A nova lei de reforço dos mecanismos de combate à violência no desporto entra em vigor e foi publicado em Diário da República:
“Impedir a utilização de megafones e outros instrumentos produtores de ruídos, por percussão mecânica e de sopro, bem como de bandeiras, faixas, tarjas e outros acessórios, de qualquer natureza e espécie, de dimensão superior a 1 m por 1 m, ou de dimensão inferior ou igual a 1 m por 1 m, quando estes acessórios sejam destinados a ser conjugados e que, desta forma, formem uma dimensão superior a 1 m por 1 m, que não sejam da responsabilidade dos clubes e sociedades, nos recintos onde se realizem espetáculos desportivos integrados nas competições desportivas de natureza profissional fora das zonas com condições especiais de acesso e permanência de adeptos.”
É assustador aquilo em que estão a tentar transformar uma ida ao futebol.
É inaceitável que os clubes comam e calem, sem haver uma voz que se levante contra isto e lute por, dentro de melhorias necessárias, continuar a ter o futebol como o jogo do povo!
É certinho que Alvalade vai continuar despido de alma e com panos gigantes a cair na central, pois está longe de acontecer um acordo entre direcção e claques, que, pelo menos, permitiria contornar tudo isto se o Sporting fosse o promotor dos espectáculos levados a efeito pelos grupos organizados de adeptos.
Repetindo o ponto dois, eu tinha vergonha de fazer parte da direcção de um Clube e não lutar contra esta merda decidida por pessoas que nem sabem o que é ir ao futebol ou, se sabem, apenas o fazem em tribunas com direito a petisco.
11 Agosto, 2023 at 8:51
O futebol como eu conheci e gostava está morto e enterrado há já algum tempo! Estamos num período de “conas de sabão”!
11 Agosto, 2023 at 8:53
Sintomático…
Além disto temos os horários dos jogos … Completamente absurdos… Só para satisfazer as preocupações das TV ‘s.
Enfim, não só mas também por causa disto dezenas de milhar deixaram de ir ao futebol …
No caso do SCP ainda é pior, com a atitude que esta direcção tem tido para com os sportinguistas, ignorando os núcleos e menosprezando milhares de sócios.
11 Agosto, 2023 at 9:12
O Sporting?!? Lutar contra isto? O Sporting deve ser o clube que dá estas ideias estupidas….
Os outros grandes estão-se a cagar porque os adeptos deles continuam a fazer o que querem e eles pagam de bom grado…
O Vitoria também a mesma coisa…
O resto dos clubes isto nem é questão…
11 Agosto, 2023 at 12:22
Subscrevo na íntegra.
11 Agosto, 2023 at 9:12
Não é só o futebol.
Tudo o que é popular / associativo / agrupamento civil, e que não seja controlado pelos lobbies … é sufocado com leis ou diretivas e sempre com uma justificativa moral por cima….
Ou é o carbono, ou é a violência, ou é o discurso de ódio, ou é os fact checkers, ou é a saúde ou integridade pública….etc etc…
O objetivo é ter um grupo de cidadãos obedientes e que não ponham em causa a autoridade estatal.
Lá vamos caminhando para a sociedade de pensamento único, sem dissidências onde os experts e os influencrs moldam a percepção do mundo de acordo com a engenharia social dominante
11 Agosto, 2023 at 15:08
Ipsis verbis!
11 Agosto, 2023 at 9:15
Menos adeptos, mais clientes.
Alto patrocínio da direção do Sporting que deve ser o clube em Portugal que mais se tem insurgido contra as suas próprias claques.
Sempre na vanguarda….
Ultimamente sempre por maus motivos….
11 Agosto, 2023 at 9:20
Vocês deviam ir ao futebol nos anos 60 e 70, com os cavalos á volta da gente, bandeiras dos clubes havia muitas, mas não eram muito grandes. Agora a paixão era enorme
11 Agosto, 2023 at 9:24
Engraçado o pessoal levava mais bandeiras nessa altura que agora e era muito bonito
11 Agosto, 2023 at 9:38
Inacreditável!!
Urge um entendimento entre o Clube e a nossas claques.
11 Agosto, 2023 at 9:58
Para quê?
