Não desculpando o fraco ranking, que tem sido recorrente ao longo dos anos e que é o espelho de falta de consistência na Europa, deixo só uma contribuição.
Como sabemos, o ranking de cada época resulta do somatório dos pontos das 5 épocas anteriores. Olhemos para o Sporting, nas 5 épocas anteriores, com a respectiva pontuação e fase em que foi eliminado:
Sporting
Total: 52,500
2022/23: 14,000 – 4os LEuropa (via Champions), Juventus
2021/22: 16,000 – 8vos Champions, Man City
2020/21: 2,500 – play-off LEuropa, LASK
2019/20: 10,000 – 16vos LEuropa, Istambul BB
2018/19: 10,000 – 16vos LEuropa, Valência
Olhando para estes números, e sem considerar os resultados dos jogos individualmente, podemos perceber algumas coisas:
– a época do título, sem Europa, ainda vai pesar mais dois anos nas contas;
– épocas da treta (fase de grupos da LE e eliminação na primeira ronda a eliminar) dão poucos pontos e são o espelho da pouca aposta do clube nesta prova, mas também são os anos de maior instabilidade… se se lembram dos jogos, tanto o Valencia como o BB estavam bastante ao nosso alcance.
– os últimos dois anos, não sendo brilhantes, são positivos; com 5 anos positivos teríamos perto (ou acima) dos 70 pontos, provavelmente acima do Bayer Leverkusen, numa posição muito mais alinhada com o que esperamos.
– os últimos dois anos foram interessantes (com Champions, claro) e este terceiro pode confirmar que a estabilidade de treinador também contribui para a estabilidade nas provas europeias.
– este ano temos de fazer uma boa caminhada (e todos os anos…), fazer bem mais que os 10 pontos da época 2018/19 que deixará de contar este ano.
– na última época, a título de exemplo e vindo da fase de grupos, a Roma fez 22 pontos sendo finalista vencido, o Feyenoord fez 17, sendo eliminado nos quartos…
Claro que isto são números.
E será tão mais fácil quanto mais tempo conseguirmos evitar as melhores equipas do Pote 1.
No imediato é torcer pelos clubes mais abaixo que nós. Mas era uma boa oportunidade para pensar no que queremos enquanto clube para os próximos anos europeus. Um bom ranking coloca nos sempre mais próximos do sucesso.
COMENTÁRIO DE luisvt NO POST “Sporting entre o Pote 1 e o Pote 2 da Liga Europa“
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
23 Agosto, 2023 at 8:59
Yep, foi um excelente comentário! – parabéns luisvt!
“Tão grandes como os maiores da Europa” era um dos motos na nossa fundação. Portanto o que queremos deveria ser +/- consensual. Como lá chegar é que é a questão.
Para mim é com contratações cirurgicas (como estamos finalmente a fazer este ano) para complementar a aposta na formação que será sempre o nosso adn.
Quanto à estratêgia para atacar a Europa, acho os play-offs muito desgastantes, condicionantes da pré-época e altamente perigosos para a moral no início de cada temporada, portanto é apostar em ser campeão ou ganhar a Taça para ter sempre acesso por cima nas competições europeias. O ranking virá por acréscimo e tal como o luisvt explicou, facilmente recuperaremos muitas posições com um mínimo de competência. Subindo no ranking tb tornará os sorteios mais fáceis, portanto é ter calma e manter o rumo certo!
23 Agosto, 2023 at 9:17
Sinceramente não me preocupa tanto o ranking na europa por si só.
Isso é uma preocupação que está muito para além das preocupações mais básicas que deveríamos ter.
Ou seja, ainda nem chegámos ao patamar de nos preocuparmos com isso enquanto tivermos a casa a arder.
Preocupa-me sim o facto de não nos prepararmos conveniente para o campeonato interno que nos permita conseguir conquistar os lugares Champions e receber as receitas inerentes.
Veja-se o facto de só agora termos resolvido o problema do PL e termos apenas 1.
Veja-se o facto de continuarmos com as alas a serem desenrascadas ou onde os laterais são o M. Reis e o Esgaio. (Não considero o N. Santos e o Geny adequados para aquela posição. Desenrascam…se forem pedidas funções mais defensivas é uma festa, Porro e N. Mendes, sim, esses eram alas de qualidade).
Veja-se o facto de sermos tão permeáveis no meio campo e termos passado de uma situação em que tínhamos para a posição 6 jogadores como o Palhinha e alternativa Ugarte para o Hujlmand que ainda ninguém sabe se vai encaixar ou não. E a alternativa? Essugo que pode ir para o Valladolid? Morita que juntamente com Pote são tão permeáveis que já sofremos 3 golos em 2 jogos com eles no meio campo? Os tais que serviam para o campeonato tuga segundo alguns….
Na frente não temos extremos de qualidade segura. Estamos sempre dependentes de que no dia de jogo seja o dia em que eles engatem, nomeadamente Trincão, Edwards e até mesmo o Pote quando calha.
A GR, Adan está cada vez mais errante e desfocado, cometendo muitos erros.
Mas antes que me acusem de que é tudo uma merda. Não, não é tudo uma merda. Temos bons jogadores como Inácio, Pote quando quer, Gyokeres, St Juste se recuperar, Diomande, jovens a merecer muitos mais minutos como A. Moreira, M. Fernandes, Essugo, Fatawu, e outros que mereciam ter alguns minutos nas Taças ou em jogos teoricamente mais acessíveis e começar já a serem preparados para as próximas épocas como o Muniz e o Travassos.
Essas receitas da Champions permitirão ter mais capital para investir e melhorar cada vez mais a equipa e tornar-nos ainda mais competitivos.
Se nos prepararmos bem internamente, com certeza estaremos também melhor preparados para competir lá fora.
Agora enquanto levarmos para novas épocas e achar que está tudo bem jogar com Esgaio, Trincão, Edwards, Paulinho…
Problemas de qualidade há muito tempo identificados e mesmo assim insistimos nos mesmos.
Por isso digo.
Os problemas começam na direção que não sabe gerir o clube nas suas mais variadas vertentes.
Por fim temos um treinador que não sabe avaliar talento a partir do momento em que acha que certos jogadores merecem jogar no Sporting e insiste época após época neles.
Mas a malta quer “acraditar”…
Então “acraditem”…
23 Agosto, 2023 at 10:09
Esta aqui tudo…
23 Agosto, 2023 at 14:15
Ora bem, caro Leão Rampante. É tudo tão óbvio que enfim..
23 Agosto, 2023 at 20:02
Antes fosse…mas não é, infelizmente…
23 Agosto, 2023 at 14:32
E mais não digo.
23 Agosto, 2023 at 9:21
Muito bom comentário.
Descendo à terra e sendo realista não é certamente com um plantel tão curto como o desta época que vamos conseguir disputar a Liga Europa e o campeonato.
Podemos ter um melhor 11 que o da época anterior mas temos pior plantel do que tínhamos no dia 23 de agosto de 2022.
23 Agosto, 2023 at 9:44
Disputar a Liga Europa é o que fizemos no ano passado. Mesmo que “caíssemos” com o Arsenal, era o Arsenal e bem disputados.
Muito passa pela gestão que o Amorim fizer durante o ano. Se conseguirmos um lote de 18/19 jogadores com ritmo e que podem jogar em qualquer jogo, um lote de jogadores relativamente equilibrado…não vejo porque não.
Para isso…no centro da da defesa o Quaresma tem de jogar para não perder ritmo. E não é muito complicado, é já no proximo jogo deixar o Coates de fora, Diomande ao meio e Quaresma na direita. Se tivermos 4 ou 5 gajos prontos para jogar (metendo aqui o Reis), acho que não há muita flutuação de qualidade.
Nas alas acho que vão os 4 ter ritmo e penso que ainda virá um quinto. Por aí não vejo grande problema.
No meio, temos 3 jogadores, os 3 têm de ir rodando. E depois ter um 4º fresco que vá fazendo minutos…seja o Essugo, o M. Fernandes…seja quem for. Mais para entrar durante o jogo do que de inicio. E que não seja o Pote, claro…espero que não seja o Pote.
Na frente é que a porca torce o rabo porque só vejo 1 gajo que possa rodar. Entre Paulinho/Trincão e Edwards. Porque Pote só há 1 e Gyo também.
Acho que não é pela dimensão do plantel que temos muitos problemas. Já o ano passado achei que o problema não foi a dimensão, foi exatamente o treinador nunca ter conseguido arranjar alternativas que aumentassem o plantel. Mas isso é trabalho de treinador.
Ainda te digo mais…com um trabalho mais bem feito no ano passado, hoje tinhamos um M. Fernandes mais preparado e um Afonso mais preparado do que temos. Com muito mais tempo de jogo, com mais ritmo, com melhores hábitos…
23 Agosto, 2023 at 10:54
fizemos o ano passado porque já estavamos arrumados na liga tuga.
23 Agosto, 2023 at 15:41
Tiago o problema é que o Coates nunca fica de fora, mesmo com os problemas no joelho joga sempre. Concordo também que o Pote jogar a 8 é “queimar” um dos poucos jogadores com golo na equipa.
Nunca percebi e acho que não é para percebermos os miudos (Essugo, M. Fernandes, Fatawu) terem tido mais minutos nas competições europeias que no campeonato. A única real rotação que vi na época passada foi entre Mateus Reis e Nuno Santos na ala esquerda, onde até Arthur jogou. Se continuar assim o plantel é curto.
SL
23 Agosto, 2023 at 15:44
Pois…a questão é essa…
Se gerirem o plantel como no ano passado (e à 2 anos)…vai ser sempre curto. Este ou qualquer outro…porque se usam sempre os mesmos 11/13 jogadores, é dificil que eles rendam sempre e depois os que entram “a frio” rendam também logo.
Agora…se o plantel for bem gerido…ah aí acho que sim, temos equipa para isso…
23 Agosto, 2023 at 10:11
Sendo que não há Matheus Nunes, Tabata, Ugarte e Porro… é a verdade.
23 Agosto, 2023 at 9:32
Excelente post!
Mesmo o nosso problema na champions passa muito pela falta de pontos que fazemos na Liga Europa. E a questão dos pontos é que é exponencial. Quanto mais pontos fazemos adversários mais fáceis encontramos e quanto mais fáceis os adversário que encontramos mais pontos fazemos.
Mas isto é muito uma questão de mentalidade. O Clube tem de viver uma mentalidade de conquista europeia para conseguir crescer na Europa. Ter lido vezes sem conta andarem a dizer e a enraízar a ideia que fomos campeões porque não fomos à liga europa, não ajuda.
Se o Sporting quiser fazer pontos a sério na Europa tem de levar isto muito a sério. Como fizemos no ano passado. Como temos de fazer sempre. A Liga europa não pode ser levada como uma coisa secundária.
23 Agosto, 2023 at 10:21
Escrevi antes de ler o teu comentário, mas concordo com a importância de levar esta prova europeia a sério.
O Sevilha é o melhor e maior exemplo de que esta prova pode proporcionar visibilidade e prestígio internacional.
23 Agosto, 2023 at 10:57
A questão é.
Tinhas plantel para competir pelas competições europeias e pelo campeonato?
É só lembrar da fase final sofrível e da perda da vantagem brutal que tínhamos no campeonato ganho….
23 Agosto, 2023 at 9:55
Aquilo que esta gente tem feito ao plantel do clube e aos seus jogadores mais promissores (Fatawu impedido de jogar a Youth League, por ex), prova a respectiva incompetencia, a sua participacao dependente em esquemas provavelmente ilegais (4 milhoes de euros de comissoes de vendas croquettes) e, seguramente, a sua total inépcia (Dost e Slimani deitados fora, Esgaio e Camacho readquiridos e pagos pelo clube que os formou etc).
