Quem esteve no multiusos de Odivelas, teve oportunidade de assistir a mais um enorme exemplo de dedicação por parte dos adeptos leoninos. Pavilhão à pinha, gente de todas as idades, a mesma paixão. No final, uma grande vitória, festejada a preceito. Também na sexta-feira, a Onda Verde voltou a dar vida a um desses estádios onde, regra geral, se escuta o bater de asas das moscas. Mas se este é um dos vários exemplos da comunhão perfeita entre a equipa e os adeptos, porque raio venho eu com um título que recupera aquilo que o Sá havia escrito, na sexta?
Porque, quando li esse belíssimo texto, fui imediatamente assaltado por um pensamento: então… e nós? A verdade é que é muito fácil exigir compromisso e exigência aos nossos atletas, mas, invariavelmente esquecemo-nos que, também nós, devemos colocar em prática essa máxima. Mais curioso ainda, é constatar que alguns dos mais críticos são dos que menos fazem pelo Sporting. Há, obviamente, casos em que se quer e não se pode, ampliados por uma maldita crise que ameaça arrastar-se mais algum tempo. Mas há, também, incontáveis casos em que não se dá um bocadinho mais… simplesmente porque não.
Não sei vai ao estádio porque está a chover. Porque está frio. Porque é à noite. Porque é a meio da tarde. Porque é ao sábado. Ou porque é ao domingo. Porque o bilhete é caro (entretanto, bebem-se quatro ou cinco minis no café). Porque vai estar uma confusão do caraças e o trânsito e os apertos no metro e o raio que parta.
Não se é sócio porque seis euros por mês não dá e isto está apertado (e pimba, saco do maço de tabaco e ao fim de dois maços tem a quota paga). Não se é sócio porque era o que faltava sustentar chulos e eles que arranjem publicidade e ganhem a champions que logo ficam com dinheiro.
Não se contribui para a Missão Pavilhão porque era o que faltava serem os adeptos a pagar o pavilhão! (algumas horas depois, a mesma pessoa dirá qualquer coisa como “precisamos mesmo de ter um pavilhão! Isto de andar com a casa às costas no andebol, no futsal, no basquet, no hóquei, não dá! Tira-nos força!).
Não se assina o jornal do Sporting porque não se tem pachorra para ler a versão digital. E era o que me faltava gastar quatro euros por mês (e pimba, deixa lá ir meter dez euros no euromilhões). Epá vou comprar o jornal para quê, se posso ler o Correio e o Record à borla, no café?
Pois… e esses cabrões dos jornais desportivos que estão contra nós? Heish! Tu já viste bem o que diz hoje na capa do…? Ora, porra, mas afinal eles estão contra nós e tu andas a comprá-los? Ahm?!? E dás-lhe uma média de 30 entradas por dia no site? Fazes bem, fazes bem. Assinas a SportTV porque o streaming é lento? Também fazes bem.
Poderia continuar, mas não me apetece (também tenho direito, certo?). Deixo-vos apenas uma pergunta: há quanto tempo não esgotamos a lotação do Estádio José Alvalade? Nem na época passada, numa altura em que o primeiro lugar estava a escassos pontos e a direcção colocou os bilhetes a salvo erro, cinco euros (ou sete) para sócios, em qualquer zona do estádio. Dá que pensar, não dá?
Tal como dá que pensar o facto de, se exigimos compromisso aos jogadores, porque raio abandonamos mais cedo o nosso lugar na bancada? Porque raio somos os primeiros a apelidar de flops os jogadores que contratamos, assim que eles erram o primeiro passe? Porque raio insultamos os nossos próprios jogadores nas redes sociais? Porque raio, amanhã, frente ao Maribor, não acendemos ainda mais o vulcão no jogo que pode (e vai!) garantir-nos a continuidade nas competições europeias?
Compromisso e exigência? Pois que está muito certo. Então… e nós?
24 Novembro, 2014 at 9:03
Muito bem dito caro Cherba! Já há algum tempo que penso nisso, os mais críticos falam muito, mas intervém muito pouco na vida do clube!
Falta haver mais militância desses “gargantas”… Com eles o clube ficaria de certo mais forte.
Agora falta ganhar a organização da final da UEFA futsal cup e depois encher o pavilhão atlântico e ajudar o clube em mais um combate.
Sempre a combater!
24 Novembro, 2014 at 9:03
Isto. Sem tirar nem por.
24 Novembro, 2014 at 9:20
Alguém que não vá ao jogo com o Maribor pode “arranjar-me” um cartão de sócio?
24 Novembro, 2014 at 12:21
Eu.
24 Novembro, 2014 at 12:59
Clica no meu nome e na página do grandeartistaegoleador, encontras o meu mail no canto superior direito em “ver perfil”.
24 Novembro, 2014 at 14:52
És de Lisboa?
24 Novembro, 2014 at 14:53
Ok quando chegar a casa e almoçar eu contacto-te lá por volta das 15:45
24 Novembro, 2014 at 9:20
Até amanhã em Alvalade!!!
Z
24 Novembro, 2014 at 9:23
Acabei de rever os 10 minutos finais do jogo de futsal (não apareci na TV!!!) e ainda vibrei… Imagino quando for no MEO Arena!!!
Os últimos segundos foram um sufoco total nem me apercebi daquela bola no poste… Foi por pouco mas foi totalmente merecido!
24 Novembro, 2014 at 10:04
Onde posso ver esses minutos finais? Obrigado!!
24 Novembro, 2014 at 12:41
Tenta aqui… http://oartistadodia.blogspot.pt/
Vê no ‘post’ de ontem… ~Tem o golo e os lances finais…
24 Novembro, 2014 at 9:26
Onde posso ver esses minutos finais? Obrigado!!
24 Novembro, 2014 at 11:47
Sporting TV. de certeza que vai passar o jogo várias vezes.
SL,
24 Novembro, 2014 at 9:55
pois é Cherba, sempre disse que há por aí muito papagaio e chico esperto que adora cagar sentenças mas quando tem de chegar-se á frente…está quieto.
Mas claro, é sempre o primeiro a assobiar, a criticar, a ser o dono da razão, a fazer linchamentos públicos…
O Sporting também precisa de nós, e quando alguns enchem a boca a dizer que somos diferentes…realmente somos, mas para o bem e para o mal, existe uma disparidade enorme nos adeptos do Sporting, aqueles que vão ao estádio e nem pestanejam pois aquilo parece uma sala de ópera e que olham incomodados quando um gajo passa o jogo a apoiar e soltar uma caralhadas, e aqueles que saem 5 minutos antes de ser levantada a placa de descontos.
Há coisas que realmente não entendo, mas gostava de as entender, pois o chavão de que “somos diferentes” tem de ser levado á letra mas pela positiva.
Tudo o que disseste tens razão, mas até te vou ajudar numa situação:
Quota B = 6 euros
maço de tabaco = +ou- 4,30 euros (2 maços = 8,60euros)
ou seja se fumarem menos um maço e meio por mês dá para pagar a quota, fosga-se claro que há crise…fumem menos e sejam sócios caralho!
24 Novembro, 2014 at 9:58
+1
24 Novembro, 2014 at 15:25
Quem fala assim não é gago ou isso ou beber menos 10 cafés, a ler a bosta o nojo ou o rascord
24 Novembro, 2014 at 10:03
E dentro dessa “da poupança”…
Lembrem-se até, mais importante ainda que a própria poupança em euros…”do bem” que fazem à vossa saúde…!!
