Godinho & Companhia vieram para o Sporting de Fé-mista. Uns terão vindo de boa-fé, outros para se encherem. Todos vieram armados até aos dentes e encheram-nos os pés de tiros. O Sporting, que não eles, ficou com os pés todos escavacados. Eles ficaram bem, como ficam bem sempre, todos os pistoleiros.que assaltam gente de bem, desarmada e de boa-fé.
A demolição a que se dedicaram sem alma nem coração atingiu todas as áreas do Clube e da SAD. Não me quero nem sei detalhar os trabalhos de demolição, apenas constato os resultados e os resultados mais evidentes são muito maus. Há ruínas que se não podem ver porque, dos edifícios erguidos com a dedicação de gerações apenas restam fundações enegrecidas e enterradas. Doutros edifícios, fachadas periclitantes estão agora apoiadas e escoradas e a reconstrução começou. A formação de jogadores é um deles. As intervenções têm sido profundas e o edifício quase renascido das cinzas, feito Fénix titubeante. Agora há que atacar os aspectos estéticos e cuidar de pormenores cuja utilidade marginal é alta. No Sporting de hoje não pode haver lugar a desperdícios e daquilo que, nos últimos anos, se nos esvaiu entre os dedos há que aproveitar no futuro todas as potenciais mais valias por isso, Brumas, Iloris, Diers e Bubakus Djalós não nos podem voltar a acontecer. Há uma artéria aberta da qual se nos está a escoar precioso sangue e vida.
O Leão lambeu as feridas e agora tem de caçar e tem de alimentar-se para regressar às forças perdidas, tornar-se matreiro e não se deixar, de nada, fazer presa. Benfica e Porto, sendo incapazes de criar riqueza, roubam-na sempre que podem. Para isso servem-se de todas as ferramentas disponíveis na panóplia do ladrão. Sem honra, corrompem; sem valores retalham; viciados na preguiça, tornam-se fazem-se parasitas das forças alheias. Empresários subordinam-se-lhes na mira do lucro fácil e imediato, árbitros assumem como sua a ambição dos patrões que manobram na sombra, conselhos de disciplina agem de acordo com os ditames que lhes são impostos, traidores alinham ao seu serviço e assignam-lhes vantagens de todas as naturezas, desde datas de jogos, a inscrições de jogadores fora de prazo até à partilha de direitos televisivos no quadro da centralização da decisão que à sua distribuição presida, favorecendo-os nos critérios, assegurando a exacta transmissão aos votantes do sentido da voz do dono.
Urge que o Sporting estabeleça um modo de tornar estanques e impregnáveis, blindando contra eventuais intervenções externas os frutos da sua formação. Insisto na minha, o agente de alunos da nossa academia terá de ser uma organização do próprio Sporting. O curriculum da formação tem de ser enriquecido com matérias que desenvolvam a mente. O “Curso de Futebolista” da Academia do Sporting tem de obter o reconhecimento de se tratar de uma verdadeira “Licenciatura” em futebol. Os contratos com os formandos têm de ser passíveis de aplicação após os 18 anos. Os direitos económicos e desportivos dos jogadores provenientes da academia terão de estar na total e exclusiva disponibilidade do Sporting Clube de Portugal, até, no mínimo, aos 23 anos. Os jogadores poderão escolher o seu próprio agente quando saírem do Sporting. Não antes.
Até esse momento, uma “sociedade de mediação de jogadores” pertença do Clube deverá deter na íntegra os passes dos jogadores. Como se faz não sei mas, não queremos outro Bubaku Djaló no futuro.
ESCRITO POR Mário Túlio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
18 Março, 2015 at 1:12
Concordo com quase tudo, aquela parte dos agentes no entanto acho que é ilegal, no entanto acho que sim devemos “seleccionar” os agentes dos jogadores utilizando para isso todas as formas de pressão e resistência possíveis dentro do enquadramento legal e moral, sim porque nós ligamos á parte moral, queremos continuar a ligar e não seríamos Sporting se assim não fosse…
A primeira medida seria talvez elucidar os “miúdos” sobre os perigos de hipotecarem as carreiras a agentes sem o mínimo escrúpulo e dar exemplos concretos…
18 Março, 2015 at 1:19
O Sporting levou isto à AR
1. Necessidade de alteração ao regime jurídico do praticante desportivo e do contrato de formação desportiva;
Objectivo: defender a formação e acautelar os legítimos interesses dos clubes empregadores, assegurando aos jovens atletas um projeto de formação e carreira.
