Claro que foi um balde de água fria. Gelada, se preferirem. Depois da derrota de fcp e do empate de slb, tínhamos que ganhar este jogo, não só para encostar ao encarnados, mas, e talvez mais importante, para deixar os azuis numa espécie de limbo. Não deu, não ganhámos, mas fizemos por isso.
E começo, precisamente, por aí. Fizemos por isso. Fizemos mais por isso do que em Guimarães, por exemplo. Fizemos mais por isso do que contra o Belenenses. Fizemos mais por isso do que contra o Nacional e se, nessa noite, as críticas se centraram todas no árbitro, não entendo tanto apontar de dedo às nossas cores numa noite em que se contam cinco oportunidades claras de golo e mais umas ameaças e onde, parece-me claro, o senhor do apito volta a ser figura incontornável na perda de dois pontos (ponham mais um penalti, uma enervante dualidade de critérios e uma conivência com o anti-jogo na conta, sff).
Dizia eu, fizemos por isso! Como que embalados pelo sentimento de união das bancadas (fazendo numerologia, diria que 35 dos 37 mil que estiveram em Alvalade viraram as costas à corrupção durante os primeiros três minutos), entrámos bem no jogo, criámos as duas primeiras oportunidades (Montero e Jefferson) e, durante 20 minutos, imprimimos ao jogo um ritmo que dava a entender que o mais complicado seria marcar o primeiro golo. Golo que não apareceu nesse período, com a agravante de, de um momento para o outro, a equipa ter desligado até final da primeira parte.
Voltámos a entrar bem na segunda e, com o passar do tempo, as oportunidades foram-se avolumando, à semelhança de um sentimento de desespero de cada vez que a bola embatia num dos bonecos que vieram no autocarro do Conceição (patéticas as afirmações posteriores, tendo o desplante de afirmar que as oportunidades de golo foram divididas – duas para a Académica, uma em cada parte, contei eu – e gabando-se da mestria do anti-jogo quando voltou para casa com um ponto sem saber ler nem escrever). Podemos, obviamente, afirmar, que uma dessas bolas tinha que dar golo. Tal como uma das várias oportunidades frente ao fcp, para a taça da vergonha, devia ter acabado a balançar as redes. Mas, a não ser que tenham começado a ver futebol este fim-de-semana, todos sabemos que há jogos destes, não sabemos?
Resumidamente, sem deslumbrar, creio que fizemos suficiente para ganhar. Falhámos na finalização, pois falhámos, e não há como negar a seca do Montero (que voltou a subir de produção quando teve permissão para fugir dos centrais) ou as dificuldades físicas do Slimani. Não há como negar a ausência de um “inventor” que acrescente magia a todo o esforço, dedicação e devoção da nossa equipa. Não há como negar que houve pouco fogo nas alas. Não há como negar que Leonardo demorou demasiado tempo a tirar Wilson Eduardo, por exemplo. Não há como negar que a lesão de Jefferson foi um forte revés. Ou que o amarelo a William (que jogo monstruoso!) foi cravarem-nos o picador numa noite gelada. Mas daí a começar a atirar pedras a tudo e todos, vai uma longa distância.
Tal como não percebo as pessoas que deixam o seu lugar vazio dez minutos antes do jogo terminar, também não entendo as acusações de que colocámos em causa a conquista do título. Minhas amigas e meus amigos: a ilusão de poder conquistar esse mesmo título, foi-nos dada pelos homens que, agora, são criticados. Se há meia dúzia de meses tudo o que se pedia era que nos orgulhassem do que fariam com a camisola verde e branca vestida, não entendo como, depois de uma noite aziaga e menos bem jogada, se acusam estes «vendedores de ilusões» de estarem a colocar em causa um objectivo que só passou a existir na nossa cabeça… em função de tudo aquilo que eles fizeram até agora!
Sabem, quando comecei a escrever este texto, duas imagens teimavam em assaltar-me o espírito: a dos Sportinguistas que gostam de dar o exemplo do ManUnited, pela paciência que teve com Sir Alex, e a dos Sportinguistas que gostam de imaginar-nos a seguir as pisadas do Dortmund (ou, mais distante, do Ajax), apostando na formação, nas contratações cirúrgicas a baixo custo e na criação de uma equipa na verdadeira acepção da palavra.
Depois de muitos dos comentários que fui lendo, chego à conclusão que muitos de nós não estão preparados para ter a paciência a que esses cenários obrigam. Mas quero acreditar que a maioria, já estará em posição de combate rumo à próxima batalha!
3 Fevereiro, 2014 at 11:39
O sonho do título este ano é alimentado não apenas pela surpreendente resposta que a equipa deu na primeira volta, mas também por uma série de circunstâncias únicas:
– O Sporting está literalmente focado numa única competição (o que com um plantel tão curto em matéria de talento, é absolutamente fundamental) … quantos campeonatos vamos disputar sem marcar presença nas desgastantes competições europeias?
– Os adversários directos estão a jogar (muito) pouco, a perder mais pontos do que o habitual e continuam a sofrer o desgaste de estar presentes em quatros competições.
– Os adversários indirectos estão mais fracos do que nos anos recentes.
Perante estes factos, parece-me de uma enorme falta de ambição e respeito pela história do clube não colocar o Sporting como candidato assumido ao título. Chega de conversa que para o ano é que é para disputar a vitória no campeonato. Todos sabemos que este ano já é a valer. E a reacção do BdC no banco não engana.
Ontem, como tantas vezes sucedeu nos últimos 30 anos, voltámos a falhar no momento em que não podíamos. Não bastava ganhar 1-0. Ontem era para demonstrar força. Esmagar a académica para intimidar porto e benfica. Psicologicamente há ali muito trabalho a fazer.
