Apesar de considerar que o crescimento de um/uma atleta em contexto vitorioso, influencia a sua vivência competitiva quando chegar a senior, tenho feito um esforço para aceitar o que está actualmente definido pelo Sporting no contexto da formação. O objectivo passa totalmente pela colocação de atletas diferenciados na equipa principal, parecendo ser esse o patamar em que, integrados num plantel com hábitos ganhadores, os mais novos levam esse banho de competitividade e passam a essa fase final da formação.
Isso não invalida que considere chocante a forma extraordinariamente leve como encaramos resultados como o de ontem, em que a nossa equipa de sub19, reforçada com alguns meninos como Essugo ou Gonçalo Esteves e com outro já bem conhecidos, como Nazinho ou Rodrigo Ribeiro, levaram 0-4 do benfica, nos quartos-de-final da UEFA Youth League.
O jogo mostrou aquilo que se vai vendo de semana para semana: dos sub19à equipa B, passando pelos sub23, não existe nem fio nem qualidade de jogo. Chega a ser deprimente e por mais do que uma vez já pensei o que se diria se aqueles chutos atabalhoados na bola, fossem feitos numa partida de futebol feminino. Já sei que o que importa é o processo e colocar mais jogadores ao serviço de Amorim (que deve ter adorado o que viu, ontem), mas torna-se revoltante, depois de levar quatro batatas a murro, ouvir Felipe Pedro, o mister que está sempre feliz e orgulhoso do processo, dizer o seguinte:
“Sabíamos que ia ser um jogo muito competitivo e equilibrado à partida e foi assim no início. Tínhamos uma estratégia de pressão alta e não conseguimos ser efectivos. Fomos baixando e demos a iniciativa ao SL Benfica. O vento influenciou um pouco, mas o SL Benfica começou a ganhar algum élan na primeira parte. No entanto, não conseguiu criar grandes oportunidades de golo. Com bola, tivemos alguma dificuldade e não conseguimos sair muitas vezes. Criámos as nossas ocasiões, que também não foram claras, em bolas em profundidade. Num dos cruzamentos, o SL Benfica acabou por fazer o 1-0…
Entrámos melhor na segunda parte e, quando estávamos no momento de começar a criar oportunidades de golo, sofremos o segundo golo num momento transição. A partir daí, existem dois momentos-chave que nos impediram de reagir: estávamos a preparar as substituições e levámos logo o terceiro golo e, passado um pouco das substituições, temos a expulsão. Nos últimos minutos, o Dário [Essugo] já estava a sofrer o cansaço. Estes jogos são todos muito competitivos e decididos em pormenores. Acredito que por um pormenor pendeu para o Benfica, que podia ter pendido para nós em alguns momentos em que chegámos à área deles e não conseguimos. Depois, acredito, sim, que estes momentos-chave tiveram um grande peso no resultado.
Deixo bem claro que os jogadores foram inexcedíveis em toda a competição. Saímos com a cabeça erguida apesar da derrota pesada. Os números foram exagerados e não estamos satisfeitos, mas estamos orgulhosos”.
Confesso que, por momentos, consegui ouvir ao longe o eco do “estou chateado, mas não estou preocupado”, mas, no fundo, o que me apetecia era que alguém tivesse dito, em directo, “ó Filipe Pedro, vai gozar com o boda!”.
14 Abril, 2022 at 8:33
They know what is what
But they don’t know what is what
They just strut
What the fuck?
14 Abril, 2022 at 8:48
Vergonhosonão só o que se passa nesta equipa e seus resultados, como na equipa B, sub 23, e restantes escalões de formação que quando chegam ao momento decisivo para se ganhar taças ou campeonatos, falham sempre. Nos últimos 5 anos, quantos campeonatos os escalões de formação ganharam? E nesse período quantos os nossos rivais o fizeram?
O desinvestimento feito ao longo dos anos na formação e o terminus da equipa B à uns anos atrás estão agora a refletir se e bem na não competividade com que nós apresentamos em campo.
É triste estarem sempre com a conversa que o que importa é formar homens e jogadores e que o resultado advém do esforço dos atletas. Ou seja, se ganharem excelente, se não são miúdos a estarem no processo de formação.
Dou por mim a pensar se esta ladainha da treta também é dita ou incutida no Seixal ou no Olival. Tretas!!! Os putos nossos rivais até comem a puta da relva para ganharem títulos e se jogarem contra nós, ainda se esforçam mais , pois é a cultura do ganhar e do dar tudo que lhes é incutida.
Prova disso é uma Youth CL ganha pelo Porto e duas finais que os lampiões já tiveram. E este ano pode ser a terceira.
Longo e árduo caminho a percorrer até estarmos ao nível dos nossos rivais. Pelo menos com estes técnicos e directores.
Das modalidades então nem se fala. Teria que ficar para outro tópico.
Resta a esperança que no domingo uma vitória apazigue o nojo e a azia que sinto nos resultados não só de ontem mas os das últimas semanas, quer no futebol de formação, B, sub 23, FF e modalidades.
Excluo o Futsal, pois o nível de exigência rigor e profissionalismo de Nuno Dias e dos seus fazem corar de vergonha todos os outros.
SL
14 Abril, 2022 at 8:49
Foi mau. Bastante mau.
Acho que esta gestão na formação tem obrigatoriamente de ser revista.
A Academia continua a produzir talento. O scouting continua a trabalhar.
Nem todos vão nem tem de chegar á equipa A. Como no Porto ou no Benfica.
Acho mesmo que o problema é esta gestão de ativos entre equipa B, sub 23 e sub19.
3 Questões.
* O esquema tático devia ser igual ao da A?
– Aqui sinceramente não me choca que não seja. Certamente se não o é, é pqe Amorim não faz questão. Amorim joga a 5, e em 90% dos casos pega em jogadores que jogam e jogaram a 4 centenas de vezes. Jogar a 4 e a 5 é bastante diferente, podendo terem comportamentos semelhantes.
* Equipas Técnicas
– Há quem diga que Amorim aceita bem Filipe Çelikkaya, mas já Filipe Pedro e Pedro Coelho não tem a ver com ele. O trabalho geral dos treinadores da B aos juniores não é fácil. Não é fácil criar rotinas, modelo, conexão, espirito de equipa. É normal que seja a equipa A e conforme as necessidades a ter total primazia. É normal que a B, estando na exigente Liga 3, tenha várias necessidades de recrutar em escalões mais jovens… Agora entre sub 23 e juniores aquilo é uma salganhada que ninguém se entende. A verdade é que podemos estar a ser injustos, mas o que Filipe Pedro mostrou até agora é muito curto. Ou quase nada. Já agora, pqe é que é ele o treinador na youth? Não fazia mais sentido ser o dos juniores?
* Equipa B / sub23
Não faz sentido ter as duas.
Quando não tivemos B fez, agora não.
A Liga 3 é imcomparavelmente superior á Liga Revelação. A Liga revelação tem um nivel competitivo muito baixo, onde a maior parte das equipas aproveita apenas para ser um entreposto para empresários.
Faz sentido continuarmos a ter equipa B, continuar a ter jovens para crescerem num contexgto dificil, se possivel subirmos á 2ª. Ano após ano ir renovando a equipa. Por exemplo, um pouco o que fizeram este ano. Não fazia sentido Bruno Paz, Nuno Moreira ou Mitrovski mais um ano. Não era bom para ninguem. Como na próxima época, não faz sentido continuarem por lá, Heverton, Diogo Bras, Edu Pinheiro…
Se me disserem que por exemplo na próxima época a base da B tem de ser, Martim Marques, Joao Daniel, Mateus Fernandes, Renato Veiga, Menino, Chemiti, Vando… inserir o Catena, o Marco Cruz, o que vem do Porto agora…
Sim, concordo. Criar uma verdadeira rotina nesta equipa, sem sub 23, sem mudarem de equipa a cada semana.
14 Abril, 2022 at 8:53
Apesar de tudo, olho para o plantel senior do Sporting, depois para o do Benfica, e tiro conclusões. Olho para o percurso internacional dos jogadores de Alcochete e do Seixal, e tirando um Bernardo Silva ou um Cancelo, tiro mais conclusões. Há anos que ouço a propaganda do regime gritar xeixal, xeixal, que fomos ultrapassados pelo xeixal e não sei que. Perdemos um jogo. Temos perdido muito neste escalão? Ok, corrigir os erros, manter a calma e deixar os burros urrarem.
14 Abril, 2022 at 8:58
E, para usar uma expressão que lhes é cara, teriam de nascer 10 vezes para formarem um bola de ouro, quanto mais dois…Quem nasceu para golden boi, nunca chegará a jacaré
14 Abril, 2022 at 9:36
Fdx… o Sporting não “formou” Bolas de Ouro, iniciou a formação. Jamais o CR ou o Figo teriam chegado onde chegaram tivessem ficado pela Parvónia. Brincamos? O Figo então é dia e noite, a atitude que tinha antes e depois de ir para o estrangeiro; é verdade que a idade conta, e ele ao contrário de outros saiu da adolescência, mas o contexto competitivo é crucial.
De qualquer modo, o CR já leva uns 20 anos, até quando vai se a bandeira da formação?
14 Abril, 2022 at 11:24
Então vamos lá. Toma como exemplo dois jovens da mesma idade e igual talento: Figo e o príncipe herdeiro atual presidente. Compara a evolução de um e de outro depois de saírem de Portugal. E depois repete-me lá que ah e tal o Manchester e o Barcelona, o Sporting foi apenas mais um no caminho. O CR leva 20 anos. E o Nani leva quantos? E o Rafael Leão e o Nuno Mendes? E os que estão na calha como o Palhinha e o Matheus Nunes? E o material de primeira que continua a municiar a equipa principal? É a tal conversa: botar abaixo a Academia porque o xeixal é que é bom
14 Abril, 2022 at 11:37
A questão aqui não saber quem é a melhor formação mas saber tirar o melhor proveito dela quer desportivamente quer financeiramente, de acordo com a estratégia de cada clube.
No Benfica a estratégia é formar jogadores para vender caso não encaixem no modelo do treinador ou apareçam ofertas vantagens.
No Sporting, confesso, não percebo qual é a estratégia. Talvez seja defeito meu…
14 Abril, 2022 at 11:37
Ofertas vantajosas
14 Abril, 2022 at 13:38
Estou-me a cagar para o Seixal.
Não concordo é que o diferencial seja a Bota de Ouro do Figo e do CR. E que nos agarremos a isso para provar a excelência da Academia.
A formação do Sporting nunca foi o top dos tops (nem sequer em títulos, basta ver quantos campeonatos ganhou a geração do Figo e Peixe) e a passagem a sénior tem um historial de mediocridade, ora com gajos atirados às feras ora com empréstimos eternos. Nunca esteve tudo bem, nem hoje estará tudo mal.
14 Abril, 2022 at 9:04
não está em causa uma comparação com a formação lampiã, muito menos entrar pelo campo da propaganda que muito bem apontaste. O que está em causa é este discurso de normalização das derrotas ao nível da formação, sob a máxima que o que importa é pôr os miúdos a competir e ir sacando dois ou três para a equipa principal. Não me peças para aceitar isto, porque é algo que nem nos campeonatos regionais de formação aceito
14 Abril, 2022 at 9:22
Estou-me pouco cagando para o que eles fazem. Sempre estive, sempre estarei.
Interessa-me o que o o Sporting está a fazer. Ou o que o Sporting não está a fazer…
14 Abril, 2022 at 9:11
Levámos com o Pau…!
Enquanto não apostarmos numa equipa para estar na liga 2 não vamos obter grandes resultados com estes putos.
A equipa dos lampiões tem muito mais andamento, fruto de competir numa divisão completamente diferente da liga 3, e isso notou- se ontem.
Não vamos cortar os pulsos, mas temos de tomar pequenas medidas que nos façam subir com urgência à 2 liga para ganharmos mais cabedal.
Temos nesta equipa 4/5 putos com futuro e o resto é para esquecer.
14 Abril, 2022 at 9:21
Já disse tudo ontem…
Falta estrutura. Os jogadores são bons mas depois não há nada. Os treinadores são fracos como a merda e são incapazes de ter uma ideia de jogo consistente. Os putos parece que são largados para o campo e agora façam o que vos apetecer. Diz só as posições de cada 1 e pronto. Parece que não treinam.
Eu tenho dito que equipa B + sub23 é um abuso sem sentido. Bastava equipa B. Era mais que suficiente e no contexto competitivo certo. Mas se querem ter as 2, ao menos tenham 2 treinadores decentes que trabalhem um modelo em conjunto e que consigam dar aos jogadores uma forma de jogar e um modelo de jogo que permita que cresçam mesmo jogando em vários contextos diferentes. Ter 2 incapazes como treinadores não ajuda nada. Antes pelo contrário, só vai atrapalhar o crescimento dos jogadores. O M. Fernandes está a regredir, por exemplo. O Veiga pouco cresce. O Nazinho está igual. O Essugo na B é metade do jogador que mostrou já ser na A porque todo o contexto envolvente é uma merda. O puto Esteves idem….
Assim o que temos é um puto ser puxado à força dos Juniores para treinar com a equipa A e é o Amorim a “puxar” toda a carroça que devia ser feita pelos treinadores da B e sub23. O RR ainda não era titular dos sub23 quando começou a ser puxado pelo Amorim. Só depois de puxado pelo Amorim foi chamado e depois saltou quase logo para a B. Isto é de quem está a dormir nos sub23.
A qualidade dos jogadores existe. Ela intrinsecamente está lá. A merda é que só é aproveitado porque temos um treinador da equipa principal que olha para eles muito cedo e os trabalha ele próprio com muito cuidado e tempo…e isto não é o trabalho de um treinador de equipa principal.
E também não é saudável para o clube andar a lançar os jogadores aos 16 anos. A longo prazo é muito prejudicial. Quando chegam aos 18 estão mais do que expostos e aos 20 já só querem sair. E no meio não aproveitámos nada. Para não dizer que são putos com contrato de formação ou com poucos anos de contrato legalmente e por isso andam a renovar caro numa idade em que não deviam estar tão caros porque tem de ser o treinador principal a formá-los.
E os jogadores vão ser também prejudicados. Os que não provocam uma ereção instantânea ao Amorim aos 16 anos e que precisavam de estrutura para crescerem e espaço para se mostrarem…vão perder-se e não vão ser ninguém.
Não é pelo resultado de ontem que se julga uma formação. É olhar para os últimos anos e perceber que estamos com um problema em formar jogadores. E quando digo formar é como um todo. Jogadores com formação como teve o M. Pereira ou o Gelson ou o Podence ou mesmo o Leão, que fazem o caminho todo até à principal e que chegam lá com uma estrutura (técnica, tática, física, etc) que não tem nada a ver com o que tem o RR ou mesmo o Essugo ou o Esteves.
Estamos a falhar grandemente na formação entre os Juniores e a equipa A. E muito passa pela ausência de estrutura, treinador, etc.
14 Abril, 2022 at 9:32
“O vento influenciou um pouco,”
Vintage
Essugo acusou o cansaço? Um jogador que treina com seniores, que até já jogou na 1ª Liga, fica cansado num jogo de putos? Algo estranho aqui.
Ao que parece o treinador não parece preocupado com a qualidade de jogo. O resultado vale o que vale, às vezes é para ganhar outras não, consoante o filósofo, mas a qualidade individual e colectiva tem que lá estar.
Depois aquela questão de impôr um estilo de jogo quaisquer que sejam os jogadores. Vale a pena ter centraleiros tipo Chico Lamba, que têm duas tamancas esquerdas, armados em Piqués? A esta altura do campeonato, ou evoluem para aquilo que se quer de um defesa moderno, construir e o camandro, ou então encostam. Ou são instruídos para dar umas Polgadas.
14 Abril, 2022 at 9:36
A minha questão até é mais que isso…
Quantos perderam espaço de intervenção para jogar um Lamba porque é grande? E quanto é que se puxou mesmo pelo Lamba para ter outro crescimento e se forçou esse crescimento noutras áreas e se deixou andar porque ele é grande e em puto chega e sobra?
É o problema que falámos ontem sobre a formação em relação aos jogadores fisicamente mais fortes…
14 Abril, 2022 at 9:40
Pois… longa tradição de “catanados”, os meninos Bambos, ou Ronaldos Tavares. São grandes, correm e saltam mais, é andar. Alguns não têm habilidade para a coisa, não sabem nem vão saber mais, mas pronto.
E agora, com as stats de potência, velocidade, ataque à profundidade, pior será.
14 Abril, 2022 at 10:32
O Sporting sempre apostou nesses jogadores na formação.
Fazem a diferença, muitos deles, na formação, porque são grandes, potentes e velozes, mas nos seniores desaparecem completamente!
14 Abril, 2022 at 15:14
O Sporting e todos os outros. Latagões há em todas as formações. Eu gostava muito do Zé Golo.
14 Abril, 2022 at 23:18
Futebol moderno….
Eu prefiro que um defesa ganhe duelos do que que tenha uma capacidade de fintar do outro mundo…
Prefiro um guarda redes que não deixe entrar nada do que um que consiga fazer passes com precisão milimétrica a 50 metros…
Prefiro um ponta de lança que a meta lá dentro do que um que é muito bom na marcação homem-a-homem…
E o futebol continua a ser um desporto extremamente exigente fisicamente, por isso acho que todos os jogadores devem apostar em ter um corpo atlético e adaptado às exigências mais específicas da sua posição… Porque é que um defesa que é um latagao maior que os outros em jovem não há-de ser também maior que os outros em adulto? Se trabalhar para isso…
14 Abril, 2022 at 10:34
O lamba deve ser das piores cosinhas que vi jogar.
Incompreensível jogar neste nível.
14 Abril, 2022 at 10:30
Subscrevo a 100%!
Tudo dito aqui, Nuno!
Ou quase!
Só faltou mandar o idiota do Filipe Pedro pró caralho!
14 Abril, 2022 at 10:14
Se por pormenor ele se refere ao treinador, então tem razão.
Quanto ao vento, fdx JJ a fazer escola
14 Abril, 2022 at 10:52
Muito bem Dr.
Felizmente os jogadores das camadas jovens não vêm aqui o ler o que se escreve deles (ao contrário dos grandes), é mais tik tok, disqord e snapchat.
14 Abril, 2022 at 10:31
Nos seniores ou na formação, não ganham sempre os mesmos, logo, nenhuma avaliação está completa só pela óptica dos resultados. Mas, porra, isto é desporto de competição. E a conversa do processo é insuportável. Processo e contexto são as palavras mágicas para esta nova geração de treinadores e scouts e técnicos da bola em geral que acha que sabe tudo mas tem horror a assumir responsabidades. Eles estão sempre certos, a culpa é sempre dos outros ou de factores externos.
14 Abril, 2022 at 10:40
Um enorme atestado do Filipe Pedro.
“Sabíamos…”, tínhamos uma estratégia…”, “criamos as nossas ocasiões…”, “entramos melhor na segunda parte…”, “estávamos no momento de criar oportunidades (lol)…”, “estávamos a preparar as substituições…”, “saimos de cabeça erguida…”, “não estamos satisfeitos, mas orgulhosos…”
Mas para mim esta é a melhor: “Acredito que por um pormenor pendeu para o Benfica, que podia ter pendido para nós…”
Pormenor = 4 batatas
14 Abril, 2022 at 11:07
JHC
14 Abril, 2022 at 0:01
“O que mais temos é calma. Décadas e décadas de gestões ruinosas e sem ganhar o principal título de futebol sénior e continuamos a bater palmas e a sorrir. Somos uns porreiraços!
Como o Lyonne escreveu esta tarde, já são 4 anos de projecto Varandas para reverter o maldito gap do Gordo com os resultados que hoje presenciamos.
No entanto é este maldito gap que tem rendido e continua a render milhões para o Sporting.
Levamos 4 batatas e olés em casa, sem apelo nem agravo, numa competição internacional, contra o maior rival, com os melhores jogadores que dispomos neste momento, as maiores promessas da nossa Academia! O futuro do Sporting nos próximos anos foi atropelado! Ou então não são esses e teremos de esperar 10 anos para replicar o que o Benfica fez para ter algo semelhante a equipa que nos goleou hoje.
Depois, já começamos a entranhar a lenga-lenga que se em cada geração aproveitarmos 1 ou 2 jogadores será sinal de sucesso. A pergunta é quem, e mais importante, quando. Quando é que algum destes jovens terá capacidade de render qualquer jogador no nosso plantel principal?
Rodrigo Ribeiro é a nova esperança Sportinguista de ser o tal em cada geração. Alguém está a vê-lo substituir nos próximos 3, 4 anos um jogador que custou aos cofres do Sporting mais de 20 milhões de euros? Ou um Edwards? Ou um Pote?
“É novo e vai crescer”. Exacto. E enquanto não cresce iremos gastar milhões no substituto de Saravia, de Slimani, de Pote (caso saia) ou do próximo avançado.
Morita já foi comprado para substituir um dos médios que serão vendidos na próxima janela de mercado. E se sairem 2, outro será comprado. Ou alguém acredita que Essugo, com visíveis lacunas, irá ser aposta imediata? E como quem diz Essugo, diz Lamba, Veiga, Menino ou Nazinho.
Nenhum destes jogadores chegará aos 23, 24 anos no Sporting se não estiver no plantel principal e como aposta efetiva aos 18,19 anos. O mais certo é acontecer o mesmo que fizeram ao Joelson e ao Tiago Tomás – empréstimo com opção de compra. Assim investe-se fora no reforço do plantel.”
Foi em resposta a um comentário de ontem do Opinião.
Nestes 4 anos aproveitamos Inácio e Nuno Mendes, sendo que Inácio ainda nem jogou pela Selecção Nacional. Quem será o próximo “craque” e quando? Não era para ser 1 ou 2 por época? Não estaremos perante um gap?
14 Abril, 2022 at 11:11
O nazinho e o esteves, mais o essugo, banais, banalissimos, os dois centrais coitadinhos, o menino fraquinho… Vi o Veiga no meio, o Mateus no apoio ao ataque e o Rodrigo Ribeiro que embora não tivesse destaque, mostrou pormenores. 3 em 11 numa equipa que estava nos quartos de final. É curto, talvez…
14 Abril, 2022 at 20:13
Eu gostei do Esteves.
14 Abril, 2022 at 11:38
Outra cena. Andámos anos a queixar-nos de formar talentos sem fim e não aproveitar nada deles para obter retorno desportivo nos seniores. Agora finalmente vamos tendo retorno desportivo nos seniores, muito por culpa de um treinador que sabe lançá-los, é certo, queixamo-nos do quê exatamente? O papel da formação é ganhar titulos ou é fazer chegar Matheus Nunes, Nunos Mendes, Tiagos Tomás, Rodrigos Ribeiros, Nazinhos, etc aos crescidos? Temos um treinador com tiques jesuítas, ou se calhar mais do que um. Há coisas a rever no processo. Mas caramba, o saldo continua positivo. Eu pessoalmente concentrava esforços em trazer a academia para mais perto de Lisboa, isso é que é algo a corrigir.
14 Abril, 2022 at 11:46
Nestes últimos 4 anos aproveitamento tiveste 1 ano de Nuno Mendes e tens Inácio à 1 ano e pouco. O Bragança…não vou falar para não me irritar….
O M. Nunes não foi formado no Sporting, o TT foi dispensado, RR ou Nazinhos que eu saiba não tens aproveitamento nenhum, por enquanto.
Estou a ter dificuldade em ver o tal retorno desportivo assim tão grande…
14 Abril, 2022 at 11:56
Ainda no ultimo jogo de início, da formação jogou Inácio.
14 Abril, 2022 at 12:54
Mal ou bem, foram dadas oportunidades a Quaresma, TT e Joelson durante este periodo e ficou mais ou menos claro que eram jogadores que não tinham ainda andamento para a equipa principal.
Isto é, o que melhor se foi produzindo na formação foi tendo oportunidades na equipa A.
Houve uns que aproveitaram outros nem por isso…. não percebo o drama.
Mesmo ontem, das equipas que jogaram tinhamos muito mais jogadores com experiência de equipa A, que eles.
Eu aqui não consigo ver grande desacordo, os melhores da nossa formação vão tendo oportunidades na equipa principal.
E isto nem sempre foi assim….
Eu acho que naquilo que estamos de acordo é que existem diversas equipas do Sporting que não competitivas como equipa e que consequentemente não oferecem a competividade que estes jogadores necessitam para crescer
14 Abril, 2022 at 13:28
“Isto é, o que melhor se foi produzindo na formação foi tendo oportunidades na equipa A.
Houve uns que aproveitaram outros nem por isso…. não percebo o drama.”
Absolutamente de acordo.
Há que dar oportunidades e o Clube/Amorim tem dado.
