Em declarações ao jornal Record, «Manuel Fernandes considera que Montero pode estar a pagar o preço da quebra de forma de outros jogadores do sector ofensivo do Sporting, como Nani ou Carrillo, mas naturalmente não isenta o colombiano de culpas pelo mau momento, algo que, aliás, “está a acontecer muitas vezes”. “Ele devia ter agarrado o lugar quando o Slimani esteve na CAN e depois lesionado. Não podia ter deixado fugir essa oportunidade, tinha de mostrar o que queria, mas não conseguiu. E Marco teve de mudar”, argumenta o antigo capitão dos leões, certo, ainda assim, de que para render ao máximo Montero “precisa que toda equipa esteja bem”, o que não acontece nesta fase.
De resto, Manuel Fernandes acrescenta outra perspectiva, de ordem táctica. “Creio que o Montero adapta-se melhor com dois avançados, porque tem mais liberdade e pode usar a boa técnica e mobilidade de que dispõe. Quando joga sozinho, é muito mais difícil. Mas é esse o sistema do Sporting”, constata o ex-avançado, que desvaloriza a questão da hierarquia com Tanaka. “Foi uma opção no último jogo mas o Marco conta com os dois. Não está a pôr de parte o Montero.”»
Muitos de nós temos questionado a aparente falta de empenho de Montero face a Tanaka e, ainda mais, face a Slimani. O colombiano parece por vezes amorfo, pouco pressionante, triste, ao contrário do elétrico japonês e do possante argelino. Com tudo isto, o veredicto que costuma surgir é que «com Montero a equipa não tem profundidade», havendo mesmo quem já acene cartolinas a pedir que Diego Rubio suba na hierarquia.
Ora, eu confesso-me um gajo demasiado parcial para comentar Montero. Escrevi-o e continuo a defender que, em termos de inteligência e tecnicamente, Montero é um dos melhores jogadores que vi com a nossa camisola. E custa-me sempre perceber porque raio é que, nessa tal ausência de Slimani, a equipa continuou a jogar como se o argelino estivesse presente e, de repente, frente ao Wolfsburg, Tanaka foi colocado na cara do golo com bolas que, no destinatário, diziam claramente “Montero”. Depois… depois ainda olho para os minutos jogados e para os golos marcados e, feitas as contas, até é um dos melhores marcadores da equipa.
Bem, mas como vos disse, gosto demasiado do Montero para conseguir ser imparcial. Por isso… sai uma rodada e comece a troca de argumentos.
19 Março, 2015 at 15:24
Também gosto do Montero e acho que é o nosso melhor avançado.
Não gosto do argelino apesar de admitir que dá coisas que nenhum outro dá mas…não marca mais que os outros e, por isso, para mim, a classe de Montero é indispensável.
Entre Montero, Tanaka e Slimani o argelino é o único transferível e, ao contrário de muitos, acho que nem será difícil substituí-lo.
Além disso, nunca vi Montero fazer birra para ganhar mais só por ter marcado meia-dúzia de golos.
19 Março, 2015 at 15:27
Montero é SuperClasse a quem falta “intensidade”/ “ganas” / “pelo na venta” / “Garra”
Não é por acaso que andava “perdido” nos states….
E convem lembrar que em Julho faz 28 aninhos…. Ou seja, não vai para novo, pelo que se calhar o “problema” do Montero não tem solução e Montero é aquilo que é actualmente!
Montero é um jogador com uma inteligencia e técnica bem acima da média, mas sem o espirito competitivo que faz falta para ser um jogador de TOP
E como tem qualidade claro que não terá problemas em no final de cada época apresentar estatisticas interessantes.
E um outro “problema” é insistirem em Montero como Ponta de Lança, quando está mais que visto que é como 2º avançado que mais pode render de forma consistente.
19 Março, 2015 at 15:28
Bem…eu também sou “suspeito”…
É que desde sempre sou um admirador do Montero…
Não sei se a sua baixa de rendimento se deve a ele (ou maioritariamente a ele…), ou se ele “é vítima” da maneira de jogar da equipa…
O Montero não é um jogador alto (mesmo assim, tem um óptimo poder de salto…), daí que “agradeça” certamente muito mais…as bola metidas pelo chão no meio dos defesas (de preferencia para o espaço livre…) do que os “milhentos” cruzamentos feitos à linha para o centro da área…no meio da molhada de defesas…
Domingo…o Montero “vai dar-me” o gosto de marcar mais um…à Montero…!!
SL
19 Março, 2015 at 15:28
Por acaso tenho pensado muito na questão do ponta-de-lança e até escrevi ontem um pos que tenho agendado para as 17 horas a falar disso.
Vou levantar o véu…falo da saída de Slimani, da promoção de Diego Rubio e de um regresso a Alvalade… 🙂
19 Março, 2015 at 15:31
Um regresso holandês… 🙂
19 Março, 2015 at 15:43
🙂
19 Março, 2015 at 15:31
Se fosse o regresso do RVW tou contigo 🙂
19 Março, 2015 at 15:43
🙂
19 Março, 2015 at 15:31
Como me identifico em muita coisa do que escreves…. até me atrevo a arriscar que o regresso que tu querias seria de um rapazito holandês que no pior Sporting de SEMPRE…. marcou mais golos por época que o Slimani e companhia….
19 Março, 2015 at 15:33
ui, é desta que o Leão à Solta regressa! (a propósito, alguém sabe dele?)
19 Março, 2015 at 15:44
Não lia o que ele escrevia. Era fã do RvW? Ou da especulação?
19 Março, 2015 at 15:45
era anti-Wolfswinkel
19 Março, 2015 at 15:49
Ah…lol
Como é impossível ser anti qualquer gajo que faça perto de 50 golos em dois anos?!
19 Março, 2015 at 18:55
Então do Rojo nem imaginas. Ahaha
20 Março, 2015 at 0:37
Também é anti-Saar. Deve querer dizer que temos central para o futuro!
20 Março, 2015 at 2:23
ahahha
Eu espero bem que o Sarr venha a ‘calar muita gente’… mas espero mesmo!
19 Março, 2015 at 15:43
Será?! 😉
19 Março, 2015 at 17:46
O RVW, é o ponta de lança ideal para o tipo de jogo de MS. Se MS continuar no Sporting, seria interessante tentar o regresso de Ricky
Tem um bom jogo de cabeça, movimentação típica da escola hlandesa, bom remate, tecnicamente evoluído…seria perfect
19 Março, 2015 at 15:32
Deixa adivinhar… Cardozo no Sporting?
19 Março, 2015 at 15:45
Nãããã
19 Março, 2015 at 15:33
RVW??? 🙂
Ainda ontem discutiamos isso… RVW marcou em 2 anos 45 golos, onde na pior epoca do SCP marcou 20, mais que Slimnai e Montero juntos este ano.
O que significa q em termos goleadores nao perderemos mt se vender Slimani…
No entanto o que Slimani significia e mais do que golos…é o unico “Martelo Pneumatico” nas muralhas adversarias que o MS tem na caixa de ferramentas….RVW nao e martelo pneumatico…
19 Março, 2015 at 15:34
eu vou buscar o gajo ao aeroporto
19 Março, 2015 at 15:34
Não é martelo pneumático mas também era um gajo que pressionava a defesa.
19 Março, 2015 at 15:38
sim sim…..Confesso que gostaria de ver RVW no Sporting de Bruno de Carvalho…alias no ano horribilis…o gajo disparou de rendimento depois de BDC ir po banco…akele HAT-Ricky em Braga a tb ganhar aos 93 mins significa que tb era um individuo q precisava de estabilidade emoncional que o clube nao tinha…
19 Março, 2015 at 21:46
Não acho que sintámos falta do Ricky…
Não era mau, mas…
E dos 3 que temos…
Slimani se não fosse só ver €€€ á frente seria util. Um avançado, lutador, esforçado, forte no jogo aéreo, pressionante…
Montero nunca pode ser o Ponta de Lança de referÊncia. Com um sistema de 2 avançados sim! senão, não!
Tanaka, por muito que seja o nosso samurai, o nosso tsubassa, não é avançado para jogar no sporting….
E depois á Rubio… Se o salario permitir, porque nao?
19 Março, 2015 at 15:42
Acho que pouco. Slimani é muito mais combate.
A questão é que RVW finalizava bem com os pés e cabeça, sem ser jogador de drible.
Parecia “levezinho”, mas muito bem a aparecer como matador.
19 Março, 2015 at 15:48
Miguel, ser mais ‘de combate’ é uma forma simpática de amenizar a sua ‘tosquiçe’ (ok, esta palavra não existe!).
Slim não é um grande ponta de lança e muito menos vale mais do que os 10M que já se falaram.
19 Março, 2015 at 16:00
Desde que meta a bola lá dentro, para um PL pode fazer toda a diferença no valor.
Uma das razões para querer ver os dois é mesmo a capacidade de combate. Um 2º avançado que se saiba movimentar pode estar sempre sozinho.
Olha, há burburinho em alvalade assim que sai um cruzamento … isso diz muito da capacidade do Sli,
19 Março, 2015 at 16:08
56 jogos / 20 golos
para um ‘tanque finalizador’ é pouco, muito pouco
Montero
64 jogos / 26 golos
Prefiro sempre a classe de Montero do que o trabalho do Slim (mesmo que tenha de ser a jogar a ponta, sozinho)
19 Março, 2015 at 16:16
Fair enough …
19 Março, 2015 at 17:06
Quando digo que RVW era de combate, era no sentido da pressao que fazia na defesa adversária, e nao na sua capacidade de choque.
19 Março, 2015 at 21:02
Epá não sou o LaS mas…RVW???
Quantas rodadas já vieram pra vossa mesa???
A unica coisa boa de GL foi ter conseguido 10M por aquele jogador…mas se pagarem mais 7 ou 8 rodadas até posso começar a dizer bem dele 😉
20 Março, 2015 at 2:26
Sim!!! Como dizia um conhecido meu : “Não há mulheres feias… Um gajo é que pode não ter bebido o suficiente!!!”
19 Março, 2015 at 15:33
Gosto muito do Montero, pelo que me revejo totalmente neste post.
