Bem, a ver se me organizo. Começando pelo fim, discordo do director-adjunto d’A Bola relativamente ao que fazem os seus comentadores afectos ao porto. Dizer que o presidente do Sporting é um “Vale e Azevedo” não é uma opinião, é uma calúnia. Vale e Azevedo é um vigarista condenado pela Justiça, não é uma pessoa qualquer. Aliás, a diferença entre o “lucky me”, o Pinto da Costa e o Luís Filipe Vieira é apenas que só o primeiro foi condenado. Dos presidentes dos três grandes apenas Bruno de Carvalho não tem problemas com a Justiça, por isso ganhem vergonha!
Relativamente à formação, ficou implícito que as restrições financeiras pesam sobre a organização da Academia. Todos podemos ter um organograma na cabeça, ou sugerir pessoas para a formação, mas tal esbarra na orçamento disponível para a formação. Quando tiver tempo irei ver qual foi o corte no orçamento da formação.
Ele tentou desfazer a ideia de que há um decréscimo na qualidade da formação desde que tomou posse, e que a haver problemas estão relacionados com a implementação do seu programa para o qual diz ter legitimidade para o implementar. Não me pareceu muito convincente a sua explicação para a resolução do problema da qualidade dos juniores, a qual misturou com as contratações para a equipa principal, mas se entendi bem, contratações como a de Ryan Gauld visam suprir as necessidades para a equipa principal que não poderão ser supridas pela formação nos próximos anos, devido ao défice de qualidade dos escalões mais elevados, daí terem de se fazer contratações tanto para os juniores como para equipa B. Veremos no que isto dá.
(O que eu gostava de saber é como se deixou chegar isto a este ponto…)
Um ponto muito importante foi a relação que fez entre desempenho desportivo com a captação de novos patrocínios, e isto é também uma chamada de atenção para os jogadores, porque por eles passa muita da recuperação financeira do clube. Estes têm de perceber o quão difícil é gerir um clube com uma situação financeira muito difícil, ainda para mais no estado em que está o futebol português, no estado em que está a economia portuguesa e o sistema financeiro português. A equipa tem de ajudar o clube. Não pode haver estados de alma, nem mais predisposições para uns jogos e menos para outros.
Numa época em que os três grande vão ter de encontrar novos patrocinadores, percebe-se como nesta época vai valer TUDO para ganhar. Quando nós olhamos para as nossas receitas nesta área e como estão atrás dos rivais, é bom recordar como e quando é que este fosso se começou a cavar, precisamente numa altura em que o nosso futebol começou a declinar. O que torna ainda mais importante a recuperação desportiva do Sporting, para que possa ter receitas para poder ser mais competitivo e ganhar regularmente.
E é isso que os outros também querem impedir a todo o custo e aí Bruno de Carvalho falou numa questão importantíssima e que é o critério para a distribuição do dinheiro das receitas televisivas, critério esse que vai ser decidido nos próximos quatro meses, sendo o Luís Duque o fantoche que vai fazer com que os nossos rivas decidam a seu favor. Só isto seria motivo para expulsar Duque de sócio do Sporting.
Finalmente, a questão da reestruturação financeira. Muitos estariam à espera que seria aqui que Bruno de Carvalho cairia. Sabia-se que este seria um assunto crítico. Não sabemos ainda os pormenores de muitos assuntos e o melhor mesmo é esperar pelo desfecho. Mas é um alívio enorme saber que isto está prestes a finalizar.
Comentário feito por Jordão
13 Novembro, 2014 at 7:51
Entretanto já há link para quem quiser ver/rever:
http://youtu.be/cHJ6yW91CK8
http://youtu.be/Oudgjceyapo
SL
13 Novembro, 2014 at 7:57
Obrigado Barbosa08
13 Novembro, 2014 at 8:03
grande primeiro comentário, capitão 😉
13 Novembro, 2014 at 8:45
Obrigado cherba. 🙂 Entre umas “pinceladas”, fui vendo a entrevista e assim por alto, foi o que me lembrei.
13 Novembro, 2014 at 9:36
Remate em arco, ao angulo, da quina da area.
13 Novembro, 2014 at 9:54
Antes ou depois de pedir um valor superior no prémio de jogo?
Se foi golo, foi depois…
13 Novembro, 2014 at 10:00
Viste-o a pedir la de cima do andaime? Com a tua visao periferica?
13 Novembro, 2014 at 10:13
Estas-nos a chamar a todos de mentirosos?
É mais uma teoria da conspiração, queres ver.
Esse caso pode-nos bem ter valido uma Taça UEFA, mas para ti tanto faz não é?
Não me admira que depois, para alguns Sportinguistas, seja normal dar 45m de avanço ao Paços e etc.
13 Novembro, 2014 at 10:23
Diz-me uma coisa…acreditas que o Sá Pinto no intervalo do jogo da final decidiu convencer os restantes a pedir mais?!?! É que a noticia na altura incluía o Sá Pinto…achas isso possível?! O Barbosa e o Sá Pinto?!?!
13 Novembro, 2014 at 10:30
A todos? Todos inclui mais pessoas do que tu.
A ti tou-te so a chamar parvo. Como nao gostas do P. Barbosa assumes que a noticia é verdadeira.
13 Novembro, 2014 at 10:31
consegues provar isso ou ficas-te pelas palavras do Severino?
13 Novembro, 2014 at 11:03
É mentira então.
Fico mais descansado.
http://www.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/History/01/44/47/93/1444793_w2.jpg
13 Novembro, 2014 at 11:04
Ainda bem que tens o Poster sempre à mão…fds…How dummy can you get….
13 Novembro, 2014 at 12:29
Trolha,
Fazemos assim, tu ficas-te por acreditar no Severino que ao fim de quase 10 anos vendeu está estoria e eu acredito num capitão do Sporting que tanto gostei de ver jogar.
Toma lá um link também para não falares sozinho.
http://www.forumscp.com/index.php?topic=1620.0
SL
13 Novembro, 2014 at 13:58
Barbosa, tudo bem, são duas opiniões, e eu respeito a tua, mas deixa-me por as coisas de seguinte modo:
Sinto que tenho legitimidade em não acreditar na palavra de uma pessoa que não teve pudor em se juntar à lista do Couceiro para prolongar o império roquetista em Alvalade.
Uma pessoa destas não me merece confiança, e por isso, tenho o direito de pensar que a história do prémio de jogo seja verdadeira, afinal, foi deste tipo de pessoas (que dirigiram em Alvalade, e que queriam continuar a dirigir) que veio a maior quantidade de mentiras que alguma vez ouvi acerca do Sporting.
13 Novembro, 2014 at 16:00
O direito à opinião assiste a todos mas gostava que para ti mesmo ( não é preciso responderes) respondesses a estas perguntas…
1- Quem é o Severino?
2- onde esteve nos últimos 10 anos?
3-Esta estória não o ajuda, convenientemente a vender o livro?
4- não mamou também durante os 8 anos que lá esteve?
E por último mas não menos importante, será que o Sa Pinto também mentiu? É que fizeram uma conferência de imprensa juntos…
Dizer que por isso perdemos uma final da taça uefa é anedótico e nem merece consideração.
Já agora, quando me perguntam como eu gostaria que um capitão fosse no balneário eu recomendo este vídeo.
http://youtu.be/QrL0FlbayPM
13 Novembro, 2014 at 10:16
Obrigadão Barbosa! Era isso que eu queria… ontem não consegui ver 🙁
13 Novembro, 2014 at 12:57
Estamos cà uns para os outros 😉
A minha miúda adoeceu ontem e só hoje consegui ver a última hora. E valeu a pena!
Abraço
13 Novembro, 2014 at 12:59
As melhoras para a Leoazinha.
13 Novembro, 2014 at 13:04
Nada demais (acho eu).
É leoa, não vai ser agora uma indisposição que a deita abaixo 😉
13 Novembro, 2014 at 13:33
Mai nada 🙂
13 Novembro, 2014 at 12:33
obrigado grande Barbosa, ontem não pude ver a entrevista mas hoje já a vou poder devorar.
Aliás já coloquei os dois videos no meu blog para quem quiser ver.
Grande abraço e espero que tenhas feito uma boa viagem!
SL
13 Novembro, 2014 at 12:51
Obrigado Mario.
Fiz uma boa viagem até chegar e ler o que se passava por aqui na Tasca. Hoje os ânimos devem acalmar.
Já agora, obrigado pelo convívio. Pese o resultado foi bom ver o maior com outros verdadeiros leões. Ainda tens a foto que tirámos no fim?
13 Novembro, 2014 at 13:30
claro que sim, manda-me o teu mail para o email do Mistica que eu envio-te as fotos.
abraço companheiro de luta!
13 Novembro, 2014 at 13:37
Grande!!
Saudações à Maria Schmeichel também! 🙂
14 Novembro, 2014 at 7:18
Estamos fodidos, Barbosa.
Vamos ver o grande… E só saem empates… 🙁
14 Novembro, 2014 at 7:34
Só nos saiem duques e cenas tristes Ricardo.
Um dia bem passado ainda assim. Já tinha saudades de chegar a casa afónico. 😉
SL
13 Novembro, 2014 at 8:16
bom dia tasqueiros
em relacao a uma pergunta do Jordao:
“(O que eu gostava de saber é como se deixou chegar isto a este ponto…)”
penso que a resposta foi dada, quando o Presidente afirmou que havia gente, ou a maioria com 2 anos de salários em atraso…ora, se nos lembrarmos que simultaneamente, no inicio desses 2 anos a turma do godo, despediu quase toda a estrutura fa formacao, para meter todos os “novos” amigos e depois nao lhes pagou durante esses 2 anos…pois….essa deverá ser uma das razoes…
comeco, talvez, tambem a perceber, porque é que agora nao se gosta tanto de quem coordena a Academia…
em vez de ter gente (competente?, talvez…), mas que nao se preocupa com a formacao de Homens, desde que tenha “bons pézinhos”, e que agora é confrontado com:
nao me interessa que tenha pézinhos…interessa é que tenha pézinhos e cabecinha, senao nao toca na chincha…
porque é muito bonito recordar as palavras do saudoso Manolo Vidal, quando dizia que se formavam jogadores, mas ainda nao se formavam Homens, mas quando isso se comeca a fazer, ó da Guarda, que aquele menino é “muitabom”, mas nao o deixam jogar…(nao é Ruben?nao é Tobias??nao é Iury?)
de pequenino se torce o pepino…e para evitar mais montinhos e suinoes e outros afins, eu nao me importo de sofrer 1,2 ou 3 anos sem “vedetas” da formacao, para depois ter Homens do Clube…que saibam e entendam o que o clube fez por eles e pela Formacao deles, como jogadores e como PESSOAS…
agora desculpem lá, mas tenho de regressar aos servicos de urgencias, porque desde o célebre “caso” do Reinaldo e da Doce Laura, que nao tinha visto tanto cú tao rasgado como vi ontem á noite… as urgencias dos hospitais da área agradecem todos os voluntários que queiram ajudar a limpar os rasgoes que ontem foram infligidos…(ouvi por aqui falar em areia misturada com o Vasenol…aquilo nao foi areia…foi mesmo brita, e da grossa… ahahah)
fiquem bem e viva o SPORTING…
13 Novembro, 2014 at 8:51
Referes-te a isto? Já não me lembro qual foi a justificação para estes despedimentos todos. Acho que nunca foi explicado.
http://visao.sapo.pt/sporting-dispensa-mais-de-30-treinadores-da-formacao=f672910
13 Novembro, 2014 at 9:18
Bom exercício de memória e só vem dar azo ao que o BdC disse, o desbaratar da formação não é de hoje, vem de longe já, da altura da gestão mais tenebrosa alguma vez vista em Alvalade.
BdC deu uma grande entrevista e deixou KO no ultimo assalto os 3 paineleiros.
O moderador fez o seu papel, e notou-se que tinha combinado alguns pontos como o BdC, como aquela pergunta de:
“Reparei que está constantemente a olhar para os jornais”…..e eis que BdC qual Rocky Balboa pega no rascord e disfere um upper cut portentoso no seboso das fontes seguras.
Esta entrevista foi de génio e muito bem aproveitada para dar o mote de guerra ao nojo que é o futebol português
Força Sporting!
S.L.
13 Novembro, 2014 at 9:10
Eh eh
Ah ah ah!
Há goleador !!
Sempre na mouche, sempre com estilo!
13 Novembro, 2014 at 12:18
Em cheio Peyroteo.
Uma herança de 100 milhões de passivo, um clube à beira de um PER e 2 anos de salários por pagar a quem trabalha na formação.
Para os apoiantes do Godo, o BdC já devia ter resolvido isto é já devíamos ser campeões há vários anos em todos os escalões…
13 Novembro, 2014 at 8:43
Bom dia Tasqueiros.
Os três Tonhinhos pseudo jornalistas até se gagaram todos…
Estavam ali em sentido… Mais uma grande entrevista do Presidente.
SL
13 Novembro, 2014 at 8:59
bom dia tasca 🙂
ri me tanto ontem … aquele ” contra golpe “ahahaha ( expressao usada pelos jonaleiros ao serviço do boifica) final deu um golaço até se mexiam na cadeira …mas não se iludam o ataque vai ser terrivel ainda mais do que tem sido até agora …. já me dei ao trabalho de ir alguns blogs ( do contra ) só para ver o que por lá se escrevia …então não é que os lampiões e os porcos estão muito preocupados que a gente jogue com o juniores na taça da cerveja ? porra estão mais preocupados que eu!!!!!!! enfim …
13 Novembro, 2014 at 11:11
Bom dia Tasqueiros (as)
Nós não podemos jogar a taça da liga só com jogadores da equipa B e júniores, pois de acordo com o regulamento da taça da liga, “Durante a competição, com excepção das 1.ª e 2.ª fases, os clubes são obrigados a fazer participar nas suas equipas em cada jogo pelo menos cinco jogadores que tenham sido incluídos na ficha técnica (efectivos ou suplentes) em um dos dois jogos oficiais imediatamente anteriores da época em curso, salvo caso de força maior, comunicado à Liga com a antecedência mínima de cinco dias antes da realização do respectivo jogo e, desde que, os motivos invocados sejam considerados pela Liga como justificados.”
Agora é normal os rivais estarem preocupados, pois vocês imaginem que limpamos aquilo com a maioria da equipa a ser formada por bês e júniores?
Chamem-me utópico, mas há dois anos vencemos a taça de honra da AF de Lisboa com a equipa B. Vencemos o carnide, sem espinhas, nas meias finais e o Estoril de Marco Silva, nas grandes penalidades, na final.
Em relação à entrevista de BdC, gostei. Respondeu às perguntas, esclareceu algumas das minha dúvidas, foi contundente, irónico (fartei-me de rir com algumas respostas verdadeiramente deliciosas) e deu um autêntico baile aos “jornalistas”.
Falou dos ataque pessoais, que vão muito além de meras opiniões, que tem sido alvo por parte de comentadores de clubes rivais e também das críticas que vêm de sportinguistas que escrevem a sua opinião nos jornais. Ressalvou que não vê os comentadores de outras cores atacar as suas direções, como acontece com alguns sportinguistas. Muita gente enfiou, de certeza, a carapuça.
Também dei uma vista de olhos na blogosfera leonina e deparei-me com isto:
http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/vestir-ideias-menores-com-palavras-1124923
http://fontesegurascp.blogspot.pt/2014/11/o-super-heroi-nunca-falha.html
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=914641
Por vezes, os maiores inimigos do clube, estão dentro do próprio clube.
OFF TOPIC:
Para todos os sportinguistas da Covilhã e arredores:
No próximo dia 21 de novembro, jantar comemorativo do 20º Aniversário do Núcleo Sportinguista da Covilhã, que se irá realizar no restaurante Tomás Terrace. Preço 15 €/pessoa. Inscrições no Núcleo.
Com muita pena minha, BdC, que foi convidado, não poderá estar presente em virtude da equipa disputar nesse dia a eliminatória da Taça de Portugal em Espinho. Teria muito gosto de conhecê-lo pessoalmente.
SL
13 Novembro, 2014 at 11:58
Os escribas desses blogues que se referem ao presidente do Sporting usando os insultos com que os nossos rivais “brindam” o Bruno de Carvalho são muito transparentes. Há um personagem em particular que não deve ser muito bom da cabeça. Dado que aparentava estar muito bem informado, significa que tinha alguma influência lá dentro, sobre GL especificamente, o que mostra como o Sporting estava literalmente na mão de dementes.
Espero que o Bruno de Carvalho se aguente, porque só de pensar que aquela gente pode voltar – uma gente ridícula, sem qualquer capacidade para comunicar com os adeptos, sem noção alguma do que é o desporto de massas – fico DOENTE.
Bem, e o fulano do fonte segura, não tem qualificação. Que lata…
13 Novembro, 2014 at 12:19
É isso mesmo, Jordão.
Que o BdC se aguente e sempre na defesa intransigente dos interesses do Sporting.
A maioria dos sportinguistas, quero eu crer, estavam fartos de presidentes bananas, polidos, politicamente corretos e subservientes ao sistema e aos rivais (PdC e LFV) que só prejudicaram o Sporting.
Deixe-me felicitá-lo pelo “rescaldo da entrevista”, muito bom!
Eu assisti à entrevista toda e não me alonguei muito nos comentários, porque o essencial já estava dito, por si, no post.
SL
13 Novembro, 2014 at 9:01
“O que eu gostava de saber é como se deixou chegar isto a este ponto…”
Provavelmente terá muito a ver com o facto de nunca termos exigido aos anteriores dirigentes explicações “convincentes” (ou qualquer outro tipo de explicações) para o que se passava no Sporting. Felizmente isso agora mudou, somos todos muito mais exigentes, até com assuntos que anteriormente, em média, pouco ou nada nos diziam. Ainda bem!
13 Novembro, 2014 at 10:00
Somos mais exigentes ou o Presidente é que tem explicado as coisas?
Parece-me que se o Presidente se calasse não saberiamos de nada. Mas isto não é meter veneno, temos é mesmo um Presidente especial.
É que nos clubes passa-se precisamente o mesmo. São raras as explicaçoes publicas por parte dos outros presidentes em relaçao à vida dos seus clubes.
“É para isso que servem as assembleias”, dizem alguns. É verdade, mas existem outros temas que devem ser explicados aos sócios publicamente, quer nas tvs, quer na tv e jornais oficiais do clube.
Não há nada como saber que quando se investe num clube, se está a investir pelas razões certas e não para encher os bolsos a uma cambada de ladrões.
13 Novembro, 2014 at 11:36
Claramente, estamos todos muito mais exigentes nos dias que correm. Eu não me lembro de assistir no passado a conversas “de café” (ou “de tasca”) entre Sportinguistas em que, por exemplo, a formação fosse sequer um tema. A “formação” era um tema, para a grande maioria de nós, quando era lançado na equipa principal um CR28, um Quaresma ou um Moutinho, assim como que por geração espontânea. E então, apenas e só nesses momentos, passávamos a ter uma grande formação. Nos outros dias, em que contratávamos nalitzis e farneruds, já ninguém se lembrava da formação.
No entanto, hoje o tema “formação” está na ordem do dia: quantos campeonatos sub-15 ganhamos, que resultados tem feito a equipa de juniores, se estamos a recrutar novos iniciados, etc. De repente (e bem!) tudo isto passou a ser um tema fundamental para os Sportinguistas. Assim como têm sido a política de comunicação, o logótipo da Sporting TV ou a cor dos equipamentos. Portanto, há que reconhecer que estamos todos muito mais exigentes do que alguma vez fomos. E mais uma vez digo: ainda bem!, quem ganha com isso é o Sporting.
Claro que a este facto não é alheio o Presidente e a Direcção que temos hoje. Concordo contigo quando dizes que se o Presidente não abrisse a boca, provavelmente não saberíamos nada. Até porque, como vimos no passado, nem nos passaria pela cabeça perguntar. Entretanto, passámos a ser mais exigentes, muito porque temos agora alguém a liderar que não só se presta a essa exigência mas que a pratica ele próprio. E mais uma vez concordo que esta é uma oportunidade rara e especial. Só espero que saibamos todos aproveitá-la e que não a desperdicemos.
13 Novembro, 2014 at 11:47
Grande comentário.
13 Novembro, 2014 at 12:08
Eu acrescentaria o factor motivação.
Ver alguém como BdC á frente do clube, faz-nos viver o Sporting mais ainda e procurar saber mais e mais.
13 Novembro, 2014 at 13:20
+1
13 Novembro, 2014 at 9:07
Bom dia,
Confesso que esperava um pouco mais desta entrevista, que no meu entender foi um pouco enrolada e com pouca dinâmica. Esperava um BdC um pouco mais assertivo nas criticas que foi fazendo (especialmente em relação ao estado miserável em que se encontra a arbitragem ) de forma mais ou menos velada, acredito que tenha sido propositado.
BdC apresentou números (alterações de staff, resultados e idas às selecções) para tentar demonstrar que a formação não está neste aspecto muito diferente dos anos anteriores no entanto temo que os números no final desta época venham a ser bem piores. Neste momento os juvenis têm a qualificação para a 2ª fase muito complicada e os iniciados também já se puseram a jeito. Segundo o presidente estamos a sofrer as consequências de erros cometidos pelo gang do godo. É possível que assim seja no entanto eu conheço pessoalmente dois casos distintos que foram tratados já na vigência desta direcção e que foram literalmente tratados com os pés e não com a cabeça como seria de esperar.
Gostei muito da entaladela que deu aos representantes dos 3 jornais desportivos, não gostei mesmo nada da postura do gajo do jogo que por momentos pensei que estava a passar pelas brasas.
13 Novembro, 2014 at 10:35
Uma “imagem” vale mais do que mil palavras…:
“O que sei é que marcámos 2…sofremos 1 e empatámos 1 a 1…”
Nem foi preciso dizer mais nada…!!
SL
13 Novembro, 2014 at 14:34
Quais são esses casos, já agora ?
Ab
13 Novembro, 2014 at 9:09
Acho q o B.Carvalho ás vezes gosta de mandar uns tiros de pressão de ar, e nalgumas dessas vezes se esquece q tem a espingarda apontada para os pés.
Não gosto de ver pessoas responsáveis sempre a atirar as culpas para quem veio atrás (isto sem querer olvidar as muitas asneiradas do godo e compª), faz-me lembrar outras andanças mais politiqueiras, em que por mais merda que se faça, a justificação calha sempre á merda dos outros .
Isto aplica-se particularmente á parte desportiva, pois na financeira foram anos e mais anos de más gestões e erros graves. Já quanto á equipa B e juniores, estranho bastante, quando se despede um treinador (Abel) para contratar outro que nem dura 3 meses, que se atire as culpas para trás das costas. Ainda para mais quando esse outro se chamava Barão. Ainda pela “B”, estão lá Fokobo, Esgaio, Gauld e mais não sei quantos que até á pouco eram promessas de valor elevado, em claro sub-rendimento que me parece dificil atribuir aos erros do passado.
Não me posso pronunciar muito quanto aos juniores, por falta de conhecimento, mas estranho este passar á mediocridade, de um clube que apesar de crises sem fim, se manteve sempre em alta nesse dominio. Algo não está bem…
E se algo não está bem, talvez seja tempo de B.De Carvalho ir fazendo alguma autocrítica, coisa que não lhe vi ainda fazer. Casos como o de Shikabala, são tudo menos normais, muito menos o são quando se tenta passar essa ideia.
Ninguem é perfeito, eu não espero isso do presidente do Sporting, espero que é que ele não pense isso sobre ele próprio e de vez em quando, perante tanta aparição mediática, o vá mostrando.
13 Novembro, 2014 at 9:30
Deixa-me que te diga: concordo nessa parte do Chico-bala. O Presi ficou um bocadinho mal, e havia espaço para os jornalixeiros pegarem por aí. É tudo menos normal que um jogador do plantel esteja sem aparecer e dar notícias há meses, e os desgraçados nem por aí quiseram ir.
Agora, a parte do Abel-Barão-J.Deus teve uma explicação simples, apesar das insistências dos jornalistas nessa tecla, quando jficou claro desde o início que a razão desta história foi: “não há dinheiro, não há palhaço”. O Barão sempre foi uma solução interina (era adjunto do Abel, e voltou ao cargo de adjunto agora)
Claro que a situação da Academia é preocupante, porque não se vê como se vão potenciar jogadores que não estão bem na B, mas ainda são tenrinhos/sem espaço para a A (ao jeito de um certo João Mário na época passada). Foi pena não haver mais algumas perguntas relacionadas com isto, mas infelizmente todos quiseram dar mais importâncias às indignidades do Facebook
13 Novembro, 2014 at 9:18
Sobre a formação, dizer que estamos mal mas que antes tb estavamos porque nao ganhavamos titulos….
Sporting sub-19:
Campeão:
2004/05, 2005/06, 2007/08, 2008/09, 2009/10, 2011/12
Sub 17 Campeão:
2003/04, 2004/05, 2005/06, 2006/07, 2011/12
sub 15 Campeão:
2003/04, 2005/06, 2005/06, 2005/06, 2006/07, 2006/07, 2007/08, 2007/08, 2008/09, 2008/09, 2009/10, 2010/11, 2010/11, 2011/12, 2012/13, 2012/13, 2012/13
13 Novembro, 2014 at 9:22
Aqui a comparação foi feita com o passado mais recente para provar que o declínio começa na presidência do godo e não com a actual, o que é um facto. Só espero é que este declínio não venha a agravar muito durante esta época.
13 Novembro, 2014 at 9:44
cuidado com as fontes, parecem as mesmas do Rascord
Os iniciados foram campeões nacionais 5 vezes desde 2000 e nas ultimas 6 epocas apenas 1 vez em 2012/2013.
2002/03 2003/04 2005/06
2007/08 2012/13
A formação está a recuperar-se de dois anos sem prospecção se matas a fonte vais ter problemas a seguir.
Quanto aos juniores é um facto que esta geração é limitada, curioso também a de iniciados e a de juvenis ser bastante melhor e estarem em dificuldades para se apurarem
13 Novembro, 2014 at 10:02
Ainda me hão-de explicar como é que num ano e meio esta direcção conseguiu por a formação em “crise”?
É mais um bitaite dos jornaleiros e dos anti que muito Sportinguista vai atrás. Então aqueles que pensam que boa formação é igual a ganhar títulos de juvenis, coitados, ficam piursos. Vão ouvir o Sr. Aurélio Pereira a falar de formação. Procurem ver quantos títulos da formação ganhou o Cristiano Ronaldo.
Não duvido que haja problemas na formação e coisas a serem melhoradas. Há sempre!
Mas neste ano e meio os miúdos que estavam nos infantis, juvenis, etc. foram todos corridos e foram-se buscar novos?
Neste ano e meio em que saiu um treinador e uma psicóloga “estragou-se” a formação (lá se foi o mito que foi tudo corrido para entrarem os amigos…)?
Quando em 2012 o godo correu com 30 treinadores da formação mais os técnicos que estavam a prazo e em prestação de serviços não vi nem li estas preocupações todas…
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=765062
Será que os efeitos desta razia estão a chegar agora?
Os efeitos das acções duma direcção sobre a formação são imediatos ou só se sentem a médio/longo prazo?
Voltar a pagar a olheiros e recrutadores ao fim de dois anos sem salários é estragar o que “de bom havia”?
Tenham dó!
Já agora histórico de títulos da formação dos principais clubes:
Juniores A (sub19) – SCP: 16 fcp:20 asslb: 23
Juniores B (sub17) – SCP: 12 fcp:20 asslb: 16
Juniores C (sub15) – SCP: 23 fcp:30 asslb: 20
Está tudo bem? Não!
Está tudo mal? Não!
Os efeitos das decisões desta direcção na formação, o que for bem feito e o que for mal feito, só vão ser evidentes e mensuráveis a médio/longo prazo.
13 Novembro, 2014 at 14:37
Obrigado sardinha
13 Novembro, 2014 at 14:45
gostei desses campeonatos de sub-15… em 2005/2006 então, batemos tudo e todos.
ganhamos o quê, mesmo, nesse ano? o torneio de abertura, o de clausura e o intermédio?
e obrigado por me informares que fomos campeão 17 vezes em 9 anos, em sub-15…
realmente, a Tasca é uma escola.
