Fiat-500-L-Santa-Fleet-Car-Restored-in-Italy-1967-09LNA351508816AAEra uma vez o Sporting o Benfica e o Porto … Cada uma andava com o seu meio de transporte favorito !!
O Sporting, por não poder mais, “arrastava” a sua ” carcaça ” num Fiat 500 … 20 cavalinhos e não passava dos 100.
O Porto, qual projecto da NASA, exibia os seus dotes num space shuttle acoplado a um foguetão … Aquilo debitava 10.000 cavalos e umas quantas “vacas” … Tinha “hotel” com direito a pequeno almoço. Desde fruta a bebidas com cafeína. Luxo, puro luxo.
O Benfica era um “in between” … Mas mais perto do “programa espacial do Porto. Não havendo fluidez para viagens constantes á terra e ao espaço, fizeram um “all in ” e construíram uma Estação Espacial. Foi o modo encontrado para “supervisionar” a estratosfera e a superfície terrestre. Perceberam que a “estrutura ” é mais importante que os astronautas e os pilotos. Precisaram deles até ao terminus da construção do ” laboratório ” … Agora quem gere aquilo são os “engenheiros” ! É só evitar que haja “fogo” a bordo e a coisa tem pernas para andar.

O problema surge, quando há a intromissão de um “corpo estranho ” a.k.a Agente Sputnik, que a pedido do director do Skylab, decide prescindir do último engenheiro … !! O plano é leva-lo de volta a terra … A razão?! A Estação Espacial encetou contactos com civilizações de Marte que lhe prometeram “vida eterna” ! Não mais necessitam de mão de obra terráquea ! Decide-se levar o agente de volta à terra. A missão é faze-lo aterrar no deserto, deixa-lo a “marinar” uns dias e despacha-lo para ” Cape Caniveral “. O Porto percebe a jogada e tenta interceptar a comunicação mas, percebe que a descida do cosmonauta do Benfica à terra, coincide com a viagem do seu astronauta para a Lua. Não há forma de interromper o “momentum” … O Porto terá que perfazer a volta ao globo terrestre com o seu Iuri Lopetaguerin !!

Ainda na descida, o astronauta de seu nome Jesus, não entende o porquê da sua dispensa, isto numa altura em que a “Sky Lab ” estava a dar passos importantes no conhecimento Astrofisico. É-lhe explicado que o tempo agora é outro. É altura de fazer experiências no novo “Cubo Magico”, uma estrutura em vácuo que potencia aliens … !  Entendem que Jesus não é o homem certo para o trabalho porque não fala marciano. É tempo de passar a pasta ao tio Rui, o “pés de chumbo” … o tal, que na ausência de gravidade, nem se nota que tem os pés trocados  para a bola. Jesus não gosta da explicação mas a decisão está tomada.

A escassas 24horas da aterragem, o Fiat 500 intercepta uma comunicação em FM, dando conta de uma possível aterragem de emergência por parte de uma cápsula da Estação Espacial Benfica. O Fiat é pequeno e fraco mas, quem o conduz faz corar o Alain Prost ou o Niki Lauda … ! Assim que a nave aterra, o ” Agente Sputnik” pede que Jesus entre num avião cheio de agentes do Mi6, CIA, KGB e Mossad. Este recusa de imediato, deixando todos à toa. O castigo imposto é ficar a ‘ penar’ dois dias no tórrido deserto !!

Mas antes que a seca e a fome tomem conta de Jesus, uma “miragem” se vislumbra naquele oásis … É o Hitman BdC ! Mercenário para os inimigos, agente secreto para a família Fiat ! Ele é a gota de agua, a migalha de pao que pode ajudar Jesus a sair daquela situação. Pára o carro, e enceta negociações para o “resgate” do cosmonauta. Não se afigura fácil mas, Jesus entende que quem não fala nenhuma língua estrangeira não sobrevive no deserto. Jesus vacila e pede mais que pão e água. BdC aceita as pretensões e garante que a migalha de pão e a gota de água imediata foram apenas para enganar o estômago e promete que Jesus terá uma surpresa quando chegar às instalações Fiat.
Jesus anui e entra no pequeno Fiat 500. A Sky Lab, estação que tudo vê, só se apercebe da jogada quando o Space Shuttle do Porto lhe envia a seguinte comunicação em ondas rádio : tinham Jesus no céu e preferiram fazê-lo descer à terra. Nunca se lembraran é que Deus já não mora nas estrelas mas sim na Fiat.

A Sky Lab entra em curto- circuito. Tentam desesperadamente comunicar com Jesus mas, tanta tecnologia não lhes serve de nada. O Fiat não usa parafernália espacial porque a sua “obra” é terra a terra. Desesperados, enviam caças bombardeiros para interceptar o bólide mas, levam um rotundo não … Os agentes secretos sentiram-se desrespeitados pela atitude de Jesus e pela inoperância do Agente Sputnik. Jesus está incontactável e a caminho da Fiat.

A viagem não é longa mas Jesus percebe que a sede da Fiat não fica naquela direcção e pergunta ao agente BdC para onde se estão a dirigir, eis senão quando, uma megaestrutura se faz notar no horizonte : Maranello … A casa da Ferrari ! Jesus não acredita mas BdC fá-lo entender, dizendo : esta era a surpresa Jesus. A Fiat apertou o cinto, reestruturou-se e adquiriu a Ferrari. Vais poder trabalhar com os melhores desportivos do Mundo … Ferrari Williams, Ferrari Mané, Ferrarri Carrillo entre outros. Jesus nem tem reacção. Aquilo só pode ser um sonho. O ultimo membro da equipa está encontrado. É hora de arregaçar as mangas e colocar toda aquela cavalagem a “papar asfalto”.

Quanto á Estação Espacial … Bem, essa percebeu de maneira dura e crua que é a ocasião que dita a audácia … Por muitos meios que tenha, um simples parafuso não utilizado pode ditar o fim da megaestrutura. Aprendeu também que o disfarce é a alma do negócio. Não é necessário mostrar tudo o que se tem … É melhor mostrar o pouco e esconder o muito. Outra lição aprendida é que as super agências secretas são tão fortes quanto o agente mais fraco. A Fiat papou a NASA … Porque alguém se esqueceu que é na terra que vivemos, e o Espaço, sendo lindo, não é para todos ou qualquer um.

 

Comentário feito por Paulo Silva

*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos