O LionTrip, sportinguista, portuense, sócio desde o dia em que recebeu o seu primeiro salário de férias e um dos primeiros membros de uma antiga claque do Porto, “Norte Leonino”, deixa-nos uma nota, relevante, sobre uma batalha que trava há bastante tempo: a batalha pela separação entre o que é o Porto e o que é o fcporto, assim como a batalha pela separação entre o que é o Sporting Clube de Portugal e Lisboa.
O Sporting é maior do que pensam!, by LionTrip
Os nossos fundadores podiam ter-se acomodado aos piqueniques do Sport Clube de Belas ou do Campo Grande Football Clube – mas não, eles queriam algo diferente. Depois da criação do seu novo clube desportivo, os nossos fundadores podiam ter deixado que se continuasse a chamar Campo Grande Sporting Clube – mas não eles queriam “um clube tão grande como os maiores da Europa”.
Hoje, com mais de um século de histórias para contar, nós estamos-lhes gratos. Nós sabemos quando nascemos, nós sabemos quando nasceu o nosso grande amor. No dia 1 de Julho de 1906, por ocasião da Assembleia Geral onde foi aprovado o nome SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Poderia ser de Belas, poderia ser do Campo Grande, poderia ser de Lisboa, mas não, assim nunca seria como os maiores da Europa, por isso, é de PORTUGAL. Hoje somos o clube português com mais troféus, somos o clube com mais filiais no país, somos o clube com mais filiais espalhadas pelo mundo, somos pois tão grandes como os maiores da Europa. Mas somo-lo porque somos todos, em Lisboa, no Porto, em Aveiro, em Leiria, em Braga, em Newark, em Paris, em Londres, em todo o lado.
Por isso, quando ouço cânticos regionais saídos da garganta das nossas claques, quando vejo tarjas sobre invasões a aldeias, quando leio comentários sobre tripeiros (para quem não sabe tripeiros está para os portuenses, como alfacinhas para os lisboetas), fico triste.
Fico triste porque antes demais estão involuntariamente a desrespeitar aqueles sportinguistas que fora de Lisboa lutam pela verde e branca, muitas vezes, aí sim, verdadeiramente contra tudo e contra todos – para a maior parte de nós ser durante a infância o único sportinguista da turma é algo inimaginável, mas acontece, podem crer que acontece.
Mas pior, fico triste porque percebo que alguns dos meus consócios não sabem que o nosso SPORTING É MAIOR DO QUE PENSAM.
18 Novembro, 2013 at 18:13
“para a maior parte de nós ser durante a infância o único sportinguista da turma é algo inimaginável, mas acontece, podem crer que acontece.”
Acontece sim senhor! A mim aconteceu-me muitas vezes… Aliás nas “peladinhas” era os lampiões (maioria) contra os tripeiros e… EU…
Sim, porque a 20 anos atrás não haviam muitos tripeiros, mesmo cá no norte…
SL
18 Novembro, 2013 at 18:31
Como era eu o dono da bola e não tinha o problema de não ter mais leões na turma, era SPORTING-fifica e os tripeiros não jogavam (nunca gostei de misturas)
18 Novembro, 2013 at 19:38
Não percebeste o que são tripeiros, está visto…
18 Novembro, 2013 at 20:09
Peço desculpa pela minha estupidez
18 Novembro, 2013 at 20:23
Não é estupidez (espero), é ignorância. Eu nasci no Porto, por isso sou tripeiro. Se tivesse nascido em Lisboa seria alfacinha. Em qualquer dos casos, seria sempre Sportinguista. Porque isso (ser Sportinguista) está acima da região onde nascemos.
19 Novembro, 2013 at 0:47
Nem mais! 😉
18 Novembro, 2013 at 23:39
é uma vergonha um gajo ser do Porto e ser do sporting. falta de gosto ou estupidez?
18 Novembro, 2013 at 18:17
http://tudoaomolho.wordpress.com/ – porque amamos o desporto!
18 Novembro, 2013 at 18:39
Mais um habitual texto pirileiro que não serve para nada.
OFF-TOPIC
http://tudoaomolho.wordpress.com/2013/11/16/quid-iuris/
18 Novembro, 2013 at 18:39
Que magnífico texto, que é, ao mesmo tempo, um desabafo, e uma lição para muitos.
Ser sportinguista é ter o espírito e as convicções do Lion Trip.
Fica a minha admiração!
19 Novembro, 2013 at 0:49
Obrigado Carlos
19 Novembro, 2013 at 0:50
Obrigado Carlos
18 Novembro, 2013 at 18:53
Pois podem alguns achar que o texto é um texto menor…
Mas indentifico-me absolutamente com a sua filosofia…!!
Parabéns…!!
Sporting Sempre…!!
SL
18 Novembro, 2013 at 20:08
“para a maior parte de nós ser durante a infância o único sportinguista da turma é algo inimaginável, mas acontece, podem crer que acontece.”
Sendo eu tripeiro – há quem continue a não perceber o que isso é… – , também sei bem o que é ser “o único sportinguista da turma”. Mas reconheço que como quando eu era miúdo o FCP não vivia ainda o advento do Sr. Costa, ser Sportinguista era motivo de orgulho maior por ser o único.
Continuo a pensar que quando o Sr. Costa apostou no exacerbar daquilo que é um sentimento regionalista natural (Norte/Sul, Leste/Oeste, Interior/Litoral, os regionalismos existem em todos os territórios com uma certa dimensão, e enquanto servirem como forma de afirmação de uma identidade cultural, parecem-me saudáveis) para arregimentar os seus adeptos contra um inimigo comum, terá pesado como desvantagem a estigmatização do FCP como clube “regional”. Duvido que tenha antecipado a vantagem de “regionalizar” os adeptos de um Clube maior que qualquer região.
A mim custa-me (há-de custar-me sempre) que haja adeptos de um Clube que é maior que qualquer regionalismo bacoco, que sejam incapazes de perceber essa dimensão da grandeza do Sporting Clube de Portugal. Que sejam o outro lado da moeda dos “morcões”. Que sejam, no fundo, iguais. Só que pintados de verde.
SL
19 Novembro, 2013 at 0:53
Por isso digo – O Sporting é maior do que pensam!
19 Novembro, 2013 at 15:35
Exactamente, LionTrip. Entendo o argumento aqui de baixo do Xupa-me, porque o fóculporto é, obviamente, provincianista e tacanho, mas continuo a não gostar da tarja. De resto, já se sabe: de Londres a Faro, do Minho a Newark, de Alvalade a Timor.
18 Novembro, 2013 at 20:36
Este texto marca bem a diferença entre tripeiros e adeptos do clube da corrupção.
Contudo, a metáfora da ‘invasão à aldeia’, que mais uma vez digo que está muito bem conseguida, surge apenas como resposta ao estilo regionalista e divisionista que o clube da corrupção tem propalado ao longo do seu reinado de inversão da verdade desportiva de há 30 anos para cá.
Quem não entende isto, ou não sabe o que se tem passado no nosso futebol ou anda distraido.
Eu nasci em Lisboa, sou alfacinha de gema e sinto-me confortável em todo e qualquer lugar do nosso País, felizmente e muito devido ao trabalho, conheço Portugal desde Caminha a Vila Real de Sto António, tenho amigos e conhecidos em todo o nosso rectângulo e nas ilhas, contudo, esse suposto complexo de inferioridade que os do clube da corrupção tornaram em ‘complexo de superioridade’ (devido às aldrabices que os têm levado a conquistar títulos sem olharem a meios para atingirem os fins) tem finalmente resposta, o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é NOSSO outra vez!!!
Força Sporting! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
18 Novembro, 2013 at 20:54
O Sporting é maior que tudo.
E agora vou jantar.
18 Novembro, 2013 at 21:10
Sinceramente acho que todos os sportinguistas sabem o quão grande é o Sporting! O problema (involuntário,como bem disseste, que te entristece) tem mais a ver com a ignorância,ir na onda, irracionalidade (no momento), hábito…por exemplo quando canto “E QUEM NÃO BATE PALMAS É TRIPEIRO” eu e a maioria das pessoas associa logo a expressão tripeiro ao FCP e vai na onda até que se torna um hábito e acredito que quem começou com o cântico não fez por mal mas foi pouco racional…
Mas tenho a certeza que todos nós sabemos da grandeza Sporting (o comando é “só” um pequeno pedaço e é gigante)!!!