13 Novembro, 2014 at 9:20
Sim de facto tenho de concordar com o comentário anterior, não me parece de todo um caso “normal” o do Shikabala, não deveria ter sido rotulado assim, bastaria dizer que está a ser tratado legalmente/disciplinarmente no foro interno do clube e pronto. Dizer que é “normal” um caso em que um jogador tenta fazer pouco do SCP não me parece a melhor abordagem.
Mas também o BdC tem de tentar apagar os fogos todos a serem ateados a toda a hora, e no meio de tanta pergunta estúpida não seria fácil.
Juntamente com a história da “dignidade”, e toda a semântica à volta deste assunto (tempo a mais da entrevista), que não foi muito frontal nem convincente, foram os pontos menos da entrevista. Mas realço, pontos menos, dentro de “palha”.
Porque os jornaleiros pareciam interessados em tudo menos em discutir o que é relevante. Toda a parte final, começando pela explicação interessante (ache-se convincente ou não) do porquê de tanta contratação para colmatar défice durante uns anos nas camadas jovens, passando pela excelente lição referente aos fundos, à liga, etc, foi de alto nível.
E claro, a cereja no topo do bolo foi o aniquilar dos jornaleiros nos últimos minutos. Top!
A cara do tipo do Record foi impagável, e todas as suas expressões tresandavam a quem queria uma toca para se enfiar, e que sabia perfeitamente o grau de mentira das suas fontes, sem conseguir disfarçar minimamente o pânico pela enrabadela pública. “Quem semeia ventos… Colhe tempestades…”
Gostei bastante no geral! Todavia, não me custa nada dizer, que deu para notar o tremendo ego do presidente, que no geral e no interesse da defesa do Sporting tem sido crucial, mas que o pode algum dia atraiçoar. Espero que não, pois mostra ser um tipo extremamente inteligente, sempre com alguma na cartola quando menos esperamos, e com um poder de argumentação acima do normal. Mas em alguns momentos, notou-se um pouco de falar demais do “Eu presidente” nas coisas boas, e no “Nós Sporting nas coisas más”. Mas são feitios, é como é, e esperemos que continue o caminho que vai traçando.
13 Novembro, 2014 at 11:22
Penso que o “normal” aplicado no caso do shikokeabalou tem a ver com o historial do jogador, o Sporting correu o risco ao contratá-lo e agora tem um problema para resolver…ou então o problema é do jogador que abandonou as suas responsabilidades.
13 Novembro, 2014 at 13:56
Sim sim, concordo e acredito que no final, o problema vai ser dele (jogador), porque irá ficar encostado, sem ordenado, sem clube, durante bastante tempo, um castigo mais que merecido por tamanha falta de profissionalismo.
Quanto a isso, poucas dúvidas tenho, pois confio plenamente na direção, e não me admiro nada se no final, incrivelmente ainda viermos a ganhar dinheiro com toda a fantochada do Shikabala.
Referia-me mesmo à “normalidade”, não acho que seja normal, embora haja muitos filmes de jogadores, uma situação destas, e acho que até para marcar a sua posição forte e de credibilidade, não só no contexto da entrevista, como no contexto geral, aí o presidente perdeu uma chance de dar menos “rodriguinhos” à conversa e ser taxativo e dizer “Não é normal, foi um erro de casting, não esperávamos este mau carácter, mas cá estamos para resolver, o jogador não se vai ficar a rir, e com sorte ainda tiramos algum proveito financeiro”. Algo assim…
13 Novembro, 2014 at 9:23
Bons dias, Caros Tasqueiros.
Bem, a entrevista de ontem foi paupérrima. Não por parte do Presidente, que esteve “como peixe na água”, mas pelo papel que aqueles três grunhos lá foram fazer e que foi… nenhum. Mais parecia uma conferência de imprensa, atendendo a que os três jornaleiros pouco ou nada disseram/perguntaram de jeito.
Como o Caro Jordão, também fiquei com a impressão, no que toca aos juniores/formação, que o Presidente disse que parte da política de contratações foi para suprir a alta de qualidade das camadas jovens/escalões mais elevados. Mas, se assim foi, não percebo muito bem para que serve a equipe B…
Inquietou-me um pouco o que falou sobre a formação, atendendo a que o projecto que ele preconiza para o clube assenta exactamente na mesma…
Entre coisas que não interessavam para nada (facebooks, campanhas de jornais, ida para o banco nos jogos, etc,) fiquei com a especial sensação que o Presidente se encontra muitíssimo preocupado com a questão financeira.
Obviamente que o mesmo não poderia estar a revelar ali muita coisa, mas acho que as coisas devem estar mesmo muito más, e que deverão existir objectivos financeiros que o clube tem necessariamente que cumprir/receitas que tem necessariamente que assegurar.
Daí a preocupação com os patrocinadores, distribuição de receitas, desinvestimento na formação (ele disse mesmo que não havia dinheiro para um substituto para o abel??), Fundos, etc., mas acima de tudo com os maus resultados da equipe A no campeonato.
Muito sinceramente, fiquei com a idéia que o Clube fez uma grande aposta este ano (em termos de ter mantido a quase totalidade do plantel e ter feito bastantes contratações) exactamente para “dar o salto em frente” em termos de competições europeias e campeonato de forma a potencializar ao máximo a obtenção de receitas ordinárias e vendas. O que se pode explicar por haver metas financeiras a atingir. E o que poderá explicar o “descontrolo” facebookiano após aquela péssima exibição.
Apesar de o “cenário” ter parecido “montado” de propósito para o efeito, gostei da segurança do Presidente em assuntos como os Fundos, resultados da formação quando comparados com épocas anteriores, a questão da Liga e do Luís Duque e, mesmo, a questão das arbitragens (excelente alfinetada, a dos “meios electrónicos).
SL
13 Novembro, 2014 at 9:45
“o Clube fez uma grande aposta este ano (em termos de ter mantido a quase totalidade do plantel e ter feito bastantes contratações”
Ah pois claro. Basta pensar que os dois jogadores que tinham mais mercado ficaram, quando toda a gente tinha dado como (quase) certa a sua saída, mas em contrapartida tiveram de ser aumentados. Se fosse como nos outros anos tinham mesmo saído, mas no caso de um deles, dado que parte substancial do seu passe pertence a um fundo, o Sporting não deve ter querido a sua transferência nesta altura, até porque ainda por cima deve saber para quem ia o dinheiro… Só que infelizmente ambos os jogadores estão em sub-rendimento, por isso a classificação também passa muito por aí.
13 Novembro, 2014 at 9:35
Estou totalmente de acordo com o Post. Oque vai realmente marcar e
interferir com a vida do Sporting vão ser os resultados do futebol, se
conseguirmos ganhar teremos melhor receitas se não conseguirmos
seremos subalternizados e no mundo do futebol como sabem infelizmente
vale tudo.
13 Novembro, 2014 at 9:44
Bem…por partes….
Sobre o problema com os jogadores e com a equipa principal esteve bem! Foi peremptório não só a dizer que era mentira como em explicar que as noticias são ridículas e não têm sentido! Foi convincente porque de facto ridicularizou as noticias e por aí esteve impecável!
Sobre a equipa B não falou…quando se tocou no assunto “fujiu” para os Juniores, explicando apenas o porquê da escolha primeiro do Barão e agora do João de Deus! Não foi particularmente explicito de nada sobre esta equipa nem sobre as contratações! Não se percebeu projecto, ideia para esta equipa, aposta nestes miúdos…
Sobre a formação…explicou que não estamos piores do que há 4 anos e que só perdemos 2 pessoas da academia para os lampiões, em linha com o que aconteceu há 4 anos! Acho que mete os pés pelas mãos porque todos sabemos que existe no mínimo uma estagnação na academia à 5/6 anos…e este ano e pouco não ser excepção não deve ser noticia para acalmar…é apenas preocupante! Percebo o decréscimo nos juniores mas ninguém percebeu como vamos inverter o que eu considero ser uma estagnação de há 4/5 anos da qualidade da academia….diz que praticamente não houve desinvestimento mas depois explica que não havia dinheiro para o treinador dos B! Explica que o Lima muda de trabalho mas não diz qual, não diz porquê….diz apenas que já cumpriu outras funções antes e que o volta a fazer…
De resto…quando a conversa foi para a Liga, Fundos, Jornaleiros, etc…foi show de bola! Uma atrás da outra, foi desmistificando, explicando por A + B, exemplificando as situações e foi tão claro quem nem os balbucios quando se atirou aos jornais tiveram impacto…o Homem estava em modo Demolidor e levou tudo à frente!
Em resumo…o que estava +- á espera! Não é na “Hora do Presidente” que se vai perceber modelos, estratégias, ideias e o que se passa com a formação e a equipa B! Precisa de mais tempo, mais calma e (na minha opinião) de alguém que fale de dentro e que possa trazer mais valia real a quem está a ouvir! Eu disse isto antes desta Hora do Presidente e mantenho…é altura (mais que altura) de a Sporting TV fazer uma entrevista ao Virgílio e outra ao Sr. Aurélio Pereira para que se perceba bem onde estávamos, onde estamos e para onde vamos! Quanto a todos os outros assuntos esteve igual a si próprio! Implacável e impecável! Desmontou as teorias, demonstrou a razão da posição do Sporting, deu a volta a “não factos” e acho que toda a gente com bom senso e com 2 dedos de testa tem de concordar com o que ele diz….
