lugar dele gostaria de passar mais tempo com o meu PAI e com a minha FILHA.
Votei nele em 2011 e 2013 e não tenho quaisquer arrependimentos, e talvez vote nele (ou em branco) em 2017.
Saudações Leoninas.
André Carreira de Figueiredo (ACF).
25 Junho, 2014 at 19:33
Maldito cigarro…
Não nos vamos deixar vencer pela nicotina… Marioni, se me estás a ler, para lá com isso, que nós queremos presidente por uns 20 anos… no mínimo! 😉
Não referiu menos do que aquilo que acho de Bruno… não pelo trato pessoal mas pelo que consigo descodificar da sua postura e forma de estar (embora a persona seja mais mediática que a pessoa). Não bastasse a sua competência, louve-se-lhe ter levado com ele gente que, ao que diz, sente e dá tudo o que pode pelo clube… e isso nota-se.
Quanto ao resto… eu AGRADEÇO ao Bruno toda a disponibilidade que tem dado ao Sporting em detrimento até da sua vida pessoal… Nunca me esqueço disso, sobretudo tendo em conta que ele é um PROFISSIONALÃO muito mal remunerado fase a tudo o que dá.
Espero que os sportinguistas de forma geral, saibam dar valor ao que nos caiu nas mãos, retribuindo-lhe com esforço e dedicação à causa.
Gostei da prosa… Saludos!
25 Junho, 2014 at 15:38
Ora aqui está alguém que pode opiniar sobre a formação do Sporting e ser uma mais valia aqui na tasca.
25 Junho, 2014 at 16:45
Boa tarde, caro Miguel Cotovio,
Pode seguir as minhas opiniões sobre a Formação do Sporting no meu Facebook Pessoal: https://www.facebook.com/ACF75
Saudações Leoninas.
André Carreira de Figueiredo (ACF).
26 Junho, 2014 at 8:31
Na Formação você também gosta de gente com pulso de ferro, que meta medo aos funcionários?
Ou é só ao presidente que convém esse atributo?
26 Junho, 2014 at 8:35
Já agora, porque não junta Soares Franco a Pinto da Costa, no conjunto de “pessoas inspiradoras” que tem na sua página do faceBook?
26 Junho, 2014 at 9:14
Curioso detalhe…
Ra’s partam o facer que deixa sempre um rasto de inconveniências…
Confesso… faz-me confusão alguém ser do Sporting… não ser, mas SER… e conseguir alguma inspiração de tal personagem. Mais ainda quando se diz conhecedor dos meandros do futebol.
Aquela prosa do FSF, no meu intimo, também me deixou de pé atrás… mas depois pensei “lá tás tu a desconfiar do homem, vá não sejas assim” e ligue o “diplomatic mode”… Engraçado, fico sempre com a sensação, quando me engano, que devia ter seguido sempre o primeiro impulso. Tudo bem, não se perde nada… serve de emenda, Ricardo!
Alguém que se apresenta como jornalista, conhecedor do meio, simpatizante do FSF, diz-se Sportinguista e tem “inspiração” no Jorge Nuno… está apresentado. Radical? Sim, pode ser… mas como disse por aqui neste post, aqui no Tasco, quem o frequenta, geralmente pode até soltar uma CARALHADAS, sim… Pode “aparentar” ser mais agressivo, vá, do que é… Mas é GENUINAMENTE Sportinguista. E dessa minha genuinidade eu tenho a certeza…
Quem bebe inspiração do maior corrupto do futebol, quanto muito, desejo muita saúde para assistir às vitórias do GRANDE SPORTING!
26 Junho, 2014 at 9:19
Chegaste a ler o que ele disse ali mais acima? Que o FSF tinha sido um bom presidente porque os funcionários tinham medo dele?
WTF? Se calhar, o medo que ele inspirava explica o facto de ter conseguido apropriar-se do valioso património do Clube.
26 Junho, 2014 at 9:17
Aliás, a minha pergunta sobre o BdC não foi “inocente”…
26 Junho, 2014 at 13:07
Boa tarde, caro Ariel,
“Na Formação você também gosta de gente com pulso de ferro, que meta medo aos funcionários?
Ou é só ao presidente que convém esse atributo?”
Sem dúvida que na Formação também é preciso capacidade de liderança, forte ética de trabalho e exigência para com os funcionários, e isso existe em Alcochete através da figura do Virgílio Lopes, aliás, veja a quantidade de “gordura supérflua” em termos de funcionários que foram dispensados desde Junho de 2013. Mas atenção, o Presidente e o Director Geral da Formação têm personalidades diferentes, o traço comum é a exigência e ética de trabalho.
Aliás, eu até disse ao Presidente que parte do problema do Sporting era não terem um “Bruno” (leia-se, exigência) em todos os Departamentos, embora, eu reconheça que haja diferentes estilos de liderança que produzem resultados, mas eu pessoalmente não desgosto do estilo do Presidente, ele sabe dosear entre a exigência e alguma simpatia.
“Já agora, porque não junta Soares Franco a Pinto da Costa, no conjunto de “pessoas inspiradoras” que tem na sua página do faceBook?”
Bom, sinceramente não vejo o que uma coisa tem a ver com a outra. Filipe Soares Franco durante 3,5 anos foi um líder forte e que desenvolveu um trabalho acima da média no futebol profissional do Sporting e conquistou duas Taças de Portugal e duas Super Taças. Enquanto Jorge Nuno Pinto da Costa está há 32 anos na Presidência do FC Porto e conquistou 4 títulos Europeus. Querer comparar Filipe Soares Franco com Jorge Nuno Pinto da Costa, é como querer comparar Carlos Freitas com Anterio Henrique. Não faz qualquer sentido, na minha opinião.
Saudações Leoninas.
André Carreira de Figueiredo (ACF).
26 Junho, 2014 at 13:22
Soares Franco conquistou? Não foram os atletas do Sporting?
Para si, antes do FSF não havia exigência, não é? tudo o que se conquistou, todos os bons atletas que se produziram foi por acaso, e Soares Franco tirou o Sporting do obscurantismo com o medo que metia às pessoas.
A realidade, é que ele foi dos poucos dirigentes que usou o Sporting em seu próprio proveito. Andaram os sportinguistas a angariar património para quê, para o seu presidente preferido ficar com ele?
Se ele era assim tão feroz, porque raio não fez frente aos inimigos do Sporting -como esse que você escolheu como exemplo de pessoas que lhe servem de inspiração, PdC – em vez de andar aos abraços com eles. É tão feroz que nem conseguiu incutir sportinguismo aos filhos…
25 Junho, 2014 at 14:26
Dier é simples
se for verdade que há alguma pressão d aparte do joador para com o SCP para ser titular
começa a época, não convence MSilva, é emprestado em Janeiro para Inglaterra.