19 Março, 2015 at 15:36
Em relação ao Montero, é muito bom, faltando-lhe às vezes alguma garra, mas não pode ser a referência no ataque. Deve jogar como segundo avançado (e aí alternar com o Mané).
Quanto ao PL poderíamos também pensar em um empréstimo… Estarão a pensar no Wolfs (poderia ser…), mas haverá outras possibilidades, podendo aliviar-nos um pouco o investimento e folha salarial. Se estivessemos na Champions ainda seria maior a visibilidade.
Quanto ao Rubio não acrescento nada ao que já foi dito: renegociar o contrato se ele quiser (se não quiser não sei se terá assim tanto mercado…) e dar-lhe também uma oportunidade.
19 Março, 2015 at 15:38
O Montero até pode jogar a PL mas por favor com outro modelo de jogo… Embora continue a dizer que a posição ideal dele seria a segundo avançado.
19 Março, 2015 at 15:38
para ficares com o Rubio sai quem, Montero ou Tanaka? É que não vamos voltar a cair no erro de, jogando em 4-3-3, ter só “um Slimani”, ou vamos?
19 Março, 2015 at 15:42
Por mt q me sacrifiquem, se tiver de escolher e ficando com rubio mantinha Tanaka…traz mais valias que Montero…mas cuidado…eu tb ja disse q na ausencia do Slimani se podia ter experimentado o Sarr a PL como martelo Pneumatico…. 🙂
19 Março, 2015 at 15:45
Prefiro que insistam em dar ao Montero um pouco mais de atitude sem bola, pq o resto tem ele …
O Sli sair é algo que interiorizei. Pela questão financeira principalmente. Por isso, seguramente arranjaremos uma alternativa.
Mané e Montero são fantásticos 2ºs avançados. Não tenho nada contra o tanaka, mas neste caso seria para mim a 3ª opção para um 2º avançado …
19 Março, 2015 at 15:47
fora de brincadeiras, se eu mandasse alguma coisa no futebol podias ter substituições “a la andebol”, tipo, livre directo e entrava um gajo para marcar, saindo logo em seguida. Tanaka seria o meu gajo dos livres 🙂
19 Março, 2015 at 15:50
Às vezes penso nisso. Mas desisto rapidamente …
Num campo pequeno (pavilhão) isso faz-se sem qq impacto.
Em fut11 traria paragens e seriam usadas acima de tudo para queimar tempo, salvo raras excepções.
19 Março, 2015 at 15:55
5 substituições, desde que duas sejam feitas até ao intervalo não era má opção.
Dava mais opções aos treinadores e poderia trazer mais variantes tecnico-tácticas aos jogos.
19 Março, 2015 at 16:02
É raro fazê-las antes do intervalo.
Mas para mim, AO intervalo podiam fazer 2/3. Não quebra o jogo e permite corrigir/alterar o que quiseres.
E depois mais 2 durante o ressto do jogo.
19 Março, 2015 at 16:11
Só fazes antes do intervalo se quiseres (se não usares, paciência, ficas com 3).
Acho que era útil em casos de primeiras partes em que dizemos que tirávamos os 11 e em caso de lesões em fases prematuras do jogo.
19 Março, 2015 at 16:06
então eu vou mais longe: eu impunha uma regra segundo a qual, a partir dos dois golos, cada golo extra valia um ponto. Provavelmente com um limite de se poderem conquistar cinco pontos por jogo (3 da vitória + dois extra), porque já estou mesmo a ver os Belenenses desta vida a levarem 13 e 14 nas suas visitas ao lampiódromo.
Mas farto-me de pensar nisto como forma de diminuir a merda dos autocarros
19 Março, 2015 at 16:09
Isso acontece em outros desportos…
19 Março, 2015 at 16:18
Mesmo assim, com uma regra destas …
Os lampiões passavam a jogar sempre contra 9 e os penaltis aumentavam. Sempre até ao 3-0 …
19 Março, 2015 at 20:11
Para evitar os autocarros, para mim mais valia os empates a zero valerem o mesmo que as derrotas: Zero. Obrigava as equipas a procurar o golo
19 Março, 2015 at 17:20
E eu até acho que isso valorizava o espectáculo…!!
19 Março, 2015 at 17:28
O meu era o Balakov….
19 Março, 2015 at 15:49
Se ficar-mos com o Rubio acho que terão de sair os 2…seja para ficar com Slimani e com um qualquer “Slimani 2.0”, seja para vender também o Slimani e ir buscar 2 avançados que encaixem melhor no sistema do Sporting!
Se não for para ficar com o Rubio eu ficava com Montero e depois o resto é igual…
19 Março, 2015 at 15:49
Se Rubio ficar e com um outro ponta-de lança em vez do Slimani, a ter de optar entre Montero e Tanaka, ficava com Montero…
19 Março, 2015 at 15:52
Se Rubio ficar em vez do Slimania, acabamos já com o 4 3 3.
O rubio é (digo eu) facilmente anulado por defesas centrais se o estilo for cruzamentos.
O que tem feito na B faz-me lembrar um “aguero”, passe o exagero. Muito oportuno, com ratice … e marcar golos atrás de golos.
19 Março, 2015 at 15:56
Agüero / Tevez / Rooney / Rubio 😉
Salvaguardadas as devidas distâncias
19 Março, 2015 at 16:02
Saviola …
19 Março, 2015 at 16:12
Aliás, o golo do Tévez ontem fez-me lembrar um do Rubio nesta época
19 Março, 2015 at 16:18
Os gajos da Juventus já lhe chama o Rubio Argentino.
19 Março, 2015 at 16:24
Lol
19 Março, 2015 at 15:52
Eu assumia Montero como ’10’. Lutaria pela titularidade com Gauld.
Rubio, Tanaka e uma contratação para a frente.
Não temos dinheiro nem necessidade de, vendendo o Slim, ir buscar dois parecidos com ele (mesmo que só dois parecidos com ele façam os tais 20 golos por época) 🙂
19 Março, 2015 at 16:04
Um treinador que prefira um meio campo mais com mais intensidade sem bola, vai preferir o Gauld … digo eu.
19 Março, 2015 at 16:14
E eu digo o mesmo…mas isso ia depender do rendimento de ambos nos treinos e nos jogos. Por mim, eram as duas opções para a posição 10.
19 Março, 2015 at 16:19
E depois tens JM que faz 6, 8 e 10 …
19 Março, 2015 at 16:25
Exacto
19 Março, 2015 at 15:38
Sou fã do Montero. Pura classe.
Percebo o tema do “não se perder o meio campo” quando o PL é Slimani. Mas quantas e quantas vezes queria ver os dois lá dentro.
Sei que Montero foi trabalhado insistentemente para a posição 8/10 (ou o que quisermos chamar) no início da época, mas não compensa defensivamente e JM aproveitou a oportunidade que André Martins e Montero largaram.
Estou completamente de acordo que na falta de Slimani, se adapte o sistema táctico para não deixar que um jogador destes se perca no meio de centrais …
19 Março, 2015 at 15:38
Eu adoro o Montero! Mas num 4x3x3 acho que ele precisa de extremos ou médios que joguem perto dele, ou formando um trio na frente real ou um trio que inclua os 2 médios a entrar aproveitando quando o Montero desce!
A verdade é que não temos nem uma coisa nem outra…e assim aproveitasse muito menos as qualidades do Montero…
Sinceramente com esta equipa, com estes jogadores acho que o Montero será sempre bom mas nunca será “O” PL que a equipa precisa…
Ou seja ou tínhamos Extremos diferentes (mais arraçados de avançados do que de extremos), ou médios diferentes (com mais chegada á área e principalmente com mais golo) ou então precisamos efectivamente de avançados diferentes (não contando com a mudança de sistema táctico porque eu não defendo isso…)
19 Março, 2015 at 16:00
Precisas, de facto, de extremos ‘arraçados de avançados’ 🙂
Estilo: Wilson / Montero / Mané, ou qualquer coisa do género…
…mas também precisavas de laterais extremamente ofensivos e de alta rotação (qua passem o jogo a fazer piscinas sem se cansarem). O Jonathan parece aguentar esse ritmo, tal como o Jeff. O Cédric não.
19 Março, 2015 at 16:42
Exactamente! Aliás sinceramente olhando para os extremos que estão “na calha” para entrar eu diria que em breve mais depressa joga um Montero que um Slimani…
É que jogadores a cruzar como o Jefferson é só um…e os extremos que se aprontam são todos jogadores de jogar por dentro….o ultimo extremo de jogar mais aberto vai ser o Carrillo (aparentemente…)
19 Março, 2015 at 23:13
O Cedric é dos jogadores com mais kms por jogo
20 Março, 2015 at 0:43
É. E sabe defender, ao contrário do do outro lado. O que fica sempre bem a um defesa….
20 Março, 2015 at 2:32
Infelizmente, desde o último terço da temporada passada, deixou de conseguir tirar um centro de jeito em 10 tentativas… Agora o ‘ratio’ passou para 1 centro de jeito em 50 tentativas…
Não consigo encontrar justificação plausivel para esta falta de concentração do Cédric no momento de efectuar os centros…
19 Março, 2015 at 15:39
Montero é o nosso melhor jogador “entrelinhas”, dos poucos que tanto conseguem meter companheiros na cara do golo como finalizam seja a vir de trás ou através da meia distância. Falando em meia-distância, é o melhor que temos. Se eu fosse o mister, jogava sempre. Quantos tecnicistas é que temos de queimar para perceber que estes jogadores podem resolver jogos com um simples movimento? Já agora, que intensidade tem o Jonas? Nenhuma. É o mesmo tipo de jogador de Montero, só que com mais experiência. Esta merda não é só correr. É, sobretudo, pensar. Viva a intensidade!
19 Março, 2015 at 15:41
e fazer perceber isso ao tribunal de Alvalade?
19 Março, 2015 at 15:44
pah…mas por isso e q digo q o estilo de futebol do Sporting tb tem de estar identificado com os adpetos q tens…o ppl gosta de ver futebol mais direto…tiki takas da para assobiadelas se nao tiveres a ganhar aos 30 mins…Racional?? Provavelmt nao…mas ha q ser pragmatico!!