(Espero que alguém “receba” o recado…! ) 🙂
Abr e SL
24 Novembro, 2014 at 10:08
looool bom dia amigo Max 🙂
eu percebi a indirecta do tabaco, mas as minhas quotas estão pagas e sempre em dia e sou dos que está sempre a apoiar no meu lugar anual, assim como o amigo.
Compreendo que deve ser complicado estar ao lado de uma !chaminé” mas amigo Max, isto é assim desde os primórdios e é só lá a ver a bola, porque por exemplo ontem durante o dia fumei um cigarro…
Agora digo uma coisa com total clareza, se fosse preciso fumar menos 5 maços para ser sócio, não hesitaría um segundo que fosse.
Abraço amigo, amanhã lá estaremos!
24 Novembro, 2014 at 10:35
Meu amigo, como entenderá tem total liberdade para fumar…mas como os amigos “têm a obrigação” de chamar a atenção para o que de prejudicial possa atingir os seus amigos…é só por isso e nada mais que eu “mando” uma bocas de quando em vez…
Mas sim tem toda a razão a chamada de atenção do Cherba…
Quando alguém “ama” alguma coisa ou alguém, tudo fará por certo para “lhe agradar”…
Neste caso concreto o “grande amor” é o Sporting e não se compreende muito bem…
Que alguém diga que é sportinguista…não seja sócio porque afirma tem dificuldades financeiras…
E depois…fuma 1 ou 2 maços por dia e bebe 4 ou 5 bicas no mesmo período de tempo…
Se verdadeiramente “amasse” o Sporting…
Passaria a fumar 1 maço por dia…e apenas 3 ou 4 bicas…
E teria dinheiro para pagar as quotas do Sporting…e ainda teria a possibilidade de acrescentar algum tempo à sua vida…
Para poder vibrar…com o também “seu” Sporting…!!
Ahh e já agora lembrar aqui uma coisa que ainda não foi lembrada…:
“O tabaco…mata”…!!
Vá lá…não “desperdice” a sua vida…
Aproveite todos os momentos que a vida lhe concede…para vibrar com o nosso Sporting…!!
SL
24 Novembro, 2014 at 10:44
eu entendi a sua preocupação amigo Max e nunca levarei a mal um conselho de um amigo.
Peço é desculpa pois acredito que para quem não fuma, estar a levar com o fumo de quem fuma não será muito agradável, mas eu faço os possíveis para que o fumo não incomode…
De resto, e é essa a questão, dá-me ideia que há gente que não é sócio apenas porque não!
e isso não me entra na cabeça, claro que cada um sabe das suas finanças, mas quem gasta dinheiro de forma disparatada e depois vem dizer que é um luxo ser sócio do seu clube…então que se vá f….lixar!
grande abraço amigo Max e já sabe…os seus conselhos serão sempre bem-vindos!
SL
24 Novembro, 2014 at 12:07
Então, não viste o futsal!!!!
Pelo menos um maço (nos últimos 10 segundos)!!!
SL,
24 Novembro, 2014 at 18:10
ehehehehehe vi em casa, não arranjei bilhete e em casa não fumo, mas acredita foi impróprio para cardiacos e aquela bola no poste…dassssssss
SL
24 Novembro, 2014 at 10:44
Isso mesmo Mário!
E com o bónus de que faz melhor á saúde 🙂
24 Novembro, 2014 at 10:46
eheheheh nem mais Jorge e a carteira agradece 😉
24 Novembro, 2014 at 10:44
Há uma expressão para isso:
Win Win situation !
( deixei de fumar faz 28 de Dez dois anos, assim por alto e sem contar com “jornadas duplas” já poupei:
4,3×720= 3.096 Aérios
AH pois é Bébé!
Por isso, tenho mais saúde, sou sócio com cotas em dia e viu amanha ao Estádio.
24 Novembro, 2014 at 10:46
é esse o conceito Tadeu!
sem tirar nem pôr!
SL
24 Novembro, 2014 at 11:00
“(…) faz 28 de Dez dois anos (…)”
Epa ó Tadeu não me leves a mal, mas traduz-me lá isto para Português.
24 Novembro, 2014 at 11:03
Dez quer dizer Dezembro? Se for assim tá percebido
Isto de andar nos medronheiros logo de manhã afecta o discernimento…
24 Novembro, 2014 at 15:27
Parabéns Tadeu!
Um verdadeiro exemplo!
24 Novembro, 2014 at 11:35
schmeichel desculpa lá, fazer comparação com o tabaco não tem nexo nemhum.
lá por seres anti fumador não te dá o direito de fazer essa comparação, até pareçe que um fumador fuma porque só que sim, esqueças o pormenor dependencia.
24 Novembro, 2014 at 11:37
O schmeichel é fumador. 😉
24 Novembro, 2014 at 11:50
mas não tem direito de questionar como as pessoas gastam o seu dinheiro.
cada um gasta aquilo que quer e como quer.
não é por 1 maço a menos que deixa de ser socio é a falta de vontade.
24 Novembro, 2014 at 18:19
tem calma pá, não leves isto tão a peito…foi apenas um exemplo que dei, podería ter falado noutra coisa mas aproveitei o exemplo que o Cherba deu no post.
Acho que acabaste de ganhar uns 50 volumes de tabaco gentilmente oferecidos pela Tabaqueira Portuguesa de tão exaltada defesa dos maços de “paivante”.
SL
24 Novembro, 2014 at 13:43
Não é não senhor…
É um Leão que “descarrega” sobre “o dito cigarrito” a sua impotencia de não conseguir “ir lá dentro resolver” a situação…
Ele fuma…eu “dou” (sem querer é claro…) com a nuca no varão que está logo atrás de mim a dividir o sector…
A Maria com os nervos…”chama nomes” em voz baixa ao árbitro… (ou estou enganado…?)…ou (e) enterra as unhas nas palmas da mão…(ou não…) ? 🙂
Beijinho e até amanhã…!!
24 Novembro, 2014 at 11:48
se não comprarem presativos também não gastam dinheiro ( pronto , provalvamente também não fodenm, que se foda ).
estas comparações são completamente estupidas no geral.
para quem trabalha 6 € é sempre possivel a não ser casos especias em que 6 € faz falta.
não havia necessidade de comparações com tabaco etc, cada um tem a liberdade de gastar o dinheiro como quiser ponto, este pais está cheio de moralistas.
só não paga 6 € quem não tem vontade a não ser como referido acima quem não tenha mesmo possibilidades.
sou socio mas não aceito nem nunca aceitaria que alguém me venha a dar lições como gastar o meu dinheiro, é o meu direito.
24 Novembro, 2014 at 12:26
Os centros de saúde oferecem preservativos. Não precisas de comprar e f**** na mesma! Lol
24 Novembro, 2014 at 12:29
hehehe! Grande artista sempre “em cima” do acontecimento e com uma solução!!
