No momento em que vamos jogar a meia-final da Uefa Futsal Cup, vou abrir uma excepção e falar de futsal, uma modalidade que me é cara não só por ter praticado mas também por ser a única em que um colega de escola ou amigo da rua pode chegar ao topo, sem cunhas, sem empresários, apenas e só pelo talento cru detectado em qualquer ringue ou pavilhão.
O carácter bairrista do futsal é algo que me fascina. Ir jogar aos bairros fodidos não é muito diferente do que ir jogar ao Dragão ou à Luz. A única diferença é capaz de ser que nesses bairros, se tiver de ser, apanhamos mesmo nos cornos como gente grande, seja dos jogadores adversários ou dos adeptos. Se um jogador de futebol fica “borrado” por ir jogar ao Camp Nou ou a Old Trafford, então é porque claramente ainda não foi jogar ao ringue do Bairro da Boavista.
Numa altura em que o nosso futsal parece viver um momento de menor fulgor, seja por lesão de jogadores importantes ou pela proximidade desta meia-final, tenho de destacar um jogador, Diogo. Diogo é um “anti-craque”. A começar pelo nome. Não tem nome de craque, como Divanei, Deo ou Falcão. Tem um nome perfeitamente comum. Podia ser João, Pedro ou Ricardo (vejam lá que o actual melhor do Mundo, para ser respeitado, teve de usar o diminutivo!) Depois, não menos importante, é um verdadeiro jogador de equipa. Bem, na verdade, no futsal são todos. Mas Diogo é um jogador que tanto mete um companheiro na cara do golo, que com um simples drible tira adversários da frente, que mete a famosa bola no segundo poste para um companheiro facturar fazendo as delícias do treinador e que, quando a coisa aperta, também manda um míssil do meio da rua em direcção à gaveta. E que, para além de todo este repertório ofensivo, defende. E defende bem, usando o seu instinto e inteligência, seja para desarmar adversários ou para cortar uma linha de passe. É dos jogadores de futsal mais completos que já vi jogar. E é o nosso craque, o joker, a estrela. Mesmo sem o assumir ou mesmo sem ninguém lhe atribuir esse estatuto. E ainda bem. Sendo um “anti-craque”, Diogo sente-se livre para explanar toda a classe do seu futsal sem a pressão de ter de resolver todos os jogos. Porque se tivesse de o ser, se calhar já seria um Dioguinho ou um Digão.
As saídas de Deo e Divanei foram dois rombos na nossa equipa, não há como esconder. Mas as entradas de Diogo e Fábio Aguiar podem, a médio prazo, suprir essas saídas. Não porque estes sejam “melhores” que os predecessores mas simplesmente porque fazem coisas diferentes, sendo mais cerebrais e menos instintivos beneficiando jogadores como Paulinho e Marcelinho que, infelizmente, já podiam estar num nível superior se não fossem as suas lesões. Mas lá chegarão. Em relação ao Diogo, acredito mesmo que vai rapidamente chegar ao patamar de rendimento do Divanei, creio até que já o está a fazer, embora os resultados da equipa não acompanhem a influência que o brasileiro está a ter. Porém, não nos podemos esquecer que é o seu primeiro ano no Sporting e, tal como toda a equipa, só tende a melhorar.
Neste fim de semana, se existe alguém em quem eu deposito as minhas fichas para nos apurar para a final, esse alguém só pode ser Diogo. Benedito vai, como sempre, defender tudo com a paixão que se lhe conhece, o Caio vai, naturalmente, andar tipo uma aranha ao nível do chão a roubar bolas como doces a crianças, Cary vai, sem problema nenhum, teleguiar a bola com a sua fantástica canhota, Alex vai dar tudo o que tem e mostrar porque é um dos melhores goleadores que o Sporting já teve. Mas o Diogo…é gajo para resolver o jogo. Como já o fez contra o Movistar no apuramento para esta meia final (algo que nem o Divanei conseguiu) e como tem feito no campeonato. Quando chegar “aquele” momento em que precisaremos de um pormenor de génio para vencer o jogo seja num passe, num remate, num livre ou num simples movimento…Diogo vai dizer presente. E nós, delirantes, vamos olhar para a camisola 8, outrora entregue ao nosso Menino, e gritar (com todo o respeito): “Diva quê?”