13 Novembro, 2014 at 9:45
Conhecem a história dos 3 porquinhos !?
Kakakakakakaka … Que baile 🙂
13 Novembro, 2014 at 9:45
esta tudo perfeito,claro q nao.mt trabalho pela frente…!mas fui dormir mais descansado apos a entrevista!
Fight @ Resist
SL
13 Novembro, 2014 at 9:58
Gostei.
Percebo que nao tenha abordado ao fundo a questao da formacao, este programa nao era para isso.
No resto esteve muito bem. Belo banho de bola.
13 Novembro, 2014 at 10:03
Rescaldos pós-entrevista do Las:
O palhaço confunde-se facilmente com os outros cabrões dos jornais que estão ao lado dele.
Deve ser mais um lampião que trabalha na Sporting TV, com amigos destes quem precisa de inimigos, foda-se, já estão lá aqueles 3 para tentarem foder o presidente não precisamos de um dos nossos a ajudar à festa.
Deve ser primo desse DeFran deve, é que só diz merda.
13 Novembro, 2014 at 10:03
Esse gajo comigo já estava no olho da rua, que vá fazer perguntas ao caralho.
Está ali para moderar um debate não para fazer parte dele e meter-se em cada assunto e sempre CONTRA o presidente dando ênfase a perguntas estúpidas e dadas a especulações.
RUA CARALHO! O SPORTING AOS SPORTINGUISTAS!
13 Novembro, 2014 at 10:07
Comentários anteriores foram escritos pela mesma pessoa que escreve isto:
“Só assim é que este blogue se torna ainda maior, melhor e mais plural porque se quem só lê os comentários vê que isto é uma troca de ofensas diárias certamente que pensa 2 vezes antes de se aventurar a dizer o que pensa porque corre o risco de levar com os DeFrans do sítio”.
13 Novembro, 2014 at 10:10
Las, quem não te conheça que te compre! És ridículo!
Um gajo que me pede para pedir desculpas ao Trolha?! Um gajo que andou aos «sopapos» verbais com o Riga e depois regressa à tasca cheio de pena que o letónio tenha sido barrado?!
És muito hipócrita. Mostras bem a tua essência.
13 Novembro, 2014 at 10:12
Não tens razões para ter ciúmes de mim. És e serás sempre o Leão à Solta (porque será?).
13 Novembro, 2014 at 10:19
Este caralho acorda a pensar em homens! ahah
13 Novembro, 2014 at 10:21
Fds…vão para uma salinha e resolvam essa merda os 3 ou os 4….
13 Novembro, 2014 at 10:26
Ahahahahahaha
Trolha: larga-me a piça!
13 Novembro, 2014 at 10:29
foda-se, não chega desta troca de galhardetes? Digam-me lá qual é a diferença entre o arrastar desta situação de post para post e o que acusavam o riga de fazer? Respeito, caralho!
13 Novembro, 2014 at 10:43
Cherba , eu seu que dá trabalho mas por vezes podias voltar a limpar alguns comentaários…este era um deles…só está a estragar o post !
13 Novembro, 2014 at 10:51
Cherba, a resposta foi apenas pra mim? Certo?
Olha, tomara eu ter tido uma resposta tão célere ao email que te enviei sobre a Missão: Vamos ajudar o Fábio.
Tomara teres tido uma resposta a quem insinuou há dois dias certas coisas ofensivas ao Movimento Basta.
13 Novembro, 2014 at 10:53
MPereira: já não é a primeira vez que dás uma de moralista.
13 Novembro, 2014 at 11:03
De…estás numa espiral recessiva meu! Tem lá calma…telefona à Fernandinha que ela já não vê “actividade” à muito tempo (desde que está com o Bufas) e tu estás a precisar de descomprimir….:PP!
13 Novembro, 2014 at 11:20
🙂 Não quero ser moralista. Se me conhecesses penso até que dirias que sou um gajo porreiro !
Já te devo ter dito que aprecio os teus comentários sempre no tom mais cómico, assim como aprecio os comentários do LaS.
Apenas quis deixar a minha opinião sobre comentários (sejam teus, do LaS, do Trolha, ou de outro qq) que não fomentam a discussão mas epenas o insulto directo. A esses junto-me ao Cherba quando vos pede mais moderação (ainda recentemente fomos outra vez lembrados para o fazer)
13 Novembro, 2014 at 16:06
É incrível como já querias foder este post com as tuas merdas.
Vê se ultrapassas esse trauma.
13 Novembro, 2014 at 10:08
Com menos dinheiro acabaremos por ter todas as equipas de Juniores A,B e C a disputar os títulos.
13 Novembro, 2014 at 10:15
Queria apenas deixar uma dúvida para os tasqueiros: não seria mais proveituoso para as finanças do clube, a Direcção arranjar vários patrocinadores (ainda que de média escala) para patrocinar o clube e, eventualmente, a camisola do Sporting? Existe alguma regra que impeça a camisola de um clube de ter mais que um, dois ou três patrocinadores? É que, a meu ver, arranjar patrocínio de algumas empresas de média escala pode vir a ser melhor (financeiramente) que arranjar um patrocinador por 10 anos capaz, na actualidade economica deste país, de desembolsar milhões de uma vez.
Deixo a título de exemplo o que foi feito em França, em finais dos 90 e inícios dos anos 2000, em que (por exagero, é certo) as camisolas dos clubes chegavam a ter patrocínios em golas, mangas, dorso e frente de 7 ou 8 empresas diferentes. Isso gerava muito dinheiro para clubes do meio da tabela e aproximava-se do modelo económico delineado durante anos por clubes de Rugby por essa Europa fora.
Aqui deixo a minha dúvida.
Em França, por exemplo, o patrocínio de empresas fabricantes de Apps começa a ser a moda (ver o Caen e o Marselha, por exemplo). Em Portugal existem diversos informáticos que desenvolveram Apps de origem portuguesa, não seria esta uma ideia?
13 Novembro, 2014 at 14:47
Gosto, com juízo!
Não quero a listada a parecer dum formula1
13 Novembro, 2014 at 10:17
O Presidente podia efecticamente ter respondido de forma diferente à do
ituação do Shikabala, mas será que houve tanto celeuma quando o Argel partiu os computadores nas Antas ou quando o Paulo Madeira foi treinar para a praia?
13 Novembro, 2014 at 10:18
Passagem que me vai ficar na memória:
“Um dia mau é marcarmos 5 golos e perdermos 3-2. Ou o jogo com o Paços em que fizemos uma má primeira parte e tentámos corrigir na segunda acabando por empatar”
A esta exigência ninguém estava habituado. Nem treinadores, nem atletas nem muitos de nós. Ele não admite que o jogo de Guimarães tenha sido um “dia mau”. Não entrámos em campo e não tentámos rectificar na segunda parte. Isto é ser “indigno”.
13 Novembro, 2014 at 10:27
Eu gostei tanto dessa resposta, mas tanto. E conto explicar o porquê num post.
13 Novembro, 2014 at 11:13
cherba és um mar de contradições…
Se gostaste, porque apontas o dedo ao Presidente e escreves para que não seja adepto em certas situações? Ontem foi só Presidente? E adepto não foi?
Desde quando é que no mirabolismo do mundo do futebol, um Presidente deixa de ser adepto?
Quando o Presidente exige exigência (passe a redundância) nós, como adeptos e sócios devemos respeitar e talvez pensar que o está a dizer uma ou duas coisas bem ditas.
Falou-se tanto na inoperância dos antigos dirigentes, e agora dá-se uma punhalada nas costas do Bruno porque “lança comunicados a mais”, porque deve “ser Presidente e não adepto”, etc.
Pá, só ele é que sabe quanto é que paga aquela gente toda no final do mês. Mas disso não te lembras tu, não é? Não estamos a falar de centenas de euros, são milhares que resultam em milhões.
Depois ficamos impressionados quando sabemos que o clube tem 200M de euros de passivo. Os jogadores têm o dever de gerar receitas, assim como nós temos o dever de as gerar para os nossos patrões!
13 Novembro, 2014 at 11:37
Ontem lembrei-me da pergunta dos 50 milhões, e penso que o Presidente tem estado no banco porque já sabe que a resposta começa por aí. Teve um vislumbre da indignidade de guimarães em primeira mão, já deve estar a pensar no que se tem de fazer. Também fiquei com a impressão que alterar essa circunstância (o não esforço dos jogadores em certos jogos) é coisa para demorar o seu tempo.
13 Novembro, 2014 at 12:41
E o ar o Delgado a dar ênfase à expressão “indigno”… Como se de fuma maneira ou por acaso … Aquilo lhe tocasse de alguma forma.
Uns Medíocres aqueles senhores.
O do Porto então, uma figura sinistro!! O que é aquilo…. Os Gordos ao pé daquilo sao umas Deusas do Olimpo.
O tipo do Recordo…. Coitado … Nem sei bem que lhe diga..,
Evidente quando o Presidente conta a cima de tudo com os resultados para poder pagar toda aquela maquina.
Os jogadores, para min, tem de entrar já com a relva na boca!
13 Novembro, 2014 at 13:54
Achei esta notícia interessante:
Sp. Braga-Sporting, 3-0 (crónica)
[ 2007/11/11 | 21:17 ] Sérgio Pereira Mais Futebol
Paulo Bento, treinador do Sporting:
Não encarámos o jogo como tínhamos de ter encarado. Logo de início, a forma como entrámos levou a que o Braga tomasse conta do jogo desde o iníco.
