Golos de levantar o estádio, goleada desperdiçada, vitória inequívoca. Ainda a gerir das dores da derrota na Supertaça, o Sporting recebeu e venceu o Rio Ave na abertura do campeonato, iniciando da melhor forma a defesa do título
Ninguém esqueceu, e é coisa para demorar um bocadinho mais a esquecer. Talvez lá para a quarta jornada, se tudo correr bem, e pudermos colocar um penso mais eficaz na brecha que aquele raio de carambola, em Aveiro, nos deixou no corpo.
De lá para cá, apenas uma mudança, com DeBast a dar lugar a Diomande no meio do trio de centrais, onde Inácio está de pedra e cal e Eduardo Quaresma parece ter finalmente convencido Rúben Amorim (pelo menos até St Crystal regressar). No restante, em equipa que mostrou saber jogar não se mexeu, com os deuses do futebol a divertirem-se e a voltarem a dar-nos momento para sorrir aos seis minutos de jogo.
Desta vez não houve uma bola parada de laboratório, mas houve um passe brilhante de Quenda, de primeira, a isolar a primeira cavalgada de Gyokeres. O puto, que obrigará Amorim pensar muito quando Nuno Santos regressar, lançou o sueco a quem todos batem, agarram, empurram, numa média de uma falta assinalada por cada quatro cometidas, e o louro que nos conquistou o coração chegou-se ao redes e meteu para o lado, onde Pote só teve que empurrar lá para dentro.
Nesta vontade de pressionar alto, que o Rio Ave trouxe para a primeira meia hora de jogo, o Sporting esteve sempre muito mais à vontade, feliz por poder atrair os adversários e ir queimando linhas com variações e lançamentos para as costas de uma defesa vilacondense pouco ou nada preparada para ter que acompanhar os três ou quatro leões que se escapavam constantemente rumo à área.
Aos 26′, o redes Jhonatan acreditou ser melhor com os pés do que provavelmente é, e arriscou um passe para o lateral, quando a armada leonina estava a pressionar ali bem em cima da área. Correu mal. A bola foi direitinha aos pés de Pote, que se lembrou do golo que viu Balakov marcar a Michel Preud’homme no YouTube e tratou de aplicar uma chapelada de classe ao aflito guardião adversário. Que golo, primeiro candidato a golo da época 24/25.
Luís Freire chamou os mais velhos ao banco, e o Rio Ave deixou de pressionar alto, tornando o jogo mais chato para quem via, e obrigando a doses extra de paciência os jogadores do Sporting, ou a arrancadas furiosas do impaciente Gyokeres, que mesmo resolvendo ser ele contra o mundo ainda encontrava forma de quase marcar.
Depois do intervalo, pouco ou nada mudou, com o Rio Ave à procura de uma transição rápida (sem os Boatengs da vida vai ser complicado) e o Sporting a trocar, variar, procurar. Logo a abrir, Gyokeres fez a bola tirar as medidas à barra, Quaresma tentou a sua sorte num remate de fora da área (dá para ver o quão recuado o Rio Ave chegou a estar), e Gyokeres conseguiu finalmente o golo que lhe permitiu colocar a máscara pela primeira vez esta época. Estavam decorridos menos de 65 minutos, o remate até foi enrolado, mas o que conta é a bolinha no aconchego da rede. 3-0 que, há quem diga, se tornou num dos resultados mais perigosos do futebol.
Depois, veio a dança das substituições, com a curiosidade de Mateus Fernandes voltar a entrar para ocupar a posição de Pote, e com a certeza de que Edwards é um corpo estranho neste plantel, pelo menos enquanto não resolver os problemas psicológicos.
Trincão tentou de fora da área, depois isolou Gyokeres, com o redes adversário a impedir o golo em ambas as ocasiões, sendo mais tarde substituído pelo poste quando o puto Rodrigo Ribeiro rematou cruzado. Antes, na área contrária, Clayton teve momento de inspiração, aproveitou a ansiedade de Diomande, e reduziu para o Rio Ave, na única vez que os de branco e verde remataram à baliza em toda a partida.
Arranque do campeonato com uma vitória inequívoca, na ressaca de uma Supertaça que ninguém esqueceu, e é coisa para demorar um bocadinho mais a esquecer. Talvez lá para a quarta jornada, se tudo correr bem, e pudermos colocar um penso mais eficaz na brecha que aquele raio de carambola, em Aveiro, nos deixou no corpo. Vamos ver.