Depois, quem aproveita, aproveita e quem não aproveita, paciência.
É preciso ter cabeça, trabalhar muito e ser competente – como fez o Nuno Mendes.
Só porque vêm da formação, têm de jogar?
Ao Bragança falta qualquer coisa.
Está atrás do Ugarte, do Palhinha e do Mateus Nunes. Não deixa de ter oportunidades por isso mas para jogar mais, também tem de mostrar mais. E eu adoro o Bragança, que sigo no Sporting desde criança (9 ou 10 anos) e sempre lhe vi qualidade. Mas também acho que falta competitividade ou qualquer coisa parecido.
Não vejo grande coisa no Essugo a não ser cabedal e humildade.
Na equipa A tem feito os mínimos mas nos jogos da formação não consigo ver nada de especial.
E são só 2 exemplos.
O Nuno Mendes estava muito acima destes, em todas as idades e só confirmou todo o potencial que todos víamos.
Querer à força meter putos da formação na equipa é outro fundamentalismo que nunca trará bons resultados. Os putos, ou têm capacidade, ou não têm. E eles é que têm de mostrar que têm.
O Clube bem tem dado hipóteses!
14 Abril, 2022 at 14:43
Daqui a quantos anos teremos um jogador da formação titular na A e quem?
Em que difere a aposta feita hoje com a aposta feita por JJ, por exemplo?
Daqui a quantos anos teremos RR titular no Sporting? Ou terá o mesmo destino de TT.
Dar minutos em jogos das taças ou segundos para queimar jogo não é aposta.
Matheus Nunes e Inácio já não são apostas. E não temos mais ninguém sequer perto de ter a mesma importância no plantel principal .
14 Abril, 2022 at 18:13
Só para dar uma achega no que ao Bragança diz respeito.. Que para mim teria sempre que ser titular.
Estou de acordo que lhe falta alguma coisa. Para mim, falta-lhe jogar! Porque das poucas vezes que o faz, ninguém pode (penso eu..) realmente dizer que ele joga mal..
Mas infelizmente só jogam 11 de início e eu só sou treinador no FM 🙂
SL
14 Abril, 2022 at 18:55
Pois, mas quantos anos leva o Bragança como sénior?
Para mim seria o mesmo que ir buscar Adrien Silva à Académica e chama-lo de aposta na formação. Ou Vinagre…
14 Abril, 2022 at 14:55
Qual foi a oportunidade dada ao Quaresma ou ao Joelson?
A aposta(bem feita) em TT, Inácio, NM, Matheus Nunes foi devido a falta de dinheiro e pelo não aproveitamento dos pinos contratados antes de RA.
A politica de contratar bons jogadores e jovens como têm feito agora, deve manter-se.
Agora não me venham com a treta da aposta na formação e só contratar para lugares deficitários.
Se hoje vendermos Inácio e MN vamos ficar anos sem ter alguém da formação para substituí-los. Mas podem sempre fazer de conta que não é assim…
14 Abril, 2022 at 15:11
O quaresma jogou uma volta quase inteira a titular, no ano em que o Ruben Veio. Depois no ano seguinte foi ultrapassado pelo Inácio.
14 Abril, 2022 at 15:45
Em 2019/2020 fez 23 jogos, quase todos como titular e de repente deixou de ser jogador. Se foi ultrapassado por Inácio, foi na pré-época pois em competição nunca mais contou pro totobola.
Foi essa a oportunidade que teve.
14 Abril, 2022 at 20:22
porque o Amorim dando-lhe andamento a titular percebeu que o Quaresma n tinha a capacidade para assumir o lugar e precisava de 1 ano a jogar noutro contexto e pelos vistos nem no Tondela conseguiu aproveitar e ficar-se a titular, isto numa equipa com uma defesa fraca
14 Abril, 2022 at 20:26
Sim, no Tondela todos se destacam. Então não?…
14 Abril, 2022 at 12:50
Óbvio. Meter o Essugo quando o jogo está ganho não é tirar rendimento desportivo da formação. O que aconteceu com o Nuno Mendes e está a acontecer com o G Inácio, sim, é.
Entretanto já lá vão 4 anos.
14 Abril, 2022 at 14:37
Exato. 1 título nacional e um 2o lugar com acesso direto à Champions. Se calhar a malta prefere os gloriosos tempos do sétimo lugar em que esmagávamos os juniores do carnide.
14 Abril, 2022 at 15:11
O Essugo já foi titular, não jogou só para encher.
(se é aposta a sério, ainda veremos. Mas de momento está bem tapado)
14 Abril, 2022 at 15:47
Se não foi para encher porque razão nunca mais entrou?
14 Abril, 2022 at 17:07
Porque tem melhores à frente?
A verdade é que fez mais que taças de Portugal contra equipas do CP e minutos de desconto. Pouco, mas fez.
14 Abril, 2022 at 17:37
Ok. Não foi para encher…
14 Abril, 2022 at 16:10
Titular contra o Ajax num jogo a feijões? Respeito a ideia de que esses minutos o vão ajudar no futuro, provavelmente vão, mas o Essugo não está a ser aposta e se calhar não tem de ser porque do que vi mostrou que está demasiado verde, o que é normalíssimo para a idade que tem. Esta direcção faz uma gestão política e de propaganda em muitas áreas e na questão da formação também faz. Se o Amorim puder dar 10 minutos a um puto para o Record fazer uma capa e a direcção fingir mais um bocadinho, vai fazê-lo. Mas não é isso que define a política desportiva e muito menos define a estratégia para a formação (ou se calhar define…).
14 Abril, 2022 at 16:34
“Se o Amorim puder dar 10 minutos a um puto para o Record fazer uma capa e a direcção fingir mais um bocadinho, vai fazê-lo.”
Nem mais.
14 Abril, 2022 at 16:58
Este Comentários está ao nível de qq blog lampião.. e só é explicado, a meu ver, por esse fenômeno que existe em Alvalade chamado de sportinguista ressabiado
14 Abril, 2022 at 17:06
Não, titular para o campeonato. Estavam Ugarte e Palhinha de fora, saiu ao intervalo (levou cedo o amarelito da ordem).
14 Abril, 2022 at 17:40
E jogou tão mal assim para não ter nova oportunidade? Lesionou-se ou mostrou insatisfação por não ter sido titular no jogo seguinte?
