O filme que nos trazes do jogo, coincide com o que me foi sendo transmitido (infelizmente não pude estar presente, tal como planeado, mas tive que me fosse informando do que se passava). E é complicado perceber como é que, de um momento para o outro, passamos de Bestiais a Borrados. «A equipa teve culpa própria em ceder o empate», atirou Abel que, goste-se mais ou menos, não pode passar entre os pingos da chuva depois do jogo desta tarde.
Por um lado, podemos dizer que o ter entrado com Esgaio, Dramé, Iúri Medeiros, bem apoiados por Chaby, foi um tiro certeiro. A ausência de ponta-de-lança fixo, desestabilizou a defensiva dos bufinhas e permitiu uma pressão logo à saída da área do adversário. Mais, a rotatividade dos homens da frente ofereceu um manancial de jogadas e de oportunidades de golo que facilmente explicam o 3-0 a que se chegou. Por outro lado, todas as mexidas que foram feitas resultaram num recuou da equipa e numa perda de qualidade, já para não falar da mensagem pouco corajosa.
Sejamos sinceros: Abel está longe de ser uma figura consensual. E o facto de tão depressa parecer condescendente, afirmando que a equipa B serve para crescer, como se mostrar sem hesitações na crítica directa a jogadores, menos ajuda a que seja unânime nas apreciações que lhe são feitas pelos adeptos.
Eu olho para Abel e vejo um gajo dedicado e empenhado. E um bom profissional. No fundo, continua a ser o Abel que jogava na direita da defesa, que suava e respeitava a camisola, que fazia umas coisas engraçadas de quando em vez, mas cuja imagem que guardo é daqueles malditos cruzamentos feitos três ou quatro metros antes de chegar à quina da área. O Abel treinador é como o Abel jogador: precisa de estar constantemente em esforço para que as coisas lhe saiam bem. E isso, penso, não chega para se liderar uma equipa de jovens homens a quem se pede que provem tudo o que valem.
Então quem é que punhas no lugar dele?, perguntam vocês. Antes de mais, é fundamental perceber qual é a margem de manobra que o treinador da equipa B tem. Ou qual o papel que tem, face às decisões tomadas por Leonardo Jardim. Por outras palavras, o treinador da equipa B é um gajo que pode dar o seu cunho pessoal e interferir, efectivamente, no crescimento dos jogadores, ou funciona mais como um observador atento que vai passando todas e quaisquer informações a quem está no patamar seguinte?
Quero acreditar que o papel que lhe está reservado é o primeiro, por isso há um nome que coloco no topo da minha lista de escolhas: Litos. E, para lá de já ter mostrado competência, gostar de futebol de ataque, ter experiência em diversos escalões e ser Sportinguista, há um pormenor que me parece importante: era eu puto e o nome de Litos aparecia como uma grande promessa leonina. Não passou disso, de uma eterna promessa, pese todas as suas qualidades técnicas. Ele saberá os motivos que não lhe permitiram chegar mais longe, pormenor a não descurar numa altura em que os pseudo-craques têm que escolher se querem ser uma estrela, se querem enfiar-se na Bruma.
28 Abril, 2014 at 0:39
Eu também gostava de ver o Litos a comandar uma equipa do Sporting.
28 Abril, 2014 at 0:49
Eu gostava de ver o senhor Oceano.
28 Abril, 2014 at 14:37
Isto.
Preenche todos os requisitos, e teve no melhor momento da equipa B do ano passado. Portanto, passou os 2 requisitos: criou uma cultura de vitória nos miúdos e preparou N jogadores para a equipa principal.
28 Abril, 2014 at 0:51
Uma equipa que, segundo rezam as crónicas, dá show de bola até aos 55 min. e que depois desliga o intensómetro e cujo treinador, com as substituições, transmite medo para dentro do campo, não merece ganhar o jogo. Se tivermos acompanhado com alguma atenção os jogos da equipa B, temos visto que isto é recorrente, mesmo quando ganhamos é por 2-1 ou 3-2 em que passamos os ultimos minutos a tremer. Ora, de facto, como são jogadores ainda a completar a sua formação, a responsabilidade maior terá de ser atribuida ao treinador que não consegue transmitir confiança e maturidade competitiva à equipa.
Tenho olhado com bastante preocupação para os diversos escalões da formação do Sporting e, embora todos concordemos que o importante é formar jogadores e não ganhar títulos, o facto é que os jogadores têm de se habituar a ser ganhadores. Acredito que quem de direito já esteja a olhar para esta problemática com a devida atenção, para não corrermos o risco de deitar por terra um historial de sucesso como clube formador e que tanto tem contribuido para alimentar a equipa principal.
O nome que avanças é um nome que me agrada, assim como seriam também o de Oceano ou até Michel Van der Gagg(não sei como tem estado de saude e se pode treinar), sempre numa perspectiva que o treinador dos B fosse o coordenador principal dos escalões de formação trabalhando em grande proximidade com o treinador da equipa principal. A vantagem dos dois primeiros é que sentirão o clube de uma forma mais intensa, mas sempre me agradou o trabalho do Van der Gagg…
SL
28 Abril, 2014 at 1:36
Existem pessoas no sporting e em todos os clubes que sem terem meritos de grande coisa sao idolatrados e postos no pedestal, outros que nunca passam de patinhos feios, e ao minimo deslize sao crucificados, o que é claramente o caso do Abel.
Voces deviam querer que a B fosse campeã da 2a liga.
Para estes jogadores é mais importante errar e aprender do que resultados, o jogo de hoje nao vi nem sei o que aconteceu mas nao me precipito a dizer que a culpa é toda do Abel
28 Abril, 2014 at 6:15
Quando dizes “…Para estes jogadores é mais importante errar e aprender do que resultados,”, não podia estar mais de acordo…
Agora, que esta equipa no ano passado (Manuel Fernandes e Dominguez eram os treinadores) jogava futebol de qualidade e este ano é o que se tem visto… Uns lampejos aqui e ali… Mas sempre tudo em esforço… Ou então jogadas individuais… Colectivamente (o futebol é um jogo colectivo, certo?!? Alôoo Abel) tem sido um desastre…
Hoje, mais uma “barraca à Abel”, ainda me recordo das barracas que ele dava na defesa….dassssssss
Mas cabe na cabeça de alguém, a vencer por 3-0, desmembrar a equipa dos jogadores mais criativos aos 50′?????????
Não tem ‘estaleca’ para o que se pede a um treinador da equipa B do Sporting Clube de Portugal. Por isso, no fim da temporada, mais não espero do que um “obrigado e vai à tua vida”… De resto, já tinhamos falado sobre este assunto aqui n’A Tasca há uns meses atrás, e a minha opinião mantém-se… Aliás, está reforçada…
Espero e desejo que o Presidente e restantes elementos da Direcção do SCP não deixem de ouvir os sócios do SCP sobre este assunto… É que quem está naquele posto (treinador da equipa B do SCP) é uma peça muito importante na construção do futuro do NOSSO SCP! Eu como sócio do NOSSO Sporting Clube de Portugal, desejo mudanças na liderança da equipa B!!!
Para mim, nem tinha começado a época, mas como foi essa a decisão espero que daqui a poucas semanas esteja este assunto resolvido…
SL
28 Abril, 2014 at 8:55
Não vou defender um Abel, até porque acho que não foi a escolha certa para a tarefa, mas tenho a dizer uma coisa: o ano passado vi cerca de 10 jogos da B, comandada pelo Dominguez e com o Manél sentado ao lado (e de quem nunca vi sequer uma instrução) e a equipa não jogava bom futebol, em alguns jogos era mesmo sofrível.
28 Abril, 2014 at 9:23
Boas,
O ano passado a equiba B era comanda por Oceano e Dominguez. Tinha nas suas fileiras jogadores como Ilori, Dier e Bruma, que só por si faziam com que a equipa jogasse muito bem.
Depois como se recordam o Oceano subiu para técnico principal, até chegar Vercauteren onde ficou como adjunto. Nessas mudanças até Janeiro a equiba B perdeu Ilori, Dier, Bruma, e a espaços Fokobo para a equipa A e ressentiu-se de imediato, perdendo jogos e lugares na tabela classificativa.
Este ano isso não aconteceu. Pelos jogos que tenho visto Abel, não deu nenhum fio de jogo naquela equipa. Encostou João Mário, deu puxões de orelhas a jogadores na comunicação social e afins, o que não me parece que seja o ideal para o que se quer de um treinador da equipa B.
Ontem pelo que contam, pois não vi o jogo, Abel desistiu de jogar e passou a 2ª parte apenas a defender, ou gerir o resultado e deu no empate do FCP.
Agora não sei se o problema são os jogadores que não fizeram o que o Abel pediu, ou na pior das hipóteses fizeram o que o Abel pediu e deu em empate.
Para isso, estão lá Jardim, Inácio e BdC para avaliar!
