O site GoalPoiunt publicou um exercício que assenta na seguinte pergunta: como poderiam Benfica, Porto e Sporting reforçar-se e disputar títulos com um orçamento para aquisições inferior a 25 milhões de euros? É o cenário “what if” que propomos, começando pelo Sporting CP.

[…] Assim, arrancamos exercício com o Sporting, guardando para os próximos dias o caso de “águias” e “dragões”. Identificando lacunas, olhando que jogadores têm contrato com o Sporting e equacionando aqueles que apresentam maiores probabilidades de sair de Alvalade, chegámos a um conjunto de opções que passam naturalmente por uma ida ao mercado que ainda assim não atingiria (recorrendo a valores de mercado Transfermarkt) o limite estabelecido, ficando-se pelos 20,9 milhões de euros e libertando “verba” para, por exemplo, reinvestir no seu “ADN”: a formação.

Eis os pressupostos assumidos neste exercício:
Saídas equacionadas: Rui Patrício, Jefferson, Cédric, William Carvalho, Nani, Carlos Mané, Diego Capel, André Carrillo, André Martins e Islam Slimani.

Posições a reforçar: guarda-redes, dois defesas-laterais, um defesa-central, um médio-defensivo, dois extremos, um “10” e dois pontas-de-lança.

Avançamos então para as escolhas GoalPoint neste cenário what if, por posição. Agora podem clicar aqui e divertir-se com esta espécie de Football Manager onde, claramente, o pessoal do GoalPoint se esqueceu da formação e decidiu transformar o Sporting numa espécie de Nações Unidas.