14 Abril, 2022 at 18:00
Gosto desta assertividade. Se calhar treina mal, é indisciplinado, ou preocupa-se com o cabelo. Houve quem padecesse desse mal noutros tempos.
Tem 2 jogadores superiores à sua frente… normal que jogue pouco ou nada. Pior é o Esteves, esse sim podia ter sido mais aposta, não é tão inferior ao Esgaio.
14 Abril, 2022 at 18:15
Podes tirar daí o ‘tão’. Não é inferior ao Esgaio, ponto. Muito pelo contrário.
Mas já se percebeu que o Esgaio, infelizmente, vai ser uma ‘vaca sagrada’ por alguns anos.
SL
14 Abril, 2022 at 12:47
Muitos baseiam os comentários, na habilidade e vontade do RA, em aproveitar alguns talentos da formação.
E, quando ele se for embora? Será que o próximo treinador terá as mesmas qualidades? Duvido.
O trabalho na formação tem de ser contínuo e, não pode andar ao sabor deste ou daquele.
O que falta na Academia, é uma estrutura com qualidade , que defina métodos de treino, saiba aproveitar as qualidades dos jogadores , saiba incutir um espírito ganhador, coisa que neste momento não existe.
Têm de se lançar as bases que, sirvam para o futuro.
Infelizmente, os títulos ganhos pela equipa principal de futebol , este ano não se vão repetir.
Parece, que nas modalidades vai acontecer o mesmo.
É o regresso aos tempos do Godinho Lopes, em que só se ganhava no futsal.
14 Abril, 2022 at 12:58
E o que tu deliravas com isso rapaz…tudo só para fazeres uma ode ao entertainer-mor”
🙂
14 Abril, 2022 at 13:40
Andam preocupados com a contagem dos títulos nacionais este ano. Vai ser à GL. O ano passado não andavam de ábaco na mão.
14 Abril, 2022 at 13:44
Como falta estrutura?
O Tomás Morais é um excelente profissional e faz um bom acompanhamento dos jovens.
Quem tem a coordenação da formação é o João Couto que é outro excelente profissional.
São só 2 exemplos.
Acham que estas pessoas, com décadas de trabalho deste género, não sabem o que fazem?
Falta qualidade!
Ponto!
Mudar o paradigma, que praticamente é algo que tem entre 2 a 3 anos, leva bem mais tempo e basta olhar para o que aconteceu no Benfic@ quando iniciaram o processo. Levaram 4 a 5 anos a completarem a mudança e a ter todos os planteis da formação estabilizados. E tiveram, depois disso, umas épocas onde apanhavam tudo (90%) o que era talento que havia e vinha para Lisboa porque o Sporting descurou isso.
Hoje nós lutamos com o Benfic@ e com uma série de clubes espalhados pelos país porque a realidade já não se restringe a Porto, no norte, e Benfic@ e Sporting, no sul.
Hoje há uma competição pelos jovens da formação que não havia há 10 anos ou mais antigamente ainda. Longe, muito longe, vai o tempo em que vinha quase tudo para o Sporting, quando saiam da sua zona de conforto.
Por isso eu digo que este processo leva tempo e é preciso paciência e competência – e investimento – para que não se percam oportunidades com jovens talentosos espalhados por aí.
Antigamente – há 20 anos – era tudo nosso e hoje somos só mais um clube a dar muito boas condições para os jovens se desenvolverem. E é preciso perceber isso!
Mesmo em termos de treinadores, há muito para onde eles possam ir.
E não esquecer que os 2 que aqui são criticados quase todos os dias, foram indicados pelo Amorim e fazem parte da “estrutura Amorim”.
Será que é fácil mandar os gajos embora quando se está tão dependente do Amorim?
14 Abril, 2022 at 14:20
“Quem tem a coordenação da formação é o João Couto que é outro excelente profissional. ”
profissional do treino ou da coordenação?
É que é diferente…
14 Abril, 2022 at 16:45
Sim, é diferente…
Mas o gajo fez a carreira toda na formação. Provavelmente não percebe nada do assunto e o pessoal que aqui comenta percebe mais… 😉
Tu às vezes… é mesmo só para não passar sem uma resposta! 🙂
14 Abril, 2022 at 17:13
E tu às vezes pensas que sabes tudo e os outros são todos ignorantes que andam em busca de luz, sendo tu o tipo da lanterna.
Desde quando um bom treinador dá automaticamente um bom coordenador, ou vice-versa?
Para ti pode ser tudo igual em termos de funções, mas não é. Mete putos e uma bola, siga.
Eu não sei se ele é ou não bom nas tarefas que desempenha actualmente, tu sabes, olhando para os teus comentários, portanto só tenho que aceitar a tua palavra como lei. Perdão pela questão impertinente acima colocada.
14 Abril, 2022 at 13:02
Se o senhor se refere ao GL, devo ter-lhe dado um prazer enorme.
É sempre bom reviver velhos tempos
14 Abril, 2022 at 13:07
Quanto ao “entretainer-mor”, ganha a vida honestamente.
Já do seu ídolo GL, não posso dizer o mesmo
14 Abril, 2022 at 17:01
Conheceu a sua verdadeira vocação …. Só é pena que tenha demorado tanto tempo
14 Abril, 2022 at 13:48
Não pude ver o jogo e ainda bem.
Gosto de seguir as equipas de formação, principalmente a partir dos juniores. Desde que nasceu o meu puto tenho menos tempo para isso, infelizmente. Mas os resultados tento acompanhar.
O que se tem passado em termos de resultados é revelador de que estamos fora do comboio que já levou Porto a uma vitória e lampiões a uma ou duas finais da Youth League. Não sei ao certo qual o momento em que começámos a perder esse comboio. Se foi desde há 6, 4 ou 2 anos. É difícil perceber.
Mas o meu palpite é que foi quando os toupeiras fizeram um investimento brutal na academia deles e também em propaganda. Ou seja, não acho que tenhamos desaprendido na formação, mas se calhar estávamos tão confortáveis no trono, que fomos ultrapassados.
No final das contas, o que importa mesmo é o que é aproveitado para a primeira equipa. E aí vale-nos agora o RA. Nesse parâmetro não estamos atrás dos outros. Mas podemos deixar de estar.
