O filho de Manuel Fernandes, Tiago Fernandes, agradeceu hoje a homenagem feita pelos jogadores dos leões na partida frente ao FC Porto neste domingo e afirma que o que alimenta a antiga glória leonina é que o Sporting seja campeão.
“Ele viu o jogo, vimos o jogo ao lado um do outro e foi mais um momento bonito e motivo de orgulho para ele e para lhe dar força também nesta fase, que é importante ele sentir que a história construiu ao longo da sua vida num grande clube como o Sporting valeu a pena. Não tenho dúvida nenhuma que é o que o alimenta neste momento. É a espera de ver o Sporting ser campeão. Está desejoso que isso aconteça”, disse Tiago Fernandes à TSF.
Tiago Fernandes diz que para o pai “os jogadores também demonstrarem nesta altura que estão a lutar pelo campeonato, que estão solidários com ele e que também querem que ele volte rapidamente a estar bem e estar perto deles foi muito importante em todos os aspetos”.
“Tanto emocionais como físicos, porque para ele o Sporting é tudo, é o grande amor da vida dele, é o que lhe faz é acordar de manhã e ler os jornais e perceber o que é que se passa à volta do clube. Acho que isso, o que aconteceu ontem, foi mais um motivo de orgulho para ele e de e de emoção também para que ele se motive e que dê a volta à situação”, disse.
Tiago explica os sacrifícios que Manuel Fernandes fez pelo clube e agradece mais uma vez a homenagem: “A homenagem que fizeram ontem ao meu pai é uma homenagem muito bonita, mais uma homenagem feita a um homem que abdicou de muita coisa para servir o Sporting ao longo da sua vida. O meu pai foi uma pessoa que nunca levou os filhos à escola, que não viu os filhos a nascer, que abdicou de muito em termos familiares para poder estar sempre pronto para ajudar o Sporting, em 12 épocas como jogador. E hoje ver este reconhecimento por parte da massa associativa, dos jogadores e da atual direção é gratificante.”
29 Abril, 2024 at 19:30
A gratidão é um sentimento nobre. Só enobrece, pessoa ou instituição, que pratica.
O Manel ama o Sporting, deu nos inúmeras alegrias. Ele e o Damas são os meus heróis da infância.
29 Abril, 2024 at 21:43
Outro aqui, aos quais junto o Fraguito e o Jordão!
Eu sou sportinguista por causa do Damas!
Simpatizava com a CUF – grandes equipas tiveram – e quis muito que o Manuel Fernandes viesse para o Sporting, o que acabou por acontecer!
O Manuel Fernandes dedicou a vida ao Sporting Clube de Portugal, como poucos jogadores da geração dele para cá fizeram – antes não sei! Não é uma pessoa com estudos mas é uma pessoa genuína e merece tudo o que o Sporting fez por ele após ter pendurado as chuteiras. E os adeptos também deviam ter isso em consideração – mesmo com algumas asneiras que cometeu!
Nunca quis jogar por outro rival ou outro clube e só o fez quando o mandaram embora. Merecia uma homenagem de estádio cheio, no ultimo jogo do campeonato!
29 Abril, 2024 at 21:58
Se tiver em condições físicas de poder ir, para mim, que o vi tantas e tantas vezes, e testemunhei a alegria com que festejava quando marcava, para mim, é daqueles símbolos que ficam eternizados no nosso clube.
Se tiver condições físicas para estar presente, acho tão, tão justo, dar a este homem a alegria que ele merece pela gravidade da doença que tem, acho que se for, naquele momento ele esquecerá todos os problemas de saúde que tem, seria como voltar-lhe a dar as alegrias de quando marcava.
Tão justo que seria, mesmo que já tenha tido uma festa de homenagem.
Se o Sporting o fizer, fico também feliz.
30 Abril, 2024 at 8:49
+1906
30 Abril, 2024 at 15:02
Também ponho o Yazalde e o Keita neste lote dos meus jogadores preferidos da infância.
29 Abril, 2024 at 19:49
Que fique melhor e que se junte á família leonina o mais breve possível. No futebol foi o Grande Capitão
29 Abril, 2024 at 19:57
Que possa durar ainda muitos anos.
É o ídolo do meu pai. Aprendi admira-lo por aquilo que sempre ouvi dele.
Felino, elegante, faro de golo e sobretudo um enormíssimo Sportinguista.
Um símbolo para muitas gerações.
Força Manel
29 Abril, 2024 at 19:57
Grande Manuel Fernandes
Sportinguista de raiz….e nosso capitão.
29 Abril, 2024 at 20:32
Força Manuel! Se houve jogador que simbolizou o Sporting nos últimos 50 anos foste tu!!!