O Sporting sempre esteve cheio de idiotas que proclamavam que a Taca de Portugal ou a Liga Europa nao importavam, coisas com as quais nunca concordei. Todas as provas nacionais sao sempre para ganhar e nas fases de grupos de todas as tacas europeias o critério deveria ser sempre chegar as fases eliminatorias, custe o que custar, pelo designio do Clube (a relativa irrelevancia do Sporting pode e deve ser melhorada com pontos conquistados pela equipa em campo) e em prol das suas financas. Nao faltam, a nivel continental, equipas que com menos adeptos, historia e dinheiro, fizeram coisas relevantes e subiram no ranking muito mais rapidamente daquilo que nós precisamos de fazer para chegar, pelo menos, aos primeiros 25.
23 Agosto, 2023 at 10:06
Para mim a Liga Europa deveria ser uma prioridade, até porque dá acesso direto á Liga dos Campeoes.
Se o ano passado tivessemos ganho a Liga Europa para mim teria sido uma época de sucesso, mesmo com o quarto lugar, assim foi só uma época de merda…
23 Agosto, 2023 at 10:11
É muito, muito dificil ganhar a liga Europa hoje em dia…
Tal como aconteceu no ano passado, até podemos passar o 1º grande obstáculo ou o 2º mas são muitos.
É preciso muita sorte no sorteio para não os apanhar de seguida e depois estar a 200% a cada minuto.
Nunca apostaria todas as fichas na Liga europa. Mas também não andava a rodar a equipa à toa na liga europa. É como eu digo. É ter 17/18 jogadores de campo “titulares” e andar a rodar entre eles. Temos mais do que condições para isso.
23 Agosto, 2023 at 11:27
É dificil, mas longe de ser impossivel, é só ver quem tem ganho nos ultimos anos, um Sevilha nao está ao nosso alcance?
23 Agosto, 2023 at 11:30
Pois…
23 Agosto, 2023 at 15:09
Um Sevilha na liga europa a verdade é que está ao alcance de muito poucos…
Não é impossivel e temos de acreditar e ir para ganhar mas com consciência que é dificil.
Eu não definia prioridade. É jogar cada jogo para ganhar com a melhor equipa possivel. Gerindo o plantel mas sem abdicar de nada.
23 Agosto, 2023 at 10:13
Se estivéssemos agora numa pré-eliminatória da EL e fossemos eliminados precocemente como aconteceu em 2020/2021 com o Lask Linz, aí já não teria dúvidas de que este campeonato seria nosso como aquele foi.
Fazer uma boa pontuação será sempre positivo, mas com o actual calendário de jogos, e os horários a que já nos habituaram, quanto mais longe formos nas provas maior será o desgaste e menor o tempo de recuperação. Isso sem falar nos prémios que nada se comparam com os da CL.
A determinada altura teremos de escolher, ou apostamos tudo na EL ou abdicamos da prova para apostar todas as fichas num dos 2 primeiros lugares do campeonato.
Mas como o mercado ainda não encerrou, é possível que a entrada de mais 2 ou 3 jogadores possa trazer também banco capaz de aguentar uma temporada que se adivinha muito exigente…
23 Agosto, 2023 at 10:22
Até onde foram os lampiões no ano passado? E o porco nos anos em que foi campeão? Aposto que se fizerem um resumo dos últimos anos, a maior parte das vezes o campeão fez campanha europeia decente.
É essa mentalidade que nos faz pequenos.
Não temos de escolher nada. Temos de ter um plantel com soluções e um treinador que acredite nelas.
O resto é conversa e desculpas.
23 Agosto, 2023 at 11:19
E temos um plantel para jogar 2 vezes por semana com o mesmo nível?
23 Agosto, 2023 at 12:14
Acho que sim.
Até porque acho que o plantel é bastante equilibrado.
As alas são um bom exemplo. Sem nenhum craque, temos 4 gajos que são relativamente nivelados. Por isso podem jogar em dupla.
Os médios é igual. Jogar o Morita ou o Bragança não faz mudar muito.
Jogar o Trincão ou o Edwards ou o Paulinho é igual.
Os únicos jogadores que eu acho que fazem mesmo muita diferença jogar ou não é o Inácio, Gyokeres e Pote. Falta ver o Morten.
E estes podem e devem jogar muito. Não temos de mudar a equipa toda de jogo para jogo. Na maior parte dos clubes com arcaboiço europeu há sempre jogadores que jogam quase sempre ou sempre.
Por isso…respondendo diretamente…sim. Acho que sim. Acho que temos equipa e plantel para não acontecer como no ano passado e oscilar imenso a prestação com a ausência de 1 ou outro jogador.
23 Agosto, 2023 at 12:15
Isto se….e sempre se….o treinador fizer esse trabalho.
Se o treinador agora escolher um 11 e andar sempre a jogar com os mesmos 11 como fez no ano passado…então sim, vai rebentar com alguns que vão baixar muito o rendimento e o suplente como está sem ritmo não tem condições e não dá garantias.
23 Agosto, 2023 at 13:15
Eu vou pela lógica e pelo histórico.
Pela lógica tem poucos jogadores efetivamente capazes.
Pelo histórico com um treinador que se encosta muito nos mesmo jogadores e tem muita dificuldade de fazer rotação do plantel….se calhar porque tem um plantel desequilibrado e não o preparou convenientemente, porque se fosse equilibrado tinha outras opções. Um plantel equilibrado não tem apenas um 11 que convenhamos nem isso o Sporting tem. Tem um 11 que é muito bom numas posições, desenrasca noutras e é fraco em algumas.
E pelo que dizes é o que eu penso embora não queiras assumir mas pronto…
Não é à toa que falas apenas do Inácio, Gyokeres e Pote e tens dúvidas como eu no Hjulmand.
