Estou a seguir o torneio em Sitges… Está a jogar o André Sousa (IM), começou bem tendo empatado como o grande Vassil Ivanchuk… Mas depois perdeu um pouco de gás…
Bom dia para todos os amigos da Tasca…
Desejo-vos a todos e às vossas famílias…
Um Santo e Feliz Natal…
E um Melhor Ano de 2023…
Em que não falte sobretudo a saúde…
( eu vou indo, neste momento “ na ressaca” do tratamento da última quinta-feira…
Mas com um grande desejo de viver…)
Um abraço para todos, com um “ pedido “…
Que cada um de nós…
“ Tente” ( pelo menos…), ser um factor de Paz…
Sr Max. Um feliz Natal para si e para os seus. Vai ganhar a batalha. Um abraço e que sinta a força para além da sua família tb dos amigos da tasca. Abraço
Grande abraço sr. Max,o meu querido irmão o natal passado não estava conosco,estava no hospital onde depois foi diagnosticado com cancro no pâncreas que és dos piores,fez quimio e eu via o quanto custava mas acho que só vocês que o passam é que sabem o quanto custa sinceramente,grande abraço de força e tudo vai correr pelo melhor,assim o espero.
SL
Para mim, correndo o mesmo que eles, temos tudo para ganhar, porque temos melhores jogadores. Será um excelente teste para ver o que foram estes dias de “2ª pré-época”, para ver se mudou alguma coisa ou se mantemos o mesmo padrão que nos tem enterrado a época!
Vitória e titulo mundial merecidissimo!!!
Um exemplo de como fazer uma equipa super competitiva assente num espirito de grupo inigualável e apenas com 2/3 jogadores acima da média.
Um exemplo de como competir, esta Argentina!!!
Não é isso que está em causa, nem a Argentina tem só 2 ou 3 jogadores acima da média.
Todo o meio campo é acima da média, o Otamendi é acima da média, os 3 avançados são acima da média. O GR é brutalmente acima da média. Só os laterais são um pouco mais fracos.
Atiras sempre ao lado.
Um gajo discute um assunto e tu argumentas com uma merda sobre outro assunto!
Esses para mim é que são acima da média. Depois dentro desses há os grandes talentos e os que são apenas acima da média…mas são sempre jogadores que eu vejo jogar num grande europeu.
Tenho a certeza que nenhum dos defesas da Argentina é…o Romero é o mais perto mas é burro que nem uma porta e se há coisa que eu acho que a Argentina teve mesmo sorte nos árbitros é por o Romero não ter sido expulso quase todos os jogos.
Do meio campo eu gosto daquela garra e tudo mais…mas não sei se são muito acima da média. O Enzo pode vir a ser…mas de resto. Mac Allister ou De Paul ou mesmo Paredes…eu gosto, mas…não são propriamente estrelas mundiais…
O Martinez fez um grande mundial…mas não é grande coisa. Só me lembrava do Ochoa. Não sei se conheces a carreira do Martinez ou se o viste jogar tirando neste mundial, mas…é avariado dos cornos, muito inconstante. Não acho nada acima da média e acho que o máximo a que pode aspirar é mesmo um Villa da vida…
Quem eu ache claramente acima da média só o Alvarez, Messi e Di Maria. De resto…acho o Lautaro mas neste mundial foi uma desgraça…parecia o Higuain…
Exacto, estou totalmente de acordo.
Daí que tenha dito 2/3 acima da média e mesmo assim…o Alvarez é suplente do Haaland (como seriam quase todos os avançados deste mundial, mas ainda assim não deixa de ser suplente) e o Di Maria está com quase 35 anos e perdeu muito daquele fulgor (ainda que tenha ainda muita qualidade).
Mas pronto, há sempre quem queira “bombardear” estas caixas de comentários com considerações parvas.
Foi claro que havia jogadores da Argentina em campo, que não deviam lá estar, no momento do golo.
Aqui há uns tempos, num jogo de formação do Sporting, um suplente que aquecia junto à linha de fundo, apanhou a bola com a mão antes dela sair completamente – a bola ia para fora e o lance não teria qualquer consequência a não ser um pontapé de baliza – e foi marcado penalti contra o Sporting porque a lei diz que é isso que deve acontecer. Aqui ninguém falou se havia ou não malícia, e mais o diabo a sete, como o parvalhão do Duarte Gomes falou ontem em relação a este lance. A lei é clara e era de não validar o golo – a culpa era dos gajos da Argentina que entraram em campo quando não o podiam fazer, o que se está a tornar um hábito mas ninguém liga!
Se a lei é demasiado abrangente a culpa não pode ser de quem se queixa de que a lei não foi comprida, mas de quem fez a lei abrangente. Pior fica se retificarem a lei, só darão razão à queixa.
Eu não discordo do que dizes, mas o bom senso tem de estar quando a lei é escrita e não quando se aplica. Nunca se irá a lado nenhum subjetivando algo que pode facilmente ser objectivo, isso só serve para mascarar incompetência e facilitar a corrupção.
Aliás esse lance é prova disso, se o árbitro quisesse anular anulava bem porque está sustentado na lei do jogo, se não quisesse não anulava porque teria a maior parte dos adeptos do lado dele. Foi um lance decisivo deixado à vontade de um gajo que a bem ou a mal pode influenciar o jogo como bem lhe apetece, e esse não é o papel do árbitro.
Percebo que a lei seja o que é. Ninguém pode entrar dentro de campo durante o jogo. Até porque é muito dificil descrever apenas as situações em que pode…
Um arbitro tem é de ter bom senso e perceber que numa situação como aquela…é o momento da emoção que os “atira” para dentro de campo e que não tem nenhuma interferência nem nada a ver com o lance…
Claro que se de repente os argentinos começam a entrar em campo muitas vezes ou por tudo e por nada…aí claro! Faz sentido cumprir a lei.
É por este tipo de merdas que os jogos não devem nunca ser arbitrados por maquinas…deve haver bom senso…
É tão interessante discutir a quem interessa a abrangência da lei e a sua discricionariedade, quando é possível elaborar leis taxativas e sem margem para interpretações, nem uso de bom senso ou costumes.
Há bom senso quando deixas passar porque é o calor do momento e há bom senso quando queres cumprir a lei à letra. Qual dos dois é mais valioso que o outro?
Isto era tudo evitável se eles tivessem posto o bom senso na lei e não deixado à interpretação, e era tão simples de o fazer. Deixam-se estas coisas nas mãos de quem não tem como papel decidir o jogo, mas fá-lo vezes sem conta.
Sim eu estou a falar em questões genéricas e não especificamente neste caso.
Neste caso o mais óbvio é o bom senso ser generalizado, mas estou como Fix…se decidisse de outra maneira podia escudar-se na lei que existe.
É assim para muitas outras decisões na nossa sociedade como por exemplo as prescrições, quando o bom senso até mandaria que situações tão lesivas materialmente quer ao nível da moralidade não permitisse a respetiva prescrição.
Mas aproveitei a discussão para mostrar a minha perplexidade de haver quem elabore normas com tantas lacunas e partes que dão aso à discricionariedade de quem tem o poder de tomar a decisão final quando é tão óbvio e fácil de especificar em texto de lei.
Essa coisa do “espirito da lei” só serve para mascarar incompetência ou corrupção. Na lei civil às vezes pode ser a diferença entre apanhares anos ou multa com serviço comunitário, depende sempre da vontade do juiz, mas claro, sempre protegido pelo “espirito da lei”
Aliás até acho que foi uma arbitragem bem decente para o que é habitual nos mundiais…
Lá está…até acho que o erro maior é o Romero não ver vermelhos….mas o arbitro acho que teve sempre o jogo +- controlado e portou-se igual para os 2. Foi soft nos penaltis, foi soft nos amarelos…para os 2 lados…
Parece que só há 5 ou 6 árbitros para apitar o Sporting….
Pelo menos a mim parece que são sempre os mesmos a apitar os jogos de maior nível de dificuldade ou risco perante eliminação de taças.
Só este godinho esteve nos piores momentos do Sporting.
Deve ter sido depois de ter levando uma peitaça do Danilo quando jogava no porto…
Eu não acredito que os árbitros devam ser coagidos, mas que se nota facilmente que mudaram o chip depois de eles ou os pais deles terem sido apertados, é uma constatação de um facto.
Epah…fui o único a ler as noticias de “P. Gonçalves volta ao meio campo” e a ficar meio deprimido…
O Morita não pode jogar? Não queria nada o P. Gonçalves a jogar no meio campo. Faz muita falta na frente. E precisa de estabilizar na posição…
De resto falta alguém? Já está tudo disponível, certo?
A equipa B ganhou de aflitos. Tal como aconteceu no passado, custa-me a ver a equipa a crescer. Parece sempre tudo meio ás 3 pancadas. No caso foi às 3 bolas paradas…a equipa tem muitas dificuldades em criar perigo em jogo corrido…parece muito perdida nas lutas a meio campo e tal, depois com pouco discernimento para construir no ultimo terço… Mas não é novo…
Custa-me muito ver isto acontecer todo o santo ano…ninguém parece crescer na equipa B…só em luta…
Foda-se…..tipo…..foda-se…..é tipo voltar 2 meses atrás e pensar “vamos ter de passar por tudo outra vez?!?!?”. Será que a única coisa que aconteceu foi…terem tempo para descansar? Assim que os jogos se multiplicarem voltamos à mesmíssima merda?
Eu estava com algumas esperanças…mas leio uma merda destas e fico deprimido….
Vou fazer o último comentário em relação ao mundial.
Para mim, claro.
Foi o pior mundial de sempre, por estas quatro razões :
1 – Mundial comprado pra ser no Qatar
2 – Ignoraram os direitos e as suas mortes
3 – As arbitragens fraquíssimas e muito tendenciosas, principalmente a partir dos quartos de final
4 – A partir de determinada altura foi evidente o empurrão á Argentina, que na final começou, como na meia final com dois penalties inexistentes, e candeia que vai á frente ilumina duas vezes.
O pior de sempre, este mundial, e já tenho 66 anos de idade, e já vi muitos mundiais.
Se achas este com más arbitragens (e teve) e tendenciosas (acho que não teve…até porque os beneficiados variaram tanto que é dificil perceber que raio queriam que acontecesse, tirando a narrativa da Argentina…mas como eu acho que os 2 foram bem assinalados ou que são no mínimo discutíveis, não acho nenhum um erro obvio, não como essa)…
Tens de rever o de 2002…
Dentro de campo, de muito longe, o pior mundial de sempre, para mim…a todos os niveis…
É especialmente engraçado a narrativa de que fizeram tudo para a Argentina ser campeã e depois assinala-se 2 penaltis contra ela na final….
Porque vi vários jogos em que jogadores com entradas horríveis e de ser expulso…e não foram….
A Argentina devia ter tido vários…mas a França ontem também houve entradas horríveis, Holanda também…no nosso com a Suiça há pelo menos 2 dos Suiços também muito fortes. Faltas por marcar, amarelos por mostrar, vermelhos por mostrar, faltas mal marcadas…
Curiosamente acho que o mais certinho ainda foi os penaltis…mais ou menos…
As arbitragens foram más…costumam ser más no mundial e este não foi melhor.
Eu acho que o “tendencioso” vem da irritação por a Argentina ganhar…
Aliás o Pepe acha que fomos eliminados porque tínhamos um arbitro argentino. O Gana acha que foi eliminado porque Portugal tinha de passar no grupo por causa do Ronaldo. O Uruguai…até a TV do VAR foi à procura de moedas no chão…para não falar da arbitragem do Inglaterra vs França que foi tenebrosa.
Eu acho é isso…as arbitragens foram más como são quase sempre no mundial. E por isso quem ganha parece sempre beneficiado. Mas se voltarem a ver os jogos…há tantos erros e para todos os lados…
Esquece Tiago… O ódio a Messi oi u a adoração a CR, ofusca tudo! Por mim é bem mais simples… Tive uns 15 anos a ver e usufruir de dois dos melhores… Se gosto mais do estilo de futebol do Messi? Sim! Se acho que o Ronaldo teve que trabalhar mais para chegar onde chegou? Acho!
Só um grande profissional como Ronaldo, a dar no duro, a acreditar que lá chegava, ia conseguir rivalizar com Messi nestes anos… Porque Messi já nasceu com aquele pé esquerdo, e Ronaldo teve que trabalhar muito, e muito, e muito…
Nisto só me irritam os que acham, que se gostarmos mais de um, não gostamos do outro…. Eu adoro os dois! Foram uns 15 anos de loucura… Um marcaca 2 golos na Champions na terça, o outro queria marca 3 na quarta… Foi Top! Agora é Mbappe… Mas acho que não vai ter ninguém a puxar por ele….
Messi não era o que é, sem Ronaldo!
Ronaldo não era o que é, sem Messi!
Não saber dar mérito aos dois, é apenas a parolice patriótica ou nalguns casos, clubisticas!
No entanto (e isto não tem nada a ver com “ódio a Messi ou adoração a CR”), há coincidências do cacete…
“Depois temos uma final do campeonato do mundo, com dois jogadores lendários que ambos jogam num clube onde o seu presidente é também o dono do país anfitrião do evento.”
Os 2 penáltis contra a Argentina não oferecem grandes duvidas!
O 2º não oferece duvidas nenhumas.
O 1º é penálti, e mais penálti é depois do penálti assinalado a favor da Argentina. Se marcas o penálti a favor da Argentina, o penálti para a França tem de ser marcado, logo não oferece duvidas.