Esperemos que a resposta na luz seja diferente. A vitória é importante não apenas porque nos coloca na frente mas também para um eventual desempate em caso de igualdade de pontos no final.
SL
3 Fevereiro, 2014 at 11:40
off: Alguem sabe com acabou a votação para o melhor jogador magrebino? È que eu no domingo nao tive acesso a net.
O nosso Sli ganhou?
Podemos comemorar?
3 Fevereiro, 2014 at 12:01
A ultima vez que votei ontem estava com 56% e o outro com 30!!!
🙂
3 Fevereiro, 2014 at 11:45
vários pontos:
– Mais uma vez uma atmosfera absolutamente fantástica! Alvalade é por estes tempos a meca od futebol em Portugal. Nenhum outro estádio oferece o clima entusiasta que nós oferecemos. C0ntinuamos todos, pois, de parabéns! (e já agora, cumpri a minha parte, e virei tb as costas ao jogo e registei esse momento único!)
Quanto ao jogo: parece-me que a equipa não entrou devidamente preparada para o decisivo que era este jogo. os primeiros 10/15 minutos foram intensos, podiamos ter resolvido logo (ali não fora a Académica ter um dos 3 melhores quarda-redes da Liga)…mas depois deixámo-nos entropecer pelo estrangulamento tático a que a Academica nos submeteu. Era díficil trocar a bola, era díficil mudar de velocidade, o ADRIEN (que mais uma vez fez um jogo monstruoso) continua a estar demasiado só nas suas tarefas de organização de jogo ofensivo, porque simplesmente ANDRÉ MARTINS é carta fora do baralho. MONTERO (não aceito que se faça uma crítica a Montero!) fez mais um jogo muito esforçado, mas muito só lá na frente (continua a fazer-me lembrar o Liedson que distribuía para ele próprio finalizar!) e continuamos com problemas nas alas: WILSON EDUARDO evoluíu muito, tornou-se um jogaodr muito mais concentrado e intenso mas não é extremo porque não desequilibra no 1×1, não dá. WILSON corre muito (às vezes até de mais!) mas não consegue ganhar duelos, e não ganhando duelos, nós perdemos espaços e perante equipas extremamente fechadas em que os avançados comportam-se como médios defensivos e os médios como laterais e centrais, é imposssível abrir o ferrolho, com jogadores que não conseguem ultrapassar os seus opositores.
E o problema é que Sporting chegou realmente a uma fase crítica, em que aos mais talentosos (CARRILLO e ANDRÉ MARTINS) falta intensidade, consistencia e compenetração e aos mais abnegados (WILSON EDUARDO e CAPEL) falta o talento para desequlibrar e ganhar espaço!
Por isso é que estamos a verificar um pormenor deveras curioso (ou talvez não!), que é um jogador de natureza defensiva, aparentemente (aparentemente, repito!) sem qualidades técnicas por aí-além, se estar a demarcar como um verdadeiro organizador de jogo, que é o nosso (já me faltam palavra, sinceramente), MONSTRO, FABULOSO, INCRÍVEL E INIGUALÁVEL JOGADOR, que é o menino WILLIAM CARVALHO. Ontem o que se viu foi um William mais tímido na sua natrual agressividade (se soubesse o que iria acontecer mais valia por o ferro na brasa logo de início), mas que, progressivamente se está a transformar num jogador audacioso nas suas tarefas de…10(!). pois é, foi isso que eu vi na última meia hora de jogo, o William a peagar na bola e, com régua, esquadro e transferidor. a colocá-la nas alas ou no centro para produzir massa atacante!
E isto, meus amigos, não é normal, foda-se! Não podemos estar dependentes dum jogador como WILLIAM CARVALHO (ou até às vezes DIER (boa exibição ontem e acredito que vá ser o nosso MVP na Luz.) para serem os nossos playmakers. Ou então dependermos de 2 laterais para seres os nossos extremos desequilibradores (neste momento, a verdade é crua: CÉDRIC e JEFFERSON grande merda de perda, foda-se!) desequilibram muito mais do que MANÉ, WILSON, CARRILLO e CAPEL. Não dá, simplesmente, e acredito que tenha sido para colmatar esta enorme pecha que se foi ao Mercado.
Mas, agora concluo dizendo: na minha opinião é inútil, estúpido e injusto criticar LEO JARDIM. Por tudo aquilo que Cherba já referiu. Não se trata aqui de usar o tal discurso : o mérito nas vitórias é dos jogadores e o demerito nas derrotas ou empates é do treinador. Bullshit! Se não fosse LJ, nunca jamias em tempo algum estaríamos onde estamos. O que Leo faz com este grupo de jogadores não é só Magia, meus amigos, é Pura Alquimia!! Leonardo Jardim conseguiu DISFARÇAR jogadores limitados (no seu talento e consistencia) e dar a entender que esses passam a ser craques: André Martins, Wilson Eduardo e Carrillos são disso exemplos.
Por isso, sempre disse que era OBRIGATÓRIO ir ao mercado.
Aquilo que vimos ontem foi mais um episodio de desgaste desta equipa, que nos habituu (enganosamente se calhar) a ritmos infernais e exibicionais que provavelmente já começam a estar acima das nossas possibilidades.
Enquanto os nosso rivais têm problemas de ordem disciplinar, psicológica e acima de tudo tática (incompetencia máxima dos seus treinadores)m, o nosso problema es´ta longe de ser do nosso treinador. Porque se assim fosse, já se tinha evidenciado. Os nossos vários problemas derivam de um, apenas um: plantel demasiado curto para as exigencias duma época desgastante que provoca outro ainda mais grave: numa equipa de operários é o mestre de obras que veste o fato de arquitecto, porque não há um verdadeiro arquitecto nesta equipa.
