Diz que a Câmara de Lisboa vai investir 2,5 milhões de euros na execução de 16 projetos, propostos por vários cidadãos no âmbito do Orçamento Participativo de Lisboa (OP). Também diz que esses projectos passam pela renovação dos espaços verdes, pela criação de novas infraestruturas ou pela modernização administrativa. E, por último, diz que um dos que foi aprovado implica esturricar 50 a 150 mil euros para erguer uma estátua de um tal Cosme Damião que, num ano que os próprios benfiquistas desconhecem, fundou o slb.
Aqui não está em causa a ideia, pois qualquer um de nós podia ter sugerido uma estátua de uma individualidade ligada à vida do Sporting. O que está, aqui, em causa, é o desbaratar de dinheiro em algo totalmente desnecessário e pateticamente incluído na categoria “cultura” (aposto que a estátua do Nuno Álvares Pereira só foi aprovada para disfarçar), como que gozando com a cara de quem, diariamente, leva com um forçado apertar do cinto e se vê privado de algo tão básico como comida, água ou luz.
Se estou contra isto? Obviamente que estou! E vou mostrá-lo assinando esta petição.
p.s. – há quem, hoje, faça greve, reivindicando direitos e manifestando-se contra o atirar do país para o buraco. Infelizmente, alguns deles, passando dificuldades a sério, serão capazes de achar tudo isto normal. É o país que temos. E explica muita coisa…
7 Novembro, 2013 at 13:29
É a chamada puta da vergonha.
7 Novembro, 2013 at 13:57
É a chamada puta da sem-vergonha.
7 Novembro, 2013 at 13:42
Já subscrevi a petição. Nem quis acreditar quando li! É miserável!
Gastar 100 mil euros (dinheiro dos contribuintes) para fazer uma estátua a um fundador de um clube?!?
Nem no meu clube estaria de acordo!
Aposto que é um amigo – é sempre um amigo ou familiar – que vai fazer a estatueta. É sempre assim. Ficam todos a ganhar.
Se esta merda for para a frente, os sportinguistas devem organizar-se para partir aquilo durante a noite. Falo a sério.
Era o que faltava! O sr. Costa por acaso já ouviu falar em Carlos Lopes ou Moniz Pereira? Ou Joaquim Agostinho e António Livramento? É normal que não os conheça, pois ele nem sequer nasceu em Portugal.
7 Novembro, 2013 at 13:45
Off-topic (já a pensar no sábado).
Noto que o nosso meio campo é demasiadas vezes apanhado em inferioridade numérica, ficando apenas WCarvalho para dar conta do recado, e não sendo um jogador agressivo, fica demasiado fácil para os adversários…então porque não jogamos com duplo pivôt defensivo?
– Libertava o “10” e mesmo os alas ficavam com menos preocupações defensivas;
– Por mim apostava em Carvalho + Dier, ambos fortes fisicamente e ambos chegam bem á zona de decisão. Por outro lado dava-se minutos a Dier numa zona menos “sensível”
– Creio que para jogos a doer seria a mehor opção, mas isto é só um treinador de bancada a falar
7 Novembro, 2013 at 13:48
Cosme Damião foi um grande sportinguista! Até foi o primeiro de sempre a marcar um golo contra o Benfica num Benfica-Sporting! :):):)
7 Novembro, 2013 at 15:01
Não percebi… esse tal de Damiao foi fundador do Benfica mas jogou por nós?
7 Novembro, 2013 at 13:50
Para mim que sou artista plástico digo (para além da merda salazarista e bafienta da relaçäo estado-arte-mete lá os 6milhöes de tugas todos contentes) que sa foda a estátua… gastem os 150 mil euros com critério nas artes plásticas pois os artistas estäo a subsidiar um sistema institucionalizado onde do porteiro ao director dos museus papam mas os artistas andam a trabalhar de borla… que sa foda a estátua que vai ser uma merda revivalista ou de mau gosto (o nosso estádio incluído taveira dum cabräo…)
7 Novembro, 2013 at 14:07
eu acho o nosso estádio, especialmente por fora bonito.
7 Novembro, 2013 at 13:56
A mim o que me revolta não é ” a estátua do Damião ou de qualquer outro cagalhão”!
O que me revolta é:
1- Cada vez há mais desemprego!
2- Cada vez há mais fome!
3- Cada vez recebo menos! (ainda sou dos previligiados que trabalham)
4- Cada vez pago mais impostos!
5- Andam há não sei quanto tempo a dizer que os portugueses gastam de mais!
FODA-SE! E NÃO HÁ MAIS NADA ÚTIL EM QUE SE GASTAR O DINHEIRO DO QUE ,NUMA ESTÁTUA DUM GAJO QUE É REFERÊNCIA DUM CLUBE SEJA ELE QUAL FOR? ISTO É UMA PRIORIDADE?
VÃO PARA O CARALHO QUE OS FODA!!!!!!!