DEPOIS de renovar contrato.
Faz uma boa época e das duas uma:
– volta em 2015/2016 p titular;
– fica já em Inglaterra.
Se não se afirmar com MSilva e não quiser renovar em JAN (nem que seja mais um ano)* fica encostado o resto do ano e meio de contrato.
Simples!
*esta renovação servirá apenas para garantir que não se ganha nada com a transferencia dele.
é que s0 enão renova, fica emprestado mais um ano e sai a zero (bem com as migalhas da formação).
com mais dois ou 3 anos de contrato não haverá as mesmas hipoteses de emprestimo e haverá pressao para contratar (por parte do clube que o queira).
Compreendo perfeitamente um jogador não querer renovar.
eu, se fosse profissional da bola, gostaria de ter os meus direitos desportivos.
Foda-se não há cá fundos nem clubes donos de mim, era o que faltava!
claro que por uma questão de justiça, um clube formador tem de ser compensado de algum modo!
Carriço, não sei admirar o verdadeiro valor desportivo.
Um pouco como o Pererinha.
Valor como SCP, centenas de milhares de milhoes!!!
25 Junho, 2014 at 14:31
#HelpGhana*(* to lose against Portugal for 5-0)
http://youtu.be/PgKPsyXIoZM
Eu juntava o Almeida. É polivalente.
25 Junho, 2014 at 14:42
Lord Unas… soberbo!
Eu sei que o gajo nem é “verde” (também não consta que seja lampião… quanto muito, é benfas), mas era uma aquisição do CARALHAME para a SportingTV….
Lord!!!
25 Junho, 2014 at 14:37
E que dizer da noticia do dia?!?!
“Sporting procura fechar Sneijder antes do final do Mundial!”
Será que o Sporting consegue fechar com o craque holandês?!
25 Junho, 2014 at 14:43
Do que tenho lido dum amigo meu na Holanda, diz ele que está iminente… faltam acertar pequenos pormenores.
25 Junho, 2014 at 15:47
Tb ouvi.
Mas parece que um fundo paga grande parte da percentagem do ordenado.
E o mendes está metido ao barulo.
25 Junho, 2014 at 15:54
Cotaram-me isso mas pensei que estavam no gozo. Já me informei melhor e afinal a Macron anda a recrutar jogadores para serem a cara exclusiva da marca e vai colocá-los nos clubes de topo que patrocinam.
E pelo que me dizem os 2M que eles nos vão pagar são só 2M (o que é um valor muito inferior aos 11M que a Adidas paga ao benfica) porque os ordenados desses craques (que são a cara da marca) são 100% pagos pela Macron, bem como a transferência. O Sporting fica é com 0% dos direitos económicos dos jogadores.
Eu ouvi falar em Sneijder e curiosamente no Honda que ontem se falou tanto por aqui… E pelos vistos isto tudo não é treta. A ser verdade é uma grande jogada da Macron e do Sporting.
25 Junho, 2014 at 15:55
Contaram-me*
25 Junho, 2014 at 16:06
Tb ouvi isto, pensei que fosse a gozar.
25 Junho, 2014 at 19:05
A ser verdade não gosto.
Gosto do holandês, atenção
Nao gosto é destas misturas.
Por várias razões acho a médio prazo mau.
– quem manda na equipa é o clube e o treinador, quem escolhe jogadores, etc… deixa de ser verdade.
– o SCP não paga o ordenado ou transferência, o caralho, paga pelo dinheiro que não recebe.
– como não é o clube que contrata, penso que não se pode fazer planos… quem sabe não se lembram do transferir em janeiro outra vez ?!?!
Marcas, fundos ou agentes é tudo morda, só muda cor e cheiro….
Foda se, no clube manda o clube…
É como as vendas à consignação MAS com alíneas……
25 Junho, 2014 at 19:05
É tudo merda
25 Junho, 2014 at 14:45
Parece que estavam a tentar incluir o Capel no negócio mas o Capel disse que adora o SCP e que não queria sair.
Agora parece que pode haver um acerto por aquela situação dos 3M€ por o Bruma ter ajudado a qualificar o Gala para Champions… Diz que até 6ª o assunto está resolvido. Está, disse-me o meu camarada na Holanda, a mais de 95% fechado…
Seria de estalo ter o Snejider no SCP…
25 Junho, 2014 at 14:51
É…o Sporting (segundo me revelou fonte no Chelsea) ainda tentou o Drogba mas ele está convicto que o Mourinho o quer lá a ajudar no Chelsea por isso está entre pendurar as botas e treinar no Chelsea, ir fazer uma perninha só na Champions no Chelsea ou ir fazer milhões para a arábia! Assim o Sporting não conseguiu incluir o Drogba no Pacote do acerto…
O Rinaudo é que ainda poderá ser incluído caso o Filipe Mello seja vendido…
Ainda há muita informação do ar sobre os moldes do negócio…
25 Junho, 2014 at 14:54
O meu amigo de Amsterdão disse que o Drogba até era o alvo inicial… mas claro, quem lhe fala do Mourinho, já se sabe. O gajo nem pestanejou… o bom disto é que o nome do holandês apareceu na conversa e sabes como é… telefonema para o empresário e o rapaz até achou que seria um boa… o gajo até já está a aprender a falar português (veio na Bola!) e que adora Lisboa pois já esteve aqui algumas vezes de férias… 😉
25 Junho, 2014 at 14:57
Preocupou-me um bocado a fuga de informação que saiu na bola…sobre ele já saber português…mas aparentemente não perceberam o porquê!
Olha tem piada…não sabia que o Capel teve para ser incluído no negocio! É mesmo fiel esse Capel! Sportinguista da ponta do cabelo mais levantado á unha do pé menos cortada!!!
25 Junho, 2014 at 15:02
Os gajos devem ter dito que ele estava a aprender português porque está no Brasil… misturaram o mundial com isto e não sacaram a essência da questão… hahahahahah… CHUPA!!!
Benvindo serás Sneijder…
25 Junho, 2014 at 15:06
Deve ter sido o gordo que é enviado especial da Burla lá ao Brasil…deve ter visto o gajo a escrever português há hora de almoço e como queria embalar umas picanhas nem pensou…”deve ser por estar no Brasil…”
25 Junho, 2014 at 15:10
desculpem, agora a sério, isso é verdade ou estão a divagar?
25 Junho, 2014 at 15:12
Mário… tás a desconversar???
Claro que é verdade! Então aqui na Tasca está mais que provado que as “inside infos” são sempre válidas…
25 Junho, 2014 at 15:14
era uma jogada fantástica, Sneijder no Sporting, uufffaaaaaaa até me está a faltar o ar…
25 Junho, 2014 at 15:15
Mário…epah…só te posso dizer….ver para crer…ver para crer!!!
