Ora aqui vai um dois em um que, até por estar sem tempo para pensar muito a este respeito, fica como ponto prévio para troca de ideias
Bento Valente já não é coordenador técnico da formação leonina. O último fim de semana tem sido pródigo em mudanças na estruturas técnicas. Depois das duas mudanças de treinador já verificadas esta época na equipa do Sporting B a que se juntou a saída de José Lima do comando dos juniores, ontem o responsável máximo pela integração e progressão de jovens na Academia Sporting apresentou a sua demissão à administração da Sporting, SAD, segundo informações recolhidas por O Jogo. Depois de um largo período dedicado aos escalões jovens verdes e brancos, nomeadamente na área do recrutamento, Bento Valente havia regressado ao centro de futebol dos emblema de Alvalade após a eleição de Bruno de Carvalho, em agosto de 2013, com a expressão intenção de reorganizar a orgânica da Academia. Contudo, o retorno acabou por ser abreviado.
[…]
Luís Boa-Morte vai assumir o comando técnico da equipa de juniores A do Sporting. Tal como O Jogo noticiou em primeira mão na sua edição de ontem, José Lima foi demitido ontem do cargo na sequência de resultados desapontantes, sendo agora rendido pelo antigo internacional português, também ele, tal como o seu antecessor, formado no emblema leonino. A gota de água foi a derrota caseira para o Torreense na última jornada, que precipitou esta decisão da SAD verde e branca.
Ex-internacional português regressou este ano ao Sporting para integrar os quadros técnicos. Após começar como adjunto na equipa B, passa agora a treinador principal do mais alto escalão jovem leonino.
27 Outubro, 2014 at 21:09
Formação e Atletismo. Aqui reside, na minha opinião os erros da gestão de Bruno de Carvalho.
Sendo duas das bandeiras do Sporting, não se pode tratar estes dois sectores como algo de banal na estrutura do Sporting.
Não podemos cortar investimento, onde retiramos mais prestigio e reconhecimento internacional.
Infelizmente, eu insisto muito no principio de peter para exemplificar o que se passa no sector da formação e do atletismo. Bruno de Carvalho e restantes podem ser muito competentes em diversas matérias, mas nestas duas em especifico, a julgar pelas decisões, estão a roçar a incompetência.
Os treinadores da formação estão a sair para os rivais assim como alguns observadores. Além de perdermos qualidade, os mesmos levarão para os rivais o que de melhor havia na academia.
Deixar ir os melhores por falta de dinheiro é uma falsa questão, quando se gasta euros em Shikabalas e Andre Geraldes e Sacko.
No atletismo, passa-se o mesmo. Os melhores estão de saída, e , os que ainda estão, não sabem se ficam a 5 dias de terminar o prazo de inscrição nas competições.
Será em parte esta preocupação que irei enviar para a hora do presidente. Não podemos andar a destruir euros em jogadores que nada acrescentam, para destruir aquilo que décadas levou a construir e tantos títulos e principalmente Reconhecimento! nos deu.
SL
27 Outubro, 2014 at 21:30
Desculpa lá Pedro, mas essa incompetência que apontas a este presidente, tem acontecido desde há 4 anos para cá. Eu testemunhei isso no Algarve. Andávamos era todos dormentes porque havia uma ou duas gerações ainda mais antigas que eram foras de série e agora estão no plantel principal.
Não acredito que esta direção tenha assumido posse com 200 jovens leões novos e corrido com as camadas jovens que lá estavam.
Isto é estrutural, e o erro da direção foi não ter resolvido isto à primeira, quanto mais demorarmos a atinar, mais irá demorar a aparecerem as ditas gerações de ouro.
O mesmo digo no atletismo, porque lembro-me perfeitamente quando o Benfica começou a limpar tudo em masculinos.
27 Outubro, 2014 at 21:39
O problema vem de trás, mas, não podemos negar que os euros gastos em determinados jogadores, podiam ter sido aplicados na manutenção dos melhores treinadores e observadores do Sporting. É neste aspecto que friso a incompetência. Virgílio não é a pessoa certa para o lugar em questão e estes 18 meses assim o dizem.
Dominguez saiu da equipa B para pegar no projeto ao abrigo da parceria do Sporting com os Colombianos…A pareceria terminou o mês passado e Dominguez?…foi-se buscar João de Deus
Bento Valente é dos melhores na sua área e José Lima, tem mais do que provas dadas no Sporting.
Nestes 18 meses facilmente se verifica onde se encontram os melhores ex-formadores do Sporting
Abel sai da B após o 1º treino. Barão durante 3 meses pôs a equipa B a jogar o pior futebol que eu já vi nos últimos tempos.
Bruno Carvalho tem estado excelente em diversas matérias, mas aqui, quer se queira quer não, e por muito que nos custe. Tem falhado.
SL
27 Outubro, 2014 at 22:21
Lá vem a teoria do gastar no jogador X ou Y em detrimento do investimento X ou Y.
Como se as coisas fossem assim lineares. É mesmo vontade de embirrar.
As coisas têm um orçamento. Percebo que estejam habituados ao abandalhamento mas agora isso acabou.
27 Outubro, 2014 at 23:45
Lê novamente:
É A MINHA OPINIÃO! Não quero que concordes ou deixes de concordar. Tenho o direito de a exprimir como tu tens o teu.
Refuta-a com uma opinião fundamentada, ou se não sabes mais, resume-te ou abstém-te.
O tempo do seguidismo cego já lá vai, e a história mundial encarrega-se de o confirmar.
Defendo Bruno Carvalho mas isso não me tolda o raciocínio de criticar o que julgo estar errado.
A vontade de embirrar, está descriminada no Relatório de Contas, não inventei nada. Basta ler e analisar.
Se fores minimamente inteligente, na tua resposta respondes à questão!
Existe um orçamento, então que seja bem aplicado…Ou vais ao egipto buscar o shikabala?
SL
28 Outubro, 2014 at 0:02
A minha opinião fundamentada virá, claramente, quando ouvir a justificação do que se está a passar.
A tua justificaçÃo acabou no shikabala.
Estamos conversados.
28 Outubro, 2014 at 0:10
E minha justificação chega, quando o que eu me refiro é cortar investimento naquilo que o o Sporting ser o que é, portanto, quando a academia custa 6M por ano, e se gasta, 1M pelo Shika, facilmente, se assim quiseres, percebes onde quero chegar.
O relatório de conta, fundamenta o restante. Não sei se te lembras, mas José Lima é dos mais experientes formadores da academia além de ser dos mais antigos.
Lá por Virgílio ser um grande Sportinguista e ex-jogador, não faz dele um excelente responsável por uma academia de futebol.
Espero que me fala entender
SL
28 Outubro, 2014 at 0:11
Faça entender
sorry pelo erro
28 Outubro, 2014 at 10:49
Vamos lá falar coisas minimamente acertadas e não mandar bujardas para o ar sem sentido:
– O Shika custou $7,500,000, o que é menos de 600M€
Sendo minimamente honesto, pergunto, quando o Shika assinou pelo SCP e viste os seus videos de habilidades não ficas-te entusiasmado (como 99% dos Sportinguistas)?
Se o gajo se revelou um perfeito palerma… o que queres que passe a ser utilizado uma bola de cristal e o jogo do copo no processo de contratações?
Será que não conseguem fazer uma paralelismo com o Slimani foi contratado por 2 tostões e neste momento vale cerca de 10M?! É que esse lucro dá para pagar 15 Shikabalas…
28 Outubro, 2014 at 12:35
Rz,
Peço desculpa mas que bojardas sem sentido?
Vais-me dizer, honestamente, que os euros investidos não podiam ter sido canalizados para manter certos observadores e técnicos da formação?
Vais-me dizer que é preferível um jogador com 27 anos com o histórico que tem, em detrimento de manter aqueles que podem potenciar alguém que nos traga de facto mais valias?
Para ver se nos entendemos de uma vez.
Se o orçamento é curto, se a nossa formação é o ex-libris do clube, então o dinheiro tem de ser gerido com pinças. Não me vês a criticar tudo o que seja contratação.
Falo de casos concretos em que a falta de euros levou a cortes que implicaram a saída de elementos da estrutura da formação, que poderiam ser mantidos , atenção que não estou a falar de jogadores. Falo dos técnicos e dos observadores.
SL
27 Outubro, 2014 at 21:24
Esta pequena revolução é um mal necessário. Apenas peço que seja feita com pés e cabeça, que não se ande a arranjar gente à pressa.
O problema na formação foi o facto de o Bruno ter vindo com um projeto de cortes de custos operacionais necessários e a formação necessitar de uma reestruturação que implicaria talvez no mínimo, reinvestir na academia ( leia-se capital humano qualitativo e não quantitativo).