7 Novembro, 2013 at 14:16
BACK
“p.s. – há quem, hoje, faça greve, reivindicando direitos e manifestando-se contra o atirar do país para o buraco. Infelizmente, alguns deles, passando dificuldades a sério, serão capazes de achar tudo isto normal. É o país que temos. E explica muita coisa…”
Bravo, Cherbakov, esses porcos desses grevistas deviam levar nos cornos.
Já agora, aproveito para explicar-te outro equívoco teu.
Quem passa por dificuldades a sério não anda nessas manifestações, são muito pobres, alguns deles sem-abrigo para gastarem dinheiro na organização dessas manifestações.
7 Novembro, 2013 at 14:19
Cresce rapazinho…
7 Novembro, 2013 at 14:29
é como tu, também não tens abrigo e passas a vida aqui…
7 Novembro, 2013 at 14:34
a única coisa boa nisto tudo é que és de uma coerência fascinante (ou pirililante, ou lá como é que é que tu falas): seja qual for o assunto, és sempre limitado.
7 Novembro, 2013 at 14:29
Depende do escultor: se for uma estátua a aprovar como obra de arte, não importa grande coisa o figurão representado; sim, mais o génio do artista é importante do que a cara do Cosme; até os materiais de que for feita a estátua é importante – já para não falar no processo de execução, que também pode ser genial…
Quanto aos dinheiros gastos, que bem poderiam ser utilizados noutras obras de maior necessidade para os lisboetas, se não fosse o facto de se querer perpetuar no mármore, na pedra, ou no bronze uma figura do Benfica, a indignação de alguns dos nossos amigos sportinguistas seria nula.
Não acho uma boa causa este artigo. De resto, poupar-nos-ia ao insulto de um insolente à pessoa do Cherba – insulto dos mais ordinários que por aqui passaram. Embora a gente também não deva fazer caso disso, o inergúmeno conseguiu entrar aqui, e isso é que verdadeiramente me admira.
Até sempre, SPORTING.
7 Novembro, 2013 at 15:38
Já o disse ontem: acho muito bem, assim os lampiões já escusam de ir chatear o Marquês e o seu leão.
7 Novembro, 2013 at 18:27
Para isso precisavam de ganhar alguma coisa… ahah
7 Novembro, 2013 at 15:51
Há mais de um ano que passei num buraco (Um SENHOR buraco) na Av. 5 de Outubro em Lisboa que fez arrebentar o meu air-bag lateral. E há mais de um ano que tenho o processo disso a arrastar-se na Câmara para me pagarem o arranjo dos danos, e estes filhos da puta aprovam uma merda de uma Estátua para um badameco do caralho? Foda-se!!! Vão gozar com outro!! Mas nem que fosse uma estátua de alguém ligado ao Sporting, há prioridades… Eu aceitava se me dissessem que o dinheiro seria gasto em infraestruturas, reabilitações etc… Agora numa estátua?! Puta que os pariu… E o meu dinheiro? Piu?
7 Novembro, 2013 at 16:04
Será que a estatua será feita com o senhor a envergar a mitica stromp vestida ?
Sempre foi o sonho do Cosme Damião. Era uma bonita homenagem que lhe prestavam.
7 Novembro, 2013 at 17:17
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1399368&seccao=Sul
7 Novembro, 2013 at 17:19
“A Câmara de Lisboa vai ter que pagar ao Sporting 18 milhões de euros, parte dos quais em imóveis para recuperação, segundo o protocolo a assinar com o clube que será analisado quarta-feira em reunião do executivo.
De acordo com a minuta do protocolo, a autarquia paga ao Sporting os 18 milhões em numerário e, mediante a entrega de um conjunto de imóveis municipais para projectos de recuperação “legal e fiscalmente enquadrados no regime de reabilitação urbana”, aceita a construção pelo clube de um gimnodesportivo nos terrenos do antigo estádio.
Uma vez que o Tribunal Arbitral decidiu em 2008 que o Sporting tem efectivamente direito a 29 000 metros quadrados (m2) de edificabilidade e que estes não poderão ser concretizados nos terrenos do antigo estádio, a autarquia e o clube concordaram encontrar outro local na área do município para que tal seja possível”
Houve revolta neste caso? Pois não…
7 Novembro, 2013 at 17:23
Ó lampião, e o que já tinhas recebido por volta de 2004? Isso foi uma migalha comparada com as vossas benesses nessa altura. E foi sucessivamente emperrado pelo grande embargador, conhecido lampião, mas no que tocou a embargar a vergonha que foi o terem considerado o relvado da pocilga como zona verde nada. O rol de favorecimentos ao teu clube de merda é antigo e muito extenso. Já nem há paciência para estar sempre a escrever o mesmo.
Vai dar banho ao cão.
7 Novembro, 2013 at 19:02
E não vamos falar da nova localização da redação do Record…
8 Novembro, 2013 at 5:06
Ó parvalhão, então se a Câmara de Lisboa teve que ficar com terrenos que eram do Sporting (na zona onde agora é o Metro do Campo-Grande e outras zonas), achas que não nos tinham que dar nada em troca ?