18 Novembro, 2013 at 21:29
O “quem NÃO bate as palmas é tripeiro” tem o seu contraponto no “quem bate as palmas é tripeiro” entoado pelos portistas. No caso destes, os portistas, eu percebo que a confusão lhes convém…
18 Novembro, 2013 at 22:46
Exactamente. E eu ouço esse cântico desde os 5 anos. Sempre se fez esse cântico em contraponto com o “e quem não salta é lampião olé, olé”.
Não vai ser fácil mudar isso.
18 Novembro, 2013 at 21:11
Tem razão, o LionTrip.
O Sporting C.P. também é tripeiro, e ‘mai nada’…
Viva Portugal!
19 Novembro, 2013 at 1:05
😉
18 Novembro, 2013 at 21:13
Sou de Matosinhos e tenho 39 anos… dos 8 aos 26 anos sem ver o SCP campeão e a 300 Kms de Alvalade!!!!
Logo entendo bem o teor do texto!
Bom texto, sublinho!
Noutro contexto,
– Fokobo pode ser um bom suplente do William o q nos permitiria rentabilizar duplamente Rinaudo — venda do passe e ganhará bem mais q o Fokobo!
O Grande LJ pode incutir-lhe uns neurónios… Eu acredito!
Zezinho e Palhinha estarão à espreita…. Boas opções!!!
Anderson: vi esta época um jogo do Leixões e gostei muito… Mas só vi 1 jogo!!!
SL
PS: tornem-se SÓCIOS — o SCP precisa de todos, repito, TODOS NÓS!!!!!!!!!
18 Novembro, 2013 at 21:21
Por isso somos os únicos que temos PORTUGAL no nome além penso, do Atletico! Nenhum Sportinguista que se preze gosta de ouvir (principalmente lá fora é frequente) dizer Sporting de Lisboa. Somos SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
18 Novembro, 2013 at 22:22
Eu nasci em Lisboa e uma das coisas que mais odiei foram aqueles cachecóis que diziam “Sporting Lisboa”. Penso que existiram há uns 20 anos atrás.
Tendo já morado no Porto e actualmente em Portimão, percebo perfeitamente o conteúdo deste post. Percebo que o cântico “cheira bem, cheira a Lisboa” tem haver com o facto de o clube ser de Lisboa e os adeptos do fcporto odiarem isso mesmo. Mas também compreendo que os Sportinguistas do Norte e Sul se sintam tristes com esse cântico e consequente distinção. Eu da minha parte não me sinto afectado, mas cada um é como é.
19 Novembro, 2013 at 1:17
Leão Portimonense, para que fique claro – a mim não me chateia nada cantarem o cheira bem, é para o lado em que eu durmo melhor…. Só acho que um Clube como o nosso não é de Lisboa, é maior que isso e como tal é tolo sermos nós próprios a diminui-lo. Lá pela Presidência da República estar sediada em Lisboa não torna o Presidente da República Portuguesa no Presidente da Câmara de Lisboa 😉
18 Novembro, 2013 at 21:25
Sendo do Sporting, gosto do Leixões e das suas gentes pela maneira muito igual às gentes sportinguistas na relação sempre apaixonada com o clube. Aliás em Matosinhos existem bastantes Sportinguistas, certo Stan Vacks 5?
18 Novembro, 2013 at 23:08
Sportinguista tb nascido em Matosinhos, embora viva há cerca de 3 anos fora do pais. Identifico-me completamente com o texto. Muitas vezes fui o único verde na turma, no entanto os meus amigos cedo se habituaram e julgo que mesmo admiraram a força e o orgulho que eu sempre tive em ser do Sporting. Talvez porque eles soubessem que lá no fundo, após todos estes anos negros (tenho 32 anos, logo nasci em 81, no último campeonato antes da grande seca de títulos de campeão) ser do Sporting é ser diferente e a paixão que nos une a este clube é inigualável. Se fosse com o clube deles, muitos passariam a dizer que nem gostam de bola. Somos enormes, somos os melhores adeptos do mundo e não, não gosto quando vou a Alvalade e colocam o cheira bem, cheira a Lisboa. O Sporting é tão grande que além de ser um clube Portugues, de Caminha a VR St Antonio, é mundial. E digo isto porque saio para correr em Versailles com a camisola do Sporting e porque o visinho do prédio em frente tb tem uma igual…
18 Novembro, 2013 at 23:09
‘Vizinho
19 Novembro, 2013 at 1:15
Certo!!!!