Desde há meia dúzia de anos que a academia tem vindo a sofrer sérios danos, a questão é a altura em que as réplicas se fariam sentir. Aqui estão elas!. A geração de DIer, Mané, J. Mário, Esgaio, já cá estava há vários anos, não é por terem despontado há um par de anos que “tudo estava bem na academia”. De há 3/4 anos para cá, houveram mexidas nos responsáveis de prospeção profundas e constantes que levaram a que vários miúdos referenciados ficassem perdidos pelas trocas de dossiers. Quem acham que aproveitou isto?
Mais, aliado a isto, temos a velha história do antigo responsável pelo Seixal que foi trabalhar dois anos para Alcochete e depois saiu de lá com toda a informação, desde métodos de treino a jogadores referenciados, e entregou aos verdadeiros chefes.
A formação é estrutural. Não se modificam resultados de um ano para outro. E estamos à procura de reestruturar o que de mal se tem feito com uma politica de contenção. A nosso favor temos o que faz de nós a melhor academia do mundo, métodos, infraestruturas e tradição. O trabalho irá passar pelos homens fortes do Sporting, que terão de montar uma equipa de formação/prospeção competente. Vamos esperar que mais uma vez nos satisfaçam.
28 Outubro, 2014 at 0:10
Faça entender
Sorry pelo erro
27 Outubro, 2014 at 21:25
Se há pérolas na equipa B e nos juvenis, não vejo razão para entrar em histeria. Podemos viver tranquilamente com uma má geração de juniores. Mas se estivermos dois ou três anos sem que Alcochete “produza” talento de qualidade, teremos dificuldade em permanecer competitivos.
Não é público o que vai mal na Academia. E já lá vai algum tempo e alguns casos “esquisitos”. Também não se conhecem as grandes ideias da direcção actual sobre esta matéria. Espero que não obstante essa constatação, a equipa do BdC tenha reflectido muito sobre esta matéria e saiba bem o que quer.
Embora hoje seja apenas o Sporting a ter um onze assente em jogadores provenientes da formação, é previsível que a curto prazo benfica e porto não tenham alternativa a seguir o mesmo rumo. Os desenvolvimentos recentes que envolvem grandes patrocinadores (BES e PT) não deixam antever tempos fáceis para os três grandes. É por isso ainda mais desejável dar rapidamente um rumo a este assunto já que benfica e porto apenas têm pecado por não aproveitar os valores que as respectivas áreas de formação vêem produzindo nos anos mais recentes.
27 Outubro, 2014 at 21:40
O Lima está no Sporting, como treinador dos juniores, desde 2006/2007….será mesmo ele o problema?
http://www.zerozero.pt/treinador.php?id=157
SL
27 Outubro, 2014 at 21:44
A dura realidade é que Virgílio não sabe da matéria da qual ele está incumbido. Bruno de Carvalho é culpado de manter o status quo de Virgílio devido ao apoio do mesmo.
A formação do Sporting não pode estar refém das amizades, ela deve estar refém do profissionalismo e merece ter à frente dos seus destinos os melhores profissionais e não os melhores amigos.
SL
27 Outubro, 2014 at 21:49
de facto, é o que parece.
27 Outubro, 2014 at 22:26
Se falas com conhecimento de causa, quando dizes que o Virgílio continua por ser amigo, expõe cá para fora o que sabes.
Se nao sabes do que falas, faz como eu e espera por explicação.
27 Outubro, 2014 at 23:32
Então mas agora não posso dar opinião ou criticar o que julgo estar errado?
O facto de defender Bruno de Carvalho do que de muito bom tem feito, não me tolda o raciocínio para criticar o que julgo estar a ser mal feito.
SL
28 Outubro, 2014 at 0:00
Olha lá, tu não criticaste.
Simplesmente disseste à boca cheia que o Virgílio só lá está por amizade.
É diferente. Falas com conhecimento de causa? Não? Então não digas isso.
28 Outubro, 2014 at 0:06
Então mas agora não posso dizer o que penso? O tempo da PIDE já lá vai meu caro.
Só se era para eu rir com o teu coment, era o que mais faltava agora não poder dizer o que penso.
Somente por não concordar com o tudo o que Bruno de Carvalho faz, como seria esta sociedade se concordássemos com tudo…um bocado acéfala talvez :S
SL
28 Outubro, 2014 at 10:53
Podes dizer o que pensas, não convêm é ser estúpido!
28 Outubro, 2014 at 12:24
E sou estúpido porquê?…Por ter opinião?
Se voto, se pago quotas, se pago gamebox, tenho direito a ter opinião. As opiniões servem para ser discutidas e refutadas, estejam corretas ou não.
Mas de facto, contra o teu argumento, não há resposta que valha
SL
27 Outubro, 2014 at 22:05
O Presidente tem que fazer um levantamento rápido da situação
com quem o pode ajudar melhor nesta matéria, fazer o organigrama
apropriado para o Sporting, ficando os resultados dos dossiers
nas mãos de uma ou duas pessoas que nunca traiam o Sporting.
27 Outubro, 2014 at 22:08
A situação é mais complexa do que trocar de treinadores.
Há uns anos atrás, os miúdos vinham para o Sporting, porque em igualdade de circunstâncias, os pais sabiam que o nosso Clube era o melhor a formar. Conheci vários pais que recusaram ofertas melhores para ingressar no Sporting, só por causa do Sr. Aurélio Pereira e da fama da nossa Academia.
Mas os nossos rivais investiram forte e estão a recuperar terreno. Estão a recrutar miúdos, que normalmente iriam para o nosso Clube, oferecendo melhores condições ao pais/familiares. A nossa Academia também perdeu colaboradores e olheiros, fruto do desinvestimento.
A última geração com muitos talentos é a do Bruma, do Ilori, Dier, etc.
A partir daí, tem sido sempre a descer. Só se aproveita o Mané.
Tudo isto coincide com a aposta em jovens estrangeiros, como o gauld, sarr e o sacko.
28 Outubro, 2014 at 12:35
A ultima geracao com muitos talentos foi a de Bruma, ilori e dier, dizes tu, pois eu acho que nao precisas de dizer mais nada…
Talentos que nao sentem a camisole e so pensam em sair assim que lhes acenam com umas coronas, nao precisamos la na academia…
Sofremos agora por ins 2 ou 3 anos??
Antes isso que andar a “formar” macas podres…
Temos de formar gente com character è nao gente so com pezinhos…
27 Outubro, 2014 at 22:12
E sim, o Virgilio percebe tanto de formação como de sake. Ninguém percebe muito bem o seu papel na academia, inclusive ele próprio.
27 Outubro, 2014 at 22:29
Tens informações para completar a tua teoria ou só estas a dize-lo para cumprires a agenda?
Se não sabes faz como eu e espera por explicações.
28 Outubro, 2014 at 0:17
Amendonça:
Por curiosidade, o que é isso de cumprir agenda?
Sinceramente, todos nós, todos!, somos competentes até determinado ponto. Não é vergonha alguma, passado esse ponto sermos incompetentes, por isso é cada um de nós tem uma posição a ocupar na sociedade.
Quero dizer com isto o seguinte. Lá por se criticar Bruno de Carvalho sobre uma matéria, não quer dizer que não se o defenda em outras. E a realidade, é que o sector da formação está a ser o calcanhar de aquiles desta direção.
O meu desejo é que ainda se vá a tempo, de retificar os erros cometidos.
Não me consigo explicar melhor, pelo que peço desculpas se não me fizer entender, mas confundir isto com agendas…por favor!
SL
27 Outubro, 2014 at 22:18
Sobre este caso, não quero fazer juizo de valores pois não sei o que se passa.
Vejo claramente que a equipa B tem juniores e estes têm juvenis, desiquilibrando os plantéis. Não vejo resultados na formação, mas quero acreditar que é por um bem maior.
Obejctivo: Equipa A
E tb quero acreditar que isto tudo faz parte de uma restruturação (com erros à mistura, mas errar é humano) e a medio prazo voltaremos a ter resultados na formação, mantendo categoria na A.
E claro, como sócio e apaixonado pelo clube, tb quero saber o que se passa qd as coisas não estão bem.
27 Outubro, 2014 at 22:29
Visto de fora a formação parece, no seu conjunto, um autêntico pandemónio. A culpa não será toda do Virgílio mas já está lá há tempo suficiente para se lhe pedir/assacar responsabilidades. Ora, as sucessivas mudanças técnicas indiciam que, mais do que nunca, por aquelas bandas se navega à bolina, esperando desesperadamente que de algum lado chegue finalmente a boa brisa. Por outras palavras, fica-se com a sensação de uma incompetência insanável que, por isso mesmo, não poderá ser revertida sem o afastamento do sr. Virgílio.