É porque de facto os outros não oferecem a mínima segurança de que estarão aptos a fazer um bom jogo. E mesmo o Pote…
Portanto se num plantel de 11 tens 2 ou 3 jogadores e se os vais sobrecarregar com 50 jogos nas pernas ou mais, eu tenho sérias dúvidas que o Gyokeres por exemplo continue a demonstrar aquilo onde ele é muito forte que é o físico. Se a juntar a isso ainda usas o paulinho que é a única alternativa “decente” a jogar em simultâneo já estás a rebentar a opção de rotação.
Os atletas não são de ferro.
E pelo que vejo de uma equipa que dá o peido aos 60min é que não tem pessoas na equipa técnica que os saibam preparar fisicamente para estas andanças.
É o que eu acho.
23 Agosto, 2023 at 15:07
Todos os planteis têm 3 ou 4 jogadores que são esteio e que não mudam…não conheço nenhuma equipa que não tenha.
O Gyokeres jogou como crl no ano passado. 50 jogos no Championship não é pera doce. Creio que fisicamente aguenta bem…
Mas como disse…se o Amorim fizer o que fez antes e rebentar sempre os mesmos, aí sim, vai ser curto como será sempre curto se se usar sempre os mesmos 11. Cabe sempre ao treinador construir uma equipa capaz de ir rodando o plantel com jogadores mais fracos do que o 11 (porque obviamente os suplentes são sempre mais fracos que os titulares…é sempre assim). Cabe ao Amorim construir um plantel que vá rodando em torno dos 3 ou 4 da espinha dorsal…
23 Agosto, 2023 at 15:57
Mas depois tens os outros 8 ou 7 jogadores a um nível inferior mas ainda capazes.
Nós estamos um pouco longe disso.
E depois não acredito no Amorim.
Espero bem que ele abra os olhos e saiba gerir a equipa.
Como já disse não temos os tais 8 ou 7 jogadores de qualidade que essas equipas têm mas para o campeonato tuga até podem desenrascar…e o que isso me dá comichão….detesto mentalidade do desenrasca que é tão típica do tuga…
Que aproveite quando estivermos a ganhar 3-0 já na 2ª parte ou os jogos da taça da liga para meter gajos frescos e tirar os nossos melhores jogadores para de facto descansarem.
23 Agosto, 2023 at 14:36
Inacreditável…
23 Agosto, 2023 at 11:31
Nenhuma época é igual a outra e os contextos também são diferentes.
Nós, se não estou em erro, fomos os primeiros dos 3 a ter os jogadores com Covid-19. De seguida somos arrumados sem apelo nem agravo pelo Linz. Em Janeiro caímos da Taça com o Marítimo e praticamente ficamos a ver de cadeirinha os outros a arrebentarem e a olharem para cima a espera da nossa queda que nunca aconteceu graças a muita competência, mas também muita estrelinha.
Lembrou-me do próprio Amorim dizer que ter uma semana para preparar os jogos e recuperar os jogadores iria fazer a diferença na parte final do campeonato.
Também não vou na tanga de que putos como o Nuno Mendes, Gonçalo Inácio e Tiago Tomás conseguiram se afirmar por os estádios estarem fechados e não haver “tribunal de Alvalade” para assobiá-los.
Mas não podemos ignorar que o ambiente era de cortar a faca com o 4° lugar anterior e a contestação à Varandas estava no auge com o fracasso desportivo e milhões de euros gastos em pinos que o obrigou ao “all-in Amorim”.
E não podemos negar que foi um campeonato completamente atípico e ganho num contexto inimginável.
E nós somos pequenos.
Como o Rui Cunha farta-se de repetir, nós somos aquilo que somos a 40 anos.
Cabe-nos mudar o paradigma e começar a escrever uma história diferente, mas sem branquear ou ignorar o passado.
23 Agosto, 2023 at 12:09
Um clube pequeno acha isso.
Um clube grande quer é jogar e dar mais ritmo aos jogadores e ter desafios diferentes que façam crescer a equipa, etc…
O Arouca se fosse à liga europa podia dizer que era lixado gerir. O Sporting? Epah…estamos à anos mais do que suficientes nas competições europeias para saber viver com isso…
Os lampiões vivem sem ter esse problema, o porco vive sem ter esse problema…treinador é feito para tirar o melhor do que tem. Não é para perder e depois ficar contente que tem muito tempo disponível.
23 Agosto, 2023 at 12:25
São os discursos à Amorim.
Também disse nos primeiros jogos da Champions que a equipa ainda estava a aprender a estar naquela competição, coisa que os rivais não fazem mesmo que as equipas sejam quase totalmente renovadas de época para época.
Acho que é tudo uma gestão de expextativas para não se comprometerem muito e não originarem grandes protestos em caso de falhanço. E a verdade é que resulta pois nem parece que a época passada estivemos em crise e fizemos uma das piores da nossa história em termos de classificação.
Para sermos grandes temos de abandonar este estigma do underdog cultivado por presidente e treinador, bem como as desculpas de Alcochete e dos orçamentos.
Começa pelos responsáveis tratar o Clube como um grande…
23 Agosto, 2023 at 15:02
Muito verdade.
Muito muito verdade.
Para sermos grandes temos de estar absolutamente convictos que somos grandes.
23 Agosto, 2023 at 11:01
A malta quer apostar nas competições europeias….
Mas é com os planteis que temos tido, resultado do planeamento desta direção e do seu treinador?
Depois acham que uma equipa que já assim, apenas focada no campeonato e que rebenta aos 60 min, então a jogar duas vezes por semana quando nem 11 titulares certinhos tem, vai conseguir competir internamente ao ponto de alcançar os lugares europeus?
É que o 3º lugar não está garantido como muitos pensam e como deu para ver o ano passado.
Eu diria que nem o 4º lugar se decidirmos apostar forte na europa….
Estamos nós aqui a falar.
Do treinador e da direção espero outro tipo de discurso.
23 Agosto, 2023 at 11:39
Mas acreditas na manutenção?
SL,
23 Agosto, 2023 at 11:47
Queres mesmo que responda a isso?
Lê melhor o que disse e pode ser que saibas interpretar melhor que isso.
E aproveito e faço eu duas perguntas:
Se entrarmos na Liga Europa a apostar forte com o plantel que temos achas que não iremos sofrer com isso no campeonato português?
Não achas que neste ano, com o plantel que temos, que devíamos apostar as fichas todas em conseguir um dos dois lugares para irmos à Champions num ano que marca uma diferença brutal ao nível de receitas?
Até pode correr bem.
Mas eu não acredito que com este plantel possamos apostar no campeonato português e a sério na Liga Europa até porque vejo muitas equipas ditas “pequenas” a jogar muito bem. Aliás é ver o que sofremos para ganhar contra Vizela e Casa Pia. E a liga Europa não é esse passeio que as pessoas como tu devem pensar.
23 Agosto, 2023 at 11:49
Este é um discurso que Eu posso fazer.
Do presidente do clube, do treinador e da restante estrutura só espero um discurso ambicioso à imagem da grandeza que todos devem querer para o clube e até para que sirva de alguma maneira de motivação aos atletas.
23 Agosto, 2023 at 11:31
Halmmstad, Viking, Grashopeers, Lask , Videoton, Gent e muitos mais ( que não me lembro ou que não sei escrever o nome), um péssimo resumo dos últimos 20 anos europeus.
Na história do clube, apenas 2 finais europeias, uma ganha e uma perdida em casa.
A ganha, temos que ir ao baú das memórias a preto e branco, para rever o cantinho do Morais.
A perdida, a que eu considero a pior derrota dos últimos 25 anos da história do clube. ( Só de escrever e lembrar esse dia já me dá pesadelos).
Más equipas, maus jogadores, maus treinadores, maus planeamentos de épocas, más direções que permitiram todos os outros , etc, etc, etc…
A desculpa dos 2, 3 jogos por semana, não passa disso mesmo, desculpa típicas dos tugas preguiçosos e mal preparados física e mentalmente para os mesmos.
Rodar equipas e /ou inventar, como por exemplo o caso Fatawu, para dar primazia ao campeonato e alguma taça, significa complexo de inferioridade perante os adversários europeus.
Medo de jogar em alguns ambientes, também muito típico do jogador tuga.
O que fazer para melhorar o paradigma do Sporting europeu.
Muito simples, começar a pensar em ganhar.
O Sporting europeu começa muitos dos seus jogos a perder, quando todos pensam que será muito difícil, como foi o caso recente do Arsenal.
Como dizia Cruift, “os orçamentos não ganham jogos”. Quem os ganha é quem realmente os quer ganhar e se preparou bem a todos os níveis para o mesmo.
23 Agosto, 2023 at 11:59
Subscrevo.
23 Agosto, 2023 at 12:19
É isto…com algumas prendas avulsas, como vencer City, Arsenal ou Inter de Milão, mas em mais de 90% das vezes, sem consistência para fazer caminho e ganhar reconhecimento nas competições europeias.
Diga-se, de resto e por mais que custe admitir, que nestas 3 ou 4 décadas, só o porto parece ter conquistado algum estatuto europeu.
23 Agosto, 2023 at 12:16
Europa é o pináculo para qualquer jogador, onde fazem tripas coração.
Sem Playoffs em que acontece Sporting, o Sporting tem a obrigação de disputar a fase de grupo com tranquilidade.
23 Agosto, 2023 at 12:31
Desprezando a parte emocional, as épocas desportivas, no que diz respeito à forma física, são pensadas e planeadas para obtenção de um pico de forma global do plantel, em determinado período, geralmente por volta de Março/Abril, para as equipas que têm aspirações de títulos.
Os inícios de época são sempre penosos e é mais do que normal as equipas durarem 40 ou 60 minutos nesta fase. Os índices físicos crescem até um determinado planalto e depois faz-se manutenção. Isto é o que se deseja e o que se planeia, mas que está sujeito a uma série de factores exógenos.
As equipas sem aspirações de títulos, que lutem pela manutenção, por exemplo, podem procurar outras alturas do ano para atingir picos de forma e amealhar uns pontos extra e até é visível essa diferença neste momento.
Para o Sporting tem sido uma roleta russa. Somos uma equipa que se prepara para, fisicamente, lutar por títulos, mas que é obrigada a lutar por playoffs fora de forma. Este ano temos um plano normal, sem playoffs.
23 Agosto, 2023 at 12:33
Então mas não andaram a dar voltas olímpicas a jogadores por ganharem ao Cascalhense FC? Querem agora dar um salto na Europa?
Houve exigência a dada altura e ombreámos com os maiores da Europa (os varandettes vão dizer que na altura não se ganhou nada, os mesmos que acham que a época anterior foi boa porque…), mas a verdade é que acho graça a virem agora com crescimentos europeus, quando todos sabemos que estar em topos de classificação dá vertigens a certos “sportinguistas”…
Não estou a falar do autor da análise, que me parece certeiro.
Mas temos um clube organizado internamente? Quais são as funções do director desportivo? Porque é que o treinador acumula as funções de Director de Comunicação do clube? Qual é o projecto? Alguém sabe, é secreto nos gabinetes ou é navegação à vista com a ajuda dos restos do Mendes?
A pirâmide de poder dentro do clube está alterada. Devia ser:
Sócios/Adeptos>Direcção>equipa técnica>jogadores
Mas é:
Agentes/Jogadores>Treinador>direcção>adeptos
O clube é dos jogadores que se sentem donos do clube através dos agentes e de um em particular. Depois o Amorim que mantém o presidente na cadeira. O presidente manda bocas aos sócios e descalçar ou cargas policiais em vez de lhes interpretar a vontade e meter em prática.
Ainda no outro dia tive uma discussão com um sportinguista no tweeter, indignado com as críticas dos adeptos ao Pote, coitadinho. Malvados adeptos leoninos que foram para a página dele. Se fosse jogar para Espanha ou Inglaterra, então, tremiam-lhe os joelhos…
Mas é a cultura que quiseram implementar no clube. Falta de exigência.
Europa? Vão ser mais anos a ser eliminados pelos Mydtjylands ou Casinos de Salzburgo porque, coitadinhos dos meninos, há é que apoiar. No ano seguinte estão nos Wolves, estão-se a cagar.
23 Agosto, 2023 at 12:50
Valdemar, Valdemar…
14/15 – 3º lugar no grupo da champions
16’avos na Liga Europa
15/16 – Caímos no play-off da Champions de acesso aos grupos vs CSKA
16’avos Liga Europa frente vs Leverkusen 1-4 resultado final
16/17 – Sem comentários, 4º lugar do grupo da champions, abaixo do Legia
17/18 – 3º lugar no Grupo da Champions
Quartos de Final da Liga Europa vs Atlético de Madrid
Isto é ombrear com os maiores da Europa para o Valdemar, os maiores da Europa pelo menos deviam passar uma vez da fase de grupos, ou pelo menos não ficar abaixo do Legia ou nem cheirar a Champions, por causa do CSKA.
Portanto para o Valdemar posso concluir que…
O RA é quase campeão Europeu.
8’tavos de final da Champions
Quartos final da Liga Europa
23 Agosto, 2023 at 13:15
Não cheirámos a CL com o CSKA porque fomos gamados nos 2 jogos. Olha que caralho!
Não te lembras?
Foi escandaloso!
No resto, sim, concordo contigo. Mas os comentários do Cabelo do Aimar são sempre neste sentido. Há que dar um desconto!
Na essência, ele tem alguma razão porque a exigência no Clube era muito superior e bateste-te bem contra Juventus, Real Madrid, Dortmund e outras boas equipas. Depois, como é normal no Sporting, perdes contra mijas na escada porque somos uns conas de sabão…
23 Agosto, 2023 at 14:32
Com o Legia fomos roubado em Varsovia: um penalty e o golo deles, duplamente irregular. Com o CSKA de Moscovo, pior ainda.
É pior do que sermos cilindrados em casa por uma equipa cheia de ex rabolhos?
23 Agosto, 2023 at 14:35
Isso…
Passas do grupo pela 2° na história e estas a comparar com play off e um 4° lugar num grupo.
23 Agosto, 2023 at 16:14
Nao fosse ESSE roubo especifico, teriamos passado para a LE onde, nao obstante a Incompetencia, chegamos aos quartos-de-final com alguma frequencia.
Tempos do Judas da Porcalhota. Esse ROUBO nao pode ser comparado com as eliminacoes do Sporting na TUR e com os AUS em casa e rabolho no banco…
23 Agosto, 2023 at 16:22
Usar arbitragem num jogo para justificar ficar em 4º num grupo que tem o Legia devia dar prisão…
24 Agosto, 2023 at 10:59
Prisao? Problema teu. Nesse jogo os polacos marcaram depois de dupla mao na area e foi-nos sonegado o penalty que nos daria o empate e o terceiro lugar no grupo.
23 Agosto, 2023 at 16:58
Obviamente que não percebeste um caralho.
Eu critiquei a falta de exigência. A mesma que, quando colocada aos jogadores pelo presidente na altura, foi posto a mexer pelos sócios.
Obviamente que, como qualquer rabolho, pretendes misturar e baralhar. Já me tinham avisado do maior numero de infiltrados aqui pelas caixas de comentário.
23 Agosto, 2023 at 13:48
A verdade nua e crua…
23 Agosto, 2023 at 14:59
Tinha de ser…
23 Agosto, 2023 at 12:45
Foi um excelente comentário, como disse logo na altura.
O nosso problema na Europa não é muito diferente do nosso problema interno: gritante falta de mentalidade competitiva. Com a agravante de, muitas vezes, nem ligarmos aos jogos europeus – as 2 coisas, em conjunto, fazem depois resultados como perdermos com o Skemderbeu, ou lá como se chamava o clube, e outro afins, que são uma vergonha para qualquer adepto e devia ser para quem dirige o Clube!
É 90% mentalidade de merda que há no Sporting!
23 Agosto, 2023 at 13:40
É mesmo isso, uma mentalidade fraca, de resignação, de desculpabilização, de pouco querer.
Só o facto de admitirmos que o Sporting não tem capacidade de encontrar melhor que Amorim e que com sua saída desaparece o projeto Sporting (não conheço mais nenhum caso a nível mundial de uma instituição com tamanha dependência estrutural de um treinador!), nada mais é que o assumir da nossa real dimensão em relação aos rivais…
23 Agosto, 2023 at 14:26
O problema passa, em larga medida, pela chocante falta de exigência – a palavra maldita para muitos – de sócios e adeptos. Se é verdade que a pressão de fora para dentro pode dar cabo de um clube, a verdade é que a falta de pressão torna-nos dependentes do acaso, da sorte de termos um presidente e uma direcção verdadeiramente competentes, por mera conjugação de factores aleatórios.
Ao lermos a Tasca e outros blogues leoninos, percebemos perfeitamente o nível – inaceitável, para mim; para que tenho que democraticamente aceitar, que remédio – de tolerância de largos grupos de adeptos e de sócios para com dirigentes incompetentes (por muita boa-vontade e sportinguismo que possam ter). Tal como se vê uma enorme ingenuidade, ou falta de racionalidade, na avaliação do real potencial do actual treinador e do actual plantel.
Não explica tudo. Mas explica muita coisa. Digo eu.
23 Agosto, 2023 at 14:37
Porque o pessoal não sabe distinguir o que são os velhos dos marretas que falam mal porque sim dos que falam mal mas apontando as suas preocupações com fundamentos.
Acredito que alguns fundamentos são baseados em merdas factuais outros baseados nas suas próprias experiências ou feelings que valem o que valem e revestem-se de meras opiniões e também aí é preciso saber distinguir.
Também sei que há malta que por mero perfil psicológico não aguenta ouvir sempre o mesmo registo negativo. Deprime. Eu sei.
Agora prefiro mil vezes um gajo a criticar porque quer o melhor do que um gajo que não fala para não parecer mal e vai comendo e calando tudo ou grande parte do que acontece.