19 Março, 2015 at 15:47
então é melhor mandar embora o Nani. Prende demasiado a bola. (aliás, a berraria começa assim que o Patrício recebe a bola do apanha bolas e demora dois segundos a chutá-la)
19 Março, 2015 at 15:51
Atao? E nao e isso q acontece mm? 🙂 🙂
19 Março, 2015 at 15:55
Frost….isso é muito bonito…mas que tipo de jogo?!
Posse de bola é chato;
Defender fechado e contra-ataque é chato;
Ataque rápido é ofensivo e desequilibrado demais;
Se vais ter o estilo de jogo que o adepto quer tens uma cena gira! Percebes que é sempre o estilo de jogo que a equipa não tem, seja ele qual for…porque só o insatisfeito reclama, por isso só ouves reclamar quem não gosta do que vê…
19 Março, 2015 at 15:59
Os assobios vem da parte mais velha que ainda tem na mente o jogo mais a inglesa…sempre pa frente a toda a velocidade…dai a tara com os treinadores ingleses…se esta desadequado? Talvez…
O q e fato e q os assobios começam qd a equipa nao joga assim…quem for mais do q 3 vezes a Alvalade topa isso …
19 Março, 2015 at 16:06
Os assobios começam jogue o Sporting o futebol que jogue…basta para isso que não esteja a ter os resultados desejados…
19 Março, 2015 at 16:36
isso não é verdade… os assobios vêm precisamente da parte mais nova..
19 Março, 2015 at 17:23
Os “velhos têm as costas largas”…são “escape” para todos os problemas…
Só que aqui não andam assim tantos velhos…eu nunca ou raramente “sou do contra”…e é ver o arraial que muitas vezes por aqui vai…!!
SL
19 Março, 2015 at 18:24
Caros…qd falo em mais velha nao e de idade….e velha de ideia de jogo..a inglesa sempre pa frente…eu proprio padeco um pouco desse mal cm disse…nao quis associar os assobiadores a um determinado grupo etario, ok?
20 Março, 2015 at 0:46
Se eu fosse velho ficava fodido…
19 Março, 2015 at 16:38
Nem me fales na berraria com o Patrício nos pontapés de baliza..é possivelmente a coisa mais estúpida que os adeptos podem fazer. Então ele tenta sair a jogar desde trás com a bola controlada e os adeptos querem que ele chute logo lá para a frente?! Enfim…e o pior é que às vezes isto acontece quando estamos a ganhar!
19 Março, 2015 at 15:53
“joga bem e estarás sempre mais perto de ganhar …”
19 Março, 2015 at 15:57
Pah..eu pecador (nao assobiador ) me confesso..eu tb gosto do Sporting com um estilo mais directo e objetivo… mas a realidade e mm essa .. a maior parte do ppl no estadio quer e cavalgadas dos 0 aos 90 sempre a frente e correrias pelos flancos…nao tou a dizer mentira nenhuma pois nao?
19 Março, 2015 at 15:58
No dia em que tiveres esse estilo de jogo e sofreres 2 golos por jogo depois logo falamos sobre ser isso que a bancada quer….;)
19 Março, 2015 at 16:07
Qual e o drama de levares 2 por jogo?? Desde que marques sempre 3 ou 4…. 🙂 q e o espirito da maioria do povo de Alvalade… 🙂
19 Março, 2015 at 16:17
Pois…até aquele dia em fds…ela parece que não entra! E só marcas 1…e sofres os mesmos 2…é ver a bancada ir aos arames porque não sabemos defender…
Eu percebo o que dizes! Acho é que a bancada de Alvalade é desequilibrada por natureza… Alias como quase todas as bancadas de clubes de países latinos… 😉
É condição inerente a um aglomerado grande pessoas que acha que conhece muito bem os assuntos!
19 Março, 2015 at 16:06
Basta estares a perder dessa forma e depois tudo prefere o outro estilo.
O assobio aparece sempre que o resultado não está bom.
– Mais rápido, caralho!
– Mas calma, foda-se …
19 Março, 2015 at 16:08
Já disse que se devia publicar no site do clube uma lista de DO’s e Don’ts do adepto…
19 Março, 2015 at 16:44
– Chuta CARALHO!!
– Fodasse! Agora foi chutar contra o outro!
Típico de jogo com 11 gajos dentro da área a defender…primeiro gritam para chutar mas depois ficam admirados como é que acertou no defesa…
19 Março, 2015 at 17:16
– Mais rápido, Rui. Tanto tempo para repor a bola!
– Foda-se, Rui … mais calma. Não tens ninguém solto e chutaste para fora.
19 Março, 2015 at 16:37
Guardiola dixit.
19 Março, 2015 at 16:37
a repor uma célebre expressão de José Pekerman!
19 Março, 2015 at 17:16
E do cruyff …
19 Março, 2015 at 17:25
“Vem para o Sporting”…e estarás sempre mais perto de seres assobiado…!! 🙂
Abr e SL
19 Março, 2015 at 15:46
Concordo
19 Março, 2015 at 15:47
Daí eu achar que temos de ser mais versáteis e adaptar sistemas aos jogadores que temos.
Ou consegues mudar um jogador para o teu sistema e fazê-lo render … ou então podes adaptar-te. Isso não é “baixar calças” mas sim inteligência e até humildade.
E montero com a bola nos pés … é magia.
19 Março, 2015 at 16:00
Nem mais
19 Março, 2015 at 15:42
Grande craque o nosso fredy, mas não tem apresentado a intensidade que necessitamos naquela posição (9), pouco pressionante, apenas faz pressão zonal e a cair muitas vezes fora da posição, no fundo é um jogador que não pode jogar num 433 puro, mas apenas num 442 ou em determinadas situações num 424… parece-me que não está solto… com a ausência de slim era suposto ter aparecido em grande mas o que se viu foi um jogador um pouco fora de contexto… pena, muita pena que não apresente o grau de agressividade que lhe permita estar sempre no seu melhor…
19 Março, 2015 at 15:45
Montero joga bem só em 4x4x2?
Quem era o gaijo que o ano passado até novembro marcava de toda a maneira e feitio?
Não acho que seja mau jogador, nem macio demais.
Acho que terá a ver com falta de rotinas, de confiança. Também se pode explicar com o nascimento das 2 crianças, o homem passou a ter de mudar fraldas de noites e por isso nunca mais foi o mesmo 😀
19 Março, 2015 at 15:50
Era o fredy, mas um fredy diferente deste, muito diferente, mais intenso, mais trabalhador, mais fixo ao corredor central, mais confiante, a chegar a um clube brutal e a querer mostrar serviço… que volte esse jogador… agora o atual, apresenta muitas dificuldades num 433
19 Março, 2015 at 15:46
Ainda em relação ao PL e a contratar um novo de raiz, teremos o problema do custo e do salário. Nada que não se possa contornar, mas chato. Uma das hipóteses, era abordar os gajos do Norwich em relação ao Wolfs e a possibilidade de empréstimo. De certeza que ele preferiria vir para o Sporting do que estar no Saint-Etienne (digo eu). E já está adaptado ao futebol português e poderia relançar a carreira e nós também beneficiarmos disso.
Mas teremos também de pensar em outras possibilidades. Esta questão do ou dos PL deve ser uma prioridade. E definir a situação do Slimoney o quanto antes.
19 Março, 2015 at 16:03
Nao me chocava …nao o ia buscar ao aeroporto mas nao ficava triste…e ate era uma reparaçao a nossa dignidade perdida com o vende-lo para pagar salarios
19 Março, 2015 at 23:19
Pode ser que o Ricky já se tenha esquecido das assobiadelas em Alvalade. ..
19 Março, 2015 at 15:48
No dia em que o Slimani ganhar classe, eu exigirei intensidade ao Montero.
19 Março, 2015 at 15:53
pouca esperança então
19 Março, 2015 at 15:55
Não, pá. Perceber os jogadores que temos em vez de querermos que eles sejam aquilo que nunca foram nem nunca serão.
19 Março, 2015 at 15:57
Vou-me cuspir todo, mas já vi gajos arrastarem-se no carnide e o Jasus fazê-los correr …
19 Março, 2015 at 16:02
então terá muitas mais dificuldades, pois a 10 ainda mais complicado é, vê o JM, vê a forma como joga, a pressão, os movimentos, as compensações ao adrien e sir william… acho que é muito complicado, sinceramente… continuo a achar que num 442 ou 424 sim, noutro sistema e com o nível que tem apresentado, acho que não dá…
19 Março, 2015 at 15:54
ahahahahaahahah
Muito bom.
No entanto … a movimentação na área do Slimani para finalizar de cabeça tb é classe. Só não a tem nos pés 🙂
19 Março, 2015 at 16:03
Não é assim tão boa…
Hoje estou para embirrar contigo 😉
19 Março, 2015 at 16:06
Marcou o golo ao Penafiel como fazia o Jardel.
19 Março, 2015 at 16:16
Com a diferença que o Jardel fazia mais de 40 por época 😉
19 Março, 2015 at 16:20
O gajo não tem filhos?
19 Março, 2015 at 16:26
O Slim? Foi pai há uma semana
19 Março, 2015 at 16:27
E o Jardel já nessa altura tinha dois
19 Março, 2015 at 16:32
O Jardel, pá!
Pode ser que contratemos um e a genética esteja lá 🙂
19 Março, 2015 at 16:33
O gajo tem um filho 😉
19 Março, 2015 at 16:45
Com jeitinho e faz 30 golos época.
19 Março, 2015 at 17:29
E quantos “manda” para o ar…em vez de rematar como mandam as regras…para baixo…??
SL
19 Março, 2015 at 18:18
Muitos, Max! Demasiados…
19 Março, 2015 at 15:54
O problema para mim reside na inevitável insistência em convocar o André Martins. O Monty deveria ser opção ao JM e não ao Sli.
O Montero tem tudo para ser O 10 desta equipa. Visão de jogo, passe, drible e acima de tudo uma excelente meia distância.
