Vale mesmo a pena ler este artigo, em dupla página, no jornal Sporting, assinalando 15 anos sem António Livramento, uma das maiores figuras da história do Sporting e do desporto a nível mundial (e ainda ficamos a saber que foi ele o responsável pela vinda do Paulinho para o Sporting).
7 Junho, 2014 at 14:14
Comprei o jornal ontem no Funchal mas ainda não li a reportagem 🙂 vo ler hoje 🙂 SL
7 Junho, 2014 at 14:15
Muitas tarde à espera junto ao meu radio no quarto, luz na penumbra, para que nada me desconcentrasse. Era como ir para dentro de um Matrix e ver o jogo todo a 360• graus.
E as jogadas do nosso Livramenro…. Partia aquela gente toda… E era Golo golo golo de Livramennnntoooooo
E um sorriso com anciedade de mais uma vitoria do nosso Grande Amor.
Viva o Sporting Clube de Portugal
7 Junho, 2014 at 14:21
O jogo contra o Fundão dá na TV?
7 Junho, 2014 at 14:28
rtp2
7 Junho, 2014 at 14:40
Gostei muito deste SENHOR no hóquei mas quem mais me imprecionou, quando era miúda, a jogar esta modalidade e só ouvia não via, foi JESUS CORREIA.
7 Junho, 2014 at 15:34
Cara Leoa, o Jesus Correia foi a par do Livramento o expoente máximo do hóquei patins mundial, não esquecendo que o nosso violino era simultâneamente jogador da selecção nacional de futebol. Foi sem duvidas nenhumas um desportista unico no panorama desportivo luso, por isso não é de estranhar a sua admiração por ele.
7 Junho, 2014 at 17:00
Caro Olysipo e outros, para clarificar, o Jesus Correia jogava hóquei no Paço d’Arcos e não Sporting. No Sporting jogava futebol indo (apenas) 13 vezes à Selecção de futebol, pois naquela altura havia muito poucos jogos internacionais. Já no hóquei terá quase 150 jogos com a Selecção onde, com Correia dos Santos, fazia uma dupla temível que valeram 5 campeonatos do Mundo. Consta, e segundo o meu pai é verdade, que levava a bola no stick em toques de um lado ao outro do campo sem ninguém lha conseguir tirar… como o meu pai o conhecia pessoalmente tive o enorme prazer de privar com ele em miúdo e realmente era de uma alegria contagiante. Grande homem e, sem dúvida com Stromp e Bessone, um dos desportistas mais completos de sempre.
7 Junho, 2014 at 17:15
É verdade que nos relatos se comentava isso de «levar a bola no stick e de ninguém lhe a conseguir tirar», mas caro Sporting Sempre, penso que está errado em dizer que ele só jogou hóquei no Paço de Arcos, ele jogou hóquei no Paço de Arcos e no Sporting se a memória não me está a falhar.
7 Junho, 2014 at 18:22
Cara Ed, não, o Jesus Correia só jogou hóquei no Paço d’Arcos onde tinha nascido e onde vivia. Inclusivamente o Sporting quis que ele optasse pelo futebol e deixasse o hóquei, mas ele optou pelo hóquei e deixou de jogar futebol prematuramente julgo que ainda com menos de 30 anos.
7 Junho, 2014 at 19:24
Caro Leão, em nenhum momento escrevi que o nosso Violino tinha jogado hóquei no nosso clube. Conheço os feitos deste desportista impar pois li o livro que os relata, e tive a oportunidade de escrever sobre ele um post que foi publicado no cacifo . Qualquer das formas mesmo não tendo sido hoquista no nosso clube a história e os feitos não mudam por esse facto. Abraço.
7 Junho, 2014 at 20:53
É verdade, caro Olysipo, não o disseste em lado algum eu é que erradamente o assumi… as minhas desculpas. Certamente que os seus feitos desportivos e o grande homem e Sportinguista que era não mudam por isso. Ele que era belenense de nascimento foi como todos sabemos instrumental na história dos 5 Violinos, acabou Sportinguista de corpo e alma e chorou com o seu merecido reconhecimento ao inaugurar o novo Estádio com o primeiro toque na bola.
