…Pois quando se juntam lesões, resultados indesejados, objectivos por cumprir, mercado de transferências e jogadores já um bocado espremidos, a cabeça do pessoal anda a mil.
Antes de mais, vamos aos dois jogos que tivemos após a eliminarmos a Escola Livre de Azeméis da taça de Portugal. Recordo-me de ter falado que os jogos depois da taça (Turquel e Oquei de Barcelos) iam ser muito importantes, pois iriam começar a definir a nossa posição na tabela. Esquecendo os 2 primeiros lugares, entre o 3.º e o 6º, existem 3 / 4 pontos de diferença. Qualquer ponto perdido pode ser fatal.
Contra o Turquel no Livramento, a malta cumpriu e bem a sua obrigação. Jogámos bem, de forma alegre. Um jogo bastante agradável de seguir. Vencemos por 5-1, mas podiam ter sido 6, 7, 8. Tudo normal portanto. O pior veio a meio da semana, quando vamos jogar a Barcelos, adversário directo na tabela classificativa. Efectivamente, o Oquei tem uma equipa muito certinha, muito arrumada. Para além disso, jogar em Barcelos não é, nem nunca foi, a coisa mais fácil do mundo. É um pavilhão muito místico. Mas não me lixem, o nosso plantel é bem melhor. Não é admissível levar 5 batatas daquela rapaziada, e só marcar 1 golinho. Não é, não pode ser. Se queremos ser grandes, nestes jogos não podemos vacilar (Sei que o Tiago saiu lesionado logo aos 6 minutos, mas quer dizer…). Fiquei lixado com esta derrota, que nos atira para o 6.º lugar, com menos 2 pontos que o Oquei e menos 4 de Valongo e Oliveirense.
Mas pronto, se cumprirmos as nossas obrigações, conjugando o calendário dos adversários, a minha aposta definitiva é – 4.º Lugar, atrás da Oliveirense. Rapaziada, “meti a minha cabeça no cepo” por vocês. Não me deixem ficar mal, sff.
No entanto, para além do campeonato, temos ainda duas competições que espero que sirvam para motivar a malta.
Já este sábado, 1.ª mão dos quartos-de-final da Taça CERS contra os amigos da Oliveirense, e início da disputa por um lugar na Final Four. Sobre esta eliminatória, só digo o seguinte: FAÇAM HISTÓRIA ok? FAÇAM HISTÓRIA…andamos arredados dos grandes palcos europeus faz tempo. Está na hora de regressar. Sabemos que o adversário é muito complicado mas se fosse fácil, não tinha piada nenhuma.
Depois, os Oitavos de Final da Taça de Portugal, contra a Juventude de Viana (dia 14.Março) – somos obrigados a passar. Não me lixem. Somos mais fortes, estamos com mais andamento e ainda temos coisas para disputar. O Viana já está a deixar correr o calendário. Vai atirar-se à Taça de Portugal, claro. Mas nós também.
Para terminar, vou fazer uma pequena introdução ao Mercado de Transferências que, este ano, começou a mexer muito cedo, fruto da revolução que o folculporto vai fazer no seu plantel. Aqui um aparte para dizer que o rapazinho Alves da oliveirense vai mesmo para lá… Da nossa parte, acredito que alguns jogadores já sabem (ou imaginam) como será a sua (não) permanência no plantel. Esta situação é chata, claro que é, mas temos de saber viver com isso. Do que me dá a entender (atenção que não sei absolutamente nada sobre o nosso plantel para a próxima época, é apenas análise de factos) acredito que os jogadores Carlos Martins, André Moreira e André Pimenta (sairá para rodar e ganhar andamento) não farão parte do plantel. Fico também na dúvida sobre o Ricardo Figueira e também sobre o mister Lopes.
Para os respectivos lugares, acredito que podem entrar o Pedro Moreira do fcp (caso entre, que seja o único que vem de lá) e o Diogo Silva da Oliveirense (tenho fé que entre mesmo). Depois, podíamos tentar por exemplo o João Souto do Valongo, o Tiago Resende do Candelária, o André Centeno do Viana ou o Vieirinha do Oquei de Barcelos.
Entrámos na fase decisiva desta excelente época que estamos a fazer. Campeonato para lutar pela Liga dos Campeões, Taça CERS para lutar pela Final Four e Taça de Portugal para lutar pela Vitória. Independentemente de entradas e saídas, estes são os nossos rapazes e são estes que vamos apoiar. Porque são eles que vão continuar a escrever a história da modalidade. Contamos com vocês….e podem contar connosco.
