Dois jogos, duas vitórias, 9 golos marcados e 1 sofrido. Uma eliminatória da Taça CERS ultrapassada (e ao tempo que já não andavamos na Europa. É sempre bom lá voltar) e uma vitória a meio da semana para o Campeonato (Aqui abro um parentesis para dizer que o Hoquei não ganha nada com estes jogos a meio da semana para o campeonato, entre profissionais e amadores, sendo que os amadores ainda fazem uma porrada de Km’s e no dia a seguir têm de ir trabalhar…mas adiante).
Sábado: Tal como previsto, enviámos os Nuestros Hermanos para a terra deles com umas quantas batatas no saco. Vencemos por 3-1 e venham de lá os Suiços do Basel (que tem 4 Portugueses na equipa). Naaaa…não foram assim tantas batatas quanto desejado e (mais que) justificado, porque nós somos bem mais fortes que o Calafell (os gajos tinham uma claque castiça e tal, mas pouco mais) e o resultado não espelha o que aconteceu lá no Livramento. Mas vamos ao jogo:
Entramos fortes e muita mexidos, a querer resolver as coisas depressa. No entanto, parece-me que entramos um pouco precipitados – Eu percebo que os rapazinhos ainda tinham de voltar pra Barcelona, mas calma… Ao contrário do desejado, esta entrada serviu para dar alguma confiança ao adversário, que se sentia mais confortável no jogo. Deu também para “aquecer” o espanhol que estava na Baliza e depois foi do cacete para fazer golo. Golo fizeram eles, mais ou menos entre a primeira e a terceira vez que foram à baliza (no jogo todo), num golo muita manhoso e injusto.
Vamos para o intervalo a perder, mas com a sensação de que, acertando o passo, o ritmo de jogo e a abordagem ao mesmo – estavamos a jogar demasiado perto da defesa adversária e não tínhamos espaço – a coisa se resolvia. A toada manteve-se na 2.ª parte, mas a entrada do Carlos Martins foi bastante importante. Trouxe (até por ser um jogador mais ponderado, mais organizado) alguma tranquilidade. A equipa acentou o jogo, começou a jogar a toda a largura da pista e foi, com naturalidade, que os golos começaram a aparecer. Viramos o jogo para 2-1 (A. Moreira e Tiago) e continuamos (e muito bem) a procurar o golo – as equipas grandes também se vêm nestes pormenores. O Girão defende um livre directo (a 3.ª vez dos Hermanos perto da nossa baliza) e o Tiago faz o 3.º e fecha o jogo.
Próxima eliminatória contra o Basel. Somos mais fortes e vamos passar. Depois, já pia mais fino. Oliveirense ou Viareggio (se nenhuma surpresa houver)…Mas lá chegaremos!!!
Na 3.ª feira, veio a malta da Póvoa do Varzim (que se bateu bastante bem) fazer uma porrada de Km’s e seguir viagem de saco cheio. Foram 6, podiam ter sido mais (bastante mais), tal o nosso caudal ofensivo. Tivemos uma dificuldade extra neste jogo. O facto de o GR adversário, para além de ser bom, ser esquerdino (ao contrario de 99% dos GR). Isto tem bastante impacto e a malta não está habituada a treinar com um GR “ao contrário” (que tem a luva do stick na mão esquerda e não na direita). O Jogo em si não teve grande história. A primeira batata demorou a entrar mas depois foi só tentar perceber por quantos iriamos ganhar. Tiago (1), Poka (2), João Pinto (1), R.Figueira (2) e Girão (umas belas defesas). Foi fácil.
Em resumo, dois bons jogos, que sobretudo demonstraram a alegria com que a rapaziada joga e servem para continuar a cimentar o hábito de ganhar jogos. Há muita coisa a melhorar, claro. Mas com este espírito fica tudo mais fácil. E espero mesmo que fique. Até porque Sábado chega a, na minha opinião, a primeira prova de fogo do Campeonato – (na ETAR foi o primeiro jogo e as condicionantes eram outras) – com uma deslocação muito complicada a Turquel, a Aldeia do Hoquei. Uma equipa muito forte, principalmente a jogar no seu pavilhão. Vai ser um excelente jogo e um excelente teste às nossas capacidades. Acredito piamente que vamos conseguir ganhar…Mas não vai ser fácil. Ah pois não vai não…a ver se consigo lá ir ver o jogo. O apoio dos Sportinguistas ali da zona de Leiria (e que por sinal são bastantes) vai ser muito importante – caso consigam bilhetes, que o pavilhão vai estar cheio. Zimbora rapaziada!!!!