Falta de agressividade tremenda, jogar a passo. Não se pode jogar a passo, muito menos com uma equipa da qualidade do Braga.
Sabíamos que, depois da última derrota e com a mudaça detreinador, seria uma equipa com uma atitude forte. Não a tivemos. Acima de tudo, com todos os erros que cometemos é um resultado justo, uma vitória sem qualquer tipo de contestação do Sp. Braga.
Não há nenhum período do jogo que se possa aproveitar. Não fomos dignos de representar o Sporting esta noite.
SL
13 Novembro, 2014 at 14:01
Lá está.
Essa seria uma boa notícia para o cherba analisar. Mas não vale a pena, porque pensará que se trata de um ataque pessoal à politica do seu blogue.
“E o maluco sou eu…”
13 Novembro, 2014 at 10:22
Maior problema neste momento: a PT vai deixar de patrocinar o Sporting e a equipa principal do Clube.
É algo que nos deve preocupar, sinceramente. Teremos de encontrar outro patrocinador, com vontade de gastar uma valentes trocos numa equipa.
Não dá para contactar os gajos de safaram o Atlético, os Azerbeijan Airlines?
13 Novembro, 2014 at 10:23
Ola pessoal,
Ja nao comentava aqui ha muito tempo, mas aproveito para deixar esta foto que ilustra bem a ultima parte da entrevista do BdC (podem clicar, nao vai abrir nenhum link de pasquinagem) : http://cdn.record.xl.pt/storage/2014_11/ng68A507DB-71AC-47C7-AE39-F078219FEDDC.jpg?type=medium
Ahahahahhahahahahaha, cara de aziados 😀
Bom dia a todos, e VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !
13 Novembro, 2014 at 10:37
Ahahaha, priceless!!!
Alguém oriente uma embalagem de hirudoid aos três estarolas!
13 Novembro, 2014 at 10:42
mas que foto!! LOLOL
13 Novembro, 2014 at 10:43
“Podem ler-se” os pensamentos dos quatro…:
Os 3 jornaleiros…: “com esta é qu o gajo nos lixou…”
Presidente…: “ora tomem…e vão-se curar…”
SL
13 Novembro, 2014 at 11:13
eheh ou muito me engano ou é foto para memes em fartura …. ponham a imaginação a trabalhar 😉
13 Novembro, 2014 at 10:27
Olhem…antes de me “lançar” à tarefa de comentar, vou colocar aqui uma notícia que hoje pela manhã me chamou a atenção…
Espero que rapidamente seja encontrada uma vacina para o mal, se isso acontecer…muita coisa vai mudar…no futebol português…nos jornais e jornalistas e… até aqui…
TECNOLOGIA
Descoberto vírus responsável pela estupidez
Pesquisadores nos EUA encontram micróbio com impacto fundamental nas funções cognitivas, ainda que os indivíduos sejam saudáveis
Por: Redação / AR | ontem às 18:46
Investigadores nos EUA descobriram, de forma quase acidental, um vírus que infeta os cérebros humanos e os torna mais estúpidos. Esse vírus nunca tinha sido observado em pessoas saudáveis e foi descoberto a afetar as funções cognitivas dessas pessoas, incluindo o processamento visual e a capacidade de concentração.
De acordo com o jornal britânico «The Independent», os cientistas da Johns Hopkins Medical School e da Universidade de Nebraska encontraram o vírus quando estavam a estudar micróbios na garganta, para uma outra investigação. De forma surpreendente, os pesquisadores descobriram ADN nas gargantas de indivíduos saudáveis que coincidida com o ADN de um vírus conhecido por afetar as algas verdes.
«Este é o exemplo perfeito de que os microrganismos “inócuos” podem afetar o nosso comportamento e cérebro», explicou Robert Yolken, um virologista que liderou o estudo original.
«Muitas das diferenças psicológicas entre a pessoa A e a pessoa B estão codificadas nos pares de genes que elas herdam dos pais, no entanto algumas destas diferenças são despoletadas por vários microrganismos que armazenamos e a forma como eles interagem com os nossos genes», explicou.
Dos 90 participantes do estudo, 40 testaram positivo pelo vírus das algas. Estes 40 participantes tiveram piores resultados nos testes desenhados para medir a velocidade e a fiabilidade do processamento visual. Os mesmos participantes também tiveram piores resultados nos testes que mediram a atenção.
A descoberta foi publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences.
O corpo humano contém triliões de bactérias, vírus e fungos. A maioria destes microrganismos são inofensivos, mas esta descoberta prova que há alguns micróbios que têm um impacto fundamental nas funções cognitivas, ainda que os indivíduos sejam considerados saudáveis…
**********
Então amigos…não será razão para ficarmos com mais “esperança” no futuro…?
Vocês já “viram” como tudo será diferente…quando (e se) pudermos deixar de “lidar”…com a estupidez…??
SL
SL
13 Novembro, 2014 at 10:35
😀
13 Novembro, 2014 at 10:28
Deixo, a título de exemplo, algumas empresas portuguesas que poderiam perfeitamente entrar neste esquema de contratos anuais: Pingo Doce, CTT Correios de Portugal, Auto Europa, Mota Engil, Portucel, Nacional, Fula, Activo Bank, Worten, Cimpor, Recheio. Dentro do âmbito de empresas tecnológicas, igualmente um mercado crescente, aqui vão outras propostas: TimWe, JP, Prologica, Flag, Novabase, entre outras.
13 Novembro, 2014 at 10:33
Lion…para além de um grande problema comercial (se com 1 já muitos reclamam da camisola…imagina fizessem da camisola um quadro de marcas…) a exclusividade tem de pagar isso! Por isso sem ter valores concretos e visto ser prática comum a todos, a exclusividade compensa…
Para além de sim…existe limites para patrocínios…limites relativos ao espaço ocupados pelos mesmos!
13 Novembro, 2014 at 10:41
Alias se calhar encontras mais gente a discutir por exemplo tirar o patrocínio das camisolas por patrocínios alternativos (naming do estádio e assim) e que no final some o que se ganhava com o patrocínio das camisolas do que em pôr mais patrocínios na camisola…
13 Novembro, 2014 at 12:00
Tiago, não vejo mal nenhum em termos um patrocinador principal à frente da camisola e um “secundário” nas costas. Isto é o que acontece actualmente.
Poderíamos até ter um outro patrocinador na parte de trás dos calções. Creio que isso já aconteceu no andebol ou futsal. Seria mais uma receita. Lembro-me agora que a equipa do Sporting entra sempre com um casaco vestido. Por que não colocar um patrocinador nas costas ou à frente?
De lembrar que também, possivelmente, teremos de arranjar dois patrocinadores para o naming das bancadas (meo e moche)…
13 Novembro, 2014 at 12:10
O patrocinador das camisolas à frente é a PT…até nos equipamentos de treinos…LoL! O Acordo é assim…Quanto ao casaco não sei se tem ou não (não estou a recordar-me de cor…) mas sei que a colocar teria de ser o da PT! E a fazer-se um novo será nos mesmos moldes porque como disse a exclusividade pagasse e é o que tem pago mais! E a PT tem a exclusividade da frente das camisolas! Mas isso depois não pára! Qualquer dia o Fato do Marco tem um patrocínio…LoL! E internacionalmente mais depressa encontras um Parceiro que entre com a mesma exclusividade…
Quanto ao resto eu não tenho problemas com o que está…o que referi é que conheço muita gente que queria ver sair o que está e não conheço quase ninguém que aceitasse de bom grado ver mais Patrocínios à frente na camisola! O que adicionas é o dos calções…não gosto mas também não me choca…até podia ser…mas pronto…não era propriamente uma inovação e passar de 1 grande patrocinador para muitos pequenos…e era a isso que me referia!
13 Novembro, 2014 at 11:39
O caminho tem de ser multinacionais. Cá no burgo não há dinheiro.
13 Novembro, 2014 at 11:56
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_protocoloolexus_121114_135328.asp
Aqui tens um exemplo do que poderão ser as parcerias no futuro.
13 Novembro, 2014 at 10:36
Allo Tasca,
o meu ponto de vista sobre a hora do presidente:
1) formação
Não vejo um decréscimo na qualidade da formação, e não podemos ir lá só por títulos. Ganhar (e ser campeão) nem sempre significa formar bem. E isso é algo que não podemos esquecer. Dito doutra forma… se formarmos bem acabamos por ganhar, mas lá por ganharmos nada garante que estamos a formar bem. Basta ver a estratégia que foi seguida à uns anos com a contratação de jogadores africanos para equipas de sub-13 e sub-15. Olhando para alguns deles duvidamos se têm a idade que dizem ter, e para além disso o homem africano tem uma fisiologia completamente diferente do homem europeu, e o seu crescimento é diferenciado. E nestas idades basta correr mais rápido, ou ter mais força para fazer a diferença… à medida que a idade avança aí sim a componente técnico-táctica ganha a sua relevância. Claro que é importante ganhar, mas para mim continuam a ser os jogadores que temos em “pipeline” para lançar na equipa A que mede a qualidade da nossa formação.
2) patrocínios
A ligação entre a captação de patrocínios e o rendimento desportivo foi algo que já falei noutro comentário. Acredito que esse seja o futuro, pois será a “exigência” dos patrocinadores. Isto é, quando maior a exposição da marca maior o valor a pagar. Faz-me todo o sentido haver essa indexação! Deve haver um valor fixo anual a receber pelo patrocínio (é o valor a pagar por estar associado ao melhor clube português), e depois um “sucess fee” ligado à performance desportiva. Faz todo o sentido recebermos um extra por cada jogo na CL, pois existe maior exposição do patrocinador. A mesma coisa se aplica a títulos.
