Costuma ser à quarta, é verdade que sim, mas foram tantos os cozinheiros a apresentarem-se que a receita do Miguel Castro ficou a marinar.
A Paixão da Minha Vida, by Miguel Castro
Hoje decidi aventurar-me dentro do balcão e “cozinhar” para a Tasca!
Não esperem um prato gourmet de nouvelle cuisine ou estrelas Michelin, mas uns humildes petiscos regados com um bom tinto!
Costumo descrever a paixão que me liga ao Sporting como a parte mais irracional da minha vida, algo incondicional, único e sem limites! Sou do Sporting há 32 anos,por influência do meu Pai, que me fez sócio assim que nasci!
Lembro-me de ir ao antigo Alvalade com ele, ao Domingo a tarde,com 6,7 anos, ver um mar de gente, a verde e branco,que começava no Campo Grande, passava pelas roullotes, e se estendia junto as bilheteiras do pavilhão! Buzinas, cachecóis, rádios com relatos, cheiro a bifanas e castanhas, e gente, tanta gente, como nunca via nos restantes momentos da minha vida, até subir a rampa de entrada do estádio, aquelas com a publicidade da Tudor, a amarelo e vermelho. Escolheia um lugar onde me sentava por cima daquelas almofadas verdes dobráveis, e olhava maravilhado os jogadores no relvado em aquecimento, por entre fumos verdes e brancos.
A paixão nasceu ai e cresceu sem parar! Lembro-me do Luisinho, do Douglas,do Gomes, do Cadete,do Balakov,do Venâncio. De ir a correr da Escola Primária para a casa com 8,9 anos, para ver os jogos da Taça UEFA, em que fomos eliminados pelo poderoso Inter de Milão (0-0 e 0-2).Vi ao vivo os 3-0 ao Boavista, com a bicicleta do Juskowiak, o golo do Cherba contra o Beira-Mar, inúmeros jogos em que arrumávamos o jogo na primeira meia-hora, sempre 3-0, vi os 6-3 tinha 11,12 anos e ainda gritei golo cheio de entusiasmo quando o Balakov reduziu para 6-3,esperando um qualquer milagre! Mais tarde assisti aos 3-0 contra o Mónaco, para a Liga dos Campeões, num grande jogo do Leandro. Os festejos dos tempos do Oceano,Sá Pinto, Dominguez em que fazia aquela dança em círculo.
Sai de uma aula a meio, já na Escola Preparatória para ver aqueles cerca de 2 minutos e 30 segundos de jogo, contra o Chaves, em que faltou a luz.
Faltei as aulas para ficar 8 horas na fila que dava a volta ao antigo estádio para comprar bilhete para o jogo contra os Lamps,do Sabry. Inscrevi-me na Torcida,entrei pela porta 10-A,e pisei pela primeira vez a nossa pista tartan e o relvado do nosso mítico Estádio para pendurar faixas, num Sporting x Milan, 1-1, golo do Niculae!
Fui à Luz inúmeras vezes, sempre com as claques apesar de já não pertencer a nenhuma(e continuo a ir), como os 3-1 do Acosta para a Taça, a chover torrencialmente, ou o 2-2 do Jardel, em que quando empatámos cai umas 4,5 filas de cadeiras,tal a forma efusiva como festejei. Fui também a Setúbal, ao Restelo, ao Dragão, ao Jamor diversas vezes. Vi em Camp Nou o 1-3 para a Champions, golo do Tonel, e o 0-2, contra a Lázio,ha 2 anos, no Olímpico de Roma!
Sonhei ser durante anos como a maioria de vocês Jogador do Sporting! Mais tarde quis ser Médico do Sporting, Jornalista do Sporting, Advogado do Sporting (acabei por seguir Direito),e hoje trabalho na aviação e tento seguir o Sporting para todo o lado, acalentando ainda o sonho de um dia servir o meu Clube, com toda a minha dedicação e paixão!
Ir a Alvalade para mim continua a ter o mesmo significado, quando ia com 6 anos acompanhado pelo meu Pai. Chorei em 2000, e voltei a chorar em 2002,fui ao Aeroporto depois do jogo em Alkmaar,até as 5 da manha. Por vezes estou no avião, já com passageiros, a descolar ou a aterrar, e lá estou de eu,colado a ouvir o relato, a sofrer por um golo!
