Sim, é verdade o Sporting está dividido. Às vezes pergunto-me se alguma esteve ou estará “unido”. Será uma utopia, ter uma instituição com milhões de interessados e ultra-interessados todos a “remar para o mesmo lado”? Será um comportamento déspota, tentá-lo?
Nestas duas perguntas resumem-se as minha dúvidas quanto a dois factos que mudaram os ciclos dos dois maiores clubes de Lisboa. Os dois maiores rivais desportivos de Portugal.
A saída de Marco Silva e a entrada de Jorge Jesus são cada um por si emblemáticos e juntos um case study de como mudar o curso de um clube de futebol (sim, eu sei, mas esta reflexão só é válida para o futebol). Vamos começar pela saída.
Marco Silva foi, é, talvez seja ainda por mais alguns tempos bastante apreciado no Sporting. Desprezar as razões da identificação dos adeptos leoninos para com este treinador é meio caminho para falhar muito mais vezes no futuro e ter de “remendar” atitudes com comunicados e…cheques avultados. As qualidades deste técnico podem até ser apenas, ou por agora, apenas vislumbres de aptidão. Mas o que é certo é que os Sportinguistas partilharam muito estes vislumbres. Um treinador jovem, promissor, qualificado, ponderado, metódico, de fala articulada e decididamente ambicioso, faz-vos lembrar algum estigma lusitano? Pois é, não fácil para um Sportinguista escapar ao enamoramento por um bom Sebastião, um facto singular que acerte no nosso tendencioso fado de precaução e esperança. Porque é de cautelas, muita esperança e muita paciência que temos vestido o nosso amor pelo clube. Marco Silva encaixou que nem uma luva neste “estado” e, parece-me a mim, também na estratégia coerente anunciada por BdC vezes sem conta de “Contenção com Ambição”.
Romper esta ligação umbilical, temos de dizer, criada pelos “comunicadores” oficiais do Sporting não é fácil…ninguém consegue andar a dizer que uma coisa faz sentido durante 1 ano e em dias desconstruir internamente ou externamente essa coerência. Ao “expulsar” Marco Silva a primeira coisa que BdC manda às couves, é a coerência. Eu juro que estou há muitos dias a forçar-me a entender a lista infindável da casuística contra Marco Silva, mas sinceramente o meu feeling volta sempre ao mesmo ponto de partida. O que quer que se tenha passado terá um enquadramento muito mais pessoal do que profissional. Simplesmente os santinhos do treinador e do presidente não cruzaram. Especialmente os santos presidenciais. Mas deviam. Apesar de parte de mim querer à força acreditar que o Marco Silva era uma espécie de mártir suicida de Carnide infiltrado no seio da nossa pura e imaculada “estrutura” leonina, já tenho idade suficiente para cheirar uma boa caçada às bruxas e, salvo revelações que sejam verdadeiramente objectivas quanto a esta desobediência institucional entre as partes (uma reserva que muitos prescindiram por meia-dúzia de explicações sumárias e não oficiais), continuarei a pensar que a principal explicação para a purga do nosso Sebastião, foi fruto de incompatibilidades que nunca deviam ter tido espaço para surgir ou evoluir.
Mas não sou dos que saltaram para a “trincheira” anti. O meu Sportinguismo nunca me permitiu confundir erros de pessoas com pessoas erradas. BdC não deixa de fazer sentido e tudo o que fez ou fará não deixa de contar com o meu apoio. BdC ficará nesta questão Marco Silva inocente até prova em contrário, sendo que existem provas muito contundentes que me levam (falo apenas por mim) a pensar (e desejar) que será salvo pelo capítulo seguinte da história.
Entrada. Sim o “bronco” do Jesus. Inacreditável. Sempre achei que estava como peixe na água no nosso vizinho da 2ª circular. São incontáveis as horas de “escárnio e maldizer” que o Jota me deu. Jorge Jesus é o verdadeiro “cromo da bola”, a coisa genuína, o produto tradicional sem adubo ou pesticida, é o copo na tasca mal lavado e a transbordar de “pomada”. Sempre se falou que um dia treinaria o Sporting, sempre se falou que é Sportinguista, sempre me narraram “histórias” do fervor leonino do Chiclas (lendas que aumentaram 400 vezes nos últimos dias) mas eu nunca imaginei referir-me ao JorJasus como o “meu” treinador.
Inegavelmente foi um “all in” de BdC. Um “all in” na sua competência de treinador. Um “all in” no impacto mediático, um “all in” num Sporting menos paciente e mais exigente. Espero que ele próprio tenha entendido que entrou numa espécie de jogo dentro do jogo nos próximos 3 anos. É bom que se esmere a dar a JJ tudo o que o clube pode racionalmente dar a um treinador, sendo que isso, na minha opinião passa e muito pelas palavras “confiança”, “espaço” e “ponderação” e menos por “euros” ou “jogadores”. A partir de agora o desafio do nosso presidente é duplo. Tem de vencer no campo e tem de vencer fora dele, mostrando aos Sportinguistas que os nossos rivais não têm razão quando apontam o fraco de BdC como as relações que desenvolve com os treinadores, passando sempre por cima destes, esmagando-os com um protagonismo desequilibrado, constante e sufocante. Jorge Jesus é uma espécie de “teste de fogo”, já que não conheço treinador que se incompatibilize tanto com esta descrição que é feita pelos críticos do nosso presidente.
Muito se jogará nesta época. Há muito Sporting “em cima da mesa” e por mais que todos imaginem as cartas como decisivas, eu cá vou achando que serão os egos a decidir a nossa sorte. Egos alinhados, venceremos e muito. Qualquer outra realidade e…bom, a verdade é que não existe outra hipótese. Só há mais uma bala no revólver do futebol e é bom que todos nos agarremos a ela sem sequer aproximar o dedo do gatilho….na verdade, esta tem mesmo o nosso nome escrito. Mais ou menos divididos, mais ou menos déspotas, vai ter de nascer um novo Sporting em mês e meio. Vamos ter de “perdoar” a BdC as estratégias/erros, vamos ter vestir o “inimigo” de 6 anos com a verde e branca e eu só conheço um clube capaz de montar esta operação milagrosa nesse tempo record: somos nós.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
11 Junho, 2015 at 1:04
Tanta verdade em cinco minutos de leitura. É isto tudo.
11 Junho, 2015 at 8:47
+1
11 Junho, 2015 at 10:51
Cherba… As minhas desculpas, mas o LdP foi mesmo a melhor contratação da tasca!
Atrevo-me mesmo a dizer que é melhor que o original, se me permites…
A lucidez e a facilidade na prosa com tal coerência de ideias é algo realmente entusiasmante de ler.
Mais uma vez, e não me canso de o referir, PARABÉNS!
Excelente texto, novamente!
11 Junho, 2015 at 1:32
A análise mais lúcida que eu já li sobre tudo isto…
Não é por acaso que é do LDP, sinceros parabéns.
SL
11 Junho, 2015 at 10:35
+1
11 Junho, 2015 at 1:47
Boas noites, Caros Tasqueiros,
Normalmente gosto dos posts do LdP. Este vinha na mesma linha até este parágrafo, que se me revelou como intrigante:
“Mas não sou dos que saltaram para a “trincheira” anti. O meu Sportinguismo nunca me permitiu confundir erros de pessoas com pessoas erradas. BdC não deixa de fazer sentido e tudo o que fez ou fará não deixa de contar com o meu apoio.”
Não percebo como se poderá “apoiar” algo errado. Quer sejam a cor dos calções, o desabafo no facebook, o despedimento do MS ou outra coisa qualquer, o que está errado está errado e não se pode apoiar. Agora, obviamente que não será por uma ou outra atitude errada (desde que, obviamente, dentro de certos imites) que se deixará de apoiar o Presidente…
“BdC ficará nesta questão Marco Silva inocente até prova em contrário,”
O meu sentimento é exactamente o oposto (se o Caro LdP se refere ao despedimento). Aliás, pelas próprias palavras do Presidente, que ainda em Março dizia “estar tudo ultrapassado”. Mas É POSSÍVEL que os factos que estejam a ser considerados contra o MS no processo disciplinar tenham ocorrido, todos, nos últimos 30 dias (prazo constante do Contrato Colectivo de Trabalho).
“sendo que existem provas muito contundentes que me levam (falo apenas por mim) a pensar (e desejar) que será salvo pelo capítulo seguinte da história”
Isto, no fundo, é o que todos esperamos. Que o resultado de toda esta trapalhada seja o melhor para o Clube (leia-se, campeonatos ganhos). Se isso vier a acontecer, tudo será esquecido.
SL
11 Junho, 2015 at 12:26
Normalmente gosto dos posts do LdP. Deste nem por isso.
O Livramento tem um complexo em relação a Bruno de Carvalho que não se entende. Dá crédito a todos menos a Bruno de Carvalho. Acredita em toda a gente excepto em Bruno de Carvalho.
O benefício da dúvida vai sempre para os outros, menos para com este Presidente do Sporting Clube de Portugal.
Era assim tão rigoroso, tão virulento, escrutinador ou céptico em relação a Godinho Lopes? Ou Bettencourt? Soares Franco? And so on?
11 Junho, 2015 at 1:54
Boa noite,
Bom texto mas tenho de discordar de alguns pontos. Não vou discutir a forma como ele saiu porque só quem está lá dentro e tem toda a informação pode julgar. Primeiro quando dizes que MS é um treinador promissor e metódico tenho de discordar. MS há excepção dos primeiros jogos apresentou sempre um futebol pobre a nível ofensivo (um futebol do cruza cruza, sem jogo interior, sem linhas de passe). Frequentemente quando havia possibilidade usava o capel em detrimento de jogadores da B (iuri, podence, matheus) que são 1000x superiores ao espanhol. A nível defensivo então é uma nódoa, nem quando passamos a fazer jogo mais lateralizado deixamos de sofrer golos, por a defesa estar mal trabalhada e onde principalmente se vê o trabalho do treinador é na defesa (nas rotinas demostradas, na pressão sobre o portador da bola, no aproveitamento da linha do fora de jogo. No trabalho defensivo JJ está a milhas do MS. No aproveitamento de jogadores e na formação de jogadores JJ está a milhas de MS. E a nível ofensivo JJ também oferece uma ideia de jogo bem mais interessante que MS (mesmo o da primeira metade da época). E se repararem as equipas de JJ crescem ao longo do época, vão ficando melhores e quanto mais tempo passam no treino com JJ mais aprendem. Ao invés das equipas de MS (incluindo o Estoril) que com o decorrer da época vão piorando o futebol jogado.
Assim digo de minha justiça que embora o ano passado tenha concordado com a contratação de MS, pois parecia um treinador bom, este ano revelou-se uma autentico decepção. JJ será sem dúvida uma mais valia para o Sporting e estaremos mais fortes com ele.
Quero deixar só uma ressalva para compreenderem a forma como analiso os treinadores e para não me atacarem indiscriminadamente. Eu vejo o futebol como uma arte, para mim o futebol não é o simples chegar ao golo de qualquer forma, é a forma como se chega ao golo, as oportunidades criadas, a inteligência do jogador e a forma mais eficaz/bonita de chegar ao prémio final, o golo. E nesse aspecto MS está também a milhas de JJ.
Mas tanta conversa e só o tempo dirá quem tem razão:)
SL,
Sócio 87650
11 Junho, 2015 at 2:57
Bom texto…
Mas ja caguei po MS faz tempo, deixemos de falar no tipo.
Foi o All In do Presidente e tem todo o meu apoio.
I`m All In para ver o Sporting Campeao!!!
SPOOOORTING
SL
11 Junho, 2015 at 3:06
A sério que acreditámos em Janeiro (depois da turbulência) que MS iria continuar?? Estava na cara que não iria. Se os motivos são os que o LdP refere (egos) não sei, mas que isto ia acabar “mal” não havia dúvidas.
Só acho que se podia ter encaminhado o ex-treinador para um paraíso qualquer, mas essa operação iria requerer tempo e paciência.
JJ é, sem dúvida, um “all-in”.
11 Junho, 2015 at 5:22
Discordo LdP.
Embora haja situações em que gostasse que o Presidente agisse de maneira diferente, esta não é uma delas!
O BdC não me parece que tenha sido impulsivo. A minha leitura diz-me que já andava a preparar este movimento há meses e que sacrificou a tal “coerência” em nome de uma estabilidade interna. Aliás, acho que quando disse que estava tudo bem, o sentia verdadeiramente. O sucessivo desalinhamento do MS (inadmissivel e nunca visto) fê-lo procurar e pensar noutros caminhos.
Esta estratégia já devia estar pensada há meses. Tudo, menos impulsivo, pelo menos neste movimento.
11 Junho, 2015 at 9:34
É obvio!
O presidente engulio o sapo até à vitoria da taça.
Ou seja ele só o engulio porque sabia que tínhamos Grandes Hipóteses, depois de iliminar o FCP, de a vencer.
E só essa deixada fez com que mantivesse o sapo na guela.
Também eu andei aqui meses a defender o Marco com a convicção que teria os dias contados.
Mas nao contem comigo para dividir o nosso Grande Amor.
Antes pelo contrario.
Aqui na tasca ou em qualquer lado serei sempre o tipo que quer todos a remar para o mesmo lado.
No dia que o conseguirmos … Tenho a certeza que seremos, ai sim, tão grande como os maiores da Europa!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
11 Junho, 2015 at 5:26
I’m ALL-IN com esta Direcção do SCP!
Continuo agnóstico, mas mais crente em JESUS do que nunca!
Sobre o ‘outro’, o ‘sonso’…Bem, sobre esse já todos os que seguem A Tasca do Cherba sabem a minha opinião… Pelo menos desde Dezembro passado… Não servia os superiores interesses do SCP, andou a “piscar o olho” aos adeptos leoninos, a fazer-se de ‘coitadinho’, a enviar recados nas conferências de imprensa, a auto colocar-se ao nivel do Presidente do SCP, a sorrir após receber a nota de culpa e depois… Enfarda aí com 400 páginas pelo bucho adentro… tá tão engasgado que ainda não conseguiu responder á nota de culpa… Talvez lá a para a semana que vem, quase em coma do ‘deadline’, diz que são 9 dias depois de ser notificado…
Vamos a eles como Leões e Leoas!
sL
11 Junho, 2015 at 5:55
bom dia para todos .
excelente post , parabéns .
anda muita agitação no ar por causa do despedimento de marco Silva !
mas se reparamos bem , quem causa tudo isto quem é ?
não somos nós que amamos este clube , são aqueles que estão a ser apertados pelas asneiras que fizeram , e então tentam destruir
para que tudo possa cair por terra e ficarem bem .
para mim tudo o que está a ser feito , está muito bem !
não foi só ir buscar Jorge Jesus !
foi também evitar que marco Silva fosse para eles ! muita gente não dá atenção a isso , mas foi outra jogada de mestre .
ao instaurar um processo disciplinar ao marco e enquanto não houver acordo para desvinculação , ele não pode assinar por ninguém .
caso contrário os papoilas já o tinham lá só para vingança.
vamos dar tempo para que a poeira assente , e depois seguir o nosso caminho que nos guiará a glória .
um abraço
11 Junho, 2015 at 6:16
Outro post a falar da troca de treinadores? É a silly season sportinguista.
Só faco um comentário: deu-se demasiado crédito a MS e muito pouco a BdC.
O Jesus tem tendencia a acabar a época a jogar muito bem, mas nao esquecer que teve colinho.
Se queremos, mais uma vez especular, mais vale falar de jogadores e da tática com que o Jesus vai jogar! Mas alguém acredita nessa do Brian Ruiz? Deu nas vistas no Mundial e pouco mais.
Fiquem bem
11 Junho, 2015 at 6:30
LdP
muito bom post, mas…
em relacao á tua teoria dos “egos”, (e se tiveres tempo), recua 1 ou 2 posts, e presta “atencao” a um comentario do 7-1, onde faz a “cronologia” da “morte anunciada” do MS…
nao se trata, na minha opiniao de uma questao de egos, tratou-se de uma questao de um subordinado, pensar que entrava numa empresa e “arrastava” consigo a empresa “fornecedora” dos seus proprios produtos, (Traffic/carlos goncalves)… ao “ver” que isso nao iria acontecer a partir do caso Rojo, o “sebastiao” envolveu-se no “nevoeiro” que o iria fazer “desaparecer”…enquanto “apelava” aos adeptos que lhe dessem uma “bussola”/(indemnizacao), para o caminho…
11 Junho, 2015 at 7:48
A questão Marco Silva deve ser encerrada o mais rapidamente possível a bem dos sportinguistas.