O progresso na história não se fez com os 2ºs…fez-se claramente com os 1ºs e com a sua insatisfação ao ver situações com enorme potencial a serem desperdiçadas.
23 Agosto, 2023 at 15:22
“Porque o pessoal não sabe distinguir o que são os velhos dos marretas que falam mal porque sim dos que falam mal mas apontando as suas preocupações com fundamentos.”
Concordo.
Há uma diferença enorme quando sustentas a tua opinião, mesmo que depois não se concorde.
“Agora prefiro mil vezes um gajo a criticar porque quer o melhor do que um gajo que não fala para não parecer mal e vai comendo e calando tudo ou grande parte do que acontece.”
Também concordo.
23 Agosto, 2023 at 12:52
Trocava uma possivel conquista da Liga este ano…pela Liga Europa.
É isto.
23 Agosto, 2023 at 13:10
Eu também.
Trocava qualquer campeonato por ganhar uma prova europeia!
23 Agosto, 2023 at 13:13
foda se não trocava o 20/21 por uma Liga Europa.
Mas agora neste fase e já termos quebrado o jejum de 20 anos, falta uma prova europeia.
23 Agosto, 2023 at 13:17
Sim, aceito isso!
Esse e o de 99/00 foram importantes por quebrar um ciclo.
Mas assim, não vais ter muitos títulos para trocar…
23 Agosto, 2023 at 13:20
É complicado.
Se fosse certinho era na boa.
O pior é que não é.
Se estamos a falar em apostas acho um erro colossal.
Foda-se nesta fase que é apenas e só a primeira a contar para a entrada numa Champions com esteroides não acho que seja boa altura arriscar na conquista de uma prova que nunca ganhámos e temos muitas dificuldades de a ganhar.
Como disse se estivermos a falar em apostas era 100% no campeonato.
Se estamos a falar de apenas assinar por baixo, seria a Liga Europa que garantia entrada direta na Champions e conquistávamos um troféu europeu.
E isto é um discurso aplicado aqui.
Dentro do clube é para ganhar tudo.
23 Agosto, 2023 at 14:01
Concordo plenamente. Não há trocas possíveis.
Acho que devemos apontar a uma época perfeita e ganhar todos os jogos em que estaremos envolvidos.
Deve ser esse o Drive.
Sem condicionalismos, sem escolhas.
A dinâmica de vitória não é estanque entre provas ou competições. Maus resultados numa prova têm implicações nas outras.
23 Agosto, 2023 at 17:07
Nem mais.
Que falta de tomates, a de alguns…
23 Agosto, 2023 at 17:06
És sequer sportinguista, tu?
Trocar?
Muda-te, rapazinho.
A mentalidade sportinguista devia ser a exigência de se obter as duas coisas. Essa é a minha visão, e, creio, do fundador.
Agora “ah, se me dessem a escolher, cenas…”
Froxo. Ou adversário.
23 Agosto, 2023 at 17:48
Valdemar, Valdemar…
respira.
23 Agosto, 2023 at 14:26
Obrigado, Cherba, pela chamada ao Balcão.
Interessantes vários comentários que li e a discussão gerada. Questões de mentalidade, aposta na prova, profundidade do plantel, sorte em alguns momentos… todas, a meu ver, com algum impacto no perfil europeu do Sporting no futebol.
Não deixa de ser irónico que o primeiro título europeu do clube tenha sido conquistado no futebol. Que possamos trabalhar para nos aproximarmos de algo idêntico nos próximos anos.
Para já, o Rangers deixou-se empatar em casa, dificultando a passagem à fase de grupos da Champions… depender de nós já é mau às vezes, depender dos outros é uma treta…
23 Agosto, 2023 at 14:45
Na estou a ver o Rangers passar à fase de grupos da Champions.
Vai ser muito difícil ganhar ao psv na holanda, mas…
23 Agosto, 2023 at 14:32
5 anos fazer uma média de 12,000 por época não parece ser uma coisa assim tão difícil de fazer. E com 60,000 quase de certeza que estaríamos sempre no top20.
Uma época abaixo da média não seria grave se na época seguinte a pontuação fosse recuperada, mas fazer 1, 2, 3 épocas seguidas abaixo é muito difícil.
Em relação aos jogadores, à obrigatoriedade de rotação que “coitados” não aguentam jogar 2x por semana, não aguentam fazer 50 jogos por época/clube? Porquê? Em campeonatos muito mais competitivos que o nosso, os melhores jogam (quase) sempre, exemplo: City top 10 – entre 48 a 56 jogos/jogador, Real Madrid top 10 – entre 49 a 59 jogos/jogador. E com 5 substituições dá para manter rotações elevadas em posições de maior andamento e jogos iniciais da taça liga rodar bem. Não existe 11 competições europeias e outro 11 para ligas internas.
23 Agosto, 2023 at 14:46
Pois mas os jogadores não são todos iguais. Uns aguentam 50+ jogos por época e outros se fizerem 20 é uma sorte.
Não é por acaso que não conseguimos segurar um Bruno Fernandes mas conseguimos sacar um central de grande qualidade como é St Juste!
Esses clubes que mencionas têm jogadores que para além de craques aguentam esses jogos todos pq têm $$ para os comprarem!
23 Agosto, 2023 at 14:47
Deviam aguentar, mas não aguentam.
Pelo menos estes…
Se calhar o melhor é arranjar quem aguente ou alguém que os faça aguentar.
Mas se apenas a jogar o campeonato português já chegam aos 60min ou no caso do Trincão aos 45min todos rotos…torna-se difícil.
23 Agosto, 2023 at 15:28
Concordo!
Não aguentar fazer 60/70 minutos de 4 em 4 dias parece-me ser muito mau e um claro sinal de fraca preparação física – com algumas excepções, que há jogadores que morfologicamente não aguentam e pronto.
