Há um ano, era grande a agitação na Secundária da Bola. Uma das turmas mais importantes, a do Sporting Clube de Portugal, passava a ter um novo presidente, Bruno de Carvalho de seu nome, que prometia mudar radicalmente o passado recente do emblema do Leão Rampante.
Para os adeptos do Sporting, era a esperança que se renovava, depois do pior ano letivo da sua história. Depois de década e meia em que a sua paixão foi, excetuando dois ou três anos, constantemente posta à prova, acreditavam ser esta a oportunidade de recomeçar, emendando erros de palmatória inacreditavelmente repetidos. Para os mânfios da escola, equipados de azul e de vermelho, este era um momento de desconfiança. Habituados ao bullying sobre os verde e brancos, com a complacência dos anteriores presidentes sportinguistas, não sabiam o que esperar de alguém que chegava com hábitos de adepto.
Os primeiros a fazerem o teste foram os de azul. Enviaram um ex-badocha, entretanto espremido numa qualquer lipo (e o desgraçado do Manel Machado é que teve azar), para provocar o tal do Bruno. Num pavilhão onde se jogava uma final de andebol, o tal do Caldeira que passou de boneco da Michelin a Monster High, recusou-se a cumprimentar o Bruno e ainda lhe mandou umas bocas javardas. O presidente do Sporting virou-lhe as costas e, no final, o bimbalhão voltou para o dragão com um granda melão. Fez queixinhas ao presidente dos azuis, o Jorge Nuno, gajo que, nos últimos vinte e tal anos dominou a secretaria, o pbx e a associação de estudantes. Fodido, o Jorge Nuno, a quem uma ex-namorada apelidou de Bufas, falou com o Macaco. O Macaco não reagiu, porque o Macaco só sabe mandar bater ou carregar no rec para copiar cânticos. Ainda mais fodido, o Jorge disse ao Caldeira: «tens que os lixar de qualquer forma!». Tentou-se um negócio na Bruma, que o Bruno percebeu e que terminou com o jovem Armindo Tué a anunciar champignons à turca. Em desespero de causa, venderam-se dois jogadores para um colégio, no principado, metendo ao bolso parte da verba que o Sporting teria que receber. Festejava-se o chico espertismo em tons de azul, mas ficava a mensagem: tinham-se acabado as galhofas, os croquetes e as palmadinhas nas costas tão típicas das presidências do gigantone Franco e do hobbitt Godo. E tinha-se acabado a mama a que muitos empresários estavam habituados.
Nos entretantos, o Bruno já tinha tido que enfrentar a tesouraria da escola. «Vocês devem muito dinheiro, nós não renegociamos e qualquer coisa que ganhem é para pagar a dívida». Isto, assim, dito por tesoureiros que, supostamente gostam do Sporting. O Bruno marca uma conferência de imprensa e promete dizer tudo o que lhe vai na alma. Temendo um motim na escola, os tesoureiros recuam e aceitam renegociar a dívida da Turma de Alvalade.
Os sinais estavam dados de forma inequívoca: os tempos tinham, mesmo, mudado! Claro que os mais desconfiados, continuavam a afirmar que «isto o que conta são as bolas lá dentro! Quando começarem a não entrar é que eu quero ver!». Os mais baixinhos, lançavam boatos de que a mulher do Bruno já estava a trabalhar e a ganhar do belo no Sporting (e que, depois, toda a família do Carvalho estaria a gerir o Sporting). Se os boatos só ficaram no ouvido dos mais palermas, a teoria das bolas ao poste desapareceu com o Postiga. E tudo, imagine-se, com o que tanta e tanta gente apelidou de «jogadores de segunda», «refugo» ou «jogadores em saldo». O sistema escolar estremeceu! Porra, isto era muito mais fixe quando eram os adeptos do Sporting a questionar o gasto de milhões para, no interturmas, ficarem atrás dos que gastam menos!
