Ao longo desta semana, três momentos foram merecedores da minha atenção: a insistência da comunicação social no relegar de Tobias Figueiredo para o banco de forma a abrir espaço para Ewerton; a convocatória para a selecção e o fantástico exercício criativo segundo o qual aquele rapazinho que quis armar-se em Panenka, um tal de Romário Baldé (wtf?!?), está a ser disputado por Dortmund e Lazio. À primeira vista parecem momentos dispersos, desprovidos de ligação entre si, mas a verdade é que estamos perante mais um episódio de uma longa história recente na qual o alvo é a formação do Sporting Clube de Portugal.
Ainda há dois dias o Leão de Plástico, de forma exemplar, chamava a atenção para a forma como centenas, para não dizer milhares de Sportinguistas têm maltratado a nossa formação. Escreveu ele «Ouvir e ler 2345 vezes por ano, a todo o tipo de bandalho, que a nossa formação está em crise. Que este ou aquele jogador não está preparado, que esta ou aquela equipa não está ao nível dos pergaminhos do clube…tem o seu preço.» E o preço, acrescento eu, é a mensagem de que a nossa formação já deu o que tinha a dar. Que a nossa formação está em crise. Que os melhores rumaram a outras paragens e só ficámos com refugo. Que a nossa formação caminha para um futuro negro onde só daqui a muitos anos voltaremos a produzir craques de inegável valor. E neste cenário pintado a berrantes cores de crise e de caos, o que é que emerge? A nova mina de talentos, imagine-se, localizada no Seixal. Chama-se a isto manipulação, infelizmente uma manipulação fácil, porque se juntarmos ao espírito fraco de alguns adeptos, fustigados por um passado recente, a ideia de que aquele que é o nossa imagem de marca está a resvalar para as mãos do eterno rival… instala-se uma verdadeira depressão.
Ora, este é o primeiro passo, ao qual se segue a promoção de uma segunda ideia: apostamos na formação e dela não retiramos dividendos. Os outros é que sabem formar e negociar. Pouco importa saber que parte dos milhões anunciados em manchete entram realmente nos cofres. Pouco importa saber se esses milhões fazem parte de verdadeiras negociatas. Pouco importa saber se esses milhões vão direitinhos para o pagamento de empréstimos bancários. Aliás, o circo está tão bem montado que pouco importa que essas vendas, perdão, esses pagamentos de empréstimos sejam feitos em agosto e anunciados em dezembro, como só tendo acontecido por estarmos perante propostas irrecusáveis.
Passo três, a promoção. Em duas vertentes: o anúncio de que meia europa anda atrás de jovens jogadores e oferece uma batelada de euros; a utilização da selecção nacional como montra. Acho que todos estaremos lembrados, pelo menos os mais atentos, de uma hilariante chamada de capa onde João Cancelo (não te acanhes se te apetecer perguntar “quem?!?”), então lateral direito do benfica b, era apontado como candidato à titularidade na equipa das quinas. Todos nos lembramos da celeridade com que um tal Ruben Neves foi transformado no novo patrão do meio-campo nacional. Todos nos lembramos da forma vergonhosa como Cédric foi preterido em função de um polivalente que faz merda em qualquer posição onde jogue. Todos continuamos a ver a vergonha que é a não chamada de Adrien. Todos vomitamos ao recordar o ano em que Moutinho não foi ao Mundial, abrindo a porta a que forçasse a sua saída do Sporting.
Passo quatro, o desviar de jogadores. No flashback rápido, temos o Cassamá e o Sambú a fugirem para o fcp, naquilo que prontamente é divulgado como uma forte machadada na formação leonina (o Bruma riu-se). E temos as chamadas notícias bomba, a que eu prefiro chamar contorcionismos jornalísticos, como este praticado pela Renascença: “ex-avançado da formação do Sporting assina pelo benfica”. Quando lemos a notícia… ficamos a saber que quem acaba de ser contratado é Flávio Silva, jovem que se vinha a destacar ao serviço do Torreense no Campeonato Nacional de Seniores! Mas qual é o título que é vendido ao menos atento adepto leonino? “ex-avançado da formação do Sporting assina pelo benfica”. E já que falamos em assinaturas, entramos num plano ainda mais movediço. Tem-se falado muito, da dificuldade em renovar alguns contratos ou de torná-los em contratos profissionais. O que fica encapotado, é que os pais de muitos desses miúdos, na sua grande maioria famílias humildes e a atravessarem dificuldades financeiras, têm tido enviados a tocarem-lhes à campainha e a acenarem-lhes com um cheque pronto a entregar caso os filhos troquem a Academia Sporting por outra não muito distante.
Ora, tudo isto acontece num cenário muito próprio: o fim da mama bancária, nomeadamente do BES, e o vertiginoso aproximar do fim dos fundos, algo que promete deixar muito boa gente com um buraco… sem fundo. Não é, aliás, de estranhar, a prontidão com que Luís Duque se apressou a colocar a Liga Portuguesa na linha da frente da luta pela continuidade dos fundos, ou não fosse ele o eleito por aqueles que fazem da utilização dos ditos o seu modo de vida. Ou não fosse ele a face actual de um sistema no qual o Sporting, agora também num plano político, encaixa cada vez menos.
É tudo isto que nós, Sportinguistas, precisamos de perceber de uma vez por todas. Não vou ser hipócrita e dizer-vos que me agrada passar mais um ano sem ser campeão. Ou dois. Ou três. Não vou ser hipócrita e dizer-vos que não gostava de ver chegar dois ou três craques daqueles que levam milhares de pessoas aos estádios e garantem vitórias simples. Mas seria tremendamente hipócrita se vos dissesse que essa sede de vitória me consome ao ponto de considerá-la a mais importante. Isso seria voltar a dar vários passos atrás. Sim, fomos campeões com equipas repletas de craques, mas isso não nos trouxe hegemonia, muito menos sustentabilidade. E a fuga para a frente, apostando em nomes sonantes igualmente pagos a peso de ouro, quase nos deu a machadada final.
Hoje, aquele que sempre foi considerado o nosso ADN, a formação, é o nosso porta-aviões. É o nosso presente e terá que ser o nosso futuro. Formar, crescer, ganhar. Formar, crescer, ganhar. E vender. Sim, vamos ter que vender algumas das nossas pérolas, pois será essa a forma de ir equilibrando as contas. Demora tempo. Demasiado, para quem quer ganhar sempre. E demora mais tempo porque há ajustes e melhorias a fazer. Mas não podemos ser nós a abrir o flanco e a permitir que nos esfrangalhem a nossa maior força: esse filão de “activos” que sabemos não só formar como aproveitar.
Desengane-se o Sportinguista que achar que, neste momento, ter a hegemonia da formação é conquistar títulos. Puro engano. Neste momento, ter a hegemonia da formação é formar jogadores que sejam capazes de chegar à equipa principal do Sporting e à selecção nacional, colocando-os na montra. Não há quem esteja melhor preparado para o fechar das torneiras de dinheiro, vindo sabe-se lá de onde, do que nós! É por isso que os ataques começam nos miúdos com 12 e 13 anos. É por isso que existe uma espécie de barreira invisível que impede a selecção nacional de ser ainda mais verde e branca. Se conseguirem dinamitar-nos o porta-aviões, é meio caminho andado para nos mandarem ao fundo (ou pelo menos, para nos obrigarem a andar de submarino uns bons anos). Acontece que esta batalha naval é, antes, uma batalha bem real. E sermos nós os primeiros a enxovalhar os jogadores que formamos, sermos nós a fazer eco da propaganda veiculada em grande parte da comunicação social, sermos nós a desvalorizar aquilo que de mais valioso temos, é tudo aquilo que não podemos fazer.