SL
28 Abril, 2014 at 14:41
Depois da saída de Oceano no ano passado, a equipa B passou por uma série de 10+ jogos sem ganhar, e nunca mais jogou nada de jeito (até o final de temporada que conseguiu uma pequena série de jogos sem perder).
A subida de Bruma, Ilori, etc não explica tudo, até porque a subida deles em Janeiro não coincide com a quebra de forma da equipa (em Novembro, aquando da saída de Oceano).
Dominguez para mim é pior solução que Abel, já Oceano parecia-me a escolha perfeita. O único senão será porventura o salário (n sei quanto ganhava).
28 Abril, 2014 at 1:53
Nenhum dos 2 treinadores referidos que sao sportinguistas tem.os conhecimentos tacticos do Abel.
O treinador da B tem que ser alguem em total sintonia com o Leogarden, e nao sendo o Abel amigo/escolhido/pedido do Leogarden manter se a epoca toda no comando dos B mostra total confiança nele. E que os metodos dele sao aprovados por quem está acima dele na equipa A e na direçao.
28 Abril, 2014 at 3:02
Comparar os conhecimentos, as competencias (ambos trabalharam e estudaram para serem treinadores de futebol e mostraram resultados, mais um do que o outro) a devoção e entrega ao clube, e as qualidades de dois ‘monstros’ do Sporting… LITOS e OCEANO (apesar de considerar que Oceano seria, quando muito e para já, um bom adjunto, mas não um treinador principal) com um jogador e treinador fraquinho e acomodado como Abel… parece-me um bocadinho exagerado.
E se da próxima vez que fossemos a um hospital em vez de um médico fóssemos atendidos pela senhora da limpeza? Também servia? Afinal também trabalha no hospital e parece uma pessoa porreia. Competência!
Obviamente quero que a equipa B seja campeã da segunda liga, pela simples razão que tem plantel e qualidade para isso. Não é uma questão de ambição, mas sim de exigência. Se for profissional saberá o que isso significa.
Depois, o treinador de qualquer equipa do Sporting tem que estar em sintonia como os desígnios do clube e não com os interesses ou gostos de qualquer funcionário, seja ele quem for.
Sobre Helder, porque tocou no assunto da ‘concorrência’, não me lembro de em circunstância alguma ele ter colocado em causa o valor de qualquer activo do clube, bem pelo contrário, sempre os valorizou. Valores de passes não dão qualidade ao plantel. O melhor plantel da segunda liga é sem dúvida, o do Sporting. Nenhum jogador da equipa B do Benfica é superior aos da equipa A. Facto. Alguns jogadores da equipa B do Sporting são muito superiores a alguns da equipa A. Exemplos… Mané, Esgaio, João Mário, Medeiros e Fokobo. E não estão a ser bem trabalhados, nem têm oportunidades… porque são tapados por fenómenos futebolísticos à lá Abel… como Welder, Piris… e esse fenómeno da tranquilidade chamado Gerson Magrão. Facto.
E na equipa A, com tanto amor à dedicação não queremos de novo um Domingos ou um Paulo Sérgio a treinador? É que este Leonardo faz a equipa ganhar muitos jogos e ainda nos arriscámos a ser campeões… Ou também não queremos isso?
28 Abril, 2014 at 3:05
Mané aqui foi citado como pertencendo a equipa B, porque foi nessa condição que começou a época. Tivesse lá continuado e andava a ter uma época ‘apagada’ como Chaby, por exemplo, que nas mãos de Leonardo rendeu muito mais. Porque será?
28 Abril, 2014 at 9:30
Chaby? Mas o Chaby não teve 8 meses parado? É tudo a mandar bitaites…
28 Abril, 2014 at 8:11
Quem é o Helder?
28 Abril, 2014 at 10:50
Desculpem lá, mas dizer que existem melhores jogadores na equipa B que na A, é passar um atestado de incompetência ao Leonardo Jardim e restante equipa técnica….
28 Abril, 2014 at 11:51
Não acho…por exemplo acho que o João Mário é melhor que o Magrão e acho que o Leo também acha…só que prefere o João Mário a jogar com regularidade do que a jogar a espaços….por isso prefere ter o Magrão a jogar a espaços e o João Mário a evoluir….por exemplo…
28 Abril, 2014 at 14:15
Onde é que isso está errado?
28 Abril, 2014 at 15:10
Não está! Exactamente! Eu concordo com isso…o que fiz foi exactamente expor um caso em que dizer “que existem melhores jogadores na equipa B que na A” NÃO é passar um atestado de incompetência ao Jardim!
28 Abril, 2014 at 1:58
Quando a Abel rasgou de grande no iury medeiros foi com consentimento/autorizaçao e se calhar atè ordens superiores. Quando utiliza um jogador numa certa posiçao que nao parece fazer sentido ou faz substituiçao dando minutos a quem nao parece ter qualidade ou tira de campo quem está a jogar melhor nao está a pensar no que ele gostaria ou faria se tivesse autonomia total, mas a pensar na principal e em orientaçoes do jardim que quer ver certos jogadores em certas posiçoes, quer que certos jogadores tenham minutos para ver o que valem e onde valem, etc
28 Abril, 2014 at 14:48
Estás a ser sarcástico, certo? Senão, como chegaste a esta informação tão precisa?
É bastante conveniente que todos os erros apontados ao Abel tenham sido causados por “ordens superiores” de Jardim/direcção.
A única parte que parece ter algum fundo de verdade é o facto de ele colocar gajos da A a jogar. Aí, parece-me ser feito por causa de manter ritmo a suplentes da A (Vitor, welder, etc.).
De resto, essa das substituições e de ser obrigado a colocar jogadores fora de posição acho simplesmente inverosímil…
28 Abril, 2014 at 2:12
A equipa B dos lampioes tem um plantel que custou milhoes e tem os mesmos pontos que nós para além de uma defesa claramente pior, e sao um grupo fechado porque nao perdem jogadores para a equipa principal em treinos ou convocatorias, já o Abel nao se pode gabar do mesmo. E os lampioes dizem se contentissimos com a sua B, em que supostamente existe total sintonia e colaboraçao entre o helder e o jasus e no entanto nao aproveitam de lá nenhum jogador.
Mas estao contentes e ninguem reclama com o helder que tem jogadores milionarios e craques tipo funes mori. Ja o Abel é sempre a besta
28 Abril, 2014 at 2:30
Pensei que o “Professor Bitaites” tinha morrido?!
Se o Abel é o treinador não é por obra e graça do espirito santo. Certamente BdC, Virgilio e Leonardo sabem mais que qualquer um daqui para avaliar o perfil e o trabalho do Abel. Entretanto mais 3 vão ser promovidos para a equipa A no próximo ano, e talvez, não fiquemos por aqui.
28 Abril, 2014 at 2:39
Quem para treinador (a sério) da equipa B?
Faço já uma listinha… Mas como preparo um texto mais longo sobre o assunto, fica para a próxima. Defender o trabalho do Abel como treinador é o mesmo que defender o seu mísero trabalho como jogador, onde se deixou estar encostado no banco longos anos (tal como o seu adjunto chamado Tiago), é defender que qualquer profissional não precisa de competências para exercer a sua profissão… É defender que Cantatore, Paulo Sérgio, Carvalhal, Couceiro, Domingos… todos eles eram treinadores de excepção para o nosso Sporting. É defender que o Flopes era um presidente fora de série… é estar plenamente convencido que qualquer merda serve, desde que o barco não afunde… é cruzar os braços e rezar milhares de avés marias seguidas…
O trabalho de Leonardo Jardim não provou que um treinador competente muda muita coisa? Eu, nesse aspecto, nunca tive dúvidas. Resumindo, Abel não é competente para a função de treinador. Primeiro, como qualquer bom profissional… adquira competências e depois mostre trabalho. Privilegiado pela direção medíocre de Godinho Lopes fez um trabalho de merda com uma das melhores gerações de júniores, depois, de forma inexplicável restou por Alvalade, como é seu timbre, quiçã falta de ambição e ‘acomodamento’, e anda a partir pedra numa excelente equipa B, onde deveria estar alguém a lapidar diamantes…
Numa equipa que precisa de um excelente formador de excelentes profissionais… Temos um papai birrento a brincar às famílias…
Seguem sugestões por ordem de preferência…
LITOS (Que deveria coordenar toda a formação e estar muito perto da equipa de júniores que para o ano pode sagra-se campeã da Europa).
PEDRO BARBOSA (Se existe um Guardiola, um Giggs… Barbosa poderia ser um treinador formidável, se o quisesse ser… Penso que Litos pode conseguir algo semelhante).
FILIPE RAMOS (Também excelente para a equipa de juniores).
PAULO TORRES (Estaria mais acima, se não fosse o compromisso com a seleção da Guiné).
BALAKOV (Dificil seria o próprio ter a ambição de transformar uma equipa B ao nível das melhores de um campeonato principal… Como referência era excelente para os jovens. Para mim teria lugar cativo na estrutura técnica do clube, assim como Litos).
PAULO SILAS (Uma carreira de avanços e recuos no Brasil… Muito parecida com a sua carreira como futebolista. Vai ser um dos melhores treinadores do mundo, se tiver ambição e a organização europeia.
28 Abril, 2014 at 7:17
O problema é que nenhum dos que disseste poderia estar no Sporting na próxima época.
O Litos está a treinar em Moçambique.
O Barbosa nem sei se tem curso de treinador e, mesmo que tenha, nunca treinou. A nossa B não é para estágio de treinadores.
Filipe Ramos? Qual? O do Mafra e dos sub17? Foda-se!
Silas: Vai ser um dos melhores treinadores do mundo, se tiver ambição. SE?? Again, isto não é estágio de treinadores!
Paulo Torres tem contrato com a Guiné.
Balakov. Sim. Isso e um pónei.
Convinha falarmos de pessoas que estão disponíveis ! Isso sim!
Para mim, o treinador da B tinha que ser alguém experiente (chega de Abel, Dominguez, Sá Pinto – não é que tenha nada contra eles, atenção, é apenas uma questão de modelo). Para mim era ter um Vítor Oliveira (que subiu o Moreirense e portanto deve ser despedido :)) um Professor Neca (que vai descer com o Atlético e, portanto, também vai ser despedido :p). Alguém com muitos anos de “segundona”, com muitos anos de bola, de balneário. Alguém que saiba que o seu lugar é de suporte à primeira equipa mas que tenha mão nos putos! Isto é, fazer da B uma equipa a sério, treinada por um treinador a sério.
Não sei se me consigo fazer entender…
abc
28 Abril, 2014 at 9:49
+1
28 Abril, 2014 at 10:35
Acho que o Litos saiu da Liga Muçulmana, não?
28 Abril, 2014 at 11:29
Não sei Ricardo. Se sim, seria uma boa opção, o problema é que não vem para a 2.ª Liga.
28 Abril, 2014 at 18:59
O Litos está disponível, pois desvinculou-se do clube moçambicano
Não entendo a sugestão do Paulo Silas que provavelmente nem se deve lembrar bem do Sporting 🙂
28 Abril, 2014 at 10:44
Bons dias
Para mim era facil era só voltar o Domingues tava o assunto resolvido
SL
28 Abril, 2014 at 14:50
Fds, esse gajo só fez merda crl! Por favor, vão ver os resultados da B após saída do Oceano antes de vir praqui mandar bitaites.
28 Abril, 2014 at 3:59
Antes de mais obrigado cherba pela publicação do meu comentário, sublinhando a qualidade do comentário que acrescentaste, que reflete o que se passou no jogo de forma correta.
No que diz respeito ao Abel, como disse parece-me que o seu principal problema foca-se na liderança que preconiza que, pelo que vou vendo nas reações dos jogadores ao seu feedback durante o jogo (já vi reações do Semedo que se fosse eu o treinador, ia logo tomar um banho de humildade para o banco), não é bem aceite. Não me surpreende que falte ao Abel a experiência necessária para suprir os problemas que referi, no entanto, tenho de dizer que sei que se trata de uma pessoa metódica, bem acompanhada pelos seus colegas da equipa técnica, com vontade de aprender e também (é justo dizê-lo) com a dificuldade de servir de “laboratório” da equipa A, ao nível dos minutos a conceder aos menos utilizados do plantel principal (welder, piris, dier, magrao, shikabala, cisse e Vitor) e também aos atletas a ceder aos treinos da equipa principal. Ao contrário do que referes no teu comentário, pelo que vou ouvindo, o papel de treinador da equipa B no Sporting, no que diz respeito ao raio de ação das suas funções e da sua autoridade, enquadra-se mais no segundo tipo pelo que o treinador principal infere diretamente na gestão dos atletas da equipa B.
Tendo em conta o referido, faria muito mais sentido ter no lugar do Abel alguém que congregasse uma vasta experiência como treinador principal (com o perfil necessário para a formação de jovens futebolistas) com um lugar de referência na história leonina ou no futebol nacional/internacional (o tal carisma que falta ao atual treinador), bem como o necessário espírito de cooperação e de identificação perante a estrutura técnica do clube e do projeto desportivo. Com os requisitos que referi, ocorrem-me os nomes de Ricardo Sá Pinto (pena ter sido lançado as feras porque era o homem ideal, como se viu durante a sua estadia nos juniores), Manuel Fernandes (impossível perante os factos decorridos no último ano), Oceano (também não me parece provável o seu regresso), Prof. jean Paul (largos anos como responsável na academia, conhece como ninguém estes meninos, tem passado como treinador da equipa B, tendo contribuindo Para a promoção do Hugo Viana, do custódio, do ronaldo e do quaresma, no entanto, pela forma como saiu do clube também namore parece que seja uma possibilidade), Litos (seria de facto uma aposta certeira na minha opinião, dado que tem mostrado competência durante o seu trajeto) e poderia elencar mais alguns, sendo que o que interessa é sobretudo o perfil necessário.
Mais uma vez refiro que respeito o profissional Abel, entendendo-o com um treinador em formação e com um importante contributo a desempenhar no clube, porém, penso que seria mais indicado orientar uma equipa de um escalão etário mais jovem (juniores ou juvenis).
28 Abril, 2014 at 6:27
Espero e desejo que, o Abel seja muito melhor como treinador do que foi como jogador, isto para o bem da carreira dele… Mas longe de Alvalade, sff
Agora,a realidade é que, face ao Modelo de integração de cada vez mais jogadores oriundos da NOSSA formação na equipa principal, este cargo de treinador da equipa B assume um papel de relevo na estrutura que a NOSSA Direcção implementou no SCP! Por isso mesmo creio que a aposta em Abel foi, na minha modesta opinião de sócio, pouco acertada… Contudo, muita coisa houve a resolver e bem há um ano atrás, e esta aposta revelou-se um falhanço… A equipa não tem fio de jogo, raramente as substituições têm sido bem feitas, os “recados” aos jogadores na praça pública e, por aí adiante…
Que acabe depressa a época, pois muitas novidades iremos ter neste e noutros dominios do NOSSO Sporting Clube de Portugal!!!
Força Sporting!
SL
28 Abril, 2014 at 6:35
Quanto ao próximo treinador da equipa B, eu apenas vou opinar sobre o perfil que acho que se enquadra na função…
Gostava que fosse um “misto” entre um Manuel José e o Sá Pinto, ou seja, um individuo muito experiente, que já tenha potenciado muitos jogadores, mas que consiga incutir uma garra nos jogadores que os leve a superarem-se, em cada treino, em cada jogo!!!
Se o Litos é uma das pessoas que tem ass caracteristicas que considero importantes para esta função? Sim, além do mais é Sportinguista… Mas gostava de ter não um, mas dois ou três treinadores (tipo Ajax). Em que pelo menos dois desses três tenham sido jogadores do clube e que tenham ganho títulos com a NOSSA camisola!
Poderia ser uma “tríade” de Oceano, Carlos Xavier e Litos?!?!
SL
28 Abril, 2014 at 7:19
Dá para ser um treinador a sério sff?
28 Abril, 2014 at 14:39
Eu concordo contigo mas, será que um «treinador a sério» estará para se sujeitar ao que o treinador da equipa principal lhe imponha? Não esquecer que constantemente mudam elementos da equipa A para a B e vice-versa e que provàvelmente LJ dará ordens para dentro da equipa B. Poderá um treinador dito «a sério» estar disposto a isto? Tenho dúvidas. Só alguém que não se oponha a que o treinador da A dê ordens ao treinador da B. Parece-me que o tasqueiro Imc está mais dentro desta problemática do que os outros comentaristas anteriores. Mas, contudo, eu também não gosto de ver o Abel a comandar a equipa B.
28 Abril, 2014 at 6:55
Sobre o jogo, ainda não foi aqui referido que a reviravolta dos Corruptos, como não podia deixar de ser, teve a ajuda do boi de amarelo: começou a marcar faltas inacreditáveis à entrada da área, de onde nasceu o primeiro golo, amarelou o R. Semedo por mão na bola (quando a bola lhe tocou na cara)…
Ao mesmo tempo o meio-campo do Sporting estava de rastos, Dramé (para mim o motor na primeira parte) foi substituído pouco depois do intervalo e, ao contrário do que aqui se afirma, Abel não colocou nenhum autocarro à frente da baliza: quem entrou foi Enoh e Luka (nem percebi bem a posição dele mas pareceu-me atacante) e, sim, Ié. Quando Ié entrou já tinhamos perdido o meio-campo havia muito tempo. Ou seja, Abel não meteu o autocarro mas não refrescou o meio-campo: Chaby e Wallyson pouco defendiam, Kikas não chega para tudo, Riquicho jogava lesionado e obrigou Esgaio a passar de interior esquerdo para a lateral-direita…
Parece-me, neste jogo, que além das más opções de Abel (para quê tirar Dramé? por estar a jogar bem demais?) as circunstâncias do jogo (boi amarelo incluído) não permitiram ao Sporting acabar com uma vitória folgado – os Corruptos não jogam ratola, deviam ter ido para o intervalo com uns 3 golos no bucho!
p.s. Alguém sabe o que dizia a tarja que as claques mostraram no fim do jogo? Pareceu-me ler ‘corruptos’ mas não dava para ver bem.
