*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
7 Maio, 2024 at 10:16
Eu preciso de algo mais ainda.
Por muito que goste do Sporting, gosto mais de mim.
Percebo o sentimento que o JHC partilhou.
Para quem é de Lisboa é mais fácil de ultrapassar certas coisas porque o vicio de ir ao estádio e ao pavilhão também ajuda.
Para quem está longe precisa de muito mais carinho.
Fica à consideração desta direção…
7 Maio, 2024 at 10:20
Sugestões?
7 Maio, 2024 at 10:32
Muitas.
Sobretudo que incidem sobre o aumento da proximidade dos adeptos espalhados por todo o Mundo ao Sporting Clube de Portugal.
Nomeadamente melhorias no tratamento de solicitações dos sócios para esclarecimentos de assuntos do clube em AG’s.
Esta direção tem demonstrado pouca abertura a discutir assuntos do clube com os sócios. Bem sei que é uma chatice ouvir sócios com ideias diferentes mas faz parte para quem quer mesmo um Sporting com mais sócios.
A transparência na informação prestada aos sócios.
Já vejo algumas melhorias neste aspeto.
Também sei que é uma chatice porque também a Comunicação Social e os nossos rivais terão acesso à mesma informação e isso pode prejudicar determinadas ações de gestão. Há que ser inteligente no filtro e pesar os prós e contras.
Já sugeri aqui diversas campanhas para trazer mais adeptos de longe.
Colaborar mais com os núcleos espalhados por este país.
Arranjar protocolos com TAP, CP, FlexiBus, Rede Expresso, Uber ou até TUK TUks 🙂 para trazer mais pessoas para perto do clube.
Uma rede verde de transportes que consiga trazer as pessoas ao Estádio e pavilhão do Sporting.
Encontrar um sistema de votação que permita de forma segura garantir que todos os sócios em todo o mundo possam participar nas decisões do clube.
Eu sugeria estabelecer mesas de voto nos núcleos capitais de distrito onde elementos das varias candidaturas poderiam ter os seus delegados e confirmar que tudo decorria de forma clara.
Alterar os votos para um sistema mais democrático.
1 sócio, 1 voto.
Coloquem uma cláusula travão. Estilo só podem votar com mais de 18 anos e 5 anos de quotas pagas ininterruptamente.
Haverá seguramente mais ideias.
Haverá sempre algo a melhorar porque o mundo é dinâmico.
7 Maio, 2024 at 10:45
Pode ser que malhando mais por aqui as coisas vão melhorando.
Pelo menos senti isso quando finalmente colocaram o serviço “SCP Cashback” a rodar. Ao fim de tantos comentários aqui meus a apelar para que colocassem uma plataforma que permitisse revender os lugares de GB para quando não pudessem comparecer eis que finalmente essa medida vê a luz do dia. De certeza que não foi porque eu disse mas já fico muito contente porque o clube pode aumentar a sua fonte de receita e permitir que o estádio encha e por conseguinte o apoio à equipa também aumente.
É que a Tasca do Cherba pode ser vista como um espaço de malhanço.
Mas se colocarem os óculos certos pode ser que vejam que é um espaço onde as pessoas querem o melhor para o clube e não apenas malhar. Porque não é apenas malhar…. também damos sugestões. E isso prova as reais intenções das pessoas, para quem quer realmente perceber.
7 Maio, 2024 at 11:42
Para ser sucinto, ficam aqui 2 fundamentais:
1) Apoio a deslocações aos jogos usando os núcleos – autocarros grátis para sócios a partir de Alvalade quando jogamos fora (podia tb ser a medida chave para se fazer a aproximação às claques, tipo nada de ingressos para precaver negociatas mas todo o apoio em deslocações com regras de comportamento claro);
mas sobretudo, autocarros grátis de núcleos até Alvalade pois o SCP não é só Lisboa. Os autocarros dos núcleos para Alvalade podiam ser organizados tendo em conta as competições no PJR e não apenas os jogos de futebol. O SCP suportaria financeiramente e cada núcleo trataria da logística (confirmação de número mínimo e respectivas listas de associados a benefeciarem). Não seria difícil de implementar havendo vontade.
2) Voto electrónico – outra vez usando os núcleos. Relacionado c/ o voto …aproveitava-se a revisão dos estatutos e mudavam-se o nr de votos por sócio para 1ano<sócio<10anos = 1 voto; 10anos<sócio<20anos = 2 votos; mais de 20anos de sócio = 3 votos.
7 Maio, 2024 at 14:00
Há imensas e boas ideias.
Na zona centro por exemplo (com as óbvias variações), um bilhete que custe 15 euros fica para cada sócio de núcleo com viagem de autocarro incluída em 35 euros e já com muita boa vontade.
Seria assim tão gravoso financeiramente para o clube e um tratamento tão prejudicial para os demais sócios que não precisam, o clube ajudar neste aspeto?
Eu costumo dizer, tratar igual o que é igual e diferente o que é diferente.
Claro que a malta que só olha para o próprio umbigo vai achar mal mas é o que é.
Outra boa ideia por exemplo em sentido contrário para os sócios que estando mais próximos de Lisboa podem ir a mais jogos seria premiar os sócios que têm mais presença nos vários jogos de estádio e pavilhão. Mediante um X nº de presenças nos recintos desportivos.
O prémio “Sócio que vai a todas”.
Nem que fosse apenas com um desconto na loja verde.
Há tantas iniciativas que se podiam fazer….
7 Maio, 2024 at 11:42
Vou procurar por um dos muitos comentários do tasqueiro Álvaro Antunes em que foram apresentadas uma quantidade significativa delas.
Para mim pior que confiscar adereços e descalçar foi subverter a forma como as AG eram feitas. Para mim ser sócioé muito mais que entrar, votar e ir para o café beber uma imperial.
Algo que também continua a faltar é transparência e falta de informação financeira.
Como escrevi antes, para ser consumidor/pagador não preciso ser sócio e gasto o que quiser, quando quiser e no que quiser…
7 Maio, 2024 at 12:25
Permitem que acrescente o seguinte.
Gosto que sejamos e somos mesmo um clube inovador, mas a colocação de códigos nos boletins de voto não dá para perceber a “inovação”.
Por outro lado até percebo a ideia de abrir votações antes da discussão mas no mínimo essa ideia deveria ser acompanhada por um esclarecimento prévio das questões levantadas, utilizando os espaços de comunicação para previamente difundir pelos sócios os esclarecimentos, a exemplo do que se fez numa das AGs no período Covid.
7 Maio, 2024 at 13:07
Tens razão, mas essas coisas todas, combatem-se melhor sendo sócio. Deixar de ser sócio, na minha opinião é abdicar da cidadania de ser Sporting. É o mesmo que eu não gostar de um partido político que governa Portugal e deixar de ser Português,
7 Maio, 2024 at 13:59
Como é que se combate isso sendo sócio?
7 Maio, 2024 at 14:22
Já percebi, tu és daqueles que perdes e desistem. Ok
7 Maio, 2024 at 16:38
Não respondeste à pergunta que te fez.
E oh Chico o JHC não te deve responder mas respondo eu porque é uma merda que me irrita em alguns ambientes e determinadas pessoas.
Deve-te ter escapado esse comentário e nem deves ter pensado muito nisso.
E se ele te mandasse para o caralho, terias o direito de ficar ofendido?
É que ele também deve ter razões para se sentir ofendido quando o rotulas como um desistente que não luta pelas merdas.
Ser polido na ofensa não faz das pessoas bem educadas.
É isso que vejo em muitas pessoas que falam naqueles que já não aparecem muito por aqui devido ao mau ambiente da Tasca.
Fica a dica.
E desculpa qualquer coisa mas estas coisas mesmo não sendo comigo fazem-me uma comichão do caraças.
7 Maio, 2024 at 16:43
Leão, ele percebeu muito bem e tu também . É nas votações, nas eleições, etc. Podes dizer não vale nada, mas vale é um voto de protesto. É amesma coisa que estarmos a votar num partido que tem pucos votos e não ganha, mas marcamos a nossa posição
7 Maio, 2024 at 16:52
Desde o churrasquinho que houve em 2011 que tenho sempre dúvidas em relação às votações, seja em que clube for.
Portanto não fico assim tão tranquilo que o meu voto realmente tenha esse impacto.
Mais ainda quando o meu voto não tem o mesmo peso que outro que tem mais anos de sócio.
E ainda quando certos assuntos que deviam ser levados a votação em AG pura e simplesmente não o são ou quando o são, são em condições muito pouco recomendadas.
7 Maio, 2024 at 18:09
Chico, continuo a aguardar a resposta.
E já que falas em política, explica lá como consegues evitar com o teu voto que o Chega tenha 50 deputados e derrube qualquer governo minoritário para chegar ao poder.
Se é apenas para ficar de bem com a minha consciência, então não há problema algum, estou bem como estou…
7 Maio, 2024 at 18:10
E obrigado Leão Rampante!
7 Maio, 2024 at 18:21
Eu prefiro a versão Chico Makumbeiro, pois é garante de ficarmos em primeiro.
Chico, eu sei que consegues chegar ao Varandas, diz ao homem que faça a desunião total de vez…..
7 Maio, 2024 at 20:41
No fim é a conclusão que eu disse, desistiu
7 Maio, 2024 at 11:10
https://www.youtube.com/watch?v=QrA-RjZNHCk
É mais uma achega AH AH AH
Coloquem o amor á frente do ódio
O Sporting não é de presidentes, de treinadores ou de jogadores
Somos nós
7 Maio, 2024 at 11:11
Claro que somos nós.
Se nos deixarem….
7 Maio, 2024 at 11:15
O Sporting não sou eu, não és tu e não é o outro
O Sporting somos nós, independentemente das opiniões mais corretas de uns que de outros.
7 Maio, 2024 at 11:23
Não percebeste o que disse.
Para me tornar sócio não se trata de ter ódio ou amor por quem lá está ou deixa de estar.
Trata-se de me sentir parte integrante do clube. Da minha voz poder ser ouvida e sentir que as coisas são feitas de forma clara e de acordo com os valores que acho serem os mais corretos.
De poder estar mais próximo do clube.
Preciso de sentir o tal carinho adicional que não sinto.
Mas não é por causa disso que deixei de ser Sportinguista.
Sou o mesmo Sportinguista desde o 1º dia. Doente para que este clube atinja o maior sucesso do Mundo e seja cada vez melhor.
Também não é por causa disso que o Sporting deixa de ser o que é porque o Sporting de facto não sou eu, nem tu, nem ninguém especificamente.
Nem tão pouco o facto de termos opiniões diferentes faz alguém ser mais Sportinguista que outro.
7 Maio, 2024 at 11:24
Tornar, não.
Voltar a ser…
7 Maio, 2024 at 11:50
“Sentir que as coisas são feitas de forma clara e de acordo com os valores que acho serem os mais corretos.”