Contrariamente ao que alguns colegas daqui pensam, acho que quanto mais depressa se acabar com qualquer vínculo deste treinador ao Sporting, (resolvendo a questão do despedimento que se encontra pendente) melhor. E isto porque detesto coisas que vão cozendo em lume brando e que vão chamuscando o clube. É como uma ferida aberta: quanto mais depressa cicatrizar, melhor.
O 7-1, o XAP, o Peyroteo, a Alexia e a Maria (pelo menos) a partir de Dezembro nunca deixaram de manifestar desconfiança em relação ao MS. Louve-se a coerência que demonstraram. O 7-1 no final do campeonato deixou mesmo de vir à Tasca, para provavelmente não continuar a manifestar as suas reservas em relação ao treinador numa altura crucial. Ele melhor que ninguém o poderá confirmar, mas penso que terá sido por isso.
Mas uma grande percentagem de tasqueiros, em que se não se importam me incluo, esperavam apenas que as coisas se pudessem ter resolvido com uma conversa entre os dois com um entendimento mínimo, não deixando nunca de desconfiar dele, mas também sabendo que não tendo sido despedido até Dezembro, teríamos sempre de o aguentar até final da época e aí sim tomar a decisão final ponderando fatores desportivos e extra-desportivos.
Ao contrário do que diz o LdP continuo a achar que o grande mérito de MS foi uma construção sobretudo da CS. Para mim MS apenas revelou que continua a ser um treinador com potencial. A equipa começou mal (sem dúvida que a questão dos defesas centrais influiu) mas houve para mim clara má gestão do plantel (só rodando jogadores da forma mais aconselhável que era 2 ou 3 por jogo) quando tudo já estava decidido no campeonato, deficiente empenho da equipa em vários jogos e por demasiado tempo (que redundaram em empates excessivos e comprometedores e na vergonha de Guimarães), nunca deu oportunidades a jogadores da B quando seria possível e desejável (até pela deficiente condição física dos jogadores em vários jogos), a equipa não se soube adaptar à ausência de Slimani; Tanaka depois de marcar um livre soberbo em Braga, nunca mais teve oportunidade de repetir a gracinha (quando a equipa revelou sempre deficiente aproveitamento dos lances de bola parada), etc. etc. Isto tudo foi sendo escalpelizado ao longo da época por grande parte de nós.. Mesmo assim, muitos de nós acreditávamos que, atendendo ao final da época, MS estivesse a evoluir e pudesse num segundo ano ter melhor desempenho. E estamos a falar apenas da parte desportiva…
Há um jogo decisivo neste campeonato (e não é o de Alvalade contra o Benfica, porque mesmo ganhando e ficando a quatro pontos teríamos muita dificuldade de ser campeões – claro que teria sido bom porque o colinho teria de ser mais escandaloso e estávamos ainda atrás do Porto). O jogo decisivo é claramente o de Guimarães. Depois de termos ganho no Dragão, este jogo se tem sido ganho teria catapultado a nossa equipa para outros voos. Em vez disso, perdemos e com estrondo. A dimensão da vergonha (O Sporting não pode perder por 3-0 desta forma com o Guimarães, não este Sporting…) forçou o presidente a vir (se calhar depois de já ter mandado bastantes recados internos) a terreiro dar um puxão de orelhas à equipa no Facebook.
Um treinador que consegue um terceiro lugar com um plantel estabilizado desde a época passada (apenas sem Rojo, mas com João Mário e Nani) fez algum milagre, ainda por cima nunca estando a lutar pelo título? Ah sim! Ganhou a Taça… eu não lhe vou tirar o mérito, mas a Taça é uma competição com especificidades próprias. Para mim a Taça estava 50% ganha quando fomos ao Dragão ganhar por 3-1 (provavelmente o jogo mais decisivo da época mas quando Lopetegui andava a brincar às rotações radicais). 75% ganho quando o Benfica saiu borda fora pela mão do Braga. Depois do Porto apanhámos Famalicão, Espinho e Nacional… Só o jogo da final seria um pouco mais difícil e acabou por ser dificílimo depois da equipa ter estado com menos um desde os 15 min (a culpa aqui não será claro do MS), mas ter entrado na segunda parte durante 25-30 min a dormir (e aqui já haverá uma dose de responsabilidade dele). Ganhámos bem, merecemos, mas sofremos enormidades. Assim a conquista da Taça vale sobretudo pelo simbolismo que teve e por nos poder dar o balanço para novas conquistas que todos desejamos.
Acho piada falar-se no ego de Bruno de Carvalho (é um facto) mas não se falar do ego de MS. Foi esse mesmo ego que o levou para as conferências de imprensa com uma atitude muitas vezes dúbia, a não ter a devida comunicação com a Direcção e provavelmente com os responsáveis da equipa B. BdC disse que os reforços estavam na B? Pois não se aposta neles. Só um ingénuo não verá na atitude de MS em relação à equipa B, uma tentativa de afronta ao presidente. E não se esqueçam que Pinto da Costa nunca teve um treinador mais de 3 anos (mesmo quando ganhavam campeonatos – como foi o caso recente de Vitor Pereira). Será porquê? Porque não quer depender excessivamente de um treinador. E isso também nunca podia acontecer no Sporting sobretudo numa altura em que o treinador já estava até a por em causa a Direcção numa campanha vergonhosa orquestrada pela CS e agora no final com grande apoio de Croquetes com medo da auditoria que aí vem e que viram em MS o pretexto ideal. Mesmo Vieira, estava a pensar livrar-se de Jesus, para dar a entender que era possível triunfar com outro treinador e que o mérito era sobretudo da estrutura.