Falta o traço explosivo de génio nesta equipa e oxalá que esse tenha mesmo sido contratado nos últimos…18 segundos, porque esses 18 segundos podem ser decisivos para o nosso Sonho Final!
3 Fevereiro, 2014 at 11:49
ps: apenas dua snotas finais para 2 meninos que continuam a fazer o seu brilhante percurso na noss equipa: MANÉ está verde é perfeitamente normal, mas a mi m dá-me garantias para que, quando ganhar intensidade de jogo, a nível de rapidez mental (porque física tem de sobra) vai ser o extremo que CARRILLO desperdiçou.
Outro destaque é para DIER: posso estar a navegar na maionese mas a ausência do nosso melhor jogador (um dos futuros melhores medios do Mundo – Sr. William Carvalho) não me apoquenta minimamente. Confio plenamente no menino DIER para o substituir porque lembor-me sempre da fantástica exibição dele contra o Porto. DIER está talhado para essa missão e se calhar ainda o vamos ver a marcar de livre, quiçá!
3 Fevereiro, 2014 at 12:45
Excelente analise. Concordo em absoluto.
Deus Maradona nos permita ganha rna luz com golo do Dier.
3 Fevereiro, 2014 at 13:48
Espero que Dier esteja a altura do jogo…
Boa analise, mas uma ressalva, Eduardo nao e extremo, desenrascas a extremo. Eduardo e Avancado que pode descair para as alas.
Parece o substituto ideal para toda a frente de ataque… Um grande 13. jogador 😉
SL
3 Fevereiro, 2014 at 14:47
eu sei jubas que Wilson nunca será extremo pelas razões que apontei. simplesmente nesta equipa tem sido extremo . e isso é parte do problema. mas mais uma vez sem ovos não se fazem omoletes. ( e Carrillo é um ovo com um prazo de validade prái de 1 dia…)
3 Fevereiro, 2014 at 14:38
O Dier, sendo um jogo fora, vai ajudar muito a defesa. Perdemos posse no meio campo, Leo talvez prepare bolas rápidas para os extremos.
3 Fevereiro, 2014 at 11:45
Fizemos o suficiente para ganhar e procurámos a sorte o jogo todo mas ontem ela não quis nada connosco! Há dias assim e haverá sempre… Ânimo!!!
3 Fevereiro, 2014 at 11:58
Ora então vamos lá ao meu comentário de hoje…:
1º – Não faltei ao encontro e estive com amigos daqui da “Tasca”…gente simpática e a surpresa de uma leoa, não a surpresa de ser uma leoa bonita…porque as leoas são as mulheres mais bonitas de Portugal…quiçá do Planeta…
2º – Cumpri o “determinado” …3 minutos de costas, com o meu cachecol (diria antes quase um cobertor…) aberto até onde davam os meus braços…e o tempo todo sem olhar para trás “a ver” o jogo…com o olho cego…!!
3º – Concordei com todas as opções do Leonardo Jardim e sabem porquê…?
É que ele é que é o treinador e não eu… e se noutras ocasiões aplaudi as suas escolhas porque resultaram…porque iria agora deixar de o fazer, poprque não conseguimos o que desejavamos…?
– E se o “bratista” marcasse aquele penalti limpinho…?
E se o Ricardo não tivesse defendido tudo…?
Pois é…se ganhássemos, para alguns o Jardim continuava a ser o maior…
Há uma coisa que não me está a agradar mesmo nada…:
Há por aqui muita gente, que está “na fronteira” do assobio…mais um jogo menos conseguido e eles aí estão a voltar “ao local onde se sentem felizes…”…
Acordem p’rá vida…nunca esqueçam que o Sporting (como os amigos…) precisam de apoio, é nos momentos dificeis…
Quando as coisas correm bem…é só abrir a boca e até os figos lá caiem direitinhos…!!
Se querem que vos diga a minha opinião acerca da nossa posição final…digo-vos que não acredito que sejamos campeões…
Vamos lutar pelo 2º lugar e bom será se “nos deixarem” sentar no 3º…
O “sistema” está vivinho da costa…ou vocês pensam que aquele penalti marcado pelo Paixão a favor dos galinholas, como aquele outro não marcado a nosso favor pelo Baptista…foram apenas fruto das circunstancias da acaso, ou da sorte…??
Bom post Cherba…o amigo também é daqueles de quem os latinos diziam…:
“amicus certus in res incerta cernitur…”
Abraço a todos os Leões…mesmo aos indecisos…!!
SL
3 Fevereiro, 2014 at 12:18
Eu também ouvi um ou dois assobios na Sul. Ainda estiquei o pescoço para tentar perceber quem eram os imbecis mas felizmente para eles e para mim (porque aquilo não iria acabar bem) não os encontrei. Cambada de lampiões!
3 Fevereiro, 2014 at 21:52
Sábias palavras 🙂 Hoje já me ajudou a concentrar as atenções para o próximo jogo!
Espero que acredite que acabaremos com a corrupção 🙂
3 Fevereiro, 2014 at 12:03
É sem duvida complicado falar depois de um jogo destes…contudo mais complicado é ler algumas coisas(mesmo tendo em conta que numa democracia todos temos o direito…e dever de ter a nossa propria opinião)…mas então num jogo onde jogamos com uma equipa bem organizada e fechada…onde temos 14 cantos e 20 remates não fizemos tudo para ganhar…????? Então e se o Ricardo não tivesse feito uma grande exibição o penalty CLARO…fosse apitado tinhamos ganho por quantos????? É injusto para esta equipa e para o nosso treinador algumas criticas infundadas….ah e tal o carrillo devia ter entrado…ok…até posso concordar mas se o se o capel faz um golo…ou mesmo o wilson….hoje estavamos aqui a dizer que LJ é o maior!!! Para mim é o maior…é o meu treinador…falha??? com certeza como todos…mas a vida é assim. Não temos sequer que levantar a cabeça porque não vejo qualquer motivo para a mesma andar baixa!!! Queremos ser campeões???? Claro…quem não quer…??? foi a isso que nos proposemos??? Claramente não!!! É possivel??? Sim…porque não ainda a procissão vai no adro…É dificil??? Pois com certeza que é!!! E o caminho??? e o nosso trajecto??? Não é este??? está errado??? estamos a ser mal geridos dentro e fora do campo??? não nos orgulha a nossa equipa????….Para mim por pior que me sinta hoje…e sinto…neste momento estas questões são as mais importantes…e mais…engana-se quem pensa que não temos hipoteses na ETAR….porque temos….há que lutar…se depois não conceguirmos….ok…isso é outra historia…Bamos embora!!! SL
3 Fevereiro, 2014 at 12:12
Alguém sabe se é possivel o William Carvalho limpar o jogo de suspensão no jogo de campeonato da equipa B?
3 Fevereiro, 2014 at 12:14
nop
3 Fevereiro, 2014 at 12:19
Meus amigos a vossa direcção está a fazer o seu trabalho!!!!! E vocês????? O que estão a fazer para a ajudar? Aqui no Porto nenhum árbitro se atreve a roubar o meu Porto. SABEM PORQUÊ? Adivilhem. O resto é conversa da treta. Aí qualquer merda vos caga em cima . QUEREM RESPEITO? GANHEM -NO!!!!! Pois não passam de uns TÓTÓS que só sabem cagar postas de pescada atrás de um computador.
3 Fevereiro, 2014 at 12:22
Amigo, mesmo com essas merdas todas que acabaste de dizer, deixa-me que te diga uma coisa:
Olha para cima!!!
3 Fevereiro, 2014 at 12:26
Não te consigo perceber! Assoa-me o nariz antes de começares a falar. Só consigo escutar grunhidos.
3 Fevereiro, 2014 at 13:48
Deixa-me adivilhar…
3 Fevereiro, 2014 at 14:03
Soares Dias! Jogo na ETAR! Diz-te alguma coisa? Não vos roubam mais porque este ano metem dó!! Vaiem mas é aprenderem a jogarem à bola!
3 Fevereiro, 2014 at 14:38
E não é que “acabasteis” de “cagarde” um posta de pescada…
3 Fevereiro, 2014 at 15:17
“Aqui no Porto nenhum árbitro se atreve a roubar o meu Porto. SABEM PORQUÊ? Adivilhem.” Isto diz tudo do espírito e intenções dos portistas. Vale ganhar a qualquer custo. Os portistas são os pós-modernos da Era da coacção física e das batalhas medievais. Para eles, vale tudo, menos a dignididade e condição humanas. “Uhhh, uga uga, FcporCo, FcporCo. Esmaga. Uga, uga. Esmaga”.
3 Fevereiro, 2014 at 15:36
Não precisas de explicar a razão de nenhum árbitro roubar a merda do teu clube porque toda a gente sabe. Chama-se corrupção e envolve dinheiro, favores, ameaças e putas como as que o teu presidente partilha a flatulência.
3 Fevereiro, 2014 at 12:21
Cherba, e que tal começarmos a falar do nosso jogo de domingo, o de ontem já passou e não vale a pena continuarmos a pensar no leite derramado! Esse já foi, agora é o da etar!
Já estou em pulgas para domingo, cheio de borboletas, acho q nem dormi bem hoje a pensar nesse jogo!
3 Fevereiro, 2014 at 12:31
concordo..falta claramente um 10 puro..o novo bala só está operacional daqui a 4 semanas..mas que raio..contratam o homem, e agora 1 mes para ganhar forma?..para mim contra o carnide era:
patricio, cedric, mauricio..rojo..piris (jefferson não deve jogar)..eric dier..adrien..carillo..capel..montero e slimani.
se jogarmos novamente com andré martins e wilson eduardo..as coisas não vão correr nada bem…..
3 Fevereiro, 2014 at 14:40
Sim… na época de inverno o que mais anda para aí ao desbarato são “10” em grande forma prontinhos a ser vendidos. Era só colher, como os míscaros nas matas…
3 Fevereiro, 2014 at 12:37
“VAMBORA”!!!!
http://instagram.com/p/j6xEpXRS8J/
3 Fevereiro, 2014 at 12:40
O André Martins, das duas uma, ou anda muito tapado pelas marcações cerradas adversárias ou a namorada e a ps4 não lhe dão o descanso devido. Foi dos que mais tem desaparecido do jogo.
Creio que o Sporting deve de apostar mais no ataque, pelo menos em Alvalade. As equipas, depressa se aperceberam que este Sporting não é o Sporting de outrora, e voltaram ao esquema tático do pontinho.
Se a isso ajudarmos a uma péssima cultura nacional do antijogo, cultura essa que é alimentada em grande parte pelos senhores do apito, vamos continuar a ter grandes dificuldades até marcar o 1º golo.
Peço-vos, pelo menos este é o meu ponto de vista, para a postura do juiz da partida, a matar o jogo por diversas vezes.
Quer seja por não penalizar o anti-jogo, como, muitas vezes, utilizando a amostragem de cartões amarelos para assim, matar o jogo em alturas decisivas, demorando imenso tempo a escrever o numero do jogador amarelado.
Não vou falar do penalty, todos nós sabemos o que se passou.
De resto, somos incríveis.
O protesto foi brutal. As bancadas aderiram em massa.
E agora..
Estamos mais que prontos para invadir a luz. Tenho total confiança em quem nos representa.
