“Somos pasión, somos alegría y si toca sufrir, sufrimos […] Cuando la mente y el corazón están unidos todo es posible”
As frases pertencem a Diego Simeone, o timoneiro que recuperou o título de campeão para o Atlético de Madrid. Quando se deixa ficar no banco, observando o extravasar de felicidade dos seus jogadores, em pleno Camp Nou, esboça um sorriso. Olho para a sua expressão e tento imaginar o que lhe vai no interior. E este pequeno exercício diz muito sobre a conquista alcançada: existe uma identificação plena entre El Cholo e o Atléti. E essa paixão, que é a mesma, estende-se a jogadores e adeptos. Sim, isso, este campeão é um campeão apaixonado e apaixonante, é um campeão de esforço, é um campeão de crença no trabalho face aos milhões de Barça e de Madrid.
Por tudo isto, não admira que tantos Sportinguistas gostem do Atético de Madrid. Tal como gostam do Dortmund ou do Liverpool. Esta vontade de fazer história de forma romanceada, está-nos no sangue. E quando vejo Simeone, imagino qual seria a expressão de Leonardo Jardim, caso tivéssemos sido campeões. Não me custa visualizá-lo, sentado no banco, sorrindo enquanto observa a festa dos rapazes. Mas agora que o vejo partir, assalta-me a dúvida sobre o que representa para ele a paixão. É verdade que, ao contrário de Diego Simeone na história do clube espanhol, Leonardo não foi um dos jogadores mais acarinhados da história do Sporting (numa comparação rápida, diria que “esse papel de Simeone” poderia ser desempenhado por Oceano, Sá Pinto ou Balakov). Mas Leonardo chegou até nós como o homem que vem completar o sonho de uma criança que, de olhos postos na televisão, afirmou “um dia vou treinar aquele clube”. E esse clube é o Sporting.
A verdade é que, no final de uma época em que foi um dos principais obreiros no revitalizar da paixão leonina, Leonardo mete esse sonho de criança na mala e ruma a outras paragens. Ele conhecerá melhor os motivos que o levaram a tomar esta decisão, ainda o Sporting lutava pelo título. Podemos especular sobre se é um questão de dinheiro, sobre se é uma questão de autonomia e poder, sobre se é uma questão de achar que não tem as condições que considera incontornáveis para atingir determinados objectivos. Mas só Leonardo saberá o que, entre o final de janeiro e o arranque de fevereiro, o levou a tomar a decisão de que não pretendia continuar. E, assim sendo, é louvável a capacidade que treinador e direcção tiveram de, até final, manterem o profissionalismo e serem capazes de atingir um objectivo que, face à época anterior, poucos arriscariam.
Em jeito de despedida, tenho, obviamente, que agradecer a Leonardo Jardim pelo trabalho efectuado e tantas vezes minado por arbitragens que ajudaram a decidir campeonatos e taças. Irrita-me, claro que irrita, ter que passar por todo este processo de escolha de treinador, por estas novelas em capas de jornais, por este sentimento de recomeçar. Parte do trabalho perde-se – a identificação de personalidade entre o treinador e o grupo, por exemplo, bem como o conhecimento de ambos sobre métodos de trabalho e sistema de jogo – mas algum dele fica feito. Hoje, os jogadores do Sporting são jogadores muito mais confiantes e capazes de honrar o Leão Rampante onde quer que seja. E o clube também oferece condições de estabilidade completamente diferentes a quem vem ocupar o lugar de treinador.
E é, também, em jeito de despedida, que deixo uma espécie de conselho a Leonardo Jardim: tens que aprender a lidar melhor com a paixão, Leo. Se ela é boa enquanto motor que nos faz abraçar diferentes relações e conhecer diferentes pessoas, torna-se bem melhor quando conjugada com um amor estável. Esta ideia faz-me voltar a Simeone e a um artigo de Luís Pedro Ferreira, escrito ainda antes do Atlético se sagrar campeão, «O Atlético é líder em Espanha, mas não por ter melhores jogadores que os rivais, é finalista na Champions, mas não por apresentar o melhor futebol da Europa. É tudo isto porque tem maior desejo que os outros, tem mais fome. Tem mais paixão. Porque tem um treinador que entende o clube desde o guarda-redes ao ponta de lança. Desde a bancada atrás da baliza até Neptuno. Porque, como é lema no Atleti, é ele que sonha acordado enquanto os rivais dormem».
Basicamente, Leonardo, era um lugar assim que podias ter ocupado. Talvez te tenha faltado (e continue a faltar, decididamente), esse pequeno pormenor de ter mais paixão. E de conseguires transformá-la num amor seguro. Aí, estarás mais perto de poder proferir uma frase ao nível de uma das mais belas que escutei até hoje: «Escuchen bien. Quiero contarles por qué ganaron estos chicos el partido de ayer. Porque jugaron con el corazón de todos ustedes!»
19 Maio, 2014 at 14:19
o que dizem a isto pessoal?
https://scontent-a-ams.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/t1.0-9/10155216_729154953771677_2363994448547765691_n.jpg
a lampionagem fala em 33 campeonatos e esta imagem manda por água abaixo tal teoria…ek recordo me perfeitamente de na época em todas as revistas, jornais e afins o benfica ter 27 campeonatos e se, entre 94 e 2014 eles conquistaram 3…nunca poderão ter 33…isto claro se não se adicionar o campeonato de Portugal ou até mesmo o campeonato da liga que curiosamente era uma prova experimental…é que se assim for nos não teremos 18 títulos mas sim 22 e o porto não terá 27 mas sim 30…devíamos fazer xegar isto ao nosso presidente assim que possível para que não se viva na mentira criada pela comunicação social encarnada e pelo próprio Carnide para proveito próprio!!
saudações leoninas!!
19 Maio, 2014 at 14:42
Essa é boa.
19 Maio, 2014 at 15:25
Aqui tens o resumo dos campeonatos !
http://www.campeoesdofutebol.com.br/portugal.html
Falam em 33 por terem ganho 3 anos uma prova de teste ao mesmo tempo que decorria o campeonato de Portugal !
É o problema de sempre dos lampiões, mostrar os numeros que lhes interessam !
Convem desmistificar este embuste !
19 Maio, 2014 at 14:25
Em primeiro lugar os meus parabéns ao Atlético de Madrid, pois apesar do meu clube espanhol ser o Barcelona, fiquei satisfeito pelo titulo dos colchoneros. Grande Diego Simeone, um grande jogador, um grande treinador e um grande lider. Lembro-me do anterior titulo do Atlético de Madrid e nessa equipa jogava o Simeone, jogador bastante rápido que fazia as alas com uma grande velocidade.
Quanto ao Leonardo Jardim, julgo que lhe falta alguma paixão, algum sangue na guelra, alguma ambição que contagie o grupo e os adeptos. É aquele gajo certinho, mas por vezes deveria dar um murro na mesa. Quantos jogos não fomos roubados este ano? Fica bem o presidente e jogadores dizerem que o árbitro teve influencia no resultado final e o Leonardo Jardim tapar o sol com a peneira só porque é politicamente correcto? O Nestas alturas há que estar sintonizado com os restantes e é mesmo para dar o murro na mesa. Nem que seja só um murro, mas tem que ser forte!
Cherba ao contrário de ti não estou preocupado com folhetins de verão, porque tenho a certeza que no dia em que LJ sair do Sporting, é anunciado logo a seguir o novo treinador.
19 Maio, 2014 at 14:31
O Simeone era trinco…
19 Maio, 2014 at 14:37
lololol
19 Maio, 2014 at 14:39
Ok tens razão, já não vejo o homem jogar há uns 15-20 anos, mas o que me lembro é que o gajo apoiava bem o ataque e era veloz, e também não eram poucas as vezes em que pendia para uma das alas. Além do mais o futebol nessa altura não era taticamente tão rigoroso como agora.