Mas não encontro o projecto detalhado…Não apareceu no jornal Sporting? Já não me lembro bem…
Mas para uma discussão proveitosa talvez fosse bom conhecer o texto completo do SCP e depois cruzar com os contributos e aportes do Mário Tulio
SL
18 Março, 2015 at 2:23
Pois mas aquela ultima parte não sei, é um bocado “puxada” era quase um regime de escravatura, tem de haver outra maneira, aumentar as percentagens de compensação da formação, baixar as percentagens dos agentes até aos x anos, legislação especial que nessa fase proteja o atleta e o clube, género todos os contactos entre o agente e o atleta serem monitorizados por uma entidade do clube ou mesmo externa para manter a moral e bons costumes, restringir as prendas dos agentes aos putos sei lá uma coisa dentro deste formato…
Isto passa muito pelas “tangas” que os agentes espetam a putos com 15, 16 e 17 anos…logo se conseguisses controlar as tangas ou diminuir a atractividade do negócio através de regulamentação, tinhas o problema resolvido e sem “escravizar” ninguém…
18 Março, 2015 at 9:44
Não podemos ser meias tintas. Não há regimes demasiado puxados porque as empresas não são democracias. Se o fossem, estavam todas falidas.
As únicas certezas que tenho são estas:
– Desde 1960 que o Sporting forma e os outros roubam os valores.
(O caso do desvio (roubo) do Eusébio para o Benfica é paradigmático e devíamos já ter aprendido com isso.
– Daí para cá entre Porto e Benfica tem sido um “fartar vilanagem!”
– Os empresários, cada um a seu modo, enchem-se à custa do Sporting.
-De há 50 Anos para cá o Sporting ficou espoliado de CENTENAS DE MILHÕES de EUROS que têm andado a engordar e a encher as carteiras de dezenas de agentes e empresários, bem como as de Benfica e Porto
Pois eu digo:
-Se é preciso fechar os passes num cofre fechem-se.
– Defrontamo-nos com assaltantes. Não pode haver meias tintas, há de tomar as medidas que se mostrem necessárias.
Quantos jogadores muito jovens, por essa Europa fora, EUA, Canadá, África não desejam com ardor vir para a Academia? Estudar onde se formaram os melhores jogadores do Mundo?
Quanto não estariam dispostos a pagar os “meninos ricos” para aprenderem em Alcochete?
Os custos com a formação dos jogadores obedecem a investimentos directos de vários milhões de Euros com cada um.
Porém por detrás disso há toda uma organização e um know how que vai dos olheiros,até às diversas estruturas internas, bem como uma praxis que custou ao SCP Milhões e milhões.
Eu direi que, sem margem de erro significativa, o custo efectivo suportado pelo Sporting, para formar um jogador, deva andar pelos 10 a 12 milhões de euros.
Se forem feitas as contas ao tostão, não creio que a formação do Sporting tenha dado lucro até à data de hoje. Por cada jogador que nos custa 10/12 M há dezenas de outros com custos variados (nem todos ficam na Academia até ao fim) que não rendem um chavo ao Sporting mas custaram quase a mesma coisa.
A elite que produzimos com o sacrifício de tantos e à custa de um esforço financeiro enorme não deve ser fechada sob corrente e cadeado, por pruridos de ofender terceiros ? Não creio.
Acima de tudo e de todos está o interesse do Sporting. Benfica, Porto, empresários QUE SE FODAM! Nem que seja preciso defender os passes dos nossos jogadores a TIRO e deitar abaixo uma canalha de filhos de puta!!
18 Março, 2015 at 9:49
Mário…achas que o problema do Futre, Suinão ou Montinho foi os respectivos empresários ou eles terem um “carácter” de merda…ou ausente mesmo?!?!
Eu não tenho duvidas que o problema foi exactamente o carácter deles e não os empresários…os empresários limitaram-se a encontrar as saídas que eles procuravam e queriam para as suas carreiras…
18 Março, 2015 at 9:58
Tiago tens as duas situações. Não há dúvida é que os empresários / chulos podem ser um elemento a desestabilizar – Veja-se os casos do Bruma e Figo…
18 Março, 2015 at 10:02
Olha para esses casos…mais uma vez o problema não foram os empresários mas sim eles serem uns peseteros fdp! Os empresários só os ajudaram a ganhar mais…
Qual é a diferença entre o Bruma e o Bubacar Djaló?! Foi o empresário ou foi a mentalidade do próprio?!
18 Março, 2015 at 10:12
Já pensaram que se pode juntar a fome com a vontade de comer? Ou seja empresários sem escrúpulos influenciarem negativamente jogadores pouco abonados de carácter? O Figo era e é isso tudo mas na altura havia também um José Veiga ansioso por ganhar dinheiro e lixar o Sporting..
18 Março, 2015 at 10:14
O Veiga “morreu” e “nasceu” Jorge Mendes.
Mas o Veiga até à estrutura directiva do Carnide pertenceu, foi vice-presidente se não estou em erro.