Jardim para mim teve um mérito muito superior. E por favor não me venham com comparações de pontos e o camandro. Jardim teve apenas o mérito de trazer uma equipa do abismo (7º lugar), de a reconstruir com baixo orçamento e de nos dar um segundo lugar, mesmo com roubalheira de arbitragens ainda maior que este ano. Mas não ficou e isso são outros quinhentos, mas saiu de forma que ainda compensou o Sporting.
Depois disto tudo falarei o menos possível de MS. Reafirmo apenas o que já disse: um treinador que não sabe ter uma relação minimamente cordial e de respeito com a Direcção e de alinhamento com a filosofia do clube, porta da rua, serventia da casa.
Por isso venha a pré-época, venha a tranquilidade possível, que Jesus nos saiba retirar algumas reticências que ainda temos em relação à sua contratação e que o Sporting seja efetivamente um real candidato ao título na próxima época.
VIVA O SPORTING!
11 Junho, 2015 at 9:35
Isto.
11 Junho, 2015 at 10:20
Pois. O BdC tem ego. O MS tem personalidade. E carácter.
11 Junho, 2015 at 10:26
Resta saber se carácter se mau carácter…
11 Junho, 2015 at 10:27
E o BdC tem ego e personalidade e carácter…
11 Junho, 2015 at 10:32
E comete erros (como todos). Mas adora o Sporting.
11 Junho, 2015 at 12:01
Mais uma vez, concordo com um comentário do Leoníssimo, temos que esquecer de uma vez por todas MS, e seguir o nosso caminho, unindo-nos todos em volta do nosso Sporting e do nosso presidente….
SL
11 Junho, 2015 at 15:35
Grande comentário!
11 Junho, 2015 at 7:58
As histórias do MS são verdadeiras. Já havia rumores em Setembro/Outubro de 2014. Pessoas que eu conheço do Estoril, faziam eco nessa altura das queixas do MS…
11 Junho, 2015 at 8:03
As pessoas esquecem-se muitas vezes que antes de ser treinador e com mérito no Estoril, MS foi director desportivo num clube de quem a Traffic era dona e com um empresário e ligações à Doyen… Isto agora parece ser muito mais relevante do que poderia parecer ao princípio. Até dou o benefício da dúvida e acho que o MS quis sempre que a equipa tivesse bom rendimento (não é parvo, isso iria comprometer a sua carreira), mas a partir de determinada altura sabia que podia usar a desculpa da instabilidade “criada” pelo presidente – embora não de forma expressa. E claramente teve mesmo macaquinhos a levá-lo para maus caminhos, no que diz respeito à relação com a Direcção. SL
11 Junho, 2015 at 8:18
Off course!
11 Junho, 2015 at 9:46
O MS é que tinha queixas?
E que histórias são essas, podes revelar?
11 Junho, 2015 at 10:59
Desprezava a qualidade do plantel. Dizia que o Paulo Oliveira era um central miserável que não sabia jogar de cabeça. Dizia que a equipa nem qualidade tinha para ir à Europa.
O Inácio cortava-lhe as pernas para contratar jogadores, porque queria o exclusivo das comissões. Dizia entre outras coisas, que o Inácio recebia um dízimo do Vencimento do Maurício todos os meses.
Estes são os boatos que ouvia nessa altura lá para os lados do Estoril…
11 Junho, 2015 at 12:31
Quem terá dito ao Jefferson que tinha uma proposta de contrato naquela altura crucial da época?
11 Junho, 2015 at 15:47
Se dizia, eu nunca ouvi
Agora se as coisas que se ouviam no estoril estavam no plano dos boatos, isso não tem valor nenhum.
De qualquer modo, se o ex-treinador se atreveu a tecer considerações como essas que tu dizes serem boato, então está mais que justificado o seu afastamento e está explicada a justa causa.
SL
11 Junho, 2015 at 8:23
E já agora e se por trás do macaquinho (que será tudo o indica Carlos Gonçalves) existirem um ou dois macacões (Doyen e … Pinto da Costa, se se provar como há muito penso que o Bufas está metido na Doyen)? A quem aproveitava a instabilidade no Sporting e o facto da Direcção estar em causa?
Já agora num off, tive informação que a Doyen se prepara para entrar em força no capital da SAD do Putedo. Isto talvez explique algum do silêncio e apatia aparente do Bufas. Essa entrada no capital dará liquidez ao Porto, mas aumentará o risco de implosão do Porto após a saída do Bufas. Veremos o que acontece nos próximos dias / semanas.
11 Junho, 2015 at 8:41
Engracada a ligacao umbilical Doyen Porto, Porto Doyen….
11 Junho, 2015 at 8:52
Brahimi: custava 20 M ao Sporting, para o Porto custou 6 M (Doyen).
O caso Rojo surge já com a pré-época muito adiantada…
O Bufas tem de ter um mecanismo que lhe permita sacar dinheiro do Porto. Os sócios têm andado a dormir porque têm ganho. Agora isso pode mudar.
Como se explica que o clube que mais receitas tem tido com venda de jogadores na Europa nos últimos 10 anos não tenha melhores resultados económicos? O Bufas tem qualquer ligação estranha à Doyen (participação?). Era a forma ideial de sacar dinheiro ao clube sem dar muito nas vistas…
11 Junho, 2015 at 8:53
ideal e não ideial…
11 Junho, 2015 at 10:11
No que tu foste tocar Leonissimo …tarda nada tas a afirmar que a Doyen é a “Escape pod” do PdC com a massa…pior…tas a dizer que um idiota como Nelio Lucas apenas será o testa de ferro de PdC?
