Antes de mais, Bom ano à rapaziada e muito Caldo Verde para o Frio. Já vou no segundo…Está quentinho!

Mas quer dizer, a quadra podia ter corrido um bocado melhor…Isto porquê? Depois da derrota com a Oliveirense (última crónica), despachamos a malta dos Carvalhos com um valente 6-1. Vitória absolutamente normal, para quem quer lá andar em cima. Mas na semana seguinte é que apareceu a primeira (e espera-se que última) “diarreia mental” da época, em São João da Madeira. É certo que já se sabia que o jogo ia ser difícil, apesar de a Sanjoanense estar no último lugar da tabela. É certo que estava um frio do cacete, é certo que jogar ao Domingo à tarde não é a melhor coisa do mundo, é certo que…é certo que…é certo que…Porra, perder contra o último??? Um adversário que tinha 1 (!) ponto antes desse jogo? Ainda para mais da forma como foi? Não há desculpa absolutamente nenhuma. Foi péssimo. Fomos tudo aquilo que não podemos ser. E estes 3 pontos vão fazer bastante falta – é que com eles, estaríamos salvaguardados para os jogos com slb e fcp (temos 4 de avanço da Oliveirense, quando deveríamos ter 7). Bom, mas é o que temos e olha…siga a dança. Aposto que neste dia, não houve Caldo Verde para ninguém. Sande de Fiambre e Sumol e tudo recambiado para Lisboa.

Apesar disto tudo, a rapaziada deve ter descansado o suficiente durante a quadra natalícia, para preparar bem o embate contra a Juv. Viana, neste último sábado. Esperava-se um jogo muito complicado, contra um adversário experiente (mas de plantel curto) e com duas referências na equipa. André Centeno (eng. Tenho cá pra mim, que era para tentar assinar já com o rapaz. É um excelente jogador) e o Luís Viana (tinha 33 golos no campeonato, antes do jogo começar…acabou o jogo com 38 (!!!) ).

E entramos bem no jogo. Muito bem mesmo. A trocar a bola com confiança, com boa ocupação dos espaços, com tranquilidade. O jogo está rápido, está intenso, e sente-se que vai ter muitos golos. Bem dito bem feito…6min de jogo e mais uma picadinha do João Pinto. Golo. 1-0. Justíssimo. E continuamos bem…Troca a bola, envolve, envolve, vai o Figueira e…já está…Goloooooooo 2-0, com 9 minutos de jogo. O começo ideal. Gostei bastante. O jogo continua aceso, intenso…bola cá bola lá…Penalti para o Viana aos 12’. Foi uma burrice do Girão. Não consegui perceber se efectivamente lhe deu uma cacetada ou não. Mas, da forma como aborda o lance (vai de stick no ar, quando o avançado vem de trás da baliza) qualquer árbitro no mundo ia marcar penalti e dar-lhe cartão azul (Rapaz, tens levado muitos cartões azuis ultimamente – secalhar mal mostrados é certo – menos este – mas tens levado. Tens de tentar controlar o ímpeto, que a equipa precisa muito de ti). Enquanto está o rapaz suspenso, o Viana faz 2-1 e 2-2. Este lance desconcentrou mesmo a equipa…a partir daqui, não voltamos a ser os mesmos. Ataque para um lado, ataque para o outro. Um Gr defende, o outro também…penalti para nós…Bora, que temos de marcar. Mas o Figueira não marcou…Minuto seguinte, penalti para o Viana e azul para o Tiago. Lance difícil, pareceu fora de área. E não concordei com o azul. Pimba, 2-3 – Juv. Viana dá a volta ao jogo. Não pode ser não pode ser. A ganharmos 2-0 (!), vamos para o intervalo a perder 2-3. Mister Lopes, aperta com eles. Está tudo desconcentrado. Sinceramente, parece-me que aquele cartão azul quando estamos a ganhar 2-0 desbaratou a malta – e não pode…afinal somos uma equipa. Certo?