19 Maio, 2014 at 14:26
Muito bom!
http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/05/operacao-de-alto-risco.html
Oh Cherba, por favor corrige aí o link para o blog. O “Mestre de Cerimónias” merece!
Z
19 Maio, 2014 at 14:39
Muito bom!!!
E vejam o link num dos comentários, é para uma proposta preenchida e enviada… fartei-me de rir!!!!
SL
19 Maio, 2014 at 14:40
E vejam também este…
http://postimg.org/image/pl1g0guwf/
Se me “chigar” algum desses panfletos À minha caixa de correio vai ser de rebimbomalho!!!
19 Maio, 2014 at 14:40
Também tenho um exemplar desses cá em casa…
Vou com toda a certeza encaminhá-lo devidamente, com o novo “sócio” a chamar-se…
Coke Gameiro M’Bia Bacca!
Morada… Turim!
19 Maio, 2014 at 14:42
Eu também recebi essa porcaria, pensei em limpar o cú áquilo e enviar…
19 Maio, 2014 at 15:15
lol
Qd vi aqui no meu trabalho, foi directo para o WC, preso ao rolo de papel.
Serve na perfeição.
19 Maio, 2014 at 15:22
Hahahahahahaha
19 Maio, 2014 at 15:36
Ehehehehehehe. LINDO!!!!
( já estou arrependida de num impulso de nojo, nem ter subido até casa com aquela “merda” na algibeira… 🙁 )
19 Maio, 2014 at 16:27
Chico Fininho, és tu?
19 Maio, 2014 at 17:33
O freak da cantareira.
19 Maio, 2014 at 17:56
hehehe…muito bom!
19 Maio, 2014 at 14:28
Não confundir o Atlético de Madrid com o Grande Sporting. Esses gajos têm apenas 10 campeonatos ganhos….
19 Maio, 2014 at 14:28
Pressa para quê? Vou esperar pela primeira emissão da SportingTV, está mais que visto que a situação do treinador e as contratações de jogadores vão ser destaque/enunciado na nossa TV em exclusivo. Até lá são só especulações, de um lado os “tiros aos patos” por parte da CS do outro lado os desejos dos adeptos.
19 Maio, 2014 at 14:30
Cherba,
Sobre esta questão do Leonardo Jardim… Enfim, já sabem que não vou dar um cêntimo para esta especulação…
Agora, ligeiro off topic… O que dizer de empréstimos obrigacionistas que, corruptos (hoje) e lã-zudos (a semana passada), efectuaram… Nada mais nada menos do que 15 milhões de euros para cada um… E, em JAneiro, creio que o orelhudo fez mais um empréstimo obrigacionista, mas de 40 milhões… E o melão a crescer…
Dizia o administrador da SAD dos corruptos, isto não tem mal nenhum, é até muito bom para quem comprar (6,25% juros), e depois lá disse que era para prover a pagamentos da SAD??? Será que havia salários em atraso???
Falam aí de um novo jogador para o SCP… Enquanto não for anunciado não comento…
19 Maio, 2014 at 14:42
Quando os empréstimos do Sporting pagavam bem mais, até se me arrepiavam os pelinhos da nuca de raiva daquele boi assapado do Godo!
19 Maio, 2014 at 14:44
Fica aqui a transcrição da noticia:
O FC Porto emitiu uma nova Oferta Pública de Subscrição de Obrigações, destinada ao público em geral, no montante global inicial de até 15 milhões de euros, o qual poderá ser aumentado por opção da FC Porto SAD até ao dia 28 de maio de 2014.
A apresentação da iniciativa decorreu esta segunda-feira, no Museu Caffé, e contou com as presenças do presidente Pinto da Costa, do guarda-redes Helton, de Ricardo Moreira e Tiago Rocha (andebol), Reinaldo Ventura e Edo Bosch (hóquei).
Estão à rasca!!!!!!!!!!!!!!!!!!
19 Maio, 2014 at 15:15
Liquidez !