Todos temos as nossas paixões, a minha não é maior ou menor que a vossa, é simplesmente única e imensa. Ser do Sporting, vibrar com o Sporting, defender o Sporting, viver diariamente a 500% o Sporting é parte indissociável de mim. Está-me no sangue,está-me na carne, tatuado na alma e no coração!!!
Por isso estou em pulgas por Sábado à noite, por mais uma ida a Alvalade, mais umas palpitações, mais 90 minutos sempre a apoiar e a vibrar com o nosso Clube, rumo ao sonho que todos ambicionamos! Podem-me tirar os Títulos, as contratações milionárias, reduzir orçamentos, que o que sinto pelo Sporting nunca nada irá apagar ou diminuir, e candidatos ou não,com miúdos,graúdos ou barrigudos, vou acreditar sempre que seremos Campeões!
20 Dezembro, 2013 at 19:04
Pois, é isso mesmo. Acho que é um belo resumo do que é sentir o sporting, se bem que cada um a sua maneira. Muito dificil explicar sensaçöes e sentimentos, paixöes e amores e coisas do género. Eu, sinto
o Sporting de uma maneira que näo consigo traduzir em palavras, ja tentei arranjar uma explicaçäo para täo grande e longa paixäo e näo consegui, um sentimento indiscritivel e o unico que de certeza é para toda a minha vida.
20 Dezembro, 2013 at 19:26
Bonito texto! Da maneira como esta escrito parece que te saiu todo de uma vez só, a debitar palavras umas a seguir as outras a um ritmo alucinante!…
Vivi tudo o que descreves, mas faltou um episódio que foi dos que mais me marcaram: o Sporting x Nápoles com Maradona em campo. Vim da escola e vi o jogo sozinho na minha sala enrolado numa bandeira grande com o símbolo antigo. Saltei no sofá o jogo todo…e no fim…nos penalties com o poderoso Nápoles, Ivkovik aposta com Maradona que vai defender o seu penalty!!! O redes do meu clube a desafiar o melhor jogador do mundo e os italianos todos-poderosos??!! Surreal!!! E Ivkovic defende o penalty do melhor do mundo!!!! Seria possivel??! Ali estava eu sozinho a presenciar o impensável!! Como gostava da bravura dos verdes e brancos e me empinava de orgulho!! No fim, perdemos nos penalties e fiquei por longos minutos a chorar enrolado na bandeira…agora nao no sofá, mas sentado no chão. Aunando a minha mãe chegou ainda estava triste….
É assim como tu dizes, nao explico nem sou capaz de articular o Sporting…nem eu e o Sporting.
Sei que é algo que tenho sempre enrolado à minha volta…como a bandeira. Carrega valores importantes, que se exacerbam quando falo dele; representa Portugal……e por vezes……comove-me.
Rapaziada, ouçam bem o que lhes digo, e digam todos comigo………….
20 Dezembro, 2013 at 19:39
VIVA O SPOOOOOOOOORTING!!! \o/
20 Dezembro, 2013 at 19:37
Também já vivi e vivo de vez em quando esse dilema “foda-se! porque é que sou do Sporting? e porque é que sofro pelo Sporting? foda-se lá isto!”. Mas a verdade é que não me vejo com outra cor (nem a da Selecção! que para mim é quase o mesmo que merda – infelizmente! – porque é só merda no meio daquela merda toda… salvo algumas raras excepções) nem me quero ver de outra cor porque não há outra cor no mundo como a nossa! por muito que se fodam todos a tentarem-nos foder das mais maquiavélicas e tristes formas… nós iremos (como o estamos a provar) vencer! porque a nossa força é brutal! E podemos não vencer desportivamente mas vencemos naquilo que mais inveja causa naqueles que nos querem à força toda derrubar, ou seja, na paixão que temos pelo nosso clube… Paixão essa que é incondicional e imensa e irracional também! mas que não se confunde com o clubismo doente e fanático e preverso da grande maioria dos adeptos dos nossos rivais.
