Há caracóis? Ninguém bebe nada? Está tudo na praia?
Aqui vai tema: Rodrigo Ribeiro e Rafael Nel são ou não, em absoluto, em relativo ou em potência, melhores do que o Paulinho?
Para serem melhores “em
absoluto” basta jogarem regularmente, mesmo que a entrar aos 60 minutos? Eu creio que sim.
Serve-me este pensamento para matizar a provável não vinda de um segundo ponta de lança tipo o grego.
Gostei muito do jogo que vi do Nel. O RR, este vi-o ao vivo, parece-me bem mais preparado do que na ler-época do ano passado. Mas o Nel, sim surpreendeu-me e creio que, sendo aposta regular, dê mais do que deu o Chermiti.
Eu vi o Nel na primeira parte e gostei nas poucas ações que teve.
Na segunda parte foi como se não estivesse em campo e por isso não tenho melhor opinião formada.
Já Rodrigo Ribeiro continua a ter qualidade técnica mas não sei o que esperar. Poderia fazer de Pote (à frente) ou de Paulinho.
Sem saber o que Amorim pretende do puto, é cedo para dizer se é ou não solução.
Agora não pode passar neste limbo, entre empréstimos em que não joga, ou no plantel principal para fazer banco e entrar nos descontos para gastar tempo…
Se metessem o Rodrigo Ribeiro como único ponta de lança durante uma época (ahahahah só de pensar o tão estapafúrdio que é isto!) era capaz de marcar mais golos que o Paulinho, quando esteve nessas condições
Boa viagem, não foi ele que andou a chorar “ah e tal é pena o SCP não ter a cultura de ir buscar os ex-jogadores…” Acrescentando que ele até estava disponível….Agora claro quando ninguém lhe pega nem com uma vara de dez metros….
Há outra “cultura” que o SCP não tem é os jogadores de umas certas gerações formados por nós quererem ficar e ajudar o clube quando ainda valem alguma coisa….
Ou a cultura de apoiar e viver a vida do clube depois de saírem como fazem os gajos que cá jogaram e não foram formados por nós….
O Nani é uma coisa agora este gajo de quem até gostava, só se lembra do SCP quando não tem clube e ninguém lhe pega? E vem para os jornais chorar? Pqp
E do Ronaldo não ter voltado e ter ido para a Arábia, nada a dizer?
A verdade é que quando precisámos de médios, não abordámos o Veloso nem o Adrien…quando precisámos de DD para tirar lugar ao Esgaio na era pós-Porro (e agora esta época) não abordámos o Cédric…a precisar de DC não abordámos o Dier…mas o Slimani já convidámos a voltar…
Uma coisa são os traidores. Outra são estes gajos, que nunca fizeram nada de mal, serviram o clube, saíram na hora certa e têm todo o direito de se sentir magoados pela falta de interesse do clube formador. Digo eu.
Acho que no fundo há 2 dúvidas, em cada 1 das laterais. E no centro.
Geny vai jogar à esquerda não tenho grandes dúvidas. Por 3 razões: Pqe Amorim já falou que é uma hipótese pqe tem poucas opções de pé esquerdo, pqe dentro das adaptações é a menos problemática e pqe pode ser mais facilmente substituído à direita.
No lado direito. Há uma semana diria q jogaria Esgaio, mas o facto de não ter tido minutos na equipa, e nem sequer constar no lote se capitães parace me q estará de saída. Depois Quenda seria uma surpresa, confesso. Teria de acreditar muito em Quenda. Depois há Fresneda que poderá perfeitamente ser o 4o elemento a defender e precisa de um grande jogo para assentar. Depois há a possibilidade de ser Quaresma que é a opção que menos gosto.
Atrás, não sei como vai arrumar, mas tenho dificuldade e ver Amorim fazer a equipa sem a agressidade de Diamonde. Quaresma e Inácio não são propriamente fortes nos duelos, e sem Coates pior. Debast acho que vai jogar.
Eu ia com:
Kova
Quaresma – Diamonde – Inácio
Fresneda- HUjlmand – Morita – Geny
Trincao – Gyo – Pote
Como acho que Amorim vai:
Kova
Diamonde – Debast- Inacio
Quaresma – Hujlmand- Morita – Geny
Trincao – Gyo- Pote
A primeira hipotese dificilmente mete Fresneda. Porque o Geny fica mais recuado que na frente tem muitas dificuldades e por isso mais facilmente via entrar ou ao contrário (Fresneda pela esquerda como lateral e Geny pela direita como médio) ou com o Geny pela esquerda mais recuado e o Quenda na direita, como começámos com o Bilbao.
A segunda hipotese é a que eu tenho namorado mas com o Geny pela direita e num 442
Quaresma, Diomande, Debast, Inácio
Geny, Morten, Morita e Pote
Trincão e Gyokeres.
Mas isto é o que se tentou no Dragão no ano passado e que falhou na primeira parte. Eu acho que falhou muito porque quem jogou à esquerda foi o Diomande e trocou-se todo. Além disso não correu bem a ligação Inácio/Pote.
Agora para a supertaça temos a grande vantagem de ter tido MUITO tempo para preparar isto…tivemos 2 semanas para ir preparando…no Dragão não.
Institivamente esta ultima é a que me parece melhor mas lá está…no Dragão não correu bem e dependeria muito do que eu tivesse visto no treino das triplas Debast/Inácio/Pote e Inácio/Fresneda/Pote-
Inácio a lateral esquerdo foi um espetáculo de comédia. Não entendo o que é que se quer tirar dele a ala, e ele claramente que também não.
E igual com o quaresma na direita, mas sempre disfarça mais porque o quaresma é mais rápido.
A não ser que o objectivo seja mesmo não ter alas e ter 4 centrais cá atrás…
Acho que este tipo de alterações táticas são estar a criar dificuldades onde elas não existem. Os jogadores conhecem-se uns aos outros, conhecem as suas posições e funçoes, bem como as dos colegas no 3-4-3… Pra quê complicar?
Nem querendo estar a desvalorizar o adversário, mas sinceramente, eles estão em modo rebuild, não conseguem melhorar o plantel, vão andar a jogar com os putos… Nós só temos que por os melhores jogadores nas suas posições a fazerem o que fizeram o ano passado todo.
O objetivo (quer no ano passado quer este ano, se fosse) não é que o Inácio faça a ala, é que o Pote faça a ala e que o Inácio jogue por dentro a atacar.
Neste momento a realidade é que não há nenhuma opção de jeito. Os 2 únicos que fazem a ala esquerda estão fora…
E o Geny para mim é mesmo o ultimo gajo que eu metia na esquerda. É horrível. Ainda este jogo com o AB foi horrível.
Pessoalmente não gosto de ver o Geny a fazer qualquer ala, mas neste último jogo, foi onde ele esteve melhor.
Tem melhorado no processo defensivo, não sei é se vai continuar a melhorar e a ser regular na evolução.
Não conseguiu sair 1 unica vez de todas as que tentou.
Nem pelo passe nem no 1×1. Passou o tempo a tentar os movimentos que gosta e a “chocar” com o pé direito…foi completamente inexistente na ala esquerda. Por isso é que tudo o que fizemos foi pela direita…
Afastar o pote da zona central do campo achas que é uma boa decisão? Tirar-lhe espaço no campo, hipóteses de combinações com os MC e com o PL, afastá-lo da baliza… Para ter o inácio a “atacar por dentro”?
O forte do Inácio a atacar não é o passe vertical? Vamos pedir ao Inácio que faça combinações e tabelas com os do meio campo e mandar o pote para a ala, cruzar?
Mal por mal, prefiro ter o geny a ala esquerdo, a tentar sempre o 1v1, mesmo que falhe sempre, do que mudar a equipa toda e as dinâmicas todas que já existem…
O Inácio sobe para o meio campo e neste caso o Morita sobe para o lugar do Pote, para combinar com ele e com o Gyokeres.
Não há boas soluções…não gosto de nenhuma. Não faço ideia qual é a menos má.
O Geny para mim é a pior de todas. Perdes o Geny do lado dele sem ganhar nada à esquerda e ainda por cima é provavel que encontre um canhoto à frente que lhe dificulta ainda mais defensivamente. A minha duvida é entre essa solução Inácio e a solução Fresneda…
Também aqui faz MUITA diferença o Porto. Vi muito pouco do Porto, não faço ideia que dinâmicas vamos encontrar, como jogam, como pressionam…a solução menos má poderá ter muito a ver com isso.
Se eu já tivesse visto mais do Fresneda, se tivesse mais segurança nele, eventualmente era a melhor. A que a equipa se poderia sentir mais confortável porque estaria mais perto do “normal”.
Apesar de eu achar…que a grande revelação deste ano no Sporting vai ser o Fresneda. O “Quaresma” deste ano….
Se o roberto martins estiver na bancada, gostaria que o Pote e o trinconas marcassem cada um e, dedicassem o golo a esse fantoche da lavandaria do comendador mafioso.
O ano passado não havia um troféu a disputar a 3 de Agosto.
Não querem dar importância à Supertaça tudo bem, mas depois não chorem.
Se ganharmos não fará diferença, se perdermos ficarás a pensar o que poderia ter sido se já tivesses o avançado contratado e se tivesses mais opções.
O mesmo se aplica ao campeonato, o ano passado também não tinhas um classico antes do fecho do mercado e este ano tens.
Viu-se a importancia de não perder muitos pontos na fase inicial da época passada.
Dramas para já não há, há apenas a preocupação de quem não quer deixar um rival crescer com a conquista duma Supertaça e a de perceber que esta época será bastante mais exigente que a anterior.
E sim, também temos mais responsabilidade do que há um ano, é o peso de sermos campeões e ainda bem.
Vai ser um mês de Agosto muito intenso com a entrada em funções do novo director desportivo do clube Cedric Soares que já definiu a politica de mercado do Sporting e prepara-se para fazer regressar alguns jogadores que já representaram os leões, incluindo o próprio e alguns dos seus melhores amigos com os quais costuma passar umas belas férias em ilhas gregas.
Nomes como José Fonte, João Moutinho, João Mário e Adrien Silva poderão voltar a vestir de verde e branco.
Mudança de paradigma do clube de Alvalade que assim finalmente dá o tratamento merecido aos seus ex-atletas, proporcinando-lhes uma aliciante reforma (perdão, homenagem).
Mais actualizações de mercado a qualquer momento no canal altamente imparcial e isento da federação.
Muito bem!!!! Mas não juntos aí o Adrien que saiu com mais de 25 anos e numa altura em que precisávamos de dinheiro como pão para a boca por causa da herança “gloriosamente leve” deixada pelo Godinho….
Quaresma pró RA não existe como central titular, só para fazer descansar alguns, nalguns jogos fáceis ou quando não tiver mais nenhum.
E para ala direito, para esse lugar ele nem o conhece sequer.
Como hei-de dizer ? é uma peça suplente á mão prás alturas em que olha pró banco e não vê mais ninguém.
E para mim, Quaresma como central é isso mesmo, só quando não houver mais ninguém, como ala direito era uma das primeiras opções.
O filme é este.
E ainda diria mais qualquer coisa, mas fico-me por aqui.
Até agora no Sporting ( mas também teve poucas oportunidades) não mostrou nada de nada.
É mais um que pra ali anda.
Nem sei se tem margem para progressão, com o pouco que tem jogado, nem sei avaliar, mas o pouco que tem jogado, é zero.
Fez um bom jogo contra o Bilbao no 5 Violinos (particularmente quando passou para o lado direito).
Eu acho que é um jogador com boa técnica e muito forte fisicamente.
Teve o azar de 2 lesões traumáticas nos ombros, na época passada. Jogou pouco e sempre denotando alguma falta de confiança, mas também mostrando alguns bons pormenores.
Este ano, nos 2 jogos que vi, parece estar mais solto, mais confiante (especialmente se colocado no “seu lado natural”) Desde logo, penso que dá para ver um enorme upgrade relativamente ao Esgaio (que tem raça e vontade, mas demasiadas vezes parece uma barata tonta); e o Fresneda vai fazer 20 anos no fim de Setembro.
É um jovem, tem muita margem de progressão (já é internacional A espanhol); é tímido, veio para uma realidade nova e nem todos têm o mesmo ritmo de adaptação.
Caro Opinião, prezando sempre essa opinião, penso que devemos ser mais tolerantes com estes jogadores nestas idades, procurar perceber todo o contexto e confiar que, após o “click”, poderão ser ótimas mais-valias.
Um abraço e saudações leoninas
Repare que eu não disse mal do Fresneda, disse simplesmente, que até agora vi zero, e que teve poucas oportunidades para mostrar.
Mas se tenho paciência com ele ? claro que tenho, mas têm que lhe dar mais oportunidades, se não derem ou teimar a não mostrar, é escusado lá estar.
Por exemplo.
Quero ver, o que se vai fazer com o Quenda. Mostrou ? Ok, mostrou. mas se não se continuar a apostar, de que serve ter mostrado ? Dar cheirinhos ? Ou então dar esses cheirinhos com aumentos progressivos de tempo. Quero ver, daqui prá frente. Se pára ou se aumenta de tempo de jogo, quero ver.
Mas mal do Fresneda não disse.
Concordando com tudo, não deixa de me fazer confusão o Sporting apostar em contratações como estas. Quero dizer, de miúdos com 18, 19 anos…
Acho muito estranho que um clube que se gaba de ter das melhores formações, colchões novos e o diabo a 7, não consiga formar jogadores.
Nas molhadas de putos que chegam ao clube com 10, 12 anos, alguns mais novos… Não se consegue formar 1 jogador minimamente pronto para cada posição, sei lá, de 3 em 3 anos? Não estou a falar no próximo Ronaldo. Não há entre os 18 e os 23 anos ninguém formado que seja capaz de fazer melhor figura que o esgaio? E pior… Não havendo, compra-se um fora para ser suplente, 3a escolha do esgaio? Ou seja, durante 5 anos, não conseguimos preparar um miúdo para ser competitivo na ala direita? Um clube formador?
O Porro também chegou com idade de formação… O Diomande também. Se me dissessem que podíamos ter ido buscar um gajo como o Arda Guler com 17 anos eu ia buscar. O facto de se comprarem jogadores jovens em nada belisca a imagem de clube formador, até porque esses jogadores acabam por fazer parte da formação. A formação é uma coisa de fornadas que depois tem de ser coordenada com a qualidade do plantel principal.
Se eu posso ir buscar um Porro nunca na vida vou ficar com um Hevertton porque é da formação.
São coisas diferentes. Chegar com idade de formação nada tem a ver com ser da formação.
Matheus Nunes também foi contratado em idade de formação para a equipa B sem ter passado pelas camadas jovens.
A questão aqui é realmente contratar jovens com 20 anos prontos para entrar na equipa principal enquanto os nossos jovens de 20 anos que estão anos na Academia a serem preparados, que não precisam de adaptação ao Clube, com o nosso know how, que inclusive treinam com o plantel principal, têm de andar em empréstimos e muitos nem oportunidade têm de errar em jogos oficiais.
O último craque da Academia vendido acima dos 40 milhões foi Nuno Mendes, ainda da pesada herança.
Em 5 anos não temos um único jogador formado capaz de impossibilitar a chegada de um Pontelo, Tanlongo, Koba, Fresneda?
Um Clube de formação que só tem Inácio (outro da pesada herança) na Seleção e ainda por cima suplente?
Ao RA temos que dar mérito, a ele, ou a alguém que anda na escuridão.
Mas RA não é o deus, e tem muitas pedras no sapato, como aquela da Youth league que jamais esquecerei, jamais.
E quando se tem aquele procedimento na Youth league, não tem muita preocupação com a formação. Nuno Mendes era extre terrestre na formação e G.Inácio impôs-se pela necessidade de valorizar para venda, que irá acontecer.
De resto, não tenho grande esperança no aproveitamento de alguém da formação, vamos ver agora o Quenda, se virem potencial pra ser vendido será lançado, se não, virá por aí abaixo.
O Sporting neste momento além de querer jogadores que deiem qualidade quer acima de tudo ter jogadores pra vender, uma coisa não pode estar dissociada da outra como é óbvio.
Mas o Sporting quer é vender.
Formação?
Nem sei o que dizer ou pensar.
Como central é isso mesmo?
Eu adorava ver um comparativo dos golos sofridos com o Quaresma a titular e com o Diomande por exemplo.
Tenho a ideia que o período em que a nossa defesa esteve mais estavel o ano passado foi exactamente na altura que o Quaresma agarrou o lugar.
Claro que o Diomande tem potencial para ser um central muito superior ao Quaresma, mas olhando para as performances individuais e colectivas de um e de outro, diria que fomos muito mais sólidos com o Quaresma em campo do que com Diomande.
E tenho mesmo a sensação que o período em que Quaresma jogou enquanto Diomande esteve na CAN foi mesmo o período em toda a época que acumulámos mais clean sheets e em que a defesa sofreu menos golos “evitáveis”.
Queria basear a minha opinião em dados factuais mas estou com preguiça de ir olhar a fundo isso agora e portanto ficamos por aqui, cada um com a sua opinião hehe
Em relação ao Fresneda concordo que ainda não fez nada e não sei se irá fazer, agora se isso vale uma titularidade ao Esgaio na Supertaça já é outra história.
Desculpe.
Quaresma nunca agarrou o lugar, fez um bom jogo contra o rival, jogo de raiva, depois foi progressivamente sendo tirado, porque nunca foi da confiança de RA, até que regressou de novo a ser um suplente, onde está agora.
Quem agarrou o lugar, vindo da formação foi o G. Inácio, que faz parte habitual das opções para titular.
Agarra-se o lugar, quando passa a ser um titular na maior parte dos jogos, o que não acontece com Quaresma.
Julgo eu.
Foi o melhor na defesa enquanto jogou? Sim, foi.
A defesa sofreu menos golos com quaresma em campo? Sim, foi a sequência mais longa de jogos sem sofrer.
Agarrou o lugar? Não, assim que diomande e a cristaleira ficaram disponíveis saltaram logo para a titularidade.
Exactamente. Foi o que aconteceu e foi o que eu tinha previsto em Fevereiro ainda o Quaresma era titular.
Mas eu não discordo do Opinião, quando ele diz que o Quaresma podia dar um bom ala direito. É um gajo que sabe progredir com a bola, que recupera bem defensivamente. Se calhar é de dar oportunidades primeiro ao Fresneda mas se não correr bem, prefiro o Quaresma ao esgaio, pelo menos enquanto o Geny andar pela esquerda…
Já ganhamos um campeonato há uns anos com um central adaptado a lateral direito (Beto, quando a dupla de centrais era André Cruz e Phil Babb).
Por mim o Nani ia para capitão do futebol feminino.
Assume se como gaja e já está.
Genero feminino.
Eu ultimamente tb sinto que nasci no ano errado. Sinto que tenho setenta anos. Vou solicitar os papéis da reforma. A minha idade biológica quvme foi atribuída pela sociedade.não corresponde com a a idade que sinto ter no meu corpo.
Poderá ser muito discutível aquilo que vou dizer, mas lá vai.
Temos uma coluna vertebral de equipa muito boa, mas temos umas alas de menos qualidade, comparando com a dita coluna (talvez melhor a esquerda que a direita, embora a esquerda seja curta em quantidade).
Desde o princípio que ainda não omiti nenhuma opinião acerca do G.R., reservo-me por enquanto, não vou atrás de nomes, só por ser acabado vic.
Quero ver jogos a doer, depois logo direi.
Seria descabido o Jovane que ainda é nosso fazer a pré época a ver se tá melhor da cabeça e se saía algo dali??avançado pela esquerda,entre não termos ninguém ou termos o Jovane ..e sabe bater livres lol.
Para o comum mortal talvez não, mas para o Amorim sim.
Quando ele risca um jogador dificilmente volta a trás e com ele creio que Jovane não terá mais oportunidades na equipa principal e só ainda não saiu porque nenhum dos clubes em que esteve emprestado avançou para a compra.
Certamente Amorim terá as suas razões e não sou ninguém para dizer que está certo ou errado, só gostava que ele tivesse mais tolerância com alguns jogadores como tem com outros.
Temo que acabe por sair a custo zero quando há uns anos ainda podia ter dado algum retorno financeiro relevante, mas acontece.
O problema é que se não estou enganado o Jovane até teve várias oportunidades com o Amorim mas é muito inconstante,mesmo nos empréstimos onde esteve nunca correu bem aquilo…nem sei, sinceramente.
Sim teve muitas lesões, mas isso não pode explicar tudo porque se não mais uma vez estaria a ser incoerente pois continua a insistir no St.Juste.
Pode ser algo mental também do jogador ou algo que desconhecemos, mas certo é que quando Amorim risca um jogador raramente dá o braço a torcer
Concordo. O Jovane acha que devria ser mais preponderante do que aquilo que é.
É um jogador de rotação. Sempre foi. Mas o EGO de um jogador de futebol é de tal maneira não grande, que nenhum lida bem com o facto de ser segunda linha.
Barroso, outro jogador que merecia que se apostasse.
Qualquer dia, Barroso vai á sua vida, e depois desponta noutro lado.
Teve azar, naquele jogo em que se lesionou, salvo erro, na época passada.
Ás vezes quando se lesionam gravemente já não regressam como eram, terá sido o caso ? Bragança regressou bem, mas nem todos são iguais a recuperar.
Vamos ver.
Será que depois da supertaça Gyokeres vai à vida?
E a novela do Ioannidis fica resolvida?
Outra coisa, se Ioannidis jogar ainda nos apuramentos das competições europeias poderá jogar ainda pelo Sporting nas mesmas ?
É que se não poder, e se Gyokeres sair, temos o burro nas couves.
Espero que o Sporting esteja atento a este grande pormenor.
Sou estou a perguntar.
De qualquer maneira, sempre se pôde jogar em 2 equipas diferentes por época e em provas europeias diferentes – o Sporting está na CL e o Panathinaikos na EL…
Com o pinheiro a apitar eu ia com os juniores, assim como assim já sabemos como vai acabar e se a federação do proxeneta pode gozar connosco também podemos gozar de volta, não?
“O Sporting “não desistiu” de St. Juste, garantia deixada por Rúben Amorim, depois de o central ter voltado a parar, por lesão. Como Record noticiara, o holandês foi autorizado pelo clube a voltar a casa, onde irá dar continuidade à recuperação.
“Se soubéssemos o que poderíamos fazer mais para o ajudar, faríamos. Tem estado a recuperar, voltar a jogar e a lesionar-se. São fases. Passei por elas. Fazemos o máximo”, sublinhou o técnico, em declarações à Sport TV.
“Ninguém desistiu dele. Já passei por isso. Sentimos que um jogador que recupera tantas vezes e volta a jogar, estar aqui todos os dias a fazer um início de recuperação, achei que era difícil. Prefiro que, decidido com o jogador e clube, faça esta parte do tratamento junto da sua família e depois volte”, rematou Amorim.”
Sinceramente, esta necessidade de dar este tipo de explicações não me agrada nem um bocadinho … Pronto, o que isto me diz é que aconteça o que acontecer este jogador vai ficar no plantel 2024/25 … Aqui ou na Holanda, a treinar em Alcochete ou a ver os jogos na tv lá de longe … Este está de pedra e cal, jogar ou não é secundário …
Afinal a “cartilha” lampiónica continua de vento em pôpa espalhada pelas rádios, tv’s e jornais desportivos deste país …
Basta ouvir as declarações hoje de um palermóide, diamantino, rabolho, invejoso e miserável de espirito , sobre a troca de renato lesões sanches por joão dopado neves …
E havia de ter deixado de estar porque motivo?
Este ano a pressão para ganhar vai aumentar substancialmente e vai valer tudo para o conseguirem, não tenho dúvidas.
Comentadeiros e cartilheiros até é do que menos me preocupa…
Por isso é que não podemos facilitar um milimetro este ano
Não sei se fazem bem ou não – como é que se pode ter a certeza duma coisa ou de outra?
Agora, eu entendo perfeitamente que queiram o jogador, pelas suas características – que acho que funcionam perfeitamente para a ideia do Amorim, quer seja para jogar com o Gyokeres, quer seja até para substituir o sueco.
Claro que era bom isto já estar resolvido mas, acho eu, temos de dar o benefício da dúvida porque têm sido assertivos nas contratações ultimamente…
Eu mantenho a opinião que este plantel mais o Ioannidis – ou outro bom avançado do mesmo tipo – fica melhor que o plantel 23/24 em que fomos campeões com todo o mérito! Portanto, para já estou tranquilo… qb!
Depois de ver aqui, tantas loas tecidas à organização do Futebol Feminino do Torreense, a entrevista dada à RR, pela jogadora Jamaicana Chynielu Asher, faz crer precisamente o contrário.
Nem vou dizer nada sobre o atleta, mas para a imprensa nacional parece que a montanha pariu um rato, ia chegar lá fazer e acontecer e tal, as coisas começaram a correr mal e depois já era a questão da especialidade e depois veio a tal especialidade e nem uma qualificação para as meias conseguiu.
Tipico embandeiramento em arco dos jornais portugueses, especialmente quando se trata de promover atletas lampiões, mas depois vem o reality check.
Tanta campanha, prometia tanto e é caso para dizer “o que passou-se?”
De resto, teria sido uma participação normal e ajustada à realidade portuguesa se não o tivessem vendido como o próximo Phelps de Coimbra.
Como qualquer português em competição, tenho pena que não tenha conseguido melhor.
O que me dá asco, é que todos os outros atletas são ” o judoca, o surfista, a mesatenista” e este é, na comunicação social ” o nadador/atleta do Benfica”.
Como se todos os outros atletas não tivessem um clube que representam.
E, este nojo, é recorrente, ainda mais quando surgem resultados positivos, com destaque para o facto de “serem do Benfica”.
Não te preocupes que se o Ioannidis falhar ainda deve dar tempo de ir buscar o Bozenik ou o melhor marcador da segunda divisão romena, portanto não há necessidade de ficar impaciente…
Na defesa certos vejo o Inácio e o Geny
E mesmo esses pode mudar a posição em que jogam.
O Geny pode manter-se na ala direita ou adaptar na esquerda.
O Inácio pode manter-se a central pela esquerda ou adaptar a “ala”.
Sobram 3 posições na defesa o que dá uma enormidade de opções.
Embora veja que no meio campo qualquer um dos 4….Hjulmand, Morita, Bragança e M. Fernandes….(não acho que Essugo deva perder uma época na sombra destes, o puto tem é de jogar)…..no ataque peca por escasso. Acho que há falta de alternativas válidas. Edwards teima em não afirmar o potencial que tem e RR e Nel estão ainda muito verdes.
Precisamos urgentemente de um PL e um avançado esquerdo, ou então há alternativas que não estou a ver bem, mantendo um nível alto.
Eu ainda tentava um ala esquerdo mas na visão do Amorim com N. Santos e M. Reis no plantel e a possibilidade de adaptar outros lá, cheira-me que não é minimamente prioridade.
Eu tb não percebo, juro.
Ainda no final da taça do jamor, eu era o único entre muita malta que defendia o Quaresma…todos os outros tinham sempre qq senão: “ou inventa muito”, “ou abusa da confiança” …bla bla.
Não consigo perceber mesmo tanta desconfiança…eu já vi o Inácio “enterrar” bem mais que ele e não leva 1/10 das criticas…o Diomande então nem se fala.
Estou curioso em relação ao Debast e pelo estilo de jogo dele…quando cometer algum deslize se vai levar o tratamento Quaresma!
Eu para mim arriscava com Fresneda, Quaresma, Debast, Inácio e Geny.
A adaptar alguém e com isso colocar alguém fora de posição arriscava o Geny que está mais adaptado à equipa.
O Fresneda porque é dos que para mim pode oferecer melhores garantias defensivas. Colocando o Quenda e com o Galeno naquele lado seria arriscar demasiado.
Diomande sinto ainda muito preso, portanto dos 4 centrais era o que perdia o lugar.
E assim metia o Quaresma Debast e Inácio.
Mas o mais certo é até o Amorim meter o Debast Diomande e Inácio.
Até é bem possível que seja assim porque o Amorim vai querer segurar o jogo e entrar modo defensivo como costuma entrar contra equipas de nível superior ou que colocam mais dificuldades, e quando é a doer.
Quaresma a ala direito oferece-lhe mais condições defensivas e ao mesmo tempo consegue levar a bola para a frente e ainda permite levar o Geny para a esquerda.
Para além disso coloca todos os centrais a jogar e assim já não chateia nenhum.
