Está um dia da treta. Chove, tá frio, o dia está meio cinzento. Enfim…Meto-me no carro, abro o porta-luvas para tirar de lá uma cassete (o meu rádio ainda é dos antigos). Um gajo escolhe e escolhe e escolhe mas…vai sempre parar à mesma – aposto que já todos tiveram esta sensação. É aquela cassete que está sempre a tocar e que às tantas já enjoa mas mesmo assim…a malta não resiste. A que pus tem a etiqueta: “O Girão é mesmo muita bom GR!!!”….Que querem que faça???
Enquanto toca, vou-me lembrando do jogo em Paço d’Arcos. Epá, o gajo dá uma confiança do cacete à equipa. Não é um GR muito espalhafatoso, não anda cá a fazer defesas para a fotografia, nem tão-pouco tem aquela postura típica de GR que ocupa a baliza toda, mas que para se mexer fica mais difícil. (A propósito disto, hão-de reparar que é um GR com um estilo ligeiramente diferente da grande maioria. Sabem porquê? Porque, ao contrário dos demais, o Girão tem as 8 rodas dos patins do mesmo tamanho. Hein????? Como é que é???? Sim, quase todos os GR têm as rodas da frente mais pequenas do que as de trás. Isto facilita aquela posição de cócoras, de joelhos dobrados. Quando se lembrarem, tentem reparar neste pormenor…). Neste ultimo jogo, percebi efectivamente o que faz do nosso GR ó melhor – é que o gajo tem uma leitura de jogo fortíssima, sabe sempre para onde vai a bola, como vai ser a jogada, qual a ideia do(s) Avançado(s)….Lá no P.A, ele faz 3 / 4 cortes com o stick muito fortes. Ele já sabia que a jogada ia ser aquela e pimba, “Já fosteS”. Está sempre presente, sempre a incentivar os colegas (incentivar…hum…vá…dar-lhes na cabeça, como fazia o Schmeichel). Não deixa ninguém adormecer. Impressionante.
E enquanto a cassete toca, vou-me lembrando do Jogo de Sábado…Mais um jogo, mais uma vitória à equipa grande. Pavilhão quase cheio (50% do qual era verde-branco) equipa motivada, adversário difícil, confronto histórico… Todos os ingredientes para um grande jogo. E o jogo começou bem. Os primeiros 5’ com muita intensidade de parte a parte. Jogo rápido, agressivo q.b., com oportunidades para os 2 lados. Mas golos é que nem vê-los. O jogo segue na mesma toada e…Livre directo contra nós, aos 12’ de jogo (não me pareceu falta ali a meio campo, mas ok)…Olha, está a chegar aquela parte do refrão. Livre directo e “Defende Girão!”. Ficamos em Under-Play, o P.A pressiona e…”Defende Girão!”… Por esta altura, passámos mais tempo a defender (pouco agressivos) do que a atacar, os jogadores estavam um pouco apáticos e estávamos a ter dificuldades em ter a bola e chegar à baliza adversária. O João Pinto lá ia tentando umas picadinhas (neste jogo, parece-me que exagerou, mas deixo o comentário lá mais prá frente…), alguns remates dos restantes e pouco mais. Ainda temos um Livre Directo (que não convertemos) mesmo no último segundo da 1.ª parte. Vamos para o intervalo com 0-0 (e se há coisa que me faz doer o coração é ver um jogo de hóquei chegar ao intervalo com 0-0 – Então quando é no final…dá vontade de cortar os pulsos). Foi uma 1.ª parte muito complicada. Foi rápida, intensa, mas não muito bem jogada de parte a parte. Tivemos menos bola que o adversário, que foi ligeiramente mais perigoso do que nós, mas não muito. O resultado aceita-se.
Começamos a 2.ª parte com mais um jogador (power play). Ainda estou a ajeitar a parte da pedra onde me ia sentar, o Figueira olha para a baliza, culatra atrás…Pimba 0-1…(o Carlos Coelho – nosso GR no ano passado – não foi lá muito bem batido nesta bola, mas fez um bom jogo)…Zimboraaaa, que o mais difícil está feito. A partir daqui, é sempre a somar…”Sporting! Sporting! Só eu sei…!”…Fonix golo do P.A…porra pah, nem deu tempo de saborear o 0-1. (Aqui entre nós, foi um belo golo. A bola entrou “onde a coruja faz o ninho” – sempre gostei desta expressão). O jogo anima com estes golos. Novamente bola cá bola lá…Heish, quase golo do P.A, bola na barra…Segue jogo. Stickada aqui stickada ali, o Poka mete um balázio no poste (Essas não contam…só lá dentro). “Defende Girão!” e livre directo para nós, a 7’ do fim. É certo que não foi golo, mas senti que a equipa começou a crescer. Já agora, deixa-me lá trocar de cassete. Etiqueta desta: “Onde tu fores jogaaar”….Não sei porquê, esta cassete faz-me lembrar bem dos últimos minutos deste jogo.