SL
18 Novembro, 2013 at 21:27
grande lion trip parabens
18 Novembro, 2013 at 21:51
Claro que quem não se sente não é filho de boa gente!
Tens toda a razão em nos chamares à razão.
Andámos este anso todos a ser tontos… porque ficámos FODIDOS com a merda de expressão daquele senhor que disse querer “Lisboa a Arder”.
Temos que mudar o nosso paradigma e deixar de insultar as Pessoas do Porto, porque Porto é Portugal!
Viva o Porto e Viva Faro … e Viva o Sporting Clube de Portugal, já agora!!!
19 Novembro, 2013 at 1:23
Tadeu68Tadeu, o pior que se pode fazer é responder na mesma moeda… Como diz o BdC “não somos bananas, mas percebemos pouco de fruta”
18 Novembro, 2013 at 22:48
Jorge Antunes chamado ao Comando!
18 Novembro, 2013 at 23:36
Comando Caralho!!
18 Novembro, 2013 at 23:39
Descendo de famílias nortenhas, de 52 primos só eu, o meu irmão e 3 primos nascemos no sul, e infelizmente sempre vi a guerra norte-sul criada pelo pc como pretexto para “crescerem” de um âmbito regional.
um clube que ganha os títulos que ganha a nível internacional e continua com expressão regional só demonstra a pequenez de que nasceram e se mantém
o mesmo não posso dizer dos povos do norte, que são acolhedores, amigos e em muitos deles Sportinguistas
julgo no entanto que as “invasões à aldeia” ou os “cheira bem, cheira a Lisboa” não podem, devem, ser conotados como algo contra as pessoas do norte, mas sim contra os corruptos do clube da zona demarcada de vinho
não deixo no entanto de compreender a magoa com que os Leões de Norte a Sul do país podem sentir
a título de exemplo, canto o cheira bem (sem querer ofender família e amigos, quer sejam Sportinguistas ou não), e não canto músicas que digam os nomes dos nossos adversários, estou lá para dar força ao Sporting, não para me desgastar a dizer o nome de clubes pequenos com os quais não me identifico
SL e força Leões nortenhos
18 Novembro, 2013 at 23:40
dafuck, avatar criado no gravatar mas pelos vistos não aparece….
18 Novembro, 2013 at 23:41
Eu sou de Vila do Conde e entendo muito bem o que dizes LionTrip,muito bem mesmo!o nosso clube é de Portugal e dou valor a quem vai a Alvalade(quem me dera ser de Lisboa para ter uma gamebox e estar sempre em Alvalade),também dou muito valor a todos os Sportinguistas que acompanham o clube de norte a sul do país…!eu não podendo ir muitas vezes a Alvalade por todas as razões e mais algumas(dinheiro,basicamente!)tento acompanhar sempre o grande Sporting nos jogos norte e sul e dou muito,mas mesmo muito valor a quem faz isso!por acaso esta zona há muitos Sportinguistas,não era o único na escola,nem quando jogava no Rio Ave,havia lá muitos Sportinguistas também!
SL
19 Novembro, 2013 at 0:44
quando me lembro daquele 1-2 nos Arcos em que foi meio caminho andado para quebrar o jejum, quando me lembro dos Sportinguistas da tua terra , com quem comi umas bifanas nas roulottes, deu para perceber que voçês ai no Norte ainda sofrem mais, por não estarem perto do clube.
Força ai nas viagens Koki, cá te esperamos
19 Novembro, 2013 at 12:56
*norte e centro queria eu dizer!também me lembro bem desse jogo since1906,como se fosse hoje!É como eu digo o Sporting é um clube nacional e não regional como outros…!Abraco Since1906!
SL
18 Novembro, 2013 at 23:45
Nascido em Lisboa e tendo morado sempre na zona metropolitana de Lisboa, quero elogiar este texto do LionTrip em forma de homenagem a todos os Sportinguistas que vivem longe de Lisboa, e em particular no norte do pais e no Porto. Depois deste tema já ter surgido tantas vezes nos comentários aqui do tasco, fazia falta um post assim que clarificasse e arrumasse o assunto de vez.