29 Abril, 2024 at 20:42
O jogador, um dos meus ídolos de sempre e ao lado de Jordão um dos que melhor personificou o Sporting grandioso e ganhador que sempre desejei e poucas vezes vi, no que ao futebol diz respeito.
Fora dos relvados não posso deixar de manifestar desilusão nas palavras e atitudes que teve nos últimos anos.
Apesar disso espero que, mais que poder ver o Sporting novamente Campeão, que recupere plenamente e esteja muitos mais anos entre nós a festejar novos títulos.
29 Abril, 2024 at 22:52
Outro aqui a pensar exatamente o mesmo que recupere e que festeje conosco muitos anos
29 Abril, 2024 at 22:58
Subscrevo inteiramente!
30 Abril, 2024 at 9:22
+1
A saúde está acima de tudo o resto.
Queremos todos ver o Sporting campeão
Sporting Sempre
30 Abril, 2024 at 10:24
outro aqui que pensa exatamente o mesmo, que recupere rapidamente para festejar conosco muitos mais anos.
força manel
29 Abril, 2024 at 21:16
Que recupere e que esta equipa lhe dê a alegria que tanto merece.
29 Abril, 2024 at 21:17
As homenagens são para ser feitas, quando as pessoas ainda estão por cá.
Muito bem o Sporting.
Força Manel.
29 Abril, 2024 at 21:19
Só o vi jogar uma vez e foi na despedida do velhinho estádio José Alvalade num jogo de lendas antes daquela derrota patética com o vitoria.
O homem já devia estar nos seus 50s e meti-as lá dentro com muita facilidade. Era bem miúdo e fiquei impressionado! Foi a única vez que fiquei debaixo da pala e atrás de mim estava o grande Damas, entre outros. Foi memorável esse dia e todos os discursos de perspectiva para o futuro estádio e para o futuro do nosso clube aos olhos de quem bordou a ouro o nosso passado.
Que lindo é o Sportinguismo puro e o nosso Clube rapazes. SL para todos!
29 Abril, 2024 at 21:25
uma das razões porque o meu amor ao Sporting se reforçou definitivamente: a dupla Jordão / Manuel Fernandes e mais o Vitor Damas na baliza.
O meu segundo jogo que vi em Alvalade: Sporting CP 7 – 1 SL Benfica. Jordão não jogou mas o Manuel Fernandes fez 4 golos memoráveis nessa tarde!
Espero as rápidas melhoras do capitão para que possa ver o Sporting campeão outra vez e festejar connosco!!! SL
29 Abril, 2024 at 21:44
Conservo e conservarei o mítico bilhete dessa inolvidável jornada de sportinguismo em que, no estádio José de Alvalade, espetámos 7 bandarilhas no lombo dessa lãpionagem…
Já me ofereceram uns milhares de euros pelo supracitado bilhete, inclusive em jantares da juventude leo …
Mas esse ficará sempre na minha família!!!
Viva o SCP!
29 Abril, 2024 at 23:25
Eu não vi no estádio esse jogo. Vivia, como agora, a 300kms de Alvalade e não tinha recursos para ir a Lisboa. Alimentava o meu sportinguismo com os relatos da rádio, o Jornal do Sporting e as tertúlias com outros leões.
Mas jamais esquecerei essa tarde, colado ao transistor – enquanto assitia ao vivo a um derby incrível desses tempos -Paços de Ferreira V Freamunde . A forma exuberante, a alegria com comemorou cada um dos seus 4 golos nessa tarde, fizeram dele o meu primeiro grande ídolo.
Obrigado Manel. Força Manel.
29 Abril, 2024 at 21:26
Nunca esqueço aquele dia dos 7 a 1 , foi na realidade um dos melhores avançados da história do Sporting e mais um injustiçado na selecção.
29 Abril, 2024 at 21:38
completamente injustiçado na selecção. Nunca percebi porque não foi Euro 84, tinha trintas mas caramba, dois anos depois ainda andava a golear lampiões!
29 Abril, 2024 at 21:49
Não foi porque tinha abdicado da selecção uns meses antes e quando se disponibilizou para voltar o Torres não o quis porque não tinha participado na campanha de qualificação!
O Torres foi um bocado parvo, porque o gajo estava em muito boa forma, mas ele também tem um pouco de culpa porque quis deixar de ir à selecção – na altura ninguém acreditava que nos iríamos qualificar ganhando na Alemanha!
30 Abril, 2024 at 10:29
Miguel estás a fazer confusão com o Mundial da triste figura no México 86.
Em 84 no Europeu além de Jordão foram Gomes e Nené os escolhidos
30 Abril, 2024 at 14:31
Tens razão!