A Turma de Alvalade ia enchendo estádios e os jogadores, grande parte deles formados na Academia verde e branca (conforme promessa eleitoral), iam ganhando jogos. «Mau…», pensaram, quase em simultâneo, o Jorge e o Luís. Ah, ainda não vos falei do Luís! O Luís Filipe, rapaz que gosta de apregoar verdade desportiva à boca cheia e de contratar jogadores para os encaminhar para o Dubai (ou, noutros casos, de anunciar receitas completamente fictícias). Ora bem, o Luís foi o primeiro a beneficiar da vontade de parar o Leão. O Sporting foi eliminado da Taça de Portugal com a ajuda de um dos meninos da associação de estudantes, o Duarte, e, mais tarde, viria a ser eliminado da Taça da Liga por decisão do conselho directivo. No campeonato, chamaram-se mais uns moçoilos da AE e, pronto, serviço feito. Ou semi-feito, porque no meio da bandalheira os azuis acabaram por sair chamuscados.
Mas se nos custa cortarem-nos o sonho, não custa menos aos azuis, aos vermelhos, à AE, à secretaria e ao conselho diretivo verem que isso não abala o novo rumo que vai sendo traçado. Verem que isso não desmobiliza a Turma de Alvalade e que, depois de se voltarem a reunir as claques na curva sul, os adeptos verde e brancos têm a distinta lata de chutar a resignação e, num movimento cada vez mais conjunto, vociferar Basta! Nos corredores, no pavilhão de educação física, no polivalente, no bar e na cantina.
Entretanto, o Bruno vai dando continuidade do que prometeu. A auditoria de gestão está em marcha, os custos foram reduzidos sem que, com isso, as diversas equipas perdessem competitividade, a comunicação é cada vez mais clara, com o jornal e o site a funcionarem como verdadeiros veículos de comunicação onde nem faltam pormenores sobre renovações, contratações e vendas de jogadores. Os estatutos do clube têm, paulatinamente, sido alterados, e o saco de gatos que geria o clube transformou-se numa imagem de gestão a uma só voz. A aposta em plataformas alternativas é efetiva, com destaque para o Facebook, e nem faltam boas jogadas de marketing como a entrega de uma camisola com o nome do Zuck que inventou a tal rede social.
O passo mais recente, foi o passar da promessa aos atos no que toca a apresentar medidas alternativas, no sentido de melhorar e renovar o futebol português. E, este, é um passo que incomoda. Muito. Porque deixa o Jorge e o Luís sem alternativas: ou se juntam à vontade de mudar, ou mostram que estão confortáveis com esta escola corrupta. E, no meio de tantas outras, esta será a grande vitória do Bruno e da sua direção, neste primeiro ano de mandato.
Há muito caminho pela frente, obviamente que há, mas até nisso Bruno parte em vantagem: como disse o vendedor de banha da cobra que prometia ombrear com Barca e Madrid, ele ainda é um garoto. Um garoto cheio de vontade de festejar golos e nos primeiros degraus de uma escadaria que, se todos nos unirmos, será coroada de sucesso. Os outros, já com o coração a fraquejar, vão lutando por manter o sistema que lhes garante vitórias pouco honradas.
Mas isto ainda agora começou e, para quem não soube ler os sinais, eles foram dados na noite de eleição. Colocando de lado o sotaque inglês, tanto do agrado dos jogadores de golfe que tinham ocupado o lugar, o novo presidente fez questão de, ao invés de utilizar unicamente a palavra Sporting, gritar “Viva o Sporting Clube de Portugal!». E é esse clube, tão grande como os maiores da Europa, que está de volta!
27 Março, 2014 at 21:55
GANDA POST CHERBA. hoje estás inspirado.foda-se este texto eva tudo à frente hehehehehee
27 Março, 2014 at 21:59
Excelente texto! Parabéns!
27 Março, 2014 at 22:09
Bruno de Carvalho em grande forma…pena que os jornalistas sejam fraquinhos.
27 Março, 2014 at 22:10
Bruno de Carvalho tem clausula de rescisão de 250M€!!!
BdC: “E ainda vai haver que a bata”
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAHAHAHHAHAAHAHAHAHAH…..
Muita bom!!! Bruno é impagável… ADORO ESTE PRESIDENTE!!!
Obrigado por me restituir o orgulho de dizer que sou do SPORTING!
27 Março, 2014 at 22:12
Belo post oh Cherba!
SL
27 Março, 2014 at 22:12
E pronto! O Bruno estragou tudo! Após 1 ano de gestao de excelencia manchou a manta ao revelar a sua clausula de rescisão:250 milhoes de euros. Pessimo erro de gestão! Agora a troika vai compra-lo para o por no lugar do Passos Coelho.porra! Ao menos salva-se o país…:)
27 Março, 2014 at 22:16
Titulo do Rascord amanhã: “Chelsea e Man. City perdem a cabeça por BdC. Real Madrid na jogada propõe 300M€ a dividir pelos três clubes para BdC presidir a todos!”
27 Março, 2014 at 22:14
“O futebol gosta de picante”… Para quem acha que BdC fala demais está aí a resposta! Tudo o que ele diz o diz com algum intuito!
27 Março, 2014 at 22:21
Estou ja a ver o proximo jogoem alvalade: os presidentes dos maiores clubes domundo nabancada a olhar para o nosso banco e a tirar notas…ahah ah ……
27 Março, 2014 at 22:22
O Presidente a chamar os bois pelos nomes, apito dourado, fruta, corrupção…
ORGULHO !
27 Março, 2014 at 22:23
Presidente em alta!!
27 Março, 2014 at 22:25
O homem está a partir a louça toda …
27 Março, 2014 at 22:26
Este exemplo que deu do apito dourado foi brutal. Justiça desportiva é uma palhaçada!
E calou bem aqueles que diziam que não se pode ir aos tribunais cíveis…
27 Março, 2014 at 22:27
o jornalista tá um bocadinho para o bêbado 🙂
27 Março, 2014 at 22:29
este tipo é mesmo fraquinho…
27 Março, 2014 at 22:32
Qual bêbado, pá?!
Ele está é à nora… o Bruno é que está a fazer o papel de JORNALISTA e ENTREVISTADO!
UM “ONE MAN SHOW”…
27 Março, 2014 at 22:33
Presidente a ridicularizar o jornaleiro! 🙂
27 Março, 2014 at 22:35
Agora estamos a falar a mesma língua… eu diria a ridicularizar capacidade jornalística!
PUUUUUUMMMMBAAAAAAAA!!!
27 Março, 2014 at 22:34
Qual bêbado…o gajo está com tal excitação que deve ter dado uns riscos antes da entrevista…
28 Março, 2014 at 10:09
Não duvido. O gajo está cada vez mais babaca daquela tola. Estava tão excitado ao início que estava sempre a interromper o presidente.
28 Março, 2014 at 14:47
É o que dá conviver com o Frute, que aprendeu a ser “homem” na zona das Antas…
27 Março, 2014 at 22:29
Somos o clube que mais defende a arbitragem! CHUPA!!!
Neste pais, em que se defende o compadrio, querem é amiguismos!
defender os árbitros é uma coisa… defender a arbitragem é outra!
Este Bruno pensa MUITO BEM aquilo que fala… e resguarda-se nos… FACTOS!
Carrega BRUNO!
27 Março, 2014 at 22:30
Tem que fazer a história… é isto que um jornalista faz!! PUMBAAAAAA… sai rabecada para a comunicação social!
28 Março, 2014 at 10:11
E se repararam Bruno tem o cuidado de medir o que diz para não ser apanhado em contramão e ser apelidado de coagir ou levantar falsos testemunhos.
27 Março, 2014 at 22:32
O Presidente a partir tudo e todos!!! Assim é que é!!
27 Março, 2014 at 22:35
Estamos a assistir à melhor entrevista que Bruno de Carvalho deu enquanto Presidente do Sporting.
27 Março, 2014 at 22:38
Estes jornalecozinhos é que chegam a ser ofensivos para uma entrevista que podia ter sido EXEMPLAR!
27 Março, 2014 at 22:53
a miuda fez umas perguntas ineressantes. Uma delas deixou o BdC meio engasgado 😉
27 Março, 2014 at 22:58
Sim, a Claudia Lopes ainda tentou que a entrevista tivesse rumo, mas o outro palhaço vinha com uma agenda…o que vale é que o Presidente o enxovalhou duma maneira, que este gajo não volta a entrevistar Bruno de Carvalho tão cedo…
27 Março, 2014 at 22:59
A do Juju???