28 Abril, 2014 at 8:24
Logo vi devia ter havido mãozinha de árbitro a ajudar, como de costume…
28 Abril, 2014 at 10:47
Sim, o cabrão do Duarte Pacheco. Parece um Zombie saído do Walking Dead…
28 Abril, 2014 at 8:25
Respeito o Abel.
Enquanto jogador, era de longe o único q valia a pena ouvir nas flash interviews.
Reconheço q tal como lhe faltava velocidade e técnica p/ ser um lateral de excepção, tb parece faltar-lhe algo p/ ser um treinador ao nível do q é necessário p/ o Sporting B.
Mas tem qualidades. Penso q Abel deveria ficar no Sporting mas nas camadas mais jovens. A sua calma, pedagogia, equilíbrio etc. encaixam melhor como treinador de sub-17 ou sub-16, parece-me … E para a B, concordo q deveria apostar-se num treinador c/ mais faro, mais competitivo. Litos parece-me de facto uma boa hipótese.
28 Abril, 2014 at 8:27
sabem que a equipa b não serve para ganhar títulos , mas para dar calo aos jogadores numa divisão profissional, para dar minutos a jogadores menos utilizados.
e não me admirava nada que acontecesse como alguém já referiu: as coisas estivessem articuladas entre as 2 equipas técnicas, em que a equipa iria jogar com certos jogadores de uma certa forma e as substituições já estivessem pre programadas, já que nestes últimos jogos as equipas b jogam entre si, logo a partida são níveis semelhantes, por isso dá para fazer testes a jogadores.
28 Abril, 2014 at 10:27
Achas que o Abel é só um pau mandado que tem um papelinho com as indicações de substituições e tudo?!?! Espero que assim não seja porque essa é o que se chama: “Uma articulação de merda!”…uma articulação nível das do joelho do Mantorras! É o Abel que trabalho com eles durante a semana, é o Abel que os motiva, é o Abel que os trabalha…qual o sentido de estar a trabalhar jogadores de forma tão intensa e ordena pela Leo Garden?! Isso faz sentido por exemplo para por 1 ou 2 jogadores a rodar que serão precisos na equipa A num futuro próximo…agora está a preparar quem para os 2 jogos que faltam?! Não me parece nada! E se assim é o Sporting tem de rever o processo…não é assim que se forma jogadores…para se forma o treinador tem de ter uma autoridade e uma força que lhe permita formar…se é só um pau mandado os miúdos não ligam peva ao que ele diz…porque interessa é que sejam chamados á A (que para a cabeça de qualquer miúdo daqueles é uma questão de tempo) e aí sim trabalhar forte!
Percebo a tua benevolência e aprecio que tentes dar uma justificação…mas não me parece que a mesma faça muito sentido…
28 Abril, 2014 at 10:45
tens 3 ou 4 jogadores da equipa b que passam a semana a treinar com a equipa principal
nestas ultimas 5 jornadas, as equipas b jogam entre si, logo já se pode fazer toda e qualquer experiencia do mundo, colocar a jogar gajos que durante a época pouco ou nada jogaram, começar a testar jogadores em novas posições, vale tudo.
se o treinador quiser testar um central a pl, e um pl a central, está a vontade porque estes jogos não vao servir para nada, não vao influenciar nada na classificação.
e sim, não me admirava, que se partisse para o jogo já com a definição feita de de inicio jogar de uma maneira e depois, ao minuto x entrar o jogador a, para ver a equipa de uma maneira, noutro minuto o jogador b para ver a equipa de outra maneira, e depois o jogador c para ver como a equipa reage.
tendo em conta as informações que estão no post, dos jogadores que saíram, e das alterações tacticas, permite-me tirar as seguites observações:
1- tirar o iuri e o dramé, já toda a gente sabe o que eles valem e se a ideia seria ver a equipa numa função diferente, eles não seriam possivelmente uteis( eu já referi eu estes 2 jogadores em termos técnicos são muito bons, mas terão de ser muito trabalhados em termos mentais ,e ai não sei até que ponto não precisarão de um reality check noutras bandas na próxima época, para se poder perceber se temos ali 2 manes, ou 2 diogo rosados)
2- pegamos nos 3 jogadores que entraram e nas funções que foram fazer: Enoh que desde logo foi dito que era um jogador sem bases , que precisava de ser trabalhado e testado em varias funções, jogar como extremo serve para isso, para ele ser ensinado; o lé, pouco ou nada jogou durante a época, também tem direito a uns minutos para mostrar que pode ser opção; e o Luka que esteve muito tempo lesionado e que agora está a ser testado mais a frente. Depois temos também a questão deo esgaio ter sido colocado a defesa direito…………….que é a tal posição que o jardim quer para ele no futuro, nada melhor que o testar desde já.
28 Abril, 2014 at 11:16
Concordaria contigo se visse jogadores que evoluíram ao longo do…como vi muito pouca evolução não consigo dizer que estão a ser formados…acho que estão a ser postos a jogar e estão a ser feitas experiências para o Leo Garden ver (até aceito isso…embora não possa acreditar que tenha substituições pré-estabelecidas…o que acredito é que o Jardim tenha dito “Vai pondo este a jogar, vai experimentando este aqui ou aquele ali…” com indicações a prazo…não posso acreditar que o Abel tem 11 feito e substituições feitas à partida…para isso ponham-me lá a mim…vai dar ao mesmo!), mas que não está a ser feito nenhum trabalho de base para evolução dos jogadores…este ano no máximo aponto-te jogadores que achava no inicio do ano que este era o ultimo na B e que se preparavam para a A e hoje te digo que isso não aconteceu e que quase todos terão de sair para rodar (desses que achava estariam no ultimo ano…outros nunca chegaram sequer a rodar…).
28 Abril, 2014 at 9:39
Ninguém gosta de empatar, quando está a ganhar. Mas todos preferimos empatar do que perder contra o 1 classificado.
Nem pode ser um indivíduo brilhante nem incompetente, aquele que tem de ser o treinador de “mão” do LJardim e por isso acho que o Abel é o homem temperado para as funções que lhe foram atribuídas.
Nao é por acaso que temos 3/4 jogadores a poderem subir à equipa A neste momento.
Temos que ter todos mais calma… Roma e Pavia ….
Estamos no caminho certo e a fazer as coisas bem…. Nao podemos nem devemos estar sempre com esta mania de recomeçar de novo… Temos de dar tempo para que certas peça da engrenagem ganhem patine e isso só se consegue com estabilidade.
Estabilidade é algo que muitas vezes supera a genialidade e a irreverência.
E o Abel é um tipo estável!
Nao vi o jogo de ontem, mas os nosso jogadores suplentes da B, e esses já os vi a jogar, estão muito longe dos da 1 linha… Fraquinhos mesmo.
Litos é um tipo valido? É!
Prefiro estabilidade? Prefiro!
28 Abril, 2014 at 9:42
Eu acredito que o Abel esteja a trabalhar de acordo com as directrizes emanadas a partir de Leonardo Jardim…
Não acredito que ele esteja em “auto gestão”…
É claro que em tudo o que diz respeito ao Sporting, nós queremos é ganhar…mesmo que se tratasse de um campeonato de berlinde, o que nós queríamos era a vitória final em sem derrotas nos parciais…
Mas talvez alguns de nós nos estejamos a esquecer de qual é na verdade “o papel” da equipa B…
Eu acredito que o Sporting está (finalmente) em boas mãos…por isso espero para ver…o que entenderão do “papel” do Abel a Direcção e a equipa técnica principal…
Até ao presente…não veo razões para estarmos com medos do futuro…!!
Aguardemos com confiança e se necessário (para alguns) que haja uma “reprogramação de objectivos”…
Ou melhor…: a consciência de que “perder” às veze…nem sempre pode ser visto como uma derrota…!!
Sporting Sempre…!!
SL
28 Abril, 2014 at 10:07
Primeiro declara-se lampião nas redes sociais e agora atira a camisola do Sporting para o chão. Rúben Semedo é uma merda como pessoa !!!
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/liga_honra/sporting_b/interior.aspx?content_id=880093
28 Abril, 2014 at 10:22
De facto é uma tristeza…
Será que vale a pena andar a desperdiçar tempo e recursos com um gajo desses?
28 Abril, 2014 at 10:58
Nao sei se o atirou por estar frustado com o resultado, quica ate com…Abel.
Se o fez por desesrespeito pelo SCP.
Seja como for, tem que levar puxao de orelhas.
