João, meu querido.
Ando há algumas semanas para escrever-lhe, mas como soube que andava demasiado ocupado decidi contemporizar. E como é que eu soube que o seu tempo era curto para preocupar-se com algo mais do que com o seu Benfica? Através de um editorial escrito por si, onde, uma vez mais, procurava rebaixar o Sporting. Desta feita, ironizava com o facto de ser sábado e do jogo na Madeira, frente ao Nacional, servir, apenas, para cumprir calendário e que, dessa forma, os adeptos do seu clube tinham um dia para descansar dos festejos.
E é precisamente por aqui que gostaria de começar. João, meu querido, dou-lhe os meus sinceros parabéns! Não é para todos, conseguir chegar à direcção de um jornal de tiragem nacional e transformá-lo numa arma ao serviço do clube de que se gosta.
Sabe, a única coisa que me incomoda é o facto de isso chocar, de frente, com uma coisa chamada ética e código deontológico. Eu sei, eu sei, sou um picuinhas de primeira, não é? Efectivamente, já devia ter percebido que o meu querido João trata o jornalismo ao nível de uma casa dos segredos, cartilha tão bem partilhada pelos outros encarnados do Correio da Manhã (escrever uma notícia em redor da possibilidade do Bruno de Carvalho ser o próximo treinador do Sporting é, no mínimo, vergonhoso) e do MaisFutebol (imagino as palmadinhas nas costas que o seu camarada Sobral dá a quem escreve imbecilidades tendenciosas como «O Benfica venceu este domingo no reduto do Belenenses por 4-3 e encontra-se a uma vitória das meias-finais do play-off do Nacional de futsal. Sporting, Fundão e Rio Ave, que tinham vencido ontem, também boas perspetivas para seguir em frente»).
Mas o que é o código deontológico e a ética jornalística, face à possibilidade de alimentar as massas com pseudo-notícias de grandeza balofa, certo? Importa é alimentar a máquina de propaganda e, não há dúvida, neste aspecto o Sporting está a quilómetros de distância dos seus dois principais rivais. Não, não estou a lamentar o facto de não termos um director de comunicação do clube a trabalhar fora de portas (e sem precisar de aparecer em conferências de imprensa ao lado de Taças conquistadas ao apito); estou, apenas, a constatar um facto.
E é de factos que gostaria de falar-lhe em seguida, uma vez mais motivado por um editorial que escreveu para o jornal do benfica. Perdão. Para o Record. Escreveu o João, que «[…] o Sporting considera-se o último bastião de um futebol genuinamente português […]», mas tudo naquele tom de gozo a que já nos habituou. Ora, calha ser hoje o dia em que o seleccionador nacional anuncia os 23 que vai levar ao Brasil, sendo certo que, de fora, ficarão dois jogadores do Sporting que justificavam a convocatória: Adrien e Cédric.
Sabe o que é mais curioso no meio de tudo isto, João? É que olhando para a equipa do ano eleita pelo seu jornal, um e outro surgem entre os jogadores mais pontuados ao longo das 30 jornadas do nosso campeonato. Mais, numa lista encabeçada pelo melhor dos melhores, William Carvalho, Adrien e Cédric surgem como “os portugueses que se seguem”.
Pois é, caro João, isto não é uma questão dos Sportinguistas acharem isto ou aquilo. É uma questão de lógica, de justiça e de honestidade. Coisa que lhe vai faltando a si e ao seleccionador nacional. Acredito que ache normal a pré-selecção de Cavaleiro em vez de Mané (importa-se de publicar os números de um e de outro, sff?), a chamada do Almeida em vez de Cédric (importa-se de publicar os números de um e de outro, sff?), a surpresa André “15 milhões de tretas” Gomes em vez de Adrien Silva (importa-se de publicar os números de um e de outro, sff?). Aliás, se bem me recordo, foi o jornal por si dirigido que chegou ao ponto de aventar o nome de João Cancelo (quem?!?) como possível lateral da nossa selecção. Tal como me ri, o quanto me ri, com o folclore em torno de Bernardo “eu sou o messi do seixal” Silva, num ribombar que facilmente seria silenciado atentando, por exemplo, nos números de Iuri Medeiros (importa-se de publicar os números de um e de outro, sff?).