19 Março, 2015 at 15:56
Voltamos é ao tema do perder ou ganhar o meio campo. E eu sou apologista de entrar com os dois.
Somos grandes ou não? Então em casa … autocarros …
Mas aceito que com porco, carnide, braga e guimarães já reforçássemos o meio campo e Montero seria plano B.
19 Março, 2015 at 16:01
O Óróliga consegue jogar com 2 avançados sem perder o meio campo. Como? Com treino e trabalho.
19 Março, 2015 at 16:04
Eu já vi, na nossa B, o meio campo seguro só com Wally e Gauld!
19 Março, 2015 at 16:04
Achas que consegue?! Eu não acho…o Óroliga tem uma equipa desequilibrada e por isso para ganhar assim precisa de:
– Poder dar porrada à vontade para cortar os ataques perigosos;
– Ter foras-de-jogo estratégicos;
– Ter um plantel claramente melhor que o dos rivais.
Sem 1 destas ele não ganha a jogar o tal futebol que falam…
19 Março, 2015 at 16:07
Treino, trabalho e colo.
19 Março, 2015 at 16:08
Ora ai está o busílis da questão … com treino e trabalho, que não é o que me parece que se faça na Academia este ano.
Continuo a dizer que não me parece que sejam treinados nem cantos nem livres … mas isto sou eu a dizer que até sou venenosa.
19 Março, 2015 at 16:41
à mais de 10 anos que não marcavas tanto na sequência de cantos ou livres laterais!
19 Março, 2015 at 17:27
Não deves ver os mesmos jogos que eu, já contastes os cantos mal marcados e os livres?
Se fizeres o exercício do deve e do haver, vais perceber o que ganha 😉
Perde-se demasiados cantos e livres … dig eu que nem sou treinadora.
19 Março, 2015 at 21:49
Possivelmente não vemos os mesmos jogos. Mas vá, todos os nossos centrais já marcaram golos de bola parada. Até o maurício que já saiu. Tobias e Paulo Oliveira têm mais que um. Slimani também já marcou e até o Nani em schalke marcou de bola parada. E não falo de livres directos.
19 Março, 2015 at 22:04
Estás a falar de quantos jogos?
De todos e de todas as competições,não?
Isso dá uma média assinalável.
19 Março, 2015 at 22:20
no futebol nem tudo é uma questão de médias ou de numeros. mas se comparares com os números de épocas anteriores tens registos bem melhores.
por outro lado, tens menos golos sofridos em bolas paradas..
19 Março, 2015 at 22:27
Tiago : Isso é conversa para boi dormir.
Não faço a miníma ideia de médias de outros anos, mas tb posso argumentar que o plantel deste ano é superior aos anteriores. Vale o que vale para essa estatística.
O Sporting é uma nódoa a marcar cantos e livres. Em 20 cantos marcas 1 golo. Se marcares….
19 Março, 2015 at 22:36
Falta de treino é o que é.
Um exemplo flagrante que se deve treinar, é quando se remata de longe, o corpo tem de estar inclinado mais para a frente para a bola não ir tão alta, se inclinar para trás, como vejo quase todos fazer a bola vai para “3 pontos para o Pais de Gales” 😉 por exemplo.
Mas isto só com treino especifico se chega lá.
Outra é os cantos seram tão largos que a bola só falta sair pelo lado contrário … treino, só com treino se aperfeiçoam estas coisas.
19 Março, 2015 at 22:37
ok. tens razão
19 Março, 2015 at 16:08
Sá, o Óróliga devia ter menos dez pontos na classificação…
19 Março, 2015 at 16:02
Acreditas que é possível teres uma equipa ofensiva com equipas pequenas e equilibrada com equipas grandes tendo um modelo de jogo claro e um bom futebol?!
Eu não acho isso possível…Aliás…não conseguir ver isso em nenhuma equipa do mundo! Ou têm uma cultura e forma de jogar vincada e fazem em todos os jogos o mesmo (ou tentam) ou então são equipas camaleónicas, ou seja…acabam por nunca jogar bem embora possam ser eficazes…
19 Março, 2015 at 16:06
O problema é que andamos 24h por dia a pensar em “equilíbrio” em vez de pensar em “desequilíbrio”. E por isso é que empatamos com os autocarros que nos metem à frente.
Ontem a Juventus jogou com Morata e Tevez e o Dortmund não criou uma jogada de ataque a jogar em casa e com o estádio cheio.
19 Março, 2015 at 16:08
Mas ter Tevez dá um jeito do caralho 🙂
19 Março, 2015 at 16:10
Em 4x4x2 Losangulo com o joga a Juventos é possível jogar com 2 avançados sem se desequilibrar! Concordo contigo! Principalmente com médios como Vidal, Pogba e Marchisio (ou Pirlo)…
19 Março, 2015 at 16:12
Aliás se há equipa equilibrada é a Juventus…
19 Março, 2015 at 16:17
Pois, com médios como William, João Mário, Adrien e Wallyson é impossível ter equilíbrio…
19 Março, 2015 at 16:23
Não…como disse é muito possível! Tens é de jogar em Losango, coisa que eu não gosto…só isso…eu defendo que o Sporting não pode nunca abandonar os extremos no seu sistema…
19 Março, 2015 at 17:59
isso dos extremos é algo bonito de se dizer mas se reparares a qualidade a nível mundial de jogadores que joguem a extremo, ou seja gajos que têm que ganhar a linha e cruzar e não têm muitas preocupações defensivas, está a baixar drasticamente. hoje em dia os extremos são basicamente avançados centro que partem da ala, logo não é assim tão má ideia abandonar os extremos em alvalade. alias se virmos o plantel actual, e sem contar com nani que provavelmente não estará cá para o ano, só temos um extremo, o carrillo. de resto temos o mané que rende muito mais no meio, por exemplo a 10. na b temos um extremo: o podence. temos tbm lá o dramé, cujo estilo de jogo é.. avançar pó meio do terreno abandonando muitas vezes a linha, assim como o sacko e o gelson. nos júniores ainda jogamos com extremos puros só que me parece que eles não são assim nada de especial. logo acredito que a melhor táctica para o SPORTING no futuro podera passar pelo losangulo ou por um sistema de 3 centrais, uma vez que agora andamos a formar mais centrais e médios centro de grande qualidade
19 Março, 2015 at 18:08
Eu chamo extremos por falta de melhor palavra…para mim o Sporting deve jogar com 3 na frente e 3 no meio campo se preferires assim!
Não serão o extremo clássico, concordo…algures neste post já o disse…olhando para a nossa formação provavelmente no futuro fará mais sentido um jogador do tipo do Montero que um do tipo do Slimani! Um jogador como Slimani só faz sentido porque tens o Carrillo que joga muito por fora e o Jefferson que cruza brilhantemente bem!
19 Março, 2015 at 16:16
Li a palavra Losangulo e deu-me um arrepio….
19 Março, 2015 at 16:18
Pois….somos 2….
19 Março, 2015 at 16:22
Até fiquei com risco ao meio.
Vou-me ali pentear e já volto.
19 Março, 2015 at 16:24
Leva gel…se não estás lixado…:P
19 Março, 2015 at 16:28
O Losango e muito bonito se tiveres laterais de nivel mundial para depois fazer os centros com conta peso e medida…caso contrario…e um atrofio de jogo a la Bento…
19 Março, 2015 at 19:15
se o golo na luz não tem valido e tivéssemos sido campeões… hoje ainda andavam todos com o Paulo ao colo.
19 Março, 2015 at 16:03
Acho que isso seria fazer mudancas a mais nesta fase da epoca.
Para além disso estarias obrigado a abdicar de JM ou Adrien… e eu nao conseguia fazer essa escolha.
Para o ano (consoante as saidas) talvez seja possivel mas neste momento, nmo, nenhum dos 2 merece perder o lugar para o Montero.
19 Março, 2015 at 15:57
Esquece, Capitão.
Nós só gostamos é de laboriosos. E não é de agora.
19 Março, 2015 at 16:08
Serà que O MS percebe que està a prejudicar a imagem do AM? Estou farto de pensar nisto sozinho com os meus botoes.
É um profissional pelo qual tenho muito apreco mas comeco a perder a paciencia com a insistencia nele neste formato de jogo. Estamos a queimar a sua carreira e ao mesmo tempo a impedir a progressao de outros elementos do plantel… acho que sabes de quem falo 😉
19 Março, 2015 at 16:10
Acho que é um pouco o futebol actual …
Lembro-me das grandes equipas italianas dos anos 80/90 onde existiam os “maestros” …
Apesar das tacticas rígidas, havia muita classe naqueles meio campos.
Nessa altura espanha tinha um futebol duríssimo (mesmo com o real e barça do costume) e hoje a liga é muito mais forte.
19 Março, 2015 at 17:30
Também “alinho” nessa…
SL
19 Março, 2015 at 17:30
Nessa de jogar a 10…!!
19 Março, 2015 at 20:04
Concordo cobtigo barbosa.. montero e jm pelo lugar 10
19 Março, 2015 at 16:07
O problema eventual de “excesso” de PL seria resolvido dando as funções a Montero de 10. Já no passado o Sporting jogou muitas vezes assim. O que era o João Pinto e outros? Seria importante para abrir autocarros. Aliás volto a dizer, também o Mané tem como melhor posição essa de segundo avançado (e não sou só eu obviamente que o digo).
Depois há vários cenários possíveis: continua Slimani (espero que saia…). Nesse caso é preciso mais um homem de área.
Rubio: para já mostra que justifica mais oportunidades e eventualmente novo contrato se for mais modesto (e até podia ser por objectivos). Não podemos assumir que será titular de caras na A. Poderia ir entrando e depois se veria.
Saindo Slimani: precisamos talvez de dois PL. É preciso prevenir imponderáveis (a CAN não o era este ano, estava prevista, mas a lesão é que não estava). E estou a falar de homens de área.
Dinheiro para isto tudo? Uma das hipóteses seria por empréstimo e algum havia de ficar da eventual venda do Slimani.
Quanto ao Tanaka… não sei se em alguns destes cenários poderia ficar. E olhem que eu até gosto dele.