A decisão é externa, está tomada, e as regras são claríssimas.
As nossas claques já estão dometicadas e as alterações vão de encontro a doutrina da Direção doSporting.
Estou é curioso para perceber como os rivais irão contornar as regras…
11 Agosto, 2023 at 10:12
Creio que se for da inteira responsabilidade do organizador (clube) pode continuar haver tarjas, bandeiras etc etc…
Foi isso que percebi. Caso seja um ato isolado e não organizado pelo clube é que passa a ser proibido.
11 Agosto, 2023 at 14:59
Organizado pelo clube são as cargas de porrada!
11 Agosto, 2023 at 17:54
E não venham dizer que não se dá nada.
11 Agosto, 2023 at 9:58
Então mas isso estraga a narrativa vigente …
É que o lema utilizado por estes BILTRES era … Unir o SCP …
E a união deles tem sido o que se tem visto.
11 Agosto, 2023 at 17:56
Eles estão mais unidos que nunca. É ir ao é a fé deles e constatar.
11 Agosto, 2023 at 9:46
Quem teve a oportunidade de ver um estádio ruidoso, em festa, com coreografias, com pirotecnia, tarjas criativas e gigantescas para delírio das crianças, já pode guardar essas imagens no album de recordações dum tempo em que o futebol era uma religião.
Hoje ir ao futebol é como ir ao cinema zoológico ou ao Oceanário. Bilhete, visita, muitas palmas, pipocas, merchandise, xixi cama…
11 Agosto, 2023 at 9:49
Coerência. Com os jogos a serem realizados à noite, uma ida ao futebol assemelha-se cada vez mais com uma ida ao cinema, ao teatro, à ópera, e ninguém gosta de barulho. Próxima medida: proibir os jogadores e as equipas técnicas de falarem no decorrer dos jogos, para não ferirem a sensibilidade dos espectadores (eh pá, recuso-me a escrever espetadores) com a sua linguagem, que é tudo menos erudita.
Matem a paixão, matam o futebol.
11 Agosto, 2023 at 10:02
Ahah essa dos “espectadores” fez-me lembrar o que o RAP diz a seguir das arquitetas e arquitectas.
O AO veio descaracterizar a língua portuguesa, mas foi vendida como sendo o futuro, como sendo sinónimo de progresso, aproximação e inclusão de todos os falantes da língua. É uma medida de progressismo à Tuga.
Nestas “merdas”, os franceses não se deixam levar por estes falsos progressistas. Falem de forma diferente à vontade, cada qual o seu sotaque, mas escrever é igual para todos. E atenção que letras mudas e duplas consoantes são com eles.
11 Agosto, 2023 at 10:08
É ao contrário. Vai ser tipo ténis: enquanto a bola tiver em jogo, silêncio absoluto nas bancadas para não atrapalhar os artistas.
Cada vez mais contente com a minha decisão em 2018 de deixar de renovar a gamebox e de ir ao estádio (fui a 2 ou 3 jogos nos últimos 5 anos quando antes era raro o que falhava)!! Assim mantenho as memórias de um espetáculo incrível nas bancadas e não estrago com este funeral que descrevem agora…
11 Agosto, 2023 at 18:04
Tudo de bico calado…
Se fosse na medida em que quem quer espectáculo vai à ópera, até nem se perdia tudo. Ou o jogo prestava e a qualidade prometida era garantida ou devolução do dinheirinho do bilhete/ retorno % da gamebox.
Jogas mal? indemniza! ia ser lindo … com este v2.0 o clube falia à mesma mas pelo menos o graveto era distribuído pelos pagantes…
11 Agosto, 2023 at 9:50
Estou à espera que alguém diga que na liga inglesa veem os jogos sentados e sem bandeiras e é um espetáculo. Correto, mas também cantam sem ser preciso pedir por favor e não cantam só uma música.
Para além disso, as diferenças culturais são ENORMES. Há respeito pelo desporto que é o futebol e um reconhecimento de que é um desporto inclusivo, para todos os estratos sociais e géneros. Já em Portugal, com o alto patrocínio do SCP, estão a transformar o desporto, e neste caso o futebol, num espetáculo elitista com preços de bilhetes pornograficos, cada vez mais restrições para os adeptos
O desporto em Portugal é um “produto” oferecido sem qualquer transparência, desprovido de qualquer chama e que a cada ano perde qualidade, competitividade e relevância a nível europeu.
