Em declarações ao jornal Record, «Manuel Fernandes considera que Montero pode estar a pagar o preço da quebra de forma de outros jogadores do sector ofensivo do Sporting, como Nani ou Carrillo, mas naturalmente não isenta o colombiano de culpas pelo mau momento, algo que, aliás, “está a acontecer muitas vezes”. “Ele devia ter agarrado o lugar quando o Slimani esteve na CAN e depois lesionado. Não podia ter deixado fugir essa oportunidade, tinha de mostrar o que queria, mas não conseguiu. E Marco teve de mudar”, argumenta o antigo capitão dos leões, certo, ainda assim, de que para render ao máximo Montero “precisa que toda equipa esteja bem”, o que não acontece nesta fase.
De resto, Manuel Fernandes acrescenta outra perspectiva, de ordem táctica. “Creio que o Montero adapta-se melhor com dois avançados, porque tem mais liberdade e pode usar a boa técnica e mobilidade de que dispõe. Quando joga sozinho, é muito mais difícil. Mas é esse o sistema do Sporting”, constata o ex-avançado, que desvaloriza a questão da hierarquia com Tanaka. “Foi uma opção no último jogo mas o Marco conta com os dois. Não está a pôr de parte o Montero.”»
Muitos de nós temos questionado a aparente falta de empenho de Montero face a Tanaka e, ainda mais, face a Slimani. O colombiano parece por vezes amorfo, pouco pressionante, triste, ao contrário do elétrico japonês e do possante argelino. Com tudo isto, o veredicto que costuma surgir é que «com Montero a equipa não tem profundidade», havendo mesmo quem já acene cartolinas a pedir que Diego Rubio suba na hierarquia.
Ora, eu confesso-me um gajo demasiado parcial para comentar Montero. Escrevi-o e continuo a defender que, em termos de inteligência e tecnicamente, Montero é um dos melhores jogadores que vi com a nossa camisola. E custa-me sempre perceber porque raio é que, nessa tal ausência de Slimani, a equipa continuou a jogar como se o argelino estivesse presente e, de repente, frente ao Wolfsburg, Tanaka foi colocado na cara do golo com bolas que, no destinatário, diziam claramente “Montero”. Depois… depois ainda olho para os minutos jogados e para os golos marcados e, feitas as contas, até é um dos melhores marcadores da equipa.
Bem, mas como vos disse, gosto demasiado do Montero para conseguir ser imparcial. Por isso… sai uma rodada e comece a troca de argumentos.
19 Março, 2015 at 22:53
O Freddy é um dos meus jogadores favoritos. Gostaria que se entregasse com mais garra na pressão. Já o vi a recuperar muita bola. Penso que a questão é mental. É preciso motivar o jogador. Não se esqueçam que não só nos dá golos como assistências. Eu sei que há muita gente aqui na tasca que não gosta do colombiano. Há gostos e gostos. Agora uma coisa é certa: a bola nos pés do El Avioncito não chora! Respect!
19 Março, 2015 at 22:57
Ontem tive a oportunidade de puxar pelo Ryan:
“Come on Ryan!” “Let’s Win!” “Show me the Money”…
Ao Rubio, já no final da primeira parte, ele levantava-se ainda combalido de uma entrada violenta de um macaco adversário, e eu: “RUBIO… nos regala con un GOLO”.
“Força SPOOOOOOOORTING! BORA LÁ GANHAR O JOGO”
Hehehehehe
19 Março, 2015 at 22:59
Txchééééé.
O italiano é poliglota.
19 Março, 2015 at 23:02
Ouvia-se perfeitamente os jogadores de onde eu estava. O Ryan a chamar os colegas é um riso. Tem mesmo aquele sotaque português, tipo ratinho… ahahahaha. Cara de miúdo…
19 Março, 2015 at 22:58
Caros Tasqueiros,
Quanto ao “assunto Montero”:
– Certamente é por alguns Caros Tasqueiros ainda se lembrarem das exibições do Montero no início da sua carreira no SCP que vêm com coisas como “excelente”, “classe”, “técnica” e o diabo-a-quatro.
ESSE Montero nunca mais foi visto.
É verdade que no início da sua carreira no SCP o Montero “partiu tudo” e deslumbrou. Mas isso acabou. E há já bastante tempo. RELEMBRO que o Montero esteve quase UM ANO sem marcar UM GOLO que fosse.
Esse esforço de memória é meritório, mas inútil, portanto.
– Certamente é por se ter uma visão romântica do Montero que se defende ser o mesmo capaz de jogar como segundo avançado ou, mesmo, “nº 10”.
Isso nunca resultou. O Montero que nos lembramos era PL e marcava golos à fartazana. ESSE Montero nunca mais foi visto. É facto.
NUNCA o Montero demonstrou ser capaz de jogar a segundo avançado ou, mesmo, a “nº 10”. Nem sequer sei porque se fala disto…
– Não sou ingrato. O Montero teve uma excelente primeira volta de campeonato há um ano atrás. É verdade.