20 Março, 2015 at 5:07
Impressionante a não chamada do Adrien, mas de quem convoca o Eder ja se espera tudo…
O Bruno tem vindo a reforçar o porta-aviões, mas a jogada do Matheus foi de gênio. Saiba ele capitalizar bem e ainda nos vamos rir mt.
5 da manhã, isto com os filhos…
20 Março, 2015 at 9:47
A verdade é que mesmo por aqui…
Já li muitos a “refilar” porque há muito que MS devia ter sentado o Adrien no banco e colocar no seu lugar um ou outro que está na B…
Eu admito que o Adrien esteja numa baixa de forma e não esteja de momento em condições ótimas de integrar a Selecção (se bem que isso já tenha acontecido n vezes com jogadores de outras equipas…)…
Mas mesmo assim…defendo a sua continuidade na equipa do Sporting, porque mesmo em baixa de forma, ainda oferece o que os “candidatos” (acredito) virão a ter…mas ainda não têm…
Ser-se atleta do Sporting…não é facil…!!
SL
20 Março, 2015 at 13:23
O Adrien não merecia ser convocado…
20 Março, 2015 at 17:07
E tu vez muitos jogos dos outros médios para perceber que eles estão em melhores condições ??!
….
Tá bem
20 Março, 2015 at 19:02
Não! Ves tu ou o Fernando Santos…o Adrien tem estado muito mal!
20 Março, 2015 at 6:58
Concordo contigo cherba, está em marcha um plano para abater o nosso porta aviões e infelizmente muitos de nós estamos a ajudar o inimigo o que e incompreensível.
Quanto a mim eu desde que o meu presidente chegou ao poder que comecei no fabrico massivo de armamento e neste momento tenho todas as armas desde navais ,terrestres e aéreos em red alert. Infelizmente já entraram várias vezes em batalha para defender o meu querido porta aviões e assim vão continuar a estar seja contra quem for.
S.L.
20 Março, 2015 at 9:46
Ja deixei de falar com dois amigos e os meus cunhados estão na lista da paz podre.
Chega de ser o bacano!
20 Março, 2015 at 9:48
Talvez não valha a pena zangar-se com os amigos (se são mesmo amigos…) por causa de divergencias futebolísticas amigo…
Calma…!!
Abr e SL
20 Março, 2015 at 11:55
Dizem que na vida só temos realmente 5 amigos. Eu quero acreditar que tenho mais. Mas com a idade a passar prefiro só a mal acompanhado.
Bazófia e tudo o que está inerente à vitória “custe o que custar” tira me do sério e neste momento da vida não gosto de ver pessoas inteligentes a aceitarem isso de animo leve.
Claro que vou continuar amigo deles Max…. mas neste momento… pura e simplesmente não quero pancadinhas nas costas.
E se estamos armados em D. Quixotes…. alguma coisa temos de fazer perto de nós.
É o meu contributo para o Fight&Resist 🙂
20 Março, 2015 at 12:24
A cerca de duas semanas ou 3 foi no dia do frutas2 vs frutas1 fui ao aniversário do meu mano, nesse jantar estava o sogro dele um homem que eu sempre olhei para ele como um capacho da mulher, um pacato lampião sem opinião própria ao ponto de ser a mulher que diz o que deve comer e beber e a quantidade que pode consumir, nunca ao longo destes 16 anos de convivencia o ouvi levantar a voz para nada.
Estava eu a falar com outra pessoa e oiço esse lampião assim do nada a dizer que o do Sporting ainda era pior que o fruteiro mor, a minha atenção desviou-se logo para aquele assunto uma vez que estavam a falar do meu menino, bom deu sarrabulho ao ponto de nos termos levantado os 2 da mesa, então o argumento daquela alminha era de que o BC era um vigarista e um conflituoso ao qual eu pedi que me ilucidasse o qual não foi capaz, começou a espumar pela boca e a tentar falar mais alto que eu, fds deu merda o caldo entornou e tiveram que levar o homem para um quarto para se acalmar.
Ainda a 3 dias atrás entrou na loja um amigo de infancia Sportinguista e a 1ª coisa que diz é que não gosta do BC e eu perguntei-lhe a razão disso, resposta: ” ele dispara para todos os lados e arranja várias frentes de conflitos “, Perguntei-lhe qual delas foi em desfavor do clube o qual gaguejou.
Foda-se que são estupidos têm uma opinião formada pela corrupção social mas quando solicitamos que nos expliquem essas ideias pufff fica tudo branco e a unica ideia que sai é sempre a mesma “frentes de batalha” mas ninguem sabe quem as começou porqué as começaram e como acaba.
Costumam dizer que poucos animais irracionais têm memoria e aqueles que a possuem é reduzida, no nosso clube tambem temos alguns que padecem do mesmo problema alguns ainda se estendem até há 2 anos atrás outros resumem-se há ultima data em que leram um pasquim, mas assim é a ignorancia do povo se os queremos ver felizes é big brothers, telenovelas e escandalos para encher os cornos isso é que é.
Ahhh povo ignorante mas quando se faz uma dita revolução com um tiro para o ar mata-se uma pomba e coloca-se um cravo na arma e isto tudo num unico dia está tudo dito.
Desculpem lá o desabafo mas este Presidente sindicalizou-me.
S.L.
20 Março, 2015 at 15:05
Eh eh, da-lhe!
Corrupção social, gostei!!
20 Março, 2015 at 17:29
A ti e a todos aqueles que acreditam que a vida se ganha com trabalho, esforço,…
20 Março, 2015 at 7:10
Boa análise e bom texto. Isto é um pequeno almoço à Leão ! Se a estratégia correr bem e num futuro próximo houver uns encaixes que nos permitam investir na equipa principal, espero que se faça esse investimento com critério para não gerar novos desiquilibrios. Quanto ao aliciamento aos jovens da nossa Academia a directo tem de estar atenta pois como o Presidente disse não entraremos em leilões, mas acho que também não podemos facilitar a vida aos corruptos, nem aos do norte, nem aos do sul.
20 Março, 2015 at 7:28
Absolutamente de acordo…
20 Março, 2015 at 7:40
Bom dia !
É, é isto!
Muito bem explanado!
Grande repasto que tive, comecei pela do javardeiro, http://leaodeplastico.blogspot.pt/2015/03/percam-5-minutos-pensar-nisto-vale-pena.html?m=1, um pouco dentro da mesma temática e fiquei com pequeno almoço, almoço e jantar ! Talvez coma uma sopita antes de deitar.
Nestes dois textos está escrito, de forma a se entender, a explicação do fenómeno absurdo em que se tornou o futebol mundial, a ataque camuflado ao SCP (que há gente que continua a fechar os olhos e a dizer maluquices de conspiração, gente SCPguista!!?!!) e a razão pela qual o caminho, o projecto do SCP é a única coisa que faz sentido.
Estejam certos, o sistema actual do futebol vai rebentar, aliás já rebentou, é impossível manter-se, é insustentável.
É uma versão da bolha imobiliária, toda a gente sabe e vai empurrando para a frente… vai rebentar, nas maos de quem ? É tipo lotaria… Pode levar 2-3-4 anos mas vai acontecer.
É insustentável, e não há árabes e russos que cheguem para injectar dinheiro nisto tudo.
Haverá quem a tente aproveitar para sacar o máximo enquanto não rebentar.
Depois vai sobreviver quem tiver um plano, um projecto quem tiver o activo mais importante, evidentemente os jogadores, mas mãos, dentro de casa.
Em Portugal, obviamente
A nossa formação não é apenas um orgulho, o nosso adn, bla bla. É a nossa sobrevivência como grande clube.
Convençam se disso.
Quando a bolha rebentar, e vai acontecer, o SCP não dominar pois já terá uma fornada de craques prontos a atacar as competições. Além de ter as contas consolidadas.