18 Março, 2015 at 10:20
Exactamente Alexia. Mas antes de “morrer” ainda nos lixou. Depois esteve com o LFV e entretanto caiu em desgraça. Infelizmente foi “substituído” por um chulo ainda maior:: o Mendes que só nos tem lixado. Isso só demonstra que os empresários nos têm lixado. Se existirem alguns que queiram trabalhar com o Sporting numa lógica de Win win tudo bem. Mas não tem sido o caso…
18 Março, 2015 at 10:21
É exactamente isso! Juntasse a fome à vontade de comer! E por isso é que eu digo que temos de atacar pelo mais fácil! Formar os jogadores e avaliar o seu carácter! É o mais certo! Porque empresários amigos do Sporting…podem esquecer porque não há! É muito mais difícil o caminho de escolher o empresário para o jogador…
Eu não acredito que exista 1 empresário que ouça do seu jogador que quer ganhar mais no matter what e que o convença “não…fica neste clube que estás bem!” e que abdique de uma comissão choruda por…ética…isso para mim é um unicórnio…é muito bonito mas não existe…
18 Março, 2015 at 10:35
Tiago isso não existe, mas também existe e de que maneira o empresário que desestabiliza o jogador com quimeras e falsas promessas…
18 Março, 2015 at 10:39
O empresário alicia o jogador de mente fraca e carácter inexistente…
O jogador de princípios e de mente forte não é aliciado pelo empresário crápula…o empresário faz o que ele quiser…
18 Março, 2015 at 10:47
Tiago não ponhas a tónica só no carácter ou na falta dele em relação ao jogador porque não explica. Tens jogadores em clubes como o Porco que só saem pela cláusula de rescisão Terão todos melhor caraíbas que os nossos? Ou os empresários têm mais respeito e relação resposta a direcção deles? Será que também são os jogadores a porem nos jornais noticias de interesse de clubes que muitas vezes não existem para desestabilizar e inflacionar salários e comissões? Para mim estes empresários têm sido um dos flagelos do Sporting e não adianta desvalorizar isso. Felizmente temos agora uma direcção que nos dá garantia de rentabilizar melhor a formação quer desportiva quer financeiramente
18 Março, 2015 at 10:58
Suponho que se o William sair pela claúsula ou perto disso deixas de ter essa opinião…já que o seu empresário é o Mendes…passa a tratar todos os clubes por igual é isso?! Ou preferes vender o William por metade do preço e não negociar com o Mendes e com os amigos dele?!
E a mim essas transferências todas insufladas são manobras de marketing e lavagem de dinheiros! Os clubes ganham muito pouco dinheiro real com elas por isso…mas isso daria outra discussão!
E já agora…devíamos obrigar o William a mudar de empresário para o deixar jogar?! E o João Mário?!
Ou senti-mo-nos +- à vontade porque confiamos no carácter de ambos?!
18 Março, 2015 at 11:04
Primeiro é preciso que isso aconteça – estou a falar do William. E respondendo à tua pergunta não mudo de opinião: continuarei a considerar o Mendes um filho da puta. A única coisa que poderás concluir é que passou a ter mais respeito pelo Sporting e pela sua direcção do que tinha no passado. Porque é isso que ele é outros têm de perceber: têm tudo a perder se quiserem apenas ganhar dinheiro e lixar o Sporting. Esse respeito conquista-se e é o que tem sido feito por esta Direcção
18 Março, 2015 at 11:12
Pronto…é essa a nossa divergência…
Eu acho que ele tem exactamente o mesmo respeito que tinha pela direcção do Sporting! É a mentalidade dos jogadores agenciados por ele que o fazem comportar-se dessa maneira! E o William já deu vastas provas disso…podia ter saído, podia ter feito birra (ouviste Slimoney) mas não! Continuou o mesmo, a portar-se da mesma maneira…fosse quem fosse o empresário! E o empresário dele (quem quer que seja) sabe que tem de respeitar a vontade do jogador, que é respeitar o clube…
Por isso eu digo…caguem em quem é o empresário…escolham é bem os jogadores, o seu caracter, a sua forma de ser e a sua forma de estar! Se for-mos capazes de o fazer (escolher ou formar) não teremos mais Brumas ou que tais…
18 Março, 2015 at 11:13
Sejam quem for os empresários que trabalham com eles…
18 Março, 2015 at 11:29
Tiago teria todo o gosto em continuar esta discussão interessante se tivesse mais tempo. Prometo logo à noite voltar ao tema. Abc
18 Março, 2015 at 10:03
Figo não é exemplo para nada, o maior pesetero português que conheço.
Só vê dinheiro assim como o seu empresário, juntou-se a fome com a vontade de comer.