Mas tenho que ser realista: neste momento, o Montero está a mais no SCP: avançado que não marca nem dá a marcar tem que ser descartado (a este propósito, o Carlos Mané – esse sim, um “segundo avançado” – tem (IIRC) muitas mais assistências do que o Montero);
– Quem joga em 4-3-3 tem que ter um bom cabeceador. Esse é o Slimani. Não o Montero;
– Entre o Montero e o Tanaka, escolho o Tanaka. Este mostra muito mais vontade, e é melhor a jogar para a equipe (se bem que não tem o remate de média/longa distância do Montero);
– Rubio? Marcar golo atrás de golo na segunda divisão portuguesa não é grande “cartão de visita”. Tem um contrato “proibitivo”. Não o quererá rever. É livrarmo-nos dele;
– Wolkswinkel? Terei ouvido falar deste jogador, que durante tanto tempo foi ridicularizado neste blogue, quase unanimemente (menos eu e poucos outros!)????
Tenhamos memória!
SL
19 Março, 2015 at 23:01
Seria suicídio jogar com os 3?????? Montero a 10, Tanaka a sair de campo de rastos com tanta correria e Slimani só para facturar…
Jogar com 3 defesas mais William à frente, depois Adrien, Nani, João Mário e Mané…
Fará lógica este meu pensamento?
19 Março, 2015 at 23:13
Quanto à questão de defender… o Messi, Neymar, Bale, Benzema, CR28… e tantos outros… algum deles defende? Há alguns avançados que fazem o primeiro pressing, no último terço do terreno… e chega. Porque depois é preciso que ele esteja lá na frente para marcar. Há pessoal muito injusto com o Montero (o meu pai é um deles). Acho que é mais um dos injustiçados da equipa. O Nani, piscando o olho ao Freddy: “Welcome to the Club”.
19 Março, 2015 at 23:25
Nao gosto do RVW, não é avançado para o Sporting. Muitos golos falhados isolado com o guarda-redes… e não esquecer: desses golos quantos foram de penalty?
Também não sei se o Rubio será esse avançado…mas está a fazer por merecer uma oportunidade!
19 Março, 2015 at 23:30
O Montero é um dos melhores avançados que jogou no Sporting nesta era moderna. Qualidade para dar e vender. No entanto parece que o treinador pretende outras coisas daquela posiçao, especialmente nesta 2a volta. Futebol espéctaculo com Montero, Nani e Carrillo juntamente com o nosso meio campo aconteceu algumas vezes este ano e vai ficar na minha memoria como do melhor que ja vi. Digo mais, nada contra o M. Silva mas nao o vou perdoar por nao aproveitar a presenca do Nani para por o Sporting a espalhar magia todos os jogos com estes 3 na frente! Nos ultimos anos em Portugal ninguem, repito, ninguem teve tanta qualidade no ataque como o Sporting este ano… E em alguns jogos mostramos isso, nem cheiravam!
19 Março, 2015 at 23:44
Desculpem o off…
Se forem ao Twitter do Sporting, encontram-me lá com os meus dois garotos devidamente equipado numa foto toda catita.
Feliz dia do Pai (sei que está a acabar, mas mais vale tarde que nunca).
19 Março, 2015 at 23:51
Vi no Instagram. Altamente
20 Março, 2015 at 0:31
Manda aí link,não tenho insta.
SL
20 Março, 2015 at 9:19
Aqui vai:
https://www.dropbox.com/s/0hl5y3ogldkqhmn/received_m_mid_1426790931686_e7fc8196520792ff56_0.jpeg?dl=0
19 Março, 2015 at 23:48
O regresso de Papilios Van Morphos-Stelenes-Winkel !???
A sério ?
A SÉRIOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!!
Como diria o grande Filósofo Finalizador Francês, Mr. Pierre Woodman:
“Ça c’est fantastique ! C’est fantastique !”
19 Março, 2015 at 23:58
Des as voltas q kiseres, em duas epocas rvw marcou 45 golos..
Isso e 1 facto!
20 Março, 2015 at 0:29
Também concordo com o facto de o Montero ser dos nossos melhores jogadores tecnicamente e em termos de decisões na definição das jogadas. Infelizmente não tem demonstrado consistentemente aquilo de que é capaz.
20 Março, 2015 at 0:33
Boas tasqueiros. O Montero é um monstro de futebolista. É pena é que a equipa e treinador não o entendam.
Claro que anda desmoralizado. É como falar uma língua estrangeira e ninguém o entender.
Pusessem o rapaz a jogar na sua posição ou a equipa a jogar para ele e não para o Slimani e o rapaz andaria muito mais contente e com a garra em alta.
Sl
20 Março, 2015 at 0:54
Eu tmb não consigo ser imparcial ao falar de Montero.
Acho que foi um achado ter contratado um jogador destes pelo preço que custou.
O homem domina a bola como poucos !
Mas lá está, o nosso futebol infelizmente não tem sido para o ele. O Sporting insiste muito em ir à linha e cruzar e o Montero é bom é para andar solto quando a equipa joga futebol interior e com desmarcações nas costas dos defesas.
