Por mais que deixasse o tempo passar para assimilar o que tinha visto o Sporting jogar, a conclusão a que chegava era sempre a mesma: a forma de estar na Liga Europa não tem sido e não voltou a ser a mesma que temos visto no campeonato e que vimos na Taça de Portugal. E a verdade é que, cada vez mais, se sente que o foco estava nessas duas competições e que as restantes viriam por acréscimo e seriam geridas como desse para gerir.
Ora, comecemos precisamente por aí. Quer-me parecer que se existia oportunidade de tentar abocanhar a eliminatória, essa oportunidade era ontem. O jogo com o Boavista é segunda-feira e a margem de recuperação, além de maior, é feita sem ter que realizar viagens. Nada disso aconteceu e a equipa acabou nem ser carne, nem ser peixe, muito menos Leão. Não me parece que tenha existido falta de empenho, não me parece que as camisolas tenham ficado por suar, mas parece-me, claramente, que o chip “o campeonato é que importa” condicionou e de que maneira quase todos os movimentos (não, não foi o frio da noite que nos tornou mais lentos, emperrados, quase sempre sem ideias ou com ideias parvas, como a que valeu a expulsão).
E se o Bayer mostrou ser uma equipa em óptima forma física e capaz de chegar a ter quatro homens a pressionar o portador da bola, não é menos verdade que aquilo que já vi o Sporting fazer esta época me diz que, sim, a eliminatória é dura, o adversário complicado, mas era o que faltava não termos equipa para vencê-lo. E essa ideia saía reforçada de cada vez que Ruiz enxovalhava o central matacão, de cada vez que Mané acelerava (vão assobiar o raio que vos parta ao meio, pode ser?), de cada vez que William recuperava bolas, de cada vez que Coates parecia ainda maior do que aquilo que já é. O problema estava na cabeça, não nas pernas. Uma cabeça dividida entre a vontade de ganhar este jogo e aquela máxima de que o campeonato é a prioridade (até os adeptos pareceram chipados). E não colocando em causa a importância da conquista do campeonato (sim, precisamos dele como de pão para a boca), é óbvio que nenhum adepto gosta de sentir que quem lá está dentro apenas fica “semi-fodido” por perder e, com razão, milhares e milhares lembrarão que o Sporting nunca foi clube de dizer que tinha que abdicar do que quer que fosse para lutar pelo campeonato.
Não é fácil gerir esta sensação, bem pelo contrário. Resta-nos tomar uma aspirina, mudar o chip e, segunda-feira à noite, apoiar a equipa como temos feito até agora.
19 Fevereiro, 2016 at 8:23
True story. Very true.
19 Fevereiro, 2016 at 8:27
Em condições diferentes, com a hipótese legítima de sermos campeões, o foco dos jogadores, da direção e dos adeptos, é o campeonato… teríamos, como ainda temos, chances de seguir em frente na Liga Europa, porém….
Para mim, a prioridade é o campeonato.
EU QUERO UM SPORTING CAMPEÃO!
19 Fevereiro, 2016 at 8:31
E é isto tudo.
O Bayer jogou com uma intensidade brutal, ganharam 90% das bolas divididas.
Também me irritei ontem, em ocasioes, mas na minha opiniao esperar um melhor resultado era francamente optimista a partida.
Teo nao tem pedalada para jogar sozinho mas é muito bom jogador – acho muito injustas as críticas. Cria-se um mito a volta dos jogadores nao sei por que, problemas na cabeca eta.
Mané tinha claramente instrucoes para rasgar e que fez quase sempre bem.
Bryan, craque como habitual. Finta um, finta dois, ….agora um terceiro e um quarto e linha de passe nada….é fodido.
Aquilani nao o vi a fazer nada: deveria ter sido muito por ele (a apoiar a construcao) que nos libertaríamos da pressao mas nao me lembro de lhe terem passado a bola.
Eu tinha posto o Joao Mário no meio em vez do italiano e metido o Gélson na 2a parte.
Rubén a mostrar a sua inexperiencia mas nao teve consequencias de maior – antes no fim de um jogo em que tínhamos pouca esperanca de revirar do que a meio do jogo com as papoilas.
Enfim, custa sempre mas nao abala a confianca no campeonato.
Digo mais: a própria diferenca entre acabar em 2o ou 3o lugar no campeonato é importante demais para nos esgotarmos na liga europa.
19 Fevereiro, 2016 at 9:47
E depois dizem me que temos os melhores adeptos do mundo ?
Fodasse…
Assobiarem ? Teo e mane?
Teo fez um razoável jogo. Sozinho na frente. Bem em vários pormenores. Aos poucos e Com Apoio vai recuperar a titularidade ao lado de Slimani.
Mane fez o que pode. Precipitado como toda a equipa.
Os VERDADEIROS ADEPTOS são os melhores do mundo. Temos é muito pseudo adepto…
Só duas palavras: uma para João Pereira, que leão! A concorrência fez lhe bem.
E outra para Semedo! Com outra cabeça será de nível mundial
19 Fevereiro, 2016 at 10:01
Nem mais, acho inadmissível assobiar aos nossos jogadores!
19 Fevereiro, 2016 at 13:00
Quem ontem esteve ao meu lado na bancada pode confirmar que me chateei com o Teo, com o João Mário, William e até com o Patrício no lance do primeiro golo… Em todas as relações de amor existem momentos em que temos arrufos! Isso é normal.
Agora nunca, mas mesmo nunca, iria assobiar ou apupar o Teo no momento da substituição! Posso não ter gostado da exibição dele (foi o caso), mas daí a fazer o que eu vi fazerem naquele momento vai uma grande distância. São atitudes em que eu não me revejo.
