Num belíssimo jogo de futebol, marcado por um momento Edwardona, o Sporting teve que ser uma verdadeira equipa para ultrapassar um Estrela com a lição bem estudada. A uma semana do dérbi, os Leões garantem a liderança isolada, com o extra de terem voltado a unir as bancadas de Alvalade numa crença comum
Às vezes, umas quantas, perguntam-te porque raio é que gostas de futebol, ainda por cima quando a modalidade assenta numa teia tão conspurcada de interesses e compadrios? Ora, o Sporting vs Estrela da Amadora poderia encaixar numa resposta a essa pergunta.
Mesmo fora de horas, ir a Alvalade com a minha filha é sempre um momento de partilha que vale qualquer resultado. Pelo caminho, seguimos atrás de um grupo que carrega uma bandeira onde a cara de Marcus Edwards foi colocada no corpo de Diego Maradona. Impossível não sorrir, impossível não aproveitar para passar de geração em geração o dia em que D10 esteve no velhinho Alvalade.
Entras a cantar “o mundo sabe que” enquanto galgas a escadaria, ocupas o teu lugar e com agrado vês que o Sporting volta a começar o jogo com fome de ganhar. Inácio ficou no banco, para prevenir o amarelo que o deixaria fora do dérbi, Matheus Reis é o substituto. Bragança faz do lesionado Morita, ao lado de Hjulmand, Nuno Santos regressa à titularidade na ala canhota, Pote e Edwards fazem companhia a Gyokeres lá na frente.
Foi precisamente o inglês o primeiro a colocar à prova o experiente António Filipe, com um remate cruzado. O Estrela vinha com as linhas baixas, chegando a posicionar-se num 5×5 no seu meio campo, em processo defensivo, cortando espaços e exigindo paciência aos Leões. O Sporting, ia rodando a bola de pé para pé, entre os centrais, muitas vezes com Hjulmand a baixar para tentar libertar um dos alas, sempre com objectivo de atrair o adversário e desmontar linhas.
Daniel Bragança entra na área e cai. Siga!, diz toda a turma do apito, e bem, ajudando a reforçar a vergonha que foi o penálti marcado a favor do Benfica, em Chaves, no dia anterior. Enquanto as bancadas esperam sinal de vida do VAR, Hjulmand entra na área pela direita e perde-se na indecisão entre rematar ou cruzar, com Gyokeres a ficar fodido da vida em sueco.
Depois, Pote. Uma e outra vez, primeiro ao lado, depois à malha lateral, antes de Leo Jaba se isolar e marcar já depois de assinalado o fora de jogo. Era o primeiro sinal do Estrela naquela que seria a sua estratégia: ganhar as costas da defesa do Sporting. Acontece que, logo a seguir, Gyokeres fez toda a gente ignorar o sinal: bola na besta nórdica, ganha a linha, ameaça que vai mas não vai, roda, levanta a cabeça e toma lá redondinha para a entrada da área, onde está a aparecer sozinho o Daniel Bragança. O 23 não tem medo de ser feliz e com tanto açúcar dispara de primeira, com a bola a encontrar paz no aconchego da rede.
Celebrava-se pela primeira vez em Alvalade, à passagem da meia hora, antes de novo susto, antes de nova bola metida nas costas da nossa defesa, antes de Jaba se isolar novamente e ver Adán fazer-lhe a mancha na perfeição. Segundo aviso, antes de Gyoekres arrastar dois gajos consigo e antes de Edwards ensaiar o típico movimento de fora para dentro, com o remate à croissant do Barbosa acertar em cheio na tola do Miguel Lopes, que assim evitou o que já parecia o 2-0.
No recomeço, uma inesperada cambalhota. O tal do Jabá voltou a ser lançado em velocidade, pela direita, ganhou a linha, e viu o cruzamento ser cortado pela mão de Coates, cujo carrinho chegou a tempo, mas não teve tempo de desviar o braço. Penálti e golo do empate, marcado pelo tal do Jabá, que resolveu armar-se em parvo e tapar os ouvidinhos em direcção à sul.
Daniel Bragança tenta de pé direito, mas passa perto do poste, antes da bola ser novamente colocada nas costas da defesa, entre Coates e Diomande, onde aparece um tal do Kikas a dominar e a disparar de pronto, surpreendendo tudo e todos (bela execução). A 35 minutos do final, sem descontos, o Sporting estava a perder em casa.
Das bancadas, o incómodo transformou-se em palmas e cânticos de apoio. Amorim foi rápido a estancar a ferida, trocando Esgaio, Coates e Matheus Reis por Trincão, St Juste e Inácio, minutos depois de Hjulmand, já na pequena área, ver o redes do Estrela fazer uma defesa à andebol e evitar o empate.
Ao meu lado, uma Leoa de 14 anos desesperava (o Estrela estava bem, jogava bem, mostrava um conjunto de jogadores que aliavam a disponibilidade física à serenidade tática), ao que eu respondia com um “calma que vamos ganhar. Vê-se mesmo que és nova”, pouco antes de Edwardona aparecer em campo. Que jogada, que golo, que festejo da turba! Gyokeres ganha e serve, pouco depois do meio campo; o inglês fica com a bola e à sua frente só vê pessoal vestido de preto. Fuck it!, exclama Marcus, e passa um, passa dois, passa três, parte os rins ao quarto e mete a bola teleguiada ao poste mais distante! A forma como o próprio Edwards festejou, ele que é quase inexpressivo, diz muito do que ali se passou.
It is a fine bit of feeling that you just can’t have
If you have never felt it, you never felt alive It is a juke-joint chain down an older road A pump-up, giving in, passing alongQuando, na véspera, Amorim deixou claro que é para ganhar e que os jogadores sabem perfeitamente o que ele pensa, deu o mote para uma espécie de “onde vai um vão todos redux”. A resposta não podia ter sido melhor, com o inglês a encher-se de ganas e a levar-nos a todos naquele momento de magia que mandou jantar com o boda todos os imperativos táticos!
Cinco minutos volvidos, novamente Marcus, agora a levantar a cabeça e a meter tão redonda como pode ser uma bola na cabeça do entretanto entrado Paulinho. Ah, o vulcão, no topo da montanha repleta de provações! Que saudades de celebrar um golo com gente que desconheces!
Take a trip up magic mountain
Sing, whoa-oh Let the feeling free your soul Take a drink, straight from the fountain Sing, whoa-ohPaulinho punha os indicadores na tola, Pote punha os indicadores nos ouvidinhos, dando o troco ao Jabá que entretanto era substituído e preparando o que por aí vinha: um remate em arco, ao ângulo mais distante, para uma enorme defesa do Tó. A primeira, que a seguir deixou os adeptos verde e brancos com o grito de golo a meio, quando tirou em cima da linha a felicidade do Trincão (boa entrada em jogo).
O Estrela estava encostado às cordas, o Sporting tentava o KO com remates de Trincão, de Hjulmand e de Gyokeres, mas a vitória viria mesmo aos pontos, enquanto nas bancadas se ouvia o recuperar do “façam-nos acreditar”.
6 Novembro, 2023 at 11:47
Antes do jogo já dizia que ia ser um jogo para “duros”. O Estrela da Amadora é uma equipa muito bem trabalhada, com uma excelente capacidade técnica e física e que cria MUITAS dificuldades aos seus adversários.
A primeira parte correu conforme o plano. O Sporting conseguiu controlar o jogo de fio a pavio, teve a bola o jogo todo, não permitiu que o Estrela esticasse o jogo na frente e aproveitasse as costasa da defesa. O Estrela tem uma ótima saída de bola e isso complicou a nossa pressão mas depois conseguimos quase sempre controlar quando eles passavam a pressão. A única ocasião que o Estrela teve foi sintomática…bola na profundidade nas costas do Coates, Diomande deslocado da linha mete em jogo, defesa do Adan. Mas foi lance único. De resto o Sporting controlou completamente o jogo. Faltou engenho no ultimo terço, as combinações no ultimo terço não saíram. Houve várias combinações até ao ultimo terço de qualidade e que conseguiram passar as linhas do Estrela até à ultima (muito juntas e muito difíceis de quebrar), mas depois chegava ao ultimo passe e não saia. Entre o Pote, o Bragança, o Gyokeres e o Edwards, raramente alguém acertou no ultimo passe. Das alas também não vinha grande coisa mas era sempre dificil vir, com a equipa do Estrela tão compacta. Quando entra o golo, pensei que o mais dificil estava feito mas que, se o Sporting fizesse como ás vezes faz e deixasse de tentar furar e passasse a valorizar só ter a bola por ter…estávamos fodidos.
Nem tivemos tempo disso. 2 bolas nas costas do Coates, Diomande mais uma vez a meter o jogador em jogo num caso e demasiado longe no outro…penalti num caso, golo no outro. Nem deu tempo para a equipa andar a pastar. Depois veio o melhor do jogo. A reação. O Sporting levantou a cabeça e foi para cima deles mas sempre dentro do modelo de jogo do Sporting. O Amorim trocou os centrais para dar outra velocidade e capacidade de ter bola (senti tanta…mas tanta…falta do Inácio…), depois meteu o Trincão na direita e o Paulinho junto do Gyokeres e foi um vendaval. Excelente entrada de todos, deram outra dinâmica à equipa, abriram o Estrela que também foi perdendo muito gás na segunda parte e deixou de conseguir ser tão compacto. Ontem ganhou o jogo o banco e a importância capital de ter um plantel onde todos têm ritmo e confiança. A rotação da equipa é uma das maiores mais valias que tem atualmente. Estão todos confiantes e com ritmo.