24 Novembro, 2014 at 13:33
😉
24 Novembro, 2014 at 14:02
mas tens de gastra dinheiro em gasolina ou autocarro ou vais a pé para bem da tua sáude-
abraço
24 Novembro, 2014 at 18:21
vou de skate buscar os preservativos
24 Novembro, 2014 at 13:45
Mas é claro que as nossas opiniões nada mais são do simples opiniões…
Nem vale a pena enervar-se amigo…
SL
24 Novembro, 2014 at 14:29
caro max eu não me enervo com isso, o tipico portugues dá sempre soluções na casa dos outros.
a unica coisa que faz um sportinguista não ser socio é a falta de vontade.
não quero saber se bebe 5 minis por dia se fuma 8 maços etc é a falta de vontade de quem pode o resto são desculpas.
isso é que é a questão, falta de vontade
25 Novembro, 2014 at 14:21
Então, até concordas, é falta de vontade.
Tirando as devidas excepções, eu sei que há malta aflita que nem para comer quase chega, que corta no tabaco porque o Coelho aperta (há um passo intermedio que é passar para o tabaco de enrolar…), compreendo uma pessoa sem trabalho (era um bocado esquisito, “desempregado mas para as cotas tem dinheiro”…. não que uisto seja uma critica a alguem que o tenha feito!!!
MAS, tirando excepções, a maioria não tem vontade, pega num dos argumentos dado acima ou outro ainda, como “ganho pouco, paguem cotas quem ganha bem” (esquecendo que o ser socio é um prazer pessoal).
E por essa falta de vontade de ser sócio, não corta um pouco no tabaco ou noutra coisa qqr para que chegue para os 6 € por mes.
o tabaco é apenas um dos exemplos, ninguem está a dizer a ninguém que é menos Sportinguista porque deixa o vicio ser mais forte!
Felizemente, o vicio Sporting , não se esgota em ser socio, ve na TV, vem à tasca… já o vicio do tabaco, só queimando-o!!!
Agora não desculpo uma pessoa que não é sócia mas compra o rascord ou a aburla todos os dias…. foda-se, não ajuda o clube mas ajuda os inimigos dele!! não entendo
E a distância não é desculpa.
Eu até moro perto, mas por causa do horario do trabalho, raramente consigo. Fiz-me sócio na mesma. Porra, há malta no estrangeiro que é sócio.
24 Novembro, 2014 at 15:29
É apenas um exemplo como tantos outros.
Só serve para demonstrar que não temos mais sócios porque para muitos mesmo daqueles que criticam imenso o Sporting não é uma prioridade
24 Novembro, 2014 at 18:13
deves ser sócio da tabaqueira para estares tão acesso no que respeita ao tabaco, tem calma e fuma lá um cigarro que isso passa!
24 Novembro, 2014 at 9:56
Nunca mais é amanhã 🙂
24 Novembro, 2014 at 10:00
Lá estarei amanhã como sempre a gritar pelo NOSSO SPORTING!! 🙂
24 Novembro, 2014 at 10:01
Plenamente de acordo com o que ao amigo “Cherba” diz (“grita” parea tanto ouvido surdo…)…
Eu por mim…faço o que posso e dentro “do que posso”…conto estar amanhã a ocupar o meu lugar, desejando estar mais tempo de pé…do que sentado…!!
Sporting Sempre…!!
SL
24 Novembro, 2014 at 10:47
Amanhã não posso ir Max 🙁
Realmente è nestas alturas que queria meeeeeesmoooo viver em Lisboa ou arredores.
Mas a minha GB Champions vai lá estar na mesma!
Abraço e veja lá se “controla” a dose de tabaco do nosso amigo Mario 😉
24 Novembro, 2014 at 10:56
amanhã vai ser pacifico, espero, ehehehehehe
24 Novembro, 2014 at 16:46
Os nossos jogos nunca são pacíficos!
Sabes isso até melhor do que eu.
24 Novembro, 2014 at 13:16
Nós bebemos uma por ti!
Z
24 Novembro, 2014 at 13:48
Bem…então isso quer dizer que vamos ter de poiar por 3 não é…??
Amanhã quando a amigo Mário já for no “nº não sei quantos”…vou dizer-lhe…: eh amigo…agora não…agora vai ter de bater palmas (assim não pode acender o cigarrito…) em vez do amigo “Lagarto”…!!
Abr e até sempre,,,
SL
24 Novembro, 2014 at 10:01
Ora nem mais! Os meus pensamentos em relação aos adeptos do Sporting estão compilados neste post.
Há quem quer e não pode? Há. Eu já fui um deles.
Mas agora que posso, não falho. O meu apoio é incondicional!
Tal como este amor…o de sempre.
SL
24 Novembro, 2014 at 10:08
Bom dia Tasqueiros (as)
É isso mesmo Cherba! Não podemos só pedir e exigir compromisso aos jogadores. Nós sócios e adeptos também temos obrigações.
Eu resido a cerca de 300 Kms de Alvalade, tenho portagens com preços proibitivos na A23, não é fácil ir com regularidade a Alvalade, infelizmente.
Da última vez que lá estive (jogo com o Marítimo) com a minha família, em viagem, bilhetes e farnel para o lanche e jantar partilhado foram mais de 100 €. Nos dias que correm é complicado gastar 100 € num dia.
Mas faço o meu trabalho. Sou sócio, contribuí para a missão pavilhão, ajudo e colaboro com os núcleos da Covilhã e do Tortosendo.
Na passada 6ª feira estive presente no jantar comemorativo do 20º aniversário do agora denominado Núcleo do Sporting de Portugal da Covilhã. Foi uma belíssima noite de convívio e manifestação de amor clubista, estiveram presentas mais de 100 pessoas, muitas delas que ao longo de 20 anos, fizeram muito pelo núcleo e pelo Sporting. Foi ótimo jantar ao sabor dos golos do Sporting em Espinho e do futsal em Odivelas.
Estiveram presentes em representação do conselho diretivo do Sporting o vogal, Bruno Mascarenhas e o ex jogador, João Luís II. Lembram-se dele?
Atualmente é professor no Instituto Politécnico de Viseu.
http://armazemleonino.blogspot.pt/2009/05/joao-luis-ii.html
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_nucleocovilha_211114_135811.asp
É com alguma pena que vejo esta direção do Núcleo demissionária. No seu mandato deram um grande dinamismo ao núcleo com organização de uma série de eventos e atividades de caráter solidário e desportivo. Organizaram deslocações a Alvalade quer para os jogos da Liga, quer para os jogos da Champions. Na próxima 3ª feira organizará nova deslocação para o jogo com o Maribor.
Faço votos para que a Câmara apoie na aquisição de uma nova sede com mais condições (a atual tem muitas escadas e dificulta o acesso aos sócios mais idosos), e que surja uma lista capaz de continuar o bom trabalho em prol do núcleo, dos covilhanenses e do Sporting Clube de Portugal.
SL
24 Novembro, 2014 at 10:49
A sede ainda é no inicio da Rua Direita? Do lado do jardim?
Saudades dos meus tempos na Covilhã… ai respira-se Sportinguismo por todo o lado!
24 Novembro, 2014 at 12:17
Boas, Jorge Lagarto
A atual sede é perto do jardim, na Rua Combatentes da Grande Guerra (aquela rua que vem do Restaurante Sporting até ao jardim) , por cima da sede do Arsenal de S. Francisco, no edifício do antigo Ciclo.
A da Rua Direita a que te referes era quando ficava por cima da funerária Paraíso, certo?
Vem matar saudades à Covilhã, serás sempre bem vindo.
SL
24 Novembro, 2014 at 13:49
Funerária Paraíso…??
Não me digam que o slogan de venda era:
“Passe por aqui…antes de ir para o Paraíso”…:)
Abr e SL
24 Novembro, 2014 at 15:04
Boas Max
Era mais ou menos isso. O pior era aqueles que não iam para o paraíso… publicidade enganosa!
Agora sem brincadeiras o nome da agência deve-se ao sobrenome dos donos que é Paraíso. Na altura a sede do núcleo da Covilhã era por cima da funerária. Circularam imagens na net a “gozar” com a situação.
Abraço e SL
25 Novembro, 2014 at 14:24
bem, pior é a funeraria Bonfim!!
24 Novembro, 2014 at 17:31
Bons tempos que passei ai na UBI… a Covilhã ficou no meu coração!
Ando aqui por perto em Castelo Branco, mas mais virado para sul. E com uma vida diferente.
Essa da funerário por baixo da sede do núcleo lembra-me bem e tinha a sua piada.
Ainda deve andar pelo google a célebre foto… Hehehe
24 Novembro, 2014 at 10:27
Eu por mim continuo na minha…essa história do “Somos diferentes” é válido para 40 ou 50 mil adeptos, adeptos de verdade temos para aí 300 ou 400 mil….o resto é paisagem, é gajos que são do Sporting só para meter conversa e só quando ganha….
O problema é que muitos estão convencidos que somos 3 Milhões e por isso nada faz sentido e temos de “acordar” os 2,5 Milhões adormecidos…só que isso é tão verdade como as galinhas serem 6 Milhões…
24 Novembro, 2014 at 10:34
off topic: parece que no rascord continua a campanha: merdafica é o unico clube que aposta na formação. e ainda dizem que eles estão mais amigáveis! eles nem têm um portugues no plantel qt mais um portugues da formaçºao! carrega verdade no jornalixo!
24 Novembro, 2014 at 11:11
Contrataram o Rubik como assessor?
24 Novembro, 2014 at 11:58
Apostam, sim senhor! Na formação dos árbitros! Só maldade…
24 Novembro, 2014 at 12:25
Os lampiões são os adeptos (em geral…com raras e honrosas excepções…) mais BURROS à face da terra…..comem com cada merda…..
24 Novembro, 2014 at 10:35
É por isso que eu por vezes digo “quem me dera ser de Lisboa ou perto, não faltava a um jogo em Alvalade, mas morando a mais de 300 km não é fácil, mas faço o que posso, sou sócio com as quotas em dia e jogos zona norte e centro só não estou presente senão der mesmo! Os Sportinguistas do norte não falham pah 🙂
SL
24 Novembro, 2014 at 10:38
ninguém arranja um resumo do jogo?
24 Novembro, 2014 at 10:40
Nem mais. Dos melhores textos que li por aqui, porque toca no ponto exacto. E nós??quando nem com o Chelsea se esgotou o estádio… Isto para alguém como eu, que só não esta sempre no estádio porque não pode, é revoltante.
24 Novembro, 2014 at 10:45
Quase que tinhamos dois Sporting’s na final four. O Sporting Paris ficou no segundo lugar do grupo.
Seria lindo que isso acontecesse pro ano!!
24 Novembro, 2014 at 12:11
Nós “roubamos-lhes” o marcador do nosso golo contra o Movistar… 😉
24 Novembro, 2014 at 10:57
Até amanhã! Eu por mim vou ajudar a encher Alvalade!
Fiz mais de 2000km para poder ouvir de novo o hino da Champions em casa!!! (isso e arrancar dois dentes do ciso)
24 Novembro, 2014 at 13:51
Abraço amigo Bino…!!
SL
24 Novembro, 2014 at 10:59
Já o disse algumas vezes por aqui, mas nunca é demais repetir.
Custa-me ver pessoas (alguns são meus amigos) que são sportinguistas convictos como eu e até têm uma vida financeiramente estável (felizmente incuo-me nesse lote), mas que não são capazes de ajudar o clube com 1€ que seja!
Vibram… Protestam… Reivindicam…Exigem…
Mas não ajudam?!? Não entendo!
Não ter condições financeiras é mais do que legitimo para não ajudar, mas ter e não fazer nada?
Cá em casa estou de consciência tranquila… faço o que posso!
Sou sócio (desde que comecei a trabalhar e a poder sustentar-me)
Tenho Gamebox desde o arranque em 2003
Sou assinante do Jornal
Fiz a esposa sócia
Fiz os 2 filhos sócios á nascença
Fiz o meu Pai sócio
Comprei camisola da Missão Pavilhão
e vou a Alvalade sempre que posso! e mais não é porque os 200km não o permitem.
Ando sempre a tentar emprestar o cartão para os amigos lá irem ver a bola no meu lugar…o objectivo é que o lugar não fique vazio.
Se podem ajudar, ajudem…Não assobiem para o lado!
24 Novembro, 2014 at 11:02
Sem Nós nao há vitorias!
Sem Nós nada disto faz sentido!
Junta a tua voz à nossa Nos!
Nos sozinhos nao somos nada,
Juntos temos o mundo na mão.
Nós nao nos podemos esconder ou acobardar!
Por cada um de nós que for deitado a baixo, mil outros Nós surgirão.
Nós temos que ser Sporting!
24 Novembro, 2014 at 11:03
Isso é tudo muito bonito, mas quando convences a tua namorada a ir ao estádio e depois:
– Estás 35 minutos para entrar no estádio, entre empurrões e mais…empurrões;
– 45 minutos de jogadores a passearem em campo + 45 minutos de gajos a mandarem-se para o chão e a simularem lesões….o que vais dizer? Que foi um dia mau?!?
24 Novembro, 2014 at 11:16
dizes que mesmo não tendo corrido bem continuas a amar o Sporting porque ser do Sporting não se explica…sente-se!
24 Novembro, 2014 at 12:12
schmeichel é mesmo isso
24 Novembro, 2014 at 11:26
“convences a tua namorada”
acho que resolves esse problema se trocares de namorada 😉
SL
(e não leves a mal a brincadeira)
24 Novembro, 2014 at 11:56
lol
24 Novembro, 2014 at 11:27
Fds…se precisas que alguém te diga que tens de explicar que para a próxima vão mais cedo e se ela precisa que lhe expliquem que a primeira parte correu mal…isso é sinal que não é grande fã de futebol e muito menos do Sporting….
Estes são os que eu mais gosto! Até podem ir ao estádio…desde que lhes garantam entrada VIP, espectáculo, bom resultado, jogadores a 200% de forma, bom tempo, lugar no parque com entrada e saída imediata….
24 Novembro, 2014 at 11:28
Depois venham dizer que “somos diferentes”….LoL!
24 Novembro, 2014 at 13:04
+1000
24 Novembro, 2014 at 11:31
No Colombo deves estar melhor.
24 Novembro, 2014 at 13:53
Bem…essa dos 35 para entrar, talvez tenha solução…:
Que tal (se possível…) tentar entrar pelo menos 30 minutos antes do inicio do jogo…?
Agora o resto…isso é uma solução que nós gostaríamos que existisse…masm os “apitadores” fazem que não é nada com eles…!!
SL
24 Novembro, 2014 at 11:09
Para aqueles que, como eu, são obrigados por vicissitudes da vida a acompanhar ao longe o nosso grande amor, é difícil entender como algum Sportinguista abdica de ir a Meca.
É difícil de explicar o que sinto quando entro em Alvalade mas tenho sempre um nó na garganta e aquelas borboletas no estômago.
Ainda sou do tempo em que não comia na escola para poupar os €2.5 que a minha mãe me dava todos os dias para o almoço para no fim-de-semana conseguir comprar um bilhete.
O sacrifício é à escala da vida de cada um mas se não fazemos o nosso sacrifício, será justo pedir a jogadores e direcção que se sacrifiquem por nós? Parece-me um contra senso.
SL
24 Novembro, 2014 at 17:33
“É difícil de explicar o que sinto quando entro em Alvalade mas tenho sempre um nó na garganta e aquelas borboletas no estômago.”
Eu confirmo isso Barbosa! Vi bem a tua emoção!
24 Novembro, 2014 at 17:45
Shhh… Isso nao é para contar a ninguem mas realmente bateu forte… 😉
A Maria é que acertou em cheio. Familia, Sporting, Patria. Nada mais importante neste mundo
24 Novembro, 2014 at 17:36
É o amor. 😀
24 Novembro, 2014 at 11:11
Permitam-me fazer um Off-Topic… na questão central da defesa, e se conseguíssemos o Rolando? Está em final de contrato, em litígio com os porcos… e não é tão mau quanto o pintam
24 Novembro, 2014 at 11:13
O problema é que também não é nada de especial. Eu pelo menos não o queria.
24 Novembro, 2014 at 11:16
Achas que em Itália, onde jogou bem e até deixou saudades é bom e aqui não serviria? É verdade que não é um Carvalho ou um André Cruz, mas podia ser uma opção a ter em conta (embora não saiba o valor pretendido em salários).
24 Novembro, 2014 at 11:23
Não é preciso um menino birrento ($) no balneário…
24 Novembro, 2014 at 12:00
O gajo jogou num dos piores Inter dos ultimos anos. Até eu la deixava saudades 🙂
24 Novembro, 2014 at 11:16
Não, obrigado.
24 Novembro, 2014 at 13:24
Rolando a rir….
🙂 🙂 🙂
Z
24 Novembro, 2014 at 11:33
Tanta gente que gosta de ficar com o rabo no sofá a dizer mal de tudo o que mexe.
Basta entrares na Tasca num dia menos bom.
E ainda ficam ofendidíssimos se lhes perguntas : ” E tu? O que fazes para ajudar ?”
( Meus caros, se a consciência estivesse tranquila, não enfiavam a carapuça.)
24 Novembro, 2014 at 11:39
eu cá faço o que posso ( com aquilo que o meu salario miseravel permite ) 🙂 pago cotas tenho game já dei para a missao pavilhão … compro religiosamente o jornal todas as quintas feiras … se mais não dou é porque nao posso …e sim tenho o vicio d tabaquito 🙂 eu estou sempre lá mesmo na epoca em que ficamos em 7 fui a todos os jogos …. essa do sairem antes do jogo acabar nao percebo mas pronto cada um sabe de si !!!
24 Novembro, 2014 at 11:42
Lá estarei amanhã, no sábado…em Alvalade não falho!
24 Novembro, 2014 at 11:47
Bom dia caros tasqueiros!
Depois de um fim de semana pintado de verde e branco e com jogo da CL já amanhã, é díficil não começar a semana bem disposto!
Gostava de pegar em mais este belíssimo post do Cherba para lhe acrescentar uns pózinhos: não é só no Estádio que se nota o problema e a falta de militância. Pior ainda é nos pavilhões onde as nossas modalidades jogam!
A moldura humana que ontem se viu em Odivelas apenas se repete nos dérbys com as galinhas. Se o SCP jogar com o Fundão o pavilhão está às moscas!
O mesmo para o andebol. Na 4.ª Feira houve muito apoio porque era contra os tripas, ontem, em Mafra, apesar de bastante composto, faltou maior apoio!
Ah e tal estava tudo em Odivelas…pois…se calhar muitos nem sabiam que, uma hora antes, o andebol jogava em Mafra, num jogo europeu de grande dificuldade e em que o apoio era fundamental!
Mas até percebo…quem fosse ao site do SCP ou visse a Sportingtv não imaginava sequer que este jogo existia! Todas as atenções centradas no futsal (e que bem merecem o nosso apoio!) e nem uma referência ao jogo europeu do andebol (apareceu uma no próprio dia do jogo)!
Resultado: 3 leões pingados (em que me incluo) e meia dúzia de senhoras na central a puxar por um pavilhão inteiro durante mais de 1h! Fiz 20 km de carro, gastei gasolina, paguei € 5,00 pelo bilhete de sócio, a esposa não gostou e ainda apanhei com uma chuvada à chegada…valeu a pena? Experimentem (os que nunca o fizeram) e no final vão perceber que vale SEMPRE a pena!
Enquanto não existe o Pavilhão João Rocha, temos de nos organizar e marcar presença onde as modalidades jogarem! Elas são parte fundamental do nosso ADN! Para se viverem tardes como a de ontem em Odivelas é preciso muito trabalho, empenho e sacrifício das nossas equipas…mas como diz e bem o Cherba…também de nós, sócios e adeptos!
SL
24 Novembro, 2014 at 11:47
Grande texto.
Por mim falo, mas acompanhar o Sporting é um privilégio para mim. Por viver fora, cada momento passado com a minha equipa e os meus irmãos adeptos é sempre um momento marcante. Ontem estive em Odivelas e aquilo foi indescritível. Absolutamente arrepiante.
Amanhã estou lá! E se à uns anos atrás dizer isto era normal, hoje digo-o como se do meu primeiro jogo se tratasse.
24 Novembro, 2014 at 12:01
Como eu te entendo Sá…. Um privilegio mesmo.
Estive dois anos sem conseguir ir a Alvalade antes do jogo contra o pacos o o sentiment de entrar em casa é algo unico.
Aproveita ao maximo e grita por nós!
SL
24 Novembro, 2014 at 12:13
Sá, amanhã roullotes, foda-se!
Uma jola é por minha conta. Gosto muito do que escreves e identifico-me basicamente com tudo.
Não falhes.
24 Novembro, 2014 at 12:28
Espero que o trabalho me permita chegar a tempo! Onde é que se costumam encontrar?! Eu normalmente estaciono em telheiras e como entro ali na central daquele lado e como acabo invariavelmente a ir em cima da hora (ou por trabalho ou porque a mulher quer aproveitar o tempo todo disponivel antes der me deixar ir…heheh!) no fds é sempre fdd ir a tempo de ir ás roulottes…mas amanhã se conseguir (e devo conseguir) chegar cedo queria dar lá um salto, até porque passo forçosamente por lá (vou de metro…)
24 Novembro, 2014 at 13:19
Tou lá, miguel
24 Novembro, 2014 at 15:59
Como é que um gajo te vê?
25 Novembro, 2014 at 14:33
foda-se, que pena…. não posso…
o trabalho, a mim, infelizmente limita-me muito
24 Novembro, 2014 at 11:57
E já agora, amanhã gostava de ver Montero+Slim logo de inicio. Não há que ter medo, MS!!
24 Novembro, 2014 at 12:02
Alguém consegue colocar aqui o link com a crónica do José Eduardo na bola?
24 Novembro, 2014 at 12:08
Muito bom post, Cherba!
Nós sportinguistas falamos à boca cheia que somos diferentes, mas essa diferença se não se reflectir na prática, não passará de um slogan, a meu ver desactualizadíssimo e porquê? Porque nós actualmente não somos diferentes… já fomos! E passo a explicar:
Esta caracterização do Sportinguista como adepto “diferente” advém do período em que estivemos 18 anos sem ser campeões no futebol, mas não foi por esse facto que deixávamos na altura de ser o clube português com mais associados (na Europa só o Barcelona nos suplantava), não deixávamos de ser o clube que arrastava mais assistências nos jogos em casa e nunca deixámos de ter aquela esperança de ano, após ano, achar que íamos ser campeões…
Isso tudo acabou no final dos anos 90 com a entrada das sads. De início a medida SantanaLopista da duplicação do valor da quota, abriu caminho para a saída de quase metade dos sócios (com menos posses), iniciando a transformação do Sporting, de um clube com uma base popular num clube de sócios maioritariamente da elite, o que permitiu uma base de apoio para viabilizar medidas vindas da cúpula, como a destruição do ecletismo, liquidação do património, abrir caminho a um clube só de futebol, transformação da relação clube/sócio em clube empresa/cliente… Tudo isto levou ao estado a que nós tínhamos chegado (antes da entrada de BdC).
Com a eleição de BdC e sua equipa, o Sporting voltou a reerguer-se, a caminhar para voltar a ser o que era, mas se ao nível directivo o trabalho está a ser na sua maioria bem feito, ao nível da relação sócio/adepto com o clube ainda há muito a fazer… e atrevo-me a dizer que neste momento como adeptos não somos diferentes dos outros clubes portugueses, estamos divididos entre brunistas e croquetes, somos ressabiados com o clube, assobiamos a equipa, gostamos de escolher sempre algum jogador para ser alvo das nossas criticas, somos instáveis, vira-casacas (Vitor Pereira, Luis Duque – nos outros clubes não se vê situações destas) e acho que temos no Sporting muito adepto que se acha acima do clube, por isso sente-se legitimado a fazer publicamente todo o tipo de crítica, de qualquer teor e seja a quem for …
#estanahora de nós, sócios e adeptos sportinguistas, fazermos a nossa auto-crítica e não perguntar o que o Clube pode fazer por nós, mas perguntar o que podemos fazer pelo Clube…
24 Novembro, 2014 at 12:17
nogueira melhor exemplo é mesmo o schalke.
foi campeão uma unica vez na alemanha se não me engano em 58 e a seguir ao bayern é o clube que mais socios tem na alemanha.
24 Novembro, 2014 at 12:23
Concordo em parte com o que dizes! Acho que alguns Sportinguistas (pai 40/50 mil) são realmente diferentes! Não diferentes do resto do mundo e há muito exemplos de outros adeptos iguais…mas em comparação com porcos e lampiões…fds! também é verdade que eles são adeptos de merda…mas eu acho realmente que 40/50 mil (dos quais cerca de 15/20 mil conseguem ir ao estádio regularmente) são mesmo diferentes! Na maioria….são iguais aos outros….uma má jogada e somos a pior equipa do mundo, um golo e somos os maiores, sócio só quando formos campeões, houver campanhas ou um presidente de que se goste, treinador só é bom quando ganha, jogadores se ganham são os maiores, se perdem não sentem a camisola…etc etc etc…
24 Novembro, 2014 at 12:58
Acabaram com a figura do sócio correspondente, também. Um desgraçado que mora em Chaves, que na altura dificilmente poderia acompanhar a equipa em Alvalade, ou noutro qualquer local, pagar o mesmo que alguém que pode aceder ao estádio, etc…
A extinção de modalidades foi outra forte machadada. E quer queiramos quer não, a ida para Alcochete (benéfica) minou muito sportinguismo… lembro-me de ir ver treinos, tanto seniores como putos, e ver lá muita, muita gente.
Mas é preciso perceber que há diversos tipos de adeptos, há aqueles que vão a jogos simplesmente para ver o seu clube vencer, e outros que querem ver um espectáculo. O futebol do sec XXI virou-se muito para os segundos, com os estádios confortáveis, os “shoppings” agregados, and so on. E convenhamos, quem em Portugal quer assistir a um bom espectáculo, mais vale assinar a BTV*
* pela Premier, claro.
24 Novembro, 2014 at 14:15
O socio correspondente acho que corresponde à quota de 4€.
Pelo menos essa é a ideia que tenho. Até porque quem tem essa quota so tem direito a 4 bilhetes por época, tal como acontecia com o sócio correspondente.
24 Novembro, 2014 at 14:39
Entretanto voltou, até acho que ainda com o Godinho (ou antes).
Mas o santana acabou com isso.
Sei porque era sócio correspondente, e o senhor cortou-me o pio (depois queria converter em acções, enfim, uma confusão)
24 Novembro, 2014 at 15:14
Oh Nuno, não estás baralhado, nem nada?
O que foi convertido em acções foi uma “quota extraordinária” que pagámos na altura do Santana Flopes.
24 Novembro, 2014 at 20:37
Certo.
Já são coisas do século passado, que queres… a cabeça…
24 Novembro, 2014 at 15:17
Não é bem a mesma coisa, Bruno.
Nesta opção dos 4€ tens que ser sócio de um núcleo.
24 Novembro, 2014 at 15:53
Eu nao sou Maria. Mas nao digas a ninguem 🙂
Eu era socio correspondente e passaram-me para esta dos 4€. Nem sabia isso dos nucleos.
24 Novembro, 2014 at 15:57
Ehehehehehehehehehehe.
Aiai. Vou contar ao Presi! 😛
24 Novembro, 2014 at 16:02
Suborno em cachaca?
24 Novembro, 2014 at 16:03
Feito! 😛
24 Novembro, 2014 at 17:36
Concordo com quase tudo que disseste Nogueira, mas há outro factor que não mencionaste, nós (talvez devido á educação ou cultura do clube) somos muito menos interventivos que os lamps ou os porcos, fazemos menos barulho e não aproveitamos qualquer função que desempenhamos para favorecer/propagandear o nosso clube (normalmente de forma ilegal) ao contrario dos de carnide em que não há um por mais simples que seja a função que desempenha que a não aproveite legal ou ilegalmente para favorecer o “manhoso”.
Isto lembra-me a historia da “maioria silenciosa” a seguir ao 25 abril quem visse os jornais televisões, comicios, reuniões etc ficava com a impressão que a grande maioria dos portugueses era comunista ou da esquerda vermelha, mas na realidade não era assim e houve um politico que conseguiu mobilizar essa “maioria silenciosa” e nessas eleições o País afastou-se da esfera comunista.(isto não é uma opinião positiva/negativa são factos)
No futebol é a mesma coisa quem berra mais e faz mais barulho e mexe em mais coisas (legal/ilegalmente) para ajudar o clube dá aquela impressão da esquerda vermelha a seguir ao 25 de abril e tem o poder correspondente.
Há uns bons pares de anos um dir fut dos de carnide (gaspar ramos) quando estava a reclamar de um arbitro saiu-se com esta perola que o referido arbitro tinha defraudado 6 milhoes de portugueses (podia ter dito 5 ou 7 ou 8 não interessa) acto continuo desataram todos a berrar como leitões 6 milhões praqui 6 milhões prali e até hoje foi o que se viu sem provas nem nada foi assim e pronto (eles chegaram a encomendar uma sondagem sobre o nº de adeptos mas não a publicaram porque deu o mesmo resultado da do SCP 3,5m vs 4,8m) porque todos eles dizem a mesma coisa sempre que podem e ao longo de decadas…
E nós não temos isso, não temos essa militancia, amamos mas de uma forma mais distanciada, cerebral, emocional mas sem compromisso dos nossos principios, claro que sentimos, que sofremos, que nos emocionamos até ás lagrimas, mas se for preciso mentir ou aldrabar aquilo em que acreditamos pelo nosso clube a maioria dos sportinguistas não o faz de forma automatica como os lamps o fazem pelo “manhoso”.
O nosso grande dilema é que a nossa grande força é também a nossa grande fraqueza porque é daí que vem a inacção e a falta de militância que aqui foi mencionada, mas é tambem daí que vêm os nossos dirigentes desportivos que põe o país primeiro, o futebol/desporto primeiro e primam por manter a imparcialidade (por muito que custe) e a verticalidade, quando empossados em funções oficiais se quiserem um bom exemplo pesquisem “silva resende” o ultimo presidente da fpf a ser reconhecido por mérito próprio na uefa como competente, honesto, recto e imparcial.
Quando os outros clubes e os media se queixam que nós não temos influencia na uefa e nos comités e que ninguem nos liga deviam tambem lembrar-se que correram com o Silva Resende para meterem lá o João bêbado dos de carnide e que ele não durou 30 segundos na uefa nas funções do SR foi substituido por um espanhol/basco chamado Angel Vilar (dis-vos alguma coisa?)
E pronto é verdade tudo o que o cherba e o nogueira dizem mas esse é o nosso ADN que como tudo na vida tem 2 faces e temos de saber viver com elas e tirar o melhor partido das duas…
SL e SCP sempre!!!
24 Novembro, 2014 at 20:32
Penso o mesmo que tu, mas não quis ir mais além nas comparações para não ferir as susceptibilidades dos sportinguistas que se agarraram ao slogan do “ser diferente” e vivem à sua sombra sem o consubstancializar.
Sou da opinião que os sportinguistas deviam também no âmbito profissional ter condutas de forma a defender intransigentemente o clube e os seus interesses.
Já tinha defendido “off the record” que o clube devia organizar os sócios de acordo com a sua área profissional e em cada área orientar, não para fazer com os lampiões ou porcos (corromper em benefício próprio), mas para bloquear esta estratégia das nádegas, garantindo que o clube não saía prejudicado…
Por exemplo, na área jurídica, jornalística, financeira, arbitragem, etc… teríamos muita vantagem em ter um “lobby” pro-sporting…
24 Novembro, 2014 at 12:10
Acredito que podemos ficar com a Final Four, se formos apenas nós e o dinamo a propor. Por causa das polémicas com o mundial 2018, a UEFA pode não querer ir para aqueles lados.
24 Novembro, 2014 at 12:15
Sou sócio … fiz os meus dois pequeninos sócios. Tenho gamebox.
Não falho Alvalade a não ser por trabalho … e fora vou sempre que posso.
Felizmente, as finanças permitem-me alimentar esta paixão.
Quem me conhece pessoalmente, sabe que não sou faccioso … mas diz que sou doente.
Eu respondo sempre:
“Com muito gosto”.
Amanhã lá estaremos.
24 Novembro, 2014 at 12:20
Miguel, amanhã no Solar do Norte? Hehehehehe
24 Novembro, 2014 at 12:22
🙂
É mesmo em Alvalade!
24 Novembro, 2014 at 12:23
Contra o Espinho não pude ir porque houve um funeral e pronto… :S só não vou ver amanhã o jogo a Alvalade porque o meu pai vai para França amanhã, senão já iam 5 pessoas certinhas por aí abaixo só: (…) PARA TE APOIAAAAR ALLEZ ALLEZ ALLEZ OOOOOH ALLEZ ALLEZ ALLEZ OOOOH ALLEZ ALLEZ ALLEZ OH ALLEZ ALLEZ ALLEZ OH SPORTING ALLEZ!!!!! ONDE TU FORES (um dia) EU VOU LÁ ESTAR (em todos, até na China!!!) ONDE TU FORES JOGAR EU VOU LÁ ESTAR PARA TE APOIAAAAAAAR ALLEZ ALLEZ ALLEZ OH ALLEZ ALLEZ ALLEZ OOOOOH ALLEZ ALLEZ ALLEZ OH ALLEZ ALLEZ ALLEZ OH SPORTING ALLEZ!!!!!
24 Novembro, 2014 at 12:24
Repito,
É bonito. É o Sporting.
24 Novembro, 2014 at 12:57
Cherba, sou sócio há 6 meses e sou um dos que não era sócio porque não. Talvez fosse assim porque ainda ninguém me tinha elucidado devidamente da necessidade de ajudar o clube.
Foste tu, o pessoal da Tasca e o nosso presidente que acenderam em mim a vontade de ajudar o meu clube. Explicaram-me que o meu clube precisava de mim!
Não me sentia menos sportinguista que qualquer outro antes de pertencer à família e não me sinto mais que os que não pertencem agora. Mas sinto-me diferente do que era antes…para melhor! Sinto-me com maior legitimidade para exigir e maior obrigação de apoiar.
Muitos de vocês sabem que moro no Porto, mas isso não me impede de ir de 15 em 15 dias a Alvalade apoiar o nosso grande amor.
Relativamente ao dinheiro que se pode poupar…
Comecei por cortar a SportTV e cancelar uma subscrição online de um dos desportivos.
Depois, contribui para a Missão Pavilhão e usei o vale para me fazer sócio.
Comprei a minha Gamebox.
E não me esqueci de assinar o Jornal Sporting.
Ajudei a fazer 3 novos sócios e não tenciono parar…se as campanhas do Sporting (que são fantásticas) não forem suficientes, farei a minha própria campanha.
Fiz tudo isto numa altura em que fiquei desempregado e nasceu o meu filho.
Vocês também conseguem!
#estánahora
24 Novembro, 2014 at 13:03
Já medito há algum tempo sobre este tema… o que me parece um tema semelhante ao dilema de causalidade “o que veio antes… o ovo ou a galinha?”. Visto que sou um seguidor da teoria da evolução, para mim as galinhas surgiram primeiro, dado que são primas dos t-rex! Este dilema também surge no família leonina… “Então mas quem é que deve motivar quem? Devem ser os adeptos a encher estádios e puxar pela equipa? Ou deve ser a equipa a ter bons resultados (e exibições) para puxar os adeptos ao estádio”.