Outra merda que me mete uma confusão do caralho e que ontem (mais uma vez) aconteceu foi as pessoas começarem a sair antes do jogo acabar. A 10 ou 15 minutos do final era vê-los a comecar a sair…fdx, que tristeza. Aí está outra coisa que nunca, mas mesmo nunca fiz… Mesmo que quando levamos 5 batatas em casa do Bayern.
Ontem fiz 500km para ver o meu clube jogar.
Se fiquei desiludido? Sim, fiquei…
Mas é por causa disso que me vou chatear? Não! Nunca!
O meu amor pelo Sporting é muito maior do que isso.
19 Fevereiro, 2016 at 15:18
+1
mas eu fiz 700 Kms 😉
19 Fevereiro, 2016 at 20:05
Bravo Leões!
19 Fevereiro, 2016 at 8:37
Bom dia tasqueiros,
Ontem estava um frio enorme, acabei o jogo e parecia que estava dentro de um iglo.
Faltou intensidade à equipa, será do chip? Inversamente sobrou intensidade nos assobios, se vão para assobiar porque não ficam em casa?
Segunda é para ganhar, sem assobios SFF
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
19 Fevereiro, 2016 at 8:46
Custa sempre perder. E ontem não foi diferente. Mas o Leverkusen jogou muito bem, foram superiores e como tal – nada a argumentar.
Agora devolvam-nos o sorriso com uma vitória na 2a feira contra o Boavista. Isso é que interessa – ganhar o nosso jogo, garantindo mais 3 pontos para continuarmos isolados na liderança. Os rivais que olhem para cima.
PS. Teo, tens aqui um defensor, assobios meus nunca terás. Eu acredito que ainda nos vais dar grandes alegrias e que vais ser decisivo para o nosso título.
19 Fevereiro, 2016 at 9:07
ESTÁ PÉÉÉÉÉÉSSSSIIIIMMMMOOOOO
19 Fevereiro, 2016 at 9:09
Como está frio…. sai uma análise fria:
Perdemos bem ?
Sim! Os alemães foram melhores
Jogamos com a artilharia “pesada”?
Não!
O resultado poderia ser diferente com a artilharia pesada?
Não sei! Não sou adivinho, mas sei que na época passada quando jogámos em casa com o Wolfsburgo com a artilharia pesada…. no fdsemana fomos ao dragão e levámos 3-0 porque a equipa estava rebentada fisicamente
A eliminatória está perdida? Não!! Basta ganhar o jogo em Leverkusen!!!
Se vai ser fácil?
Claro que não!! Aos mais distraídos…. relembro que esta época na fase de grupos da Champions este Bayer empatou em casa 1-1 com o Barça e perdeu 2-1 em camp nou! Ou seja…. coisa pouca!
Os assobios ao Teo?
ESTUPIDEZ!! E se fosse a outro jogador qualquer com a Verde e Branca vestida diria o mesmo!!! Mas quem assobia acha que é assobiar um jogador NOSSO durante um jogo que vai ajudar a equipa?
Será que não percebem que ao fazê-lo estão a criar problemas á equipa?
Não querem o Sporting Campeão?
Assobiar DURANTE o jogo é estupidez!!! Todo o direito do mundo em fazerem as análises que quiserem no Pós-jogo, mas durante o jogo assobiar alguém de Verde e Branca vestida é estupido e é criar problemas à equipa e ao Treinador!!
É dar “trunfos” á comunicação social para montar um circo á volta do assunto….
Por isso…. se querem Ajudar a equipa…. vão ao Estádio APOIAR!!!
Se é para assobiarem…. fiquem em casa que apanham menos frio!!
19 Fevereiro, 2016 at 9:32
«no fdsemana fomos ao dragão e levámos 3-0 porque a equipa estava rebentada fisicamente»
mais rebentada estará se chegar a Guimarães com os mesmos que jogarão com o Boavista e em Leverkusen (apenas o William está fora na recepção aos axadrezados)
19 Fevereiro, 2016 at 9:39
Evidentemente!
E por isso só se o JJ fosse burro (que é coisa que não é) é que entrava em Leverkusen com a artilharia pesada!
Podemos ser felizes em Leverkusen, mas será sempre numa lógica semelhante à que fomos felizes em Moscovo com o Lokomotiv.
Se esta abordagem garante a vitória em Guimarães? Garantir…não garante, mas certamente que a equipa estará mais capacitada para ganhar em Guimarães!
19 Fevereiro, 2016 at 10:07
As pessoas parece que têm memória curta. Por esta altura com o menino da lágrima estávamos em 3º lugar sem aspirações pelo campeonato nacional, a jogar pessimamente. Jogamos tanto para ganhar ao Wolfsburgo e depois foi o que se viu no Dragão. Aos que assobiam só tenho de dizer, estão a jogar contra o Sporting! O que fizeram ao Teo é ridículo e afecta a equipa, não tenham duvidas.
19 Fevereiro, 2016 at 10:15
Não sei até que ponto não influenciou a paragem cerebral do RS
19 Fevereiro, 2016 at 11:09
Cherba…uma coisa era chegar a Guimarães com uma equipa que jogou 4 jogos em pouco mais de 1 semana, outra é jogar com uma equipa que foi rodando ao longo desses jogos! Por isso é que não podíamos no princípio desta fase correr o risco de estoirar o Slimani e o Adrien! Porque é verdade…para o Boavista ainda recuperavam…mas depois ias mesmo tirá-los para o jogo decisivo na Alemanha?! Ou és da opinião que com eles resolvíamos a eliminatória de tal maneira que podíamos abdicar deles na segunda não?! Eu não….e por isso eles iam ter de jogar na Alemanha na mesma! E depois ias abdicar deles para Guimarães?! Ou seja…iam jogar sempre! Por isso na minha opinião foi muito bem feito eles descansarem agora! Com o Boavista descansará o William e possivelmente +1, na Alemanha descansará mais 2 ou 3….