O futuro anda sempre de mãos dadas com o progresso e um é um processo de melhoria constante. O que estamos a assistir, não que me impressione pois no final de contas isto é Portugal, não lhe chamaria retrocesso porque o futebol nunca esteve neste ponto para onde caminha, mas é sim uma descaracterização e uma transformação em algo que, no espaço de 10 anos, perderá todo e qualquer interesse. É um falso progresso que flui no sentido de algo que pode ser irreversível, pois aberta a caixa de Pandora, será muito difícil de a selar.
11 Agosto, 2023 at 10:17
Em Portugal resolve-se sempre da forma mais simples. É mais fácil proibir do que procurar soluções.
Porque não interagir com outras federações como a Alemã para perceber como trabalham a pirotecnia, por exemplo?
11 Agosto, 2023 at 10:41
Porque… dá trabalho 🙂 ninguém aceita tachos e tachinhos para depois ter de trabalhar.
Ganham o deles, a vontade deles é sempre soberana, havendo alguma contestação, abafa-se a mesma com exemplos extremos que provocam medo ou apreensão nas pessoas
Existem dois exemplos bem patentes desses “extremos” no caso do Sporting: em qualquer debate, caso o elemento que está por baixo nessa “disputa” – seja por falta de argumentos válidos (maioria das vezes), seja por falta de retórica – quiser terminar um debate com um sabor (falso) de vitória joga a carta do ataque à academia (sabemos todos quem o faz por aqui) ou do facto do Sporting não ganhar um campeonato há X anos. Isto acontece em todos os debates que tens com mentecaptos sejam eles do Sporting ou de qualquer outro clube de merda em Portugal. Podes ser do Arouca, se eu estiver a ganhar o debate, vais dizer que o Sporting não ganha há X anos e isso dá-te logo um sentido de superioridade moral sobre qualquer Sportinguista.
Acaba por ser um ótimo mecanismo para saber quem é um grunho e quem não é.
11 Agosto, 2023 at 14:14
Os ingleses são descomplexados para cantar.
Vi isso ao vivo. Comeca um grupo e rapidamente é o estádio quase todo.
11 Agosto, 2023 at 14:15
E não vêm o jogo sentados.
Os gajos cantam no Pub, quanto mais no estádio…
11 Agosto, 2023 at 14:16
Os ingleses são descomplexados para cantar.
Vi isso ao vivo. Começam um grupo e rapidamente é o estádio quase todo.
11 Agosto, 2023 at 10:20
Os socialistas e a esquerda em geral, são uns nazis a legislar costumes.
O que lhes parece bem é lei.
11 Agosto, 2023 at 10:23
São é preguiçosos…
11 Agosto, 2023 at 10:43
Desculpa lá mas isto não tem a ver com esquerdas e direitas tem a ver com preguiça, status-quo, e ignorância.
Z
11 Agosto, 2023 at 11:00
A 1 anos das próximas eleições erguem a bandeira das causas sociais, um cheque em branco para professores e profissionais de saúde, promessas aos pensionistas (que cairão em saco roto), votarão (mais uma vez) todos neles e repetir-se-á o ciclo de 4 anos de protestos, estagnação e degradação das condições de vida e de trabalho do país.
Depois o sector privado, vendo isto a acontecer, também não oferece salários dignos, nem contratos de longo termo, isto falando dos portugueses que iniciam a sua atividade profissional. Aproveitam-se dos programas de estágios profissionais, onde o governo comparticipa 70% do salário, têm lá 4 ou 5 desses durante 10 meses, ficam com 1 deles efetivo a ganhar pouco mais do que ganhava, e roda e bota fora venham mais 3 ou 4. O que é que o governo faz em relação a isto? Vangloria-se de que o emprego jovem aumenta, vangloria-se de que tem a geração mais bem formada de sempre, vangloria-se, vangloria-se, vangloria-se… claro que ninguém consegue ver que estão a usar pensos rápidos, para arranhões, numa ferida de bala que jorra sangue descontroladamente. A maioria não se dá ao trabalho de ler para lá das gordas, ou de ouvir um programa de fact checking, um telejornal, um podcast sem que este esteja como som de fundo enquanto navega pelas redes sociais. É preciso fazer um esforço ativo para ver a real situação de Portugal, o problema é que, quem depois vai votar, não o faz, e a outra metade… simplesmente não quer saber. E a caravana socialista vai passando.