Foi a principal razão para hoje ser do Sporting e não dos “roxos”…
7 Maio, 2024 at 14:09
Tal e qual.
O mesmo que matou parte do meu Sportinguismo quando decidiram formar o tal pelotão de fuzilamento que já aqui falei inúmeras vezes.
7 Maio, 2024 at 10:26
Não percebi muito bem a referência á minha pessoa, mas o espirito é este.
🙂
Bem sei que ontem estávamos inebriados pela vitoria, mas temos que continuar a fazer o nosso clube mais forte. Fazer a nossa parte.
Não é so ser socio, é também comparecer, apoiar, marcar presença.
E o Sporting não é so futebol e não joga só em Lisboa.
7 Maio, 2024 at 10:32
Terias que ser outra pessoa para perceber a referência 😀 😀 😀
7 Maio, 2024 at 10:33
Tu nunca entendes… 🙂
7 Maio, 2024 at 10:34
Tenho que por mais smiles para perceberem certas ironias….
7 Maio, 2024 at 10:46
Ou podes colocar (ironia on)
É que as pessoas têm em atenção ao histórico de comentários.
E a ironia não tem sido a tua melhor ferramenta 🙂
7 Maio, 2024 at 14:51
Obviamente.
Agora diz que é ironia…
7 Maio, 2024 at 10:47
Bom dia a todos, só uma curiosidade J. tu és o J que escrevia no Sector?
7 Maio, 2024 at 10:52
heheh Já fui tanta coisa… Jonas, Joana, agora o J. do Sector
7 Maio, 2024 at 10:54
Estás a ver.
Agora estás a ser a Joana sensível 🙂
O rapaz só te fez uma pergunta não te chamou nenhum nome feio.
7 Maio, 2024 at 10:58
Entretanto fui ver aqui rapidamente históricos.https://atascadocherba.com/2023/07/16/os-29-enquanto-nao-resolvemos-um-anunciado-31/
Foi bonito aqui, curiosamente entre o Miguel e o Rampante
🙂
7 Maio, 2024 at 11:05
E voltava a dizer tudo na mesma.
Em relação a estarmos melhor que o porto:
“Dizer com base nisto que conhecemos hoje que estamos melhor que eles é mesmo de quem anda com alucinações….”
Se soubesse hoje o que era realmente o Gyokeres e o impacto que tinha na ideia de jogo do Amorim a minha opinião mudava completamente.
E ainda sabendo do histórico de avançados tipo de Amorim como foram o Paulinho, Chermiti…e ainda o facto de não gostar de outros perfis como o do Slimani…
Depois a maneira como fazemos negócios a ir à televisão dizer que temos 20M para dar pelo jogador X também mantenho que é uma estupidez de todo o tamanho.
7 Maio, 2024 at 11:10
Se soubesse ( *na altura* ) o que era realmente o Gyokeres
Na altura havia muita gente a acompanhar o Championship 😀
7 Maio, 2024 at 11:19
Obviamente que ninguém saberia que ia ter este impacto.
Por isso o futebol está longe de ser uma ciencia exacta
7 Maio, 2024 at 11:28
Foi apenas a minha opinião com base no que sabia na altura.
E na altura tudo apontava a que o porto estaria melhor que nós.
Fundamentado pela posição que cada uma das equipas ocupou no ano anterior e pelos reforços e valor que cada um tinha e já se sabia que tinham.
Depois nada fazia apontar que o porto entraria numa guerra interna fruto das eleições e que os jogadores contratados iriam entrar em conflito com o treinador e as suas ideias.
No fim correu tudo bem.
E ainda bem…
7 Maio, 2024 at 11:34
Eu não acho que era assim tão imprevisível.
Aliás, disse-o aqui. Quando tudo andava meio em desespero…
Que achava o plantel do Porto o mais desiquilibrado dos 3, o do Benfica dificil de gerir, que estava a gostar bastante da construção do nosso plantel como um todo e que tínhamos era de nos concentrar em ganhar os jogos que tínhamos de ganhar e se fosse assim, íamos estar lá em cima e depois logo se via.
Não me lembro se falei dos conflitos com o SC mas também está longe de ser imprevisível.
Eu acho que muita gente estava muito receosa na pré-época apenas pelo ano anterior. Na verdade não tinha nada a ver com o que estava a acontecer na pré-época. Era mais medo do que olhar com calma para o que estava a ser construído. Tudo o que era feito pelos outros era ouro, tudo o que era feito por nós era curto. Não era racional, era condicionado ao medo de viver outro ano igual ou pior.
Acho que por exemplo para o próximo ano já vai ser diferente e já vão olhar com outros olhos para tudo o que é feito por nós e pelos outros…é o momento…
7 Maio, 2024 at 12:10
O Porto não se precaveu com as limitações físicas de Pepe e perde Marcano que estava a ser abono de família e a marcar golos importantes. Começou aí a derrocada.
Depois Taremi entra no último ano de contrato, faz a Copa Africana e começa a tratar da sua transferência. Foi só o melhor marcador da época anterior.
Para completar a desgraça Villas-Boas chega-se a frente e começa a “trabalhar” a sua eleição.
O único verdadeiro adversário seria o Benfica, mas cedo começou a guerra interna com Di Maria a exigir ser titular e jogar o tempo que quisesse, Rafa a tratar da sua transferência e nos últimos tempos Kocçu a exigir jogar na posição que mais gosta.
Smidth passou praticamente toda a época a ser contestado, no inicio “suavemente”, “fortemente”após o primeiro jogo na Champions.
A somar a isto o maldito VAR que não assinalou grandes penalidades e invalidou golos irregulares (sacrilégio!) condicionando “propositadamente” o maior da rua e arredores e a perda de pontos que lhes custou o campeonato.
Nós, ao contrário dos rivais, fomos coesos e solidários (uma característcia de Amorim), encaixamos Huljmand e Gyokeres na perfeição, não fomos prejudicados graças ao VAR, vencemos todos os “mija na escada”com competencia e relativa facilidade, e conquistamos o Campeonato sem espinhas, algo que para mim era dado certo…
7 Maio, 2024 at 13:52
Mas estes comentários aconteceram antes da pré época.
É preciso contextualizar.
Os lugares que as equipas ocuparam, onde demonstrava aquilo que os atletas das duas equipas em questão podiam fazer, mais a informação da qualidade dos reforços que já conhecíamos por jogarem em Portugal como o caso do Navarro levou a que pessoalmente tivesse uma análise prévia de que o porto estaria melhor.
Depois o Gyokeres começou a mostrar o seu valor e a perceção automaticamente começou a mudar. Mal seria 🙂
Depois claro que as pessoas ficam contagiadas pelas épocas anteriores.
É o que sabem.
Ninguém sabe como vai ser a próxima época.
Claro que vamos estar mais otimistas.
Mas ninguém sabe…
Agora buscar comentários anteriores à pré época e falarmos agora já neste contexto de fim de época onde somos campeões só mesmo para provar que as coisas podem dar muita volta.
Antes da pré época nada fazia prever o desfecho da época em Portugal.
7 Maio, 2024 at 21:38
A próxima época ?
Não esquecer, que não somos um clube que caia em graças, depois, os outros dois, não podem estar tanto tempo sem ganhar, especialmente o rival cá de baixo, gera grandes revoluções em tudo, não conseguem nem admitem não ganhar um ano que seja, onde já se viu, desportivismo não abunda por aqueles lados, só eles é que existem.
Mas era bom que os habituassem a saber que existem outros clubes também, mas para eles, os outros só servem para os servir, o servir é, servem para lhes ganhar e chegarem em primeiro, nem metem como hipótese perder contra quem quer que seja.
E depois, os meandros desta porcaria do futebol português, que não vale nada, também gosta de ver os três clubes satisfeitos.
Por isso, acho a próxima época difícil a triplicar em relação a esta, MESMO com a permanência de RA, Gyokeres, Hjulmand e a vinda de mais dois ou três jogadores.
Começam a minar, a arranjar polémicas, desuniões, a arranjar casos, e nós, como habitualmente alimentamos todas estas situações, indo na conversa e contribuindo prás polémicas durante semanas e semanas, e isto, podem crer, desgasta um clube e uma equipa, porque todos lêem e ouvem.
É isto.
A próxima ? vai ser, como nos anos em que não ganhámos campeonatos.
Quando for para ganharmos, estas coisas desaparecem todas e tudo corre bem.
Estou muito habituado a isto tudo.
7 Maio, 2024 at 15:04
Curiosamente o Miguel tinha razão…
O Porto estava pior que nós – em Setembro isso já era evidente – e o Braga não tinha um plantel à nossa altura, como muitos diziam ter.
Meus caros, o Porto continua pior que nós – pelas mesmas razões e pela guerra interna que agora tem e não tinha na altura.
Se as coisas continuarem assim – e não aparecer dinheiro, sabe-se lá de onde, no Porto – este ano vão fazer outra época como esta – e se o Conceição sair nem dou isso como garantido porque vai depender muito de quem o vier substituir!
7 Maio, 2024 at 15:13
Com base no que sei hoje, parto para a próxima época com o sentimento de que o porto estará pior que nós mas pelos mesmo argumentos que usei na altura em sentido contrário.
Posição no campeonato, jogadores que fazem parte do plantel e qualidade demonstrada.
Depois se uns contratarem jogadores que fazem a diferença e outro perdem jogadores influentes e contratam gajos novos que destabilizam balneários ou se houver guerras internas como por exemplo eleições (que não será o caso em perspectiva) as coisas podem mudar.
Agora dizerem que previam o desfecho desta época como está a decorrer…
7 Maio, 2024 at 11:01
Bem-vindo de novo!
Não gosto nem deixo de gostar do Varandas, mas tenho de lhe dar o mérito de deixar o palco para os artistas e ficar mais na sombra.
Ganhar ou ter sucesso é uma consequência de uma série de coisas bem feitas e parece que isso está a ser conseguido em muitos departamentos do clube.
7 Maio, 2024 at 11:04
Não digo bem vindo de novo porque nunca abandonaste.
Mas é lindo ver pessoal voltar a ser sócios e as feridas a irem sarando.
O Ruben Amorim vale ouro! 😀
7 Maio, 2024 at 11:12
Boas caros colegas leões . Segunda feira tambem decidi regularizar as quotas que tinha em atraso à mais de 2 anos . Apesar de detestar estes corpos sociais que não inspiram confiança nenhuma vou pôr uma pedra final neste assunto . Para bem do Sporting e por ninguem estar acima deste grandioso clube . As pessoas passam mas o clube será eterno…
Viva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
7 Maio, 2024 at 11:17
Que mais sigam o Teu Exemplo e “formalizem” o regresso ao Estatuto de Leão!!
Nenhum Presidente, Treinador, Jogador ou qualquer outro funcionário está acima do Sporting Clube de Portugal!!