Infelizmente é o segundo caso que acontece… estamos sempre à espera das vitórias, goleadas e boas exibições para encher o estádio. Dificilmente saímos de casa para dizer “hoje somos nós (adeptos) que os vamos levar à vitória”. Não dizemos e não temos essa atitude. Já por várias vezes ouvi mais entusiasmo no estádio a entoar a música “quando os rapazes de verde e branco” do que para gritar “nós acreditamos em vocês” após um golo sofrido. Penso que este paradigma tem que mudar… devemos estar lá a puxar por eles seja em Alvalade, no nosso futuro pavilhão, ou em qualquer outro lado. Devemos ser nós a elevar o espirito de quem veste o manto, e acreditem, ou não, eles precisam muito mais de ouvir um estádio (ou pavilhão) a puxar por eles nos dias em que as coisas correm mal do que nos dias em que jogam em plena sintonia. Mas sim só nesses é que dias é que acompanhamos a sinfonia que se exibe em campo. Muitas vezes dou por mim a pergunta no caminho para Alvalade (à minha irmã que me acompanha nos jogos… ainda não me deu para falar sozinho) “achas que vamos ter casa cheia?” ou a comentar “epá as bilheteiras estão cheias isto hoje é que vai encher”… Gosto de sentir um estádio cheio, gosto de me sentir como parte do jogo e da exibição da equipa, quer seja uma vitória ou uma derrota… E por mais abatido que possa sair de Alvalade, na jornada seguinte estou lá de novo e tudo começa do zero…
E é isso que eu espero ver! Um estádio cheio a puxar pela equipa, a gritar, e a aplaudir, seja de pé ou sentado … pois só assim somos úteis naquele estádio… temos que ser mais que um bilhete comprado ou uma cadeira ocupada, temos que ser o 12º jogador em toda a sua essência e plenitude.
E para fechar o meu comentário… uma frase do Kennedy para reflectir: “A vitória tem milhares de pais, mas a derrota é órfã”!
SL
24 Novembro, 2014 at 13:31
REPOST
[…] “Mas então agora não é suposto sermos exigentes? E não será exactamente isso que significam os nossos assobios: uma expressão da exigência máxima dirigida aos nossos jogadores?” Este é sem dúvida um ponto de vista sobre o que é “exigência”… da perspectiva de quem assentou a peidola nas almofadinhas fofas da bancada central e está à espera que lhes sirvam uma boa dose de bola, com um resultado previsível, e que no fim os deixe de sorriso nos lábios e a pensar nas larachas que vão mandar aos amigos lampiões. Esquecem-se que esta cultura de exigência, tal como enunciada pela nova Direcção, tem um pressuposto muito simples mas fundamental: antes do mais, temos que ser exigentes connosco próprios. Só então estaremos em condições de exigir a outros.
[…] Portanto, sejam exigentes, comecem convosco. Por favor façam-se sócios, comprem as gameboxes e as camisolas. Vão ao estádio. Apoiem, saltem, cantem, gritem. Quando for tempo das coisas correrem mal — sendo que, tal como nos diz Eclesiastes “para tudo há um tempo debaixo dos céus”, haverá com certeza um tempo para as coisas correrem mal — nessa altura, se puderem, apoiem mais, saltem mais, cantem mais, gritem ainda mais! Senão, fiquem calados. Joguem no telemóvel, bebam uma ‘jola, comam um magnum, vão bater um papo com o Jubas… Mas por amor de Fito calem-se com a merda dos assobios!!
http://ocacifodopaulinho.wordpress.com/2013/10/01/hoje-escreves-tu-os-cabroes-do-apito-os-filhos-da-puta-dos-assobios-e-a-cultura-de-exigencia/
24 Novembro, 2014 at 14:46
E isso serve para quê exatamente ?
Para mostrar que a cultura de exigência começou quando o Bruno de Carvalho tomou posse ? Penso que já todos sabiamos isso !
Não percebo este teu comentário….
24 Novembro, 2014 at 15:34
A exigência começou em 1906, quando nos propusemos tornar este Clube tão grandes como os maiores.
“Portanto, sejam exigentes, comecem convosco.”
Se queremos ser grandes, como os maiores, temos que estar todos a essa altura. E para isso não basta só exigir o máximo aos que nos representam, oficialmente. Temos que exigir o máximo de nós próprios, porque nós, Sportinguistas, também representamos o Sporting. Se somos adeptos, deveríamos exigir de nós próprios conseguirmos ser Sócios. Se somos Sócios, deveríamos exigir de nós próprios comprarmos a Gamebox, irmos ao Estádio, apoiarmos a equipa. E se, à primeira adversidade, nos enchermos de uma enorme vontade de assobiar, deveríamos exigir de nós próprios continuar a apoiar. Ou quando muito calarmo-nos.
Para que é que isto serve? Tal como o post do Cherba, espero quer sirva para meter alguma vergonha na cara de quem vive bem exigindo aos outros o que não exige para si próprio.
24 Novembro, 2014 at 16:02
Mal entendido…já esclarecido 😉
Pensei que o segundo post era tmb do Cherba e que o estarias a criticar por isso (repost)
Que fique claro que subscrevo por inteiro quer o teu post como o do cherba !
24 Novembro, 2014 at 15:10
É o seguinte, na minha modesta opinião, além da possibilidade de um sportinguista se fazer sócio, comprar uma game box, comprar produtos na loja verde, contribuir para a missão pavilhão, assistir aos jogos em Alvalade, apoiar as equipas incondicionalmente, há sempre algo mais que podemos fazer para ajudar o nosso amor:
1) Interagir com as nossas plataformas comunicacionais (twitter, facebook, etc).
2) estar sintonizado na SportingTV, ao invés de assistir a um jogo na SporcoTV, ou a assistir a um daqueles programas da bola.
3) deixar de comprar pasquins anti-sporting.
4) por exemplo: se és sportinguista e trabalhas no Calor da Noite, como barman ou copeiro, ou mesmo como mulher da noite podes sempre colocar um laxante na bebida de um dirigente/árbitro corrupto, ou mesmo denunciar a presença dessa ralé junto do clube.
5) És empregado de mesa num fancy restaurant de Lisboa/Porto e sabes que vais servir algum dirigente/árbitro do boifica ou do putedo? Então podes mandar uma escarreta para os molhos ou mijar pra dentro do creme de legumes.
24 Novembro, 2014 at 15:14
Ah ah ah! Só tu, DeFran 😉
Abraço
24 Novembro, 2014 at 15:14
É esse o encanto de ser empregado de mesa num restaurante fancy…hehehe!
24 Novembro, 2014 at 15:14
6) Trabalhas num motel e sabes que o Duque está enfiado num quarto qualquer com uma puta? Liga para um jornal. Liga para alguém do clube.
7) Trabalhas no aeroporto como controlador? Na GroundForce? Então enfia umas gramas de coca na bagagem de um dirigente boifiquista/corrupto e faz a respectiva denúncia.
Etc, etc…
A isto chama-se cidadania do sportinguista.
24 Novembro, 2014 at 15:17
Sou da opinião que o clube deveria ter ao seu serviço alguns paparazzi para alguma eventualidade que pudesse surgir.
Vamos supor que um barman enfiou laxante na bebida do D. Bufas, numa qualquer boite do norte. Quando o produto estiver a fazer efeito no sistema, i.e. quando o gajo se borrar todo em público é ter um fotógrafo a captar esse momento.
24 Novembro, 2014 at 15:20
PPC és tu?!?!
24 Novembro, 2014 at 15:21
Não 🙂 mas sou apoiante d euma task force leonina 🙂
24 Novembro, 2014 at 15:22
Heheh! Ele também….não lhe correu foi bem! heheh!
24 Novembro, 2014 at 15:27
És electricista, picheleiro, ou trabalhas na Zon ou Meo e és chamado à residência do D. Bufas/Orelhoni? Enfia uma escuta na sala de estar!