Algo vai mal no reino da Dinamarca
28 Abril, 2014 at 13:04
Tenho ideia de o Figo ter feito o mesmo com a camisola da seleção em 2000, ou o Jorge Costa ter atirado a braçadeira de capitão na altura do Octávio Machado e ter sido recambiado para o Charlton na semana seguinte.
Foram atitudes irrefletidas que dão aso a especulação, mas não me parece que em algum momento tenham pensado em desrespeitar a seleção e o fcp.
Quero pensar o mesmo do Ruben Semedo quanto ao nosso clube, no que diz respeito à atitude de ontem.
Aproveito para dizer que não entendo as afirmações do Abel sobre o jogador. É da equipa A? Não. É do Sporting, tal como ele é. Palavras destas só geram problemas.
28 Abril, 2014 at 14:56
Fosse qual fosse a razão nunca deveria atirar a camisola ao chão. Eu fui uma das que no início de época muito aplaudi este jogador apesar do que disse no facebook e depois de também ter andado na borga mas, agora, não sei se merecerá a pena estarmos a valorizar um jogador que aparenta não ter respeito pelo Clube que representa.
28 Abril, 2014 at 10:16
Eu sou muito critico do Abel…e ao contrário do que muitos aqui querem fazer querer não é pelos resultados dos jogos…é pelos resultados das suas opções e pelos resultados práticos do seu trabalho! Não me venham com coisas…a equipa B serve para preparar os jogadores para a A! Tecnicamente e tacticamente! Se tecnicamente a evolução dos jogadores é medíocre, tacticamente essa evolução é nula! Não quero uma equipa que ganhe tudo…nem exijo que ganhe nada! Quero uma equipa B a jogar á imagem da equipa A…com os mesmos princípios! Quero jogadores que no final da época estejam melhores e mais preparados para a equipa A! Na verdade, ao fim de 1 ano, da equipa B de chapa para a equipa A…não vejo ninguém! Vejo alguns (Dramé, Iuri e Esgaio á cabeça), mas não posso deixar de pensar que o Leo Garden tem ainda muito trabalho pela frente para moldar estes jogadores, e parte desse trabalho deveria estar feito (tirando o Dramé que chegou já a meio da época). Resumindo acho que o Abel não é um bom treinador…mas se fosse um bom formador para mim chegava! O problema é quem para mim nem um nem outro! E dizer que os jogadores têm que sair para crescer é disso prova! Aceito que alguns podem estar nessa situação mas há milhões de exemplos em que isso não é verdade e para além disso jogadores da qualidade do João Mário (por exemplo) só precisam sair para crescer porque não encontram motivação nem crescimentos na equipa B do Abel! Não me venham com merdas…o homem ao fim de 2 jogos no Setúbal já dava nota da preparação para a A…foram 2 semanas de crescimento muito intenso?! Não…faltou foi intensidade na B!
Posto isto…resta esperar para ver o que vai acontecer aqueles meninos! Se daqui a 1 ano tivermos a equipa B mais ou menos na mesma mas estes jogadores que referi chegarem á A e forem claramente opções válidas…I rest my case! Para mim chega e diz-me que o trabalho invisível foi bem feito…
Aos que falam da dupla Ocenao/Dominguês é ver os jogadores que chegaram à equipa A preparados para representar a mesma tendo apenas meio ano de B! É ver que a equipa foi estripada a meio do ano dos 4/5 melhores jogadores e mesmo assim, grande parte dos que hoje brilham na B são os que evoluíram muito nessa fase (e que desde aí estagnaram…)! É ver que o Oceano estupidamente foi queimado na equipa A…Para mim nomes há muitos…Litos e Oceano à cabeça…mas confio muito na nossa direcção e se o Abel se mantiver fico para ver o resultado, esperando que o tal trabalho invisível esteja a ser bem feito!
PS1: Confesso que desde o inicio que não sou um entusiasta do Abel…um treinador do Sporting que não ganha o campeonato de Juniores para mim não merece promoção…até pode ficar nos juniores por diversos motivos mas ser promovido á B…não me parece;
PS2: Tenho o mesmo sentimento em relação ao Lima (dos Juniores) desde a sua primeira passagem pelo escalão…mas como não consigo acompanhar o suficiente para uma avaliação definitiva continuo a dar o beneficio da duvida….
28 Abril, 2014 at 11:05
O Lima tem titulos de juniores… Quanto ao Abel o que me faz impressão é que a equipa não joga nada como equipa… Como dizes não segue os mesmos principios da Equipa A. Os outros escalões até compreendo que não joguem à imagem da Equipa principal, mas os “BB” têm que se ir habituando a isso…
28 Abril, 2014 at 11:48
Eu sei Krpan…mas vi vários jogos da equipa de Juniores (penso que foi a ultima que treinou) e era um futebol bastante…mau…Força a meio campo (William e Renato Neto), tamanho na frente com o Baldé e pouco mais…
Já na anterior que também vi tinha jogadores de qualidade como o André Santos, Martins e Wilson Eduardo e era uma equipa de puro contra-ataque…ponta-pé para a frente e corre Wilson, aproveitando que nos juniores o campo parece muito maior e há mais espaço! Várias vezes com Rosado no Banco, o puto nigeriano e o Diogo Viana (antes de sair para o Porto)…era uma equipa que acho que tinha muita qualidade mas que nos jogos que vi…jogava pouquinho…
Nos 2 casos ganhamos o campeonato num com um golão do Rosado no ultimo segundo do jogo (estoiro de pé esquerdo na quina da área…ao ângulo…ao Porco, tendo o Rosado entrado pai a 10 minutos do final…) e no outro com uma arrancada pelo meio dos “meninos” do Porco quase de meio campo do Renato Neto que deu o golo que nos deu o campeonato…
É mais por isso…mas nesse tempo tinha disponibilidade que hoje em dia não tenho por isso não sei se há uma evolução e se hoje temos mais qualidade do que tínhamos…
28 Abril, 2014 at 10:22
Já entrámos de férias… silly season… o Oceano é o salvador (na Selecção aquilo era só qualidade)… Pedro Barbosa… Barbosa??? Um dos gajos que enquanto director desportivo enterrou o Sporting? Ele que fique com o tipo da Comercial lá pela TVI24, pode ser que ainda lhe calhe malhar numa das bimbas da casa dos segredos.
Não sei se o Abel é o homem certo. Também não advogo essa de “se o presidente o escolheu é porque é bom…”. Quem pode avaliar esse trabalho é o LJ, na próxima pré-temporada. Cada tipo que aparecer preparado para entrar no plantel principal, mérito (também) do Abel. Se no meio daquele talento todo nenhum estiver preparado, é correr com o Abel.
PS: no caso do João Mário, claramente a II Liga já era pequena para ele. O empréstimo só o beneficiou, e se calhar veio com 6 meses de atraso.
28 Abril, 2014 at 10:29
No inicio da época :existiam 3 jogadores que já não estavam a fazer nada estando na equipa b, que precisavam de outro nível competitivo, já que não iam ser opção imediata na equipa a : nuno reis, joao mario e esgaio.
2 deles foram emprestados com 6 meses de atraso , o outro teve para ir , mas acabou por não ir
28 Abril, 2014 at 10:34
IMO
1/2 anos de II Liga (o 1º a rodar entre juniores e B, o 2º a tempo inteiro), depois 1 ano de I Liga (de preferencia fora, num campeonato exigente do ponto de vista competitivo, e onde possam jogar, tipo Belgica ou Holanda) seria o ideal. Claro que cada caso é um caso, uns evoluem mais depressa que outros…
JM, Esgaio e Betinho (Mica) ficaram demasiado tempo. O Nuno Reis, acho (com pena) que não passa disto.
28 Abril, 2014 at 10:35
Nuno…na selecção não tinha propriamente grande jogadores…sei que na equipa B em menos de 6 meses fez um trabalho que foi visível para todos…não é nenhum salvador da pátria…apenas acho que pode ser um dos homens certos no lugar certo! Quanto ao Barbosa aí concordo…não me parece! Não pelo que dizes, apenas porque eu acho que na B é preciso experiência de treinador e formador…o Barbosa não tem nenhuma delas! Sá Pitno acho que é outro exemplo de um treinador da B que poderia ser muito bom…experiente, para mim bom treinador, já mostrou ser bom formador e ainda estaríamos a formar e a moldar (com a ajuda do Leo Garden) um treinador para a A (a prazo…o queimanso foi promove-lo cedo demais…)
No caso do João Mário reafirmo o que já disse…se tivesses um treinador que puxa-se por ele, que o motivasse, que o fizesse crescer, que o fizesse ter novas valências acho que ele jogaria de bom grado na B (desde que fosse treinando cada vez mais com a A)….e acho que o plano era esse! Se tem um treinador que não o motiva, que não puxa por ele e ainda o põe e tira do 11 da forma mais descabida…ele fica fdd…E acho que a prova está no Setúbal! Ao fim de 2 semanas já provava a sua preparação para a equipa A…achas que deu um salto gigante em 2 semanas só porque está na 1ª liga?! Não…deu porque foi trabalho e motivado a mostrar o seu potencial, a ser melhor e a ter novas aspirações e competências…
28 Abril, 2014 at 10:46
Não posso precisar se o JM estava fdd com o Abel ou vice-versa, pois não acompanho os B o suficiente para fazer essa análise. Mas o facto do JM pegar logo no Setúbal prova que ele estava preparado. Logo, a metodologia do Abel não será assim tão tosca… o que me parece é que, naquele momento, a 2º Divisão já era demasiado pequena. Acho que era uma questão de auto-motivação, mais do que outra coisa.
Peço desculpa, mas não vejo o Oceano (por quem tenho grande estima enquanto futebolista, por diversas razões, ainda me lembro de o ver jogar com colegas que faziam o Elias parecer um F1) nem o Sá Pinto (de quem não gosto, vá batam!!) como bons treinadores. Pelo menos hoje. O Oceano parece ser um tipo dedicado (basta ver como evoluiu enquanto jogador), pode ser que aprenda e progrida.
Só por brincadeira, o perfil certo para a B seria o Carlos Queiroz: o tipo como treinador é uma trampa (obrigado Cintra), mas sabe trabalhar miúdos. Se o CR é quem é, a ele também o deve, e muito.
28 Abril, 2014 at 10:57
Quanto ao Queirós (treinador que detesto) acho que tens razão…é a única coisa que sabe efectivamente fazer bem…seria era o treinador da B mais caro de sempre! hehehe!
Quanto ao João Mário …o João Mário praticamente não jogou na B este ano! Ao principio entrava e era titular de forma intermitente (daí a zanga…o João Mário amuou e o Abel cascou nele…) e desde muito cedo houve a ruptura e deixou de jogar…o que a mim me diz que não foi com Abel que ele se preparou e que o fez crescer mas sim um trabalho anterior…
Quanto a futuros treinadores digo o seguinte! Perfeito seria um treinador reconhecido, com experiência de formação de jogadores, com anos de equipas de 1ª divisão…o que acho é que isso não há disponíveis a preços aceitáveis para a B…por isso acho que têm de ser treinadores baratos, com experiência e formadores…Mas uma coisa é certa! Nenhum treinador é unânime no cargo, nenhuma escolha de treinador é unânime por isso claro…é normalíssimo que não gostes dos que eu gostou ou vice-versa…
28 Abril, 2014 at 11:02
Mas sabe treinar muidos o Que?
Porque ganhou um Mundial de Juniores?
Quem treinou os miudos foi o Sporting, o Benfica e o Porto.
Tinha Figo, Joao Pinto, Rui Costa, Peixe, Paulo Sousa, fodasse. Alguma vez um selecionador de sub-20 e responsavel pela formacao dos jogadores?
Epah ponham o intragavel Queiroz num sitio que eu ca sei.
28 Abril, 2014 at 11:17
Só de ouvir falar nesse filho da puta, dá-me vómitos.
Tirando o United (onde levava os coletes e arrumava os pinos nos treinos), só fez merda onde passou e não deixou amigos em lado nenhum. Interesseiro e cabrão.
Cada vez que me lembro de ter destruido aquele plantel com bala, figo, jusko, valcxk, etc, etc, etc …
28 Abril, 2014 at 11:36
E vai ao mundial este ano…
28 Abril, 2014 at 12:40
Naquela altura as selecções faziam estágios longos, e muitos. E havia muita prospecção. Até se pôs em causa esse modelo porque prejudicava os estudos dos atletas (ainda me lembro de uma selecção que chegou “atrasada” porque os rapazes tinham ficado retidos no seus país a fazer exames). Houve muito trabalho por parte da FPF, e do Queiroz.
No MU ele trabalhava diariamente com o CR. Ele ajudou e muito ao seu desenvolvimento.
Como treinador principal, é um zero. Tacticamente é fraco, e não sabe gerir as tropas.
28 Abril, 2014 at 10:27
L… I… T… O… S!
O… C… E… A… N… O!
28 Abril, 2014 at 10:28
Podemos estar aqui a falar do que não sabemos. Na reunião que teve lugar há pouco tempo com os sócios o presidente deixou claro que a equipa B é um laboratório (foi mesmo este o termo que ele utilizou). Claro que todos gostamos de ganhar ao porto-B e ao benfica-B… Mas será esse o objectivo da nossa equipa b? Não me parece que seja. Creio que o objectivo é observar de perto o maior numero de jogadores possível. Se por vezes acontecem coisas como ver o Enoh a extremo(!?) acho q devemos pensar que pode fazer parte das experiências. Não é isso que se faz num laboratório?
Vamos ter calma. Se todos os anos conseguirmos trazer qualidade da equipa b para a equipa a… então é porque o laboratório está a funcionar. Cagem lá no 3-3…
Z
28 Abril, 2014 at 10:48
Z…acho que a equipa B é mais do que um local onde se observa jogadores! É um local de formação de jogadores…e para mim é aí que não vejo resultados! Acho que estes jogadores ainda têm muito que penar para chegar a serem opções efectivas para a A…e têm de penar na A ou emprestados porque nesta equipa B não vejo possibilidade de saltarem directamente para a A como opções válidas! Antes achei…no principio do ano…mas como acho que tiveram um ano de evolução medíocre (quando seria o ano de andarem entre a A e a B…) acho que muitos terão de sair para crescer…Basta ver quantos este ano andaram entre a A e a B! Só o Mané e é porque se treinou desde muito cedo com a A…De resto nenhum jogador mostrou preparação até agora para ser uma opção regular (não titular mas uma opção regular) na A!
Claro que se o Abel continuar, a interpretação que vou fazer é que foi o primeiro ano do Jardim e do Abel, que a máquina ainda está a ser oleada e tudo mais…e se houver algum destes jogadores da B que subam para a A e se provem opções válidas no inicio da época ainda digo que o trabalho foi bem feito e que eu sou um bronco que não pesca nada disto! ;)! Que provavelmente é verdade…hehehe!
28 Abril, 2014 at 10:53
Entendo o que dizes, mas embora ache que mais casos como os do Mané podem acontecer. E se acontecerem uma passagem por ano entre a A e a B já é bastante bom.
Também creio que para a maioria dos jogadores a B não será a ultima etapa antes de chegarem à A. Isto porque a B é um laboratório e como tal faltam lá alguns “reality checks”, a começar pelo facto de não estarem a competir por nada rigorosamente…
Z
28 Abril, 2014 at 11:26
É verdade mas acho que com um treinador com capacidade de motivar conseguia incutir neles uma motivação ainda maior…chegarem à equipa A! E se eles vissem que estavam a evoluir, que estavam melhores, que estavam a crescer e que iam sendo chamados alguns com base nessa evolução que estavam a ter, que chegavam à A e lhes era incutido o que precisavam de crescer, para onde iam e como fariam o caminho…acho que muitos dos que precisam de ser emprestados conseguiriam uma transição interna como muitos outros, que no máximo saíram para rodar nas distritais e depois voltaram (o que cresceram nas distritais, cresciam na B…)! Veloso, Judas, Carriço, Custodio, Nani, Hugo Viana, Quaresma…
28 Abril, 2014 at 10:29
Realmente o Litos era uma boa opção! Embora hoje seja totalmente impossivel por causa das mas relações a minha escolha recairia sobre Manuel Fernandes.
Um treinador mais experimentado, com um peso institucional maior logo mais facilmente respeitado! E seria uma optima forma de reconciliar o presidente com a velha gloria!
28 Abril, 2014 at 10:39
Um bom treinador, grande sportinguista, que nunca teve a chance de poder orientar uma equipa no Sporting, é Manuel Pedro Gomes . Percebe muito de futebol (foi ele quem indicou o Oceano ao Clube), conhece a casa por dentro, é uma pessoa correcta, e NUNCA se viu ou ouviu a dizer mal do Clube ou dos seus dirigentes. Outro factor em seu favor é que foi companheiro de equipa do Mr Osvaldo Silva -o discreto fabricante de craques, referência sempre presente no discurso de Aurélio Pereira- e que por isso está próximo do seu modo de pensar
28 Abril, 2014 at 10:40
A equipa B precisa de um treinador mais experiente! Ponto! É verdade que a posição classificativa é uma coisa secundária importa sim formar e fazer evoluir jogadores. Logo, temos que ter alguém que potencie essas qualidades. Não é a primeira vez que o SCP está em vantagem por mais de um golo e de um momento para o outro vê-se em apuros para defender a vantagem. A equipa sofre muitos golos. Acho que isto quer dizer alguma coisa não?! Quanto ao Abel enquanto jogador: nunca foi jogador para o Sporting. Se calhar, houve muitos jogadores saídos da nossa formação que não tiveram metade das hipóteses que o Abel teve.