11 Junho, 2015 at 12:54
Isso … é só a PONTA DO ICEBERG!!!
11 Junho, 2015 at 8:32
Bom dia para a “Familia da Tasca…”…
Uma óptima quinta feira, mesmo se…com chuva…!!
O LP expressa alguns dos meus pensamentos…:
Também eu “apoiava” MS e não deixou de ser “um pouco confuso” para a minha cabeça…tudo o que se passou …no meio “disto” tudo porém, tenho uma “coisa óptima”…”Sou Sporting” antes e depois…
Não digo mais nada sobre o assunto…por desconhecer completamente os “porquês” da situação final e considerar ser uma palermice…”estar a dar palpites” sem conhecer os fundamentos…
Quanto à contratação de JJ, confesso que seria …devido à `”bronquice” do dito, a ultima coisa “que encaixaria” no meu desejo de treinador para o Sporting…
Dizem no entanto os “expert’s” que o JJ é um bom treinador e como…”Sou Sporting” antes e depois…
Só podia mesmo estar a desejar que resulte na totalidade esta aposta…
Uma coisa porém “quero afirmar”, se antes já apoiava a 100% todas “as boas” resoluções de BC…continuo agora (depois dos ataques das “múmias” que enterraram ainda com vida o Clube…) a apoiá-lo ainda mais, porque é nos momentos dificeis…que os “amigos do Sporting” devem também dar “o peito à balas”…
Todos unidos (todos a maioria é claro…) iremos ver o Sporting no lugar que justamente lhe pertence…!!
Sporting Sempre…!!
Abraço e SL
11 Junho, 2015 at 8:33
Aserio marco ainda ? Desculpem mas jà chateia
11 Junho, 2015 at 8:49
+1
11 Junho, 2015 at 8:58
+1
blá blá blá whiskas saquetas MS
blá blá blá whiskas saquetas BdC
blá blá blá whiskas saquetas JJ
11 Junho, 2015 at 10:33
+1
11 Junho, 2015 at 8:48
Gelson Martins : tipico craque para Jesus.Joga e faz jogar. Um extremo puro que quando ve que nao tem espaco nas alas (a nova z elandia sufoca), vai pro meio , cria espacos e distribui.esta a ser o melhor de portugal.craque, quando ganhar poder de choque vai ser um caso serissimo
11 Junho, 2015 at 8:51
Eu tinha um texto sobre MS no dia seguinte a taca, mas depois do que aconteceu, agora MS e passado.nao podemos estar sempre a justificarmo.nos
11 Junho, 2015 at 8:52
QUE SE F….A O MARCO SILVA.
PONHAM OS OLHOS NO GELSON
11 Junho, 2015 at 10:05
Ahahah nem mais !
11 Junho, 2015 at 8:54
Goooolo Raphael Guzzo! Ja mereciamos um golo
11 Junho, 2015 at 8:58
Bom dia desculpem o off topic mas tava a ver o jogo da seleção e quando marcámos a câmara focou a bancada dos nossos adeptos e vi uma Leoa com a bandeira portuguesa mas com o nosso cachecol. Fantástico.
11 Junho, 2015 at 9:04
Eu tb vi.gaja boa.as sportinguistas sao sempre boas;)
11 Junho, 2015 at 10:50
😉
11 Junho, 2015 at 9:08
Gostava muito de ver o Ronny Lopes no Sporting.o maior craque de Portugal sub 20.muito bom.
Estou a gostar de ver tb o Domingos e o Riquicho, alem do Gelson, claro. O Sporting e a equipa mais representada (mais uma vez)
Podstawski futuro MD do porto .grande jogador..
11 Junho, 2015 at 9:13
Estou a vero jogo desde os 40 minutos…e Gelson joga muito!
11 Junho, 2015 at 9:14
Portanto, das duas uma: ou MS é um jihadista lampião ou então BdC é mentalmente desequilibrado, tendo decidido embirrar com um treinador em quem, pouco tempo antes, tinha feito uma aposta pessoal…
Não consigo acreditar nisso. Em nenhuma destas duas opções.
Penso que a explicação para o caso MS é muito mais simples, mais “terra-a-terra”. O empresário de MS entendeu que a vinda do “seu” treinador para o Sporting significaria que ele, empresário, passaria a ser um parceiro privilegiado, quiçá exclusivo, nas saídas para o mercado da SAD. Bastante à imagem daquilo que o J.Mendes, seu rival no mundo das negociatas do futebol, conseguiu fazer no carnide.
Acontece que esta Direcção já se percebeu que não está cá para fazer favores ou “ir para a cama” com este ou aquele empresário. Apenas e só defende os superiores interesses do Sporting.
É a explicação mais simples. E se “Frei” Occam deve ser levado a sério, será por isso a explicação certa. A confusão que é feita pelos Sportinguistas à volta deste tema — confusão essa que é o “pão-para-a-boca” dos media — essa sim é de um carácter pessoal e emocional. Houve Sportinguistas que gostaram muito de MS e alguns continuam a gostar. E ele bem que sempre soube disso.
11 Junho, 2015 at 9:20
É a explicação mais simples, óbvia e está obviamente certa. Pode é não explicar todos os contornos do caso. Aguardemos. Estou como muitos já dizem: que se encerre esta história do Marco (que ´já fede) o mais rápido possível. SL
11 Junho, 2015 at 9:51
Não deve fugir muito daí.
Estou farto do marco, estou farto de paninhos quentes ao marco.