10 Agosto, 2024 at 15:29
Está tudo na praia.
10 Agosto, 2024 at 15:54
Ao ver esta crónica pensei nas que nos ficaste a dever da época passada e que prometestes durante o verão publicar, és pior que os políticos.
Sobre o jogo pouco a dizer, a roulote das bouas está reforçada, o Pitachorro continua com a melhor comida, os amigos aparecem para as conversas habituais .
Que pena o Pote não ser português, teria dado jeito à seleção…
Sporting Sempre
10 Agosto, 2024 at 16:59
🙂
Z
10 Agosto, 2024 at 16:33
Da Saga #Embuste
“O Benfica entrou da melhor maneira no campeonato nacional de juvenis ao vencer, no Seixal, o rival Sporting por 3-2. Depois de uma primeira parte sem grandes oportunidades, mas já com um golo para cada um dos lados, o segundo tempo foi bem mais animador para os espectadores e para os intervenientes. As águias viraram o encontro pouco depois do intervalo, viram o Sporting desperdiçar um penálti e aumentaram a vantagem logo a seguir pelos pés de Anísio Cabral. Os leões ainda assustaram ao reduzirem o marcador por Yordanov, mas não conseguiram impedir a derrota na estreia na nova temporada”
Eram os ‘colchões’ … Era um GAP de todo o tamanho …
E agora?!? É do quê?
10 Agosto, 2024 at 16:40
É isso. Soube a pouco mas valeu 3 pontos.
Como alguém aqui lembrou, houve tempos em que tropeçávamos à prineira jornada.
Venha o próximo…
10 Agosto, 2024 at 16:43
Apenas acrescentar algo que “vale o que vale”:
Valor de mercado Sporting = 396M
Valor de mercado Rio Ave = 18,80M
10 Agosto, 2024 at 16:48
Tirando o golo do Pote, qual é o golo de levantar o estádio? Ou todos os golos levantam o estádio? 🙂 Na realidade, sim, se são nossos, levantam… o nosso estádio!
10 Agosto, 2024 at 16:52
https://www.abola.pt/futebol/noticias/os-numeros-incriveis-de-geovany-quenda-em-dois-jogos-pelo-sporting-2024081015293879730
Até a mim, que critiquei tanto a falta de atitude dele, me tem surpreendido.
Ainda tem de melhorar o aspecto defensivo mas, caramba, ver o que o puto evoluiu em 2 meses e ver o que o pastelão do Edwards não evoluiu em 2 anos… é obra!
10 Agosto, 2024 at 17:15
A mim, também me tem surpreendido.
Tem sido o dia ao pé da noite, pró que fez no europeu da sua categoria.
E até, do último jogo pra este melhorou, no aspecto de saber ocupar o corredor, veio de uma forma melhor, não se esqueceu.
Tem evoluído, está a léguas melhor que Edwards.
Neste momento.
10 Agosto, 2024 at 17:17
E até, sabe quando soltar a bola não insistindo sem nexo quando vê que é difícil passar.
Edwards, insiste,insiste, mete a cabeça no chão e não vê mais ninguém.
11 Agosto, 2024 at 19:37
Uma carambola que bate em três defesas, vai á barra, bate nas costas do Gr e entra faz-me sempre levantar. Desde que seja do Sporting um gajo lá se levanta e estica os canelos loool
10 Agosto, 2024 at 17:20
Esta é para o clube dos “Amigos de Amorim”, para os sócios do “Apoia & Cala-te!”, para apaniguados do “Não Há Dinheiro, Pagas Tu?” e, em geral, para todos os adeptos da mediocridade.
Precisamos, no mínimo, de:
1 ponta-de-lança
1 central que dê o que nos falta
1 extremo, por troca com Edwards (se possível)
Cheira-me que vamos precisar também de um Guarda-Redes, mas também me cheira que o Amorim não vai dar o braço a torcer.
Isto, claro, se não for para tremer com Benfica e Porto e for para fazer boa figura na Champions. Caso contrário, está muito bem.
10 Agosto, 2024 at 17:23
A si cheira-lhe que RA não dá o braço a torcer e eu tenho a certeza.
Ou não conhecesse o passado.