Eu percebo que hesites porque não conheces as nossas fontes seguras….mas fontes seguras..já sabes…são como o rasteirinho….
25 Junho, 2014 at 15:15
Mário…
O tiago até vai adiar as suas férias por um dia para ir ao aeroporto na 6ª à tarde… 14h acho… queres mais sério que isto?
25 Junho, 2014 at 15:18
looool vocês são os gajos mais malucos daqui…a sério, gostava de acreditar mas acho que isso é mais um bailinho aos jornaleiros que vocês estão a dar, eles por via das duvidas vão mesmo publicar isto amanhã. 😉
25 Junho, 2014 at 15:21
já agora…vai ao aeroporto fazer o quê se o Sneijder está no brasil com a selecção da Holanda???
25 Junho, 2014 at 15:23
Mário… percebo a tua relutância!
Nós respeitamos a CS séria… esses se vierem cá ficam com um furo do caraças!
Os outros, que só querem dizer mal do SCP só bem aqui para caçar atoardas… mas esta noticia está muito perto de confirmar-se! Vais ver… Até lhes cai o queixo…
25 Junho, 2014 at 15:25
Mário… esses pormenores não te posso dizer porque não os conheço…
Agora, achas que o Tiago ia ao aeroporto para receber o empresário do rapaz?
E na 6ª feira não há jogos… já pensaste nisso?! Ah pois é, bebé…
Espera para 6ª feira… vais ver! Tu e todos, a surpresa que ai vem…
25 Junho, 2014 at 15:25
Deus queira que seja verdade, pago-te uma grade de minis Super-Bock claro
25 Junho, 2014 at 15:26
Isso faz parte dos pormenores que faltam do acordo…o Sporting quer ter cá só uma beca para assinar e aparecer na TV logo no primeiro dia (faziam a gravação na sexta)…vinha cá e voltava no mesmo dia! O Sneijder diz que está disponível mas o Van Gaal quer dar tácticas e o crl é que está mais difícil de convencer…
Está a estudar-se a possibilidade de, em ultimo caso, se encontrarem a meio caminho e fazerem a assinatura e gravação num aeroporto a designar, mas ainda não está fechado que ele não vem!
25 Junho, 2014 at 15:36
Eh pá, do que sei… ele apanha voo directo para a Holanda e depois vem de lá…
Vai ser uma estafa! Mas o gajo tem um andamento do caraças… Se não der, para vir a lisboa, manda-se um emissário do SCP à Holanda (acho que é isso mesmo que vai acontecer) juntamente com um operador de câmara para recolher imagens para exibir na Gala do dia 1, quando arrancar a STV… E eu lixado por morar longe de Lisboa… 🙁
25 Junho, 2014 at 15:43
Epah….fds…para Lisboa ainda ia…à Holanda é que já é estica….se calhar fico no Algarve…
Bem…algum dia ele vai aterrar em Lisboa!! Fds…nesse dia tem de ser a tasca em peso no aeroporto a receber o homem!
25 Junho, 2014 at 15:06
Mas fazendo justiça ao Gordo….eu até saber de fonte segura também não acreditei que podia ser possível….
25 Junho, 2014 at 15:08
Pois, mas agora… 🙂
25 Junho, 2014 at 15:10
Não sei se estás bem a ver…
Shika de um lado… Sneijder do outro?!
Nunca mais é dia um de Julho (sim, daqui há 6 dias… engreçadinho! 😀 )
25 Junho, 2014 at 15:13
Fds…não estou a ver?!?! Então não estou! Eu e o meu irmão já combinámos ir fazer-lhe uma espera ao aeroporto quando ele vier assinar! Fogo…Sneijder?!?! Que malha…..
Epah fonte segura é fonte segura….agora já acredito!
25 Junho, 2014 at 15:14
Mas estás em Lisboa na 6ª?! Não ias de férias???
25 Junho, 2014 at 15:18
Pah vou de férias só em principio de Julho! 6ª ainda estou cá!!
E mesmo que se arraste uma beca e eu esteja no Algarve quando ele chegar estou-me a cagar! Venho para Lisboa na mesma!
O Sneijder meu!!!! Shika, passa por 1, por 2, por 3, vira para Sneijder que nem levanta a cabeça e com um toque de classe mete na cabeça de Slimani eeeeee GOOOOLLLLOOOOO!!!! O habitual este ano!!!! Mais um golo do Sporting e mais uma goleada, desta vez em casa do eterno rival avestruz….clube que deixou de ter dinheiro para pagar à águia para estar no símbolo!!!
25 Junho, 2014 at 15:26
És memo tolo, oh Tiago… era mesmo eu que ia fazer 200 e tal kms só para receber um jogador… Tudo bem, é o Holandês… mas mesmo assim!
Pronto, safoda… não te esqueças é da selfie da praxe, para juntares a aquela que tiraste com o Fredy e com o Oriol…
25 Junho, 2014 at 15:29
Faço NA BOA….fogo….aproveito e trato do cartão de cidadão que o meu está quase a expirar e estava a irritar-me perder o fim-de-semana no Algarve porcausa disso….assim junto o útil ao muito agradável…
25 Junho, 2014 at 15:26
Ricardo, se não te importas vai até ao fecebook do mistica leonina sff
25 Junho, 2014 at 15:27
não “consumo” facer, Mário…
25 Junho, 2014 at 15:29
ok, era para falarmos sobre isso, sabes que uma grande noticia merece ser falada, quero acreditar que seja verdade, não quero ficar lixado com a minha ingenuidade.
25 Junho, 2014 at 15:30
Mário… fala com o Fábio Lima… ele explica-te…
25 Junho, 2014 at 15:33
Ok Ricardo, grande contratação que vai ser, foda-se… o fabio Lima já me respondeu e eu já o despachei de seguida.
SL
25 Junho, 2014 at 15:38
O gajo é fundamental no meio desta disseminação de “infos”… é um circulo bastante fechado, como deves perceber…
25 Junho, 2014 at 15:41
Ya…podes acreditar no Fábio que ele está dentro da cena….aliás mais do que eu….
25 Junho, 2014 at 15:43
pois já vi que o tipo está bem informado sem duvida, nunca pensei.
25 Junho, 2014 at 15:49
Não, não.
Ele estava mesmo a aprender português com sotaque alfacinha.
E parece que o filho dele já anda com camisola do Sporting, embora alguns jornais dissessem que era do Celtic.
25 Junho, 2014 at 15:51
E mário, é mesmo verdade.
Pode não se concretizar, há a duvida entre ficar em Cascais ou Expo.
25 Junho, 2014 at 15:53
claro Miguel, os locais onde morar geralmente podem abortar aquisições, ainda se decide pela Quinta da Marinha por causa das “tias” depravadas não fosse o homem holandês.