A manter-se o actual estado das coisas, o SCP só não vai dominar à bruta os rivais se houver perdões, engenharias contabilísticas ou encontrarem petróleo no seixal ou no olival!
20 Março, 2015 at 7:43
“Depois vai sobreviver quem tiver um plano, um projecto quem tiver o activo mais importante, evidentemente os jogadores, mas mãos, dentro de casa.
Em Portugal, obviamente” =
…, evidentemente os jogadores, nas mãos, dentro de casa.
Em Portugal, obviamente, apenas o SCP esta nesse caminho, nessas condições.
20 Março, 2015 at 7:54
A selecção nacional, é claramente, um burgo, um caldo de interesses.
Uma afronta ao SCP e deveria envergonhar todos os portugueses pois é mais um espelho do compadrio e corrupção.
Mas alguém entende isto ?
A indignação não é fanatismo clubista é apenas colocar se questões normais.
Se temos uma equipa em NECESSIDADE de renovação, como é que a base não é a equipa portuguesa que está em primeiro lugar*, como sempre foi!?! Ainda recentemente com o meio campo e defesa do porco.
* a equipa portuguesa que está em primeiro lugar é o SCP, pois à frente tem duas equipas estrangeiras !
Porra, nao tem nada que saber.
Peguem na defesa do SCP, troquem o Tobias pelo bruto alves,pelo Ricardo carvalho. Metam o coentrao.
Meio campo rotinado@?!? Metam os 3 do SCP, não foi assim a base do “sucesso” do Scolari ?!?
Ataque? Epá não inventem, 3 avançados móveis que rendem golos, um joga no SCP, o outro no Madrid. O terceiro pode ser quem quiserem, menos um pinheiro que não marca golos!!!
Farto. De hoje em frente caguei definitivamente para a selecção
20 Março, 2015 at 8:01
Desculpa Cherba, só agora me entrou a do porta aviões !!!
É isso mesmo !
O SCP é uma ilha , neste marasmo que é o futebol tuga e neste oceano idiota que é o fenómeno do futebol mundial (quatar é um atentado à inteligência, é baixar as calcinhas todas e por a vaselina).
Um porta aviões, pois isto é uma guerra aberta mas em modo guerra fria.
Já muito submarino anda aí à procura do melhor ângulo para torpedear…
20 Março, 2015 at 11:41
Lourenço não podia concordar mais , temos de ter paciência , mas que vai arrebentar vai
20 Março, 2015 at 8:13
Grande posta para início de dia!
Sobre a vastidão de temas que estes post do Cherba levanta, reforço apenas o que de mal foi dito, por sportinguistas e pela corja da comunicação social sobre nossa equipa B e a falta de qualidade que esta tinha.
Hoje, depois de arrumada a casa, os resultados apareceram e o futebol ofensivo é já imagem de marca desta equipa.
Os sportinguistas podem e devem reflectir sobre o tanto mal que foi dito sobre aquilo que é o nosso bem mais precioso, a formação e deixar de vez de ser envenenados pela CS e pela merda de blogues e bloggers que ainda vivem do e no passado.
SL
20 Março, 2015 at 8:21
bom dia a todos .
sábias palavras cherba , parabéns .
como sportinguistas devemos sempre defender o que é nosso .
mesmo que de quando em vez tenhamos opiniões acerca da nossa família não tão doces .
deve ficar em família , perante o inimigo devemos batalhar sempre .
a 2000 quilômetros de distância , digo porém que muita coisa vai mudar em breve !
o dinheiro sujo está a chegar ao fim !
e como eles de burros , não tem nada ; começam a deitar farinha para os olhos dos sócios através da sempre vendida cs !
com lojas de talentos prontos a deslumbrar tudo e todos ect ect .
estaremos cá para ver todo este folclore mediático !
em sinal contrário estaremos nos .
quase tenho a certeza que iremos todos ficar muito felizes este verão ! um abraço do tamanho do mundo
20 Março, 2015 at 8:23
É isto, Cherba. Pronto.
Não sou gajo para tapar o sol com a peneira … o que está mal deve ser discutido pois só assim pode ser melhorado.
Mas foda-se, já não basta a corja sempre a disparar … e nós ainda conseguimos ajudar.
Só peço o seguinte.
Em espaços nossos, que discutamos o que está mesmo mal … de preferência sendo construtivos … mas lá fora, entre conhecidos e amigos, nas redes sociais ou na imprensa (sim, na imprensa … ou não há jornalistas do Sporting??) temos de DEFENDER os nossos com todas as forças que tivermos.
Sporting Sempre!
20 Março, 2015 at 14:35
É isso que eu defendo…
20 Março, 2015 at 8:26
Vivemos num pântano futebolístico dominado por 2 jagunços e se não formos nós Sportinguistas a defendermos o nosso clube e a jóia da coroa que é a nossa formação ninguém o fará. Já agora não sei se leram, mas ontem foi noticiado que os tripeiros eram o clube em Portugal mais acompanhado nas redes sociais, pois no Twitter tive oportunidade de verificar que muitos dos likes e dos perfis criados pelos nossos rivais eram falsos, nós estamos a lidar com merda estamos a falar de clubes que falsificam a data de fundação, o número de títulos e que fazem batota para ganhar, se com isto tudo não somos nós a defender o que é nosso edtamos mais perto de nos afundar mos.
20 Março, 2015 at 8:35
Bom dia à Tasca mai’linda do mundo.
Ó escovinha amanda lá uma mine práqui pro fundo do balcão, que já tenho a goela a seca.
E para de beberricar daré às escondidas que já andas a ver porta-avioes onde eles não existem.
Vá lá que o álcool deixa-te lírica a alma e solta a pena. Bom texto ó escovilhão. Concordo com ele na íntegra. Saibamos nós gerir esse potencial que temos e talvez em menos tempo do que se julga estaremos a tirar frutos do porta-avioes… XIII já me caiu mal a mine… Ou então deram-me satélite!!
Para já estamos no bom caminho. Equipas bem organizadas e com gente competente à frente delas. E muito importante equipa b estável e a ganhar.
Beijos às leoas (prá Maria acresce uma mine e um croquete)
Abraço aos restantes e saké para todos. Quero ver a tasca a olhar para o calendário do Sporting e ver um porta-avioes!!
20 Março, 2015 at 9:56
Saké?!? Não obrigado
20 Março, 2015 at 10:01
Gajos que se auto-denunciam como “simpáticos” para mim ficam logo apresentados… o que tu queres sei eu, pá! 😎
Anda prai certos gajos a minar o mercado com bebidas esquisitas… e depois é isto…
KEEP CALM & DRINK SAKÉ!
20 Março, 2015 at 10:15
Um brinde de Saké em honra da melhor formação do mundo!!!!!
(Peço desculpa por me ter esquecido de ter brindado com o glorioso Saké de feijoca aquando do dia de São Rui Patricio, mea culpa)
20 Março, 2015 at 8:51
O grande problema que vejo na nossa formação, é a nossa dificuldade é fazer (muitas) pequenas mais-valias, a serem obrigatoriamente locadas à formação, com os muitos excedentários que todos os anos surgem.
Ou seja não conseguimos vender um jogador razoável (e temos muitos nos juniores, na B, etc,), por 250 mil-500mil, e isso deve-se muito à rede de fundos e empresários que nos montaram um cerco à moda de Leningrado (para mim foi uma dor de coração ver o que aconteceu com o Wilson Eduardo – Zagreb? Vá-lá o Den Haag). Estes valores, mesmo parecendo pequenos, entrando de uma forma regular todos as épocas permitiam a autossuficiência e a tão desejada estabilidade na academia.
O resto da campanha de “propaganda nacional socialista” na CS e naquilo que já foi a selecção nacional é poeira temporária que perde o efeito no preciso momento em que ganhar-mos um troféu (A taça de Portugal este ano).