Para o final, gostava de destacar uma reportagem que saiu lá no Jornal onde o Manha trabalhava, mas que já não trabalha porque o gajo foi despedido (és lampião meu, querias o quê? Gambas?) sobre os três elementos da formação que fazem parte do plantel sénior. Bekas (Pedro Delgado), André Pimenta e Zé Diogo. Pelo que percebi estão no clube deste pequenos (salvo erro há 11 anos, quando a secção começou a trilhar este caminho) e pelo seu esforço e qualidade chegaram ao plantel profissional. Muitos parabéns miudos pelo vosso trabalho – serão certamente os primeiros de muitos. É uma reportagem inteiramente merecida.
E por aqui me fico. Vou pedir uma bica e um pastel de bacalhau!!!
6 Novembro, 2014 at 16:25
De facto está a correr muito bem, aliás como já disse à dias atrás, a correr assim, este poderá mesmo ser o ano do leão nas mais diversas modalidades!
6 Novembro, 2014 at 16:32
Fora de tópico:
Cherba, a este ritmo de “postagem” ninguém produz nada o dia inteiro! 🙂
E então para aqueles, eu incluído, que fazem questão de ler cada letra de cada palavra de cada frase de cada comentário!
6 Novembro, 2014 at 19:44
Do mesmo mal me queixo eu.
6 Novembro, 2014 at 20:28
eh eh eh em casa no pc no trabalho na ipad
6 Novembro, 2014 at 22:17
EU ando numa lufa-lufa que nem consigo ver nada…
Hoje fora só 500 e tal kms… 😐
6 Novembro, 2014 at 16:53
Pois é…eu também “me queixo” de estar a “alterar” o meu ritmo de trabalho…
Mas o Cherba tem razão…:
Um “Núcleo internáutico”…tem as suas exigências…!!
É que a este ritmo…nem resta tempo ao Cherba…
para postar as fotos do 1º Almoço…
Não tarda estamos no 2º…e de fotos, ficamos apenas por uma…que diga-se de passagem…
“para abrir o apetite”…até ficou mesmo muito boa…!!
Eh pá até me estava a esquecer de dizer que também ando entusisamado com…o nosso hoquei…!!
SL
6 Novembro, 2014 at 17:11
o hóquei está muito bem, a equipa tem qualidade para lutar pelos primeiros lugares (talvez ainda não pelo titulo, mas…quem sabe) e joga um hóquei descomplexado, sempre para a frente em velocidade.
O que tenho acompanhado do hóquei tem sido na TV, acho que o Pavilhão do Livramento é em Mafra e espero num dos próximos jogo estar presente, até porque gosto bastante de hóquei e na TV chateia-me um bocado ver porque por vezes perco o contacto visual com a bola.
SL
6 Novembro, 2014 at 17:25
Pois eu no jogo com o Calafell também estive (coladinho aos ruidosos espanhóis) no pavilhão, e apesar de realmente termos começado mal – um golo às 3 tabelas e com efeitos esquisitos de uma bola tão pequena, o sentimento geral era de que assim que o primeiro entrasse, os outros seguir-se-iam com naturalidade. Mas primeiro que esse golito acontecesse… lá gritavam as peixeiras da Catalunha pelos seus, tal qual gaivotas em busca da sardinha.
Foi mais um bom jogo, desta equipa que joga bastante arrumadinha, e embora não tendo as mesmas armas das equipas de topo cá do burgo, acredito que possa fazer uma gracinha – seja no campeonato ou na Taça.
Para já, o Livramento está bem e recomenda-se! Assim que possam, vão lá ver um joguito, os rapazes agradecem, e é sempre um espetáculo bem mais interessante do que na TV, garantidamente.
6 Novembro, 2014 at 17:35
O João Pinto joga muito!!!!!!!!!! É um artista.
O Girão é o Schemeichel do hóquei!! Que máquina.
Para quem gosta de hóquei passou uma reportagem muito interessante na Sporting TV sobre a equipa no program “Visto Daqui”.
A equipa do Turquel é muito forte a jogar em casa. Muita raça. Dos jogos que vi, cuidado com o contra-ataque deles. Podemos dar a iniciativa do jogo que eles em ataque organizado não são tão fortes. Ahhh. costumam falhar muitos pénaltis.
O ambiente do pavilhão é animado, mas não considero que seja “agressivo”. Apenas o João Pinto é um pouco mal amado por aqueles lado, mas isso até tem levado a que alcançe grandes exibições naquele pavilhão (acho que resolveu um jogo com 5 golos).
Ahhh, não percebo muito de hóquei, mas ouvi falar naquele pavilhão de turquel que o nosso treinador é muito bom (por pessoas “independentes”).
6 Novembro, 2014 at 17:38
Excelente artigo , mas só um reparo o jogo com o Turquel é no Domingo (15H) e não no sabado como está escrito no post!!
6 Novembro, 2014 at 18:00
É impressionante como em 4 ou 5 anos subimos todas as divisões e já só uma das melhores equipas da 1ªdivisão. O presidente devolveu o hoquéi ao Sporting e aos Sportinguistas. Temos de ter muito orgulho no trabalho deste presidente….
6 Novembro, 2014 at 18:17
O Presidente tem sido um bom apoiante do hoquei…
Mas creio que “a alma do ressurgimento” do hoquei do Sporting…
Tem sido o Sr. Eng.º Gilberto Borge…
Se não estou em erro..a ele se deve todo o elan conseguido em volta da equipa…e não é apenas de agora…!!
SL
6 Novembro, 2014 at 18:19
Já estive a ler sobre esse sr. Gilberto Borges. Foi ele que reativou o hoquei em 2010. Temos de dar o mérito a quem merece. O Sporting em 4 anos subiu a pulso!!!
6 Novembro, 2014 at 18:00
“já e´”
6 Novembro, 2014 at 19:03
Parabéns ao hoquei em patins do Sporting.
Um clube como o Sporting com grandes tradições neste desporto tem de honrar os seus pergaminhos. Grandes jogadores que jogaram no Sporting e fizeram do nosso clube uma referência do hoquei em patins a nivel mundial (Ramalhete, Chana, Livramento, Sobrinho e outros).
6 Novembro, 2014 at 20:33
e rendeiro meu e rendeiro estás a falar da equipa que foi e é considerada ainda hoje a melhor equipa de hoquei em patins de todos os tempos e funcionava duplamente no SCP e na seleçao porque esses eram os 5 titulares da seleção também!!!
6 Novembro, 2014 at 22:42
Certo, por acaso o Rendeiro passou-me. Grande jogador também.
6 Novembro, 2014 at 19:05
Também eu tenho estado muito entusiasmado com este regresso do Hóquei em Patins a modalidade oficial, vou seguindo os jogos na sportingtv e tenho gostado muito do desempenho da equipa.
Já conhecia o Ricardo Figueira e o Girão, por isso quem me tem surpreendido têm sido o Losna, Poka e João Pinto.
6 Novembro, 2014 at 19:24
Foi um caminho longo, mas finalmente temos o hóquei de volta!
Talvez por não ter seguido a modalidade nos últimos anos e por isso não conhecer os jogadores, esta equipa está a superar as minhas expectativas!
Que continuem o excelente trabalho!
6 Novembro, 2014 at 19:28
Siga o hoquei…grandes recordações dos anos em que estavamos no top… continuando nas modalidades e fazendo um…..off topic… acabei de ver na Sporting TV que as nossas leoas do futsal jogam para a taça com o Carnide futebol clube… näo consegui parar de rir por longos minutos, vá-se la saber porquê…..:)
6 Novembro, 2014 at 19:48
OFF`fuckin`TOPIC
Desculpem lá se me torno repetitivo mas… não resisto!
e sempre que me falam em stickadas e em hóquei vem-me esta pequena história à cabeça – que já contei no 1º post dedicado ao hóquei – e que tem como protagonista um fulano (bastante necessitado de assistência psico-curativa! – diga-se de passagem…) que frequenta e que comenta nesta nossa Tasca com relativa frequência e duvidosa e desafiante pertinência…
Diz-se que há quem diga que alguém lhe disse que o fulano já fez uma lobotomia e que vai a caminho da segunda porque se riu da primeira…
Aqui vai novamente…
“E agora uma pequena história (verídica):
Um dia estava eu a assistir a um jogo de hóquei e estava um fulano na bancada com evidentes e graves perturbações mentais e algumas eventuais deficiências motoras (ou então estava só com uma buba do caralho… mas eu não sei ao certo porque não lhe fui perguntar!) mas que tinha um vozeirão do caralho e estava sempre a vociferar alto e bom som uma porrada de merdas sem sentido (ou talvez não!… perceberão mais abaixo) que se ouviam no pavilhão todo! A dada altura, o gajo começa a gritar em altos berrros “METE O PANELEIRO! METE O PANELEIRO CARALHO! METE O PANELEIRO!METE O PANELEIRO! METE O PANELEIRO CARALHO! METE O PANELEIRO! METE O PANELEIRO! METE O PANELEIRO CARALHO! METE O PANELEIRO!METE O PANELEIRO! METE O PANELEIRO CARALHO! METE O PANELEIRO! METE O PANELEIRINHO CARALHO!”… o gajo repetiu esta merda aí durante uns 3 ou 4 minutos… e durante este período de tempo nenhuma das equipas fez qualquer substituição… até que o gajo se calou e então, de seguida, o treinador de uma das equipas manda entrar o guarda-redes suplente que para gáudio de alguns dos presentes e dos jogadores da equipa adversária era… sabem quem?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
…Era… o DeFranscisco!
Foi uma risota das grandes!!…
Moral da história!?”
6 Novembro, 2014 at 20:03
Ahahahahahahahahahahahah.
( és um amigo do caraças! )
Ahahahahahahahahaha
6 Novembro, 2014 at 21:06
-Não me canso de ler esta história 🙂
Sorry Fran
6 Novembro, 2014 at 20:58
Era bom gr o italiano ao menos? ?já que tanto chamaram por ele! !
6 Novembro, 2014 at 21:57
Koki essa é uma questão bastante pertinente e que ainda hoje será sem dúvida uma das questões mais debatidas (eventualmente merecedora de um post aqui nesta Tasca – fica aqui a dica Cherba!…) da história do hóquei em patins a nível mundial e que tem gerado as mais diversas e acesas discussões nas várias tascas e blogs por esse mundo fora! Na minha modesta opinião digo-te só que era um bocado fodido para um guardião estar durante os jogos (mesmo aqueles em que sentava o cu no banco) mais empenhado em micar as miúdas nas bancadas e a tentar sacar-lhes os facebooks e os nrs de telemóvel… do que focado e concentrado no jogo! Por vezes as bolas acertavam-lhe… mas nem sempre! E também era fodido um guardião de hóquei ter a mania que era o Baresi do hóquei e sair com alguma frequência da baliza para tentar jogar a libero… No entanto, no que diz respeito ao insulto gratuito a árbitros e adeptos das equipas adversárias era fortíssimo… o que já não acontecia quando se passavam das palavras aos acto
6 Novembro, 2014 at 21:59
aos actos!…
6 Novembro, 2014 at 22:23
Hahahahahahaha
Ao menos que eu te sirva para afinar-te a capacidade literária que tens em ti!
6 Novembro, 2014 at 22:27
Tens talento. Mas devias centrar-te em subjects mais pertinentes.
Yippee-ki-yay, m**********
Hehehehehe
6 Novembro, 2014 at 22:27
Agora fiquei baralhada. Estava convencida que o treinador tinha feito a vontade ao fã na bancada.
6 Novembro, 2014 at 22:29
Ele foi muito mauzinho. Ele “bateu-me Maria”…. posso chorar no teu ombro?
6 Novembro, 2014 at 22:38
Agora não me dá jeito, DeFran.
7 Novembro, 2014 at 0:02
Sinceramente também fiquei com essa dúvida Maria durante algum tempo!… mais tarde vim a saber que o gajo que estava lá a gritar naa bancadas era vizinho dele… o que quer dizer que se calhar sabia qualquer coisa mais do que o resto do pessoal (eu incluído)… mas também nunca perguntei ao DeF que caralho é que tinha sido aquela merda ou se aquilo tinha sido coincidência ou não porque não faz muito o meu tipo andar a imiscuir-mebna vida privada ou sentimental ou sexual dos meus amigos… e depois também não discrimino normalmente comportamentos ou tendências sexuais ‘desviantes’ ou diferentes das minhas… respeito e distancio-me se me incomodar… mais depressa discrimino um portista ou benfiquista do que o DeF.
Ehehehhehahah…
6 Novembro, 2014 at 22:09
😀
6 Novembro, 2014 at 22:32
Que grande stickada Mike! Mas lamento informar-te que a bola acabou de embater no tecto do pavilhão. E pelos vistos ficaste sem stick!
Hahahahaha
6 Novembro, 2014 at 20:20
Desculpem o Off ainda por cima de um vermelhusco
Depois de entrarmos com 7 Portugueses da nossa academia ontem, o jornal Onojo dà destaque a isto.
“´Guedes pode ser mais forte que Ronaldo´”
Palavra de honra que ainda não parei de rir.
Ó Manel, nem que nascesses mais 1000000000 vezes!
Hahahaha
6 Novembro, 2014 at 22:19
Qual guedes?
O Alexandre Guedes que saiu da nossa formação e que jogava nas selecções jovens???
6 Novembro, 2014 at 22:57
Nem isso sr eng. O Gonçalo Guedes que fez uma aparição pelo carnide na taça.
7 Novembro, 2014 at 9:09
ahh… ok.
Pára lá com essa cena do eng. que ainda me agoiras a avaliação do relatório… 😀
6 Novembro, 2014 at 20:50
E ontem também uma grande vitória do andebol sobre o ABC em Braga.
6 Novembro, 2014 at 20:57
Cherba enviei-te uns mails, agradecia que os visses. Abraço. Ah e viva o Hóquei.
6 Novembro, 2014 at 21:17
Meus amigos, boa noite…
Agora é a tosse que me começa a “chatiar”…
Sabem o que vou fazer…??
Isso. adivinharam…
Vou para “vale de lençóis”…pode ser que o calore da cama (não “calor da noite”…que isso é especialidade dos fcp’s…) me faça bem…
É que eu nem quero pensar se no Domingo não posso estar a celebrar (entre outros…), com o amigo Mário Schmeichel…mais uma vitória verde…!!
Então sendo assim…
Um abraço para todos/as…!!
E SL
6 Novembro, 2014 at 21:18
“calore” pois…era calor…mas saiu ao lado…!!
6 Novembro, 2014 at 22:00
Pequena correcção:
Póvoa de Varzim
SL
7 Novembro, 2014 at 6:27
Também reparei… Erro típico 🙂
6 Novembro, 2014 at 22:00
Boa noite amigo Max 😉
E quanto ao hóquei que eu dava para voltar a ouvir um relato na rádio….. juro!
Boa noite a todos 🙂
Viva o Sporting Clube de Portugal
7 Novembro, 2014 at 10:39
Ó meu amigo…
Nem sei qual é a sua idade e se teve oportunidade de escutar nos anos 50 (do séc passado) os relatos dos Campeonatos o Mundo e do Torneio de Montreux…
Eu era gaiato de 8/9/10/11/ … e por aí “a fora”…
Na minha aldeia não havia energia electrica…iluminávamo-nos a “pitrólio”…
Havia uma Taberna (a dos Carlos “Fome”) que tinha um rádio que funcionava com uma bateria dos automóveis…
A Lei dizia (e o Salazar não era para brincadeiras…) que às 22, 00 horas era obrigatorio o fecho da taberna…
Os jogos de Portugal eram sempre muito mais tarde…era sempre o último do dia e então…
O “Fome” abria a janela…punha o rádio no máximo que ele dava…
E nós na rua (eu junto ao meu pai e os outros miudos ao pé dos deles…) íamos vibrando com as jogadas que “nós víamos” pela voz do reporter…
Era uma festa e ainda por cima…ganhávamos com muita frequencia…
Ninguém arredava pé…mesmo sabendo que no dia seguinte terima de estar antes do nascer do sol na adega do patrão…para mais uma jornada de enxada na mão…a cavar até ao sol posto…
Amigo…era uma festa…!!
Abr e SL
6 Novembro, 2014 at 22:01
Hoje colocaram aqui na tasca um link de um video, “A diferença entre sportinguistas e portistas”. Epá, fiquei a saber por um portista que o BATE é melhor que o Maribor, que o Bilbao é melhor que o Schalke. Não referiu o Chelsea curiosamente, mas se calhar também deve ser pior que o Shaktar. O gajo a criticar o Sporting que vai saltar do barco da champions e eles já estavam nos oitavos. Não sei como argumentar com este tipo de inteligência.
6 Novembro, 2014 at 22:33
Agora na RTPI, chamam a atenção para o facto de Bruno de Carvalho estar ou não no banco e a o facto do Marco Silva dizer que sim, que estava e que julgava que estava no lugar de sempre. Conclusão do “moderador” : Atenção. Marco Silva no banco não olha para trás!
Esta gente perdeu a noção do ridículo!
6 Novembro, 2014 at 22:40
Vão andar o ano inteiro a falar do BdC.
6 Novembro, 2014 at 22:46
oh Maria, vai mas é ver a novela! faz-te menos mal! 🙂
7 Novembro, 2014 at 10:42
Eu já estava na cama e estava “piurso” com o que ia ouvindo…
Então aquele residente “gordinho” com um sorriso cinico a fazer perguntas parvas ao Beto…tirou-me do sério…
SL
7 Novembro, 2014 at 10:06
Sempre a subir !