O que estará em duvida será o 3º central e um ala.
Os outros 9 são mais que certos.
E eu até acho que duvida mesmo duvida só será o ala direito, porque os 3 centrais serão Diomandé, Debast e Inácio e o Geny vai jogar a ala esquerdo, no lugar do Nuno Santos.
Pelo que andei a “investigar” sobre o caso concreto, dizem que esta pessoa tem os 2 sexos – são casos raros! Ora, se tem os 2 sexos, tem o sexo masculino, pelo que não devia poder competir no desporto feminino – parece-me bom senso, pensar assim!
Se tem as características do sexo masculino, tem vantagem perante atletas femininas.
Se virem o combate anterior a este que despoletou a polémica, com a italiana, é um um autêntico massacre – e a outra atleta aguentou o combate todo a levar porrada, praticamente nem ripostando. Era fácil ver que aquilo não era um normal combate de boxe entre 2 mulheres…
Vamos ver quando aparecer a atleta de Taiwan, que dizem ter também esta condição rara, como é que a coisa fica…
É dificil…é muito mais dificil do que eu pensei quando li a primeira vez porque li que ela era trans…e na verdade não é.
Ela é mulher na acepção clássica. Tem é uma condição de nascença que lhe dá vantagem sobre outras mulheres mas é hormonal. Ela é mulher, tem corpo de mulher, toda a vida foi.
Instintivamente diria que não pode lutar contra mulheres porque é uma grande vantagem. Mas vai lutar contra homens? Uma mulher? Pode? Ela é uma mulher, para todos os efeitos. Será que basta ter estes cromossomas para ter potencia suficiente para lutar contra homens?
Vai ser proibida de combater de todo? Vão criar uma categoria só para pessoas com esta condição?
E a condição em causa…a quantidade de atletas que são extraordinários devido a causas biológicas que lhes dão vantagem face aos outros? Porque nasceram assim? Vão ser todos proibidos? Os textos e texto que já li sobre as condições físicas do Phelps que o tornavam absolutamente excepcional…
Não é uma situação fácil. Eu ontem fui estupido porque fui atrás da piada fácil e nem percebi exatamente o que estava em causa.
A única coisa que me fez rir depois no meio disto tudo foi a absoluta e total inversão do argumento:
“É fácil! Tem pipi é mulher, tem pilinha é homem!”
“Não é assim tão simples”.
Há uma semana, estas exatas frases eram ditas pelo “campo” oposto….
E confesso que me está o teatro completamente desproporcional que está em torno disto também me enerva. A Italiana luta boxe. Sabia o que defrontava. Agora esta encenação toda porque levou nos cornos…uma lutadora de boxe…também calma lá. Parece uma gaja que ia para lá dançar ballet e depois levou um selo que não estava à espera.
Uma lutadora de box desiste porque tem uma dor no nariz. A piada faz-se sozinha.
Mas eu acho que se a senhora nasceu com pipi, tem que lutar com outras que também nasceram com pipi. Se é mais forte, seja por que condição especial for, ainda bem para ela, que tem vantagem.
Eu sou homem e também, por mais que me esforce e treine, e podia treinar a vida toda, e nunca iria ganhar ao Bolt. Nem 1,80 tenho. Não vou agora dizer que o Bolt não pode correr os 100 ou os 200 metros porque é mais alto, mais forte, mais rápido… As coisas são como são! Se fosse só trabalhar e estar motivado, qualquer pessoa era medalhado olímpico.
Mas a luta não é como o atletismo.
Na luta há classes pelo peso por alguma razão.
Tratar as coisas iguais de forma igual e diferentes as coisas diferentes.
Os meus 2 cêntimos é que o facto de ter uma condição especial e num desporto que categoriza por questões físicas (como o peso ou o sexo) de forma a manter a justiça entre praticantes, acho que não devia ser permitido esta vantagem física neste caso tão especial, mesmo que perceba que é injusto para ela não poder praticar o desporto que gosta.
Mas ainda é mais injusto para todas as outras mulheres que não têm a mínima possibilidade, por mais que treinem, de equiparar à vantagem hormonal que a outra tem.
Nascer nessa condição é como ter um dopping natural pois o seu organismo fabrica substâncias que potenciam as suas capacidades físicas.
É uma vantagem natural pois nasceu com ela, mas dá-lhe uma vantagem que não é justa.
É como colocar um lutadorr de 90 quilos a lutar na prova de -65 quilos por não ter mais nenhum atleta com o mesmo peso.
Se não existem lutadoras com as mesmas características biológicas, que se dedique a outras actividades onde as características físicas não garantam uma vantagem. No jogo de damas, ou no xadrês…
Mas o lutador tem sempre uma categoria para lutar.
Um lutador, que tenha uma condição hormonal que lhe dê mais força que os outros…não pode lutar na sua categoria de peso?! Pode. Não deve ser dificil investigar o Tyson e chegar à conclusão que ele tem uma condição qualquer física que lhe dava uma potencia extraordinária…
Lá está…o Phelps tinha umas merdas físicas que lhe davam vantagem face aos outros.
E vai ficar por aqui? Ou vai ser investigado todo o genoma para perceber os que têm vantagens físicas e hormonais de nascença para os impedir de participar?
Se aparece um ciclista que tem uma condição física natural que o faz ter muito mais resistência do que os outros deve ser impedido de participar?!
O teu ultimo paragrafo então…se ela nasceu com um dom, é evitar e fazer alguma coisa onde seja mediana. Não me parece justo.
O desporto de elite é efetivamente para gente especial. Não é para todos, não é para os que têm mais vontade que os outros. É para os excepcionais.
“Mas o lutador tem sempre uma categoria para lutar.”
Exatamente.
Uma coisa é nascer com aptidões físicas ou desenvolvê-las, outra é nascer com aptidões biológicas que mais nenhum atleta tem a não ser que use substâncias para o efeito.
No caso dela não existe uma categoria. Que pratique outro desporto onde não tenha uma vantagem hormonal. Culinária, por exemplo…
Então mas… Uma pessoa com características físicas excepcionais, no teu entender, deve abdicar de tirar vantagem dessas suas características?
Vamos por o Bolt a jogar xadrez porque é mais rápido que os outros e o Magnus carlson a correr os 100 metros, que é mais inteligente que os outros…
Não me parece fazer muito sentido.
Porque é que os “baixinhos” são uma exceção no basket? Vamos acabar com os wembys desta vida no basket, que têm uma vantagem do CRL a comparar com os outros…
Eles estão a confundir características físicas com hormonais.
O físico desenvolve-se.
O hormonal ou nasces com elas ou tomas merdas, que por alguma razão no desporto são proibidas.
Não percebo é como o COI tem um entendimento e a IBA tem outro que desclassificou as duas atletas em causa do Mundial do ano passado, em Nova Deli.
No meu entendimento que vale zero para isto, é que as atletas estão a beneficiar de uma vantagem que não está ao alcance das outras todas e não por uma questão de terem um dom ou terem trabalhado para tal mas simplesmente por uma questão hormonal.
Nascer um Phelps, um Bolt ou outro qualquer para mim é diferente de uma mulher que tenha a combinação de cromossomas XY com todas as vantagens inerentes.
Porque não abrir o leque de opções e categorias.
É injusto não poderem competir e fazer o que gostam.
Mas também é injusto beneficiarem de armas que estão longe de estar ao alcance das outras todas por meios legais….caso contrário permita-se às outras atletas tomarem merdas que hoje estão proibidas e que lhes permita usar a vertente hormonal para se tornarem melhores.
Então ter vantagem por capacidades físicas naturais, tásse bem, mas por capacidades hormonais naturais já é um problema?
Se a tipa não consumiu nada que esteja proibido, tem que ser impedida de competir porque nasceu diferente das outras?
Se é uma característica natural dela, excepcional ou não, acho muitíssimo bem que ela a aproveite da melhor maneira!
O desporto de elite não é para toda a gente, não é para um esforçado que trabalha… Nem toda a gente, com todo o esforço e dedicação do mundo, consegue lá chegar.
Isto não tem a ver com justiça, porque isto não é um tribunal.
É o mais rápido, o mais forte, o que tem a melhor técnica que tem que ganhar… Se há um indivíduo que, naturalmente e sem recorrer a substâncias ilegais, é melhor que os outros nalguma tarefa, seja por questões físicas ou hormonais ou quaisquer outras, tem vantagens excepcionais únicas dele, só tem é que as aproveitar.
Esta lutadora argelina já competiu nos jogos de Tóquio e não houve stress nenhum, se calhar porque foi eliminada nos quartos e não chegou as medalhas. Na altura ninguém se chateou.
O que faz confusão a muita gente é porque chegou às medalhas. Daí terem comecado a inventar que é trans e mais não sei que.
Se ela biologicamente tem características que lhe dão vantagens frente a outras competidoras, azar. O Michael Phelps tb tinha e ninguém se chateou.
Olha, essa é uma questão muito pertinente! Se o objectivo é ser o melhor numa determinada actividade e se podes tomar medicação (doping) que te permite conseguires ser melhor, porque é que há-de ser proibido??
Eu acho que a principal razão é a segurança dos atletas. Porque o doping permite-te melhores performances no imediato mas a longo prazo é bastante prejudicial. Tou a falar sem conhecimento, atenção, mas penso que seja próximo disto.
No caso… A tipa, segundo consta, não fez nada ilegal, não tomou nada que não pudesse… Ela simplesmente é… Built differently
Pois mas lá está para umas é ilegal porque só podem lá chegar violando a lei e a outra atingiu esse “estado” de forma natural.
Sublinho:
Acho que devem ser criadas condições para todos praticarem o desporto de forma justa.
A questão do cromossoma Y não é um pormenor como ter braços maiores, ou pernas maiores, ou produzir menos acido lácteo, é uma questão de produção de testosterona que influencia muito o desempenho de atividades físicas em muitas vertentes do corpo humano e leva a uma desigualdade brutal em relação às mulheres.
Todos devem ser protegidos e não estamos a falar de proteger nabos que não são assim tão bons no desporto e sim uma cena um pouco mais séria.
Ela é built differently porque de forma natural produz testosterona que as outras não conseguirão nunca lá chegar. Pelo menos de forma legal…
Michael Phelps’s height, wingspan, and large hands and feet give him an advantage in swimming. His body also produces less lactic acid than his rivals, which shortens his recovery time.
Não é só uma questão hormonal. Se tem o gene XY não se pode dizer que seja mulher…
Uma mulher na acepção clássica é o quê? Uma pessoa com vagina?
E, para ti, a acepção clássica é veres a pessoa nua e perceberes se tem pipi ou pila? Interessa só o que vês?
É que se vais fazer uma analise ao que não se vê a olho nu, então percebes que tem útero mas também tem os cromossomas XY…
E valorizas mais o ter útero do que ter cromossomas XY porquê, se é teres os cromossomas XY que te dá características de homem e, portanto, vantagem sobre uma mulher normal?
É uma pessoa que tem os 2 genes, pelo que li.
É diferente de ter pipi ou pila…
O facto de ter o gene XY já não a coloca igual às outras mulheres que competem que só têm o gene XX.
E se não queres perceber isso, enfim, é contigo…
Como disse o Rampante, e muito bem, nos desportos de combate há categorias por peso por alguma razão – coisa que tu nem deves entender porque para ti é só uma questão de ter pipi ou pila…
Tu olhas para aquela pessoa e, sem saber nada, dizes que é um homem ou é uma mulher? Só isso já levanta questões – que não chega para eliminar a pessoa mas chega para se tentar perceber o que se passa, que foi o que fizeram no campeonato do mundo de boxe. Aqui, nos JO, que actualmente estão politizados ao extremo, cagam nisso e até gostam destas cenas…
Por alguma razão ela foi impedida de combater no Mundial de Boxe, porque exactamente não tinha todos os critérios para estar no desporto feminino. E a mim isso é que me parece o correcto.
Se tem os cromossomas XY, não se pode dizer que seja uma mulher, apesar de também ter os cromossomas XX, porque uma mulher só tem os cromossomas XX. As pessoas com a situação dela são consideradas “intersexo”, ou seja, nem são mulheres – logo não podem competir no feminino – nem são homens.
São casos raros na natureza – como os hermafroditas são, por exemplo!
Agora para determinar o sexo dos bebes é preciso medir cromossomas?!
E dos adultos é igual?!
Se eu tiver uma merda qualquer de cromossomas ou hormonas ou o crl dos 2 deixo de ser homem?
Adorava….juro que adorava….ter a conversa sobre o que determina o que é um homem e uma mulher contigo à 1 mês, antes disto tudo. E perceber como é que determinavas nessa altura o que era um homem e uma mulher…
Isto é tudo menos simples. Eu compreendo a vantagem competitiva dela e que isso doi. Mas por outro lado não me parece nada justo que ela não possa competir porque nasceu com uma condição médica que a torna muito boa no Boxe…
Pessoalmente acho que são os órgãos reprodutores com que nasces que ditam o sexo. Pipi feminino, piwinha masculino. Se funcionam a 100% é irrelevante. Nestas coisas a resposta mais simples por norma é a mais correta. Porque se vamos por alterações químicas ou genéticas está tudo fdd.
De repente é possivel meter os wookes e os ultra-conservadores a dizerem que o sexo deve ser atribuído depois de uma análise profunda ao cromossoma e produção de hormonas e análise completa fisica…e a única coisa que os distingue é a vontade da pessoa, que para os conservadores continua a não contar.
Ainda vamos chegar a que os 2 extremos concordam que até a idade de determinar o sexo com exatidão, é tudo não binário……hehehehe
Não é nada disso que eu digo… Começa logo por aí a tua desconversa!
À partida basta ir pelo “tem pila ou pipi” e segue… Mas não se fica por aí se houver algo a acrescentar.
Uma gaja que era homem pode ter pipi… e não deixa de ser homem na sua formação, como o contrário acontece.
Aliás, tudo isto fica evidente quando o que se vê e questiona é SEMPRE gajos disfarçados de mulheres ou mulheres com características de gajos a competir no feminino e NUNCA o contrário.
Só por isto se vê que o tema é questionável sim!
O que está em causa aqui – e nem interessa o sexo – é pessoas terem vantagens que não deviam ter no desporto! E é evidente que há homens mais fortes que outros homens, como há mulheres mais fortes que outras mulheres, e isso não os faz entrarem no tema “vantagens que não deviam ter”. Faz parte. Mas faz parte de uma forma que tenha bom senso – e é por isso que nos desportos de combate há categorias por peso, exactamente porque o bom senso diz que faz sentido que quem tenha 50 quilos não tenha de combater com quem tenha 100 quilos!
Agora, uma pessoa que nasce com pipi ter toda a composição estrutural e fisionómica dum homem – penso que são esses os termos – é uma coisa que é bastante discutível no tema “vantagens que não se deviam ter”. E é disso que se fala.
Mas ela não tem toda a composição estrutural e fisionómica dum homem…
Ela é mulher, tem a composição estrutural de uma mulher. Ela não é um homem que decidiu ser mulher. Ela é uma mulher que tem uma parte de homem que não é habitual.
Nasces com piwinha és homem, pipi mulher. E uma ferida não é um pipi Miguel. Não só não é capaz de ejacular, como o corpo vai sempre fazer os possíveis para que se feche, por isso é que um homem que corta as joias tem de manter aquilo aberto, como se faz com os alargadores das orelhas, porque se não aquilo fecha e é preciso nova intervenção médica.
Mas TCdL eu partilho das tuas dúvidas mas acrescento outra.
E as outras que estão em clara desvantagem devem ser “impedidas” de competir em circunstâncias iguais.
E não partilho da ideia de que ter cromossomas masculinos que é a mesma coisa que ser um Phelps ou um Bolt ou outro monstro do desporto.
É uma situação fodida mas acho que só se resolve mesmo criando outra categoria.
Assim talvez se conseguisse o bom dos dois mundos.
Tinham possibilidade quer umas de competir quer as outras de não sofrer de uma desigualdade competitiva que não podem igualar a não ser recorrendo a medicação proibida no próprio desporto que praticam e permitiu esta situação o que é ainda mete ainda mais confusão para a discussão 🙂
Do que li não acho que haja margem de dúvidas em relação ao sexo.
Acho complicado compará-la com o Phelps porque do que sei o Phelps não produzia níveis de testosterona absurdos, a baixa produção do acido-lático não me parece ser tão influente no desporto como níveis elevados de testosterona, um ajuda na fadiga muscular, mas o outro influencia mais parâmetros do que apenas recuperação mais rápida. Aliás eu acho que o que sempre diferenciou o Phelps foi o tamanho dos membros, o bacano parecia ser só braços e pernas. Quanto à influência da testosterona é olhar para o corpo da Imane e de outra atleta do mesmo peso e ver que ela não passa no teste do olho, porque não tem gordura onde devia ter, porque os braços não parecem ser naturais para quem pesa 66kg etc.
Acho que o que devia de ser discutido era mais se se deve criar um limite para níveis de testosterona, mas aí devia de se começar a guardar registos médicos assim que iniciam a puberdade, ou se vale a pena estar-se a mudar regulamentos por causa de um caso raro. Parece-me ser uma questão que requer uma avaliação e longos meses de pensamento minucioso, do que propriamente uma reação mais emocional como tive ontem.
Como é que medes o grau de influencia de uma mutação física e onde é que marcas a linha do aceitável e inaceitável?
Lá está…os jogos olímpicos a partir de agora têm de medir os cromossomas e produção de hormonas de todos os atletas que estão para saber se coloca na categoria feminina e masculina?
Ela tem 25 anos e ontem foi a primeira vez que ouvi falar nela. O que coloca a tal mutação num patamar que não é assim tão decisivo quanto isso. Ela esteve nos jogos à 3 anos e não foi tema nenhum….será que é assim tão decisivo a produção de hormonas e o cromossoma?! Ou dá apenas uma pequena vantagem que está a ser brutalmente explorada porque esta indignação começou com a abertura dos jogos?
Acho que o cromossoma é um não assunto, a testosterona sim. Por isso é que disse que a ser imposto um limite os níveis têm de ser assim que o atleta entra na puberdade, o que irá criar ainda mais exclusividade. É como digo o ácido-lático do Phelps ao pé da testosterona não é nada. A testosterona influência basicamente tudo, densidade óssea, crescimento, produção de proteínas, metabolismo etc etc. Imagina que tens um casal de filhos. Iniciam a puberdade, a dieta é a mesma, os hábitos são os mesmos, é tudo igual. No fim aos 21 anos, o teu filho será mais alto, mais musculado, terá mais pelo, os ossos serão mais densos, e vai processar a comida com muito mais facilidade do que a tua filha. Isto tudo é por causa da testosterona. 10 anos de produção natural de testosterona influenciam bastante no que toca ao físico e à performance do mesmo. O facto da média de alturas nos homens ser sempre maior que nas mulheres é por causa disso mesmo.
Acho que se começar a ser frequente vão ter de fazer alguma coisa, porque apesar de ser uma produção natural, não é algo natural, e quando digo natural é que a maioria das mulheres não produz. No entanto é como digo, tem de ser algo analisado com muito cuidado e a serem tomadas decisões têm de ser com a maior minucia possivel.
Quanto ao mediatismo é normal. Nos últimos anos tem sido crescente a pressão em ter homens a competir com mulheres, já o estão a fazer em muito sitio, e isso cria uma resistência normal. O que aconteceu é perfeitamente natural, porque a maioria teve primeiro uma reação emocional, mas se uma pessoa parar para pensar e ler, acho que o caso não é nada do outro Mundo, a italiana também só exacerbou o assunto com aquelas cenas tristes, mas requer um pensamento muito mais complexo do que a maioria tem capacidade para ter, onde eu me incluo. Sábado já nem me lembro que isto aconteceu lol.
Assumindo desde já que não sei mais do que o senso comum me diz…
Os homens também não produzem todos o mesmo nível de testosterona, certo? Vamos começar a medir os níveis e fazer classes por nível de testosterona? Como está não é justo para os homens que perdem (assumindo que os que perdem têm menos, não sei se terão…)
Por não produzirem todos o mesmo nível de testosterona é que não são todos atletas. Essa seleção é feita naturalmente.
Eu não tenho altura (nem qualidade) para jogar na NBA, ou potencia muscular e resistencia para correr contra o Pogacar.
Se não tiveres o mesmo desenvolvimento fisico fruto de fabricares menos testosterona, não irás desafiar o Mike Tyson para uma luta.
Mas entre os próprios atletas de topo, certamente haverá diferenças nos níveis de testosterona. São assim tao determinantes para a performance?
Num exemplo concreto, o phelps tinha maiores níveis de testosterona que os que competiram com ele no ano em que ele cilindrou completamente os jogos olímpicos?
Independentemente dos níveis, uma coisa é certa, a competição nesses jogos com ele foi tudo menos justa. O homem limpou tudo.
Tornou-se na mais “velha” a conquistar uma medalha de ouro nesta prova em Jogos Olímpicos.
E mesmo ontem o puto francês Leon Marchand a brincar quebrou o recorde olímpico de Phelps nos 400m, tendo o húngaro Kristof Milak, o favorito e segundo, provavelmente também ultrapassado o número de Phelps.
Hoje temos todos os dias superatletas, que devido a sua preparação, cuidado com a alimentação, e treino, quebram recordes até aqui tidos como impossíveis de ultrapassar.
O caso que discutimos é de uma atleta produzir muito mais hormonas masculinas e diputar com atletas de topo que não a produzem ou produzem em muito menor quantidade e ser esse o factor diferenciador e não as características atléticas e qualidade desportiva…
JHC se calhar até tens, mas não treinaste a tua adolescência toda para o ser. O corpo também responde a estímulos.
A comparação não faz sentido porque todos os homens produzem níveis elevados de testosterona. Depois há componentes genéticas que fazem a diferença em alguns casos. Há anormais genéticos que precisam de treinar menos para obter melhores resultados, tipo o Shaq, o Phelps, o Bolt até certo ponto, por aí fora. O que eu estou a falar é um grupo generalizado que praticamente mal produz testosterona, contra um elemento que produz a níveis elevados. Há um desequilíbrio competitivo maior do que o normal. Mas isso não quer dizer que a técnica não compense a diferença, mas num desporto como o Boxe, MMA, em que um golpe decide uma luta, acho que é uma diferença que pode eliminar um bocado a justiça da competição.
Mas lá está, é um problema complexo que iria pedir muito mais atenção e minucia do que aquilo que podemos oferecer.
Pá… Eu sou absolutamente a favor de simplificar estas coisas ao máximo.
Se alguém, por uma condição genética qualquer, tem vantagem numa modalidade, só tem é que a aproveitar. Ainda bem que descobriu a sua vocação.
Pra mim é: nasceu com um pipi? É uma senhora. Compete com as senhoras.
Nasceu com uma pilinha? É um senhor. Compete com os senhores.
Esta nasceu com um pipi e compete com as senhoras? Tá tudo bem. Desde que não tenha doping e outras artimanhas, pra mim tá certo. Ganhou porque é mais forte.
Se não, passava-se a definir a competição com níveis de skills, sem ser por masculino/feminino. Tinha que se arranjar um sistema que medisse a habilidade e competiam os que tivessem habilidade similar. (O que normalmente resultaria, digo eu, em toda a gente querer ver a faixa de atletas com maior habilidade, que iriam ser quase de certeza 100% homens, e as mulheres iam acabar nas faixas de habilidade mais baixa, a competir umas com as outras e, mesmo nessas, possivelmente, a perderem também para homens com habilidade similar.)
Nasceu com uma condição que a deve prejudicar e “aleijar” em muitas coisas, com a qual não deve ter sido nada fácil crescer, será que faz sentido tirar-lhe uma das poucas em que tem vantagem?!
Ela não fez batota. Ela nasceu assim.
E ela já esteve nos jogos e não ganhou. Pelos visto não é assim tão simples.
O corpo dela produz mais cromossomas masculinos do que é natural numa mulher.
Mas ela é mulher e só tem 1 sexo.
Como é que distingues o sexo de uma pessoas? Pela análise detalhada do genoma?! Não me digas que eu ainda posso ser uma mulher e não sei porque nunca fiz isto…
Pode ser XY e ser mulher devido a uma mutação num gene ligado ao cromossoma Y que determina o género biológico do feto (não é o único gene responsável pela determinação de género biológico nos mamíferos, mas é um dos).
Em caso de ausência ou defeito desse gene, mesmo tendo o cromossoma Y, não desenvolve um aparelho reprodutor masculino, mas sim feminino.
Logo, se for este o caso, ela pode ter nascido com utero, vagina, trompas de Falópio, só que nasceu sem ovários funcionais. Como tal, não produz estrogénio nem progesterona, não ovula, não menstrua. É completamente estéril.
Não se sabe, nesta altura, se é XY.
O facto de poder ter um acréscimo de testosterona comparativamente às restantes pode dever-se entre outras coisas a problemas nos ovários provocando uma desregulação hormonal. Que é algo que ela não teve qualquer escolha em nenhum passo no processo.
Ou, caso se confirme que é XY, pode ter feito um tratamento hormonal no sentido de desenvolver características masculinas em detrimento de características femininas. Pois bem se for este o caso, entramos numa zona cinzenta fodida, porque foi escolha dela, a dado ponto, tomar esta decisão.
Por outro lado, uma vez mais, não teve escolha em nascer assim.
Podemos argumentar que, no final de contas, ninguém escolher como nasce. Géneros, orientações sexuais, fetiches, ser do benfica… é tudo uma decisão tomada à posteriori, não são características inatas de um ser humano.
Epah pelo menos já são duas atletas nas mesmas circunstâncias.
Abram uma categoria para elas.
Classe masculina (homens com cromossomas XY)
Feminina (mulheres com cromossomas XX)
Mulheres com cromossomas XY.
Comité Olímpico Internacional (COI) tem um critério diferente da Federação Internacional de Boxe.
“São mulheres nos seus passaportes e está lá escrito que são mulheres – afirmou o porta-voz do COI, Mark Adams”
🙂
Cheira-me que no futuro será uma salganhada que ninguém se entende.
Há situações naturais que levam a estas situações. E não podem ser prejudicadas por causa disso. Mas também os outros não podem.
Como se costuma dizer a liberdade de um acaba quando começa a do outro. Neste caso havendo categorias para pesos porque não para contemplar esta situação muito especifica.
Pah tem de ser para não impedir pessoas que também devem ter a possibilidade de praticar o desporto que gostam sem foder o desporto para todas as outras.
Sei lá.
É um tema complicado. Mas era o que eu faria sem limitar a liberdade de ninguém.
“Todavia, tal como referido pelo TEDH, apesar do entendimento da World Athletic e do próprio CAS, não resulta consensual na comunidade médica/científica que a testosterona seja o principal elemento de desempenho de uma atleta. Existe uma panóplia de outras hormonas e enzimas presentes no organismo, que podem influenciar o seu rendimento, como sejam, por exemplo, o cortisol, o estrogénio e a enzima 5-alfa-redutase”.
É natural mas é excepcional no sentido de não ser normal as mulheres terem as características que ela tem – que são de homem.
É diferente teres características melhores entre mulheres, que são normais, ou teres características melhores que não são normais entre mulheres mas sim entre homens.
E o problema é esse.
Foi esse problema, e argumento, que foi levantado para a impedir de competir no campeonato do mundo, que disseram (no artigo) estar associado a possuir o cromossoma XY.
Para mim isto faz sentido.
Para ti não faz.
Pronto!
Não tentes é desvirtuar a coisa, dizendo que ela é só naturalmente melhor que as outras mulheres, sendo uma mulher normal… Não é uma mulher normal, porque uma mulher normal não tem cromossoma XY… entre outras coisas que ela tem que não são normais nas mulheres.
O critério “está escrito no passaporte” faz todo o sentido quando vivemos numa sociedade em que podemos decidir de que género queremos ser e mudar isso oficialmente…
Se ela tivesse escolhido o sexo com que participava, eu concordava contigo em absoluto (e por isso é que ontem me “atirei” para fora de pé).
Mas ela não escolheu. Ela é uma mulher que produz hormonas e tem uma parte do cromossoma masculino. Mas é uma mulher. Sempre foi a vida toda, tem o sexo de uma mulher, sente-se mulher, ela é uma mulher.
Se ela não fosse desportista, ninguém metia em causa que ela é uma mulher. Se ela jogasse xadrez ninguém metia em causa que ela é uma mulher. Mas para o boxe passa a ser automaticamente homem porque produz mais hormonas masculinas do que é natural e tem parte de cromossoma masculino?