19 Fevereiro, 2016 at 10:33
O Teo foi assobiado na substituição e não durante o jogo.
Pode ser que aprenda que isto não é a Colômbia e que aqui não é o rei da cocada preta. Quer respeito? Dê-se ao respeito.
19 Fevereiro, 2016 at 11:04
E os assobios para o Mané…foi para aprender o quê?! Ainda durante o jogo…assim como o Teo também foi assobiado durante o jogo…na substituição apenas foi mais “concentrado” o assobio…
Melhores adeptos do mundo…estáááá bemmmm….
19 Fevereiro, 2016 at 11:12
Assim como os jogadores quando erram, ficam lixados, não me espanta que os adeptos, na hora, reajam a uma situação que não lhes agrada.
Se concordo com assobios durante o jogo? Não.
Se me melindram os assobios ao Teo na substituição? Nada.
19 Fevereiro, 2016 at 11:18
O Teo foi MAIS assobiado na substituição, mas também foi assobiado durante o jogo!
E o Mané também foi…..
Até o Ruiz teve direito a um “cheirinho” de assobios na 2ª parte num lance em que se agarrou à bola.
—————————————————————-
Ainda o Teo….. qual foi o problema?
Tirar uma foto na praia quando estava em recuperação da lesão que o impedia de jogar futebol ao mais alto nível, mas que em nada o impedia de ir para a praia apanhar sol?
Foi isso?
Regressou….. foi integrado …. é opção, por isso porque teimam com essa conversa de mau profissional por parte do Teo?
Mas acham que se fosse Mau profissional ou tivesse tido um comportamento desviante não tinha sido posto na linha por JJ e Bruno de Carvalho?
Slimani, Jefferson….. quando fizeram merda foram encostados! Acham mesmo que seria com o Teo que seria diferente?
A sério…. há coisas que não entendo….
19 Fevereiro, 2016 at 11:31
Acho. E se ouvires a CI do JJ depois do regresso do Teo confirmas que a única lesão que tem/tinha é na cabeça.
19 Fevereiro, 2016 at 11:45
Maria, mas essas lesões também se curam! Até diria que são as mais fáceis de tratar.
E BDC e JJ já demonstram que com o grupo não se brinca. Portanto se o Teo está escalado e joga é porque tudo está resolvido.
19 Fevereiro, 2016 at 11:48
O Kadechima já te respondeu. 🙂
19 Fevereiro, 2016 at 11:27
Maria, convenhamos que não é a melhor forma de incentivar o rapaz.
Ele devia (e deve) levar nas orelhas do Jesus, por adornar demasiado os lances. É irritante, eu sei. Daí a ser assobiado..
Ele esforçou-se e suou a camisola, não foi feliz. Não esteve melhor nem pior que o João Mário ou o Mané.
Sem Slimani, não temos mais nenhum avançado. Essa é que é essa.
19 Fevereiro, 2016 at 14:15
e os assobios ajudam em quê? (fora estimular os pulmões dos assobiadores) isso é que eu gostava de perceber…
19 Fevereiro, 2016 at 22:35
Ajudam o noso presidente a perceber o que os sócios querem.alguém com raça,sem ser um pré-reformado com vontade de ir para a praia…Afinal o SCP é dos sócios ou não?
19 Fevereiro, 2016 at 9:09
E isto tudo. Também penso que se tivéssemos estado nos nossos melhores dias e com a cabeça 100% centrada no jogo poderiamos ter vencido o jogo, isto apesar de termos defrontado o adversário mais forte desta época, (uns furos acima dos nossos rivais e do cska com um plantel avaliado entre os 20 melhores da Europa)
Não consigo compreender, e custa me imenso ouvir assobios a jogadores com a nossa camisola vestida, e pah descarreguem as frustrações noutro lado não no Sporting. Isso não ajuda nada a equipa, e era escusado os melhores adeptos levarem uma chamada de atenção em público numa conferência de imprensa.
19 Fevereiro, 2016 at 9:15
“Isso não ajuda nada a equipa, e era escusado os melhores adeptos levarem uma chamada de atenção em público numa conferência de imprensa.”
A questão é que em termos globais não somos os melhores adeptos!
Votação na net valem 000!
Aos idiotas que assobiaram a equipa apenas peço que pensem no que ESTA equipa já fez esta época e onde estamos actualmente e que comparem com as ultimas épocas!
Qual foi a ultima época em que por esta altura o Sporting estava de facto na luta pelo titulo??
Sinceramente não me lembro…
Se em Maio vamos festejar?
Acredito que sim, mas Não sei!!!
Mas sei que esta época temos uma Equipa Respeitada e Temida por Todos, porque perceberam que de facto somos candidatos ao titulo e não apenas candidato pela história, mas que na prática por esta altura o 1º lugar já era uma miragem….
19 Fevereiro, 2016 at 9:52
100% de acordo. Fiquei mais irritado com os assobios do que em qualquer outra altura durante o jogo. E infelizmente já estava á espera. Desde o inicio do jogo de cada vez que o Teo perdia a bola (muitas vezes por falta de apoio) era perceptivel um burburinho no estádio. Eu vi o jogo na tv e percebi isso, imagino que no estádio ainda se sentisse mal. E até acho que o Teo não foi dos piores. Tentando esclarecer a tua dúvida acho que desde a ultima vez que fomos campeões tivemos na luta pelo titulo duas vezes. Uma com o Paulo Bento, no campeonato da mão do Ronny e outra com o Peseiro onde até fomos á final da taça UEFA e nem tivemos pernas para a final nem para o jogo do titulo com os lampiões. Tal como dizes mais acima, o jogo no Porto no ano passado é esclarecedor. Em relação ás palavras do JJ na CI, é por “coisas destas” que acho que ele é o melhor treinador que poderíamos ter.