25 Junho, 2014 at 15:59
Conheço o filho do construtor de diversos edifícios na zona da expo, sportinguistas à séria tanto ele como o pai, e ele disse-me que há uns tempos o Bendtner esteve quase a fechar negócio por um casa na Expo, isto com 2/3 meses antes do mercado abrir, só que chegou a altura da verdade e o negócio não foi feito porque a vinda para o Sporting não se concretizou…
O que é certo é que desde que se fala da Macron que esse meu amigo me disse que um representante da marca anda a fechar negócios com o pai dele.
Agora faz sentido. A Macron anda já a tratar de tudo para os jogadores… Está tudo a juntar-se. Fantástico.
25 Junho, 2014 at 16:06
Mas ouvi tb que o primeiro pedido dele passou por morar perto da Malveira, num moinho todo remodelado.
25 Junho, 2014 at 16:23
Estes holandeses são memo tolos…
25 Junho, 2014 at 15:54
Ora ide lá fechar ou levar, o que for, na realíssima anilha!
E eu, palerma, a babar-me. Ora ide lá à merdinha, gozai c’o bentolas.
Bardamerda para isto, pá, não se faz!
25 Junho, 2014 at 15:55
lol Liondamaia tem calma amigo, isso é maneira de tratar Sportinguistas?
25 Junho, 2014 at 16:01
Lion…então meu?!
Pah podes não acreditar em nós, tudo bem…já disse antes que eu próprio não acreditei até saber por fonte segura….agora não é preciso por anilhas ao barulho! Até porque depois quando ele for oficialmente apresentado como fica a anilha?!?!
25 Junho, 2014 at 16:08
Olha que no inicio pensei que fosse gozo ate sondar algumas inside informations no próprio sporting.
25 Junho, 2014 at 16:22
Posso desde já garantir que a minha anilha não tem, nunca teve, e nada terá a ver com este ou outro tipo de assuntos!
25 Junho, 2014 at 19:12
Idem foda-se, cabroes.
Tiago, sampas, Miguel e leão podem juntar se para. Escrever um guião dos sportinguistas alucinados !!
Delírio em Las palmas 😉
Com descolagem em Lisboa, escala em Amesterdão e destino las palmas
25 Junho, 2014 at 14:48
?!?
25 Junho, 2014 at 14:56
É, Leão…
Não deve tardar a noticia deve estar a sair nos jornais… naqueles que andam sempre em cima das novas do SCP!
Vai ser espectacular ter Sneijder e Shika no mesmo 11…
Ui, até me passo…
25 Junho, 2014 at 15:23
O Sneijder ganha 3milhões€ no Gala… é capaz de ser demais para as nossas contas.
25 Junho, 2014 at 15:28
2 anos de contrato…
1 ano fica pago pela divida do Gala… o outro ano deve ser com parcerias…
25 Junho, 2014 at 15:31
Fala-se de a Macron, como parte do investimento deles no crescimento da marca, pagarem parte do ordenado também…além disso o próprio Gala não pode pagar tanto por isso estavam a rever o contrato para 2M! Sei que o Sporting ia pagar só 1 Milhão…como fazer com o resto ainda não te posso ajudar muito porque só conheço especulações e nada de fonte segura….
25 Junho, 2014 at 15:40
Essa da Macron é uma surpresa para mim… não sabia!
Boa jogada, sim senhor! Com a Puma não havia nada disto… os gajos estão a apostar em grande!
Ainda bem…
25 Junho, 2014 at 15:49
Segundo sei ainda não é certo…é mais uma questão de acordo entre o Sneijder e a Macron…não quero que amanhã, porque aparece outro qualquer a pagar parte do ordenado digam que vos enganei!
Sei que a Macron está a tentar….
25 Junho, 2014 at 15:52
O mendes está tão envolvido nisto, que no fim do ano ele segue para o United.
Mas querem que jogue um ano na champions e o united não vai …
25 Junho, 2014 at 15:37
Fico, ansiosamente, à espera. Realmente, Shika e “Xenaide” darão uma dupla bombástica…
25 Junho, 2014 at 14:38
Eu não sei qual a mephor dupla, Beto/A. Cruz, Babb/André Cruz ou Naybet/Marco Aurélio
25 Junho, 2014 at 14:46
Num mundo perfeito… Marco Aurelio & André Cruz…
25 Junho, 2014 at 15:53
lda.
25 Junho, 2014 at 19:14
Foda se, pensei exactamente a mesma merda!!
25 Junho, 2014 at 14:38
para mim o Carriço nunca sería central, o lugar dele é a trinco como se tem visto no Sevilha e em alguns jogos que fez no Sporting com Sá Pinto.
Um central nunca se pode encolher a saltar á bola e o Carriço fazia-o, vezes sem conta.
Atenção: sempre gostei do comportamento do Carriço como pessoa e como Sportinguista e ainda fiquei a admirá-lo mais ainda quando no final da Liga Europa falou para as TV´s e revelou que a vitória sobre as papoilas tinha tido um sabor especial por ser Sportinguista!
10 de estrelas de luxo para CARRIÇO!
PS – por falar em Carriço, hoje noticiam na “borla” num argentino Carrizo para o Sporting (médio atacante)
25 Junho, 2014 at 14:42
Mário….houve um engano e a tasca sabe de fonte segura de dentro do jornal que eles queriam escrever um artigo da contratação do Sneijder e outro sobre o sportinguismo do Carriço mas houve um problema com o programa que faz o jornal e saio um artigo com a possível contratação do Carrizo…Erro esse que, segundo a nossa fonte será amanhã remendado e já aparecerá noticia do interesse no Sneijder…
25 Junho, 2014 at 14:44
ehehehehe Tiago então deve ser isso, ando desatento, obrigado pela inside info 😉
25 Junho, 2014 at 14:46
Sempre ás ordens! A Tasca está aqui para informar! ;))!
25 Junho, 2014 at 14:45
*saiu
25 Junho, 2014 at 14:48
Tiago, deixa de ser acrítico, pá…
O Sneijder vai ser fechado pelo SCP c/ o Galatasaray até 6ª feira… E Bruma vai dar um empurrãozinho. Vê ali mais acima… A fonte é quente e é da Holanda (Amsterdão)…
25 Junho, 2014 at 14:51
O problema é que a informação não pode sair daqui… muito menos passar para a pasquinada do Record sobre pena do negocio abortar… Oxalá que eles não venham cá ver isto!
SNEIJDERRRRRRRR!!! + SHIIIIIIIIIIIIIIIKAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! = BOOOOOOOOMBAAAAAAAA!!!
25 Junho, 2014 at 14:55
É vital para o negócio que a imprensa não dê bandeira…se não podemos perder o jogador para outro clube que se lembre dele!