E também se calhar, aconselhado ou obrigado por alguém sem presidência.
10 Agosto, 2024 at 17:34
O Edwards, fonix, que falta de vontade, de atitude.
Olhar para ele em campo é reparar em alguém que está ali por estar.
Fico na dúvida se é ou não para sair, porque caso não saia, que raio faz um atleta destes num plantel?
Quando vier Nuno Santos?
Direi que é bom.
Geny poderá ir para a direita, Quenda poderá fazer de Trincão.
Falta mesmo uma alternativa a Gyokeres. E um extremo esquerdo para alternar com Pote.
Vejo o Mateus Fernandes mais como médio do que alternativa a Pote. Mas é o que temos.
10 Agosto, 2024 at 17:51
E o trincão … O que dizer dessa abécula???
10 Agosto, 2024 at 19:59
Os teus comentários seriam mais pertinentes se visses os jogos, ou melhor se soubesses ver um jogo, podias dizer que o RA tem de arranjar um sistema em que não seja preciso um avançado fazer 5 ou 6 sprints de 70m para trás para fechar buracos do meio campo, ou que o Trincão se correr muito a defender perde clarividência a atacar (como todos) agora “assassinar” o jogador que ontem nos equilibrou a equipa toda só porque não gostas de quem o comprou, não é um bom serviço nem para o SCP nem para a tua credibilidade…
SL
10 Agosto, 2024 at 20:33
Pertinência?!? Credibilidade?!?
Nada disso …
Não tenho agendas, como tantos que por aqui andam e usurpam os nicknames, aliás … A minha agenda é, pura e simplesmente, o que entendo ser o melhor para o Sporting Clube de Portugal!
O que é isso do “…se soubesses ver um jogo…” … Isso é muita subjectividade …
Ontem estive em Alvalade … Curiosamente fiquei na bancada A, na Norte mesmo por trás da baliza … E vê lá tu … Dezenas de pessoas que estavam à minha volta reclamavam do mesmo que eu …
Mantenho tudo o que já disse sobre o desempenho, miserável, desse jogador …
10 Agosto, 2024 at 23:17
Já começo a duvidar se não sabes ver um jogo, ou se não percebes sequer como se joga….
Eu ontem também fui ver o jogo para o sítio do costume aonde estou há anos e portanto conheço todas as pessoas que estão ä minha volta que são muitas e NENHUMA dessas pessoas concorda contigo….Deve ser do sítio do campo,só pode, do teu sítio não se devem ver as recuperações e as compensações que ele fez ou os arranques para levar a equipa para a frente ou as desmarcações, as assistências…
O quenda faz um grande passe para o nosso 1 golo se calhar tens de ir ver quem recuperou a bola e lha meteu redondinha, por exemplo
Quando o Trincão chegou era um puto fução com a mania que era um João Félix hoje é um jogador que sem perder aquela técnica exuberante joga e dacrifica-se pela equipa e não ver isso ou é embirracao ou desconhecimento absoluto de como uma equipa joga futebol
11 Agosto, 2024 at 0:04
Então se vês tudo tão bem também deves ter visto…
Falhar um golo, na 1@ parte, quase na pequena área com um remate á iniciado …
Tirar o pé por diversas ocasiões na disputa da bola …
Inúmeros passes falhados…
A recuperação dele, quando a equipa perdia a posse de bola, portanto, a reacção á perda da bola é absolutamente inadmissível num jogador profissional…
Etc, etc, etc …
11 Agosto, 2024 at 3:50
UAU falhar um golo? Temos de o tirar da equipa, a propósito o morita, o gyo, o rr, o diomande, o pote e o quenda também falharam golos, é para os tirar da equipa também?
Nem vou meter aqui os nomes dos gajos que falharam passes e quanto á recuperação defensiva dele ou estás a mentir ou não sabes mesmo analisar um jogo!!!
Mas no meio disto tudo, podes ser honesto e resolver o assunto, basta assumires que embirras com o gajo e que as tuas apreciacoes ao desempenho dele tem a ver com isso e não com a qualidade de jogo que ele produz porque os teus argumentos são realmente da treta
11 Agosto, 2024 at 0:07
A técnica ‘exuberante’ que dizes que o trincão tinha … Eu nunca vi …
Referes te a quê?!? Aquelas rotundas e depois lá vai o passe para um dos centrais???