Pri, começa a 2.ª parte. Está ainda a malta a ajeitar a nalga na bancada e 10ª falta para a Juv. Viana. Livre Directo para o Poka meter a bola lá dentro. Toma…3-3…Agora é que a malta de Viana vai ver como elas mordem…siga!!!!!!…Golo do Viana (3-4)…Epá….voltamos à desconcentração…Ninguém se entende lá dentro…Desvio ao pé da Baliza e… 3-5!!!…Isto tudo nos primeiros 5’ da 2.ª parte…ao menos o jogo está mexido, está intenso. Os golos estão é trocados. Então vamos lá mudar o chip à coisa. E Foi…Parece que caiu a ficha ao pessoal. E vamos para cima deles. Começamos a apertar, a atacar cada vez mais. Vai João Pinto – Bola ao poste. Isto é um sinal…acredita pessoal. Penalti para nós. E o inicio do Fim da Juv. Viana. Tiago para bater, olha para a baliza. Tauuuuu. 4-5…Aqui sim, sentiu-se que a equipa acreditava mesmo que conseguia virar o resultado. O Pavilhão cresce, vibra, apoia, grita. Mas como gostamos de complicar, perdemos a bola a meio campo, 2 contra o Girão e golo (o 5.º golo do Luís Viana no jogo. É obra). Continuamos em cima deles. Nesta fase, muito balanceados para o ataque, faço um elogio ao Girão – que se redimiu da 1.ª parte – e fez uma 2.ª parte de luxo. Defendeu quase tudo. Em grande. (inclusivamente, 2 livres directos seguidos)…com tudo tratado lá atrás, o Poka faz o 5-6. Estamos no jogo e temos 5’ para recuperar. Olha, nem mais…Penalti para nós. Fiigueiiraaaa. 6-6…Está quase, está quase. Faltam 2’ o João Pinto arranca para a baliza, falha, vai à recarga…Goooloooooooo. 7-6…Sporting Sporting, esta já não foge, apesar do Livre Directo completamente inventado contra nós. Esquece, está lá o Girão…Onde tu fores jogaaaar, eu vou lá estar….Vitória de raça, de querer, nem sempre bem jogado. E o jogo teve este rumo por culpa própria (não concordei com as queixas todas da arbitragem. Não foram felizes é certo e foram escolhidos como forma de provocação – era a mesma dupla de Oliveira de Azemeis). Da forma como começou, deveria ter sido uma tarde tranquila. Certo é que acabamos a 1.ª volta num magnífico 3.º lugar, a 4 pontos do 4.º (deveriam ser 7) e quase 100% vitoriosos em casa – só não ganhamos ao fcp.

Partimos para a 2.ª metade do campeonato, com responsabilidade a dobrar. Esta posição é no mínimo para manter, dê lá por onde der. Temos um início muito complicado, contra lamps, fulculporto e Valongo. Os Tigres de Almeirim pelo meio, mais a taça CERS (que temos obrigação de passar). Estou com fé, a sério. Tivemos uma baixa de forma, que acredito ter sido propositada, para agora voltarmos ao nosso melhor. Se conseguirmos passar bem estes próximos 7, 8 jogos, conseguimos segurar o 3.º lugar, de certeza absoluta.

By the way, esta invencibilidade em casa é para manter na próxima jornada, contra a lampionagem…O Adversário é, à partida, mais forte do que nós, está em 1.º e é, quanto a mim, o mais forte candidato ao título, fruto das prestações que tem tido ultimamente. Mas isso a nós não nos interessa. É lampionagem, é para abater…O pavilhão vai estar cheio, vai estar a ferver e espero que no final se ouça o “olha a cabeça, olha a cabeça…”… Se bem que o onde tu fores jogaaaar, eu vou lá estar, também encaixa que nem uma luva…

E assim aproveitamos para comer…uma canja de Galinha. Diz que é bom para o frio!

 

*às quintas, o Tó Livramento irrompe pela cozinha de stick na mão e patins vintage nos pés