5 Março, 2015 at 11:06
Tenho que esperar até amanhã de manhã para saber se estarei por cá no sábado, mas caso esteja faço questão de rumar ao Livramento!
5 Março, 2015 at 11:08
O Gonçalo estava falado ou apalavrado há “bues”.
Não sigo a modalidade, mas ainda aparecem putos da qualidade de um Chana ou Pedro Alves? É possível montar uma super-equipa recorrendo a formação e prospecção nacional?
5 Março, 2015 at 12:18
Até acho que sim…é o que o fcp está a tentar fazer… :s
5 Março, 2015 at 11:14
Tenho de ir. A essa tenho de ir!
5 Março, 2015 at 11:30
Um tasqueiro referiu ontem que os júniores do SCP jogaram no último fim-de-semana com a Oliveirense. Podes confirmar-me Livramento?
O treinador da equipa de júniores da UDO jogou comigo e com o Mike nos escalões de formação da UDO.
5 Março, 2015 at 11:41
Vencemos por 3-9 e com duas jornadas vamos em primeiro na zona C.
http://hoqueipatins.pt/2014-15/act_nacional/jun_c.htm
5 Março, 2015 at 12:06
Caramba… falhei o jogo… imperdoável….
5 Março, 2015 at 12:12
Ficha do jogo com foto:
http://hoqueipatins.pt/live/sub20.html
No nosso plantel temos 2 campeões do Mundo de sub-20, o André Gaspar e o Rodrigo Campelo.
5 Março, 2015 at 14:07
o tasqueiro que disse isso fui eu, DeFran.
Podias confiar um bocadinho (só um bocadinho) mais… ou não.
5 Março, 2015 at 14:14
Sim eu sei, desculpa não ter referido o teu nome. SL.
5 Março, 2015 at 18:15
não era por aí (pela referência ao nome), mas adiante.
5 Março, 2015 at 11:38
Caro Tó,
Na semana passada, o Record deu conta do interesse do Sporting no Reinaldo Garcia. Não mencionaste esta possibilidade na tua análise ao mercado de transferências. Gostaria de saber a tua opinião.
Quanto ao Ricardo Figueira, o que te leva a achar que ele pode não continuar? Será por causa do internato que está a fazer? É que o Ricardo é um “capitão” de equipa de mão cheia. Até o vejo como a continuar ligado ao Clube na formação ou como treinador. Não gostaria que saísse.
Relativamente ao Mister Nuno Lopes, lembro-me bem que numa das tuas primeiras stickadas referiste não saber se o mister era o Ancelotti do hóquei. Ao enunciares que o Mister pode estar de saída, será exagero dizer que, definitivamente, Nuno Lopes não é treinador para equipa que lute e ganhe campeonatos? Saindo Nuno Lopes quem seria a tua escolha para treinador?
Ainda sobre as saídas, incluiria também o Nico Fernandez.
Uma última pergunta: qual seria, para ti, um resultado ideal na primeira mão contra a Oliveirense que deixasse o Sporting mais confiante na deslocação a OdA?
SL
5 Março, 2015 at 12:17
Boas perguntas 🙂
Sobre o Reinaldo Garcia, seria uma contratação absolutamente espetacular. O Gajo é muito bom jogador. Mas honestamente, ainda não estamos em posição de competir com fcp e slb sobre estes jogadores (seja por Salário, por Equipa, por pavilhão etc…).
Ah e não referi, porque ele vai regressar ao fcp (saiu há uns anos para Espanha).
Sobre o Figueira, talvez pela idade e eventualmente percurso extra-hoquei. Mas como digo, não tenho qualquer informação. Só mesmo a minha visão pessoal. No entanto, concordo que tem sido um grande capitão sim, sem dúvida.
Sobre o mister, do que tenho visto, tenho a impressão que falta pulso nos jogadores (relembro a historia do João Pinto). Para além disso, acho que tinhamos obrigação de manter (+-) o mesmo nivel ao longo da época. Caso saia (e não sei se está de saída ou não, repito), não sei bem quem poderiamos ir buscar – já pensei nisso e não cheguei a nenhuma conclusão, admito (lol criticar é fácil, apresentar soluções é que não…:) ).
O Nico, por ser aposta pessoal, duvido que saia. Se sair (e acho que fazia bem) seria para ir rodar em algum lado e eventualmente voltar…
Resultado ideal? Ganhar por muitos a poucos hehe. Se conseguirmos ganhar e levar uma vantagem de 4/5 bolas já era bom…Mas é muito dificil.