Farto de acreditarem no marquinho.
E no presidente ? Ninguém tem pena?
Deve estar pouco lixado deve.
Assina contrato com o treiandor promissor. 4 anos!!
Sabia da ligação à traffic obviamente mas terá acreditado no carácter do homem.
Por que puta de carga de água não dá para perceber que o mais simples, o mais normal, comum é:
– MS traiu a confiança de BdC, de quem foi aposta pessoal aparentemente.
ou não ?!
Se bem me lembro à opção A de BdC tenho ideia de alguém ter dito ser VP.
Egos?!? Desculpa lá Javardeiro mas esse é o argumento mais tonto…
O que é essa merda de conflitos de egos!? O bdc com ciúmes porque os sportinguistas gostavam muito do marco?!?
Egos?! Então está merda rebentou em dezembro é-o ego do homem aguenta 6 meses para o mandar passear?!
Ou o ego esteve foi, calmamente a preparar se, a recolher dados vigiar…
O homem do ego gigante ia meter o mesmo ego à frente do SCP quando tem metido o SCP à frente de tudo.
Essa do ego e da impulsividade do BdC são mega falacia.
O homem além de mostrar ir sempre preparado para qualquer situação , nestes dois anos não me parece que tenha tido conflito com mais ninguém dentro do SCP.
Não confundir IMPETUOSIDADE COM IMPULSIVIDADE
Last but not the least, entao o homem cujo ego lhe altera A capacidade de liderar (conflito com um subordinado por ego), ia buscar o JJ?!
Ah ah ah ah. O BdC é mesmo burro!!
Um gajo com um ego destes, o jesus está na rua antes do fim de agosto!!!
11 Junho, 2015 at 10:25
Tanta verdade nesta resposta… O BdC é um tonto mauzão que só olha para o seu umbigo e deu tau-tau sem razão no marquinho…
É tão fácil atacar um homem, uma equipa, que nos deu tanto em tão pouco tempo e defender o pobre do marco que nos meteu a jogar um futebol fantástico, bolas paradas e jogadas de laboratório nunca vistas e uma coesão defensiva galáctica.
Esse homem não servia para o Sporting. Chega de pensar pequenino. para mim já foi tarde. Somos uma equipa de formação de jogadores, não de treinadores!! Estes treinadores são bons para equipas que não ambicionam ser campeãs.
Temos de ter uma equipa técnica experiente para retirar todo o potencial das nossas constantes fornadas de talento.
Farto do Marquinho e das lamentações à volta dele!
11 Junho, 2015 at 10:31
Certo.
Já que este post está também a ser transmitido em simultâneo na Nova Zé-Land, pareceu-me ter visto o Sportinguista Frodo Baggins nas bancadas todo passado a comemorar o golo do Gelson enquanto empunhava um cartaz a dizer … “os All Blacks são uns conas de sabão comparados ao nosso Presi” …
Repito…pareceu-me.
11 Junho, 2015 at 15:40
😀
11 Junho, 2015 at 10:41
Estou contigo Lourenço, esta é também a minha opinião. Muitos sapos o Homem deve ter engolido até final da época só para não desestabilizar. É já tempo de acabar com toda esta polémica.
11 Junho, 2015 at 9:26
Rony Lopes estive a ver e é do Manchester City (emprestado ao Lille). Luso-brasileiro e que parece já ter passado pelo Benfica…
11 Junho, 2015 at 9:27
Como diz o presidente obrigadinho ao MS por esta época e que va treinar quem quiser. Já chega deste tema que continua a reavivar o divisionismo que não se quer no Sporting. Uns acham que foi pouco ético, outros acham que se o Presidente o fez foi para defender os superiores interesses do clube. Que se degladiem em tribunal para se decidir quem tem razão.
Que se comece a discutir o Sporting e a silly season como de costume. E que se não se vejam estas jogadas como um “all-in” mas como uma aposta sustentada no aumento de qualidade da equipa depois de dois anos de limpezas internas.
E quem se interessar em factos e não no “diz que disse” que vá à AG de 28.
SL
11 Junho, 2015 at 9:38
M. Silva ê passado. Ja foi. Venha a bola.
11 Junho, 2015 at 9:43
Ricardo Quaresma no Sporting?!
11 Junho, 2015 at 10:05
?!?!?
SL
11 Junho, 2015 at 10:12
wtf?
Mais circo não, pf!!1
11 Junho, 2015 at 10:21
Vem de mão dada com o Sneijder…
11 Junho, 2015 at 9:44
Saudações Leoninas
A sério? Outra vez arroz? Outra vez o sonso FC?
Eu gosto bastante de ler o que o LdP escreve, mas estou farto desta conversa.
Tenho mais interesse em apontar baterias à gordurosa (e azeiteira) da puta pinhão que diz que o SPORTING é uma lavandaria. O que a azia faz às pessoas, deixa-as com amnésia e desmemoriadas.
11 Junho, 2015 at 10:22
A Pinhola só fala daquilo que sabe… e mal!
Ela toma os outros pelo exemplo que lhe servem… aquilo não é para levar a sério. Minimamente!
11 Junho, 2015 at 9:48
Já chega de falar de um gajo que está fora … É esquizofrenia … A tal que divide adeptos !
Já chega. Marco Silva está fora e penso que todos entendem o porquê.
Não sou Brunete, seguidista ou faço parte de um Groupie Love mas, não penso duas vezes em apoiar BdC.
Andamos, AINDA, as voltas com o despedimento de um gajo com 10 meses de Sporting. Tenham paciência.
Dia 28 será o tiro de partida para calar de uma vez por todas alguns mafarricos !
