As críticas que se fazem ao estilo de comunicação do presidente, promovendo uma estratégia de comunicação mais “recatada”, são curiosas. É totalmente irrelevante se são feitas pelo sócio nº1 ou por um membro de uma claque que “já fez tudo pelo Sporting”. Eu quero é saber a razão e explicação da crítica. E a razão “antigamente é que era bom porque se dizia o que queria no cacifo”, não é uma razão: é uma lamentação. Para isso há o fado.
O espectáculo começa atirando que estes não são os ideais dos fundadores. Sei que cada um os interpreta como quer, mas verdade, coragem , união, organização, competência não podem ser maus ideais, e parecem-me adequados a esta direcção. E continua. Um grupo diz que a solução é a de tratar dos problemas reclamando nas “instâcias adequadas”. Ora bem: primeiro, fazer um comunicado não impede o clube de protestar oficialmente, e segundo, que será um comunicado?
A Wikipedia diz: “é feito por um indivíduo ou organização para a imprensa visando divulgar uma notícia ou um acontecimento.”
Ora o Sporting ou outra qualquer organização faz comunicados com o objectivo de…divulgar alguma coisa. Os adeptos que estão contra o comunicado acham que o Sporting deve esconder o facto de na próxima edição da taça da liga o Sporting Clube de Portugal ter decidido trazer um grande número de juvenis e juniores, caso o FC Porto passe esta eliminatória da taça da liga.
Isto não me parece algo assim tão desinteressante ao ponto de querer que o meu clube não a divulgue. Sendo os sócios os donos do clube, eu como sócio acho que é importante e quero sabê-lo. Quem não quiser saber que não leia. Mas ficamos a saber que há surpreendentemente sócios que querem que o clube tome atitudes sem as comunicar aos sócios. Ou então querem que o clube só comunique algumas! Quais? Quais seriam então as decisões que se comunicariam aos sócios? Já vi que só se forem notícias boas. Portanto promoções na loja verde, descontos na gamebox, anedotas picantes sim senhora, mas…tomada de posição? Amigos, isso é a ruína.
Ah não, já percebi! São contra a tomada de posição em geral. São contra o facto do Sporting decidir boicotar a taça da liga. Ou seja, acham que perante o que aconteceu no sábado (com a agravante dos erros de arbitragem que deram um penalty duvidoso, um golo em posição irregular e a não-repetição do penalty no dragão por posição irregular dos avançados portistas , tudo isto em só 3 jogos!) com o atraso propositado dos jogadores do porto, o Sporting não deve protestar: Deve manter a postura, respirar fundo, mostrar que “está acima” desses podres. Essa linguagem vaga é logo sinal de incoerência. Que é estar acima? Ignorar mas perder sempre? Perder porque as regras do jogo são outras e nós fingimos que não sabemos?
Voltamos ao mesmo. Sempre ao mesmo. À Guerra interna entre quem quer resolver os problemas do seu clube assumindo-os e encarando-os, e quem ainda vislumbra um Sporting institucional, formal, de “bom gosto”, casaco tweed, do tempo em que o desporto se jogava limpo, e o Sporting nesse tempo ganhava sempre. Mas o desporto mudou muito.
E se me parece claro que não queremos tomar o lugar do Porto (como anseia o orelhas) para ocupar a cadeira do Papa e perpetuar os podres do futebol Português, temos de decidir. Ou perdemos com um sorriso, assumindo que os “clubes de bem” não se metem nisso, e semana após semana vamos vendo o Sporting ser sistematicamente roubado, ou fazemos a única coisa que nos resta, que é a denúncia pública sem reservas. Parece impossível que alguém ainda defenda o protesto silencioso nas instâncias em Portugal, onde o Orelhas pede árbitros lutando pela “verdade desportiva”e o Bufas liga pessoalmente aos árbitros para lhes explicar o caminho de sua casa.
Só espero, como se confirmou nas urnas nas últimas eleições, que quem defende a luta cara-a-cara e sem medo esteja sempre presente em maioria nas decisões do clube, para que o cheiro a naftalina se enterre de vez e continue o Sporting da verdade!
Texto escrito por Acosta
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
29 Janeiro, 2014 at 19:43
… há um ditado que diz “quem muito se abaixa ao cu lhe vão” …o Sporting não pode tolerar o que nos andam a fazer…. nada de bocas caladas … ao mais pequeno sinal que nos querem comer (por tolos, ceguinhos ou surdos) é levarem logo com resposta, e seja de quem for, do Presidente, de qualquer Sócio, Adepto, Simpatizante …. “quem não se sente não é filho de boa gente”!!!!!
29 Janeiro, 2014 at 21:14
esse ditado é uma versão do fight & resist na bela língua de Camões
29 Janeiro, 2014 at 19:53
Boas! Mais um novo guerreiro fiel de Fight & Resist a juntar-se a esta comunidade leonina espetacular, que sigo desde o quase fim do Cacifo.
Leão que é Leão é Rei da Selva e não se subjuga ao demente e medíocre estado do Futebol Português mais conhecido por “sistema”! Por isso, até agora, concordo com a política de comunicação do Sporting CP e, portanto, com o texto.
Saudações. E o Sporting é nosso! Finalmente. SCP <3
29 Janeiro, 2014 at 20:46
Cá pela minha Região o que se diz é que…”quem muito se agacha…o cu lhe aparece”…!!
Não é a bem a mesma coisa, mas para o facto…é mais cu, menos cu…!
Eu sócio nº 22 302, também não quero “que o meu Clube seja como os outros…”…
Mas isso não quer dizer que nos devemos deixar “comer por parvos”…
Já todos sabemos de há muito, “as linhas com que vem sendo cosido” o futebol cá do sítio…
Os mais corruptos têm dividido entre si “o bolo”…e os que vão “comendo as migalhas” que sempre acabam por cair “da mesa do dono”…e com isso vão tendo osbeneficios necessários, para obtenção dos seus fracos horizontes…
Acenam que sim com a cabeça…e vão dizendo que nada de anormal aconteceu…
O Sporting é um Grande Clube…dos Maiores entre os maiores…
O Sporting é fiel aos ideais olímpicos que não se compadecem com as constantes “falcatruas” do futebol luso…
O Sporting é …e isso deixa-me orgulhoso…DIFERENTE…!!
E diferente não porque tenha “a mania de lhe correr nas veias sangue azul”…mas porque coloca em campo o seu esforço e o seu saber…na tentativa de ser mais rápido…subir mais alto…e ser mais forte…mas respeitando e aceitando quando os outros com as mesmas armas…possam ser os vencedores…
A actualidade exige (nós exigimos…) que o Sporting seja DIFERENTE…
Quando outros preferem continuar a “chafurdar” na lama…o Sporting pretende “jogo limpo…”…
Por isso é hora de ir em frente e LUTAR…pois dos fracos a História nada diz…!!
Eu quero a VERDADE…toda a verdade, mesmo que isso nos obrigue, a continuar a fazer…a nossa travessia do deserto…
Mas mesmo os desertos acabam por ter OÁSIS…
É à procura disso que andamos todos …nós também temos direito aos nossos oásis…!!
Quero uma Direcção que não se cale…desde que tenha razão para falar…!!
Sporting Sempre…!!
SL
29 Janeiro, 2014 at 22:14
Isso mesmo Max.
Quando nao houver razoes para falar, o Sporting estara calado, e discreto, como um gentleman.
Ate la, temos que Rugir bem alto.
SL
29 Janeiro, 2014 at 20:50
Muito bem, Acosta.
Texto sem mácula, e muito oportuno.
Concordo em absoluto, e também me admirei por terem aparecido sportinguistas com opiniões tão críticas para com o com o comunicado da Direcção, porque num contexto em que só temos inimigos e não falta quem nos ataque, e ninguém nos defende, onde mais iriam os sportinguistas receber defesa da sua causa, senão daqueles que estão ao leme da nau Leonina? Falaram, e falaram bem, e com elevação.
Os nossos inimigos estão lá fora, e não nos dão descanso.
As vozes discordantes vindas de dentro, essas fingimos que não ouvimos, e siga para bingo…
29 Janeiro, 2014 at 20:58
Eis a minha opinião:
Acho que o comunicado do Sporting até foi muito “macio”.
Se fosse eu a redigi-lo, terminaria assim:
O Sporting Clube de Portugal não pactua com irregularidades grosseiras – reveladoras de chico-espertismo saloio – como aquelas que se verificaram na “Aldeia do Dragão”.
SL
29 Janeiro, 2014 at 21:26
Tobias Figueiredo(central mais promissor da formação do sporting) emprestado a um clube da III Divisão espanhola?! Alguém sabe o que se passou?! É que é lógico que não foi para evoluir! Para isso ficava cá a jogar na equipa B, na II Liga Portuguesa.
E Alexandre Guedes, melhor marcador do Europeu de Sub-19, vendido, ficando o Sporting com 40% do passe?!
Má gestão do Sporting….alguém sabe o que realmente se passou?!
Estou estupefacto…logo o Bruno de Carvalho que tão soube gerir este tipo de preocessos como Bruma, Ilori, etc…e agora surge isto!
Quem tiver informaçoes…comunique e esclareça a malta da Tasca.
29 Janeiro, 2014 at 21:28
Belissimo post, Acosta. Também acho que nos devemos queixar, se achamos que temos razão de queixa.
Afinal, o podre sistema que manda no futebol tuga não tem ´livro de reclamações´.
Cada comunicado e intervenção dor Presidente do Sporting Clube de Portugal corresponde a um registo de queixa no tal livro de reclamações.
Ficar calado não serve os nossos interesses. La luta sem trégua e sem quartel que agora travamos seria o nosso fim. Ainda por cima esta comunicação mais de ´combate e resistência´ tem o condão de dividir as águas, ficando a saber com quem podemos contar do lado certo da barricada.
Não considero menos sportinguistas aqueles que acham que não se deva ir por um caminho tão truculento em termos de comunicação, mas tenho a certeza de que não se pode contar com eles nas duras lutas que vamos (estamos) já a travar.
E pergunto eu… o que temos a perder? Mais roubos, mais falcatruas, mais xico-expertices, mais declarações de virgens ofendidas, mais intensómetros de empurrões, mais enganos, mais ´não vi´? Já temos tudo isso e estamos vivos, a luta que travamos vai-nos fazer (ainda) mais fortes.
SL
29 Janeiro, 2014 at 22:03
nuno reis no cercle até ao final da época
29 Janeiro, 2014 at 22:19
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futnunocercle_290114_123453.asp
Troca pelo Monteiro…?
Que evolua por la, casa que ja conhece.
Opcao de compra de 500M com 50% de futura mais valia
E se nao voltar desejo-lhe muita sorte na carreira.
30 Janeiro, 2014 at 0:05
O Monteiro vem do Brugge mas não é do Cercle, é do outro.
29 Janeiro, 2014 at 22:26
Bom golo!!! Acosta a encostar para o fundo da baliza!!! Como diria o Nilton: toma! Engole… chupa… carrega – qualquer coisa assim – Isto sim, uma coincidência de palavras. Comunicado… Press Release… é só para dizer mansinho: Don’t FUCKKKKKKK WITH USSSSSSS!
Assistência de DiFranceschi para o golo… hehehehehe
29 Janeiro, 2014 at 22:29
Cherba, sai um copo de água por favor! Deixei de beber… 😀 já não posso ir à roulote 🙁
29 Janeiro, 2014 at 22:33
Fabuloso! Adeptos do Coventry City no intervalo do jogo contra o Arsenal. E já perdiam por 2 a 0. São os sportinguistas da Inglaterra!
https://www.youtube.com/watch?v=jLz-t7o_2vg
29 Janeiro, 2014 at 23:49
Com a ressalva do parágrafo sobre as cenas de capítulos anteriores, concordo com o comunicado: na forma, conteúdo e oportunidade.
Este post remete para uma questão que acho que se vai tornar cada vez mais pertinente até ao final da época – à falta de outros motivos, há, entre os que se dizem Sportinguistas, quem não tenha pejo em fazer o jogo do sistema e entre pelo caminho de tentar diminuir ou ridicularizar as posições assumidas de forma oficial pelo Clube.
Não estou a dizer que entre esses “Sportinguistas” estejam (todos, pelo menos) os que aqui criticaram o comunicado, mas há “latitudes” que não perdem uma oportunidade. São os mesmos que ao arrepio do que tem sido reiteradamente assumido como sendo os objectivos desportivos para esta época, teimam em elevar a fasquia para níveis… como só um Engodinho conseguia.
30 Janeiro, 2014 at 0:13
Uma anedota que vi agora num sítio:
PINTO DA COSTA com 74 anos foi fazer o seu check-up anual…. O médico perguntou-lhe como é que ele se estava a sentir, ao que o PINTO DA COSTA respondeu:
– Nunca me senti tão bem. A minha nova esposa tem 26 anos e está grávida…, esperando um filho meu. Estou muito feliz! Qual é a sua opinião a meu respeito, doutor? O médico reflectiu por um momento e disse:
– Deixe-me contar-lhe uma história: conheço um tipo que era um caçador fanático,… nunca perdeu uma única época de caça. Mas, um dia, por engano, enfiou o seu guarda-chuva na mochila em vez da arma. Quando estava na floresta, um urso repentinamente apareceu na sua frente. Ele sacou o guarda-chuva da mochila, apontou para o urso e…, BANG…, o urso caiu morto. Responde o Pinto da Costa: – HA! HA! HA! Isso é impossível…, algum outro caçador deve ter dado um tiro no urso por ele.
– Exactamente!!!…
30 Janeiro, 2014 at 10:08
É por merdas dessas e doutras que eu não vou à caça… é coisinha para estragar amizades.