Mas eu tenho poucas duvidas que qualquer desportista de elite que se destaque dos restantes tem características morfológicas que o beneficiam face aos outros que não nasceram com elas….
O Bolt na final dos 100 metros dava uma corda aos outros que dava para passar a meta quase a jogar às cartas. Eu tenho a certeza que estudando o Bolt há características morfológicas que o beneficiam face aos outros que não nasceram com elas….
Não são tão fáceis de apanhar como esta dela, mas se estudados a fundo fisicamente, estou certo que têm.
Depois voltamos ao mesmo. Onde é que traçamos a linha nas mutações morfológicas aceites ou não?
As modalidades de combates são todas uma estupidez porque têm categorias por peso…
Não faz sentido porque para pessoas como tu, um gajo de 50 quilos pode perfeitamente combater de forma igual com um gajo de 100… É só uma questão de treino e skills…
É a mesma merda de dizer que homens e mulheres são iguais…
Vamos é simplificar de uma vez por todas… É ser humano? Pode competir e só há uma competição para todos.
Ou então, ao contrário disso, porque não começar a criar mais categorias?
Eu também tenho o direito de ser um atleta olímpico e de lutar por uma medalha. Tenho a certeza que sou o melhor da categoria que tem exatamente os mesmos cromossomas, peso, idade, altura, diâmetro abdominal, caixa torácica, comprimento dos braços, comprimento das.pernas, desenvoltura muscular, chumbo nos dentes, número de pestanas e operações à coluna que eu. Nesta categoria, sou imbatível, e provavelmente único.
Só quero dizer que não é a criar mais classes que se resolve o que quer que seja, porque se não vamos criar classes para ganharmos todos e nós não queremos isso. Queremos que ganhem os melhores!
Para se ser o melhor, não é só com muito trabalho, esforço e dedicação. Há características intrínsecas da pessoa, físicas, morfológicas ou o que seja, que, aliadas ao tal esforço, dedicação, etc, permitem-lhe que chegue onde outros não conseguem. E essas características, essas vantagens, se forem “naturais”, são mais do que justas de serem utilizadas e não devem ser banidas.
Então porquê ter paraolimpicos….que se foda eles que se deixem de merdas e dêem ao chinelo 🙂
Epah há categorias em certos desportos ou não?
Não é preciso seremos muito revolucionários para entender e perceber que fazem sentido e do porquê.
Objetivamente existem determinadas características que desequilibram e muito a pratica de determinado desporto.
Epah e fui muito claro.
Porque não deixam então as atletas todas tomar testosterona então ou outro tipo de tratamentos hormonais?
Se permitem alguém que tenha essas características de forma natural é certo competir porque não permitir a outras que de forma induzida tenha as mesmas condições?
Então foda-se permita-se a todas… 😀
Ou de forma induzida desequilibra a competição e de forma natural já não?
Eu acho que a cena do doping é mais por possíveis complicações futuras, não?
Pra ela é natural. Pra outras pessoas, tar a tomar merdas, não sei se passado 5 anos não morrem ou têm bué problemas graves de saúde por estarem a tomar isso…
Mas em caso de não haver nenhum problema associado, não vejo porque não hão as pessoas de comer ou tomar o que queiram para ter melhores resultados, desportivos, intelectuais, o que seja…
“Eu acho que a cena do doping é mais por possíveis complicações futuras, não?”
Não! De todo!
É porque adultera a competição!
Foda-se, desculpa, mas nem entendo como dizes uma merda destas e não percebes que o problema do doping é desvirtuar a competição leal!
Então “100” gajos treinam lealmente, um dopa-se, ganha aquela merda com uma perna às costas e o problema são as implicações futuras?
Realmente, cada um diz/pensa o que lhe apetece…
Desculpa, não quero ser ofensivo, mas isso tem zero sentido!
Modeler, ainda te vamos ler aqui a defender que as arbitragens tendenciosas são um problema só porque afecta o futuro psicológico dos jogadores da equipa roubada, mas não têm qualquer impacto no desvirtuar da competição, certo? 😉
O Xupa quando falava no doping do Renato e no do Neves, estava era preocupado com o futuro deles, não era Xupa? 😉
“Não faz sentido porque para pessoas como tu, um gajo de 50 quilos pode perfeitamente combater de forma igual com um gajo de 100… É só uma questão de treino e skills…”
Miguel isso é um total disparate, não tens nenhuma noção do que é um gajo de 50kg contra um gajo de 100kgs.
Se calhar achas que eles fizeram as categorias porque são estúpidos e burros.
Concordo totalmente com este comentário, Modeler. Ontem, com a desinformação que circulava, também vocifereri gratuitamente. Livre é de aproveitar o que a biologia lhe dá.
No caso deste mulher com mais testosterona do que a norma, deveria fazer o quê, ir para a classe dos fricks, dos monstros, dos inqualificáveis?
Mas não é justamente esta a descrição de um atleta olímpico? Não é isso que nos encanta mesmo? Serem indivíduos únicos?
« Sociedade Filarmónica de Gualdim Pais.
O nome talvez não diga muito à generalidade dos adeptos do desporto português. Mas desde esta quinta-feira, é o clube de uma medalhada olímpica.
A pequena coletividade fundada em Tomar em 1877 é desde sempre o clube pelo qual compete Patrícia Sampaio. E é com orgulho que a judoca lembra esse trajeto de um amor só.
«É muito especial. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio já foi especial ter sido a primeira atleta olímpica a representar Tomar. Isso já foi história para a minha cidade. Agora, além de ser histórico para Tomar, é também para o país», enalteceu, explicando sentir mesmo necessidade de se manter ali em casa.
«Eu gosto muito do sítio onde moro, gosto do clube que represento… Claro que tento sempre treinar também no estrangeiro, de ter ajuda de outros treinadores. Mas tenho muito amor à camisola. Tenho muito amor ao meu clube e um orgulho enorme em representá-lo. Somos poucos, mas somos como uma família. É a minha zona de conforto. E é muito importante para mim», garante.
Que exemplo TÃO BONITO!!!
Ainda há quem valorize o Desporto pelo Desporto, pela Competição e como factor de DESENVOLVIMENTO de AUTO-ESTIMA LOCAL.
A minhe reverência TOTAL à PATRÍCIA SAMPAIO e à SOCIEDADE FILARMÓNICA DE GUALDIM PAIS e à região do Concelho de TOMAR.
BEM HAJAM e BOM SUCESSO no vosso futuro.
Este é o desporto, não estou a dizer modalidade, desporto puro, verdadeiro, onde não há a vedeta construída pelo laboratório, é a vedeta do trabalho do sacrifício, de todos os dias,semanas, meses de pura dedicação pelo que se gosta, à espera de um dia haver a recompensa pelo esforço e amor à causa e à modalidade que se gosta.
Medalha pró desporto puro sem enganos.
Parabéns Patrícia hoje foi a tua recompensa por tantas e tantas horas de trabalho e paixão.
À Patrícia e à maiata também.
Diogo Ribeiro esteve a uma unha negra das melhadas. Terminou em 20º.
Segundo o próprio, as condições da organização não foram as melhores, a água estava demasiado molhada, não havia vento e não se ouviam passáros no pavilhão…
As condições dadas ao Diogo foram vergonhosas e discriminatórias.
Para além de ser obrigado a competir numa piscina sem condições, ao contrário dos outros nadadores, também não teve alimentação adequada e teve de andar atrás de comida, enquanto os outros tinham serviço de quarto.
O Benfica não pode deixar isto em claro e tem de avançar com a impugnação destes JO…
Não é fanfarronice! É ver que o adversário aparenta ter fragilidades por causa de todo o contexto e tentar explorá-las ao máximo. Sabendo que se tiverem uma derrota pesada vão andar a época toda perdidos.
Sim.
Para já não sei onde está o nosso favoritismo, onde o porto na pré época fez o pleno, 8 jogos 8 vitórias, e com cabazadas.
Depois, entre equipas de maior dimensão em Portugal, sejam como estiverem, o prognóstico será sempre reservado.
Ainda temos o exemplo da final da taça de Portugal.
Finalmente, o Sporting não lida bem com favoritismos, nunca lidou, mas para amanhã não haverá favoritos, nem de um nem de outro.
Não, não tinha – agora. Mas talvez tivesse o valor que ele custou, quando o Girona o contratou. Ter scouting não é só comprar quando se precisa. É ter capacidade de antecipação – e arranjar soluções. Não é preciso comprar tudo o que mexe, à la Chelsea, mas dava jeito, de vez em quando, comprar jogadores e não apenas projectos de jogadores. Digo eu.
Mas se calhar quando o Girona o comprou era um projecto de jogador, como era o Plata ou o Fatawu…
Eu tendo a concordar contigo e acho estranho que o Sporting não seja capaz de apanhar um “Fatawu” e faça dele um grande jogador… ganhando desportivamente e financeiramente com isso!
O outro combate que vi antes deste com a italiana é mais impressionante, porque é um massacre. Mas a gaja aguentou-se. No fim está com a cara toda fodida mas está lá de pé a ver ser dada a vitória à argelina, obviamente!
A italiana disse que já não estava bem do nariz, antes do combate começar, e que levou duas peras fortíssimas e ficou sem conseguir respirar e cheia de dores… e que foi por isso que desistiu.
Não foi um massacre, como no outro combate – que nem sei se era destes JO.
Estou curioso para seguir esta cena… Amanhã combate com uma húngara!
Tal como existem pessoas que realmente nascem “no corpo errado”. Essa merda não é invenção do wokismo. A invenção do wokismo é dizer que isso é normal e natural…
Eu lembro-me de ter uns 16/17 anos, portanto em finais dos anos 70, e passar na RTP um programa sobre mudança de sexo – que vi com os meus pais! Era uma entrevista a uma mulher, na altura com talvez uns 40 e qualquer coisa, que tinha feito a mudança há uns 15 anos, a explicar tudo o que tinha sentido, tudo o que tinha passado, como tinha sido acompanhada, etc.
Quase no fim do programa confessou que se pudesse voltava a ser homem…
3 ou 4 anos mais tarde apareceu o fenómeno Roberta Close… e a coisa passou a ser mais falada.
Há uns tempos, na Radio Observador tiveram um programa sobre o tema, com diversos médicos a darem diversos testemunhos sobre o assunto.
Uma das coisas que me ficou no ouvido foi um deles dizer que no inicio do século o normal era terem uns 50/60 casos por ano – onde ele trabalhava e onde lidam com casos destes – e que agora têm mais de 5000 mil e tem aumentado todos os anos um pouco.
Eu ainda não percebo o “fenómeno “, mas ao longo destes últimos anos em que tenho falado com diversos pais nas reuniões da escola, entre a moda( principalmente nas miúdas) e a lavagem cerebral, a verdade é que às dúvidas que normalmente os putos têm no início da adolescência, vieram acrescentar a dúvida quanto à sua sexualidade sem nem saberem o que isso é.
E pela quantidade, um dia ainda iremos descobrir que afinal nascemos todos no corpo errado…
O “fenómeno”, para mim, não é complexo porque o que está por trás disto é a agenda para acabar com a família tradicional e assim diminuir a população – que é o objectivo do FEM há muito tempo, na minha opinião.
O que eu acho contraditório, e arriscado até para essa elite, porque a facção islâmica que tenta conquistar o mundo faz isso exactamente ao contrário, ou seja, tendo filhos comó caralho…
À medida que vão diminuindo os cristãos na Europa e no mundo ocidental, vão crescendo os muçulmanos, pelo que não vejo mais nada a não ser a substituição de uns pelos outros, o que não vai de encontro à ideia elitista do FEM mas sim à ideia do mundo islâmico!
Depois vai ser bonito ver o que esses filhos da puta das elites vão fazer quando a cultura europeia e ocidental for minoritária e forem os muçulmanos a ditar as regras, dominando politicamente a Europa e a civilização ocidental!
Vai ser bonito de ver, mas não para mim, que não acredito que ainda cá esteja nessa altura…
Pois eu acho que a agenda vai muito além da diminuição da população. Vai no sentido dum total controle da sociedade, como já acontece na China, onde te vão à conta sem precisarem da tua aceitação – no Canadá, que há 30 anos era o exemplo do país democrático, já conseguem cancelar o acesso ao teu próprio dinheiro.
Vais comer o que eles quiserem que comas, andar só onde eles quiserem/permitirem que andes, etc…
Tenta informar-te sobre a quantidade de casas que a Blackrock comprou nos EUA nos últimos 10 anos, e que agora só arrenda!
Tenta informar-te na quantidade de quintas de produção que o Bill Gates tem comprado nos ultimos 10 anos para as transformar em produção de energia solar, enquanto vai fazendo fábricas de comida à base de insectos!
Não quero ser do contra, mas esta forma de jogar do Benfica encaixa maravilhosamente bem na nossa forma de jogar.
O meio campo e a defesa são um fantástico passador.
Infelizmente contra nós não vão jogar assim pois seria suicícdio e já aprenderam.
Vão recuar toda a equipa e tentar numa ou noutra tranSição fazer um golito e não sofrer nenhum.
Muito se tem (aqui e noutros foruns) sobre a noveloa Fotis Ioannidis e o porquê de o Sporting não a resolver. Estamos, NESTE MOMENTO, a falar de dar 25M€ ou mais para garantir 1 jogador (!) que pode ser um grande upgrade para um SCP mais competitivo no FM e ajudar a garantir um bi-campeonato, em época em que participamos na Champions.
Ora, num momento de oportunidade dificilmente repetível para tentar re-conquistar a hegemonia nacional do SCP no Futebol Feminino e “apanhar” o combóio europeu (que vai ser “TGV” em vários países), na minha opinião, o Sporting apenas precisaria, PARA JÁ, de acrescentar ao seu ATUAL plantel, um investimento que ficaria próximo de apenas 1% do que a Sporting SAD já se mostrou disponível para investir num 2º PL.
Para competir em vantagem contra SLB, bastaria à Sporting SAD juntar a este plantel uma boa central e uma excelente polivalente ofensiva:
– a Central pertence ao Racing Power, é internacional Paraguaia (30 vezes), tem 1,79m e 30 anos;
– a atacante polivalente é “só” campeã nacional universitária dos EUA, a 2ª melhor “caloira da história dos nacionais universitários (14 golos, 9 assistências e 37 pontos) e a melhor goleadora dos últimos 2 anos do Estaduais da Florida: chama-se Jordynn Dudley, tem 19 anos, 1.80m e 68Kg; rapídissima, potente, ótima técnica, excelente visão de jogo e eficaz no remate (só para que tenham uma idéia, Jody Brown, a jamaicana que foi para o fifica como a última coca-cola no deserto, jogava com a Dudley nas Miami Seminoles, fez 3 ass e 7 golos, 3 destes a assistências da Dudley) .
Com isto, ficávamos com um plantel de total de 32 jogadoras, 21 das quais portuguesas (65,7%) e 11 estrangeiras,
Na época passada (2º, 54pts) tínhamos 31 jogad., 23nac. (74,2%) e 8estr.
Na mesma época, em Portugal:
– SLB (1º,56pts) 32jog.=19nac.(59,4%) + 13estrang
– SCP (2º, 54pts) 31 jog.= 23nac. (74,2%) e 8 estrang
– Racing Power (3º,43pts) 40jog.=23nac.(59,4%) + 13 estrang.
– Damaiense (4º,363pts) 36jog.= 24nac.(66,7%) + 12 estrang.
– Braga (5º, 54pts) 29 jog.= 18nac. (62,1%) e 11 estrang.
De notar que nestes planteis “portugueses” apenas Sporting e Braga têm equipas B, logo os plantéis das ouras 3 não “distribuem” jogadoras por outros jogos; diga-se que o Braga também distribui poucas porque a maioria das portuguesas que têm resultam de investimentos fortes em jogadoras de tarimba nos últimos 3 anos.
Como informação adicional, entre os 3 primeiros lugares das 5 principais ligas femininas europeias (França, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Itália), apenas 1 dessas 15 equipas (o Paris FC, 3º em França a 19pts do 1º e a 8 do 2º) tinha um plantel com maior percentagem de nacionais (83,9%; apenas 5 estr. no total de 31 jogadoras); a outra equipa que ultrapassava os 70% de nacionais era “só” o Barcelona, campeãs espanholas e europeias (72,2%, 8 estr.. em 30 jogad.). as outras 13 equipas tinham todas menos de 70% de nacionais; equipas como o Chelsea (35,6%), Arsenal (32,4%) ou Bayern (45,2%) tinham menos de metade de nacionais e a Roma tinha 50%.
O Eintracht de Frankfurt, que vai ser o nosso adversário na Champions e foi 3º na Alemanha, tinha um plantel de 28j ogadoras com 18 nacionais e 10 estrangeiras. Até agora contratou uma jogadora ao Wolfsburgo e vendeu outra (alemã) ao West Ham. É uma equipa que não quer alocar mais ao FF.
O que só reforça a vantagem de fazermos o pequeno esforço adicional que sugiro.
Um abraço e saudações leoninas
Penso que existe uma lógica no facto de termos uma grande percentagem de jogadoras portuguesas visto que o projeto desde o inicio foi previlegiar a formação de forma não só a investir menos em estrangeiras, mas também de garantir mais internacionais pela Seleção.
O problema foi a desvalorização e falta de visão da actual direcção que sempre olhou para o Futebol Feminino mais como um apêndice e obrigação da SAD, que como uma modalidade com potencial desportivo e financeiro (ao contrário dos rivais), deixando-o em semi-abandono. Esperemos que acordem, agora que finalmente chegamos à Liga dos Campeões graças a possibilidade de entrarem 2 equipas portuguesas.
E nos rivais também encontro lógica na forma como geriram o Futebol Feminino, com aposta num camião de brasileiras para chegarem à 1ª divisão ao mesmo tempo em que também apostaram na formação e em contratar internacionais portuguesas, incluindo ao Sporting e ao Braga, e reforçando com estrangeiras com outra qualidade quando atingiram o patamar Champions.
A percentagem de portuguesas no Sporting irá fatalmente reduzir-se nas próximas 2, 3 épocas por 2 razões principais; primeira, por termos de renovar o plantel composto por algumas jogadores com idade avançada, mas cuja qualidade não vejo presente na actual formação; segunda, pela necessidade de tornar a equipa mais forte para disputar a Liga dos Campeões sem passar por derrotas copiosas e desmoralizadoras com equipas de outra dimensão.
Caro Álvaro. Só para realçar que o Barcelona, com 70% e o Real Madrid, Atlético de Madrid com mais de 60%, Levante com 80% e Athletic com 100%, também são “obrigados” a isso, pelo regulamento de estrangeiras em Espanha. Em tempo de jogo na liga F, e contando apenas as jogadoras que fizeram mais de metade dos minutos. O Barcelona utilizou 74% de espanholas, o Real Madrid 53%, o Atlético 75%, o Levante 72% e o Athletic 100%. Os regulamentos, têm que ser adaptados para que seja “obrigatório” uma maior aposta na jogadora nacional.
Entretanto Álvaro. viu a entrevista à Renascença da atleta jamaicana que representava o Torreense?
Mas isso é possível quando há livre circulação de trabalhadores na UE?
Por outro lado, e daquilo que eu vejo, a qualidade das jovens jogadoras portuguesas é muito questionável. Vamos obrigar os clubes a jogar com jogadoras que nunca passarão da mediania?
Acho isso tudo discutível!
Para mim, mantenho, há coisas que estamos a fazer bem, dentro do possível e das condições/contexto que existe, e o passo importante agora é subir o nível de exigência e de treino, e para isso tens de ter bons treinadores – que esta gente que anda no FF em Portugal parece-me muito limitada mesmo – e tens de trazer boas jogadoras estrangeiras – ou novas em ascensão, antes de outros clubes lhes deitarem a mão, ou já mais velhas em final de carreira, para servirem de exemplo e mostrarem a qualidade que têm.
E, então sim, pode ser que algumas das jovens que têm algum potencial se desenvolvam como deve ser porque o que eu vejo em miúdas como a Mariana Rosa, como a Alícia, como a Bravo ou a Cid – e tantas outras que já passaram pelo Sporting – é que neste caminho nunca passarão de medianas, e algumas nem isso!
Caro Sou Sporting, tendo a concordar com boa parte da opinião do Miguel no que concerne à contratação de estrangeiras.
Quer o ainda limite quantitativo geral de jogadoras poruguesas de qualidade, quer as regras de livre contratação no espaço Shengen da UE, quer a necessidade de competir com equipas estrangeiras, levam-me a ter uma opinião mais “lberalizadora” nesta matéria.
No entanto, estamos a falar do (futuro) campeonato profissional e acho que aí as regras deverão ser mais nas bases salariais e na extensão dos plantéis e na obrigatoriedade de possuir todos escalões de formação (eventualmente na percentagem de estrangeiras não comunitárias), do que na imposição de quotas de jogadoras nacionais.
Entendo que a seleção, COM UMA LIGA PROFISSIONAL BEM DIMENSIONADA PARA A QUALIDADE COMPETITIVA e com boas regras de “fair-play financeiro” (não gosto muito da expressãoo, mas não encontro melhor), será feita naturalmente: os clubes tenderão a formar mais e melhor, a seleccionar melhor as portuguesas e ter mais critério e bom senso também na escolha de estrangeiras. Caso contrário, a tendência será para NUNCA haver mais de 8 ou 10 equipas capazes de formar uma Liga Profisional com mínimos suportáveis de alguma qualidade competitiva e exibicional. E, assim, não se alargam públicos, não se captam receitas televisivas, não se conseguem sponsors, não se vende publicidade, não se vende merchandising e não há marketing que valha.
Acho que seria nessas 2 frentes (pugnar pela URGENTE criação de uma Liga profisssional com qualidade e competitividade e INVESTIR ASSERTIVAMENTE na constituição de um plantel profissional de qualidade europeia e na formação de qualidade) que a Sporting SAD e o SCP se deveriam concentrar DESDE JÁ.
Um abraço e saudações leoninas
A Espanha, que segue as FL da Europa, ou seja, mínimo 8 inscritas, sendo obrigatório 4 formadas no clube. Limitou a inscrição e jogo, a 5 extra comunitárias. É isso que eu defendo. O Barcelona, por exemplo, tem 4 Extra Comunitárias, 2 inglesas e 2 norueguesas e 4 Comunitárias. Eu não vejo nada de mal nas estrangeiras, mas se não vierem acrescentar, como vimos em alguns clubes, melhor desenvolver uma jovem portuguesa.
«Entretanto Álvaro. viu a entrevista à Renascença da atleta jamaicana que representava o Torreense?»
Meu caro amigo, não se esqueça que vivo na Ilha de Santa Maria!
Consegue dar-me acesso a essa entrevista.
OBRIGADO
SL
Obrigado a ambos (Sou Sporting e Mirko).
Já li a entrevista e é um absurdo, um laxismo total e uma completa falt de respeito para com as atletas.
Mas, talvez, algo representativo do grau de “profissionalismo” que se pode esperar no FF em Portugal.
Uma entrevista destas deveria dar motivo a uma reação do Sindicato dos Jogadores (no mínimo, inqurindo os dirgentes do Torreense e atletas suas representadas que estejam ou tenham estado na época passada no Torreense, ou outros Clubes onde se suspeite ou haja indícios das mesmas práticas); isto para não falar de abertura de inqérito pela F.P.F.
Obrigado pela vossa partilha
Saudações leoninas (com desejo de vitória no FM, esta noite)
Álvaro, em relação aos reforços embora concorde com a qualidade das duas jogadoras que refere, a Riso por exemplo é uma excelente jogadora, vejo-a como uma especie de Coates, muito forte na antecipação e nos duelos 1vs1. Mas não esqueça que temos a Gabriela Vinhas e a Dária Kaminska na calha para essa posição e com muita margem para serem as referências na defesa futura do Sporting.
Na frente com as caracteristicas da Jordynn Dudley já temos a Brittany Raphino e depois temos agora a Telma!!! e ainda com caracteristicas complementares a estas duas temos a Capeta e a Diana para a frente de ataque.
Na minha opinião o que falta ao nosso plantel é para o meio campo, ou seja precisamos de alternativas à Claudia Neto e à Brenda Perez. Se na época 2021/22 tivessemos ido buscar a Sandie Toletti ao Levante ou duas épocas antes ao Montpellier mais a Maëlle Lakrar ou tivessemos ido buscar a Daphné Corboz ao Paris FC entre outras jogadoras teriamos compensado em certa medida as saídas da Tatiana e da Andreia Jacinto e isso em parte não foi totalmente conseguido mas estariamos muito melhor neste sector em concreto.
Mirko, concordo plenamente consigo quando diz que « … temos a Gabriela Vinhas e a Dária Kaminska na calha para essa posição e com muita margem para serem as referências na defesa FUTURA do Sporting.»
Mas a chave dessa questão está mesmo no “FUTURA”: esta é uma época que pode ser decisiva para o FF dos SCP retmar a liderança nacional com sustentabilidade. A Vinhas e a Kaminska têm um ótimo potencial, devem ser mantidas e apoiadas no seu crescimento e acho que nada melhor para isso que treinar com centrais como a Eaton-Collins, a Riso e a Norheim e jogar alguns jogos na A para dar rotação e outros na B até para ajudar ainda mais outras a também crescer.
Quanto à Dudley permita-me discordar com a sua apreciação. Muito sinceramente, acho a Dudley um caso rao no FF mesmo internacionalmente, pois quer como única PL móvel, quer a média ofensiva, quer a extrema, quer a PL mais fixa, quer a Pl de apoio faz incrivelmente bem qualquer posição; e o mais impressionante é que as consegue fazer uum pouco de todas durante o jogo (sem afectar os equilíbrios da equipa … até porque também se envolve bastante em tarefas defensivas na recuperação de bola a atrasar ou cortar o iníciuo da construção adversária). Mas, além disso acjho que poderia ser uma “aquisição” que envolveria mais investimento salaraial (e mesmo esse não muito pesado … está no futebol universitário) e poderia conter uma boa cláusula de rescisão dada a inegável qualidade da atleta. Seria OUTRO investimento de OPORTUNIDADE para ajudar a construir e conquistar o nosso espaço na Europa (para reter o máximo de 2 anos e rentabilizar financeiramente na saída).
Até entendo estes 2 exemplos de acerto cirurgico da reconstituição do plantel em função da perseguição de metas bem definidas, como uma possível referência metodolófica para futuras abordagens do mercado.
Obrigado pela sua partilha e opiniões.
Um abraço e saudações leoninas
Um abraço e sa
Concordo com essa apreciação à Dudley. Mas, O onze, com o que se gastou nela, é Telma e mais 10. Depois há Diana, Capeta, Maisa e Britanny para um lugar.
Com a Telma, acredito que se esgotaram as opções de contratar atacantes.
Uma jogadora com excelentes características físicas, era a Abby Jacobs do Torreense, mas parece que seguiu a carreira de lutadora de wrestling profissional.
O discURSO do BILTRE que preside ao SCP, na antevisão da Supertaça …
“”Depois de termos conquistado brilhantemente o nosso 24.º Campeonato Nacional, temos o privilégio e a honra de disputar, na bela cidade de Aveiro, mais uma Supertaça contra um dos nossos rivais. Será mais um clássico do futebol português onde tudo faremos para conquistar a nossa 10.ª Supertaça e em que teremos a nosso lado a fiel e incansável onda verde”.”
RA diz que St.Just irá ter sempre apoio e que não vai desistir dele.
Para mim, novidade nenhuma.
Já aqui o tinha dito.
Fará dele mais um elo de agregação do balneário.
Mas que fica caro, fica.
E a ocupar o lugar de um outro central.
“Gabriel Albuquerque estreou-se em Jogos Olímpicos com o melhor resultado de sempre de Portugal nos trampolins, com o jovem ginasta a ser quinto após uma rotina ‘improvisada’ em pleno ‘voo’.”
Parabéns ao puto, apesar de não ser atleta do Sporting.
Voltando ao tema polémico do momento, que parece ser “o que é um homem”…
Segundo o que tenho procurado depois da discussão de ontem – onde foram dadas perspectivas que eu não tinha pensado – e de falar com médicos, mantenho a minha ideia que, para o desporto, o que deve interessar é o teste que mostra se tens cromossomas XX, e és mulher, ou se tens cromossomas XY, e és homem.
