Parecem longínquos os tempos de um Sporting moribundo e à beira da falência. Lembrem-se dos mandatos de Dias da Cunha, José Eduardo Bettencourt e do mais recente e mais corrosivo mandato de Godinho Lopes, coadjuvado pelas sanguessugas Carlos Freitas e Luís Duque.
Viviam-se tempos de profunda depressão em Alvalade, onde a falta de objetividade e de ambição reinavam num clima nebuloso e sinistro. Reinava a falta de metodologia, disciplina e displicência que levava à construção sistemática de novos plantéis de vedetas rotuladas, que vinham gozar confortavelmente as suas reformas. Fomos anos a fio um cemitério de treinadores e jogadores, muitos deles sem qualidade e outros tantos arrastados por um barco velho sempre pronto a afundar. Foi um tempo de despesismo puro, sem qualquer rigor na gestão das contas, não olhando a meios para atingir fins. Foi um tempo de desprendimento total de muitos adeptos com o clube, pois não se reviam nessa total falta de ambição e de objetivos a cada época que passava.
Hoje o Sporting está forte, está em crescendo:
– Tem uma equipa de futebol competitiva
– Tem um treinador muito experiente
– Tem excelente estrutura
– Tem a melhor academia (que também estava a ser descurada pelos anteriores mandatos e que se reflete hoje na equipa B)
– Recupera modalidades que estavam mortas e enterradas
– Soube reduzir os custos com o pessoal e com a equipa de futebol, sem prejuízo de um futebol competitivo e ao nível dos rivais, que continuam a gastar substancialmente mais
– Defende um futebol justo, com recurso às tecnologias para promover a verdade desportiva
– Avançou com um sonho de muitos Sportinguistas: a construção do Pavilhão João Rocha
– Tem na pessoa do Presidente Bruno de Carvalho um defensor acérrimo do universo Sporting, não deixando que nada nem ninguém diga inverdades sobre o nosso clube, ou possa fazer algo para o prejudicar sem passar impune
– Por último e o mais importante, tem uma massa adepta renascida e cada vez em maior número, catapultada por todos estes pontos positivos enumerados anteriormente
Todos estes fatores deixam os nossos adversários muito incomodados. Muita gente que veio mostrar solidariedade para com o Sporting, nos tempos em que éramos um clube moribundo e que não incomodava ninguém são agora totalmente contra tudo o que é pintado de verde e branco. O discurso do “é necessário um Sporting forte” parece agora ter mudado. O Sporting forte era afinal apenas uma falácia que pomposamente era apresentada por estes senhores, que no fundo desejam tanto um Sporting forte como que os seus clubes não tenham sucesso.
Os jornaleiros cerram fileiras e atacam em todas as direções. Tentam passar a ideia de gestão danosa, de contratações falhadas, de indisciplina, de um clube gerido por pessoas sem escrúpulos e incompetentes. Criam-se cada vez mais programas e entrevistas para discutir todo o universo leonino, para denunciar todas as falcatruas que afirmam a pés juntos que o clube de Alvalade anda a conspirar.
Os árbitros esses, sempre se soube das suas orientações. Roubar em Alvalade com um estádio completamente cheio é para os senhores do apito um assunto perfeitamente normal. Em Alvalade os jogos têm na sua generalidade imensas paragens, promovidas por estes senhores com o intuito de quebrar o ritmo de jogo e salvo raras exceções na dúvida, apita-se contra o Sporting. Depois queixam-se que o Sporting condiciona as arbitragens por vir reclamar as vergonhosas prestações, isto quando é o clube de Alvalade defensor do uso de tecnologia, de forma a mitigar possíveis erros.
Cada um compra o que quer. Eu não compro nada do que escrevi nos últimos três parágrafos. Compro sim o Sporting atual, com todas as mudanças benéficas que foram efetivadas. Que cada um de nós, verdadeiros Sportinguistas, saiba reconhecer tudo o que de bom mudou nestes últimos tempos. Não deixem que a gonorreia de falsa informação que nos rodeia nos corrompa. Viva o Sporting!
ESCRITO POR Wolfish
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
28 Janeiro, 2016 at 23:56
eu não assino por baixo este texto porque não fui eu que o escrevi mas é como se fosse meu.
Vamos continuar a apoiar a nossa equipa neste ambiente podre em que custa acreditar que os melhores porque são melhores estão justamente na frente.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING !!!
28 Janeiro, 2016 at 23:56
Seguimos Juntos
mais Acordados do que nunca !
29 Janeiro, 2016 at 0:14
Cadê as virgens ofendidas que se insurgiram contra o despedimento do Macaquito e agora escondem a mão por Lotopegui?
