Nos últimos tempos, a avaliação ao trabalho de Marco Silva no Sporting tem provocado entre os adeptos de uma casa normalmente dividida, uma enorme, verdadeira, unanimidade. Ou seja, mesmo aqueles que defendem para a próxima época a continuidade do treinador, não conseguem deixar de lhe apontar erros grosseiros e começarem a sua defesa por “Apesar de nem tudo ter feito bem…”. Ainda assim, a maioria dos sportinguistas – parece-me – deseja a sua continuidade. Porquê?
Embora eu não me inclua na tendência, acho que vale a pena analisar a sua razão de ser, pois ela brota de um sentimento profundo, logo, legítimo:
1) Um clube que assenta a sua estratégia na formação (fala-se em ADN), é um clube que tem uma visão de médio e longo prazo, e que acredita nos resultados futuros de um trabalho continuado. De resto, esta política tem o apoio da esmagadora maioria dos adeptos, e é até, em meu entender, a principal razão porque o Sporting consegue angariar tantos jovens adeptos mesmo prosseguindo anos, décadas, de seca de títulos (outra razão, terá que ver, julgo, com a sua postura ética claramente contrastante com a dos rivais directos). Tanto é assim, que mesmo durante sucessivas direcções por demais incompetentes, a política da formação se manteve uma trave-mestra da casa.
Porque não então, prosseguir uma política semelhante na contratação do treinador? Porque não dar continuidade ao seu trabalho? Porquê mudar todos os anos – e várias vezes ao ano – com tão pobres resultados?
A verdade é que já foi tentado. Da última vez com Paulo Bento com os resultados conhecidos. E Marco Silva começa a revelar alguns traços de personalidade semelhantes. A continuidade por si só, não garante o sucesso.
Mas o raciocínio é lógico, e era por certo o que ía na cabeça de Bruno de Carvalho quando assinou com Marco Silva um contrato por 4 épocas. As razões que serviram de base a esse contrato, levam-nos ao ponto seguinte.
2) Os sócios – nomeadamente aqueles que votaram em Bruno de Carvalho, e aqueles que não votaram mas posteriormente o passaram a apoiar – não imaginavam nem desejavam, ver o seu presidente assinar contrato com pelo menos 3 treinadores durante o seu 1º mandato. O próprio também não, com certeza. E essa multiplicação de contratos parece contrária ao espírito com que Bruno de Carvalho foi eleito, contrária à mudança que esta direcção preconizava.
Desde Dezembro, procurou-se dividir os adeptos do Sporting entre os que estavam com o presidente e os que estavam com o treinador. Essa divisão é artificial, não existe. Foi cavalgada pela CS numa lógica de aproveitamento da crise entretanto aberta no meio de um cenário de grande hostilidade para com a direcção do Sporting.
Mas não é ou o presidente ou o treinador. Os dois estão no mesmo barco. Uma nova mudança de treinador representará um enorme revés para o presidente. Por isso, muitos dos adeptos e sócios que estão com Bruno de Carvalho, não desejam que ele tome essa decisão.
Não a tomará de ânimo leve. Duvido até que a tenha já tomado – quero crer que a cara com que o vimos no banco durante o jogo contra o Paços, era a cara de quem ainda não se decidiu. É até agora, a decisão mais difícil do seu mandato. Irá marcar o mandato. E irá marcar a pessoa.
3) A terceira razão é mais prosaica, é quase difícil escrevê-la sem rir – mas alguns sportinguistas receiam ver Marco Silva nos nossos rivais. Eu gostaria de o ver já e não daqui a 3 anos, quando a passagem pelo Sporting o tiver tornado um treinador mais experiente, maduro, quiçá um treinador bastante razoável até.
Estas são quanto a mim, as razões de um apoio que às vezes parece cego (e muito irritante para quem não o partilha) a um treinador que não deu grandes provas da sua competência.
Quanto à sua continuidade, sinceramente, por que não sermos pragmáticos e aplicarmos os mesmos critérios que aplicamos aos jogadores? Se o fazemos com o André Martins (que eu gostaria que continuasse – também terei as minhas razões afectivas), porque não com o treinador? Há melhor? Venha! Não há, ficamos com este.
A continuar, Marco Silva terá muito que corrigir. E rápido. A sua 2ª época será ainda mais complicada do que a 1ª, pois partirá de numa posição de grande fragilidade e a pressão para a conquista do título aumentará – mesmo que desta vez ninguém reclame a pole position, o facto é que faltam apenas dois anos para o fim do 1º mandato do presidente que quer e precisa apresentar resultados desportivos. Despedir Marco Silva no final ou a meio da próxima época, seria o mais desastroso cenário. Porque não fazê-lo já? Seria a forma de garantir duas épocas de verdadeira estabilidade ao próximo treinador do Sporting.
ESCRITO POR William Shakespeare
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
15 Abril, 2015 at 16:21
William, não vou alongar-me nesta discussão, mas gostaria de pegar na seguinte passagem: «Estas são quanto a mim, as razões de um apoio que às vezes parece cego (e muito irritante para quem não o partilha) a um treinador que não deu grandes provas da sua competência.»
Acredita que a cegueira e a incapacidade de dar tempo a alguém para provar, ou não, a sua competência, é tão ou mais irritante. Aliás, quando até a forma como o homem se assoa serve para criticá-lo e mandá-lo para o caralho, deixa de fazer sentido qualquer tipo de argumentação.
15 Abril, 2015 at 16:33
Cherba, após o jogo com o Penafiel, na flash-interview e na conferência de imprensa de Marco Silva, eu é que tive um flash: “afinal, não conheço este gajo!”
De repente, Marco Silva quebrava a regra auto-imposta e desatava a criticar a arbitragem da forma mais engenhosa que já me foi dado assistir: criticava a expulsão de Miguel Lopes na 5ª feira anterior via crítica à actuação do árbitro do jogo de 2ª feira – destacando os erros a favor do Sporting e aceitando a expulsão de Tobias – via crítica ao comportamento de Rui Quinta!
Confuso? É ver a entrevista.
Dizer uma coisa para dizer outra para dizer outra ainda é brilhante, simplesmente brilhante – não é à toa que Marco Silva tem tão boa imprensa, ele mede cada uma das suas palavras e após as frequentes elucubrações despropositadas dos jornalistas, não se esquece nunca de dizer “percebo a sua pergunta, mas…”. Como não se ser um querido quando se é tão inteligente e ao mesmo tempo compreensivo?
As conferências de imprensa são esplêndidas porque este prodígio da comunicação consegue não comunicar nada. É estratégia conhecida da política, promovida pelas agências de comunicação: “não digas nada, não reveles nada do que pretendes fazer uma vez eleito, apaga-te, sê um ecrã liso. Assim, cada um poderá projectar em ti, aquilo que pretende que tu sejas. As tuas palavras não excluirão ninguém. E não te esqueças: sê simpático, cordial e educado!”
Óptimo. E tão certo para este tempo de redes sociais, iphones e blueberries. Mas, e o futebol de que a malta gosta? Não é por acaso que Marco Silva é menos amado entre aqueles (não todos, claro) que insistem em centrar-se no jogo jogado.
Tenho mesmo de evocar o exemplo do Jasus, esse pobre homem que não domina nenhuma língua – nem sequer a portuguesa – mas que consegue explicar tim-tim-por-tim-tim porque é que não vai servir pataniscas, para escolherem outra coisa, não se sentirem defraudados com a ementa, e ainda pedirem para repetir e regressarem na semana seguinte para mais arroz de feijão acompanhado de um copo de três?
Porquê a insistência em André Martins quando João Mário tanto justificava a presença no onze? Porquê nada sobre a gestão do plantel, sobre o cansaço dos jogadores, ou sobre a profunda mudança táctica operada por volta do jogo-trauma em Guimarães que fez com que a equipa passasse a abdicar de um pressing alto e agressivo e começasse a defender de outra forma? Ou sobre o Tanaka ter deixado de marcar livres depois do golo contra o Braga? Ou os minutos reclamados por tantos para Gauld e Wallyson; etc, etc, nada, nada. Sempre o ecrã liso. “Eu percebo a sua pergunta…!”.
Não explicar a razão das opções que se faz é um traço nacional, infelizmente comum. Marco Silva devia explicar. Primeiro, porque é um traço de merda, depois, porque na próxima época – a continuar no Sporting – estará numa posição bastante fragilizada. Conseguirá à imagem de Bruno de Carvalho corrigir-se e aprender com os erros? Espero que sim, mas temo que não, porque acho que a sua atitude brota de uma profunda falta de confiança nas suas próprias capacidades. Acho que receia não estar à altura, receia ser mais um Paulo Fonseca.
É por isso, em última análise, que prefere esconder-se por detrás do ecrã liso. E a 2ª época tem tudo para lhe provocar pavores maiores ainda do que os da 1ª. Mas se começasse a falar de futebol e das opções que toma, seria um passo no bom sentido. No sentido de vencer os próprios medos.
15 Abril, 2015 at 16:46
William, duas notas rápidas, até porque tenho um post na cabeça e não quero começar a desmembrá-lo:
– a segunda época do Marco será mais complicada, tal como já se sabia que seria e está a ser a do Bruno. Menos tolerância, mais exigência. Normal. Se está no Sporting, terá que estar preparado para isso. Agora, não me peças é para aceitar que sejamos nós, adeptos, a minar o trabalho de quem está em Alvalade com base em pequenos ódios pessoais e, pior, com base numa crónica de opinião de alguém que se arroga no seu Sportinguismo quando devia era fazer uma reciclagem sobre o que é sê-lo;
– quanto ao futebol jogado, e colocando de lado a máquina de futebol ofensivo que foi colocada à disposição do Boloni, este Sporting foi o que mais me encheu as medidas desde o tempo do Mirko Jozic. Curiosamente, também este Sporting, com erros próprios, é verdade, tem menos 8 a 10 pontos do que o primeiro à conta de arbitragens. Curiosamente, são poucos os que se lembram que foi o croata que deixou as bases para a equipa que seria campeã.