Longe vai o tempo em que havia constantemente jogos a serem decididos por penáltis inexistentes, ou foras de jogo que passavam… Hoje os campos inclinam-se com a disciplina. Faltas que não se marcam para um lado e marcam-se sempre para o outro, amarelos perdoados a um lado e dados mal ao outro… É assim que se condicionam os jogos – já havia essa tendência antes do VAR, para esconder o óbvio, e agora tem mesmo de ser assim! Mesmo assim, aqui e ali, ainda aparecem lances inacreditáveis e nunca acontece nada a quem faz merda!
Futebolisticamente falando eu acho que foi o melhor mundial que vi nos meus 35 anos de vida. O facto de os jogadores estarem sem 50-60 jogos nas pernas tornou o Mundial bem mais interessante.
Fiquei com a sensação que a Argentina teria de ser sempre um finalista e a verdade é que contra os Paises Baixos e Croácia são várias as situações de cartões perdoados aos argentinos e repreensões verbais aos adversários que não vi aos sulamericanos.
Agora, chegados a final tão desejada pelos organizadores (os dois meninos bonitos do dono do Qatar e PSG, Messi vs MBappé), não vi favorecimentos a nenhum dos finalistas.
Praticamente não vi a fase de grupos mas dos poucos jogos que vi a seguir safou-se Paises Baixos-Argentina, Inglaterra-França e a final, o que é poucachinho.
Mas para os anfitriões valeu cada petrodólar gasto pois fica na história como o último mundial de uma geração de Bolas de Ouro e palco para a coroação do novo “melhor de sempre”…
Mas eu acho que Holandeses e Croatas também tiveram via bem aberta para o cacete. Pelo menos no jogo da Holanda lembro-me de algumas cacetadas bem simpáticas…
O Arbitro desse jogo não vale um colhão e fez uma carreira internacional muito respeitável! Isso é que é impressionante.
Eu percebo o que dizem mas volto ao que eu achei…eu achei que neste mundial se andou a evitar os cartões. A Argentina como ganhou e como tem muita gente “da distribuição de fruta”, notou-se mais. De Paul, Romero, Acuna…Mas vi muita complacência com muitos jogadores de muitas equipas….
Tal como por exemplo no Portugal vs Uruguai foi um “vê se te avias” e muitos outros.
As arbitragem foram fraquissimas…como é apanágio do Mundial. Não sei se este foi pior do que o normal. Pior do que o da Koreia e Japão sei que não foi…
Em comunicado, o FC Porto confirmou que enviou à Federação de Andebol de Portugal (FAP) e à Federação Europeia de Andebola (EHF) uma exposição onde se queixa de «comportamento persecutório» por parte da arbitragem nas competições nacionais. Um «statuts quo lastimável» que, segundo os dragões, convém ao conselho de arbitragem da FAP e que coloca em causa o investimento do clube na modalidade.
Leia o comunicado na integra:
«FC Porto queixa-se de “comportamento persecutório”
A direção do FC Porto apresentou ao conselho de arbitragem da Federação de Andebol de Portugal (FAP), à direção da FAP e à Federação Europeia de Andebol (EHF) uma longa exposição em que denuncia arbitragens “objetivamente tendenciosas e prejudiciais” em jogos das competições nacionais. Face à “conivência do conselho de arbitragem da FAP” perante um “status quo lastimável”, o clube anuncia que pode deixar de “ter condições para continuar a investir na modalidade”.
O documento é suportado por cinco ficheiros de vídeo que reúnem erros objetivos cometidos em outros tantos jogos. Estão em causa o FC Porto-Benfica de 12 de novembro (13 erros), o FC Porto-Benfica de 10 de setembro (10 erros) e o Sporting-FC Porto de 7 de maio (19 erros), três encontros dirigidos pela dupla constituída por Daniel Martins e Roberto Martins, que “tem vindo recorrente e sistematicamente a prejudicar o FC Porto, com erros objetivos por demais evidentes”. A direção do clube “não entende”, por isso, como é que estes árbitros visados no processo “Cashball” continuam a ser nomeados para jogos do FC Porto, e questiona se “este tipo de atuação não poderá ser entendido como forma de represália contra o FC Porto”.
Outros dois desafios foram objeto de denúncia: a final da Taça de Portugal frente ao Sporting, realizada a 12 de junho e arbitrada por Mário Coutinho e Ramiro Silva (24 erros); e o Sporting-FC Porto de 27 de novembro, dirigido por Duarte Santos e Ricardo Fonseca (20 erros). Os desempenhos das equipas de arbitragem nestes jogos demonstram que os erros em prejuízo do FC Porto “deixaram de ser esporádicos e casuais” e circunscritos a uma dupla, para se tornarem “praticamente expectáveis” em todos os encontros com maior grau de dificuldade.
A direção do FC Porto expõe ainda que esta atitude “altamente persecutória” da arbitragem “vem criando no seio da equipa de andebol do FC Porto um sentimento de revolta e de frustração” e tem contribuído para “uma forte diminuição do espetáculo nos pavilhões” e para “a descredibilização do andebol em território nacional”.
As arbitragens dos jogos de andebol do FC Porto serão o assunto principal de uma emissão do Universo Porto, no Porto Canal e na FC Porto TV, em que serão exibidos os vídeos remetidos para a FAP e a EHF. O programa arranca às 23h00 desta terça-feira.»
Impressionante!
Espero que o Sporting não se fique pelo silêncio…
De qualquer maneira, acho que eles estão a fazer aquilo que eu defendo que o Sporting faça, em todas as modalidades, sempre que houver campos inclinados, que é queixarem-se com suporte nas imagens e com referência aos árbitros em questão!
“Miguel Braga, diretor de comunicação do Sporting, reagiu às queixas sobre a arbitragem que o FC Porto endereçou, esta terça-feira, para a EHF, ameaçando até reduzir o investimento na modalidade por esse motivo.
No Twitter, o dirigente dos leões criticou a postura dos azuis e brancos e recordou um «golo fantasma» marcado pelos dragões na final da Taça de Portugal entre as duas equipas na temporada passada.
O FC Porto perante o maior investimento de sempre no Andebol, vem agora tentar presssionar a arbitragem (40 anos disto), anunciando que fará a exposição no Porto Canal (com a ERC sempre em silêncio).
P.S. esqueceram-se também do (golo fantasma) que lhes valeu uma vitória recente
— Miguel Braga (@MrBraga8) December 20, 2022”
Se o FCPorto se queixou a federação europeia de Andebol.
O Sporting devia também se ter queixado à UEFA a quando daquele triste jogo na época passada no dragao contra o Sporting, que até os meninos dos coletes agrediram jogadores do Sporting.
Já não se lembram desse ambiente e dessa arbitragem, pois é, esquece muito a muita gente.
Até o jogo filmado devia ter sido enviado, pra UEFA poder ver, como se atribui um título em Portugal.
É preciso um clube ou quem está á frente, ter uma cara de pau.
Estou agora a refletir sobre esta anedótica exposição á federação de Andebol Europeia.
Com 40 anos negros ainda há desplante para se fazer uma exposição a um organismo europeu ?
Não só cara de pau, nem sei bem o que lhe hei-de chamar.