Onde andam a associaçao dos treinadores?
Nada…?
Anybody out there…?
29 Janeiro, 2016 at 0:24
Quer dizer que…
Os que apregoaram que fazia falta um Sporting forte agora estão satisfeitos… Ou não?!
#EuQueroSportingCamoeão
29 Janeiro, 2016 at 0:43
muito muito bom
29 Janeiro, 2016 at 3:26
É isso tudo!
SL
29 Janeiro, 2016 at 7:26
Excelente , VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
29 Janeiro, 2016 at 7:27
É isso tudo.
SPORTING SEMPRE !
29 Janeiro, 2016 at 7:34
Excelente texto! Parabéns!
Nunca é demais recordar o nosso passado recente para conseguirmos estabelecer uma base de comparação com o presente.
E as diferenças são abismais…
29 Janeiro, 2016 at 8:42
O processo do Beifica contra o Sporting só incrimina esse clube. Se os “vouchers” não têm nada de mais, esse clube nunca podia responder desta forma. Ao alegar danos reputacionais, o Beifica está a admitir que fez uma coisa que prejudica a sua reputação, porque os “vouchers” existem, não são uma invenção, e esse clube nunca o desmentiu. O Sporting só revelou a verdade, e a verdade é claramente mais grave do que a Liga admite. E em tribunal estas coisas vão ser ditas, ou o Beifica pensa que só fala quem apresenta a queixa?
29 Janeiro, 2016 at 9:39
É uma deixa para os processarmos por chantagem! Este processo é uma mera chantagem para ver se não os voltamos a denunciar. Chama-se chantagem e é feita à descarada. É devolver-lhes um processo.
29 Janeiro, 2016 at 8:59
Tirem-me uma dúvida:
é hoje o último dia para inscrição de jogadores?
29 Janeiro, 2016 at 9:05
Não o último dia é 2ª feira. SL
29 Janeiro, 2016 at 9:07
mas segunda não é 1 de fevereiro?
29 Janeiro, 2016 at 9:58
Costuma ser 31 de Janeiro, mas como é Domingo eles passam para 2ª.
29 Janeiro, 2016 at 9:25
Ontem o Dias Ferreira partiu a aBolaTV, acho que merecia reconhecimento da Tasca.
Ficam aqui as entradas, do Artista do Dia: http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/01/capas-que-nao-fizeram-historia-n-54.html
Veja-se o desplante das capas. Nas actuais, enxovalhar o Sporting, nas de jogadores que iam para o Boifica enxovalha-se o jogador e protege-se o clube enrabado. Os indivíduos da aBola julgam ser mais inteligentes que Portugal inteiro mas ainda não se aperceberem que só são mais inteligentes que os lampiões.
Ainda o Vítor Serpa teve a coragem de puxar a conversa da capa d’aBola para o caso do Falcão, pois aí está a prova de que enxovalharam o jogador, apelidando-o de ganancioso, por ter escolhido o porto ao Boifica. Então e o Boifica aí fica em que posição? Não foi enrabado a sangue frio pelo porto? E o Jackson Martinez? Até o Mário Jardel foi ROUBADO ao Boifica. E existem mais, pelo menos uns 10 nos últimos 15 anos. Jaime Rodriguez foi outro.
Fica aqui o abre-olhos: https://www.youtube.com/watch?v=rpMlGXSWSEM
Artista do Dia, nunca pares, porque se parares vou ter contigo e obrigo-te a continuares.
29 Janeiro, 2016 at 10:01
Grande Trolha!
29 Janeiro, 2016 at 9:31
Grande Texto , Viva o Sporting Clube de Portugal , cada dia que passa me orgulho mais de ser Sportinguista
29 Janeiro, 2016 at 9:45
Eu só digo isto : Este ano, ficará na história como sendo o ano em que nos empurraram para o precipício mas, não conseguiram dar o último empurrão.
O Sporting de hoje não é o Sporting do Godinho e Cia.
Tem uma direcção capaz, um treinador capaz, um plantel capaz, e continua com adeptos incansáveis no apoio à equipa, e sedentos de conquista.
Os truques são tantos que eu já perdi o fio à meada … no entanto, continuamos firmes, em primeiro, com bom futebol, com estádios cheios, com as principais peças na equipa, e tudo isto contra uma locomotiva de contra informação montada pelos rivais com clara conivência da CS.