Ainda há pouco tempo conversava num jantar em como deveria ser difícil ser SPORTINGUISTA no Porto, e em especial um assumido e orgulhoso SPORTINGUISTA, tendo ganho tao pouco durante tantos anos, os mesmos em que o porco ganhou tanto, embora da forma diminuída que todos sabemos.
Mas também, que camisola melhor para vestir numas costas direitas e um peito para fora do que a nossa verde e branca, fazendo jus as frases no topo deste blog?!
Sempre me irritou ver escrito o tal “Sporting Lisbon” nas transmissões dos jogos europeus, como irritou tantos outros sportinguistas, tenho a certeza.
18 Novembro, 2013 at 23:49
By the way, abraço para os meus amigos do Porto…uma cidade com um personalidade muito original.
19 Novembro, 2013 at 1:28
Obrigado pelo elogio LionHearted, mas sabes que o que mais irrita aos portistas é não perceberem o nosso amor, a nossa garra, a nossa coragem…. Eles não percebem como há portuenses que não escolhem o caminho mais fácil, mas sim o caminho certo 😉
19 Novembro, 2013 at 11:47
Fantástico!! Isso sem dúvida, é SPORTING!!
19 Novembro, 2013 at 0:17
Compreendo-te bem Lion Trip. Traçando um paralelismo, é como quando me dizem que vão para o Algarve passar férias. O Algarve é a REGIÃO e não uma cidade imensa com os bairros de VRSA, Faro, …, Sagres.
19 Novembro, 2013 at 0:39
Exactamente JVL. Eu costumo logo responder que não conheço essa cidade ou vila… Ou então pergunto se vão para S. Marcos da Serra, S. Bartolomeu de Messines ou S. Brás de Alportel…
19 Novembro, 2013 at 1:31
Leão Portimonense,
Uma vez na conversa com uns colegas de trabalho, depois de me terem dito que tinham ido passar férias ao Algarve, perguntei para onde. Ficaram a olhar para mim e disseram “Como assim, para onde? Para o Algarve!”. Respondi: “Sim mas para onde no Algarve, Albufeira, Tavira, Portimão, Lagos?”. Não me conseguiram dizer…
19 Novembro, 2013 at 0:26
Há 3 anos falei disto no cacifo, em Agosto deste ano voltei a falar deste tema, agora o LionTrip deu bem a entender o seu ponto de vista e o de muitos Sportinguistas.
Cherba agradeço o Post.
LionTrip saudações Leoninas.
Agora tirando cidades, regiões , etc, quero referir que os clubes tambem não têm culpa dos presidentes que têm e o próprio clube, Futebol clube do Porto, quando nasceu não foi para andar a Mafiar 30 anos seguidos, merece como todos os clubes desportivos, respeito, …apesar de tudo claro…..
19 Novembro, 2013 at 1:36
Sabes Since1906, até ao apito dourado eu pensava como tu. Mas quando se ouve as escutas e se sabe como tudo se passou, os portistas de bem tinham de ter tido a coragem de limpar o clube….. Não o fizeram, como tal, para mim pactuaram com a aldrabice e por isso sempre que tenho oportunidade atiro-lhes à cara que por mais que agora façam ou digam os 30 anos de vitórias para mim não contam, porque …. AS NÓDOAS DE FRUTA NUNCA SAEM!
Saudações Leoninas para ti
19 Novembro, 2013 at 2:03
Nem todos pensam assim Lion, nem todos…
não é á toa que o jogo da Champions , Porto-Atlético leva 33900 espectadores e o Sporting-Setúbal, leva 32570 espectadores.
A honestidade não escolhe vitórias ou derrotas, escolhe a competividade, e aqui se aplica o lema.
A GANHAR OU A PERDER SPORTING ATÉ MORRER
Saudações Leoninas
19 Novembro, 2013 at 2:52
Acho que não entendeste o que quis dizer. Estou contigo, a honestidade não escolhe vitórias ou derrotas, mas quem vota em corruptos e quem apoia os dirigentes da fruta, fica com nódoas de fruta para sempre…. E claro a ganhar ou a perder, Sporting até morrer.
SL
19 Novembro, 2013 at 0:32
Clap clap! Acho muito bem que nós, sportinguistas do norte, façam ver que na “aldeia” há muita força leonina! É pena que ainda se vejam alguns comentários ridículos por aqui, a continuar a bater na mesma tecla… a da ignorância! Criticam os que fazem mal e acham que fazem melhor respondendo na mesma moeda. Infelizmente nem todos nascemos com um cérebro nas condições ideais.
Também sei o que é ser o único “sportinguista da turma”, ou dos únicos da família. Também sei o que é não ter Alvalade aqui ao lado e não poder lá passar todos os dias, ou pelo menos, estar presente em todos os jogos. Não acredito no amor à distância, mas a verdade é que o meu amor pelo leão está vivo, é doutro mundo e sempre será, até morrer!
Sooooou verde e branco de coração!
19 Novembro, 2013 at 0:57
Não leves a peito as provocações; são para os corruptos e não para as gentes do Porto. Quem começou por associar o Porto-cidade ao porto-clube foi o boi do PC, pelo interesse na guerra Norte-Sul! É que criar essa guerra só com clubes não lhe trazia os resultados imediatos pretendidos… Uma guerra FCP contra SLB e SPORTING, sairia sempre mais cara do que uma guerra entre Porto-Lisboa… (passou o fim-de-semana no hospital… não desejo a morte a ninguém, mas pelo sim pelo não já tenho um champanhe bruto no figorifico)
SL desde Coimbra 🙂
19 Novembro, 2013 at 1:10
Ainda bem que escrevestes este texto! Ás vezes é bom relembrar que somos Sporting Clube de Portugal, realmente ficámos ofuscados pela nossa frustração, tristeza e raiva por tudo aquilo que fizeram e deixamos fazer ao nosso clube. Temos que continuar fazer crescer esta matéria verde e branca, faze-los ter cada vez mais medo de nós, temos para isso que nos unir ainda mais, juntos vamos fazer a força brutal que o Sporting precisa, é isto que o nosso Presidente quer, todos a uma só voz.
Amo-te Sporting.
19 Novembro, 2013 at 1:39
Nem mais!
19 Novembro, 2013 at 1:22
Isto dá mesmo que pensar, o que andámos estes anos todos a fazer em relação ao nosso clube?
Era interessante agarrar esta onda efervescente de sportinguismo e unificarmos por exemplo a uma única imagem as casas do Sporting por este país fora. Criar um projecto único, por exemplo, outdoor´s iguais para todos, decorações, software de facturação, Tv´s, fornecedores únicos para baixar o preço e controlar a qualidade, produtos oficiais do SCP apenas, torneios desportivos entre casas, possibilidade de pagamento das quotas, bilhetes de jogos, votos. Criar uma rede de transportes para baixar os custos e permitir ás pessoas virem assistir aos jogos em casa.
Sei lá tantas ideias, mas, o que interessa mesmo é que no sitio mais distante onde haja sportinguistas se fale e se respire Sporting da mesma forma que em Lisboa.
19 Novembro, 2013 at 1:40
Boa!
19 Novembro, 2013 at 2:07
Percebo o teor do texto e revejo-me na sua mensagem.
Mas há carapuças e carapuças. Umas enfiamos porque sào mesmo para enfiarmos e outras só enfiamos se quisermos. Um exemplo: se um portuense sente-se tripeiro porque gosta de tripas, então eu não sou alfacinha porque não curto alface. E nasci em Lisboa.
O que os sportinguistas do Porto são é portuenses. Não é tripeiros. Pelo menos aos meus olhos. O meu conceito de tripeiro pode não ser o mesmo que o vosso. Para mim, um tripeiro é e será sempre um adepto dos corruptos. Cresci com essa expressão enraizada e vai ser difícil não usá-la. Os outros, os respeitáveis e meus irmãos de clube que vivem na cidade do Porto são apenas e só portuenses. Para além de sportinguistas, claro. O meu conceito pode estar errado, mas aos meus olhos é esse conceito que sempre fez sentido. O “invadir a aldeia” não se refere à cidade do Porto, porque tal como o nome indica, é uma cidade. E bem porreira, por sinal. A expressão “aldeia” refere-se apenas e só àquele bocado de terra que circunscreve o estádio do ladrão. Porque é só aí que a expressão faz sentido. Efectivamente, é apenas nesse pedaço de terra que toda a gente de fora é tratada como um outsider, um ser menor ou um inimigo. No resto da cidade sou tratado como português. Não confundamos as coisas. Nós não podemos generalizar nem os sportinguistas portuenses devem particularizar. Porque senão entramos no campo da má fé ou premeditação. E nunca na vida um sportinguista desrespeitará outro que vive no Porto. Pelo menos de forma cosnciente. Disso tenho eu a certeza.
