Existiu, em tempos, um rapazinho que começou a jogar andebol em Leiria com 8 anos de idade. O dito ser tinha ouvido que fazer desporto era saudável e atividades como futebol ou basquetebol praticavam-se já com alguma regularidade na escola, quer nos intervalos, quer nos tempos livres. Ele preferiu jogar algo menos conhecido no seio das conversas dos amigos e em poucos anos, ter fita adesiva no malote para pôr nos dedos ou até mesmo nas sapatilhas especiais para transportar a resina era já algo indispensável. Este jovem aspirante na modalidade tem ainda hoje várias histórias para contar: Conheceu dos melhores treinadores nacionais, reconhece várias amizades pelos jogos na TV e claro, agora respira verde e branco.
Esse jovem era eu. Lembro-me dos primeiros tempos, lembro-me do último golo que marquei frente a um gigante guarda redes encarnado que não me deixou ver a bola entrar na baliza a partir da ponta esquerda, mas lembro-me sobretudo da expressão de um Mister que me disse uma vez: “Embora estejas constipado e metade da equipa esteja confrontada com lesões, não podes vir treinar apenas com o pensamento de fazer número por não haver jogadores suficientes. Tens de vir treinar com o intuito de seres melhor, de seres o melhor!”
Foi aí que cresci. O que quer que façamos tem de ser por sermos os mais aptos. Uns dias ganhamos, outros aprendemos.
A derrota frente ao ABC nas meias finais da Taça de Portugal por 33-30 não desacredita o valor que nós temos pois a equipa do Minho acabou mesmo por levantar o troféu na final. Conseguir responder de forma positiva com as duas vitórias iniciais nas “meias” do campeonato Fidelidade 1, frente à mesma, equipa ergue-nos novamente aos patamares mínimos de satisfação leonina. A de ganhar jogos!
Não sendo a primeira vez que refiro o meu optimismo volto a escrever uma frase que me dá toques no ombro no meu dia a dia: “O optimista vê o donut, o pessimista vê o buraco”. Perdemos o 3.º jogo do playoff em casa do ABC após dois prolongamentos (37-36) mas se é à melhor de cinco, só nos falta mesmo mais um para chegar à final. É difícil? Muito! Mas para o ABC…
Há falhas! Há dribles! Há uma desatenção na defesa depois de um ataque falhado o que desnivela o marcador em mais dois golos. Há equipas que vão para o intervalo a ganhar e acabam por perder por 5 ou 6. Há as finais! Há os gritos! Há a lágrima da alegria! Há a lágrima da desilusão! Há de tudo dentro de um campo de 40x20m. Lá fora, há os que torcem e acreditam que o Carol marca mais 9 já esta quarta-feira, tal como no primeiro jogo. Que o Portela e o Solha vão ser mortíferos nos contra ataques, que o Candeias vai ter um dia inspirado e que o Rui e o resto da companhia vão fazer jus, mais uma vez, ao símbolo que transportam ao peito. O nosso rival que tenha o peso dos jogos da Taça Challenge, tal como em outras alturas nós mesmos o tivemos.
Sobretudo, até hoje, dia 15, o único pensamento que nos pode passar na cabeça é mesmo o da vitória e consequente passagem à final. O nosso rival portista já se encontra por lá e a última derrota numa competição nacional que tem, é mesmo contra quem estamos a disputar o acesso à segunda vaga. Por isso rapazes, só mais esta final antes da Final.
Aqui, este rapazinho acredita que sim!
Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)
*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.
15 Abril, 2015 at 18:49
Eu também acredito!
15 Abril, 2015 at 18:53
Grande! Este post e esta equipa que nos enche de orgulho!
Vamos a eles rapazes!
Spoooooooorting!!!!
15 Abril, 2015 at 19:00
Muito bom. .. e se me dão licença daqui a pouco, serei alemã durante 1.30h.
15 Abril, 2015 at 19:10
Tens alguma coisa contra os espanhóis? 🙂
Logo à noite, espero ver a malta do ABC a aprender o DEF, que já é altura de aprenderem mais qualquer coisa.
Até porque isto de termos explicadores ao domicílio tem que acabar.
15 Abril, 2015 at 19:27
Belo texto. SPORTINGGGGGGGGGG
15 Abril, 2015 at 19:40
+ um que acredita.