Nada disto importa, claro que não. Tal como não importou que Carlos Queiróz tivesse deixado Moutinho fora dos convocados, alimentando a ideia de que não era convocado por jogar no Sporting. Tal como não importou, que um tal de Nelson Oliveira fosse convocado sem ter marcado o raio de um golo ao serviço da principal equipa do seu clube. E importa lá que, sem os jogadores saídos da formação do clube que o João tenta denegrir, enxovalhar, diminuir, esta selecção valesse menos do que uma Polónia. Que o seu “glorioso” tenha tido que esperar 28 jornadas para festejar um golo marcado por um português ou que um clássico vermelho e azul não tenha um único jogador nacional a titular. O que interessa, isso sim, é promover a marca Benfica e o seu lugar entre os fiéis guardiões da águia.
Mais logo, à hora de jantar, pode ser dado mais um passo nesse engrandecimento feito de mentiras. Basta convocar três “manéis” (pergunte o significado ao seu treinador, sff) para a nação vermelha e branca se agitar num sorriso patético, vangloriando-se de ter mais convocados do que o Sporting, o único dos três grandes que defende a formação e o jogador português. Acontece que, daqui por três semanas, vão ter que ser os jogadores formados em Alvalade a segurar as pontas de uma selecção sem ponta por onde se lhe pegue. Com jeitinho e à semelhança do que fez aquando da eleição do melhor jogador do mundo, o meu querido João ainda arranja forma de trocar um brilharete do Cristiano Ronaldo pela potencial chegada de um argentino para o Dubai, com escala em Lisboa.
Mas a culpa não é sua. A culpa é de quem continua a passar-lhe a carteira profissional e de quem continua a comprar e a clicar naquilo que atraiçoa a função de um jornal. E é uma chatice haver cada vez mais gente atenta a tudo isto, não é, João?
19 Maio, 2014 at 16:20
https://missaopavilhao.pt/index.php/faqs
Assim já é qualquer coisa. Estava-se a ver que não.
Se a direcção está a usar esta iniciativa para assim ganhar maior poder negocial com possíveis patrocinadores e com a banca, para assim melhorar as condições de financiamento da obra, porque é que não dizem? Maior seria a resposta dos sócios.
19 Maio, 2014 at 16:23
Muito bom cherba.
É fazer como eu fiz, ja não vou ao site do rascord à uma ano, e aos amamntes do Jesus (maisfutebol) também acabou.
PS. Filho da puta tinha que se chamar João.
19 Maio, 2014 at 16:24
*um
*amantes
19 Maio, 2014 at 16:26
Deixar de comprar jornais e deixar de dar clics já não é suficiente, é preciso destapar as mentiras, trazer a verdade ao de cima de todas as maneiras possiveis senão corremos o sério risco de chegarmos a uma situação insustentável!!
Não digo rolar cabeças, mas têm de começar a rolar “carteiras profissionais”!
19 Maio, 2014 at 16:35
Como disse acima, uma posição forte do Sporting sobre esta matéria (sem traços de choro) a colocar o dedo na ferida, vai mexer com os accionistas.
19 Maio, 2014 at 16:38
Então o primeiro passo devia ser tirar o jorginho e ROC da TV e meter lá alguém que digas as coisas sem medo, e para isso o clube tem que se impor. Mas a SportingTV pode ser uma grande ajuda.
19 Maio, 2014 at 16:44
E que tal prepararmos uma denúncia em massa de casos como este, a enviar a quem de direito?
