Pensei se destacaria algum trecho da história, mas cheguei à conclusão que seria injusto. Porque esta é uma história que merece ser lida. Uma e outra vez. E, porque não, contada a todos os que, na Academia, sonham ser craques com a verde e branca vestida.
Se fosse vivo, Hector Chirola Yazalde faria, hoje, 68 anos.
29 Maio, 2014 at 21:41
Yazalde é mítico, grande goleador,mas lembram-se que quando chegou choviam criticas?
Yazalde tratou de calar as bocas podres, mas ainda existem algumas…
há jogadores que ainda estão no avião já estão a criticar (que o diga Mauricio), temos que defender os nossos, para dizer mal já chegam os pasquins manhosos…
SL
29 Maio, 2014 at 22:23
Comparar YAZALDE com Maurício é um bocado forçado. Não lhe parece? Yazalde teve problemas de adaptação ao futebol português, mas a sua qualidade nunca enganou ninguém. E ao tempo, não existiam redes sociais nem ‘comentários’ na imprensa, nem assobios no estádio, nem esperas das claques, senão teria sido despachado no primeiro ano… como fizeram com Heize, por exemplo. Agora Maurício já demonstrou TUDO aquilo que é capaz. Limitado, violento e lento. Tem dúvidas? Se tivermos o infortúnio de ele continuar no plantel, voltámos a falar do assunto no final de Outubro. Volto a sublinhar, vender o Maurício por 5M euros nesta altura, era o melhor negócio de sempre do Sporting (até podiam – mas não devem, há que recuperar algum do mau investimento feito neste jogador – oferecer o Capel como brinde). E também acredita que o Slimani é homem para fazer esquecer verdadeiros pontas de lança como YAZALDE?
Já agora, vender DIER por 6M euros só pode ser ESTUPIDEZ. Este talento a titular uma época e a jogar como sabe vale no mercado inglês mais de 20M euros. Mas negócios miseráveis no Sporting não espantam, e os flopes continuam, ainda recentemente vendemos dois internacionais pelo mesmo preço que pagámos por um tal de Héldon. E vendemos duas das maiores promessas mundiais em saldo! Parece que esta época está a ser diferente, oxalá assim continue… mas DANILO PEREIRA, por exemplo, já devia ter sido contratado (se calhar só não o foi pelo FCP devido a certas quezílias). Se o nome fosse Danilovic, o ‘comerciante de futebolistas’ já o tinha ‘imposto’ ao Jesus e no final da época saia por 30x mais. O talento está lá. Retorno de Heldon, cedência de Hugo Sousa e Kikas, empréstimo de Cissé… o Marítimo só tinha a ganhar e enviar Danilo e Derely para Alvalade.
Finalmente, sobre LITOS, o melhor médio criativo formado no clube e um leão que sofre pelo seu Sporting, que ao contrário de outros preferiu permanecer no seu Sporting a ir atrás dos tostões, que se formou e mostrou competência para o cargo de treinador, já devia estar a trabalhar na Academia a formar os futuros campeões do Sporting!
Para quem esquece ou não se lembra… http://www.youtube.com/watch?v=GHXFrw-kt-k
Obrigado YAZALDE.
29 Maio, 2014 at 22:51
Isso, os nossos são uma porcaria… O Maurício que fez uma época excelente sob qualquer ponto de vista é para rifar. Enfim…
Vender o Slimani que deu tudo, facturou e deixou água na boca esta época, é mais jovem e internacional, para ir buscar o derley… Por favor!
Não compreendo como se desvaloriza e amesquinha os nossos activos e depois se quer ir buscar as estrelas todas do… marítimo! Bom senso por favor.
29 Maio, 2014 at 23:11
Ora aí está;
nem foi preciso esperar muito para aparecer um adepto daqueles que diz mal dos nossos jogadores, Mauricio, Slimani, Heldon e Capel de uma assentada foram logo os visados, é incrível!
Parece que o “amigo” Luiz não entendeu para o que eu tentei alertar, eu alertei para a critica constante aos nossos jogadores e foi logo “de moca afiada” cascar em alguns deles.
Eu não fiz qualquer comparação entre jogadores, mas sim chamei a atenção para atitudes hipocritas de alguns adeptos em relação aos NOSSOS atletas!
Contratações como Mauricio, Slimani, Montero, Jefferson, por exemplo são sempre muito bem vindos, mas se calhar prefería os Labyads e Elias desta vida a ganharem fortunas loucas e a jogarem ZERO futebol, são gostos…que não os meus.
