17 de Dezembro de 2016. Olho para mim, então com seis anos de idade, mão na mão do meu pai, mão na mão da minha mãe, cabelo enganchado com acessórios verdes e resquícios de uma birra por não ter podido vir equipada a rigor. Quem se lembrou de agendar a inauguração de um pavilhão, que parecia deixar as pessoas mais ansiosas do que uma criança quando termina o jantar de Natal, para Dezembro, não pensou, por certo, que o frio me impediria a mim e a tantas outras crianças de poderem ir à festa de calção preto, meias listadas e camisola verde e branca. Sim, porque eu tinha a certeza que todos aqueles meninos e meninas tinham feito uma birra igual à minha.
Não posso deixar de sorrir ao ver-me mergulhada naquela onda verde e branca. À distância de 15 anos, esse momento parece-me ainda mais mágico. Lembro-me da quantidade de vezes que o meu pai me levou a Alvalade, não porque fosse dia de jogo, mas para que pudéssemos ver o avanço da construção do pavilhão e daquilo que ele me foi dizendo que seria uma cidade pequenina só do Sporting. Contava-me que ali, naquele mesmo local, tinha havido um estádio muito antigo onde ele tinha aprendido a ser do Sporting para sempre. Era um estádio onde ele apanhava chuva e sol e onde havia bancadas só com lugares no cimento. Invariavelmente, eu acabava a perguntar-lhe se também podia ter uma almofadinha para me sentar nos jogos. Ele ria-se e continuava. Falava de uma pista de atletismo, falava de grandes ciclistas, falava de hóquei, de andebol, de futsal, de vólei, de basquetebol… Tudo ali, a olhar para aquele descampado onde ia nascendo algo. «Depois vamos poder passar aqui grandes dias», perspectivava ele com um brilho nos olhos ao qual, um dia, acrescentou algo que me ficou na memória: «debaixo deste chão tem estado aprisionada a nossa alma. Imagina uma carta dos Invizimals, a carta mais valiosa e poderosa, um Leão Rampante cujo rugido já fez tremer o mundo inteiro». Eu arregalei os meus olhos. «Posso ter essa carta, pai?». «Se gostares muito do Sporting, podes. Sabes, é por haver muita gente a gostar do Sporting que esse Leão é tão poderoso. Quando ele estiver à solta tu vais sentir, amor. E vais ter que ajudá-lo a lutar!».
E eu, pequenina, com cinco quase seis, guardei aquilo. Percebi que esse Leão era o que eu carregava ao peito, na minha camisola preferida que, por mim, até teria servido para o meu baptizado. E comecei a sentir que o espírito desse Leão estava mais vivo nessa tarde e noite de festa. Um mar de gente de todas as idades, em que os avós pareciam mais crianças do que os netos e os pais deixavam correr lágrimas como crianças que nem sabem explicar o porquê de chorarem. E eu já sem casaco, com a minha camisola do Patrício que era mais quente do que as outras e o meu pai a dizer-me que o outro gajo lá em baixo, o Benedito, era do futsal e era uma das pessoas que mais gostavam do Sporting. Vieram os jogadores do hóquei, vieram os do andebol, vieram os do pingue pongue, vieram os do karaté e de outros tantos desportos de combate, vieram as jogadores do basquetebol e as do futsal. No meio de tão grande desfile, foi anunciado o regresso do voleibol, masculino e feminino. Palma e mais palmas e eu a gritar que queria ir jogar vólei porque a mamã tinha jogado e eu queria ser como a mamã. E também queria futebol para ser como o papá.
A festa continuaria ali ao lado, no Estádio grande, como eu lhe chamava, algo a que o meu pai achava muita piada porque lhe fazia lembrar a história. Estava tudo tão próximo, ligado por um passeio cheio de memórias. E havia um jogo, jogo grande, para completar esse dia. Um dérbi, explicava-me o meu pai, naquela que era a primeira vez que eu ia ver o jogo mais antigo de todos. Agora ainda havia mais gente, que eu via passar enquanto me deliciava com um cachorro que arrefecia à velocidade do cair da noite. E esse movimento verde e branco aquecia-me a alma. Sentia um nervosismo que não sabia explicar. Mas que hoje sei. Hoje, dia 17 de Dezembro de 2031. Tenho 21 anos e cá estou eu, no Pavilhão João Rocha, no meu pavilhão, pronta a defender o meu Leão Rampante. A minha carta mais importante de todos os baralhos de Invizimals que, afinal, nem eram assim tanto coisa de rapazes.