O Andebol do Sporting tem sido ao longo dos anos uma fonte de alegria e de vitórias, nomeadamente taças de Portugal e Supertaças, e esta equipa já merece ser campeã nacional.
Oxalá o nosso pavilhão seja uma realidade. As nossas modalidades, os adeptos e o Sporting merecem e o nosso estatuto e dimensão assim o exige. Nunca percebi a cegueira de muitos dos nossos dirigentes.
15 Abril, 2015 at 20:32
Vamos vencer não é…?
Spoooorting Seeeeeempre…!!
SL
15 Abril, 2015 at 20:35
E já agora, entusiasmados como estamos…
Não vamos poder esquecer que há um “da Familia” que está a celebrar o seu aniversário
Para Rui Moreira (1980) …um abraço de parabéns com muitos desejo de boa saúde e muitos anos de vida…com vitórias em “tons de verde Leão”…!!
SL
15 Abril, 2015 at 20:36
Parabéns Rui Moreira. Nasceste num ano em que o Sporting quebrou um jejum de 18 anos… Abraço
15 Abril, 2015 at 20:37
Disparate…o que eu queria dizer é que nasceste num ano em que fomos campeões. O resto do jejum começou em 1981-1982, portanto esquece lá o resto do meu comentário.
15 Abril, 2015 at 20:48
Tambem acredito.
E comecaste a jogar com a mesma idade que eu 😀
15 Abril, 2015 at 20:57
Gostei de ler este post, muito bom.
Espero (é claro né), que a vitória seja nossa.
Obrigado
15 Abril, 2015 at 21:01
Preparado para a vitória. Com dedicação ao Rui moreira.
Parabéns.
15 Abril, 2015 at 21:11
Alguém está a ver a puta da exibição do porto ? Foda se ….contra o bayern …..meus caros dêem a marco silva danilos olivers quaresmas jackson Alex sandros casemiros herreras e depois sim se ele não fizer nada de jeito critiquem ….
15 Abril, 2015 at 21:15
São superiores a Lahm, Bernat, Xabi Alonso, Muller, Lewandowski? O truque é fazer mais com menos!
15 Abril, 2015 at 21:16
Intensidade meu caro! Intensidade!
Agora gostava de experimentar aquele pó…. 🙂
15 Abril, 2015 at 23:18
E, já agora, dêem um pouco do xarope que permitiu ao Quaresma (per)correr durante (quase) 90 mnts, ora atacando (excepcional !), ora defendendo, toda a ala direita…
O focuporto acabou a 1ª parte em claras dificuldades, estava sem pedalada para os boches. Mas a 2ª, aquela 2ª parte … epá, os alemães passaram o intervalo a beber Porto Vintage, enquanto os do focuporto devem ter bebido uns golos das águas do Douro -revigorante, portanto. Daí que, para além do grande jogo (técnico-tático) que fizeram, tenham acabado o jogo em cima dos alemães.
Saúde-se quem merece: parabéns, focuporto! (até porque a fruta da época, se a houve, não foi coisa por aí além)
16 Abril, 2015 at 8:07
E já agora retirem da equipa adversária, por lesão, alguns dos melhores…que isso também, será uma grande ajuda…!
SL
15 Abril, 2015 at 21:22
Intensidade qualidade técnica qualidade de passe de quase todos os jogadores , um avançado como jackson, uma cultura de vitória implementada há anos, o respeito que os outros na Europa tem por eles, isto com um lopetegui desta vida
15 Abril, 2015 at 21:27
Aí está o que nos falta nos momentos decisivos… a cultura de vitória… com o Bayern há uns anos entrámos para perder pelo menor número possível…
15 Abril, 2015 at 21:46
Porque tinhas o Paulo Bento a treinar-te (de que muitos agora têm saudades, vá lá saber-se porquê), os gajos jogaram melhor e ainda por cima na segunda mão desinvestiste no jogo e por isso tornaste a perder por muitos… Quando tens um perdedor e limitado a orientar-te já entras a perder.
16 Abril, 2015 at 4:44
Será por isso que este ano não ganhámos tantos jogos como deveriamos?
