Está confirmada a saída de Fito Rinaudo, emprestado ao Catania até final da época com os italianos a terem opção de compra cifrada em 5 milhões.
Este é um movimento de mercado que ultrapassa a mera equação das qualidades futebolísticas. Rinaudo era, a meu ver, o mais influente jogador do balneário. O capitão invisível, o exemplo de profissionalismo e de carácter. Ainda há coisa de uma semana, Viola, lá do outro lado do Atlântico, dizia «É verdade que Rinaudo perdeu o lugar, mas calculo que esteja a desfrutar do sucesso por fora, porque é um um grande companheiro e um grande profissional. Quando lhe calhar jogar, vai fazê-lo da melhor forma. É muito bom colega, um grande capitão. Não sendo do país onde joga, tomar as rédeas do grupo e manter tudo na linha não é para qualquer um. E ele fê-lo. Por mais que não jogue, continua a ser ele próprio e representa o mesmo para o plantel»
É este Rinaudo, desejoso de jogar, que acaba de sair, renovando contrato até 2016. Não sei se voltará, mas sei que, há dois anos, me fez voltar a ter vontade de ter o nome de um jogador na camisola. Acredito que presença de profissionais como este argentino é o que equilibra uma equipa, por mais craques que tenha. E o meu maior desejo, para lá de podermos receber Fito para festejar o título, é que não se sinta a falta deste homem num balneário cheio de miúdos.
10 Janeiro, 2014 at 20:53
Menos $$$ para pagar ao final do mês.
Boa sorte Rinaudo.
10 Janeiro, 2014 at 21:03
Com todo o respeito que o Rinaudo merece, acho que a conversa de líder fazia sentido o ano passado ou há 2 anos onde o plantel era composto por tanta cara nova que não havia ninguém com ligações fortes ao clube e com carisma suficiente para se assumir como líder do balneário.
Este ano a conversa é completamente outra, por 2 factores:
1º- Rinaudo deixou de ser titular
2º- O plantel tem neste momento muitos jogadores com anos de casa e alguns são neste momento titulares indiscutíveis: Adrien, André Martins, Rui Patrício, Eric Dier, Cédric e William Carvalho. Porque raio um jogador que só está cá há 2 anos e tal já é o “líder”? Poderá haver quem pense assim
10 Janeiro, 2014 at 21:13
Um líder não nasce com a antiguidade…
10 Janeiro, 2014 at 21:22
Neste momento até acredito que não haja uma voz no balneário que se sobressaia mais dos que as outras mas imagina que tinhas chegado a um clube em tenra idade e que neste momento eras um titular indiscutível no clube, como reagirias se apontassem um colega teu como “líder” quando ele está lá só há 2 anos e tal, é estrangeiro e tu estás no clube há uma década praticamente desde que te conheces.
Isto da converseta do “líder” é para encher chouriços. Um líder se não joga não pode ser líder. Líder que não jogue só conheço neste momento um na equipa técnica do Sporting, é o Leonardo Jardim.
Os capitães a meu ver neste momento devem ser Rui Patrício, Adrien e André Martins.
Não estou a ver o Rinaudo a fazer palestras em espanhol no balneário.
10 Janeiro, 2014 at 21:30
Agora lembrei-me da “palestra” de balneário do Derlei ao intervalo dos 5-3 aos lamps, quando perdíamos 0-2. Claro que o Derlei não falava espanhol, mas estava no Sporting há quanto tempo? E tinha sido jogador de lamps e orcs. E havia outros jogadores, alguns com estatuto de capitães (não digo nomes…). Há titulares há anos nos clubes que nem em casa são líderes, quanto mais de um balneário…
10 Janeiro, 2014 at 23:48
A “palestra” desse jogo foi ter um ganda banco que mexeu com o jogo.
10 Janeiro, 2014 at 21:33
Eu também gostava de ver esses três como capitães, mas ou são líderes ou não são. E se não são, venha alguém que seja. Nem que tenha chegado ontem de Vanuatu.
10 Janeiro, 2014 at 21:38
Não é que esteja em desacordo contigo. Percebo que se não joga, não pode liderar, mas um líder não se impõe, toma o lugar naturalmente e sem querer. Quem trabalha ou trabalhou em equipa sabe que um líder é importante, mas não é assim tão importante ser titular.
Imagina que o William Carvalho diz assim do Rinaudo, ” foda-se este gajo treina no limite, chega a horas, cumpre com tudo, eu, estou no lugar dele, mais novo e, ele nem respinga, ainda me apoia !”
A suposta liderança do Rinaudo não foi criada por mim, foram relatos de outros jogadores e a própria postura em campo que assim o determinou. Eventualmente funcionaria como ponto de equilíbrio e como exemplo de dedicação e profissionalismo, não é preciso ser titular para ser um líder.
Sinceramente, dos que falaste, só o Adrien estará mais perto de poder ser capitão.
E concordo, hoje o Leonardo Jardim é quem lidera… o treino, quem joga e quem não joga, mas precisará sempre de um homem dentro do campo ou no balneário para liderar o grupo.
Não acho que caia o Carmo e a Trindade por causa da saída do Rinaudo, mas, em minha opinião ficamos mais fracos.
SL
10 Janeiro, 2014 at 21:27
Obrigado por tudo o que tens feito por NÓS Fito Rinaudo!
Sorte nessa tua aventura siciliana, e, se regressares sabes que estaremos de braços abertos e corações ao alto, pois tu és um verdadeiro LEÃO!
Até já Fito!
SL
10 Janeiro, 2014 at 21:38
Este Rafa é maquina!
10 Janeiro, 2014 at 22:25
podes crer, que pena ele não ter vindo para o Sporting
10 Janeiro, 2014 at 23:50
É sportinguista e quando soube do nosso interesse quis vir para o Grande! O Presidente do Feirense é que foi cabrão…
10 Janeiro, 2014 at 22:48
Este homem merecia uma homenagem pelo caracter e pelo que representa… Adoro de coração mesmo… a falta vai ser sentida!!
10 Janeiro, 2014 at 23:52
Entretanto, parece que que quem sugeriu o Russesco, antes de ter chegado o slimani, tambem estava certo. o nosso scouting funcionou bem tambem nesse caso. Não veio, mas é bom sem duvida
11 Janeiro, 2014 at 0:23
Este Rusescu esteve perto do Sporting?
11 Janeiro, 2014 at 4:37
Falou-se nisso, para substituir o Wolvswinkel
11 Janeiro, 2014 at 0:10
Que jogos que este Rafa tem feito! E esteve quase a vir para o nosso clube. Este não engana, é mesmo craque!
11 Janeiro, 2014 at 2:19
Este Rafa tem feito cada exibição…
Se ele é sportinguista é começar a fazer-lhe a cabeça para forçar a saída.
11 Janeiro, 2014 at 2:20
Coitado, teve a oportunidade de vir para o clube do coração e teve que ficar numa equipa treinada pelo Jesualdo Ferreira.
11 Janeiro, 2014 at 0:17
Alguem tem algum link onde possa rever o jogo completo do grande contra os porcos para a taça da liga????
11 Janeiro, 2014 at 0:20
Querido Fito,
Quando chegaste a Alvalade, há ano e meio, já nós – adeptos do grande Sporting – suspirávamos por ti dia e noite. Sei que dizem que não se pode saber o valor de um jogador através de vídeos do Youtube, mas tal premissa talvez só seja corroborada com jogadores de fraca qualidade. Ou pelo menos naqueles em que não se pode dizer logo: “porra, este tem de ser nosso”.
As visualizações dos vídeos em que entravas aumentaram vertiginosamente nesse defeso. Ansiávamos por ver no tapete verde da nossa casa o que prometias nos ecrãs de computador: os teus carrinhos a meio-campo, os desarmes, os sprints em direcção à defesa para apanhar o bandido adversário que fugia com a bola – e tu apanhavas esse sacana. Fazia-lo com a agressividade, a raça e o querer que fazem de ti um guerreiro, mas com uma qualidade que te distingue dos Petits desta vida: classe.
O Gimnasia de La Plata, teu antigo clube, ganhou mais 3 milhões de adeptos nas semanas complicadas em que se tentava manter na 1ª divisão. O seu objectivo não foi atingido, com muita pena nossa. Porém, tu alcançaste o que me parece quase inalcançável – fomentaste amor Sportinguista a um jogador que ainda não era nosso, estava apenas em vias de o ser.
Quando começaste a jogar com A Camisola, os elogios choveram e multiplicaram-se. “É o pêndulo do Sporting” dizem uns; “é um jogador verdadeiramente incrível, não desiste, vai a todas e desarma com classe”, comentavam, rendidos. Para nós, és Deus. É verdade que não se deve endeusar um jogador? É. E eu ligo a quem me diz isso? Nada. O que eu queria era render-me aos teus encantos. Ficar inconscientemente na minha apaixonada loucura de te ver jogar de leão ao peito, ali, no meio-campo mais bonito que há no mundo.
Se quando te lesionaste eu quis que voltasses rápido, agora eu quero que voltes, mas com tempo. Tenho a certeza que darás o teu melhor e terás os Sportinguistas, mais uma vez, a torcer por um clube e por objetivos que não são os seus.
É isso que te faz diferente. És um leão Sportinguista em pessoa. E quero poder esperar por ti, no Marquês de Pombal, para teres – também tu – a homenagem que mereces.
11 Janeiro, 2014 at 1:22
+ 1 Diogo
Lembro me de ver os jogos do gimnasia cá em Casa na net e a torcer por eles para que ficassem na primeira divisão,um clube que nada me dizia,até ao dia que soube que o Fito vinha para o Grande Sporting!que corra tudo bem ao Fito e que em Maio esteja conosco a festejar pôr este país fora!mais um argentino que vestiu a camisola mais linda do mundo e qe jamais será esquecido por mim!
SL
11 Janeiro, 2014 at 0:31
CARIILLO SAI DO SPORTING???
http://peru.com/futbol/peruanos-en-el-extranjero/andre-carrillo-dejara-sporting-lisboa-su-agente-responde-noticia-220705
11 Janeiro, 2014 at 0:51
eh eh
o rascord\burla do ganso.. desculpem, peru!
11 Janeiro, 2014 at 0:40
Há boas coisas a tirar deste empréstimo.
Penso em várias situações com boa lógica.
1- Catânia !! pintinho , pintinho.
2- qual o jogador do mundo que ao olhar para o W.C pensa que vai ser opção, poucos !
3- o William vai ser vendido no fim da época ? parece agora óbvio.
4-o mais provável é Fito voltar, mas se se der bem na Catânia, são dois em 1. fazemos negócio com os dois e arranjamos uma opção com metade do dinheiro.
5- o clube para onde vai william é da champions, e a parada está alta, continua William.
6- o Fito gosta de jogar, e não pode estar parado, espero que volte.
7- Elias com humildade e com Leo, tambem podia voltar
11 Janeiro, 2014 at 1:23
para mim serás sempre DEUS (e eu sou ateu)
11 Janeiro, 2014 at 1:32
O Fito sempre foi do cacifo!!
Para quem tem memória curta aqui vai:
Teve uma lesão horrível quando estava numa forma soberba. Quiça tivessemos lutado para o título nesse ano! O resto já se sabe a equipa caíu a pique depois das 10 vitórias consecutivas sem a raça e entraga do Rinaudo.
No ano seguinte e sem a mesma rotação começa a época ao lado de um aclamado profeta de seu nome – Élias (diz que foi um dos muitos brazucas a servir à mesa na cervejaria Trindade).
Agora cansado de lavar tanto prato o nosso profeta da Trindade aconselha-se com o Jeffrén e decide entrar de férias ao vestir o Manto sagrado.
Sentindo a ausência do seu companheiro Fito, Omnipresente como sempre passa a desgastavar-se em correrias loucas e, imaginem, desposicionava-se e tudo. E porquê?? Estaria ele a fazer o lugar dos 2 num meio campo de uma equipa que jogava com 10?
Fito,
Tive algumas vezes o prazer de te ver jogar em Alvalade. E sem bem o difícil que foi teres de jogar por 2!!
Desejo-te a maior sorte e se fôr esse o caso que voltes ainda a tempo de nos dares muitas alegrias…
11 Janeiro, 2014 at 14:06
Por acaso fui um dos que após a lesao grave do Rinaudo comecei por identificar-lhe algumas lacunas técnicas e táticas.
Nao era obstinado nessa critica (raramente o sou quando se trata de um jogador do nosso clube) até porque considero que um jogador de futebol vale muito pela sua propria circunstancia (veja-se Rojo, Cedric ou, claro, Adrien). E nessa circunstancia terrível que foi a época transacta se havia jogador que sofria pelo clube, pela equipa e pelos adeptos era Rinaudo. Percebia-se nas palavras que nos dirigia e, mais importante, dentro do campo, obrigado a jogar ao lado dos Elias e Pranjics desta vida.
Um eterno obrigado caro Fito. Espero que em Itália tenhas as oportunidades que mereces e que possas voltar melhor jogador e o mesmo grande Homem que tivemos a honra de conhecer.
11 Janeiro, 2014 at 16:06
Continuava a ser o meu jogador favorito e tenho muita pena que saia.
Arrisco a dizer que a pouca utilização do Fito é a única falha que vejo na gestão do grupo pelo LJ. Já aqui tinha escrito que o Rinaudo poderia ser importante nos jogos com as equipas mais fortes do campeonato jogando com um meio campo mais forte na recuperação. Senti que nos faltou isso no dragão e a determinada altura no jogo com os lamps. Por outro lado poderia ter jogado também noas taças e dar descanso ao william.
Toda a sorte para ele e espero que volte.