Isto só pró programa do Ricardo Araújo Pereira, daria certamente muitas gargalhadas.
Enfim, já se chegou a isto.
19 Dezembro, 2022 at 7:24
Bom dia!
Z
19 Dezembro, 2022 at 8:19
Ainda deu para tremer 🙂
O Hiki é lixados nestes formatos. Online então upa upa
19 Dezembro, 2022 at 8:23
Foram uns ultimos jogos muito intensos 🙂
Estou a seguir o torneio em Sitges… Está a jogar o André Sousa (IM), começou bem tendo empatado como o grande Vassil Ivanchuk… Mas depois perdeu um pouco de gás…
Z
19 Dezembro, 2022 at 8:25
E também está o “famoso” Hans Niemman… 🙂
Z
19 Dezembro, 2022 at 22:41
Esses jogos só vou apanhando uns recaps no YouTube.
Um empate com o Ivanchuk é sempre de valor, atenção.
Olha, o Hans é que percebe de vibradores oh tomasturbalo
19 Dezembro, 2022 at 8:03
Bom dia para todos os amigos da Tasca…
Desejo-vos a todos e às vossas famílias…
Um Santo e Feliz Natal…
E um Melhor Ano de 2023…
Em que não falte sobretudo a saúde…
( eu vou indo, neste momento “ na ressaca” do tratamento da última quinta-feira…
Mas com um grande desejo de viver…)
Um abraço para todos, com um “ pedido “…
Que cada um de nós…
“ Tente” ( pelo menos…), ser um factor de Paz…
Sporting Sempre…!
SL
19 Dezembro, 2022 at 8:16
Tudo de bom, Max.
Continue a sua luta. Nunca perca essa motivação e vontade de viver.
“Aquele que tenha um “porquê” pelo qual viver, aguenta praticamente qualquer “como”.” – Nietzsche
19 Dezembro, 2022 at 8:23
Um grande abraço Max!
Z
19 Dezembro, 2022 at 9:11
Forte abraço Sr Max!
19 Dezembro, 2022 at 9:15
Força nisso.
19 Dezembro, 2022 at 9:19
Um forte abraço amigo Max!
19 Dezembro, 2022 at 9:30
Sr Max. Um feliz Natal para si e para os seus. Vai ganhar a batalha. Um abraço e que sinta a força para além da sua família tb dos amigos da tasca. Abraço
19 Dezembro, 2022 at 10:09
Max, um forte abraço!!
19 Dezembro, 2022 at 10:27
Então, como celebraste o resultado em basket do SCP x Imortal ???
19 Dezembro, 2022 at 10:23
Muita Força Max!!!
SL
19 Dezembro, 2022 at 10:48
Obrigado Sr. Max. Agradeço e retribuo. Vou esforçar-me para ser um facto de paz.
E aproveito para desejar boas festas a todos os tasqueiros!
19 Dezembro, 2022 at 10:58
Grande abraço, Max!
Desejo que tudo corra pelo melhor e que supere este momento complicado.
Boas Festas!
19 Dezembro, 2022 at 10:59
Obrigado, Max.
Um Santo Natal e um Excelente 2023 para si e para os seus.
Muita força! Um abraço.
19 Dezembro, 2022 at 11:29
Ma-xe! Ma-xe! Ma-xe!
‘Boraaaa!
19 Dezembro, 2022 at 13:26
Grande abraço sr. Max,o meu querido irmão o natal passado não estava conosco,estava no hospital onde depois foi diagnosticado com cancro no pâncreas que és dos piores,fez quimio e eu via o quanto custava mas acho que só vocês que o passam é que sabem o quanto custa sinceramente,grande abraço de força e tudo vai correr pelo melhor,assim o espero.
SL
19 Dezembro, 2022 at 8:12
Caro Max, tudo de bom para si!
E venho sublinhar as suas palavras, tudo seria bem melhor, se cada um de nós fosse um factor de paz.
19 Dezembro, 2022 at 8:53
Força, MAX.
19 Dezembro, 2022 at 10:00
Hoje é dia de passar para a meia final da Taça da Liga.
Jogamos em casa.
Tivemos o Mundial e jogos da taça da liga para preparar.
O benfica fez o favor de sair mais cedo.
Vamos ver…
19 Dezembro, 2022 at 11:05
Mais logo teremos um jogo complicado.
Para mim, correndo o mesmo que eles, temos tudo para ganhar, porque temos melhores jogadores. Será um excelente teste para ver o que foram estes dias de “2ª pré-época”, para ver se mudou alguma coisa ou se mantemos o mesmo padrão que nos tem enterrado a época!
19 Dezembro, 2022 at 11:42
Taça da Liga:
Sporting (4º da 1ª Liga) defronta Braga (3º da 1ª Liga) nos quartos de final.
Passando pode defrontar Moreirense (1º da 2ª Liga) ou Arouca (9º da 1ª Liga).
Passando pode defrontar na Final:
Porto (2º da 1ª Liga)
Vs
Gil Vicente (16º da 1ª Liga)
ou
Académico de Viseu (6º da 2ª Liga)
Vs
Boavista (11º da 1ª Liga)
19 Dezembro, 2022 at 11:50
Ou seja, caso o clube de Carnide tivesse passado se passarmos os 1/4s final apanha vamos essa corja nas 1/2as finais…
Mas que sorteio senhores, que sorteio…
19 Dezembro, 2022 at 11:52
E, da direcção de BILTRES que ocupam os órgãos sociais leoninos nem uma letra, quanto mais uma palavra sobre estes sorteios INDECENTES …
Papam tudo o que o sistema lhes mete na gamela …
19 Dezembro, 2022 at 12:50
Quando temos apanhado o Braga nas meias finais, e o Benfic@ e Porto se defrontam na outra meia final, o sorteio também é martelado?
19 Dezembro, 2022 at 20:02
É, é isso mesmo …
Pior cego não é o que não vê … É o que não quer ver …
19 Dezembro, 2022 at 12:04
Então. Parece que temos um Campeão do Mundo, com um golo ilegal?
19 Dezembro, 2022 at 12:20
?!
19 Dezembro, 2022 at 12:46
Vitória e titulo mundial merecidissimo!!!
Um exemplo de como fazer uma equipa super competitiva assente num espirito de grupo inigualável e apenas com 2/3 jogadores acima da média.
Um exemplo de como competir, esta Argentina!!!
19 Dezembro, 2022 at 12:49
Não é isso que está em causa, nem a Argentina tem só 2 ou 3 jogadores acima da média.
Todo o meio campo é acima da média, o Otamendi é acima da média, os 3 avançados são acima da média. O GR é brutalmente acima da média. Só os laterais são um pouco mais fracos.
Atiras sempre ao lado.
Um gajo discute um assunto e tu argumentas com uma merda sobre outro assunto!
19 Dezembro, 2022 at 12:53
Problema crónico de verborreia…infindável!!!
19 Dezembro, 2022 at 13:01
No teu caso, é!