15 Abril, 2015 at 21:28
Estou a ficar frustrado com este jogo do porto. estamos cada vez mais distantes dos nossos rivais e somos demasiado grandes para lutar com braga e afins. Quem não arrisca não petisca e os do norte ainda são quem mais percebe de futebol, neste pequeno país. Fizeram um autentico ALL-IN e ganharam…continuam a ser os mais profissionais, os mais ambiciosos e com maior espírito de sacrifício e união. Nós iremos sempre ser os calimeros, que damos tiros nos próprios pés. A mentalidade estará sempre focada no nosso rival da 2ªcircular em que uma pequena vitoria é vista como conquista e em que idas a meias-finais de liga Europa é festejada com estádio cheio.
Apregoamos a CULTURA DE EXIGÊNCIA, disparamos em tudo que mexe, mas só acertamos nos próprios pés.
SL
15 Abril, 2015 at 21:41
Ganharam o quê?
15 Abril, 2015 at 21:44
??? Tudo isto porque os gajos ganharam ao Bayern com menos cinco titulares e dar dois golos de avanço em ofertas? Tens a certeza que estás no clube certo? Calimeros? Dasss.
15 Abril, 2015 at 21:48
E estamos cada vez mais distantes? Dos gajos a quem foste ganhar por 3-1 em casa deles e que só levaste 3-0 porque jogaste com 48 horas de intervalo? Dasss novamente
15 Abril, 2015 at 21:51
Não ganharam nada…depois quando chegarmos ao mês de Agosto, falamos, vai ser mais fácil falar com factos consumados.
15 Abril, 2015 at 21:53
Essa foi demasiado profunda para eu entender…
15 Abril, 2015 at 21:59
Se não entendes, temos pena…continua entretido ai em baixo a discutir o que é melhor para nós…ser os tripeiros ou os lampiões campeões…que adeptos pequenos não passamos desta mentalidade, como queremos ser grandes se só festejamos os fracassos dos adversários.
15 Abril, 2015 at 22:17
Adeptos grandes são gajos como tu derrotistas e botas baixo de merda. Se estás tão derretido com a merda do Porto acho que os gajos aceitam inscrições para sócio. Cultura de exigência é menosprezar o que fizeste nestes dois anos (ainda o ano passado ficaste à frente deles) com menos meios. ah e eu estava a ser irónico meu merdas. E temos pena é de ter gajos como tu a dizerem – se sportinguistas
15 Abril, 2015 at 22:20
Aliás exemplos de adeptos são gajos como tu que ainda antes de jogarmos vêm para aqui antecipar derrotas como já fizeste várias vezes…
15 Abril, 2015 at 22:34
Guardiola subestimou claramente o efeito Póvoas e fodeu-se!!
Mas na segunda mão fica 4-0.
15 Abril, 2015 at 22:42
O Bayern hoje não jogou um crlh ! Estes gajos na jogar com o Sporting do Schalke perdiam sem qualquer dúvida.
15 Abril, 2015 at 22:48
O Bayern não jogou nada e os porcos estavam “mamados”.
Desculpem lá, mas aquelas correrias todas atrás da bola são impossíveis num estado normal!
15 Abril, 2015 at 22:36
Ganharam o quê?
Dinheiro na Champions apenas.
No final vemos.
15 Abril, 2015 at 21:29
E agora o que é preferível?
Ver os lamps perderem o título na recta final após o gozo do #colinho e do spot com o ‘julien’?
Ou os corruptos ficarem mais um ano sem ganharem nenhum título, com a possibilidade de nós ainda os ultrapassarmos na classificação final da Liga?
É preferível aturar a basófia lampiã e apontar baterias à implosão dos corruptos?
15 Abril, 2015 at 21:35
O preferível era ficarmos em primeiro…se não der ficar em segundo e se não der ficar em terceiro…
Entre fcp e slb este ano que ganhe o fcp…porque seria o bi do slb, devido às arbitragens, não têm ativos e porque o slb é o nosso maior rival!
15 Abril, 2015 at 21:40
Claro que o preferível é nós ocuparmos o primeiro lugar…
Mas acredita que eu não sei… se o facto de o porto fazer duas épocas seguidas sem um triunfo e com o mega-investimento deste ano não seria melhor (mesmo com o bi lampião)…
15 Abril, 2015 at 21:47
Eu já defendi essa segunda opção. Detesto os lamps (talvez ainda mais que os corruptos do Norte que muito nos têm prejudicado) mas uma nova derrota dos corruptos (segunda vez seguida) poderia ser desastrosa…
15 Abril, 2015 at 21:48
Os €€€ da Champions e a prestação deles já “maquilhou” o super investimento e aconteça o que acontecer já é uma época boa\razoável para eles… No slb tudo o que não seja a conquista do título é péssimo a todos os níveis!