De qualquer forma, eu já vou usando cada vez menos essa expressão. Cada vez mais um adepto do fcp é um “corrupto”. Mas de vez em quando ainda me vai saindo um “tripeiro”. E não vou pedir desculpas por isso.
19 Novembro, 2013 at 2:42
Sá, como já o disse antes, é para o lado em que durmo melhor, só acho que o Sporting é maior que isso.
Já agora um pouco de história…. Aquando das invasões francesas, a cidade do Porto esteve cercada durante vários meses pelas tropas napoliónicas ficando dessa forma impedida de se abastecer. No intuito de fornecer sempre os melhores mantimentos para os soldados PORTUGUESES, as mulheres do Porto enviaram para a frente de batalha toda a carne disponível e como tal, viram-se obrigadas, para se alimentarem, a cozinhar as miudezas de porco que sobravam, dando assim vida ao prato tradicional da cidade as tripas à moda do Porto e ficando desta forma os Portuenses conhecidos como tripeiros. É também, para comemorar a vitória sobre o exército de Napoleão que nós PORTUGUESES com a ajuda dos Britânicos conseguimos alcançar na cidade do Porto, que hoje na Rotunda da Boavista se consegue vislumbrar a linda estátua de um Leão a esmagar uma águia. 😉
Saudações Leoninas
19 Novembro, 2013 at 10:06
Lion Trip, desculpa estar a corrigir-te, mas há um equívoco nisso que acabaste de escrever.
A história das tripas , de facto aconteceu aquando da conquista de Ceuta. Diz-se que os portuenses terão contribuído com o que tinham de melhor para o abastecimento da armada que foi organizada com vista à invasão da cidade de Ceuta. Terão, segundo se diz, dado a carne, e ficaram com as tripas, das quais tiveram engenho e criatividade para fazer um saboroso prato, que ficou desde então a ser uma iguaria portuense.
19 Novembro, 2013 at 10:07
Wikipédia:
A lenda dos tripeiros[editar]
O Infante D. Henrique, precisando de abastecer as naus para a tomada de Ceuta na expedição militar comandada pelo Rei D. João I em 1415, pediu aos habitantes da cidade do Porto todo o género de alimentos. Todas as carnes que a cidade tinha foram limpas, salgadas e acamadas nas embarcações, ficando a população sacrificada unicamente com as miudezas para confeccionar, incluindo as tripas. Foi com elas que os portuenses tiveram de inventar alternativas alimentares, surgindo assim o prato “Tripas à moda do Porto”, que acabaria por se perpetuar até aos nossos dias e tornar-se, ele próprio, um dos elementos gastronómicos mais característicos da cidade. De tal forma que, com ele, nascia também a alcunha “tripeiros”, como ficaram a ser conhecidos os portuenses desde então. 1
19 Novembro, 2013 at 13:28
Ariel, o que eu queria demonstrar ao Sá é que o termo tripeiro não tem nada que ver com futebol nem às guerras do FCPorto, pois é anterior a tudo isso. Sobre o tema, na verdade embora existam as 2 versões, penso que a tua (embora perto da lenda) estará mais próxima da verdade ….. Mas eu escolhi a das invasões francesas para acabar com a estátua do Leão sobre a águia….. Foi mais forte que eu 😉
19 Novembro, 2013 at 13:28
*as guerras
19 Novembro, 2013 at 8:51
Sá,
Independentemente de conceitos pessoais, um tripeiro e um portuense são a mesma coisa, não são coisas diferentes.
tri·pei·ro
(tripa + -eiro)
substantivo masculino
1. Vendedor de tripas.
2. Aquele que come tripas.
adjectivo e substantivo masculino
3. [Informal] O mesmo que portuense.
