Há um ano, era grande a agitação na Secundária da Bola. Uma das turmas mais importantes, a do Sporting Clube de Portugal, passava a ter um novo presidente, Bruno de Carvalho de seu nome, que prometia mudar radicalmente o passado recente do emblema do Leão Rampante.
Para os adeptos do Sporting, era a esperança que se renovava, depois do pior ano letivo da sua história. Depois de década e meia em que a sua paixão foi, excetuando dois ou três anos, constantemente posta à prova, acreditavam ser esta a oportunidade de recomeçar, emendando erros de palmatória inacreditavelmente repetidos. Para os mânfios da escola, equipados de azul e de vermelho, este era um momento de desconfiança. Habituados ao bullying sobre os verde e brancos, com a complacência dos anteriores presidentes sportinguistas, não sabiam o que esperar de alguém que chegava com hábitos de adepto.
Os primeiros a fazerem o teste foram os de azul. Enviaram um ex-badocha, entretanto espremido numa qualquer lipo (e o desgraçado do Manel Machado é que teve azar), para provocar o tal do Bruno. Num pavilhão onde se jogava uma final de andebol, o tal do Caldeira que passou de boneco da Michelin a Monster High, recusou-se a cumprimentar o Bruno e ainda lhe mandou umas bocas javardas. O presidente do Sporting virou-lhe as costas e, no final, o bimbalhão voltou para o dragão com um granda melão. Fez queixinhas ao presidente dos azuis, o Jorge Nuno, gajo que, nos últimos vinte e tal anos dominou a secretaria, o pbx e a associação de estudantes. Fodido, o Jorge Nuno, a quem uma ex-namorada apelidou de Bufas, falou com o Macaco. O Macaco não reagiu, porque o Macaco só sabe mandar bater ou carregar no rec para copiar cânticos. Ainda mais fodido, o Jorge disse ao Caldeira: «tens que os lixar de qualquer forma!». Tentou-se um negócio na Bruma, que o Bruno percebeu e que terminou com o jovem Armindo Tué a anunciar champignons à turca. Em desespero de causa, venderam-se dois jogadores para um colégio, no principado, metendo ao bolso parte da verba que o Sporting teria que receber. Festejava-se o chico espertismo em tons de azul, mas ficava a mensagem: tinham-se acabado as galhofas, os croquetes e as palmadinhas nas costas tão típicas das presidências do gigantone Franco e do hobbitt Godo. E tinha-se acabado a mama a que muitos empresários estavam habituados.
Nos entretantos, o Bruno já tinha tido que enfrentar a tesouraria da escola. «Vocês devem muito dinheiro, nós não renegociamos e qualquer coisa que ganhem é para pagar a dívida». Isto, assim, dito por tesoureiros que, supostamente gostam do Sporting. O Bruno marca uma conferência de imprensa e promete dizer tudo o que lhe vai na alma. Temendo um motim na escola, os tesoureiros recuam e aceitam renegociar a dívida da Turma de Alvalade.
Os sinais estavam dados de forma inequívoca: os tempos tinham, mesmo, mudado! Claro que os mais desconfiados, continuavam a afirmar que «isto o que conta são as bolas lá dentro! Quando começarem a não entrar é que eu quero ver!». Os mais baixinhos, lançavam boatos de que a mulher do Bruno já estava a trabalhar e a ganhar do belo no Sporting (e que, depois, toda a família do Carvalho estaria a gerir o Sporting). Se os boatos só ficaram no ouvido dos mais palermas, a teoria das bolas ao poste desapareceu com o Postiga. E tudo, imagine-se, com o que tanta e tanta gente apelidou de «jogadores de segunda», «refugo» ou «jogadores em saldo». O sistema escolar estremeceu! Porra, isto era muito mais fixe quando eram os adeptos do Sporting a questionar o gasto de milhões para, no interturmas, ficarem atrás dos que gastam menos!