7 Maio, 2024 at 11:37
Costumo dizer que apenas existem dois insubstituíveis no Sporting: O Leão do Símbolo e o Paulinho Gama
Sporting Sempre
7 Maio, 2024 at 13:35
Isso é LaPalice, mas é nestas alturas que os sócios deverão estar mais atentos, pq é na euforia que se cometem os maiores atropelos.
7 Maio, 2024 at 12:17
Eu sou Sócio desde 1985 até hoje, tive Gamebox durantes os anos que culminaram no Godinho e em 2013, curiosamente não tenho nos anos do Amorim por ter coincidido com uma fase do meu filho mais pequeno e em que consigo ir ver poucos jogos, para o ano e até com este sistema do Cashback irei voltar e se calhar já com uma para o pequeno.
Vi muito jogo com a bancada às moscas e sem estarmos a jogar para objectivo nenhum. Percebo quem não tenha sentimento de pertença à associação SCP por associar um pouco o estatuto de sócio com a pertença ao modo de governo do clube.
Mas eu nunca o consegui ver assim, para mim ser sócio é fazer parte viva e integrante do SCP.
E o SCP para mim são as horas em familia nos anos 80 a ver jogos em Alvalade a seguir a camadas jovens, a jogar snoker na sala de sócios com o meu pai e o meu primo, a dar um salto à nave e ver jogar tenis de mesa ou o que calhava.
E ser parte do SCP é simplemesmente uma ligação familiar a uma grande família, que como grande que é vai ter sempre muita gente de que não se gosta. Eu nunca consegui deixar de pagar cotas ou equacionar deixar de ser sócio é uma parte demasiado grande de mim. Só mesmo se financeiramente me fosse impossível.
7 Maio, 2024 at 12:25
Xiii, essa sala de sócios era mitica…Isso e ir ver um treino do Sporting mesmo ali ao lado do estadio
🙂
7 Maio, 2024 at 14:14
Agora imagina que vives mais a Norte de Portugal ou no Algarve ou Alentejo.
Os sentimentos iriam mudar de certeza. Até porque não ias ter possibilidade de teres essa ligação que tiveste a sorte de ter.
Mas o Sporting não é de Lisboa é de Portugal e diria mais deveria ser do Mundo.
7 Maio, 2024 at 16:46
Ou nos Açores!
Onde SER SÓCIO EFECTIVO A (há 25 anos) não oferece as mesmas regalias, nem sequer as comerciais, dos sócios da Grande Lisboa ou mesmo do continente.
Nem falo dos custos de ir ver um jogo (viagem de avião, 2 noites de hotel, 4 a 6 refeições em restaurante, bilhete p/ o jogo – porque quem tem 900 milhas náuticas de mar a separar não se pode “dar ao luxo” de ter Gamebox -, etc): falo, por exemplo, de não usufruir de qualquer vantagem da Repsol pelo simples facto de a Direcção apenas ter negociado essas regalias com a Repsol Continente, esquecendo os sócios dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, ou mesmo os sócios residentes em Espanha; e de todas as vantagens de descontos em serviços (medicina, restauração, hotelaria, viagens, cultura, etc) cuja lista se concentra em 50% na zona da Grande Lisboa, 30% no litoral continental, 15% no interior continental e 5% nos 2 arquipélagos portugueses.
E ainda temos o amor de acrescer a ser Sócio do SCP o de fundar e sustentar Núcleos que são a abse da expansão nacional e internacional do Clube e da Marca Sporting.
Por isso SIM: é fundamental e urgente demonstrar mais respeito e dar mais apoio a quem faz viver o Sporting a mais de 100Km de Lisboa.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: dito tudo isto (e porque continuo a ser Sócio do SCP) devo acrescentar que, tal como o XaP o TO, o Leão Rampante, o Malcolm, o Robson, o Miguel, o Agasht e tantos outros, nunca deixarei de ser sportinguista (não sou mais sportinguista que qualquer outro adepto apenas pelo faco de eu ser sócio), nunca deixarei de apoiar e defender o Nosso Clube, mas também nunca deixarei de escrutinar (positiva ou negativamente) os seus dirigentes e as suas acçõe ou inacções, até porque acho que é essa a única forma de VERDADEIRAMENTE defender o Sporting Clube de Portugal. Podendo até discordar muito com alguns e algo com muitos, todos terão sempre o meu respeito enquanto sportinguistas.
Mas é claro que ganho mais afinidade com aqueles que partilham comigo não as mesmas opiniões, mas a mesma exigente intransigência de querer um Sporting plural, livre, rigoroso, independente, que debate e não esconde os seus problemas, que procura soluções justas, que seja um espaço de democracia … como esta Tasca … OBRIGADO CHERBA!!!
7 Maio, 2024 at 16:59
Percebo perfeitamente.
Falha grave minha ao não referir as ilhas.
Mais ainda quando estive a viver um par de anos na Terceira e sei bem o que é viver longe de algumas coisas que damos como garantidas.
Como disseste e bem não és mais sportinguista que os outros, mas é preciso ser um grande maluco por este clube.
Saudações Leoninas.
7 Maio, 2024 at 19:44
Concordo com vocês…
O Sporting devia dar mais benesses a quem é de longe…
Há cenas que, na minha modesta opinião, só não se fazem porque não há vontade, ou nem pensam nas coisas… E não falo só do Sporting ou do futebol…
Há muito mais coisas injustas do que justas…
7 Maio, 2024 at 19:58
Ainda agora li que o Sporting na festa do titulo gastou 600mil.
Não estou a dizer que não se gaste.
Ainda bem que gastaram..
a festa foi linda.
Mas quanto custaria ao clube estas iniciativas de promover a proximidade dos adeptos?
8 Maio, 2024 at 18:24
Leão Rampante, como deves saber, pertenço aos orgãos sociais do Núcleo SCP da Ilha de Santa Maria.
Partilho a tua opinião de que se deve e pode fazer muito mais para apoiar os Núcleos e instituições que tanto contribuem para a implantação nacional e internacional do Clube e da Marca Sporting.
Até, graças à boa vontade e excelente gestão do dono da Tasca, já escrevi algumas vezes neste espaço único de opinião democrática leonina sobre o que entendo deveria ser o modelo de organização, de gestão e de sustentabilidade duradoura do Sporting.
E essa opinião baseia-se naquilo que acho que mais diferencia o Sporting relativamente aos outros 2 Clubes de maior expresão (e, por isso, nossos maiores concorrentes “naturais”:
1) a sua expansão TERRITORIAL ORGÂNICA;
2) o seu enorme ecletismo;
3) a sua maior capacidade potencial de massa crítica;
4) a necessidade de apostar numa maior base de sustentação popular.
No entanto,é exactamente a máxima atenção que deve ser dedicada aos pontos 1 e 2 que pode servir de referência para um forte crescimentodo ponto 4 (aumentar significativamente a base de adeptos e, assim, criar condições para crescer exponencialmente o número de sócios e, com tudo isso, garantir uma maior e mais duradoura competitividade em TODAS as Modalidades, uma maior sustentabilidade financeira da SAd e do Clube e uma maior perpetuação das condições de atratividade de novos adeptos, novos sócios, novos sponsors, novos mercados e mais e melhores atletas e técnicos).
Tenho, no entanto, a opinião que, para ser um Clube de maior base popular NO IMEDIATO, é necessário alterar JÁ os Estatutos em 2 questões essenciais:
A – 1 Sócio = 1Voto;
B1 – AGs Eleitorais por voto universal (com recurso a voto eletrónico à distância, não obrigatoriamente presencial) e
B2 – AGs Comuns com voto eletrónico PRESENCIAL à distância, em AGs nas sedes dos Núcleos decorrendo em simultâneo à AG Central (com acompanhamento via Sporting TV ou streaming) e votações simultâneas e apenas no final do debate de cada ponto a deliberação.
Caro Leão Rampante, para isso até nem prevejo que seja necessário um grande investimento financeiro. E tenho a certeza de que seria um investimento de enormíssino retorno (financeiro e organizativo e bastante duradouro).
A democratização do voto trar-nos-ia facilmente mais 70 000 a 100 000 sócios em 2 anos.
A expansão territorial dos direitos de associados levaria também a que, para muito mais gente, fosse atraente investir em ser sócio do sócio. O CERTO É QUE FARIA AUMENTAR O SENTIMENTO DE PERTENÇA AO CLUBE DE QUEM VIVE MAIS LONGE DE LISBOA.
E pode estar seguro de que, se não em 100% dos atuais Núcleos SCP pelo menos e 98% ou 99% a vontade maior não é usufruir mais mas sim poder contribuir melhor para o crescimento e o sucesso do Clube.
É isso que está na sua génese; é isso que as move: FAZER SPORTING SER MAIOR E MAIS RECONHECIDO.
A única coisa que pedem aos Órgãos Sociais é que respeitem uma maior igualdade de direitos e facilitem mais condições para o seu trabalho (nomeadamente a criação e OPERACIONALIZAÇÃO de redes locais, regionais, nacionais e internacionais de Núcleos que aproximem TODOS da atividade central do Clube).
Um abraço e saudações leoninas
9 Maio, 2024 at 9:36
Não sabia que pertencias aos órgãos sociais de um núcleo.
Se já te considerava um individuo com a sua dose de loucura que é necessária para um Sportinguista que vive longe ainda mais louco deves ser ao pertencer a um órgão social de um núcleo devido à dedicação que é preciso ter, com o natural respeito e graça, obviamente.
É um trabalho muito bom o que é feito por todos aqueles que trabalham nos núcleos. Pelo menos os que tenho conhecimento e são alguns.
E como dizes e bem não é apenas para usufruir de alguma vantagem por parte do clube.
Talvez a malta de lisboa não tenha essa noção mas os núcleos servem os sportinguistas em muitos mais aspetos que apenas bilhetes ou qualquer outra vantagem para ir ver jogos a Alvalade. Até porque não são muitas as vezes que os núcleos conseguem ter bilhetes por parte do clube ou em número considerável.
Os núcleos fazem um trabalho que transcende o próprio Sporting.
Mantêm as pessoas, sobretudo as que têm alguma idade, ocupadas, distraídas, alegres, vivas e fazem um trabalho social enorme que muitos organismos sociais do Estado não fazem.
Os núcleos alimentam e criam laços entre as pessoas e muitas amizades são geradas no seu dia a dia.
Portanto não é dificil concordar com os teus 4 pontos.
Não concordo neste momento é com o voto eletrónico sem ser presencial, única e exclusivamente porque ainda não é totalmente seguro.
Já sugeri aqui que deveriam ser distribuídas mesas de voto pelas capitais de distrito pelo menos, sendo que o ideal seria por todas os núcleos sportinguistas que pudessem ser de alguma maneira creditados e com presença de “delegados” das várias listas candidatas para tornar o ato válido.