SL
29 Maio, 2014 at 23:18
“Agora Maurício já demonstrou TUDO aquilo que é capaz. Limitado, violento e lento. Tem dúvidas?”
CLARO QUE TENHO MUITAS DUVIDAS!
30 Maio, 2014 at 0:40
Violento? Comparado com o Maxi e o Mangala…é um anjo!
Z
30 Maio, 2014 at 0:50
foda-se, ò ferreira.
há aí, relatovamente ao mauricio uma merda que e faz confusao, digamos uma incoerencia!
então um gajo “Limitado, violento e lento” vale 5 milhoes, caralho?
foda-se, é da-lo … e isto se alguém o quiser!! sei lá, o farense?? grande porra agora, aturar esse parte-canelas só porque ninguém dá 5 milhoes por ele foda-se!!
mas oferecer o capel, é um bocado estúpido, desculapa lá ò luiz, afinal quem custou dinheiro foi o espanhol, não o brasileiro…
luis, refresca-me lá, quem foram os craques vendidos em saldos?
o CR28? o nani?
isso já foi há bastante pá!
é que nao me lembro de mais nenhum….
os que estão lá no SCP, estão bem blindados!
olha lá, como ainda não assinei o jornal do SCP, vem lá que o Dier vai ser dado por 6 milhoes, é?
quanto a slimani… se for, como o hectos, melhor no segundo ano…. eu não me vou queixar!
30 Maio, 2014 at 1:04
…se for, como o hector, melhor no segundo ano…
29 Maio, 2014 at 21:49
Olá amigo, boa noite e um abraço…
Há adeptos que têm uma certa dificuldade em tratar com os jogadores, parecem sofrer de bipolaridade e depois…nós que os aturemos…!!
Yazalde foi um jogador fantástico…
Não conhecia a fundo a sua história, depois de a ler…ainda o fiquei a admirar mais…!!
Grande Chirola…!!
SL
29 Maio, 2014 at 23:15
boa noite amigo Max, é verdade que existem adeptos assim, tanto existem que a resposta ao que eu escrevi foi contundente, foi um “rachar de cima a baixo” quase metade dos titulares, enfim…
grande abraço para si Max!
SL
29 Maio, 2014 at 21:50
O homem fartou-se de marcar golos e a maior parte do vídeo é apenas um monte de fintas mal feitas…
29 Maio, 2014 at 22:03
Não vi nada mal feito
30 Maio, 2014 at 0:15
Concordo com o Luis Ramos, e ia escrever sobre isso mesmo. Tenho grande admiração pelo Chirola, mas foda-se, neste video parece o Bueno.
29 Maio, 2014 at 21:50
nem D10S se esqueceu!!
https://www.facebook.com/DiegoMaradonaOficial/photos/a.612964465421573.1073741837.104346839616674/740655505985801/?type=1&theater
29 Maio, 2014 at 22:08
Ora aí está o grande Maradona a mostrar como se faz para continuar a ser isso: grande.
Obrigado ao Dieguito porque – por atacado – falou e fez falar do Sporting CP por causa desse seu post no FaceBook.
29 Maio, 2014 at 22:17
és grande Maradona!
29 Maio, 2014 at 21:54
Como premio por ter batido o record europeu de golos de um hungaro qualquer recebeu um carro. Em vez de o gozar já que era premio individual vendeu o e dividiu o dinheiro em partes iguais por todos os companheiros de equipa.
É tambem um exemplo pelo facto de no 1• ano ter sido uma nodoa e no 2• ano rebentou com tudo. Há jogadores que nao acertam logo e é preciso ter paciencia com eles. Nao que esteja a falar do carillo….
30 Maio, 2014 at 0:59
pois não, o carrillo leva 3 épocas!
mas fez o percurso inverso!
primeira 40 e tal jogos, 3 golos e umas 10 assistencias
este ano morno…..
o ano passado uma caca…. mas o ano passado não conta
portanto, tem 2 épocas. pela primeira , e por algumas melhorias defensivas nesta… merece mais uma!
29 Maio, 2014 at 21:59
Foi um jogador fora de série, tanto na parte humana como na de profissional que o Sporting teve nas suas fileiras, que descanse em paz.
29 Maio, 2014 at 22:06
Desculpa lá Cherba pela repetição do link.
Mas vale mesmo a pena ler, para recordar ou conhecer melhor o craque, não só como jogador, mas também como pessoa.