19 Março, 2015 at 16:12
Mas pera ai…tas a pensar no PL goleador ou no PL Martelo Pneumatico? Sao diferentes…ate dou exemplo fora do clube…a dupla Brian Deane Nuno Gomes no Carnide…Deane era o pneumatico e o Gomes ia aproveitando os buracos para se transformar no melhor marcador….foi assim que embarretaram a Fiorentina…
19 Março, 2015 at 16:13
As duas coisas não são incompatíveis…
19 Março, 2015 at 16:14
Apenas te digo que gostava de ter um PL mais completo que o Slimani… que na verdade é o único de área que temos…
19 Março, 2015 at 16:26
certissimo!!!
19 Março, 2015 at 16:16
eu sei…mas ha quem confunde …. Acosta era PL goleador nao PL pneumatico… 🙂
19 Março, 2015 at 16:22
O Acosta ainda hoje está cheio de voltaren naqueles tornozelos 🙂
19 Março, 2015 at 16:28
Lol… Dava um jeitão tê-lo agora…
19 Março, 2015 at 16:08
Off topic: e jogadores do colo-colo nas convocatórias das selecções? Um e mesmo esse é só para que conste. Uma verdadeira escandaleira, chamem os gosmas desta vida que é desta que aquela trampa que dizem produzir cerveja vai retirar o patrocínio à fpf.
19 Março, 2015 at 16:12
Mais um bocadinho e o porco não tinha nenhum, embora ache justíssimo o quaresma fazer parte.
19 Março, 2015 at 16:13
nani + cr + gipsy no trio da frente e siga a festa
19 Março, 2015 at 16:19
+1
E nem precisávamos de levar o Éder e o Almeida
19 Março, 2015 at 16:23
Era tão fácil, caralho …
O Fernando Santos é um sonso e está sempre com as mãos nos bolsos.
E tem tiques.
19 Março, 2015 at 16:13
Os avançados também rendem conforme o estilo. O Liedson nunca poderia jogar “só” num 4x3x3 (embora nem fosse mau cabeceador e finalizador).
O Jardel, num sistema de 2 avançados móveis… é isto.
O Montero é tipo para jogar apoiado, até porque não tem cabedal para guardar a bola e esperar pelos apoios. Recebe, e avança, ou devolve logo. E não parece ter aquele faro de golo de jogador que sabe onde a bola vai cair…
19 Março, 2015 at 16:13
Off: não sei se já foi comentado aqui!
Noticía a burla que Romário Baldé está a ser disputado por Dortmund e Lazio!
Ahahah difícil parar de rir…
Ó Cátio quanto custou postar essa?
Ahahah Ahahah Ahahah
19 Março, 2015 at 16:50
simples…não podiam apagar a imagem de grande jogador depois do penalti que fez.. saiu do estádio insultado pelos grandes adeptos lampionicos, o jornaleco tinha de fazer a sua parte para os voltar a deixar eufóricos…
19 Março, 2015 at 17:32
Bastou o rapaz “marcar espectacularmente um penalti”…e ficou imediatamente com as portas escancaradas…!!
SL
19 Março, 2015 at 16:14
OFF:
Tão bom … by Javardeiro:
“Como é possível manter este seleccionador?! Um gajo que não convoca o Rui Fonte, que é só o “melhor avançado em Portugal”?! Um gajo que ignora Gonçalo Guedes e Bernando Ribeiro, que são,
“como toda a gente sabe” os “dois magos criativos do futuro das quinas” com zero minutos na 1ª liga cada um?! Um treinador que esnoba o “furor da Galiza” Igor Cavaleiro?! Um tipo que não dá valor aos 3 jogadores mais polivalentes do mundo Silvio, Amorim e André Almeida, tão polivalentes que ainda não inventaram uma boa posição onde sejam realmente bons?! Ou mesmo Pizzi o sucessor que é ainda melhor que o sucedido “amarelado” Enzo? Como? Como é que é possível?! Demitam-no! Já!”
19 Março, 2015 at 16:20
Confesso que o Bernardo Silva (e não Ribeiro) até caía bem na convocatória
19 Março, 2015 at 16:24
O meio campo já me parece preenchido.
19 Março, 2015 at 16:29
O Bernardo até a extremo pode jogar…
Já disse num post anterior…tirava um dos pontas para levar o Bernardo.
Gosto do puto.
É lampião fanático mas, um gajo que desiste de jogar no clube do coração, porque entende que o seu clube caga nos jogadores que forma tem o meu apoio.
19 Março, 2015 at 16:33
O CR nao quer ca messis na equipa. Muito menos messis do seixal
19 Março, 2015 at 17:27
🙂
19 Março, 2015 at 17:27
Se fosse o CR a fazer a convocatória, o Eliseu não ia. O gajo papa sempre dois almoços 😉
19 Março, 2015 at 17:29
Se? Mas tens duvidas que opina…? Eu tenho poucas ou nenhumas GAG.
19 Março, 2015 at 17:39
Não acredito nisso
19 Março, 2015 at 16:30
Tal como o Adrien Silva, mas concordo contigo em relação ao Bernardo!
19 Março, 2015 at 16:14
O jogo de Montero perde muito com o sistema de jogo da equipa. Quantas vezes tem que vir cá trás buscar o jogo? até eu que gosto dele, por vezes perco a paciência…
19 Março, 2015 at 16:16
Continuo a dizer que Montero não é PL puro. pelo menos para o campeonato português. falta-lhe poder de choque e presença na área. a liga americana nao tem nada a ver com a nossa e os números dele na primeira metade da época passada são de certo modo ilusórios e muito se devem ao facto dos defesas não o conhecerem. de resto, marcou vários golos no limite do fora de jogo, precisamente devido ao facto dos defesas ainda nao conhecerem as suas movimentações. com isto,nao quero dizer que Montero não é goleador.É! só que esta época tem ficado desamparado, primeiro porque passou por um fortissimo periodo “depressivo”, de falta de confiança (acho que a sua mentalidade mais tímida o prejudica imenso). depois , porque o Sporting raramente joga com 2 avançados e aí concordo com o Manel, Montero não é nem nunca será produtivo jogando sozinho lá fora. Montero não é Liedson. Liedson vinha buscar jogo atrás e passava…para ele próprio finalizar;). Montero, não. Montero é um 9/10 sofisticadissimo e é um jogador imprescindível.Não há em Portugal uma mão cheia de jogadors com a sua classe. Mas Montero nunca será um matador solitário. Quanto muito, poderá ser um Derlei. Mas sempre com o seu Liedson por perto.
19 Março, 2015 at 16:17
Um off: Será que não há a merda de um jogo da selecção que não possa ser jogado fora da estrumeira? É sempre no mesmo sítio. Aposto que não vão chegar aos 50 mil espetadores. É que o argumento dos FPFs é sempre a lotação.
19 Março, 2015 at 16:25
Calma … já vem aí a promoção do continente 🙂
19 Março, 2015 at 16:35
Eu acho que já veio 🙂
19 Março, 2015 at 16:47
Lá vai a minha tia perguntar se quero bilhetes e lá vou eu ter de dizer que não quero apanhar doenças …
19 Março, 2015 at 16:17
a matriz do sporting é formar e jogar com extremos e não médios alas e assim o 442 fica inviabilizado… e o montero prejudicado, contudo em determinadas situações o sporting joga em 424 e aqui o montero faz todo o sentido…
19 Março, 2015 at 16:51
obrigado Leão Alentejano por saberes a diferença entre um médio ala e um extremo…
19 Março, 2015 at 16:17
Gosto muito do Montero, mas enquanto continuarmos a pensar nele como alternativa ao Slimani, estamos a queimá-lo e ele nunca se irá afirmar completamente.
Ou o colocamos a jogar na costas de um PL (seja o slimani ou outro com idênticas características), ou então o Sporting joga com 2 avançados.
O M. Fernandes já disse diversas vezes que gosta muito dele e que o Montero lhe faz lembrar a forma como ele jogava.
Mas ele na altura jogava com outro AV ao lado, não?
É que Montero sozinho na frente é um desperdício…
19 Março, 2015 at 16:26
Deixa ver se o Jordão está disponível 🙂
19 Março, 2015 at 16:31
lol
20 Março, 2015 at 9:22
Olha… isso já não digo, mas se tive um filho ou neto, nós aceitamos!
19 Março, 2015 at 16:36
Mas tem tantos golos marcados como o Slimani
19 Março, 2015 at 16:29
O problema actual do Sporting é que não é possível apontar de caras qual o melhor ponta de lança/avançado.
Eu gosto de Montero, de Slimani e de Tanaka. Acho que temos ali bons jogadores que como a amioria disse tem muitas diferenças na abordagem ao jogo.
Mas se olharmos para os números nada os distingue:
https://infogr.am/o_ataque_do_scp-0
Inclui o Nani que tem o mesmo nº de golos mas precisa de mais tempo para os marcar e o Rubio. Este sim começa a mostrar ser um tipo de avançado que se destacará dos outros três . A não ser que me convençam que na 2ª liga é mais fácil marcar golos.
19 Março, 2015 at 16:32
Segundo o próprio Rubio, em entrevista hoje no Jornal Sporting, na 2ª Liga há menos espaço para jogar do que na 1ª.
Se ele faz aquilo sem espaço, imaginem com…
19 Março, 2015 at 16:34
Eu refiro isto porque já vi quem desvalorizasse a dificuldade da segunda liga. Se olharmos apenas para os números o Rubio arrisca-se a fazer uma época fantástica e pode como bem diz o Converge tornar este final de campeonato (da 2ª liga) uma extraordinária surpresa.
19 Março, 2015 at 16:32
Isto dito, julgo que a discussão deve andar à volta do problema de jogarem dois “avançados” e não de jogar um em detrimento de outro. Com o decorrer dos jogos existe um equilibrio entre as situações em que um dá mais jeito em relação ao outro.
A discussão é (deve ser) acerca do esquema táctico da equipa e não da qualidade dos jogadores.