Ele ficou engasgado porque não quis entalar o Juju, pá… não lhe quis faltar ao respeito!
Ela queria era faca e alguidar, isso sim… aliás, muitas das perguntas eram mais para o lado sensacionalista que outra coisa.
Uma tristeza…
27 Março, 2014 at 23:13
nessa não concordo. Foi bem sacada a contradição.
Se LJ foi a primeira escolha, então Juju foi o quÊ? ehehe
È assim que se vêm os bons jornalistas. Quanto à resposta de BdC … pois. Ele bem disse que juju já disse o que lhe apeteceu 😉
27 Março, 2014 at 23:20
O Juju não era nem nunca foi pensado para treinador.
Ele poderia ser convidado para outro lugar… nunca para treinador. Por isso é que o Juju não ficou… BdC não é parvo nenhum e fez-lhe certamente uma proposta que ele não quereria!
27 Março, 2014 at 23:21
E se te lembrares, logo de seguida o Leo foi confirmado, nem 24h depois da saída do Juju.
Obvio que o Leo já estava mais que tratado…
28 Março, 2014 at 12:32
O Presidente não quis falar do Juju, mas lembro-me de uma entrevista na qual o Presidente deu a entender que o Juju tinha roido a corda e assinado pelo braga á revelia do Sporting.
Claro que não se podem saber todos os promenores, até porque quer o Presidente quer o Juju parecem ter uma relação de respeito mutuo. É claro que o Juju poderá ter assinado nas costas do Sporting já depois do Sporting lhe ter dito que para treinador nunca seria opção. No entanto isso nunca saberemos.
O importante é que temos um Presidente e um Treinador (tinha saudades de ter isto no Sporting) que sabem o que fazem.
Abraço a todos. SL.
27 Março, 2014 at 22:39
Concordo contigo, mas só porque o presidente pergunta e responde, porque se dependesse dos jornalistas só se falava de fait-divers e cuscuvilhice.
Está quase a acabar a entrevista e não se falou duma serie de questões que são importantes para nós, Sportinguistas, e para o futebol português e acho que não se vão falar…
27 Março, 2014 at 22:37
Filho da puta!
O Bruno desmonta a teoria da coação… e desvia a resposta para aquela merda de que o Sporting anda a perseguir árbitros!
Palerma do caralho… estava bem a fazer o programa que tinha com o frute… só se estragava uma casa!
27 Março, 2014 at 22:41
Bruno de Carvalho ROCKS !
Bravo, Presidente.
27 Março, 2014 at 22:42
O exemplo acabado de quem tem uma viola nas mãos mas não tem unhas para tocar!
O Bruno era uma Fender Stratocaster nas unhas duns pauliteiros!
Bruno a dar bailinho
27 Março, 2014 at 22:42
porra e um orgulho ter um presidente com este nivel,tive agora um orgasmo.sl
27 Março, 2014 at 22:43
MEU DEUS! NUMA PALAVRA:
FODA-SE!
(não consigo dizer mais nada.)
27 Março, 2014 at 22:45
Mais frontalidade só chamando de palhaço ao entrevistador, o que de certa forma fez. Bruno, obrigado!
27 Março, 2014 at 22:47
Adorei os jestos do gajo a abanar a cabeça …. e a dizer … “Ó Bruno claro que não”
eheheh
27 Março, 2014 at 22:46
Não acha que o Porto tem mérito do que conseguiu nos ultimos anos?
Não!
Nunca um Presidente disse tão alto e tão clarinho aquilo que todos pensamos. Foram corruptos e conseguiram-no com fruta …
27 Março, 2014 at 22:50
Não se limitou a dizer que fez isso só por cá… lá fora também!
Que massacre!
27 Março, 2014 at 22:46
Olé !
27 Março, 2014 at 22:48
E dois poker em golos !
FODA-SE TEMOS SPORTING!