19 Maio, 2014 at 16:30
Eu, finalmente deixei de clicar no record. Fazia-o inconscientemente, um pouco em modo automático, mas já o deixei de o fazer, como já tinha feito com o oJogo.
E mais. No que respeita ao grupo Cofina, troquei a revista sabádo pela visão (quando compro) e em relação ao record e correio da manhã, nunca cá entraram em casa.
A unica coisa que, confesso, continuo a consumir, é o jornal de negócio online.
Saudações Leoninas
19 Maio, 2014 at 16:57
Não há qq comparação entre a Visão e a sábado. A sábado é lixo jornalístico.
19 Maio, 2014 at 16:33
grande post Cherba, espero que o Manha leve uns carolos dos bons um dia destes, juro por tudo que se passar “á minha beira” está fodido!
19 Maio, 2014 at 16:40
Já agora: eu ontem vi o jogo até ao golo do gaitan. Alguém me sabe dizer se é suposto haver algum speaker a gritar por cada uma das equipas? É que no golo do Benfica sei que houve um speaker qualquer a gritar golo. É suposto? Aquilo não é campo neutro? Se o Rio Ave marcasse, era suposto haver um speaker também? Não faz sentido nenhum, caralho.
19 Maio, 2014 at 16:47
É o sistema propagandista a funcionar ao mais infimo pormenor!
Foi absolutamente ridiculo, não há vergonha nenhuma neste país!
19 Maio, 2014 at 16:52
Estão a perder a vergonha, lá cantava Rio Ave de vez em quando para disfarçar em bocado.
19 Maio, 2014 at 17:00
E repararam na proporção de adeptos no estádio? Mesmo que os lã-piões tivessem ficado com todos os bilhetes que foram para a federação a proporção deveria ser de 1/3 para 2/3, mas no estádio parecia que só estavam 1/20 de adeptos do Rio Ave. A Direcção do Rio Ave abriu claramente as pernas aos lã-piões!
19 Maio, 2014 at 17:09
Pois, além do speaker lampião, parecia que o Rio Ave só teve direito a 5% da lotação…
O mais engraçado é que vi uma reportagem da venda dos bilhetes em Vila do Conde e ia havendo porrada pois não havia bilhetes para todos…
Eu desde que me lembro, mesmo quando equipas mais pequenas e com menos adeptos vão à final, conseguem sempre encher metade do estádio nacional…
Enfim…
19 Maio, 2014 at 17:20
O Benfica deve ter feito negocio com o Rio Ave,…um ou dois Maneis emprestados deve dar para pagar esses bilhetes…..desde que não joguem nos desafios contra o Benfas.
19 Maio, 2014 at 17:31
Lembro-me de finais
Farense – Est. Amadora http://www.youtube.com/watch?v=tpAHM_28Tc4
e Beira Mar – Campomaiorense http://www.youtube.com/watch?v=0kWJ5Tw4Clg
com os estádio praticamente lotados
19 Maio, 2014 at 17:33
* com o estádio praticamente lotado
19 Maio, 2014 at 19:24
estive nesse jamor de 1990. Viagem numa renault 4L 🙂
19 Maio, 2014 at 16:58
O Record nem para fazer lareira. Enquanto o Manhoso lá estiver nem mais 1 cêntimo!
19 Maio, 2014 at 17:17
Sem espinhas, se mandaste par o roscof ele só tem que engolir, nem é precisso vaselina.
Este texto é o espelho de toda a injustiça que os nossos jogadores são alvo ao longo dos tempos.
Não esquecer que já uma vez o Manuel Fernandes tinha sido o melhor marcador do campenato e não foi á selecção ( salvo erro foi no Mundial do México célebre caso saltilho engendrado pelos benfas presentes) .
S.L
19 Maio, 2014 at 17:18
Alguém me sabe dizer onde mora esse filho da puta para eu mandar um amigo meu que faz ferro num ginásio algures entregar uma lembrança “minha” ( de todos os sportinguistas que o Manha tem enxovalhado ).