Estamos só a falar aqui porque é a tasca…estamos em família!
25 Junho, 2014 at 14:58
É…
Se calhar é melhor o Cherba apagar esta cena… Para não dar bandeira!
Já viste… o SCP perder este negócio do CARALHÃO por nossa causa??? Nem sei onde é que me metia…
25 Junho, 2014 at 15:02
Fds….mas também…já viste…quem é que é o lampião ou o porco que vinha aqui à tasca?! Isto é um convívio de Sportinguistas e nenhum Sportinguista ia querer lixar o Sporting! Quem é tasqueiro é tasqueiro…what happens in tasca stays in tasca!
Mas deixo à tua consideração Cherba…estás mais dentro do negocio do que nós….nós só vamos sabendo bocados de informação….
25 Junho, 2014 at 15:19
Just don’t overact…
25 Junho, 2014 at 15:20
Overmars. Queria dizer Overmars. Lembrei-me deste, a propósito do Snejder…
25 Junho, 2014 at 15:38
Fodiam-te o saké todo, é o que é…
25 Junho, 2014 at 15:41
Pois… 😉
25 Junho, 2014 at 15:55
Mas olha que o Vieira pode ir ao aeroporto e desvia o gajo …
Temos de ter cuidado, senão o sjneider acaba a vender farinha nos pneus.
25 Junho, 2014 at 14:48
Gosto imenso do Rui Patrício, é o melhor guarda-redes!!
25 Junho, 2014 at 14:57
E a equipa B? É muito importante haver um bom plantel na B, com tudo bem pensado, não é pôr lá os Weldinhos e os Vítores a jogar à bola…
Equipa B, versão 13/14:
GR: Guilherme Oliveira, Mickael Meira, Luís Ribeiro
DD: Mauro Riquicho, Manafá
DE: Mica, Rúben Ribeiro
DC: Matías, Tobias, Liu, Domingos
MDC: Palhinha, Fokobo
MC: Wallyson, Stojanovic
MOC: Chaby, Geraldes, Barbeiro
EXT: Gelson, Podence, Zihao, Dramé, Everton
AV: Ponde, Enoh, Mama Baldé
Empréstimos:
Victor Golas; Rúben Semedo; King; Iuri; Betinho;
Vendas/dispensas:
Hugo Sousa; Sambinha; Cissé; Edi Ié; Kikas
25 Junho, 2014 at 15:01
Faltam ai o moço do Padroense (Gazela) e o lateral (acho?) que veio do Leixões (júnior de ultimo ano???)…
E o Fokobo… don’t think so…
25 Junho, 2014 at 15:03
O Fokobo, segundo informação Tasca está mais divertido com outras bolas….podes tirar daí….
25 Junho, 2014 at 15:07
http://i0.kym-cdn.com/entries/icons/original/000/007/423/untitle.JPG
25 Junho, 2014 at 16:26
O Fokobo eclipsou-se com a empresária dele.
25 Junho, 2014 at 15:07
Esqueci-me do Gazela. Foda-se. Salta o Everton possivelmente. É porque não convenceu.
25 Junho, 2014 at 15:28
E aquele rapaz que veio do Óbidos que ainda é da familia do Max?
25 Junho, 2014 at 15:55
Com o Abel? Hummmm …
25 Junho, 2014 at 15:35
E eu não estava a acreditar na história do Sneijder no Sporting mas ao que parece o Bruno de Carvalho e o Inácio não foram ao Brasil passar férias! Espero que o ordenado não seja muito elevado.
http://alojaimagens.com/images/93bm20smwi7ri8b7rey8.jpg
25 Junho, 2014 at 15:42
hahahahaha
a montagem tá gira com o Montero e tal…!!!
Imagina quando vires as imagens mesmo dele coma camisola do Sporting… BRUTAAAAAAALL…
25 Junho, 2014 at 15:52
Já viste tudo na gala e o crl…
“E agora…uma surpresa!” E apareciam o Adrien, o André Martins e o Montero com os novos equipamentos, o Marcelo e tal… e quando já estava tudo ambientado à ideia de a surpresa serem os equipamentos, vestido com a nova pele…aparecer o Sneijder! Era mesmo granda cena!! Pena ele não poder estar já na gala….
25 Junho, 2014 at 15:57
Consta que ele quer acabar rapidamente o mundial para se preparar a tempo para a pre-epoca.
Li isso algures.
25 Junho, 2014 at 15:56
Montagem? Foda-se, é a sério, qual montagem.
25 Junho, 2014 at 16:25
O gajo ainda é casado com aquela beldade?
25 Junho, 2014 at 16:55
com a Yolanthe Cabau…
25 Junho, 2014 at 16:29
Parece o Miguel Veloso! Irra! Hahahahahahaha
25 Junho, 2014 at 16:54
😀
25 Junho, 2014 at 16:23
Dando seguimento a um dos posts de que eles “andem aí….” parece que amanha vai ser capa de jornal a vinda do Sneijder….lol
25 Junho, 2014 at 17:07
Caro A.C.F.,
Obrigado pela resposta.
Quanto à questão (ou suposta questão) da não renovação do Dier, quero dizer que não tenho nada contra pressentimentos pessoais. Apenas espero, como disse mais acima, que esse seu pressentimento se revele tão certeiro como o que publicou há cerca de um ano a propósito do “caso Bruma”. No entanto, não deixa de me incomodar um pouco que um profissional da CS, mesmo que a título pessoal, venha fazer eco de mais uma tentativa de destabilização do Clube que até diz ser o seu; mais ainda depois do próprio jogador, por interposta pessoa, já ter vindo a público desmontar o arranjinho.
Quanto ao perigo de estagnação da carreira, importa talvez recordar um pouco o percurso do Dier: no final da época 12/13 foi “atirado” para a equipa que terminou num miserável 7º lugar, sem acesso à Europa; em 13/14 fez parte da equipa que recuperou o orgulho dos Sportinguistas, lutou quase até ao fim pelo título e atingiu um 2º lugar que muitos não previam; em 14/15 fará parte da equipa que vai novamente disputar a Champions de Leão ao peito e, novamente, bater-se pelo título de campeão. Como é que isto representa uma “estagnação” na carreira do Dier, não sei. A mim parece-me uma evolução, bem positiva por sinal.
Se podia ter jogado mais este ano que passou? Ele com certeza achará que sim. O treinador achou que não — e para isso terá também contribuído de alguma forma a prestação que o jogador teve durante os treinos, digo eu… Apesar disso, teve algumas oportunidades (que outros colegas, alguns com mais experiência, não chegaram a ter), jogou contra os lampiões, jogou (e bem!) contra os porcos. Portanto, para um recém chegado — não esquecer que esta foi a sua primeira época completa na equipa principal — parece-me que não há razão para ficarmos, nem nós adeptos nem o próprio Dier, demasiado ansiosos com o estagnar da sua carreira.