19 Fevereiro, 2016 at 9:58
Concordo! Também acho que não somos, temos sim dos adeptos mais fieis do mundo à nossa dimensão, são coisas diferentes.
É verdade, infelizmente a memória é curta. Concordo totalmente.
19 Fevereiro, 2016 at 9:10
Bom dia,
Confesso que tentei ver o jogo com descontracção, mas tive os normais momentos de irritação e para mim quando o arbitro apitou o jogo terminou em todos os aspectos.
O meu puto ficou chateado, eu nem por isso, quero o campeonato e se tivermos de passar por estas situações, que se lixe.
Se o JJ foi bom para comer os cabeçudos em 3 ocasiões e nós achávamos o JJ o maior, ontem fez o que entendeu ser o mais correcto para os obejctivos.
Por isso estou com ele, o TEO é o nosso, logo vão assobiar pró cacete.
Alguns aplaudiam o Mané quando fintava 3, mas se perde-se a bola no 4 era assobiado, mais uma vez, vão assobiar pró cacete.
Quero é ganharam aos valentins
Saudações Leoninas.
19 Fevereiro, 2016 at 9:19
Uma equipa de gajos grandes, fortes e… muito bons.
Se houve uma primeira parte onde ainda se conseguiu discutir lances, na segunda desaparecemos, complicámos, perdemos duelos e segundas bolas.
É verdade. Adrien e Sli fora ao mesmo tempo retira intensidade. E contra estes alemães (que tinham admitido que a aposta é total na competição), teríamos de ser muito mais rápidos a tirar a bola da zona onde éramos pressionados, porque de alguma forma eles tinham de se destapar noutro lado.
Bem, assumo que a eliminatória está perdida. Não pelo resultado, mas pela abordagem. Se era para tentar passar, não era ontem que poupávamos. Boavista à porta não é o Guimarães fora. Nada me indica que vamos na próxima quinta com tudo, fazer o jogo da nossa vida.
Adoro ver o Sporting. Vivo perto. Revejo amigos. Mas admito que quem faça uma viagem bem longa, gaste uma pipa de massa para ver uma equipa que “não se mostrou interessada no jogo”, faça a viagem de volta bem fodido.
Mas pronto, a decisão foi esta. Venha o jogo de 2ª feira que na verdade é aquilo que está em cima da mesa.
É que este jogo demonstra bem duas coisas:
– a diferença enorme entre uma bundesliga e uma liga vouchers & companhia.
– a realidade que temos de aceitar porque temos tudo para o título português, mas estamos a milhas de discutir taças europeias.
No entanto, temos de começar por algum lado e Jesus deixa isso bem claro. Ganhar primeiro cá dentro e depois tratar do assunto lá fora.
19 Fevereiro, 2016 at 9:21
Que melão, o que me safa é que quase não tenho colegas do Leverkusen. Quando cheguei ao trabalho já tinha um post it no monitor com “0-1 :)” .
19 Fevereiro, 2016 at 11:58
Os Lamps ontem tinham levado 4 minimo
19 Fevereiro, 2016 at 12:49
Isso é conversa de merda.
A verdade é que eles estão na liga dos campeões e ganharam nós na uefa e perdemos. Não acredito que eles queiram ganhar o campeonato menos que nos.
A partir até podes dizer que os cabeçudos perdiam 15-0 que é igual. É triste mas é verdade.
19 Fevereiro, 2016 at 9:26
Concordo em absoluto nas críticas aos assobios.
Segunda-feira é para ganhar e lutar. Dando o corpo e a cabeça, porque esta ontem esteve condicionada…
Para terminar, vejam o “Leoninamente” e a vergonhosa análise ao jogo do “Mais Futebol”.
É por isto e por tudo o mais que temos que ser unidos.
SL
19 Fevereiro, 2016 at 9:33
Mais Altos, Mais Forte, Mais Rápidos. Assim se resume a equipa do Bayer. E é mais que suficiente para resumir o jogo: fomos sufocados.ponto. nenhum dos alemães tem um décimo da técnica do João Mário ou da classe do Ruiz. Mas, em bloco, são simplesmente IMBATIVEIS. nada a dizer. Venha o Boavista!
19 Fevereiro, 2016 at 9:40
Tal como à uns anos atrás no nosso antigo estádio o Leverkusen veio ganhar 2-0 esta foi mais uma derrota sem espinhas, nada a apontar.
Compreendo perfeitamente que a prioridade máxima seja o campeonato mas há uma coisa que realmente não entendo.
Não consigo entender que jogadores profissionais não consigam fazer 2 jogos por semana de vez em quando e darem o berro. Não sou profissional em métodos de treino etc mas não me entra na cabeça. Vimos os Gajos na NBA que fazem jogos de 2 em 2 dias, que praticamente só tem tempo para recuperar, e jogam sempre com uma intensidade brutal.
Temos um Ronaldo a fazer cerca de 60 jogos sem grandes quebras físicas e nos temos de abdicar de competições porque não se aguenta o esforço. Isto não cabe na cabeça de ninguém.
Este ano, e bem, investimos no melhor treinador acho que é tempo de investir nos melhores preparadores físicos que existam a nível mundial
19 Fevereiro, 2016 at 9:43
No 11 titular jogaram 9 internacionais! Tinham o dever de pelo menos não perder.
João Mário e Ruiz são jogadores brilhantes, mas se não evoluem em certas características, até ao final da época, podemos vir a sofrer dissabores – nomeadamente em lances de contra-ataque.
Não consigo entender as constantes perdes de posse de bola com passes ridículos mal executados. Estas situações têm resultado invariavelmente em admoestações para o William a restante quarteto defensivo (que se vê em sobressalto com contra-golpes vindos de perdas de bola infantis).
Há espaço para cruzar? Cruza, homem, foda-se. Temporizar o caralho. E é para cruzar com força, foda-se.
19 Fevereiro, 2016 at 10:18
Sim, a quantidade de bolas para cruzar perdidas em mais um toque para o lado são de bradar aos céus! Se ainda posso tentar entender com Teo em campo, só posso mandar as mãos à cabeça e uma valente caralhada com Slimani na área..
19 Fevereiro, 2016 at 9:48
Ontem houve o resultado claro da mensagem que tem sido passada pelo “futebol” do clube (aposta no título, o resto é deixar andar):
– Alvalade não foi vulcão
– Assistência menor que Académica e Rio Ave em dia de semana
PS: até o “mundo sabe que” correu mal…
19 Fevereiro, 2016 at 11:18
Será que a UEFA é que controla o som que passa em dias de jogos deles e por isso é que não deu nada?! Nem a marcha?!
19 Fevereiro, 2016 at 12:20
Foi o que pensei.
Marcha não pq há o hino da uefa, mas provalvemente tb não pode haver mais nada…
19 Fevereiro, 2016 at 9:53
Os adeptos pagam, os adeptos vão ao estádio marcar presença e apanhar frio, era o que faltava não poderem exteriorizar raiva e frustraçao por cada desastre que vamos assistindo sempre que não está em causa “o principal objetivo”. Mas onde é que está escrito que podemos jogar miseravelmente mal ou ser humilhados de cada vez que o jogo não é para o campeonato? Temos um chulo colombiano com blocos de chumbo no lugar das nádegas (treinar duro custa, eu sei…) e não se pode assobiar? Temos uma eterna promessa
19 Fevereiro, 2016 at 10:10
Claro que os adeptos podem exteriorizar a raiva e a frustração. Só não percebo é no que é que isso ajuda a equipa quando estavam 11-11 e iam entrar o Adrien e o Slimani. Tivessem o Aquillani e o João Mário jogado o que o “chulo colombiano” jogou e se calhar o resultado seria outro.
19 Fevereiro, 2016 at 11:19
Podem assobiar o que quiserem….
Tal como eu posso dizer a esses adeptos para irem mamar na quinta pata do cavalo…
19 Fevereiro, 2016 at 9:56
A gestão teve de ser feita porque perdemos pontos parvos no campeonato. Se tivéssemos 9 pontos de avanço sobre o benfica não tinham entrado a meia intensidade.
19 Fevereiro, 2016 at 9:57
Resultado normal frente a um BL difícil e sem reconhecimento internacional para gerar receita. Foi em parte azar mas pesou muito a desvalorização da prova pelo JJ – menosprezo esse do qual sou defensor ao ponto de defender que deviamos ter ficado pela fase de grupos. A equipa está num processo de construção que não é, ainda, compatível com a disputa sistemática de jogos com equipas de valor similar.
Porém se com a eliminatoria em aberto, jogando em casa, a 4 dias de recebermos um adversario teoricamente acessivel, rodamos 2 dos principais jogadores, como será na Alemanha em vésperas de irmos a Guimaraes e recebermos o Benfica? Arriscaria, que no minimo vão ser poupados o dobro dos jogadores, que o problema das opções devido à onda de lesões não serem muitas.
19 Fevereiro, 2016 at 9:58
Este jogo deu pano pra mangas.
A começar pelas declarações do JJ. Há muitos que esperam que pela boca morra o peixe e vão atrás de tudo aquilo que o treinador diz quanto mais não seja para terem armas com que o atacar. E os sportinguistas não devem ir nesta conversa, não esquecendo que se o treinador fala, pode falar para a equipa, para a imprensa, para os adeptos mas também para o adversário. Por essa, para mim o que ele diz é cagativo e o que importa é aquilo que conta é o que se passa em campo. E o que se passou em campo foi exactamente aquilo que ele quiz fazer o Bayer acreditar.
Fomos uma equipa que entra em campo e entrega a bola ao adversário, querendo fazê-los acreditar que para nós pouco nos importava o jogo. O Leverkusen acredita-se dono do jogo, mas pese embora os inúmeros erros que todos, sem excepção, cometeram em termos defensivos e em termos de transição D-A com passes simples falhados e dificuldades enormes em lidar com a pressão de 2 ou 3 adversários em terrenos muito recuados, a verdade é que quando o sofremos o jogo, a jogada de perigo maior do Bayer tinha sido um livre indirecto. Ao passo que nós, em resultado do contra-ataque; de duas boas movimentações do Téo e dois grandes passes do Mané, já podíamos claramente estar em vantagem.
Foi suficiente? Não. Mas isso é fácil dizer agora. É preciso lembrar que atacámos com o que queríamos mas defendemos com o que tínhamos e não com o que queríamos. Introduzir Adrien de início não afectava o péssimo jogo que Semedo fez na primeira parte (más decisões, um nervosismo constante) e o chorrilho de passes falhados e de intensidade de jogo de JM, JP, WC e até Ruiz nos primeiros 30. Logo, não se pode aceitar que seja Aquilani, que não se destacou dos demais, a ovelha negra. No ataque, pese embora a sua inteligência a mover-se sem bola, pareceu-me claramente que Téo não tem pernas para tão parco apoio e que Mané tão depressa parece o melhor jogador do mundo como o mais idiota.
Por fim, os assobios. Já dinha dito aos meus botões que os jogadores andavam em risco de pensar que o apoio que sentem é absoluto, e que não é preciso dar o litro por ele. Não pode ser assim. Se os melhores adeptos do mundo (e estou-me marimbando para o que diz a Eurosport, como dizem os bifes, the proof is in the pudding) são capazes de apoiar do primeiro ao último minuto, sem pausas, que estejamos empatados ou a perder, quer estejamos com 10 ou 11, quer estejamos a dominar ou a ver passar navios- também são capazes de chamar a atenção de que esteja a impedir-nos de conseguir o resultado que queremos. Seja o Mané que não passa a bola depois de fintar 3 adversários (jogada de arrancar os cabelos), o JM que não centra a bola quando deve e é desarmado ou até um Téo a queimar tempo quando é substituido. E o resultado é, foi e será ganhar- e pouco importa se o treinador é o JJ ou o Vercauteren, o que ele diz, se estamos em primeiro ou em sétimo ou se somos favoritos ou não. E jogador que não saiba lidar com essa pressão, pode dedicar-se a jogar ao berlinde.
19 Fevereiro, 2016 at 10:00
os alemães têm o campeonato feito… estão a muitos pontos do título e a equipa é suficientemente forte para aguentar o 3º lugar.
o wolfsburgo também está forte na champions mas no que interessa que é o campeonato anda pelo meio da tabela…
Nada disto se passa connosco… somos líderes e arriscamos se isso não comprometer o campeonato.
Esteve bem o treinador nas críticas que fez.
Siga para o próximo jogo onde é obrigatório vencer o boavista.
19 Fevereiro, 2016 at 10:01
*a quem sao dadas oportunidades atrás de oportunidades e que cada vez está mais parecido com o yanick djaló e nao se pode assobiar? Epa vao-se encher de moscas. O campeonato nao esta nada de feiçao, arriscamo-nos a mais uma época em branco e o nosso treinador anda com merdas a dizer que é quase impossivel? Finais europeias nos ultimos 15 anos com clubes portugueses foram “só” 6. Pó caralho pa. Enterro lá mais de 500 euros por ano, exijo muito mais. Se não estão para se chatear muito avisem, que eu não sou rico e tenho outros sitos onde o gastar. Só não assobio, e muito, porque não sei. Disse, pronto.
19 Fevereiro, 2016 at 10:03
1. Não gostei da auto-suficiência do JJ antes e depois do jogo. Antes, a desvalorizar os seus próprios “pupilos” (no fundo o que disse é que o orçamento do Sporting não permite ter jogadores com a qualidade requerida para vencer competições europeias – assim , não é só o “chip” que se muda, é a motivação que vai pelo cano abaixo). Depois, a pôr os adeptos na ordem com uma ameaça velada (uma chantagem) de que se deixam de ser uns macaquinhos bem amestrados, ele vai rapidamente pregar para outra freguesia.
2. Não significa que aprove os assobios ao Teo. Eu próprio verberei “companheiros de bancada” pelo acto. Não é a assobiar os “nossos” que vamos a algum lado.
3. Os últimos jogos têm mostrado que o Coates não nos traz só altura e envergadura, traz-nos ainda qualidade no passe (é, neste capítulo, incomparavelmente melhor do que o Paulo Oliveira), posicionamento defensivo e, começo a ter a ideia, liderança defensiva (característica que nenhum dos restantes centrais do plantel apresenta; talvez à excepção, mas apenas a prazo, do Tobias Figueiredo). Para o complementar, a melhor opção será o Naldo (pela velocidade e “fiabilidade”). Como se viu ontem (e não apenas no lance da expulsão), o Ruben Semedo está muito “verde,” se é que o problema não é mesmo de (falta de) qualidade para jogar a central.
19 Fevereiro, 2016 at 10:03
e quem passar os olhos pelos jornais já percebeu que vêm ai uma outra versão do belenenses…
mesmo assim eu acredito que os amarelos vão tentar pontuar.
19 Fevereiro, 2016 at 10:06
Os aspectos positivos:
—> João Pereira em grande forma!!
—> Sebastian Coates —-> sinais claros de que fomos buscar um “Patrão”!!
19 Fevereiro, 2016 at 10:10
Em poucas palavras…:
Bom dia aos companheiros da Tasca…
SPOOOOORTIIIING SEEEEMPRE…!
O Sporting tem os melhores adeptos do mundo…!! (Uns sim…outros não…!!)…
Abr e SL
19 Fevereiro, 2016 at 10:11
Eu não troco a hipótese de fazer 6 pontos (boavista e guimaraes) por uma passagem na liga Europa e já sabemos que é esse o pensamento de Jesus !
Goste-se ou não de ver o Sporting não puxar dos galões na Europa é uma coisa que simplesmente temos de aceitar pois fomos avisados desde o inicio que seria assim !
Basta ver que o plantel ainda é curto para essas frentes todas !
Posto isto só temos de ganhar na segunda e acreditar que as segundas escolhas possam marcar dois golos na Alemanha ! Eu acredito !
19 Fevereiro, 2016 at 10:26
Ora nem mais!!
O “problema” é que há Sportinguistas que pensam que o Sporting é o Barcelona e que nos últimos anos tem sido sempre a ganhar títulos atrás de títulos ou então a disputá-los até ao fim!
Temos a melhor Equipa em Portugal…. mas ainda é curta para ir com “tudo” na Europa ao mesmo tempo!
JJ não é parvo e sabe isso! E por isso…. é assim que tem feito e BEM na Liga Europa!
19 Fevereiro, 2016 at 10:40
O Sporting está fora das duas taças, tem apenas duas competições. Todas as grandes equipas jogam à quarta é ao domingo, a nossa não pode fazê-lo porquê?
Porque é que Slimani não jogou ontem, sabendo nós que existem mais opções para a frente de ataque para atacar o todo poderoso Boavista. Pelo amor de deus, estamos a falar do Boavista. Não estamos a falar de um braga, um guimarães, um paços. Se não ganhamos ao boavista com um Teo ou um Barcos, ou com o Slimani apenas até aos 60, não sei que raio andamos a fazer nos treinos.