Pelo que li, ouvi e me foi explicado, estes casos “intersexo” são deformações do desenvolvimento – um homem nasce com vagina e útero, neste caso concreto – uma vez que a base – as características – do que se é vêm do XY ou do XX.
Há um erro na formação do feto, que desenvolve o órgão reprodutor feminino em vez do órgão reprodutor masculino, mas todas as outras características são as normais no masculino – e é aqui que está o que importa no desporto pois o que resulta disto é que temos um homem, em termos de força, com vagina.
Portanto, quando se quer definir, principalmente em termos de desporto, o que é um homem ou uma mulher, tem de se ir às características morfológicas/biológicas e não ficarmos pela genitália – até porque a genitália pode ser alterada e as características morfológicas/biológicas são mais difíceis de serem alteradas, ainda que possam.
O que dá vantagem aos homens, no desporto, em relação às mulheres não é terem pila ou não terem ovários. São as características morfológicas/biológicas, que são efectivamente diferentes dos homens para as mulheres – maior densidade óssea, maior massa muscular, mais força, mais rapidez, etc. E foram exactamente estas diferenças que levaram a que se separasse o desporto em masculino e feminino, porque de outro modo competia tudo junto…
Enfim, eu não sou da área, não sei se consegui explicar bem – já não me lembro alguns dos termos que usaram quando me explicaram as coisas – mas acho que, pelo menos, faz algum sentido isto, não?
Cromossoma xy.
Mais características físicas e psicológicas afins, decorrente da não existência de uma deformação anterior ou posterior. Como é o caso deste indivíduo aberrante. E não me estou a referir á doença que sofre….
O que eu vi foi um homem a bater numa mulher. Espectáculo decadente e degradante.
Tem de haver bom senso.
Estão a dar cabo do desporto feminino.
Estão a distorcer regras e a legislação que protege a mulher.
Ela nasceu mulher, não fez nada para ser homem mas porque tu achas que é um indivíduo aberrante ela tem de ser um gajo.
Isto no ponto de vista humano, sem sequer entrar na questão desportiva.
Já nem vou aí porque não sou especialista na área médica, mas o que sei é que se querem meter limitações de qualquer natureza elas valem para o futuro. Não são retroactivas porque se há uma coisa que também é essencial para a verdade desportiva é não mudarem as regras a meio do jogo.
O resto são balelas
Querem regula
não me queria estar a meter nesta conversa… mas caramba, então o Boxe não é uma modalidade onde a técnica está interligada à força que se usa em cada golpe. Se a Argelina treina como os homens treinam para estar mais forte no ring então o problema é das adversárias que não o fazem e não dela.
Se o Ronaldo no seu auge como jogador fosse jogar numa liga amadora seria sempre o melhor jogador em campo e bateria ainda mais todos os seus recordes pessoais mas o problema não é dele é dos outros que não estão ao mesmo nivel, azar.
Isso é verdade, ela nasceu mulher, quer e merece ter o seu lugar como mulher.
Não pediu para ter essa vantagem morfológica mas tem-na.
Pessoalmente acho injusto que possa competir com outras mulheres tendo nascido com as características que distinguem um homem de uma mulher e que a faz ser mais forte e rápida que a concorrência.
Agora cabe a quem regula perceber que apesar de serem capacidades natas, uma mulher normal nunca estará a lutar com as mesmas armas desta atleta.
Para mim o que hoje existe é a aceitação e validação de um jogo viciado a partida, para não se chatearem muito…
Ainda não é líquido que esta condição lhe confira assim tantas vantagens quanto isso. Aliás, ela nunca ganhou nada. E já perdeu vários combates. E faz box desde pequena…
Ou seja, não foi uma pessoa que descobriu que tinha esta característica e decidiu explora-la ao máximo, e também não é uma característica que lhe permita ser completamente invencivel ao ponto de nem valer a pena tentar competir com ela.
E uma situação lixada.
Cabe a quem percebe determinar se essas características conferem realmente uma vantagem sobre quem nunca poderá tê-las por nascer com características normais, e informá-lo a quem regula e decide…
Mas isso também pode estar correlacionado com o treino que teve e as condições que teve. Quimicamente ela tem uma vantagem sobre o resto.
Por exemplo uma mulher pode tomar, de forma saudável, suplementos de testosterona durante 10 anos que dificilmente vai chegar ao nível de um homem adulto que teve a puberdade toda a produzi-la naturalmente.
Por um lado ela não pediu para ser assim, por outro o resto da competição também não pediu para ter esta desvantagem que o trabalho não ultrapassa. Tanto que sei a italiana pode ser uma melhor boxeur que a argelina, mas aquele braço não deu hipotese.
Acresce o facto de que se fosse um homem eramos completamente insensíveis á questão, porque um homem levar nos queixos é natural, no entanto as mulheres são muito mais frágeis e isso cria uma reação natural de proteção.
“Isso é verdade, ela nasceu mulher, quer e merece ter o seu lugar como mulher.”
Não, não é verdade e é isso que gera discussão!
O que te define se és homem ou mulher?
É verem um pipi?
É uma analise ao ADN e ver que tens cromossomas XX?
Tirei esta passagem dum artigo onde se discutia isso…
“A ecografia não deixava dúvidas: Inês estava grávida de gémeas. À décima semana de gestação já era perceptível o sexo das bebés, e uma pequena vagina em ambos tornava evidente que eram duas meninas. No entanto, por ter perto de 40 anos, Inês foi submetida a uma amniocentese para despistar deformações genéticas nos fetos. E a surpresa chegou: o exame revelou dois conjuntos de cromossomas diferentes, um 46XX (feminino) e um 46XY (masculino). Afinal, estava grávida de uma menina e de um menino, embora o rapaz apresentasse órgãos genitais femininos.”
O que me parece gerar consenso, ou maior consenso se quiserem, é determinar o género do ser humano pelos cromossomas.
Não me causa nenhuma estranheza que, na Argélia, especialmente onde nasceu aquele bebé, se tenha determinado o sexo como feminino pois nasceu com vagina.
Não é normal, nem em Lisboa, quanto mais numa aldeia na Argélia, fazerem-se testes de ADN aos bebés para determinar ou confirmar o género/sexo do bebé. Daí terem determinado na altura que era uma menina e dado-lhe o nome de Imane Khelif.
E a criança cresceu nesse contexto.
Tendo pipi, qual era mesmo o espanto dos pais acharem que estavam perante uma filha?
A questão só se levanta quando 2023, aos 24 anos, quando surgem questões sobre o seu género – pela óbvia parecença com um homem – e a obrigam a fazer um teste ADN que expõe o facto de ter cromossomas masculinos, o que vai contra as regras da IBA, impedindo a pessoa de disputar a final do Campeonato do Mundo de Boxe (-63kg).
A pessoa tem culpa disto?
Não!
Obviamente que não!
Trata-se de um caso muito particular e raro, com características muito peculiares, que demorou 24 anos a ser deslindado. Mas sendo deslindado e a pessoas tendo as características morfológicas e genéticas dum homem, é óbvio, para mim, mas também para o que me parece ser o consenso médico, que não é uma mulher, logo não pode competir nas mulheres!
A questão que estamos aqui a discutir é se o que determina ser uma mulher é:
a) ter cromossomas XX
b) ter vagina
E, para mim, e o que me parece ser biologicamente e medicamente aceitável, na comunidade, é ter os cromossomas XX, que esta pessoa não tem!
Portanto, JHC, ela nasceu mulher, no ponto de vista dos pais – porque tinha vagina – mas erradamente, porque do ponto de vista biológico, tendo cromossomas XY, é um homem! Foi um erro que a mim me parece absolutamente inocente e normal até, mas não deixa de ser um erro por causa disso.
Só para acrescentar que uma das coisas que ter cromossomas XY difere bastante de ter cromossomas XX são os níveis de agressividade e de força dos indivíduos! E isso, no boxe, é das coisas que faz realmente a diferença entre a capacidade dum homem e duma mulher!
Nasceu mulher porque tem pipi em vez de pila, ou nasceu homem porque tem cromossomas XY em vez de XX?
Tu dás valor ao pipi!
Para ti, e para outros, “aquilo” é uma mulher.
Eu, e outros, valorizamos mais o facto de ser XY porque isso lhe dá as vantagens competitivas que os homens têm perante as mulheres…
Como estamos a falar de desporto, ou no contexto de desporto, eu acho que ter pipi ou pila é irrelevante, e o que interessa é ter XX – e o contexto competitivo das mulheres – ou ter XY – e o contexto competitivo dos homens!
Se estivéssemos a falar de dar uma queca, aí compreendo que haver um pipi tenha relevância, se bem que não sei se isso era suficiente para mim… Não me estou a ver em meter-me com “aquilo” que para ti é uma mulher assim…
“Ela” não pode ter filhos, pelo que disseram nos artigos.
Tem ovários mas nestes casos não funcionam, logo não pode ter filhos. Explicaram isso.
O que aconteceu a esta pessoa foi uma deformação, uma cena do género de ter Trissomia 21. Ou de ser hermafrodita!
“A ecografia não deixava dúvidas: Inês estava grávida de gémeas. À décima semana de gestação já era perceptível o sexo das bebés, e uma pequena vagina em ambos tornava evidente que eram duas meninas. No entanto, por ter perto de 40 anos, Inês foi submetida a uma amniocentese para despistar deformações genéticas nos fetos. E a surpresa chegou: o exame revelou dois conjuntos de cromossomas diferentes, um 46XX (feminino) e um 46XY (masculino). Afinal, estava grávida de uma menina e de um menino, embora o rapaz apresentasse órgãos genitais femininos.”
1 Agosto, 2024 at 16:58
Há caracóis? Ninguém bebe nada? Está tudo na praia?
Aqui vai tema: Rodrigo Ribeiro e Rafael Nel são ou não, em absoluto, em relativo ou em potência, melhores do que o Paulinho?
1 Agosto, 2024 at 16:59
Em potencia, sim.
Em relativo, sim.
Em absoluto, não.
1 Agosto, 2024 at 17:07
Para serem melhores “em
absoluto” basta jogarem regularmente, mesmo que a entrar aos 60 minutos? Eu creio que sim.
Serve-me este pensamento para matizar a provável não vinda de um segundo ponta de lança tipo o grego.
1 Agosto, 2024 at 17:16
Eu acho que não basta entrarem regularmente para serem logo melhores em absoluto. Eu acho que ainda precisam de crescer bastante.
Mas podes ter razão e eles serem melhores do que me parece…
1 Agosto, 2024 at 17:23
Gostei muito do jogo que vi do Nel. O RR, este vi-o ao vivo, parece-me bem mais preparado do que na ler-época do ano passado. Mas o Nel, sim surpreendeu-me e creio que, sendo aposta regular, dê mais do que deu o Chermiti.
1 Agosto, 2024 at 17:39
Eu vi o Nel na primeira parte e gostei nas poucas ações que teve.
Na segunda parte foi como se não estivesse em campo e por isso não tenho melhor opinião formada.
Já Rodrigo Ribeiro continua a ter qualidade técnica mas não sei o que esperar. Poderia fazer de Pote (à frente) ou de Paulinho.
Sem saber o que Amorim pretende do puto, é cedo para dizer se é ou não solução.
Agora não pode passar neste limbo, entre empréstimos em que não joga, ou no plantel principal para fazer banco e entrar nos descontos para gastar tempo…
1 Agosto, 2024 at 18:44
sim: ou aposta continuamente ou mais vale não alimentar ilusões.
1 Agosto, 2024 at 20:37
Epá, eu que achava o Paulinho curto, os putos são curtíssimo…
1 Agosto, 2024 at 20:59
Se metessem o Rodrigo Ribeiro como único ponta de lança durante uma época (ahahahah só de pensar o tão estapafúrdio que é isto!) era capaz de marcar mais golos que o Paulinho, quando esteve nessas condições
2 Agosto, 2024 at 0:07
Ou não e o que é que chamavas a um treinador que fizesse isso?
1 Agosto, 2024 at 17:33
Patricia Sampaio conquista no Judo primeira medalha (Bronze) para Portugal nos JO.
As medalhas não estão caras, estão caríssimas.
Parabéns à Patrícia!
1 Agosto, 2024 at 18:41
Cédric, com jeitinho, ainda assina pelo Braga…
1 Agosto, 2024 at 19:58
Esperemos que não, caso contrário, surge logo o interesse do Sporting.
2 Agosto, 2024 at 0:17
Boa viagem, não foi ele que andou a chorar “ah e tal é pena o SCP não ter a cultura de ir buscar os ex-jogadores…” Acrescentando que ele até estava disponível….Agora claro quando ninguém lhe pega nem com uma vara de dez metros….
Há outra “cultura” que o SCP não tem é os jogadores de umas certas gerações formados por nós quererem ficar e ajudar o clube quando ainda valem alguma coisa….
Ou a cultura de apoiar e viver a vida do clube depois de saírem como fazem os gajos que cá jogaram e não foram formados por nós….
O Nani é uma coisa agora este gajo de quem até gostava, só se lembra do SCP quando não tem clube e ninguém lhe pega? E vem para os jornais chorar? Pqp
2 Agosto, 2024 at 10:49
+1906
2 Agosto, 2024 at 11:55
E do Ronaldo não ter voltado e ter ido para a Arábia, nada a dizer?
A verdade é que quando precisámos de médios, não abordámos o Veloso nem o Adrien…quando precisámos de DD para tirar lugar ao Esgaio na era pós-Porro (e agora esta época) não abordámos o Cédric…a precisar de DC não abordámos o Dier…mas o Slimani já convidámos a voltar…
Uma coisa são os traidores. Outra são estes gajos, que nunca fizeram nada de mal, serviram o clube, saíram na hora certa e têm todo o direito de se sentir magoados pela falta de interesse do clube formador. Digo eu.
1 Agosto, 2024 at 18:42
Que 11 meteriam na Supertaça?
Acho que no fundo há 2 dúvidas, em cada 1 das laterais. E no centro.
Geny vai jogar à esquerda não tenho grandes dúvidas. Por 3 razões: Pqe Amorim já falou que é uma hipótese pqe tem poucas opções de pé esquerdo, pqe dentro das adaptações é a menos problemática e pqe pode ser mais facilmente substituído à direita.
No lado direito. Há uma semana diria q jogaria Esgaio, mas o facto de não ter tido minutos na equipa, e nem sequer constar no lote se capitães parace me q estará de saída. Depois Quenda seria uma surpresa, confesso. Teria de acreditar muito em Quenda. Depois há Fresneda que poderá perfeitamente ser o 4o elemento a defender e precisa de um grande jogo para assentar. Depois há a possibilidade de ser Quaresma que é a opção que menos gosto.
Atrás, não sei como vai arrumar, mas tenho dificuldade e ver Amorim fazer a equipa sem a agressidade de Diamonde. Quaresma e Inácio não são propriamente fortes nos duelos, e sem Coates pior. Debast acho que vai jogar.
Eu ia com:
Kova
Quaresma – Diamonde – Inácio
Fresneda- HUjlmand – Morita – Geny
Trincao – Gyo – Pote
Como acho que Amorim vai:
Kova
Diamonde – Debast- Inacio
Quaresma – Hujlmand- Morita – Geny
Trincao – Gyo- Pote
1 Agosto, 2024 at 19:57
Kovacevic
Quaresma – debast – Inácio
Fresneda – hujlmand – bragança – geny
Trincão – gyo – pote
Melhor 11.
Ala esquerdo é super urgente.
1 Agosto, 2024 at 20:04
O que vai ser:
Kova
DeBast Diomande Inácio
Esgaio Geny
Huljmand Morita
Trincão Gyokeres Pote
O que eu quero:
Kova
Quaresma DeBast Inácio
Fresneda Geny
Huljmand Bragança
Trincão Gyokeres Pote
2 Agosto, 2024 at 9:39
A primeira hipotese dificilmente mete Fresneda. Porque o Geny fica mais recuado que na frente tem muitas dificuldades e por isso mais facilmente via entrar ou ao contrário (Fresneda pela esquerda como lateral e Geny pela direita como médio) ou com o Geny pela esquerda mais recuado e o Quenda na direita, como começámos com o Bilbao.
A segunda hipotese é a que eu tenho namorado mas com o Geny pela direita e num 442
Quaresma, Diomande, Debast, Inácio
Geny, Morten, Morita e Pote
Trincão e Gyokeres.
Mas isto é o que se tentou no Dragão no ano passado e que falhou na primeira parte. Eu acho que falhou muito porque quem jogou à esquerda foi o Diomande e trocou-se todo. Além disso não correu bem a ligação Inácio/Pote.
Agora para a supertaça temos a grande vantagem de ter tido MUITO tempo para preparar isto…tivemos 2 semanas para ir preparando…no Dragão não.
Não sei…para mim as duas alternativas são estas:
Quaresma, Debast, Inácio, Fresneda
Geny, Morten, Morita, Pote
Trincão e Gyokeres
ou
Quaresma, Diomande, Debast, Inácio
Geny, Morten, Mortia, Pote
Trincão e Gyokeres
Institivamente esta ultima é a que me parece melhor mas lá está…no Dragão não correu bem e dependeria muito do que eu tivesse visto no treino das triplas Debast/Inácio/Pote e Inácio/Fresneda/Pote-
2 Agosto, 2024 at 9:57
Inácio a lateral esquerdo foi um espetáculo de comédia. Não entendo o que é que se quer tirar dele a ala, e ele claramente que também não.
E igual com o quaresma na direita, mas sempre disfarça mais porque o quaresma é mais rápido.
A não ser que o objectivo seja mesmo não ter alas e ter 4 centrais cá atrás…
Acho que este tipo de alterações táticas são estar a criar dificuldades onde elas não existem. Os jogadores conhecem-se uns aos outros, conhecem as suas posições e funçoes, bem como as dos colegas no 3-4-3… Pra quê complicar?
Nem querendo estar a desvalorizar o adversário, mas sinceramente, eles estão em modo rebuild, não conseguem melhorar o plantel, vão andar a jogar com os putos… Nós só temos que por os melhores jogadores nas suas posições a fazerem o que fizeram o ano passado todo.
2 Agosto, 2024 at 10:11
O objetivo (quer no ano passado quer este ano, se fosse) não é que o Inácio faça a ala, é que o Pote faça a ala e que o Inácio jogue por dentro a atacar.
Neste momento a realidade é que não há nenhuma opção de jeito. Os 2 únicos que fazem a ala esquerda estão fora…
E o Geny para mim é mesmo o ultimo gajo que eu metia na esquerda. É horrível. Ainda este jogo com o AB foi horrível.
2 Agosto, 2024 at 10:22
Pessoalmente não gosto de ver o Geny a fazer qualquer ala, mas neste último jogo, foi onde ele esteve melhor.
Tem melhorado no processo defensivo, não sei é se vai continuar a melhorar e a ser regular na evolução.
2 Agosto, 2024 at 10:49
Esteve melhor?
Não conseguiu sair 1 unica vez de todas as que tentou.
Nem pelo passe nem no 1×1. Passou o tempo a tentar os movimentos que gosta e a “chocar” com o pé direito…foi completamente inexistente na ala esquerda. Por isso é que tudo o que fizemos foi pela direita…
2 Agosto, 2024 at 11:20
Afastar o pote da zona central do campo achas que é uma boa decisão? Tirar-lhe espaço no campo, hipóteses de combinações com os MC e com o PL, afastá-lo da baliza… Para ter o inácio a “atacar por dentro”?
O forte do Inácio a atacar não é o passe vertical? Vamos pedir ao Inácio que faça combinações e tabelas com os do meio campo e mandar o pote para a ala, cruzar?
Mal por mal, prefiro ter o geny a ala esquerdo, a tentar sempre o 1v1, mesmo que falhe sempre, do que mudar a equipa toda e as dinâmicas todas que já existem…
2 Agosto, 2024 at 11:45
O Inácio sobe para o meio campo e neste caso o Morita sobe para o lugar do Pote, para combinar com ele e com o Gyokeres.
Não há boas soluções…não gosto de nenhuma. Não faço ideia qual é a menos má.
O Geny para mim é a pior de todas. Perdes o Geny do lado dele sem ganhar nada à esquerda e ainda por cima é provavel que encontre um canhoto à frente que lhe dificulta ainda mais defensivamente. A minha duvida é entre essa solução Inácio e a solução Fresneda…
Também aqui faz MUITA diferença o Porto. Vi muito pouco do Porto, não faço ideia que dinâmicas vamos encontrar, como jogam, como pressionam…a solução menos má poderá ter muito a ver com isso.
Se eu já tivesse visto mais do Fresneda, se tivesse mais segurança nele, eventualmente era a melhor. A que a equipa se poderia sentir mais confortável porque estaria mais perto do “normal”.
Apesar de eu achar…que a grande revelação deste ano no Sporting vai ser o Fresneda. O “Quaresma” deste ano….
1 Agosto, 2024 at 19:45
O Chico já vaticinou…
Agora têm a palavra, jogadores e treinador …
Eu gostava de os atropelar…
1 Agosto, 2024 at 19:47
Se o roberto martins estiver na bancada, gostaria que o Pote e o trinconas marcassem cada um e, dedicassem o golo a esse fantoche da lavandaria do comendador mafioso.
1 Agosto, 2024 at 20:20
E este defeso, hein? Nervos de aço, que ainda acabamos, dia 31 de Agosto, com um plantel de luxo. Está tudo sob controlo. Ou não.
2 Agosto, 2024 at 10:23
No ano passado, das 3 contratações de verão, o Hjulmand chegou a 13 de agosto e o Fresneda a 30. É o ideal? Não. Mas não foi razão para dramas.
2 Agosto, 2024 at 13:59
Oxalá! Quero o sucesso do nosso clube, convém ter sempre presente.
2 Agosto, 2024 at 14:16
O ano passado não havia um troféu a disputar a 3 de Agosto.
Não querem dar importância à Supertaça tudo bem, mas depois não chorem.
Se ganharmos não fará diferença, se perdermos ficarás a pensar o que poderia ter sido se já tivesses o avançado contratado e se tivesses mais opções.
O mesmo se aplica ao campeonato, o ano passado também não tinhas um classico antes do fecho do mercado e este ano tens.
Viu-se a importancia de não perder muitos pontos na fase inicial da época passada.
Dramas para já não há, há apenas a preocupação de quem não quer deixar um rival crescer com a conquista duma Supertaça e a de perceber que esta época será bastante mais exigente que a anterior.
E sim, também temos mais responsabilidade do que há um ano, é o peso de sermos campeões e ainda bem.
SL
1 Agosto, 2024 at 20:43
Vai ser um mês de Agosto muito intenso com a entrada em funções do novo director desportivo do clube Cedric Soares que já definiu a politica de mercado do Sporting e prepara-se para fazer regressar alguns jogadores que já representaram os leões, incluindo o próprio e alguns dos seus melhores amigos com os quais costuma passar umas belas férias em ilhas gregas.
Nomes como José Fonte, João Moutinho, João Mário e Adrien Silva poderão voltar a vestir de verde e branco.
Mudança de paradigma do clube de Alvalade que assim finalmente dá o tratamento merecido aos seus ex-atletas, proporcinando-lhes uma aliciante reforma (perdão, homenagem).
Mais actualizações de mercado a qualquer momento no canal altamente imparcial e isento da federação.
SL
1 Agosto, 2024 at 21:03
LOL
Isto realmente..
Enfim.
Rui Patrício // Cédric // Paulo Oliveira // José Fonte // Llori // Rúben Semedo // João “Montinho” // Adrien Silva // João Mário // Battaglia // Carrillo // Bruma // Gélson Martins // Podence // Iuri Medeiros // Rúben Ribeiro // Rafael Leão
Que equipaça!!
1 Agosto, 2024 at 21:07
O Iuri não era mal sacado. Para lutar pelo lugar com o trincão. Trocava na boa pelo Edwards
2 Agosto, 2024 at 0:21
Muito bem!!!! Mas não juntos aí o Adrien que saiu com mais de 25 anos e numa altura em que precisávamos de dinheiro como pão para a boca por causa da herança “gloriosamente leve” deixada pelo Godinho….
1 Agosto, 2024 at 21:01
Parece que o fcp vai vender 30% da sad por 100 milhões…
1 Agosto, 2024 at 21:07
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/fc-porto/detalhe/ithaka-compra-30-da-porto-stadco-e-fc-porto-podera-encaixar-ate-100-milhoes-de-euros?ref=HP_DestaquesPrincipais
1 Agosto, 2024 at 22:22
Não só conseguiu mais que duplicar o encaixe acordado pelo Pinto, como salvaguarda a recuperação dos 30% negociados (mas não refere por quanto).
Injeção de dinheiro que permite que respirem melhor e finalizem a criação do FutFem.
Mas ainda estão dependentes de vendas pois parece que o EO parece não é para já.
Se calhar a não participação na LC até nem será má pois não necessitam de grande investimento para a Liga Europa…
2 Agosto, 2024 at 0:24
Não é da sad do futebol é de uma sadezinha do estádio
1 Agosto, 2024 at 22:05
Dos que estão, a minha equipa prá supertaça :
Kova
Diamond, Debast e G. Inácio
Esgaio, Morita, Hjulmand e Geny
Trincão, Gyokeres e Pote
1 Agosto, 2024 at 22:14
Como assim não tens o Quaresma na lateral direita?
1 Agosto, 2024 at 22:25
Porque sei que ele não o vai colocar lá, porque a minha preferência seria essa.
Mas só mostra que o meu amigo está atento, assim é que é.
E obrigado.
1 Agosto, 2024 at 22:32
Quaresma pró RA não existe como central titular, só para fazer descansar alguns, nalguns jogos fáceis ou quando não tiver mais nenhum.
E para ala direito, para esse lugar ele nem o conhece sequer.
Como hei-de dizer ? é uma peça suplente á mão prás alturas em que olha pró banco e não vê mais ninguém.
E para mim, Quaresma como central é isso mesmo, só quando não houver mais ninguém, como ala direito era uma das primeiras opções.
O filme é este.
E ainda diria mais qualquer coisa, mas fico-me por aqui.
1 Agosto, 2024 at 22:36
Fresneda ?
Até agora no Sporting ( mas também teve poucas oportunidades) não mostrou nada de nada.
É mais um que pra ali anda.
Nem sei se tem margem para progressão, com o pouco que tem jogado, nem sei avaliar, mas o pouco que tem jogado, é zero.
1 Agosto, 2024 at 22:53
Fez um bom jogo contra o Bilbao no 5 Violinos (particularmente quando passou para o lado direito).
Eu acho que é um jogador com boa técnica e muito forte fisicamente.
Teve o azar de 2 lesões traumáticas nos ombros, na época passada. Jogou pouco e sempre denotando alguma falta de confiança, mas também mostrando alguns bons pormenores.
Este ano, nos 2 jogos que vi, parece estar mais solto, mais confiante (especialmente se colocado no “seu lado natural”) Desde logo, penso que dá para ver um enorme upgrade relativamente ao Esgaio (que tem raça e vontade, mas demasiadas vezes parece uma barata tonta); e o Fresneda vai fazer 20 anos no fim de Setembro.
É um jovem, tem muita margem de progressão (já é internacional A espanhol); é tímido, veio para uma realidade nova e nem todos têm o mesmo ritmo de adaptação.
Caro Opinião, prezando sempre essa opinião, penso que devemos ser mais tolerantes com estes jogadores nestas idades, procurar perceber todo o contexto e confiar que, após o “click”, poderão ser ótimas mais-valias.
Um abraço e saudações leoninas
1 Agosto, 2024 at 23:03
Repare que eu não disse mal do Fresneda, disse simplesmente, que até agora vi zero, e que teve poucas oportunidades para mostrar.
Mas se tenho paciência com ele ? claro que tenho, mas têm que lhe dar mais oportunidades, se não derem ou teimar a não mostrar, é escusado lá estar.
Por exemplo.
Quero ver, o que se vai fazer com o Quenda. Mostrou ? Ok, mostrou. mas se não se continuar a apostar, de que serve ter mostrado ? Dar cheirinhos ? Ou então dar esses cheirinhos com aumentos progressivos de tempo. Quero ver, daqui prá frente. Se pára ou se aumenta de tempo de jogo, quero ver.
Mas mal do Fresneda não disse.
1 Agosto, 2024 at 23:05
Concordando com tudo, não deixa de me fazer confusão o Sporting apostar em contratações como estas. Quero dizer, de miúdos com 18, 19 anos…
Acho muito estranho que um clube que se gaba de ter das melhores formações, colchões novos e o diabo a 7, não consiga formar jogadores.