Quanto ao FSF, claro que ninguém é perfeito, e por consequência ninguém é totalmente imperfeito. Mas é o nome dele que está na alienação do património, é a sua cara sorridente que aparece nas fotos ao lado do bufas, talvez o maior flagelo do Sporting no contexto do futebol português; se perdemos a nossa capacidade de influência e “sanitização”, muito o devemos a FSF. Estas e outras situações fazem com que as imperfeições de FSF se sobreponham a quaisquer aspectos positivos (se bem que não consigo perceber o que é que o facto dos funcionários terem medo do presidente terá de positivo para o Sporting).
E é verdade, FSF até conseguiu o feito notável de ficar em 2º lugar no campeonato… mas durante esta época que passou, que foi de recuperação e de “viveiro”, após a pior temporada de sempre, ficou provado que o 2º lugar é algo que o Sporting atinge — e tem que atingir — com naturalidade, como serviços mínimos. Os 2º’s lugares do FSF, com uma equipa relativamente estável desde os tempos do Peseiro, não têm que nos impressionar demasiado.
Mas enfim, não era a minha intenção empolar demasiado a referência que é feita a FSF, antes do mais porque não me apetece dar assim tanta importância à pessoa e depois porque dentro de algum tempo, e finalmente munidos de informação concreta, teremos todos oportunidade de discutir mais em pormenor a actuação deste e dos restantes presidentes da dita “continuidade”. E depois de tudo discutido e das conclusões encontradas, “enterramos” de vez o assunto, FSF incluído (salvo seja!…).
Abraço e SL,
–LdT
25 Junho, 2014 at 19:22
Caro Leão de Trafalgar,
Não tive nem tenho qualquer intenção de desestabilizar a Sporting SAD ou Clube, lamento, mas isso é um erro de interpretação da sua parte. Com o devido respeito, se eu, sócio do Sporting ao discutir a situação do Eric Dier estou a fazer eco de algo, então do mesmo poderiam ser acusados milhares de sócios do Sporting que discutem este mesmo assunto nos Blogues, Facebooks, Fóruns, Cafés de esquina, etc. Repito, interpretou mal as minhas intenções, e o meu desejo é que o Eric Dier permaneça no Sporting e realize o seu considerável potencial, da mesma forma que teria gostado que Carriço pudesse ter maximizado o seu potencial ao serviço do Sporting Clube de Portugal.
Estagnação porque o Sporting não quis utilizar um jogador que “herdou” com 3 anos de contrato, o jogador (e o pai) não queria renovar porque receava não ser utilizado. Agora, passado um ano, só tem 2 anos de contato e agora o “receio” de ambas as partes aumentou, agora menos ainda o Eric e o Pai querem renovar, e o Sporting menos ainda o quer utilizar.
Estagnou porque com Jesualdo foi utilizado (algumas vezes fora de posição) muitas vezes ao longo da 2ª metade da época, enquanto com Marco Silva em uma época inteira foi menos utilizado e que resultou em algum desânimo num jovem de 19 anos e afectou o seu rendimento, aliás, até na equipa B fez alguns jogos sofríveis. Tendo dito isto, a dupla titular (Maurício e Rojo) esteve bem, mas Dier tem potencial para ser muito melhor que do Maurício, mas só lá chegará se jogar regularmente, sobretudo durante os seus 3 primeiros anos de sénior, portanto entre 1 de Julho de 2013 e 30 de Junho de 2016.
As probabilidades de Eric ser vendido com 2 anos de contrato aumentam em relação a ser vendido em 2013 quando tinha 3 anos de contrato, que aliás era a mesma situação contratual de Ilori (que já só tinha 2 anos em 2013), daí as semelhanças, daí as expectativas negativas (pressentimento).
Parece-me lógico que ou o Eric renova esta verão ou o Sporting vai vender o jogador, pois a situação é quase idêntica à de Ilori em 2013, digo quase, porque a de Ilori era mais complexa porque tanto Ilori como Bruma eram ambos representados por Pini Zahavi e foi dito ao Sporting que primeiro tinham que resolver um assunto e só depois resolveriam o outro.
Os funcionários terem “medo” de um Presidente, ou um Presidente não dar confiança ou não ser amigo dos funcionários é positivo, prefiro esse tipo de ambientes nos locais de trabalho. O Sporting “relaxou” muito com a troca de FSF por JEB, porque FSF era frio, algo rude, distante, enquanto JEB era… “estranho”, oscilava entre festividades e comportamentos erráticos em público. Os funcionários foram-lhe perdendo respeito, a sua liderança não inspirava confiança internamente e o seu comportamento não indicava que fosse ter longevidade no cargo, ninguém está a 100% com um Presidente a prazo.
Não sou advogado de defesa de Filipe Soares Franco, apenas defendo que em termos de liderança, entre João Rocha e Bruno de Carvalho só houve um líder, e para melhor ou para pior, foi Soares Franco.
Saudações Leoninas
André Carreira de Figueiredo (ACF).
25 Junho, 2014 at 20:23
Eu percebi que não tem intenção, como não têm certamente intenção todos (enfim, praticamente todos) os Sportinguistas que têm discutido esse assunto nos vários foruns, cafés, etc. O que é facto é que as “notícias” são postas a circular, com o objectivo de destabilizar o Sporting, e os Sportinguistas nos cafés fazem eco dessas notícias. Inadvertidamente (ou, para alguns, “advertidamente” — não é o seu caso) estão a fazer eco dessa tentativa de destabilização. Na sua situação, terá que concordar, que a “carteira profissional” lhe dá um estatuto diferente do Sportinguista-no-café médio, e portanto o “eco” ressoará mais, porque haverá potencialmente mais Sportinguistas a parar para ouvi-lo. E isso quer queira quer não é uma grande responsabilidade. Daí o meu incómodo, que nada tem a ver com um juízo de más intenções; garantidamente, se o André fosse só mais um troll da letónia como alguns que passam por cá, eu não estaria aqui a gastar do meu latim.
Sobre FSF, já foi tudo dito, se calhar já foi dito demais para a atenção que a pessoa merece. Pegando só na questão do respeito que os funcionários lhe tinham vs. o que não tinham pelo JEB, eu só pergunto: que tipo de respeito é que incute nos funcionários um presidente que assume não saber (e não querer saber) nada de futebol e que declara publicamente apenas dedicar duas horas por dia ao Sporting?