Na bancada, os meus pais, os meus avós, os meus tios e o meu mano mais novo, que ainda esta manhã jogou com a mais bela camisola do mundo, vieram ver-me jogar, como é costume. O tempo passou rápido, desde o dia em que entrei neste pavilhão pela primeira vez. Foi a primeira de muitas, de tantas. Aprendi a rir, a chorar, a gritar por algo que é tão grande que nenhum de nós sabe explicar. No pavilhão e no estádio e também na rua, que, entretanto, o Sporting voltou a ter ciclismo. Festejei o meu primeiro campeonato com uma bandeira duas mãos cheias de vezes maior do que eu e na qual adormeci enrolada no caminho de regresso a casa. Depois mais um e mais outro, que já são nove nestes quinze anos. Vi o Sporting espantar a europa do futebol com uma equipa de miúdos, quase todos portugueses. Vi o hóquei, o andebol, o futsal, o atletismo e tantas outras modalidades encherem, cada vez mais, um museu que não me canso de visitar. Tudo isto me passa pela cabeça nos breves instantes que antecedem o início do jogo. De quê? Não vos digo, porque sei que alguns de vocês estarão também nas bancadas onde não sobrou um bilhete por vender e não quero estragar-vos a surpresa. Apenas vos digo que, de cada vez que piso este campo, sinto que o meu pai tinha toda a razão quando dizia «debaixo deste chão tem estado aprisionada a nossa alma. Imagina uma carta dos Invizimals, a carta mais valiosa e poderosa, um Leão Rampante cujo rugido já fez tremer o mundo inteiro».
Essa alma é agora minha. Tal como é tua. E não foi para ver-me com seis aninhos que me foi dada a possibilidade de viajar no tempo (embora, modéstia à parte, eu fosse mesmo uma pita com pinta). Foi para agradecer-te tudo o que tens feito para ajudar a que o rugido do Leão Rampante seja cada vez mais audível. E para pedir-te que nunca deixes de fazer tudo o que estiver ao teu alcance para tornares este clube maior. Esquece guerras e guerrinhas, esquece nomes. Porque tudo isto só acontecerá se todos se unirem em redor de um nome: Sporting Clube de Portugal. Queres que esta seja a carta mais forte do baralho? Então mostra que gostas muito do Sporting. E nunca te esqueças daquilo que eu nunca me esqueci: «é por haver muita gente a gostar do Sporting que esse Leão é tão poderoso. Quando ele estiver à solta tu vais sentir. E vais ter que ajudá-lo a lutar!».
2 Abril, 2015 at 9:53
Wow…
2 Abril, 2015 at 9:54
… fiquei sem folego… realmente impressionante e entusiasmante, que o futuro seja nosso como tanto merecemos!
2 Abril, 2015 at 10:05
Cherba : A tua filhota vai ser uma hooligan. 😀
2 Abril, 2015 at 10:09
Que o futuro seja Grandioso !!!! Como é o nosso Sporting !!
Parabéns Cherba ,fialcaol ,Paulo Silva ,Tadeu !! Que venha um pastel de bacalhau e um branquinho fresquinho !!!
SL
2 Abril, 2015 at 12:05
Muchissimas gracias
2 Abril, 2015 at 10:11
Vintage Cherba.
2 Abril, 2015 at 10:12
Entrou me um cisco pro olho…
2 Abril, 2015 at 10:12
God! Agora é que vi. Ganda buba que vamos apanhar hoje! 😛
Parabéns Cherba!
Parabéns fialcaol!
Parabéns Paulo Silva!
Parabéns Tadeu!
Beijos, abraços e saudações leoninas para todos.
2 Abril, 2015 at 12:06
Muchissimas gracias
Venha de lá a feijoca em copinhos de chocolate
2 Abril, 2015 at 10:13
Parabens a todos, Cherba e restantes que nao vejo no telemovel 🙂
2 Abril, 2015 at 10:13
Parabéns fialcaol!
Parabéns Paulo Silva!
Parabéns Tadeu!
Copiei da Maria 😀
2 Abril, 2015 at 12:07
Obrigados na mesma 🙂
2 Abril, 2015 at 10:18
Parabéns Cherba!
Parabéns fialcaol!
Parabéns Paulo Silva!
Parabéns Tadeu!
Ainda é cedo mas mais logo prometo beber um copo por vocês.