Nas molhadas de putos que chegam ao clube com 10, 12 anos, alguns mais novos… Não se consegue formar 1 jogador minimamente pronto para cada posição, sei lá, de 3 em 3 anos? Não estou a falar no próximo Ronaldo. Não há entre os 18 e os 23 anos ninguém formado que seja capaz de fazer melhor figura que o esgaio? E pior… Não havendo, compra-se um fora para ser suplente, 3a escolha do esgaio? Ou seja, durante 5 anos, não conseguimos preparar um miúdo para ser competitivo na ala direita? Um clube formador?
2 Agosto, 2024 at 0:26
+1
Também a mim faz confusão.
2 Agosto, 2024 at 10:08
O Porro também chegou com idade de formação… O Diomande também. Se me dissessem que podíamos ter ido buscar um gajo como o Arda Guler com 17 anos eu ia buscar. O facto de se comprarem jogadores jovens em nada belisca a imagem de clube formador, até porque esses jogadores acabam por fazer parte da formação. A formação é uma coisa de fornadas que depois tem de ser coordenada com a qualidade do plantel principal.
Se eu posso ir buscar um Porro nunca na vida vou ficar com um Hevertton porque é da formação.
2 Agosto, 2024 at 10:56
São coisas diferentes. Chegar com idade de formação nada tem a ver com ser da formação.
Matheus Nunes também foi contratado em idade de formação para a equipa B sem ter passado pelas camadas jovens.
A questão aqui é realmente contratar jovens com 20 anos prontos para entrar na equipa principal enquanto os nossos jovens de 20 anos que estão anos na Academia a serem preparados, que não precisam de adaptação ao Clube, com o nosso know how, que inclusive treinam com o plantel principal, têm de andar em empréstimos e muitos nem oportunidade têm de errar em jogos oficiais.
O último craque da Academia vendido acima dos 40 milhões foi Nuno Mendes, ainda da pesada herança.
Em 5 anos não temos um único jogador formado capaz de impossibilitar a chegada de um Pontelo, Tanlongo, Koba, Fresneda?
Um Clube de formação que só tem Inácio (outro da pesada herança) na Seleção e ainda por cima suplente?
2 Agosto, 2024 at 11:14
Ao RA temos que dar mérito, a ele, ou a alguém que anda na escuridão.
Mas RA não é o deus, e tem muitas pedras no sapato, como aquela da Youth league que jamais esquecerei, jamais.
E quando se tem aquele procedimento na Youth league, não tem muita preocupação com a formação. Nuno Mendes era extre terrestre na formação e G.Inácio impôs-se pela necessidade de valorizar para venda, que irá acontecer.
De resto, não tenho grande esperança no aproveitamento de alguém da formação, vamos ver agora o Quenda, se virem potencial pra ser vendido será lançado, se não, virá por aí abaixo.
O Sporting neste momento além de querer jogadores que deiem qualidade quer acima de tudo ter jogadores pra vender, uma coisa não pode estar dissociada da outra como é óbvio.
Mas o Sporting quer é vender.
Formação?
Nem sei o que dizer ou pensar.
1 Agosto, 2024 at 22:51
Como central é isso mesmo?
Eu adorava ver um comparativo dos golos sofridos com o Quaresma a titular e com o Diomande por exemplo.
Tenho a ideia que o período em que a nossa defesa esteve mais estavel o ano passado foi exactamente na altura que o Quaresma agarrou o lugar.
SL
1 Agosto, 2024 at 22:56
Ok.
São opiniões.
Que respeito.
1 Agosto, 2024 at 23:22
Claro que o Diomande tem potencial para ser um central muito superior ao Quaresma, mas olhando para as performances individuais e colectivas de um e de outro, diria que fomos muito mais sólidos com o Quaresma em campo do que com Diomande.
E tenho mesmo a sensação que o período em que Quaresma jogou enquanto Diomande esteve na CAN foi mesmo o período em toda a época que acumulámos mais clean sheets e em que a defesa sofreu menos golos “evitáveis”.
Queria basear a minha opinião em dados factuais mas estou com preguiça de ir olhar a fundo isso agora e portanto ficamos por aqui, cada um com a sua opinião hehe
Em relação ao Fresneda concordo que ainda não fez nada e não sei se irá fazer, agora se isso vale uma titularidade ao Esgaio na Supertaça já é outra história.
SL
1 Agosto, 2024 at 23:31
Ok.
1 Agosto, 2024 at 23:09
Desculpe.
Quaresma nunca agarrou o lugar, fez um bom jogo contra o rival, jogo de raiva, depois foi progressivamente sendo tirado, porque nunca foi da confiança de RA, até que regressou de novo a ser um suplente, onde está agora.
Quem agarrou o lugar, vindo da formação foi o G. Inácio, que faz parte habitual das opções para titular.
Agarra-se o lugar, quando passa a ser um titular na maior parte dos jogos, o que não acontece com Quaresma.
Julgo eu.
1 Agosto, 2024 at 23:37
Correcto.
Foi o melhor na defesa enquanto jogou? Sim, foi.
A defesa sofreu menos golos com quaresma em campo? Sim, foi a sequência mais longa de jogos sem sofrer.
Agarrou o lugar? Não, assim que diomande e a cristaleira ficaram disponíveis saltaram logo para a titularidade.
2 Agosto, 2024 at 13:46
Exactamente. Foi o que aconteceu e foi o que eu tinha previsto em Fevereiro ainda o Quaresma era titular.
Mas eu não discordo do Opinião, quando ele diz que o Quaresma podia dar um bom ala direito. É um gajo que sabe progredir com a bola, que recupera bem defensivamente. Se calhar é de dar oportunidades primeiro ao Fresneda mas se não correr bem, prefiro o Quaresma ao esgaio, pelo menos enquanto o Geny andar pela esquerda…
Já ganhamos um campeonato há uns anos com um central adaptado a lateral direito (Beto, quando a dupla de centrais era André Cruz e Phil Babb).
1 Agosto, 2024 at 22:20
Cedric a mostrar porque os antigos jogadores não voltam ao clube .
Os outros 50% explicam as sucessivas direções do Sporting com doses semelhantes de egos/orgulhos fúteis e desnecessários….
1 Agosto, 2024 at 22:41
Por mim o Nani ia para capitão do futebol feminino.
Assume se como gaja e já está.
Genero feminino.
Eu ultimamente tb sinto que nasci no ano errado. Sinto que tenho setenta anos. Vou solicitar os papéis da reforma. A minha idade biológica quvme foi atribuída pela sociedade.não corresponde com a a idade que sinto ter no meu corpo.
1 Agosto, 2024 at 22:45
Poderá ser muito discutível aquilo que vou dizer, mas lá vai.
Temos uma coluna vertebral de equipa muito boa, mas temos umas alas de menos qualidade, comparando com a dita coluna (talvez melhor a esquerda que a direita, embora a esquerda seja curta em quantidade).
Desde o princípio que ainda não omiti nenhuma opinião acerca do G.R., reservo-me por enquanto, não vou atrás de nomes, só por ser acabado vic.
Quero ver jogos a doer, depois logo direi.
1 Agosto, 2024 at 23:10
Seria descabido o Jovane que ainda é nosso fazer a pré época a ver se tá melhor da cabeça e se saía algo dali??avançado pela esquerda,entre não termos ninguém ou termos o Jovane ..e sabe bater livres lol.
1 Agosto, 2024 at 23:32
Para o comum mortal talvez não, mas para o Amorim sim.
Quando ele risca um jogador dificilmente volta a trás e com ele creio que Jovane não terá mais oportunidades na equipa principal e só ainda não saiu porque nenhum dos clubes em que esteve emprestado avançou para a compra.
Certamente Amorim terá as suas razões e não sou ninguém para dizer que está certo ou errado, só gostava que ele tivesse mais tolerância com alguns jogadores como tem com outros.
Temo que acabe por sair a custo zero quando há uns anos ainda podia ter dado algum retorno financeiro relevante, mas acontece.
SL
1 Agosto, 2024 at 23:41
O problema é que se não estou enganado o Jovane até teve várias oportunidades com o Amorim mas é muito inconstante,mesmo nos empréstimos onde esteve nunca correu bem aquilo…nem sei, sinceramente.
1 Agosto, 2024 at 23:45
Tenho ideia que o problema do jovane até foi de lesões.
Sempre que estava mesmo para afirmar, lesionou-se
2 Agosto, 2024 at 0:20
Sim teve muitas lesões, mas isso não pode explicar tudo porque se não mais uma vez estaria a ser incoerente pois continua a insistir no St.Juste.
Pode ser algo mental também do jogador ou algo que desconhecemos, mas certo é que quando Amorim risca um jogador raramente dá o braço a torcer
2 Agosto, 2024 at 10:47
Foda-se…
Se alguém gosta do Jovane e deu oportunidades ao Jovane e tempo e tudo mais foi o Amorim…
O Jovane é que não quer ficar porque quer jogar com muita regularidade e tal…
2 Agosto, 2024 at 11:09
Concordo. O Jovane acha que devria ser mais preponderante do que aquilo que é.
É um jogador de rotação. Sempre foi. Mas o EGO de um jogador de futebol é de tal maneira não grande, que nenhum lida bem com o facto de ser segunda linha.
1 Agosto, 2024 at 23:23
Barroso, outro jogador que merecia que se apostasse.
Qualquer dia, Barroso vai á sua vida, e depois desponta noutro lado.
Teve azar, naquele jogo em que se lesionou, salvo erro, na época passada.
Ás vezes quando se lesionam gravemente já não regressam como eram, terá sido o caso ? Bragança regressou bem, mas nem todos são iguais a recuperar.
Vamos ver.
2 Agosto, 2024 at 0:30
Não se lesionou mas sim foi precocemente expulso do jogo por uma entrada intempestiva sobre um adversário!
1 Agosto, 2024 at 23:59
Será que depois da supertaça Gyokeres vai à vida?
E a novela do Ioannidis fica resolvida?
Outra coisa, se Ioannidis jogar ainda nos apuramentos das competições europeias poderá jogar ainda pelo Sporting nas mesmas ?
É que se não poder, e se Gyokeres sair, temos o burro nas couves.
Espero que o Sporting esteja atento a este grande pormenor.
Sou estou a perguntar.
2 Agosto, 2024 at 0:15
Creio que a restrição de utilizar jogadores em equipas diferentes na mesma competição deixou de existir
2 Agosto, 2024 at 0:27
Ok.
Não estou por dentro.
Mas o Sporting que veja bem isso.
2 Agosto, 2024 at 11:21
Não me lembro nada de terem acabado com isso.
De qualquer maneira, sempre se pôde jogar em 2 equipas diferentes por época e em provas europeias diferentes – o Sporting está na CL e o Panathinaikos na EL…
É um assunto que não se coloca, penso eu de que!
2 Agosto, 2024 at 11:19
O Sporting está atento porque tu falas aqui nisso todos os dias…
Se não falasses, nem pensavam no assunto!
É tudo pior que amador!
2 Agosto, 2024 at 0:26
Com o pinheiro a apitar eu ia com os juniores, assim como assim já sabemos como vai acabar e se a federação do proxeneta pode gozar connosco também podemos gozar de volta, não?
2 Agosto, 2024 at 0:44
“O Sporting “não desistiu” de St. Juste, garantia deixada por Rúben Amorim, depois de o central ter voltado a parar, por lesão. Como Record noticiara, o holandês foi autorizado pelo clube a voltar a casa, onde irá dar continuidade à recuperação.
“Se soubéssemos o que poderíamos fazer mais para o ajudar, faríamos. Tem estado a recuperar, voltar a jogar e a lesionar-se. São fases. Passei por elas. Fazemos o máximo”, sublinhou o técnico, em declarações à Sport TV.
“Ninguém desistiu dele. Já passei por isso. Sentimos que um jogador que recupera tantas vezes e volta a jogar, estar aqui todos os dias a fazer um início de recuperação, achei que era difícil. Prefiro que, decidido com o jogador e clube, faça esta parte do tratamento junto da sua família e depois volte”, rematou Amorim.”
Sinceramente, esta necessidade de dar este tipo de explicações não me agrada nem um bocadinho … Pronto, o que isto me diz é que aconteça o que acontecer este jogador vai ficar no plantel 2024/25 … Aqui ou na Holanda, a treinar em Alcochete ou a ver os jogos na tv lá de longe … Este está de pedra e cal, jogar ou não é secundário …
Exigência …
2 Agosto, 2024 at 0:49
Afinal a “cartilha” lampiónica continua de vento em pôpa espalhada pelas rádios, tv’s e jornais desportivos deste país …
Basta ouvir as declarações hoje de um palermóide, diamantino, rabolho, invejoso e miserável de espirito , sobre a troca de renato lesões sanches por joão dopado neves …
2 Agosto, 2024 at 0:57
E havia de ter deixado de estar porque motivo?
Este ano a pressão para ganhar vai aumentar substancialmente e vai valer tudo para o conseguirem, não tenho dúvidas.
Comentadeiros e cartilheiros até é do que menos me preocupa…
Por isso é que não podemos facilitar um milimetro este ano
2 Agosto, 2024 at 1:42
Concordo que não podemos facilitar 1 milímetro…
Agora, a um dia do primeiro jogo oficial… Achas que não estamos a facilitar???
2 Agosto, 2024 at 11:29
Estão a apostar tudo em trazer o Ioannidis…
Não sei se fazem bem ou não – como é que se pode ter a certeza duma coisa ou de outra?
Agora, eu entendo perfeitamente que queiram o jogador, pelas suas características – que acho que funcionam perfeitamente para a ideia do Amorim, quer seja para jogar com o Gyokeres, quer seja até para substituir o sueco.
Claro que era bom isto já estar resolvido mas, acho eu, temos de dar o benefício da dúvida porque têm sido assertivos nas contratações ultimamente…
Eu mantenho a opinião que este plantel mais o Ioannidis – ou outro bom avançado do mesmo tipo – fica melhor que o plantel 23/24 em que fomos campeões com todo o mérito! Portanto, para já estou tranquilo… qb!
2 Agosto, 2024 at 10:08
Depois de ver aqui, tantas loas tecidas à organização do Futebol Feminino do Torreense, a entrevista dada à RR, pela jogadora Jamaicana Chynielu Asher, faz crer precisamente o contrário.
2 Agosto, 2024 at 10:43
O rabolho da natação… Foi eliminado nos 100 m mariposa, supostamente a sua especialidade … Onde foi campeão do mundo…
O pior foi o discURSO do rabolho … Queixou se dos quartos, dos autocarros… E agradeceu o apoio aos benfiquistas…
Isto é uma doença… Miseráveis de espírito.
2 Agosto, 2024 at 11:01
Não curto nada dele. E nem é por ser do benfica. Simplesmente o acho execrável do pouco que o ouvi falar ao longo destes últimos anos.
2 Agosto, 2024 at 11:51
Nem vou dizer nada sobre o atleta, mas para a imprensa nacional parece que a montanha pariu um rato, ia chegar lá fazer e acontecer e tal, as coisas começaram a correr mal e depois já era a questão da especialidade e depois veio a tal especialidade e nem uma qualificação para as meias conseguiu.
Tipico embandeiramento em arco dos jornais portugueses, especialmente quando se trata de promover atletas lampiões, mas depois vem o reality check.
Tanta campanha, prometia tanto e é caso para dizer “o que passou-se?”
De resto, teria sido uma participação normal e ajustada à realidade portuguesa se não o tivessem vendido como o próximo Phelps de Coimbra.
2 Agosto, 2024 at 15:29
Como qualquer português em competição, tenho pena que não tenha conseguido melhor.
O que me dá asco, é que todos os outros atletas são ” o judoca, o surfista, a mesatenista” e este é, na comunicação social ” o nadador/atleta do Benfica”.
Como se todos os outros atletas não tivessem um clube que representam.
E, este nojo, é recorrente, ainda mais quando surgem resultados positivos, com destaque para o facto de “serem do Benfica”.
2 Agosto, 2024 at 11:09
Ioannidis Tazonde?
Dia 8 de Agosto o Panatinaikos recebe o Ajax.
Dia 15 de Agosto o Panatinaikos vai a Amesterdão.
Será depois de dia 15 qua saberemos se vai haver Ioannidis ou não?
Ou seja, se o moço vier, nunca será antes da 2 jornada!
Significa também que, caso não venha, teremos 15 dias para ir à segunda opção?
Aguardai gente, aguardai e não desespereis!
2 Agosto, 2024 at 12:06
Não te preocupes que se o Ioannidis falhar ainda deve dar tempo de ir buscar o Bozenik ou o melhor marcador da segunda divisão romena, portanto não há necessidade de ficar impaciente…
SL
2 Agosto, 2024 at 11:31
Para o jogo de amanhã há várias certezas.
Na baliza:
Kovacevic
No meio campo:
Hjulmand e Morita
No trio de ataque:
Trincão, Gyokeres e Pote
Na defesa certos vejo o Inácio e o Geny
E mesmo esses pode mudar a posição em que jogam.
O Geny pode manter-se na ala direita ou adaptar na esquerda.
O Inácio pode manter-se a central pela esquerda ou adaptar a “ala”.
Sobram 3 posições na defesa o que dá uma enormidade de opções.
Amorim pode meter:
Quenda Quaresma Debast Inácio Geny
Esgaio Quaresma Diomande Inácio Geny
Geny Diomande Debast Inácio Fresneda
(….)
2 Agosto, 2024 at 11:41
Concordo contigo. 8 jogadores serão os que mencionasse …
Os outros 3 … Amanhã veremos…
2 Agosto, 2024 at 11:46
Embora veja que no meio campo qualquer um dos 4….Hjulmand, Morita, Bragança e M. Fernandes….(não acho que Essugo deva perder uma época na sombra destes, o puto tem é de jogar)…..no ataque peca por escasso. Acho que há falta de alternativas válidas. Edwards teima em não afirmar o potencial que tem e RR e Nel estão ainda muito verdes.
Precisamos urgentemente de um PL e um avançado esquerdo, ou então há alternativas que não estou a ver bem, mantendo um nível alto.
Eu ainda tentava um ala esquerdo mas na visão do Amorim com N. Santos e M. Reis no plantel e a possibilidade de adaptar outros lá, cheira-me que não é minimamente prioridade.
2 Agosto, 2024 at 11:53
No meio campo, o Hjulman é inquestionável neste tipo de jogos.
Os outros 3, sim, podem rodar.
Nos outros jogos da 1ª Liga, contra equipas do meio da tabela para baixo, podes jogar sem o Hjulmand sem grande problema.
2 Agosto, 2024 at 11:42
Epa!! Para mim é o Quaresma e mais 10! Tem de jogar!
2 Agosto, 2024 at 11:47
+1
Eu não consigo perceber as constantes desconfianças dele, incluindo o treinador.
Foi o nosso melhor defesa da segunda metade do ano passado, de longe. Ainda neste jogo de apresentação fez um jogo do crl.
Mas cada peido que dá, parece um crime. Mesmo quando ele perde a bola já no ultimo terço deles….
Parece que o Quaresma precisa de ser perfeito todos os jogos durante meio ano para começarem a achar que se calhar é titular….
2 Agosto, 2024 at 11:51
No jogo com os belgas fez uma partida muito fraca…
2 Agosto, 2024 at 11:57
Eu tb não percebo, juro.
Ainda no final da taça do jamor, eu era o único entre muita malta que defendia o Quaresma…todos os outros tinham sempre qq senão: “ou inventa muito”, “ou abusa da confiança” …bla bla.
Não consigo perceber mesmo tanta desconfiança…eu já vi o Inácio “enterrar” bem mais que ele e não leva 1/10 das criticas…o Diomande então nem se fala.
Estou curioso em relação ao Debast e pelo estilo de jogo dele…quando cometer algum deslize se vai levar o tratamento Quaresma!
Afirmo outra vez, Quaresma e mais 10!!
2 Agosto, 2024 at 12:00
E para mim seria
Quaresma – Diomande – Inacio, na direita Fresneda e esquerda Geny.
Mas tenho quase a certeza que o Esgaio vai começar a partida, de um lado ou outro.
2 Agosto, 2024 at 12:08
Epah, tenho MUITAS MUITAS duvidas que o Esgaio jogue de inicio.
Acho que o Esgaio está mesmo na porta de saída e a utilização dele na pré-epoca parece apontar para isso…
Ainda no Sábado quem entrou para sair o Geny foi o Fresneda…
2 Agosto, 2024 at 12:11
O Amorim não deixa cair os seus 🙂
2 Agosto, 2024 at 12:13
Essa frase fez sentido no ano passado.
Este ano já caiu Paulinho, Adan, Neto…
Só falta mesmo o Esgaio.
2 Agosto, 2024 at 13:07
Também me parece que ele está a apanhar o embalo para “despachar” o Esgaio e renovar o plantel.
Se por um lado se vê isso na fraca utilização na pré época por outro pergunto-me o que ainda faz no plantel…
Talvez seja o trintão que ele vai querer manter no plantel para fazer o papel que o Neto fez o ano passado.
2 Agosto, 2024 at 13:49
Idem aqui.
Outros fazem muito mais cagadas que ele e têm mais confiança do treinador, vá lá saber-se porque….
2 Agosto, 2024 at 11:48
Concordo e também ia com o bragança no lugar do morita.
2 Agosto, 2024 at 11:50
Eu para mim arriscava com Fresneda, Quaresma, Debast, Inácio e Geny.
A adaptar alguém e com isso colocar alguém fora de posição arriscava o Geny que está mais adaptado à equipa.
O Fresneda porque é dos que para mim pode oferecer melhores garantias defensivas. Colocando o Quenda e com o Galeno naquele lado seria arriscar demasiado.
Diomande sinto ainda muito preso, portanto dos 4 centrais era o que perdia o lugar.
E assim metia o Quaresma Debast e Inácio.
Mas o mais certo é até o Amorim meter o Debast Diomande e Inácio.
2 Agosto, 2024 at 11:55
Ou até podias jogar com Quaresma, Diomandé, Debast, Inácio e Geny…
Eu, provavelmente, jogava assim!
O fodido disto é que ficas sem um bom central no banco, e só com o Muniz!
2 Agosto, 2024 at 11:59
Epah pode ser muita coisa.
Até é bem possível que seja assim porque o Amorim vai querer segurar o jogo e entrar modo defensivo como costuma entrar contra equipas de nível superior ou que colocam mais dificuldades, e quando é a doer.
Quaresma a ala direito oferece-lhe mais condições defensivas e ao mesmo tempo consegue levar a bola para a frente e ainda permite levar o Geny para a esquerda.
Para além disso coloca todos os centrais a jogar e assim já não chateia nenhum.
Pode ser…
2 Agosto, 2024 at 11:49
Debast será titular de certeza.
O que estará em duvida será o 3º central e um ala.
Os outros 9 são mais que certos.
E eu até acho que duvida mesmo duvida só será o ala direito, porque os 3 centrais serão Diomandé, Debast e Inácio e o Geny vai jogar a ala esquerdo, no lugar do Nuno Santos.
2 Agosto, 2024 at 11:56
Pode muito bem ser.
Aliás o meu comentário vai no sentido que pode ser muita coisa na nossa defesa.
Se Amorim for pela experiência e estatuto e outras coisas do género serão mesmo Debast, Diomande e Inácio.
Eu acho que neste caso o Debast vai descair para a direita para poder sair mais a jogar em vez de jogar no meio e ficar um pouco preso de movimentos.
A adaptar alguém na esquerda eu também apostava no Geny.
Não sei mesmo…
2 Agosto, 2024 at 11:53
Eu coloquei as dúvidas com base naquilo que tem sido o histórico do Amorim até ver.
Por vezes arrisca mas outras insistiu nos mesmos e foi pelo estatuto.
Portanto não sei mesmo que defesa vai apresentar.
Aliás arrisco aqui dizer que ninguém sabe.
Já nas outras posições não é bem assim e haverá seguramente alguém com as mesmas certezas que eu.
2 Agosto, 2024 at 11:46
https://www.ojogo.pt/806677234/pusemos-imane-khelif-a-lutar-com-jose-quiles-e-foi-equilibrado/
Ainda sobre este tema…
Pelo que andei a “investigar” sobre o caso concreto, dizem que esta pessoa tem os 2 sexos – são casos raros! Ora, se tem os 2 sexos, tem o sexo masculino, pelo que não devia poder competir no desporto feminino – parece-me bom senso, pensar assim!
Se tem as características do sexo masculino, tem vantagem perante atletas femininas.
Se virem o combate anterior a este que despoletou a polémica, com a italiana, é um um autêntico massacre – e a outra atleta aguentou o combate todo a levar porrada, praticamente nem ripostando. Era fácil ver que aquilo não era um normal combate de boxe entre 2 mulheres…
Vamos ver quando aparecer a atleta de Taiwan, que dizem ter também esta condição rara, como é que a coisa fica…
2 Agosto, 2024 at 11:59
É uma vergonha que esta sociedade não tenha a dignidade de proteger a mulher e sua feminidade.
Espectáculo decadente ver uma mulher a ser espancada sem piedade por um homem. Com árbitro e aplausos.
Estes jogos olímpicos são os jogos da vergonha e da baixeja q que chegou esta sociedade.
2 Agosto, 2024 at 12:04
Não sei que homens é que conheces mas eu não conheço homens que nasçam com pipi e com útero ….
2 Agosto, 2024 at 11:59
É dificil…é muito mais dificil do que eu pensei quando li a primeira vez porque li que ela era trans…e na verdade não é.
Ela é mulher na acepção clássica. Tem é uma condição de nascença que lhe dá vantagem sobre outras mulheres mas é hormonal. Ela é mulher, tem corpo de mulher, toda a vida foi.
Instintivamente diria que não pode lutar contra mulheres porque é uma grande vantagem. Mas vai lutar contra homens? Uma mulher? Pode? Ela é uma mulher, para todos os efeitos. Será que basta ter estes cromossomas para ter potencia suficiente para lutar contra homens?
Vai ser proibida de combater de todo? Vão criar uma categoria só para pessoas com esta condição?
E a condição em causa…a quantidade de atletas que são extraordinários devido a causas biológicas que lhes dão vantagem face aos outros? Porque nasceram assim? Vão ser todos proibidos? Os textos e texto que já li sobre as condições físicas do Phelps que o tornavam absolutamente excepcional…
Não é uma situação fácil. Eu ontem fui estupido porque fui atrás da piada fácil e nem percebi exatamente o que estava em causa.
A única coisa que me fez rir depois no meio disto tudo foi a absoluta e total inversão do argumento:
“É fácil! Tem pipi é mulher, tem pilinha é homem!”
“Não é assim tão simples”.
Há uma semana, estas exatas frases eram ditas pelo “campo” oposto….
E confesso que me está o teatro completamente desproporcional que está em torno disto também me enerva. A Italiana luta boxe. Sabia o que defrontava. Agora esta encenação toda porque levou nos cornos…uma lutadora de boxe…também calma lá. Parece uma gaja que ia para lá dançar ballet e depois levou um selo que não estava à espera.
Mas pronto…é uma situação complicada…
2 Agosto, 2024 at 12:13
Uma lutadora de box desiste porque tem uma dor no nariz. A piada faz-se sozinha.
Mas eu acho que se a senhora nasceu com pipi, tem que lutar com outras que também nasceram com pipi. Se é mais forte, seja por que condição especial for, ainda bem para ela, que tem vantagem.
Eu sou homem e também, por mais que me esforce e treine, e podia treinar a vida toda, e nunca iria ganhar ao Bolt. Nem 1,80 tenho. Não vou agora dizer que o Bolt não pode correr os 100 ou os 200 metros porque é mais alto, mais forte, mais rápido… As coisas são como são! Se fosse só trabalhar e estar motivado, qualquer pessoa era medalhado olímpico.
2 Agosto, 2024 at 12:16
Epah pois…é por aí também que eu “ando”….
Porra…a italiana só falta xuxar no dedo em posição fetal a gritar “aquela menina bateu-me!!”
Porra…
2 Agosto, 2024 at 13:15
Mas a luta não é como o atletismo.
Na luta há classes pelo peso por alguma razão.
Tratar as coisas iguais de forma igual e diferentes as coisas diferentes.
Os meus 2 cêntimos é que o facto de ter uma condição especial e num desporto que categoriza por questões físicas (como o peso ou o sexo) de forma a manter a justiça entre praticantes, acho que não devia ser permitido esta vantagem física neste caso tão especial, mesmo que perceba que é injusto para ela não poder praticar o desporto que gosta.