Deixando as “policies” e entrando nas “politics”
Não gostei da forma como Presidente abordou a entrevista nem as perguntas dos convidados. Tirando o cromo da “bola” ninguém procurou o tête-à-tête que o presidente quis. Além disso acho que o assunto “mensagem no facebook” devia ter sido fechado rapidamente, e assim não tornar ainda mais polémico.
Bem é só a minha opinião… vale o que vale!
13 Novembro, 2014 at 10:45
Foda-se, temos um presidente do caralho.
Uma lufada de ar fresco desde o Rocha …
Ontem, podia ter sido um programa de 5 ou 6 horas, que haveria muito para dizer.
Há que separar o que é interno (ex: caso Abel, pq nem tudo tem de sair cá para fora) e aquilo que são esclarecimentos aos sócios. Aliás, este programa tinha os jornaleiros como alvos, mas o próximo programa será novamente dedicado na totalidade aos sócios.
É jovem, são muitas frentes e nem tudo pode correr sempre bem. Tem uma cultura de exigência brutal. Qd ele publicou a mensagem no FB, fui dos que achei que o jogo foi num dia mau e que a equipa esteve toda com uma atitude péssima, mas que me parecia caso isolado, falta de inspiração e não de dignidade.
Hoje, assumo que depois da explicação do Bruno sobre o que é para ele um dia mau (futsal contra as galinhas … primeira parte com o paços) em comparação com uma postura que nada tem a ver com o que ele pretende no Sporting (guimarães), entendo-o e tb quero esta cultura de exigência.
Penso que se perdeu muito tempo com FB e banco de suplentes … mas terminou em grande.
Sobre a formação, gostava de saber mais, mas nem tudo pode ser dito.
Foi o próprio Godinho que iniciou a destruição e acredito que estamos a tentar recuperar o que tínhamos há uns bons anos e inclusive serve hoje a equipa A e a selecção nacional.
Confio que o trabalho dará frutos, mas vai demorar. E assim compreendo o reforço com compras de jovens. Ele deixou claro que precisa de fazer dinheiro.
Sobre o Shikabala, não lhe ficava nada mal dizer que foi um erro de casting e que mesmo assim poderá dar lucro (ou pelo menos quase nenhum prejuízo).
Agora é deixar o Marco fazer o seu trabalho, equilibrar a equipa (não fiquei convencido que não iremos ao mercado em Janeiro) e entrar em todos os jogos para ganhar.
Assim, só o apito nos pode travar.
13 Novembro, 2014 at 11:32
Boa análise.
Assino por baixo!
Pena que o apito está para ficar, ficar, ficar….
13 Novembro, 2014 at 11:41
Também fiquei com a impressão que em Janeiro vai haver pelo menos um “negócio magnifico”, que até já deve estar a ser preparado…
13 Novembro, 2014 at 11:48
Não me importava nada que fossemos buscar um bom central.
Mas experiente, bom e barato … existe?
Lembro-me do Stan dizer como veio (Robson ligou, ele veio).
O Marco não tem experiência internacional para trazer um nome feito.
Portanto, será sempre um negócio difícil.
13 Novembro, 2014 at 10:50
O Sporting, nos últimos anos depois de Sousa Cintra, tem sido arrastado e levado nas enxurradas que o futebol proporciona, o que já levou muitos clubes a desaparecer e a que alguns ainda sobrevivam apenas com a cabeça á tona de água para ir respirando. O Sporting tem estado neste caso. Aparece Bruno de Carvalho e a sua direção com a intenção de salvar o clube, mas para isso tem de estar em várias emergencias para o conseguir. Não é só tirar o Sporting da enxurrada em que estava envolvido. Isso está a ser o 1º passo, mas simultaneamente teve de tratar-lhe da hipotermia depois de tanto tempo dentro de água, a seguir tratar das escoriações, umas mais graves do que outras, depois tratar de o vestir, calçar e alimentar e dar-lhe as mínimas condições para que volte à sua vida e normalize o seu lugar na sociedade desportiva, e isto não é simples, por muito boa vontade que exista, há sempre o perigo de recaídas e estar atento aos sinais dos que de fora ou de dentro podem pôr em causa a nossa recuperação. Só os sportinguistas podem ter a coragem e a paciencia para aguentar o tempo suficiente para voltarmos a ser em toda a sua plenitude o Sporting Clube de Portugal o que por enquanto ainda não é possível. As feridas e os desgostos levam muito tempo a sarar. Depende da maneira como nós, tratarmos e acarinharmos a recuperação que está a ser feita, porque se a vontade das outras cores prevalecessem já estavamos no fundo.
Sobre a entrevista de ontem, várias opiniões e teses estão a surgir, mas para mim a jogada de mestre foi o convite feito aos diretores dos 3 desportivos para estarem presentes. O resto foi o sinal que ficou de que continuamos doentes mas que com a nossa força e garra voltaremos aos tempos áureos, assim nós queiramos.
Saudações Leoninas.
13 Novembro, 2014 at 13:09
A escolha de patrocínio …. Vai ter de ser o passo mais acertivo dos últimos 30 anos.
O nosso novo patrocinador vai fazer a difetença entre sermos comidos pelos Bandeirinha ou sermos respeitados por muita gente!
Eu acredito que alguem com muito poder e Sportinguista, vai ajudar a que se encontre esse parceiro de Futuro!
13 Novembro, 2014 at 13:11
Este texto está completamente Gra de seu sítio 🙂
Era para estar junto ao Cerba… Quando se refere ao dia mau …, Well
13 Novembro, 2014 at 13:18
Eu nunca acreditei que eles fossem… Mas a realidade é que também nao tinham como “fugir”
Ou seja uma bela ratoeira.
O que eu divido é que voltem a aceitar o próximo convite!
Se aceitarem passo a comprar jornais desportivo nem que seja para ajudar um bando de mentecaptos a sobreviver sem terem que ir para o subsidio de desemprego.
13 Novembro, 2014 at 10:52
Depois de uma passagem na tasca (já agora, deixem-se “rigacomments” que não traz nada ao blog), dei uma espreitadel nos jornais e claramente o Record foi quem entendeu melhor o que se passou ontem.
Para mim, continua a passar-nos a mão no pêlo, atitude pós-manha:
http://media700.dropshots.com/photos/1193127/20141113/cvn_054648.jpg
13 Novembro, 2014 at 11:33
Tu não reparaste que na primeira pergunta se trataram por tu e depois o Magalhães ainda se descaiu outra vez.
13 Novembro, 2014 at 11:41
Por acaso reparei 🙂
E se não houvesse este envolvimento o Magalhães no fim não tinha ficado “lixado” por o Bruno dizer que as fontes são uma merda. A melhor fonte é ele, o Pres.
13 Novembro, 2014 at 11:53
O mais irónico é que essa resposta do Presidente também podia ser para ti ó cotovio!
Se fosse a ti calava-me com com essa história das fontes, porque duas uma, ou és chibo ou aldrabão, não há volta a dar.
A mim parece-me mais que és aldrabão!
13 Novembro, 2014 at 11:56
Oh Trolha aplica a cultura de exigencia a ti mesmo. Comeca por pensar.
13 Novembro, 2014 at 11:58
LoLoL! Primeiro pede que se cale….com MUITO tempo e MUITA sorte pode ser que um dia venha o “pensar”….mas primeiro tens de pedir coisas mais terrenas….hehe!
13 Novembro, 2014 at 12:05
Universo leonino, aqui está, perante vós, o mais fiel exemplo de um Sportinguistas banana.
Aquele tipo de Sportinguista que recebia o Pintinho em Alvalade e lhe afagava o nabo ou que era roubado na Luz e continuava calado.
Vamos Presidente, ‘rabenta também com estes Sportinguistas bananas! Ontem foi lançado o repto! Os lampiões e os tripeiros estão sintonizados, os “Sportinguistas” de tv continuam a atacar o presidente!
Sportinguista, queres ser campeão? Queres ganhar a Taça de Portugal? Queres ganhar a Liga dos Campeões? Queres vender jogadores por milhões? Queres ganhar nas modalidades e ter uma Academia do caralho? Então deixa de ser banana!
13 Novembro, 2014 at 12:25
Sim filho…é isso mesmo! Tens razão….vá….agora pára de te babar, vai limpar as mãos que está na altura do comprimido…sim filho……tens razão…….toma isso com água e não faças muito chiqueiro….
(fds…brunovl…ainda querias que ele pensasse…..)
13 Novembro, 2014 at 12:27
Ja tirei isso da ideia.
13 Novembro, 2014 at 11:59
Combinado.
Eu começo a pensar e tu começas a deixar de defender os teus parceiros de cama.
13 Novembro, 2014 at 12:26
La em cima insinuas que tou a chamar todos de mentirosos e agora insinuas que sou gay. Deixo-te com a resposta de um tasqueiro
Trolha
12 Novembro, 2014 at 11:18
Primeiro maluco, depois gay? ahaha
Previsíveis como o CARALHO.
É assim que querem assassinar o carácter de um homem?
Fraquinhos…
13 Novembro, 2014 at 12:03
Trolha, começas a passar dos limites.
Já em posts anteriores estou a tentar responder-te correctamente.
Queres falar, falamos. Queres ser estúpido, estás à vontade.
Explica lá o que queres dizer, ou então vais ficar a falar sozinho.
Se não tens nada para fazer, larga-me a braguilha e vai ver se está a chover.