Individualmente.
Adan fez uma boa defesa para logo a seguir fazer uma cagada monumental no ressalto…vamos andar nisto o ano todo e torna quase impossível ser campeão. Não se é campeão com um GR assim, a não ser que a equipa à frente seja brutalmente superior aos adversários diretos..
Na defesa é dificil falar. É o oposto do Edwards que falarei a seguir. A defesa esteve sempre bem…tirando nos 2 lances capitais + aquele que o Adan defende. Diomande porque tem a mania que no último momento consegue sempre dar um passo em frente e ficar certo na linha e vezes demais não consegue, o Coates porque se expôs demais nos lances. Mas tirando isso a defesa esteve bem. Depois da entrada de Just e Inácio nunca mais houve erros capitais até porque eles conseguem ir buscar o jogador que é lançado. Inácio fez falta como crl. Especialmente a capacidade de passe dele. É um super-central que nem os Sportinguistas valorizam. Faz quase tudo bem nesta altura.
Nas alas…mehhh. Nem Nuno Santos nem Esgaio conseguiram fazer grande coisa. O Nuno Santos começa a enervar-me estar constantemente a mandar vir com os outros porque não lhe dão a bola. Também não era fácil porque eles tinham pouco espaço e quando tinham, era para cruzar para um monte de vigas do Estrela. O Trincão entrou bem e a dar muito mais dinâmica ao flanco, os jogadores do Estrela também já estavam a começar a arrastar-se…combinou bem a posição com o Edwards. Sem ser brilhante, ajudou muito.
O meio-campo foi o que mais gostei do jogo. Moten e Bragança controlaram o jogo todo na primeira parte, deram jogo, eles conseguiram romper bem as linhas que tinham de romper e o Bragança ainda apareceu a finalizar. O único ponto que acho que tinham de trabalhar enquanto dupla é na pressão. Mas eu pareceu-me que o problema era geral, o Amorim não queria dar as costas e por isso nunca quis que o Sporting investisse demais na pressão. E isso via-se bem pelo Nuno Santos e onde ele estava na pressão. Eu sou sincero…ultrapassa-me quem viu este jogo e acaba a dizer que o Bragança é curto. Agora é porque não arriscou o que devia no passe…Há sempre qualquer coisa. O homem só não vai ser curto quando for perfeito. A única zona do terreno que dominou o jogo e que foi capaz de combinar rápido para passar as linha e que foi capaz de dar jogo aos da frente constantemente…foi o duo de meio campo. Eu adoro o Morita mas senti MUITO mais falta do Geny e principalmente do Inácio, do que do Morita. Muito mais.
Na frente o Gyokeres assiste para o primeiro, mas de resto teve muita dificuldade em decidir bem. Não encontrou o espaço por não haver, não conseguiu finalizações limpas, não conseguiu encontrar o seu timming. Era um jogo quase impossível para ele pela falta de espaço, mas esteve sempre na luta e dali ninguém tem tréguas. Bem entrou o Paulinho. Juntou-se muito bem ao Gyokeres, bem a procurar o espaço vazio deixado por este, marcou, correu quanto tinha de correr para trás, segurou bola…este Paulinho pode ser muito útil, especialmente a sair do banco.
O Pote para mim fez um bom jogo. Tentou sempre entrar em combinação, tentou dar dinâmica ao jogo, tentou explorar o espaço…e teve um espírito diferente. Senti o Pote mais alegre, menos rezingão com todos, a apoiar muito os outros quando estes tentavam combinar rápido mas não saia. As resseções saíram melhores…senti um Pote muito mais alegre do que tenho sentido. Vamos ver. Mais uma vez ele pisa uma zona que estava hiper-lotada mas foi encontrando espaço e em várias combinações ele fez bem só que a “resposta” de outros não foi boa.
O Edwards…o Edwards é isto. Um jogo tenebroso até ao momento em que passa a ser o homem do jogo com um golo e uma assistência brilhantes. Não consigo dizer mais. Ele enerva-me solenemente por decidir tão mal e demorar tanto a decidir, por ter tanta dificuldade em soltar a bola…mas quando acerta…é lindo!
Foi vitória de campeão. E foi vitória de campeão sem ser daquelas no chuveirinho do ultimo minuto à rasca como tantas vezes vimos. Não. Foi vitória de campeão com exibição de campeão. Dar a volta mas dar a volta dentro da nossa forma de jogar e dentro dos nossos “termos”. Fez-me um bocado lembrar aquela reviravolta contra o Braga na primeira época do JJ.
Sou só eu que sinto alguma tensão da equipa com o Morten e com a cena dele de ser líder?! O Nuno Santos, o Diomande, o Pote, o Paulinho, Geny, Inácio…já vi todos a reclamar com ele quando ele está a falar ou a fazer aquela cara do “vai mandar para o crl…”. Mas também sinto alguma frieza com o Gyokeres…não sei se é impressão minha e provavelmente é. Ou então é agora o tempo de ajuste entre eles e o grupo…Depois no jogo jogado não sinto nenhuma desconexão, bem pelo contrário. O Morten está cada vez mais ligado à equipa e ele compreende cada vez melhor a equipa e o sistema, e a equipa e o sistema compreendem-no cada vez melhor.
Agora é preparar bem o Rascow. Com a merda que fizemos lá, agora estamos numa encruzilhada. Temos de lhes ganhar ao mesmo tempo que temos de poupar a equipa para a Luz. São 3 dias de diferença entre os jogos, precisa de tempo a equipa. Sou o primeiro a dizer que não há prioridades, mas aqui não sei bem como deve fazer.
6 Novembro, 2023 at 12:30
O Diomande tem exatamente o mesmo problema que tinha o Ruben Semedo. Acham-se mais rápidos, mas forte, mais tudo que os outros (e a verdade é que são), e este excesso de confiança torna-os desleixados. Acham sempre que mesmo estando mal posicionados acabam por conseguir apanhar o adversário. Grande parte das vezes até conseguem, mas por vezes também dá asneira.
6 Novembro, 2023 at 13:29
Esta ideia do controlo do jogo para mim é o que nos pode prejudicar.
Muitas vezes temos o controlo do jogo porque a equipa adversária nos dá.
Ter controlo do jogo a fazer o resultado do adversário (empate) no nosso meio campo defensivo a trocar a bola entre centrais não é nada que os adversários não gostem e cedam com prazer esse controlo.
O que gostaria de ver mais era o controlo do jogo que tivemos quando passámos a jogar em 4x4x2.
Teve momentos em que a equipa partiu um pouco? Teve.
Mexe com o jogo e isso enerva os adeptos mais tensos? Enerva.
Mas é o facto de mexer com os jogos que faz com que se marquem golo.
O estar à espera que dê, muitas vezes dá merda.
Percebo que nos dê controlo da bola mas se for inconsequente …
6 Novembro, 2023 at 18:02
Excelente leitura do jogo Tiago.
Reforço apenas que o Gyo fez para mim um jogo muito bom apesar de não ter dado tanto nas vistas.
E sim.. As alas foram o nosso problema. A malta quer o NS na seleção… mas para mim é curto. Do Esgaio nem vale a pena falar.
Segundo jogo sem o St. Juste se lesionar… Nem quero acreditar!
Z
6 Novembro, 2023 at 11:51
Bom dia!
Dois pontos:
1. Se me irrita a justificação dada pelo sistema e pelos adversários para o “não penálti”, mais me irrita ainda certos sportinguistas dizerem que nem este nem o do Neves são penálti. O do Bragança é. O do Neves não é. Ponto.
2. Com a devida declaração de interesse de que há muito tempo que sigo o Bragança e que gosto do miúdo, aqui vai o meu porquê de querer que ele jogue: é inteligente, tem raciocínio rápido, boa leitura de jogo, boa técnica, bom remate. É um distribuidor de jogo de excelência. Reparem quantos toques dá numa bola para a soltar. Dá um, dois. Não mais do que isso. Desengonha o jogo. Se o vemos a passar para o lado e para trás é apenas quando está sem outras linhas de passe que não essas ou está a contemporizar, como o nosso treinador gosta tanto que se faça.
Para os críticos, lembrem-se de que esteve um ano parado. Para os que dizem que é um cona de sabão, a função dele não é andar em correrias a perseguir adversários. O Bragança é um oito puro. É um Pedro Barbosa. Mas melhor. Muito melhor.
De resto, ganhámos, crailhes!
PS – JMO, és um imbecil.
6 Novembro, 2023 at 14:12
Já pedi desculpa pela reviravolta do Estrela, assumo a responsabilidade por inteiro.
Fizeste uma bela análise ao Bragança. Subscrevo a 100%.
Por falará em analisar jogadores, ouvi dizer que o éssiobê está à procura de um Head of Scouting e meti logo uma cunha para virem buscar o LionUp.
6 Novembro, 2023 at 15:04
Ó caray….queres mamar murcha outra vez hoje rabolho?
6 Novembro, 2023 at 14:18
Ponto 1- Depois da expulsão de Gyo, para mim ambas são falta, Neves e Bragança.
Ponto 2- Subscrevo. Bragança tem visão de jogo e qualidade de passe que nenhum dos nossos médios têm. Nem Inácio 😉
O resto, subscrevo também…
6 Novembro, 2023 at 15:03
Ana bom dia,
Concordo com quase tudo, mas se calhar não viste o Barbosa jogar, era um dos meus ídolos. A expressão falso lento foi inventada para ele, era um jogador único e extraordinário, tinha uns pezinhos de pantufas a tratar a bola, fintas de corpo, passes longos e a grande especialidade dele eram os remates de longe com a parte de dentro do pé em arco. Jogou numa época em que o Sporting não tinha nem de perto os planteis que veio a ter mais tarde. Já percebi que gostas do Bragança, eu também, mas para ele chegar ao que Barbosa fez e representou no Sporting ainda vai ter de comer muito nestum. 🙂
6 Novembro, 2023 at 15:11
Relativamente ao jmo a única explicação que encontro para as atitudes que teve ontem, é que devia estar bastante bêbedo, e pela altivez e basofia devia ser whiskey e não vinho de pacote, são coisas que acontecem.
6 Novembro, 2023 at 18:35
Quanto ao Nestum, realmente o Barbosa era mais croissants. Vi-o jogar, sim. Dá uns aninhos Bragança (e o Amorim mais joguinhos) e vais ver. Não esquecer que o Barbosa só deu nas vistas no Guimarães, já com uns aninhos mais do que o Bragança, que é craque desde sempre.
6 Novembro, 2023 at 20:14
Sim Ana é verdade o Barbosa começou a abrir o livro no Sporting já aos 26/27 anos se não me engano, mas digo te era um jogador do cacete, gozavam com ele porque disse uma vez que gostava de croissants, já vi que sabes, mas insisto quem me dera que o Bragança chegue um dia ao nível que o Barbosa tinha.
6 Novembro, 2023 at 20:38
Quem disse que ele tinha “o cu pesado por causa dos criussants” foi o Quinito. O Barbosa só teve que confirmar. 🙂
E o Bragança vai ser melhor do que o Barbosa. Nestum é um alimento sem tantos hidratos de carbono. Não lhe vai pesar onde não deve.
6 Novembro, 2023 at 16:23
O Barbosa era muito melhor que Bragança. O problema é que não tendo velocidade e tendo o que descreves é bom para o meio campo… desde que nao tenha de defender, ir ao choque, ganhar bolas, duelos… fisicamente é um anão para o futebol moderno, num sistema de 2 médios. Tal como Morita mas este um pouco mais intenso e agressivo.
6 Novembro, 2023 at 17:30
Também acho, o Bragança é bom jogador e ainda pode crescer tácticamente mas fisicamente é muito franzino e ao lado do Barbosa como digo tem de comer muita sopa para lá chegar. Lembro me de ser puto a jogar na escola e toda a gente a tentar marcar um golo à Pedro Barbosa, se forem do meu tempo sabem que golo é. 🙂
6 Novembro, 2023 at 18:04
É um golaço!!!
Z
6 Novembro, 2023 at 18:04
E o gajo marcava-os dos dois lados do campo!
Z
6 Novembro, 2023 at 18:58
Era mesmo 🙂
6 Novembro, 2023 at 11:56
Depois de ontem, ainda mais a Bancada vai desesperar quando vir Edwards a dormir ou a falhar receções básicas.
De quem se espera muito (e agora ainda mais) , fica lixado com pouco 🙂
O mesmo se passa com Pote…
6 Novembro, 2023 at 11:59
Por acaso acho que não…
Depois de ontem a bancada fica sempre à espera que ele perca 20 jogadas mas que vai haver uma algures que entra e por isso não vale a pena assobiar…
6 Novembro, 2023 at 12:02
LOL
6 Novembro, 2023 at 12:01
Agora no sitio mais adequado.
Em relação ao jogo muito resumido, gostei do que vi.
Para quem critica o Edwards há que perceber as características do jogador.
Edwards joga no risco.
Edwards joga no drible.
Quando corre bem é aquilo que se viu ontem.
Mas tem grandes probabilidades de correr mal.
Se corresse como vocês querem, como eu desejaria, o Edwards era um dos melhores jogadores do Mundo, que não é, porque tem as suas limitações também.
Como alguém disse e bem não seria o Edwards seria o Maradona, ou um Messi ou outro gajo estratosférico.
Mais facilmente tenho compreensão por jogadores destes do que aqueles que passam a vida a passar para trás e para os lados.
Pote, fez um bom jogo na minha opinião.
Desta vez sim, ligado ao jogo.
Motivado.
E não teve de marcar nenhum golo espetacular, como ia acontecendo.
É isto que eu peço do Pote. Que corra de forma objectiva, mas não só para a estatística e que esteja com vontade em campo.
N. Santos também fez um bom jogo.
Sempre vocacionado para o ataque, mesmo que tenha feito mais uns quantos passes para o Adan.
Hjulmand fez um dos melhores jogos.
Com capacidade fisica até ao fim e muito participativo.
Bragança fez um bom jogo.
Continuo a dizer que lhe falta apoio no meio campo.
Tem de ganhar mais fibra que penso virá com a experiência de jogar.
Treinar também o remate. Tinha feito mais um ontem, facilmente.
Pontos menos.
Diomande que gosto muito, ontem estava muito desconcentrado. Não fez bem a dobra ao Coates no 2º golo do Estrela.
Coates. Noite não deste jogador que com as suas limitações fisicas ainda vai desenrascado quando apanha o jogo de frente. Metendo-lhe bolas nas costas é uma carga de trabalhos e o que se viu ontem. Penalti é o que é. Podia ter tido mais cuidado mas não critico questões anatómicas e quem alguma vez jogou sabe que o movimento dos braços muitas vezes é difícil contrariar.
Esgaio. Voltou a não acrescentar nada. Não sabe cruzar. Não sabe dar apoio. Não sabe defender. Não sabe correr.
Adan. Não dá segurança nenhuma. Mas no banco também está outro que se chama Israel. Portanto… Começar já a pensar em trazer outro GR para o ano.
Teve culpa sim no 2º golo onde está mal posicionado. E aquela paragem no cérebro depois de fazer grande defesa….
Amorim esteve bem nas substituições.
Desta vez nada a apontar.
Mudou para o 4x4x2, e para quem critica, foi a altura em que jogamos melhor.
A equipa.
Senti que foi daqueles jogos que pode decidir um campeonato.
Não tanto pelos 3 pontos mas como a equipa sentiu o jogo.
Desde o grito do Edwards no golo até à rodinha “à bruta” que Coates fez no final do jogo.
Que todos sintam as palavras de Amorim, que repito deviam ser para consumo interno apenas e seja para ganhar ou ganhar este campeonato.
Aproveitar que os nossos rivais não estão bem e ganhar mais um para o museu.
6 Novembro, 2023 at 14:15
Bom comentário, LR. A sério! I’m flabbergasted!!
6 Novembro, 2023 at 18:05
Um novo GR já em Janeiro! Por favor!
Z
6 Novembro, 2023 at 12:19
9J 1E 0D
A começar Novembro.
Margem de 3 pontos para o benf@s e 6 para o porto.
Melhor que isto não podíamos pedir.
E nem estamos a deslumbrar, mas também não precisamos de o fazer até ao momento.
O destaques até ao momento são Inácio e Gyo.
Jogo na luz, aceito claramente o empate, manter os 3 pontos e mesmo o porto ganhando, ficamos com boa margem na mesma.
Ontem fizemos o suficiente para marcar mais 2 ou 3.
Mas aquele 2º golo neste nível que jogamos, não deveriam acontecer, a equipa “adormece” muito na vantagem.
Boa semana.
6 Novembro, 2023 at 12:51
“Melhor que isto não podíamos pedir.”
Até aceitava isso se tens ido a Braga como o adversário a jogar o que joga agora.
A jogar o que estava a jogar na altura, e que jogou no nosso jogo, tinhas de sair de lá com os 3 pontos e hoje tinhas 10 jogos e 10 vitórias.
O Braga desse jogo jogou pior que qualquer um daqueles 2 Bragas que levaram 5 secos em Alvalade. Nós é que também jogámos muito pouco e demonstrámos uma falta de ambição inaceitável.
6 Novembro, 2023 at 12:55
melhor só 11V em 10J.
6 Novembro, 2023 at 13:14
Discordas do que eu disse ou só tens piadas estúpidas?
6 Novembro, 2023 at 13:29
Queres piada mais estúpida de achar que vamos ganhar os jogos todos e não podemos ter jogos menos conseguidos e perder pontos no futuro?
6 Novembro, 2023 at 17:12
Mas foi isso que eu disse?
Epá, despe lá a pele do “grupo do malhão” que gosta de inventar.
O que eu acho é que neste momento tínhamos obrigação de ter 10 vitórias – porque defrontámos um Braga fraquíssimo – e porque o que se demonstrou nesse jogo foi uma total falta de ambição, coisa que ontem não aconteceu. Com a mesma atitude que tivemos em Braga, ontem tínhamos perdido o jogo.
E, meu caro, não ter atitude é algo que eu não admito e não perdoou!
Não tenho problema em perder, desde que haja atitude em campo. Estou farto de dizer isso aqui.
Não vamos ganhar os jogos todos, como é óbvio. Mas temos de jogar para ganhar os jogos todos e isso tu não entendes!
6 Novembro, 2023 at 13:31
“E nem estamos a deslumbrar, mas também não precisamos de o fazer até ao momento.”
Não precisamos?
Ok…
Isto de jogar no euromilhões depois de saber a chave vencedora…
6 Novembro, 2023 at 13:48
Ontem foi mais um jogo que mesmo sem deslumbrar, podíamos ter feito o 4 ou 5-2, se fossemos melhores a finalizar.
6 Novembro, 2023 at 14:09
Sim, mas só depois de estar a perder. Até lá não tínhamos criado ocasião nenhuma de golo. E mesmo assim para ganhar 5 tínhamos de ter uma eficácia de quase 100%…
6 Novembro, 2023 at 14:10
Lá está e sem deslumbrar conseguimos virar o jogo.
6 Novembro, 2023 at 14:12
Daqui a nada nem precisamos de entrar em campo.
Para o Stalley somos o Sporting e isso por si só basta.
6 Novembro, 2023 at 14:20
Até aos 30 minutos não lembro de um único remate enquadrado com a baliza…
6 Novembro, 2023 at 14:28
Nem era preciso 😀
6 Novembro, 2023 at 14:34
Esse comentário só vai de encontro ao que escrevi em cima.
6 Novembro, 2023 at 17:29
Meus caros (LR e Stalley) eu até acho que fizemos um bom jogo (tal como contra o Farense para a TL e que o resultado engana tantos foram os desperdícios (e as excepcionais exibições os GR; o remate do Pote em arco ao canto superior oposto só não dá um enorme golo, porque a defesa ainda foi melhor; tal como a defesa á cabeçada do Trincão).
Resumindo: deslumbrando ou não, somos a equipa que está a praticar regularmente melhor futebol em Portugal.
O lugar que ocupamos é mais que justo a “pontuar” quase tanto como nós só as equipas de arbitragem com tantos colinhos aos rivais.
SL
6 Novembro, 2023 at 12:20
Novembro. Real feel: Maio.
Quando começam a vender bilhetes para o derby no chiqueiro, sabem?
6 Novembro, 2023 at 13:22
Um ponto positivo que notei ontem e já tinha reparado no jogo passado, contra o Farense: finalmente começo a ver a equipa na frente a tentar fazer combinações a 1 ou 2 toques – as famosas tabelinhas – com sentido de baliza. A controlar o jogo mais à frente e não andar tanto naquelas trocas de bola na defesa que só enervam.
E a atitude geral da equipa também merece nota positiva. Estava farto de coniçe-de-sabão! Joguem sempre assim, com fome de baliza e de querer marcar, que serão sempre sempre apoiados, mesmo que um dia corra mal! É tão simples isto pá, que custa perceber porque andaram tanto tempo a ter “falta de fome” como disse o Trincão no início da época.
Ganhar aos lampiões daria uma boa “folga” e, principalmente, uma motivação adicional – desde que não se volte ao conismo-de-sabonismo…
6 Novembro, 2023 at 13:33
Pois a falta que faz ter um Gyokeres que permite isso.
Ou um Hjulmand que é um gajo que olha o jogo para frente.
6 Novembro, 2023 at 13:45
Verdade, foi difícil de entender uma coisa tão óbvia. Subscrevo cada linha.
6 Novembro, 2023 at 13:37
Já com 3-2, dois jogadores do Estrela saltam na pequena área, na cara do Adan, e um deles só não mete a bola lá dentro porque houve estrelinha. E lá iam 2 pontos com o bôda.
Frango Israel é uma anedota de guarda-redes, com falhas técnicas de iniciado ou juvenil.
Pode ser que aguentemos o barco à tona até Maio se em Janeiro taparmos pelo menos um dos dois buracos (o outro é uma inenarrável merda chamada esgalho). Caso contrário o naufrágio será difícil de evitar.
6 Novembro, 2023 at 19:18
nem me lembrei disso… atrás da baliza ficámos todos a ver a bola lá dentro, afinal tinha ido por cima
6 Novembro, 2023 at 13:41
Boa crónica Cherba, quase tão boa quanto o jogo.
Pena não haver mais jogos destes. Grande Estela – parabéns!
Grande Sporting, tb. Sobretudo do meio-campo para a frente. Este ano temos banco, finalmente. E o Amorim soube ler e mexer no jogo. Ainda tivemos lances de nota artística – bravo!
Para um romêntico da bola, como eu, gosto destas vitórias em que sofremos mas compensamos com virtuosismo!
Eu sei que a prudência, a humildade e a inteligência pedem contenção nas expectativas mas não consigo deixar de pensar que este ano temos boas hipóteses de sermos campeões!
Para já, é ir ganhar ao galinheiro! É claro que um empate serve, mas quero mesmo ganhar (e com nota artística) para eles baixarem a bolinha. Nós merecemos essa (esta) alegria!
SPOOOORRRRRTTING!
6 Novembro, 2023 at 13:57
Esta manhã fui pesquisar a definição de “abre-latas” on-line e apareceu isto:
https://youtu.be/HKV30_RBG7I?si=DYNTZj2BCQNXVYnI
Belo post, Cherba! Até me arrepiei enquanto lia. Ver o golo do Edwards ao vivo deve ter sido qualquer coisa… Tu e a tua filha jamais irão esquecer esse momento.
“O Sporting, ia rodando a bola de pé para pé, entre os centrais, muitas vezes com Hjulmand a baixar para tentar libertar um dos alas, sempre com objectivo de atrair o adversário e desmontar linhas.” Tão simples de ver mas para muitos é futebol de engonhanço.
6 Novembro, 2023 at 14:07
E é…
Toda a gente acho que sabe o que estava a acontecer. Há é quem goste desse jogo mais estratégico e mais de xadrez e há quem goste mais do rock and roll de depois do golo.
São gostos. Quando bem feitos, gosto das 2 formas de jogar. Mas ontem a nossa não foi bem feita…não conseguimos criar perigo nenhum. No entanto depois de meter velocidade na 2ª parte, aí sim. Quando passou a compensar o risco foi quando jogámos mais e melhor. Enquanto quisemos controlar foi quando jogámos pior!
6 Novembro, 2023 at 14:11
Obviamente TCdL.
Tão simples de ver para muitos que sabem ver futebol.
Para aqueles que passam a vida no Yahoo é que é mais fodido…comem toda a merda que lhe dão de comer.
6 Novembro, 2023 at 14:17
Está bem visto, TCdL.
6 Novembro, 2023 at 14:31
No entanto conseguimos chegar à vantagem a jogar um futebol pensado e estratégico, o que deveria forçar o Estrela a arriscar mais e a permitir-nos sair com mais perigo para o ataque e potencialmente dilatar o resultado. Aquele penálti a abrir a segunda parte não era previsível.
A equipa está muito bem montada e trabalhada. Em relação à insistência no Esgaio, eu penso que ele privilegia alas que consigam subir e descer durante o jogo todo. Isso porventura é mais importante no equilíbrio da equipa do que serem jogadores que desequilibram. Por isso talvez ele insista muitas vezes no Matheus Reis em detrimento de Nuno Santos, por ele faz o corredor para cima e para baixo durante o jogo todo. O Nuno Santos geralmente dá o berro entre os 60-70 minutos.
Digo isto porque no outro dia ele voltou a dizer que o Esgaio era um rologiozinho suíço a subir e a descer. Porque não acredito que, tal como todos nós conseguimos ver claramente, ele não veja e saiba das limitações técnicas do Esgaio.
Porventura o Fresneda ainda não conseguiu perceber ou interpretar completamente as dinâmicas táticas da equipa e ele prefira ter o Esgaio no onze para dar esse equilíbrio.
6 Novembro, 2023 at 14:53
Sim mas acho que nem o Amorim queria uma primeira parte com tão poucas ocasiões. Mesmo o nosso golo, “calhou”. Como digo, acho que a nossa 1ª parte acabou por ser eficaz mas não foi boa. Faltou o ultimo terço.
O resto, concordo quando dizes que a equipa está bem trabalhada. Isso parece-me claro. É a equipa mais bem trabalhada dos 3 grandes. Não sei se virá a ser a mais eficaz a prazo mas é a mais confortável com o seu modelo.
O M. Reis tem jogado mais ultimamente porque o Geny tem sido mais importante e “eficaz” que o Nuno Santos. E por isso, para soltar o Geny na direita, tem de meter o M. Reis à esquerda. É a nossa assimetria de modelo. Quando joga o Nuno Santos, joga o Esgaio pela direita. Ontem jogaram os 2 porque o M. Reis jogou a central. Na Liga Europa jogaram os 2 porque o Amorim teve uma diarreia mental…mas isso não é padrão. Só aconteceu 1 vez (os 2 na ala ao mesmo tempo).
O relógio suiço do Esgaio…é um bocado indefensável cometendo ele tantos erros defensivos mas pronto. A ideia é um dos alas ser mais médio que lateral e o outro ser mais lateral do que médio. Vem daí a nossa assimetria e ligação ao tal 442. Mas lá está…tenho sempre dificuldade em perceber como é que o Amorim vê um relógio suiço no Esgaio (e claramente vê…isso é evidente nas escolhas) quando o Esgaio tem tantas lacunas defensivas. Possivelmente o Amorim vê isso porque o Esgaio é um gajo ultra concentrado. As lacunas todas que tem são técnicas e físicas (velocidade), não são táticas. Taticamente creio que o Esgaio faz exatamente o que o Amorim quer dele. Só que…para mim impedem de ver um relógio suíço cometendo ele tantos erros defensivos e sendo tão inoperante ofensivamente…
6 Novembro, 2023 at 15:40
Não percebo essa mudança de pensamento até porque o melhor futebol que o Sporting praticou com o Amorim foi com o Porro de um lado e o NS do outro, dois alas ultra ofensivos. Se o problema é não ter ninguém parecido com o Porro, se calhar estava mais que na altura de dar minutos ao Fresneda (que supostamente foi contratado porque era muito parecido com o Porro) e estabilizar novamente a tática, em vez de procurar equilíbrios táticos á custa da produção ofensiva de uma das alas.
Cada vez que eu vejo o Esgaio e o Mateus Reis no mesmo 11 dá-me uma coisa má, principalmente porque sei que os dois vão competir para ver quem é que acerta mais vezes no boneco quando cruzam. Ontem chegámos ao cúmulo de o Inácio começar no banco por alma e graça do Espirito Santo. É ver a pressão que é feita pelo Mateus Reis no segundo golo se não estou em erro e comparar por exemplo como o Inácio pressiona. Já para não falar na saída de jogo.
6 Novembro, 2023 at 15:47
A mudança vem do facto do meio campo ser mais macio. Não temos nenhum Ugarte nem Palhinha. E como o meio campo é mais macio, reforça a defesa.
Ontem não é o caso, porque o M. Reis jogou a central. Eu também não gosto mas não havendo Inácio, parece não haver grande solução para jogar à esquerda (Inácio creio que foi muito pelo amarelo…). O unico jogo que jogaram os 2 nas alas foi na Liga Europa e acho que aquilo foi uma ideia triste que espero que não volte…
6 Novembro, 2023 at 17:15
““O Sporting, ia rodando a bola de pé para pé, entre os centrais, muitas vezes com Hjulmand a baixar para tentar libertar um dos alas, sempre com objectivo de atrair o adversário e desmontar linhas.” Tão simples de ver mas para muitos é futebol de engonhanço.”
Quando fazes isso a 10km à hora, sim, é engonhanço.
Depois de estares a perder, também fizeste isso mas com velocidade…
6 Novembro, 2023 at 13:58
Grande Cherba.
Uma crónica a ombrear com o jogo.
Grande vitória considerando as peripécias vividas e a remontada.
Para aqueles que aqui criticam reiteradamente o R A por não ser exigente o que ele disse do Edwards contraria isso.
A última época é a excepção. Os tempos com o RA dignificam a história do Sporting. Onde ele já está.
6 Novembro, 2023 at 14:39
“A uma semana do dérbi, os Leões garantem a liderança isolada, com o extra de terem voltado a unir as bancadas de Alvalade numa crença comum.”
Também me pareceu durante a transmissão televisiva que o ambiente no estádio estava bem vibrante. Até pensei que tivessem corrido com o Varandas mas parece que ele ainda lá está.
6 Novembro, 2023 at 14:41
O Sporting ganha este jogo graças á inspiração de um jogador, não estou de acordo em relação ao Daniel Bragança, ele não tem andamento para uma equipa como o Sporting a velocidade que ele dá ao jogo é lenta, quando Pote foi para o seu lugar, o andamento foi logo outro. Este jogo já foi, fazendo uma visão do próximo jogo na Luz e uma retrospectiva aos que passaram, podemos dizer que uma equipa que má tantos golos como nós mamamos – Vizela 2 – Casa Pia 1- Braga 1. – Farense 2 – Atalanta 2 – Arouca 1 – Estrela da Amadora 2, e até do mísero Olivais e Moscavide não tem possibilidade nenhumas de ganhar a está grande equipa do Benfica com Rapidíssimos e habilidosos atacantes da sua frente de ataque, mais quando temos um guarda redes que só dá casas e um central que anda a Diesel, o Porto foi lá e tem um guarda redes que lhes assegurou o quanto pode o resultado. Não tem sido mau esta entrada no campeonato, mas em Espanha o Girona nesta altura também é líder e quando a poeira pousar há -de cair. No entanto o Artur Soares Dias também vai lá para dar a ajudinha que dá há tantos anos
6 Novembro, 2023 at 14:53
Quando Pote foi para o meio tinha o Paulinho e o Gyokeres à frente dele e Trincão e Edwards nas linhas.
Achas que é a mesma coisa?
Deves achar…
Bragança precisa de apoio para trocar a bola.
Não é um M. Nunes que consegue galgar linhas. É mais um jogador de futebol apoiado.
Tem técnica e a prova disso é o golo que marcou ontem.
Obviamente falta-lhe experiência para tornar o seu jogo mais consistente e melhorar os níveis de intensidade que por vezes não tem.
Mas eu dava-lhe tempo.
6 Novembro, 2023 at 15:09
O Bragança dá muito mais velocidade ao jogo a meio campo que o Pote. O Pote precisa de muito mais toques na bola para largar a bola que o Bragança. A quantidade de vezes que a bola circulou rápido no meio campo para chegar ao ultimo terço e foi perdida ali, prova isso.
As 2 unicas coisas que o Pote faz melhor que o Bragança como médio, é o passe longo e a capacidade de remate. E mesmo assim não tem estado famosa. Mais nada….
6 Novembro, 2023 at 15:13
Tal e qual.
6 Novembro, 2023 at 18:17
Passe longo não concordo. O Bragança tem bom passe longo, ao nível do Pote.
6 Novembro, 2023 at 14:58
Caro Chico Faria, não há aí pessimismo a maus??
Grande Benfica, grandes avançados, grande equipa….e que perde em casa para a Champions com uma equipa da segunda divisão europeia.
Ninguém diz que vai ser fácil. Só um tonto o faria, mas não somos, no momento, inferiores aos galináceos. Nao somos mesmo.
6 Novembro, 2023 at 14:59
* a mais
6 Novembro, 2023 at 15:06
Já li tantas vezes esta comparação…que acho completamente descabida…
Ao Bragança era pedido posse de bola e que a bola chegasse limpa à frente. O meio campo, por Bragança ou Morten, meteu dezenas de bolas limpas no ultimo terço…que o Pote ou o Edwards não conseguiram dar sequencia. Se alguma linha fez o seu trabalho com bola na 1ª parte, foi o meio campo.
Depois…
Comparam a progressividade do Pote a jogar a meio campo com toda a gente na frente, com uma equipa que está a perder e tem de arriscar e tudo mais, com o Bragança que tinha uma missão completamente diferente. Digo-te mais…o Pote a meio campo perde o dobro das bolas do Bragança quando lá está a tem de receber e rodar. Que me digam que o meio campo precisa é de um tanque e que o Bragança não é….acho limitada análise mas ainda vá. Que me digam que o Pote faz melhor o meio campo que o Bragança, é mesmo só vontade…
Ao Bragança foi pedido que fizesse chegar rápido e limpa a bola ao trio da frente em combinação. Fez isso montes de vezes. Defensivamente nunca perderam a luta a meio campo.
Ao Pote foi pedido para desiquilibrar.
Ainda tive de ler que o Bragança mostrou, numa arrancada do central dos gajos que é curto e que o Pote devia estar no meio campo. Curiosamente a arrancada é em cima do Pote, que fica nas covas, pela meia esquerda (o Bragança estava na meia direita), com o Nuno Santos claramente aberto demais e durante demasiado tempo e o Morten a ser atraído para a defesa. Mas pronto…culpa do Bragança…
O Bragança para um dia admitirem que o rapaz é bom, vai precisar de ser perfeito. Vai ter de ser uma mistura entre Gatuzzo, Pirlo e Ambrosini…tudo o que seja menos que isso, é curto…..
6 Novembro, 2023 at 15:09
Tal e qual.
Embora já tenha visto aí um idiota comparar o Bragança ao Pirlo…
Enfim… Nem 8 nem 80.
6 Novembro, 2023 at 15:12
Faz-me lembrar a cena com o Inácio.
Nunca está mesmo bom.
Ou tem pouco físico, ou ganha pouco ao choque, ou é lento, ou é baixo….ou “falta qualquer coisa”, que é o meu preferido.
Não consigo perceber, tal como aconteceu no jogo da Taça da Liga, quem é que vê o jogo que o Bragança fez e a conclusão que tira é que é curto.
6 Novembro, 2023 at 15:20
Com as devidas distâncias que são muitas sinto que é como o Edwards, pode-se dizer que se o Inácio tiver essa mais qualquer coisa seria só o melhor central do Mundo.
Assim como Edwards se fosse como ontem, todos os jogos, diria mesmo que no mercado de inverno já não estaria no clube.
O Inácio é o nosso melhor central neste momento, (taco a taco com o St Juste se estiver recuperado, com muita velocidade e também vertical) e Diomande (para mim centralão de marcação) logo atrás destes.
Mas Inácio perde um pouco na velocidade e também tem jogos como todos os jogadores no mundo que não lhe saem bem, nomeadamente, às vezes parece que a bola enrola mais nos pés que o costume.
Agora é um gajo que eu gosto e que manteria no plantel sem sombras de dúvida.
6 Novembro, 2023 at 15:25
Não acho que ninguém esteja taco a taco com o Inácio.
O St. Just só é mais rápido. O Diomande só é fisicamente mais forte.
O Inácio tem melhor jogo de cabeça, é muito mais inteligente taticamente, com bola nem se fala, é muito mais maduro do que qualquer um dos dois, percebe muito melhor o jogo que tem à frente, em posicionamento nem tem comparação….
Para mim é claro…O Inácio é claramente o melhor central e acima de tudo, o mais indispensável.
6 Novembro, 2023 at 15:29
Para mim o St Juste está porque tem coisas que o Inácio não tem.
Tem uma velocidade brutal e para mim consegue ter melhor qualidade de passe mas estou a falar de uns milímetros a mais 🙂
Perde é na marcação para o Inácio.
Mas Inácio está na frente.
6 Novembro, 2023 at 15:48
O St Juste não tem nem metade da leitura de jogo do Inácio. O Inácio hoje é um gajo que comete muitos poucos erros por jogo. Só não faz o que o corpo não deixa, mas é consistentemente um gajo que acrescenta em todas as vertentes do jogo. A sua adaptação a médio não é uma coisa que nasce á toa, mas sim porque o Inácio tem um jogo muito mais sólido e trabalhado do que qualquer outro dos centrais.
Lá está, o St Juste se sair vai sair porque é muito rápido, o Diomande porque é muito forte, o Inácio arrisca-se a sair porque é um central moderno com capacidade de fazer tudo um pouco e de ser ele o ponto fulcral na mudança tática de uma equipa, coisa que os outros dois não conseguem.
6 Novembro, 2023 at 15:55
Isso tudo, Fix!
6 Novembro, 2023 at 15:56
Qualidade de passe?!?! Estás a brincar. Do Just mais que do Inácio?!?!
Porra…não concordo nem por sombras! Nem perto. Dos 4 centrais acho que o Just é o que passa pior. Entre Inácio, Coates, Diomande e Just. O Just o melhor que tem na construção é levar a bola no espaço e criar superioridade quando pode. O Diomande tem melhor passe curto que o Coates, o Coates tem melhor passe longo, o Inácio tem melhor os 2 que os 2. Para além de ter claramente o melhor 1×1 ofensivo. É o que finta melhor.
Alias, o pior do Just é mesmo algumas perdas de bola das poucas vezes que arrisca um passe mais apertado…fora as lesões, claro…quando arrisca o passe mais entre-linhas, acerta metade. E longo nem tenta…
6 Novembro, 2023 at 15:53
Para mim Inácio é neste momento o melhor jogador do plantel a par de Gyokeres.
E até como médio consegue demonstrar qualidade acima da média.
Tenho imensa pena que saia em Janeiro (para o Real) como se avizinha, principalmente porque Coates não vai para novo e Diomande ainda demonstra enorme inexperiência e leitura de jogo…
6 Novembro, 2023 at 15:14
Sou um idiota porquê?
É um jogador com o mesmo registo: bola no pé, pensa o jogo com qualidade, mete as bolas redondas para os colegas e tem boa técnica de remate porque não é a primeira vez que tenta fazer este golo que fez. O que disse para além disso foi que precisa de jogar num meio campo a 3 com 1 jogador mais físico e outro mais explosivo enquanto ele dita os tempos de jogo.
É idiota dizer que ele pode vir a ser um Pirlo quando este fez a carreira toda a jogar desta forma?
6 Novembro, 2023 at 15:19
Não tem o melhor atributo do Pirlo. O passe longo.
E o Pirlo tinha menos abrangência de movimentos. jogava muito mais “de cadeinha.
Por isso é que deu um médio centro/médio ofensivo mediano mas um grande trinco onde o passe longe era crucial.
Mas não me admirava nada que, a este ritmo, venhamos a ver o Bragança a fazer bem passes longos lá para o final do ano. É uma coisa que os médios quase todos têm ganho com o Amorim…há qualquer coisa no treino do Amorim que lhes dá isso.
6 Novembro, 2023 at 15:27
O Sporting não usa muito esse tipo de passe, mas já todos vimos que ele é bem capaz de o fazer porque tem qualidade de passe para tal vimos isso na época do título, há 2 épocas idem e infelizmente no ano passado não fruto da lesão, mas acredito que teria sido muito útil num Sporting que não conseguia ligar o jogo por nada neste mundo.
Do que me lembro, o padrão de passe longo do Sporting parte sempre dos 3 centrais. Normalmente o Coates, o Inácio fazia muito isso em 20-21, o Diomande também arrisca uma ou outra vez.
6 Novembro, 2023 at 15:32
O Huljamand arrisca nesse passe e no geral tentamos procurar o Gyokeres na profundidade, mas o passe curto a primeiro toque, a tabelinha, o passe pelo meio é algo que esta equipa ganha com o Bragança e permite dar velocidade ao jogo.
Eu adoro o Bragança, adoro o toque de bola, adoro a forma como pensa o jogo, como procura jogar bom futebol. Perderá no capítulo físico do jogo? Talvez, mas também não o vejo esconder e encolher-se como seria de prever após uma lesão no joelho, vai à luta, recupera bolas e lança o jogo. Afinal de contas é um dos capitães da equipa.
A seguir a mim, só a Sofia Oliveira é que deverá gostar mais dele 😉
6 Novembro, 2023 at 15:39
Fazia o Palhinha, fazia o M. Nunes, fazia o Ugarte já ao final (ainda não tão bem como os outros) e faz o Pote.
E digo-te mais…faz o Essugo que já o vi fazê-los com facilidade.
O Bragança vai fazer também. O Morita não fazia e já se vê uma vez por outra a fazer.
Como digo…não sei o que acontece no treino e como é que é trabalhado mas sem duvida que o Amorim trabalha isto e trabalha bem. O passe logo por alto, especialmente entre flancos.
6 Novembro, 2023 at 16:00
O Urgarte tinha bastante dificuldade nesse aspecto ainda assim. Mas sim, tentava
6 Novembro, 2023 at 15:23
Se há coisa que nunca vou entender são esses saudosismos, aquela do “antes é que era”.
Tiago, ao Inácio falta ainda uma coisa que também falta a muitos jogadores, sobretudo quando não estão a jogar no nível de competição mais elevado: foco constante ao longo dos 90 minutos. Este ano tem estado muito melhor nesse aspecto, ainda com falhas é certo, mas está um senhor central, cada vez melhor e mais confiante no que faz. Para mim, o melhor central a jogar com a bola nesta altura e gostei mesmo bastante de o ver no meio campo.
6 Novembro, 2023 at 15:24
Não me estava a referir a ti 🙂
Mas é uma comparação descabida na minha opinião.
O TCdL já explicou mais abaixo porquê.
Acrescento só a qualidade de remate.
Bragança tem alguma mas para chegar ao nível do Pirlo….
Pirlo era um médio do caralho.
Se calhar comparava mais o Bragança a um Xavi, mas lá está tinha que ter um Iniesta ao lado a fazer um trabalho genial e um Busquets atrás que os permitisse brincar à vontade.
6 Novembro, 2023 at 15:30
Opinião polémica: Os outros ganham mais por jogarem com o Xavi do que o Xavi por jogar com eles.
O Xavi tinha uma merda que mais nenhum futebolista tinha. O Xavi tinha a merda de um Drone que estava 10 segundos adiantado e que lhe dizia o que ia acontecer em partes do campo impossíveis dele ver….
Sempre achei que os outros tiveram mais fama que o Xavi mas que o Xavi era claramente o melhor deles todos…
6 Novembro, 2023 at 15:45
Concordo. Para mim sempre foi Xavi> Busquets> Iniesta. Claro que depois dava sempre jeito ter aquele pequenino, não me estou a lembrar agora do nome… 🙂
O Xavi tinha um entendimento do jogo enquanto jogador que ainda não conseguiu explicar a ninguém naquele Barcelona enquanto treinador. Tirando o Gundogan, o Gundogan é o único que consegue entender porque também é muito inteligente.
6 Novembro, 2023 at 15:50
No entanto acho que Gavi, Pedri, de Jong também podem se aproximar dessa qualidade… mas nunca vão conseguir atingir aquele nível de futebol do Barça de Guardiola… faltará sempre a Pulga e não será o feliz, o Raphinha, o Yamal, quem quer que seja que vão preencher esse vazio…
6 Novembro, 2023 at 15:57
Iniesta>
6 Novembro, 2023 at 16:03
Não concordo nada. O Iniesta era muito mais jogador do que o Xavi. O Iniesta com 22 anos sentou o Xavi no banco durante um ano inteiro. Aliás se me lembro bem, o Xavi não era a primeira nem a segunda opção do Rijkaard quando o Barça ganha o triplete. Iniesta saia do banco e começa o ano a seguir a titular, e o super mago não conseguia tirar lugar ao Van Bommel, ou ao Thiago Silva. Até o Edmilson jogava no meio campo antes de jogar o Xavi. O Xavi começa a ser jogador da bola depois do Guardiola, e dura 5 ou 6 anos. O Xavi jogava muito naquele sistema, e nas copias daquele sistema, mas arranjo uma mão cheia de médios melhores do que ele.
6 Novembro, 2023 at 16:42
Se analisar-mos dessa forma sim, o Xavi não foi imprescindível como o Iniesta ou Messi foram a carreira toda. Ainda assim o Xavi não deixa de estar ligado àqueles anos de ouro do futebol espanhol como sendo “a peça” que faltava. Se antes de 2008 podia ser um jogador como tantos outros, a partir daí tornou-se o mais importante para aquilo que tanto a Espanha como Barça queriam jogar.
Agora olhando para o futuro podemos dizer com confiança que há jogadores que vão ser melhores do que o Xavi e outros que já foram. Já tivemos o Modric que para mim destronou este nível de preponderância do Xavi dentro de uma equipa. Agora temos o Bellingham se entretanto não der numa de Dele Alli. É cíclico, mas fica sempre um legado.
6 Novembro, 2023 at 17:01
Se reconheces isso não podes dizer que o Xavi é melhor que o Iniesta, aliás, o Iniesta devia de ter uma bola de ouro, coisa que não se pode dizer do Xavi.
Depois há todo o futebol do Guardiola que fez do Xavi aquilo que ele é hoje visto como jogador. Eu acho que se agarramos num Xabi Alonso, num Gerrard, Scholes, Kroos que tem um jogo parecido, e noutra panóplia de médios e os metermos naquele Barça do Guardiola era possivel obter ainda melhores resultados, porque muitos deles tinham várias coisas que o Xavi não tinha. A malta esquece-se que o Xavi era jogador de 5m, era muito eficaz nesses 5m, mas os 90% de posse de bola do Barça escondiam bastante o quão fraco ele era defensivamente. Eu acho que o Scholes fazia tudo o que o Xavi fazia, tinha melhor passe longo e tinha chegada a área coisa que o Xavi não tinha. O Gerrard igual.
Há pessoas que falam do Xavi como se ele fosse o Zidane, o que é daquelas coisas que devia de dar prisão. O Xavi não foi melhor que o Gerrard, não foi melhor que o Scholes, eu nem sei se o Xavi foi melhor jogador que o Pirlo, quanto mais falar do Xavi como se fosse o Zidane.
6 Novembro, 2023 at 16:16
Xavi nao podia existir sem Iniesta, e vice-versa.
6 Novembro, 2023 at 15:56
pois, também tive de ler isso. o tático, que suponho que é a quem te estás a referir, tem ali um ódio ao bragança que não dá para explicar. e endeusa o pote duma maneira…
6 Novembro, 2023 at 16:02
Foi dele e de mais uns quantos.
Não é, de todo, um caso isolado. Li várias referencias a esse lance fazendo a ligação ao Bragança.
6 Novembro, 2023 at 15:11
Eu causei muita indignação com os meus comentários durante o jogo mas aparentemente estes comentários da malta que tomou de assalto e barricou a tasca não indignaram mais ninguém:
“Lento, lento, lentinho….”
“A nossa (tentativa) de pressão é espectacular. Qualquer equipa de juvenis consegue desmonta la.”
“Que merda de jogo… Isto é futebol?”
“Acordem fdx, jogo lento que da sono”
“O edwards. Não joga. A ponta. De. Um. Corno.” “Nada….nada..nada…”
“O huljmand até agora não justificou a compra. Vamos ver como evolui. Não o vejo fazer nada de especial. Pelo preço que custou e o tempo que demorou a contratar, esperava um gajo diferente.“
“Só gajos burros esta equipa”
“Foda-se, que mentalidadezinha de merda.”
“O Coates pode ir para a reforma…. Puta que o. Pariu”
“Borrados de merda, equipinha e mentalidade de cagões de merda.”
“Tirem o merda do Edwards, é menos 1 desde o início.”
“Quando mestrado da equipa nao tem qualidade e se joga a 10 a hora…dá nisto!”
“Edwards é um atentado ao futebol”
“Tirem o monte de merda do Edwards caralho! Que nojo de jogador, nada de nada de nada!” “Só faz merda”
“O edwards nao voltava a calçar num clube com alguma exigência.” “Mas isso há meses! Com este treinador para a semana é titular”
“Fdx, achas que um golo de vez em quando compensa a merd@ de sempre. Olha a exigência desta gente…”
“A equipa joga a passo e depois quando precisa de acelerar não consegue. A mentalidade pequenina incutida pelo treinador dá nisto.”
“Calma temos o melhor treinador do mundo e da Europa também no banco, isto está tudo programado!”
6 Novembro, 2023 at 15:32
Comentário TOP !!!
+ 1.000.000
Só nesses comentários tens mais de metade da turma do malhão (rancho folclórico) aqui da tasca. Atuam sempre durante os jogos do nosso Sporting no palco “O Bloco de Notas do Gabriel Alves” , são os Pauliteiros / Trauliteiros não de Miranda mas da tasca !
6 Novembro, 2023 at 19:17
Outro Paulo ?
Ok.
Não posso exigir o exclusivo de um nome tão banal.
6 Novembro, 2023 at 15:40
Nunca imaginei ver o És a nossa fé transposto para a Tasca.
Só falta dizeres que também comentavas no Camarote…
6 Novembro, 2023 at 15:42
Vocês deviam ter andado ontem a passear pela bancada e a anotar os comentários depreciativos que ouviram….
Era bom que o telemóvel tivesse MUITO espaço….
No outro dia estava a ver um jogo dos lampiões com amigos lampiões e parecia que estava a ver um jogo do Sporting com Sportinguistas. Até estar a ganhar por 2, é tudo uma granda merda. Pensei que eramos só nós mas claramente é geral….é da natureza do adepto, calculo eu….
Só se estiverem a fazer um granda jogo e mesmo assim dura pouco…aos 20 minutos já metade das pessoas está a dizer mal de coisas….
6 Novembro, 2023 at 15:58
O problema não são os comentários, mas sim haver um espaço que dá “ouvidos” a esses comentários “desalinhados”…
6 Novembro, 2023 at 16:03
Não percebi….
O problema é existir o Bloco de Notas?
6 Novembro, 2023 at 16:23
O problema é existir Tasca e opinião…
6 Novembro, 2023 at 16:12
Tiago, também é verdade o que dizes embora a coesão entre eles seja muito superior à nossa.
No nosso caso vês os comentários depreciativos às resmas e logo de seguida é golo do Sporting e esses mesmos comentadores festejam efusivamente tal como se não tivessem comentado depreciativamente una minutos antes !
E sim é um problema geral do povo Português , sempre foi e sempre será assim…
6 Novembro, 2023 at 16:28
Exato! Não deveriam transmitir o seu desagrado com erros e decisões do treinador e jogadores para de seguida festejarem alegremente os golos e vitórias como os Sportinguistas de primeira.
Temos de encontrar uma forma de impedí-los de celebrar…
6 Novembro, 2023 at 19:25
😀 😀 😀
6 Novembro, 2023 at 21:26
😀
6 Novembro, 2023 at 22:21
Habitua-te ao Agostinhobostonstyle
6 Novembro, 2023 at 16:28
Vais ao estádio e é o mesmo. Para mim isso sempre esteve intrínseco ao adepto do Sporting porque via isso na minha familia toda de Sportinguistas. Depois quando fui ao estádio ia para a Juve e isso passou-me mas assim que saí da superior, voltei a ouvir constantemente.
Curiosamente de vez em quando vejo jogos dos outros com pessoal de outros clubes e eles fazem o mesmo.
Em Inglaterra digo-te que não é muito diferente, com a diferença que te ris pa crl com o gozo à própria equipa….
Creio que o Bloco sempre foi o sitio onde o pessoal se juntava como se tivessem na tasca a ver o jogo, principalmente para quem via sozinho ou longe. E curiosamente sempre achei que espelhava quase na perfeição exatamente o que é ver o jogo numa tasca cheio de Sportinguistas…começar medianamente entusiasmado, aos 10 minutos é tudo uma merda até estarmos a ganhar. Depois de 10 minutos do primeiro é tudo uma merda até ao 2º.
É até por isso que eu não vejo o Bloco à montes de tempo. Pai desde o Marco Silva que não comento quase nada a meio do jogo no bloco…porque sei que é assim e como eu não sou assim (eventualmente por ver jogos demasiado tempo na Juve…), isso enerva-me. E por isso não vejo o Bloco como evito ver jogos do Sporting com pessoas que não é habitual. Há 2/3 pessoas com que vejo (sem ser no estádio) mas fora essas, prefiro ver sozinho…
6 Novembro, 2023 at 19:15
Queres proibir o malhão de festejar golos ?
Se o varandas te ouve ainda tem ideias ….
Paulo tem um irmão gémeo na tasca…?
6 Novembro, 2023 at 19:35
Foda-se! O que está mal é para criticar, caramba!
O que está bem, é o trabalho deles! É assim em tudo.
O que fizerem de extraordinário, é de elogiar.
O que caralho é que não percebem aqui?
Ganhar queremos sempre, façam merda, façam o seu trabalho, ou façam coisas estraordinárias. É isso que um sportinguista quer. Agora, isso não impede de ter cérebro, pensar e criticar/elogiar!
Eu não vejo aqui ninguém a elogiar o que o Bruno de Carvalho fez de extraordinário*.
* Endireitou o Clube em pouco tempo, criou uma onda verde como só lembro no tempo do João Rocha, fez e pagou o Pavilhão, o que os outros anormais diziam ser impossível de fazer e meteu as modalidades a bombar e a dominar em Portugal!
O que fez de extraordinário o Varandas?
O Varandas tem feito muito mais merda do que coisas boas e regulares – é por isso que a situação económica do Clube é pior em 2023 do que era em 2018, ou não percebes isso?
Trata mal os sócios, mente descaradamente, adultera as cenas, não cumpre com os estatutos… Queres que se elogie exactamente o quê? Ter contratado o Amorim por 10M€ que depois não conseguiu pagar e teve mais 2M€ em juros?
Foda-se, farto de haver aqui pessoal a distorcer as coisas… Não somos todos sportinguistas? Todos queremos ganhar, caralho! Mas uns têm sentido critico e não vão só pelos resultados, e outros não têm sentido critico e só ligam aos resultados (do futebol)!