E sim, muitos adeptos do Sporting se sentiriam parte do clube e se tornaria sócios.
Ser sócio para alguns basta ter o cartão mesmo que não se vá a jogos nem se possa votar.
Para outros isso não chega.
7 Maio, 2024 at 12:21
Venha de lá esse abraço, Xupa.
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/video-impressionante-o-mundo-sabe-que-cantado-em-unissono-pelos-sportinguistas-no-marques-de-pombal?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques#&gid=1&pid=11
7 Maio, 2024 at 16:14
Grande abraço para ti e para os demais tasqueiro(a)s que, por esse Mundo fora sentem e sofrem pelo nosso Sporting Clube de Portugal!
SL
7 Maio, 2024 at 12:31
Já meti ontem, mas vai outra vez porque está brutal.
O melhor O Mundo Sabe Que de sempre:
https://twitter.com/Ard__Cor/status/1787606134783697295?t=iJpVdXu5LdMVgF7ZbZUE7Q&s=19
CAMPEÕES! CAMPEÕES! NÓS SOMOS CAMPEÕÕÕÕÕÕEEEESSSSS!
7 Maio, 2024 at 13:34
Apesar da minha profunda divergência com a substância e com o estilo evidenciados por esta Direcção, durante os primeiros anos de consulado, nunca deixei de pagar as quotas de sócio. Respeito quem pensa de maneira diferente. Apenas quero deixar testemunho de que não há “mais” ou “menos” sportinguismo em quem opte por caminhos diferentes, seja exercendo um voto de apoio material (apoiar e fazer-se ou manter-se sócio), um voto político de censura (deixar de ser sócio, como forma de mostrar desagrado) ou separando as duas coisas (ser crítico e continuar a ser sócio). Mas há ainda um outro ângulo: é legítimo deixar de ser sócio de uma instituição que não respeita os seus sócios. No fundo, cada qual deve ser livre de agir em conformidade com as suas ideias, sem, com isso, ser apelidado de “verdadeiro” ou “falso” sportinguista.
7 Maio, 2024 at 14:16
Nem mais.
7 Maio, 2024 at 19:28
“é legítimo deixar de ser sócio de uma instituição que não respeita os seus sócios.”
É isto que muitos não entendem, ou não querem entender.
7 Maio, 2024 at 19:46
Por um lado sim.
Por outro, quando se gosta, devemos tentar tudo para estarmos acima dessas merdices… Mas nem sempre se consegue!
7 Maio, 2024 at 14:05
Fizeste bem em tornar a fazer-te sócio, se é esse o teu sentimento. Eu não consigo. Sporting campeão em todas as modalidades, com festejos ano sim ano sim é o meu desejo, vou partilhar todos, porque AMO o SPORTING, mas não consigo voltar a ser sócia (isto partindo do princípio de que já não o sou, uma vez que já não recebo pedidos de regularização de quotas em atraso). Não me identifico com as gentes que lá estão, a maneira como lá foram parar, a maneira como continuam a tratar os sócios. Isto é tudo muito bonito quando somos campeões de futebol. Até dá para o presidente apanhar uma valente bebedeira, fazer as figuras que fez e receber elogios e ser desculpabilizado por as ter feito. O presidente-adepto fica mal só a alguns, pelos vistos. Fiquei sem perceber se os beijos que “amandou” para a populaça eram de amor se iguais aos que mandou na assembleia-geral. Sinto uma repulsa indescritível pelo presidente do meu clube e pelos notáveis que lá o puseram, da maneira que o puseram, com o apoio de tanto consócio meu. Não me identifico com esta gente. Não me identifico com esta maneira de estar na vida.
De resto… Sporting até morrer. Que ninguém duvide disso.
7 Maio, 2024 at 15:16
Penso exatamente da mesma forma…
7 Maio, 2024 at 15:23
Boa tarde Ana, perfeitamente compreensível o seu estado de espírito, aliás a juntar a isso a reação no final do jogo com o Porto, o Varandas é o que é, têm agora a oportunidade de unir o Sporting e sair pela porta grande, é aguardar.
7 Maio, 2024 at 15:35
Eu sou insuspeito de gostar do Varandas.
Mas das poucas coisas que gostei dele foi a reação aos insultos no Dragão e como esteve na festa do titulo.
A reação aos insultos no Dragão a dizer que para irem despedirem-se do presidente deles em vez de insultar o outro, foi bem metida.
Na festa do campeonato estava bêbado como todos nós mas foi capaz de não puxar para ele o máximo protagonismo. Bêbado mas discreto. Tudo certo aqui. Os protagonistas foram os jogadores e o treinador claramente.
O problema do presidente-adepto é quando o adepto toma conta do presidente e quando a tomada de decisão é do adepto e não do presidente.
Eu acho e sempre achei que qualquer bom presidente tem um lado de adepto. Não deixa é esse lado de adepto tomar conta da situação…
E o Varandas está MUITO longe de ser sequer perto de um presidente-adepto. Nunca se comportou como tal. Eu até acho que lhe falta isso…entre muitas outras coisas…
7 Maio, 2024 at 16:24
Presidentes adeptos são eles todos à exceção dos clubes entregues a milionários ou wannabes ou ainda países do petróleo.
Há é vários tipos de adeptos.
Ainda me lembro ao inicio quando o varandas veio com aqueles sonhos molhados de certos jogadores que não valiam um caralho mas que deviam ser muito bons no FM quando ele jogava.
Em boa hora deixou o futebol para quem percebia minimamente da coisa e mesmo assim houve falhas.
De resto de acordo contigo.
Não me chocou a cena no dragão nem na festa no marquês.
7 Maio, 2024 at 19:48
“… aliás a juntar a isso a reação no final do jogo com o Porto… ”
Foda-se, pá, o que caralho fez o gajo de mal?
Tu às vezes nem sei o que te diga… Vale sempre tudo para atacar o alvo predileto…
7 Maio, 2024 at 16:19
ana,
Ando angustiado, sinto que uma grande parte da minha vida tem estado em ‘stand by’ …
E sei o porquê … É porque ando afastado de ver e sofrer em Alvalade … O SCP é e sempre foi uma parte importante na minha vida…
São muitos anos, muitas vivências que têm estado 4 anos e meio a 5 anos em modo Freeze …
Agora vou regressar, tenho que engolir algumas coisas que muito nos afectaram, mas é por um amor maior … Um amor que não se explica, sente-se …
E assim irei, sempre critico mas satisfeito por toda e qualquer conquista do SCP, seja em que modalidade for, recuperar o meu lugar junto daqueles que como nós sofrem …
Viva o Sporting Clube de Portugal!
SL
7 Maio, 2024 at 16:28
E depois há quem coloque em causa o Sportinguismo das pessoas que criticam quando não conseguem lidar com merdas que acham estarem erradas.
O ambiente da tasca…
Enfim.
Fazes bem em retornar a ser sócio do clube.
7 Maio, 2024 at 18:58
Força, Xupa. Tens mais é que ser feliz. 🙂
Que o dia em que voltarei a ser sócia não esteja muito longe, porque também me faz impressão não “pertencer” à família. Foram mais de 30 anos. Se ainda o for, são 32… Por agora, sou uma das ovelhas ranhosas, pronto. 🙂
7 Maio, 2024 at 20:01
Ana, na minha opinião, nunca serás uma ovelha ranhosa mas antes uma leoa indefectível.
E para pertencer a esta família verde e branca não é obrigatório pagar quotas nem será nunca isso que define o nosso leonismo.
O nosso leonismo, o nosso sentimento de pertença, o nosso amor pelo Clube esteve ontem no Alvalade, no Marquês , na Rotunda da Boavista (mesmo com o Rui Moreira a mandar apagar as luzes) e até aqui na Ilha de Santa Maria com um infindável cortejo de carros com bandeiras verdes e brancas a sair da Sede do Núcleo para 3 horas de percurso de quase todos os cantos da Ilha (e o cortejo a aumentar até à 1h da manhã).
De certeza que uma boa parte dos celebrantes em todo o país não é sócio ou paga quotas, mas não foi isso que fez da festa menor, menos bonita ou menos autêntica.
Uma abraço e saudações leoninas
7 Maio, 2024 at 21:00
Eu sei, Álvaro. Mas gostava de ser sócia. Digamos que era uma relação “oficial”. Está em pausa por “divergências inultrapassáveis”.
Obrigada pelas palavras.
Saudações leoninas. Sempre!
7 Maio, 2024 at 16:33
Eu não sinto repulsa, mas não consigo engolir alguém mentiroso, incompetente e mau caráter.
Um gajo que tem em 5 anos mais de 1,2 mil milhões em receitas e depois vemos a SAD com mais de 100 milhões de divida à fornecedores e as modalidades no estado em que estão, não deixa margem para dúvidas.
É por isso mesmo que Amorim gere tudo, e Varandas reza todos os dias para que não saia. É por isso também que remete-se à sombra de quem realmente percebe de gestão e futebol.
Não fosse Amorim e tínhamos um Sporting nas lonas com um presidente do calibre de Godinho Lopes, ou pior…
7 Maio, 2024 at 16:42
Disso não temos dúvida nenhuma …
Eu vou voltar a ser sócio porque sinto falta de tudo o que envolve o SCP, viver e comungar no estádio, nas roullottes, etc, etc …
Agora não me esqueço de nada que esta gente fez a milhares e milhares de sócios …
É um passo de cada vez … Baby steps …
7 Maio, 2024 at 19:51
Não fosse o Amorim, tinha saído antes de acabar o 1º mandato… Pelo caminho que levava, estou absolutamente convencido disso.
7 Maio, 2024 at 19:30
Tal e qual, ana.
7 Maio, 2024 at 15:42
Foda se que grande post do Neto no Instagram,quem não viu que vá ver,que exemplo.
7 Maio, 2024 at 16:25
Copia e cola aqui sff.
7 Maio, 2024 at 17:38
https://twitter.com/sporting_tatico/status/1787858298345058467?t=yA-RQYPn-nGlsPTEfBww0Q&s=19
7 Maio, 2024 at 19:55
Obrigado
7 Maio, 2024 at 16:26
Não esperava esta “distinção” por parte do dono d’A Tasca …
Aliás, sobre o que referi até acrescento uma sugestão, tal como o Leão Rampante e outros referiram … Este momento que estamos a viver é uma oportunidade incrivel para fazer regressar milhares de sócios ao SCP … Assim queira esta direcção …
Recuperar os anos de sócio, etc, etc, etc … Maior e melhor ligação com os núcleos do SCP, Melhorar o site do SCP, a questão dos bilhetes …
Tanta mas tanta coisa positiva que podem e devem fazer …
Eu para já, vou voltar a casa … Á nossa casa …
Um enorme ABRAÇO de LEÃO para todos vós (Cherba incluido)!!!
Viva o nosso Sporting Clube de Portugal!!!