Vou colocar novamente, uma vez que pode ter passado despercebido no post anterior.
http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Hector_Yazalde%2C_eterno_Chirola
29 Maio, 2014 at 22:12
Provavelmente o melhor jogador estrangeiro da nossa história. Apaixonou-se pelo nosso clube com a mesma intensidade com que os sportinguistas se apaixonaram pelos seus golos.
É um texto fantástico, que atesta bem a sua qualidade humana.
Por amor ao clube e mesmo ganhando menos, preferiu ficar e renovar pelo Sporting. Quantos jogadores podem dizer o mesmo?
30 Maio, 2014 at 0:59
então e o Bala?
29 Maio, 2014 at 22:16
Em Yazalde está o perfeito exemplo do que deveria ser hoje também a política de contratações do Sporting CP.
Aposte-se na excelente formação do Clube como base da equipa, e se houver dinheiro para investir, que se contrate UM craque que faça a diferença para a reforçar.
Lembro-me de quando ele foi contratado. O Dr Abraham Sorin, representante do Sporting, esteve muitos dias na Argentina a negociar a sua contratação, e acabou por conseguir. Foi um enorme goleador, que também jogava e fazia jogar.
O nosso Clube foi muito afortunado em o ter tido a envergar as nossas cores.
AVÉ YAZALDE
29 Maio, 2014 at 22:22
grande, grande, grande…
um dos impulsionadores/”culpados ” pelo meu sportinguismo….
parabens “chirola”…
Carmizé, agora Britt Nichols, que tenhas um dia de boas recordacoes do teu marido, um grande homem com um grande coracao…
R.I.P. Yazalde
29 Maio, 2014 at 22:28
a proposito seguindo o link do NFA, fica a resposta a quem me perguntou á 2 ou 3 dias atrás se o Peres me tinha contado a história do mau ambiente entre os 2 😉
29 Maio, 2014 at 22:43
Pois, mas não é por haver mais quem se dedique a divulgar essa história que eu vou passar a subscrevê-la.
Eu gostava muito do Yazalde, e também gostava muito do Peres. E não será agora que vou contribuir para que ele seja mal falado,
29 Maio, 2014 at 22:50
Ariel
nao se trata de falar mal…nem era essa a minha ideia…foram factos que aconteceram nesse tempo, de que me lembro, por me ter sido dito pelo meu pai, (eu tinha 11 anos na altura)…
alem de que depois tivemos a honra de ser o primeiro clube portugues a vender um jogador portugues para o Brasil, eheheh
29 Maio, 2014 at 23:04
Eu sou desse tempo e não ouvi falar disso.
Atenho-me à imagem que tinha deles enquanto criança.
Por isso, contento-me em classificar o assunto como “mexericos”. Algo que existe em todas as Eras.
Haveria tantas coisas positivas para se publicar acerca do Peres, mas isso que aparece escrito no blog para onde o Link do NFA nos remete, é o o que ficará a ecoar e a criar uma imagem injusta de um grande centro-campista que faria as delícias de qualquer clube de hoje. A atestar a sua qualidade está o facto de ter sido um dos poucos estrangeiros a ser contratado por um clube brasileiro a um clube europeu. Jogou no grande Vasco da Gama, na “pátria do futebol”, e isso não é para todos.
30 Maio, 2014 at 6:25
só em comparacao, e para encerrar o assunto Peres:
nao quero beliscar o valor do Peres como jogador, apenas me lembrei dum episodio que aconteceu, e que se nao tivesse havido accao da direcao, neste caso, Joao Rocha, possivelmente o Hector Yazalde, teria sido recambiado como um fracasso…
ou talvez, agora, porque o montinho até é um bom jogador, tenha de lhe perdoar ter ido para o porco, já que o Peres, fez o mesmo, mas como era um bom jogador, esquecemos isso??? certo???
para mim, NAO…
Peres, foi um grande jogador, como dizes, mas como homem, foi um montinho desta vida, mas é como tudo, tu tens as tuas recordacoes, eu tenho as minhas….ficamos com elas, e continuamos a apoiar o que interessa: o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL pode ser??? 🙂 🙂 🙂
30 Maio, 2014 at 7:32
Vocês têm idade suficiente para terem visto o Yazalde e o Peres jogar e escrevem as barbaridades que se vêem por aqui!? Desculpem, mas não consigo parar de rir. É demasiado hilário.
30 Maio, 2014 at 7:59
Agoras és green-hilário?
Ris-te muito mas é um riso como o da hiena, não é?
30 Maio, 2014 at 8:22
Se ter jogado noutro clube para além do Sporting é motivo para “não perdoares”, tens muitos jogadores que estão nessa categoria. Aliás tendo em conta a tua idade, que tinhas 11 anos quando Peres jogava, serão poucos os que nunca vestiram outra camisola. E esses, ou eram jogadores que não faziam a diferença nem justificavam um esforço monetário para contratação, ou então tinham alguma lesão que os diminuía, ou então eram apenas teimosos. Antes da tua geração (que é a mesma que a minha, visto que em 1970 tinha 13 anos) o futebol era diferente e os jogadores costumavam fazer toda a sua carreira no mesmo clube. Com algumas excepções, claro, porque até em tempos recuados como o de Francisco Stromp e Jorge Vieira houve o caso de Artur José Pereira, o 1º jogador com estatuto de vedeta no futebol nacional.
De resto, o próprio Eusébio não saiu para o estrangeiro porque o Estado impôs restrições. Mas Damas e Jordão jogaram em Espanha. Futre, Figo , Peixe, Beto, Quaresma, Simão, Balacov, Cadete… são tantos que teríamos que ter rancor por muita gente… Aliás, o próprio Yazalde também mudou de clube. Isso é normal desde que o profissionalismo chegou ao futebol, e o Sporting desde os primórdios que tem tido jogadores estrangeiros.
29 Maio, 2014 at 22:36
Grande link NFA, não conhecia a história do Yazalde em tanto pormenor…Ainda não tinha nascido, quando este grande jogador representou o nosso Sporting, e só posso dizer que é um dos jogadores que eu mais gostava de ter visto jogar, com o rampante ao peito.
Descansa em paz, Leão Chirola !
29 Maio, 2014 at 23:23
off topic – já viram o alternativo dos porcos??? fdx, que feio – https://www.facebook.com/chamagloriosa/photos/a.137184866373882.30087.135946549831047/637754129650284/?type=1&theater
29 Maio, 2014 at 23:24
desculpem o link de merda, mas foi aqui que consegui ver a alternativa
30 Maio, 2014 at 0:54
Que horror!
29 Maio, 2014 at 23:40
Off … se alguém quiser dar um abraço ao nosso mister … zona VIP Belavista … Rolling Stones.
Há quem diga que o Mick veio cantar para pedir um autógrafo ao Marco.
29 Maio, 2014 at 23:42
O Mick é Sportinguista desde pequenino 🙂 . Tenho estado a ver muito pessoal a postar no FB fotos com o mister, no Rock in Rio…
29 Maio, 2014 at 23:44
🙂
30 Maio, 2014 at 0:03
O Presidente também lá anda :
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=275349809314491&set=gm.807804962565204&type=1&theater
Começo a achar que vamos contratar os Stones para jogar para o ano 🙂
30 Maio, 2014 at 0:15
Neste momento, este conteúdo está indisponível.
A página que pediste não pode ser exibida neste momento. Esta pode estar temporariamente indisponível, a ligação onde clicaste pode estar errada ou ter expirado, ou podes não ter permissão para visualizar esta página. 🙁
30 Maio, 2014 at 0:19
Um Senhor. Um goleador. E que bela historia.
Homens destes é que fazem falta no futebol.
30 Maio, 2014 at 0:25
off.tive uma desecam agora,vi o video da cancao de portugal no mundial e estava a espera de ver o jorge mendes a cantar e afinal foi a minha querida do mal o menos.sl
30 Maio, 2014 at 0:31
fica aqui um link para uma história, passada em 2009, da tentativa frustrada de Gonzalo Yazalde (filho de Yazalde e o único do casamento com a portuguesa Camizé) de vir à Europa com a mulher dele (aterrando em Madrid), para visitar os sítios onde o pai tinha jogado (Lisboa e Marselha).
Acho que isto podia merecer uma reflexão e talvez, através de alguém com poder para isso, um convite.
http://edant.clarin.com/diario/2009/08/13/sociedad/s-01977623.htm
30 Maio, 2014 at 8:28
Que coisa desagradável e lamentável!!
Se viessem pelo aeroporto de Lisboa, seria diferente?