15 Abril, 2015 at 17:11
Cherba, quanto à minagem, pelos vistos tenho uma opinião bastante diversa da tua e por acaso achava que não, pois abres este blog – o teu blog – a opiniões diversas da tua e promoves o debate de ideias. Não é graxa, este é um aspecto que considero fundamental para o futuro do Sporting e que este espaço – esta ágora – tão bem defende.
Não é por não se falar de um problema que ele deixa de existir. Não é a minha pobre opinião que vai fazer com que aos primeiros resultados negativos da próxima época, tudo volte a ser colocado em causa.
MS parte numa posição muito frágil. É um facto.
Quanto aos ódios pessoais… Se eu nem conheço o homem! E se me estou perfeitamente nas tintas para o facto de ser lampião, ou ter uma borbulha na fronte ou as mãos nos bolsos!
Repito, o que gostaria de perceber era “Porquê a insistência em André Martins…”, etc, etc.
(Já agora, essa insistência acabou por queimá-lo.)
Quanto ao bom futebol, desapareceu a meio da época. Porquê?
Mas o ecrã liso não nos responde, devolve-nos a pergunta como um eco.
15 Abril, 2015 at 17:13
sendo muito sincero, espero que uma das várias entrevistas do final de época inclua essas perguntas. Eu até entrevistava o gajo aqui para a Tasca, se me deixassem.
15 Abril, 2015 at 17:17
Com o Leo Jardim, assim que atingimos o 2º lugar (na verdade, até antes disso), também abandonamos o bom futebol.
15 Abril, 2015 at 17:34
Mas quando se tem uma taça para jogar no final da época isso não pode ser um bom sinal 😉
Temos um mês para subir o rendimento e por isso não sei se será benéfico andar a testar agora jogadores da B. Só mesmo para os titulares poderem descansar mais
15 Abril, 2015 at 18:01
Em absoluto. E nem o excesso de jogos podíamos evocar para justificar esse abandono.
16 Abril, 2015 at 0:51
Não podia estar mais de acordo.
15 Abril, 2015 at 19:07
Para ser uma discussão profícua, gostava que enumerasses todos os erros do marco silva tácticos, técnicos, de escolha de equipa tudo o que achas que ele fez mal. Depois peço te também que digas se achas que se não fossem esses erros graves do marco se teríamos sido campeões. Por fim, o que achas dos resultados que paulo Bento teve ?
15 Abril, 2015 at 20:32
Paulo Bento não tinha qq experiência como treinador de 1ª liga e no primeiro ano, pega no Sporting em 7º lugar e acaba em 2º .
Na teimosia estão bem um para o outro.
16 Abril, 2015 at 3:40
Tenho de agradecer ao William este post. Há muito tempo que não passava uma noite tão divertida a dar na cabeça de alguém! Boa Noite amigos, William incluído.
15 Abril, 2015 at 16:37
Não se pode por em causa já. E não se vai despedir uma pessoa agora a pensar que o iriamos despedir para o ano. Tem trabalhado, tem mostrado, tem -como todos- errado… Mas no geral, acho que é sempre bom que ele fique… E quanto ao que dizes de: ”Há melhor? Venha! Não há, ficamos com este!”, não há melhor neste momento…
15 Abril, 2015 at 16:42
Mas este parte numa posição muito frágil.
Na época passada lutámos pelo título, nesta – com Nani – não.
A estabilidade não se decreta. Nem o Presidente o pode fazer.
15 Abril, 2015 at 17:46
ataques ganham jogos. defesas ganham campeonatos!
16 Abril, 2015 at 2:05
Nunca foi da personalidade de Paulo Bento que me queixei; nunca me queixei, também do seu carácter e nunca discuti o excelente profissional que Paulo Bento foi, é e será. O profissionalismo recebe-o dum carácter vertical e de uma vontade férrea instalada na sua personalidade. Apesar de isto, nunca o teria escolhido para treinador da nossa equipe de futebol e quando o vi sair entrevi uma verdadeira oportunidade.
Faltam porém, em meu entender, a Paulo Bento algumas características que o qualificariam sem discussão para dirigir as equipes de futebol do Sporting até à reforma.
Associando as qualidades de Paulo Bento àquelas que Ferguson tem, obtenho o perfil do treinador ideal para qualquer Clube de gente séria, consequentemente, o perfil daquele treinador que sonho vir a ter no Sporting um dia sabendo que, caso se conjuguem os factores que o treinador não pode controlar, nem o Presidente, nem nós, então, esse dia está à distância de dois ou três anos e têmo-lo ao alcance da mão.
Já vimos a salada vamos então ao bife
I. Perfil do treinador ideal numa escala de 1 a 5, sendo que 1 é o valor mais baixo e 5, o mais alto e partindo do princípio que, em nenhuma dessas características o perfil exige pelo menos a nota de “3”. Um simples “2” numa das características, exclui o candidato. O ideal de se encontrar um candidato com nota “5” a tudo, não existe.
Características que definem o perfil:
1. Idade entre 35 e 50 anos.
2. Profundo conhecimento do jogo assente em estudos superiores ou em experiência adquirida como jogador.
3. Carácter de excelência, profunda lealdade aos jogadores, colegas de trabalho e Direcção do Clube. Devoção ao Clube.
4. Forte Ambição.
5. Vontade inabalável, tenacidade e determinação perante objectivos.
6. Elevado coeficiente de inteligência (Superior a 120, de acordo com o protocolo standard utilizado pelas principais universidades dos EUA).
7. Elevado coeficiente de inteligência emocional (Superior a 85, de acordo com os mesmos protocolos ou, aqueles que os venham a substituir em 2018) e elevada competência pedagógica.
8. Capacidade para aprender e progredir
9. Visão estratégica (a curto, médio e longo prazos)
10. Estabilidade emocional
Assim e de acordo com estes critérios, avaliemos Mourinho; Paulo Bento; Leonardo Jardim e Marco Silva para vermos se todos eles totalizariam um número de pontos que os situassem entre os 30 e os 50 pontos e, ainda, se algum deles não preencheria o perfil ideal por obtenção de uma nota inferior a 3 (apesar da pontuação)
Mourinho:
1. = 5
2. = 5
3. = 3
4. = 5
5. = 5
6. = 5
7. = 5
8. = 4
9. = 5
10.=4
Total = 46
Paulo Bento
1. = 5
2. = 5
3. = 5
4. = 3
5. = 4
6. = 3
7. = 2
8. = 3
9. = 3
10.=4
Total = 37 (não preenche o perfil por ter uma negativa)
Leonardo Jardim
1. = 5
2. = 5
3. = 5
4. = 5
5. = 5
6. = 4
7. = 4
8. = 4
9. = 4
10.=5
Total = 46
Marco Silva
1. = 5
2. = 4
3. = 4
4. = 4
5. = 4
6. = 4
7. = 5
8. = 4
9. = 5
10.=5
Total = 44
Para termos um termo de comparação noutra modalidade, avaliemos o treinador do nosso Futsal, Nuno Dias, segundo os mesmos critérios.
Nuno Dias
1. = 5
2. = 5
3. = 5
4. = 4
5. = 5
6. = 4
7. = 5
8. = 5
9. = 5
10.=5
Total = 48
Dos 4 treinadores identificados, aquele que mais se aproxima do “Perfil Ideal” é Nuno Dias, seguido a 2 pontos por Mourinho e Leonardo Jardim (Ex-equo), em terceiro lugar, Marco Silva (a 4 pontos) e por fim, fora do perfil definido, Paulo Bento, a 11 pontos.
Marco Silva é o que revela maior margem de progressão com o correr dos anos podendo atingir Nuno Dias (bastar-lhe-á ganhar a taça este ano e o campeonato (nos próximos dois anos) pelo menos, uma vez).
A probabilidade de voltarmos a ser Campeões Nacionais com Marco Silva, nos próximos dois anos, pelo menos por uma vez, apesar das arbitragens é grande e poderá perspectivar-se conciliando o seu perfil com a estabilidade qualitativa da equipe e a margem de progressão dos jogadores de que dispõe, entre os actuais e os “Bês”.
Falta de perfil, o Marco não tem. Por outro lado, é um imperativo do Sporting estabilizar a direcção técnica da equipe, mantendo tanto quanto possível todos os seus elementos. Só assim será possível aproveitar o “degrau a que chegámos”. Não é demais lembrar que a estabilidade assegurada por Paulo Bento permite ao Marco, ainda hoje, contar com Patrício e Adrien, sem falarmos obviamente de Nani pois, um “regresso” não se lhe pode atribuir.
A vontade do Presidente é evidente. Este é o treinador do seu 1º Mandato e deve ficar e provar as capacidades que tem. Lembremo-nos que está no seu primeiro ano e que perdeu à chegada todos os centrais, à excepção daquele brasileiro que já se foi embora e cujo nome, escapando-me agora, dentro de dois anos ninguém lembrará.
Perdeu Ilori, Rojo e Dier e ficou com o mais fraco de todos : Maurício.
Na primeira volta contou com “metade” de William e não se diga que foi por estar “em baixo de forma” porque aprincipal razão da menos boa prestação de William estava no facto de não confiar nos centrais que estavam nas suas costas (Maurício e Sarr!). Podia confiar? Com aqueles dois nas costas era possível avançar no terreno sem pôr em causa a segurança defensiva? Quando avançava, que acontecia sistematicamente? – Chovia MERDA!!
Portanto, Porque tem perfil, porque tem grande margem de rápida progressão, porque assegura a estabilidade, independentemente de resultados , feitas as contas no final da época, Marco Silva terá de ficar.
Se por um raio de um azar tal não vier a acontecer, não sei quando estarão reunidas as condições para voltarmos a conquistar o Campeonato Nacional.
Quantas centenas de milhões de Euros gastaram os Lampiões nos últimos vinte anos a comprar jogadores e a indemnizar treinadores?
Com o Jesus que, não tem perfil para ser treinador do Sporting no cargo há 6 anos, já vão para o 3º campeonato. Não me esqueço das arbitragens mas, o facto é que há anos que disputam o campeonato até ao fim e o resto, são cantigas.
Queremos ser campeões? Então defendamos Marco Silva com unhas e dentes e se tivermos de ir buscar um novo treinador, se calhar, o melhor, é mesmo irmos buscar o Nuno Dias!
Abraços a todos. Spooooorting!
16 Abril, 2015 at 3:52
Exercicio puramente empirico e… totalmente sobrejectivo em termos de análise…
Uma mera… perda de tempo.
Marco Silva poderá ser um ‘bom treinador’, mas faltam-lhe imensos predicados, tantos que, a sua insistência para um 2º ano redundará em mais um ano de sofrimentos estéreis sem resultados em termos do campeonato.
A sua saida não é algo contra natura, é mesmo um acto de honestidade para com os jogadores, sócios e adeptos do SCP. Será algo natural.
15 Abril, 2015 at 16:41
Já que está a bater no ceguinho! Este já está disponivel, WTF!!!
http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_alema/artigo/2015/04/15/klopp-explica-saida-o-dortmund-precisa-de-uma-mudanca
15 Abril, 2015 at 17:06
Dou 10 eurs para o irmos buscar lol
15 Abril, 2015 at 17:10
dou 20. Está quase.
15 Abril, 2015 at 17:15
Tasca Solidária 3?
15 Abril, 2015 at 17:26
Dou uma grade de minis!
15 Abril, 2015 at 17:26
se for ao ritmo da missão pavilhão, temos o klopp quando o Marco terminar contrato…
15 Abril, 2015 at 17:28
estás a ser muito optimista :S
15 Abril, 2015 at 17:30
optimista no sentido a que ao ritmo do pavilhão, nem daqui a 20 épocas 🙁
Se demoramos 1 ano para angariar 500.000 mil euros, para angariar 14 Milhões….isto a fazer fé nos 7M que dizem que ele recebe por época
15 Abril, 2015 at 17:27
O Bruno bem que podia ir á procura de um patrocínio só para ir buscar o Klopp lol e já agora na viagem traga o CR7
15 Abril, 2015 at 17:28
menos modéstia no pedir, sff…
15 Abril, 2015 at 17:32
hehe
o passos coelho ainda não cobra pelos sonhos lol
Fosse o nosso campeonato um pouco mais atrativo para o exterior e seria possível..mas
Ninguém na China ou India vai querer pagar para ver, com todo o respeito, Penafiel vs Gil Vicente ou um jogo com falcatruas como o dos pasteis com a nádega vermelha
15 Abril, 2015 at 17:31
Eu tenho as minhas duvidas se queria o Klopp no Sporting! Já que é para pedir o que não podemos ter tinha uns discos para pedir bem melhores! LoL! 😉
15 Abril, 2015 at 17:33
Oh, mas os outros estão sob contrato…este pelos vistos sai no final desta época
Eu bem queria o Guardiola…mas…lol
15 Abril, 2015 at 17:35
É tão possível ires buscar o Guardiola ao Bayern como pagares o Klopp! Por isso epah…se é para pedir o impossível pede logo em grande! LOL!
Isso é como aqueles que não pedem o Euromilhões, pedem só 20 Milhões…epah se é para pedir venha logo tudo! hihihihihi
15 Abril, 2015 at 17:39
O Guardiola é mais caro…lol,
Mas concordo, para pedir, que seja à grande, por isso pedi uma paragem em Madrid para apanhar o CR7…hehehe
15 Abril, 2015 at 17:43
Trazer o Ronaldo era fixe…se der para fazer escala a caminho de Madrid e mandar vir o Messi melhor! hehehehe!
15 Abril, 2015 at 17:45
Epa Ronaldo e Messi no Sporting, está como o Bruno e Marco, uns a favor e outros contra e ninguém se entende lol
15 Abril, 2015 at 17:56
Suspeito que tendo cá os dois, cada um a agarras a champions do seu lado o problema se resolvia! 😛
15 Abril, 2015 at 18:00
isso é que era 🙂
15 Abril, 2015 at 18:24
Ora toma…
Viesse lá o Klopp e íamos ver quanto tempo levaria a que o mesmo fosse questionado como agora é o MS…
Desenganem-se amigos …há no ADN de muitos sportinguistas uma propensão para o questionamento do trabalho dos treinadores (dos jogadores…dos dirigentes…de tudo o “que mexer” no Sporting…) e não é de agora…
Na já minha provecta idade sempre me lembro desta “novidade”…
SL
15 Abril, 2015 at 18:34
Caro Max, não há nos outros?
Jesus e Lopetegui provocam unanimidade?
16 Abril, 2015 at 2:43
Eu não dou porra nenhuma e vou buscar o Marco silva (ou o Nuno Dias). Mourinho e Jardim não é possível, vivem no arranha céus da alta-finança…um mais que outro mas, enfim, o Jardim tem vista para as traseiras e o Mourinho para o Empire State Building (LOL).
De acordo com o básico critério de avaliação de perfil que estabeleci, Marco Silva corresponde em 88% ao perfil de treinador ideal para o Sporting (fazer mais com menos); Leonardo Jardim corresponde a 92% do perfil ideal e Nuno Dias, a 96%.
Que “milagre” aconteceria este ano se tivéssemos Mourinho no comando no comando da equipe desde a pré-época?Mourinho é só 4,5% mais adequado ao Sporting que Marco Silva! Com a arbitragem a sodomizar-nos, como sempre o faz, Mourinho poderia ter, eventualmente, mais 4,5% de pontos, neste momento. Isto é, teríamos mais 5 ou 6 pontos que aqueles que temos agora. Continuávamos atrás do Porto e tão longe dos Lampiões que também os não conseguiríamos ver, na distância…
O Marco não só é muito bom como ainda há-de ser melhor. Deixem-no estar onde está porque está lá muito bem.
Não é que tenha visto o contrato do Marco mas, só um treinador muito novo é que ia para o Sporting pelo ordenado que lhe estamos a pagar. O “Guilherme Chocalha-a-Lança” quem é que ia buscar? A bosta que esteve no Porto o ano passado, um gajo com um QI de 90 e sem réstea de inteligência emocional, com uma capacidade de gestão de pessoas de fazer inveja a um pinguim imperador ou o Lotopegui, o génio Espanhol que anda com as calças pelos tornozelos, dobrado pela cintura e peida sempre virada pró Pinto da Costa? Esse nem pelo dobro vinha que recebe de certeza mais no Porto!
O Guilherme que deixe estar o Marco onde está e não se meta em aventuras. O Rascord ainda não falou na transferência do Marco para o Chase & Manhatten mas, não tenho dúvidas que o vai fazer na semana que antecede a final da Taça ou eu não me chame mesmo Mário Túlio.
16 Abril, 2015 at 3:55
DESONESTIDADE INTELECTUAL… na sua mais pura essência…
Nem é necessário ir aos livros, basta recuar uns 30 ou 40 comentários antes e ler este a seguir…
15 Abril, 2015 at 16:43
Não entendo esta perseguição ao MS.
Continuo a achar que com a equipa que tem era difícil ter feito mais.
Para o ano se acertarem nas contratações , que não foi o caso deste ano, vai parecer melhor treinador.
15 Abril, 2015 at 16:47
Não acertaram em nenhuma contratação?
15 Abril, 2015 at 17:09
basta o Paulo Oliveira para contrariar essa teoria. Mas este é um pormenor importante: por mais que queiram vender-me o contrário, não acho que seja igual ter um treinador a preparar uma época de raiz conhecendo o plantel e as necessidades, ou ter um treinador que chega e a quem são dados jogadores escolhidos pela estrutura que gere o futebol.
15 Abril, 2015 at 17:16
Que teoria? 😉
A teoria de que nenhum presta ou que MS não aposta noutros jogadores?
15 Abril, 2015 at 17:25
a teoria de que não se contrataram bons jogadores. E a teoria de que as apostas são sempre forçadas. O Paulo foi sempre opção na pré-época e correu mal, ao ponto de ser apelidado de “mais um flop”. Tirá-lo da equipa foi inteligente e protegeu o jogador. Fodeu-se o Sarr. Quando o Paulo voltou, estava mais ambientado e o treinador deu-lhe o lugar que poderia ter sido dele desde início (seria Paulo e Rojo)
15 Abril, 2015 at 17:30
Portanto um dos “defeitos” que aponto a MS, de não saber gerir recursos humanos, confirma-se. 😀
Entala-se o Sarr ( que nem sequer fala a língua ) para dar tempo a Paulo Oliveira. Que até só entrou na equipa qdo não havia outro. 😉
15 Abril, 2015 at 19:48
De acordo Cherba, o Paulo Oliveira é bom jogador, mas achas mesmo que as contratações foram reforços ?
Além do Paulo Oliveira quais foram os reforços que acrescentaram qualidade a equipa.? Qualidade suficiente para atacar o primeiro lugar?
15 Abril, 2015 at 19:50
E como é que sabes se acrescentavam ou não, se mal os viste?
15 Abril, 2015 at 20:01
Acredito que MS os veja diariamente nos treinos. Acredito que também queira ganhar jogos taças e campeonatos e que para isso escolha os melhores para jogar.
Aqui por exemplo fala se muito do Gauld, que eu espero que venha a ser uma estrela, mas hoje nos B fez mais um jogo completamente banal. Saiu ao intervalo não sei se por opção ou estava tocado….
Mantenho me na minha com MS para o ano e com reforços com qualidade podemos fazer uma boa época.
15 Abril, 2015 at 20:13
Eu tb já vi gajos na A a fazer jogos miseráveis e a manterem-se na equipa.
Os reforços têm que ser mesmo maus, para nem servirem para substituir um gajo que não pode com uma gata pelo rabo.
15 Abril, 2015 at 19:53
Acho que as vezes é mais fácil culpar o MS do que queres ver esta questão com olhos de ver…
15 Abril, 2015 at 19:56
Não respondeste.
Paulo Oliveira tb era um flop e vai-se a ver…..