P.S. – Agora é festa no Estoril … É festa do Estoril até Alvalade … Na jornada seguinte é festa em Alvalade e por fim … Será a festa rainha no Jamor!!!
7 Maio, 2024 at 16:27
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!!!
7 Maio, 2024 at 17:53
Boa ideia.
Talvez homenagear quem salvou o Clube desportiva e financeiramente com o estatuto de sócio também promove-se essa união…
7 Maio, 2024 at 18:03
Concordo inteiramente, contigo e com o Xupa, precisamos de um “e não só, mas também…” para acabar de fechar a ferida que alguns ainda sentem e já agora demonstrar elevação, as virtudes não se apregoam, praticam-se!!!
7 Maio, 2024 at 18:13
Nem mais!
7 Maio, 2024 at 19:49
Já disse anteriormente que não acredito que varandas tenha esse carácter.
E acredita que estou-me bem a cagar para o BdC como estou para qualquer outro ex presidente, hoje.
Não esquecendo que salvou o clube em 2013 de um descalabro financeiro que talvez nos impedisse de hoje estarmos a festejar mais um campeonato.
Agora o meu carácter também não me permite ser indiferente à maior filha da putice que assisti no Sporting contra um dos nossos.
Em muitos momentos não gostei de certos presidentes.
O Godinho então….
E mesmo assim nunca desejei que lhe fizessem uma merda de um pelotão de fuzilamento porque isso era contra os valores que o Sporting Clube de Portugal tanto defende como justiça, transparência….
Mas isto cada vez é mais assunto do passado.
O mais certo é ser um dia ultrapassado.
Mas ainda está bem presente.
Enquanto estiver talvez seja esse um dos motivos para que muitos ainda não voltem.
7 Maio, 2024 at 20:28
Ver o Sporting sagrar-se Campeão no Pavilhão João Rocha, para o qual também contribui, e lembrar que quem tornou a sua execução possível, deu condições e principalmente dignidade ao ecletismo do Clube, saneou as contas e enriqueceu a SAD, alguém que viveu para o Sporting cada minuto em que foi presidente, foi escorraçado como um cão e ainda conhecer quem se sinta feliz em denegrir o seu nome, será provavelmente a maior demonstração de falta de gratidão que já presenciei.
Um Clube especial não apaga a sua história nem assobia para o lado perante a ingratidão e injustiça.
Infelizmente quem o dirige hoje não sabe realmente o que é o Sporting…
7 Maio, 2024 at 20:55
Subscrevo!
A ingratidão é das piores merdas que existem…
Um ingrato, para mim, nunca será uma boa pessoa!
7 Maio, 2024 at 21:45
Um gajo que por manifesta desorientação e narcicisno põe um clube literalmente a arder, conduzindo para uma das piores crises da sua história, e vou estar aqui a bater palmas porque tinha feito um bom trabalho anteriormente….
Ingrato? Que falta de noção….Fodasse,!
para mim o clube estará sempre acima de qualquer pessoa.
Posso um dia perdooar, até porque coitado do homem, mas nunca hei-de esquecer
8 Maio, 2024 at 1:56
Ninguém está aqui a falar do Godinho pah…
E mais uma vez o pior episódio da vida do SCP foi o assassinato de um adepto no Jamor á frente de toda a gente e nenhum dos “notáveis” do Sporting ter tido a hombridade de levantar o cu das cadeiras almofadadas e de se ir embora em sinal de protesto…
Vende lá o teu peixe como quiseres mas tem ao menos RESPEITO por quem deu mais ao Sporting, deu literalmente a vida, do que tu darias nem que nascesses 10x
8 Maio, 2024 at 7:53
Ės o exemplo vivo do que acima escrevi, desrespeito e reescrever a história, ingratidão.
A actual direção é constituída por gente que não presta. É fácil também perceber porque os defendes…
8 Maio, 2024 at 7:54
É uma resposta ao J…
7 Maio, 2024 at 21:11
Enquanto não for sanado, não será passado, porque estará sempre presente no pensamento das pessoas. Chamem-lhe fantasma, ferida aberta, o que quiserem. A justiça tem que ser reposta. Ou devia, vá. Nunca serão estes que lá estão que algum dia farão isso, porque teriam que admitir e confessar a cabala que montaram.
Eu não esqueço. E como não esqueço, digo e repito que sinto repulsa por varandas e companhia. Não que isso interesse para alguma coisa, que eu sei bem que não os aquece nem arrefece. A eles e a muita gente.
8 Maio, 2024 at 9:18
Sim é por aí….
8 Maio, 2024 at 9:21
Como é que se repõe o que dizes que é a justiça?
8 Maio, 2024 at 9:55
Acho que o simples facto de repor a condição de sócio de todos os que pertenceram a essa direção já seria suficiente.
Expulsão essa que que derivou do processo levantado ainda pela Comissão de Fiscalização liderada por Henrique Monteiro e composta ainda por João Duque, António Santos, Luís Pinto de Sousa e Rita Garcia Pereira.
Todos eles com declarações públicas de repúdio anteriores para não dizer mais que qualquer consulta na internet consegue ter acesso.
É isto que é que o Sporting representa?
E não quero estar aqui mais a bater no ceguinho.
É momento para unir e não desunir e este assunto já criou demasiadas fissuras que como diz a Ana e bem se mantem abertas enquanto não forem resolvidas de alguma maneira.
E tal como ela não acredito que seja por esta direção porque isso vai contra a sua natureza e seria preciso admitir muita coisa.
Fiquemos por aqui e foco na próxima época que vai ser ainda mais dificil de conquistar.
8 Maio, 2024 at 10:12
Foram os sócios que votaram…e já votaram 2 vezes, pelo menos.
Não há forma de voltarem a ser sócios a não ser pela votação dos sócios.
Os sócios já votaram 2 vezes e acho que se forem uma 3ª ou 4ª, ainda tem mais gente contra ele. Não há nenhuma direção que possa repor isto. Só os sócios em votação…
8 Maio, 2024 at 10:13
E quanto mais fala, faz e aparece, mais votos contra ele consegue…
Por isso…
8 Maio, 2024 at 10:23
Sim porque ser sócio tem tudo a ver com apanhar uma bebedeiras e fazer figuras tristes.
Quantos sócios fazem figuras tristes e apanham bebedeiras ou seja lá o que for?
Quantos sócios aparecem a mandar os seus palpites sobre a vida do clube?
Se assim fosse haveria razões para expulsar de sócio o varandas pela cadela que apanhou no domingo?
E a minha opinião é que apanhou e bem. Eu no lugar dele se calhar apanhava ainda uma pior.
Ou pelas figuras tristes que já fez?
Epah se há merda que eu detesto é esse snobismo que certos sócios têm em relação a outros.
A união é muito bonita mas é só para aquilo que nos interessa…
Mas siga.
Este assunto é uma merda do passado e que já cheira mal.
8 Maio, 2024 at 10:31
Hum?!?!
Não faço ideia do que é que estás a falar.
Eu estou a falar do ódio visceral que ele gera. Gerou enquanto presidente com muitas ações e desde que saiu de presidente, não melhorou.
E é esse ódio visceral que o expulsou de sócio e o manteve expulso com várias votações em AG.
Não tem nada a ver com a direção. A direção não pode voltar a meter o BdC como sócio. Só os sócios em AG e ele perdeu essa votação pelo menos 2 vezes e eu acho que perderá as vezes que lá for…
Além disso depende sempre dele. É juntar votos e ir a AG novamente. A minha sensibilidade é que perde novamente, qualquer que seja a direção…
8 Maio, 2024 at 10:46
“E quanto mais fala, faz e aparece, mais votos contra ele consegue…”
Este ódio visceral provêm do quê exatamente então?
O que é que ele tem dito, feito ou aparecido que é assim tão lesivo para o clube?
Quantos sócios queres com opiniões, atitudes e aparições mais nocivas ao clube do que ele tem tido e que não tem o mesmo acolhimento?
Não há mais maluquinhos no clube para além do BdC?
A direção pode fazer a ponte e a aproximação dos adeptos para enterrar esta fase da história do clube e fechar as feridas que possam estar abertas.
O JHC já falou aqui e eu repito. BdC pode ter feito merda mas também foi o presidente que permitiu que hoje tivéssemos clube e não tivéssemos fechado portas depois do Godinho ter enterrado o clube em dividas até ao pescoço. Se hoje temos a % do capital social do clube e um perdão estrondoso do que devíamos, também se deve a ele. O pavilhão…..e muito mais.
É acima de tudo uma questão de gratidão pelo bem que fez ao clube.
A maioria dos adeptos come aquilo que lhes servem na comunicação social e se o clube passa por um bom ou mau momento.
Ou achas que o tal ódio visceral provém de onde?
Na minha opinião vem de toda uma associação do BdC ao ataque em Alcochete que foi feita por toda uma comunicação social corrupta e por aqueles que tinham pretensões de reassumir a presidência do clube. Tudo isto aliado ao facto de não ganharmos nada tens aí a receita para o que aconteceu.
Mas volto a dizer, este assunto já cheira mal. Não é um assunto pacifico no clube porque há opiniões sobre o que aconteceu muito diferentes.
E sublinho estou-me a cagar para o BdC assim como para todos os ex presidentes que nada acrescentam ao futuro do clube.
Mas não posso ficar insensível à ferida que continua aberta no clube e que não permite que sejamos o tal clube unido que muitos enchem a boca para falar e que fica ao alcance de uma merda tão simples.
Digo eu….
8 Maio, 2024 at 11:00
E digo apenas mais uma coisa.
Isto não se resolve com uma simples votação e pronto.
É preciso haver um trabalho de pedagogia.
Uma conversa franca e séria entre todos e tentarmos perceber se tudo isto faz sentido sendo o objetivo máximo andarmos todos a rumar para o mesmo, que é a união do clube, inclusive lema de campanha do varandas.
Até porque este assunto não é apenas termos opiniões diferentes.
Se eu gosto do Paulinho e tu não.
Se tu gostas do Amorim e eu não.
….
É um assunto que mantém uma ferida aberta entre Sportinguistas e algo mais profundo que apenas uma opinião de treinador de bancada.
8 Maio, 2024 at 11:19
Tiago, a reintegração pode ser proposta pela Direção, alias no programa da lista C estava essa medida – reintegração de sócios expulsos nomeadamente do Godinho e do BdC.
A reintegração por iniciativa de sócios além de assinaturas, salvo erro mil, necessitava que previamente seja efetuado o pagamento do custo da AG extraordinária, já foi tentado incluir a discussão na agenda de uma AG e recusado, pois só a direção tem esse poder ….
Por outro lado, não faço ideia se os sócios expulsos tem vontade de regressar e da parte da direção nunca vi apelos à militância e à importância dos adeptos se inscreverem como sócios … tirando o spam com apelos à regularização de quotas.