20 Março, 2015 at 2:53
Eu, e muitos mais tasqueiro(a)s já referimos aqui p’la Tasca que o modelo de jogo não favorece os jogadores que compõem o plantel do Sporting Clube de Portugal…
Para mim o modelo base teria que comportar jogar com 2 avançados… Seja em 4-4-2, em 3-5-2…E depois, em função das ocorrências da partida poder-se-ia recorrer a outros desenhos tácticos… Mas isto sou eu, que me recordo que as melhores equipas que vi jogar com o Leão Rampante ao peito tinham sempre 2 avançados… Manuel Fernandes + Jordão; Balakov + Juskowiak; Jardel + João Pinto …
Por isso, enquanto continuar esta ‘teimosia’ com a táctica de merda que é o 4-3-3 vamos ter ‘mais do mesmo’… Ou seja, enquanto há pulmão o 4-3-3 serve… Quando não há, parece uma equipa de cada um por si, tudo emperrado, jogadores afastados no campo, pouca pressão ao portador da bola adversário, etc, etc…
19 Março, 2015 at 16:49
Diz-me só uma coisa, Paulo … de cabeça não sei.
Qts tem o Montero para a taça (famalição e vizela)?
19 Março, 2015 at 16:49
“famalicão”
19 Março, 2015 at 17:12
marcou 1 – espinho; 2 – famalicão
19 Março, 2015 at 16:31
O Montero é excelente jogador e está mais do que afirmado no Sporting!
Cabe ao treinador tirar o melhor dele, tem características diferentes das de Slim!
19 Março, 2015 at 16:38
Bem, tenho a certeza que mais vão concordar comigo.
O futebol actual, na generalidade, é uma merda!
Só tácticas, equilíbrios e não sofrer antes de marcar.
Até equipas grandes, algumas com orçamentos brutais (e qualidade fora de série), se preocupam primeiro em defender e equilibrar do que em atacar, desequilibrando.
Estão a tirar o talento e a imprevisibilidade que tanta beleza dão ao futebol e eu não gosto disso.
Preferirei sempre um 3-2 a um 1-0.
Futebol é desporto mas também é espectáculo.
Jogadores como Montero não merecem este futebol (e falo só de Montero porque é o tema do post, senão não saíamos daqui hoje a citar jogadores cheios de talento que não jogam para dar lugar a jogadores formatados para este futebol da treta).
Tenho dito!
19 Março, 2015 at 16:41
Foda-se. Até que enfim.
Folgo em ver que não sou o único maluco.
19 Março, 2015 at 16:50
Outro maluco… 🙂
19 Março, 2015 at 17:27
+1
19 Março, 2015 at 19:51
É isso caralho! Agora é só cientistas e paneleirices, quando ouço o freitas lobo até me passo, é pivot ou duplo pivot,que supostamente é o trinco, mas pivot para mim é no futsal, um contra ataque agora é transição rápida, um canto ou um livre agora é um esquema táctico, oh pah pó caralho! Queremos futebol puro de ataque e sem paneleirices!
O Peseiro tá disponível? 🙂
20 Março, 2015 at 0:25
O Peseiro tá na Arábia 😉 E eu gosto dele (e não é por ser ribatejano, como eu).
19 Março, 2015 at 21:55
Maluco nao pq e ofensivo, diria mais que es lirico.
20 Março, 2015 at 0:28
João, calculo que não tenhas percebido o teor do texto.
Não disse que era tudo pá frente e fé em deus.
Apenas que não podes tirar a magia do jogo pois é a magia que resolve jogos e dá espectáculo.
Não vejo o Luis Enrique pôr o Messi ou o Neymar no banco só porque não sabem fazer os equilíbrios defensivos (eles não defendem mas resolvem jogos).
19 Março, 2015 at 16:39
E com isto, vou ver se organizo a Agenda Leonina…
19 Março, 2015 at 16:41
Também aprecio as características do Montero, para mim é um jogador que também acaba por se ressentir se a equipa não está bem. E este ressentir, não é só o a equipa não estar a jogar, é um jogador que vive das bolas nas costas e das desmarcações. No jogo pelo ar, é bom jogador, mas também na antecipação. (quantos golos não o vimos marcar (alguns anulados) na antecipação.
Para além disso, é jogador de engate, se as coisas não lhe correm bem, não é de ir à luta, vai-se abaixo.
O Slimani é o oposto, (e na minha opnião, estes sim são os raros e os mais valiosos num plantel). Jogador muito forte no jogador aéreo, mas jogando lá no meio a lutar. Sempre que o Slimani joga, tenho a impressão que bola aérea que caia na zona dele é golo. E só não marcamos mais, porque em cada 10 cruzamentos só um lá cai….
Ou seja, a conjugação destes dois em termos de plantel é boa, como dois jogadores que bem aproveitados dão dois tipos de alternativas diferentes. (caso a equipa as saiba explorar).
19 Março, 2015 at 16:44
OFF:
E pagar o Mantorras, não? 🙂
http://prntscr.com/6iqtig
19 Março, 2015 at 17:08
ahahaha
19 Março, 2015 at 17:09
Lol… Este Vieira levanta-se uma pedra e em vez de lacrau sai falcatrua…
19 Março, 2015 at 17:10
Acho que eles pediram isencao desse pagamento à Camara Municipal de Alverca
19 Março, 2015 at 17:16
lol… ainda me lembro que o Mantorras faz um super-jogo contra nós e o Alverca ganha-nos 3-1 (toda a gente joga bem contra nós…) Depois passou a “valer” 10 M segundo o Vieira. Se tivesse outros joelhos poderia mesmo ter sido um caso sério.
Mas a sério, o gajo teve dois problemas: um foi jogar nos lamps, outro ter uns joelhos de um velho de 80 anos. Nem sei se não anda de muletas… Tenho pena dele. Agora já nem é “deixem jogar o Mantorras”, talvez “deixem pagar o Mantorras”?
19 Março, 2015 at 17:19
Marcou num jogo que acho acabou 1-0 com o Schmeichel na baliza. Fulminou o GR completamente.
O Mantorras foi sujeito ao mesmo acompanhamento medico q o inzebio. Foi até rebentar.
19 Março, 2015 at 17:45
Olha fui rever: levámos 3-1 em Fev de 2001 (época entalada entre os nossos dois títulos) era o manuel Fernandes nosso treinador e o Mantorras esteve nos 3 golos… Mas adiante que isto de lembrar derrotas não é propriamente muito motivador. De qualquer forma no ano seguinte… fomos campeões.
19 Março, 2015 at 17:19
Teve a oportunidade de se tratar, não jogar infiltrado … até fazer um seguro e parar de jogar.
Mas insistiram tanto nele naquele ano … que acabaram com o jogador.
19 Março, 2015 at 17:20
Seguramente tb roubaram a câmara de Alverca …
Então qd o vieira trata de “incendiar” um celebre armazem … o seguro paga tudo … e depois vem o negócio dos pneus …
Ao fim de semana transportavam … foram apanhados … e quem se fodeu foi o condutor … que não era o vieira 🙂
19 Março, 2015 at 16:47
Tou cheio de trabalho e só vim aqui um bocado na pausa para comentar, ainda não li comentários, mas era só para dizer que comigo era Montero e mais 10, muita classe, técnica, inteligência, é o tipo de jogador que gosto.
SL
19 Março, 2015 at 16:58
Bem vindo ao clube dos malucos, koki. Junta-te a mim e ao gag. Futebol de ataque e espectáculo? Sacrilégio! O importante são os equilíbrios.
19 Março, 2015 at 17:00
Parece que converti o cotovio… 🙂
19 Março, 2015 at 17:07
Foda-se … sempre fui adepto do futebol espectáculo.
Ainda sou do tempo do Maradona … gosto dos 10 … 🙂
19 Março, 2015 at 17:32
Tambem me junto
19 Março, 2015 at 19:27
Malucos são aqueles que gostam de ver martelos com dois olhos a jogar à bola… nunca intendi isso. Gajos que fazem atrasos que dão golos e merdas desse género.
E até tenho uma teoria…. se anda como um pato e grasna como um pato… é porque é um pato!!!
Ontem vi um Barça com um caga tacos e humilhar esses martelinhos todos e mais viessem.
19 Março, 2015 at 16:48
Não é que hoje vi um comentário no Leoninamente de um q já sentia saudade. Não, não foi o Riga. Foi o Superleão com a sua famosa tese!
19 Março, 2015 at 16:51
Pq deixou de vir aqui? Houve merda?
19 Março, 2015 at 16:57
Queres dizer outra merda, para além da teoria dele certo?!
😛 😛 😛
19 Março, 2015 at 17:00
Acho que foi bloqueado da Tasca e alguem disse aqui à uns tempos que foi desmascarado noutro blog como sendo tripeiro….
19 Março, 2015 at 16:59
acima de tudo a culpa do Montero é não ter o minimo de garra!
Nem parece um jogador colombiano…
não sei o que se passa com ele, afinal, Montero é o do ínicio da época passada? ou é isto?
Nem me venham com esquemas tácticos, pois um jogador pode não se adaptar a um esquema táctico, mas andar o tempo todo a pastar nada tem a ver com adaptação a nada, tem a ver com empenho.
SL
19 Março, 2015 at 17:00
Eu digo que um clube como o Sporting nunca pode jogar sem 2 avançados.
Mas isso sou eu que sou um romantico. Lol.
Ja disse isto quando o Montero andava a marcar quem nem doido. Era Montero e Wolfswinkel na frente. E deixem a merda dos extremos de fora (posicao e nao os jogadores) que no futebol moderno não há lugar para ir a linha e cruzar. O Nani quando ganhamos 1a0 no dragao(golo do tello) fez um jogão e não jogou a extremo.
A nossa forma de jogar tem de mudar muito pro ano.
Para ser campeão só a cruzar para a area precisavamos do Jardel. E Jardeis não há muitos.
19 Março, 2015 at 17:17
Phil, Jardel só houve um…e não aparece outro tão depressa 😉
19 Março, 2015 at 17:33
+1
Também sou dos que é Montero e mais dez!
E com dois gajos la na frente!