Mas ainda é mais injusto para todas as outras mulheres que não têm a mínima possibilidade, por mais que treinem, de equiparar à vantagem hormonal que a outra tem.
Digo eu…que não mando nada.
2 Agosto, 2024 at 12:19
Nascer nessa condição é como ter um dopping natural pois o seu organismo fabrica substâncias que potenciam as suas capacidades físicas.
É uma vantagem natural pois nasceu com ela, mas dá-lhe uma vantagem que não é justa.
É como colocar um lutadorr de 90 quilos a lutar na prova de -65 quilos por não ter mais nenhum atleta com o mesmo peso.
Se não existem lutadoras com as mesmas características biológicas, que se dedique a outras actividades onde as características físicas não garantam uma vantagem. No jogo de damas, ou no xadrês…
2 Agosto, 2024 at 12:26
Mas o lutador tem sempre uma categoria para lutar.
Um lutador, que tenha uma condição hormonal que lhe dê mais força que os outros…não pode lutar na sua categoria de peso?! Pode. Não deve ser dificil investigar o Tyson e chegar à conclusão que ele tem uma condição qualquer física que lhe dava uma potencia extraordinária…
Lá está…o Phelps tinha umas merdas físicas que lhe davam vantagem face aos outros.
E vai ficar por aqui? Ou vai ser investigado todo o genoma para perceber os que têm vantagens físicas e hormonais de nascença para os impedir de participar?
Se aparece um ciclista que tem uma condição física natural que o faz ter muito mais resistência do que os outros deve ser impedido de participar?!
O teu ultimo paragrafo então…se ela nasceu com um dom, é evitar e fazer alguma coisa onde seja mediana. Não me parece justo.
O desporto de elite é efetivamente para gente especial. Não é para todos, não é para os que têm mais vontade que os outros. É para os excepcionais.
2 Agosto, 2024 at 12:58
“Mas o lutador tem sempre uma categoria para lutar.”
Exatamente.
Uma coisa é nascer com aptidões físicas ou desenvolvê-las, outra é nascer com aptidões biológicas que mais nenhum atleta tem a não ser que use substâncias para o efeito.
No caso dela não existe uma categoria. Que pratique outro desporto onde não tenha uma vantagem hormonal. Culinária, por exemplo…
2 Agosto, 2024 at 17:25
Sugiro -petanca.
2 Agosto, 2024 at 12:27
Então mas… Uma pessoa com características físicas excepcionais, no teu entender, deve abdicar de tirar vantagem dessas suas características?
Vamos por o Bolt a jogar xadrez porque é mais rápido que os outros e o Magnus carlson a correr os 100 metros, que é mais inteligente que os outros…
Não me parece fazer muito sentido.
Porque é que os “baixinhos” são uma exceção no basket? Vamos acabar com os wembys desta vida no basket, que têm uma vantagem do CRL a comparar com os outros…
2 Agosto, 2024 at 13:00
Não são capacidades físicas apenas, são também capacidades hormonais.
Ou então permitam que outras atletas consumam testosterona…
2 Agosto, 2024 at 13:35
Exatamente.
Eles estão a confundir características físicas com hormonais.
O físico desenvolve-se.
O hormonal ou nasces com elas ou tomas merdas, que por alguma razão no desporto são proibidas.
Não percebo é como o COI tem um entendimento e a IBA tem outro que desclassificou as duas atletas em causa do Mundial do ano passado, em Nova Deli.
No meu entendimento que vale zero para isto, é que as atletas estão a beneficiar de uma vantagem que não está ao alcance das outras todas e não por uma questão de terem um dom ou terem trabalhado para tal mas simplesmente por uma questão hormonal.
Nascer um Phelps, um Bolt ou outro qualquer para mim é diferente de uma mulher que tenha a combinação de cromossomas XY com todas as vantagens inerentes.
Porque não abrir o leque de opções e categorias.
É injusto não poderem competir e fazer o que gostam.
Mas também é injusto beneficiarem de armas que estão longe de estar ao alcance das outras todas por meios legais….caso contrário permita-se às outras atletas tomarem merdas que hoje estão proibidas e que lhes permita usar a vertente hormonal para se tornarem melhores.
Se é isso que querem…
2 Agosto, 2024 at 14:24
Então ter vantagem por capacidades físicas naturais, tásse bem, mas por capacidades hormonais naturais já é um problema?
Se a tipa não consumiu nada que esteja proibido, tem que ser impedida de competir porque nasceu diferente das outras?
Se é uma característica natural dela, excepcional ou não, acho muitíssimo bem que ela a aproveite da melhor maneira!
O desporto de elite não é para toda a gente, não é para um esforçado que trabalha… Nem toda a gente, com todo o esforço e dedicação do mundo, consegue lá chegar.
Isto não tem a ver com justiça, porque isto não é um tribunal.
É o mais rápido, o mais forte, o que tem a melhor técnica que tem que ganhar… Se há um indivíduo que, naturalmente e sem recorrer a substâncias ilegais, é melhor que os outros nalguma tarefa, seja por questões físicas ou hormonais ou quaisquer outras, tem vantagens excepcionais únicas dele, só tem é que as aproveitar.
2 Agosto, 2024 at 13:55
Esta lutadora argelina já competiu nos jogos de Tóquio e não houve stress nenhum, se calhar porque foi eliminada nos quartos e não chegou as medalhas. Na altura ninguém se chateou.
O que faz confusão a muita gente é porque chegou às medalhas. Daí terem comecado a inventar que é trans e mais não sei que.
Se ela biologicamente tem características que lhe dão vantagens frente a outras competidoras, azar. O Michael Phelps tb tinha e ninguém se chateou.
2 Agosto, 2024 at 13:58
Sim mas o Michael Phelps não ganhou por ter vantagem hormonal em relação aos outros.
Porque não deixam então as outras mulheres tomarem medicação hormonal então?
Aí já é considerado doping?
Então….
2 Agosto, 2024 at 14:11
Olha, essa é uma questão muito pertinente! Se o objectivo é ser o melhor numa determinada actividade e se podes tomar medicação (doping) que te permite conseguires ser melhor, porque é que há-de ser proibido??
Eu acho que a principal razão é a segurança dos atletas. Porque o doping permite-te melhores performances no imediato mas a longo prazo é bastante prejudicial. Tou a falar sem conhecimento, atenção, mas penso que seja próximo disto.
No caso… A tipa, segundo consta, não fez nada ilegal, não tomou nada que não pudesse… Ela simplesmente é… Built differently
2 Agosto, 2024 at 16:59
Pois mas lá está para umas é ilegal porque só podem lá chegar violando a lei e a outra atingiu esse “estado” de forma natural.
Sublinho:
Acho que devem ser criadas condições para todos praticarem o desporto de forma justa.
A questão do cromossoma Y não é um pormenor como ter braços maiores, ou pernas maiores, ou produzir menos acido lácteo, é uma questão de produção de testosterona que influencia muito o desempenho de atividades físicas em muitas vertentes do corpo humano e leva a uma desigualdade brutal em relação às mulheres.
Todos devem ser protegidos e não estamos a falar de proteger nabos que não são assim tão bons no desporto e sim uma cena um pouco mais séria.
Ela é built differently porque de forma natural produz testosterona que as outras não conseguirão nunca lá chegar. Pelo menos de forma legal…
2 Agosto, 2024 at 17:09
E isso faz dela capaz de competir com homens?
2 Agosto, 2024 at 14:16
Não?!
Michael Phelps’s height, wingspan, and large hands and feet give him an advantage in swimming. His body also produces less lactic acid than his rivals, which shortens his recovery time.
2 Agosto, 2024 at 16:59
O Fix explicou melhor do que eu poderei talvez explicar.
2 Agosto, 2024 at 13:56
Não é só uma questão hormonal. Se tem o gene XY não se pode dizer que seja mulher…
Uma mulher na acepção clássica é o quê? Uma pessoa com vagina?
E, para ti, a acepção clássica é veres a pessoa nua e perceberes se tem pipi ou pila? Interessa só o que vês?
É que se vais fazer uma analise ao que não se vê a olho nu, então percebes que tem útero mas também tem os cromossomas XY…
E valorizas mais o ter útero do que ter cromossomas XY porquê, se é teres os cromossomas XY que te dá características de homem e, portanto, vantagem sobre uma mulher normal?
É uma pessoa que tem os 2 genes, pelo que li.
É diferente de ter pipi ou pila…
O facto de ter o gene XY já não a coloca igual às outras mulheres que competem que só têm o gene XX.
E se não queres perceber isso, enfim, é contigo…
Como disse o Rampante, e muito bem, nos desportos de combate há categorias por peso por alguma razão – coisa que tu nem deves entender porque para ti é só uma questão de ter pipi ou pila…
Tu olhas para aquela pessoa e, sem saber nada, dizes que é um homem ou é uma mulher? Só isso já levanta questões – que não chega para eliminar a pessoa mas chega para se tentar perceber o que se passa, que foi o que fizeram no campeonato do mundo de boxe. Aqui, nos JO, que actualmente estão politizados ao extremo, cagam nisso e até gostam destas cenas…
Por alguma razão ela foi impedida de combater no Mundial de Boxe, porque exactamente não tinha todos os critérios para estar no desporto feminino. E a mim isso é que me parece o correcto.
Se tem os cromossomas XY, não se pode dizer que seja uma mulher, apesar de também ter os cromossomas XX, porque uma mulher só tem os cromossomas XX. As pessoas com a situação dela são consideradas “intersexo”, ou seja, nem são mulheres – logo não podem competir no feminino – nem são homens.
São casos raros na natureza – como os hermafroditas são, por exemplo!
2 Agosto, 2024 at 14:20
Epah porra…
Agora para determinar o sexo dos bebes é preciso medir cromossomas?!
E dos adultos é igual?!
Se eu tiver uma merda qualquer de cromossomas ou hormonas ou o crl dos 2 deixo de ser homem?
Adorava….juro que adorava….ter a conversa sobre o que determina o que é um homem e uma mulher contigo à 1 mês, antes disto tudo. E perceber como é que determinavas nessa altura o que era um homem e uma mulher…
Isto é tudo menos simples. Eu compreendo a vantagem competitiva dela e que isso doi. Mas por outro lado não me parece nada justo que ela não possa competir porque nasceu com uma condição médica que a torna muito boa no Boxe…
2 Agosto, 2024 at 14:32
Pessoalmente acho que são os órgãos reprodutores com que nasces que ditam o sexo. Pipi feminino, piwinha masculino. Se funcionam a 100% é irrelevante. Nestas coisas a resposta mais simples por norma é a mais correta. Porque se vamos por alterações químicas ou genéticas está tudo fdd.
2 Agosto, 2024 at 14:44
O que é mais estrambólico nisto tudo é que…
De repente é possivel meter os wookes e os ultra-conservadores a dizerem que o sexo deve ser atribuído depois de uma análise profunda ao cromossoma e produção de hormonas e análise completa fisica…e a única coisa que os distingue é a vontade da pessoa, que para os conservadores continua a não contar.
Ainda vamos chegar a que os 2 extremos concordam que até a idade de determinar o sexo com exatidão, é tudo não binário……hehehehe
2 Agosto, 2024 at 15:23
Não é nada disso que eu digo… Começa logo por aí a tua desconversa!
À partida basta ir pelo “tem pila ou pipi” e segue… Mas não se fica por aí se houver algo a acrescentar.
Uma gaja que era homem pode ter pipi… e não deixa de ser homem na sua formação, como o contrário acontece.
Aliás, tudo isto fica evidente quando o que se vê e questiona é SEMPRE gajos disfarçados de mulheres ou mulheres com características de gajos a competir no feminino e NUNCA o contrário.
Só por isto se vê que o tema é questionável sim!
O que está em causa aqui – e nem interessa o sexo – é pessoas terem vantagens que não deviam ter no desporto! E é evidente que há homens mais fortes que outros homens, como há mulheres mais fortes que outras mulheres, e isso não os faz entrarem no tema “vantagens que não deviam ter”. Faz parte. Mas faz parte de uma forma que tenha bom senso – e é por isso que nos desportos de combate há categorias por peso, exactamente porque o bom senso diz que faz sentido que quem tenha 50 quilos não tenha de combater com quem tenha 100 quilos!
Agora, uma pessoa que nasce com pipi ter toda a composição estrutural e fisionómica dum homem – penso que são esses os termos – é uma coisa que é bastante discutível no tema “vantagens que não se deviam ter”. E é disso que se fala.
2 Agosto, 2024 at 15:30
Mas ela não tem toda a composição estrutural e fisionómica dum homem…
Ela é mulher, tem a composição estrutural de uma mulher. Ela não é um homem que decidiu ser mulher. Ela é uma mulher que tem uma parte de homem que não é habitual.
2 Agosto, 2024 at 15:32
Nasces com piwinha és homem, pipi mulher. E uma ferida não é um pipi Miguel. Não só não é capaz de ejacular, como o corpo vai sempre fazer os possíveis para que se feche, por isso é que um homem que corta as joias tem de manter aquilo aberto, como se faz com os alargadores das orelhas, porque se não aquilo fecha e é preciso nova intervenção médica.
2 Agosto, 2024 at 17:01
Se a vantagem fosse assim tão avassaladora quanto isso, já nos outros jogos em que participou tinha cilindrado! E perdeu, nem levou medalha…
2 Agosto, 2024 at 17:09
E perdeu a levar murros….
Coitada….
2 Agosto, 2024 at 14:48
Não é nada simples.
Mas TCdL eu partilho das tuas dúvidas mas acrescento outra.
E as outras que estão em clara desvantagem devem ser “impedidas” de competir em circunstâncias iguais.
E não partilho da ideia de que ter cromossomas masculinos que é a mesma coisa que ser um Phelps ou um Bolt ou outro monstro do desporto.
É uma situação fodida mas acho que só se resolve mesmo criando outra categoria.
Assim talvez se conseguisse o bom dos dois mundos.
Tinham possibilidade quer umas de competir quer as outras de não sofrer de uma desigualdade competitiva que não podem igualar a não ser recorrendo a medicação proibida no próprio desporto que praticam e permitiu esta situação o que é ainda mete ainda mais confusão para a discussão 🙂
2 Agosto, 2024 at 14:54
Epah pois…mas isso faz parte.
Há pessoas que nascem fisicamente com circunstancias que lhes dão vantagem e que as tornam especiais.
Há pessoas que nascem naturalmente com handicap que lhes dificulta muito mais praticar o desporto do a média.
Não sei como é que vais nivelar os 2.
2 Agosto, 2024 at 16:49
Olha permitir às mulheres e outros atletas fazerem tratamentos hormonais.
Se não faz assim tanta diferença que se foda 🙂
2 Agosto, 2024 at 22:57
🙂
2 Agosto, 2024 at 13:59
Aposto que se fosses o pai da italiana, a tua posição era diferente…
É impossível não o ser quando vês alguém esforçar-se ao limite e depois perder deste maneira…
2 Agosto, 2024 at 14:16
Desta maneira? Com um selo, no boxe?
2 Agosto, 2024 at 14:28
Ya… É incrível não é?
Dediquei-me ao box, treinei muito, esforcei-me, cheguei lá e apanhei uma tareia… Não pode ser! Como treinei muito não pode haver ninguém melhor…
A que ganhou, apesar das hormonas, achas que não trabalhou também? Não se esforçou? Não teve que fazer nada… Simplesmente inscrever-se e ganhou…
Tanto não é assim que nos últimos jogos levou na boca, apesar das hormonas.
2 Agosto, 2024 at 15:10
Pois, desconversa…
A italiana nunca deve ter levado um banano duma gaja nem perdido algum combate. Deve ter sido o primeiro, e por isso chorou…
Quando é para desconversar deve ser por falta de outros argumentos…
2 Agosto, 2024 at 14:27
Do que li não acho que haja margem de dúvidas em relação ao sexo.
Acho complicado compará-la com o Phelps porque do que sei o Phelps não produzia níveis de testosterona absurdos, a baixa produção do acido-lático não me parece ser tão influente no desporto como níveis elevados de testosterona, um ajuda na fadiga muscular, mas o outro influencia mais parâmetros do que apenas recuperação mais rápida. Aliás eu acho que o que sempre diferenciou o Phelps foi o tamanho dos membros, o bacano parecia ser só braços e pernas. Quanto à influência da testosterona é olhar para o corpo da Imane e de outra atleta do mesmo peso e ver que ela não passa no teste do olho, porque não tem gordura onde devia ter, porque os braços não parecem ser naturais para quem pesa 66kg etc.
Acho que o que devia de ser discutido era mais se se deve criar um limite para níveis de testosterona, mas aí devia de se começar a guardar registos médicos assim que iniciam a puberdade, ou se vale a pena estar-se a mudar regulamentos por causa de um caso raro. Parece-me ser uma questão que requer uma avaliação e longos meses de pensamento minucioso, do que propriamente uma reação mais emocional como tive ontem.
2 Agosto, 2024 at 14:41
Pois…
Mas onde é que marcas a linha?!
Como é que medes o grau de influencia de uma mutação física e onde é que marcas a linha do aceitável e inaceitável?
Lá está…os jogos olímpicos a partir de agora têm de medir os cromossomas e produção de hormonas de todos os atletas que estão para saber se coloca na categoria feminina e masculina?
Ela tem 25 anos e ontem foi a primeira vez que ouvi falar nela. O que coloca a tal mutação num patamar que não é assim tão decisivo quanto isso. Ela esteve nos jogos à 3 anos e não foi tema nenhum….será que é assim tão decisivo a produção de hormonas e o cromossoma?! Ou dá apenas uma pequena vantagem que está a ser brutalmente explorada porque esta indignação começou com a abertura dos jogos?
Não sei….não conheço o suficiente….
2 Agosto, 2024 at 15:27
Acho que o cromossoma é um não assunto, a testosterona sim. Por isso é que disse que a ser imposto um limite os níveis têm de ser assim que o atleta entra na puberdade, o que irá criar ainda mais exclusividade. É como digo o ácido-lático do Phelps ao pé da testosterona não é nada. A testosterona influência basicamente tudo, densidade óssea, crescimento, produção de proteínas, metabolismo etc etc. Imagina que tens um casal de filhos. Iniciam a puberdade, a dieta é a mesma, os hábitos são os mesmos, é tudo igual. No fim aos 21 anos, o teu filho será mais alto, mais musculado, terá mais pelo, os ossos serão mais densos, e vai processar a comida com muito mais facilidade do que a tua filha. Isto tudo é por causa da testosterona. 10 anos de produção natural de testosterona influenciam bastante no que toca ao físico e à performance do mesmo. O facto da média de alturas nos homens ser sempre maior que nas mulheres é por causa disso mesmo.
Acho que se começar a ser frequente vão ter de fazer alguma coisa, porque apesar de ser uma produção natural, não é algo natural, e quando digo natural é que a maioria das mulheres não produz. No entanto é como digo, tem de ser algo analisado com muito cuidado e a serem tomadas decisões têm de ser com a maior minucia possivel.
Quanto ao mediatismo é normal. Nos últimos anos tem sido crescente a pressão em ter homens a competir com mulheres, já o estão a fazer em muito sitio, e isso cria uma resistência normal. O que aconteceu é perfeitamente natural, porque a maioria teve primeiro uma reação emocional, mas se uma pessoa parar para pensar e ler, acho que o caso não é nada do outro Mundo, a italiana também só exacerbou o assunto com aquelas cenas tristes, mas requer um pensamento muito mais complexo do que a maioria tem capacidade para ter, onde eu me incluo. Sábado já nem me lembro que isto aconteceu lol.
2 Agosto, 2024 at 17:31
Assumindo desde já que não sei mais do que o senso comum me diz…
Os homens também não produzem todos o mesmo nível de testosterona, certo? Vamos começar a medir os níveis e fazer classes por nível de testosterona? Como está não é justo para os homens que perdem (assumindo que os que perdem têm menos, não sei se terão…)
2 Agosto, 2024 at 17:50
Por não produzirem todos o mesmo nível de testosterona é que não são todos atletas. Essa seleção é feita naturalmente.
Eu não tenho altura (nem qualidade) para jogar na NBA, ou potencia muscular e resistencia para correr contra o Pogacar.
Se não tiveres o mesmo desenvolvimento fisico fruto de fabricares menos testosterona, não irás desafiar o Mike Tyson para uma luta.
Ou roubar o nick ao Xupa…
2 Agosto, 2024 at 18:00
Mas entre os próprios atletas de topo, certamente haverá diferenças nos níveis de testosterona. São assim tao determinantes para a performance?
Num exemplo concreto, o phelps tinha maiores níveis de testosterona que os que competiram com ele no ano em que ele cilindrou completamente os jogos olímpicos?
Independentemente dos níveis, uma coisa é certa, a competição nesses jogos com ele foi tudo menos justa. O homem limpou tudo.
Devia ter uma classe só para ele ?
2 Agosto, 2024 at 18:36
Em atletas de topo as diferenças são menores e a seleção é feita nas eliminatórias.
Tens o Diogo Ribeiro que é Campeão do Mundo de Natação nos 100m mariposa e que terminou no 20º lugar hoje.
Anteontem esta miúda conseguiu um feito incrível, contra todasas expectativas.
https://www.msn.com/en-us/sports/other/talked-into-swimming-the-100-meter-freestyle-sarah-sj%C3%B6str%C3%B6m-gets-a-gold-that-surprises-even-her/ar-BB1qYNaZ?ocid=BingNewsSerp
Tornou-se na mais “velha” a conquistar uma medalha de ouro nesta prova em Jogos Olímpicos.
E mesmo ontem o puto francês Leon Marchand a brincar quebrou o recorde olímpico de Phelps nos 400m, tendo o húngaro Kristof Milak, o favorito e segundo, provavelmente também ultrapassado o número de Phelps.
Hoje temos todos os dias superatletas, que devido a sua preparação, cuidado com a alimentação, e treino, quebram recordes até aqui tidos como impossíveis de ultrapassar.
O caso que discutimos é de uma atleta produzir muito mais hormonas masculinas e diputar com atletas de topo que não a produzem ou produzem em muito menor quantidade e ser esse o factor diferenciador e não as características atléticas e qualidade desportiva…
3 Agosto, 2024 at 14:52
JHC se calhar até tens, mas não treinaste a tua adolescência toda para o ser. O corpo também responde a estímulos.
A comparação não faz sentido porque todos os homens produzem níveis elevados de testosterona. Depois há componentes genéticas que fazem a diferença em alguns casos. Há anormais genéticos que precisam de treinar menos para obter melhores resultados, tipo o Shaq, o Phelps, o Bolt até certo ponto, por aí fora. O que eu estou a falar é um grupo generalizado que praticamente mal produz testosterona, contra um elemento que produz a níveis elevados. Há um desequilíbrio competitivo maior do que o normal. Mas isso não quer dizer que a técnica não compense a diferença, mas num desporto como o Boxe, MMA, em que um golpe decide uma luta, acho que é uma diferença que pode eliminar um bocado a justiça da competição.
Mas lá está, é um problema complexo que iria pedir muito mais atenção e minucia do que aquilo que podemos oferecer.
3 Agosto, 2024 at 15:35
Concordo, Fix…
2 Agosto, 2024 at 12:06
Pá… Eu sou absolutamente a favor de simplificar estas coisas ao máximo.
Se alguém, por uma condição genética qualquer, tem vantagem numa modalidade, só tem é que a aproveitar. Ainda bem que descobriu a sua vocação.
Pra mim é: nasceu com um pipi? É uma senhora. Compete com as senhoras.
Nasceu com uma pilinha? É um senhor. Compete com os senhores.
Esta nasceu com um pipi e compete com as senhoras? Tá tudo bem. Desde que não tenha doping e outras artimanhas, pra mim tá certo. Ganhou porque é mais forte.
Se não, passava-se a definir a competição com níveis de skills, sem ser por masculino/feminino. Tinha que se arranjar um sistema que medisse a habilidade e competiam os que tivessem habilidade similar. (O que normalmente resultaria, digo eu, em toda a gente querer ver a faixa de atletas com maior habilidade, que iriam ser quase de certeza 100% homens, e as mulheres iam acabar nas faixas de habilidade mais baixa, a competir umas com as outras e, mesmo nessas, possivelmente, a perderem também para homens com habilidade similar.)
2 Agosto, 2024 at 12:12
É por aí que eu ando também….
Nasceu com uma condição que a deve prejudicar e “aleijar” em muitas coisas, com a qual não deve ter sido nada fácil crescer, será que faz sentido tirar-lhe uma das poucas em que tem vantagem?!
Ela não fez batota. Ela nasceu assim.
E ela já esteve nos jogos e não ganhou. Pelos visto não é assim tão simples.
2 Agosto, 2024 at 12:15
A “força da técnica” normalmente ganha à “técnica da força”.
Sobretudo numa arte marcial.
2 Agosto, 2024 at 12:24
Pois, mas pelo que depreendi do que escreveu o Miguel, ela tem os 2 sexos, e as outras não.
Tem 2 sexos luta com quem tem 2 sexos…
2 Agosto, 2024 at 12:29
Ela nasceu com um pipi. Diz que tem os dois sexos porque, ao que parece, tem uma produção de hormonas masculinas superior à maioria das mulheres.
2 Agosto, 2024 at 13:01
É uma vantagem que as outras não têm.
Criem uma modalidade para mulheres que queiram consumir testosterona para concorrer…
2 Agosto, 2024 at 14:12
Mas ela não consumiu.
Se consumisse, era doping…
2 Agosto, 2024 at 14:20
Ou era o João Neves, e portanto era gajo…
2 Agosto, 2024 at 14:22
Não sei…
Será que mediram os cromossomas do João Neves para perceber se é um gajo ou uma gaja?!
2 Agosto, 2024 at 12:29
Ela não tem os 2 sexos.
O corpo dela produz mais cromossomas masculinos do que é natural numa mulher.
Mas ela é mulher e só tem 1 sexo.
Como é que distingues o sexo de uma pessoas? Pela análise detalhada do genoma?! Não me digas que eu ainda posso ser uma mulher e não sei porque nunca fiz isto…
2 Agosto, 2024 at 15:27
Se tem cromossomas XY como é que não é homem?
O que tem mais valor em termos do que falamos na competição, ter cromossomas XY – e tudo o que está associado a isso – ou ter pipi?
2 Agosto, 2024 at 15:38
Não sei. Não sou especialista nem pretendo ser.
Na tua opinião ela deve lutar no masculino, é isso? Achas que seria justo?
Ou não pode lutar de todo?
2 Agosto, 2024 at 12:51
Ela não tem dois sexos.
Pode ser XY e ser mulher devido a uma mutação num gene ligado ao cromossoma Y que determina o género biológico do feto (não é o único gene responsável pela determinação de género biológico nos mamíferos, mas é um dos).
Em caso de ausência ou defeito desse gene, mesmo tendo o cromossoma Y, não desenvolve um aparelho reprodutor masculino, mas sim feminino.
Logo, se for este o caso, ela pode ter nascido com utero, vagina, trompas de Falópio, só que nasceu sem ovários funcionais. Como tal, não produz estrogénio nem progesterona, não ovula, não menstrua. É completamente estéril.
Não se sabe, nesta altura, se é XY.
O facto de poder ter um acréscimo de testosterona comparativamente às restantes pode dever-se entre outras coisas a problemas nos ovários provocando uma desregulação hormonal. Que é algo que ela não teve qualquer escolha em nenhum passo no processo.
Ou, caso se confirme que é XY, pode ter feito um tratamento hormonal no sentido de desenvolver características masculinas em detrimento de características femininas. Pois bem se for este o caso, entramos numa zona cinzenta fodida, porque foi escolha dela, a dado ponto, tomar esta decisão.
Por outro lado, uma vez mais, não teve escolha em nascer assim.
Podemos argumentar que, no final de contas, ninguém escolher como nasce. Géneros, orientações sexuais, fetiches, ser do benfica… é tudo uma decisão tomada à posteriori, não são características inatas de um ser humano.
2 Agosto, 2024 at 13:11
Eu também sou da opinião de que se alguém quer ser rabolho, benfiquista, ou outra coisa qualquer, só devemos respeitar…
(desculpa Guinha, não resisti) 🙂
2 Agosto, 2024 at 13:17
Mais a sério, é como diz o Leão dos Mares, entramos numa zona cinzenta fodida, se dcidiu desenvolver características masculinas, o que não sabemos.
O que é visível é a clara superioridade sobre as outras…
2 Agosto, 2024 at 13:41
E como vais saber se foi opcional ou natural?