Precisamos urgentemente de reverter essa ideia tola de que ganhar não importa. Os miúdos devem ter noção de que se estão a competir, é para ganhar. Independentemente se é uma competição importante ou não. A mentalidade tem de ser ganhar. No Sporting não pode ser outra!
Minha opinião de não-especialista é ficar apenas com equipa B. Esta devia ser treinada exatamente da mesma forma que a A. Mesmos processos, tática, sistema e essas merdas futebolísticas todas. De outra forma não me venham dizer que a equipa B é um espelho da A. Sem ser como descrevo, não vejo como seja.
E se realmente a equipa B não tem como objetivo ganhar competições e tal, mas apenas dar andamento e preparação aos jogadores para jogarem na A, então qual a lógica de não jogarem e treinarem como a A?
São seniores (ou jogam no escalão) têm de estar aptos a ser chamados a qualquer altura.
Se o rendimento de um jogador num sistema for bom, mesmo que o jogador propriamente dito não seja um craque, pode até render algum dinheiro. É que não nos podemos esquecer que enquanto formos um clube com dificuldades financeiras, é importante realizar alguns encaixes. Exemplo de um jogador mediano que não jogou pelos A mas até rendeu algum dinheiro: Mama Baldé. De craque não tem nada. Mas ainda deu algum retorno. Se tanto quanto podia, não sei. Mas hoje não faz falta desportivamente e ainda entrou algum dinheiro…
O jogador tem de jogar para ganhar e chamar a atenção. Se não for para render desportivamente pelos A, que seja para render algum dinheiro ao clube.
14 Abril, 2022 at 14:09
Realmente deveremos , sempre, ir analisando os comportamentos, os resultados, as ambições, etc, porque parar na análise, não faz bem a ninguém, mesmo que aconteçam vitórias atrás de vitórias, e com resultados por vezes negativos, muito mais, como este de á 5 anos a esta parte não termos ganho ao nosso rival.
No entanto, quero referir, que não devemos desanimar, porque mesmo nestes 5 anos conseguimos, sacar alguns valores, prá equipa A, coisa que o nosso rival não tem feito, a não ser agora depois da entrada de Nelson Veríssimo, pouco tempo pois.
E exemplo disto que digo, que temos sacado alguns valores nestes 5 anos, o exemplo do Maximiano, Nuno Mendes, captação de M. Nunes, Gonçalo Inácio, só para dizer aqueles que têm dado nas vistas.
Portanto, não é por não termos ganho naquele escalão, nos últimos 5 anos, que não temos retirado algum bom proveito.
Pelo contrário, temos retirado muito mais que os rivais.
No entanto, reafirmo, teremos constantemente, de fazer análises, ao nosso trabalho, e tentando sempre melhorar o que pode ser melhorado.
E há certamente sempre coisas a melhorar.
14 Abril, 2022 at 14:18
A realidade é que estamos muito longe neste momento da formação do benfica de alguns anos para cá eles têm muito mais jogadores a jogar em equipas dos melhores campeonatos (Bernardo Silva, Cancelo , Rubem Dias, Gonçalo Guedes, Felix, Renato Sanches entre outros) ao olharem para esses jogadores podem achar que não gostam de X ou Y mais na realidade são grandes jogadores, em relação ao Sporting o que podemos dizer que o ultimo craque é o Nuno Mendes não temos mais nenhum que tenha hoje ate 25 anos e foi formado no Sporting. Com mais idade sim tivemos mais neste últimos anos nada e é preocupante pois os jogadores que mais saiam na nossa formação era os extremos e agora olho para nossa formação e só vejo jogadores nas alas, ganham o lugar não pela sua qualidade com a bola nos pés mais sim pela sua força física e que ganham até os Juvenis e depois são ultrapassados nos juniores .
Pode haver pessoas que pensam de outra forma mais é o que eu penso neste momento .
HA e outra coisa o Gonçalo não é da nossa formação ,pois só oiço falar dele e até da entender que ele é da nossa formação
14 Abril, 2022 at 14:47
O Gonçalo Esteves, certo? O Inácio está desde 2012 no Sporting, tinha ele 10 anos… bem sei que para alguns ser da formação é ter nascido na CUF Alvalade ou ter sido concebido num moinho abandonado perto de alcochete, para outros é o requisito da UEFA para inscrições nas competições europeias, entre os 15 aos 21 anos ter feito 3 anos de formação no clube. Não sei… nem quero saber disso. O Moutinho é da formação mas ninguém o associa ao Sporting tendo ele sido capitão e blablablablabla, cuspiu no clube. Para mim não é da formação.
Quem são os “entre outros”? São esses apenas, e são jogadores de classe mundial, sim. Que “outros” terá o benfica nos próximos anos? Não sabemos, mas esses que refere não enganavam ninguém. Ontem tirando o Martim neto, não vi nenhum jogador por aí além. Vi foi uma organização e uma forma de estar em campo e ler o jogo de um treinador que deu 4-0 ao treinador do Sporting. Que já contra o Kiev, a ganhar 2-0 voltou para uma segunda parte a dormir… E talento não falta naquela equipa do Sporting, falta sim é um treinador.
14 Abril, 2022 at 15:14
eu não dei a minha opinião sobre o jogo de ontem mais sim de vários anos . Achas normal uma equipa como o Sporting não ganhar ao benfica em juniores desde 2017 há não sei quantos jogos, os juniores do Sporting não ganham ao benfica o “o culpado é sempre o treinador”, eu não acho normal para mim é muita falta de qualidade dos treinadores, jogadores e tudo o que envolve a formação , mais se vc acha que o treinador é o culpado isso é sua opinião a minha é diferente eu acho que eles estão melhores e nos estamos bem piores .
14 Abril, 2022 at 15:35
Demos 2 aos ucranianos que já não competiam a mais de um mês e têm o País em guerra e provavelmente familiares em risco de vida.
14 Abril, 2022 at 14:19
Para mim está declaração do treinador é vergonhosa, um rol de desculpas esfarrapadas, mediocridade, falta de cultura de vitória e falta de respeito pelo clube. Foram pormenores diz, mentiras e desculpas, foi o vento, foi um golo nas substituições, foi um golo depois da expulsão, foi o essugo que estava cansado, Bla Bla Bla. O resultado não gostei mas tenho de aceitar, é futebol. Até estou de acordo com muito do que aqui escreveram sobre a falta de organização e de metodologia da nossa formação, mas para mim o mais importante neste momento é o teor destas declarações que são VERGONHOSAS. Rua com este gajo imediatamente
14 Abril, 2022 at 14:25
O Sporting levou um banho de bola, não criou sequer oportunidades de perigo, não teve fio de jogo nem organização, não soube sequer fazer substituições e foi goleado perante os seus adeptos. O treinador vêm falar de pormenores?, do vento? ol de um golo nas substituições? porra mas estes gajo não tem um pingo de vergonha na cara?. Porra mais vale dizer que foi um dia mau, que nada correu bem, que preparou mal a equipa, agora o vento, que vergonha do car…..
14 Abril, 2022 at 14:27
Um clube moribundo. Nem o facto da conquista do campeonato foi o suficiente para reacender a chama do clube e dos adeptos. Este é um leão de circo, enjaulado, com medo de ser grande, resignado e completamente amorfo.
Continuamos com a ideia de que somos diferentes, mas na realidade, muitos de nós são apenas uns conas de sabão que têm medo de se dizerem Sportinguistas e de defender o clube, de protestar, de apontar o dedo. Não acho que a solução seja “cuspir” nas equipas e apupar quando correr mal, mas sim perseguir e pedir satisfações a quem tem a responsabilidade de conduzir os atletas e depois quem tem a responsabilidade de ver a “big picture” do clube. O clube tem sido remendado com fita cola preta e passa-se a ideia, ERRADA, de que está no bom caminho. Não está. Estes dois últimos anos no futebol masculino A têm sido bons, mas vamos conseguir manter a toada quando à nossa volta assistimos a roubalheira e corrupção a céu aberto e quem tem o dever e quem se propôs a defender os interesses do clube acima de todas as coisas, continua impávido e sereno a fingir-se de morto? Até quando vamos continuar está guerra ridícula contra as claques? Até quando vamos continuar a afastar os adeptos do clube? Até quando vamos descurar os escalões de formação do clube passando a propaganda barata de que somos um clube formador e todas essas lenga-lengas? Está tudo bem… nem quero entrar em comparações muito grandes com a direção anterior, o que é certo é que continuando a ser um clube de arrebentados, pelo menos tínhamos alma, tínhamos orgulho… agora parecemos a realeza portuguesa, temos os títulos, mas não temos onde cair mortos, não temos essência, não temos alma, não temos garra, estamos amorfos. Um leão enjaulado, como disse, não pelos outros, mas pelo próprio “dono”.
14 Abril, 2022 at 15:03
To many ROOFIES na carola…
É o que faz ser TOPPPP… ROOFTOPPPPPP !!!!
Dinheiro para o bolso dos mesmos… siga… plimplim plimm
14 Abril, 2022 at 15:28
Isto começa a ser preocupante, os jovens do SCP começam a sentir a derrota como uma coisa normal e os putos do slb começam a sentir que ganhar ao Sporting é tb uma coisa comum.
E este FS….por favor, desde que vi a colocar um PL aos 88 minutos para tentar virar um jogo que estávamos a perder diz tudo sobre a sua qualidade. Ontem foi inaceitável, e tem que se fazer sentir isso no clube.
14 Abril, 2022 at 15:32
“Acredito que por um pormenor pendeu para o Benfica, ” um pormenor e levamos 4? OK. Isto parece-me muito banalização da derrota. Não importa ser com o Carnide, importa é que foi uma derrota pesada numa competição muito importante. E isso tem de custar a todos, o treinador vir com esta conversa de peta não ajuda muito a pressionar os putos para melhorarem.
Agora há duas coisas que se têm de separar, a qualidade dos putos, que existe, e a aparente falta dela de quem treina. Acompanhando bem ou mal sub23, equipa B, ao primeiro lance qualquer um nota que aquilo é mal amanhado, quer-se obrigar os jogadores a fazer algo que muitos não têm caracteristicas para o fazer, e o resultado é muitas vezes a incapacidade de sair a jogar. Não sabem preencher os espaços que têm de preencher, isto passado um ano de treino. A qualidade pode ser inerente, mas tem de ser trabalhada, e há bases que têm de ser aprendidas, para que depois quando vão treinar com o Amorim ele não lhes tenha de ensinar onde se devem colocar e o que devem fazer.
Há espaço para melhorar o que é bom, vamos ver se há engenho e vontade para o fazer.
14 Abril, 2022 at 17:42
Ele tem razão, é de facto um pormenor, chama-se filipe qualquer coisa…
14 Abril, 2022 at 18:00
E jogou tão mal assim para não ter nova oportunidade? Lesionou-se ou mostrou insatisfação por não ter sido titular no jogo seguinte?
14 Abril, 2022 at 18:02
Matheus Pereira? Iuri? Palhinha? Precisa-se de contexto.
14 Abril, 2022 at 18:19
Com texto. Guião. JJ.
14 Abril, 2022 at 18:47
Uma, entre várias, das alterações que eu fazia na formação era pôr como treinadores principais dos escalões de formação, era jogadores que tivessem sido bandeira no Sporting, e como adjuntos, ou estruturas auxiliares, pessoas viradas prá formação física.
Porque quem andou lá dentro, sabe perfeitamente o que passou, mas, ex-jogadores que tivessem uma formação virada prá fácil transmissão de idéias, com um bom poder de expressão, e uma fácil leitura de jogos.
Nem toda a gente, tem fácil leitura de jogos, nem toda a gente sabe o que é necessário para mudar rumos a acontecimentos, mediante o que se sente lá dentro.
É discutivel ? é sim senhor, mas é uma idéia.
Ler jogos, não é pra toda a gente.
14 Abril, 2022 at 19:07
Todos mas todos, somos úteis e necessários ao futebol.
Ninguém, tem mais importância que outros, ninguém.
Todos temos o mesmo grau de importância, numa estrutura.
Repito, todos.
Mas a experiência adquirida como ex-jogador é muito importante, é apenas um pormenorzinho, que pode por vezes ser relevante.
Mas não condeno, quem não o faça, são opções, tudo é válido e aceitável.
15 Abril, 2022 at 19:20
“dos sub19à equipa B, passando pelos sub23, não existe nem fio nem qualidade de jogo”
Como se a equipa A não sofresse do mesmo mal.
A estratégia é zero e todos os treinadores navegam à vista. Integração e sinergias nem ve-las.
Z