Sacrifício em prol da equipa?!?
Fonixxx, tens que meter mais tabaco nisso …
10 Agosto, 2024 at 21:36
O Trincão está a fazer um papel diferente da época passada, muito mais exigente do ponto de vista físico e mental, mas que, por outro lado lhe dá mais liberdade (e responsabilidade) e espaço…
10 Agosto, 2024 at 21:45
Tem se visto…
Fabuloso…
Na supertaça foi zero… Ontem foi 0,125 …
Está a evoluir…
10 Agosto, 2024 at 17:58
Medalha de Ouro para Iuri Leitão e Rui Oliveira!
Doutro mundo!!!
10 Agosto, 2024 at 18:01
E Iuri é o primeiro atleta português a ganhar 2 medalhas numa mesma edição dos JO…
10 Agosto, 2024 at 19:15
Assim de repente, o meu comentário ao.jogo.
Durante o jogo todo não houve grande dúvida sobre quem seria o vencedor. O Rio Ave pouco ou nada conseguia criar oportunidades ao contrário de nós que criamos várias.
Gostei da exibição, do resultado, mas há coisas que me preocupam:
1. A capacidade que a equipa tem de se adormecer a ela própria até sofrer um (ou as vezes mais) golo. Da a ideia que se o resultado for favorável e se o adversário não estiver a criar muito perigo, relaxam, parece que entram num modo de gestão de esforço e depois do nada sofrem um golo.
2. A intranquilidade que essa postura passa para os adeptos. Eu por exemplo não consigo estar a ver um jogo nosso sem estar a espera de levar um golo, seja qual for o resultado…
3. Edwards. Epa não dá. Esqueçam. Ao contrário do Trincão que ainda foi evoluindo e que ainda se esforça de vez em quando, o Edwards nem isso. Já disse aqui que não acredito que ele vá passar disto, e de cada vez que entra mais demonstra isso. É despachar o gajo o mais rápido possível.
4. Falta mesmo alguém para a frente. Acho que já é mesmo oficial pelo que disse o Amorim, que é o Ioannidis ou mais nenhum, por isso que o Panathinaikos seja corrido da liga Europa a ver se ajuda o gajo a vir.
10 Agosto, 2024 at 20:02
Acho que o selecionador da seleção do proxeneta, entrou de urgencia em sta maria, qualquer coisa bicuda que lhe perfurou o reto…Enfim vidas modernas…Desde que o “patrão” esteja contente, 60M pelo pedro qualquer coisa é obra…
10 Agosto, 2024 at 22:41
Entretanto, Mariana Cabral continua a saga das derrotas contra o Sport Batota e Benfica. Por este andar, em 2043 voltamos a ser campeões de futebol feminino. Mas que “ganda” projecto.
10 Agosto, 2024 at 22:57
Vi agora os 2 penaltys marcados a favor do porco … é obra … o hábito do taremi continua!!!
O primeiro desbloqueou o jogo …. depois é o que se sabe!!
Estou ainda por perceber como é que nós estamos a ganhar por 3-0 e acabamos a perder uma Supertaça!!!
E assim de “fazem” campeões!!!
SL
11 Agosto, 2024 at 2:13
O nosso primeiro golo não é em fora-de-jogo? Vi a imagem do VAR, mas não percebi onde foram buscar os 11cm…O Pote parece que já parte à frente do defesa…
11 Agosto, 2024 at 2:31
A bola é passada para trás.
SL
11 Agosto, 2024 at 6:07
Bom dia Tasca
O Pote é muito bom jogador, mas por falta de concorrencia para a sua posição, para a sua função e desempenho na equipa, muitas vezes roça a mediania no rendimento a presentado .
Poderia ser já neste momento, um jogador excepcional, um fora de série se tivesse um outro jogador a ” morder-lhe os calcanhares !
Infelizmente não é o caso !