15 Abril, 2015 at 20:12
desculpa lá amigo mas o que é que achas mais provável? a direcção do SPORTING que o ano passado só falhou numa contratação esta época “ter falhado todas” ou s marco de alvalade afinal ser um mortal treinador com pouca qualidade para este nível?
15 Abril, 2015 at 20:32
MS de repente é perfeito? De facto, estou com a Maria, como podes avaliar alguns dos jogadores que foram contratados se nunca tiveram uma oportunidade na equipa A, mesmo com jogos mais fáceis? Vamos ser um pouco mais sérios, pode ser?
16 Abril, 2015 at 0:06
A questão é que nem MS é perfeito nem BdC.
Ambos cometeram erros , ambos tem que fazer mais e melhor.
Agora só ter a tal cultura de exigência com um é que não me parece sério…
Acredito que para o ano precisamos dos 2 tanto de MS como de BdC.
Quantos aos reforços grande parte deles vi os jogar hoje na B, Saar , Geraldes , Jonahtan , Gauld , Sacko , Rabia não jogou hoje mas também já o vi jogar e Slachev antes de se lesionar fez um jogo ou outro.
E estou de acordo com o MS não são melhores do que os que estão na equipa principal muito menos podem ser considerados reforços.
16 Abril, 2015 at 0:20
Pois aí estamos em desacordo. Poderão ainda não ter atingido a bitola do onze base, mas poderão ser melhores quando elementos do referido onze estão cansados como tem sido o caso muitas vezes. Por outro lado, estes descansando poderiam depois quando era preciso ter outro rendimento e jogar na A dá outra motivação… Olha para o Jonathan por exemplo que até já foi à seleção argentina…
16 Abril, 2015 at 3:58
DESONESTIDADE INTELECTUAL…
Chamar Bruno de Carvalho a esta discussão sobre as “qualidades” deste ‘projecto de treinador’… É, no minimo, uma cena de ‘stand up comedy’…
15 Abril, 2015 at 17:03
Lá diz o povo, que é sábio nestas coisas: “Mais vale sê-lo que parecê-lo”
16 Abril, 2015 at 2:57
Nas mãos do Bruno de Carvalho, até o Shicabala vai dar lucro, ou alguém tem dúvidas? Posso garantir uma coisa só: – Perder dinheiro com a venda de jogadores, enquanto o Bruno de Carvalho fôr Presidente, é que não vamos perder.
O Sarr não presta ou tem muito que crescer como jogador?
O Gauld não se vai fazer um jogador como temos visto poucos ?
O Jonathan Silva não presta?
O Ewerton é uma bosta?
O Oriol Rossel não está à altura? Não será por acaso, pelo menos tão bom trinco como o Rinaudo? O Rinaudo pelo menos veio e até ao fim da primeira época só não jogou quando estava castigado ou lesionado. Se tivesse na mesma equipe o William, quantas vezes teria jogado? Quando fosse a jogo, como jogaria? Como o Rossel? Se calhar , não.
O Slavchev não é bom de bola e um jogador inteligente?
O Acosta ( já ninguém se lembra mas, eu lembro-me) na época em que chegou só jogou para aí dez minutos. Deixemos o Sarr crescer e o Slavchev vir de Inglaterra, directo para a pré-época e vão ver que ele para o ano acabará por correr mais que o Pedro Barbosa nos seus melhores dias (e se eu gostava do Barbosa…)
Não vejo erros clamorosos nas contratações, senão o “Xico abala” e mesmo esse, garanto que vai render qualquer coisa.
15 Abril, 2015 at 16:44
William…
Apenas uma coisa! A unanimidade sobre a não perfeição das opções de um treinador que não ganha o campeonato é uma evidencia (mesmo o que ganha enfim…). Aliás é uma inevitabilidade! A discussão é simplesmente entre a manutenção de um treinador que não ganhou um campeonato ou não…
De resto para mim há algumas condições:
– Está integrado a 100% no projecto?!
– Percebe onde errou e tem um rumo para não repetir erros?!
Depois de falado disto na reunião preliminar de preparação da próxima época saberia se faz sentido manter ou não! Se sim a 100% é de manter! Enquanto treinador e em potencial não tenho duvidas que é de manter…
15 Abril, 2015 at 17:17
Tiago, eu não tenho a certeza de que despedir o MS seja a melhor opção.
Vou repetir: eu não tenho a certeza de que despedir o MS seja a melhor opção.
O que acontece, é que à mais pequena dúvida que se demonstre, a maior parte da família Sportinguista responde epidermicamente com 7 pedras na mão. Ou com duas: Paulo Sérgio e Pep Guardiola (hoje, parece que será com o Klopp).
Por isso, não se pode discutir serenamente.
15 Abril, 2015 at 17:30
Acho que quando o tema é a manutenção de um treinador não ganhador das 2 1…ou o seu trabalho foi muito mau (e aí o despedimento é unânime) ou então terás sempre quem defenda com unhas e dentes o que está…
Eu volto a repetir o que já disse antes e mesmo agora no comentário que fiz! Só a direcção pode avaliar efectivamente o que considero fundamental para a continuidade do treinador (porque tecnicamente acho que ele é muito bom) por isso o que decidirem está bem decido…;)
Agora podem argumentar que ele tecnicamente é mau treinador, que tínhamos equipa para muito mais e coisas assim…aceito mas discordo…
15 Abril, 2015 at 17:36
“terás sempre quem defenda com unhas e dentes o que está…”
É assim neste momento no Sporting. E foi esse fenómeno que procurei analisar no post. Não é assim nas nádegas, por exemplo.
É um fenómeno novo que considero interessante e com que a direcção terá de contar no presente e futuro. E com que não contava em Dezembro.
15 Abril, 2015 at 17:39
As nádegas têm um presidente que já lhes provou saber mais da poda a dormir que a grande maioria dos adeptos acordado…daí a confiança…no que o presidente deles decidir! Já foi contra a maré e teve razão vezes suficientes para isso acontecer…
16 Abril, 2015 at 3:38
Pode discutir-se serenamente mas, com critérios de avaliação tão objectivos quanto possível. Subjectivamente podemos gostar ou não gostar de alguém mas, cartas na mesa, se esse alguém se constatar ser eficaz e adequado que fazer? Mandá-lo embora só porque não gostamos da pessoa?
Sejamos realistas. Enquanto as arbitragens forem o nojo que são, a posição que ocupamos no campeonato não significa que o treinador não seja competente o suficiente para pegar na nossa equipe e conquistar o título. Apenas significa que, nem o Mourinho era capaz de nos levar ao título. Não acredito que, se o Mourinho fosse o nosso treinador, alguém pensasse que ele não prestava, só porque não ganhávamos o campeonato.
O ano passado, os filhos de puta do apito prejudicaram-nos tanto (directamente, nos nossos jogos) que apareceu o “Basta” e o “Basta” meteu-lhes medo. Bruno de Carvalho insurgiu-se e acabámos por fazer uma barulheira que se ouviu em toda a Europa. Não era viável repetir a mesma gracinha este ano.
Assim, os malfeitores do costume que fizeram este ano? – Beneficiaram directamente o Benfica nos seus jogos mas, reparem, as arbitragens dos nossos jogos com o Benfica e o Porto não foram clamorosamente desonestas. Os erros de arbitragem nesses jogos, em nosso desfavor quase passaram despercebidos (não tivemos jogadores expulsos indevidamente; nem golos limpos anulados, nem penalties por marcar ou penalties inexistentes marcados contra nós). Até fomos ganhar às Antas, o que não acontecia há uma porradaria de anos.
De que iríamos queixar-nos? Das arbitrariedades contra nós, dos erros intencionais dos árbitros para nos fazerem perder pontos? Devemos ter sido dos clubes menos prejudicados directamente este anos (no princípio da época ainda nos gamaram uns 4 ou 5 pontos mas, que é isso comparado com o atropelamento do ano passado)? Atropelamento que só acabou no jogo com o Porto em Alvalade, com o “Basta” aos gritos à porta do Estádio, uma multidão enfurecida lá dentro e a nota de “banco” com a efígie do Pinto da Costa a circular por todo o lado.
Este ano que fazer queixarmo-nos que o Benfica andava a ser beneficiado? Levávamos logo na tromba e mandavam-nos calar. Se não estamos a ser prejudicados nos nossos jogos e não temos mal de que nos queixar (foi disso que nos queixámos todo o santo ano que passou) queixamo-nos do “bem dos outros”? como é fácil de ver os erros são aleatórios: -O ano passado, por azar, aconteceram mais nos jogos do Sporting; este ano, nos do Benfica.
Marco Silva é um excelente treinador. Tenhamos paciência. É preciso dar tempo a Bruno de Carvalho para conseguir resultados das suas iniciativas internas e externas. Há que dar tempo para que o nosso núcleo na Assembleia da República se prepare pois, a nossa próxima “reacção” vai ser de natureza legislativa, não vai ser de gritaria. Vejam como o Hélder Amaral tem endurecido o discurso nos últimos dois meses. Leiam os sinais dos tempos “‘cause the times, they are a’changing”. Dê-se tempo ao Marco Silva para ganhar experiência e aprender com erros cometidos este ano (e no próximo) e vão ver que ele aprende.
Alguém ouviu com atenção o que disse Bruno de Carvalho ao colocar a primeira pedra do Pavilhão João Rocha? Eu ouvi. “Vamos ter muitas alegrias futuras neste Pavilhão mas, também no Estádio aqui ao lado havemos de celebrar (mais cedo que muitos pensam) vitórias e títulos”. Se não foram “ipsis verba” estas palavras, andaram lá tão perto que o sentido, esse sim, é inequívoco. “Mais cedo que Benfica e Porto pensam vamos ser Campeões Nacionais, pelo nosso próprio mérito desportivo porque sei que as regras do jogo vão mudar drasticamente”. Este foi o sentido. Bruno de Carvalho não é maluco. É bruto, não tem papas na língua mas, doido não é. Se afirmou isto com tanta segurança, lá terá as suas razões.
Confiemos no Presidente e nas suas escolhas. Marco Silva é escolha do Presidente.