A equipa cresce, a malta apoia cada vez mais (o apoio nunca parou, atenção!!!), está quase está quase…João Pinto atrás da baliza…Goooloooooooooo…1-2. Desta vez não foi picadinha (como disse à pouco, parece-me que o J.P exagerou um pouco desta vez nas picadinhas, o que é compreensível, já que no jogo com o Oquei, a coisa resultou. Mas é mesmo assim, só quem arrisca é que as mete lá dentro. Não foi de uma maneira, foi de outra…não interessa…)…A Vitória já não vai fugir…Heishhh, o P.A mete nova bola na barra…Tivemos alguma estrelinha nesta, confesso. Siga. Livre Directo para nós. O Poka enfia um balázio, faz 1-3 e acaba com o jogo (e que importante foi, pois estávamos à beirinha da 10ª falta)…”Onde tu fores jogaar…Eu vou lá estar…”. Grande ambiente no final do jogo. Os jogadores sentiram que foi um jogo muito complicado, muito suado. O Apoio na bancada foi fundamental, foi aquela força extra.
No geral, acho que foi a nossa partida menos conseguida. Mas infelizmente, nem sempre se conseguem fazer grandes jogos, aniquilar adversários, golos de belo efeito etc. Apesar de tudo…Ganhámos. E uma equipa grande também se constrói nestes jogos. Próximo adversário, Candelária – Sábado, 16h, no Livramento. Vai ser uma grande prova de fogo esta. O Candelária tem uma equipa muito experiente e com muita qualidade (apesar de ter um plantel curto e, do pouco que vi, um GR fraco). Temos de nos pôr a pau. Admito que este é o primeiro adversário que me causa algum “desconforto” vá. São fortes e jogam descontraídos, sem grandes pressões de tabela classificativa. Apesar de tudo, são uma equipa de altos e baixos e, como tal, o jogo pode correr ou muita bem ou muita mal (Olha, bela verdade de La palisse. Ou corre bem ou corre mal!!! Jura…) Mas esta é a melhor expressão para a equipa do Candelária. Tanto são capazes de empatar 7-7 em Valongo, como levar 10 no fcp. A malta percebe.
A onda verde continua. A força transmitida para a pista aumenta a cada jogo. A confiança dos jogadores também…e a minha cassete continua a rodar: “Onde tu fores jogaaar…eu vou lá estaaar”…
27 Novembro, 2014 at 8:26
Uma equipa, que para lá de jogar excelente hóquei, está em completa sintonia com o símbolo que carrega na camisola e que não tem vergonha de ir para o meio dos adeptos receber e distribuir abraços, cânticos e alegria.
Isto sim, dá gosto ver no Sporting!
27 Novembro, 2014 at 8:55
Só queria agradecer à minha mãezinha por ter nascido para poder ler este post do expert!
27 Novembro, 2014 at 9:00
Mais uma granda stickada, Livramento!
Vamos lá ver se sábado vou lá estar no Livramento, mas vou fazer por isso. Aquele ambiente caseiro é um tónico para a alma sportinguista.
Estou com a “leve” impressão que ter um Sporting forte foi do melhor que podia acontecer ao Hóquei em Patins cá em Portugal. Tanto pela competitividade do campeonato como pelas assistências e notoriedade que a modalidade alcança junto de novos (ou velhos) públicos. É para continuar!
27 Novembro, 2014 at 9:23
Mais um grand post como nos tens habituado,
consegues fazer-me sentir que tmb lá estou a ver a jogo !
Obrigado !
27 Novembro, 2014 at 9:25
Dá gosto ler.
27 Novembro, 2014 at 9:28
Não vi o jogo todo mas dei por mima vibrar com o mesmo e a festejar o 1-2 mesmo sem ter visto a bola entrar.
Não ligava nada ao hóquei mas com o Sporting de volta, voltei a, ter interesse.
Spooooortiiiinggg!
27 Novembro, 2014 at 9:49
Tó Livramento, parabéns por mais um excelente post. Estou a adorar seguir os nossos jogos na Sporting Tv.
Na flash-interview do jogo contra o Paços, o treinador da equipa visitada disse que já era altura de o Sporting assumir a candidatura ao título, algo que não percebia dados os resultados que estão a fazer e os jogadores do plantel (do nosso 5 temos 3 jogadores (Girão, Figueira e Losna) que já se sagraram campeões nacionais no passado). Gostaria de ler as tuas impressões sobre o assunto.