19 Dezembro, 2022 at 13:08
Quando dizes acima da média estás a dizer o quê?
Jogadores de clube grande europeu?
Esses para mim é que são acima da média. Depois dentro desses há os grandes talentos e os que são apenas acima da média…mas são sempre jogadores que eu vejo jogar num grande europeu.
Tenho a certeza que nenhum dos defesas da Argentina é…o Romero é o mais perto mas é burro que nem uma porta e se há coisa que eu acho que a Argentina teve mesmo sorte nos árbitros é por o Romero não ter sido expulso quase todos os jogos.
Do meio campo eu gosto daquela garra e tudo mais…mas não sei se são muito acima da média. O Enzo pode vir a ser…mas de resto. Mac Allister ou De Paul ou mesmo Paredes…eu gosto, mas…não são propriamente estrelas mundiais…
O Martinez fez um grande mundial…mas não é grande coisa. Só me lembrava do Ochoa. Não sei se conheces a carreira do Martinez ou se o viste jogar tirando neste mundial, mas…é avariado dos cornos, muito inconstante. Não acho nada acima da média e acho que o máximo a que pode aspirar é mesmo um Villa da vida…
Quem eu ache claramente acima da média só o Alvarez, Messi e Di Maria. De resto…acho o Lautaro mas neste mundial foi uma desgraça…parecia o Higuain…
19 Dezembro, 2022 at 14:13
Exacto, estou totalmente de acordo.
Daí que tenha dito 2/3 acima da média e mesmo assim…o Alvarez é suplente do Haaland (como seriam quase todos os avançados deste mundial, mas ainda assim não deixa de ser suplente) e o Di Maria está com quase 35 anos e perdeu muito daquele fulgor (ainda que tenha ainda muita qualidade).
Mas pronto, há sempre quem queira “bombardear” estas caixas de comentários com considerações parvas.
19 Dezembro, 2022 at 12:46
Foi claro que havia jogadores da Argentina em campo, que não deviam lá estar, no momento do golo.
Aqui há uns tempos, num jogo de formação do Sporting, um suplente que aquecia junto à linha de fundo, apanhou a bola com a mão antes dela sair completamente – a bola ia para fora e o lance não teria qualquer consequência a não ser um pontapé de baliza – e foi marcado penalti contra o Sporting porque a lei diz que é isso que deve acontecer. Aqui ninguém falou se havia ou não malícia, e mais o diabo a sete, como o parvalhão do Duarte Gomes falou ontem em relação a este lance. A lei é clara e era de não validar o golo – a culpa era dos gajos da Argentina que entraram em campo quando não o podiam fazer, o que se está a tornar um hábito mas ninguém liga!
19 Dezembro, 2022 at 13:10
Se anulassem o golo à Argentina por aqui…foda-se….
No caso que dizes, eles tocam a bola dentro de campo. É um exagero do arbitro mas ao menos interferem alguma coisa.
Se anulassem um golo por haver um pé dentro de campo a 80 metros da jogada…era absurdo!
19 Dezembro, 2022 at 13:27
Se a lei é demasiado abrangente a culpa não pode ser de quem se queixa de que a lei não foi comprida, mas de quem fez a lei abrangente. Pior fica se retificarem a lei, só darão razão à queixa.
19 Dezembro, 2022 at 13:31
Epah sim mas também há o bom senso…
Aquilo interfere zero com o jogo…
Se fosse o Sporting e me anulassem assim um golo eu ficava para lá de fodido com o arbitro.
Gostava de saber quantos golos tiveram jogadores dentro de campo a mais…devem ser muitos. Não é dificil de acontecer o que aconteceu no jogo…
19 Dezembro, 2022 at 13:58
Eu não discordo do que dizes, mas o bom senso tem de estar quando a lei é escrita e não quando se aplica. Nunca se irá a lado nenhum subjetivando algo que pode facilmente ser objectivo, isso só serve para mascarar incompetência e facilitar a corrupção.
19 Dezembro, 2022 at 14:01
Aliás esse lance é prova disso, se o árbitro quisesse anular anulava bem porque está sustentado na lei do jogo, se não quisesse não anulava porque teria a maior parte dos adeptos do lado dele. Foi um lance decisivo deixado à vontade de um gajo que a bem ou a mal pode influenciar o jogo como bem lhe apetece, e esse não é o papel do árbitro.
19 Dezembro, 2022 at 14:28
Eu não concordo contigo.
Percebo que a lei seja o que é. Ninguém pode entrar dentro de campo durante o jogo. Até porque é muito dificil descrever apenas as situações em que pode…
Um arbitro tem é de ter bom senso e perceber que numa situação como aquela…é o momento da emoção que os “atira” para dentro de campo e que não tem nenhuma interferência nem nada a ver com o lance…
Claro que se de repente os argentinos começam a entrar em campo muitas vezes ou por tudo e por nada…aí claro! Faz sentido cumprir a lei.
É por este tipo de merdas que os jogos não devem nunca ser arbitrados por maquinas…deve haver bom senso…
19 Dezembro, 2022 at 14:30
É tão interessante discutir a quem interessa a abrangência da lei e a sua discricionariedade, quando é possível elaborar leis taxativas e sem margem para interpretações, nem uso de bom senso ou costumes.
Mais trabalho para advogados e juízes…
19 Dezembro, 2022 at 14:34
O que é muitas vezes para ti TCdL?
O teu bom senso pode não ser o do gajo do lado.
É difícil escrever a lei para que não deixe margem para dúvidas e salvaguarde esse bom senso?
Por exemplo especificar mesmo isso…desde que não haja impacto na jogada ou interfira com algum atleta em campo.
19 Dezembro, 2022 at 14:49
Repara…
Estamos a falar de uma situação que é impossivel o arbitro ver. Só o VAR.
Outra coisa é eles entrarem em campo a reclamar com o arbitro ou estarem sempre a entrar que o 4º arbitro tem de os avisar 2 e 3 vezes….
Se entram em campo para reclamar com o arbitro podem logo levar amarelo e parar o jogo.
Não é dificil. Há casos em que isso do bom senso é uma linha fina…este não é o caso.
19 Dezembro, 2022 at 15:14
Há bom senso quando deixas passar porque é o calor do momento e há bom senso quando queres cumprir a lei à letra. Qual dos dois é mais valioso que o outro?
Isto era tudo evitável se eles tivessem posto o bom senso na lei e não deixado à interpretação, e era tão simples de o fazer. Deixam-se estas coisas nas mãos de quem não tem como papel decidir o jogo, mas fá-lo vezes sem conta.
19 Dezembro, 2022 at 15:14
Sim eu estou a falar em questões genéricas e não especificamente neste caso.
Neste caso o mais óbvio é o bom senso ser generalizado, mas estou como Fix…se decidisse de outra maneira podia escudar-se na lei que existe.
É assim para muitas outras decisões na nossa sociedade como por exemplo as prescrições, quando o bom senso até mandaria que situações tão lesivas materialmente quer ao nível da moralidade não permitisse a respetiva prescrição.