19 Maio, 2014 at 14:33
Simeon Slavchev em ação…
http://www.miragens.abola.pt/media.aspx?id=20313
19 Maio, 2014 at 14:46
O gajo lateraliza muito… deve ser outro William Carvalho…
19 Maio, 2014 at 14:46
Já estou a imaginar o freitas “imensamente sábio” lobo a dizer que este só sabe lateralizar.
19 Maio, 2014 at 14:34
Há claramente muito nervo no ar…
O Leo Garden é o nosso treinador e se for para ficar o presidente tem de resolver e limpar todos os problemas que possam ter surgido entre eles nestes meses! Tem de ser o presidente a resolver isso para se começar já a preparar a próxima época com a cabeça limpa! Se não se conseguir resolver estas coisas é preferível que o Leo vá embora nem que seja sem o Sporting receber um tosto!!
Até agora ambas as partes parece-me têm tido o cuidado de publicamente não extremarem posições para caso fique ser possível limpar a imagem e começar novamente! Não me parece complicado!
Se o Leo sair, adeus e passar bem! Obrigado pelo bom trabalho e venha o próximo, com fé e com força! Tal como disse no caso do Leo não me interessa se é Sportinguista ou se é do que quer que seja! Interessa-me que esteja totalmente dentro do que é o Sporting, a sua estrutura, a sua alma e a sua filosofia! E claro..que seja bom treinador! E ficamos bem na mesma!
De resto penso que no inicio desta semana tudo isto se deve resolver! A ideia que tenho é que o presidente terá colocado um prazo e tem já um treinador pronto para entrar no dia que o Leo rescindir e por isso está tranquilo com esta situação! Faltará o Ranieri sair apenas!
19 Maio, 2014 at 14:35
Não compreendo como alguns recusam ver o que é óbvio: Jardim já não é treinador do Sporting. Mesmo que não vá para o Mónaco, que condições tem nesta altura para iniciar a nova época? Ao primeiro revés já todos estariam a pedir a sua cabeça.
19 Maio, 2014 at 14:49
Não me espantaria de ver este cenário:
-Jejuns no Mónaco;
-Jardim no benfica;
-Marco Silva no Sporting.
19 Maio, 2014 at 15:07
O Jejuns vai para o Valência (penso eu de que).
19 Maio, 2014 at 15:09
Ia dezer isse…
19 Maio, 2014 at 15:21
Mas fica de fora da “Óroliga” 😀
19 Maio, 2014 at 15:10
JJ nas Galinhas
LJ no mónaco
MS no Sporting
19 Maio, 2014 at 15:17
Não acredito … sairá sempre do Sporting lá para fora.
Estarei a ser anjinho? 🙂
19 Maio, 2014 at 14:42
Excelente Cherba, como sempre.
Em relação a LJ, mesmo que ele fique ( não acredito) já não tem condições para continuar o seu trabalho. Ninguém lhe iria perdoar o primeiro erro, por isso boa viagem… quero alguém que lute pelo meu clube como se fosse a ” ultima coca cola do deserto”.
Estou descansada em relação á escolha do novo timoneiro, pois acredito e confio plenamente no nosso Presidente.
19 Maio, 2014 at 14:44
Eu não me revejo nem gosto do atletico de madrid, quando num passado presente se pensa ser o braga lá do sitio e manias de ser grande e tentar enganar o SCP.
Mais tudo o que o atletico tem de paixão foi deixado pelos seus fundadores …operários bascos e nascido para ser um meio de luta contra a ditadura.
Como não sou de politicas nem religiões, o Sporting tem algo que não se justifica em nenhum clube do mundo, tem o nome de um País não duma cidade nem bairro.
É nascer no norte no centro nas ilhas…e no fim do mundo.