Mais, ninguém me convence que o conhecimento acumulado existente em Alcochete é coisa que desapareça em 2 ou 3 anos menos conseguidos, os cemitérios estão cheios de agentes desportivos insubstituíveis.
Quem pensar o contrário pode ir pro caralh*!!
Allez SCP Allez!!!!
20 Março, 2015 at 13:31
Concordo! É preciso fazer mais €€€ com os excedentários… E é nesse sentido que acho que deveríamos criar\aumentar parcerias…tipo a liga americana!
20 Março, 2015 at 14:47
Em Portugal não há mercado interno, ou 2 mercado, porque os clubes pequenos/médios estão completamente descapitalizados, pagam salários irrealistas e não têm cheta para comprar nem um Enoh, quando muito trocam passes por jogadores que eles têm que interessam aos grandes, mas na realidade vivem da pedinchisse e esmola dos empréstimos dos grandes…
Ninguém se interessou até agora por esse problema porque o principal prejudicado é o SCP sendo como é a principal referência da formação em Portugal, nenhum clube que aposte na formação na Europa tem o mesmo problema que nos, pelo que o equilíbrio das nossas contas ser muito mais difícil, visto que para rentabilizarmos temos de vender para fora….
20 Março, 2015 at 8:55
Bom dia!
É indiscutível a força da nossa formação MAS a realidade é que só agora estamos a aproveitar os jogadores formados por nós… Veja-se a idade com que os nossos jogadores saíram até à bem pouco tempo.
Isso está a mudar daí dentro de 2-3 anos se as torneiras realmente fecharem, acredito piamente que as jogadas de bastidores terão de ser ainda mais fortes e poderosas para nos derrubar.
20 Março, 2015 at 10:08
Agora é que estamos a aproveitar a formação?
Agora em2005-08 – Rui Patrício, Carriço, Cédric, Miguel Veloso, Pereirinha, Custódio, Moutinho, Adrien, Nani…
Agora em 2013-15 – Entra Maurício, Perez, Hugo Sousa, Piris, Rabia, Oliveira, Saar. Sai Dier, Ilori. Entra Magrão, Shikabala, Messi. Sai ou roda Esgaio, Chaby, Medeiros. Entra Cissé, Enoh, Dramé, Sacko. Sai Bruma, Plange, Alexandre Silva, Betinho.
E sem palas? “Contratar cinco ou seis jogadores, numa escolha cirúrgica, experientes e capazes de acrescentar valor ao plantel existente”
20 Março, 2015 at 10:20
Ou era agora com a marcha-atrás com o Matheus? Ainda dá para fazer marcha-atrás com o Bruma, com Dier, com o Ilori? Ou com o Moreto?
20 Março, 2015 at 10:31
Roger….desculpa discordar mas a verdade é que só não aproveitámos a formação no ultimo ano do Cotonetes e nos dois do Godo (tirando o ultimo mês ou coisa assim)! De resto a nossa história é de aproveitamento da formação!
Nisso o presidente não foi inovador…apenas foi um regresso ás origens não muito distantes! E se queres saber mesmo a minha opinião nem sequer é um regresso muito aprofundado (que tenham sido lançados de forma consistente no mandato de BdC Mané, Tobias, J. Mário e William…e peço desculpa se me estou a esquecer de alguém)! Acho que se deve ao muito entulho que o plantel tinha e a uma politica de contratações errada até agora (na minha opinião claro)…mas acho que estamos e continuaremos a caminhar para um aprofundar deste modelo e acho que cada vez mais teremos jovens lançados na equipa principal…
20 Março, 2015 at 10:59
Há uma diferença entre “jogar com os miudos da nossa formação” e ganhar com eles.
Há muitos fatores, tantas vezes discutidos aqui.
Uma coisa é certa. Só com formação não ganhamos nada. Mas temos a base. E sim, a contratar, terá sempre de ser com critério.
Há as contratações para ganhar dinheiro e há as contratações para ganhar um título.
20 Março, 2015 at 12:40
Talvez não me tenha feito explicar da maneira mais correcta…
Não me recordo de épocas nos últimos 20 anos em que o 11 base tenha 7-8 portugueses e 6-7 da nossa formação.
É evidente que todos os anos têm de sair mais jogadores da formação (empréstimos incluídos) do que aqueles que chegam à equipa principal, entre Juniores (último ano) e equipa B e emprestados devem passar os 100 jogadores, destes 100 dificilmente se aproveitam para a equipa principal mais de 4-5 por época, e a realidade mostra isso. O que é necessário é aproveitar mesmo esses 4 ou 5
Agora se permitirmos a manutenção da base da nossa formação e vendendo (porque é mesmo necessário) apenas 1 ou 2 jogadores por ano é evidente que não será preciso haver grandes mudanças dentro de campo.
Com que idade saíram jogadores como Carriço, , Miguel Veloso, Pereirinha, Custódio, Moutinho, , Nani…?
A grande maioria formou-se em Alvalade e foi render para outros campos.
É o mesmo que o nosso governo andar a pagar mestrados e afins a portugueses no estrangeiro…quantos deles iram regressar e gerar ganhos a quem lhes pagou a formação?
20 Março, 2015 at 9:10
D’acordo! Mas deixem o garoto jogar (o Bruno) que ele está a fazer bem.
Quanto ao Tobias, também acho despropositado ser um grande tema ele perder a titularidade ou näo…se o Ewerton jogar e se ele fizer uma bela muralha com o Oliveira, no fim do ano vende-se um e entra o Tobias e está tudo bem , eu acho aceitável, pode até ajudar a crescer um de cada vez…
20 Março, 2015 at 9:32
Então houve mosquitos por cordas perto do nosso Alvalade???
Com armas de fogo e tudo???
19 detidos???!!!
Acho que esta coisa de andar a discutir o quão sisudo é o Marco Silva está a passar dos limites…
20 Março, 2015 at 9:39
Ponto 1: Defender sempre o Sporting, é uma obrigação nossa enquanto sócios e adeptos do clube.
Ponto 2: A grande questão da semana é o Tobias ou o Ewerton?
Quero lá saber se um é da formação e o outro não, quero que jogue quem o MS acha que serve melhor a equipa. O Paulo Oliveira joga bem e é destro, tal como o Tobias, enquanto o Ewerton é canhoto, um dia destes temos o rascord a levantar a questão.
Quanto à formação, ao cubo, às capas da borla, só me ocorre uma expressão, “os cães ladram e a caravana passa”.