Um aparte, ontem li por aí que Platini está contra os fundos e que os acha um modo de escravatura, e portanto acha que Blatter já está a mais na FIFA e apoia uma vitória de Figo … a conjuntura está a formar-se para o dossier Fundos vá para o arquivo morto, se o pesetero se tornar presidente da FIFA … peseteiro leia-se Jorge Mendes, porque fico vai ser apenas o rosto e não o cérebro 😉
18 Março, 2015 at 10:04
* fico = Figo
18 Março, 2015 at 10:14
Alexia…há aí uma contradição…é que o Blatter é contra os fundos, o Platini é contra os fundos (pela entrevista que deu e por várias declarações que já teve antes) não percebo onde entra aí no meio o apoio do Platini ao Figo se ele não é contra os fundos! É uma contradição a que só o tempo pode responder…
18 Março, 2015 at 10:16
Mas que ontem li palavras do Platini onde dizia que Blatter já está a mais na FIFA e que apoia uma vitória do Figo.
Agora o que está por trás e só se saberá mais lá para a frente, é um facto.
18 Março, 2015 at 10:23
Pois…é isso! Expliquei-me mal…A contradição não é tua, é do Platini! 😉
Ou então o Figo anda a enganar o Platini e ele acha que o Figo é contra os fundos…e se for assim o Platini seria um anjinho do crl, coisa em que acredito tanto como num “empresário amigo do Sporting”…
18 Março, 2015 at 10:25
Anjinho o Platini? não creio 😉
18 Março, 2015 at 10:00
Esses 3 exemplos é mesmo por falta de caracter.
Querem melhor exemplo que o Futre que se vende por quase nada.
Um gajo que se dizia do Sporting, ajoelha-se aos pés de Chalana e idolatra PdC D. Bufas.
18 Março, 2015 at 10:11
Olhando para o Figo por exemplo…ele trabalha com o empresário que o fizer ganhar mais! Esta-se a cagar para os clubes ou o que quer que seja! Agora quem é o culpado?! O empresário que faz o que o seu representante quer ou o próprio!
É verdade que os empresários não têm escrúpulos e são uns sangue-sugas de merda…mas a verdade é que só fazem o que os deixam ou mandam fazer! Por isso para mim para atacarmos este problema temos de ir ao jogador e não ao empresário…
18 Março, 2015 at 19:12
O facto de teres razão nos prejuízos constantes que o SCP tem sofrido, não justifica a forma como queres parar a “sangria” estamos a falar de pessoas e não de gado (embora algumas dessas pessoas se portem ás vezes como animais) em segundo a formação de cada jogador não custa nem de perto nem de longe 12 milhões de euros…mas custa caro não há duvida…
No geral eu concordo contigo nota e também acho que deve ser encontrada uma forma de proteger os que de facto trabalham na formação, nomeadamente o investimento feito (em que têm de se incluir a perda de mais valias) só discordamos da forma de atingir esse objectivo…
18 Março, 2015 at 19:22
Completamente de acordo. Estamos a esquecer o lado humano da coisa. Até porque se ainda tenho alguma esperanca que o Sporting seja correcto para com os seus atletas, imagina esse modelo num clube como o porco…. Escravidao era pouco.
Só mais uma achega, segundo uma declaracao do BdC (ja nao me recordo quando mas penso que foi numa das “horas do presidente”) o investimento num atleta que faca toda a formacao no clube era de cerca de 5M.
SL
18 Março, 2015 at 1:32
MÁRIO… ESTÁS EM ALTA!
keep the good spirit
18 Março, 2015 at 9:52
Duivirto-me o que posso, alerto todos para aquilo que me parece dever alertar.
O próximo passo vai ser organizar uma manifestação Sportinguista à porta da federação e bater o pé aos filhos de puta oficialmente consignados !! Depois é partir para S. Bento e, pimba, manifestação Sportinguista à porta da Assembleia, pressionando para que se façam Leis e entregando uma petição assinada por 1 Milhão de Sportinguistas para que seja consignada em texto legal a proposta de legislação de Bruno de Carvalho.
Se agíssemos assim…em bloco e contando por milhões os participantes. Isso é que era união e força!
18 Março, 2015 at 3:02
Momento cómico da noite:
“O Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta terça-feira que Pinto da Costa foi repreendido e condenado a pagar uma multa de 153 euros referente a protestos sobre a arbitragem.
Recorde-se que Jorge Tavares, árbitro do FC Porto-Arouca, expulsou o guarda-redes Fabiano, tendo igualmente Julen Lopetegui proferido queixas no final do encontro.”