Com 5 substituições e com 15/16 jogadores de qualidade no plantel dá para gerir isso sem problema nenhum, mesmo com um St. Juste nesses 16. Agora, não podes ter menos de 16 jogadores de qualidade confirmada e tudo o que tiveres a mais só ajuda.
Quando tens uma equipa inteira que só aguenta 60/70 miutos jogado aos fins de semana, e a baixa intensidade, aí já fodes tudo – que é o nosso caso. Já precisavas de 10 substituições por jogo, e 20 gajos bons.
23 Agosto, 2023 at 15:54
Mas a rotação que eu falo é exatamente isso.
Não é ter um plantel para cada competição. Aliás aí é que é abdicar de uma para ir mais longe noutra.
É ir mudando as 5 ou 6 posições e ir dando descanso à vez jogadores. Não é jogar com a equipa suplente para uma competição.
Hoje joga o Quaresma, o Morita e o Trincão.
Amanhã joga o Coates, Bragança e Edwards,
Hoje joga M. Reis e Geny, amanhã joga Esgaio e Nuno Santos.
Por exemplo…
Espinha dorsal de Inácio, Morten (este não sei, estou a adivinhas), Pote e Gyokeres jogam sempre e vão saindo quando possivel.
Não é trocar o 11 todo e meter o RR no lugar do Gyokeres. Isso é um disparate…
Ainda por cima os nossos jogadores parecem todos rotos em Novembro…não sei que raio de trabalho fisico é que fazem da equipa para isso…
É assim que se deve ir rodando a equipa. O Liverpool por exemplo no auge rodava o meio campo de jogo para jogo. Como eram os que corriam mais (de longe) e que compensavam algum cansaço dos outros, eles mudavam quase de jogo para jogo. E depois ia mudando um ala de vez em quando, um lateral de vez em quando, etc…
23 Agosto, 2023 at 14:55
Enquanto não substituírem o Adam e o Coates não vamos a lado nenhum. Neste momento são uns enterras do carassas
23 Agosto, 2023 at 14:57
É carraças e não carassas… 😉
23 Agosto, 2023 at 16:20
caraças
23 Agosto, 2023 at 17:07
Ou isso 😉
23 Agosto, 2023 at 15:08
O Adan tem enterrado sim.
O Coates nem é tanto pelo enterrar é pelo que já não consegue dar e porque há melhor no plantel.
Para mim o trio de defesas centrais seria neste momento:
Inácio / Diomande / M. Reis.
Quando o St Juste melhorar se é que melhora:
St Juste/ Diomande / Inácio
23 Agosto, 2023 at 15:15
O M. Reis para mim só jogaria a central nas ultimas das ultimas hipóteses…
Para descansar o Coates esta semana, jogaria sempre com o Quaresma. E não é uma questão de descansar o Coates, é mais para ir dando ritmo ao Quaresma exatamente para depois entrar bem quando vai ser preciso e com ritmo…
Até porque gosto MUITO mais do Inácio à esquerda.
23 Agosto, 2023 at 15:50
Não é que eu confie muito no M. Reis.
Mas confio mais nele que no Quaresma.
Por isso digo que a equipa está mal preparada.
Temos de andar a apostar em jogadores que são menos bons para descansar jogadores que não têm condições.
Dos centrais que temos confio no Inácio, Diomande e St Juste.
Sendo que 1 está no estaleiro.
Sobra o Coates que a nível físico não me inspira confiança nenhuma e tenho de ser honesto, a excessiva temporização que faz com a bola nos pés quando estamos a iniciar um processo de ataque enerva-me solenemente.
Sobra o M. Reis que é aquilo que muitos já falaram aqui mas que ao menos mete intensidade na disputa da bola e sempre tem alguma velocidade, embora o tempo de entrada aos lances e algumas paragens cerebrais…
Sobra o Quaresma que não me enche o olho. Eu até acho que é o irmão mais novo do Esgaio. Desconcentrado, pouca velocidade pouca capacidade de reação. Tem vontade mas isso não chega. De vez em quando lá ganha uma ou outra disputa de bola mas é muito curto. Não pegou em nenhuma equipa onde esteve emprestado. Tem oportunidade no Sporting…
Sobra Neto que enfim.
Eu se estivesse envolvido no planeamento fazia assim:
Inácio, Diomande são certezas
St Juste dava este ano para tirar as dúvidas em relação à situação física do homem. Não podemos andar a pagar salário a alguém que não produz, mas se recuperar totalmente teremos o melhor central de Portugal.
Coates ocupava o lugar da experiência e jogava a para fazer rotação dos titulares. Seria este o último ano.
M. Reis até podia ser o gajo alternativa, maioritariamente era alternativa na ala e que em caso de apuros no meio está lá com a sua polivalência a central…o que não quer dizer que seja bom. Se pudesse despachava-o
Neto e Quaresma não faziam parte do plantel.
Ao invés disso ia buscar um central rápido, jovem qb que nos permitisse ter algum encaixe financeiro depois de render desportivamente 3 anos mínimo.
A última vaga seria ocupada pelo Muniz mas para ser uma opção sólida em jogos da Taça da Liga.
Fechava assim os centrais com Inácio, Diomande, St Juste (época tira teimas), Contratação para entrar no 11, Coates para rotação, Muniz para começar a ganhar experiência.
23 Agosto, 2023 at 15:22
Um guarda-redes condigno da Tradicao do lugar e do nível que se quer no clube, era para ontem. O espanhol é mediocre.
23 Agosto, 2023 at 16:57
Obviamente que não percebeste um caralho.
Eu critiquei a falta de exigência. A mesma que, quando colocada aos jogadores pelo presidente na altura, foi posto a mexer pelos sócios.
Obviamente que, como qualquer rabolho, pretendes misturar e baralhar.
23 Agosto, 2023 at 18:36
O meu filho é vocalista dos BAN…
23 Agosto, 2023 at 19:57
https://www.youtube.com/watch?v=aRWIlOOIwgU
…
23 Agosto, 2023 at 20:57
😀 😀 😀
Já era xéxé naquela altura, imagina agora!