E, sem querer ferir susceptibilidades de alguma espécie ou ser mal interpretado, até porque não tenho muito contra apesar das minhas reservas e sobretudo não tenho nada que julgar nem tenho nada que ver com quem vai por “esses caminhos” posso afirmar com segurança e convicção que: preferia de longe, mas de muito longe, ser paneleiro! a ser portista ou benfiquista!
Saudações Leoninas,
20 Dezembro, 2013 at 19:53
Ora aí está uma bela afirmação, a fechar este bonito momento! 🙂
E há muita escolha: quem nao é hetero, pode sempre escolher entre ser homo, bi, lampião ou tripeiro… 🙂
20 Dezembro, 2013 at 20:03
estou a ver que os cozinheiros convidados só sabem fazer o mesmo prato…
20 Dezembro, 2013 at 21:18
que prato fazes tu?
20 Dezembro, 2013 at 21:24
o rochemback é picanha e maminha 😉
20 Dezembro, 2013 at 23:01
Se não gostas de comer sempre o mesmo prato e continuas a cá voltar, é porque não és muito inteligente.
21 Dezembro, 2013 at 2:51
gosto dos pratos do cherba…
21 Dezembro, 2013 at 3:01
Para o Cherba só com marcação.. lol.
20 Dezembro, 2013 at 20:39
http://misticaleonina1906.blogspot.pt/2013/12/vamos-encher-alvalade.html
20 Dezembro, 2013 at 20:47
Pois eu sou do Sporting…
Porque não podia ser de mais nenhum…!!
Um português que se prese, só pode mesmo ser do melhor e o melhor creio que não haverá quaisquer dúvidas…foi, é …e será sempre, o Sporting…!!
Eu sou muito velho do qualquer um de vós, nascido e criado no Oeste, com dificuldades de deslocação quando apenas era possível ir até à capital de comboio ou de autocarro, num tempo em que a estrada era de curva sobre curva e se optasse pelo comboio e quisesse ir olhando a paisagem pela janela…chegava a Lisboa todo mascarrado, do fumo da máquina a vapor…
O “meu contacto” com as estrelas do Sporting, chegava-me via rádio na voz do Artur Agostinho, Fernando Correia e outros que nem me recordo já os nomes…
Era ali, de ouvido colado à “telefonia” que vibrava com os golos do Travassos, do Martins, do Jesus Correia, do Vasques do Albano e outros que se lhes seguiram…
Ir a Lisboa como já referi, era dificil…mas recordo-me de ver o Sporting a jogar contra o Caldas quando eu tinha os meus 12 anitos e como eu vibrava no velhinho Campo da Mata…e as alegrias que eu tinha…só iguais aquela de quando o Caldas ganhou ao Benfica e numa aldeia aqui vizinha, alguém escreveu em letras garrafais numa parede, o resultado, creio que de 3 a 1 a favor do Caldas…
Depois no ano em que fui para a tropa a nossa vitória na Taça das Taças e mais tarde, no Norte de Moçambique nos longínquos anos de 1965/66/67, em que colado ao ouvido o radio me transmitia aos soluços, em onda curta…os relatos do Sporting…
Enfim têm sido tantas alegrias ao longo de décadas…que nem ligo às tristezas…!
E por falar em alegrias…amanhã serão mais 3 pontos…!!
Sporting Sempre…!!
SL
20 Dezembro, 2013 at 21:10
Incrível e desde já os meus parabéns por se conseguir adaptares aos tempos para nos poder dar a todos o prazer da sua partilha, com tanto Amor e Dedicação ao Nosso Sporting.
Obrigado pelo Legado.
Viva o Sporting Clube de Portugal
20 Dezembro, 2013 at 21:17
Artur Agostinho, Amadeu José de Freitas, Nuno Brás … estamos velhos.
20 Dezembro, 2013 at 21:22
MaxMartins é uma honra ter aqui na tasca do Cherba um Sportinguista de tão longa data.
Obrigado pelo comentário.