Onde é que já se viu multar este ‘indibiduo’?… E logo por 153 aéreos… Minha Nossa Senhora de Fátima, anda cá abaixo ver isto, que os deuses andam loucos, os pastorinhos vão entrar na Casa dos Degredos, a irmã Lúcia descobriu-se que tinha um negócio de vender receitas de doces conventuais e não pagou o IVA… e por aí fora… Perderam a cabeça… mas poucochinho. Que a vida está dificil para esta gente…
18 Março, 2015 at 6:02
Com a afirmacao de o leao estar a lamber as feridas, passou-me pelos olhos a imagem dos simbolos dos clubes, e passando-os para uma “imagem” da selva em que o futebol portugues se encontra,”vi” o leao, altivo e imponente, e depois “vi”, disfarcados, 2 necrofagos animais, a hiena e o abutre, disfarcados de dragao e de aguia respectivamente… Alem de mentirem na data da fundacao tambem mentem no “animal” que verdadeiramente “representam”…
Bom dia pessoal e saudacoes leoninas
18 Março, 2015 at 6:38
não entendo mesmo porque não Ha-de o scp ser agente dos seus jogadores… adorei o texto.
18 Março, 2015 at 7:03
Viva A todos! Desculpem o off-tópico mas Alguém sabe de uma forma de ainda arranjar bilhetes para a futsal Cup?
Obrigado!
18 Março, 2015 at 8:52
Pode ser que mais perto dos jogos apareçam uns quantos à venda, acho que é normal isso acontecer
18 Março, 2015 at 8:31
Bom dia para toda a “Familia da Tasca”…
Durante quantos mais anos iremos sofrer por causa “desses malfeitores” que fizeram parte dessa pandilha”Godinho& Compª”…?
Eu sei, todos sabemos que BC tem “alguns defeitos”, mas quem os não tem…?
Foi “uma sorte” para o Sporting “esta mudança” no perfil dos dirigentes que “nos vinham caido em rifa”…
Num tempo em que todos os dias somos confrontados com tanta gente, que colocada em lugares de direcção, em vez de fazerem o que deles se espera (defender a Instituição…), antes “se defendem” e defendem o grupo de amigos que os rodeiam…
Aos poucos temos-nos vindo a aperceber da teia em que caiu o futebol em geral e muito em particular (por ser o que mais nos interessa…) o nosso Clube…
“Percebemos agora” o porquê de certos negócios ruinosos…
A razão da compra de tantos “pés de chumbo”, que apenas serviram para retirar dinheiro ao Clube e colocá-lo nas contas particulares de alguns…
Finalmente BC apareceu a inverter a situação e parece que “tivemos a sorte” de ainda o ter conseguido fazer a tempo de evitar a nossa ruína completa…
Também não sei o que se deve fazer em termos futuros, no que respeita às ligações com empresários, mas não me chocava mesmo nada que pudesse ser o próprio Clube a tratar desses assuntos, procurando com seriedade “ficar” com o que lhe é devido em termos de compensação pela Formação e Mais Valias…
Sem deixar de honestamente também, tratar do futuro dos atletas que sucessivamente se forem formando…
Assim como as coisas estão “autentica gruta do Ali Bábá” é que não pode continuar…
Esperemos também…o que irá fazer a FIFA no que respeita aos agentes do futebol a quem passaram as licenças…
Abraço e SL
18 Março, 2015 at 9:01
Acabar com os empresários já!
Os jogadores têm todo o direito a ter alguém que os aconselhe, agora essa cambada de chulos deve ser paga pelos jogadores, não pelos clubes!
Desde que juridicamente não existam problemas em que o Sporting crie uma “empresa” que represente os seus jogadores, parece-me uma belíssima ideia.
SL
18 Março, 2015 at 9:06
Bom dia a todos(as)
de facto o Sporting foi devastado por direcções sem escrupulos, sem ética e atrevo-me a dizer SEM AMOR AO CLUBE.
Não acredito nas boas vontades desta gente, basta ver que pouca coisa de positivo fizeram e o buraco financeiro é a prova disso.
Sei que não somos os únicos com problemas monetários, aliás, os outros estão neste momento piores que nós, só que a imprensa não lhes cai em cima nem tenta descobrir-lhes as fraquezas, porém elas existem.
Mas como com o mal dos outros podemos nós bem…eu quero é que eles se f…lixem e rebentem quando tiverem de rebentar.
O Sporting agora tem uma direcção que trabalha para o clube e que o serve e isso dá-nos uma tranquilidade enorme porque temos confiança no caminho traçado.
Um dos caminhos traçados é a remodelação, que está a ser feita de cima a baixo da formação, esse trabalho vai demorar e os resultados neste momento não serão o mais importante até porque tivemos um iato de tempo/talento na subida de juvenis a juniores e aí perderam-se uns 2/3 anos por isso teve de haver contratações para os juniores, coisa que era raro acontecer.
Mesmo assim, na fase final desse escalão estamos á frente dos super-potenciados lampiões que ainda ontem foram de vela da Youth-league mais uma vez a jogar em casa, desta vez contra o Shaktar e onde um tal de baldé falhou um penalty de forma no minimo caricata ao tentar fazer uma “Panenkada” que lhe saíu cara…só visto.