19 Maio, 2014 at 14:55
Não percebo os que dizem que não tem condições de ficar! 1º A ter existido problemas com alguém foi com o presidente e cabe aos 2 resolvê-los! Ele nunca disse que queria sair, nunca teve uma palavra desagradável para com o Sporting, nunca disse nada! Até acho que o silencio de todos é exactamente para não fazer com que ele perca condições para continuar! Se o presidente der o aval e disser algo tipo:
“Houve de facto a possibilidade de o Sporting fazer um encaixe na ordem da Clausula mas houve muitas hesitações e como o Leonardo se mostrou disponível para continuar o projecto decidimos encerrar conversações e seguir o nosso caminho! E a prova disso é a renovação do Jardim!”
Desde que os diferendos que possa eventualmente ter havido entre eles sejam resolvidos e bem resolvidos não vejo porque é que ele não possa ter condições!
19 Maio, 2014 at 15:01
Estes episódios desta telenovela estão-me a fazer alguma confusão:
Estamos, na realidade à espera do quê?
Que Leonardo Jardim se decida?
Ele não assinou pelo Mónaco?
Que Ranieri aceite a rescisão? Porque é que o ónus é nosso? Porque é que nós como vendedores temos risco?
Não podemos rescindir e seguir em frente?
Temos medo que ele fique em Portugal e vá para um rival?
Queremos garantir que o Mónaco paga o valor da rescisão?
Queremos o Marco Silva, mas não o suficiente tendo em conta as 2 questões anteriores?
19 Maio, 2014 at 15:04
Leonardo Jardim vai para o Monaco e Marco Silva vem para o Sporting. ponto assente. tudo o resto sao peanuts…
19 Maio, 2014 at 15:20
Peaners … 🙂
19 Maio, 2014 at 15:07
Não era para comentar até tudo ficar oficial, mas arrastando-se a situação, e parecendo certa a sua saída, veja-se p.exp. as declarações de J.Eduardo na Bola, vou tentar tecer brevemente o meu comentário.
1) Leonardo. Gostei dele como treinador. A sua calma era tranquilizadora, o discurso positivo e sobretudo os resultados. Muitas vezes não jogávamos bom futebol, mas fazíamos pontos. Estou grato pela Champions, e se não fossem os roubos talvez fosse ainda melhor.
2) Contudo, a partir de certa altura não gostei de certas declarações de Jardim. Um treinador não contraria o Presidente, mesmo que discorde e ponto final. Se considera que os árbitros são bons e que o Carnide é um justo vencedor, ele que fique com a sua opinião pessoal e quando inquirido pela comunicação social que diga algo como “estou aqui para treinar, essas questões são com o Presidente”.
3) Percebia a lógica da substituição do Carrillo numa de continuidade (do género ou explodes ou banco) agora indo embora acaba por queimar um activo. E se o William sair, a minha despedida do jogador ter sido numa substituição ao intervalo deixa-me extremamente mal disposto.
4) Jardim já disse que o Sporting foi a equipa mais fácil que treinou pq os jogadores eram jovens e queriam aprender. Para mim, LJ devia estar grato ao Presidente por ter feito uma limpeza total e ter concentrado em si todo o fogo inimigo, podendo assim concentrar-se só nos aspectos mais da equipa e bancar um politicamente correcto exagerado.
5) jardim deixou implicito que a quebra de solidariedade estaria no redifenir de objectivos por parte do Presidente a meio do precursso. Não sei se é verdade. Mas sendo assim, tenho que criticar BC caso não tenha discutido tal previamente com o treinador. De qq forma, não estou a ver no futebolês não se conseguir perceber a distinção entre “lutar pelo título” a “vamos ganhar”, este ano não lutamos pelo título?
6) Não quero ninguem contrariado. Os desafios do Sporting são de tal ordem que o Presidente é a figura central neste processo, gostando-se mais ou menos de certas declarações (finanças, luta contra sistema, equipa de novo campeã, reerguer do ecletismo, etc, etc, etc…) e os treinadores terão que ser uma peça, fulcral é certo, mas subordinada aos objectivos estratégicos do clube. Atribuo aqui um grande papel ao Inácio e ao Virgilio, quem foi desencantar um Montero e um Slimani sabe o que está a fazer.