Obrigado por tudo garotos.
Orgulho.
3 Fevereiro, 2014 at 14:53
O André Martins este jogo esteve a milhas do Montero. Há lá 2 ou 3 lances em que conseguimos entrar na área da Académica mas depois é Montero contra o Mundo.
É preciso que extremo do lado contrário à jogada surja no meio, tal como o André Martins.
3 Fevereiro, 2014 at 12:42
Eis a única maneira de “derrubar o sistema”…!
http://youtu.be/3zINqWX3wUc
3 Fevereiro, 2014 at 12:49
O botabaixismo e a bipolaridade são dois males que sem dúvida nenhuma afligem uma grande parte dos adeptos do nosso grande clube. Há que aprender a viver com eles. É difícil, eu sei, mas há que ter paciência e perseverança.
Quanto ao jogo de ontem foi frustrante sim, mas depois de ver a patética forma como o fcp se espalhou ao comprido contra um mediano Marítimo e o slb foi incapaz, mesmo ao colinho, de bater um medíocre Gil Vicente, continuo a acreditar que somos de longe a equipa que melhor futebol pratica no nosso campeonato. Vai chegar para sermos campeões? Não sei, mas que sabe bem sabe.
3 Fevereiro, 2014 at 12:52
Fico feliz por ver que uma noite de sono foi suficiente para acalmar as hostes. A frustração é natural; atirar pedras aos pés não. Continuo a dizer, como disse sempre, que tenho o maior orgulho nesta equipa, no seu treinador e direcção.
Tocaste num ponto importantíssimo, Cherba, que ontem também realcei aqui na Tasca no rescaldo do jogo: se hoje estamos a sonhar e a contar pontos para o título é porque esta direcção, este treinador e esta equipa estão a ser tão incrivelmente competentes que, contra todas as expectativas, nos deixaram (e ainda deixam) sonhar.
Ontem, antes do jogo, um dos tasqueiros dizia que, em certa medida, seria negativo que o Sporting fosse já campeão porque isso podia representar o galgar de algumas etapas na necessária fase de crescimento. Depois de ler alguns comentários de ontem – comentários dos nossos, que é o que mais me fere – não posso deixar de pensar que talvez haja alguma razão nessa análise. Todos falam no “ano zero” como se compreendessem o conceito, mas a verdade é que, na altura de fazer a revisão da matéria dada e mostrar a aprendizagem da lição, muitos patinam. Torno a dizer: o mais desafiante para nós, adeptos, é conseguirmos encaixar o conceito “ano zero” na nossa cabeça, com tudo o que isso implica: calma, compreensão, paciência, resiliência.
Não entendo, nem consigo entender, as críticas ferozes num jogo como tantos outros, com a diferença que a bola não entrou – em grande parte pela actuação do outro mundo do Ricardo. Se tivessemos feito golo numa das claras oportunidades em que o guarda-redes tirou a bola da baliza ou no penalti que o boi de preto não viu, a equipa não seria a mesma? Não teria as mesmas lacunas? O LJ não teria cometido erros? Porque é que, à semelhança da maioria dos comentadeiros profissionais, somos tão tapados que só comentamos em função dos resultados?
3 Fevereiro, 2014 at 13:01
Olhem se tiverem tempo…
Tem aqui imagens muita malukas…
http://www.youtube.com/embed/hUj65M4T1cg?feature=player_embedded
SL
3 Fevereiro, 2014 at 13:46
Grandes imagens Max.
Thanks
3 Fevereiro, 2014 at 15:55
Grande Max!!
Você é um exemplo. Uma lenda digital!!
SL
3 Fevereiro, 2014 at 17:55
grandes imagens, Max!
3 Fevereiro, 2014 at 13:31
E não foi só o penalti, mais um em Alvalade que fica esquecido, foi muito mais, em outros campos chovem penaltis na medida proporcional ao que tem estado a chover.
Fosse assim tão fácil acertar num euromilhões.
Ontem antes do jogo disse-o, esta galdéria é das piores para nós.
É incrível estar a assistir a este passear de porcaria nos relvados, o que acontece ao Jefferson só acontece ao Sporting.
A equipa que fica privada de um jogador por barbara entrada enquanto o adversário beneficia largamente com isso pois mantém o mesmo número de jogadores em campo enquanto a prejudicada é obrigada a fazer uma alteração que nunca foi preparada durante o correr do jogo.
É incrivel estar a assistir a um jogo onde uma galdéria anda louca para que um jogador dê um encosto para poder dar um amarelo e não é um qualquer jogador, é um alvo previamente marcado.
Também parece que o que veio para ficar nos jogos do Sporting é a correcção de onde se pode marcar a falta, 20 cm, 1 metro, 2 metros ao lado ou atrás, este preciosismo não é visto é mais lado nenhum.
Mané esta verde, Mané de inicio não, opiniões, Mané com direito a marcação individual, Mané sem o apoio do Médio, André Martins descai sempre à direita, Adrien teve trabalho a triplicar no centro e este homem já é um caso sério de resistência fisica, não se lhe pode pedir mais, Mané sem Jefferson sem ter o direito de beneficiar de jogar contra menos um cumprindo regras pré estabelecidas.
Se repararmos Leonardo jardim levou a jogo uma linha de ataque com golos, tirando Montero
Mané e W. Eduardo marcaram por isso nada mais normal que voltar a arriscar com vista que o sucesso pode-se repetir, meritocracia, simples.
Ontem vi um dos mais serenos Sportinguistas a tremer de nervos e raiva no fim do jogo, ver este(s) assim é que me leva à irracionalidade, ver os “meus” a sofrer, isso não suporto como não aceito injustiças como as que li ontem sobre Leonardo Jardim que a par do Presidente são só o que de melhor nos aconteceu neste últimos 5 anos.