Para terminar, quero deixar uma mensagem à nossa equipa: Confio em todos. Desde a lenda Benedito ao jovem Miguel Ângelo. Não fosse este grupo e esta modalidade seria, certamente, um sportinguista bem menos feliz. Se há coisa que este grupo faz, de forma ininterrupta, é suar a camisola e dar tudo o que tem. As três primeiras palavras do nosso lema estão perfeitamente enraizadas no nosso futsal, fruto de um excelente trabalho do Miguel Albuquerque e do mister Nuno Dias. São o exemplo perfeito daquilo que o Sporting foi no passado e que queremos que volte a ser no presente e no futuro! E não vai ser um período negativo onde a cabeça dos jogadores está, naturalmente, no jogo mais importante das suas vidas que vai apagar nem muito menos branquear todas as alegrias que nos têm dado. Não tenho quaisquer dúvidas que vamos entrar concentrados, vamos dar tudo e vamos fazer das tripas coração para estar na final. E com a Onda Verde nas bancadas, seremos uma força imparável. Somos o Sporting! E se há grupo que percebe o que isto quer dizer, é este.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
24 Abril, 2015 at 7:08
E o dia chegou. Muita fé, muita fé.
24 Abril, 2015 at 7:15
Bandeira verde o Leão!
E uma esperança sem fim
Muita fé no coração,
O Sportinguista é assim…
Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva o Sporting!
24 Abril, 2015 at 9:44
VIVA Ò SPOOORTINGGG 🙂
24 Abril, 2015 at 9:59
Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting!
24 Abril, 2015 at 11:44
E agora todos juntos!
https://www.youtube.com/watch?v=cLhhAM0Npqo
24 Abril, 2015 at 7:15
Estou ansioso pelo jogo de logo.
Fecho o estamine as 19h e lá vou eu aturar as desordeiras ao meu lado mas pelo Sporting faço esse sacrifício .
Lilolololol
🙂
24 Abril, 2015 at 8:51
Looooool vais ter desordem em stereo 🙂 abraço.
24 Abril, 2015 at 9:57
Mau…..
24 Abril, 2015 at 11:00
Epá, não falem mal da Maria que este fim de semana ela é a maior!
24 Abril, 2015 at 11:50
O que te leva a crer que era da Maria que falavam???????
24 Abril, 2015 at 11:53
Tu é que te acusaste
24 Abril, 2015 at 12:01
Tu não me contradigas!
24 Abril, 2015 at 7:23
Diva…quê? DIIIOOOOOOGOOOO !!!
Toda a sorte do mundo, que bem a merecem.
OFF TOPIC – Título de capa do rascor
“FPF abre processo a ladrões – Sporting reclama mais dinheiro da Taça”
Alguém consegue postar aqui a notícia? Se é que tem interesse e ponta por onde se lhe pegue, como é óbvio.
24 Abril, 2015 at 7:43
Bom dia…bom dia para todos os amigos e amigas da Família da Tasca…
Neste dia que desejamos todos…seja mais um dia de Glória para o nosso Sporting…!!
E neste dia também…
Os meus parabéns ao “Raz”…com desejos de boa saude, muitos anos de vida e alegrias dadas pelos nossos Leões…
É uma tarefa que “não se desenha facil… ”
Mas…só pode mesmo ser para ganhar…!!
Sporting…ganha por nós…!!
Abraço e SL
24 Abril, 2015 at 11:33
Obrigado Amigo Max.
Abracos Leoninos.