Esta saída do Bento Valente provavelmente quer dizer que o poder de decisão que lhe terá sido prometido nunca foi concretizado. Acabou por ter rédea (e recursos) mais curta do que imaginava.
Uma última palavra. Não se faz jus ao sr. Aurélio Pereira transformando-o numa eminência parda merecedora de reverência e muitas vénias. O sr. Aurélio Pereira teve e terá ainda muitas qualidades, a organização da formação nunca foi uma delas.
Não sei onde isto vai parar, mas temo bem que cada mexida signifique apenas que o plano inclinou mais um pouco.
É triste, muito triste.
27 Outubro, 2014 at 23:04
off topic:
Cherba hoje o comandoc.com expirou vê lá se ninguem se perdeu pelo caminho e não sabe onde fica a tasca.
28 Outubro, 2014 at 5:35
O Superleão, por exemplo. Faz muita falta. Assim como todo o seu merchandising.
27 Outubro, 2014 at 23:09
O Gosma da Silva diz que o lanc do Eliseu não é falta para penaltie. Diz que ganha posição. Que atrasado mental. E peço desculpa aos atrasados mentais, pois não têm culpa.
27 Outubro, 2014 at 23:11
Está a ser tão gozado pelos outros 2 …
27 Outubro, 2014 at 23:11
Dois penalties claros que ele diz que não são. É preciso ter cuidado com pessoas destas. São perigosas e desonestas intelectualmente.
27 Outubro, 2014 at 23:17
Mas toda a gente já o conhece e não lhe dá crédito.
Houve 20 penaltis para o benfica.
27 Outubro, 2014 at 23:27
O Jubas que se prepare para o que lhe vai acontecer no fim do campeonato…
http://www.miragens.abola.pt/media.aspx?id=20924
27 Outubro, 2014 at 23:56
e o Paulinho? 😀
27 Outubro, 2014 at 23:35
Não sei o porque do drama…
Mesmo que o Sporting “só” conseguisse promover um jovem por ano à equipa principal, arrisco-me a dizer que seria algo inédito no futebol leonino.
Formação é para formar. As vitórias são importantes, mas não é o mais importante.
SL
28 Outubro, 2014 at 0:42
há um pormenor interessante.
o problema (se é que há um ou se é circunstancial) parece restringir-se ao futebol.
no andebol, futsal, rugby hoquei, ping pong (eh eh) ou tenis de mesa se preferirem, judo!!, etc a coisa parece estar optima
a formação nas modalidades, parece optima
portanto, o que se passa no futebol?
o que é que as modalidades estão a fazer melhor que o futebol?
nao deve ser o desinvestimento (que muitos apontam o dedo no futebol de formaçao), pois não me parece que o SCP ande a gastar a bruta na formação das modalidades (ou será que gasta muito pouco, comparando com o futebol mas muito comparando com os outros clubes??)
ressalvo que não sei como estão as coisas na formação no atletismo
28 Outubro, 2014 at 0:48
Sem dúvidas que é um pormenor interessante onde destaco o futsal.
O desinvestimento a que me refiro é na vertente formativa e de prospecção. Bons e maus jogadores vão existir todos os anos.
Sobre o atletismo, as ultimas noticias não são animadoras, e sendo uma modalidade que depende de patrocínios externos numa altura em que o carnide anda a apostar forte, temo que sejamos passados para trás.
SL
28 Outubro, 2014 at 1:22
Infelizmente, o desinvestimento no atletismo já vem da era godo. O carnide tem ficado com alguns atletas do sporting porque oferece mais dinheiro. Conheço de um caso da zona de Mangualde.
28 Outubro, 2014 at 12:47
Sim sem dúvidas que essa aposta do carnide tem sido uma das razões. Eu só não entendo é o porquê, a crer pelo que vem na CS, da instabilidade da equipa de pista do Sporting.
Sl
28 Outubro, 2014 at 2:30
Esta direcção, no que á formação diz respeito, praticamente só tem feito merda. Falta de um plano, de um rumo, de conhecimento do que deve ser feito. O Virgílio é que provavelmente já devia ter ido de vela.
E não me venham com a desculpa da falta de dinheiro porque com o que custou o Slavchev (outra magnifica exibição hoje, por sinal) era possível pagar anos de ordenados a centenas de putos que tentamos formar ano após ano.
28 Outubro, 2014 at 10:04
A formação do SCP é um tema que suscita muito interesse, porque é inegável que foi a formação do nosso clube a principal fonte de jogadores de nivel para a equipa A (não existe condições para comprar jogadores do nivel dos que formamos) e consequentemente o principal motivo de orgulho para nós sportinguistas, no que diz respeito ao futebol profissional.
Deixa-nos a todos boquiabertos o rodopio de treinadores, jogadores, observadores que vamos vendo sair e entrar da Academia. Mas será que é normal? Será que estava tudo mal? Não estava tudo mal, mas estava muita coisa mal.
Esta é uma história que se iniciou à uma mão cheia de anos, não começa agora.
Vejam os milhões que o benfas têm investido? Resultados? Pois, nem tudo o dinheiro pode comprar. Mas o conhecimento (através dos melhores na área) pode-se comprar. Não é à toa que ainda este ano o benfas veio “buscar” o Coordenador do futebol 7.
Existia na Academia um sentimento de que “somos os maiores” e que bastava estar ali para garantir titulos (esse sentimento era comum em jogadores e treinadores). Os titulos eram cada vez mais raros, os jogadores da equipa de juvenis e juniores são, salvo raras excepções, de nivel inferior ao exigido (vejam a convocatória de sub-18 onde só temos 1 jogador!!!). Responsáveis? Aqueles que agora estão de fora e gritam que a Academia está a “acabar”. José Lima é um excelente Senhor mas não tem (e isso é reconhecido) capacidade para treinar o nosso clube.
Tudo mudou para melhor com a chegada de B. Carvalho, exigência máxima até nos escalões de formação! O lema agora é formar a ganhar!!
A geração do polo Universitário é bastante boa e vai fazer uma excelente fornada de Iniciados. Os Iniciados têm um plantel forte tanto no esalão A como B e certamente nos próximos 4 a 5 anos voltaremos a dominar os escalões de sub-15 até sub-18.
28 Outubro, 2014 at 10:18
gosto!!
espero que este seja o comentario mais perto da verdade!
28 Outubro, 2014 at 10:32
O jogo dos B’s ontem foi confrangedor! Depois de um jogo muito bom em Viseu, ontem foi de uma pobreza franciscana…
Não vi ali ninguém que pegasse de estaca nos A’s.
Há demasiados jogadores a acharem-se material de primeira mas ainda estão a anos-luz daquilo que se pretende. I.Medeiros é um excelente jogador mas neste momento está manifestamente com excesso de confiança nas suas qualidades. “É novo”, dirão uns, “tem a mania” dirão outros… Para mim é falta de competitividade e de objectivos da equipa.
Não obstante, com a entrada de Joao de Deus pelo menos vi uma equipa taticamente diferente.
28 Outubro, 2014 at 15:17
Este tema da formação já começa a cheirar um bocadinho mal e não digo isto de ânimo leve.
Acho que estas saídas, e não estou de acordo com elas, devem ser minimamente explicadas.
Aliás acho que todo o “plano de formação” deveria estar acessível aos sócios e adeptos, ainda que em traços gerais.
É natural que no clube como o NOSSO a obrigatoriedade de vencer esteja implícita em qualquer modalidade ou escalão mas o que me preocupa é o “pano de fundo” em que tudo está assente. Se o plano for viável e de qualidade de certeza que dará frutos. O que me parece é que este plano é demasiado dúbio e não se percebe qual o plano está a ser aplicado.
Não sou de acordo com a saída de Lima (podem começar a apedrejar), mas até se compreendo a de Bento Valente (quem aprecio muito na área do scouting) pois desconheço a sua capacidade quanto à coordenação técnica na Academia.
Não me preocupa minimamente a dita “falta de qualidade” nos escalões de formação já que não me esqueço de exemplos como João Paiva, Diogo Tavares, Edgar Marcelino, Paim…ui, tantos com tanta qualidade na formação mas que na transição para o futebol sénior se perderam. Qualidade existirá sempre, uns anos mais outros menos.
Quanto ao que se passa no Seixal…não sei nem me interessa pois temos de deixar de olhar para o que se faz na casa do vizinho e pensar sim o que se pode melhorar na nossa.
Não teço comentários sobre Virgílio pois desconheço as suas capacidades de “gerir” a formação e só o tempo dirá se Bruno de Carvalho tinha razão quando lhe entregou a “pasta”.
O que estava a acontecer na nossa Academia é que se pagavam ordenados pornográficos e tínhamos excesso de pessoal quando em comparação com Barcelona e Ajax.
Acho que conseguiremos fazer mais ou igual mas com menos recursos, desde que estes sejam adequados.
Sabem amigos…tenho saudades de um senhor chamado Jean Paul…
28 Outubro, 2014 at 17:08
Revolução? Ou insistência na miserável continuidade?
Antes de mais, porque é devido, sejam quais forem os resultados finais, que espero sejam de enorme sucesso com a devida conquista de títulos, o grande trabalho que está a ser feito na secção de hóquei em patins, com aposta nos miúdos da ‘Academia’, os bons resultados do Andebol e a continuidade do bom trabalho do Futsal. Pela negativa, a falta de visão em algumas modalidades, como o ténis de mesa, onde já fomos os melhores e o péssimo e incompetente trabalho no atletismo.
Ambição, primeiro do que um pavilhão, que deveria existir como estrutura de treino em Alcochete, seria interessante neste mesmo local, a construção de um Centro de alto rendimento desportivo para todas as modalidades.
Quanto à formação… Está ao Deus dará. Sem estrutura, sem ambição, sem projeto, sem rumo, cheia de gente presumida e que não sabe fazer, nem tem quem lhe diga ou mostre como se faz. O Sporting não se fará um grande Clube na Europa ou no mundo a contratar jogadores da craveria de Maurícios e Slimanis que normalmente só tiram espaço de afirmação a miúdos muito mais talentosos. O futuro de qualquer equipa portuguesa (ainda mais com a extinção dos suspeitos fundos) faz-se com uma aposta inequívoca na formação de qualidade. O Sporting tinha isso, mas neste momento não tem. Nunca soube, no entanto, nem no passadom nem agora (Ilori, Bruma, Dier, Matheus), fazer a gestão desse potencial.
Solução, haja coragem e competência, humildade e ambição e construa-se um projeto de raiz. Virgílio pode continuar como ‘assistente’ de Inácio. Como responsável de formação os resultados têm sido simplesmente absurdos. Lembram-se que existiam um terceiro elemento ‘secreto’ que trabalhava na Academia para o projecto de Bruno de Carvalho que nunca ‘apareceu’? (Aparecendo o presidente com aquela rábula patética a dizer que era ele). Se calhar os problemas começaram nessa altura. E que condições minímas reclamava Litos para assumir o projeto da B? Será que essas condições já existem? Parece que não. Há que dar algum tempo para João de Deus mostrar porque ‘carga d’água’ foi contratado para o lugar. Pelo currículo não foi. Pela competência… aquele jogo de ontem fez lembrar o futebolzinho de Dominguez e as aberrações de Barão… ou foi ainda pior, de alguém que parece não saber nada dos jogadores com quem trabalha.
Vamos ao que interessa, resolver! É necessário um coordenador técnico que faça a ligação entre todo o futebol do Clube e seja a nível técnico o responsável por todo o futebol de todas as equipas, a este e à sua estrutura cabe decidir tudo que tem a ver com a área técnica. Treinadores, jogadores, staff, etc. Nomes como Bielsa, Pekerman seriam excelentes, mas Carlos Queiroz é provavelmente o mais eficiente profissional nesta área.
Depois, o treinador principal da equipa A deveria orientar igualmente todos os treinos da equipa B, tendo no entanto para esta função um treinador de campo que orientava a equipa nos jogos. Este treinador assumiria uma função semelhante na equipa dos juniores (considero este escalão de competição e não de formação), também com um treinador de campo que assumiria a orientação da equipa nos jogos. Isto permitia que toda a estrutura conhecesse em detalhe todos os profissionais e soubesse gerir melhor a sua evolução e potenciação. E mais importante, que esta potenciação acontecesse. Por exemplo, Slavchev, Gauld, Podence, Wallyson e Medeiros, por exemplo, evoluirão muito mais depressa, e melhor, a jogar na equipa principal do que no futebol ridículo da equipa B. Cissé terá melhores oportunidades de evoluir numa equipa que faça cruzamentos, do que numa equipa que não joga coisa nenhuma. Mas a equipa A nem potencia Mané para insistir na porcaria de um mochileiro que custa uma fortuna (dava para renovar com Matheus e outros, como Reis). A insistir no erro de Martins perdemos quantos pontos? Agora descobriram que com João Mário o rendimento da equipa quadriplicou… Mas foi complicado colocar o rapaz a jogar (e gastam-se milhões com super talentos como Magrão).
Nomes para o projeto? Referências do Clube, que sirvam de motivação para os jovens atletas e sintam e gostem do Clube. E começar a pensar uma estrutura que forma não só extraordinários talentos a nível técnico, mas também profissionais que saibam respeitar o Clube que os forma e potencia. Assim, nomes como Litos, Rui Jorge, Barbosa, Balakov, Sá Pinto, Filipe Ramos, reunem excelentes condições para assumir papel de destaque neste projeto.
Em resumo, estrutura, liderança (coordenação técnica), organização (escala de treinadores), estratégia (scouting com equipa multidisciplinar, formação de atletas, treinadores e dirigentes, e formação específica por posicionamento) e ambição (ser o melhor, óbvio!).
28 Outubro, 2014 at 19:38
Fico sem saber se o seu comentário é um devaneio ou um delírio…
28 Outubro, 2014 at 20:28
Você farta-se de misturar alhos com bugalhos. Em primeiro lugar, o Carlos Mané não joga porque o Nani, o Carrillo e o João Mário têm estado muito bem. O Mané é um suplente de luxo que futuramente será titular no Sporting. Quanto ao Martins e o João Mário, o Marco Silva tinha de fazer tudo bem à primeira? E o que é que isso tem a ver com a formação? E só pode estar a gozar em sugerir o Carlos Queiroz para coordenador da formação. De acordo quanto aos outros nomes mencionados, é preciso é haver euros para lhes pagar, ou estamos esquecidos da situação financeira? Não tenho paciência para escrever mais.
28 Outubro, 2014 at 20:35
Puxa, já sentia a falta do tasqueiro Luiz. Que saudade. Senti a sua falta por ocasião da nossa vitória no Ladrão. Luiz, adoro a sua escrita mas sou alérgico aos seus disparates. Essa do Slimani vir roubar espaço aos da nossa formação é um atentado à sanidade mental de qualquer sportinguista. É que a formação leonina é conhecida por formar avançados e pontas-de-lança. Luiz… grite comigo: SPOOOOOOOOOOORTING!
28 Outubro, 2014 at 22:34
Mais do que nunca é importante encontrar um tasqueiro que escreva com conhecimento de causa sobre o que se passa em Alcochete. Um ou uma dúzia. A maioria de nós não se vai importar nadinha com o avolumar de posts sobre a rapaziada que anda a viver o nosso sonho.
Cherba, deixa-me interromper a tua labuta ao balcão por um bocadinho. Não tinhas tentado isto no inicio da época? A minha memória está em convalescença do a idente com a ventoinha do café depois do golo do Montero (true story!).
Se a formação do Sporting precisa de saber o que é o Sporting acho que esta Tasca é uma boa sala de aulas. E os putos vão gostar desaber que substituimos o leite escolarpelo Sake de Feijoca!
28 Outubro, 2014 at 22:40
Só não posso levantar-me da mesa sem dizer que mencionar o Carlos Queiroz num blog chamado Tasca do Cherba devia dar direito a uma semana a lavar pratos.
29 Outubro, 2014 at 9:37
Discordo caro amigo :). Sei que o prof. Queiroz não é bem visto por aqui ( e também não me esqueço aquilo que fez em Alvalade) mas quem fala dele, mesmo não gostando, deveria saber que se hoje em Portugal temos “alguma coisa” sobre futebol muito se deve a ele, Nelo Vingada, Jorge Castelo… Quem se especializa em treino de alto rendimento tem de papar obrigatoriamente com pilhas de livros sobre estes senhores. Dizerem-me que Queiroz não percebe nada disto (como já li diversas vezes no blog) revela falta de conhecimento. Caso não saibam que estruturou a formação da FPF foi ele o Jesualdo entre outros, mas quando estes saíram, como se sabe, ficou ao abandono.
Já que o amigo Luiz Ferreira falou em nomes eu também gostaria de deixar os meus. Carlos Carvalhal (venham pedradas)e Jorge Castelo (principalmente este). Já li que o Jean Paul foi afastado por causa de umas negociatas, gostariam que alguém confirmasse isto.