A Turma de Alvalade ia enchendo estádios e os jogadores, grande parte deles formados na Academia verde e branca (conforme promessa eleitoral), iam ganhando jogos. «Mau…», pensaram, quase em simultâneo, o Jorge e o Luís. Ah, ainda não vos falei do Luís! O Luís Filipe, rapaz que gosta de apregoar verdade desportiva à boca cheia e de contratar jogadores para os encaminhar para o Dubai (ou, noutros casos, de anunciar receitas completamente fictícias). Ora bem, o Luís foi o primeiro a beneficiar da vontade de parar o Leão. O Sporting foi eliminado da Taça de Portugal com a ajuda de um dos meninos da associação de estudantes, o Duarte, e, mais tarde, viria a ser eliminado da Taça da Liga por decisão do conselho directivo. No campeonato, chamaram-se mais uns moçoilos da AE e, pronto, serviço feito. Ou semi-feito, porque no meio da bandalheira os azuis acabaram por sair chamuscados.
Mas se nos custa cortarem-nos o sonho, não custa menos aos azuis, aos vermelhos, à AE, à secretaria e ao conselho diretivo verem que isso não abala o novo rumo que vai sendo traçado. Verem que isso não desmobiliza a Turma de Alvalade e que, depois de se voltarem a reunir as claques na curva sul, os adeptos verde e brancos têm a distinta lata de chutar a resignação e, num movimento cada vez mais conjunto, vociferar Basta! Nos corredores, no pavilhão de educação física, no polivalente, no bar e na cantina.
Entretanto, o Bruno vai dando continuidade do que prometeu. A auditoria de gestão está em marcha, os custos foram reduzidos sem que, com isso, as diversas equipas perdessem competitividade, a comunicação é cada vez mais clara, com o jornal e o site a funcionarem como verdadeiros veículos de comunicação onde nem faltam pormenores sobre renovações, contratações e vendas de jogadores. Os estatutos do clube têm, paulatinamente, sido alterados, e o saco de gatos que geria o clube transformou-se numa imagem de gestão a uma só voz. A aposta em plataformas alternativas é efetiva, com destaque para o Facebook, e nem faltam boas jogadas de marketing como a entrega de uma camisola com o nome do Zuck que inventou a tal rede social.
O passo mais recente, foi o passar da promessa aos atos no que toca a apresentar medidas alternativas, no sentido de melhorar e renovar o futebol português. E, este, é um passo que incomoda. Muito. Porque deixa o Jorge e o Luís sem alternativas: ou se juntam à vontade de mudar, ou mostram que estão confortáveis com esta escola corrupta. E, no meio de tantas outras, esta será a grande vitória do Bruno e da sua direção, neste primeiro ano de mandato.
Há muito caminho pela frente, obviamente que há, mas até nisso Bruno parte em vantagem: como disse o vendedor de banha da cobra que prometia ombrear com Barca e Madrid, ele ainda é um garoto. Um garoto cheio de vontade de festejar golos e nos primeiros degraus de uma escadaria que, se todos nos unirmos, será coroada de sucesso. Os outros, já com o coração a fraquejar, vão lutando por manter o sistema que lhes garante vitórias pouco honradas.
Mas isto ainda agora começou e, para quem não soube ler os sinais, eles foram dados na noite de eleição. Colocando de lado o sotaque inglês, tanto do agrado dos jogadores de golfe que tinham ocupado o lugar, o novo presidente fez questão de, ao invés de utilizar unicamente a palavra Sporting, gritar “Viva o Sporting Clube de Portugal!». E é esse clube, tão grande como os maiores da Europa, que está de volta!
27 Março, 2014 at 19:00
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Grande Bruno! Afinal o merceeiro ja pôs a liga em tribunal e ainda pede 8 milhoes de euros! e ainda vem falar em coação!!!! http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=468527
27 Março, 2014 at 19:31
Oh, e da vez que o capo caldeira coagiu o presidente da liga, admitido pelo próprio:
http://leoninamente.blogspot.pt/2014/03/os-corruptos-andam-arranjar-lenha-para.html
São tantas que nos vamos esquecendo.
27 Março, 2014 at 19:34
Fonix, esta resposta do NOSSO presidente fez-me lembrar o remate do Jefferson que embateu na tola do Enzo! Uiiiii que o coração do Bufas abana por todo o lado. Hahahahahaha
27 Março, 2014 at 19:01
Valeu a espera! Pelo post e pelo presidente, e por ver novamente a turma de Alvalade a vencer!
É megalómano o trabalho feito em um ano, que nem parece muito dada a velocidade que o clube recuperou. Ainda há muito por fazer ( e por desfazer, porque a merda depois de tanto tempo fica dura) mas finalmente HÁ ESPERANÇA!