Vamos seguindo o nosso caminho e a nossa união é fundamental para que o caminho tenha o menos de percalços possíveis.
SL
18 Março, 2015 at 10:59
Sobre isso … “Se Eu Fosse o ROC” sempre em alta:
“Alguém se esqueceu de fazer o download da APP para ensinar a marcar penalties.”
http://prntscr.com/6i8w0h
18 Março, 2015 at 11:03
Fogo…ontem fartei-me de rir…hoje estou com pena do puto! Coitado do puto!
Hoje nem se deve querer levantar…e nem deve ter dormido esta noite…
18 Março, 2015 at 11:36
Pois, da próxima vez não se arme em panenka … Isto serve para aprender.
Mas sendo ele vermelho, não estou nada chateado.
18 Março, 2015 at 11:41
Epah…é um puto! É uma estupidez é verdade! Mas o gajo é um puto! Estão a bater nele porque cometeu um erro na Youth Champions?! Ele não percebe mas ele está a ser o saco de pancada porque a melhor academia do mundo e arredores não ganhou a Youth Champions! E têm aqui o bode expiatório…
Epah eu estou a pensar no ser humano…seja de que clube for…estão a fazê-lo passar por algo que nenhum puto daquela idade devia passar…
18 Março, 2015 at 14:31
Tiago, na boa em relação a isso. É um puto, hoje está ali, amanhã noutro sítio. Nem acho que deva ser saco de pancada, embora a decisão dele seja para o espectaculo e retirou dali uma boa lição.
A correr bem, estaria nas bocas do mundo. Correu mal, serve de aprendizagem.
18 Março, 2015 at 9:33
Bom dia!
Ao contrário da opinião geral eu não sou contra os empresários ou estes empresários…como lhes queiram chamar! Eu acho que eles são o espelho das vontades quer dos “miúdos” (que não são tão miúdos assim…) ou dos pais! Onde eu acho que temos de atacar é na mentalidade!
– A quem faz a formação inteira no Sporting fazer uma “lavagem” aos miúdos e aos pais, seleccionando para ficar não apenas os de maior valia técnica mas principalmente os que têm a mentalidade Sporting enraizada nas suas mais profundas entranhas! Seja os miúdos seja os pais! A esses devemos dar máxima prioridade e atenção! Ao mesmo tempo, se depois se revelarem jogadores não suficientemente bons para a equipa principal, tratá-los condignamente de forma a que possamos dizer que vale sempre a pena ter espírito Sporting!
– Aos contratados termos muita atenção a empresários, comportamento com o anterior clube na hora da negociação, mentalidade e mentalidade de quem o rodeia!
Se o jogador tiver uma mentalidade de Homem com H grande não há empresário que valha…o empresário faz o que o jogador quer! E o Djaló é prova provada disso! E para mim desculpabilizar os jogadores para fazer dos empresários demónios é um erro! O problema está nos jogadores e pais deles…
Se querem outro exemplo olhem para a entrevista do William e a mentalidade da família que o rodeia! A acrescer à própria mentalidade dele acham que algum empresário conseguia lixar o Sporting?!
18 Março, 2015 at 9:41
olha por exemplo o Abel Xavier que fez uma carreira a passar por imensos clubes e nunca teve empresário.
18 Março, 2015 at 9:45
E o Paulo Sousa…
Mas isso também eram outros tempos! Esses tempos, assim como os tempos de ficar uma vida num clube português, já lá vão! Eu não acredito que exista 1 jogador de sucesso (começando a carreira em Portugal) que o faça sem empresário no futebol actual! Por isso temos de viver com os empresários! E eu acho que a maneira mais fácil é educar e escolher os jogadores pela mentalidade deles, mais do que pelo empresário….admito que exista excepções a este raciocínio mas eu de repente não encontro nenhuma em que o problema tenha sido o empresário e não o próprio jogador…
18 Março, 2015 at 12:06
Possivelmente …o P Sousa hoje já terá empresário…!!
Mas na sua maior parte…eles são uns autenticos sanguessugas…!
SL
18 Março, 2015 at 10:06
Alguém sabe se ainda é necessário aproveitamento escolar para poder jogar? É que, se bem me lembro, quem chumbava na escola ficava na bancada a ver…
Quanto a empresários, são necessários (em alguns países, obrigatórios) e não vejo daí mal ao mundo. Antes dos agentes, eram os pais, padrinhos ou tios que tratavam das coisas, eram até mais influenciáveis por dirigentes mal intencionados, e alguns, por terem uma situação financeira precária, vendiam o seu “protegido” à primeira oferta.