Pois….
Epah pelo menos já são duas atletas nas mesmas circunstâncias.
Abram uma categoria para elas.
Classe masculina (homens com cromossomas XY)
Feminina (mulheres com cromossomas XX)
Mulheres com cromossomas XY.
Comité Olímpico Internacional (COI) tem um critério diferente da Federação Internacional de Boxe.
“São mulheres nos seus passaportes e está lá escrito que são mulheres – afirmou o porta-voz do COI, Mark Adams”
🙂
Cheira-me que no futuro será uma salganhada que ninguém se entende.
2 Agosto, 2024 at 14:06
Exatamente, abram uma categoria.
https://cdn.20m.es/img2/recortes/2017/09/19/543542-780-438.jpg
2 Agosto, 2024 at 14:53
Epah neste caso não se trata de um transformer 🙂
Há situações naturais que levam a estas situações. E não podem ser prejudicadas por causa disso. Mas também os outros não podem.
Como se costuma dizer a liberdade de um acaba quando começa a do outro. Neste caso havendo categorias para pesos porque não para contemplar esta situação muito especifica.
Digo eu….
2 Agosto, 2024 at 14:10
Essa é a parte mais fácil de saber. E não há ninguém (que eu tenha visto) que desminta que o que ela tem é uma condição natural.
Agora vai deixar de haver categoria masculina e feminina e passa a haver por cromossomas e por quantidades de hormonas e cromossomas?
2 Agosto, 2024 at 14:51
Pah tem de ser para não impedir pessoas que também devem ter a possibilidade de praticar o desporto que gostam sem foder o desporto para todas as outras.
Sei lá.
É um tema complicado. Mas era o que eu faria sem limitar a liberdade de ninguém.
2 Agosto, 2024 at 15:45
“Todavia, tal como referido pelo TEDH, apesar do entendimento da World Athletic e do próprio CAS, não resulta consensual na comunidade médica/científica que a testosterona seja o principal elemento de desempenho de uma atleta. Existe uma panóplia de outras hormonas e enzimas presentes no organismo, que podem influenciar o seu rendimento, como sejam, por exemplo, o cortisol, o estrogénio e a enzima 5-alfa-redutase”.
https://adcecija.pt/nao-me-vou-envergonhar-por-ser-diferente-caster-semenya/
2 Agosto, 2024 at 17:48
É natural mas é excepcional no sentido de não ser normal as mulheres terem as características que ela tem – que são de homem.
É diferente teres características melhores entre mulheres, que são normais, ou teres características melhores que não são normais entre mulheres mas sim entre homens.
E o problema é esse.
Foi esse problema, e argumento, que foi levantado para a impedir de competir no campeonato do mundo, que disseram (no artigo) estar associado a possuir o cromossoma XY.
Para mim isto faz sentido.
Para ti não faz.
Pronto!
Não tentes é desvirtuar a coisa, dizendo que ela é só naturalmente melhor que as outras mulheres, sendo uma mulher normal… Não é uma mulher normal, porque uma mulher normal não tem cromossoma XY… entre outras coisas que ela tem que não são normais nas mulheres.
2 Agosto, 2024 at 14:12
O critério “está escrito no passaporte” faz todo o sentido quando vivemos numa sociedade em que podemos decidir de que género queremos ser e mudar isso oficialmente…
2 Agosto, 2024 at 14:31
Mas ela não escolheu…
Se ela tivesse escolhido o sexo com que participava, eu concordava contigo em absoluto (e por isso é que ontem me “atirei” para fora de pé).
Mas ela não escolheu. Ela é uma mulher que produz hormonas e tem uma parte do cromossoma masculino. Mas é uma mulher. Sempre foi a vida toda, tem o sexo de uma mulher, sente-se mulher, ela é uma mulher.
Se ela não fosse desportista, ninguém metia em causa que ela é uma mulher. Se ela jogasse xadrez ninguém metia em causa que ela é uma mulher. Mas para o boxe passa a ser automaticamente homem porque produz mais hormonas masculinas do que é natural e tem parte de cromossoma masculino?
Tenho muita dificuldade em “encaixar” isso…
2 Agosto, 2024 at 14:52
Para o xadrês, o jogo do galo, a culinária ou a limpeza de escadas as características morfológicas não são uma vantagem, seja homem ou mulher…
2 Agosto, 2024 at 14:58
Mas eu tenho poucas duvidas que qualquer desportista de elite que se destaque dos restantes tem características morfológicas que o beneficiam face aos outros que não nasceram com elas….
O Bolt na final dos 100 metros dava uma corda aos outros que dava para passar a meta quase a jogar às cartas. Eu tenho a certeza que estudando o Bolt há características morfológicas que o beneficiam face aos outros que não nasceram com elas….
Não são tão fáceis de apanhar como esta dela, mas se estudados a fundo fisicamente, estou certo que têm.
Depois voltamos ao mesmo. Onde é que traçamos a linha nas mutações morfológicas aceites ou não?
Não sei…não sei mesmo…
2 Agosto, 2024 at 15:29
Eu não estou a falar do caso dela.
Estou a falar do argumento dado pelo COI…
“São mulheres nos seus passaportes e está lá escrito que são mulheres – afirmou o porta-voz do COI, Mark Adams”
2 Agosto, 2024 at 15:34
Essa merda do COI só veio validar quem achava que ela era trans, porque pode-se mudar o nome e género na documentação com cada vez menos dificuldade.
2 Agosto, 2024 at 13:18
Ela falou muito bem na entrevista final e disse :
-Tenho imenso orgulho em ser mulher e quem não gosta, pode me chupar a pila
2 Agosto, 2024 at 13:32
O Cedric por exemplo, na falta da quinta pata…
2 Agosto, 2024 at 15:34
A unica coisa que o Cedric tem de realmente bom é a mulher… Honra lhe seja feita!
2 Agosto, 2024 at 15:37
Vê lá se ela não tem cromossomas XY e ainda acabas a levar na tromba.
2 Agosto, 2024 at 17:39
Eu aposto os teus tomates que ela não tem cromossoma XY…
Vai afiando a faca!
2 Agosto, 2024 at 20:21
Sendo assim também aposto os tomates do Leão de Sta.Ingrácia…
2 Agosto, 2024 at 13:35
😀 😀 😀 😀
2 Agosto, 2024 at 14:08
Heheheheh
2 Agosto, 2024 at 14:33
Ahahahahahah
2 Agosto, 2024 at 14:10
Eu li que tinha os 2 cromossomas, por isso é que disse o que disse.
Que tem os cromossomas XY, isso diz claramente em vários artigos que apontam isso ao facto de ter sido impedid”a” de competir no mundial de boxe.
2 Agosto, 2024 at 14:19
A culpa é tua que apareces com esses assuntos esquisitos…
2 Agosto, 2024 at 15:30
Subscrevo!
😀 😀 😀
2 Agosto, 2024 at 14:34
Ah, o especialista mundial Miguel disse isso? Então é verdade..
2 Agosto, 2024 at 15:31
O Miguel disse que o artigo dizia isso…
E agora podes ir foder-te, de preferência com uma gaja como a argelina, que eu não ando aqui para te fazer favores! 😀 😀 😀
2 Agosto, 2024 at 14:05
As modalidades de combates são todas uma estupidez porque têm categorias por peso…
Não faz sentido porque para pessoas como tu, um gajo de 50 quilos pode perfeitamente combater de forma igual com um gajo de 100… É só uma questão de treino e skills…
É a mesma merda de dizer que homens e mulheres são iguais…
Vamos é simplificar de uma vez por todas… É ser humano? Pode competir e só há uma competição para todos.
2 Agosto, 2024 at 14:12
Porra….como assim?!
Homens e mulheres são diferentes.
Ela claramente não é um homem. Ou então pah….tu conheces muitos homens diferentes dos que eu conheço….
2 Agosto, 2024 at 14:16
O Miguel tá no gozo…
2 Agosto, 2024 at 18:06
🙂
2 Agosto, 2024 at 14:15
Nem mais! 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=FItgXUB_OrE
2 Agosto, 2024 at 15:32
🙂
2 Agosto, 2024 at 14:42
Ou então, ao contrário disso, porque não começar a criar mais categorias?
Eu também tenho o direito de ser um atleta olímpico e de lutar por uma medalha. Tenho a certeza que sou o melhor da categoria que tem exatamente os mesmos cromossomas, peso, idade, altura, diâmetro abdominal, caixa torácica, comprimento dos braços, comprimento das.pernas, desenvoltura muscular, chumbo nos dentes, número de pestanas e operações à coluna que eu. Nesta categoria, sou imbatível, e provavelmente único.
2 Agosto, 2024 at 15:33
Desconversa que tu desconversas bem…
2 Agosto, 2024 at 16:36
Só quero dizer que não é a criar mais classes que se resolve o que quer que seja, porque se não vamos criar classes para ganharmos todos e nós não queremos isso. Queremos que ganhem os melhores!
Para se ser o melhor, não é só com muito trabalho, esforço e dedicação. Há características intrínsecas da pessoa, físicas, morfológicas ou o que seja, que, aliadas ao tal esforço, dedicação, etc, permitem-lhe que chegue onde outros não conseguem. E essas características, essas vantagens, se forem “naturais”, são mais do que justas de serem utilizadas e não devem ser banidas.
2 Agosto, 2024 at 16:47
Então porquê ter paraolimpicos….que se foda eles que se deixem de merdas e dêem ao chinelo 🙂
Epah há categorias em certos desportos ou não?
Não é preciso seremos muito revolucionários para entender e perceber que fazem sentido e do porquê.
Objetivamente existem determinadas características que desequilibram e muito a pratica de determinado desporto.
Epah e fui muito claro.
Porque não deixam então as atletas todas tomar testosterona então ou outro tipo de tratamentos hormonais?
Se permitem alguém que tenha essas características de forma natural é certo competir porque não permitir a outras que de forma induzida tenha as mesmas condições?
Então foda-se permita-se a todas… 😀
Ou de forma induzida desequilibra a competição e de forma natural já não?
2 Agosto, 2024 at 16:52
Eu acho que a cena do doping é mais por possíveis complicações futuras, não?
Pra ela é natural. Pra outras pessoas, tar a tomar merdas, não sei se passado 5 anos não morrem ou têm bué problemas graves de saúde por estarem a tomar isso…
Mas em caso de não haver nenhum problema associado, não vejo porque não hão as pessoas de comer ou tomar o que queiram para ter melhores resultados, desportivos, intelectuais, o que seja…
2 Agosto, 2024 at 17:34
“Eu acho que a cena do doping é mais por possíveis complicações futuras, não?”
Não! De todo!
É porque adultera a competição!
Foda-se, desculpa, mas nem entendo como dizes uma merda destas e não percebes que o problema do doping é desvirtuar a competição leal!
Então “100” gajos treinam lealmente, um dopa-se, ganha aquela merda com uma perna às costas e o problema são as implicações futuras?
Realmente, cada um diz/pensa o que lhe apetece…
Desculpa, não quero ser ofensivo, mas isso tem zero sentido!
2 Agosto, 2024 at 18:11
Modeler, ainda te vamos ler aqui a defender que as arbitragens tendenciosas são um problema só porque afecta o futuro psicológico dos jogadores da equipa roubada, mas não têm qualquer impacto no desvirtuar da competição, certo? 😉
O Xupa quando falava no doping do Renato e no do Neves, estava era preocupado com o futuro deles, não era Xupa? 😉
2 Agosto, 2024 at 16:28
“Não faz sentido porque para pessoas como tu, um gajo de 50 quilos pode perfeitamente combater de forma igual com um gajo de 100… É só uma questão de treino e skills…”
Miguel isso é um total disparate, não tens nenhuma noção do que é um gajo de 50kg contra um gajo de 100kgs.
Se calhar achas que eles fizeram as categorias porque são estúpidos e burros.
2 Agosto, 2024 at 16:30
Não percebes nada disto!
https://www.youtube.com/watch?v=FItgXUB_OrE
2 Agosto, 2024 at 16:37
Ahahahahahah!!!
2 Agosto, 2024 at 17:36
Lê lá com atenção…
2 Agosto, 2024 at 18:59
Tens razão, desculpa Miguel, não li com atenção
2 Agosto, 2024 at 19:44
😉
3 Agosto, 2024 at 3:22
Concordo totalmente com este comentário, Modeler. Ontem, com a desinformação que circulava, também vocifereri gratuitamente. Livre é de aproveitar o que a biologia lhe dá.
No caso deste mulher com mais testosterona do que a norma, deveria fazer o quê, ir para a classe dos fricks, dos monstros, dos inqualificáveis?
Mas não é justamente esta a descrição de um atleta olímpico? Não é isso que nos encanta mesmo? Serem indivíduos únicos?
2 Agosto, 2024 at 13:09
« Sociedade Filarmónica de Gualdim Pais.
O nome talvez não diga muito à generalidade dos adeptos do desporto português. Mas desde esta quinta-feira, é o clube de uma medalhada olímpica.
A pequena coletividade fundada em Tomar em 1877 é desde sempre o clube pelo qual compete Patrícia Sampaio. E é com orgulho que a judoca lembra esse trajeto de um amor só.
«É muito especial. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio já foi especial ter sido a primeira atleta olímpica a representar Tomar. Isso já foi história para a minha cidade. Agora, além de ser histórico para Tomar, é também para o país», enalteceu, explicando sentir mesmo necessidade de se manter ali em casa.
«Eu gosto muito do sítio onde moro, gosto do clube que represento… Claro que tento sempre treinar também no estrangeiro, de ter ajuda de outros treinadores. Mas tenho muito amor à camisola. Tenho muito amor ao meu clube e um orgulho enorme em representá-lo. Somos poucos, mas somos como uma família. É a minha zona de conforto. E é muito importante para mim», garante.
Que exemplo TÃO BONITO!!!
Ainda há quem valorize o Desporto pelo Desporto, pela Competição e como factor de DESENVOLVIMENTO de AUTO-ESTIMA LOCAL.
A minhe reverência TOTAL à PATRÍCIA SAMPAIO e à SOCIEDADE FILARMÓNICA DE GUALDIM PAIS e à região do Concelho de TOMAR.
BEM HAJAM e BOM SUCESSO no vosso futuro.
2 Agosto, 2024 at 13:24
Subscrevo.
Parabéns à Patrícia e a todos os tomarenses!
2 Agosto, 2024 at 15:36
Este é o desporto, não estou a dizer modalidade, desporto puro, verdadeiro, onde não há a vedeta construída pelo laboratório, é a vedeta do trabalho do sacrifício, de todos os dias,semanas, meses de pura dedicação pelo que se gosta, à espera de um dia haver a recompensa pelo esforço e amor à causa e à modalidade que se gosta.
Medalha pró desporto puro sem enganos.
Parabéns Patrícia hoje foi a tua recompensa por tantas e tantas horas de trabalho e paixão.
À Patrícia e à maiata também.
2 Agosto, 2024 at 19:45
+1906
2 Agosto, 2024 at 13:27
E também para a maiata Filipa Martins pelo melhor resultado de sempre da Ginásttica portuguesa.
2 Agosto, 2024 at 23:01
Que esperavas de uma maiata?
2 Agosto, 2024 at 14:56
Diogo Ribeiro esteve a uma unha negra das melhadas. Terminou em 20º.
Segundo o próprio, as condições da organização não foram as melhores, a água estava demasiado molhada, não havia vento e não se ouviam passáros no pavilhão…
2 Agosto, 2024 at 14:59
A culpa é do VAR…era acabar com o VAR….
2 Agosto, 2024 at 18:11
As condições dadas ao Diogo foram vergonhosas e discriminatórias.
Para além de ser obrigado a competir numa piscina sem condições, ao contrário dos outros nadadores, também não teve alimentação adequada e teve de andar atrás de comida, enquanto os outros tinham serviço de quarto.
O Benfica não pode deixar isto em claro e tem de avançar com a impugnação destes JO…
2 Agosto, 2024 at 19:44
🙂
2 Agosto, 2024 at 19:47
2 Agosto, 2024 at 15:34
Especialistas de scouting, e esta equipa de Marrocos que está a arrasar nos Olimpicos?
2 Agosto, 2024 at 16:38
Detesto estes jogos em que vamos com este espirito…
Em que todo o mundo nos considera favoritos, nós mesmos vamos cheio de pelo na venta…
Em que parece que o Sporting tem muito pouco a ganhar, porque se ganhar é o natural porque eles coitados estão sem contratar e treinador novo e tal…
E o Porco parece que não tem nada a perder pelo mesmo motivo.
O Porco não é o Rio Ave crl…e tivemos esse exemplo na final da taça de PT. Um peido fora do sitio e eles não perdoam….
Tenho sempre a sensação que nestes jogos, fazemos merda….
2 Agosto, 2024 at 16:42
Só temos é que ir pra cima deles e fazer o nosso trabalho sem inventar.
E espetar 5 secas que arrumamos-lhes logo a época!
2 Agosto, 2024 at 17:22
Sim, sim. É que é isso mesmo. Fanfarronice dá mau resultado, regra geral.
2 Agosto, 2024 at 17:33
Não é fanfarronice! É ver que o adversário aparenta ter fragilidades por causa de todo o contexto e tentar explorá-las ao máximo. Sabendo que se tiverem uma derrota pesada vão andar a época toda perdidos.
2 Agosto, 2024 at 17:55
Acredito nisso.
Varandas ter estado calado é meio caminho para arrasá-los…
2 Agosto, 2024 at 17:54
Penso que chegou a altura de nos afirmarmos como favoritos quando somos realmente favoritos.
Os outros é que neste momento fazem contas de cabeça para perceber como poderão anular o nosso jogo.
Não somos o Real Madrid ou o City, mas neste momento somos os melhores em Portugal e raras vezes pudemos afirmá-lo com tanta verdade…
2 Agosto, 2024 at 19:51
O tcdl não quer acreditar…
2 Agosto, 2024 at 19:39
Sim.
Para já não sei onde está o nosso favoritismo, onde o porto na pré época fez o pleno, 8 jogos 8 vitórias, e com cabazadas.
Depois, entre equipas de maior dimensão em Portugal, sejam como estiverem, o prognóstico será sempre reservado.
Ainda temos o exemplo da final da taça de Portugal.
Finalmente, o Sporting não lida bem com favoritismos, nunca lidou, mas para amanhã não haverá favoritos, nem de um nem de outro.
2 Agosto, 2024 at 17:23
Este já foi. Acaba de assinar pela Roma (38 milhões, creio). Não me importava de o ver em Alvalade. Agora, adeus viola.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Artem_Dovbyk
2 Agosto, 2024 at 18:13
Tinhas 38M€?
É que o Sporting não tem e eu também não…
2 Agosto, 2024 at 19:00
Não, não tinha – agora. Mas talvez tivesse o valor que ele custou, quando o Girona o contratou. Ter scouting não é só comprar quando se precisa. É ter capacidade de antecipação – e arranjar soluções. Não é preciso comprar tudo o que mexe, à la Chelsea, mas dava jeito, de vez em quando, comprar jogadores e não apenas projectos de jogadores. Digo eu.
2 Agosto, 2024 at 19:42
Isso está bem…
Mas se calhar quando o Girona o comprou era um projecto de jogador, como era o Plata ou o Fatawu…
Eu tendo a concordar contigo e acho estranho que o Sporting não seja capaz de apanhar um “Fatawu” e faça dele um grande jogador… ganhando desportivamente e financeiramente com isso!
2 Agosto, 2024 at 17:45
Miguel, não consigo responder na escadinha a isto mas vai aqui.
““Eu acho que a cena do doping é mais por possíveis complicações futuras, não?”
Não! De todo!
É porque adultera a competição!”
Acho que é evidente que eu não estou a falar num caso em que apenas 1 atleta pode tomar doping enquanto os outros não.
Eu estou a falar de porque é que não podem tomar todos. Se todos tomarem, não desvirtua competição nenhuma…
2 Agosto, 2024 at 18:15
Ok, assim faz sentido. 🙂
O doping tem sempre efeitos secundários.
Se tomares uma vez, é uma coisa.
Se tomas anos a fio fodes-te todo rapidamente.
2 Agosto, 2024 at 18:38
Se tomarem todas ainda competem com os gajos…
2 Agosto, 2024 at 20:59
Se os gajos também tomarem, volta a ser necessários haver versão feminina do desporto… 😀 😀 😀
2 Agosto, 2024 at 17:49
Ainda a questão das pugilistas sob escrutínio (e porque a escadinha vai longa)…
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/olimpicos-2024-pugilista-imane-khelif-nao-e-um-homem-e-tambem-nao-e-trans-teoria-partilhada-por-rita-matias-e-falsa/
Na realidade, parece que serão classificadas como ‘intersexo’ (sim, existe e não é Wook)
2 Agosto, 2024 at 18:09
Entretanto vi o combate (que ainda não tinha visto)
Está mesmo muito longe de ser aquilo que eu imaginei.
Nao me pareceu que a que ganhou tivesse uma vantagem assim tão evidente e dominadora sobre a outra.
Pareceu-me mais falta de resiliência da outra. Desiste aos 40 segundos depois de encaixar uns jabs?
2 Agosto, 2024 at 18:13
Fraquinha…
2 Agosto, 2024 at 18:20
O outro combate que vi antes deste com a italiana é mais impressionante, porque é um massacre. Mas a gaja aguentou-se. No fim está com a cara toda fodida mas está lá de pé a ver ser dada a vitória à argelina, obviamente!
A italiana disse que já não estava bem do nariz, antes do combate começar, e que levou duas peras fortíssimas e ficou sem conseguir respirar e cheia de dores… e que foi por isso que desistiu.
Não foi um massacre, como no outro combate – que nem sei se era destes JO.
Estou curioso para seguir esta cena… Amanhã combate com uma húngara!
2 Agosto, 2024 at 18:23
Espero que apanhe nas orelhas da húngara forte e feio… Para o bem da discussão.
2 Agosto, 2024 at 19:39
🙂
Também estou curioso sobre a prestação da atleta do Taiwan…
2 Agosto, 2024 at 18:33
Woke, e não Wook
2 Agosto, 2024 at 19:38
Tal como existem pessoas que realmente nascem “no corpo errado”. Essa merda não é invenção do wokismo. A invenção do wokismo é dizer que isso é normal e natural…
Eu lembro-me de ter uns 16/17 anos, portanto em finais dos anos 70, e passar na RTP um programa sobre mudança de sexo – que vi com os meus pais! Era uma entrevista a uma mulher, na altura com talvez uns 40 e qualquer coisa, que tinha feito a mudança há uns 15 anos, a explicar tudo o que tinha sentido, tudo o que tinha passado, como tinha sido acompanhada, etc.
Quase no fim do programa confessou que se pudesse voltava a ser homem…
3 ou 4 anos mais tarde apareceu o fenómeno Roberta Close… e a coisa passou a ser mais falada.
Há uns tempos, na Radio Observador tiveram um programa sobre o tema, com diversos médicos a darem diversos testemunhos sobre o assunto.
Uma das coisas que me ficou no ouvido foi um deles dizer que no inicio do século o normal era terem uns 50/60 casos por ano – onde ele trabalhava e onde lidam com casos destes – e que agora têm mais de 5000 mil e tem aumentado todos os anos um pouco.
2 Agosto, 2024 at 20:18
Eu ainda não percebo o “fenómeno “, mas ao longo destes últimos anos em que tenho falado com diversos pais nas reuniões da escola, entre a moda( principalmente nas miúdas) e a lavagem cerebral, a verdade é que às dúvidas que normalmente os putos têm no início da adolescência, vieram acrescentar a dúvida quanto à sua sexualidade sem nem saberem o que isso é.
E pela quantidade, um dia ainda iremos descobrir que afinal nascemos todos no corpo errado…
2 Agosto, 2024 at 21:07
O “fenómeno”, para mim, não é complexo porque o que está por trás disto é a agenda para acabar com a família tradicional e assim diminuir a população – que é o objectivo do FEM há muito tempo, na minha opinião.
O que eu acho contraditório, e arriscado até para essa elite, porque a facção islâmica que tenta conquistar o mundo faz isso exactamente ao contrário, ou seja, tendo filhos comó caralho…
À medida que vão diminuindo os cristãos na Europa e no mundo ocidental, vão crescendo os muçulmanos, pelo que não vejo mais nada a não ser a substituição de uns pelos outros, o que não vai de encontro à ideia elitista do FEM mas sim à ideia do mundo islâmico!
Depois vai ser bonito ver o que esses filhos da puta das elites vão fazer quando a cultura europeia e ocidental for minoritária e forem os muçulmanos a ditar as regras, dominando politicamente a Europa e a civilização ocidental!
Vai ser bonito de ver, mas não para mim, que não acredito que ainda cá esteja nessa altura…
2 Agosto, 2024 at 22:20
Não estarás tu, se calhar nem eu, mas vão estar os nossos filhos.
É que agora não são precisos séculos para mudanças no mundo.
É vermos que estrangeiros havia em Portugal há 20 anos e comparar com os dias de hoje.
Vivo numa cidade média. Os africanos que cá havia eram os vindos das ex-colonias, conhecidos desde o tempo da escola preparatória.
Entretanto iam chegando estudantes universitários das ex-colonias.
Actualmente, parece que estou no Martim Moniz.
A Europa está minada e não há volta a dar.
É impossível fazer regressar esta gente toda aos países de origem.
Para os manterem sossegados, aos que não têm emprego, tem que ser dada casa e subsídios.
Dou no máximo 20 anos e vamos estar numa situação grave, sem poder policial e judicial.
França já o sente na pele.
2 Agosto, 2024 at 23:19
Concordo com tudo o que dizes…
2 Agosto, 2024 at 22:55
Não acredito que seja essa a agenda, mas o fim não será muito diferente desse que prevês…
2 Agosto, 2024 at 23:05
Também concordo, que o fim seja esse.
Mas já cá não estaremos para ver.
2 Agosto, 2024 at 23:26
Pois eu acho que a agenda vai muito além da diminuição da população. Vai no sentido dum total controle da sociedade, como já acontece na China, onde te vão à conta sem precisarem da tua aceitação – no Canadá, que há 30 anos era o exemplo do país democrático, já conseguem cancelar o acesso ao teu próprio dinheiro.
Vais comer o que eles quiserem que comas, andar só onde eles quiserem/permitirem que andes, etc…
Tenta informar-te sobre a quantidade de casas que a Blackrock comprou nos EUA nos últimos 10 anos, e que agora só arrenda!
Tenta informar-te na quantidade de quintas de produção que o Bill Gates tem comprado nos ultimos 10 anos para as transformar em produção de energia solar, enquanto vai fazendo fábricas de comida à base de insectos!
E podia continuar aqui a dar exemplos…
2 Agosto, 2024 at 22:14
A sério? A Rita Matias mentiu? Estou chocado.
3 Agosto, 2024 at 0:01
Não foi a única…
2 Agosto, 2024 at 21:33
Entretanto no Algarve o Fulham vai batendo o rival por 1-0.
Nada que me deixe embalar.
Isto são só treinozinhos puros.
2 Agosto, 2024 at 22:05
E perderam mesmo.
Muito estranho o Pavlidis não ter marcado 3 golos…
2 Agosto, 2024 at 22:23
Perderam mas jogaram muito, sobretudo na 2 parte!
Tem soluções que nca mais acabam.
E ainda falta Renato, Di Maria e Otamendi
2 Agosto, 2024 at 22:45
Não quero ser do contra, mas esta forma de jogar do Benfica encaixa maravilhosamente bem na nossa forma de jogar.
O meio campo e a defesa são um fantástico passador.
Infelizmente contra nós não vão jogar assim pois seria suicícdio e já aprenderam.
Vão recuar toda a equipa e tentar numa ou noutra tranSição fazer um golito e não sofrer nenhum.
2 Agosto, 2024 at 22:26
E faltam outras coisas.
2 Agosto, 2024 at 23:19
Muito se tem (aqui e noutros foruns) sobre a noveloa Fotis Ioannidis e o porquê de o Sporting não a resolver. Estamos, NESTE MOMENTO, a falar de dar 25M€ ou mais para garantir 1 jogador (!) que pode ser um grande upgrade para um SCP mais competitivo no FM e ajudar a garantir um bi-campeonato, em época em que participamos na Champions.