Se um Samaris/Pizzi se aguentam sozinhos num meio campo com um jardel e um luisao atras deles, nós não nos aguentamos com um William/Adrien ( ou J.Mario) ??
19 Março, 2015 at 17:35
Vamos ter os árbitros que eles têm?!?!
Se sim acho que aguentamos na boa!! 😉
19 Março, 2015 at 17:18
Montero na tática do Jesus era vendido por 40 milhões a 3 fundos, 4 agentes e a um centro de moda para papás.
19 Março, 2015 at 17:20
2 vezes pelo menos
19 Março, 2015 at 17:22
Era capa de todos os jornais e amanhã estava no valencia.
19 Março, 2015 at 17:25
Gosto dos três pontas de lança, ou avancados se preferirem, que temos.
Mas sinceramente não me importo que saiam os três…..
Silvano é o q todos já sabemos…
Montero não marca golos por aí alem…
Tanaka, bem Tanaka nunca irá ser aquele matador titular…
Desde q troquemos por melhor, podem sair os três….
19 Março, 2015 at 18:13
Quem e o Silvano??? E ja o Slimani nacionalizado ou mutante?? 😛
19 Março, 2015 at 22:17
Raios partam comentar no tablet e o seu corrector ortográfico!!!….
19 Março, 2015 at 17:26
meter Montero a 10 e tirar quem?
meter Montero numa de Derlei e tirar quem?
já fizeram este raciocínio??
o futebol, actual ou não, sempre teve homens de classe e operários. maestros e carregadores de piano. abre latas e registas…
o que falta ao Sporting, e não é de agora mas de à perto de 15 anos, é pouca versatilidade táctica. ou se joga em 4-3-3 ou em 4-4-2 (com ou sem losango). não apresentamos facilidade em alternar dumas para outras a menos que o resultado exija.
como já disseram acima, o Sporting forma extremos, os seus melhores jogadores são extremos daí que o 4-4-2 clássico esteja mais afastado. porque é que acham que no carnide, jogadores como ola joão, cavaleiro, gonçalo guedes, bebe entre outros perderam mais que ganharam? são extremos ou falsos avançados mais que medios ala. (nós é que gostamos de gozar com qualquer coisa e esquecemo-nos de ver o óbvio.
versatilidade táctica também só se adquire com muitos anos de trabalho. num ano, já é difícil trabalhar bem uma quanto mais duas ou três..
agora, é uma realidade que Montero precisa de alguém mais perto dele. mas, para mim, nunca a jogar a 10. aliás, já vimos várias vezes que, quanto mais longe da área pior sãos os seus movimentos…
o Sporting acualmente joga assim:
————————————————-Rui Patrício———————————————
Cédric————Paulo Oliveira—————————-Tobias————-Jefferson
—————————————————William————————————————-
——————————Adrien——————————-João Mário———————-
Carrillo———————————————————————————————Nani
—————————————————Slimani————————————————-
a este modelo, e com os jogadores que temos, via o Sporting a jogar de mais duas maneiras:
————————————————-Rui Patrício———————————————
Cédric————Paulo Oliveira—————————-Tobias————-Jefferson
—————————————————William————————————————-
——————————Adrien——————————-João Mário———————-
—————————————————-Nani—————————————————–
——————————————————————Montero——————————–
—————————————Slimani————————————————————-
ou:
————————————————Rui Patrício———————————————-
————-Paulo Oliveira—————-Tobias———————Ewerton—————-
Cédric————————————————————————————–Jefferson
—————————————William—————-Adrien———————————–
——————————————————-Nani————————————————–
———————————————————————–Montero—————————
—————————————–Slimani———————————————————–
e isto é muito bonito porque a realidade é que nós não descontamos a entrada e saída de jogadores, problemas de balneário, mentalidade de cada jogador, entrada e saída de treinadores e porque PENSAMOS QUE O FUTEBOL É FÁCIL DE APRENDER E RÁPIDO DE ENSINAR.
quando o presidente faz um projecto de 4 anos, ao fim de 4 meses já queremos mandar tudo às malvas…
a culpa não é do Montero. é dos adeptos que ao fim de dois passes errados começam a assobiar.
a aposta na formação também tem de vir com uma dose acrescida de paciência. e não a podemos perder até com alguns que saíram dela. (allo André Martins).
mais, gerir um balneário, que ainda por cima se mostra sempre solidário, passa por não deixar cair jogadores a meio do caminho. por exemplo, o Wallyson entrará quando o André Martins sair. e acredito que sairá neste defeso.
“ah e tal, mas o clube é que fica prejudicado”. parcialmente correcto. ficaria muito pior se o balneário perdesse a coesão que demonstra.
enfim…o futebol é bem mais que uma junção de jogadores.
SL
19 Março, 2015 at 17:37
Tiago,
Se me permites …. nenhum desses dois modelos sugeridos se adapta minimamente aos jogadores que temos.
Jogar com Slimani e Montero na frente sem extremos não tem qualquer sentido, na minha opiniao. Depois ilustras o modelo da Juventus, mas isso iria implicar que perdesses uma época inteira. É dito por toda a gente que modelos com 3 centrais é muito muito muito dificil de serem trabalhados e apresentam lacunas faceis de serem contrariadas daí ninguem o aplicar, ou quase ninguem.
19 Março, 2015 at 17:42
Gonçalo, não vejo mal nos esquemas … é preciso que os laterais sejam autênticos extremos compensando o William as suas subidas.
Mas pegando no que o Tiago diz (excelente análise):
“o que falta ao Sporting, e não é de agora mas de à perto de 15 anos, é pouca versatilidade táctica. ou se joga em 4-3-3 ou em 4-4-2 (com ou sem losango). não apresentamos facilidade em alternar dumas para outras a menos que o resultado exija.”
Podíamos por aqui resolver imensos problemas. Versatilidade e adaptação ao que temos.
19 Março, 2015 at 17:47
Gonçalo, claro que permito.
no fundo tu defendes o mesmo que eu. qualquer modelo, por muito bonito que seja, precisa de muito tempo para implementar.
já no que concerne ao jogares com Montero e Slimani na frente, sem extremos, aí já não concordo. há mais que uma maneira de chegar com a bola à lateral para ser cruzada. e repara que, o que mais contribui para o Slimani é o Jefferson que é um lateral.
nota ainda para o Nani nas costas dos avançados. jogava muitas vezes nessa posição ainda com PB. e era daí que caía com muita facilidade numa ou noutra ala.
19 Março, 2015 at 18:11
Sim TiagoPinto, faço a mesma leitura que tu relativamente ao Jefferson. Mas não consigo fazer relativamente ao Cedric.
E neste sistema tens de ter dois alas muito muito fortes nos cruzamentos e tudo mais. Pegando no exemplo á pouco( Juventus ) o lichnsteiner (não sei escrever, peço desculpa) é um jogador que marca 4/5 golos por época !
O Nani jogar nas costas não me espanta mas acho que chocaria com o Montero!!
19 Março, 2015 at 18:26
E no entanto, door-to-door lado tens um evra…
19 Março, 2015 at 18:27
Desculpa. Do outro lado tens um evra..
19 Março, 2015 at 20:52
Não vou ateimar mas tenho a ideia que o titular habitual do lado esquerdo é o Asamoah!
19 Março, 2015 at 17:46
Só uma pergunta: Tu já viste o título do post?
Posso estar enganado mas acho que o mesmo serve para suscitar a discussão que estamos a ter…
19 Março, 2015 at 17:49
Sá, eu respondo de forma mais elaborada. a culpa não é do Montero a meu ver. se bem que este também não está isento.
19 Março, 2015 at 17:53
Então estamos de acordo.
19 Março, 2015 at 18:05
Sá,
estamos e não estamos. eu não consigo ver o futebol sem os equilíbrios.
e a malta fala do benfica e na maneira como joga com dois na frente mas, repara nos jogos com o Sporting. nos jogos que ganhou, quem lhes garantiu o equilíbrio foram os senhores do apito. e foi assim em mais uma série deles. não nos podemos esquecer que durante 6/7 jogos todos andámos aqu a dizer que com o que o benfica jogava, não ia ganhar o título. mas, nesses jogos ganhou sem saber ler nem escrever, e em todos, ou quase todos com ajudas externas.
depois, eu, como tu, gosto dum estilo mais cerebral de jogo. gosto do Nani e gosto do Montero. gosto do Carrillo e gosto do João Mário. mas, detesto quando começam a assobiar. e isso tem peso nos jogadores. repara o que disse o Hummels, um gajo experiente.
na minha resposta até vou ao ponto de falar nisso. na impaciência dos adeptos. e não é só com estes mas com outros. se fosse tudo como querem os adeptos, não haveria balneário que resistisse!
19 Março, 2015 at 18:22
Um treinador não pode pensar no que vem da bancada. Somos um clube grande. Um clube que reage quando não vê bom futebol. Odeio os assobios mas não sou tapado ao ponto de pensar que isto só acontece conosco. Basta ver que o Ronaldo anda a ser assobiado em Madrid. Acontece em todo o lado, desde que se seja grande e se tenha responsabilidades, como nós somos e temos.
Se incluis os assobios nesta discussão, então a culpa será sempre nossa. E isso eu não aceito. Não somos nós que treinamos o Montero nem somos nós que escalamos a equipa. Se olhares para a primeira frase do meu comentário, perceberás de quem é a culpa, pelo menos para mim. E passo a explicar:
Respondendo à pergunta do post:
Não. A culpa não é do Montero. É do treinador. Passo a explicar:
1) Marco Silva, ainda antes de chegar, disse que o Sporting acertou no PL. Montero não é nem nunca será ponta de lança. Strike 1…..Out!
2) Quando Slimani foi para o CAN, meteu Montero a PL. Por não haver outro PL no plantel, compreendo a opção. Mas faltou o mais importante que foi mudar a forma de o servir. Cruzamentos em barda e fé que o Montero, em 90 min, crescesse uns 20 cm e ganhasse 20 Kg. Devia ter obrigado (o termo é mesmo esse, obrigado) nos treinos a abdicar de cruzamentos e insistir em jogo interior. Strike 2….Out!