Mas folgo em saber que não é advogado de defesa de FSF. É que se fosse, tenho cá o “pressentimento” que em breve não iria ter mãos a medir… 🙂
Mais uma vez, obrigado pela resposta. Parabéns pelo muito bom artigo, apesar de não concordar com tudo, da minha parte só tenho a reconhecer (e tenho a certeza que os restantes Tasqueiros também reconhecerão) o privilégio de poder contar com a sua contribuição, que espero que se possa repetir.
Abraço e SL,
–LdT
25 Junho, 2014 at 22:15
Caro Leão de Trafalgar,
“Na sua situação, terá que concordar, que a “carteira profissional” lhe dá um estatuto diferente do Sportinguista-no-café médio, e portanto o “eco” ressoará mais, porque haverá potencialmente mais Sportinguistas a parar para ouvi-lo. E isso quer queira quer não é uma grande responsabilidade.”
Aqui tenho que lhe dar de facto razão, o que eu escrevo, mesmo na qualidade de simples sócio tem outro peso e é uma responsabilidade da qual não consigo fugir, e da qual não me devo nunca esquecer.
Como deve compreender, todos nós temos as nossas profissões e horas de trabalho e há alturas em que estamos “fora de serviço”, mas o jornalista é indissociável do sócio e o sócio indissociável do jornalista. De qualquer forma, o que escrevo no meu Facebook Pessoal é unicamente na qualidade de Sportinguista, embora obviamente que tenho consciência que sou um Sportinguista que tem acesso a informações e fontes que outros Sportinguistas noutras profissões não têm.
Uma coisa é ser Sportinguista, outra coisa é ser Sportinguista que é jornalista desportivo há quase 16 anos, digo isso, porque com o passar dos anos e com a experiência a maioria dos jornalistas sportinguistas por uma série de razões (inclusive serem maltratados pelos Clubes) ganham algum distanciamento, podem ser Sportinguistas, mas não são como eram quando tinham 20-25 anos. Eu continuo a sentir amor pelo Sporting, mas sou um homem muito mais cínico e desconfiado do que era quando vibrei com aquele golo do Miguel Garcia em 2005.
Diria mesmo que no jornalismo como regra geral, ou se ganha algum cinismo ou não se sobrevive, isto pode parecer muito frio, mas é a realidade. Com o passar dos anos vamos vendo coisas nos bastidores do futebol que acabam por nos “anestesiar” e deixamos de ficar chocados ou indignados, como que soldados que estão há demasiado tempo na guerra e perdem alguma da sua inocência.
“um presidente que assume não saber (e não querer saber) nada de futebol e que declara publicamente apenas dedicar duas horas por dia ao Sporting?”
Por acaso não sabia que FSF tinha dito isso, que não sabia de futebol. Li a biografia dele e não me pareceu ingénuo nem sobre futebol nem sobre o negócio do futebol, ele inclusive reconheceu alguma falta de calo ao Sporting em termos de como se movimentavam no mercado, reconheceu que tinham que evoluir para chegar ao “patamar negocial” do FC Porto.
“Mais uma vez, obrigado pela resposta. Parabéns pelo muito bom artigo, apesar de não concordar com tudo, da minha parte só tenho a reconhecer (e tenho a certeza que os restantes Tasqueiros também reconhecerão) o privilégio de poder contar com a sua contribuição, que espero que se possa repetir.”
Obrigado pelas palavras simpáticas, mas eu já disse ao Cherba que esta seria a minha última intervenção neste blogue (o qual vou continuar a ler). Mas, confesso que o feedback foi bastante positivo, agradeço a vossa hospitalidade e tive muito gosto em interagir com os leitores, é sempre um prazer discutir futebol.
Se me perdoam a crítica, não querendo soar elitista, mas este blogue é muito popular e tem muitos comentários, mas poucos de qualidade, o que quero dizer é que são poucos os leitores inquisitivos, ou que esgrimem argumentos, etc. Perde-se muito tempo a escrever obscenidades, a dizer piadas, com off-topics, etc. É frustrante ler 200-300 comentários à procura de um debate estimulante.
De qualquer forma, as minhas opiniões poderão sempre ser consultadas no meu Facebook Pessoal: https://www.facebook.com/ACF75
Saudações Leoninas.
André Carreira de Figueiredo (ACF).
26 Junho, 2014 at 1:34
Se me permite, e se me permitem os Tasqueiros, um pequeno comentário quanto à qualidade e nível de “obscenidade” das intervenções aqui na Tasca: já desde os tempos do Cacifo que acho que uma das grandes virtudes deste espaço é precisamente a capacidade que as pessoas aqui demonstram de não se levarem a si mesmas demasiado a sério. O Sporting sim, aqui é levado muito a sério e é sacrossanto. Mas o ambiente é, geralmente, de grande descontracção e “genuinidade”, o que, acho eu, faz deste um espaço único. Talvez por isso seja também um espaço que não é para todos, isto apesar da esmagadora audiência que regista.
SL
26 Junho, 2014 at 7:56
Tasca é tasca, e vice-versa!
A Tasca não é uma biblioteca, um teatro ou um centro de convenções. Acredito que não tenha o objectivo de ser erudito nem refinado no trato… Aqui serve-se Sporting, acima de tudo, de forma genuína, sem corantes nem conservantes…
Obscenidades, falta de conteúdo estimulante? Parece-me que não somos um programa do Gabriel Alves… Somos Tasca por isto tudo.
Não confundir a tasca com um restaurante gourmet…
Tasca é simplicidade, genuinidade e honestidade no que se escreve… haja os Sneijders que houver!
Quando eu quero ópera vou ao teatro… quando eu quero galhofa não vou ao teatro… simples.
Aqui há muita galhofa… mas se há coisa com que não se brinca, é com o Sporting!
26 Junho, 2014 at 13:25
Caros Leões de Trafalgar e Ricardo Sampaio,
Quando falei em crítica, obviamente estava a referir-me ao meu gosto pessoal, da mesma forma que se estão recordados do Blogue “Centúria Leonina” esse blogue era o oposto da Tasca, eu também não apreciava esse blogue, são 8 e 80. Aprecio quando as pessoas esgrimem argumentos, bons debates, sem ofensas, sem acusações, sem obscenidades gratuitas, etc mas, também não tenho paciência para snobismos nem elitismos exacerbados.
Quanto à linguagem mais colorida que se usa na Tasca, meus caros, eu TAMBÉM falo assim na vida real desde que Senhoras não estejam presentes, mas seria incapaz de escrever essa linguagem na internet. Seja em Blogues, seja no Facebook seja em Fóruns, assino sempre com o meu nome, seria incapaz de usar o nome que os meus pais me deram e depois andar a ser ordinário. Sou um homem de família e talvez sejam já os anos a pesar. Espero que aceitem eu ser diferente, tal como eu disse que vou continuar a ler este blogue, e portanto, vos aceito a vocês tal como são, mas repito, muitos dos comentários aqui são “Spam”, quando única coisa que me interessa a mim pessoalmente é uma boa e educada discussão.