É que já chateia essa conversa de merda, que não tens sequer tomates para concluir.
13 Novembro, 2014 at 12:11
Não foi nada de especial cotovio, só achei irónica a coisa.
Também tu vens para aqui com conversas de foro interno do clube. Que “sabes de fonte segura”, que “alguem perto do balneário” te disse, e etc.
Isso no meu dicionário é um chibo, mas se estiveres a mentir (para ganhar estatuto ou algo mais, talvez para apanhares uma gaja como o DeFranceschi anda a tentar) não passas de um vigarista, um aldrabão.
Mas mesmo sendo chibo ou aldrabão podes continuar com a tua vida, ficas é mais exposto aos olhos do resto dos leitores deste blogue.
13 Novembro, 2014 at 12:16
Trolha.
Explica onde é que eu disse isso ou algo parecido. Vai lá rever os meus comentários em todos os posts deste blog.
O que escrevo aqui, é da minha responsabilidade e é o que penso.
Estatuto? lol.
Sabes qual é a grande diferença entre nós? É fácil saber quem sou, escrevo com o meu nome. Tu és um “trolha” desta vida que se esconde atrás de um teclado e diz o que bem apetece para para obter “conversa”.
Falas muito em “bananas” … provavelmente divertes-te a endireitá-las com o cú. Não discuto gostos.
Faz-me um favor. Guarda para ti as tuas opiniões sobre mim.
Senão deixarei de frequentar este blog por não haver controlo sobre personagens como tu.
Volta para as aulas (quero acreditar que és um puto) ou então … mais grave ainda … Get a Life.
13 Novembro, 2014 at 12:25
Esquece a parte do vernáculo e as bananas e etc.
Nunca comentaste com base em “dicas” que dizes que alguém de dentro do clube, ou que conhece x e y te disse?
Não estou maluco. Eu li.
Onde estão não sei, estão lá para trás, é uma questão de ler os tópicos anteriores e ver os teus comentários, mas que li, li.
O que me confunde é:
O que ganhas com isso? O que é que o Sporting ganha com isso?
Uma “dica” dessas, seja falsa ou verdadeira, origina uma manchete, mais uma picadela na ponta do jornal, mais um “artigo de opinião” dos Migueis de Sousa Tavares desta vida, que por sua vez dão origem a perdas de tempo pelos dirigentes do Sporting a desmentir esta trapalhada inteira. Passam-se semanas com chorrilhos de mentiras nos media, que gere DINHEIRO para os bolsos deles. Verdadeiros atentados à história do Sporting.
Não que os teus comentários já tenham resultado nisso que estou a explicar, mas que podem, realmente, resultar.
13 Novembro, 2014 at 12:27
Miguel…a sério…não tentes…não vais conseguir…..no máximo dos máximos vai fazer “TILT” e não te responde ou então vai dissertar sobre uma coisa que não tem nada a ver….a sério…let it go! Foram muitos anos a inalar cimento! Algum dia aquilo ia fechar a loja….
13 Novembro, 2014 at 12:31
Trolha, esquecendo as bananas.
Estás redondamente enganado. Qd tiveres tempo, volta atrás lê e relê, enquadra no contexto do post ou do comentário anterior.
Termino aqui a minha conversa.
13 Novembro, 2014 at 13:34
Tudo bem.
As pessoas só não se deviam esquecer que todo o tipo de gente vem aqui ler o blogue. Entre elas, jornalistas.
Lembras-te da história que o cherba escreveu sobre a hipotética contratação de um jogador e no dia seguinte foi editada num jornal?
Esse foi um exemplo real de que espiam o blogue em busca de informação previlegiada.
13 Novembro, 2014 at 12:29
Trolha,
ainda não consegui perceber muito bem qual é o teu objectivo, mas tenho a dizer-te que me fazes ter saudades do riga.
Nos entretantos, fico com a ideia que a passagem do Cacifo para a Tasca te fez mal, talvez porque o sake te corta o efeito dos comprimidos. E traço um retrato da tua pessoa:
– se fosses jogador de futebol estarias entre os melhores do mundo e nunca terias um jogo menos bom, quanto mais mau;
– se trabalhasses na SportingTV, cagavas no objectivo de dar seriedade ao canal e lambias o escroto ao presidente em directo;
– se fosses director do que quer que fosse, serias uma das maiores bestas da história da gestão
Por tudo isto, permite-me dizer-te com o mesmo respeito que mostras nutrir por todos os que aqui passam, incluindo uma pessoa que se digna a dar bons dias todas as manhãs, que deves ser um frustrado de merda. Não foste jogador da bola, não foste jornalista, não mandas um caralho. Ou melhor, mandas bocas foleiras a todos os que não concordam contigo. O que faz de ti, simplesmente, palerma. É isso, fazes papel de palerma com pouca ou nenhuma educação. E com uma curiosa predileção para falar em bananas.
13 Novembro, 2014 at 13:30
Espera…
Estás a confundir duas situações, uma são estes embates com outros bloggers (que são em parte fúteis, admito), e a outra são as criticas que eu faço aos teus textos.
Não esperes que num blogue com milhares de visitantes, todos fiquem de acordo contigo. Eu tenho os meus pontos de vista, a questão do palavreado é uma falsa questão. Sabes o que realmente aconteceu? Transformaste uma tasca num café mas chamaste-lhe Tasca, é só isto. Eu continuo habituado à tasca.
Agora que és uma “figura publica” (isto não é nenhuma alfinetada, realmente apareces na tv, etc) achaste por bem que devias adoptar outro tipo de escrita e imagem, mas isso não quer dizer que os teus leitores se sintam obrigados a fazer o mesmo.
Aceito que o meu palavreado possa criar alguma crispação, mas não esperem grandes mudanças.
Em relação à questão do sr. Max é mentira, ponto. Tenho respeito pelo senhor e não vale a pena vir mais com a ladainha.
Em relação a isto… “Não foste jogador da bola, não foste jornalista, não mandas um caralho” o que te posso dizer é que te enganaste nas três!
13 Novembro, 2014 at 14:02
Diogo Matos, és tu?
13 Novembro, 2014 at 14:07
não, o Diogo Matos é anti-Bruno
13 Novembro, 2014 at 14:14
Comentador de mesas redondas nunca fez de ninguém jornalista.
13 Novembro, 2014 at 14:03
Ao fim de tanto tempo ainda achas que eu fico melindrado por existirem opiniões discordantes? Vá lá, a sério. Basta pensares numa rubrica intitulada “hoje escreves tu” (olha, aproveita e deita cá pra fora), por exemplo, para perceberes que essa observação faz pouco sentido.
Outra falácia é essa questão da utilização de mais ou menos vernáculo. Basta leres os meus posts, mesmo aqueles que achas que são de um romantismo de merda (e que não são novidade, fazem parte incontornável do meu trajecto blogueiro), para veres que não deixei de utilizar a linguagem que me apetece e quando me apetece. Ah, e se um dia falares comigo pessoalmente, também perceberás que não tenho problema algum em utilizar palavras menos elegantes.
Não é a tua linguagem que provoca crispação. É a tua ausência de tolerância. Olha para o que escreves e vê se não estás a adoptar uma postura croquetiana, só que na defesa do actual presidente. Ou estão com ele ou são uma cambada de cabrões e afins, é o que transparece do teu discurso.
13 Novembro, 2014 at 14:16
Pronto, então siga-se em frente e que evoluemos todos com as peripécias do passado.
13 Novembro, 2014 at 14:19
Isso. Sai uma caneca por conta da casa!
13 Novembro, 2014 at 11:43
Na página 5 desse pasquim, estão 3 personagens que não entenderam nada do que foi dito ontem, e continuam com a senda de chover no molhado. 3 Sportinguistas que, ou devem algo à inteligência, ou a sede de protagonismo é tal, que hipotecaram a sua inteligência na ânsia de continuar a malhar no Presidente.
13 Novembro, 2014 at 11:49
Opiniões, valem o que valem …
13 Novembro, 2014 at 10:56
Sobre o Dias da Cunha, foi enorme:
“Devia resguardar-se um pouco … é que a auditoria ainda não chegou lá”.
Pumba!
13 Novembro, 2014 at 11:09
“é uma ameaça???”pergunta o estarola o estorla 2 enqto esbugalha os olhos…(cheirou-lhe a sangue e possivel capa de pasquim)
mas o Presidente deu bem a volta!
antes pelo contrario,devia resguardar-se pq a auditoria ainda nao chegou la,e nunca s sabe…!
Incha porco!sua la mais um pc…
ainda n é desta;)
13 Novembro, 2014 at 11:42
Esta foi divinal.
13 Novembro, 2014 at 13:22
Aí o Presidente foi inteligente e deu uma lição aos jornaleiros, porque se eventualmente houver indicios de gestão danosa o facto de estar a falar agora e não no tempo/instituição devidas poderia arruinar qualquer pretensão legal por parte do Sporting. O que me choca é diretores de jornais não perceberem isso, é por isso que se viola em Portugal tantas vezes o segredo de justiça: aquela coisa do género tenho provas disto, e o director do jornal responde “ah e tal mande aí que o pessoal vê e não publica”.
13 Novembro, 2014 at 10:59
A mim preocupa-me é como vamos evitar aquela história dos direitos televisivos.
Acho que podíamos lançar a discórdia entre o grupinho de 27 e propôr que se receba o dinheiro de acordo com o escalonamento final das equipas na Liga anterior.
Isso ia provocar algumas clivagens no “Grupo dos 27″…