7 Junho, 2014 at 22:07
Isso mesmo. Abraço.
7 Junho, 2014 at 15:46
És do tempo de Jesus Correia??
Tou a ver que és veterana 🙂
7 Junho, 2014 at 16:19
Já cá cantam 74. Já vi passar muita água por baixo da ponte.
7 Junho, 2014 at 16:59
Wow… Se não dissesses isso, diria que és uma jovem.
Parabéns , amiga.
7 Junho, 2014 at 17:17
O espírito é que conta. Grácias. SL
7 Junho, 2014 at 15:06
Nao sei qual o melhor nome para o nosso pavilhao…
Joao Rocha ou Antonio Livramento?
7 Junho, 2014 at 16:18
O pavilhão, felizmente, poderia ter inúmeros nomes, tal é a riqueza da história do clube…
Pedimos o dinheiro ao Cristiano para a construção do pavilhão, o homem fica para sempre na história do clube (ainda mais), e ficamos com o pavilhão Cristiano Ronaldo, não se fala mais nisso 🙂
Como diria o catedrático, esse dinheiro, para o Cristiano, são peaners…
7 Junho, 2014 at 17:20
Parece-me que os Sportinguistas já escolheram o nome para o pavilhão. João Rocha foi a escolha, não foi?
7 Junho, 2014 at 15:43
Da entrevista ficou-me na cabeça a afirmação do Senhor Moniz Pereira , de que se não seria o Pelé o Livramento do futebol ! Descobri também que tinha sido ele o responsável por termos connosco o Paulinho ! Que Enorme ser humano o Livramento era.
Mago com o stick , Mago na vida .
7 Junho, 2014 at 16:26
Por essa razão o Paulinho, quando morreu o Livramento, chorava que nem uma criança. O Paulinho antes de ser roupeiro arranjava os patins aos oquistas e entrou lá pela mão do Livramento. Mas o Paulinho tem uma história muito rica, em relação ao Sporting, antes do Livramento o puxar para o hóquei.
7 Junho, 2014 at 16:22
Vi o Livramento no despontar já brilhante então, da sua carreira…
Dezembro de 1967…
Lourenço Marques, Pavilhão do Sporting Clube de Lourenço Marques – Campeonato Nacional de Hoquei em Patins
Equipas…:
Malhangalene F.C
e creio que o…Clube Ferroviário de L.Marques
Benfica de Luanda
Sport Lisboa e Benfica
Livramento jogava então no Benfica e era já a referência num grupo de bons jogadores…
No Malhangalene jogavam os irmãos Adrião o Zé e o Fernando, filhos de um grande guarda-redes de hóquei também Adrião
Nesse tempo para mim e para muitos, Fernando Adrião era o melhor…foi depois ultrapassado pelo Livramento…
Livramento era já então também…um prodígio do hóquei sobre rodas…
Foi um grande jogador entre muitos glórias do Hoquei em patins…
Mais uma glória Leonina…!!
SL
7 Junho, 2014 at 16:28
Fernando Adrião também foi um grande oquista.
7 Junho, 2014 at 17:32
Yah, quando eu era miúdo, Livramento e Adrião eram ídolos do pessoal. Depois apareceu o Xana…
Porra, a modalidade perdeu o encanto quando o Sporting deixou de praticar.
…e deixou de praticar porque na última época, no último jogo o Sporting foi jogar ao Seixal. O motorista do autocarro que transportou a equipa andou às voltas à procura de um lugar para estacionar e por isso chegaram ao pavilhão um pouco depois da hora agendada para o jogo, e as entidades oficiais não aceitaram as justificações para o atraso e averbaram uma derrota por falta comparência.