Não haverá Slimani por um par de jogos … é certo que não haverá mas, os 3 pontos conquistam-se simplesmente marcando mais golos que o adversário … seja 1-0,2-1,3-2,4-3 … seja o PO a marcar, o Ruiz, o J. Pereira … nós vamos ganhar e permanecer em 1º.
Ninguém nos irá travar nesta batalha pelo respeito e pela transparência no futebol português.
Com ou sem Slim, o Sporting tratará da saúde a quem o desafiar.
Escrevam isto : Esta será a época em que os rivais perceberão que o Sporting não só está vivo, como está em forma.
Eles vão aprender a lição !!
29 Janeiro, 2016 at 9:46
Excelente texto. É que não tenho mesmo mais nada a dizer.
29 Janeiro, 2016 at 9:53
Bom dia companheiros da Tasca…!!
Boa saude e muito amor ao Sporting…
Porque o Sporting é o nosso grande amor…!!
Abraço e SL
29 Janeiro, 2016 at 9:56
A partir de agora se não marcar o Slimani marca o quem tem o 12 na camisola!
29 Janeiro, 2016 at 9:59
o burla não é um jornal.
é papel higiênico com bactérias nocivas!
29 Janeiro, 2016 at 10:01
Já viram as capas que esses idiotas já fizeram com esse jovic que nem para a equipa principal serve…
29 Janeiro, 2016 at 10:03
faz lembrar as do tarab…agora pagam-lhe 2,3 M€ (até parece mentira de tão estratosférico) e o gajo nem para a B serve….
29 Janeiro, 2016 at 10:04
Faz lembrar as capas do tarab…
Agora pagam-lhe 2,3 M€ (até parece mentira de tão estratosférico) e o gajo nem para a B serve….
29 Janeiro, 2016 at 10:06
Se és Sportinguista BOICOTA o jornal A Bola.
29 Janeiro, 2016 at 10:07
Já o boicoto há vários anos!
inclusive o record e o nojo!
29 Janeiro, 2016 at 10:06
Este texto, além de ser o ponto de vista de um Sportinguista, serve ainda como alerta, que temos de nos unir para os ataques constantes do estado lampiónico, tudo serve a essa “gente” para abater o Sporting.
Já tenho alguns ( muitos) anos de vida e de SPORTING, passaram muitos presidentes, desde o Dr!. Brás Medeiros, João Rocha…..e Bruno de Carvalho, outros houve que passaram e, de positivo, pouco ou nada fizeram…
Somos o clube em que passaram os melhores atletas nacionais e mundiais, em diversas modalidades….lembro alguns que se destacaram…
Manuel Faria, Manuel Oliveira, Carlos Lopes, Fernando Mamede.
José Travaços, Peyroteo, Damas, Luís Figo, Cristiano Ronaldo.
Joaquim Agostinho, Março Chagas
Chana, Livramento, Rendeiro.
Outros há que elevaram o nome do Sporting, destaquei estes, que me desculpem os restantes, porque o espaço e o tempo teria de ser maior para enumerar todos eles.
Estão aí os melhores atletas Portugueses, de sempre….
Atletismo: Carlos Lopes.
Futebol: Cristiano Ronaldo.
Ciclismo: Joaquim Agostinho.
Hóquei: Livramento. ( jogou no Benfica, hoje Carnide, mas, só no Sporting se destacou mais)
Quanto a Presidentes, destaquei os três acima citados, porque deixaram/deixa, marcas indelevelmente marcantes.
Foi com João Rocha que foi legalizada a PRIMEIRA claque organizada Portuguesa, se construiu a pista de tartan e os pavilhões, entre outras obras.
É com Bruno de Carvalho que estamos a estabilizar e amortizar financeiramente as dívidas do passado, a construir um lindo e funcional pavilhão, , a dar continuidade à formação nas mais variadas áreas, a denunciar as podridões do futebol Português e não só, a recuperar as modalidades que outrora existiam no mundo Sportinguista.
São inúmeras razões para ter orgulho de pertencer a um dos poucos clubes ecléticos, melhores do Mundo…SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
QUERO O SPORTING CAMPEÃO!
SL
29 Janeiro, 2016 at 11:22
E podes juntar que os melhores jogadores portugueses de sempre de andebol (Carlos Resende) e basket (Carlos Lisboa, que depois fez carreira no carnide) são também formados no Sporting
Sporting Sempre
29 Janeiro, 2016 at 10:11
Muito bom texto de um tasqueiro que convido a participar mais vezes também nos comentários . SL
29 Janeiro, 2016 at 10:58
Bom dia Leonissimo. Vou tentar estar mais presente 🙂
Já agora foi pena não fazerem a referência que tinha pedido ao meu humilde blog: O Verde Escudo de Patrício.