Obrigado
19 Maio, 2014 at 18:56
já alguém comentou por aqui que a “prostituta de Minde” costuma beber café num tal “A paleta” em Alfornelos.
e é mesmo lá (em alfornelos) que ele vive… desconfio.
19 Maio, 2014 at 17:31
Cherba, grande post! O manhoso, não vende mais nenhum jornal a qualquer sportinguista que se preze. O meu boicote já acontece há uns 6 meses. Nem quando vou à minha querida terrinha e no café está o Rascord eu o leio e faço questão de dizer a todos os presentes para não lerem aquela merda! Todas as vezes que lá vou, digo ao dono do café, sportinguista, que devia ter vergonha de comprar aquele jornal.
Aproveito para saudar a direção do Sporting, que sei, têm por lá quem frequente os nosso blogues, por nos esclarecerem acerca da Missão Pavilhão.
Por fim, vou aguardar a confirmação de Slavchev, que me parece um bom jogador (tem alguma da classe do William e da garra do Rinaudo).
Abraço
19 Maio, 2014 at 17:31
Simplesmente BRUTAL…
Se me permites Cherba, vou partilhar e fazer chegar ao maior número de pessoas que conseguir!
19 Maio, 2014 at 17:34
Já é viral…
19 Maio, 2014 at 17:38
Cheira-me que o cigano vai ao Mundial e o Cavaleiro fica em terra.
19 Maio, 2014 at 17:48
Parabéns por este texto,Cherba, está excelente.
De se tirar o chapéu.
19 Maio, 2014 at 17:49
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Querido_Manha
Merece uma edição…
19 Maio, 2014 at 17:50
parece que o treinador do litex já confirmou que o slavchev vem para o Sporting
19 Maio, 2014 at 18:04
já perguntei se alguém trabalha na CUF 🙂
é que parece que ele e o Paulo Oliveira estão lá, a realizar os testes médicos
19 Maio, 2014 at 18:17
A Bola Branca afirma que os dois estão a fazer os testes médicos!
19 Maio, 2014 at 18:28
Isso são óptimas notícias.
Paulo Oliveira é o futuro da nossa selecção. Grande jogada a contratação deste gajo!
Apesar de novo já leva 2 anos de equipa A no Guimarães e sempre a jogar.
Quanto ao outro não o conheço, mas pelo que já li e vi confesso que me deixa entusiasmado.
19 Maio, 2014 at 18:53
futuro da selecção, mas só quando sair o bentolas! 🙂
19 Maio, 2014 at 17:52
Muito bom 🙂
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=L5NCvHhDs3k
19 Maio, 2014 at 18:55
Mas esse respeita ao máximo a profissão. Não se coíbe de fazer humor com o Sporting quando há caso para isso.
Já o Ricardo Pereira (o “Araújo” fica no caralho porque para quem defende ser da extrema esquerda não pode ser tão betinho ao ponto de ser chamado por 3 nomes) nunca faz piadas com o seu clube…
19 Maio, 2014 at 17:56
Nova campanha “Missão: Esbofetear Sportinguistas Leitores do rascord”
https://i.imgflip.com/8wol8.jpg
Contribuir é simples, qualquer um poderá fazê-lo. Se ouvires um Sportinguista a falar de uma “notícia” que leu no rascord, dá-lhe uma bofetada!
Quem quiser o nome inscrito numa porta de retrete do Estádio pode fazer um contributo adicional: se o Sportinguista em causa não for Sócio, então dá-lhe um enxerto de porrada. Quando já estiver no chão, a contorcer-se com dores, deixa-lhe uma nota de 20 para ajudar nas quotas.
Vem daí, vamos fazer um Sporting melhor (e com mais sócios pagantes! …talvez alguns poli-traumatizados, mas desde que paguem…) e também um Mundo mais ecológico, em que menos árvores terão que enfrentar o terrível destino de serem transformadas em páginas do jornal do manhoso.