SL
2 Abril, 2015 at 10:22
Dos melhores bolos de aniversário que alguma vez provei! E isto foste tu a morder as velas e a pedir desejos não foste? Que tudo isto se concretize! Muitos parabéns a todos os aniversariantes e um sentido Sporting! para todos!!!
2 Abril, 2015 at 12:12
Tchim Tchim
2 Abril, 2015 at 10:28
Porra Cherba, de vez em qdo deixas-nos, assim, com os olhos embaciados…
Grande texto!
Muitos parabéns para ti! E já agora muitos parabéns para o Tadeu, o Paulo e o Fialcao!
2 Abril, 2015 at 12:08
Muchissimas gracias
2 Abril, 2015 at 10:29
Ninjas a cortar cebolas…damn!
2 Abril, 2015 at 10:37
Os meus Parabéns aos aniversariantes CherbaTov, Paulo Silva, Tadeu e Fialcaul! Happy BDAY para vocês! Saudações Leoninas!
2 Abril, 2015 at 10:42
Italiano, sempre vais no sábado? Já reservei o meu bilhete 😉
2 Abril, 2015 at 10:49
O MikeBoRRas ainda não me respondeu…
2 Abril, 2015 at 10:51
Oh Mike!!!!!…anda cá ver isto!!!! 🙂
2 Abril, 2015 at 10:51
Se calhar já não te ama.
2 Abril, 2015 at 10:57
Ainda não perdi o teu amor…
2 Abril, 2015 at 12:09
Fosgasse que lamechice a uma 5ªf santa
2 Abril, 2015 at 12:20
Eheheheheheheheheh.
Trata masé de comprar o meu bilhete para a Taça, que tb te amo. 😛
2 Abril, 2015 at 12:23
Fosgasse mas amor de irmã phá … não gosto cá de misturas
O bilhete está garantido, vai descansada a banhos 😉
2 Abril, 2015 at 10:42
Muitos parabéns, Cherba! E um obrigado por partilhares com todos nós o teu amor pelo Sporting!
Parabéns também ao fialcaol, ao Paulo Silva e ao Tadeu!
Quanto ao post, como alguém já disse, e ninguém pode negar-to, pediste o teu desejo. Arrisco dizer que se realizará. Aposto que a miúda tem a força do pai e que o amor que tens pelo Sporting lhe será passado nas devidas proporções.
São eles, os miúdos e miúdas da idade da tua e do meu que vão ver, sentir, viver e festejar os melhores anos e as maiores conquistas do Sporting Clube de Portugal, a maior potência desportiva nacional e um clube grande, Enorme, tão grande como os maiores da Europa!
2 Abril, 2015 at 10:44
Parabéns Cherba!
Parabéns fialcaol!
Parabéns Paulo Silva!
Parabéns Tadeu!
Beijos, abraços e aquelas saudações leoninas para todos.
Cherba tens o dom de nos deixar com a lagrima no canto do olho 😉
Que se concretizem esses teus desejos e que a ultrinha seja uma campeã de Hóquei em Patins 😉
E já agora parabéns antecipados pelo ultrinha que vem ou virá a caminho
2 Abril, 2015 at 10:46
Parabéns para a malta aniversariante … e … como custa esperar por um futuro assim.
2 Abril, 2015 at 10:47
Foi por isto que me apaixonei pela Tasca/Cacifo, Sportinguismo puro, brilhante!
Espero mesmo que todas essas ambições sejam concretizadas, todos nós temos uma carta dessas dentro de nós, por vezes escondida mas está lá! Basta acreditar, sempre!!
Juntos seremos cada vez mais fortes e unidos!
Parabéns aos aniversariantes, um dia feliz e repleto de verde!! abraços!
2 Abril, 2015 at 10:50
Cambada de preguiços. Está tudo a copiar por mim….
2 Abril, 2015 at 10:51
preguiços….oh valha-me Deus. Já estou alcoolizada.
2 Abril, 2015 at 11:01
És a marrona da Tasca 🙂
2 Abril, 2015 at 11:38
Eu copiei mas fiz uma alteraçãozita para não dar tanto nas vistas
2 Abril, 2015 at 12:11
Candeia que vai à frente ….
2 Abril, 2015 at 10:51
Andas a abusar Cherba!
2 Abril, 2015 at 10:54
Só depois de ler os comentários é que vi que era o dia do teu aniversário. Desculpa lá não ter começado por aí. Parabéns Cherba!
Parabéns fialcaol!
Parabéns Paulo Silva!
Parabéns Tadeu!
2 Abril, 2015 at 11:04
Parabéns a todos os aniversariantes. Muita saúde e muitos títulos .
2 Abril, 2015 at 11:17
Parabéns fialcaol!
Parabéns Paulo Silva!
Parabéns Tadeu!
e por fim Parabéns Cherba!
nem sei o que dizer e por isto que venho a tasca e por isto que sou do Sporting isto e Sporting SL
2 Abril, 2015 at 11:22
então e hoje, dia 17 de dezembro de 2016, que temos a confirmação da aposta da formaçao do merdafica? 7 jogadeiros hahahah. cada um pior que o outro! curiosamente são sempre titulares na equipa do bairro alto e deram uma importante ajuda na construção do nosso pavilhão, principalmente o guedes, essa grande +érola que é eleito o melhor jogador do mes da segunda liga sem marcar nenhum golo nem fazer uma assistência constantemente hahah
2 Abril, 2015 at 11:33
Recebeu o prémio pela consistência 😉
2 Abril, 2015 at 11:37
Parabéns aos aniversariantes, mas em especial ao Cherba. Vim aqui parar no início do verão meio sem querer mas fiquei viciado e a Tasca é a principal fonte de informação leonina e Sportingismo em geral. Parabéns pelo blog e que continues por muitos e bons anos!
2 Abril, 2015 at 11:40
Parabéns aos Tasqueiros:
Cherba
fialcaol
Paulo Silva
Tadeu
Sai umas cervejolas para animar a malta!
2 Abril, 2015 at 17:57
Tchim Tchim
2 Abril, 2015 at 11:46
Parabéns aos aniversariantes. Haja saúde porque o futuro é risonho e o sonho leonino comanda a vida, como depreendemos do post…
Parabéns leões.
2 Abril, 2015 at 11:49
Parabéns Cherba, que tenhas um dia cheio de felicidade.
Parabéns também aos restantes aniversariantes.
Um grande abraço leonino
2 Abril, 2015 at 11:52
Quero parabenizar os “mininos” que hoje aniversareiam…
“seu” Cherba, “seu” fialcaol, “seu” Paulo Silva e “seu” Tadeu.
É passarem na secção restrita do armazém para fazerem o levantamento da respectiva “botella” de saké…
Que tenham um dia leonino!
2 Abril, 2015 at 11:56
Hoje haverá “BOTELLÓN” à porta da TASCA…
Ainda por cima, amanhã é feirado!
Isto vai acabar mal, hoje… vão cair os parentes todos na lama com as vergonhas que se vão assistir… Nem na Gala da Tasca!
2 Abril, 2015 at 11:58
Eu sou abstémica
2 Abril, 2015 at 11:59
então vais viver vergonha alheia… 😀
2 Abril, 2015 at 11:56
Ora saiam daí 4 amendoas amargas, 4 pasteis de bacalhau e 4 pailtos, tudo por minha conta para os aniversariantes.
Parabéns a todos.
2 Abril, 2015 at 12:06
já agora, os outros que não me levem a mal, mas pago ainda um “table dance” ao cherba por ser o grande mentor desta tasca que cheira a Sporting 24×7 !
2 Abril, 2015 at 12:08
Quem costuma fazer as table dance é o Jorge Lagarto … não sei se será uma boa prenda para o aniversariante
2 Abril, 2015 at 11:59
Impressionante …
“… tudo isto só acontecerá se todos se unirem em redor de um nome: Sporting Clube de Portugal.”
Grande abraço de parabéns, és o mentor deste espaço e é acima de tudo pela forma como vês o nosso clube, pela forma como escreves e pensas que vale a pena vir aqui.
É um vício … e dos bons.
Parabéns tb aos restantes aniversariantes 🙂
2 Abril, 2015 at 12:00
EU bem digo que nesta Tasca é só carneirada…
2 Abril, 2015 at 17:59
Mééé
2 Abril, 2015 at 12:01
Mais uma vez um grande texto.
Parabéns Cherba ! hoje a dobrar (texto e aniversário)
Parabéns também ao fialcaol , ao Paulo Silva e ao Tadeu.
Por fim uma referencia à jovem rapariga que sinto que tem um enorme coração verde branco como o do pai para relembrar as suas, antigas mas já muito sabias, palavras:
“O Sporting não precisa de ganhar para ser melhor do que o Benfica!”