Mas aproveitei a discussão para mostrar a minha perplexidade de haver quem elabore normas com tantas lacunas e partes que dão aso à discricionariedade de quem tem o poder de tomar a decisão final quando é tão óbvio e fácil de especificar em texto de lei.
Interessa a quem….
19 Dezembro, 2022 at 13:31
Essa coisa do “espirito da lei” só serve para mascarar incompetência ou corrupção. Na lei civil às vezes pode ser a diferença entre apanhares anos ou multa com serviço comunitário, depende sempre da vontade do juiz, mas claro, sempre protegido pelo “espirito da lei”
19 Dezembro, 2022 at 13:55
Esse lance nem tem discussão…agor ao do 1 penalty a favor da Argentina não consigo perceber onde está a falta…e o var não diz nada neste lance?!?
19 Dezembro, 2022 at 14:15
Não tem de dizer. É um lance de interpretação. Há toque, logo é a interpretação que decide se o toque faz cair ou se o toque não faz cair…
19 Dezembro, 2022 at 14:37
Para os dois lados houve penaltis que minha nossa senhora.
Pareciam o jonas nos tempos áureos do benfica.
19 Dezembro, 2022 at 14:47
Acho os 2 penaltis soft, mas acho os 2 penaltis…
O arbitro foi coerente…
Aliás até acho que foi uma arbitragem bem decente para o que é habitual nos mundiais…
Lá está…até acho que o erro maior é o Romero não ver vermelhos….mas o arbitro acho que teve sempre o jogo +- controlado e portou-se igual para os 2. Foi soft nos penaltis, foi soft nos amarelos…para os 2 lados…
19 Dezembro, 2022 at 13:00
Luis Godinho no Sporting-Braga… Hugo Miguel é o VAR.
19 Dezembro, 2022 at 13:18
Parece que só há 5 ou 6 árbitros para apitar o Sporting….
Pelo menos a mim parece que são sempre os mesmos a apitar os jogos de maior nível de dificuldade ou risco perante eliminação de taças.
Só este godinho esteve nos piores momentos do Sporting.
Deve ter sido depois de ter levando uma peitaça do Danilo quando jogava no porto…
Eu não acredito que os árbitros devam ser coagidos, mas que se nota facilmente que mudaram o chip depois de eles ou os pais deles terem sido apertados, é uma constatação de um facto.
19 Dezembro, 2022 at 14:16
Peitaça do Danilo… Ah! Ah! Ah!
Expulsão mais ridícula do mundo do futebol…
19 Dezembro, 2022 at 14:35
Sem dúvida…
O que é certo é que a partir daí portou-se melhor a favor do porto.
19 Dezembro, 2022 at 14:19
DJ Fenner (agredido por Travante) já foi apresentado por uma equipa da Polónia…
19 Dezembro, 2022 at 14:22
Tem que haver um substituto á altura.
19 Dezembro, 2022 at 14:26
DJ’s não são bem vindos no nosso Club. Normalmente acabam expulsos com maior ou menor violência, física ou não…
Ainda se fosse um “Consiérge de la Musique”, agora um DJ? Isso qualquer discoteca reles tem…
19 Dezembro, 2022 at 14:36
DJ é rasco.
DR é que é chique.
19 Dezembro, 2022 at 15:23
Realmente DJs nao tem nivel, alguem tem que por um travante nisso!!
19 Dezembro, 2022 at 16:05
Epah…fui o único a ler as noticias de “P. Gonçalves volta ao meio campo” e a ficar meio deprimido…
O Morita não pode jogar? Não queria nada o P. Gonçalves a jogar no meio campo. Faz muita falta na frente. E precisa de estabilizar na posição…
De resto falta alguém? Já está tudo disponível, certo?
A equipa B ganhou de aflitos. Tal como aconteceu no passado, custa-me a ver a equipa a crescer. Parece sempre tudo meio ás 3 pancadas. No caso foi às 3 bolas paradas…a equipa tem muitas dificuldades em criar perigo em jogo corrido…parece muito perdida nas lutas a meio campo e tal, depois com pouco discernimento para construir no ultimo terço… Mas não é novo…
Custa-me muito ver isto acontecer todo o santo ano…ninguém parece crescer na equipa B…só em luta…
19 Dezembro, 2022 at 16:18
“Epah…fui o único a ler as noticias de “P. Gonçalves volta ao meio campo” e a ficar meio deprimido…”
Um mês para testar e treinar alternativas, para no fim aplicar a mesma fórmula. Então e a aposta nos jovens ??
19 Dezembro, 2022 at 16:56
Pois, é que nem se pode dizer que o pote é NOVO na função
19 Dezembro, 2022 at 17:00
Foda-se…..tipo…..foda-se…..é tipo voltar 2 meses atrás e pensar “vamos ter de passar por tudo outra vez?!?!?”. Será que a única coisa que aconteceu foi…terem tempo para descansar? Assim que os jogos se multiplicarem voltamos à mesmíssima merda?
Eu estava com algumas esperanças…mas leio uma merda destas e fico deprimido….
19 Dezembro, 2022 at 16:13
Vou fazer o último comentário em relação ao mundial.
Para mim, claro.
Foi o pior mundial de sempre, por estas quatro razões :
1 – Mundial comprado pra ser no Qatar
2 – Ignoraram os direitos e as suas mortes
3 – As arbitragens fraquíssimas e muito tendenciosas, principalmente a partir dos quartos de final
4 – A partir de determinada altura foi evidente o empurrão á Argentina, que na final começou, como na meia final com dois penalties inexistentes, e candeia que vai á frente ilumina duas vezes.
O pior de sempre, este mundial, e já tenho 66 anos de idade, e já vi muitos mundiais.
19 Dezembro, 2022 at 16:22
Foi Argentina e Marrocos, tinham via aberta para a porrada!!
O Paredes divia ter visto pelo menos 1 vermelho em cada jogo que jogou, e o amrabaat tambem!
19 Dezembro, 2022 at 16:23
Se achas este com más arbitragens (e teve) e tendenciosas (acho que não teve…até porque os beneficiados variaram tanto que é dificil perceber que raio queriam que acontecesse, tirando a narrativa da Argentina…mas como eu acho que os 2 foram bem assinalados ou que são no mínimo discutíveis, não acho nenhum um erro obvio, não como essa)…
Tens de rever o de 2002…
Dentro de campo, de muito longe, o pior mundial de sempre, para mim…a todos os niveis…
É especialmente engraçado a narrativa de que fizeram tudo para a Argentina ser campeã e depois assinala-se 2 penaltis contra ela na final….
19 Dezembro, 2022 at 16:32
Eu acho que foi tendencia…
Porque vi vários jogos em que jogadores com entradas horríveis e de ser expulso…e não foram….