Confesso, que não me recordo da última vez que entrei numa Tasca, se é que alguma vez entrei numa, mas vou muitas vezes à secção Gourmet do El Corte Inglês. Consta que o Rui Santos também gosta de lá ir e é um apreciador de vinhos, eu pessoalmente sou abstémio.
Abraço Leonino.
André Carreira de Figueiredo (ACF)
25 Junho, 2014 at 18:36
Por causa do Snejder só sei que fui “comido” (salvo seja, t’arrenego…) pelo Ricardo, com o Tiago, o Mário e mais uns quantos a assistir.
Soube-me tão bem (a notícia, nada de confusões) que demorei uns minutos a perceber o que se passava.
Mas, pronto, o que lá vai, lá vai…e que venha o Snejder, assim não se fala mais nisso.
25 Junho, 2014 at 19:42
esse teu ceticismo entristece-me…
25 Junho, 2014 at 20:38
Acho que estão na pista errada… o empresário do Sneijder é o Soren Lerby e o empresário que tem estado reunido com o Presidente é tudo menos nórdico… mas mesmo assim vai ser surpreendente ai vai vai
26 Junho, 2014 at 1:12
Caro A.C.F,
Para “rematar”, e como disse desconhecer algumas declarações de FSF, aqui fica para os seus arquivos.
SL
http://visao.sapo.pt/sou-um-homem-de-rituais=f520255
16 de Outubro de 2007
[…]Quanto tempo do seu dia é que dedica ao Sporting? Ao contrário do que se pode pensar, o Sporting não me retira muito tempo. Hoje, tenho quatro grandes braços-direitos no Sporting: o dr. Miguel Ribeiro Telles no futebol, o eng. Nobre Guedes, na gestão, o Mário Patrício e o professor Moniz Pereira, nas modalidades. Está longe de ser um trabalho intenso. Gasto pouco mais de uma hora por dia com o clube. […]não me vejo no futebol a fazer amigos aos 54 anos. Os meus amigos são os que fiz ao longo da vida. É também por essa razão que mantém uma relação distante com os jogadores? É um facto que não tenho muita intimidade com os jogadores. Gosto deles, mas são pessoas de outra geração. Respeito-os, conheço-os e isso é o suficiente. […]Tem outras ambições no futebol, como presidir à Federação Portuguesa, por exemplo? Não. Quando deixar de ser presidente do Sporting, termina também o meu serviço ao futebol português. Tem algum prazo para sair do Sporting? Sim, e não é longo. Não tenciono ser presidente por muitos mais anos. Porquê? Acho importante dar o lugar a outros e também quero gozar a vida. Mas disse que o Sporting não lhe ocupava muito tempo… Profissionalmente, não, mas, a nível pessoal, sim. Desde que entrei para o clube que praticamente não tenho fins-de-semana, devido às deslocações da equipa. E não é só o tempo, é também o desgaste. Nunca se tem verdadeiramente férias, são as contratações no defeso, a época que começa. […]Não quero dizer que não goste de ser presidente, mas há um tempo para tudo e há muitas outras coisas que quero fazer na vida. Que mais lhe apetece fazer? Tenho algumas viagens por realizar. Este ano vou ao Peru, que é um sonho antigo[…]
26 Junho, 2014 at 7:58
“É também por essa razão que mantém uma relação distante com os jogadores? É um facto que não tenho muita intimidade com os jogadores. Gosto deles, mas são pessoas de outra geração. Respeito-os, conheço-os e isso é o suficiente. […]”
Os jogadores não são muito de dar no JB ou JD…
26 Junho, 2014 at 8:00
“Não quero dizer que não goste de ser presidente, mas há um tempo para tudo e há muitas outras coisas que quero fazer na vida.”
Pois, Filipe, pois… a gente sabe… Imagino que depois de ter saído do SCP tivesse muita coisa para fazer e para “tratar”…
26 Junho, 2014 at 13:42
Caro Leão de Trafalgar,
Acho que em retrospectiva, há várias frases nessa entrevista que são francamente infelizes, algumas eram infelizes quando as proferiu, outras são ainda mais felizes todos estes anos depois. Diga-se ele não era um grande comunicador e ele não necessitava do Sporting, portanto, também não se esforçava por dizer coisas agradáveis.
Quanto à relação distante dele com os jogadores, ele é assim com toda a gente, não é homem de sorrisos, não é caloroso, os funcionários não se sentiam próximos ou “amigos” dele e não havia “rebaldaria” porque não havia confiança para isso. É um estilo de liderança que tem as suas limitações, mas é eficaz.
Eu acho que Soares Franco como Presidente era feito para um Paulo Bento como Treinador, no sentido em que nenhum dos dois transmitem muita emoção e isso é positivo quando o “barco abana”, basta ver como JEB, Paulo Sérgio, Domingos Paciência, etc desabaram emocionalmente quando as marés não lhes foram favoráveis. E atenção, eu sou amigo do filho do Domingos há 10 anos e simpatizo com o Pai.
Nunca me ouvirá dizer que FSF e PB eram Presidentes ou Treinadores de sonho, mas eram o que o Sporting precisava para estabilizar, pelo menos na sua área do futebol profissional. E não quero que isto soe como uma crítica ao Dr. Paulo Andrade de quem sou amigo e por quem muita estima, aliás, para mim, ele é uma referência em termos de Sportinguismo e pessoa de bom trato.
Saudações Leoninas.
André Carreira de Figueiredo (ACF)
26 Junho, 2014 at 20:27
Pois, não. O Soares Franco não era pessoa de grandes sorrisos ou risos, a não ser com o seu “amigo” Pinto da Costa: http://i.snag.gy/sidNP.jpg
ACF, a tua conversa é bonita em relação ao Soares Franco. Mas olha que os restantes sócios do Sporting também têm memória, e muitos deles estiveram também presentes em Assembleias Gerais, e sabem bem das negociatas e ligações desse “senhor” ao BES, OPCA/OPWAY e companhia.
Diria, que foi o menos mau das últimas décadas da chamada “dinastia”. Mas apenas isso, nada mais.
26 Junho, 2014 at 20:30
E o “amigo” Pinto da Costa não se esqueceu dele.
E por isso é que “exigiu” ao Fernando Seara que o colocasse na sua lista para as eleições da Liga. O que depois deu a borrada que todos nós sabemos, com as confusões entre o Seara e o Rangel.
http://i.snag.gy/bAhah.jpg
26 Junho, 2014 at 14:51
“Eu acho que Soares Franco como Presidente era feito para um Paulo Bento como Treinador”
Agora é que ficou mesmo tudo dito! 🙂
SL