A questão é regular o mercado; isto parecendo que não funciona no futebol como na economia, o problema não está nos bancos ou nas bolsas, ou sequer nas empresas, mas sim na falta de regulação e no free market, que nada mais é do que um deixa andar e salve-se quem puder. Os empresários não podem ter passes ou partes de passes, e não deveriam receber comissões de transferências. Recebem percentagem dos ganhos dos seus agenciados, salários e outros direitos. Claro que depois há outro tipo de regulação para lá do agenciamento, como acabar com os passes partilhados, limitar jogadores sob contrato e empréstimos, e talvez até um tecto salarial global, a la NBA.
18 Março, 2015 at 10:07
Continua essa “lei” e até mais severa pelo que sei 😉
18 Março, 2015 at 10:20
Não queremos outro Bubacar (não Bubaku! ) Djaló em que sentido?
Para mim sinceramente não tem qualquer lógica a entidade patronalficar dos dois lados pois os interesses dos clubes nem sempre correspondem aos dos jogadores daí a necessidade de negociar…
A questão tem de ser vista de outro modo… Nenhum empresário faz o que lhe aptece até pode ser uma má influência mas não faz o que lhe dá na cabeça…e o caso do Buba é um exemplo disso…
18 Março, 2015 at 10:23
OFF topic: ainda não sei se isto já foi falado mas vejam a tareia que o “calimero postiço” do rgs levou do Rogerio Alves.
http://oartistadodia.blogspot.pt/2015/03/sessao-aberta-de-psicanalise.html?showComment=1426674063003#c2211722231130028706
18 Março, 2015 at 10:41
Eissshhhh…
Que ensaboadela…
18 Março, 2015 at 11:26
É pro lado que ele dorme melhor. O trabalho foi feito…
18 Março, 2015 at 12:22
Bem…
Este foi o episódio que eu não vi…porque (felizmente) adormeci…
Mas agora, confesso…o que mais”me comoveu”…
Foi aquela cara de parvo…
de asno…
de anormal…
de galinha “desdentada”…
de pacóvio…
de Rui Gomes da Silva…
Que o personagem apresentou…enquanto Rogério Alves lhe “foi chamando” o que lhe apeteceu, mas tão diplomáticamente…que nem deu azo a reacção…
Gostei…e ao mesmo tempo, “tive pena”…porque deve haver alguma comiseração…pelos imbecis…!!
SL
18 Março, 2015 at 10:34
O que eu acho … acho que não percebemos nada do assunto. Lembrem-se … por exemplo …. que o Barcelona está proibido de inscrever jogadores por causa de contratos com miúdos.
Aqui, desculpem que vos diga, existe um valor mais alto. As leis que regem os contratos de trabalho e a salvaguarda de uma série de direitos civis, de menores e maiores.
O Sporting sabe que o problema existe. Ponto. E como já foi referido na sua proposta de alterações refere este ponto na perspectiva de salvaguarda de clubes formadores. Tem de se ser inteligente, criativo e sobretudo muito sério a abordar estes assuntos.
Não acredito que a frequência da Academia possa em que circunstância for obrigar à permanência nos quadros profissionais do Sporting. E não sei se será muito legal o próprio Sporting (ou uma subsidiária da SAD ou outra empresa do grupo) ser agente de jogadores.
Aqui, percebendo perfeitamente a posição do Túlio, acho que todas as nossas conjecturas saiem muito ao lado do que se pode realmente fazer.
Isto “Os contratos com os formandos têm de ser passíveis de aplicação após os 18 anos. Os direitos económicos e desportivos dos jogadores provenientes da academia terão de estar na total e exclusiva disponibilidade do Sporting Clube de Portugal, até, no mínimo, aos 23 anos. Os jogadores poderão escolher o seu próprio agente quando saírem do Sporting. Não antes.”
Até para mim que não sou especialista de direito me arrepia 😉
18 Março, 2015 at 10:35
Este texto até começa bem mas depois descamba de uma maneira. Como é que em nome do Sporting se pode defender um sistema que além de inconstitucional e atentar contra algumas das mais elementares noções dos Direitos do Homem, ainda à boca cheia advoga um misto de escravatura com trabalho infantil?
18 Março, 2015 at 12:27
Não creio que alguém aqui defenda “… um misto de escravatura com trabalho infantil…”…
Mas também aqui ninguém defende concerteza, o autentico “roubo” a que o Sporting tem sido sujeito por estes empresários de pacotilha…
Quanto custa formar um jogador até à idadee de passar a profissiopnal…?
Não sei concretamente…mas não deve ser pouco…
Estará certo que o possam depois desviar para ganharem milhões, deixando ao Sporting uns miseros “centimos”, a troco de todo o trabalho e despesa tida…?
Alguma Entidade devia pôr mão nisto…!!