27 Março, 2014 at 22:47
Assistimos hoje ao maior achincalhamento público do sistema desportivo nacional, dos compadres corruptos aos jornaleiros submissos. Muito obrigado, Presidente!!
27 Março, 2014 at 22:50
Nem mais … tudo chamado pelos nomes … sem medo! o bufas, o juiz, o orelhas, o dos árbitros …
27 Março, 2014 at 22:50
Os lampiões vao ser campeoes mas nos temos o Bruno de Carvalho. Nos temos o FUTURO! Caros lampioes e tripeiros, preparem a extrema uncao. o FUTURO É VER(DA)DE!
27 Março, 2014 at 22:52
Eu estava horas a ouvir este Presidente sem me cansar e deixar de dar atenção.
Acredito no futuro 🙂
27 Março, 2014 at 22:54
é isso mesmo!
tranquilidade
27 Março, 2014 at 22:57
Podes crer!
Que frustração a entrevista ter durado 1h15m… com tanta coisa boa que se podia ter perguntado, lá vinham estes jornaleiros palermas a querer entalar Bruno com perguntas parvas à la Correio da Manha!
A Holdimo, o pavilhão, a academia, as mudanças no futebol português, os verdes na selecção, etc, etc, etc…
A claudia pensava que estava no magazine do maisfutebol… o “Quimzé”, enfim… fumou barbas de milho antes, só pode!
27 Março, 2014 at 23:30
Ricardo quando lhe perguntaram sobre recuperar os 40% que faltam do William,o Presidente disse que está a tratar disso,mas que num ano conseguiu recuperar passes alguns totais e outros parciais de 28 jogadores,de certeza que é do tal acordo com a Holdimo!
SL
28 Março, 2014 at 14:46
Pois, koki… a questão é que ainda não vi nada oficializado. Nem em relação aos passes nem em relação à entrada da Holdimo para a SAD… é isso que me “preocupa”. De qualquer forma, “In Bruno we trust”
28 Março, 2014 at 14:48
E também deu a entender que as negociações não estão fáceis por causa da comunicação social andar a inflamar o caso dizendo que todos os clubes e mais alguns o querem.
27 Março, 2014 at 22:53
Hoje vou dormir com a mesma sensação de há um ano… literalmente!
DESCANSO!!!
Tenho um elefante arraçado de pitbull a defender o meu SPORTING! 24/7!!!
Só quero ver quando começarmos a ganhar títulos com ele…
27 Março, 2014 at 22:54
Arrima-lhes Bruno!
27 Março, 2014 at 22:55
Que seja este Homem a liderar os destinos do nosso SCP nos próximos 30 anos!
Brutal!
27 Março, 2014 at 22:55
Foi impressão minha ou o Presidente deu a entender que se houvesse uma receita extraordinária, no final da época, havia coisas para resolver “nomeadamente, com instalações e equipamentos”. Será que ele se estava a referir ao pavilhão ?
27 Março, 2014 at 22:56
não fui só eu então 🙂
algo me diz que o William vai pagar a NAVE!
27 Março, 2014 at 23:01
acho que li as mesmas entrelinhas que tu… e não só. O fosso, o mini estádio da academia…
27 Março, 2014 at 23:02
Epá, esse não, pelo menos este ano. Há outros para vender. Aliás, se vendessem todos pagávamos a dívida em 6 meses… 😉
27 Março, 2014 at 23:09
Mesmo que o Sporting não precise de vender, acho que este ano iremos vender o Rui Patrício e o Rojo (se fizer um mundial aceitável). Tudo o resto é para manter para jogar a Champions.
27 Março, 2014 at 23:10
o problema com o William não é querer. Alguém vai cometer a loucura de bater a cláusula.
O William se for ao mundial (sim porque com o pb nunca se sabe) sai de lá a valer o dobro.
27 Março, 2014 at 23:38
A cláusula só é importante se o William quiser sair. Se não quiser, até podem oferecer 100 milhões. A minha esperança é essa, que ele prefira esperar um ano. Porque também não tenho dúvidas que alguém vai bater a cláusula.
27 Março, 2014 at 23:00
+1