Aliás sem Europa empatámos 0-0 no Bessa. Secalhar com Europa perdemos em casa 1-0.
19 Fevereiro, 2016 at 10:49
“O Sporting está fora das duas taças, tem apenas duas competições. Todas as grandes equipas jogam à quarta é ao domingo, a nossa não pode fazê-lo porquê?”
Porque por muito que te custe entender isto….o Sporting ainda não é uma Grande Equipa em termos Europeus!
Esta Época voltou a ser uma Grande Equipa em. ….. Portugal, porque nas ultimas época não o foi!! E não o foi porque por esta altura já andavas a ver a banda passar e lutar pelo titulo era uma miragem!!
Este ano está de facto a lutar pelo titulo!!
Mas o caminho…. faz-se caminhando e por isso primeiro voltar a ser Grande em Portugal e só depois na Europa! Querer fazer tudo ao mesmo tempo é asneira na certa!!
Se isto nos garante o Campeonato? Claro que não! Mas garante que estaremos melhor preparados para LUTAR pela vitória!
————-
“Aliás sem Europa empatámos 0-0 no Bessa. Secalhar com Europa perdemos em casa 1-0.”
Se calhar…. se fizeres um esforço de memória vais-te lembrar como foi esse 0-0 no bessa e talvez assim percebas porque é que com o Boavista ou com qualquer outra equipa portuguesa não será fácil! E por isso talvez percebas porque é que com o Boavista têm que ir a jogo os Melhores nas Melhores condições!!
Eu ajudo-te no esforço de memória —-> No bessa marcámos 1 golo limpo na 1ª parte…. e roubaram apenas 2 penaltys (1 em cada parte!!)
19 Fevereiro, 2016 at 11:00
Então secalhar eu tenho a ilusão de que o Sporting é uma grande equipa. E que só uma grande equipa é que ganha ao líder russo e turco no espaço de duas semanas.
Eu faço-te outro esforço de memória:
2011/12 – meias finais da liga europa
2012/13 – eliminado na fase de grupos da Europa
2013/14 – sem prestação europeia
2014/15 – elimanados nos 16 avos de final
O Sporting precisa de ser Europeu. Ponto. E não há boavista desta vida que me tire essa convicção.
Se vamos ser roubados, não é porque o Adrien está fresco que te safas.
19 Fevereiro, 2016 at 11:25
Eu devolvo-te o “esforço de memória”
Eu faço-te outro esforço de memória:
2011/12 – meias finais da liga europa —-> campeonato que é bom…. era ver os outros a lutarem entre eles pelo titulo!
Perder uma Taça com a Academica sofrendo o golo da derrota aos 4 min e demonstrando em todo o jogo uma brutal incapacidade para dar a volta.
2012/13 – eliminado na fase de grupos da Europa —> 7 º lugar. Não preciso de relembrar mais nada
2013/14 – sem prestação europeia
Resultado da “Grandeza Interna” na época anterior
2014/15 – elimanados nos 16 avos de final
E 3 dias depois de eliminado a levar um baile de 3-0 no dragão, com a equipa completamente de rastos.
Alem de que nessa altura já só pensavas no 3º lugar e na Taça, porque no campeonato já assistia no sofá à luta pelo titulo entre porto e benfica.
E para fechar….nessas 4 épocas…. assim como provavelmente nas outras 4 que antecederam essas 4…. lutar pelo titulo em Fevereiro já era uma miragem!
19 Fevereiro, 2016 at 11:32
Portanto, tu queres-me convencer que a má prestáção interna do Sporting, deve-se a andar a “brincar” à Europa? Não. Deve-se a incompetência pura e dura. Uma equipa como o Sporting tem sempre de lutar pelo título sem ignorar uma competição que, por sinal, nunca ganhou!
Estranho, pensei que as grandes equipas, mesmo em Portugal, gostavam de jogar a Europa, que era um prémio de mérito na tabela.
19 Fevereiro, 2016 at 11:54
O que eu te estou a tentar demonstrar com Factos e não com “conversa bonita” é que o Sporting há muitos anos que não era uma Grande Equipa em termos nacionais!!
E não são vitórias “esporádicas” em jogos na Europa que torna equipas “banais” em Grandes equipas!
Se assim fosse o mityland (ou coisa parecida) era um Grande Europeu porque ganhou ao Man. United.
O que te estou a demonstrar com factos é que o Sporting nem sequer em termos nacionais era uma GRANDE equipa!
Era sempre a ver a banda passar em termos nacionais e internacionais…
Este ano voltou a ser um Grande equipa…. em Portugal ….. mas não queiram tudo de uma vez!! A europa temos tempo!
19 Fevereiro, 2016 at 14:08
São estas as palavras do treinador !
O Sporting neste momento não está em condições de brilhar em mais do que uma prova ao mesmo tempo…lá chegaremos !
Por agora, é apoiar as decisões técnicas !
No final faz-se o balanço !
19 Fevereiro, 2016 at 10:55
Mais do que o esforço físico, JJ tem receio de perder jogadores por lesão !
Só isso explica a falta de intensidade durante grande parte do jogo !
Concordo que mais valia ter arriscado um pouco mais ontem e tentar uma vitoria folgada pois o Boavista em casa será do mais acessível que temos.Na semana seguinte vamos a Guimarães…logo seguramente não será na Alemanha que vamos com as armas todas para a vitoria !
19 Fevereiro, 2016 at 11:27
Maria…e quantas dessas equipas não roda 2 ou 3 jogadores por jogo?!!? Equipas que estejam em primeiro ou em cima do primeiro?! E que joguem na Europa contra equipa mais fortes e que estejam à frente do seu campeonato mas pressionados?!