SL
18 Março, 2015 at 11:04
E qual é a base jurídica para obrigar uma pessoa a trabalhar com um representante imposto? isso vai contra o direito à liberdade, neste caso a de escolha.
18 Março, 2015 at 11:06
Gosto de ler “Mario Tulio” 🙂
Este interessante tema (empresários & academia Sporting Lda) já foi bem debatido aqui.
Continuo com a minha opinião e em resumo:
Temos de saber trabalhar com todos os empresário, não acho que devamos ser nós (salvo situações onde os jogadores tenham o pai como empresário e estejam todos de boa fé) a mediar o negócio. Devemos fazer parte dele, não deixar que nos metam os dedos no cú, temos de nos proteger … mas temos tb de perceber que os jogadores não devem ser matéria prima e do outro lado está um atleta que tb quer precaver-se para o seu futuro, etc.
Devemos saber aconselhar, sem deixar que nos fodam.
Mas temos de saber trabalhar com todos os empresários. Nem todos são chulos, nem todos querem tramar o Sporting.
18 Março, 2015 at 11:13
Bom texto, Mário!
Gosto da maneira como explanas o raciocínio e leio com atenção o que escreves.
Confesso que não tenho ideia formada sobre o que fazer, embora saiba que é um problema (isto dos empresários, fundos…) e, por isso, gabo a tua capacidade de pensar numa solução (certa ou errada, exequível ou não, tens o mérito de pensar e pôr a pensar no assunto).
Também eu gostava de saber em pormenor qual o plano do Sporting para resolver este problema.
SL
18 Março, 2015 at 12:32
Mais uma excelente abordagem do Mário Túlio.
Existem empresários no mercado porque havia uma necessidade não preenchida no mercado. Mas isso pode mudar.
18 Março, 2015 at 12:53
Sim! Basta que quem define as Leis do futebol em geral e as contratações em particular, queira, de facto, MORALIZAR isto…
É que, acutalmente, isto atingiu limiares de escravatura, compadrio, conluio e associação criminosa com as empresas de apostas on line… etc etc etc
Obrigado Presidente Bruno de Carvalho por não só defender o SCP com ‘unhas e garras’ como também o desporto futebol!
SL
18 Março, 2015 at 16:35
Para aqueles que avogam que essa prisao até aos 23 anos basta pensar nisto.
Como qualquer formação superior (e a formação do SCP tem de ser vista desse modo)
– o curso custa dinheiro
– qualquer empresa pode investir num activo, ficando em contrato que a saída antes de x anos representa ao dito activo pagar y à empresa.
Portanto, pegando nas duas coisas.
qualquer jovem que seja formado no SCP deve 5 milhões de euros ao SCP.
Quer sair aos 18 anos será o valor mínimo a pagar.
Com essa idade assina contrato em que se sair antes de 5 anos,paga mais 5 milhões.
Nada disto me parece ilegal e diferente de coisas simples que já se fazem nas empresas \ escolas.
Resultado, no mínimo um atleta promissor rende 5 milhões e 10 se chegar à equipa B ou A.
Mesmo a questão do futuro dos craques ser inicialmente agenciado pelo SCP me parece com sentido.
É simples.
O SCP tem interesse que os jogadores sejam formados, dêem contributo desportivo e financeiro ao clube.
Não vai cortar pernas mas vai exigir mínimos (ex manter se não o clube até aos 23 ou 24 anos).
Por outro lado, com a quantidade de exemplos, será fácil explicar que a melhor opção para a formação é o SCP.
Também será fácil explicar, Com exemplos , que o SCP é o melhor sítio para iniciar a ” vida profissional “.
Alguém duvida que bruma, ilory, dier, João Teixeira?! Estariam bem melhores e visíveis agora.. em vez de aquecer bancos de granadas, Galatasaray, estariam a ser disputados para titulares de equipas com topo. Mesmo o estatuto do dier, depois de uma época a titular e uma outra com jogos de champions seria bem diferente !
(Obviamente, se a qualquer momento o SCP decidir prescindir do atleta este não é obrigado a pagar nada)
18 Março, 2015 at 17:47
Exatamt!! Queres bazar aos 18? na boa…pagas e a tua formacao!!! Nao tens dinheiro? Tens valor? -> Assinas contrato profissional…
19 Março, 2015 at 18:42
Bom texto Mário.
Fez-me pensar uma coisa que pensei na semana passada… agora já ninguém diz mal do Virgilio?
Ponho a mão na consciência e afirmo que nunca disse nada dele… nem bem, nem mal. Continuo sem opinião, mas será que ele é mais ou menos competente que há dois meses? Não faço ideia… quanto mais uma pessoa está a desempenhar funções mais aprende. O que sei é que a malta começa a ganhar e já não é preciso abater ninguém… dava vontade de rir se não fosse com uma das coisas que mais gostamos na vida.
SL