Alguém vai pagar esta raiva, minha( do(s) meu(s) amigo(s)) e da equipa, disso tenho a certeza.
3 Fevereiro, 2014 at 13:42
Que sejam as galinhas a pagar a raiva 😉
SL
3 Fevereiro, 2014 at 14:07
Não podia estar mais de acordo com o teu comentário… Dei por mim a por as maos na cabeça, irritadissimo, e a pensar porque razão não conseguimos aproveitar e não nos deixam aproveitar os deslizes dos outros.
3 Fevereiro, 2014 at 13:41
Ponto assente, meus amigos!
Quem coloca em causa neste momento o trabalho de Leonardo Jardim, das 4 uma (ou as 4 mesmo!)
1 – É um estúpido de todo o tamanho;
2 – É um cego que faz o Mr. Magoo parecer um falcão;
3 – Não percebe nada de futebol;
4 – Não é Sportinguista, logo é faccioso;
assim de repente, reunindo estes 4 atributos vem-me à cabeça qq coisa como…Rui Gomes da Silva, ou lá por perto…
3 Fevereiro, 2014 at 14:13
Eu não vi ninguém a colocar em causa o trabalho do Leonardo Jardim, que convém ressalvar: É EXCELENTE
Agora isso significa que se tem de concordar com tudo?
Agora dizes “ah mas ele é que sabe tu não passas de um mero treinador de bancada”. Está certo. Mas como treinador de bancada que sou tenho opinião própria por isso vou-a dar.
OS ERROS DO JARDIM:
ERRO nº1: Apostar no William Carvalho sabendo que estava tapado por amarelos.
Apesar de ter sido dos melhores em campo (ou talvez até o melhor), não me pareceu inteligente colocá-lo neste jogo. Notou-se que esteve grande parte do tempo condicionado nas suas acções defensivas porque certamente tinha o 5º amarelo sempre na mente.
É preciso que nos deixemos de ser ingénuos caralho. Estava na cara que à mínima oportunidade o William Carvalho ia ver um amarelo. E assim foi. Na única falta que cometeu ao longo dos 90 minutos o Paulo Baptista não hesitou.
ERRO nº2: A gestão dos extremos
Carrillo ontem voltou a não jogar. Já tinha acontecido o mesmo no último jogo para a liga com o Arouca. Preferiu-se dar a titularidade ao Mané. A primeira titularidade na liga. E não digo que a titularidade foi mal dada ou que o Mané jogou mal. Até esteve num nível superior que o Wilson Eduardo, mas… Capel e Carrillo no banco? Foi a primeira vez que colocou um 11 em campo sem nenhum destes 2 a titular.
ERRO nº3: Slimani o nosso Mantorras
Não sei se o Slimani estava em condições de aguentar os 90 minutos. Mas mais uma vez o Leonardo Jardim arriscou ao pôr o Montero em campo que tal como o William Carvalho estava tapado por amarelos. Vá lá que não cometeu nenhuma falta.
Não seria uma oportunidade de ouro para dar a titularidade ao Slimani com o pretexto de poupar o Montero para a batalha que se avizinha?
Montero podia ter vestido a pele de Slimani por uma vez esta época e ter entrado se o 0-0 persistisse.
3 Fevereiro, 2014 at 14:45
não estás a questionar o trabalho do LJ, pois não? estás a apontar alguns “erros”, na tua opinião. então, não me dirigia a ti.ninguem diz que o homem é infalível e isento de críticas, mas quando eu vejo pessoal a começar a atribuir culpas, meu amigo, é um fósforo até essa gente desatar a arrasar o único homem a quem se deve este momento. é graças a ele que estamos fodidos por não estarmos em primeiro. porque é graças a ele que nos demos ao LUXO!…de almejar a liderança. para mim, este bestial nunca será besta. porque uma vez bestial, dificilmente se faz a carga de merda necessária para nos trasnformarmos em bestas. é como andar de bicicleta. e que me dera, caro amigo Leão, que os Carrillos deste mundo soubesse andar tão bem de bicicleta como o Leonardo Jardim. muitos problemas se resolveriam!
3 Fevereiro, 2014 at 15:23
Eu não acho que tenham sido erros…Eu já disse que acho que o William fazia muito mais falta num jogo como o da Académica, (onde era preciso um meio campo com classe, toque de bola, velocidade e qualidade passe) do que contra um SLB em que vai ser mais luta e mais perto dos centrais! Por isso eu sinceramente mesmo antes do jogo dizia que acho que o Dier disfarça muito melhor contra o SLB do que neste com a Académica! Para além de ficaria MUITA fdd se empatássemos este jogo porque decidiu gerir o W.Carvalho para a Luz!
Depois, qualquer pessoa que tenha visto os últimos jogos do Capel ou do Carrillo concordará comigo que nenhum deles fez mais do que o Mané fez neste jogo…arrisco-me a dizer que fizeram menos (principalmente o Carrillo que perde mais bolas e para muito mais o jogo, mas o próprio Capel tem sido absolutamente zero…) por isso não penso que tenha sido um erro! Acho que ia ou dar ao mesmo ou ainda seria pior! Quanto ao avançado dá-me ideia (e penso que o Leo Garden o disse na conf. imprensa) que treinou muito condicionado nestas 2 semanas seguidas pelo que acho que nem é questão!
3 Fevereiro, 2014 at 13:41
Boi de preto para o Derby : DUARTE GOMES ou CARLOS XISTRA!
Vai uma aposta?
3 Fevereiro, 2014 at 13:43
Proenca/Capela
Nao ha boas opcoes, so menos mas…
3 Fevereiro, 2014 at 14:33
Eu aposto no Proença. Para se limpar com os lampiões.