SL
24 Abril, 2015 at 7:55
Nunca mais chega a hora do jogo. Ando à semanas a pensar neste dia e nem quero imaginar como será o pavilhão com 11000 pessoas. Fui também ver com o Playas à uns anos atrás e espero que o resultado seja bem diferente, apesar de ser extremamente difícil. Até consegui convencer a minha mulher a ir para sentir o que é verdadeiramente um ambiente à Sporting☺
24 Abril, 2015 at 8:01
Tenho fezada que hoje ninguém nos pára. Vamos rapazes de Verde e Branco.
Vençam por nós!
Força Sporting, ouve a nossa voz!
24 Abril, 2015 at 8:03
Grande duelo com o Barça. Dificílimo. Mas se fosse fácil não era para nós.
Estarei lá a fazer a minha parte.
Força Sporting CP !!!
24 Abril, 2015 at 8:16
É em dias como este que as lendas nascem. Eu acredito!
24 Abril, 2015 at 8:42
É dificil, mas eu acredito.
Quem lá for que grite bem alto.
24 Abril, 2015 at 8:52
É isso tudo Sá.
E logo é para ganhar. Se o fizermos acredito que na final ninguém nos pára. Seguramente seremos melhores do que o fomos nos últimos jogos. É tempo de continuar a escrever páginas brilhantes na nossa história.
SPOOOORRTIIINNGGG!
24 Abril, 2015 at 8:58
Bora lá ganhar a única coisa que nos falta rapaziada do futsal! 🙂
Spoooooooooooooooooooorting!
24 Abril, 2015 at 9:32
Quem tiver a honra de estar no Meo Arena que apoie….do 1º ao ultimo minuto …quer estejamos a ganhar quer nao…o jogo passa na Eurosport 2 (?)
Tem uma enorme visibilidade internacional pelo que tem de ser um cartao de visita do nosso clube e que malta la fora (Patrocinadores) diga:
“Wow !! Que clube fantastico com pessoas fantasticas e este?? 10000 num jogo de Futsal ?!
Psst! Marcar reuniao c o Sporting !! Temos de nos associar a esta força Brutal!!”
24 Abril, 2015 at 9:37
O nosso canal não transmite?? É que a eurosport2 não tem hd, fdx. Rtp de merda se fosse os lampiões davam tudo e mais alguma coisa, vergonhoso.
24 Abril, 2015 at 9:45
É exactamente como dizes, Frost. Uma excelente oportunidade de promover a marca Sporting.
24 Abril, 2015 at 9:56
Sim vai ser transmitido na Eurosport 2.
24 Abril, 2015 at 9:39
Logo vou lá estar, acredito que o Sporting consiga vencer o Barça, teremos de fazer o jogo perfeito, mas eles se nos quiserem vencer também têm de fazer o mesmo.
Espero que os Sportinguistas que forem ver o jogo vão de verde, deixem a porra das outras cores que têm nos armários em casa, temos de ter um Meo Arena completamente verde!
SL
24 Abril, 2015 at 9:52
Por mim está garantido. Na mochila já está a verde e branca, com o cachecol a fazer pandã.
24 Abril, 2015 at 10:03
Na mochila? Hoje é para andar com ele ao pescoço por todo o Portugal…
24 Abril, 2015 at 10:12
também é verdade Illuminator, a Maria que tire o cachecol e a verde branca da mochila e a vista já, nem que esteja em reunião!
24 Abril, 2015 at 11:45
😀
O patrão mandava-me internar. E hoje não me dá jeito.
24 Abril, 2015 at 10:11
é assim mesmo Maria, hoje é dia de verde, mais que nunca!
até logo!
24 Abril, 2015 at 11:48
Encontro por volta das 18h, no Azul Profundo.
Levo o Cotovio e o Juve Boy para tomarem conta de mim. 😀
24 Abril, 2015 at 9:41
Epah, esbocei um sorriso ao lembrar-me também de ir jogar ao Bairro da Boavista 😀
Ainda me lembro de marcar uns golitos para logo a seguir sujar um bocadinho a cueca…
Vamos SPOOOOOORTING!!!! Nunca mais é hora de jogo!
24 Abril, 2015 at 10:53
Damaia acho que foi o pior em que já joguei. Os gajos vinham com agulhas para nos dar umas ferroadas. Quando tínhamos reposição na lateral cuspiam no pessoal.
O árbitro mal nos deixava passar do meio campo. Ainda mais borrado que nós. 🙂
24 Abril, 2015 at 11:35
Pior foi em Olhao. No pavilhao do Maritimo Olhanense. Cada vez que se ia a lateral levavamos com chapeus de chuva.
Para sairmos do pavilhao tivemos que parar a carrinha em frente à porta do balneario e entrar logo para a carrinha.
Tinha 13 anos 🙂
24 Abril, 2015 at 9:45
SPOOOOOORTING !!!
24 Abril, 2015 at 9:48
Eu sei que vai ser dificil a vitória
Mas também sei que no tempo presente
Só se pode atingir a Glória
Não desistindo…mas lutando e indo em frente
Em cada um de nós uma ilusão
Todos juntos, a força que persiste
E só é um verdadeiro Leão…
O que vai em frente e não desiste
Vamos então ó gente verde e sem igual
Em cada Leão, brilhará a luz como um sol…
Porque o Sporting Clube de Portugal
É que nos dá a força e é nosso farol…!…
Todos juntos e a uma só voz
Gritem todos…sem desfalecer…
O Sporting vencerá por nós…
E é tão saboroso vencer…
SL
24 Abril, 2015 at 10:14
magnifico amigo Max!
você é um poeta de mão cheia!
Abraço e SL
e ao Tomás Leão também!
24 Abril, 2015 at 10:26
Obrigado amigo…
São apenas pequenas “divagações”…ser poeta é outra coisa…!
Abraço duplo (do Max e do Tomás)…
E só se aceita um resultado…:
a nossa vitória…!!
SL
24 Abril, 2015 at 9:52
Malta,
O jogo não vai ser transferido na Sporting Tv ?
24 Abril, 2015 at 9:57
Não, vai ser transmitido na Eurosport 2.
24 Abril, 2015 at 10:53
Thanks Rasga!
24 Abril, 2015 at 10:00
Vamos cara***!!!!!
Sem medo pra cima deles!!!
O ambiente que TEMOS de criar vai ser metade do caminho… Os homens nem sabem onde se vieram meter!!!
24 Abril, 2015 at 10:15
“O ambiente que TEMOS de criar vai ser metade do caminho”
essa é uma grande verdade Chirola, hoje temos também que fazer a nossa parte…e vamos fazê-la de certeza!
24 Abril, 2015 at 10:01
1) Chegou a nossa dia…o momento que tanto ansiamos…faltam poucas horas… SPOOOOOORTING!!!
2) A minha fezada hoje está no Cary (o nosso melhor jogador esta época e em termos gerais!) e no Alex (nem que seja a GR avançado…)!
3) O Diogo fartou-se de marcar, o nosso melhor marcador na Liga e ainda marcou o golo decisivo contra o Inter…que continue assim hoje!!!
4) O GR titular hoje deve ser o Cristiano e vai ser uma das chaves do jogos se entrar bem e começar a “encher a baliza” tudo torna-se mais fácil! Djo e Caio Japa também não podem facilitar frente ao pivot que surgir do lado contrário…
5) O barça tem uma super equipa (para mim superior ao intermovistar apesar de ter perdido os dois jogos com eles e ter ficado a 5 pontos…) mas nos 30 jogos para a liga”SÓ” POR UMA VEZ NÃO SOFREU GOLOS!!! Se formos consistentes defensivamente, conseguimos marcar pelo menos uma vez e ganhamos…
6) Quanto ao público só temos de apoiar como em Odivelas, contra o Movistar, mas agora a triplicar!!!
24 Abril, 2015 at 10:03
Estou em pulgas para logo… É PARA GANHAR!!!
Apenas um pouco revoltado por até termos sido noticia no noticiário matinal da Antena 1 mas em NENHUMA das capas dos 3 desportivos se mencionar NADA sobre o futsal… enfim… contra tudo e contra todos… SPORTING!!!!!!!!!
24 Abril, 2015 at 10:17
Em primeiro lugar os votos de parabéns ao Raz.
Pelo facto de ter responsabilidades numa equipa de futsal que disputa os distritais de Leiria reconheci várias das situações de que o Sá fala. O ringue do Bairro da Boavista tem muitas réplicas pelo país, pavilhões com pilares a meio metro da linha lateral, com os adeptos por cima dos bancos a cuspir os atletas e treinadores, ameaças aos árbitros, jogadores que chegam tarde aos jogos porque o patrão os mandou trabalhar mais horas, etc.
Ao pé disto, jogar profissionalmente é para meninos. 😀
Agora que já divaguei afirmo que acredito na nossa equipa, o trabalho feito nos últimos anos faz-me acreditar que é possível ganhar hoje.
24 Abril, 2015 at 11:34
Obrigado Assentador.
SL
24 Abril, 2015 at 10:21
Arrepiei-me toooooodo a ler o texto!!!
Spoooooorting!!!!!!
24 Abril, 2015 at 10:27
Jogo é as 22h30?
24 Abril, 2015 at 10:28
21h30 em PT ja vi…
24 Abril, 2015 at 10:23
Lá estarei, com a verde e branca e rampante ao peito!
24 Abril, 2015 at 10:25
lá estarei !!! mas hoje levo a t´shirt da tasca a verde e branca fica para domingo 🙂 já estou nervosa pah !!!!!!
24 Abril, 2015 at 10:32
Força futsal hoje é para ganhar que os 11mil apoiem até ao fim sem parar fazer da meo arena um vulcão isto nos dará tambem prestigio e patrocinios é muito importante sporting sporting sporting sporting sporting
24 Abril, 2015 at 10:33
SPOOOOOOOOOOORTING!!!
24 Abril, 2015 at 10:40
Não vou dar nenhuma novidade, mas não deixa de ser curioso, num dia em que não há nenhum jogo dos grandes, mas em que existe um acontecimento como a final do Futsal, não haja UM único dos 3 pasquins desportivos que faça qualquer referência na primeira página ao evento (nem que fosse uma nota de rodapé). Impressionante…
24 Abril, 2015 at 11:02
Leon é o Sporting Clube de Portugal que vai jogar não são as nalgas como dizia o meu saudoso amigo ti Zé Lopes! Não ligo a esses pasquins nojentos
24 Abril, 2015 at 11:03
Eles falam do jogo de futsal do Talisca, também deve jogar hoje.
24 Abril, 2015 at 11:08
Exacto Juveboy…. Grande lol…
24 Abril, 2015 at 12:37
Reparei nisso de manha, leonissimo.
Tirando o futebol, penso que nunca outro evento desportivo levou tanta gente a um pavilhao e os gajos acham que isso não merece destaque na capa?
Tristes de merda.
24 Abril, 2015 at 10:58
A tv espanhola passa não sei é qual mas deve ser a teledeporte
24 Abril, 2015 at 11:01
O caneco é Meo!
24 Abril, 2015 at 12:35
É NOSso seu lambão!
24 Abril, 2015 at 11:03
Não sendo um virtuoso ou um repentista (como o Divanei ou o Deo), o Diogo é um excelente rematador e um óptimo finalizador. Trouxe poder de fogo à equipa e algum sangue-frio na hora de meter a bola lá dentro. É claramente o melhor reforço até agora.
Não estamos mais fortes do que no ano passado, no sentido em que não temos um jogador genial na equipa, mas estas competições ganham-se coletivamente, não cometendo erros e jogando com inteligência (como jogámos contra o Inter). Sabemos isso por experiência própria, ao perder numa final em que éramos favoritos e superiores. Mas hoje é para ganhar!