11 Agosto, 2023 at 19:34
Basta ver um notíciario (que não seja o CM) para ter um pequenina imagem do que é por Portugal por estes dias.
Nos poucos minutos que estive em frente ao televisor vi o fecho das urgências de Chaves (não contratam um profissional de obstetrícia desde 2016) e governantes a ouvirem e a não se comprometerem com resposta as súplicas de agricultores desesperados por falta de alimento para os animais por causa da seca e dos incêndios (conseguiram coletar entre eles 24 fardos de feno!).
Ao mesmo tempo em que sabemos que a venda da Efacec vai lesar o Estado em 117 milhões e que Lisboa é a capital com as rendas de casa maus caras da Europa.
Parece que isto tudo é novidade recente, mas a verdade é que isto é o mesmo à décadas, em loop constante.
E é como o LEÃO DOS MARES diz, a seguir recebemos umas esmolas e, por uma qualquer convicção ideológica que nem sequer compreendemos ou por medo de papões de uma minoria com pouco significado, esquecemos o que estamos a viver e voltamos a escolher os mesmos que mantêm o País neste estado comatoso…
11 Agosto, 2023 at 17:31
Tinha que aparecer o fascista direitóide de plantão a dar a sua opinião.
11 Agosto, 2023 at 10:42
Está tudo louco… É mais uma machadada no futebol português… do lodo à podridão já falta mesmo muito pouco.
Z
11 Agosto, 2023 at 10:45
Claro está que o que vai acontecer é que a lei vai entrar em vigor mas só será cumprida por quem a quiser fazer cumprir… Não sei se estão a ver onde quero chegar…
Z
11 Agosto, 2023 at 12:48
Um jogo de futebol…
“Vai virar um espaço de acompanhamento de funeral…?”
O futebol “ é alegria…é festa…é movimento…e também é barulho…”
Sporting Sempre…!
Viva a Festa do Futebol…por favor “ não matem o desporto rei…”
11 Agosto, 2023 at 13:59
Varandas e a sua corte são isto. Sorriso amarelo, futebol de plástico, gestão de camarote.
Tudo higienizado e asséptico, sem alma nem rasgo.
Este será o seu legado.
11 Agosto, 2023 at 15:03
Essa Lei é feita mesmo à nossa medida… vai ser cumprida à risca por esta direcção. Cada vez mais um clube de e para croquetes.
Para a restante rapaziada já sabemos como as leis funcionam, basta olhar para o que aconteceu na final da supertaça.
Sempre a descer.
11 Agosto, 2023 at 17:49
Ainda não percebi, temos de ir de smoking e luva branca ou podemos levar uma camisola do SCP? É que as minhas camisolas são xl e isso tem uma área superior a 1mx1m…Não me digam que além de descalço vou em tronco nú…
11 Agosto, 2023 at 18:01
O campeonato argentino é o contrário do tuga.
Basta ver as imagens na SportTV dos resumos e ver os ambientes que eles criam.
11 Agosto, 2023 at 18:01
Também sou contra isto. Simplesmente parvo mas nada já me admira neste país – e até neste mundo!
12 Agosto, 2023 at 6:54
Com a completa conversão do jogo num produto, vem esta hipócrita higienização. É sempre assim.
Se todos fizessem como eu, que é não consumir merda nenhuma da FPF, FIFA e da uefa a não ser onde intervém o Sporting clube de Portugal, talvez as coisas fossem diferentes.
Este ano nem sporttv nem eleven nem porra nenhuma. Vou ao estádio e apenas isso. É triste mas é assim.
12 Agosto, 2023 at 9:15
Bom dia Tasca,
https://pbs.twimg.com/media/F3NEQUsXIAAgIZZ?format=jpg&name=medium