19 Maio, 2014 at 18:05
gosto
19 Maio, 2014 at 18:46
Não sou nem serei hipócrita muito menos mentiroso ao ponto de dizer que não clico na página, aliás clico em todas as páginas de desporto que sejam grátis porque só assim poderei criticar e comparar. Certamente não divulgarei ou publicitarei das acima descritas.
Queres ver que ainda vamos todos ao castigo?!
19 Maio, 2014 at 19:26
https://i.imgflip.com/8wrxu.jpg
19 Maio, 2014 at 19:35
ahahaha…..
19 Maio, 2014 at 19:40
http://3.bp.blogspot.com/_rqYMbVVNM1I/S_LFWKP2KNI/AAAAAAAAKKk/xdmepqt4-30/s400/chega-de-violencia-contra-a-crianca06.jpg
19 Maio, 2014 at 19:42
🙂
Também com esse avatar não haverias de levar tabefes do Batman…
19 Maio, 2014 at 19:02
Encontrei este…
http://s16.postimg.org/46hyqq2b7/BRDCL.png
19 Maio, 2014 at 18:09
Era João Rocha presidente do Sporting quando no decorrer de um jogo em Alvalade teve conhecimento que o manhoso (que na altura relatava na rádio) estava a comentar de forma nojenta. João Rocha deu ordem aos seguranças para que expulsassem o Manha do estádio. E assim aconteceu.
Esse dia só aumentou o anti sportinguismo desse palhaço.
Aqui fica a minha vénia a João Rocha. Que outros lhe sigam o exemplo.
SL
19 Maio, 2014 at 18:47
isso é que era de valor!
19 Maio, 2014 at 18:11
cherba o slavchev o seu treinador diz que já e oficial 3 anos com mais 2 de opção e segundo circula pela net Paulo oliveira e o búlgaro estão a fazer exames médicos deixo uma questão para quem vai para a champions slavchev rotariu paulo oliveira rossel petkvovic não são muito tenrinhos ? destes todos slavchev rossel rotariu sao claramente mais valias com enorme margem de progressao mas precisamos de experiência
19 Maio, 2014 at 18:22
Paulo Oliveira? A sério? Adoro esse miúdo!
Tens link?
19 Maio, 2014 at 18:29
http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=43&did=149076
Ajuda?!?
19 Maio, 2014 at 18:35
Brutal!
19 Maio, 2014 at 18:26
São jovens de valor, que chegam a preços minimamente acessível e garantem qualidade.
Mas acredito que a experiência também está a caminho.. Gostaria de ver Hugo Viana de volta a casa.
19 Maio, 2014 at 18:18
Cheira-me que o presidente já recebeu a cláusula do Jardim e já a gastou!
19 Maio, 2014 at 18:34
Era bom era 😀
19 Maio, 2014 at 18:35
E que dinheirinho tão bem empregue!
19 Maio, 2014 at 18:20
Pelos vistos Slavchev vem mesmo: http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=137566
19 Maio, 2014 at 18:23
Além do texto devia ir em anexo o Código Deontológico do Jornalista (desculpem a dimensão)
1. O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.
2. O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais.
3. O jornalista deve lutar contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar. É obrigação do jornalista divulgar as ofensas a estes direitos.
4. O jornalista deve utilizar meios legais para obter informações, imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-fé de quem quer que seja. A identificação como jornalista é a regra e outros processos só podem justificar-se por razões de incontestável interesse público.
5. O jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas. O jornalista deve também recusar actos que violentem a sua consciência.
6. O jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das fontes. O jornalista não deve revelar, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos, excepto se o tentarem usar para canalizar informações falsas. As opiniões devem ser sempre atribuídas.
7. O jornalista deve salvaguardar a presunção de inocência dos arguidos até a sentença transitar em julgado. O jornalista não deve identificar, directa ou indirectamente, as vítimas de crimes sexuais e os delinquentes menores de idade, assim como deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor.