Ao atentar nos 5 jogos que faltam para o final da 1ª volta, diria que se o factor casa falar mais alto, o jogo mais complicado será a deslocação à Oliveirense. Porto/Benfica/Valongo ainda vão jogar entre si. Ora, para o adepto “não especialista”, como é o meu caso, gera-se já a grande expectativa de o Sporting, caso vença os jogos que faltam até completar a 1ª volta, poder acabar essa fase em 1.º lugar. Se assim for, achas que Nuno Lopes e os jogadores internamente mudarão o chip, sem prejuízo de para o exterior o discurso ser o de não serem nesta época candidatos ao título?
SL
27 Novembro, 2014 at 12:28
Leo…Optima (e complicada) pergunta.
Antes de mais, acho que o final da 1.ª volta (e consequente classificação) podem dizer bem das nossas reais possibilidades.
Faltam 5 jogos, que nos trazem (em casa) um Candelária de altos de baixos, um Carvalhos a lutar para não descer – Ambos são obrigatórios vencer, apesar de o grau de dificuldade ser muito diferente e uma Juv. Viana, com uma equipa fortíssima (que vai agora apanhar slb , fcp e Valongo de seguida). Fora, jogamos na Oliveirense (que não está em grande forma – talvez seja a melhor altura para lá ir jogar) e Sanjoanense (um terreno sempre complicado, mas que estão em ultimo). A ver vamos, pois cada jogo é um jogo.
É natural que se criem expectativas e, de facto, ter no plantel jogadores que já foram campeões, e que sabem que estamos numa prova de regularidade, ajuda e muito.
Volto a referir que a verdadeira força desta equipa se vai ver nos jogos após uma derrota (lá está, que se espera que não aconteça).
Até final da 1.ª volta, esperemos que aproveitem esta onda que se vai gerando e que continuem a cultivar o hábito de vitória. Devido às circunstancias (equipa nova, estrutura recente) acho que ainda é um pouco cedo para perceber até onde podemos chegar. E não nos esqueçamos que tanto o slb mas principalmente o fcp também os têm. Daqui por 5 jogos falamos. 🙂
Sei que esta resposta é um pouco curta e vaga. Mas vou pegar na tua pergunta para ter de base a um proximo post. Vou tentar também fazer uma pequena análise aos adversários mais directos.
Obrigado pela pergunta
SL
27 Novembro, 2014 at 13:36
Obrigado Tó pela resposta! Não foi de todo vaga. Por exemplo, desconhecia que a Sanjoanense é adversário que pode causar problemas.
Falamos então daqui a 5 jornadas mas aproveito para deixar já uma pergunta para tua reflexão em futuro post: não obstante a excelente 1ª volta que para já está a ser feita, a verdade é que dos ditos adversários de dificuldade média/alta, o Sporting defrontou-os, na maioria, em sua casa (Valongo, Porto, O.Barcelos, Juv. Viana que ainda vem). Só Benfica e Paços d’Arcos foram fora (não menciono a Oliveirense porque, pelos vistos, está irreconhecível esta época).
Ora, se acabarmos a 1.ª volta em 1.º lugar ou a 3 pontos do 1.º classificado, esse posicionamento ficará a dever-se mais à “inflação” que resulta do factor casa (caso em que é expectável uma 2ª volta com mais derrotas/empates) ou à experiência e cultura de títulos de alguns dos atletas, aliadas ao tal ambiente fantástico do grupo de trabalho de que falas (caso em que é expectável que os jogadores, se virem que o título só depende deles, assumirão entre eles esse objectivo)?
Um abraço e SL
27 Novembro, 2014 at 10:25
Adoro ler os teus textos, Livramento. Descreves tão bem, que me imagino sempre na bancada a apoiar…
27 Novembro, 2014 at 10:34
Fogo…uma vez mais! Grande Post!
Acho que este jogo com o Paço de Arcos espelha o que tenho dito do futebol! Ninguém está perfeito todos os jogos…é impossivel! E estes jogos ganhasse na estrelinha! Se um boi preto nos tirar a tal “estrelinha” fica impossível! Este jogo com o paço de arcos foi ganho na tal “estrelinha”! E mais uma vez….grande atitude e grande entrega da equipa!
27 Novembro, 2014 at 10:37
Muito Bom. Grande posta em patins 🙂 quase senti o ambiento no pavilhao do PA
27 Novembro, 2014 at 10:37
bom dia pessoal
Tó, eu fiquei com ideia de que fizemos uma grande exibição, principalmente na segunda parte.
Girão, Losna e João Pinto foram os mais produtivos, mas o Figueira tem um estilo muito “low-profile” mas é de uma utilidade enorme no controlo dos tempos de jogo.
Quero-te fazer uma pergunta Tó:
– que ideia tens do chileno que joga no Sporting?