E também podemos sempre recordar estas perolas:
“Se eu for presidente do Sporting, Bruno de Carvalho não será expulso, não quero, sou contra. Nunca me revi na expulsão de sócios. A expulsão de sócio para mim é como se fosse uma pena de morte. Ninguém tem direito a dizer a outro que já não pode ser sócio do Sporting. Sou contra todas as expulsões que foram feitas”.
É assunto morto e enterrado, talvez e desejo que nunca, pois seria um mau sinal, possa um dia ser ressuscitado, atualmente qualquer iniciativa nesse sentido é logo conotada com a escumalha das claques, neste aspeto, foi feito um excelente trabalho, mérito da direção.
8 Maio, 2024 at 11:32
Pode ser proposta mas tem de ser votada pelos sócios.
Se não é obrigatório legalmente, moralmente é.
Foram os sócios que expulsaram, terão de ser os sócios a admitir.
Posso estar enganado…mas já não houve uma AG em que isso foi votado a readmissão dele? Em 2020, pai?
Os sócios não reafirmaram o “não” nessa altura?
Desculpa mas não é. Não é um assunto nada morto. A Ana acabou de dizer que não é um assunto morto e o Leão também…enquanto não for reposta a justiça (segundo eles) nunca será….
Para mim é. Os sócios decidiram, os sócios reconfirmaram…para mim é um assunto morto. Foi a escolha dos sócios.
8 Maio, 2024 at 11:39
Para mim é um assunto morto porque não sinto que tenha impacto nas conquistas do clube e porque tenho consciência que com esta direção o assunto será muito dificil de ser resolvido.
Talvez tivesse impacto no regresso de alguns sócios e o fecho da tal ferida que falam. Mais que isto não estou a ver.
Agora não me impede de ser sensível a quem ache que não é assunto morto porque vejo razões para isso.
Se há malta Sportiguista que lida bem com a filha da putice que foi feita é com cada um.
Agora percebo que haja quem não lide e que seja motivo para não voltarem a ser sócios por terem essa mágoa, repulsa, como quiserem chamar. Tenho empatia por esse sentimento.
8 Maio, 2024 at 12:03
Não faço ideia se Bruno de Carvalho terá desejo de regressar a sócio de pleno direito, mas há um reconhecimento de necessita ser feito publicamente para que a história que passou a ser reescrita de 2018 até à data não manche a própria história do Clube.
Para mim também o caso não está morto, e não aceito que seja varrido para baixo do tapete e escondido como se tudo o que foi feito e construído entre 2013 e 2018 fosse motivo de vergonha leonina ou nunca tivesse acontecido.
Mas como o Leão Rampante referiu, não serão estes a caminhar no sentido da unidade leonina.
Se o Sporting é realmente diferente e defende valores, deve esse reconhecimento a quem mais que qualquer outro presidente neste século fez mais pelo Sporting e pelo desporto nacional que qualquer outro.
8 Maio, 2024 at 12:04
E o ter “fritado a pipoca” em nada apaga esse mérito…
8 Maio, 2024 at 12:09
JHC, mas isso para mim tem de partir dos sócios.
Foram os sócios que expulsaram, são os sócios que terão de readmitir, se for vontade deles.
Para mim não cabe à direção fazer nada. Ainda por cima tendo sido já votado o recurso com eles em exercício. Para a direção, os sócios já se pronunciaram 2 vezes, uma vez já no mandato deles…está arrumado.
Se há sócios que consideram que não está arrumado, devem procurar a readmissão. E depois ver o que acontece em AG, como é votado era readmissão. Para mim, não cabe à direção mas sim aos sócios.
8 Maio, 2024 at 12:10
Sim, claro que tem de ser votada pelos sócios, e até concordo contigo… atualmente quanto mais faz e aparece mais votos contra consegue ..
A diferença é que por proposta da direção deixa de ser necessário as assinaturas e sobretudo as centenas de milhares de euros necessários para a realização da AG.
Não houve AG em 2020 para discussão da readmissão, o que houve nessa altura (inicio do ano) foi precisamente um requerimento para a realização da AG, que entre outras coisas incluía esse ponto e foi tudo rejeitado liminarmente pelo PMAG, a contestação por essa altura andava na rua e apareceu primeiro o efeito covid e mais tarde a segunda melhor coisa que aconteceu ao Sporting neste seculo 🙂 e não mais este assunto entrou na ordem do dia, com a exceção que já referi no programa da Lista C.
A cronologia foi esta:
Há uma decisão no inicio de junho de 2018 da comissão disciplinar (ainda antes da destituição) de suspender os membros da direção, o recurso desta decisão é validado pelos sócios na AG de 15/12/2018.
Em Outubro de 2018 há nova decisão, agora do CFD relativamente aos factos ocorridos durante o período em que estavam suspensos, nomeadamente do ocorrido na AG de destituição, que determina a expulsão de BdC e Alexandre Godinho. Recorrem desta decisão que acaba validada pelos sócios na AG de 06/07/2019.
Para além destas não houve qq outra AG sobre estas matérias.
8 Maio, 2024 at 12:16
Vamos ver Tiago,
A decisão de suspender foi da Comissão disciplinar, que nem sequer foi eleita … os sócios apenas indeferiram o recurso ..
A decisão de expulsar, apesar de todo o processo ter sido conduzido pela Comissão Disciplinar acaba por ser proferida já pelos OS eleitos na eleição de setembro de 2018, os sócios também indeferem o recurso.
Claro que podemos dizer que foram os sócios que expulsaram, mas a decisão inicial não é dos sócios que se pronunciaram sobre os recursos.
8 Maio, 2024 at 12:31
Tiago, nunca houve vontade de unir ou reconhecer o trabalho feito anteriormente.
Sem ninguém perguntar, Varandas foi capaz de dizer que na nossa Academia havia falta de qualidade geracional, algo que nenhum presidente do mundo lembraria de dizer em relação aos seus próprios activos e à Marca.
Não é preciso mais para aquilatar o carácter de quem preside o Sporting.
É evidente que esse reconhecimento nunca partirá de todos os sócios. Apesar de sermos Sportinguistas continuamos a ser portugueses. Dá trabalho…
8 Maio, 2024 at 13:27
Como o Malcolm disse e bem a decisão inicial não foi dos sócios.
Os sócios votaram e analisando cruamente…a decisão final foi dos sócios.
Mas não nos iludamos.
Quem trouxe à ordem do dia a discussão e votação não foram os sócios foi a Comissão de Fiscalização (o pelotão de fuzilamento, como lhes chamo) composta por elementos completamente suspeitos em relação a quem estavam a avaliar a Nota de Culpa.
Isso foi uma verdadeira filha da putice.
E duvido que qualquer pessoa minimamente decente concordasse com uma merda destas de estar a ser avaliado por pessoas que só faltou cuspir na cara.
Agora se os sócios quiserem terão de arcar com as despesas da organização da AG. Que lindo.
Quem está com interesse nisso?
Alguém acredita minimamente ser exequível?
Assim como o PMAG na altura não quis sequer levar a discussão onde um dos pontos era esse. Porquê?
Por isso fica a dúvida quando me dizem que o Sporting somos nós….
Somos nós se nos deixarem…
Sejamos honestos na discussão.
8 Maio, 2024 at 14:07
Rampante, até dou de barato o argumento da comissão ser fuzilamento que por si só já era fortíssimo mas faço esta analogia:
Imagina que vais ter um julgamento com jurados que recebem carta branca para se quiserem transmitem a sua decisão e podem abandonar de imediato a audiência bem antes que tenhas oportunidade de apresentar as tuas alegações e fazer a tua defesa.
Se juntares a isto a campanha de fake news nas semanas que antecederam a AG com batuques, xaos, mgra etc … dizer que tudo foi um circo bem montado é um elogio.
Deixo aqui apenas um pequeno excerto, das alegações feitas pelo Carlos Vieira que serviram … para nada!
“O processo disciplinar, para além de tendencioso teve um conjunto de incumprimentos explícitos do próprio regulamento disciplinar. Em resumo: não me foram transmitidas as penas de cada um dos atos individuais de que fui acusado; não identificam os factos provados e não provados; não têm em consideração os serviços prestados ao Clube como atenuante; não se ouviram testemunhas relevantes; ou seja, tudo foi feito para cumprir um desígnio político … “
8 Maio, 2024 at 14:17
Haver quem ache que foi feita justiça é o que mais surpreende …
8 Maio, 2024 at 14:20
Volto a dizer…os sócios confirmaram a expulsão 2 vezes. E por isso, são os sócios que têm de voltar atrás, se assim entenderem.
A direção não tem nem deve ter nada a ver com isso.
A minha percepção…honestamente…é que isto é um não assunto para a ESMAGADORA maioria dos Sportinguistas. Toda a gente que eu conheço que votou pela expulsão vai lá votar novamente sempre que for preciso. Não só ninguém mudou de ideias como os poucos que conheço que votaram contra, a esmagadora maioria hoje nem sequer ia lá votar porque apesar de tudo hoje dizem que o homem realmente não bate bem da cabeça e por isso não se dariam ao trabalho sequer de ir lá. Conheço muito poucos que iriam lá votar para ele voltar a ser sócio.
E por isso reafirmo o que disse antes e mantenho. Não estou a fazer nenhuma avaliação de nada passado. Falam de ferida aberta que estará aberta enquanto não for feita “justiça”. Pois bem…a única forma que vejo é essa. Criarem um movimento para readmissão do BdC como sócio, reunir assinaturas, crowdfunding ou algo parecido para fazer nova AG sobre o assunto.
Se der para votar em AG, eu voto para dispensar o pagamento da AG e colocar-se isso num ponto de uma existente ou mesmo pagar o Sporting para o efeito.
Para mim não é a direção que o deve fazer nem deve partir de ninguém do clube. Os sócios ratificaram 2 vezes, foi clara a vontade dos sócios e os OS devem respeitá-la…para mim a nivel diretivo deixa de ser assunto. Deve partir dos sócios e se isso é assim tão importante, vão lá as vezes que forem precisas. Lá está…é criar um movimento e tal…e fazer o que acham que é necessário para ele voltar a ser sócio.
8 Maio, 2024 at 14:23
Não acho nem deixo de achar se foi feita justiça.
Eu não concordei e votei em conformidade.
O resto dos sócios que foram votar acham que foi feita justiça e eu tenho de aceitar. Foi a vontade da maioria…duas vezes….
8 Maio, 2024 at 14:26
E mais…
Tal como o Chega não é eleito pelo programa eleitoral mas apenas porque se está zangado..
O BdC não foi expulso por fake News ou por nada de racional. O BdC foi expulso porque milhares de Sportinguistas lhe têm um ódio visceral. Podem argumentar o que quiserem que no final do dia, vão lá votar os mesmos para o manter expulso na mesma porque o detestam.