Todos juntos, em fileiras cerradas, a contribuir para o Sporting! Façam-se sócios, criem o movimento ” um adepto um olheiro”, gritem basta!, vão aos jogos, e quando os putos caírem, metam os assobios no cu e gritem: ATÉ MORRER SPORTING ALLEZ!
27 Março, 2014 at 19:05
Amanhã, às 10 h da manhã, nova entrevista do nosso Presidente, desta vez à Antena 1.
27 Março, 2014 at 19:06
Grande texto…! Parabéns , Cherba , és um escritor do caraças…!
Eu queeeeeero veeeer a turma de Alvalade a vencer!!! Na rua no estádio onde fooooor a defender o nosso grande amooooor no estrangeiro ou em Portugaaaaaal! Nós somos a turma sem iguaaaaaaaal ! Eu queeeeeeero ver , a turma de Alvalade a venceeeeeer!!!
27 Março, 2014 at 19:07
VIVA !
27 Março, 2014 at 19:07
Grande
27 Março, 2014 at 19:11
Fodasse! Q grande post! Nunca será demais agradecer-te as injeções de puro sportinguismo! Stromp para o Cherba!
27 Março, 2014 at 19:16
Enorme, enorme texto!
Estás em forma, cherba.
27 Março, 2014 at 19:17
Simplesmente fantástico!
27 Março, 2014 at 19:19
Sporting
É potência desportiva,
A maior em Portugal,
É a massa associativa
Como não há outra igual.
É o leão a competir
Em todo o lado onde vá,
“Por cada um que cair
Outro se levantará.”
É esforço, dedicação,
É devoção e glória.
É a força do leão
Mais de 100 anos de história.
É algo que bate fundo,
Nos retira a lucidez,
É sempre o maior do mundo
E “é nosso outra vez!”
Escrito a 26 de março de 2013.
27 Março, 2014 at 19:20
para quando uma reestruturação na secção do golf?
27 Março, 2014 at 19:28
Deve ter sido extinta, deixaram de “formar” jogadores made in Sporting SAD.
Diz-se que o Bruno vai abrir equipa de matrecos no lugar do Golfe. As “bolinhas” são fornecidas pelos croquettes.
27 Março, 2014 at 19:25
Excelente texto.
27 Março, 2014 at 19:29
Ganda texto!!! Muito bom! Uma rodada para todos os tasqueiros para fazer um brinde ao NOSSO presidente!
27 Março, 2014 at 19:32
Com saké ?? 😛
27 Março, 2014 at 19:35
Se preferires uma bebida mais aveludada nao te acanhes. O NOSSO PRESIDENTE paga a rodada! 😉
27 Março, 2014 at 19:31
Não gosto da fazer spam 😉 mas…
Ganda post
27 Março, 2014 at 19:32
Muito bom, valeu a pena esperar por uma prosa destas…
O Luis Filipe e o Jorge que se cuidem que o Bruno ainda tem muitos anos de escola p’os f…lixar.
27 Março, 2014 at 19:35
Acompanhei com muita atenção (mas à distância, já que estou no Norte) a campanha eleitoral de 2011, seguindo atentamente todos os candidatos, e nessa altura havia uma campanha que se destacava das demais, pela mobilização sincera dos adeptos. Quem se lembrar da apresentação do Marco Van Basten (ou dos vídeos, no meu caso…) na sede de campanha da Alvaláxia, sabe bem do que falo. Apesar de ser doente pelo Sporting desde pequeno (crescer sportinguista no Norte não é fácil como muitos de vocês sabem…), o dinheiro nunca sobrou para me fazer sócio, pelo que, nessa campanha de 2011, só podia torcer pelo meu candidato e esperar que a nação sportinguista fizesse o que tinha de ser feito.
Nessa madrugada senti-me traído e envergonhado com o que se passou, e poucos dias depois decidi fazer-me sócio para que nunca mais decidissem por mim. Felizmente, usei desse meu direito mais cedo que o previsto. No ano passado, desempregado, fui de propósito ao Porto, esperei mais de uma hora na fila e paguei 10€ (preço de amigo graças ao Solar do Norte, senão ainda era mais!) para entregar o meu mísero (mas sincero) voto a Bruno de Carvalho. Apesar de me ter custado (por ter sido na altura em que foi, espero que nunca mais hajam destas dificuldades para votar!) tenho a consciência tranquilo por ter feito aquilo que estava certo! Finalmente tenho a certeza que tudo é feito com paixão, com raça e que os interesses do Sporting estão a cima de tudo. E neste momento, isso faz-me sentir melhor que qualquer título… até porque sei que quando os títulos aparecerem…não vão parar tão cedo.