Quanto ao Boavista acho indiscutível que é muito mais provável ganhar com o Slimani a 100% do que com o Slimani a 60%…
Todas fazem rotação…todas! As que não fazem normalmente pagam o preço disso…
19 Fevereiro, 2016 at 11:30
Eu quero lá saber se rodam 3 ou 4 jogadores por jogo. O Jesus pode rodar o que ele quiser, desde que quem entra corresponda. Não foi o caso. Não ganhámos um ressalto, uma bola a meio campo e temos UM remate enquadrado com a baliza.
O Slimani, contra alemães, russos, sérvios, espanhóis tem sempre de jogar.
19 Fevereiro, 2016 at 11:46
Ela não sabe isso antes do jogo! Se responde ou não! A quantidade de vezes que vi aqui pedirem o Aquilani a titular não tem explicação…e no entanto foi um dos piores (para não dizer mesmo o pior)!
Quanto ao Slimani desculpa mas tomara eu que o problema tivesse sido o Teo! Pode ser o que está mais à mão para bater mas não perdeste o jogo (nem de perto nem de longe) por não teres Slimani! Perdemos porque o meio campo sem Adrien emperrou, perdemos porque o Aquilani jogou de cadeirinha e demorou meia hora para soltar a bola (normalmente para os pés dos alemães), perdemos porque o Ruiz perdeu 80% das bolas que teve e dos outros 20% que não perdeu decidiu mal em 15%, perdemos porque o Ruben Semedo foi um puto como realmente é e teve o problema que todos os putos centrais têm (deixam-se levar pela emoção), perdemos porque o Jefferson está a voltar e por isso está naquela fase em que corre mas nem ataca bem nem defende bem (precisa de ritmo), perdemos porque o JM acertou o que fazer no ultimo passe pai 3 vezes o jogo inteiro sendo que depois das 3 pai 2 acabou porque não conseguir fazer o que queria! Perdemos porque só o Mané e o JP aceleravam a sério! Perdemos porque o bloco alemão é muito mais forte do que nós!
A bola nunca chegou ao Teo em condições de finalização e normalmente quando chegou sequer em condições de ele fazer o que quer que seja ele estava pai a 40 metros da baliza! Aliás a equipa só cresceu pelo Adrien porque olhas para os 30 minutos que o Slimani jogou e vez o jogo do Teo em ponto grande…
19 Fevereiro, 2016 at 12:53
Pena foi o JJ não ter deixado no banco o Coates…era um a mais para a dificil tarefa que se avizinha…!!
SL
19 Fevereiro, 2016 at 10:15
Sinceramente, aquilo que mais me chateia são os assobios! Mas como é que querem justificar de correto os assobios com a necessária capacidade de um jogador ter de lidar com a pressão??? Isto ultrapassa toda a lógica! Quando existe um penalty contra a nossa equipa em alvalade, o que é que os nosso adeptos fazem para tentar desconcentrar o jogador que vai marcar, assobiam, certo!!! Ora, se as coisas não estão a sair bem, não é com assobios que vão melhorar! Ou julgam que sim?? Então, mas estamos a jogar em casa, em frente aos nossos adeptos e sai um coro de assobios??? Acham que o jogador vai melhorar o seu rendimento com uma palmada sonora estridente?? Épa, acho mesmo lamentável, sinceramente!! Em alvalade, não faltam casos destes!!! E só vou nomear um, por acaso, hoje é um dos nossos estandartes, de seu nome Rui Patricio, ou melhor, São Patricio!!!
19 Fevereiro, 2016 at 10:17
Cherba, pensei que não te irias esquecer de falar na merda (não tem outro nome) de cânticos de inicio de jogo.
Incrível como se perdeu uma oportunidade de mostrar à Europa 30 mil pessoas a cantar o “mundo sabe que”.
A versão patética das claques a mastigar todas as palavras até dá pena !
A entrega duma equipa num jogo está muito relacionada com o subconsciente dos seus jogadores. Perceberem que o estádio estava com eles neste jogo poderia ter despoletado o tal “click” que faltou logo desde o inicio.
19 Fevereiro, 2016 at 11:11
Pois, foi miserável. Consequentemente, o Estádio esteve sempre frio (real e metaforicamente). Quem teve a ideia, foi o Botas?
19 Fevereiro, 2016 at 10:17
Há ter noção das coisas, este Bayer é fortissimo. Foi o adversário mais forte que encontrámos esta epoca e o primeiro que nos dominou.
Foi pena sofrer um golo, quando estávamos a crescer no jogo (aquela bola era tua, Patricio!) Quando Adrien e Slimani entraram, voltamos ao jogo mas a expulsão do semedo estragou o efeito.
Gostei do Coates, do Pereira e do Semedo. Todos os outros estiveram aquém.
Tenho pena que o Gelson não tenha jogado, este era um jogo para ele desiquilibrar. Espero que jogue na Alemanha, porque vai ter ainda mais espaço para correr.
Acho que não devemos jogar com “reservas” na 2 mão, porque já vi esse filme na albania e não gostei. Com 9 titulares fomos dominados em casa, imaginem com 11 suplentes. Os alemães não brincam e não quero trazer um cabaz, que traumatize a equipa para o campeonato.
19 Fevereiro, 2016 at 10:31
Para Leverkusen este seria o meu 11
Rui Patricio
Esgaio
Coates
Naldo Ou Paulo Oliveira (se um dos 2 já tiver recuperado! Caso contrário… Ewerthon)
Jefferson (precisa de ganhar ritmo de jogo)
William (precisa de continuidade)
Adrien (faz folga com o Boavista, pelo que pode jogar de inicio e sair aos 60 min independentemente do resultado)
Aquilani
Gelson
Matheus
Teo