20 Março, 2015 at 9:40
Vou ser muito claro e espero que as pessoas, pelo menos os maiores críticos, não tomem isto como uma ofensa. Não é um caso pessoal e não é dirigido a ninguém em particular, mas acho que os mesmos que têm o discurso da “formação perdida”, estão ao mesmo nível de um assobiador do Nani, o que me leva a 3 considerações: 1) não fazem puto de ideia dos valores que compõem a formação, em especial os jogadores da b, que farão a transição para este período importante de mudança de paradigma (fundos, empresários, etc), não só no Sporting, como forçosamente em todos os clubes em Portugal, nomeadamente as duas nádegas pútridas; 2) são os mesmos que olham para a equipa b e não têm o cuidado de perceber que basta aquilo estar minimamente mais arrumado, para irmos de um fim de tabela, a um pódio mais do que óbvio. Ora, quem sobe assim na tabela, numa época onde já foram péssimos, só poderá ser por um único motivo: talento em barda; 3) olham para o epíteto “formação perdida”, seguem a lógica da merda que tem sido feita, do desinvestimento, pa ta ti, pa ta ta, e não percebem que temos hoje, muito provavelmente, o maior núcleo de jogadores de qualidade que alguma vez uma única geração nos deu. Pensem nos casos Figo, Ronaldo, Moutinho, Veloso (para mim foi um craque na sua primeira época), etc. Quantos eram aproveitáveis? Quantos nos deram alegrias? Quantos passavam a imagem clara de jogadores que iam chegar à equipa principal? Pois é. Agora atentem no momento. Esqueçam que já lá temos Adrien, João Mário, Tobias, William, o próprio Nani, também da formação, etc. Esqueçam esses, por mais jovens que sejam e por mais anos que ainda possam vir a dar ao clube. Esqueçam esses e olhem para a fonte de talentos que neste momento está a surgir na b e em alguns clubes emprestados. Muito sinceramente, aquilo é coisa para dar um remake do Romacing the stone, com a pedra preciosa a ter a imagem dos atletas. Chaby, Podence, Gauld, Wallyson, Francisco Geraldes, Esgaio, Palhinha, Gelson, Matheus, e eu sei lá o que mais, ou o raio. Talento e progressão em doses industriais. E depois, claro, as garotices. Quantos destes jogadores, alguns deles já certezas, estão seguros por cláusulas bastante simpáticas ao clube? Oi? Quantos? Pois é, são todos. Agora parem um bocadinho para pensar, esqueçam ódios de estimação à equipa directiva, e perguntem-se se existe algum paralelo entre isto e o que se passou nas décadas recentes. Ok, então já chegámos a um consenso. Isto nunca aconteceu. Nunca, em espaço e tempo tão cuidados, a formação foi tão garantida como está a ser agora. Se podemos ter todos? Não, claro que não. Claro que haverá sempre os Cás e os Brumas e os Cassamás e os Guedes (a propósito do Cassamá – que pasa, chavalo?), prontos a dar saltos marsupiais para regozijo de empresários e dos ditos fundos. O problema é que se fodem sempre. E o problema, ou o efeito “sair pela culatra”, é que os próprios jogadores já parecem estar a interiorizar este tipo de coisas. O Matheus pode ser um destes casos. O próprio Bruma, que passou o verão passado todo a oferecer-se ao Sporting, e a jurar amor eterno ao clube que recebia de volta o Nani. Pois é, são sinais de mudança. Sinais muito claros, que têm como único responsável esta mesma direcção, que deu o murro na mesa que precisava ser dado.
Quando me falam do cubo mágico, geralmente acontece uma de duas coisas. Pode acontecer rir-me, simplesmente, se estiver bem disposto. E pode acontecer-me reflectir um pouco mais, se estiver para isso. E quando reflicto um pouco mais, vejo uma espécie de agenda de Lisboa, criada com o objectivo do catching up aos EUA e ao Japão. Resultado? Fodeu. Tínhamos o produto, mas não era vendável. E na ciência, por exemplo, a análise bibliométrica mostrava que 80% da cumulatividade científica era construída com base em referências e fontes de faculdades norte-americanas. Resultado: ninguém queria saber do produto europeu, que até podia valer, mas que ao limite ninguém sabia implementar e tornar viável ou vendável. É o que se passa no cubo mágico, por duas razões principais: 1) não faz parte da identidade lá do sítio. Não me fodam, porque não faz mesmo parte daquela direcção, apostar em quem quer que seja, que não passe por um barril de droga e notas maradas vindas da América do Sul; 2) podem roubar-nos os olheiros, e podem roubar-nos até jogadores, mas não nos roubam a vontade e o cuidado de saber colocar os valores, nos momentos certos. E se um destes dois pontos falha, não há cubo mágico (a propósito, cubo mágico para quê, caralho? Ao limite não deviam ter um paralelepípedo?) que valha. Fodeu, versão 2.0.
Portanto, e em resumo, por cada Filipe, cada Peixe, cada Hélio, e cada Rui Jorge, que insistir em não ver o óbvio, mais páginas de jornais iremos ler e ter para esfregar nos anos vindouros, aos mesmos que hoje replicam o comportamento dos artistas do norte, nos anos de fruta e corrupção. Fruta tornada pó.
E descansem, caraças, que em plena crise do capitalismo, o futebol há-de sentir os seus efeitos. E o que foi um desinvestimento cuidado e pensado, acabará por vencer, eventualmente já num cenário de estupefacção perante uma direcção demissionária no outro lado da estrada, a caminho de criar raízes num qualquer Brasil.
Quanto aos jornais, é metáfora invisuais do mercado. Um dia antes, o Sporting deixa sair o Pogba da academia, como tem acontecido com quase todos os grandes valores da formação (say whaaaaaaaat?), e no dia seguinte o Sporting renova com aquele miúdo que ainda não deu provas nenhumas do que possa valer, ou o porquê de ser designado como novo Pogba. Chama-se honestidade intelectual, meus amigos. IMO.
20 Março, 2015 at 9:46
Este texto merece um “Bem Escrito”
20 Março, 2015 at 9:57
“Ouvi o teu comentário ” e subscrevo na íntegra !!
20 Março, 2015 at 10:15
Isto.
20 Março, 2015 at 11:01
Tive de ler 2 vezes, porra. Debitaste tudo de seguida 🙂
O Diogo tb é do Carvalho.
20 Março, 2015 at 11:12
Excelente texto mas como digo mais abaixo esta parte infelizmente nao é verdade.
“1) não fazem puto de ideia dos valores que compõem a formação”
O problema é que quem tem feito o trabalho de minar a imagem da formacao tem muitos conhecimentos e ainda por cima uma agenda propria.
20 Março, 2015 at 9:41
Não se preocupem em demasia. O trigo vai sempre acabar separado do joio. E vai ser o próprio mercado a fazer essa separação. Por maior que seja a promoção feita pela imprensa. E já se começa a ver.
– O “nosso” Enzo, o Sr 25M…já começa a ser alvo das críticas dos adeptos do Valência
– Os mesmos adeptos participaram numa sondagem sobre os supostos 15M para pagar pelo Cancelo e mais de 80% rejeitou esse negócio
– O mesmo Valência “vira-se agora” para William Carvalho (quiçá percebendo o barrete que enfiaram com o Enzo)
– O Mónaco pagou 15M pelo Bernardo Silva, cujo rendimento e influência estão longe do esperado por um montante dessa natureza
– Cédric, o lateral “banal” ainda não renovou com o Sporting porque tem clubes à perna, sobretudo, alemães
– O Romário Baldé pode ter 2345 clubes à perna. Mas também tem o candidato a vídeo mais ridículo do futebol
– O Sporting tem 5 jogadores convocados para a selecção nacional A (sim, podiam ser mais) e 4 jogadores convocados para a selecção de sub-21 (sim, podiam ser mais)
Ou seja, por maior que seja a promoção, por maior que seja a mentira, por maior que seja a estratégia, vai ser o mercado a definir quem tem valor real e quem tem valor encapotado.
20 Março, 2015 at 9:55
O problema é que é o joio que anda a “foder” o mercado… e o trigo à espera!
20 Março, 2015 at 10:01
Eu continuo a acreditar na velha máxima: “À primeira, toda a gente é enganada, à segunda só é enganado quem quer e à terceira só é enganado quem é burro”
20 Março, 2015 at 10:04
Pois… só que há “burros” que lhes convem parecerem burros uma, duas, três e quantas vezes for preciso… Veja-se o entreposto da Corunha… Aquilo é muito mais que burrice, o que está por detrás.
É como dizer que o Zeinal Bava andava distraído estes anos todos e foi eleito melhor CEO por uma questão de alinhamento das estrelas…
20 Março, 2015 at 10:13
Exacto. Por isso, nada disso conta para mim. O Carnide, neste momento, só faz negócios com a tríade da corrupção (Valência, Mónaco, Corunha). O lucro bruto de todas essas operações não devem chegar ao montante que encaixámos com o Bruma e Ilori em ano de reestruturação e insucesso desportivo.
Os tubarões europeus não são burros. Mas chico-espertos hão-de sempre existir…
20 Março, 2015 at 9:50
grande és grande!!!!!!! puseste o dedo na ferida … o ataque tem sido constante …a não chamada do adrien ( faz me sempre lembrar a não chamada do maça podre) querem pressionar o adrien ( o bufas lá de cima sempre o quis) e isto começa mesmo a cheirar mal …o que nos vale é o que o Adrien tem ADN de leão …. realmente as vezes parece mos uns tontinhos e os primeiros a mandar tiros no nosso porta aviões somos nós mesmos … temos que ter alguma paciencia ( tambem quem andou a levar 17 anos de marmelos e trapaceiros etc ) pode arranjar um bocadinho mais de paciencia … acho que uma vitoria na Taça de Portugal vai acalmar os animos e vai nos dar a hipotese de brindar e festejar logo retira um pouco esta pressão com que temos vivido principalmemente estes ultimos anos …. Vivao SPORTINNNNGGGGGGGGGGG
20 Março, 2015 at 11:06
Com a taça vem logo a supertaça 🙂
20 Março, 2015 at 9:52
O Sporting só tem de reforçar a sua identidade formadora, pró-futebol espectaculo e vendedora! Hoje em dia as pessoas identificam-se com clubes com identidade… Um clube sem identidade é um clube indiferente aos olhos do mundo! Com uma estratégia baseada na nossa identidade e com trabalho é impossivel na chegar aos titulos, impossivel!!! E se calhar já em 2015 🙂
20 Março, 2015 at 9:55
Bastava que os a sportinguistas deixassem de dizer mal do próprio clube e muito deste folclore acabava.
Somos nós próprios quem ajuda a alimentar esta corja!
Chamem-me carneiro, seguidista ou seja lá o que for, mas sou incapaz de dizer mal do MEU CLUBE! Acreditonem quem lánl anda e ponto final!
Sei ver as coisas e, se necessário, criticar… mas vai uma grande diferença entre ter espírito critico e ser um “bota abaixo”.
E então quando tentam resumir o trabalho desta direcção aos comunicados no FB, bem, eu ai nem sei se rio ou se choro.
Mas curiosamente, nota-se que quem anda nessa linha do “bota abaixo” só aparece quando cheira a carne morta, qual abutre sempre vigilante. Nas outras alturas, não são capazes de dizer: “porra, desta vez estiveram bem!”.
Mas adiante, isto é um mal generalizado e se e calhar é a ânsia de querer ganhar títulos que nos tira a paciência que precisamos para superar os momentos menos bons.
No que toca à Academia, ainda esta semana saiu a convocatória para a selecção dos sub-16 e imaginem qual foi o clube mais representado… pois, fomos mesmo nós.
Defendam o Clube, porque se não o fizermos…
20 Março, 2015 at 9:58
Para mi, qualquer gajo que se identifique como “lagarto” sendo do SCP, fica apresentado.
Enquanto não “percebermos” o que é o SCP e o que TEMOS de fazer por ele, bem podemos bradar aos céus que somos 3 milhões ou 4 ou 5…
Enquanto não ganharmos títulos seremos uma ínfima parte desses milhões a CARREGAR o clube até onde merece. Não é defeito exclusivo do Sportinguista… é defeito humano mesmo… o “umbigismo”
20 Março, 2015 at 10:03
Grande texto Cherba, põe preto no branco muito daquilo que tem de ser dito. No futebol Português já não temos adversários, temos inimigos e esses inimigos são a sórdida mafia comandada por Benfica e Porto.
A hora é de união e de um cerrar de fileiras nunca visto em Portugal, temos de pensar como um só e agir como um só. Temos de ser a guarda pretoriana do Sporting, apontar todas as traições, protestar alto e bom som contra a vilania. Temos de defender ao transe a nossa formação, o único verdadeiro Porta aviões do futebol Português.
Infelizmente há adeptos burros no Sporting (pensavam que estavam todos no Benfica?) e há adeptos corruptos e vendidos. Os corruptos e vendidos (também não estão todos no Porto) têm de ser “isolados” através da palavra escrita e falada dos Sportinguistas. São um cancro que infecta os adeptos burros e, de repente, vêmo-nos perante uma quantidade de “Sportinguistas” a fazer, incansavelmente, um ruído de fundo contra o Presidente, a Formação, Jogadores do Sporting, Treinador, etc.
A defesa da Formação é antes de mais essencial a que haja vida depois de ultrapassadas as maiores dificuldades financeiras do Clube.
20 Março, 2015 at 10:10
Bom dia para toda a Familia da Tasca
Há coisas muito dificeis na vida…mas poucas são impossíveis…
Deixo-vos aqui uma que sendo impossível para mim…não o foi para o seu autor…
https://youtu.be/xQ_IQS3VKjA
Quanto ao Sporting meus amigos…
Há muitas dezenas de anos que ando a fazer tudo para defender o Sporting…
Verdade que agora é mais dificil de o fazer, do que há uma dezenas de anos atrás…
Mas os desafios mais dificeis, são afinal os que mais nos dá gozo ultrapassar…
Uma coisa é necessária…:
União…isso, vamos ter de nos mantermos unidos ( as divisões internas são terríveis…), para defendermos o nosso Grande Amor…
Para mim, mais importante do que os titulos (que também o são…) é a boa formação de jogadores que possam vir a fazer parte de uma equipa que “sinta”
verdadeiramente o que é “ser-se” Sporting…
Para então nos poder dar a todos… as alegrias compensadoras da “espera” e a demonstração de Glória para que o nosso Clube foi fundado…
Já todos sabemos que da parte da CS apenas podemos contar com ataques descabelados em todas as circunstancias…
É preciso muita força para ultrapassar esses “campos de minas” …
Porém …desistir não me parece ser coisa de Leões…
A CS “vende” que a formação dos outros é que é boa…?
Deixá-los lá com ae suas ideias “apequenadas”…
Demos as mãos e continuemos a ultrapassar os obstáculos juntos…porque divididos não chegaremos lá…!
Para já, parece que o “dono” do Valencia “cancelo(u)” a possibilidade de dar 15 milhões por esse astro vermelho…
Estou certo que acabarão por abrir os olhos e mesmo sendo lavagem de dinheiro…concluirão que já compraram “trampa” suficiente…
Ora vamos lá então defender o que é nosso com “unhas” e dentes…!!
Abr e SL
20 Março, 2015 at 10:57
Video fantástico, Max!
20 Março, 2015 at 12:26
Olá amigo…
Vai tentar também…?
Abraço e SL
20 Março, 2015 at 12:57
Nahhh… Não tenho um “kit de unhas” como as dele 😀
Só de ver já assusta, quanto mais tentar.
20 Março, 2015 at 11:24
Wow
20 Março, 2015 at 10:10
Há que separar um pouco as águas… formação vs equipa B, e formação vs equipa profissional.
A formação do Sporting não está ao nível do que já fez. Houve desinvestimento (leia-se, bons profissionais foram ganhar mais para outro lado), há cada vez mais dificuldades do scouting em bater “colossos formadores” como Benfica ou Chelsea. A única hipótese de lutar com esses tubarões é dar aos jovens outros tipo de condições, que não financeiras. Entre as quais, uma perspectiva de futuro no futebol profissional. Mas já lá vamos. Alguns dexar-se-ão seduzir pelas verdes ao invés de escolher o verde, mass acredito que ainda haja pessoal com mais que espaço vazio entre as orelhas.
A equipa B, desculpem, mas não posso considerar na questão da formação. A equipa B tem imensa qualidade (penou devido a outros erros, já aqui falados anteriormente), mas falamos de jogadores já formados, ou a terminar o seu percurso de formação. A preocupação de alguns adeptos não se prende com o Iuri, mas sim com os pequenos Iuris…
Agora, para que serve a formação? Esse é outro assunto… no caso do Sporting, por necessidade ou ideologia, serve para abastecer a equipa principal. Para outros, serve para propaganda (ganhar títulos, fazer parangonas, inundar as selecções jovens), para colocar jogadores em clubes amigos e para realizar encaixes, sejam eles totalmente reais ou concretamente fictícios (também entra no item propaganda). Isso não quer dizer que a formação do clube A seja melhor ou pior, apenas não tem utilidade para a equipa principal, por mera opção. Os adeptos (deles… e se calhar alguns de cá), convenhamos, estão-se borrifando para a formação, bem como para as finanças e passivos… desde que a bola entre. Enquanto forem coleccionando troféus querem lá saber se joga o Olah John ou o Joao Maria. Mas lá está, existe aquela almofadinha de saberem que são os reis da formação, e que até esse “título” tiraram ao Sporting.
Posto isto… vamos concentrar-nos em corrigir os erros internos (existem, certo?) e deixar de lutar cada vez que um pasquim vende banha da cobra. Como dizia o outro, é só fumaça. Preocupa-me bem mais o facto do Mendes se andar a mexer para os lados de Barcelona. Mas isso não faz capas, logo nãoo será importante.
20 Março, 2015 at 10:24
Não podes separar duas coisas como formação e equipa b. São a mesma coisa, até porque 90 por cento dos atletas vêm dos escalões. Depois, podes assumir com toda a certeza que os escalões não são todos iguais e que, como tal, há diferenças de valor associadas, no decorrer dos anos. Depois, é claro que o real valor dos atletas começa a ser percebido mais tarde, pelo que o objectivo último dos escalões iniciais nem será ganhar, mas sim potenciar cada atleta para que chegue ao máximo. Há muita confusão ainda em perceber o que é formação: formação é ganhar tudo, como já fizemos várias vezes, como é o caso da equipa do Renato neto, que nem deu nada de especial, ou é potenciar uma equipa onde seja possível tirar dois ou três talentos para a equipa principal? E se é a última, não estamos a cumprir?
20 Março, 2015 at 11:16
Vejo a equipa B como um complemento à formação.
Espero que não te incomodes que discordemos nesse ponto.
Essa tecla de vencer nos escalões jovens foi debatida várias vezes, o Figo (e sua geração) penso que ou nada ganhou ou venceu um de iniciados. E podes ter uma boa equipa, composta por jogadores assim-assim, e uma equipa assim-assim composta por grandes jogadores, mas que não encaixem. A selecção de sub-20 da Colombia era fraca individualmente, mas colectivamente tinha um espírito que colmatava as lacunas individuais. E depois há os jogadores que são bons na formação, mas estagnam (Peixe) e outros que prometem alguma coisa, mas explodem enquanto profissionais (Figo). Junta ainda ao ramalhete os escurinhos de barba rija e um ou dois latagões que dão títulos nos juvenis, mas nunca serão alguém nos seniores. Ou seja, no que respeita à competitividade dos escalões jovens, há muitos factores a considerar.
Claro que, mesmo não agradando a todos (uns querem mais, outros menos), continuamos a colocar jogadores na equipa principal. Mas quando este filão terminar, será que há gente para dar continuidade? Da equipa que jogou na Youth, aquilo pareceu muito mauzinho a todos os níveis. Individual e colectivo.
*o Ze Turbo, essa vedeta, mostrou o que valia quando teve de correr contra tipos maiores que ele*
20 Março, 2015 at 11:36
“Espero que não te incomodes que discordemos nesse ponto.”
Porque é que havia de ficar incomodado, Nuno? Não fico.
20 Março, 2015 at 15:07
Na realidade a geração do figo no Scp ganhou tudo o que havia para ganhar, a do CR7 é que não….
20 Março, 2015 at 11:18
Só mais uma achega
Nos escalões mais baixos, apenas o facto de uma equipa ser de “1º ano” já faz muita diferença.
Mas como te disse, não são os títulos que me atraem nessa idade. Fazem bem ao ego (e ao dos miúdos), mas nada mais.
20 Março, 2015 at 10:13
Enorme posta Cherba. Defenderei contra tudo e contra todos o nosso porta aviões. Temos uma das melhores formações do mundo!
Temos novos miudos a espreitar oportunidades na A e temos bons valores nos iniciados, juvenis e mesmo nos juniores. Saibam todos dar-lhes valor, espaço e paciência.
Muito importante isto…
“Neste momento, ter a hegemonia da formação é formar jogadores que sejam capazes de chegar à equipa principal do Sporting e à selecção nacional, colocando-os na montra. Não há quem esteja melhor preparado para o fechar das torneiras de dinheiro, vindo sabe-se lá de onde, do que nós!”
20 Março, 2015 at 10:14
eu sou um dos mais de três milhões a lutar contra esta merda instituida em Portugal.
O branqueamento do que realmente é importante e a sobrevalorização de tudo o que é lampiónico torna este país um antro de mentirosos e vigaristas.
como sempre disse para o bem e para o mal. do que é que se pode esperar de um país com 6 milhões(?) de lamparinas????
20 Março, 2015 at 20:12
Dizer 4 milhões custa…. Mas tem me custado ver vocês a dizerem … Mais de 3 milhões. Sei que é um passo… Mas muito pequenito.
E essas Lamparinas nao tem mais de 5 milhões.
Dá trabalho… Mas se nao formos nós a dizer … Ninguém vai dizer pir nos. E é tão verdade dizer 4 como 5
20 Março, 2015 at 10:19
Sinceramente sobre a formação eu acho que temos um caminho para fazer! Acho +- claro que a equipa de Juniores é fraca mas basta aproveitar 5/6 para a B e desses 1/2 para a A e chega! Por geração se chegar em média 2/3 à equipa A chega e sobra! Por isso isto de falar em crise na formação é muito relativo…daqui a 4/5 anos logo vemos o que aproveitamos destes Juniores e depois logo se vê se há crise ou não! Estamos a beber agora 1/2 gerações brilhantes em que saíram muitos com capacidade para integrar a equipa A (alguns já tardam….), assim saibamos aproveitar os meninos que temos à nossa disposição e paremos de comprar jogadores para os seus lugares!
Quanto à propaganda de outras paragens sinceramente para mim é-me indiferente! Enquanto os outros continuarem a cantar e nós a fazer é-me indiferente! Quanto nós deixarmos de fazer é que me preocupa! Felizmente o que os outros dizem que fazem ou o que os outros acham que têm não altera a nossa capacidade de realmente fazer…por isso tou-me a cagar para a cegueira dos lampiões, para os enganos do orelhas ou para a forma de lavagens de dinheiro que o orelhas encontrou…
A nossa filosofia é, foi e será sempre a Academia e fazer jogadores! Por isso o que temos de fazer é aprofundar cada vez mais o modelo, aperfeiçoar cada vez mais o modelo e pensar/perceber como é possível ganhar desta forma! E para mim isso é +- claro! Poucas contratações mas decisivas, modelos de jogo e formas de jogar pensadas de forma vertical e com vista ao pretendido na equipa A, criação de um modelo de equipa B que integre, forme e molde para a equipa A (evitando os empréstimos ao máximo), trabalhar posições especificamente com o que é o modelo de jogo do Sporting, etc, etc, etc!
20 Março, 2015 at 10:28
A equipa de juniores pode ser fraca, mas a quantidade e qualidade da geração anterior compensa esse gap. É preciso enquadrar isto tudo. O normal seria aproveitar 4/5 jogadores de cada geração. Mas se aproveitarmos 6/7 de uma e 2/3 de outra, não é por isso que deixamos de ter futuro. Até porque as diferenças de idade são muito pequenas. E mais, Gelson, Podence, Matheus e Palhinha ainda podiam estar nos juniores e acabava logo com esse gap. Mas decidiu-se promovê-los para a B. Portanto, para mim, não existe falta de qualidade nos juniores. Apenas promovemos os melhores antecipadamente.
20 Março, 2015 at 10:36
Tens toda a razão que compensa! É isso mesmo…uma equipa em geral fraca pode dar 2/3 grandes jogadores! E para se ser um clube formador basta aproveitares esses! É impossível ter 4/5 jogadores por geração! Ou reformulas o plantel da A por inteiro de 3 em 3 anos ou então não tens espaço para todos! Não tenho duvidas disso! E depois rodeada de grandes gerações como esta está menos diferença ainda faz! Concordo inteiramente contigo!
Posso estar enganado e provavelmente estou mas acho que todos os que referes são 1º ano de Sénior e não Juniores…acho que nenhum deles poderia estar nos Juniores…mas posso estar enganado! É a ideia que tenho sem dados concretos…
20 Março, 2015 at 13:29
+1
20 Março, 2015 at 15:25
Até que enfim….quantos B’s actuais ainda podem jogar nos juniores? O nosso objectivo, o objectivo supremos da formação não é a equipa ganhar títulos é o jogador evoluir, na formação o que interessa é potenciar o indivíduo, nos seniores é potenciar o colectivo é tão simples que não se percebe porque é que a CS diz o contrário, tenta provar o contrario todos os dias, ou antes até se percebe…perfeitamente, os nossos jornaleiros fazem-me lembrar os “robertos” aqueles bonecos que eram controlados por um bonecreiro que lhes enfiava o braço “por baixo” até ao cotovelo e os fazia mexer as mãozinhas e abrir as bocarras (uma espécie de marretas, para as gerações mais novas) e falavam com uma voz disfarçada mas que era a do dono, curiosamente nos “robertos” o momento alto era quando comandado pelo bonecreiro o fantoche desancava até a morte o “monstro” de serviço….é espantoso como ver, ler e ouvir a nossa CS a bater no SCP, me transporta imediatamente, 40 anos no tempo, para as praias por este País fora, em que eu e milhares de miúdos da minha geração assistiamos ao “teatro dos robertos”
20 Março, 2015 at 10:50
Tiago, o segredo está em aproveitar os muitos bons jogadores que, neste momento, estão na b e que nos dão garantias para meia dúzia de anos, mesmo que tenhamos que vender um por ano. E, enquanto o fazemos, apostamos todas as fichas nos actuais juvenis, por muitos apelidados de merda por não terem sido apurados para a fase final. Acredita que estes “merdas” estão repletos de jogadores talentosos, com tudo para serem a próxima fornada de ‘putos maravilha’
20 Março, 2015 at 15:12
Eu gostei muito do muito pouco que vi dos Juvenis este ano por isso é que disse que estes nossos Juniores estão rodeados de grandes gerações! Eu acredito muito no nosso modelo de formação e acredito muito naquela academia!
E é como dizes! Temos de aproveitar ao máximo as 2 gerações brilhantes seguidas que tivemos e que agora estão entre a B e emprestados (fora os que infelizmente não tiveram cabeça e saíram entretanto)! Se o fizermos temos muito tempo de talento garantido…nem se dá por uma geração menos conseguida de Juniores…e mesmo assim talvez se consiga 1/2 jogadores destes Juniores!
20 Março, 2015 at 10:21
Nunca estive tão descansado em relação ao valor da nossa formação, e em relação ao aproveitamento que (finalmente) podemos fazer dela. Tenho orgulho em ser sócio de um clube formador, onde os jovens têm espaço para crescer, acho no entanto que devemos todos aprender a ser um pouco mais pacientes com as equipas do Sporting que entram em campo, só assim é que estaremos definitivamente a dar espaço para que os talentos apareçam para evoluir. Tenho a certeza que se isso acontecer não tardará muito para aparecerem títulos, cortesia dos nossos “miúdos”. SL tasqueiros.
20 Março, 2015 at 10:23
Boas !
Concordando com muito do que está escrito, só quero deixar uma nota: a parte do Romário Baldé (comicidade do penalty à parte), é verdade. As propostas desses dois clubes são reais (embora apenas uma seja efectivamente interessante) e se não fosse a ganância habitual de um dos maiores mafiosos que pulula à volta das várias costelas guineenses do futebol nacional, o destino do rapaz podia ser ainda mais superior, continuando a jogar de vermelho e branco (do top6 inglês, apenas o United não demonstrou interesse, portanto… é fazer as contas ! 😛
Ah, e não falo do Cátio mas sim do Dr. Bebiano.
O interessante é mesmo ver o impacto nulo que teve todo o caso do Romário na comunicação social, um miúdo que há muito é considerado como uma das maiores promessas do Seixal e que andou encostado toda a época porque não aceitou os valores de renovação que lhe foram propostos. Essa sim é a parte importante da equação que, como é normal, ninguém da CS ousa sequer questionar.
Por fim, estarei muito curioso para que se confirme este negócio e, acima de tudo, ver os valores que saiem cá para fora. Estou muito, muito próximo do meio das negociações, portanto, a curiosidade é imensa. Se houver marosca, cá estarei para os desmascarar.
De resto, como referi, concordo contigo. Não está tudo perfeito pela Academia mas também está longe, muito longe de estar na miséria global que se propagandeia.
20 Março, 2015 at 10:52
Tenho vaga para cozinheiro que queira, possa e saiba escrever sobre a nossa formação 🙂
20 Março, 2015 at 11:27
bem…qualquer dia a Tasca mais parece um restaurante Gourmet com tantas vagas para a cozinha 😉
20 Março, 2015 at 11:36
Daqui bocado isto passa a MasterChef 🙂
20 Março, 2015 at 11:52
HELL’S KITCHEN!!!
20 Março, 2015 at 12:01
Uma produção só não tem nada a ver com a outra …
A tasca é muito mais Hells’ Kitchen, sem dúvida!
20 Março, 2015 at 12:14
Até há expulsões e tudo…
E car#$#adas
Por falar em ausências… o LaS sumiu-se de novo?
20 Março, 2015 at 12:17
Já não vejo o Las por cá há imenso tempo.
20 Março, 2015 at 20:31
o nome até ser giro… mas leva me a pensar em diabos …e só por isso… já não dá 😉
20 Março, 2015 at 12:08
Acho é que com tanto cozinheiro de qualidade, a tasca já deveria ter, pelo menos, 1 estrela Michelin. 🙂
20 Março, 2015 at 12:11
Epá não, depois tínhamos de levar com a foto do Duque na porta do estabelecimento.
20 Março, 2015 at 10:26
para mim é triste ir ao forum do SPORTING e ver pessoas a deitar abaixo a nossa equipa de juniores e a dizer que a do merdafica é que é muita boa e está cheia de bons jogadores!! fodasse gajos desses não fazem cá falta! se algum dos juniores do merdafica der jogador de alto nível eu vou ali já venho! é a puta duma vergonha! o modelo da formaçao do merdafica é pegar em pretinhos, metê los no ginásio pa ficarem mais fortes e metê los a dar fruta aos adversários impunemente pq os apitadores nnca marcam faltas! é só ver que sempre que jogamos contra eles na formaçao temos jgadores expulsos e eles nunca têm! fodasse! a formação é a melhor parte do nosso clube! não há nada melhor que ver um miúdo a pegar de estaca e a dar pontapés na bola com a nossa camisola. mas eles sabem lá o que é isso. MORTE ÁS NÁDEGAS! QUE ACABEM DE VEZ E QUE TODOS OS SEUS DIRIGENTES VÃO PARA A CADEIA POR ANDAR A PROMOVER CRIME À DÉCADAS!