SL
20 Dezembro, 2013 at 21:37
Pessoal, andam desatentos…andam-se a baldar à tasca. Isto é para ler com atenção…
Aqui há uns tempos o Max já tinha confidenciado que tinha…70 anos (penso que nao estou a cometer nenhuma inconfidência, pois o próprio Max o escreveu)
A verdade é que nunca tal me tinha passado pela cabeça antes dele o dizer, e aposto que ninguém tinha percebido.
É de facto uma honra e um prazer ter sua companhia. Grande leão! Bem haja.
20 Dezembro, 2013 at 21:41
Leões com memórias como as suas fazem-nos falta, mano velho.
Grande abraço
20 Dezembro, 2013 at 22:15
“Ai meu Deus!o que aconteceu?
O que é que foi isto?!”
http://www.youtube.com/watch?v=OkDozgiS86E
Amanhã a jogada será a mesma!
Assim como a alegria…dos três pontos 😀
20 Dezembro, 2013 at 23:07
Fantástico MaxMartins! Ter vivido tanta historia do Sporting deve ter realmente um gosto muito especial. Bem haja estas belas historias, estarei sempre disponível para ouvir muitas mais.. SL.
20 Dezembro, 2013 at 23:08
*quem diz ouvir, diz ler 😛
20 Dezembro, 2013 at 23:15
Mais uma mas no Alentejo. Sem Tropa em Moçambique mas, com muita tropa na terra. Sem rádio nos anos difíceis. Mas lendo os jornais na semana seguinte. Quando foi possível, fez-se sócia e passou a assinar o jornal do sporting. Quando começaram as gameboxes, começou a comprá-las. Quando pode ir a Alvalade vai quando não pode por vezes empresta a gamebox. Enfim SL
21 Dezembro, 2013 at 0:23
Enfim,…
Militância a serio!… 🙂
Enormes SL!
20 Dezembro, 2013 at 23:55
Obrigado pela História Martins, espero ouvir muitas mais, obrigado tambem ao Miguel autor do texto.
Somos Sporting com muito orgulho.
21 Dezembro, 2013 at 5:25
Obrigado Max,
Faço sempre questão de ler as suas sábias prosas, seja aqui n’A Tasca, seja noutras paragens (Leoninamente), que muito prezo, mas onde participo menos… Pelo que já de si li, deve ter a idade que o meu Pai teria se fosse vivo… E que saudades tenho dele! Foi ele que me ensinou que “se queres matar a fome a alguém não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar”… E ele ensinou-me o caminho para o clube do Leão Rampante… Por isso e por tudo serei lhe sempre grato…
Pois é este ‘post’ relembra a todos nós o quão inexplicável é esta NOSSA relação com o clube do Leão Rampante… e tão bom que foi ler o seu último parágrafo… É isso tudo e mais 3 pontos!
SL
20 Dezembro, 2013 at 21:24
Agora quanto à ementa apresentada…
Que belo cozido!! Obrigado Miguel…
20 Dezembro, 2013 at 21:28
Obrigado a todos!
SL
20 Dezembro, 2013 at 21:50
IMPRESSSIONANTE 🙂 isto… é o … SPORTING.
20 Dezembro, 2013 at 21:56
Ser do Sporting é isto! Fantástica história e fantástico comentário do Max!
Amanhã é para ganhar! Com casa cheia!
Leões… bora lá encher a nossa Casa!