A Direcção do Clube (acho que foi no tempo da Administração Sousa Cintra) avisou logo que se fizessem isso, o Sporting abandonava a modalidade. E assim aconteceu, para mal do Hóquei em Patins, e do desporto.
Enfim… é mais um registo lamentável de algo desleal que usaram para travar o avanço do nosso Clube.
7 Junho, 2014 at 20:19
Equipa sensacional treinada por Torcato Ferreira
Ramalhete, Julio Rendeiro, Sobrinho, Xana e Livramento
7 Junho, 2014 at 20:55
Essa eu não sabia. Bolas há longos anos que andamos a ser tramados em tudo.
7 Junho, 2014 at 20:55
ARIEL, isso foi mais uma desculpa que outra coisa qualquer… acabar com o hóquei no Sporting foi um crime de lesa-Pátria e um desrespeito à História do Sporting. Não há justificação para tal.
7 Junho, 2014 at 21:35
Foi desculpa??
O Sporting fez um ultimato à Federação de Hóquei, eles não recuaram, achas que o Clube ia voltar atrás na sua palavra?
7 Junho, 2014 at 21:38
Falas em crime de lesa-Pátria, mas é preciso não esquecer que a equipa desse tempo não era a do Livramento. Se estou bem recordado, essa derrota por falta de comparência faria com que a equipa descesse de divisão
8 Junho, 2014 at 1:16
Não interessa. A História do Sporting no hóquei, tal como no andebol, nunca deveria permitir que a modalidade acabasse nem que o investimento nela fizesse com que não fossemos competitivos… foi a futebolite aguda que o determinou e, tal como com o ignóbil referendo para escolher entre andebol, basket e voleibol, não tem desculpa possível.
O Sporting é um clube eclético na sua essência e quando hoje mesmo se fala que as modalidades devem ser auto sustentáveis estamos a faltar ao respeito a essa mesma essência. Basta apenas olhar para os orçamentos para se perceber que qualquer compra de um qualquer jeffren daria para cobrir 5 épocas de andebol, hóquei, basket, voleibol, e atletismo com equipas competitivas ou construir um terço do pavilhão.
Mas ainda tenho o sonho de um dia ver o Presidente dizer… x% das receitas da Champions League são para as modalidades e para a construção do pavilhão. Nada me faria mais orgulhoso e feliz e aí “Bruno de Carvalho” assentaria que nem uma luva ao novo pavilhão. Aceita o repto, Presidente?!
7 Junho, 2014 at 16:29
A que horas dá o jogo?
7 Junho, 2014 at 16:32
17 hrs na rtp2
7 Junho, 2014 at 16:33
O meu muito obrigado a António Livramento por tudo o que foi como ser humano e também pelo que fez pelo NOSSO Sporting Clube de Portugal!!!
Daqui a mais ou menos meia hora temos o futsal… É para ganhar rapazes!!!
Vamos SCP!
SL
7 Junho, 2014 at 16:34
Os melhores dos melhores vestem sempre de verde e branco:agostinho, lopes,livramento, ronaldo
7 Junho, 2014 at 18:41
Um já está!
7 Junho, 2014 at 20:47
Para quem viu António Livramento jogar, não pode ter dúvidas … ele foi sem dúvida alguma o melhor jogador de hóquei patins de todos os tempos. Era um Maradona de patins…
Saudações Leoninas
7 Junho, 2014 at 21:29
Livramento, o responsável por ter convencido o meu pai a deixar-me jogar Hóquei em Patins quando era miúdo. No clube ao pé de casa, o Infante de Sagres, onde começou a jogar outra figura lendária do Hóquei do Sporting, o Júlio Rendeiro.
7 Junho, 2014 at 22:27
Sou novo demais para ter memoria desse grande jogador.
Ma o meu pai sempre me foi contanto o quanto ele era enorme!
8 Junho, 2014 at 19:13
No meio deste entusiasmo todo com o maior de todos no hóquei, uma palavra para o Jornal do Sporting. Afinal parece que está melhor e até já é comentado aqui…