——————————— X —————————————-
Informação no jornal A Bola hoje :
Sporting: intruso pode complicar IoannidisFotis Ioannidis, avançado de 24 anos do Panathinaikos. IMAGO
FUTEBOL
NACIONAL
SPORTING: INTRUSO PODE COMPLICAR IOANNIDIS
Sporting: intruso pode complicar Ioannidis
NACIONAL10.08.202421:25 • Nuno Raposo
Clube inglês prepara proposta de 27 milhões de euros pelo avançado grego do Panathinaikos
O Sporting queria fechar de vez o dossiê Ioannidis esta semana mas a jornada europeia do Panathinaikos – joga na quinta-feira a segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa – prolonga essa espera mais alguns dias até haver outra disponibilidade para clubes e jogador poderem continuar a conversar. Mas entretanto, avançam na Grécia, um intruso pode meter-se no meio e complicar a vida aos leões, porque o Leicester estará a preparar-se para a avançar com proposta pelo avançado de 24 anos.
Contam em Atenas que os ingleses, que venceram a última edição do Championship e por isso estão de volta à Premier League, têm 27 milhões de euros para oferecer, seduzindo o emblema do trevo também com a possibilidade de mantere percentagem do passe, ou seja, recebendo valor de futura venda.
O Sporting há muito que procura mais um ponta de lança. Mesmo quando teve ao mesmo tempo Gyokeres e Paulinho o queria, mais ainda quer agora que o português rumou ao Toluca, do México. Na cabeça de Amorim ficou então Ioannidis, porque entende não haver jogador que tão bem possa fazer as vezes do goleador sueco quando este não puder jogar, como não há outro que tão bem possa complementar o camisola 9 ao mesmo tempo em campo. Por isso os leões tanto insistem junto clube grego, que se mostra intransigente: recusou 18 milhões, primeiro, 20 milhões depois, 20 mais três por objetivos mais tarde… Mesmo assim, a SAD do Sporting não desiste e pode até chegar aos 20 milhões mais cinco por objetivos num último esforço. É preciso agora ver se o Leicester efetivamente avança.
Fotis Ioannidis
———————————————————- X ————————————————————————-
Isto Prova que no Jornal A Bola e o SL Benfica antecipam-se sempre, com noticias a propósito do jogador Fotis Ionnides que não sairam em nenhum jornal e em parte nenhuma do mundo, sendo por vezes notícias falsas !
O SL Benfica controla e está nitidamente por detrás e a manobrar na sombra,do dossier da contratação do Fotis Ionnides :
11 Agosto, 2024 at 15:20
Nao estou convencido ainda com a equipa…
Para dar o salto vai ser necessario um lateral esquerdo ou um extremo direito.
Ou quenda ou trincao. Nenhum deles tem intensidade para defender e nota-se a falta de um jogador ali.
Genny na esquerda nao chega a metade do que pode produzir à direita.
Esta equipa nao dá para Champions
Trincao nao pode ser titular !
12 Agosto, 2024 at 9:13
Em relação ao jogo dizer que gostei de ver a equipa a jogar.
Percebi o porquê de ter entrado o Diomande.
Era preciso um gajo com “corpo” para dar porrada no PL deles.
No jogo aéreo que me lembre esteve lá.
Esteve mal na entrada ao avançado que deu o golo ao Rio Ave. Naquele momento tem de segurar e ficar em pé. O Quaresma não percebeu que o colega ia tentar cortar o remate e não conseguiu fazer a dobra.
Gostei muito do Trincão.
Deve ter feito um dos jogos que apreciei mais nele.
Acho que é solto mais para dentro que ele se sente melhor. Tem evoluído muito.
Ao contrário Edwards.
Dos piores jogos que vi dele.
Com este nível é melhor procurar novo clube.
Quenda tem-me surpreendido pela positiva.
Não pelo toque de bola, não pela velocidade, mas pela inteligência que o puto já tem.
Aquele 1º golo é 75% resultado da visão e inteligência do miúdo.
A forma como ele desmarca o Gyokeres é para mim das principais ferramentas para se jogar futebol, marcar golos e ganhar jogos. Capacidade de desmontar a defesa do adversário de forma simples, rápida e consequente.
Amorim tem de mexer ainda mais rápido na equipa.
A ganhar 3-0 tem de rodar a equipa.
Tem de aproveitar estes jogos hoje para ter uma equipa pronta amanhã.
É preciso confiar no plantel todo a 100%. Ou tem confiança ou não tem.
3 pontos contra adversário que podia ter complicado.
Bom inicio de época.
E com isto tudo já temos uma vantagem de 3 pontos para um dos rivais.
É assim que se ganham campeonatos.
Contra as equipas “pequenas”.