20 Dezembro, 2013 at 22:15
Meus amigos, eu é que me sinto muito agradecido e até honrado por poder “confraternizar” com esta rapaziada amiga de leões indomáveis…
É verdade sim, como diz o amigo Lion Hearted… já cá cantam 70 e no próximo dia 2 de Março se lá chegar já serão 71…
O amigo Tadeu admira-se da minha capacidade de adaptação aos tempos, na verdade às vezes não é fácil, sobretudo quando a linguagem “me parece” um pouco inapropriada, mas mesmo a essa, já me habituei a ler, embora não “me consiga habituar” a escreve-la, ou a dize-la…mas são os tempos novos…
Sabe amigo, tenho tentado desde sempre não dar “entrada aos problemas” da velhice…tentando sobretudo não parar…
Gosto imenso de ler todos estes post’s e comentários em que cada um à sua maneira, vai expressando o seu sportinguismo e “arrastando” os ainda menos “cimentados”…para o amor a este Clube, que quer queiram alguns, quer não…é mesmo diferente e para melhor, do que outros existentes…
E depois para dar maior expressão ao sportinguismo colectivo, nada melhor do que a campanha de solidariedade que o amigo Cherba em boa hora levou a efeito…
É mesmo amigo Nelvis 2013…eu estou velho e o amigo ao lembrar-se de Artur Agostinho, Amadeu José de Freitas e Nuno Brás…também já deve andar na casa dos 60…
Há no entanto uma coisa de que tenho saudades…: dos tempos em que com a minha mulher e os meus três filhos íamos até Alvalade, perfeitamente descansados, coisa que hoje e às vezes não é possível, aliás repetir esse tempo seria mesmo impossível, uma vez que a minha mulher “já partiu””…mas “também sofria” com o Sporting…e fui eu que lhe incuti esse amor ao Clube…
Recordo-me há muitos anos eramos ainda recém-casados e levei-a a ver um jogo contra a Académica, que por azar até perdemos, creio que 1 a 0…
Quando Académica marcou… a minha mulher de pé, batia palmas e eu muito mal encarado olhei-a e perguntei…: então o que é te deu…?
E ela respondeu-me com uma imensa simplicidade…: então…estamos a ganhar…!!
A ganhar…? – perguntei eu. Sim, então não entrou na nossa baliza…?
Depois com o tempo…acabou por aprender…
Recordo também em 1998, muito pouco tempo depois de ela ter morrido…de eu estar em Alvalade e as lágrimas a correrem-me pela cara abaixo…quando me lembrei das muitas vezes em que ela me tinha acompanhado no mesmo lugar e vibrado juntamente comigo…!
Sporting Sempre…!!
SL
20 Dezembro, 2013 at 22:40
Amigo Max,
Queria dizer alguma coisa mas nao sei o que dizer.
Só que há coisas muito maiores e mais importantes que o Sporting,
Os meus profundos e ternos sentimentos e amizade.
20 Dezembro, 2013 at 22:55
Um grande abraço Max
E deixe-me que lhe diga que 70 indicam muita experiência mas também indicam muitos e bons anos pela frente
21 Dezembro, 2013 at 7:56
É “apenas” um até breve, Senhor Max.
“O caminho, faz-se caminhando…”
21 Dezembro, 2013 at 12:47
Das coisas mais bonitas que li no Cacifo / Comando / Tasca.
Obrigado Max e um abraço deste jovem! 🙂
20 Dezembro, 2013 at 22:57
Grande texto Miguel Castro.. muito bom! 🙂
20 Dezembro, 2013 at 23:21
Um grande abraço Max!
Às vezes penso que gostaria de ser da sua geração,para ver ao vivo todas as histórias que o meu Avô Paterno e Materno me contavam,para ver ao vivo os 5 violinos,para ver ganhar 7,8 campeonatos na década de 50,para ver a conquista da Taça das Taças,as grandes conquistas nas modalidades,com o Carlos Lopes,o Fernando Mamede,o Joaquim Agostinho,ou a fabulosa equipa de hóquei do Livramento,Chana,Julio Rendeiro etc
Sobretudo para ver os nossos jogadores com amor à camisola!
SL
20 Dezembro, 2013 at 23:28
Parabéns pelo texto ,hoje fez me lembrar momentos muito queridos da minha juventude Pequenas palavras levaram me a ser miúdo outra vez, quando escreveu ‘por entre fumos verdes e brancos ‘ lembrei me dos camiões da sogas por de trás da bancada nova deitava tanto fumo que não se via nada nos primeiros cinco minutos, não me consigo lembrar da claque mas foi a primeira grande claque do SCP depois os rochas com o dinheiro e apoio do pai começaram a Juventude Leonina. Onda Verde não me sai da cabeça mas também acho que não é.