Olha que foda-se! Deves ser BURRO que nem uma porta. Ou então és só ignorante!
7 Novembro, 2013 at 17:23
Ainda por cima o Sá Fernandes foi o filho da puta que causou milhões de euros de prejuízo à CML,
embargando as obras do túnel do marquês!
Só em Portugal este fdp ainda pode ser vereador de um município, ao qual causou milhões de prejuízo.
Só podia ser dele esta ideia de merda.
7 Novembro, 2013 at 17:32
Como previsto, o Foi Com Putas já reagiu.
Dragões criticam estátua de Cosme Damião
Por Redação
Em comunicado, o FC Porto critica a construção, com a comparticipação da Câmara Municipal de Lisboa, da estátua de Cosme Damião, fundador do Sport Lisboa e Benfica, na capital.
Leia na integra o comunicado que o FC Porto intitulou de «A estátua de Sá Fernandes»:
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, por proposta do vereador Sá Fernandes, a comparticipação na construção de uma estátua do fundador do Benfica. E desta forma continuamos, todos nós, os que gostam de futebol e os que não gostam, os que são do Benfica e os que não são, a pagar os devaneios da classe política.
Numa altura em que o país atravessa a mais grave crise das últimas décadas, em que se cortam salários e reformas baixíssimas, com o argumento que todos têm de contribuir para o esforço de recuperação das contas públicas, a Câmara Municipal de Lisboa decide fazer-nos a todos, ainda que indirectamente, pagar uma estátua do fundador de um clube.
Em causa não está tratar-se deste ou daquele clube, em causa não está uma qualquer associação entre uma câmara, ou outra entidade pública, num projecto que crie emprego, crie valor, mas sim o luxo de se continuar a gastar tão mal o dinheiro de todos nós.
E porque nestas coisas do futebol os políticos gostam sempre de sol na eira e chuva no nabal, certamente que Lisboa receberá em breve outros monumentos de homenagem aos fundadores de outros clubes, pagos pelos portugueses de Monção a Vila Real de Santo António.
7 Novembro, 2013 at 18:25
Entretanto esse comunicado já foi corrigido e retiraram a referência ao Sá Fernandes… Como já referi num comentário acima, é coincidência de nomes… A ligação não sei…
7 Novembro, 2013 at 18:46
A estátua só vai custar 1500 euros. Outros receberam centros de estágio de milhões e outros também já receberam um protocolo com verba choruda. Que moral tendes para criticar?
Porque não pegam em 1500 euros e não fazem uma estátua a alguém histórico do vosso clube???? Olhem que é até uma verba bastante acessível. Aliás, é o valor dum ordenado mensal dum atleta de II Divisão!
7 Novembro, 2013 at 19:01
1.500€ não, 50.000€. mas o que está em causa não é o montante, é ser a câmara a fazer a ‘obra’ (‘cagada’ neste caso)
7 Novembro, 2013 at 19:09
Nós recebemos o quê…? Por favor argumenta com dados concretos, não lances palermices apenas para o ar.
Se não fosse a câmara hoje o benfica jogava num pelado.
8 Novembro, 2013 at 5:14
Mas quais protocolos caralho ?!
Foda-se ó ignorante do caralho, a câmara de Lisboa teve que dar 18 Milhões ao Sporting (ainda não foram todos pagos) porque ficaram com terrenos que ERAM DO SPORTING! Terrenos esses onde foram construídos a estação de metro do Campo-Grande e outras coisas. E isto já era uma merda que se arrastava há muito tempo.
Ou será que querias que a câmara ficasse com terrenos do Sporting e não nos dessem nada em troca ?!
Ignorante de merda!
7 Novembro, 2013 at 18:48
“E, por último, diz que um dos que foi aprovado implica esturricar 50 a 150 mil euros para erguer uma estátua de um tal Cosme Damião que, num ano que os próprios benfiquistas desconhecem, fundou o slb”
NÃO É VERDADE. Pelo que vi na Bola e no Record, a estátua só vai custar 1500 euros. Informem-se antes de dizer disparates. É só facciosismo!
7 Novembro, 2013 at 19:05
deixa os gajos fazerem a estátua que a gente vai ver quantas horas ela aguenta lá no sítio
7 Novembro, 2013 at 19:05
Foda-se, granda palerma…
Vê lá mas é tu se abres a pestana.
7 Novembro, 2013 at 19:08
Nem que custasse 1 cêntimo meu palerma!
7 Novembro, 2013 at 19:52
Bem pelo que li a ideia foi do FILHO DUMA GRANDESSISSIMA PUTA do papoila do Sá Fernandes. Esse mesmo que tentou impugnar as trocas de terrenos do Sporting com a camera municipal para a construçao do pavilhao, mas que viu a mesma camara municipal no tempo do traidor santana lopes pagarem metade ou mais da banheira que construiram entre o Colombo e o Alto dos Moinhos! Se puserem a puta da estatua no Intendente eu até aceito!