6 Novembro, 2023 at 16:25
O edwards é de facto um atentado ao futebol.
Quando ele provar o contrário e mostrar aquilo que mostrou naqueles dois golos, CONSISTENTEMENTE, sou o primeiro a pedir desculpa e a elogiar o gajo, porque não tenho medo de admitir o meu erro, não me belisca o ego. Quando atingir esse nível será sempre bom para o Sporting, até lá, vai continuar a matar jogadas, falhar golos cantados e deixar alguns dos adeptos do Sporting em desespero.
Tenho algum respeito pela racionalidade com que vives o Sporting, mas eu não vivo dessa forma. Isto no que diz respeito ao Sporting, é claro. Para mim, misturar paixão com racionalidade, durante 90 minutos, ou 40, ou 5 sets o que seja, tira todo o propósito de apoiar um clube e abre espaço para a indiferença e resignação. Guardo a racionalidade para depois, no dia a seguir, analisar o que vi.
Quanto ao teu discurso e à forma provocatória com que andas neste espaço és só mais um, não é inédito. É o que é, se te dá prazer, força.
6 Novembro, 2023 at 18:24
Para mim a 1ª parte foi merdosa e deu sono…
Se aquilo é um futebol que se apresente no Sporting e os adeptos gostam, pois, eu não vou nisso. Quero muito mais que o que mostraram na 1ª parte.
Depois do 1-2, só tenho a dizer bem…
6 Novembro, 2023 at 15:16
Como diria o Scolari, e o burro sou eu??
6 Novembro, 2023 at 16:28
sim, és.
SL
6 Novembro, 2023 at 16:30
O Scolari disse que eras burro?
6 Novembro, 2023 at 16:33
Porra…meteste mesmo a bola a saltitar na marca de penalti com a baliza aberta……
6 Novembro, 2023 at 15:19
Está é a malta que quer mandar a direção e o treinador embora.
I’m just saying… some nasty shit going on…
6 Novembro, 2023 at 15:41
Ja disse no outro post: para mim, a imagem que ficou foi precisamente a que ilustra o post – um gajo reservado, quase frio, a gritar e a cerrar os punhos de alegria. Mostra bem a mudanca de mentalidade da equipa este ano.
PS A bola do Pote foi defesa? Ou foi apenas ao poste?
6 Novembro, 2023 at 15:43
Foi uma granda defesa…..
6 Novembro, 2023 at 15:44
Foi defesa e seria outro golo de levantar o estádio
6 Novembro, 2023 at 17:47
Foram um remate e uma defesa de levantar qualquer estádio!
SL
6 Novembro, 2023 at 16:02
Eu quando digo que o Bragança é um Pirlo é o mesmo que dizer que é só classe da cabeça aos pés. Pura classe, independentemente na posição. Como um Berbatov, um Carlos Xavier, um Dennis Berkamp.
Posições diferentes, jogadores diferentes, uma coisa em comum: muita classe.
Quero acompanhar a carreira do Bragança de perto e ter o privilégio de usufruir do seu futebol perfumado e ver o maior número de jogos dele que puder.
O Bruno Fernandes é outro jogador que me enche as medidas. É raro eu perder um jogo do Man Utd. Porque é o meu clube preferido em Inglaterra, mas ainda mais pelo Bruno Fernandes 8. Ainda hei-de lá ver o Amorim, o tal aprendiz de treinador, a pôr aquela equipa a jogar futebol e competir de igual para igual com Liverpool, Arsenal e Man City.
6 Novembro, 2023 at 16:16
Deixei de ver o Manchester, já não consigo, principalmente agora que decidem todos criticar o Bruno, quando semana após semana é o único gajo que tenta realmente ganhar. Quanto ao Amorim no Manchester pode ir para lá, não dura 2 anos. Não tem estaleca, nem flexibilidade exigida para um clube grande em Inglaterra. Aliás olhando para o plantel de mansos que o Sporting tem, se vai para a EPL com a mesma ideia não ganha nada por lá, e até temo que seja gajo para não saber lidar com o Bruno Fernandes.
Eu se fosse o Manchester nunca vinha buscar o Ruben Amorim. De Zebri conhece bem melhor o campeonato e sabe por uma equipa a jogar á bola. O Amorim se nem no Sporting que pouca competição tem consegue por a equipa a jogar futebol dominante e entretido quanto mais num campeonato onde há 4 ou 5 candidatos, mais 3 ou 4 equipas fdds de ganhar e onde até quem está na linha de água joga sempre como se fosse disputar o titulo?
6 Novembro, 2023 at 16:35
Foda-se….
Os nervos que me dá ver uma equipa inteira em sub-rendimento ou sem qualidade nenhuma em alguns casos, e andarem a dizer que a culpa é do único desgraçado que sabe fazer alguma coisa daquilo……
Os comentadores ingleses também metade são bons mas metade são completos atrasados mentais…
6 Novembro, 2023 at 16:55
“Demasiado competitivo” para alguns.
6 Novembro, 2023 at 17:04
Foda-se….
O Rashford não existe este ano. O Antony deus me livre. O Casemiro, zero. O Eriksen parece um cometa…aparece assim muito de vez em quando… O Garnacho é quando lhe apetece, o PdL coitado…o Mount é um coitado que para lá anda…os centrais é de chorar a rir…
E a culpa é do desgraçado que faz o campo todo, que faz as transições e marca os golos, que até a central já jogou porque grita muito com eles e com os árbitros ….
Estupidos da merda….
6 Novembro, 2023 at 17:08
Pior! Um dos gajos que criticou o BF como capitão foi o Kean. O KEAN!!!
Mas este gajo não se lembra do que ele era?! Ele é mesmo arraçado de atrasado mental mas reclamar que o BF não merece a braçadeira pelas merdas mais leves que o próprio Kean fazia…….
6 Novembro, 2023 at 17:05
O Rashford anda a fazer uma época horrível, mas quando és MBE tens um passe automático…
O Bruno bem tenta carregar o ManU ás costas, se calhar é esse mesmo o problema, se fosse uma merda como os outros, tipo Anthony ou McTomminey ninguém dizia nada.
6 Novembro, 2023 at 17:50
A metade boa são os comentadores jornalistas.
A metade merda são os comentadores ex-jogadores; principalmente quando comentam os seus ex-clubes e/ou jogadores que ocupam posições/funções que teriam sido as deles: uma cambada de ressabiados.
SL
6 Novembro, 2023 at 16:33
Sou do United desde os tempos em que a equipa tinha Poborsky e Cantona. Faz pena ver esta equipa arrastar-se em campo toda partida…
6 Novembro, 2023 at 23:35
Depois da saída do fergunson o United nunca mais foi o mesmo….
6 Novembro, 2023 at 16:36
Só vim dar dois apontamentos sobre o que fui lendo no Bloco:
A Ana tem um espírito brutal, sempre confiante, e sempre a mandar os agoiros darem uma volta ao bilhar grande.
Depois… Fdxxxxxxx… JMO… Deve ser mais fácil aturar um lampião como eu, do que aquela coisa…
Como disse o LionUP, têm azar com os J’s desta página.
Forte abraço ao Sr Max
6 Novembro, 2023 at 16:54
Ginha, enquanto adepto rival, como ve o confronto da proxima semana?
6 Novembro, 2023 at 21:16
Pedro, apesar de ser um derby sempre imprevisível, vejo o Sporting, sem jogar maravilhas, mais consistente…. E entrando com 3 de avanço, o Benfica é que tem que se chegar á frente… Apesar de achar que o Amorim vai entrar e pressionar, percebendo as lacunas do Benfica nas laterais
6 Novembro, 2023 at 17:02
Acho que se viesses para aqui armado em lampião estilo Pedro guerra, não serias atendido 🙂
6 Novembro, 2023 at 21:17
Não me fales em montes de merda que já quase esqueci…
6 Novembro, 2023 at 17:01
https://twitter.com/i/status/1721316049147048242
6 Novembro, 2023 at 17:03
Bela camisola com as riscas nas costas
6 Novembro, 2023 at 19:42
Só é pena ter as mangas verdes.
7 Novembro, 2023 at 9:33
Linda e ainda sem patrocínios… mas vamos lá 🙂
6 Novembro, 2023 at 17:55
Grande Escondidinho!
Obrigado pela partilha da notícia.
O teu filho joga nesta equipa?
Um grande abraço para vocês e o desejo de uma grande campanha para o rugby masculino do Sporting.
Projecto bem montado de raiz em que tiveram/têm tido (e, estou certo, continuarão a ter) a paciência e resiliência par virmos TODOS OS LEÕES a colher ótimos frutos.
Um grande abraço e saudações leoninas para ti a para os teus.
7 Novembro, 2023 at 9:35
Sim, apesar de neste momento não estar a conseguir conciliar a faculdade, mas está presente sempre.
Vamos daqui fazer uma equipa séria, sem dúvidas.
Baseada na formação, como deve ser 🙂 Abraço.
6 Novembro, 2023 at 17:05
nos states não se dorme 🙂
6 Novembro, 2023 at 17:45
🙂
6 Novembro, 2023 at 18:33
Mas não é tão bom, como um que estava a 1500 km de distância e passadas duas horas estava em Alvalade.
6 Novembro, 2023 at 18:51
Impossível de bater…
6 Novembro, 2023 at 17:34
Que ordenadão q para aí tem ir.