Ora, num momento de oportunidade dificilmente repetível para tentar re-conquistar a hegemonia nacional do SCP no Futebol Feminino e “apanhar” o combóio europeu (que vai ser “TGV” em vários países), na minha opinião, o Sporting apenas precisaria, PARA JÁ, de acrescentar ao seu ATUAL plantel, um investimento que ficaria próximo de apenas 1% do que a Sporting SAD já se mostrou disponível para investir num 2º PL.
Para competir em vantagem contra SLB, bastaria à Sporting SAD juntar a este plantel uma boa central e uma excelente polivalente ofensiva:
– a Central pertence ao Racing Power, é internacional Paraguaia (30 vezes), tem 1,79m e 30 anos;
– a atacante polivalente é “só” campeã nacional universitária dos EUA, a 2ª melhor “caloira da história dos nacionais universitários (14 golos, 9 assistências e 37 pontos) e a melhor goleadora dos últimos 2 anos do Estaduais da Florida: chama-se Jordynn Dudley, tem 19 anos, 1.80m e 68Kg; rapídissima, potente, ótima técnica, excelente visão de jogo e eficaz no remate (só para que tenham uma idéia, Jody Brown, a jamaicana que foi para o fifica como a última coca-cola no deserto, jogava com a Dudley nas Miami Seminoles, fez 3 ass e 7 golos, 3 destes a assistências da Dudley) .
Com isto, ficávamos com um plantel de total de 32 jogadoras, 21 das quais portuguesas (65,7%) e 11 estrangeiras,
Na época passada (2º, 54pts) tínhamos 31 jogad., 23nac. (74,2%) e 8estr.
Na mesma época, em Portugal:
– SLB (1º,56pts) 32jog.=19nac.(59,4%) + 13estrang
– SCP (2º, 54pts) 31 jog.= 23nac. (74,2%) e 8 estrang
– Racing Power (3º,43pts) 40jog.=23nac.(59,4%) + 13 estrang.
– Damaiense (4º,363pts) 36jog.= 24nac.(66,7%) + 12 estrang.
– Braga (5º, 54pts) 29 jog.= 18nac. (62,1%) e 11 estrang.
De notar que nestes planteis “portugueses” apenas Sporting e Braga têm equipas B, logo os plantéis das ouras 3 não “distribuem” jogadoras por outros jogos; diga-se que o Braga também distribui poucas porque a maioria das portuguesas que têm resultam de investimentos fortes em jogadoras de tarimba nos últimos 3 anos.
Como informação adicional, entre os 3 primeiros lugares das 5 principais ligas femininas europeias (França, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Itália), apenas 1 dessas 15 equipas (o Paris FC, 3º em França a 19pts do 1º e a 8 do 2º) tinha um plantel com maior percentagem de nacionais (83,9%; apenas 5 estr. no total de 31 jogadoras); a outra equipa que ultrapassava os 70% de nacionais era “só” o Barcelona, campeãs espanholas e europeias (72,2%, 8 estr.. em 30 jogad.). as outras 13 equipas tinham todas menos de 70% de nacionais; equipas como o Chelsea (35,6%), Arsenal (32,4%) ou Bayern (45,2%) tinham menos de metade de nacionais e a Roma tinha 50%.
O Eintracht de Frankfurt, que vai ser o nosso adversário na Champions e foi 3º na Alemanha, tinha um plantel de 28j ogadoras com 18 nacionais e 10 estrangeiras. Até agora contratou uma jogadora ao Wolfsburgo e vendeu outra (alemã) ao West Ham. É uma equipa que não quer alocar mais ao FF.
O que só reforça a vantagem de fazermos o pequeno esforço adicional que sugiro.
Um abraço e saudações leoninas
2 Agosto, 2024 at 23:30
Obrigado por toda a informação que colocas aqui sobre o FF…
3 Agosto, 2024 at 0:43
Penso que existe uma lógica no facto de termos uma grande percentagem de jogadoras portuguesas visto que o projeto desde o inicio foi previlegiar a formação de forma não só a investir menos em estrangeiras, mas também de garantir mais internacionais pela Seleção.
O problema foi a desvalorização e falta de visão da actual direcção que sempre olhou para o Futebol Feminino mais como um apêndice e obrigação da SAD, que como uma modalidade com potencial desportivo e financeiro (ao contrário dos rivais), deixando-o em semi-abandono. Esperemos que acordem, agora que finalmente chegamos à Liga dos Campeões graças a possibilidade de entrarem 2 equipas portuguesas.
E nos rivais também encontro lógica na forma como geriram o Futebol Feminino, com aposta num camião de brasileiras para chegarem à 1ª divisão ao mesmo tempo em que também apostaram na formação e em contratar internacionais portuguesas, incluindo ao Sporting e ao Braga, e reforçando com estrangeiras com outra qualidade quando atingiram o patamar Champions.
A percentagem de portuguesas no Sporting irá fatalmente reduzir-se nas próximas 2, 3 épocas por 2 razões principais; primeira, por termos de renovar o plantel composto por algumas jogadores com idade avançada, mas cuja qualidade não vejo presente na actual formação; segunda, pela necessidade de tornar a equipa mais forte para disputar a Liga dos Campeões sem passar por derrotas copiosas e desmoralizadoras com equipas de outra dimensão.
Exemplos como o do Paris FC são de louvar.
3 Agosto, 2024 at 11:11
Caro Álvaro. Só para realçar que o Barcelona, com 70% e o Real Madrid, Atlético de Madrid com mais de 60%, Levante com 80% e Athletic com 100%, também são “obrigados” a isso, pelo regulamento de estrangeiras em Espanha. Em tempo de jogo na liga F, e contando apenas as jogadoras que fizeram mais de metade dos minutos. O Barcelona utilizou 74% de espanholas, o Real Madrid 53%, o Atlético 75%, o Levante 72% e o Athletic 100%. Os regulamentos, têm que ser adaptados para que seja “obrigatório” uma maior aposta na jogadora nacional.
Entretanto Álvaro. viu a entrevista à Renascença da atleta jamaicana que representava o Torreense?
3 Agosto, 2024 at 12:00
Eu aceito que se coloque alguns limites…
Mas isso é possível quando há livre circulação de trabalhadores na UE?
Por outro lado, e daquilo que eu vejo, a qualidade das jovens jogadoras portuguesas é muito questionável. Vamos obrigar os clubes a jogar com jogadoras que nunca passarão da mediania?
Acho isso tudo discutível!
Para mim, mantenho, há coisas que estamos a fazer bem, dentro do possível e das condições/contexto que existe, e o passo importante agora é subir o nível de exigência e de treino, e para isso tens de ter bons treinadores – que esta gente que anda no FF em Portugal parece-me muito limitada mesmo – e tens de trazer boas jogadoras estrangeiras – ou novas em ascensão, antes de outros clubes lhes deitarem a mão, ou já mais velhas em final de carreira, para servirem de exemplo e mostrarem a qualidade que têm.
E, então sim, pode ser que algumas das jovens que têm algum potencial se desenvolvam como deve ser porque o que eu vejo em miúdas como a Mariana Rosa, como a Alícia, como a Bravo ou a Cid – e tantas outras que já passaram pelo Sporting – é que neste caminho nunca passarão de medianas, e algumas nem isso!
3 Agosto, 2024 at 12:59
Caro Sou Sporting, tendo a concordar com boa parte da opinião do Miguel no que concerne à contratação de estrangeiras.
Quer o ainda limite quantitativo geral de jogadoras poruguesas de qualidade, quer as regras de livre contratação no espaço Shengen da UE, quer a necessidade de competir com equipas estrangeiras, levam-me a ter uma opinião mais “lberalizadora” nesta matéria.
No entanto, estamos a falar do (futuro) campeonato profissional e acho que aí as regras deverão ser mais nas bases salariais e na extensão dos plantéis e na obrigatoriedade de possuir todos escalões de formação (eventualmente na percentagem de estrangeiras não comunitárias), do que na imposição de quotas de jogadoras nacionais.
Entendo que a seleção, COM UMA LIGA PROFISSIONAL BEM DIMENSIONADA PARA A QUALIDADE COMPETITIVA e com boas regras de “fair-play financeiro” (não gosto muito da expressãoo, mas não encontro melhor), será feita naturalmente: os clubes tenderão a formar mais e melhor, a seleccionar melhor as portuguesas e ter mais critério e bom senso também na escolha de estrangeiras. Caso contrário, a tendência será para NUNCA haver mais de 8 ou 10 equipas capazes de formar uma Liga Profisional com mínimos suportáveis de alguma qualidade competitiva e exibicional. E, assim, não se alargam públicos, não se captam receitas televisivas, não se conseguem sponsors, não se vende publicidade, não se vende merchandising e não há marketing que valha.
Acho que seria nessas 2 frentes (pugnar pela URGENTE criação de uma Liga profisssional com qualidade e competitividade e INVESTIR ASSERTIVAMENTE na constituição de um plantel profissional de qualidade europeia e na formação de qualidade) que a Sporting SAD e o SCP se deveriam concentrar DESDE JÁ.
Um abraço e saudações leoninas
3 Agosto, 2024 at 13:02
A Espanha, que segue as FL da Europa, ou seja, mínimo 8 inscritas, sendo obrigatório 4 formadas no clube. Limitou a inscrição e jogo, a 5 extra comunitárias. É isso que eu defendo. O Barcelona, por exemplo, tem 4 Extra Comunitárias, 2 inglesas e 2 norueguesas e 4 Comunitárias. Eu não vejo nada de mal nas estrangeiras, mas se não vierem acrescentar, como vimos em alguns clubes, melhor desenvolver uma jovem portuguesa.
3 Agosto, 2024 at 13:02
«Entretanto Álvaro. viu a entrevista à Renascença da atleta jamaicana que representava o Torreense?»
Meu caro amigo, não se esqueça que vivo na Ilha de Santa Maria!
Consegue dar-me acesso a essa entrevista.
OBRIGADO
SL
3 Agosto, 2024 at 13:29
https://rr.sapo.pt/bola-branca/fotoreportagem/futebol-nacional/2024/08/01/meia-epoca-sem-jogar-voos-trocados-rescisao-protelada-o-calvario-de-chinyelu-asher-no-torreense/387135/
3 Agosto, 2024 at 13:31
https://rr.sapo.pt/bola-branca/fotoreportagem/futebol-nacional/2024/08/01/meia-epoca-sem-jogar-voos-trocados-rescisao-protelada-o-calvario-de-chinyelu-asher-no-torreense/387135/
3 Agosto, 2024 at 13:32
atrasado… 🙂
3 Agosto, 2024 at 15:58
Obrigado a ambos (Sou Sporting e Mirko).
Já li a entrevista e é um absurdo, um laxismo total e uma completa falt de respeito para com as atletas.
Mas, talvez, algo representativo do grau de “profissionalismo” que se pode esperar no FF em Portugal.
Uma entrevista destas deveria dar motivo a uma reação do Sindicato dos Jogadores (no mínimo, inqurindo os dirgentes do Torreense e atletas suas representadas que estejam ou tenham estado na época passada no Torreense, ou outros Clubes onde se suspeite ou haja indícios das mesmas práticas); isto para não falar de abertura de inqérito pela F.P.F.
Obrigado pela vossa partilha
Saudações leoninas (com desejo de vitória no FM, esta noite)
3 Agosto, 2024 at 13:28
Álvaro, em relação aos reforços embora concorde com a qualidade das duas jogadoras que refere, a Riso por exemplo é uma excelente jogadora, vejo-a como uma especie de Coates, muito forte na antecipação e nos duelos 1vs1. Mas não esqueça que temos a Gabriela Vinhas e a Dária Kaminska na calha para essa posição e com muita margem para serem as referências na defesa futura do Sporting.
Na frente com as caracteristicas da Jordynn Dudley já temos a Brittany Raphino e depois temos agora a Telma!!! e ainda com caracteristicas complementares a estas duas temos a Capeta e a Diana para a frente de ataque.
Na minha opinião o que falta ao nosso plantel é para o meio campo, ou seja precisamos de alternativas à Claudia Neto e à Brenda Perez. Se na época 2021/22 tivessemos ido buscar a Sandie Toletti ao Levante ou duas épocas antes ao Montpellier mais a Maëlle Lakrar ou tivessemos ido buscar a Daphné Corboz ao Paris FC entre outras jogadoras teriamos compensado em certa medida as saídas da Tatiana e da Andreia Jacinto e isso em parte não foi totalmente conseguido mas estariamos muito melhor neste sector em concreto.
3 Agosto, 2024 at 16:19
Mirko, concordo plenamente consigo quando diz que « … temos a Gabriela Vinhas e a Dária Kaminska na calha para essa posição e com muita margem para serem as referências na defesa FUTURA do Sporting.»
Mas a chave dessa questão está mesmo no “FUTURA”: esta é uma época que pode ser decisiva para o FF dos SCP retmar a liderança nacional com sustentabilidade. A Vinhas e a Kaminska têm um ótimo potencial, devem ser mantidas e apoiadas no seu crescimento e acho que nada melhor para isso que treinar com centrais como a Eaton-Collins, a Riso e a Norheim e jogar alguns jogos na A para dar rotação e outros na B até para ajudar ainda mais outras a também crescer.
Quanto à Dudley permita-me discordar com a sua apreciação. Muito sinceramente, acho a Dudley um caso rao no FF mesmo internacionalmente, pois quer como única PL móvel, quer a média ofensiva, quer a extrema, quer a PL mais fixa, quer a Pl de apoio faz incrivelmente bem qualquer posição; e o mais impressionante é que as consegue fazer uum pouco de todas durante o jogo (sem afectar os equilíbrios da equipa … até porque também se envolve bastante em tarefas defensivas na recuperação de bola a atrasar ou cortar o iníciuo da construção adversária). Mas, além disso acjho que poderia ser uma “aquisição” que envolveria mais investimento salaraial (e mesmo esse não muito pesado … está no futebol universitário) e poderia conter uma boa cláusula de rescisão dada a inegável qualidade da atleta. Seria OUTRO investimento de OPORTUNIDADE para ajudar a construir e conquistar o nosso espaço na Europa (para reter o máximo de 2 anos e rentabilizar financeiramente na saída).
Até entendo estes 2 exemplos de acerto cirurgico da reconstituição do plantel em função da perseguição de metas bem definidas, como uma possível referência metodolófica para futuras abordagens do mercado.
Obrigado pela sua partilha e opiniões.
Um abraço e saudações leoninas
Um abraço e sa
3 Agosto, 2024 at 19:02
Concordo com essa apreciação à Dudley. Mas, O onze, com o que se gastou nela, é Telma e mais 10. Depois há Diana, Capeta, Maisa e Britanny para um lugar.
Com a Telma, acredito que se esgotaram as opções de contratar atacantes.
Uma jogadora com excelentes características físicas, era a Abby Jacobs do Torreense, mas parece que seguiu a carreira de lutadora de wrestling profissional.
2 Agosto, 2024 at 23:37
O discURSO do BILTRE que preside ao SCP, na antevisão da Supertaça …
“”Depois de termos conquistado brilhantemente o nosso 24.º Campeonato Nacional, temos o privilégio e a honra de disputar, na bela cidade de Aveiro, mais uma Supertaça contra um dos nossos rivais. Será mais um clássico do futebol português onde tudo faremos para conquistar a nossa 10.ª Supertaça e em que teremos a nosso lado a fiel e incansável onda verde”.”
2 Agosto, 2024 at 23:53
RA diz que St.Just irá ter sempre apoio e que não vai desistir dele.
Para mim, novidade nenhuma.
Já aqui o tinha dito.
Fará dele mais um elo de agregação do balneário.
Mas que fica caro, fica.
E a ocupar o lugar de um outro central.
2 Agosto, 2024 at 23:58
Não o deixa cair, mas ao mesmo tempo o Sporting ou ele, vão agora querer outro central.
Sabe com o que (não) conta.
3 Agosto, 2024 at 0:03
Antigamente os clubes tinham seguros para quando os jogadores se lesionavam… Hoje já não têm?
E, outra cena, se ficam doentes e não podem trabalhar, não entram de baixa?
pagam impostos comó caralho e não têm direito a nada?
3 Agosto, 2024 at 0:58
“Gabriel Albuquerque estreou-se em Jogos Olímpicos com o melhor resultado de sempre de Portugal nos trampolins, com o jovem ginasta a ser quinto após uma rotina ‘improvisada’ em pleno ‘voo’.”
Parabéns ao puto, apesar de não ser atleta do Sporting.
3 Agosto, 2024 at 9:30
Hoje é dia de supertaça, o Fotis já joga?
3 Agosto, 2024 at 9:59
Na PlayStation?!?
3 Agosto, 2024 at 10:42
Um rabolho do salto com vara foi fazer figura de corpo presente… Nem as eliminatórias passou …
3 Agosto, 2024 at 11:49
Voltando ao tema polémico do momento, que parece ser “o que é um homem”…
Segundo o que tenho procurado depois da discussão de ontem – onde foram dadas perspectivas que eu não tinha pensado – e de falar com médicos, mantenho a minha ideia que, para o desporto, o que deve interessar é o teste que mostra se tens cromossomas XX, e és mulher, ou se tens cromossomas XY, e és homem.
Pelo que li, ouvi e me foi explicado, estes casos “intersexo” são deformações do desenvolvimento – um homem nasce com vagina e útero, neste caso concreto – uma vez que a base – as características – do que se é vêm do XY ou do XX.
Há um erro na formação do feto, que desenvolve o órgão reprodutor feminino em vez do órgão reprodutor masculino, mas todas as outras características são as normais no masculino – e é aqui que está o que importa no desporto pois o que resulta disto é que temos um homem, em termos de força, com vagina.
Portanto, quando se quer definir, principalmente em termos de desporto, o que é um homem ou uma mulher, tem de se ir às características morfológicas/biológicas e não ficarmos pela genitália – até porque a genitália pode ser alterada e as características morfológicas/biológicas são mais difíceis de serem alteradas, ainda que possam.
O que dá vantagem aos homens, no desporto, em relação às mulheres não é terem pila ou não terem ovários. São as características morfológicas/biológicas, que são efectivamente diferentes dos homens para as mulheres – maior densidade óssea, maior massa muscular, mais força, mais rapidez, etc. E foram exactamente estas diferenças que levaram a que se separasse o desporto em masculino e feminino, porque de outro modo competia tudo junto…
Enfim, eu não sou da área, não sei se consegui explicar bem – já não me lembro alguns dos termos que usaram quando me explicaram as coisas – mas acho que, pelo menos, faz algum sentido isto, não?
3 Agosto, 2024 at 12:16
O que é um homem?
Cromossoma xy.
Mais características físicas e psicológicas afins, decorrente da não existência de uma deformação anterior ou posterior. Como é o caso deste indivíduo aberrante. E não me estou a referir á doença que sofre….
O que eu vi foi um homem a bater numa mulher. Espectáculo decadente e degradante.
Tem de haver bom senso.
Estão a dar cabo do desporto feminino.
Estão a distorcer regras e a legislação que protege a mulher.
3 Agosto, 2024 at 12:34
Ela nasceu mulher, não fez nada para ser homem mas porque tu achas que é um indivíduo aberrante ela tem de ser um gajo.
Isto no ponto de vista humano, sem sequer entrar na questão desportiva.
Já nem vou aí porque não sou especialista na área médica, mas o que sei é que se querem meter limitações de qualquer natureza elas valem para o futuro. Não são retroactivas porque se há uma coisa que também é essencial para a verdade desportiva é não mudarem as regras a meio do jogo.
O resto são balelas
Querem regula
3 Agosto, 2024 at 13:33
Se a tua mulher ou filha praticasse box, para ti estava tudo bem que elas fossem lutar contra esta pessoa ?
3 Agosto, 2024 at 14:26
não me queria estar a meter nesta conversa… mas caramba, então o Boxe não é uma modalidade onde a técnica está interligada à força que se usa em cada golpe. Se a Argelina treina como os homens treinam para estar mais forte no ring então o problema é das adversárias que não o fazem e não dela.
Se o Ronaldo no seu auge como jogador fosse jogar numa liga amadora seria sempre o melhor jogador em campo e bateria ainda mais todos os seus recordes pessoais mas o problema não é dele é dos outros que não estão ao mesmo nivel, azar.
3 Agosto, 2024 at 14:05
Sim. Aberrante uma pessoa com corpo e hormonas de homem bater numa mulher .
Mostra a decadência da sociedade que sempre protegeu as mulheres e crianças.
3 Agosto, 2024 at 14:14
Olha… É um desporto de combate. Ela não foi lá dançar ballet e acabou a levar murros na cara…
3 Agosto, 2024 at 16:42
Mais um bocadinho estás a falar nas minissaias e no pôr-se a jeito… 🙁
Com certeza a italiana já levou na cara de outras mulheres, ou não?
Ou ficou chateada porque perdeu e não aceitou isso?
3 Agosto, 2024 at 18:27
Não é aberrante uma pugilista levar murros na carra no ringue.
3 Agosto, 2024 at 18:38
Ninguém disse que era… Ou disse?
Vais para o ringue e estás sujeito a levar na cara… Não é suposto é alguém com características de homem bater em alguém com características de mulher…
3 Agosto, 2024 at 14:21
Isso é verdade, ela nasceu mulher, quer e merece ter o seu lugar como mulher.
Não pediu para ter essa vantagem morfológica mas tem-na.
Pessoalmente acho injusto que possa competir com outras mulheres tendo nascido com as características que distinguem um homem de uma mulher e que a faz ser mais forte e rápida que a concorrência.
Agora cabe a quem regula perceber que apesar de serem capacidades natas, uma mulher normal nunca estará a lutar com as mesmas armas desta atleta.
Para mim o que hoje existe é a aceitação e validação de um jogo viciado a partida, para não se chatearem muito…
3 Agosto, 2024 at 14:29
Ainda não é líquido que esta condição lhe confira assim tantas vantagens quanto isso. Aliás, ela nunca ganhou nada. E já perdeu vários combates. E faz box desde pequena…
Ou seja, não foi uma pessoa que descobriu que tinha esta característica e decidiu explora-la ao máximo, e também não é uma característica que lhe permita ser completamente invencivel ao ponto de nem valer a pena tentar competir com ela.
3 Agosto, 2024 at 14:42
E uma situação lixada.
Cabe a quem percebe determinar se essas características conferem realmente uma vantagem sobre quem nunca poderá tê-las por nascer com características normais, e informá-lo a quem regula e decide…
3 Agosto, 2024 at 15:01
Mas isso também pode estar correlacionado com o treino que teve e as condições que teve. Quimicamente ela tem uma vantagem sobre o resto.
Por exemplo uma mulher pode tomar, de forma saudável, suplementos de testosterona durante 10 anos que dificilmente vai chegar ao nível de um homem adulto que teve a puberdade toda a produzi-la naturalmente.
Por um lado ela não pediu para ser assim, por outro o resto da competição também não pediu para ter esta desvantagem que o trabalho não ultrapassa. Tanto que sei a italiana pode ser uma melhor boxeur que a argelina, mas aquele braço não deu hipotese.
Acresce o facto de que se fosse um homem eramos completamente insensíveis á questão, porque um homem levar nos queixos é natural, no entanto as mulheres são muito mais frágeis e isso cria uma reação natural de proteção.
3 Agosto, 2024 at 16:49
Obviamente!
100% de acordo.
Eu sou homem e não me surpreendia se levasse na tromba duma mulher boxer média…
3 Agosto, 2024 at 18:58
“Isso é verdade, ela nasceu mulher, quer e merece ter o seu lugar como mulher.”
Não, não é verdade e é isso que gera discussão!
O que te define se és homem ou mulher?
É verem um pipi?
É uma analise ao ADN e ver que tens cromossomas XX?
Tirei esta passagem dum artigo onde se discutia isso…
“A ecografia não deixava dúvidas: Inês estava grávida de gémeas. À décima semana de gestação já era perceptível o sexo das bebés, e uma pequena vagina em ambos tornava evidente que eram duas meninas. No entanto, por ter perto de 40 anos, Inês foi submetida a uma amniocentese para despistar deformações genéticas nos fetos. E a surpresa chegou: o exame revelou dois conjuntos de cromossomas diferentes, um 46XX (feminino) e um 46XY (masculino). Afinal, estava grávida de uma menina e de um menino, embora o rapaz apresentasse órgãos genitais femininos.”
O que me parece gerar consenso, ou maior consenso se quiserem, é determinar o género do ser humano pelos cromossomas.
Não me causa nenhuma estranheza que, na Argélia, especialmente onde nasceu aquele bebé, se tenha determinado o sexo como feminino pois nasceu com vagina.
Não é normal, nem em Lisboa, quanto mais numa aldeia na Argélia, fazerem-se testes de ADN aos bebés para determinar ou confirmar o género/sexo do bebé. Daí terem determinado na altura que era uma menina e dado-lhe o nome de Imane Khelif.
E a criança cresceu nesse contexto.
Tendo pipi, qual era mesmo o espanto dos pais acharem que estavam perante uma filha?
A questão só se levanta quando 2023, aos 24 anos, quando surgem questões sobre o seu género – pela óbvia parecença com um homem – e a obrigam a fazer um teste ADN que expõe o facto de ter cromossomas masculinos, o que vai contra as regras da IBA, impedindo a pessoa de disputar a final do Campeonato do Mundo de Boxe (-63kg).
A pessoa tem culpa disto?
Não!
Obviamente que não!
Trata-se de um caso muito particular e raro, com características muito peculiares, que demorou 24 anos a ser deslindado. Mas sendo deslindado e a pessoas tendo as características morfológicas e genéticas dum homem, é óbvio, para mim, mas também para o que me parece ser o consenso médico, que não é uma mulher, logo não pode competir nas mulheres!
A questão que estamos aqui a discutir é se o que determina ser uma mulher é:
a) ter cromossomas XX
b) ter vagina
E, para mim, e o que me parece ser biologicamente e medicamente aceitável, na comunidade, é ter os cromossomas XX, que esta pessoa não tem!
Portanto, JHC, ela nasceu mulher, no ponto de vista dos pais – porque tinha vagina – mas erradamente, porque do ponto de vista biológico, tendo cromossomas XY, é um homem! Foi um erro que a mim me parece absolutamente inocente e normal até, mas não deixa de ser um erro por causa disso.
3 Agosto, 2024 at 19:01
Só para acrescentar que uma das coisas que ter cromossomas XY difere bastante de ter cromossomas XX são os níveis de agressividade e de força dos indivíduos! E isso, no boxe, é das coisas que faz realmente a diferença entre a capacidade dum homem e duma mulher!
3 Agosto, 2024 at 16:40
Isso é que eu questiono…
Nasceu mulher porque tem pipi em vez de pila, ou nasceu homem porque tem cromossomas XY em vez de XX?
Tu dás valor ao pipi!
Para ti, e para outros, “aquilo” é uma mulher.
Eu, e outros, valorizamos mais o facto de ser XY porque isso lhe dá as vantagens competitivas que os homens têm perante as mulheres…
Como estamos a falar de desporto, ou no contexto de desporto, eu acho que ter pipi ou pila é irrelevante, e o que interessa é ter XX – e o contexto competitivo das mulheres – ou ter XY – e o contexto competitivo dos homens!
Se estivéssemos a falar de dar uma queca, aí compreendo que haver um pipi tenha relevância, se bem que não sei se isso era suficiente para mim… Não me estou a ver em meter-me com “aquilo” que para ti é uma mulher assim…
3 Agosto, 2024 at 15:01
Afinal homens podem ter filhos.
3 Agosto, 2024 at 15:30
Eu tenho 2 🙂
3 Agosto, 2024 at 16:50
Eu 3!
Perdeste!
3 Agosto, 2024 at 17:01
“Ela” não pode ter filhos, pelo que disseram nos artigos.
Tem ovários mas nestes casos não funcionam, logo não pode ter filhos. Explicaram isso.
O que aconteceu a esta pessoa foi uma deformação, uma cena do género de ter Trissomia 21. Ou de ser hermafrodita!
“A ecografia não deixava dúvidas: Inês estava grávida de gémeas. À décima semana de gestação já era perceptível o sexo das bebés, e uma pequena vagina em ambos tornava evidente que eram duas meninas. No entanto, por ter perto de 40 anos, Inês foi submetida a uma amniocentese para despistar deformações genéticas nos fetos. E a surpresa chegou: o exame revelou dois conjuntos de cromossomas diferentes, um 46XX (feminino) e um 46XY (masculino). Afinal, estava grávida de uma menina e de um menino, embora o rapaz apresentasse órgãos genitais femininos.”
Tirei dum artigo sobre estas cenas…