SL
29 Janeiro, 2016 at 13:31
já está na lista de blogues à direita, pá
29 Janeiro, 2016 at 14:26
Muito obrigado Cherba! Serei mais um, juntamente com alguns amigos, a defender aquilo em que acreditamos. Com o que se vai escrevendo por essa imprensa acabam por ser estes espaços que vão sendo cada vez mais visitados por todos nós. Acabou por ser a Tasca também o espaço que me serviu de inspiração para criar o blogue. Convido todos os tasqueiros a lerem e mesmo a participarem caso assim o entendam. Quando encontrares por lá mais algum artigo digno, estás a vontade para partilhá-lo aqui na Tasca. Tenho todo o prazer que assim seja.
SL
29 Janeiro, 2016 at 10:12
E o fdp do carrillo ainda não desancou?!
Porque é que este fdp não está a acordar bem cedo e a ir treinar para Alvalade com o estádio aberto aos sócios?
29 Janeiro, 2016 at 10:19
Esse fdp devia era cá andar quando o plantel tinha de passar do campo de treino para dentro do velhinho Alvalade. Era bem fodido naqueles 50 metros pelos sócios.
29 Janeiro, 2016 at 10:13
Tudo dito.
And….
Do not mess with Trolha !
29 Janeiro, 2016 at 10:15
Eu estou por tudo! Tudo o que for preciso lá estarei! Este é o ano em que os adeptos do Sporting mostram se são mais fortes que o sistema ou não!
Eu por mim vou lá sempre estar a não ser que esteja de todo impedido fisicamente! E vou estar sempre a apoiar, aconteça o que acontecer! Vou estar sempre ao lado do Sporting! Sempre!
Este é o ano em que nos afirmamos e matamos o sistema ou estaremos sempre em desvantagem!
29 Janeiro, 2016 at 10:24
Já não deve faltar muito para a estratégia começar a ser tentar lesionar o Slimani…
29 Janeiro, 2016 at 10:25
Bom dia.
#EuQuerooSportingCampeão
29 Janeiro, 2016 at 10:31
REVOLTA
REVOLTA
REVOLTA
Em uníssono, nação sportinguista,
REVOLTA
REVOLTA
REVOLTA
Contra os aldrabões, marchar, marchar…
29 Janeiro, 2016 at 10:35
Bons dias, Caros Tasqueiros.
Como disse o Coronel Bill Kilgore, “i love the smell of napalm in the morning”.
Ao que a Comunicação Social diz, estamos tramados: vamos ficar sem o Slimani, o Benfica vai avançar com acção de indemnização contra o nosso Presidente, somos uns “calimeros” por causa do assunto dos “vouchers”, já fomos eliminados de duas competições e a “aposta no campeonato” pode sair cara, somos (mais uma vez) ultrapassados nas contratações, etc., etc.
Eheh!
É nestes momentos que temos que nos concentrar no que mais importa: os 90 minutos de futebol.
Os próximos 3 jogos são acessíveis: Académica e Rio Ave em casa, depois visita ao Nacional (na jornada em que os milhafres recebem os andrades). É necessário concentração máxima para não existir qualquer deslize. Temos que mostrar a nossa força onde a mesma relamente interessa: no terreno de jogo.
E estou perfeitamente convencido da obtenção de 9 pontos.
O resto… bem, o resto é o “ruído” do costume…
SL
29 Janeiro, 2016 at 10:41
Eu nao entendo é como é que somos ‘calimeros’. ‘Calimero’ é alguém que chora porque foi prejudicado QUANDO PERDE, certo? Nós quando apresentámos a cena dos vouchers íamos em 1o e undefeated (creio que só tínhamos 1 empate com o Pacos?) Portanto, nao estávamos a chorar a ver se nos davam hipótese de reduzir a diferenca. Adivinhem quem fez MESMO isso (e resultou)?
Ah pois é…os ‘calimeros’ nao somos nós…
29 Janeiro, 2016 at 10:39
Eu quero é que a queixa do Sporting possa ir para o TAS ou assim…uma instância internacional! Isto cá está tudo minado!
Queria era que isto chegasse a um organismo que quer dar o exemplo de rectidão, (sendo que isso é mais fácil com fracos como clubes tugas) depois da lama que veio à tona nas instituições internacionais de futebol!
29 Janeiro, 2016 at 10:45
Estas merdas deixam-me doente. Não é pelo castigo (talvez ou não) do Sli, pois acho que vamos continuar a vencer. É este nojo, esta falta de honestidade, seriedade e isenção em toda a sociedade!