28 Abril, 2014 at 10:47
regresso do Oceano era a minha primeira escolha.
28 Abril, 2014 at 11:38
Treinador adjunto do Irao
28 Abril, 2014 at 10:48
Ja escrevi por aqui faz uns tempos sobre o mesmo tema. Na altura “pedi” para pararem de cascar no Abel, que o campeonato estava a meio e no fim se faziam contas. AInda faltam 2 jornadas e certo, mas estamos no fim, ainda assim.
Continuando na senda do comentario de entao, os Bs nao sao para formar treinadores, sao para formar jogadores. Precisamos de um treinador experiente, com competencia na pedagogia e trabalho psicologico alem de tactico, e em sintonia com Jardim.
Esse treinador nao me parece ser o Abel.
Talvez…
O Litos…Vidigal
ou Van Der Gaag.
Ate o Sa Pinto
Com o Oceano para adjunto.
Agora le-se por aqui, Pedro Barbosa?
Fodasse chega de croissants. Um acomodado, vendido, com o ego do tamanho do Mundo. Poderia ter sido um dos melhores do Mundo e nunca foi, porque nao se esforcou. Exactamente a mensagem que NAO queremos passar para futuros craques. E so ve-lo na TV todas as semanas e percebesse que essa e uma ideia descabida.
Abel pode continuar no Sporting, ate como adjunto, mas nao como treinador dos Bs.
Mas outro problema se poe. Um treinador mais qualificado e experiente, nao vai querer receber os badalados 1500Euros que o MAnuel Fernandes revelou que estao a ser pagos.
Talvez largar (um pouco) os cordoes a bolsa, numa posicao CRUCIAL para o projecto Sporting baseado na Formacao nao fosse ma ideia.
Sr. Pres. BdC e Sr. Virgilio, pede-se accao neste defeso.
SL
28 Abril, 2014 at 10:55
Eu cheguei a acreditar que o Manel Fernandes iria pegar na equipa B, com a devida revisão salarial. Era a pessoa indicada para incutir mística e juizinho naquelas cabecitas pouco pensadoras. Ainda por cima, já la estava! Sinceramente, todos os nomes referidos acima são técnicos inexperientes, que não fariam muito melhor do que Abel. Mas enfim, aceito que os resultados são o menos importante, desde que cheguem williams e joões mários todos os anos à equipa principal. Um mau ano na B era não chegar ninguém à A, mesmo que ganhassem a 2º Liga.
Moral da história: houve negligência tática em retirar os jogadores que estavam a fazer a diferença. Mas com Enohs e Iés também não vamos a lugar nenhum. Não podemos ter uma 2 linha tão fraca.
28 Abril, 2014 at 10:56
De qualquer forma, estamos a fazer um grande campeonato. Não esquecer que no Boifica B jogam muitos milionários e que no Elefante Azul B, na primeira volta jogaram muitas vezes, ou quase sempre: Ricardo, Tiago Ferreira, Kléber, Carlos Eduardo, Reyes, o Topo Gígio mexicano, Fábio, Quintero (também jogou). Inclusivamente, eles têm o Zé António de 30 e tais anos. O SCP é constituído essencialmente por miúdos, que jogam contra velhotes bem calejados, de barba rija, carregados de varizes. Mas é não esquecer, que temos no nosso plantel alguns dos futebolistas mais promissores do nosso futebol. E
28 Abril, 2014 at 10:56
E SOMOS SPORTING!
28 Abril, 2014 at 11:03
o tiago ferreira, está onde deve estar, o fabio não estou a ver quem é.lol, o Kleber esteve ali na primeira volta a titular porque não o conseguiram empadeirar em lado nenhum.
o que o porto fez( e a meu ver bem, até porque não é diferente do que o Sporting tem estado a fazer por exemplo com o Shikabala) nos reforços mexicanos, Carlos Eduardo, quintero, foi durante uns meses colocarem-nos na equipa b, longe dos holofotes e da pressão da equipa principal, para eles por um lado adaptarem-se a nova realidade, do pais, por outro para crescerem dentro do estilo de jogo da equipa. o que aconteceu depois de 2 ou 3 meses deste estagio foi que os jogadores apareceram na equipa principal melhores.
quanto ao ze antonio e ao ricardo matos ,o terceiro gr, a ideia é tere estes jogadores com mais idade e mais experiencia, como uma espécie de mentores dos mais jovens: o tiago ferreira evoluiu ao lado do ze antonio e o outro serviu de apoio aos gr mais jovens que estavam no plantel.
28 Abril, 2014 at 11:28
Fábio… Fabiano
28 Abril, 2014 at 11:30
esse esteve na mesma linha dos outros ir jogando para poder ser aposta de futuro na equipa principal
28 Abril, 2014 at 11:32
Conclusão, estás a dar-me razão ou nem por isso?
28 Abril, 2014 at 11:36
em parte tens razao
28 Abril, 2014 at 11:29
Kléber lesionou-se pelo meio
28 Abril, 2014 at 10:58
Tenho claramente preferência pela evolução dos treinadores da formação dentro da pirâmide competitiva.
Um treinador (ex-jogador ou neerd dos FM´s) inicia-se na Academia pelo escalão mais jovem e só ascende à categoria seguinte trabalhando algumas fornadas e mostrando mérito. Chegando à B não deve lá ficar durante mais do que 3 ou 4 épocas…se não tiver espaço na equipa principal…vai para o mercado e mostrando habilidade ficará sempre habilitado a voltar.
No fundo é como a carreira de um jogador, mas mais pausada. Imaginemos que começa a treinar os iniciados com 28 anos. Aos 40 atingirá o futebol profissional. Pode parece tarde, mas estamos a habituar-nos a Vilas Boas, wonderboys, que não é a regra do futebol mundial.
Abel sofre de um problema de afirmação. Nota-se que quer o melhor dos jogadores, mas ao começar quase no topo, falta-lhe a capacidade de “persuasão” e muita perícia táctica…nem todos são “instantâneos”. Ou temos paciência em deixá-lo crescer como treinador apostando nas qualidades que tem – ou vai à vida dele. Haverá quem saiba o que será melhor.
28 Abril, 2014 at 11:12
Zé, não sei se devemos valorizar muito isso, não acredito que “mandar camisola para o chão” tenha sido por desrespeito ao clube, mas sim fodido com a expulsão.
Mas como não estive lá, não posso garantir.
Sobre o Abel, é claro que segue directrizes. E para mim tem feito um excelente trabalho.
Uma equipa que começou mal, chegou a ter 5 vitorias e 5 derrotas, foi subindo, subindo, melhorando. Não havendo um objectivo de subida, seguindo um plano de formação para A, é natural que não tenha muitas alterações, altos e baixos.
Agora, não entendo cobviamente, como a ganhar 3-0 nos deixamos empatar (aceito o 3-1, autogolo, azar). Mas depois, não são directrizes … são mudanças tacticas (culpa do abel) e embora não desculpando os jogadores, são jovens e perante um recuo denunciado da equipa, são comidos (literalmente) pelo adversário.
Portanto, nem o Abel é culpado de tudo, nem sequer uma opção para um dia treinar a A. Talvez o seu papel faça mais sentido numa equipa mais jovem (juniores) e como já li aqui … ter directamente na B um gajo experiente.
No entanto, isto é só a minha opinião, porque CONFIO (e muito) na direcção.
28 Abril, 2014 at 11:14
Obviamente não li todos os comentários e não sei quantas da pessoas que comentaram estiveram lá ontem a ver o jogo. Eu estive e foi sem dúvida um jogo que não vou esquecer por diversas razões…
Primeiro, porque mais uma vez, prova que o futebol tem um elevado grau de injustiça. O SCP teve inúmeras (sim inúmeras) oportunidades para marcar, algumas delas com jogadores isolados que não marcaram, ou porque não tiveram arte ou engenho, ou porque o redes tripeiro defendeu.
O SCP chegou ao intervalo a ganhar por 1 a 0, o que era escasso, muito escasso para o que produziu, tendo em conta que os tripas apenas fizeram um cabeceamento a baliza do SCP.
Na segunda parte o SCP entra muito bem e marca 2 golos quase seguidos e mesmo a ganhar por 3, o Iuri tem uma jogada que fica só com o cão d’água tripeiro (central com cabelo à david luis), dá um nó ao gajo, finta o guarda-redes mas fica com sem ângulo para rematar à baliza, mesmo assim passa a bola para trás e não aparece um jogador para empurrar a bola. Mais um enorme desperdício. O treinador mexe e mexe mal, começa a tirar os gajos que mexiam com o jogo (caso do Dramé e Iuri) e coloca jogadores que não acrescentaram algo ao jogo…
E de repente um lance que muda o jogo, o tozé (um anão com metro e meio que é só o melhor marcador tripeiro) tem a bola, um jogador do SCP está a disputar a bola com ele, o anão caí sem falta e fica em cima da bola e protege a mesma. Não deixa o jogo continuar e qd um jogador sportinguista tenta tirar a bola, o apitador decide marcar livre a favor dos tripas… Não entendi o porquê, o anão é que não deixou disputar a bola, não houve falta, mas enfim, nada de novo… Desse livre nasce o primeiro golo tripeiro, que na realidade foi um autogolo. A partir daí a equipa do SCP, os jogadores estavam lá mas a equipa não, desapareceu e o adversário em 3 ou 4 oportunidades marcou 2 golos. O boi apitador deu o primeiro amarelo ao semedo não sei bem porquê, e disse logo que iria ser expulso, o que veio a acontecer mais tarde.