8. O jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas em função da cor, raça, credos, nacionalidade, ou sexo.
9. O jornalista deve respeitar a privacidade dos cidadãos excepto quando estiver em causa o interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que publicamente defende. O jornalista obriga-se, antes de recolher declarações e imagens, a atender às condições de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas.
10. O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesse.
19 Maio, 2014 at 18:26
Bola Branca da RR acaba de anunciar testes médicos para Paulo Oliveira e o SS búlgaro…
19 Maio, 2014 at 18:29
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=478668
19 Maio, 2014 at 18:30
Acabei de ver no site da RR. Paulo Oliveira e Slavchev fizeram testes médicos.
19 Maio, 2014 at 18:32
só falta o OK do Marco Silva. Estou a gostar. muito!
19 Maio, 2014 at 18:33
+ 1
19 Maio, 2014 at 18:51
Eu acho que o “Ok” já está dado.
O problema é que se as coisas não são resolvidas em breve o benfica é capaz de interferir caso o Jejuns queira sair.
Mas não sei se o Jejuns quererá sair. A verdade é que ele é dos treinadores mais bem pagos do Mundo! Nem o Benitez (que tem um curriculo muito superior ao Jejuns) recebe tanto no Nápoles.
O ideal era renovarem-lhe o contrato por mais 2 anos…
19 Maio, 2014 at 20:12
O problema é o diferendo Mónaco/Ranieri.
O clube monegasco não quer, como é óbvio, anunciar um novo treinador, tendo outro sob contrato…e o mesmo se aplica ao Sporting. Haja calma.
19 Maio, 2014 at 18:34
Rascord e ceguetas a anharem novamente! Lindo!
19 Maio, 2014 at 18:42
Os Corruptos andam a emitir empréstimos obrigacionistas
O Carnide anda a festejar na Câmara
O Sporting está a trabalhar!
19 Maio, 2014 at 18:47
Ohh João acabaste de levar o que eu chamo um valente “arraial de porrada”…
19 Maio, 2014 at 18:48
Boas aquisições.
O Iorda é nosso olheiro na Bulgária.
O Paulo Oliveira tem um grande potencial.
Fui ver o jogo em casa com o Guimarães e gostei do que vi.
19 Maio, 2014 at 18:51
O Paulo Oliveira já devia ir ao Mundial como 4º central.
19 Maio, 2014 at 19:00
Agora que é do SCP é que não vai mesmo.
19 Maio, 2014 at 18:59
Belíssimo texto Cherba.
19 Maio, 2014 at 19:00
Parabens Cherba. Pó caralho Manha, não te esqueças que um dia vais provar o veneno que destilas.O Retorno é fodido.
19 Maio, 2014 at 19:01
João, meu querido, és cá um manhoso…
19 Maio, 2014 at 20:11
nunca estive tão de acordo… ui. que palavras deliciosas para alguém tão ignorante. chamada pérola para porcos. o desgraçado por mais que leia não vai perceber.
19 Maio, 2014 at 21:25
Simeon Slavchev é oficial. E dá-me um gozo do caraças o Rascord não ter noticiado isso hoje no jornal lol
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_slavchev_190514_128302.asp
19 Maio, 2014 at 22:43
Os manhosos tem de vir ao site oficial do Sporting para andarem informados.
20 Maio, 2014 at 1:11
Na mouche, muito bom texto. Gostava de ser mosca para ver o semblante do bicho ao ler as tuas palavras, depois transformava-me em humano novamente, qual Jeff Goldblum, e perguntava-lhe se queria vaselina ou se ele preferia a seco, e claro que lhe mandava um par de palhetas. Cretino fdp.
20 Maio, 2014 at 1:13
*Galhetas *
21 Maio, 2014 at 16:52
Está excelente! Posso publicar no meu perfil do FB?