É vê-lo constantemente de braço no ar a pedir a bola nas costas mas nunca a recebe….
Continuo a dizer que temos plantel para fazer um jogo interior melhor que as galinhas mas a verdade é que não o fazemos. Jonas e Lima não valem a perna esquerda e direita de montero !
20 Março, 2015 at 1:02
meu rico Juskoviak e não digo mais nada…
20 Março, 2015 at 1:03
meu rico Juskoviak e não digo mais nada…
20 Março, 2015 at 1:10
Espero ver para o ano o 4-2-3-1 que o MS tanto gosta e que só não implementa porque há um grande jogador chamado WC
20 Março, 2015 at 1:11
Sou um confesso admirador de jogadores “tipo” Montero…Tipo “Levezinho”, tipo Manuel Fernandes, tipos inteligentes com bom toque de bola, que sabem jogar com a equipa e marquem golos.
Agora deixem lá o Lobo em paz… já fez o que tinha a fazer no Nosso Sporting.
Tipos como Slim e jardel ( pinheiros)… só gosto deles pelos golos… e tem de ser muitos.
No further comments
20 Março, 2015 at 2:21
Permite-me dizer-te que, tanto o Manel , principalmente o Manel, como o Levezinho, estão a muita distancia da maior parte dos maiores goleadores recentes da história do Sporting.
Liedson – 172 golos…
Manel – 260 golos, só no campeonato…
Falta-nos o homem golo !
Nem Montero nem Slimani chegarão as estes patamares.
Quanto ao Holandês… vou busca-lo ao aeroporto.
Opiniões.
SL
20 Março, 2015 at 2:44
Eu sei e quase todos sabemos, o título é impossível, mas porque não acreditar ?!
Matemáticamente não é impossível, realisticamente, é completamente impossível.
E porque não aproveitarmos a disputa das nádegas ?! A menos que esteja alguma coisa combinada, tipo PdC e F. Martins…
A sério que não ingeri/inalei estupefacientes, só que estão 27 pontos em disputa, era lindo !
SL
20 Março, 2015 at 3:28
Quando referes “A sério que não ingeri/inalei estupefacientes, só que estão 27 pontos em disputa, era lindo !”… A minha questão é:
– LSD…?
– Drunfaste com roypenol?
– Caiste da cama e bateste com a cabeça?
– Estás a delirar com 43ºC de febre, agarraste no pc para escrever e …
20 Março, 2015 at 12:20
🙂
20 Março, 2015 at 3:29
Eu quero é voltar a ver uma equipa do SCP com 2 avançados de inicio!!!
20 Março, 2015 at 10:48
Para mim toda esta questão do Montero não devia sequer existir. É um dos melhores jogadores do plantel, e no 4-4-2 que utilizamos, em 90% dos jogos que fazemos, era William e Mário (Adrien está fora de forma) com Mané e Montero na frente. E liberdade total aos dois.
20 Março, 2015 at 10:54
E continuo a achar que, apesar de ser um trabalhador do caraças, de estar sempre disponível para ajudar e de não parar um segundo o Slimani não é avançado de equipa grande. Nem ele, nem o Hassan pelo que conheço. Em Alvalade eu quero é espectáculo (não, não é no teatro…), futebol atractivo e tecnicista. Balões para a área é coisa dos anos 80. Futebol não se joga com a mão (não resisti…) mas joga-se pelo chão.
20 Março, 2015 at 12:32
Falta algo ao Montero. Tem muitos jogos em que parece andar ali meio perdido ou a dormir. E não me venham dizer que é da táctica que o ano passado foi a mesma coisa depois do jogo de Barcelos.
Tem técnica, tem pormenores deliciosos, mas além de não ser um matador, falta-lhe o killer instinct. Querem-no a dez mas quando joga na posição na convence, falta-lhe a garra do Slim ou a vontade do Tanaka, dois jogadores que por sua vez não são goleadores ou primores de técnica, mas que em campo disfarçam as lacunas com dedicação e esforço.
Comparando com os nossos adversários o Montero não teria lugar nem num, nem noutro. Seria sempre a terceira opção e isso é uma verdade que dói.
O Sporting tem uma história de grandes nomes e excelentes avançados, mas desde que Liedson foi embora que aquela posição se tornou um deserto.
Quanto ao Ricky, é verdade que marcou mais golos por época que o Montero e o Slim juntos nestas duas épocas que estão juntos. Mas mais do que dizer algo sobre os números do Ricky, honestamente acho que isso fala mais é sobre a produtividade de Slimani e Montero.
O Ricky fazia-me lembrar o Jusko, até fisicamente se esquecermos o bigode. Era macio e parecia sempre desaparecer nos jogos em que nos daria mais jeito. E o seu trajecto pós Sporting não tem sido propriamente recomendável.
P.S. – O Rubio? Deixou boas indicações quando chegou e do que vi na 2.ª Liga tem ali pormenores interessantes. Mas enfrentar as defesas de Atlético, Tondela e Freamunde e outros tantos não é a mesma coisa que encontrar Nacionais, Rio Ave, Guimarães e até as Académicas que por aqui andam.