É um prazer ser Sportinguista e vivendo eu tão longe do meu Sporting , que me dói com a alma não poder ir a Alvalade todos os fins de semana, não poder iniciar o meu filho no Sportinguismo (vamos uma vez por mês ver o Brighton, apoiamos o arsenal mas os bilhetes são muito caros e temos um bilhete half a season com o Grande Brighton § Hove -pode-se dizer que apoio uma equipa Verde uma vermelha e uma azul às riscas ) são posts como este que me levam acreditar no nosso Sporting mesmo tão longe nunca o deixarei de amar
21 Dezembro, 2013 at 12:48
Força Verde?
21 Dezembro, 2013 at 0:07
Alguém me sabe dizer a história associada a esta imagem?
http://scpsupporters.tumblr.com/post/69195944823/https-www-facebook-com-scpsupporters
21 Dezembro, 2013 at 8:01
Curiosa imagem.
Parece um pavilhão, mas está lá a relva.
Será que transportaram parte da relva para a nave (em forma de a homenagearem…) aquando da vitória Europeia no atletismo?
21 Dezembro, 2013 at 8:10
Está lá também a publicidade da “Tudor”, como também, curiosamente, o Miguel realça neste seu post…
21 Dezembro, 2013 at 11:26
Parece-me que é de quando vencemos a Taça dos Campeões Europeus de Hóquei, a julgar pelos cortes de cabelo, e pelos bigodaças…
21 Dezembro, 2013 at 14:40
MaxMartins, mão consegues dar uma ajuda?
21 Dezembro, 2013 at 0:09
Aproveito para divulgar esta excelente página, com imagens de apoio ao Sporting, sejam elas a preto e branco, sejam do ultimo fim-de-semana, perco-me a ver estas maravilhas, que parece que não acaba!
http://scpsupporters.tumblr.com/
21 Dezembro, 2013 at 0:59
DAAAAASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!
Que pérola!! Sem palavras!! Que magnifico trabalho, merece ser divulgado ate a exaustão!!
Parabéns ao(s) autor(es), quem os conhecer que transmita…
21 Dezembro, 2013 at 3:02
Volto a partilhar amanhã no bloco de notas já que terá mais visibilidade 😉
21 Dezembro, 2013 at 0:25
Grande texto,grandes comentários,muito Bom!não há amor como o nosso,os “outros” não conseguem entender,bem nunca conseguirão!amor de uma vida!com todas as letras nunca será demais te dizer:AMO TE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
SL
21 Dezembro, 2013 at 3:11
este gajo da abola so pode estar fumado. Então está mal, mas não está, Está bem mas está mal, mas está bem…
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=448510
21 Dezembro, 2013 at 4:04
Eh pá, LOL, muito bom!
Esta obra jornalística por acaso merece ser resumida, ate me vou dar ao trabalho:
1) O treinador e estrutura do SCP não pretendem deixar Rinaudo sair em Janeiro
2) Rinaudo esta descontente por ser pouco utilizado
3) Rinaudo ainda não demonstrou descontentamento justo dos responsáveis do SCP
4) Rinaudo continua a ter uma atitude irrepreensível no trabalho do dia-a-dia
5) A SAD está disposta a ceder o jogador caso seja essa a sua firme vontade
6) A SAD ate ao momento ainda não recebeu qualquer sinal por parte do futebolista
Conseguem descortinar alguma noticia em toda esta informação?? Não aconteceu nada, ninguém disse nada, ninguém fez nada ou teve alguma atitude, não se passou nada. O que estes jornalistas são obrigados a fazer para encherem as paginas dos jornais…
Este ao menos ainda adornou a coisa com belos trechos, como “…uma voz de comando bem audível no balneário e funcionando como um pêndulo para o equilíbrio de um grupo…”
Fosga-se! Só consigo pensar que se andam a abater árvores para fazer papel onde vêm estas merdas escritas…
21 Dezembro, 2013 at 5:31
Caga nisso…
O fulano é Forte de nome mas é muito fraquinho no conteúdo…
21 Dezembro, 2013 at 11:31
EU sou do Sporting porque simplesmente… tinha de o ser!
Já olharam bem para as alternativas??? Sinceramente…
21 Dezembro, 2013 at 11:55
Obrigado a todos os companheiros, pelasmpalavras simpáticas com que mimosearam p “velhote”…
Um abraço para todos…e mais logo (e sempre…)…
O Sporting é o nosso grand amor…!!
SL