Só peço que se foquem no que interessa.
No mesmo momento em que fazemos um.rombo nas aspirações do nosso rival e lhes damos .golpe de mestre, preferimos dar mais foco ao despedimento de um.gajo que ganhou uma taça de Portugal.
Caraças … Uma taça … Uma taça a juntar a outras 15. Onde estão os obreiros das outras 15 !? O que aconteceu com cada um deles !? Foram todos bem amados e idolatrados !? Pois, parece que não.
MS é passado e estou focado no presente e futuro porque quem decidiu assim me dá garantias de que sabe o que faz.
Parem com o MS … Chega … Chega de empatia por um gajo que em momento algum FEZ UM COMUNICADO A FALAR SOBRE OS ADEPTOS E ASSOCIADOS. SAIU DE SORRISO NA CARA E ATÉ HOJE NADA MAIS. PAREM DE PRESTAR VASSALAGEM A VASSALOS !
11 Junho, 2015 at 9:49
Epah, normalmente gosto daquilo que o Leão de Plástico escreve, mas agora fiquei desiludido.
11 Junho, 2015 at 10:00
Este post parece a pedido…
11 Junho, 2015 at 10:09
Eu agora leio o cabeçalho … Se me cheirar a mais “macacada” e Marco nem perco tempo.
Já irrita esta merda … Dass ! Quero que o Marco seja feliz e vá pregar para outra freguesia … Como é que não conseguem entender as razões do presidente e entendem as do Marco !? Doentio … É olhar para um e para outro. Olhar para quem é, está e respira Sporting e para quem até medo tinha de meter um cachecol ao pescoço.
11 Junho, 2015 at 10:43
Daqui para a frente é o que vou fazer. Cheira a ms fora.
11 Junho, 2015 at 9:54
Porra… mas ainda falam do marco silva?
E da forma como foi despedido?
Foi a forma que foi… pelo que agora é aguardar o que diz a Justiça!
Tudo o resto é entrar no campo da especulação…..
Até agora o dep. juridico deu provas de saber o que andava a fazer, dado que “ganhámos” em todas as situações. No Bojinov perdemos, mas em vez de se pagar 6 milhões pagou-se 600 mil euros…pelo que foi uma vitória!
No caso msilva…. pelo caminho que seguimos…..só posso aceitar a vitória (e para isso são preciso PROVAS válidas em tribunal), pois em caso de derrota teriamos que pagar a totalidade do contrato até ao fim, independetemente do marco recomeçar a trabalhar nos próximos 3 anos (duração do contrato que rescindimos).
Com “acordo” de rescisão o pagamento da indemnização ainda que fosse pelo valor total logo que o M.Silva recomeçasse a carreira apenas teriamos que pagar a diferença de salário (que até poderia ser 0).
Ou seja, para se avançar com um processo de rescisão com Justa Causa tal como o fizemos é porque temos PROVAS irrefutáveis e inquestionáveis…. ou estamos perante um acto de burrice! Ou seja, o dep. Juridico está com a cabeça no cepo.
Posto isto…quero acreditar que temos de facto Provas irrefutáveis de actos praticados pelo Marco Silva nos ultimos 60 dias.
P.S. Que o Marco Silva não me inspira confiança de Dezembro é uma coisa….outra coisa é ter Provas válidas para a justiça. Por sinal par a a mesma justiça que não foi capaz de provar a corrupção do porto.
11 Junho, 2015 at 10:13
GOLO GELSON 🙂
11 Junho, 2015 at 10:13
Não acho isto um all-in.
E o nosso puto Gelson… Toma!
11 Junho, 2015 at 10:14
Golaço do Gelson Martins!!! Que golo…
11 Junho, 2015 at 10:15
Como dizia o outro, “mas ca ganda golo” 😀
11 Junho, 2015 at 10:14
É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO! GELSON!!!!
11 Junho, 2015 at 10:17
Fuck Hélio!!! Vendido do caralho!!!
11 Junho, 2015 at 10:19
Mas quem é este Estrela ao pé do Palhinha?!
11 Junho, 2015 at 10:21
Respeitem o SCP bastardos do caralho!!!
11 Junho, 2015 at 10:34
Hahahaha
11 Junho, 2015 at 11:42
😀
11 Junho, 2015 at 10:14
Golaço de Portugal e é de Gelson Martins
11 Junho, 2015 at 10:16
uma pintura este golo do Gelson!
Contrato até 2021!
11 Junho, 2015 at 10:17
Concordo com a parte dos egos. Se estiverem alinhados ganharemos muito. Eu acredito.
Agora quanto ao Marco, vamos de uma vez por todas acabar com o mito. O trabalho foi mau. Ponto final. Um treinador que abdica da sua ideia principal de jogo (inicio de epoca) para não se expor tanto…é um gajo sem convicções e que revela que é muito fraco na parte que o treinador mais controla (processo defensivo). Quanto a mim tem muito a aprender. E aquele discurso sempre de oposição já chateava.
Jorge Jesus não é melhor que Marco Silva. É muitissimo melhor. Em termos defensivos é, na minha opiniao, dos melhores do mundo.
Financeiramente, parece que o Cedric (7M€) paga ano e meio de Jesus!mas ainda há duvidas que foi um bom negocio?
11 Junho, 2015 at 10:23
Em relação ao Cédric já existem desenvolvimentos ou é apenas rumores da pasquinada?
11 Junho, 2015 at 10:17
isto é tão all-in como foi o all-in Jardim e o all-in Marco.
A nossa base de trabalho é tão boa como a dos concorrentes. Contratámos um treinador desempregado.
Se fosse um gajo estrangeiro?