3 Fevereiro, 2014 at 13:56
Ou se passa o teste na luz – e passar significa sair de lá pelo menos com um empate – ou então esqueçam.
Pode ser que o Garay seja vendido esta semana.
3 Fevereiro, 2014 at 14:34
esqueçam o quê, leão à solta? a champions, que é o nosso objectivo? por muito que nos custe, esse é o objectivo. o resto foi só o excelente trabalho que tem sido feito que alimentou – e, no meu caso, ainda alimenta, mas com os pés no chão.
3 Fevereiro, 2014 at 14:40
Esqueçam o campeonato. Com 5 pontos de diferença vão já reservar o Marquês.
3 Fevereiro, 2014 at 15:20
O campeonato é um sonho, não é um objectivo.
Os lampiões ainda têm o melão do ano passado fresquinho, não me parece que reservem merda nenhuma…e se reservarem, azar o deles!
O porto já teve cinco pontos de vantagem e agora têm quatro de atraso. O benfica está instável de mais para que se possa dizer que cinco pontos de avanço, a 13 jogos do fim, dão o título a alguém. E mesmo que dêem… Nesse caso lutaremos para ficar em segundo e, com o dinheiro da champions, podemos preparar a época que vem com outros recursos.
3 Fevereiro, 2014 at 16:49
Totalmente de acordo mbc
3 Fevereiro, 2014 at 14:41
O jogo da etar, vai esclarecer mt coisa, no que diz respeito ao desfecho deste campeonato, mas não o vai decidir! Mesmo que o Sporting C.P. perca o campeonato não está perdido. Vai ficar, como é óbvio, mt mais dificil, mas não impossível.
3 Fevereiro, 2014 at 15:29
Vi o SLB perder 5 pontos de avanço a 3 jornadas do fim…porque seria para esquecer perder 5 pontos de avanço em 13 jornadas?!?!?!
3 Fevereiro, 2014 at 13:59
Tantas horas passadas e ainda estou frustrado. Não com a equipa, mas com o resultado. Ontem tínhamos mesmo de ganhar. Deixávamos os corruptos a quatro pontos e íamos ao galinheiro como líderes. Estamos a fazer muito mais do que esperaríamos? É verdade, mas a equipa dá-nos tantas esperanças que queremos o título. A vitória ontem tinha sido um grande passo.
3 Fevereiro, 2014 at 14:05
uma curiosidade: nos três jogos que empatamos, sem colocar em causa os resultados aconteceu: RioAve ( penalty não assinalado);Nacional (golo anulado); Academica ( penalty não assinalado).
off topic: é impressão minha ou o Dani está ressabiado com o Sporting?
3 Fevereiro, 2014 at 14:09
Eu quero é que o Dani vá para o caralhinho…ele e todos os outros comentadores.
3 Fevereiro, 2014 at 14:13
Estoril, penalty não assinalado, embora o jogo tenha sido fora.
3 Fevereiro, 2014 at 14:07
O Shikabala jogará na Luz?
3 Fevereiro, 2014 at 14:09
o Leonardo jardim, disse que ele precisa de 3 a 4 semanas para ganhar condição fisica
3 Fevereiro, 2014 at 14:50
Ya…ele não joga á 2 meses e está habituado ao ritmo do Egipto! Ainda tem muita papinha para comer…deve ir jogar quando pode na B (se houver jogos a meio da semana) e vai levar porrada nos treinos como crl e daqui a 3/4 semanas deve estar pronto! Não percebi se ele disse pronto para ser convocado se para jogar os 90 minutos…se for pronto para ser convocado pronto…se for pronto para jogar 90 minutos, se calhar já o temos no banco contra o Olhanense…
Espero que não seja um Sabri 2….
3 Fevereiro, 2014 at 14:10
Ontem fiquei mesmo chateado, uma azia do crl, é daquelas oportunidades que não se podem desperdiçar.
No entanto, jogamos o suficiente para ganhar, desperdiçamos oportunidades de golo claras, se o Montero não anda a marcar, ou já não marca à sete jogos, o Slimani também já vai numas quantas oportunidades de baliza aberta desperdiçadas, eu diria que é apenas azar, pior seria se não conseguisse-mos criar oportunidades.
Mais uma vez tenho a ideia que nos faltou criatividade e não atitude, reforcei essa ideia depois de rever o jogo.
Também acho que o Leo neste jogo poderia ter feito diferente, mas isso sou eu, quando entrou o Slim eu teria tirado o Mané e não o A. Martins, mais á frente, teria tirado o Mané ( a quem auguro um futuro brilhante ) e não o Wilson, que apesar de não estar a jogar bem estava mais em jogo ou mais participativo, depois, teria colocado o Carrillo em vez do Capel, o Capel não serve como arma secreta, ou joga de inicio ou não pega, já o Carrillo tinha dinamitado aquela defesa. Mas isso sou eu que tenho o curso de treinador de bancada.
Quanto ao grevista, se o William leva um amarelo numa jogada que não representava nenhum perigo, num lance junto á linha lateral, então não sei de que cor seria o cartão que o jogador da Académica devia ter visto pela entrada BRUTAL sobre o Jefferson, se ainda não viram, tenham atenção que as imagens podem conter cenas eventualmente chocantes. Sobre o penalti, como é que é possível não ver ?! Pelo menos o fiscal !! Ou então é como diz um ex-árbitro ” estava na zona cinzenta da área”, Foda-se !!!!
De resto concordo com a frase do Cherba, ” … depois de uma noite aziaga e menos bem jogada, se acusam estes «vendedores de ilusões» de estarem a colocar em causa um objectivo que só passou a existir na nossa cabeça… em função de tudo aquilo que eles fizeram até agora! ”
Mas ontem custou, custou muito a engolir aquela merda de resultado.
P.S. – Também virei costas ao jogo e abanco na central, mas mandei aquele movimento á exorcista para espreitar o jogo.
3 Fevereiro, 2014 at 14:12
Lembram-se dos putos de Corroios?
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151862507046555&set=a.10151862506586555.1073742009.98098491554&type=1&theater
3 Fevereiro, 2014 at 14:15
hehehehe
3 Fevereiro, 2014 at 14:12
dizem que o boi pode ser o jorge sousa
3 Fevereiro, 2014 at 14:25
OFF TOPIC / SHIKABALA:
“…entre o anúncio da sua contratação e a confirmação no encerramento do mercado, na madrugada de dia 1 de Fevereiro, “em apenas 14 horas a página do Sporting Clube de Portugal alcançou mais de 60 mil novos fãs e nas últimas 48 horas teve um crescimento de mais de 100 mil.”
Para além das centenas de comentários ao post do novo jogador, a página do Sporting “foi invadida por comentários da comunidade egípcia”. in És a nossa Fé!
Agora imaginem o Sporting a vender camisolas com o n.º do Shikabala áquele pessoal todo… grande jogada de marketing!
3 Fevereiro, 2014 at 14:28
OFF-TOPIC completamente fora, mas como sei que aqui há muitos cinéfilos, achei por bem destacar:
Ontem quando cheguei a casa, ressacado duma tarde-noite aziaga para nós, defronto-me qual murro na cara, com a morte de um dos actores mais fabulosos que vi na tela: PHILLIP SEYMOUR HOFMANN, caído aos 46 anos, devido à puta da droga.
http://vimeo.com/85679776
http://www.youtube.com/watch?v=hXAeLWn5AYQ
Sem dúvida, um dos rostos mais intensos dos últimos anos do Cinema. Um camaleão que interpretou um estrondoso, frágil e perturbador Truman Capote, que lhe deu o mais do que merecido Óscar. Mas quem não se lembra do enfermeiro Phil no lendário Magnolia, do tarado onanista Allen do Hapiness, ou do majestoso Lancaster no brilhante The Master? além do vilão Owen, em que enche o ecrã em Missão Impossivel, 3, em meia dúzia de momentos, mais do que Tom Cruise na sua carreira toda…:)?
Não era bonito, como Brad Pitt, não era ágil como Tom Cruise, nem aventureiro como Hugh Jacman ou metamorfoseado como Mathe Mconnaughey, mas o seu olhar prendia ao ecrã como ninguem e, meus amigos, falando de talento, foda-se…não havia como ele! não havia actor como PHILLIP SEYMOUR HOFFMAN. Ao nível dele só os lendários. E ele agora já é um.
Puta da droga. E porra, ainda não me caíu a ficha. Este gajo continuaria a assombrar-nos durante os proximos 20/30 anos.
RIP PHILLIP. Paz à tua Alma.
1967-2014
http://vimeo.com/85679776
3 Fevereiro, 2014 at 14:41
RIP
3 Fevereiro, 2014 at 14:43
RIP…
3 Fevereiro, 2014 at 14:44
Também entrou no Boogie Nights do Paul Thomas Anderson. Happiness…
3 Fevereiro, 2014 at 14:51
a Dúvida, Moneyball, 25 th hour, punch drunk love, almost famous, antes que o diabo saiba que morreste, tantas e tantas interpretações inesqueciveis…
3 Fevereiro, 2014 at 14:54
Red Dragon.
3 Fevereiro, 2014 at 15:00
iep…o jornalista! a cena da cadeira de rodas em chamas é inesquecivel…! 🙂
3 Fevereiro, 2014 at 14:58
Gostei bastante da interpretação dele no Gulliver
3 Fevereiro, 2014 at 15:06
deixa-me adivinhar: entrava o Rojo, e a partir daí ficaste com trauma, foi? isso passa…
respect men. or dont. whatever…
3 Fevereiro, 2014 at 15:14
Tava a gozar. Mas são parecidos. E há outro gajo também muito parecido.
3 Fevereiro, 2014 at 15:24
há um puto que entra no breaking bad que parece o filho dele…
3 Fevereiro, 2014 at 15:24
Também me tocou. Ando assim para o sensível.
O filme que mais gosto dele é o The Savages, com a Lura Linney. Não será provavelmente a melhor interpretação, mas é o meu filme preferido com ele. O Happiness é bué hardcore!
3 Fevereiro, 2014 at 15:28
é um excelente filme também. a relação do irmão da laura linney com ela é muito tocante. o happiness é um pouco marado é, mas o gajo está extraordinário…
(oxalá esteja tudo bem com os teus familiares…)
3 Fevereiro, 2014 at 15:48
O cinema e o teatro ficaram ontem mais pobres…
Que descanse em paz.
3 Fevereiro, 2014 at 14:29
Azia do c******!!! Não podemos terminar um jogo com a sensação que podíamos dar mais/TUDO, e ontem senti isso ao darmos 1 parte de avanço, a certa altura parecia que tínhamos os 10 jogadores de campo à bica para o 5 amarelo. Mas não podemos queimar etapas e exigir o mundo a este (fantástico) grupo! O caminho faz se caminhando….e com os 11 jogadores (sim serão 11 no galinheiro) temos que jogar sem receio, e mostrar de que massa somos (SCP) feitos!!!
3 Fevereiro, 2014 at 14:30
O Shikabala deve fazer uns joguitos pela B primeiro.
Era bom que jogasse já hoje.
3 Fevereiro, 2014 at 18:41
Continuo a achar que o Bala poderá jogar uns minutos na Luz….
O Jardim estava a referir-se que para um jogo inteiro não tem itensidade, mas 20 minutos podia dar….