Um abraço para todos
SL
27 Março, 2014 at 19:38
Bom testemunho. Também sou um Sportinguista do Norte!
27 Março, 2014 at 19:56
Cá em casa somos 4 Sportinguistas do norte,com muito orgulho 🙂
SL
27 Março, 2014 at 20:01
Parabéns Grande Sportinguista pelo sacrifício em prol do nosso Grande Clube! Saudações Leoninas e um Grande Abraço.
27 Março, 2014 at 22:58
+1
28 Março, 2014 at 0:30
Muito bonito 🙂
28 Março, 2014 at 9:56
Diogo. bilhetes para a curva sabado?
28 Março, 2014 at 8:53
Kawir, que maravilha de testemunho! Sao atitudes dessas, discretas, anonimas, silenciosas, mas absolutamente determinadas, feitas de sacrifício, que fazem acontecer a história,’suportando e permitindo tornar realidade as iniciativas dos lideres, essas sim, mediáticas
Obrigado por me e nos teres devolvido o nosso grande Sporting!! ELE É NOSSO OUTRA VEZ!!!
27 Março, 2014 at 19:39
Um bem haja Kawir, o teu esforço foi recompensado, o Sporting agora é nosso graças ao teu voto e ao de muitos.
27 Março, 2014 at 19:50
Malta já há petição para assinar:
https://secure.avaaz.org/po/petition/FPF_Liga_Portugal_Assembleia_da_Republica_Repor_a_verdade_transparencia_e_primazia_do_adepto_no_futebol_portugues/?sISajhb
28 Março, 2014 at 2:30
Essa petição não é oficial, aqui é a do MovimentoBasta! : http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=movimentobasta
27 Março, 2014 at 19:51
Olha, o Capel escreveu-me…
“Olá Hugo!
Este Sábado, o jogo vai ser ainda mais especial.
Porque vamos assinalar o 1.º ano de mandato da nossa Direcção
com uma grande surpresa para os nossos sócios e, também, porque vamos dedicar este jogo a todas as Mulheres com Garra!
O teu lugar está marcado, não faltes!”
Lá estarei, Mochilas…O SPORTING É NOSSO ! ORGULHO DO CARALHO !
27 Março, 2014 at 21:05
Também me escreveu a mim…mas não vou poder responder ao convite…!!
SL
27 Março, 2014 at 19:55
Grande texto Cherba!
27 Março, 2014 at 19:55
Com todo o respeito…foda-se,Grande Post!!!eu quero ver a turma de Alvalade a vencer!
SL
27 Março, 2014 at 19:58
Sera que para Maio temos convivio na Secundaria?
https://www.youtube.com/watch?v=c5vh0QHUA1w
😀
27 Março, 2014 at 20:09
Grande texto! Parabéns!
27 Março, 2014 at 20:40
Excelente texto,parabéns!!
27 Março, 2014 at 20:47
Ó Cherba, estava dificil mas finalmente saíu o post do nosso Presidente.
Este vê-se que foi preparado a rigor no forno da tasca.
Ora saia um bagacinho aqui para a mesa do fundo faxavor !!!
27 Março, 2014 at 22:17
2
27 Março, 2014 at 21:07
Óptimo post…
Sai uma ginjinha de Óbidos para todos…
Se houver alguém que queira em copo de chocolate…
É só avisar…!!
SL
27 Março, 2014 at 21:30
Simplesmente perfeito.
Tal como este primeiro ano foi, mais não se pode pedir.
E os contínuos que não pensem que foram esquecidos, andam a tentar esconder a merda à tanto tempo que vai ser preciso uma lixivia especial pois germes paineleiapafianos são umas verdadeiras galdeironas de difícil remoção.
27 Março, 2014 at 21:33
Malta, começou a entrevista na TVI24
27 Março, 2014 at 21:41
teste1
27 Março, 2014 at 21:55
A vedeta é o Sporting … tudo o resto é …. trabalho 🙂
27 Março, 2014 at 22:16
Não podia estar mais de acordo com o PRESI!