8 Maio, 2024 at 14:30
Resumindo…
A ferida aberta que têm na verdade não é com a direção.
É com milhares de Sportinguistas que pensam diferente. E se não seguem em frente, terão essa ferida aberta toda a vida porque nunca vai sarar. A tal justiça que dizem…nunca será reposta. Especialmente se não partir deles próprios lutar onde a luta deve ser tida e sem desistir. Se estão à espera que uma direção seja eleita e trate disso, podem esquecer….
8 Maio, 2024 at 15:01
Se para seguir em frente tenho de abdicar de valores que defendi toda a minha vida, de fazer de conta que não há uma injustiça a ser reparada, então tanto fazia ser leão, dragão ou lampião.
Qual é a diferença mesmo?
Sendo assim só o cheiro é diferente…
8 Maio, 2024 at 15:03
Tens 2 alternativas.
Lutar para que ele volte a ser sócio até conseguires.
Ficares com a ferida aberta para sempre.
8 Maio, 2024 at 16:09
A ferida aberta é uma merda abstrata.
A direção personifica isso porque nada fez e faz para a tapar.
Podemos dizer que não foi a responsável por esse movimento, mas nada fez para o reverter com o fundamento de respeitar o seu lema que era unir o Sporting. E unir o Sporting nada mais seria que tapar essa ferida. O que foi feito nesse sentido? Nada, pelo contrário…agudiza-se diferenças e mete-se a direção anterior no foco pelos maus motivos quando todos sabemos do bom trabalho que também foi feito e muito dele fundamental para a sobrevivência do próprio clube e que deveria merecer o respeito e gratidão respetivos.
E se calhar até tens razão.
É não estarem de acordo que a maioria dos sócios do Sporting que permitiram que uma merda destas tenha acontecido bem debaixo do nariz deles.
E isso é que faz com que muitos não sintam que devam ser sócios porque simplesmente não se identificam com este tipo de valores e lá está não nos distingue dos lampiões ou dos tripeiros.
Quem deixou de ser sócio embora continue a ser Sportinguista de coração e queira que o clube tenha todo o sucesso do Mundo fica dificil voltar a ser sócio e entrar de novo numa família onde sente que foram violados valores que para eles são alienáveis.
É esta a minha perceção do que se passa em relação a esta matéria e sinto muita empatia por esse sentimento como disse.
Para mim era muito fácil.
A reboque deste estado de espirito em que as pessoas estão felizes, sensibilizar a massa associativa para enterrar o machado de guerra e reverter quer a expulsão do Godinho quer a do BdC e do Alexandre Coutinho.
Tenho muitas dúvidas, mesmo com o tal ódio visceral que falas que as pessoas não fossem sensíveis a esta conversa séria entre todos e com respeito ao tal lema da campanha de unir o Sporting. Porque a outra parte também tem seguramente um ódio visceral ao Godinho e tenho a sensação que também eles iria votar na sua reintegração.
Aliás a votação em sentido contrário é só mais um sintoma que não somos muito diferentes dos outros.
Pessoalmente, já tenho idade e experiência de vida para deixar todo este romantismo de lado.
Sou Sportinguista, sofro pelo clube, quero que seja o melhor do Mundo, mas já me deixei disso de pertencermos todos a uma grande família e de sermos especiais porque já percebi há muito tempo que não somos assim tão diferentes dos outros. Somos um clube feito de pessoas e por um outro motivo uns optaram por ser do Sporting, outros do porto, outros do benfica….
Portanto para mim o assunto BdC já é um não assunto.
Mas não é por isso que não sou sensível a quem sinta a tal ferida aberta.
8 Maio, 2024 at 17:53
“Somos um clube feito de pessoas e por um outro motivo uns optaram por ser do Sporting, outros do porto, outros do benfica”
É isso.
No fundo não somos muito diferentes dos outros.
Se exceptuarmos a dimensão do Benfica e o maior número de títulos dos rivais, no que toca a massa adepta e a forma como vivemos os clubes, somos exactamente iguais.
Ao branquearmos situações, ao ignorarmos valores que antes eram importantes, também matamos a nossa identidade e aquilo que nos distinguia.
Mas os tempos são outros e o mais importante é sermos muitos, ganharmos campeonatos com recordes e comprarmos a nova camisola…
8 Maio, 2024 at 18:28
Cada vez mais se consomem “coisas” sem perceber o que se está a consumir.
Sempre houve modas.
Sempre houve carneirada.
Mas acho que estamos pior nesse sentido.
O consumismo fast food ajudou.
8 Maio, 2024 at 10:48
Bom dia Tiago, sabes que temos 2 presidentes expulsos? Um disse que os sócios são burros, o outro que o Sporting é um saco de gatos…..
Para unificar o clube é propor a readmissão em simultâneo de ambos….
A outra alternativa é esperar que a justiça se intrometa qd estamos no pelotão da frente, coloca o cenário da impugnação
da AG de jun18 ter provimento e já não houver possibilidade ou instância para o Clube recorrer….
8 Maio, 2024 at 11:36
Volto a dizer.
Os sócios não reafirmaram a expulsão em 2020?!
Vamos por a votação até os sócios votarem favorável?!
A direção vai meter isso todos os anos?! Foi votado 2 vezes, com anos de distancia. Foi a vontade dos sócios. É o que é.
Não acho que caiba à direção andar a fazer campanha pelo regresso nem propor isso à votação todos os anos. Para a grande maioria dos sócios é um assunto morto e enterrado, como foi provado em todas as votações. Mesmo em eleições, quem queria propor isso teve a votação que teve (e eu votei nele).
É o que é. Lamento, votei contra, mas aceito aquilo que foi a vontade da esmagadora maioria dos votantes 2 vezes.
8 Maio, 2024 at 11:47
Foi em 2019 e foi uma votação ao recurso do Bruno de Carvalho e do Alexandre Coutinho.
Os anos de distância e o argumento que as pessoas tiveram tempo de refletir melhor….
8 Maio, 2024 at 11:55
Ou isso. Não me lembro.
Os sócios votaram 2 vezes.
Não me parece haver um movimento para readmitir.
Para mim não cabe à direção.
Se reunirem as assinaturas, no limite, eu se fosse da da mesa da AG, pagava a AG para a readmissão e os sócios que votassem.
Mas acho que não ia valer de nada…não me parece que o tempo tenha sido simpático para ele e que com o tempo haja muito mais gente a querer readmiti-lo como sócio…
Mas isso é a minha sensibilidade. Como digo, se houvesse um movimento para readmitir o homem, eu se tivesse na MAG, fazia a AG em causa. Mas eu se fosse da direção também não fazia mais nada…nunca seria por proposta minha nem eu teria nenhuma intervenção no processo.
8 Maio, 2024 at 13:36
“Se reunirem as assinaturas, no limite, eu se fosse da da mesa da AG, pagava a AG para a readmissão e os sócios que votassem.”
Pois mas é rever as rejeições de AG’s por parte do PMAG da altura Rogério Alves e já dá para perceber como funcionam as coisas…
8 Maio, 2024 at 15:06
Mas isso é a minha opinião.
Mais uma vez, é fazer um crowdfunding ou/e juntar assinaturas suficientes para isso acontecer.
E, na minha opinião isso só não acontece porque isso é a vontade de uma esmagadora minoria de Sportinguistas.
8 Maio, 2024 at 16:12
Mas é pena que seja uma minoria.
Depois não podem vir falar dos malhanços e do negativismo quando a maioria tem ódios viscerais por quem fez o que fez no clube.
Falam tanto em tolerância mas são os primeiros a não o serem.
É tudo uma hipocrisia do crl.
Mas é o que é.
8 Maio, 2024 at 14:54
Como já referi antes, o facto de os sócios votarem a mesma coisa 1000 vezes não apaga a história nem a ingratidão.
A mim continua a incomodar que um clube como o Sporting se diga especial ao mesmo tempo que permite que um dos períodos mais importantes da sua história seja em parte reescrito e noutra varrido para baixo do tapete.
Dormir de consciência tranquila todos dormimos, mas também os portistas e benfiquistas mesmo sabendo como chegaram aonde chegaram…
8 Maio, 2024 at 15:26
JHC, não vale mesmo a pena, até o Tiago, tasqueiro que gosto de ler e confrontar, pois discute com elevação, está convencido que foram os sócios, nada a fazer.
o Problema é que 99,9999% nunca quererá saber ou irá assobiar para o lado, já está, já está.
Só não entendo é como um gajo desiquilibrado fez o que fez pelo clube, a obra ninguém a apagará.
Deixo só esta dica, se Varandas ou outro presidente que fosse confrontado entre pagar 6 milhões à Gestifute, sabendo que não eram devidos, ou enfrentar o que aí vinha, pagava os 6M ou defendia os interesses do Sporting?
8 Maio, 2024 at 15:45
O sentido de justiça e de gratidão dos sócios neste ou em qq outro clube é condicionado pelo sucesso da equipa de futebol masculina.
Concordo com o Tiago qd diz que se a votação fosse hoje, a expulsão voltava a ser confirmada por goleada.
Concordo tb qd diz que BdC quando diz, faz ou aparece mais votos contra ele angaria.
Concordo ainda que não é função da direção fazer o que quer seja para no sentido da readmissão e para mais esta direção ….
Por fim tb concordo que nesta altura para a maioria dos sócios é um assunto morto e enterrado, alias até para mim é … e só apareci a comentar porque o assunto começou a ser discutido e achei por bem dar a minha opinião.
Não concordo com o Tiago qd diz que os sócios votaram duas vezes, o que os sócios votaram foi, primeiro o recurso da suspensão e depois o recurso da expulsão …. aceito que se possa dizer que foram os sócios que expulsaram duas vezes mas não posso deixar de referir que os processos disciplinares que conduziram à expulsão estavam repletos de ilegalidades e que as AGs de recurso foram manipuladas e o que mais me custa aceitar é que a manipulação se estendeu para outras AGs pois o sucesso desportivo tudo tem permitido.
Quero acreditar que o Tiago concorda comigo quando afirmo que caso o PMAG tivesse marcado a AG no inicio de 2020 conforme requerimento dos sócios para readmissão e para destituição da direção em funções, poderia até acontecer que a expulsão se mantivesse mas tenho a certeza que a votação nessa altura seria renhida e não tenho grandes duvidas que a destituição do Varandas teria acontecido. Nunca saberemos …
É o que é … neste ou em qualquer outro clube, um dia são bestas no outro são bestiais e o que é verdade hoje amanha é mentira …. nesta questão especifica termino com o que disse no inicio da conversa, na minha opinião a ressurreição deste assunto para agenda da maioria dos Sportinguista será um muito mau sinal.
E termino com mais uma citação das alegações de defesa do Carlos Vieira que muito poucos ouviram:
“Também estou consciente que a História é escrita pelos vencedores. E os vencedores ocasionais ou fortuitos nela não ficarão. O que me deixa descansado é que o Sporting tem sido sempre o vencedor, apesar de tudo, ou por tudo o que tem passado já na sua longa História.”
8 Maio, 2024 at 16:07
Como disse na altura, concordo que deveria ser marcada a AG mediante as assinaturas.
Mantenho que, na minha opinião, tinha acontecido igual em 2020 que aconteceu em 2019 e 2018. Mesmo com muitos ruidosos contra a direção, ia haver uma mobilização muito grande para não permitir o BdC voltar a ser sócio. Mesmo por pessoas que estavam contra a direção. Mas esta opinião é de apenas o universo que conheço…posso estar enganado. Em 2020 havia muita gente contra a direção que ia lá votar por manter a expulsão. Eu conheço pessoas que se desligaram do Sporting nessa altura por desilusão com o Varandas, que não iam aos jogos e mal apareciam, mas que iriam lá para manter a expulsão. Mesmo alguns que estavam mesmo a favor de tirar de lá o Varandas mas que iam lá votar para o BdC sair na mesma. Um dos erros foi ligar as 2 coisas. Devia ter sido 2 coisas distintas e misturou-se tudo. Mas lá está…isso é o universo que eu conheço, não é de todo a maioria dos Sportinguistas. E por isso eu sou sempre a favor de…se há um grupo grande de Sportinguistas que quer que algo vá a votos, deve ir. Se são 1.000, 2.000, 5.000…não sei.
Para mim a maior fdp que fizeram nem foi a expulsão. Como digo, para mim a partir do momento que os sócios ratificam, está ratificado pela maioria…não gosto mas é o que quis a maioria. Para mim o pior que fizeram foi não permitir que ele se candidata-se em 2018. Isso foi a maior fdp que fizeram para mim, mas isso não tem reparação. A ele e ao Sporting, porque o Sporting precisava que ele fosse a eleições (e perdesse, que eu acho que perdia…mas que fosse). Muito do que o Sporting passou depois disso…foi por causa disto. Mas…não tenho reparação possivel para isso e não sou de viver amargurado com o que foi feito pela maioria (se não tinha o meu Sportinguismo morto à muito tempo).
8 Maio, 2024 at 19:47
“Mantenho que, na minha opinião, tinha acontecido igual em 2020 que aconteceu em 2019 e 2018. Mesmo com muitos ruidosos contra a direção, ia haver uma mobilização muito grande para não permitir o BdC voltar a ser sócio.”
Concordo contigo, Tiago.
Até porque coincidiu com a detenção do BdC e a suspeita de ter sido “o mandante” do ataque terrorista a Al Cochete.
Curiosamente, após ter sido expulso, deu-se o julgamento (ou instrução), onde o próprio Ministério Público retirou TODAS as acusações ao BdC, ilibando-o de ter sido actor interveniente no ataque a Al Cochete.
Sabendo disto, muitos dos que votaram pela sua expulsão sentiram-se enganados, porque “fritar a pipoca” pode justificar destituição de Presidente, mas nunca justifica a sua expulsão de sócio.
Mais do que uma questão de gratidão ou justiça, isto é uma questão de inteligência e bom senso.
8 Maio, 2024 at 19:56
Seria, por exemplo, assumir que BdC fez um bom trabalho. A todos os níveis. Apostou no futebol (não fomos campeões sabemos porquê), nas modalidades (conquistou-se os campeonatos de todas as modalidades de pavilhão numa única época), nas infraestrturas (foi o único em muitos anos que acrescentou património ao clube). Defendeu o CLUBE com unhas e dentes. Foi à UEFA. Criou eventos para debater o futebol. Frisar que não teve nada a ver com o ataque à academia, ao contrário do que o atual presidente insinuou). Faça-se uma assembleia geral para readmissão dele. Explique-se isto tudo e não se meta a CMTV amiga a inventar e a especular antes dela, discuta-se, dê-se a voz às duas “fações”. Faça-se alguma coisa. Da cabala, tenho esperança que um dia se venha a saber a verdade. A verdade que estes nunca admitirão. Varandas, Rogério Alves, Marta Soares, Jorge Mendes, Sobrinho, Cândida Vilar e tantos outros sabem bem o que se passou. Que nunca aconteça a ninguém o que foi feito a BdC. E, não, não o quero na presidência novamente, porque nunca lhe dariam condições para trabalhar. Nem os sócios desinformados lhe dariam hipótese.
Para quem diz “agradeço o que ele fez mas…”, oh pá… Metam o “mas” onde o sol não brilha.
Já sabem: sou uma besta.
8 Maio, 2024 at 20:21
O Sporting, mais de 90%, tenho a certeza absoluta que reconhece, agradece, enaltece e estará eternamente grato a um BdC, ao que fez isso tudo que enumeraste.
Não vou falar do resto da história porque para o resto haverá sempre visões diferentes e extremadas.
8 Maio, 2024 at 20:23
Eu agradeço o que ele fez como disse em cima.
Mas…e não o vou meter em lado nenhum a não ser nesta caixa de texto….está emocionalmente instável, como já vinha a mostrar na parte final.
E isso não podemos ignorar mesmo que tenhamos em atenção que foi sujeito a muita pressão e também não vou entrar em comparações nem se podia ser diferente porque isso não me interessa.
O que me interessa é que o clube tenha gestores de topo.
E neste momento continuamos muito longe de os ter com gajos como o varandas.
Tem corrido bem…e sabemos porquê….
O resto já falei muito lá em cima sobre o assunto e mantenho.
8 Maio, 2024 at 21:23
“está emocionalmente instável, como já vinha a mostrar na parte final.”
Então, o que fazer?
Já sei!
Vamos acusá-lo de terrorista, apedrejá-lo, destituí-lo, expulsá-lo e deixar que seja preso. Pronto! Ite missa est… Iustitia fieri.
E é isto que me separa de vocês…
E é por isto que nunca vai haver união neste clube…
Não se trata de colocá-lo como Presidente; trata-se de lhe fazer justiça, e conhecer que a narrativa da sua culpabilidade foi uma meio para o afastar em detrimento de outros que queriam aceder ao pote de ouro.
8 Maio, 2024 at 22:08
Ora.
9 Maio, 2024 at 9:39
“Então, o que fazer?
Já sei!
Vamos acusá-lo de terrorista, apedrejá-lo, destituí-lo, expulsá-lo e deixar que seja preso. Pronto! Ite missa est… Iustitia fieri.”
Obviamente que não.
Não deves ter lido toda a minha conversa lá em cima com TCdL, Malcom, JHC entre outros.
Se tivesses lido ias perceber onde a minha opinião se situa.
E está longe de merecer o teu comentário.
8 Maio, 2024 at 22:12
Não te interessa saber como poderia ser? Pois olha que é coisa que não me sai da cabeça.
8 Maio, 2024 at 22:17
E nota que também a ele eu evitava ouvir. Mas atualmente não posso ouvir nem ver. Junta -lhe o facto de varandas só ligar ao futebol e à SAD e zelar pelos seus rendimentos/interesses acima de tudo, e decerto ser–te-á mais fácil entender a minha repulsa. Este tipo não presta. Ponto. E faz -me lembrar que no mundo de hoje são seres como ele que se safam na vida. PQP!
9 Maio, 2024 at 9:50
Não me interessa porque o meu foco é apenas o Sporting.
O nosso problema por vezes é fulanizar o Clube.
Hoje fulanizamos na figura do Amorim.
Depois quando o Amorim sair vai tudo entrar num desespero do crl.
Depois em momento algum me leste aqui de certeza absoluta a dizer que varandas é competente no cargo.
Talvez tenha dito uma ou outra coisa que fez bem, mas era melhor que não fizesse merda nenhuma bem e quando assim é também não me custa admitir que fez bem. Sendo que o balanço é muito negativo.
Também a mim me mete repulsa e o Sporting merecia alguém mais competente no cargo.
Mas isto não me faz ignorar que BdC começou a entrar numa espiral de descontrolo emocional, o que não justifica obviamente o que fizeram com ele. Também não tenho dúvidas que foi o presidente que teve o trabalho mais dificil no clube e conseguiu com muito mérito. Se varandas hoje pode fazer a vida que faz, deve-se sobretudo ao trabalho hercúleo que BdC conseguiu. Mas tenho dúvidas se seria o melhor presidente para o Sporting depois de ver que perdeu o equilíbrio, fosse porque razões fosse. Mostrou muita inteligência em determinadas áreas mas na questão do emocional não. Porque não basta apresentar trabalho também é preciso ter algum controlo. Ser presidente do Sporting é um cargo de muita responsabilidade porque é preciso ser competente e ao mesmo tempo aguentar muita merda.
Mas não vou mais chover no molhado.
A minha opinião acho que é bem clara.
9 Maio, 2024 at 10:12
Bom dia, o que enerva mais são as narrativas políticamente correctas, …fez um bom trabalho, não foi bom, foi de excelência….não aguentou emocionalmente, até dá para rir, passados 6 anos não querem assumir, o homem foi triturado, nós não fizemos nada para o evitar, e só foi destituído pq recusou ceder à chantagem da suposta dívida à gestifute.
Um dia saberemos a história toda.
Na minha modesta opinião, Bruno de Carvalho e Rúben Amorim foi o melhor que nos aconteceu.
9 Maio, 2024 at 10:13
Foi…pq Rúben Amorim vai sair
9 Maio, 2024 at 10:34
Porra se há coisa que eu não sou é politicamente correto 😀
“Também não tenho dúvidas que foi o presidente que teve o trabalho mais dificil no clube e conseguiu com muito mérito. Se varandas hoje pode fazer a vida que faz, deve-se sobretudo ao trabalho hercúleo que BdC conseguiu.”
Isto não é dizer que fez um bom trabalho.
Isto é dizer que fez um trabalho excelente que permitiu evitar que o clube deixasse pura e simplesmente de existir e ainda foi capaz de aumentar património.
Agora emocionalmente não aguentou.
E não foi apenas no momento em que começaram as filhas da putice. Foram as guerras que comprou por tudo e por nada, com tudo e todos. Algumas de forma exemplar outras meteu os pés pelas mãos.
A vida particular também não ajudou.
Tenho empatia pelo homem.
Mete-me muita confusão o ódio visceral que o TCdL falou que existe de muitos sócios em relação a ele e que não estará longe da realidade.
Agora não posso ignorar que começou a mostrar sintomas que não era o homem mais adequado para o cargo, não por ser um excelente gajo a negociar em beneficio do clube, não por ser um excelente gestor mas porque não tinha inteligência emocional para o cargo.
O que está muito longe de dizer que o varandas tem alguma capacidade para estar no cargo quando o melhor que faz é fingir-se de morto 🙂
8 Maio, 2024 at 0:46
Eu fico genuinamente feliz com o teu regresso.
Sporting!