Não vi o lance do semedo ter atirado à camisola para o chão, mas também não me choca… Já se sabe que é um mercenário e deve estar a tentar sair para ir para o clube do seu coração. É um óptimo negócio para ele e para o tal clube,faz a formação na melhor escola, para depois ingressar no rival…
Foram 35 minutos inadmissíveis, a ganhar por 3, não se pode baixar a intensidade daquela maneira. Mesmo a perder por 3, o puerto, que não joga uma beata, sabe que tem do seu lado 3 tipos que à mínima hipótese lhes dará um livre, um penalty que pode alterar o resultado, o Sporting é que tem que estar preparado para todas essas hipóteses e esta equipa não está!
Se não tivesse cometidos tantos erros em outros tantos jogos arriscaria a dizer que estariam confortavelmente em primeiro, pois têm muito mais arte e técnica que os adversários, falta terem uma equipa coesa e responsável.
Os tripeiros, por sua vez, investiram 17 milhões na equipa B e embora, na realidade, estejam em segundo lugar, não o justificam, pois praticam um futebol que embora seja pragmático é muito pouco atractivo e exceptuando o anão ( que nunca terá oportunidade na equipa principal) não tem elementos que sobressaiam.
Foi um jogo que passou de uma possível goleada para um empate que quase se tornava derrota.
Um jogo para a estrutura não esquecer e ficar como exemplo que o jogo só está ganho quando o boi apitar.
28 Abril, 2014 at 11:32
O árbitro devia candidatar-se a figurante no Dead Walking.
28 Abril, 2014 at 11:44
Desde a primeira hora que suspeitei que tivesse havido intervenção dos bandidos do costume…
28 Abril, 2014 at 17:13
Não é só com grandes penalidades e foras de jogos que os apitadores condicionam os jogos, é no critério que utilizam para a marcação das faltas e faltinhas. Claro que com 3 a 0 não foi só culpa dele, aliás a culpa foi da dormência da equipa pouco tempo após o 3 a 0, mas q o boi deu uma ajudinha, lá isso deu…
28 Abril, 2014 at 11:25
ora bolas!
parece que vou ter de pagar 10 cervejas na roulotte das boas, a 10 tasqueiros
porra, abel
28 Abril, 2014 at 11:29
Tirem vocês as conclusões sem esquecer que antes de 2012-2013 o Sporting B tinha descido à 3ª divisão em 2003-2004. Este ano a base do Sporting usa mais jogadores da equipa B do que no ano passado e a 2ª liga em si também é diferente porque só desce 1 equipa e pelo contrário são promovidas 3. Menos competitividade no fundo da tabela e mais no topo que é a posição onde o Sporting têm andado.
Jornada 40, época 2012-2013, Sporting 63 pontos, 16V, 15E, 5D
Jornada 40, época 2013-2014, Sporting 66 pontos, 19V, 9E, 12D
2012-2013:
Porto B-Sporting B (1-0)
Benfica B-Sporting B (1-3)
Sporting B-Porto B (2-0)
Sporting B-Benfica B (1-3)
2013-2014:
Porto B-Sporting B (2-1)
Benfica B-Sporting B (3-1)
Sporting B-Porto B (3-3)
Sporting B-Benfica B (?-?)
28 Abril, 2014 at 12:14
Não quero jurar (que já foi à muito tempo) mas penso que o Sporting B começou nessa mesma divisão…apenas não subiu! Só estas novas equipas B é que começaram logo na 1ª…
Penso eu…
28 Abril, 2014 at 11:33
o tema Semedo…
(Luis António Verney – 1746, O Verdadeiro Método de Estudar…)
«Na verdade o primeiro princípio de todos os estudos deve ser a gramática da própria língua […]. Julgo que este deve ser o primeiro estudo da mocidade, e que a primeira coisa que se lhe deve apresentar é uma gramática da sua língua, curta e clara; porque, neste particular, a voz do mestre faz mais do que os preceitos. E não se deve intimidar os rapazes com mau modo ou pancadas, como todos os dias sucede; mas, com grande paciência, explicar-lhes as regras e, sobretudo, mostrar-lhes, nos seus mesmos discursos, ou em algum livro vulgar e carta bem escrita e fácil o exercício e a razão de todos estes preceitos.»
28 Abril, 2014 at 22:53
Esse extracto do texto de Verney associei-o, nem sei bem porquê, a um poema de Bertolt Brech:”Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem”.
Ora bem, o que retiro daqui? Que “do jogador que sai enraivecido, tira a sua camisola e a atira ao chão, diz-se que não respeita o seu clube. Mas ninguém fala em falta de respeito do jogador que, no êxtase do golo, tira a sua camisola e a lança ao chão quando se dirige aos adeptos para receber os seus aplausos”.
Posso concluir, Verney: “A voz do mestre faz mais do que os preceitos… não se deve intimidar os rapazes…com grande paciência, explicar-lhes as regras…e a razão de todos estes preceitos”.
Parece-me que anda por aqui muita gente de facas afiadas, esquecendo (ou desconhecendo?) que toda a verdade tem duas faces…
28 Abril, 2014 at 22:55
Onde digo “Posso concluir…”, quis dizer “Para concluir…”.
As minhas desculpas.
28 Abril, 2014 at 11:42
Bom dia a todos!
Não vou tecer grandes comentários em relação ao treinador e qualidade de jogo da equipa B, pelo simples facto de apenas ter visto um jogo dos B’s esta época!
Todavia, quero relembrar para que serve a equipa B, seja com o Abel, o Litos, o Oceano ou outro qualquer… formar jogadores para alimentar a equipa principal!!!
E isso, temos claramente conseguido, já sei que vão dizer que isso se deve à qualidade dos jogadores e não à qualidade do treinador…mas… é um facto que temos conseguido potenciar os jogadores!
Desde que existe equipa B: Dier, Ilori, R.Semedo, Bruma, J.Mário, Fokobo, Esgaio, Zezinho, Mané, todos eles jogaram na equipa A fruto do trabalho que desenvolveram na B!
Alem destes existem mais na calha: Tobias, Wallison, Chaby, Iuri e Dramé.
Como é óbvio, é preferível formar jogadores, vencendo, mas se conseguimos formar jogadores, e existe uma boa articulação entre a estrutura da equipa principal e a da equipa B, não será errado trocar?
SL
28 Abril, 2014 at 11:46
Fokobo?! Hein? Quantos jogos fez este ano?
28 Abril, 2014 at 12:06
“….desde que existe equipa B….. jogaram na equipa A….”
Fokobo já jogou, certo?….
28 Abril, 2014 at 12:11
Este ano penso que não terá feito mais de 6 jogos. Estou a ser optimista.
28 Abril, 2014 at 12:12
Estou a lembrar-me de um ultra penalti contra o Porco…estarei a confundir?! No ano passado?! Acho que foi ele…
28 Abril, 2014 at 14:19
Sim, foi o Fokobo.
28 Abril, 2014 at 14:24
Estive agora mesmo a constatar algo que um nosso companheiro escreveu num post recente.
Tinha-me escapado, porque nunca me passou pela cabeça que no Jornal Sporting se dedicassem a fazer coisas como já vimos na página online da TSF: adulterar o emblema do Sporting.
Vão lá ver à capa do jornal de 17/Abril. Na 1ª página, o emblema do Sporting que faz parte do nome do Jornal foi manipulado. A palavra “Sporting” perdeu o ‘G’… caiu, e está a repousar em cima da 1ª faixa branca…
Isso parece-vos uma coisa menor, sem importância?
Pois eu acho que só pode ter sido propositado.
28 Abril, 2014 at 16:49
Tens razão, fui agora verificar e não encontro justificação para que a letra tenha caído do emblema, assim sendo, só se compreende como tendo sido propositado.
28 Abril, 2014 at 21:06
E não esquecer a gritante “gralha” que também vem na capa (e se repete no interior, na própria notícia) que traz o resultado da vitória da na equipa de Andebol sobre o ABC errado nos cabeçalhos. Também foi propositado, porque no desenvolvimento da notícia já aparece correcto.
Enfim… já não bastava a TSF, a Antena 1, o Jornal de Notícias e o Rascord, a ameaça vem de onde menos se espera: do Jornal que foi criado para propagar o ideal sportinguista.