16 Abril, 2015 at 8:14
Era isso amigo Bino…
O preferível seria ficarmos em primeiro lugar…
Mas não deixa de ser também preferível que “coloquemos” os pés nos chão e olhemos para a realidade dos…:
Orçamentos
“Ajudas externas”…
Passado (deles de corrupção…nosso de falta de visão…)…
E para a necessidade de não “descarrilarmos” das metas traçadas para o futuro…
Abraço e SL
15 Abril, 2015 at 21:47
Mesma questão com que me debato!
15 Abril, 2015 at 21:41
Intervalo
13-17
15 Abril, 2015 at 21:41
Ao intervalo vantagem 13 – 17
15 Abril, 2015 at 21:41
Eu sei que se fala da fruta da corrupção e se quer atribuir os êxitos dos últimos vinte anos onde foram campeões 14 VEZES a isso eh pa…eu vivo no porto há mais de 20 anis e os gajos tem uma cultura muita própria uma puta duma mentalidade que os deixa a anos luz de nos. Por isso e que qualquer caralho de jogador chegá e passados 2 anis já valem o dobro ou o triplo ,,., e que qualquer gajo se torná-la bom jogador desde mangalas a falcões hulks etc etc… Hoje vários amigos meus portistas foram ao dragão. Disse lhes que não valia a pena hoje levavam três ou quatro. TODOS mas TODOS me disseram que não tinham dúvidas que o porto ia ganhar hoje o jogo. E uma puta de uma mentalidade e espírito fodido.
15 Abril, 2015 at 21:43
Isso e os gajos terem jogado sem 5 titulares de caras e dois gajos terem decidido dar umas ofertas no início …
Espera pela segunda mão.
15 Abril, 2015 at 22:02
eu detesto/odeio muitas coisas no fcp , isto de quererem ganhar a qualquer custo , frutas e apitos e afins , mas tenho que reconhecer que têm atitude competitiva invejavel , se o bayern vacilar eles estarão lá para aproveitar …
15 Abril, 2015 at 21:46
Foda-se mais a conversa sobre o porto e merdas afins…
O SPORTING quanto está?
15 Abril, 2015 at 21:49
Deixem lá a merda do Porto que de qualquer maneira vai de frosques em Munique. Agora podem colocar os B’s contra a Académica, mas depois vão a Munique e poucos dias depois à Luz. Alguém tem muitas dúvidas que se vão f***r?
15 Abril, 2015 at 23:27
Um golinho das revigorantes águas do Douro dá-lhes asas.
Blue Bull, of course!
15 Abril, 2015 at 21:51
Boas. O jogo está a dar em algume sítio?
15 Abril, 2015 at 21:56
borla tv
15 Abril, 2015 at 21:53
grande lição dos tripeiros aos aspirinas, sem dúvida. acreditaram do primeiro ao último minuto e mereceram. não achava que iam ser goleados, mas não esperava que marcassem 3 ao bayer.
é claro que ajuda ter o jackson, possivelmente o melhor ponta de lança em Portugal desde o jardel. e o primeiro golo é falta clara sobre o alonso.
15 Abril, 2015 at 21:58
Não é o bayer das aspirinas que limpou as galinhas. É mesmo o bayern.
Whatever…. que os porcos vão com os porcos…
15 Abril, 2015 at 22:03
Aspirinas é com o bayer leverkussen 😉
15 Abril, 2015 at 21:57
Link para o andebol alguém tem??
15 Abril, 2015 at 21:58
http://www.onlinetvonline.org/a-bola-tv/
15 Abril, 2015 at 22:07
Obrigado 🙂
15 Abril, 2015 at 21:59
http://livestream.com/accounts/2304354/events/3968583
16 Abril, 2015 at 0:03
Obrigado 🙂
15 Abril, 2015 at 22:00
Tenho muita pena de dizer que nós não temos qq chance perante estas equipas de top… não temos nenhum Jackson… aliás, nem um Quaresma… e fico tão fodido , até por ser um Sportinguista nortenho… não imagino Sli, Montero, Tanaka cara a cara com Neuer…
15 Abril, 2015 at 22:00
Jogaram de início com seis campeões do mundo alemães. Jogaram com titulares da selecção brasileira, com o polaco, o xavi alonso….e uma questão cultural. Os meus amigos portistas detestavam o vitor pereira que lhe deu dois campeonatos e apenas teve a derrota !!! Sabem porque ? Porque na Europa o gajo não fez nada de jeito nesses dois anos e isso era mais do que suficiente para os tripeiros não gostarem dele. Se tivéssemos treinador bi campeão, ganhando um dos campeonatos sem derrotas e outro só com uma derrota o que diríamos desse treinador ?
15 Abril, 2015 at 22:10
Eu vi o porto a ter a sorte do jogo (essa mesmo que se procura).
3 erros defensivos do bayern deram os 3 golos, fora isso apenas mais um lance que o neur salvou do autogolo. Falámos dos nossos centrais no inicio da epoca mas estes 3 golos foram ridiculos.
Este porto levou um banho de bola em casa para a taça e em alvalade.
Chamar a isto exibiçao de gala vai uma grande distancia.
Melhor teve o sporting contra 2 alemaes , faltou foi a sorte do jogo.
15 Abril, 2015 at 22:06
Vamos Car%$#ooo!
15 Abril, 2015 at 22:07
q grande sova: 17-26 , 42 m de jogo
15 Abril, 2015 at 22:08
Absolut Varrimento!
15 Abril, 2015 at 22:07
O comentador da BolaTV está pesaroso. A cada golo o tom da voz some-se um pouco mais…
15 Abril, 2015 at 22:12
Os comentadores… Acho que saem do jogo e vão-se enfrascar para afogar as mágoas…
15 Abril, 2015 at 22:08
17-27 aos 42 minutos
15 Abril, 2015 at 22:09
FORÇA SPOOOOOOOOOOORTING!
15 Abril, 2015 at 22:09
Se não se importam, andebol…
15 Abril, 2015 at 22:11
Claro !
Spoooooorting !!!
15 Abril, 2015 at 22:10
“Quase que não defende” diz o urso, depois do nosso GR defender um penalty 🙂
que delícia!
15 Abril, 2015 at 22:11
Alguém que more perto dos estúdios da Bola TV para ver se consegue dar uma palavrinha aos comentadores do jogo? Aquilo vai ali um desalento com a superioridade do Sporting no jogo… Dá pena… A sério…
15 Abril, 2015 at 22:13
20-29 aos 47′
15 Abril, 2015 at 22:14
Qualquer SPORTINGUISTA q viva no grande Porto tem uma grande animosidade para com os andrades… Aturá-los não é fácil… E, neste contexto, o fcp é o nosso pior inimigo… Mais do q as gaivotas…
Mas, mesmo assim, tenho de reconhecer q a mentalidade deles é boa… Custa-me tanto… Mas é verdade.
SL
15 Abril, 2015 at 22:17
+1
15 Abril, 2015 at 22:35
Este ano fizeram um investimento colossal, tipo tudo ou nada, acho mais que vai ser nada. Mas sem dúvida que têm uma atitude ganhadora, a corrupção não explica tudo. Mas nós também temos novamente e vamos ter cada vez mais. Este ano só não jogamos de igual para igual contra o Chelsea e devíamos ter jogado e contra o Porco lá porque estávamos todos rotos
15 Abril, 2015 at 22:17
FDS Andebol, deixem o futebol para depois sff.
15 Abril, 2015 at 22:19
é o Luis Covas o comentador já a semana passada ia chorando quando o ABC estava a perder
15 Abril, 2015 at 22:21
22-32 aos 52′.
It’s on the pape!
15 Abril, 2015 at 22:21
Alguém pode dizero como esta ? Tempo ? Por favor
15 Abril, 2015 at 22:27
25-35, faltam 3 minutos
o presidente está lá.
15 Abril, 2015 at 22:21
Estes comentários fazem-me lembrar os anos 90, qd o Pedro Figueiredo e o José Nicolau de Melo faziam os comentários dos jogos da bola a norte. Que vergonha!
15 Abril, 2015 at 22:27
Actualmente com o Manuel Queirós e o tipo que lá estava hoje parece-me a mesma coisa.
15 Abril, 2015 at 22:35
Ainda te lembras dessas aventesmas? Eram uma nulidade