7) Portanto, obrigado Jardim, mas se não estás completamente identificado adeus! Queres ir ganhar mais dinheiro, é legitimo e por aí nem te vou mandar pedras, mas na “hora da despedida” podias ter sido mais “politicamente correcto” mas é a vida. Obrigado mais uma vez e adeus. Fizeste um bom trabalho mas não ficarás no panteão dos imortais do clube, e isso é contigo.
8)O novo treinador. Tem que ser alguém para além de competente e capaz de fazer muito com pouco, aproveitando a formação, tem que ser alguém totalmente identificado com a estratégia do clube. Alguém que após nos terem sonegado um um 2-5 na Luz para ficar um 4-3, alguém que após sucessivos penaltys e foras de jogo não venha “sabotar” a nossa luta contra a corrupção, alguém que saiba o seu lugar!
9) Tenho portanto duvidas face a Marco Silva. Em primeiro lugar por ser lampião e em segundo pelos rumores de sermos uma segunda escolha face ao carnide. Eu sei do “profissionalismo” mas esse profissionalismo tem que ficar absolutamente claro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se ficar, pois, será o meu treinador, tal como foi Jardim.
10) A próxima época vai ser ainda mais dura! Temos inimigos ferozes e lutas imensas por travar. Voltar à Champions directamente, ganhar uma Taça interna, e dependendo do grupo europeu, não ser humilhado, fazer pontos e prosseguir na UEFA poderá não ser necessariamente uma má época. É preciso pensar a médio/longo prazo e não só no curto. Mas a exigência deve estar no máximo. E mesmo com as limitações financeiras, dizer que vamos lutar pelo título (sublinhando que não prometemos e que temos menos armas) é o minimo para os nossos pergaminhos. Aliás, foi isso que fizemos este ano. É preciso cerrar fileiras!!!
11) Isto já vai longo, e como dá para ver, tou magoado com este filme. Resta-me a consolação que às vezes um passo atrás permite dar dois para a frente. Em frente Sporting!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
SL
19 Maio, 2014 at 15:24
Excelente comentário … e realço o teu ponto 4.
Um presidente que dá o corpo às balas para que um treinador faça o seu trabalho … é fantástico !
19 Maio, 2014 at 15:13
Qualquer que seja a solução como treinador, o ponto 10 é uma certeza. A ter em conta por quem quer que seja a solução…
19 Maio, 2014 at 15:16
http://www.planete-asm.fr/actualite/14313-conference-de-presse-de-fin-de-saison-demain.html
Par vous que parles francese, peaners…
19 Maio, 2014 at 15:31
Aguardemos por amanhã … deve ficar tudo tratado.
19 Maio, 2014 at 15:41
2 milhoes por época???
Dizem os francius???
19 Maio, 2014 at 15:49
não me digas que só amanhã à tarde teremos algo oficial !!! 🙁
Esta indefinição aborrece-me, apesar de ter a certeza que o Bruno tem tudo mais que seguro na cabeça dele.
19 Maio, 2014 at 17:35
esta merda não aborrece. esta merda consome-nos…
19 Maio, 2014 at 16:18
Não sei o que escrever sobre o Leonardo Jardim. Estou agradecida pela época, claro. Muito agradecida. Estou também decepcionada com a decisão de nos abandonar. Não esperava. Os milhões falaram mais alto e não me irei esquecer disso.
De qualquer forma, obrigada por tudo.
Estou também muito entusiasmada com a entrada do Marco Silva. Deposito nele muitas esperanças.
Espero que esta tenha sido uma grande lição Bruno. Não se pode confiar em ninguém neste Mundo que é o futebol. Ninguém. Só em nós, sócios e adeptos. Tudo o resto é passageiro…
19 Maio, 2014 at 17:31
Para os interessados fica a conferência de imprensa em directo do cholo de antevisão da final da Champions:
http://www.marca.com/multimedia/directo/emision2.html
SL
19 Maio, 2014 at 17:36
alguém trabalha na clínica da CUF? só para confirmar se o Paulo Oliveira e o Lampard da Bulgária estão por lá, a fazer exames médicos