A Argentina devia ter tido vários…mas a França ontem também houve entradas horríveis, Holanda também…no nosso com a Suiça há pelo menos 2 dos Suiços também muito fortes. Faltas por marcar, amarelos por mostrar, vermelhos por mostrar, faltas mal marcadas…
Curiosamente acho que o mais certinho ainda foi os penaltis…mais ou menos…
As arbitragens foram más…costumam ser más no mundial e este não foi melhor.
Eu acho que o “tendencioso” vem da irritação por a Argentina ganhar…
Aliás o Pepe acha que fomos eliminados porque tínhamos um arbitro argentino. O Gana acha que foi eliminado porque Portugal tinha de passar no grupo por causa do Ronaldo. O Uruguai…até a TV do VAR foi à procura de moedas no chão…para não falar da arbitragem do Inglaterra vs França que foi tenebrosa.
Eu acho é isso…as arbitragens foram más como são quase sempre no mundial. E por isso quem ganha parece sempre beneficiado. Mas se voltarem a ver os jogos…há tantos erros e para todos os lados…
19 Dezembro, 2022 at 16:32
Esta era resposta ao “Lobao o Leao”.
19 Dezembro, 2022 at 17:14
Esquece Tiago… O ódio a Messi oi u a adoração a CR, ofusca tudo! Por mim é bem mais simples… Tive uns 15 anos a ver e usufruir de dois dos melhores… Se gosto mais do estilo de futebol do Messi? Sim! Se acho que o Ronaldo teve que trabalhar mais para chegar onde chegou? Acho!
Só um grande profissional como Ronaldo, a dar no duro, a acreditar que lá chegava, ia conseguir rivalizar com Messi nestes anos… Porque Messi já nasceu com aquele pé esquerdo, e Ronaldo teve que trabalhar muito, e muito, e muito…
Nisto só me irritam os que acham, que se gostarmos mais de um, não gostamos do outro…. Eu adoro os dois! Foram uns 15 anos de loucura… Um marcaca 2 golos na Champions na terça, o outro queria marca 3 na quarta… Foi Top! Agora é Mbappe… Mas acho que não vai ter ninguém a puxar por ele….
Messi não era o que é, sem Ronaldo!
Ronaldo não era o que é, sem Messi!
Não saber dar mérito aos dois, é apenas a parolice patriótica ou nalguns casos, clubisticas!
19 Dezembro, 2022 at 17:28
De acordo Lampeao
19 Dezembro, 2022 at 20:04
De acordo.
No entanto (e isto não tem nada a ver com “ódio a Messi ou adoração a CR”), há coincidências do cacete…
“Depois temos uma final do campeonato do mundo, com dois jogadores lendários que ambos jogam num clube onde o seu presidente é também o dono do país anfitrião do evento.”
19 Dezembro, 2022 at 18:46
Os 2 penáltis contra a Argentina não oferecem grandes duvidas!
O 2º não oferece duvidas nenhumas.
O 1º é penálti, e mais penálti é depois do penálti assinalado a favor da Argentina. Se marcas o penálti a favor da Argentina, o penálti para a França tem de ser marcado, logo não oferece duvidas.
Longe vai o tempo em que havia constantemente jogos a serem decididos por penáltis inexistentes, ou foras de jogo que passavam… Hoje os campos inclinam-se com a disciplina. Faltas que não se marcam para um lado e marcam-se sempre para o outro, amarelos perdoados a um lado e dados mal ao outro… É assim que se condicionam os jogos – já havia essa tendência antes do VAR, para esconder o óbvio, e agora tem mesmo de ser assim! Mesmo assim, aqui e ali, ainda aparecem lances inacreditáveis e nunca acontece nada a quem faz merda!
19 Dezembro, 2022 at 16:39
O melhor para mim ate agora foi o de 1994 nos EUA.
19 Dezembro, 2022 at 17:16
És novinho… México 86 e Itália 90 foram bem melhores… O Espanha 82 foi bom, mas tinha 6 anos e só me lembro da eliminação do Brasil e da final…
19 Dezembro, 2022 at 16:14
direitos quis dizer, direitos humanos.
19 Dezembro, 2022 at 16:23
Futebolisticamente falando eu acho que foi o melhor mundial que vi nos meus 35 anos de vida. O facto de os jogadores estarem sem 50-60 jogos nas pernas tornou o Mundial bem mais interessante.
19 Dezembro, 2022 at 16:41
+1!
Muitos golos, muitas boas equipas mas todas com defeitos visíveis, sem nenhuma equipa dominadora e ainda houve surpresas…
Foi bem entretido! E podia ter caído mas qualquer outra que não a Argentina…apesar de achar que fica também bem entregue à Argentina…
19 Dezembro, 2022 at 16:53
Chuva, inundações, alagamentos e o diabo a 4.
Um gajo não compra bilhetes a pensar nisso e até agora não choveu 1 gota em Lx…
19 Dezembro, 2022 at 17:08
Fiquei com a sensação que a Argentina teria de ser sempre um finalista e a verdade é que contra os Paises Baixos e Croácia são várias as situações de cartões perdoados aos argentinos e repreensões verbais aos adversários que não vi aos sulamericanos.
Agora, chegados a final tão desejada pelos organizadores (os dois meninos bonitos do dono do Qatar e PSG, Messi vs MBappé), não vi favorecimentos a nenhum dos finalistas.
Praticamente não vi a fase de grupos mas dos poucos jogos que vi a seguir safou-se Paises Baixos-Argentina, Inglaterra-França e a final, o que é poucachinho.
Mas para os anfitriões valeu cada petrodólar gasto pois fica na história como o último mundial de uma geração de Bolas de Ouro e palco para a coroação do novo “melhor de sempre”…
19 Dezembro, 2022 at 17:15
Um penalty perdoado à argentina na primeira parte e conseguirem terminar o jogo com 11… pormenores.
19 Dezembro, 2022 at 18:49
Claríssimo!
19 Dezembro, 2022 at 17:26
Posso ter de rever o jogo…
Mas eu acho que Holandeses e Croatas também tiveram via bem aberta para o cacete. Pelo menos no jogo da Holanda lembro-me de algumas cacetadas bem simpáticas…
O Arbitro desse jogo não vale um colhão e fez uma carreira internacional muito respeitável! Isso é que é impressionante.
Eu percebo o que dizem mas volto ao que eu achei…eu achei que neste mundial se andou a evitar os cartões. A Argentina como ganhou e como tem muita gente “da distribuição de fruta”, notou-se mais. De Paul, Romero, Acuna…Mas vi muita complacência com muitos jogadores de muitas equipas….
Tal como por exemplo no Portugal vs Uruguai foi um “vê se te avias” e muitos outros.
As arbitragem foram fraquissimas…como é apanágio do Mundial. Não sei se este foi pior do que o normal. Pior do que o da Koreia e Japão sei que não foi…
19 Dezembro, 2022 at 17:33
Há algum bilhete para hoje?
19 Dezembro, 2022 at 18:07
Ultimamente vi 2 campeões do mundo sem espinhas, Espanha e Alemanha, o resto é o resto.
A minha maior mágoa, não assistir a coroação daquela máquina de futebol conandada por ZICO.
Quando me falam do GOAT, é como no ténis, desato às gargalhadas…
19 Dezembro, 2022 at 18:22
Luizinho, Junior, Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates, Zico, Éder e Serginho.
Do melhor que já vi! Comparável…, só a Argentina de 86.
19 Dezembro, 2022 at 19:19
A Argentina de 86, melhor do que o Brasil de 82??? Fdxxxx
Aquilo era Maradona, ok, Valdano, e mais 9….
19 Dezembro, 2022 at 19:55
Olarticoechea, Batista, Burruchaga, Henrique, Valdano, Deus…
Aprende a ler. Quem falou em melhor? Comparável…
19 Dezembro, 2022 at 20:42
Em 86 o redes era Pumpido!
19 Dezembro, 2022 at 19:20
Nem melhor, nem comparável…
19 Dezembro, 2022 at 18:24
“A minha maior mágoa, não assistir a coroação daquela máquina de futebol conandada por ZICO.”
+1
19 Dezembro, 2022 at 18:09
Comandada, se vem que conandada é como o Gana livre do colonismo…..by luz nuno
19 Dezembro, 2022 at 18:31
Melhor mundial indiscutivelmente o da Espanha 82 com aquela fabulosa equipa do Brasil!
19 Dezembro, 2022 at 18:33
Pretoriano, junta Leandro, Paulo Izidoro, Baptista, Óscar…
19 Dezembro, 2022 at 18:53
Oficial: John Textor é o novo dono do Lyon.
19 Dezembro, 2022 at 20:05
Money makes the world go round
19 Dezembro, 2022 at 19:30
A nossa equipa pra hoje.
Sem novidades.
E Arthur farto de mostrar, e mais do mesmo.
Veremos como hoje irá ser.
20 Dezembro, 2022 at 13:41
Em comunicado, o FC Porto confirmou que enviou à Federação de Andebol de Portugal (FAP) e à Federação Europeia de Andebola (EHF) uma exposição onde se queixa de «comportamento persecutório» por parte da arbitragem nas competições nacionais. Um «statuts quo lastimável» que, segundo os dragões, convém ao conselho de arbitragem da FAP e que coloca em causa o investimento do clube na modalidade.
Leia o comunicado na integra:
«FC Porto queixa-se de “comportamento persecutório”
A direção do FC Porto apresentou ao conselho de arbitragem da Federação de Andebol de Portugal (FAP), à direção da FAP e à Federação Europeia de Andebol (EHF) uma longa exposição em que denuncia arbitragens “objetivamente tendenciosas e prejudiciais” em jogos das competições nacionais. Face à “conivência do conselho de arbitragem da FAP” perante um “status quo lastimável”, o clube anuncia que pode deixar de “ter condições para continuar a investir na modalidade”.
O documento é suportado por cinco ficheiros de vídeo que reúnem erros objetivos cometidos em outros tantos jogos. Estão em causa o FC Porto-Benfica de 12 de novembro (13 erros), o FC Porto-Benfica de 10 de setembro (10 erros) e o Sporting-FC Porto de 7 de maio (19 erros), três encontros dirigidos pela dupla constituída por Daniel Martins e Roberto Martins, que “tem vindo recorrente e sistematicamente a prejudicar o FC Porto, com erros objetivos por demais evidentes”. A direção do clube “não entende”, por isso, como é que estes árbitros visados no processo “Cashball” continuam a ser nomeados para jogos do FC Porto, e questiona se “este tipo de atuação não poderá ser entendido como forma de represália contra o FC Porto”.
Outros dois desafios foram objeto de denúncia: a final da Taça de Portugal frente ao Sporting, realizada a 12 de junho e arbitrada por Mário Coutinho e Ramiro Silva (24 erros); e o Sporting-FC Porto de 27 de novembro, dirigido por Duarte Santos e Ricardo Fonseca (20 erros). Os desempenhos das equipas de arbitragem nestes jogos demonstram que os erros em prejuízo do FC Porto “deixaram de ser esporádicos e casuais” e circunscritos a uma dupla, para se tornarem “praticamente expectáveis” em todos os encontros com maior grau de dificuldade.
A direção do FC Porto expõe ainda que esta atitude “altamente persecutória” da arbitragem “vem criando no seio da equipa de andebol do FC Porto um sentimento de revolta e de frustração” e tem contribuído para “uma forte diminuição do espetáculo nos pavilhões” e para “a descredibilização do andebol em território nacional”.
As arbitragens dos jogos de andebol do FC Porto serão o assunto principal de uma emissão do Universo Porto, no Porto Canal e na FC Porto TV, em que serão exibidos os vídeos remetidos para a FAP e a EHF. O programa arranca às 23h00 desta terça-feira.»
Impressionante!
Espero que o Sporting não se fique pelo silêncio…
De qualquer maneira, acho que eles estão a fazer aquilo que eu defendo que o Sporting faça, em todas as modalidades, sempre que houver campos inclinados, que é queixarem-se com suporte nas imagens e com referência aos árbitros em questão!
20 Dezembro, 2022 at 17:31
“Miguel Braga, diretor de comunicação do Sporting, reagiu às queixas sobre a arbitragem que o FC Porto endereçou, esta terça-feira, para a EHF, ameaçando até reduzir o investimento na modalidade por esse motivo.
No Twitter, o dirigente dos leões criticou a postura dos azuis e brancos e recordou um «golo fantasma» marcado pelos dragões na final da Taça de Portugal entre as duas equipas na temporada passada.
O FC Porto perante o maior investimento de sempre no Andebol, vem agora tentar presssionar a arbitragem (40 anos disto), anunciando que fará a exposição no Porto Canal (com a ERC sempre em silêncio).
P.S. esqueceram-se também do (golo fantasma) que lhes valeu uma vitória recente
— Miguel Braga (@MrBraga8) December 20, 2022”
https://www.youtube.com/watch?v=zpWkoKLE9ec&t=1s
20 Dezembro, 2022 at 13:58
Se o FCPorto se queixou a federação europeia de Andebol.
O Sporting devia também se ter queixado à UEFA a quando daquele triste jogo na época passada no dragao contra o Sporting, que até os meninos dos coletes agrediram jogadores do Sporting.
Já não se lembram desse ambiente e dessa arbitragem, pois é, esquece muito a muita gente.
Até o jogo filmado devia ter sido enviado, pra UEFA poder ver, como se atribui um título em Portugal.
20 Dezembro, 2022 at 18:14
É preciso um clube ou quem está á frente, ter uma cara de pau.
Estou agora a refletir sobre esta anedótica exposição á federação de Andebol Europeia.
Com 40 anos negros ainda há desplante para se fazer uma exposição a um organismo europeu ?
Não só cara de pau, nem sei bem o que lhe hei-de chamar.
Isto só pró programa do Ricardo Araújo Pereira, daria certamente muitas gargalhadas.
Enfim, já se chegou a isto.