16 Abril, 2015 at 4:06
Primeiro veio a “lavagem com um balde de água com pouco detergente” (1º comentário a defender marco silva)… Depois, 2º comentário, a defesa intransigente do ‘projecto de treinador’, com osendo ‘bom treinador’… Agora, 3º comentário, já é um “Excelente treinador”…
Fodassssss, em que ficamos??? É mais ou menos? Bom? ou Excelente?
Para milhares e milhares de sportinguistas é só mais um fulano que goza de uma ‘boa imprensa’ (porque será???), mas que não só não demonstrou saber tirar o melhor dos jogadores que tinha á disposição, como além disso ainda se deu ao desplante de entrar em ‘guerrinhas de alecrim e manjerona’ com a direcção leonina!
O resto é fazer a avaliação dos resultados do SCP no campeonato com marco silva … Quantos empates?!? Quantos erros tácticos? Quantos jogadores desvalorizaram esta época? Quanta tremideira na equipa? Quantos jogadores fizeram bons jogos e, de seguida, foram para a bancada?
Em suma, não serve para um clube com as aspirações do SCP.
15 Abril, 2015 at 17:19
A bem da estabilidade, um Marco Silva integrado com o projeto do Sporting, em que assenta as suas bases na academia, será o melhor para podermos ambicionar a títulos nos próximos 2 anos, tendo em conta a probabilidade da qualidade das nádegas, baixar uns níveis, se os fundos forem ao fundo.
O meu receio vem do que se passou em Dezembro, o qual possa ter criado cisões irremediáveis e olhando para os treinadores que eventualmente possam estar disponíveis no nosso campeonato, fico com calafrios só de pensar em quem possa ser a alternativa no final deste ano.
Não sou apreciador de Marco Silva, mas sou apreciador da estabilidade e se MS, perder o medo de apostar na nossa academia, em detrimento dos jogadores que lhe dão a segurança, para dizer que não tem mais, então MS, será o indicado para o nosso projeto. Se MS optar por uma via semelhante à de Paulo Bento, então por favor mude de paragens porque ir treinar as nádegas sem jackson, tello, gaitan ou salvio, com toda a certeza não será muito diferente se ficar no Sporting, para mais, quando dos 3, o Sporting é aquele que melhor preparado está para continuar na promoção de talentos da equipa b.
Resumindo. Não podendo ir contratar Jurgen Kloop, fiquemos com MS, porque sinceramente, ao alcance dos nossos bolsos, não temos um treinador Português que sirva os nossos interesses.
Nem quero pensar que seja equacionado ir buscar um técnico português ao nosso campeonato, para se rescindir com Marco Silva.
Uma ressalva apenas. Todos as análises feitas sobre o futuro de Marco, têm por base o interesse ou não de Bruno de Carvalho na sua continuidade…mas…não existe nenhuma análise em que coloque em equação, o desejo de Marco querer continuar ou não…
15 Abril, 2015 at 17:30
À pergunta, poderia algum treinador fazer melhor que Marco Silva, eu respondo: muito poucos.
À pergunta, com o seu ordenado, poderia algum treinador fazer melhor que Marco Silva, eu respondo: não conheço nenhum.
Acho inacreditável dizer-se que o bom futebol desapareceu a meio da época. Desculpem-me mas considero até desonesto.
Boa imprensa? Ainda bem que a tem. Eu cá aprecio imenso a sua forma honesta, racional e ponderada de falar. E digo mais: desde o Robson que não ia ‘tanto à bola’ com um treinador no nosso clube.
15 Abril, 2015 at 17:33
Qualquer treinador tuga hoje em dia tem boa imprensa…
Até o Pal Serge na Académica era bom…o plantel é que era fraco! Domingos no Setúbal idem, etc, etc, etc…
Se estão à espera que venha um treinador com má imprensa podem esquecer…
15 Abril, 2015 at 17:43
Leal, o MS procurou implementar um sistema de jogo no início da época. Não obteve bons resultados em grande parte porque não conseguiu resolver o problema da manobra defensiva (a equipa era apanhada em contra-pé e os defesas eram lentos e não sabiam controlar a profundidade). Vai daí fez marcha-atrás. Desonesto?! Estás a falar a sério???
15 Abril, 2015 at 17:44
Viva William. A equipa deixou de jogar bem à bola a meio da época?
15 Abril, 2015 at 17:57
O jogo ofensivo que praticava de início, deixou de o fazer. Passou com mais frequência a carrilar (ou carrillar) jogo pelas alas e a centrar.
O mais absurdo foi que a mudança coincidiu com a ausência de Slimani.
15 Abril, 2015 at 18:08
Epá, eu não acho nada disso mas ok. São visões.
Acho que jogamos o suficiente para ganhar 90% dos jogos. Como exemplo, veja-se o que aconteceu nas últimas duas jornadas fora de casa. A equipa tem outros problemas (ineficácia em frente à baliza, pouca capacidade de segurar resultados, pouca matreirice) mas em qualidade de jogo não ficamos a dever nada a ninguém.
Perdemos o campeonato nos jogos desiquilibrados (em casa), é certo, mas analise-se a quantidade de jogos dificeis que ganhámos fora e a qualidade demostrada nesses mesmo jogos. Acho que não exagero se disser que estivemos melhor que o primeiro classificado. Há muito trabalho bem feito e, por mim, há que continuar a melhorar.
15 Abril, 2015 at 18:21
Se uma pessoa é tão criticada por criticar o treinador, ou por manisfestar dúvidas, ou tão só por apontar alguns traços do perfil da família Sportinguista, de que seria apelidada se elogiasse um adversário?
Se o fizessemos sem receios quando tal se justificasse, não tenho dúvidas que nos tornaria mais fortes. Mas ainda há muitos tabús.
E sobretudo, não me apetece, por isso digo-te apenas que discordo de ti.
15 Abril, 2015 at 18:23
Para me baterem à vontade tenho a dizer que:
Com arbitragens normais e com o Jackson o Sporting era campeão…
15 Abril, 2015 at 18:27
A mim chegava-me o Acosta de 99/2000. 🙂
15 Abril, 2015 at 18:28
O Danilo tb era capaz de entrar no onze…
15 Abril, 2015 at 18:28
Foi só para falar de um adversário….;)
Com o Jardel éramos campeões pai em Fevereiro…LoL!
15 Abril, 2015 at 18:29
Sim quanto ao Danilo…mas eu nem sequer estou a discutir equipas!
Para esta equipa do Sporting ser campeã para mim bastava essa simples mudança….
15 Abril, 2015 at 18:32
Pois eu não serei tão assertivo na afirmação…
Mas não tenho dúvidas que mesmo com alagumas azelhices pelo meio da parte do treinador e da equipa…
Se nos tivesse validado alguns golos…se não nos tivessem tratado como enteados enquanto trataram outros como filhos (mesmo sendo bastardos…)…
Embora houvesse quem contestasse o MS (há pessoas que morreriam de pasmo…se não tivessem “em quem bater”. sempre e a toda o momento…)…a eventual proximidade às equipas que estão à frente (ou até mesmo a ultrapassagem de alguma delas…)…”ajudaria” a tratar o MS de outra forma…
Assim…
Vá…continuem a bater “no ceguinho…”…
SL
15 Abril, 2015 at 18:26
Olha, eu estou à vontade nesse aspecto.
O Benfica em jogos desiquilibrados não dá hipótese. Se for na Luz, então, esquece. É, para mim, um dos segredos do Jesus. Há para aí 60% de jogos que estão ganhos à partida.
Mas eu referia-me aos jogos dificeis, deslocações fora, duelos disputados. Aí estivemos melhor que eles. Pena que esses jogos sejam tão poucos.
15 Abril, 2015 at 18:31
Quantos jogos é que ganhámos à vontade esta época?
E quantos jogos é que estando a ganhar, trememos?
15 Abril, 2015 at 18:41
Resposta às duas perguntas: poucos.
Mas acho que pelos defeitos acima (ineficácia em frente à baliza, pouca capacidade de segurar resultados, pouca matreirice) .
15 Abril, 2015 at 18:42
Epá, a resposta à segunda pergunta é demasiados. 😀
15 Abril, 2015 at 19:01
Leal, não achas curioso que se tenha vindo a apontar falta de experiência à equipa? Mesmo tendo-se mantido a base da época anterior?
15 Abril, 2015 at 19:37
Acho e parte da responsabilidade é do treinador. É menos batido que o Jardim. Por exemplo, contra o Benfica em casa, era meter um central a acabar o jogo. Mas, pergunto, há quanto tempo não se dominava um jogo assim contra o benfica ou, ainda mais, contra o porto? É que o que eu acho que o caminho é este. Há é que melhorar. E não devo só ser eu a pensar assim. O Jesus, que veio jogar contra nós todo atrás, como nunca o tinha visto fazer, também deve ter mais medo deste Sporting que do das épocas anteriores.
15 Abril, 2015 at 19:45
Leal : Num dos jogos contra o Porto, levaste um baile de fazer corar as pedras da calçada.
15 Abril, 2015 at 20:40
a equipa estava cansada do jogo com o Wolfsburg
15 Abril, 2015 at 20:46
E não é MS que tem que perceber isso e “montar” a equipa de outra maneira?
Pelo menos de maneira a não sermos enxovalhados?
15 Abril, 2015 at 20:53
A altura crucial da época é a dos jogos Benfica, Wolfsburgo e Porco. Chegámos todos rotos ao último. Não houve aqui má gestão física do plantel? Então o que lhe chamam?
15 Abril, 2015 at 21:55
Maria, levámos um baile num dos 3 jogos que fizemos com eles. Nos outros 2: num fomos lá ganhar a jogar na cara e no outrofomos nós a dar o baile em que 3-0 ao intervalo era o ajustado. Não me parece pouco se se compararem diferenças brutais de custos de plantel.
16 Abril, 2015 at 4:09
Muito poucos?!?
Isso são quantos? 2, 3, 1000?
Tanto VÁCUO, em tão poucas palavras…
15 Abril, 2015 at 17:42
Bom,
deixem lá o Marco fazer o trabalho dele até ao fim da época e depois logo opinamos. Especular por agora não me parece que valha a pena.
Acredito até que o Marco será o primeiro a bater com a porta se achar que ficou aquém dos seus objectivos.
OFF: alguem já comprou isto ?
http://www.sporting.pt/Loja/ProductDetail.asp?item=1459&mark=02
Acredito que não tanto pelo jogo em si, mas pelos cartões dos nossos jogadores que seria uma coisa fixe de se ter.
Aqui ficam mais detalhes:
http://www.artandgames.pt/footballstars/html/galeria-f-SCP.htm
15 Abril, 2015 at 20:50
Quando às cartas não concordo com a inclusão de jogadores como Morato e Fernando Mendes que deixaram o SCP quando estavamos em crise
15 Abril, 2015 at 18:17
Isso (mudança de treinador) poderá ser um problema a ser encarado, no final da época, pelo corpo directivo, uma vez que foram eleitos para decidirem pelas melhores opções, no cumprimento dos objectivos que defendem para o clube.
Quanto a MS, compreendo que não seja fácil a sua função, atendendo à enorme dimensão do universo sportinguista e à sua inexperiência, nestas andanças.
Será sempre o meu treinador, enquanto continuar no clube e poderá merecer uma 2.ª oportunidade, após uma adaptação que não terá sido fácil. No entanto, espero que tenha evoluído. Seja mais audacioso nas apostas e no tipo de jogo a implementar e que não cometa erros de principiante, porque erros que nos custam pontos, já bastam os da arbitragem e os erros dos jogadores.
Claro que a Taça de Portugal será muito importante para todas as decisões, em matéria do futebol, para a próxima época.
A intolerância para com MS, no futuro, será em função da dimensão dos seus erros, dos resultados negativos e do que efectivamente aconteceu na final da taça, em Maio. Assim foi também, com um indefectível sportinguista que se chama Sá Pinto.
No entanto, seria para mim incompreensível uma substituição que colocasse em causa a superioridade da alteração, o que não creio, possa acontecer, pela qualidade que já demonstraram quem actualmente dirige o nosso Sporting.
15 Abril, 2015 at 18:57
Leão da Estrela em Terras do Norte, eu também acho que a continuação de MS depende exclusivamente da conquista da Taça de Portugal.
Na entrevista, Bruno de Carvalho não podia ser mais claro.
Haverá por isso, um plano da direcção para o caso de se falhar esse objectivo.
Eu vivo bem com isso. Quero ganhar a Taça, por isso, quero que MS continue 🙂
15 Abril, 2015 at 18:35
nao concordo em nada com a visão do autor do post.
passo a argumentar o porque.
começando pelo ” mesmo aqueles que defendem para a próxima época a continuidade do treinador, não conseguem deixar de lhe apontar erros grosseiros e começarem a sua defesa por “Apesar de nem tudo ter feito bem…”. Ainda assim, a maioria dos sportinguistas – parece-me – deseja a sua continuidade. Porquê?” ora porque convém distinguir aquilo que feito de mal e de bem e ver se são coisas leves ou coisas graves. e os erros de Marco Silva são erros, na sua maioria leves. a única coisa que se pode acusar é na parte de gestão do plantel e mesmo assim ninguem pode argumentar com 100 % certeza de que não haja pressões para este e aquele jogar para valorizar ( coisa que eu concordo). para haver rotatividade no plantel é preciso que haja rotinas e qualidade. depois das coisas acontecerem todos sabem mandar o bitaite, mas ninguém disse na altura do maior desgaste que seria preferível, visto termos perdido 2 a 0 na alemanha, jogar com uma equipa secundaria com o wlfs em casa e dar a competição como perdida e e poupar jogador x ou y para o jogo com o porto.. que este sim seria extremamente importante par o futuro.. possibilidade de chegar ao 2 lugar milhões da champions etc. isto não é problema so de rotatividade do plantel.. é problema de gestão da época. é problema de estão de objectivos. é impensável o sporting com o plantel que tem querer andar em todas as frentes.. é preciso ser se inteligente e definir bem as coisas.. Quem havia para rodar com os titulares? quem ha neste momento para rodar com os titulares? olha-se para o banco e tirando um extremo ( mané) e um avançado.. quem ha para meter?
ponto 1) como é que conseguem ver se o treinador não aposta em jogadores da academia ou para o futuro? joga constantemente com 7 ou 8 jogadores formados no clube e ja todos vimos e conseguimos chegar a conclusão que é preciso maturidade naquela equipa, que ainda não sabem gerir os momentos chave do jogo. e vem falar de apostas? sabem la o que se passa nos treinos? sabem la os planos do treinador e direção para este ano que vem? querem 23 jogadores da academia no plantel principal? com ou sem qualidade.. o que importa é que tem selo academia. depois vinham acusar o treinador de não conseguir por aquele miúdos todos a dominar o jogo porque simplesmente ainda são gaiatos e precisam de amadurecer..
2) usar a cara do presidente no jogo com o paços para saber se ele vai ou não despedir o treinador no final da epoca faz lembrar as previsões do professor muamba!!
3) eu nao gostaria de ver o Marco Silva num rival.. porque iria ser muito maus para nós.. disso não tenho a mínima duvida..
nao dfendo que o Marco é o melhor do mundo.. nada disso.. mas ha que distinguir o que é um bom e um mau trabalho de um treinador e aquele que interessa manter.. se defenderem que o trabalho do treinador são os resultados, então por favor mudem de desporto. um treinador que viva de resultados sem apresentar jogo, consistência defensiva e qualidade ofensiva tem os dias contados.. é um treinador que vive e depende da sorte.. quando a bola deixar de entrar depois de bater em 3 ressaltos.. então ai vai haver problemas.. agora o Marco Silva vive precisamente o contrario.. é criticado porque a bola não entra.. haveria esta discussão toda se as bolas escandalosas tivessem entrado? o mais importante avaliar no trabalho de um treinador é a capacidade de gerir o jogo e a equipa. e o sporting domina os adversário, inclusive os adversários directos.. cria inúmeras oportunidades de golo durante os jogos.. cria boas jogadas colectivas, cria jogadas com pés e cabeça.. com qualidade na posse e na circulação.. o mais difícil esta a ser feito.. quando a nossa capacidade de finalizar as jogadas melhorar e a sorte quiser alguma coisa com a gente.. teremos motivos para sorrir. mas, e volto a referir, o trabalho mais importante do treinador esta a ser feito e bem feito pelo Marco Silva.
15 Abril, 2015 at 18:50
mildio, basicamente, temos tido azar, não é?
16 Abril, 2015 at 4:20
Trocaste-te todo a.. defender o INDEFENSÁVEL…
Pura e simplesmente zero em termos de conteúdo…
marco silva não serve para o SCP, não tem carisma, não arrisca, não sabe potenciar jovens jogadores porque não tem ‘calo’ nem tarimba para tal… Pior, a equipa está mal preparada fisicamente, não existe trabalho nas bolas paradas quer defensivas quer ofensivas… Em suma é bola para trás e para o lado (até chegar aos laterais) e depois é bola nos extremos, Nani e Carrillo, e esperar que estes ‘tirem algum coelho da cartola’… A equipa DESAPRENDEU a defender, algo que aprendeu com Leonardo Jardim… E por aí fora…
Ha, não esquecer que substituições, só depois dos 60’, e antes só por lesão… e são quase sempre as mesmas substituições…
15 Abril, 2015 at 18:42
mini-petisco extra: “Eu sei o que fizeste hoje à tarde”
Classificação da II Liga (depois da jornada de hoje)
1 Tondela 72
2 Chaves 68
3 Feirense 66
4 U. Madeira 66
5 Sp. Covilhã 64
6 Benfica B 64
7 Sporting B 64
8 Freamunde 61
9 FC Porto B 59
Próximo Domingo (16h): União da Madeira vs SPORTING B
E um dado curioso (naquele contexto dos “sorteios” encomendados):
nas últimas 5 jornadas da II Liga, o Sporting B defronta as outras 5 equipas B (por ordem: porco, guimarães, carnide, marítimo e braga).
Há coisas engraçadas? Ah pois há!
15 Abril, 2015 at 19:09
Já aqui na Tasca referi o que vai acontecer no fim de época.
Ganhamos a taça e aguentamos o 3º lugar, Marco fica.
Perdemos a taça, Marco sai.
Marco ficando, teremos de ter um inicio de época em cheio, senão Marco não chega ao natal.
Não há volta a dar.
Conhecendo a nossa cultura desportiva, o ter de alimentar 3 jornais desportivos diários num país que pouco lê, arrancar audiencias em tantos canais televisivos que se alimentam da polémica e da confusão que inventam, dos obstáculos que o Sporting está impondo ao poder instalado, tudo vai servir para continuar a destabilizar o nosso Clube, como já aconteceu nesta época, e onde muitos de nós, consciente ou inconscientemente tem alinhado nesta onda de histeria que nos ataca e não nos deixa respirar e ajudar a sair da fossa onde está o futebol.
Isto só pode ser alterado atravéz da consistencia de vitórias desportivas que nos tem faltado.
Como o futebol não é matemática, para mim, qualquer treinador serve, desde que se consigam essas vitórias, mas uma coisa também eu sei, não temos consistencia de vitórias por causa de erros pontuais que qualquer treinador cometa, porque recentemente tivemos treinadores – Fernando Santos e Jesualdo Ferreira – que foram campeões no porto, e connosco, zero, mas porque teremos de combater as forças que nos tramam e deixarmo-nos de ser masoquistas e andarmo-nos a chicotear uns aos outros, e aproveitar o chicote para aplicá-lo nos duques, vieiras, pintos e herculanos que querem que o pantano do futebol podre não seja agitado.
Deixem o treinador em paz e vamos apoiar o nosso Presidente que bem precisa.
Spooooooorting sempre.
15 Abril, 2015 at 19:26
velho leão, concordo com quase tudo. Não concordo com o “deixar o treinador em paz”.
Porque não era minha intenção bater no treinador, mas tão só chamar a atenção aos adeptos da estabilidade, que a manutenção de MS não trará por si só, estabilidade.
Se perdermos a final da Taça, julgo também que deixará de haver condições objectivas para se manter MS. E então, poder-se-á oferecer condições objectivas de estabilidade a um novo treinador.
Caso vença, MS deverá continuar. Eu gostaria que no futuro ele falasse mais de futebol e ultrapassasse os seus tão visíveis medos.
15 Abril, 2015 at 19:45
Quando digo – deixar o treinador em paz – Estou a referir-me a todos nós, porque a favor ou contra haverá sempre algo para dizer mas que não acrescentará nada á estabilidade que é necessária, agora que temos uma taça para disputar, ou no futuro para planear a próxima época.
Saudações Leoninas
15 Abril, 2015 at 20:32
Caro velho leão, permita-me discordar da sua opinião. A estabilidade – de que também sou adepto, no fundo – não pode ser DECRETADA por alguém.
A estabilidade é CONQUISTADA. E está umbilicalmente ligada à Legitimidade. A de MS está ferida. Não direi de morte, porque espero a vitória na final da Taça e tal como ao Bruno de Carvalho, não me passa pela cabeça que não fiquemos em 3º na liga. Mesmo assim, terá problemas caso as coisas não comecem logo a correr de feição. Não sou eu que o digo, são os factos.
Quanto à crítica – não queria trazer para aqui a política, mas acho que assim é mais fácil – lembro os discursos de Bush Jr. que apelidava de anti-patrióticos todos os que não eram pela invasão do Iraque. WHAT?!
E aqueles que eram contra a guerra colonial portuguesa também eram anti-patrióticos? A sério, e se enfrentassemos os problemas de frente. E perdessemos o medo?
Saudações Leoninas, velho leão.
15 Abril, 2015 at 19:19
BC é que sabe e nós só temos de estar do seu lado, corra bem ou corra mal. É este o nosso papel… as críticas devem manter-se desde que sejam moderadas e pertinente. Criticar não implica não apoiar, entenda-se.
15 Abril, 2015 at 19:26
Sobre o tema do Marco já dei várias vezes a minha opinião. Se nada de muito anormal acontecer deve ficar. O que não significa que tudo o que e outros fomos dizendo em termos de críticas a alguns dos aspetos do trabalho dele deixem de existir. Mas como foi dito, todos evoluímos. E ele poderá estar também a evoluir.
O grande problema que se colocaria a BdC (e eu nem queria pensar nisso) é este cenário: ficamos em 3º mas perdemos a final da Taça (se por absurdo não ficássemos em terceiro, não há qualquer hipótese de ficar). Eu peço desculpa por colocar este cenário (já bati três veses na madeira) mas isto sim seria um bico de obra para resolver. Mas não pensemos sequer nisso.
Quanto ao MS penso que se pode planificar melhor esta temporada que a do ano passado. Teremos sempre um eventual efeito desestabilizador de transferências de nossos jogadores que devem ser acauteladas. Quanto mais cedo melhor. Penso que o ataque ao mercado também terá a ver com a existência ou não de dinheiro de uma transferência razoável já feita. E não precisamos de contratar muito. No máximo 3-5 jogadores será uma boa estimativa.
Se ele para o ano vai ter mais cobrança? Claro que sim. Mas ninguém deve ter medo disso: nem ele nem nós… SL
15 Abril, 2015 at 20:35
bati três vezes… dasss
15 Abril, 2015 at 19:50
boa noite para todos .
por mais voltas que dermos !
só há uma conclusão a chegar !
marco Silva não será nunca um treinador de clube grande ; a não ser no fcp aonde qualquer um sabe treinar !
falta-lhe garra , e acima de tudo defender sempre quem lhe paga ,
e não olhar sempre para o seu profil , tipe Nice boi para os média .
um abraço
16 Abril, 2015 at 4:24
Correcto e afirmativo!
Como contestar a VERDADE?
SL
15 Abril, 2015 at 20:04
nao entendo…
se calhar nao tenho juizo suficiente…
entao o MS deve continuar, porque :
– está a aprender…
– equipa grande é outra responsabilidade…
– a direccao nao lhe deu os jogadores “necessarios”/” suficientemente bons” para ele fazer uma equipa competitiva…
– a “direccao” armadilhou-lhe a epoca ao nao “contratar” jogadores da sua confianca…
mas…
(e um grande mas…)
agora se perder a Taca já pode ir de carrinho???
é a taca que vai mudar o “paradigma” da estabilidade apregoada pelos admiradores do “conjunto” Marco Silva?? (quando refiro conjunto, refiro-me ao ” embrulho” completo: competencia tecnica, fisica, tactica, psicologica)…
a logica seria que se em nome da estabilidade (e o medo dele ir para os rivais), entao deveria ficar, ganhe ou nao ganhe… isso é o que eu chamo estabilidade…nao deveria estar “prisioneiro” de ganhar ou nao, se é assim tao bom…
ou sou eu que estou a ver mal o filme??
eu tenho a minha opiniao, (penso que já todos a conhecem, 🙂 , mas ao contrario do que os Sir Galahad`s da Távola Redonda do King Marco dizem, nao tenho nenhum odio pessoal contra o homem… o que eu tenho é aversao á mediocridade, e sinceramente, para mim o SCP, neste momento, nao está melhor do que estava no principio da época, e para mim, por todas as razoes e mais algumas, isso só pode ser assacado ao treinador…
portanto se querem “estabilidade”… pelo menos procurem estabilidade pela positiva e nao pela estagnacao… que foi basicamente oque MS fez ao SCP…( melhor futebol mas piores resultados e, com nao tantos “roubos” como o ano passado…”nós” encarregámo-nos de dar os nossos “tiros nos pés”)
parabens ao Rui Moreira…
agora vou tentar levar os posts dos ultimos 3 ou 4 dias…
15 Abril, 2015 at 20:07
ler e nao levar…
15 Abril, 2015 at 20:09
Marco Silva tem de ficar. Ponto. Tirando alguns radicais aqui na Tasca, é um treinador de quem os sportinguistas gostam. Jogamos um futebol bem mais agradável do que com o cinzento do Jardim. Tirando o jogo no dragão para o campeonato, fomos superiores a benfica e porto.
O Presidente já percebeu que Marco é mais popular do que ele próprio, o que acho uma injustiça, mas é mesmo assim. Seria um tiro no pé se Bruno de Carvalho despedisse Marco Silva.
16 Abril, 2015 at 4:28
O que??????????
Quem diz “O Presidente já percebeu que Marco é mais popular do que ele próprio,…”, não deve de estar bem psicologicamente…
Pior, referir que “Marco Silva tem de ficar. Ponto. Tirando alguns radicais aqui na Tasca, é um treinador de quem os sportinguistas gostam. Jogamos um futebol bem mais agradável do que com o cinzento do Jardim.” é de alguém que das duas uma, ou não tem observado (em directo ou diferido) os jogos do SCP, ou então se observou ou tem algum problema de visão ou de interpretação da realidade…
Isto é um comentário do mais ABSURDO que já li n’A Tasca… Parece os ‘discos pedidos’…
15 Abril, 2015 at 21:07
Off… que diferença ter um Jackson…
15 Abril, 2015 at 21:17
O Quaresma tb está a fazer um jogão.
( Até me dói a alma 🙁 )
15 Abril, 2015 at 23:32
O MS tem de sair se queremos começar a lutar pelo titulo, aqui o ” bordel da marquette” adora este bom rapaz, mas se é estabilidade uma tacita e o 3o, entao é ir buscar o risco ao meio, que é estabilidade algumas tacitas e o segundo, burro por burro, prefiro ser sugundo que terceiro!
O MS é tao mau que faz ainda muita gente acreditar que nao temos plantel, o que é ridiculo, nós nao temos é treinador !
( quem diz que o problema é o plantel é so imaginar em que lugar estariamos se a marquette tivesse, jardel e luisao no lugar de Paulo e Ewerton, a pipa humana no lugar do Jeffersen, o Samaris no lugar do William, o salvio no lugar do Nani, o pizzi no lugar do Joao Mario, é so darem metade da equipa titular do carnide à marquette que ele limpava esta merda toda, hahahahahah! Como dizia o outro maluco tenham juízo!
O MS é tao mau que faz ainda muita gente acreditar que a nossa formaçao esta em crise, o que é ridiculo este treinador é que é uma grande crise, crise de resultados, 52% de vitorias o gajo ganha uma media de 1/2 dos jogos em que entra e tem as bitch’s a lamberem-lhe o cu ! Alucinante !
Até ja li um texto do GAG a dizer que se ele nao aposta na formaçao a culpa é da direçao, pq havia gente a mais na B…isto é mesmo à la CS portuguesa, nao é a marquette que nao ve o que é talento, é que o gajo ficou à nora era gente a mais…. Aquele merdas vê um Sarr e um Oliveira e fica naquela que o Nabo Sarr é que tem tudo pra ser titular, mas a culpa é da direçao, Esgaio, Iuri, Wally, Gauld , nãaa , nada de especial, é melhor os 11 do costume de bafos de fora.
A estabilidade como veremos se ele continuar, não é uma questao de acumular horas, mas de acumular competencias.
O futebol do Sporting regrediu, quem fala de bom futebol deve ter guardado na memoria 5/6 bons jogos, pq a maioria dos nossos jogos depende da inspiraçao e dos erros individuais, ou seja continua a nao se ver o trabalho da semana, além de que metade dos nossos jogos, literalmente, nao os ganhamos!
E da metade que conseguimos ganhar, tem mais de um terço que foi na afliçao, golos no ultimo minuto, estarmos a ganhar e deixar empatar empatar o jogo! tudo isto com um futebol muito pobre, sem intensidade, totalmente refens das inspiraçoes do Nani e Carrillo sobretudo.
Nao temos um plano B como tinhamos com o Leo, ou por outra temos, é bombardear bolas para a cabeça do Montero!
E o mais engraçado nos lovers, terem o Paulo Sergio na boca, pois é o UNICO com uma percentagem de vitorias semelhantes à da marquette!
É isso mesmo bitch’s o unico tao mau como o vosso heroi é o Pal Serge, todos os outros lhe sao superiores! E se o problema sao os jogadores, é como eu disse é so dar a este genio metade da equipa do carnide que ele mostra-nos logo o grande treinador que ele é!
16 Abril, 2015 at 4:31
Bem dito!!!
E contestar a simples, nua e crua, mas também triste, realidade???
Pois, é preferível embalar no #colinho da comunicação anti social desportiva deste triste país de GRUNHOS…
15 Abril, 2015 at 23:50
Sinceramente, parece-me que temos um bom treinador. Não tenho presente quantos pontos tinha Leonardo Jardim por esta altura, mas julgo que MS tem os mesmos ou mais. Sendo que Leonardo Jardim não teve competições européias e MS sim, às quais junta ainda uma presença na final de Portugal. Por isso, se um era unanimemente considerado bom treinador, não vejo razões para o outro ser considerado um mau ou mediano treinador. Estamos fora da corrida do primeiro lugar do campeonato mas sejamos sinceros: o orçamentos contam, e nós temos menos de metade do orçamento dos nossos rivais. Espero sinceramente que a direção e equipa técnica continuem porque estão, na minha opinião, a fazer um excelente trabalho e farão certamente melhor no futuro.
16 Abril, 2015 at 4:35
Na época anterior ficámos em 2º lugar, o que implicou mais de 12 Milhões de euros “SÓ” por entrarmos directamente na Champions League… E jogámos futebol…
É só observar os tristes resultados desta temporada, mas é que isto começou na pré-temporada, para os mais esquecidos… E os jogadores são os mesmos, mais o Nani e mais uma série de jogadores…
Em suma, marco silva pode vir a ser um ‘bom treinador’, mas actualmente, não serve para o que o SCP necessita! E isso é algo evidente.
16 Abril, 2015 at 0:37
O Sporting é um clube de trabalho. Quem quer ganhar ontem, a qq custo, com milhoes da treta, colinhos e pactuar com jogos de bastidores nao entende o que é o Sporting! Há inumeros clubes em Portugal e por esse mundo fora com essa identidade…
É por isto que o Sporting como clube tem de continuar a vincar a sua verdadeira identidade e os sportinguistas têm a palavra, 48000 pessoas em todos os jogos em casa seria um bom começo!
16 Abril, 2015 at 1:54
Nunca foi da personalidade de Paulo Bento que me queixei; nunca me queixei, também do seu carácter e nunca discuti o excelente profissional que Paulo Bento foi, é e será. O profissionalismo recebe-o dum carácter vertical e de uma vontade férrea instalada na sua personalidade. Apesar de isto, nunca o teria escolhido para treinador da nossa equipe de futebol e quando o vi sair entrevi uma verdadeira oportunidade.
Faltam porém, em meu entender, a Paulo Bento algumas características que o qualificariam sem discussão para dirigir as equipes de futebol do Sporting até à reforma.
Associando as qualidades de Paulo Bento àquelas que Ferguson tem, obtenho o perfil do treinador ideal para qualquer Clube de gente séria, consequentemente, o perfil daquele treinador que sonho vir a ter no Sporting um dia sabendo que, caso se conjuguem os factores que o treinador não pode controlar, nem o Presidente, nem nós, então, esse dia está à distância de dois ou três anos e têmo-lo ao alcance da mão.
Já vimos a salada vamos então ao bife
I. Perfil do treinador ideal numa escala de 1 a 5, sendo que 1 é o valor mais baixo e 5, o mais alto e partindo do princípio que, em nenhuma dessas características o perfil exige pelo menos a nota de “3”. Um simples “2” numa das características, exclui o candidato. O ideal de se encontrar um candidato com nota “5” a tudo, não existe.
Características que definem o perfil:
1. Idade entre 35 e 50 anos.
2. Profundo conhecimento do jogo assente em estudos superiores ou em experiência adquirida como jogador.
3. Carácter de excelência, profunda lealdade aos jogadores, colegas de trabalho e Direcção do Clube. Devoção ao Clube.
4. Forte Ambição.
5. Vontade inabalável, tenacidade e determinação perante objectivos.
6. Elevado coeficiente de inteligência (Superior a 120, de acordo com o protocolo standard utilizado pelas principais universidades dos EUA).
7. Elevado coeficiente de inteligência emocional (Superior a 85, de acordo com os mesmos protocolos ou, aqueles que os venham a substituir em 2018) e elevada competência pedagógica.
8. Capacidade para aprender e progredir
9. Visão estratégica (a curto, médio e longo prazos)
10. Estabilidade emocional
Assim e de acordo com estes critérios, avaliemos Mourinho; Paulo Bento; Leonardo Jardim e Marco Silva para vermos se todos eles totalizariam um número de pontos que os situassem entre os 30 e os 50 pontos e, ainda, se algum deles não preencheria o perfil ideal por obtenção de uma nota inferior a 3 (apesar da pontuação)
Mourinho:
1. = 5
2. = 5
3. = 3
4. = 5
5. = 5
6. = 5
7. = 5
8. = 4
9. = 5
10.=4
Total = 46
Paulo Bento
1. = 5
2. = 5
3. = 5
4. = 3
5. = 4
6. = 3
7. = 2
8. = 3
9. = 3
10.=4
Total = 37 (não preenche o perfil por ter uma negativa)
Leonardo Jardim
1. = 5
2. = 5
3. = 5
4. = 5
5. = 5
6. = 4
7. = 4
8. = 4
9. = 4
10.=5
Total = 46
Marco Silva
1. = 5
2. = 4
3. = 4
4. = 4
5. = 4
6. = 4
7. = 5
8. = 4
9. = 5
10.=5
Total = 44
Para termos um termo de comparação noutra modalidade, avaliemos o treinador do nosso Futsal, Nuno Dias, segundo os mesmos critérios.
Nuno Dias
1. = 5
2. = 5
3. = 5
4. = 4
5. = 5
6. = 4
7. = 5
8. = 5
9. = 5
10.=5
Total = 48
Dos 4 treinadores identificados, aquele que mais se aproxima do “Perfil Ideal” é Nuno Dias, seguido a 2 pontos por Mourinho e Leonardo Jardim (Ex-equo), em terceiro lugar, Marco Silva (a 4 pontos) e por fim, fora do perfil definido, Paulo Bento, a 11 pontos.
Marco Silva é o que revela maior margem de progressão com o correr dos anos podendo atingir Nuno Dias (bastar-lhe-á ganhar a taça este ano e o campeonato (nos próximos dois anos) pelo menos, uma vez).
A probabilidade de voltarmos a ser Campeões Nacionais com Marco Silva, nos próximos dois anos, pelo menos por uma vez, apesar das arbitragens é grande e poderá perspectivar-se conciliando o seu perfil com a estabilidade qualitativa da equipe e a margem de progressão dos jogadores de que dispõe, entre os actuais e os “Bês”.
Falta de perfil, o Marco não tem. Por outro lado, é um imperativo do Sporting estabilizar a direcção técnica da equipe, mantendo tanto quanto possível todos os seus elementos. Só assim será possível aproveitar o “degrau a que chegámos”. Não é demais lembrar que a estabilidade assegurada por Paulo Bento permite ao Marco, ainda hoje, contar com Patrício e Adrien, sem falarmos obviamente de Nani pois, um “regresso” não se lhe pode atribuir.
A vontade do Presidente é evidente. Este é o treinador do seu 1º Mandato e deve ficar e provar as capacidades que tem. Lembremo-nos que está no seu primeiro ano e que perdeu à chegada todos os centrais, à excepção daquele brasileiro que já se foi embora e cujo nome, escapando-me agora, dentro de dois anos ninguém lembrará.
Perdeu Ilori, Rojo e Dier e ficou com o mais fraco de todos : Maurício.
Na primeira volta contou com “metade” de William e não se diga que foi por estar “em baixo de forma” porque aprincipal razão da menos boa prestação de William estava no facto de não confiar nos centrais que estavam nas suas costas (Maurício e Sarr!). Podia confiar? Com aqueles dois nas costas era possível avançar no terreno sem pôr em causa a segurança defensiva? Quando avançava, que acontecia sistematicamente? – Chovia MERDA!!
Portanto, Porque tem perfil, porque tem grande margem de rápida progressão, porque assegura a estabilidade, independentemente de resultados , feitas as contas no final da época, Marco Silva terá de ficar.
Se por um raio de um azar tal não vier a acontecer, não sei quando estarão reunidas as condições para voltarmos a conquistar o Campeonato Nacional.
Quantas centenas de milhões de Euros gastaram os Lampiões nos últimos vinte anos a comprar jogadores e a indemnizar treinadores?
Com o Jesus que, não tem perfil para ser treinador do Sporting no cargo há 6 anos, já vão para o 3º campeonato. Não me esqueço das arbitragens mas, o facto é que há anos que disputam o campeonato até ao fim e o resto, são cantigas.
Queremos ser campeões? Então defendamos Marco Silva com unhas e dentes e se tivermos de ir buscar um novo treinador, se calhar, o melhor, é mesmo irmos buscar o Nuno Dias!
Abraços a todos. Spooooorting!
16 Abril, 2015 at 4:36
Exercicio de DESONESTIDADE INTELECTUAL…
Sobrejectividade a montes e vale zero em termos de análise…
16 Abril, 2015 at 4:42
Actualmente no SCP não me parece que haja qualquer tipo de unanimidade no que ao treinador diz respeito.
Eu, tal como a maioria, estou e estarei com a decisão que a Direcção do SCP tomar. No entanto, e independentemente do resultado da Final da Taça de Portugal, não me parece que marco silva reuna os predicados para, não só potenciar os jovens jogadores que temos no NOSSO plantel, como também colocar a equipa do SCP a demonstrar um futebol colectivo predominantemente ofensivo mas com segurança defensiva. Como tal, a decisão parece-me “La palissiana”…
16 Abril, 2015 at 10:28
este texto é completamente despropositado.