3) Para além disto tudo, na minha opinião, não trabalhou com profundidade um sistema que incluisse os dois. E é um sistema que nos serve porque dá soluções ofensivas quer através de cruzamentos quer através de jogo interior. Strike 3….Out!
19 Março, 2015 at 18:44
Sá…é muito mais fácil fazer uma equipa ganhadora a para jogar para um jogador como o Slimani do que como o Montero…por isso foi esse o caminho escolhido! Depois trabalhar a equipa para jogar para o Montero (ainda por cima a meio do ano) é muito mais difícil, principalmente quando estás a jogar constantemente e muitas vezes ao fim de semana e semana (foi na altura da taça da liga e da Liga Europa)!
Das 3 uma:
Ou se devia ter trabalhado a equipa para jogar o Montero de inicio e o Slimani seria sempre um homem a meter para furar adversários ;
Ou em vez do tanaka devíamos ter ido buscar um jogador mais perto do estilo do Slimani;
Ou podíamos trabalhar a equipa para jogar com os 2 num 4x4x2 Losango ou clássico mas não só era muito mais difícil (são sistemas que levam mais tempo a trabalhar e a enraizar, principalmente sem ninguém que tenha hábito ou escola de jogar assim) como todo o teu plantel tinha de ser repensado (precisavas de mais um avançado para além do Tanaka ou menos médios ou menos extremos)!
Acho que ficámos num meio caminho…mas podia ter dado certo! A verdade é que o Slimani foi e veio e só tivemos problemas já depois disso…numa fase em que a equipa se veio abaixo física e animicamente! Não foi por aí que empatámos na Luz, fomos eliminados com o Wofsburgo ou perdemos no Dragão…que foram os resultados que deram o estoiro final a esta equipa…o verdadeiro problema na minha leitura este ano esteve num inicio titubeante e numa desastrosa gestão física e mental pós jogo com os lampiões (para além do azar do golo dos lampiões mas isso acho sinceramente que não se pode culpar o treinador com honestidade…)!
19 Março, 2015 at 19:24
Na tua teoria, só fazem sentido as 3 opções que me deste. E nesse caso, fico sem resposta.
Acontece que não concordo com a tua teoria, logo, as minhas opções seriam diferentes.
De forma resumida, acho que só podes jogar em 4-3-3 se tiveres um avançado como o Jackson, que tanto é forte nos cruzamentos como é forte no jogo interior. Quando tens, por exemplo, um Lima, percebes que sozinho não dá. E pões um Jonas atrás ou ao lado dele. Isto é básico. O que acontece é que tens um Slimani que só te dá soluções a nível de cruzamento, logo, “obriga” a equipa a insistir num jogo previsível que só resultou (em parte) porque tens um assistente de nível como o Jefferson e um Carrillo. O próprio Nani prefere jogo interior.
As minhas soluções seriam duas:
1) Jogar em 4-2-3-1 com Montero a 10. Porque jogar com Montero e João Mário entre linhas não é igual. Um é jogador de decisões, outro é de posse. E de um 10 eu quero é decisões no último terço. Mesmo Montero não sendo 10, é o que melhores características tem para desempenhar esse papel. Com JM acabamos sempre por jogar com dois 8.
2) Jogar em 4-1-3-2, com Montero junto de Slimani e Adrien e William no miolo. É uma opção arriscada mas não é por isso que deixa de ser uma opção. E Mané ou Tanaka para os substituir
19 Março, 2015 at 22:03
Sá sem dúvida que são uma opção! Mas para mim são variantes do 4x4x2 clássico por isso enquadro na minha 3a hipótese! Para o 4231 com Montero a 10 tens médios a mais (5 para 2 lugares) e avançados a menos (se Montero faz de 10 ficas só com 2 sendo que ainda ficas sem suplente do Montero que dê á equipa um 10 próximo do avancado trabalhando a equipa para jogar assim…talvez o Mané mas isso era muito diferente de ter Montero…se Montero se lesionada num caso destes ficas descalço)! Assim como no 4132…o plantel nestes casos tinha de ser algo diferente, daí eu enquadrar no mesmo que os 442 clássico ou losango….
Mas sem dúvida eram hipóteses! Já agora confesso que a minha preferida é e sempre foi uma equipa com 3 avançados e médios a entrar, sendo o avançado centro um avançado com a técnica e visão como o Montero…sem fazer muitos golos mas com os “extremos” a jogar bem dentro e os médios a entrar na zona do PL…com um futebol apoiado e dinâmico!
19 Março, 2015 at 22:05
Há…é se usas Mané no meio falta pelo menos um 1 extremo para não dizer 2 (mas continuo a contar com o Capel)
19 Março, 2015 at 19:23
Sá, permite-me discordar.
não é o treinador que está impaciente. são os adeptos.
strike 1 – o Montero foi contratado para PL. já con Jardim jogava a PL. os melhores jogos que fez, foi a PL e mais, foi sozinho na frente.
strike 2 – o Sporting alterou a sua forma de jogar com Slimani mas não pelo Slimani. abdicar-se do jogo interior teve mais a ver com a falta de velocidade dos centrais que qualquer coutra circunstância.
strike 3 – estás enganado se pensas que o jogo interior está relacionado com o teres dois avançados. alás, com Montero e Slimani, muito mais facilmente perdias o jogo interior uma vez que alargavas a frente de ataque.
agora, ao fim dos 3 strikes é que podes dizer out!!
curioso no entanto teres ido buscar um desporto que demora 4 horas a ser jogado e cujos adeptos são reconhecidamente dos mais pacientes do desporto…
19 Março, 2015 at 19:36
Strike 1:
Montero foi contratado para PL. Pois foi, mas o futebol é um jogo que evolui e aquilo que vemos hoje pode ser diferente daquilo que vemos daqui a 6 meses. E foi ainda nessa época que se percebeu que Montero não é PL. Por isso é que foi substituido pelo Slimani e tantas vitórias nos deu a entrar do banco para jogar….atràs do argelino. Na minha opinião, o sucesso do Montero na primeira volta do ano passado teve muito a ver com o desconhecimento geral sobre o jogador. Hoje, parece unânime que Montero não é PL. Muito menos sendo servido como Slimani era.
Strike 2:
Estás enganado. Slimani, pela sua qualidade ímpar no jogo aéreo “obriga” a equipa a criar situações que o favoreçam. Perfeitamente natural. Não creio que a velocidade dos centrais tenha alguma coisa a ver com isso.
Strike 3:
Nunca saberemos. Vi Montero entrar muitas vezes no ano passado para jogar com Slimani e posicionava-se sempre atrás dele e vinha muitas vezes atrás buscar jogo. Não “alargava a frente de ataque”. O jogo interior pode ter sofrido mas isso teve mais a ver com as circunstâncias em que se juntavam os dois (em desespero, com resultado desfavorável e forçando um jogo mais directo) do que propriamente uma questão táctica.
19 Março, 2015 at 19:46
Mais uma coisa. Eu não falei em impaciência. Nem de treinador nem de adeptos. E eu até sou um tipo paciente. Até certo ponto. Quando vejo evolução, dou todo o tempo do Mundo. Quando vejo regressão, começo a pensar que alguma coisa está mal. E podes ter a certeza que não são os adeptos. Isso é completamente ridículo. E branqueia erros que, para mim, são graves e que nos levaram ao ponto em que estamos hoje (fraca qualidade de jogo, e poucas oportunidades criadas)
19 Março, 2015 at 20:13
Sá, esbarro no ponto 2. Tu dizes que é para aproveitar o jogo do slimani. Eu digo que no futebol, tu defendes muito com bola. No futebol que jogavas de início, cada bola que perdias era um sobressalto para a defesa que jogava muito subida e tinha falta 1′ de velocidade e 2′ de leitura de jogo entre linhas. Só o Paulo oliveira escapa em saber jogar à frente da linha de defesa. E mesmo assim nem sempre o faz bem. Se não percebes que o jogo do Sporting mudou por causa disso e achas que foi pelas características do Slimani, isso já é a tua necessidade de não ver o óbvio e acusar o treinador de tudo e mais alguma coisa… Não entrei nisso na altura, não entro nisso agora. Só tenho pena que haja quem prefere o Sporting a perder para poder gritar “eu tinha razão”.
20 Março, 2015 at 3:05
Xeque-mate!
19 Março, 2015 at 17:41
Que venham os golos !
47 golos marcados é muito pouco para 25 jornadas e para um candidato ao título.
19 Março, 2015 at 17:48
O problema é a defesa, Pinilla. Por isso é que Montero não joga. Por causa dos equilíbrios. (ironic mode on)
19 Março, 2015 at 22:49
Não sei se é a defesa porque o Sporting cria muitas oportunidades de golo, basta reparar na eliminatória com o Wolfs.
Eu sou fã do Montero, lembra-me outro jogador de quem gostava muito, o Matias, mas confesso que não tenho paciência para tanta passividade e também, de ver um treinador que não aproveita a qualidade dele quando o Slimani está fora.
Por exemplo, João Mario e Adrien ( penaltys à parte ) têm muito poucos golos, a responsabilidade não tem que cair sempre nos PL’s.
Mas eu quero é golos mesmo, sejam Colombianos, Argelinos, Chilenos, Japoneses ou Portugueses, se forem portugueses tanto melhor.
SL
19 Março, 2015 at 17:42
off topic: que sa foda a selação de novo! ventura?! o gordo?! o almeida?! o lampiao que esta no valencia a meter nojo?! foda se que seleção de merda
19 Março, 2015 at 17:43
Bem, parece que o hóquei, apesar de ser em Ol. Azeméis, será transmitido na Sporting TV.
Alguém sabe se os juniores são transmitidos às 15h? No Guia TV do MEO diz que não. (não gosto do tratamento diferenciado que o nosso canal dá aos nossos juniores – já sã vários os jogos que não transmitimos),
19 Março, 2015 at 17:46
Parece que vão passar os juniores no domingo às 13.30h.
A pergunta é: se podem lá por uma (ou duas) câmaras a gravar o jogo, porque não o podem transmitir em directo?
A pergunta é honesta e não retórica, pois não percebo nada de multimédia.