30 Maio, 2014 at 0:40
lá está o youtube!
se viesse hoje a anunciar a contrataçao dum hector me saisse este no iutubi, não o queria… eh eh
para o bem e para o mal… avaliar jogadores pelos videos….. enfim….
grande yazalde, este nosso “tostão furado”
porque é que os nossos argentinos só rendem no segundo ano? (bom, o duscher, se bem me lembro, “pegou de estaca”)?
30 Maio, 2014 at 1:07
Golos de Yazalde:
https://www.youtube.com/watch?v=7rDcSxV0DGQ
https://www.youtube.com/watch?v=lBGzh2NwYco
https://www.youtube.com/watch?v=z67T37g7PU4
https://www.youtube.com/watch?v=ho9htG4fwwY
SL
30 Maio, 2014 at 13:16
Boa.
30 Maio, 2014 at 6:06
o chirola ficará sempre na nossa História
30 Maio, 2014 at 8:19
Off topic, a entrevista do Jasus ao Sol tem umas pérolas que já estão a fazer os lampiões puxar os cabelos.
A besta e a bazófia de mãos dadas…
E confirma o que já todos sabíamos mas os lampiões teimam em dizer que não, ganha 500.000 bruto por mês.
Dasse!
A sua amizade com Pinto da Costa já lhe criou problemas no Benfica?
– Nunca. Nem nunca vai criar.
Como é que se tornaram amigos?
– Desde que comecei a treinar no Norte. Partilhei muitas horas com ele, jantámos várias vezes. É um amigo que eu prezo. Estando eu no Benfica e esteja ele onde estiver, se tiver de atravessar a estrada ou uma barreira para o cumprimentar, vou sempre fazê-lo.
Tendo em conta essa relação, como é que nunca treinou o FC Porto?
– Porque há momentos em que as coisas não se juntam, só por isso. O tango não se dança sozinho, são precisos dois. Sempre quisemos dançar os dois o tango, só que nunca nos agarrámos.
Mudando de assunto…
– Mas ainda em relação ao presidente do FC Porto. No dia em que eu sair do Benfica… Imagine: se eu um dia for treinar o FC Porto ou o Sporting e encontrar o meu presidente Luís Filipe Vieira no jogo, vou cumprimentá-lo. E não haverá nenhum presidente, seja qual for o clube onde estiver, que me proíba de o fazer. No dia em que algum me quiser proibir pergunto-lhe se está a falar com os filhos dele. Porque não deve ser comigo.
Que razões o levaram a continuar no clube no Verão passado?
– Foram dois adeptos que não conhecia. Um é um miúdo que fez um vídeo no YouTube a pedir para eu não sair do Benfica e outro é um adepto com 25 anos de sócio, a idade dele. Encontrou-me, deu-me o emblema de 25 anos de sócio e disse-me assim: ‘Jorge, dizem que o Benfica era isto e aquilo, o meu pai conta. Eu nunca vi. Mas vi contigo. Vi o Benfica a jogar, vi o Benfica a ganhar. Eu não quero que tu saias do Benfica, peço-te para não saíres’. Tinha praticamente tudo certo com um clube em Portugal, a ganhar muito mais do que ganho no Benfica, mas aquilo deixou-me a pensar.
Está a referir-se ao FC Porto, obviamente.
– Não digo o nome. É fácil perceber, mas não quero faltar ao respeito. O presidente do Benfica convidou-me a continuar e só continuei por ele e por aqueles miúdos. Os meus pais ensinaram-me o que é ser grato. Isto não se aprende na escola. Quando o presidente do Benfica me convidou não lhe podia dizer que não. Se não fosse isso, se calhar não tinha continuado. E também sabia que ia dar a volta. O meu orgulho era tanto que eu disse: ‘Ok, vamos para a frente’. Nem discuti condições. Aliás, estou há quatro anos no Benfica com as mesmas condições. Para sair do Sp. Braga para o Benfica paguei 400 mil euros. E fui ganhar 500 mil brutos, portanto, fui para o Benfica de borla. Mas sabia o que estava a fazer. Isto para dizer que, se hoje estou no Benfica, devo-o ao presidente. Contra tudo e contra todos, ele quis que eu continuasse.
30 Maio, 2014 at 9:28
A minha homenagem ao grande Chirola;)
“Feliz Cumpleanos Chirola Yazalde!”
facebook.com/DiegoMaradona
30 Maio, 2014 at 10:32
Paz à sua alma!
30 Maio, 2014 at 13:53
Feliz Cumpleaños Yazalde !!!!!!
Que descanses em paz, junto de outros eternos Leões!!!
SL