SL
27 Novembro, 2014 at 11:03
Na :)…Acho que conseguimos fazer melhor…Mas também sei que a equipa do P.A é uma equipa muito chata, tanto casa como fora. (perderam 4-3 na ETAR e estiveram a ganhar salvo erro por duas vezes)…
Alias (epá não quero mesmo ir contra ti lol), acho que o Tiago esteve um pouco apagado e a equipa acaba por notar logo.
Concordo com o Figueira. Tem sido muito util (Um jogador que esteve 3 anos sem competir…Grande recuperação).
Quanto ao Chileno, como referi antes, não o conheço. E ainda não deu para tirar grandes ilações, uma vez que tem jogado quase nada. A ver vamos…
O que gostei mesmo deste jogo foi o facto de continuarmos a criar o hábito de vitória. Jogar melhor ou pior, mas sempre a ganhar…
27 Novembro, 2014 at 11:12
ok companheiro, compreendi-te perfeitamente, e sei que tu és entendido na matéria 😉
eu gosto bastante de hóquei, aliás na nave de Alvalade e no pavilhão antigo raramente perdia um jogo, pois não há comparação entre ver o hóquei ao vivo ou na TV.
Espero ir sábado ao Livramento, caso o trabalho o permita!
Abraço e SL
27 Novembro, 2014 at 10:47
Excelente texto, Livramento! Parabéns. Seria lindo se ganhássemos o campeonato;)!
off-topic: Desculpem, mas se alguém quiser ver o Sporting-Maribor todinho, com excelentes comentários em inglês têm aqui. ENJOY! http://livefootballvideo.com/fullmatch/europe/uefa-champions-league/sporting-cp-vs-maribor
27 Novembro, 2014 at 10:53
Já não via um jogo de hóquei ao vivo desde o tempo em que as galinhas tinham dentes.
Não podia deixar passar a oportunidade e no Sábado, lá me pus a caminho de Paço de Arcos.
Que espirito o daquela equipa. Que ambiente entre a equipa e os adeptos!!!
Quando saí do pavilhão e ia a pé pelas ruas de Paço de Arcos, à minha frente ia um Sr ao telemóvel todo equipado com as cores da casa. E dizia ele : “Tu viste bem o guarda-redes deles?”
Mais palavras para quê? 😉
( Ah! Parabéns também aos adeptos do Paço de Arcos. Sempre no apoio à equipa e aos que fui encontrando pelo caminho : Obrigada por me explicarem onde era o pavilhão. )
27 Novembro, 2014 at 10:54
já agora um off-topic á maneira – http://misticaleonina1906.blogspot.pt/2014/11/a-chapada-de-luva-verde.html
27 Novembro, 2014 at 10:57
Apenas comecei a apreciar mais hóquei em patins agora , antes via alguns jogos da seleção mas ver como esta equipa sente a camisoloa e o s+imbolo do leão fez com que eu percebesse que eles merecem o meu apoio FORÇA LEÕES
27 Novembro, 2014 at 11:07
(hoje temos bolas quentes e frias)
Estamos ali na frente a pressionar os “candidatos” e aproximam-se jornadas muito importantes.
27 Novembro, 2014 at 11:12
Epah eu juro que não percebo essa das “bolas quentes, bolas frias”! Fds…então vocês têm o Sporting assim em tão baixa consideração que acham que os nossos adversários pensam que a melhor forma de nos eliminar é jogar contra nós em casa?!?!
Não percebo…juro que não percebo esse síndroma de inferioridade! Para lampiões ou porcos é que é um azar do crl ter de jogar contra o Sporting!
27 Novembro, 2014 at 11:09
Eu estava ainda a fazer as pipocas…. E também perdi o 1 golaçooo.
E o JP se na primeira parte exagerou como dizes … Acabou por meter pela zona oposta… Bem juntinho aos tacos do pavimento,
“Onde dorme a ratinha” 🙂
Muito bom so o do teu “coche”
27 Novembro, 2014 at 11:30
Boas tasqueiros! Acompanhei o jogo pela nossa TV. Excelente apoio vindo da bancada. Não foi um jogo muito bem conseguido por parte da nossa equipa mas o mais importante foi amealhar mais 3 pontos. O Girão voltou a ser uma parede, excelente. E concordo com o Tó Livramento: faz lembrar o Grand Danois no incentivo e correcção aos colegas de equipa (eu também era assim na baliza).
Excelente texto.
27 Novembro, 2014 at 12:05
“T’óbrigadinho” ó “Tó Livramento”…
Com esta discrição…”vi” a nossa vitória…!!
Sporting Sempre…!!
27 Novembro, 2014 at 12:23
Excelente a NOSSA equipa de Hóquei em patins!
E ainda tem muito mas mesmo muito para evoluir!!!
Cá estaremos para vos apoiar!
SL
27 Novembro, 2014 at 12:33
Tó, a escreveres assim ainda te dão um stick e vais lá para dentro …
27 Novembro, 2014 at 18:11
muito bom Tó!