Esta é a pergunta que eu faço quando olho para a questão dos empresários. E, se calhar, pensando bem já encontrei a definição certa. Empresários. Porque o trabalho que fazem é o trabalho de uma empresa, que se destina a gerar dividendos para distribuir entre os seus acconistas. Portanto, sempre que ouvirem, na mesma frase, as expressões “empresários” e “gestores de carreira” desconfiem. Porque se um jogador projectar a sua carreira num único clube, já não serve ao empresário porque lhe dá pouco a ganhar. Em contrapartida, se estiver nos seus horizontes jogar em vários clubes terá no seu empresário um verdadeiro aliado.
A grande questão não tem a ver, pelo menos directamente, com a definição correcta que lhes deve ser dada. Tem a ver com aquilo que realmente fazem. E é aqui que está o busílis. Umas vezes aconselham, outras negoceiam, por vezes manipulam e, se calhar, até há situações em que não fazem rigorosamente nada. Mas ganham sempre. Sempre. Seja numa transferência de 100.000 ou de 100M. E é isto que devia preocupar as instâncias internacionais. Ninguém quer deixar de lhes pagar, apenas queremos pagar o valor justo para o trabalho que fazem.
Olhando novamente para o título, cada uma das definições encerram direitos e deveres diferentes entre si. Se o papel for de Intermediário, então como diria um conhecido super héroi da Marvel “com grande poder vem grande responsabilidade”, ou seja, tem de fazer o melhor negócio possível para os clubes. Para mim, um bom Intermediário é uma espécie de vendedor da banha da cobra ou um gajo capaz de enfiar barretes com facilidade. Porque não é só de Ronaldos que se faz o futebol, é também de Mangalas. E se um é pacífico e consensual, o do outro é um barrete autêntico. E o clube que vende ambos tem sempre a pretensão de fazer o melhor negócio possível. É esse melhor negócio possível que é a prorrogativa única de um bom intermediário. E, como tal, na intermediação, faz sentido o empresário ganhar uma fatia do bolo porque contribui (ou devia) directamente para que o clube vendedor consiga o encaixe que pretende. O grande conflito desta actividade é o facto dos intermediários estarem ao serviço dos jogadores, para quem o valor pago pela transferência conta pouco ou nada, quando deviam era estar ao serviço dos clubes vendedores. É assim que funciona, por exemplo, no sector imobiliário. A minha solução para esta actividade é cada clube ter o seu intermediário, ao serviço exclusivo do clube. Até porque o mesmo intermediário estar ao serviço de vários clubes pode gerar conflitos de interesse.
Por outro lado, se for gestor de carreiras, há coisas que é preciso definir. Porque se é uma entidade externa que gere a carreira do jogador, e pressuponho que “gerir carreiras” significa tomar as decisões sobre os clubes para onde vai jogar, então não pode nem deve ter direito a fatia alguma da transferência. Porque a decisão acaba por ser unilateral. Logo, tem de ser o jogador a pagar o valor adequado a esse serviço. Às vezes, mete-se um nome pomposo às coisas sem perceber o que é que significa. Obviamente que para mim, o clube actual de cada jogador é o único que tem o direito de gerir a sua carreira (em conjunto com o próprio, claro). Porque investiu nele, pagou o valor que lhe pediram (ou investiu na sua formação) e, como tal, tem todo o direito de gerir a sua carreira da forma que melhor convir ao clube e ao jogador.
Se for um tutor, e aqui englobo tutores, acessores, conselheiros, advogados, etc., então também não deve receber valor nenhum da transferência e apenas o valor adequado ao serviço de aconselhamento que prestam.
O grande problema é que o empresário quer ser isto tudo. Quer ser Intermediário porque quer intervir nas negociações, quer ser Gestor de Carreira porque quer decidir quando o jogador fica ou sai e quer ser Tutor porque quer influenciar o jogador a tomar a decisão que melhor lhe serve. O denominador comum disto tudo? Ganha sempre uma percentagem da transferência. É caso para dizer que o crime compensa. Compensa manipular os jogadores, compensa colocá-los contra o clube, compensa negociar à revelia do clube, compensa fazer tudo isto e muito mais. Porquê? Porque sabem que o tempo joga sempre a seu favor e contra os clubes. Os contratos têm duração definida e um conflito entre clube e jogador acaba quase sempre na saída do mesmo. Ganha sempre. Nem que seja pelo cansaço.
Mais recentemente, e porque essa malta faz da ganância a sua ferramenta de trabalho, já não lhes chegam estas 3 funções. Abocanharam uma quarta que é a de Investidor. Agora, até já compram passes (ou percentagens) de jogadores! Chegou-se ao cúmulo de uma mesma entidade comprar um jogador, vendê-lo a um clube, manter uma percentagem e depois decidir o que fazer com ele no momento que bem entender. E ainda ganhar todas as comissões de intermediação. Tudo isto para “aumentar a qualidade das equipas pequenas”, dizem eles. E o seu raio de influência é tão grande que chegaram ao ponto de convencer uma estrutura do futebol que devia zelar pelos interesses dos clubes (Liga de Clubes) a interpor uma queixa no tribunal contra o fim dos fundos. Ou de influenciarem uma lista de convocados de uma selecção nacional. Isto é absolutamente pornográfico, não faz sentido nenhum e só serve os intereses de uns, os tais que geram valor zero para a indústria do futebol.
Para mim, existe espaço para todos, desde que se limitem as suas funções. Se um Intermediário for só isso, só vai olhar para o seu core-business que é criar valor monetário para os clubes. Se for Gestor de Carreira, só vai olhar para as necessidades do jogador e tentar encontrar soluções para que estas sejam satisfeitas. Se for Conselheiro, só vai investir no fornecimento de toda a informação jurídica (e não só) para ajudar o jogador a tomar a melhor decisão. Mas como tudo isto já está pervertido, entendo perfeitamente uma eventual decisão da FIFA em abolir os Agentes. Para se começar um sistema novo é preciso, em primeiro lugar, acabar com as perversões do sistema velho. E depois, a partir daí, evoluir para um ciclo onde realmente exista espaço para todos. Com delimitação de poderes, com regulação e legislação adequadas e com punição de quem infringe as regras.
O meu sonho (utópico, eu sei) é que os clubes invistam na formação académica dos seus jogadores, não só em tenra idade, mas continuadamente durante o seu percurso no clube. Um jogador de futebol tem de deixar de ser visto como um bronco que é facilmente manipulável por falta de conhecimento sobre matérias relacionadas com a sua carreira. Quando isso acontecer, o dinheiro circulará apenas entre os verdadeiros criadores de valor para a indústria: Clubes e Jogadores. Quem é que não quer isto?
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
20 Março, 2015 at 12:47
Eles agora já “emprestam” dinheiro para transportes, tirar a carta etc.
E dizem-no à descarada como se isso não fosse aliciar jovens e os seus pais.
A partir do momento que o miúdo roeu a corda já não são “luvas”, são empréstimos.
20 Março, 2015 at 15:30
E dão mercedes.
20 Março, 2015 at 16:20
Esse foi mesmo dado porque o Neblina foi mesmo para o Gala.
Se o rapaz tem dito que ficava no Sporting jà tinha sido só emprestado.
Tudo limpinho, limpinho
20 Março, 2015 at 12:49
resposta fácil. O mendes por exemplo.
20 Março, 2015 at 13:03
“O meu sonho (utópico, eu sei) é que os clubes invistam na formação académica dos seus jogadores, não só em tenra idade, mas continuadamente durante o seu percurso no clube.” na mouche, Sá! e o Sporting é certamente o único a fazer isso. nota-se cada vez que um dos nossos fala.
já agora, e a propósito de formação, há que destacar ISTO!!:
Convocatoria Selecção A: SPORTING – CLUBE MAIS REPRESENTADO COM 5 JOGADORES, TODOS ELES DA FORMAÇÃO!!
Convocatoria Selecção sub-21: SPORTING – CLUBE MAIS REPRESENTADO COM 4 JOGADORES! (a par do porto)
Convocatoria Selecção sub-20: SPORTING – CLUBE MAIS REPRESENTADO COM 7 JOGADORES!
Pergunta do queijo: ONDE ESTÁ O C…….LHO DA CRISE NA FORMAÇÃO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL?!!!
20 Março, 2015 at 13:17
orgulho
20 Março, 2015 at 14:02
Não te deixes enganar pelos acéfalos, li no fax verde e branco um gajo dizer que a academia fecha no próximo mês. E no camarote há inside information de que o Bruno é na verdade o líder da isis em Portugal.
Estou muito triste porque esses senhores nunca se enganam.
20 Março, 2015 at 14:37
gosto da tua ironia…
20 Março, 2015 at 13:17
Ora aqui está… e muito bem.
De certeza que os clubes podem e devem cuidar das suas mais-valias.
Os jogadores não são apenas colaboradores das empresas, são também o produto do trabalho que se lá faz, logo é natural que cada empresa cuide dos seus produtos e os utilize adequadamente.
Para proteger os jogadores (colaboradores), existem as cláusulas dos contratos e cada um assina o que deseja (os próprios ou os pais no caso de serem menores), é um contrato e pronto ou se cumpre ou se bate a cláusula ou de comum acordo se interrompe.
Façam-se os contratos por objetivos, desta forma o trabalhador tem de se esforçar para seu próprio benefício e a empresa vê salvaguardada as birras de alguns malandros quando querem sair do clube.
Intermediários, agentes, conselheiros, blá blá blá… tretas, os clubes têm de poder cuidar das suas mais-valias.
20 Março, 2015 at 13:20
Hipotese 4: Chulos.
20 Março, 2015 at 13:25
Compram roupa e perfumes
Andam sempre à procura de clientes
Metem os activos a render
E no fim ainda ganham uma % do trabalho feito por outro
20 Março, 2015 at 14:28
Hahahahahahaha
Eles até os levam às putas pela primeira vez.
É só cronhos. Dá-me piada alguns. Vestem-se com Armanis e o caralho, parecem metrosexuais, mas o cheiro esse não engana. Puta que os pariu a todos.
O Jorge Mendes é um Pimba Man e o resto é conversa. Um dia, o caixão do gajo vai ser forrado com notas de 500 euros. Bandalho Punk.
20 Março, 2015 at 13:36
Sá excelente post na linha do que nos vens habituando (e que é extensível às tuas restantes intervenções no blogue).
Retenho duas ideias principais que me pareceriam lógicas: o clube ter o seu próprio intermediário nas transferências dos seus jogadores. Até poderia ter direito a uma percentagem mas estava identificado com os interesses do clube. A questão era se o jogador não seria tentado a escolher outro (por exemplo um Mendes, que lhe diria sempre que tem conseguido negócios “À Mangala” como cartão de visita). Mas era um caminho, não sei é se é realizável.
Outra ideia que referes era a percentagem não ser paga pelo clube, mas pelo jogador. Também me pareceria mais justo.
Não acho que possam desaparecer mas a verdade é que é insustentável para o futebol e para os clubes continuar a conviver com empresários/chulos que sugam os rendimentos dos clubes, que com o dinheiro que usurpam investem em fundos para comprar passes de jogadores e retirar ainda mais valias aos clubes quando os vendem. INSUSTENTÁVEL. E se assim continua qualquer dia mandam todos a formação para o caralho. Seria o fim do futebol como o conhecemos.
20 Março, 2015 at 13:46
A questão nem tem a ver com o fim da actividade (se bem que numa fase inicial parece-me inevitável) mas com o facto de vários tipos de intervenção diferentes e até conflitantes estarem concentrados numa única pessoa ou entidade. É aqui que começa a perversão.
20 Março, 2015 at 13:50
Exactamente. E criando claro conflito de interesses. Não me admirava nada que também já estivessem metidos nas apostas desportivas que em Portugal tem pouca expressão (mas a crescer) e noutros países já tem muito mais. Estaria o caminho aberto para manipulação generalizada de resultados e a prazo para o fim do futebol.
20 Março, 2015 at 13:44
Já aqui andava a pregar praticamente no deserto contra a pretensa crise na Melhor Escola de Formação Mundial de Todos os Tempos desde os tempos do Barão…
Vá lá que parece que finalmente acordaram…mas se só acordaram porque agora o chileno anda a marcar golos, continuamos mal
Este é o problema de discutir futebol…é sempre tudo no Absoluto Presente…estamos sempre a repetir a cantilena que títulos na formação não contam para nada…e depois basta uma derrota na B…e tudo vai borda fora…!
Temos de facto um gap de qualidade, e foi tb por isso que se foram fazer contratações como Ryan Gauld.
E agora, com uns golos do Chileno, já se quer meter 7 ou 8 da B na A???????
Como sempre disse e volto a repetir: Um Clube Mundial de Topo, como o nosso SCP subir por época 1/2 jogadores É CASO ÚNICO…!
Nem tínhamos uma formação de merd* faz 5 meses nem temos 11 Bs prontos a entrar na equipa Agora…!
SL
20 Março, 2015 at 13:53
Claro que não temos agora 11 B’s prontos a subir. Aliás eu acho que para o ano o ideal era sairem no máximo 2-3 jogadores (e se possível sem o William neste grupo), fazeres 2 a 3 contratações cirúrgicas (nunca mais de 5 e para o plantel principal). Mas temos condições para promovermos à equipa principal (e já este ano) 2 jogadores da B. Não para titulares de caras mas para irem entrando e colmatando baixas de forma, variando sistemas de jogo, etc.
20 Março, 2015 at 14:34
temos 4-5 jogadores a quem a 2ª liga já não terá qualquer efeito pois o nível deles já é superior aos jogadores da 2ª liga.
A questão é arranjar um nível de competitividade mais forte para estes 4-5-6 jogadores. Se esse nível é a equipa principal ou um campeonato estrangeiro não faço ideia.
20 Março, 2015 at 15:40
Muito sensato, meu caro … as usual 🙂
20 Março, 2015 at 16:53
Pois, ando a dizer isso há meses….
20 Março, 2015 at 13:47
A capa do Rascord é mais um facto que se enquadra na minha teoria
20 Março, 2015 at 13:51
A convocatória da imitação de cerveja, Sagres, é mais um atentado contra o SCP, e uma clara perseguição,ao nosso capitão em campo de facto, por sempre se ter demonstrado brioso na defesa física e moral do nosso clube.
SL
20 Março, 2015 at 13:59
Acho o Fernando Santos melhor que o P Bento (também não é difícil…). Mas convocar 3 defesas esquerdos, não convocar o Paulo Oliveira (para mim ainda mais gritante que a não convocatória do Adrien) e alguns dos convocados, tornam isto risível. O Adrien não é representado pelo Mendes, mas apenas o Cedric e o Nani penso não o serem também. É difícil não continuar a ver alguma influência do nosso amigo anterior gestor de discotecas… Pelo menos não convocaram o Alpeida. Já é um upgrade.
20 Março, 2015 at 14:16
O P.Oliveira entre ser o 4 central na A e o titular nos sub-21 o FS escolheu e bem a segunda opção!
Quanto ao Adrien tem estado muito mal e NESTE MOMENTO não merece a convocatória…
Pelo que ouvi vai existir uma nova convocatória com mais 11 jogadores para o outro jogo…
20 Março, 2015 at 14:20
Não concordo que o Paulo Oliveira não tivesse lugar nos convocados para a selecção A – parece-me que passa por ele o futuro e o presente. Já quanto ao Adrien disse que a não convocação dele neste momento não é dos casos mais escandalosos…Mas também lá vejo jogadores que também não estão em forma…
20 Março, 2015 at 15:32
A questão é…tens um Mundial de sub.21 à porta…faz sentido convocar um titular importantissimo dos sub.21 para não sair do Banco na selecção A (acreditando que o FS acha que os titulares são Pepe e R. Carvalho…que é o que aparenta…)?! Acho que não! Para isso faz mais sentido convocar então 2 jogadores experientes que ó entraram em caso de extrema necessidade como o Fonte e o Bruto Alves! no próximo ano, depois do mundial de sub.21 é outra história…
Acho que foi este o raciocínio do FS e neste caso eu concordo com ele…
20 Março, 2015 at 16:00
Europeu e apuramento para os JO
20 Março, 2015 at 16:14
É isso…não é mundial! Não tinha a certeza mas pensei que era mundial! Tanks! 😉
20 Março, 2015 at 15:25
o adrien nao merece a convocatória? entao e o gomes do valencia? faz merda os jogos todos e vai à selecção. e o gordo do merdafica? e o almeida e o danny que nunca fizeram um jogo bom pela seleção? esses merecem porque?
20 Março, 2015 at 15:35
Desses todos o único que tapa o Adrien é o André Gomes…e confesso que não vi jogos dele suficientes para saber se tem estado em bom nível ou não (eu acho que o A.G. tem imenso potencial e gosto dele como jogador…por isso não o julgo logo à partida como um incompetente)! O que sei é que o Adrien está numa fase em que está claramente a pedir descanso por isso acho que lhe vai fazer bem…é injusto?! Acredito que seja mas acho que isto vem de muito tempo em que a injustiça foi muito gritante…desta vez nem acho assim tão gritante…
20 Março, 2015 at 13:56
Segundo o Rascord, todos os encarnados a favor do Carnidense, foram bem mostrados. Mais uma demonstração cabal que tal pasquim é o órgão oficioso do Carnidense, devia aliás mudar o nome para “O Correio de Carnide”, ou “Notícias de Carnide”, “O Carnidense Agudo”, “Diário de Carnide”, “Jornal de Carnide”, entre outras sugestões que façam mais justiça à sua linha editorial.
20 Março, 2015 at 14:18
Por acaso gostava de saber exatamente quantas expulsões foram justas e quantas foram injustas…
20 Março, 2015 at 14:22
E há também a questão dos gajos do Carnide que não foram expulsos e o deveriam ter sido. Como por exemplo no jogo do Setúbal…
20 Março, 2015 at 15:16
É o “problema” do critério! E depois há os foras-de-jogo a favor e contra…
20 Março, 2015 at 14:48
Não duvido que todos os vermelhos tenham sido bem mostrados.
Dou de barato.
O problema é o CRITÉRIO!!
Um dia mandar o árbitro para a pê que o pê é cartão vermelho, no dia seguinte perdoa-se porque faz parte do futebol e não se deve estragar o espectáculo.
Incomoda-me mais o nº de expulsões de jogadores do Benfica do que de jogadores contra o Benfica.
20 Março, 2015 at 13:59
Alguma alma por acaso sabe alguma coisa mais sobre os “distúrbios junto a Alvalade” e o “ferido” que possa transmitir no blog?
SL
20 Março, 2015 at 14:05
tenho andado à procura por vários sitios e fontes e não chego a conclusão nenhuma sobre o que aconteceu e quem esteve envolvido.
a única coisa que encontrei em 2 sitios diferentes foi a expressão “tentativa de golpe de estado”.
e fiquei a saber que na 2ª feira morreu um puto novo da JL (aparentemente, de ataque cardíaco)
20 Março, 2015 at 14:38
Tudo o que encontrei anda à volta do mesmo :
”
O incidente ocorreu por volta da meia-noite, na sequência de uma reunião de sócios em Alvalade. O caso já foi comunicado à Polícia Judiciária.
“Foi uma desordem junto ao Estádio José de Alvalade, em que houve uso de armas de fogo. Uma pessoa ficou ferida no pé e foi transportada para o Hospital Santa Maria”, disse à Lusa fonte da PSP, precisando que “houve uma reunião de adeptos” e que o incidente ocorreu por volta da meia-noite.
”
Provavelmente foram “gangs” que nada têm a ver com o Sporting e que se encontraram ali para “acerto de contas”.
20 Março, 2015 at 15:31
Bem estes problemas só acontecem porque há muita gente que vai para Alvalade armada…
em parva…é claro…!!
Já agora…: posso ir descansado ver o jogo no Domingo…ou também tenho de “me armar”…??
Mas quando é que esta gente que circula à volta da bola…o fará apenas a pensar no futebol e no Clube…?’
SL
20 Março, 2015 at 14:04
Estão inparaveis os cozinheiros. Cherba, tu contrata-me o Verdix ( acho que era esse o nome). Quero sangue, que é como quem diz, arroz de cabidela.
Parabéns aos chefs!
20 Março, 2015 at 15:33
Isso não é prato para servir aqui…
É que o arroz de cabidela é feito com galinhas ou frangos…ou galos…
E essas espécies não são bem vindas…à Tasca…!!
SL
20 Março, 2015 at 16:28
Jorrar o sangue, cortar aos bocados e cozinha-las? Não acha um belo programa para as galinhas, Max ?
20 Março, 2015 at 18:44
Ai credo…eu “dou-me mal com o sangue”…
Não seria possível substituir essa prática antes por um…torcer de pescoço…?
Abr e SL
20 Março, 2015 at 14:07
Proxeneta: Do grego proxenetés, ‘mediador entre os estrangeiros e cidadãos’, pelo latim proxenetta. Pessoa que ganha dinheiro servindo de intermediario em casos amorosos. 2 Explorador da prostituição de outrem;
Também pode servir, parasita, chulo, agiota, lacrau, sanguessuga, percevejo, malandro…
20 Março, 2015 at 14:32
Ora ora… nem mais! Quais empresários?! Tutores ou gestores de carreira? PROXENETAS!!!!!!!!!!!
ESSE SIM deveria ter sido o título do post.
20 Março, 2015 at 14:11
Esta selecção não me representa!
Bebo Super Bock!
20 Março, 2015 at 14:16
+1
20 Março, 2015 at 15:44
Há jogo da seleção? Nem sabia …
20 Março, 2015 at 15:47
Há? Qdo?
20 Março, 2015 at 18:03
e é cá cada balde….
Abraço
20 Março, 2015 at 14:16
Esta selecção não é nacional…!
É da Sagres, da FPF verylight, do Fundo Mendes.
Um selecção anti Portugal (Sporting Clube de) não pode ser “nacional”…!
20 Março, 2015 at 14:21
Partilho do teu sonho e não me parece assim tão utópico, basta que quem tem o poder tenha tomates para o usar, e defender o futebol.
Chegámos a uma situação limite, como é habito até, só chegando a esse ponto é que se toma alguma medida. Aceito com bastante agrado os novos procedimentos para a intermediação, defendo que cada clube e jogador tenha o direito de quem quer que os represente, ficando limitado a 3% de comissão.
Os fundos existiram porque muitos se serviram deles, incluindo a fifa e a uefa obviamente, e só houve uma medida de combate aos mesmos porque se revelava demasiado evidente o esquema montado. Outro virá de certeza, é preciso estar atento.
O Sporting ficará a ganhar, assim como o futebol que ficará mais transparente e livre de chulos.
Quanto à formação académica teremos de o continuar a fazer, assinando novos protocolos de cooperação com escolas (como já temos), assim como a criação de estágios e outras actividades curriculares e extra-curriculares. Porque não um polo de investigação desportiva?
SL
20 Março, 2015 at 15:56
Essa do pólo de investigação é uma excelente ideia…!
Estabelecer uma marca Sporting ao nível académico deve ser um designio para a próxima década.
Formar mística com as velhas glórias a habitarem na Academia e transmitirem ensinamentos…
E formar cidadãos capazes de pensar, e profissionais capazes, podia-se pensar em protocolos com Universidades e com o IEFP (era bom os jogadores aprenderem uma profissão para em caso de lesão se safarem na vida)
SL
20 Março, 2015 at 16:06
Recordo-me de ainda na 1a campanha do BdC que só não venceu sabemos todos porquê, ele falou em algo do género, como forma de “reintegração na sociedade” após finalizarem a carreira, para além de maior conhecimento adquirido durante a fase de formação o que em teoria permitirá tomar melhores decisões a nível profissional e pessoal.
Seria o entrar numa outra dimensão da profissionalização do futebolista, passando a ser uma pessoa mais qualificada.
20 Março, 2015 at 18:12
Assim tipo dromos ou palestra não?
20 Março, 2015 at 14:33
O boifica foi condenado a pagar mais de 650 mil euros por causa do Lolo. Hahahahahahaha
20 Março, 2015 at 15:17
A sorte deles é que vão pedir isenção de pagamento. Hahahahahaha
20 Março, 2015 at 14:35
Abutres do caralho, querem todos viver como lordes sem levantar o cagueiro. Querem todos conduzir topos de gama. Oferecer um jipaço à mulher para que esta possa mandar umas curvas por fora. Comprar alta costura, tomar banho em Chanel 5. Snifar até ficarm sem o céu da boca, dar mil e uma voltas ao mundo… ide PÓ CARALHO PROXENETAS DA BOLA!
20 Março, 2015 at 15:06
Mendinhos meu amor…. gostas das minhas tetas?! Eu queria tanto ter umas tetas novas…….
20 Março, 2015 at 14:43
“Quando isso acontecer, o dinheiro circulará apenas entre os verdadeiros criadores de valor para a indústria: Clubes e Jogadores. Quem é que não quer isto?”
os empresários e alguns dirigentes.
Porra, esta era fácil de responder… vejam lá se dificultam as trivias!!
20 Março, 2015 at 14:50
Eu bem sabia que não devia ter feito essa pergunta…um texto inteiro a dissecar “o mal” e depois perguntar onde eles está… 🙂
20 Março, 2015 at 15:54
Errata:
Os empresário e quase todos os dirigentes … quase …
Este “quase” é como o outro onde lá em casa, sexo era quase todos os dias.
Quase à segunda, quase à terça, quase à quarta, quase à quinta …
20 Março, 2015 at 14:52
Sports agents generally receive between 4 and 10% of the athlete’s playing contract, and 10 to 20% of the athlete’s endorsement contract, although these figures vary. NFL agents are not permitted to receive more than 3%, and NBA agents not more than 4%, of their client’s playing contracts.
20 Março, 2015 at 14:55
Jorge Mendes laughs…
20 Março, 2015 at 14:57
Chama-se a isto regulação.
Só está presente em países de matriz socialista, como os EUA.
Laissez faire, laissez passe!!!!!!!!!!
20 Março, 2015 at 16:11
há já muitos anos que as ligas americanas são o exemplo de como deve ser gerido o desporto, criando espectáculo apetecível e gerador de receitas para todos os intervenientes. por cá continuamos nos anos 60.
eu sigo a NFL, e embora esteja longe da perfeição, está a anos-luz do futebol na europa.
20 Março, 2015 at 14:56
Então o Nacional já sabe hoje de manhã que o Tiago Rodrigues amanhã à noite vai estar de caganeira?
Epá joguem no Euromilhões!
20 Março, 2015 at 15:26
Gastroentrite, pá. Qq um pode ficar doente antes de defrontar quem lhe paga, não?
Chama-se a isto proteger o jogador.
20 Março, 2015 at 15:46
O gajo chegou ao treino e disse ao Machado: “Ohhhh mister…olhe…estou a chocar uma…”
E o Machado não foi de modas: “Portanto vamos proceder ao suprimento do teu nome da folha de registos convocacionais uma vez que a probabilidade de te encontrares com um síndroma gripal agudo amanhã é por demais evidente!”
20 Março, 2015 at 15:53
O gajo tá a imitar o Don Bufas e só por isso já não pode jogar?
20 Março, 2015 at 15:04
O que é que aconteceu na SporcoTV?Algum funcionário bateu a bota a snifar pó-de-talco?! É que estavam todos com uma cara fúnebre ao anunciar que o putedo ia jogar com o Bayern. Mas esses gajos queriam algidão doce até à final?! Foda-se… que lata do caralho….
20 Março, 2015 at 15:06
Parasita
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Parasita
20 Março, 2015 at 15:07
Estou a tentar roubar-te o lugar, mas não tenho estofo.
20 Março, 2015 at 15:45
???
Na league??
Tenho-me esquecido de ir ver como estamos…
Hoje ou amanha se tiver tempo passo por la… 😉
20 Março, 2015 at 19:47
Não, aqui na tasca 😀 hehehehe na Fantasy vai ser difícil para mim chegar à primeira posição.
20 Março, 2015 at 19:51
Acho que tou em 13. Mas nao tenho a certeza
20 Março, 2015 at 21:34
ooohhhh…
tenho um lugar na Tasca??
espero que seja ao pe da janela, para ir vendo a banda a passar tocando coisas de “amor”…
https://www.youtube.com/watch?v=OBDfWikT34M
20 Março, 2015 at 15:14
Vivemos num país aos papéis….
– Na Escócia, o Glasgow Rangers foi recambiado para a última divisão por dívidas de 37M €.
– Em Itália o Parma ficou insolvente por dívidas de +/- 200 M€.
– Em França os clubes estão impedidos de possuírem dívidas superiores a 50 M€, aqui não tenho a certeza, mas lembro-me que o Lyon desmembrou a equipa que ganhou 7 títulos consecutivos e começou a apostar na formação porque já tinha dívidas próximas do valor mencionado;
– Em Portugal temos clubes com dívidas próximas dos mil milhões e está tudo bem!!!! Temos clubes em que os jogadores não treinam….Temos treinadores e presidentes de clubes que não conseguem trabalhar porque estão contra uma SAD!!! que não está do lado dos adeptos!!! Temos jogadores que não recebem há 4/5/6 meses!!!! Temos clubes que assinaram PER e não cumprem as suas obrigações para com o Estado e com titulares a nível individual!!!!
E depois perguntam-se porquê o país está tão mal!!!
Fácil, país de corruptos.
20 Março, 2015 at 15:26
O pior ainda é os corruptos serem tratados da mesma maneira que os que tentam cumprir…
Quando não têm ainda mais facilidadees e regalias…!!
SL
20 Março, 2015 at 17:04
Cá, temos corruptos e ladrões considerados os melhores gestores e CEO’s do mundo e arredores.
E temos Conservatórios de Música a cair de podre e Museus em que os visitantes têm que iluminar as exposições com recursos aos telemóveis porque o Museu não tem dinheiro para pagar projectores (a sério, aconteceu no Museu de História Natural em Lisboa!) e o Estado paga largas dezenas demilhões de euros por Estádios que não são utilizados.
Em suma: é um país do terceiro-mundo, o nosso. (provavelmente, terceiro é pouco).
20 Março, 2015 at 15:20
Carraça ?!
Parasita?!
Especulador ?!
A pior coisa que podia ter aparecido no futebol?!
(e agora para chocar)
Pior ainda o bosman!!
O bosman para mim deu cabo do futebol, do romantismo.
Desculpem. Seria Muito difícil ser apoiante do SCP com equipas como do FCP e o SLB (hoje respeitosamente, m, não sei bem porquê !!) , por vezes com 1 tuga no 11.
Não entendo.
Quer queiremos, quer não, o clubismo é bairrismo, ou, vá, paíszismo (eh eh, inventei uma palavra).
Se noutros tempos, seria capaz de puxar pelo porco na champions, neste momento mesmo que fossem honestos estou a puxar por um clube com espanhóis e brasileiros ?!?!
Com todo o respeito, também não imagino o santos ou o são Paulo com 10 tugas! (vá, o Vasco ainda se entendia ou a portuguesa).
Quer que iremos quer não, o bosman veio cavar um fosso ainda maior entre clubes e, mais, entre países.
Além de aniquilar a identidade dos mesmos.
No dia em que época após época o SCP entrasse com mais estrangeiro do que com portugueses ia- se amor. Vá, ia-se a paixão, que o amor não morria!
Os agentes e super agentes e fundos, russos e árabes ainda vieram escavar mais esse fosso.
20 Março, 2015 at 15:21
Quer que iremos quer não,
=Quer queiramos quer não,
20 Março, 2015 at 15:37
Legislação na uefa? na fifa? Como, se nem em Portugal há legislação? Tudo é permitido: escolha de árbitros, corrupção, roubo aos contribuintes…
20 Março, 2015 at 15:42
Os empresários de jogadores dão pano para mangas…em principio deveria ser a actividade mais regulada e é a mais desgovernada!
Os empresários querem receber comissão de quem compra, de quem vende, do jogador e ainda querem ter partes de passes…para já não falar de ainda terem participação num fundo onde está mais % de passe! Esta actividade devia ser brutalmente regulamentada porque dá azo a que estes agiotas suguem os clubes com princípios em nome de quem não os tem…
Mas eu mantenho o que penso sobre a situação actual…um empresário só faz o que o jogador deixar! Temos de escolher bem os jogadores…porque os empresários hoje em dia são uma máfia quase imparável que se os deixarem vendem a mãe e a avó pelo preço certo! Se escolhermos/educarmos bem os jogadores, pessoas honradas e de carácter, pode vir o maior fdp do mundo que o jogador não o deixa andar com merdas…
20 Março, 2015 at 15:48
OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS. OS EMPRESÁRIOS SÃO UNS PROXENETAS.
20 Março, 2015 at 16:19
https://www.youtube.com/watch?v=TXGAN8T6nVU
20 Março, 2015 at 16:37
Até poderíamos olhar estes empresários do futebol como uma coisa normal se eles também se comportassem como empresários normais e não como autênticos “malfeitores” …
O negócio dos jogadores de futebol devia ser muito mais disciplinado…
São na maior parte das vezes negócios mafiosos em que para além de inflacionarem desmesuradamente os passes ainda se permitem toda a espécie de falcatruas e negócios escuros, com fuga aos impostos e lavagem de dinheiro…
Então aquela situação em que o empresário é também constituinte de um fundo que depois se permite os negócios mais escabrosos…é simplesmente impensável…
A FIFA tem de moralizar estes negócios…só que é quase como aquele ditado de “diz o roto pr’ó nu…”
Aguardemos, algum dia a vergonha há-de chegar ao futebol…
SL
20 Março, 2015 at 16:38
Amigo Max, estamos lá Domingo?
Abraço
20 Março, 2015 at 16:43
Só pensa na ginja esta gente 🙂
20 Março, 2015 at 16:45
🙂 Também vais estar claro…
20 Março, 2015 at 18:46
Se Deus quiser amigo…e olhe que não foi fácil…!!
Abr e SL
20 Março, 2015 at 16:58
O empresário, no mundo de futebol, devia ser mais como o intermediário. Procurar o melhor negócio possível para todas as partes.
Infelizmente, hoje em dia, faz apenas o papel de chulo como já alguém aqui disse. Passa a puta de mão em mão, se possível na mesma noite (leia-se temporada) e fica com o seu quinhão.
O futuro não está no intermediário do clube ou em ser o clube a gerir a carreira do atleta. Nem o problema é esse. O problema é não respeitarem o que assinam. E a lei bosmam fez caca nesse aspecto. O mundo do futebol não é como o mercado laboral ordinário. Não se procura novo emprego e dá-se dois meses à casa e vai-se à vida.. Todos os intervenientes têm de saber respeitar o que foi assinado.
O futuro, como estava a dizer, é a casa de transferências. A transferência tem de ser feita através dessa associação, e com os valores assumidos pagar-se a prestação ao empresário. E não como é agora, recebe dum, doutro e do agências e quanto mais melhor…
Além dos clubes, nunca ninguém quis a casa de transferências…porque será…
Voltando aos acordos assinados, o clube tem o direito de rever o contrato do jogador, cabe ao jogador aceitar ou não. Assim como o jogador tem o direito de pedir ao clube que reveja a sua situação. Em nenhuma circunstância isto deve ser desrespeitado.
Além de tudo isto, há a questão das sanguessugas que gravitam em torno dos jogadores. Aproveita-se da pouca cabeça dos atletas (os maiores nem tinham empresário) e brincam ao futebol. Pais, tutores, advogados, empresários, conselheiros etc, fazem tudo para que lhes caia na mão algo que não é seu…
Adiante, o assunto do dia é a formação.
A nossa formação não está mal nem a cair de podre. Há coisas que são mal programadas, como a equipa B que durante meses esteve com perto de 40 jogadores. Mais do que a entrada deste ou saída daquele, o importante foi reduzir o número é dar condições de trabalho aos restantes..
Nos escalões de formação já se sabia que iria ser assim. Um decréscimo de qualidade até às contas estarem em dia. Não nos podemos esquecer que os profissionais que trabalhavam para o Sporting não recebiam há mais de 2 anos…
Pessoalmente, a escolha dos líderes de cada escalão já me faz mais confusão. Mas acredito que será uma situação que será revista.
SL