29 Abril, 2024 at 22:03
O Manel de sarilhos será sempre um dos meus heróis leoninos…
Vi-o treinar no pelado, cumprimentei o a caminho da porta 10 A … Vi-o jogar e conquistar diversos títulos pelo nosso clube.
Muitos anos depois, desiludiu me, mas, não me esqueço de tudo o que fez , sofreu e abdicou em prol do nosso clube.
Serei sempre Grato, pois assim fui ensinado, a todo o esforço, dedicação, devoção e glória que o Manel de sarilhos nos deu …
O meu pai que Deus tem foi jogador da CUF. Na altura em que a CUF chegou a eliminar o AC Milan nas competições europeias. O meu pai era o que hoje em dia chamam de wonderkid, com 17 anos estava na 1@ equipa da CUF. Era ambidestro, jogava mais na ala esquerda a vir pro meio … Tinha técnica, velocidade, remate … Tinha o SCP e fifica a quererem contratar o prodígio mas, como o futebol nessa altura (década de 1950s) não era o que é de há 30 anos para cá… O meu avô meteu o a estudar em Lisboa onde tirou o 7° ano antigo antes de ir para a faculdade e depois chegou a director de uma multinacional italiana aqui em Lisboa … Eu era mesmo puto, e lembro me do meu pai ter um telex em casa no escritório… Estávamos no início dos anos 80 do século passado…
Recordo me bem puto do meu pai a brincar com uma bola nas praias do Algarve, monte gordo, Albufeira, Vilamoura, praia da Rocha, em Espanha em Torremolinos, etc e … Do nada tinha 10 ou 20 pessoas a verem os malabarismos que ele fazia com aquele objecto esférico…
O meu pai tinha mais 15 anos do que o Manel de sarilhos mas sofria pelo SCP… Aquele SCP que me ensinou a amar …
Hoje também eu sofro pelo Manel e sua família pois sei que eles, tal como nós, são verdes e brancos de coração.
Muita força Manel!
Viva o SCP!!!
29 Abril, 2024 at 22:19
Coragem na luta pela vida.
Inolvidáveis os momentos em Alvalade com Jordão e &. nos anos 80.
Uma das camisolas mais bonitas da história do clube, que tão bem ficou aos jogadores ontem na entrada (pena que Gyokeres não a tenha vestido por estar no banco).
Este título também será dele.
29 Abril, 2024 at 22:21
Viva o Manuel Fernandes! Viva o Sporting!
29 Abril, 2024 at 22:29
Força Manuel, que grandes recordações tenho de te ver jogar, 7-1 em Alvalade eu estava lá e nunca mais esqueço o festival. Um leão só baixa a cabeça para beijar o símbolo. Eternamente grato pelo que deste em campo.
29 Abril, 2024 at 22:38
Muita força, Manel! Sempre tive e continuarei a ter uma grande estima por si. O meu avô era todo virado para as tecnologias e tinha um vídeo gravador que funcionou durante décadas. Depois de ele ter falecido, sempre que eu e o meu irmão íamos visitar a nossa avó, metíamos a cassette com os 7-1 e deliciávamo-nos a ver aquela jogatana do Manel. Nunca cheguei a vê-lo jogar pelo Sporting, mas sei esse jogo de trás para a frente. Grande leão , grande ídolo!
29 Abril, 2024 at 23:05
Ainda a propósito de algumas coisas menos boas do nosso Manel.
Eu perdoo-lhe, do fundo do coração, sim perdoo-lhe, ele adquiriu muito, tanto crédito, que dá e sobra.
Assim como, fico triste, quando aqui vejo às vezes, nós sportinguistas a ofenderem-se uns aos outros. Fico triste sim. Cada um sente o Sporting à sua maneira, cada um pensa o Sporting à sua maneira, ninguém tem o poder de toda a sabedoria, cada um tem os seus pontos de vista. Deveríamos ser como uma família, que perdoa coisas diferentes das nossas, NÃO ACREDITO QUE QUALQUER SPORTINGUISTA, não queira o bem do nosso clube, NENHUM, TODOS QUEREM.
Por isso, fico triste.
Aceito as ideias diferentes, aceito análises diferentes, mas o objectivo é o mesmo para todos, QUERER O SPORTING GRANDE E MAIOR.
Por isso fico triste quando os nossos corações amam o mesmo e nos zangamos por ele (Sporting).
O MANEL ?
Enfim, o MANEL, foi um dos que contribuiu para o engrandecimento do nosso clube, e DE CERTEZA, converteu muitos em sportinguistas.
MANEL estás nos corações de todos os sportinguistas.
29 Abril, 2024 at 23:08
Porque o MANEL GASTOU a sua vida com o Sporting e a vida, não é uma coisa qualquer.
29 Abril, 2024 at 23:26
Verdade!
29 Abril, 2024 at 23:31
Não fazia ideia nenhuma que o Manel estava doente, tudo o que lhe posso desejar é que vença mais uma vez, que derrote a doença.
Fui um dos meus ídolos em miúdo e não vou ser hipócrita que perdi um pouco do brilho nos meus olhos com certas atitudes que tomou recentemente mas jamais lhe desejo algo de mal.
Força MANEL!!
30 Abril, 2024 at 9:32
Força Manuel Fernandes!
30 Abril, 2024 at 9:34
Muita força Manuel Fernandes!
Um dos grandes leões, um de nós que teve o privilégio de ter um talento imenso que lhe permitiu dar ao Sporting o que nós não conseguimos dar.
Merece muito esta homenagem e muito mais!
30 Abril, 2024 at 9:40
Viu-o não há muito tempo em Sarilhos. Pareceu-me bem. Espero que melhore rapidamente.
O meu ídolo de infância juntamente com Jordão e Carlos Lopes.
30 Abril, 2024 at 17:16
Para mim … esses .. e Livramento … e Ramalhete … e Peyroteu … e Travassos … e Jesus Correia e … Vitor Damas … e Hector Yazalde … e Francis Obikwele … e Naide Gomes … e Patrícia Mamona … e Jorge Fonseca e, sobretudo, … O ENORME E ETERNO JOAQUIM AGOSTINHO!!!
SL
30 Abril, 2024 at 10:18
Vi montes de vezes jogar, quer dizer estava no estádio onde ia com os meus pais e muitas vezes o meu tio a todos os jogos em casa. A tenra idade (ele termina a carreira tinha eu 10 anos) significava que pouco do futebol via enquanto brincava com carrinhos nas bancadas. Mas fica a memória dos nomes, o Manuel o Jordão o Lito (que segundo o meu tio só corria quando estava a jogar do lado da sombra da pala) de uma época onde o meu Sportinguismo começou ligado a essas memórias de pouco futebol visto mas de andar a brincar pela bancada de ouvir gritar os golos em N tardes de Domingo à tarde em família nas bancadas do estádio. O Manuel e o Jordão foram os primeiros nomes que repetia, os primeiros jogadores admirados. Um nome que faz parte da minha infância. Que passe o melhor possível por esta fase. O que eu dava para ter uma camisol da le coq Sportif dessa altura…
30 Abril, 2024 at 11:25
O meu ídolo de infância foi o Chirola (Deus o tenha).
O seu substituto, um miúdo que veio da CUF!
O nosso Manuel Fernandes. Eterno Capitão.
Mais ainda o último que amou o nosso grande amor incondicionalmente e acima de si próprio .
Por este amor que nos une, o Eterno Capitão deixou de ganhar muito dinheiro.
Mas nunca renegou o seu amor de toda e para toda a Vida.
Capitão, Treinador, Dirigente e Sócio.
O último dos ‘mohicanos’.
Deus te abençoe e proteja.
Oh Captain my Captain
30 Abril, 2024 at 15:25
Como não tenho muito de bom a dizer sobre este senhor, que de facto aparenta ter mais qualidade com os pés do que com a cabeça, se calhar o melhor é não dizer nada mais que os desejos de rápidas melhoras. Mas que se mantenha afastado do comentário futebolístico ligado ao Sporting Clube de Portugal.
30 Abril, 2024 at 15:32
Tenho andado fora no site do SCP.. Desculpas a todos.
Obrigada capitão. Boa sorte e força nesta etapa. Espero outra homenagem similar na outra casa que sempre foi tua. Alvalade.
Quanto ao título. Querido Max está quase já falta pouco.
30 Abril, 2024 at 16:39
Alguém por aqui sabe denonde vem o termo Calimeros no futebol ?
É que eu tenho quase a certeza que o primeiro a usar este termo foi um Leão só que não me l3mbro quem.
30 Abril, 2024 at 19:13
Eterno!!!
1 Maio, 2024 at 1:42
Grande Manel Fernandes, dos meus primeiros heróis e participante no jogo de uma vida, o 7-1.
Não tenho a menor dúvida que AMA o Grande Sporting Clube de Portugal, mas foi vitima de aproveitamento por muita gente. E desiludiu-me.
Que tenha o enorme orgulho de ver mais uma vez o Nosso Clube Campeão.
L SL
2 Maio, 2024 at 18:18
O termo Calimero vem de uma animação antiga . Desenhos animados. Tinha como personagem um pinto com uma casca de ovo. Vê no Youtube.