5 Março, 2015 at 12:30
Tó, eu fico é com a sensação que o Putedo sobre rodas está a desinvestir na modalidade. Já no ano passado se falou que tinham salários em atraso. Este ano a coisa não deve estar assim tão diferente. Em princípio o Tó Neves também não irá renovar.
5 Março, 2015 at 12:36
Sim sim é verdade que estão a desinvestir. Mas de certeza que tinham lá gajos a ganhar do bom e do belo, sem o justificar.
Ao mesmo tempo que vão apostar no futuro – O Reinaldo Garcia deve vir ganhar uma nota preta.
O Tó Neves sai porque não acho que tenha qualidade para ser treinador do fcp. Só mesmo por isso
5 Março, 2015 at 14:25
Qual foi a história com o João Pinto? Não me digas que foi algo do género Peseiro/Rochemback 🙂
O Reinaldo Garcia seria interessante a sua vinda para jogar ao lado do cunhado. Mas como referes, se calhar nesta fase ainda não conseguimos oferecer por cima das propostas que Benfica ou Porto façam.
Outra questão Tó: será que um eventual apuramento do Sporting para a Liga Europeia neste campeonato seria benéfico para o projeto do hóquei leonino? Ou, dado que ainda se está numa fase de consolidação e de acerto do melhor plantel, seria preferível jogar mais um ano numa prova menos desgastante como é a Taça CERS?
5 Março, 2015 at 15:51
Epá, nós para irmos à Liga Europeia, só com um plantel bem decente…
Não que tenha receio de andar a levar tareias, mas sim pelo facto de poder ter impacto negativo no campeonato.
No entanto, se queremos ser bons, temos de andar por lá.
Em Resumo, não é uma situação ideal mas entre ir e não ir, preferia ir, claro…
5 Março, 2015 at 11:40
Tenho acompanhado a época do Hóquei pela Sporting TV e depois de uma 1ª volta entusiasmante, inexplicavelmente a equipa caiu muito de rendimento. Fizemos o mais difícil que foi entrosar 6/7 jogadores novos e quando o normal seria a equipa com o tempo ir subindo de produção devido ao maior conhecimento entre os atletas, eis que acontece o contrário. Nesta 2ª volta já perdemos mais pontos que em toda a 1ª volta e à meses que não conseguimos ganhar a ninguém fora de casa, até com os últimos temos perdido…
Atrevo-me a dizer que neste ano de regresso da modalidade oficial ao clube a grande contratação não foi o Girão, nem o Losna, nem o Poca, nem o Nico, nem o João Pinto, foi o Pavilhão do Livramento, ele sim tem sido o nosso bastião e é onde temos amealhado os pontos que nos têm permitido estar longe da situação do ano passado e ainda em condições de lutar por um lugar de acesso à Liga Europeia .
5 Março, 2015 at 12:00
Mais uma vez, obrigado por este serviço público leonino !
5 Março, 2015 at 12:23
Tó, desculpa lá o off, mas já que estamos numa de modalidades e a falar em movimentações de mercado… foda-se, que merda é esta do Rui Silva poder estar de malas feitas para rumar o fcp? Antes deixá-lo rumar ao estrangeiro…
5 Março, 2015 at 12:26
Escreveram que o gajo estava encostado no SCP, mas a verdade é que ele jogou no jogo da Taça. Escreveu-se ainda que ele queria jogar noutros campeonatos.
5 Março, 2015 at 12:28
A verdade é que foi o Rui Silva a falhar o livre de 7 metros no último segundo da Supertaça que daria o empate ao SCP.
5 Março, 2015 at 12:31
Mera coincidência 🙂
5 Março, 2015 at 12:32
sim, claro. Não meti em causa o Rui Silva. Apenas foi uma coincidência.
5 Março, 2015 at 12:33
Mas a verdade é que este ano o Rui Silva é uma sombra daquilo que conhecemos.
5 Março, 2015 at 12:27
O problema é não se chegar a acordo para renovar … fica disponível para quem lhe der mais.
E não podemos fazer nada …
5 Março, 2015 at 15:03
Ele termina o contrato, pelo que fica livre.
Já neste defeso foi colocada a hipótese dele e do Portela abandonarem no final da temporada, e irem para outro País. O Porto é uma novidade…
Verdade seja dita, da perspectiva dos jogadores, só teriam a ganhar em emigrarem.
5 Março, 2015 at 14:26
Gosto deste Serviço público leonino-tasqueiro!
Ajuda a que eu ande cada vez mais ingressado por est modalidade que nunca foi das minha preferidas.
Mas o bichinho tem vindo a crescer…
Granda stickada Tó Livramento!