“tripeiro”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013,
http://www.priberam.pt/dlpo/tripeiro
LionTrip,
O termo “tripeiro” é (muito) anterior à Guerra Peninsular a que diz respeito a estátua da Rotunda da Boavista (o Leão da aliança luso-britânica sobre a Águia napoleónica).
De acordo com dados históricos, as pessoas naturais da cidade do Porto são conhecidas pelo epíteto de tripeiros, em virtude dos sacrifícios que fizeram em 1415, durante a preparação da armada que foi conquistar Ceuta. Segundo dizem, estes portuenses ofereceram toda a carne de boa qualidade que tinham aos expedicionários, ficando para si apenas com as tripas dos animais. É por esta razão que um dos pratos tradicionais da cidade é o das “tripas à moda do Porto”.
http://soltaspalavras.blogspot.pt/2006/05/ser-tripeiro.html
Eu percebo que muita gente tenha interiorizado que um “tripeiro” é um adepto dos corruptos, porque foi sempre um objectivo do bufas que o clube dele se colasse à imagem da cidade Porto, e aos símbolos desta. Que haja tanta gente a fazer confusão entre as duas coisas prova que o objectivo foi conseguido. Entre tripeiros, porém, não há confusões. Como prova este post.
19 Novembro, 2013 at 13:30
Hic,
Top….. Ao nível das fotos do teu blog 😉
19 Novembro, 2013 at 5:11
Off topic!
O jornal A Bolha que vá pró caralho!
A puta da capa não podia tar completa?!!
Custava muito incluirem o guarda-redes da Seleção??!!!!
Foda-se…
“Galdérias pah!!”
19 Novembro, 2013 at 7:37
Obrigado LionTrip!
O teu contributo é importante sobretudo p/ os mais jovens.
Se não queremos q os nossos leõezinhos fiquem um bando de carneiros, convém abrir-lhes os olhos e alimentar-lhes os cérebros com ideias em vez de merda!
Infelizmente a coragem, a maturidade e o discernimento p/ escrever textos como este não abundam na blogosfera.
19 Novembro, 2013 at 7:41
Wow…..obrigado
19 Novembro, 2013 at 10:00
Muito bom texto. Entendo perfeitamente o sentimento em questão…sou portuense de gema…mas Sportinguista desde sempre….sócio á 25 anos….a nossa cidade não é o fcp…muito longe disso…e cá continuamos os Sportinguistas do norte a lutar pelo nosso grande amos…porque somos grandes…porque não somos de Lisboa….somos de Portugal!!! SL
19 Novembro, 2013 at 13:31
Nem mais
19 Novembro, 2013 at 11:01
Obrigado Lion Trip pelo texto.
Sou Portuense e tripeiro à 40 anos. Nunca deixei que me confundissem com os adeptos do fcp, nunca.
Compreendo perfeitamente e aceito o que todos dizem acerca do facto dos tripeiros não devem levar a mal o facto da ligação Tripeiro=fcp, e, os inteligentes, não levam a mal, mas, não têm que aceitar, tal como eu não aceito.
O conceito criado neste excelente blog de FIGHT&RESIST, assenta como uma luva ás gentes da minha terra, ninguém e mesmo ninguém que não seja Tripeiro de gema, sabe o que é a cidade do Porto, ninguém.
Lutar com todas as forças como nós lutamos até perder a voz, em nome do Sporting Clube de Portugal aqui no Porto, digo-vos, é duro, mas damos conta do recado, tenho até amigos de infância que não discutem futebol comigo, a minha filha joga futebol no Boavista, porque no Dragon Force Vitalis, NUNCA.
Termino agradecendo mais uma vez ao Lion Trip, estou contigo, Porto sempre, SPORTING até morrer.
SL
19 Novembro, 2013 at 13:32
“Até os comemos carago” 😉
19 Novembro, 2013 at 13:36
Cherba, obrigado por teres permitido partilhar este tema com os restantes cacifeiros/ comandos. Fico feliz porque acho que a maior parte das pessoas que leram e comentaram o post ficaram mais sensibilizadas para o tema e são agora ainda mais capazes de compreender a grandeza do nosso grande amor!
Um abraço e VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL