Estou a imaginar-me como comentador de Rádio. Auscultadores na cabeça e microfone em punho. A voz a sai com aquele som típico de quem está a falar com um plástico entre a boca e o microfone (experimentem e vejam…o som sai parecido hehe). Faltam 10 minutos para começar o jogo e, por entre o barulho típico de pavilhão, com as bolas a baterem na tabela e o som das travagens dos jogadores, pedem para fazer uma antevisão ao Turquel x Sporting.
“(…) a equipa de Alvalade está em grande forma, vem de uma fase muito boa e de 4 vitórias seguidas, uma das quais para as competições europeias, está motivada e conta com jogadores bastante experientes e com o actual GR da Selecção Nacional Ângelo Girão. Tem, até à data um dos melhores ataques e a defesa menos batida do campeonato, a par do Benfica. No entanto, não se avizinha fácil esta deslocação à denominada “aldeia do Hoquei” para defrontar o HC Turquel, uma equipa bastante organizada e coesa e que conta com alguns jogadores jovens de bastante qualidade. Para além disso, é sabido que o público da casa é bastante fervoroso e este factor dará concerteza uma motivação extra aos seus jogadores…Esperamos pois um jogo bastante disputado e até agressivo…(…)” […] “(…) Tudo pronto na pista, o arbitro dá o apito inicial e começa a partida(…)”
Fonix, e começou tão mal para os nossos lados… (Calma, não foi horrível, foi só menos bom…). Entramos atabalhoados, pouco organizados e a defender mal. As stikadas iam surgindo e lá estava o Schmeichel a dar um arzinho de sua graça. (e que ar). A atacar, não estávamos a jogar a toda a largura. 3 Homens cá atrás e o André Moreira lá meio perdido dentro de área, a ver se alguma bola pingava ali. Estávamos a aplicar o estilo “3 à linha e 1 à pesca”- not good. Não foi um bom inicio é certo. O Turquel está mais próximo do golo e olha…Livre Directo e 1-0 (Sem hipótese para o nosso GR). Desconto de tempo para acalmar as hostes e reorganizar a cabecinha da malta, que estava meio apática. E a porra do desconto de tempo resultou e bem. A partir daí foi um Sporting diferente aquele que apareceu.
Começamos a jogar a toda a largura da pista, a trocar mais a bola entre todos, com mais envolvência. Crescemos, cheira a golo e…Pimba, vai buscar. Ricardo Figueira, cá “do meio da rua”, puxa a culatra atrás e lá vai míssil. 1-1. Justíssimo. Estamos melhor no jogo, a jogar ao nosso nível e a dar ares de verdadeira equipa grande. O Turquel baixou a bolinha e foi-se defendendo como podia. Falhamos um livre directo pelo Nico Fernandez (o rapaz não teve uma entrada nada feliz…deixa lá, pra semana há mais) e livre directo contra nós. Ficamos com menos um, isto porque o Schmeichel defendeu o livre directo (é sempre a mesma coisa ó meu!!!), e temos de aguentar os caramelos do Turquel a atacar em power-play. Mas aqui estivemos mesmo bem. Confiantes e inteligentes, conseguimos aguentar os gajos, vamos lá à frente e…Pimba 1-2. João Pinto em grande estilo, no seguimento de um livre directo que o próprio não conseguiu marcar, agarra na bola, olha para a baliza e mete a bola por baixo do redes. Classe – e epá, a malta da TV que se vá lixar porque não foi frango nenhum. Naquele lance, da forma em que sai a stikada, a bola saíria normalmente alta. Se foi por baixo, foi propositado. Não tenham dúvida que foi um belo golo, à beirinha do intervalo.
Na 2.ª parte, a malta do Turquel carrega um pouco mais, mas aí sentiu-se que o jogo estava já plenamente controlado por nós. Sabia-se que, mais tarde ou mais cedo, iriamos arrumar com o adversário e foi isso que aconteceu. Carlos Martins (que mais uma vez teve uma excelente entrada e foi muito importante), mete um balázio de livre directo – 1-3 e venha o próximo. Foi um período muito bom da nossa equipa. Um jogo de equipa grande, que sabe o que quer, não se descontrola. O Turquel bem que ia tentando mas lá está, o Girão defende tudo e mais alguma coisa. Até ao final, João Pinto faz o 1-4 num lance de contra-ataque, o Girão defende mais umas bolas e lá mesmo para o fim, a rapaziada do Turquel faz o 2-4, só para não dar ares de muito desequilíbrio hehe.
Notas Finais e ao bom estilo radiofónico: “(…) um jogo muito bem conseguido por banda da equipa de alvalade que, apesar de não ter entrado da melhor forma, rapidamente conseguiu assumir o controlo da partida e explanar, dentro de campo, toda a sua superioridade. O Sporting fez uma excelente partida, um excelente jogo de equipa e deu uma boa demonstração de força já para a próxima partida com o Hóquei de Barcelos, uma equipa que tem tido um excelente início de campeonato e que será, naturalmente, um osso duro de roer para esta equipa (…)”
Concordo com o gajo da Rádio…mas pelo que vi, estamos confiantes e vamos ganhar. Vai ser duro e o apoio fundamental. Zimbora rapaziada!!!! É uma mine fachavor!!!!
13 Novembro, 2014 at 12:56
Tó, estou completamente fã dos teus textos!
13 Novembro, 2014 at 13:03
Estes posts estão fenomenais.
Espero que seja para continuar.
Já agora, se não estou em erro este resultado era importante porque o Turquel está também na mesma segunda linha de equipas do campeonato como nós, certo?
Será que podemos sonhar Tó?
SL
13 Novembro, 2014 at 13:09
Estes textos são uma maravilha! Em grande!
Ando a adorar voltar a vibrar com o Hóquei! Ainda não tive tempo para ir ao Pavilhão mas até ao final deste ano (2014) queria ir lá dar uma força aos rapazes!
13 Novembro, 2014 at 13:19
Lol thanks Malta.
Sim, era importante por causa disso. Se bem que me parece que o turquel está um pouco mais fraco que no ano passado e nós estamos numa onda (mesmo) muito boa. Penso que a verdadeira força desta equipa se vai ver nos jogos seguintes a termos uma (eventual) derrota :)…
Acho que estamos um pouco como outsiders. a ver vamos…
Sonhar? Podemos sempre claro. Mas ainda falta muito campeonato…
Let it Roll.
13 Novembro, 2014 at 13:20
No seguimento.
Podemos sonhar sim…mas para já, mantenho o que disse no inicio. 4.º, 5.º lugar…
13 Novembro, 2014 at 13:25
Já agora… Para irmos à Europa que classificação necessitamos?
Que Impacto financeiro é que isso pode ter para a modalidade?
Desculpa a minha ignorância Tó
13 Novembro, 2014 at 16:44
Até ao quarto, Liga Europeia, do quinto ao nono, Taça CERS, salvo erro.
13 Novembro, 2014 at 16:49
Tó, que perspectivas temos na CERS? Achas que, passando o Basel, temos boas hipóteses de passar a eliminatória seguinte (Oliveirense ou uns italianos, certo?)
Já agora, podias colar os resumos aos teus textos 🙂 http://youtu.be/8z2QhuNBvxM
13 Novembro, 2014 at 17:02
Pois podia colar…Vou tentar não me esquecer. Obrigado
Sobre a Taça CERS, é mesmo complicado um prognóstico. Ádmitindo que passamos o Basel, Penso que depois será ou Oliveirense ou Viarregio. Os italianos, não conheço de todo (vou investigar).
A Oliveirense tem um plantel bastante forte, mas que também teve muitas mexidas e ao que parece não está na melhor forma atualmente. Ainda não os vi jogar esta época.
Gostava mesmo de ter uma opinião mais “firme”, mas nesta fase é mesmo dificil. E lá está, só depois de 1 ou duas derrotas (que se espera que não aconteçam, claro) é que vamos conseguir ver o real valor da nossa equipa (que é nova e que ainda não está, naturalmente, consolidada).
Até lá…é aproveitar a onda…
13 Novembro, 2014 at 18:08
Nem mais. Digo isto porque em vez de pensarmos já que vamos ser campeões, não era má ideia apostar um bocado nas taças (de Portugal, ou CERS) e, no campeonato, concentrarmo-nos mais no 4º lugar. Porque o campeonato é uma maratona de jogos e o sucesso nas taças é questão de 5-6 jogos “inspirados”. No hóquei, tal como nos outros desportos, claro… Mas a direcção do hóquei sabe mais do que eu, com certeza 🙂
13 Novembro, 2014 at 13:25
Ganda comentário meu. Tens bué veia de foxtrotter. Gostei mesmo! Não vou perder mais nenhum dos teus textos. Também gosto da foto com o João Pinto a dar uma boa trepadinha e o Maxi Pereira, desfocado em primeiro plano. A lampionagem não olha a meios vejam lá que premiaram o Maxi pondo-lhe um stick na mão. Só faltava esta.
13 Novembro, 2014 at 13:27
Grande stickada! Não conhecia o João Pinto, mas fiquei rendido.
O gajo é mesmo um Mustang com patins.
13 Novembro, 2014 at 13:29
Uma grande vitória!
Espero que o Turquel consiga ganhar ao fcp no próximo jogo em casa.
O Shemeichel do hóquei é do outro mundo.
Caro Tó Livramento, prepare um texto (ou parte) sobre o João Pinto. uma grande contratação, um jogador com uma alma incrível.
13 Novembro, 2014 at 13:29
Não ia falar mais sobre este tema mas, parece que o Turquel deu pau à Maxi como já há muitos anos se não via. Mas foi bom, foi muito bom, aquilo que nos não mata torna-nos, às vezes, mais fortes e esta equipa do Sporting é uma fortaleza. Lá estarei de novo no Livramento, no FDS
13 Novembro, 2014 at 13:32
boas Cherba, quando é que actualizas o Tascagram??? há fotos pelo que sei 😉
13 Novembro, 2014 at 13:40
em breve, Mário, em breve
13 Novembro, 2014 at 13:41
ok…era só para ver se estavas atento 🙂
13 Novembro, 2014 at 13:32
Para quem é um leigo no Hoquéi estes posts são fundamentais. Obrigado
13 Novembro, 2014 at 13:39
li agora o post e está muito bom, parabéns Livramento pelo relato que aqui fazes do jogo em Turquel, foi uma boa vitória sem dúvida alguma e a equipa segue de vento em popa e no próximo jogo contra o Óquei quero ir lá ver ao Livramento.
PS: alguém sabe em que dia é esse jogo? e as horas?
SL
13 Novembro, 2014 at 17:05
dia 15 ás 16h.
tens aqui o calendário :
http://www.fpp.pt/ficheiros/pdf/hoquei-patins/calendarios/2014_2015/1.pdf
13 Novembro, 2014 at 13:48
Parabéns e obrigado Tó,
pela tua contribuiçao no resurgimento da onda verde em torno desda modalidade que está no nosso ADN (assim como outras) e que tão bem nos assenta.
13 Novembro, 2014 at 14:09
Link para os golos do jogo:
http://www.youtube.com/watch?v=8z2QhuNBvxM
O 1º do João Pinto é fenomenal! Faltou no texto render a devida homenagem a esta obra de arte, de resto 5*!
13 Novembro, 2014 at 14:23
Sim, eu já tinha visto o link que já havias colocado há dois dias atrás. Segundo os comentadores, foi uma recarga à grande-penalidade.
13 Novembro, 2014 at 14:27
Opá…Então mas tá ali o golo do JP…é o 1-2 :)…Bola por baixo do redes ;).
Aproveitando para responder ao Barbosa08, salvo erro os 4 primeiros lugares vão à Liga Europeia (liga dos campeões). Os restantes, penso que até ao 9.º lugar, vão à taça Cers.
Espero que se consiga o apuramento para a Champions. 🙂
Quanto a impacto financeiro, honestamente não sei, mas duvido que seja grande coisa.
13 Novembro, 2014 at 14:50
O entusiasmo com que o comentador festeja o 1º do Turquel e a falta de entusiasmo com que fala dos 4 golos do Sporting que se seguiram é uma coisa extraordinária…
13 Novembro, 2014 at 14:21
Obrigado livramento.
Já acompanhei a modalidade do hóquei mais de perto.
Este renascer do SCP bem como estás stickadas estão a começar a dar vontade de voltar a un pavilhão ver hóquei !
E a gamebox modalidades é tão em conta… só me chateia que trabalhando muitos fins de semana, perco muitas hipóteses
13 Novembro, 2014 at 14:30
OK…”confere”…
Foi isto mesmo que eu vi na TV…!!
SL
13 Novembro, 2014 at 14:31
Grande relato de hóquei! Muito bom!
13 Novembro, 2014 at 15:26
tenho acompanhado os jogos de Hoquei do Sporting que deram na TV (assholeb, valongo, turquel e bocados do scp-fcp) e sinceramente, tendo em conta os resultados de outras equipas como o próprio valongo, barcelos ou oliveirense (equipas de topo da tabela), acho que temos tudo para chegar aos 3 primeiros.
se dá para ser campeão? acho difícil, mas não impossível. ou como diz o Tó Livramento, let it roll.
13 Novembro, 2014 at 15:29
a verdade é que estamos em 3º e já jogamos com os 3 primeiros do ano passado (fcp, slb, valongo).
e só perdemos na 1ª jornada com o carnidense porque levámos com uma daquelas apitadelas “à carnide”.
aos 10 minutos, já havia 2-0 à conta de 2 penaltys “cavados”. ter um Girão na baliza é meio caminho andado para sermos a equipa menos batida da liga.
13 Novembro, 2014 at 15:36
Em grande Tó!.
Muito bem, a maneira como escreves lembra-me os relatos dos anos 70 e 80, em que espetávamos cabazadas a toda a gente! Que maravilha ver a modalidade renascer desta forma no Sporting. Isto é o Sporting! Estes miúdos merecem todo o nosso apoio!
Já estou à espera da próxima stikada!
SL
13 Novembro, 2014 at 15:54
To, o expert está de volta! !!
13 Novembro, 2014 at 16:12
Uma palavra para o Professor Nuno Lopes! Grande treinador. Reconhecida a capacida até noutros pavilhões (como em turquel que me disseram que temos um grande treinador).
13 Novembro, 2014 at 16:26
Esta equipa de hóquei é maravilhosa e faz-nos sonhar.
Penso que temos um grande dirigente.
13 Novembro, 2014 at 16:49
não percebo charuto disto… o Chana já não joga, pois não? só para ter a certeza…
Título é quê, Benfica e Porto? Depois, nozes, Oliveirense e Valongo?
13 Novembro, 2014 at 17:18
Mais um belo resumo!
Ainda bem que há este tipo de posts ! É da forma que sempre se chama à atenção para as modalidades. Muitas vezes, os resultados e links para resumos, passam despercebidos no meio dos comentários dos posts.
13 Novembro, 2014 at 20:30
Mais uma vez espectacular resumo e fico agradecido pois assim ‘e muito mais facil de acompanhar a epoca da equipa!