Dois golos de Djaló, uma assistência de Abel e outra de Ismailov. No final do encontro, uma defesa de Rui Patrício a penalty de Lucho, e o comentador dizia, empolgado, que o “puto não está para brincadeiras”.
Parece que passou uma eternidade e quantos quantos jogadores passaram pelos nossos quadros entretanto, quanto cresceu Rui Patrício, quantas funções teve Abel e quantas voltas deu a carreira do russo, na altura o mais adorado por todos os adeptos leoninos. Esta foi a última Cândido Oliveira que a verde e branca conquistou, numa altura que, com mais ou menos contestação, o Sporting aparecia quase sempre nas grandes decisões e era competitivo com muitos portugueses, jovens e contratações de baixo custo (lembra-nos algo, não é?).
Desde essa altura, não mais tivemos a oportunidade de disputar aquele jogo e aquele título, porque o Sporting competitivo desapareceu e porque só quem vence títulos pode estar em Agosto no Algarve.
Um jogo tão simples e com uma importância desportiva tão reduzida, ainda assim, ganha para nós uma dimensão enorme.
Ganhar é um aumento brutal de confiança, um prémio para alguns jogadores que têm lutado como heróis e as boas vindas perfeitas para quem chega de novo e percebe a dimensão leonina à luz das taças.
Perder é a azia completa, ainda mais frente ao eterno rival, a quem roubámos o treinador e a quem, arrogantemente, temos atribuído pouca importância esta pré-temporada.
Mas, mais importante que o resultado desse dia, está a evidência de que regressámos aos palcos importantes, aos jogos de decisões e à oportunidade de conquistar títulos. E isso é estar um passo mais perto de os voltar a conquistar.
Jorge Jesus tem pela frente o maior desafio da sua carreira, que tem início já neste Domingo. Tem nas suas mãos um Sporting ambicioso, desejoso de praticar bom futebol e um massa adepta sedenta de celebrações.
Mas, sabe que não conseguirá no nosso clube o que conseguiu no primeiro ano como treinador do Benfica. Pela frente tem um rival bicampeão nacional e outro que parece disposto a investir todos os cêntimos em reforços de ouro. Parece, por isso, pouco provável que o Braga acabe em segundo, como em 2010. Para além disso, apenas 8 milhões foram gastos em reforços e não existirá muito mais na conta para retocar a equipa.
Temos apenas a certeza de uma coisa, o Sporting vai ser competitivo, vai disputar todas as competições em que entrar e vai querer vencer todos os jogos. Jorge Jesus não quer discursos de segundo lugar, nem acessos à Champions. Quer espírito de vitória, guerreiros em campo e resultados no final. Só isso o poderá satisfazer em Maio.
O nervoso miudinho começa a aquecer em todos nós e a esperança de levantar mais um troféu já é a única coisa em que se pensa durante esta semana. Acreditamos no nosso futebol, nos nossos jogadores e no nosso treinador. Vamos canta, vibrar e apoiar até ao final do jogo, tudo porque queremos ganhar e sabemos que podemos ganhar.
O Sporting é finalmente um lugar para vencer troféus, graças a muito sacrifício e muito trabalho. Resta-nos trazer este para casa!
*às terças, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
4 Agosto, 2015 at 11:02
Nem mais! Grande texto! Eu quero um Sporting em grande em tudo, campeonato, taça de Portugal e champions. É com isso que sonho!
4 Agosto, 2015 at 11:04
Domingo há mais 😀
4 Agosto, 2015 at 11:13
E eu estive lá nessa Conquista!
E Domingo é dia de regressar ao Estádio do Algarve, sendo que em termos de adversário só muda a cor…porque o resto é igual!
E é para ganhar!!
Lá vai a minha camisola da Missão Pavilhão fazer o 3º jogo e ganhar a 3ª Taça !(Taça de Portugal / 5 Violinos / Supertaça)! hehe
4 Agosto, 2015 at 17:08
Mai nada!!!
Cá estaremos para celebrar!!!
SL
4 Agosto, 2015 at 11:15
Impressionante a frieza do Djaló na cara do golo. Tão impressinonante como a merda em que se tornou.
Um bom exemplo para todos os que acreditam que o Mané deve jogar encostado à linha e não no meio, onde fez toda a formação e onde, curiosamente, revela uma enorme “frieza na cara do golo”.
Jô
4 Agosto, 2015 at 11:24
Grande post, já não me recordava deste jogo.
Yannick, quem diria, a decidir Supertaças.
Patrício a defender penaltis do Lucho.
Lucho, grande porco traiçoeiro, mas grandíssimo médio (um dos melhores que por cá andou).
Ismailov, grande jogador de futebol, mas com a cabeça toda frita.
Os Sportinguistas (novamente) a encher estádios, com crianças, famílias. Somos grandes.
4 Agosto, 2015 at 11:28
Atenção…este domingo, não é para jogar bonito…é para ganhar!!!
4 Agosto, 2015 at 11:36
Nota artística é lá mais para a frente, mas “vai vir”.
4 Agosto, 2015 at 11:39
Eu quero a Supertaça num dos nossos Museus!!
Nessa equipa tínhamos os nossos dois actuais capitães, Rei Patrício e Adrien, um a brilhar na baliza e o outro no banco a aprender.
O Izmailov foi um grande jogador, já na época anterior nos tinha dado uma Supertaça, fosse tão bom de cabeça como a jogar ainda poderia ser alguém hoje em dia.
Temos melhor equipa, melhor colectivo, melhor treinador, melhor Presidente e melhores adeptos, só nos resta demonstrá-lo dentro de campo e trazer a Supertaça para a Selva de Alvalade!
SL
4 Agosto, 2015 at 11:56
Bom dia.
Bom post.
Só não percebi o nono parágrafo, que diz que jj não conseguirá no Sporting o que conseguiu no primeiro ano do benfas.
SL
4 Agosto, 2015 at 11:57
Lembro me tão bem desse jogo.
Os jogos do ajax e feneb são hoje. ??
4 Agosto, 2015 at 12:00
ajax hoje
fener amanha
4 Agosto, 2015 at 11:57
Dois mal amados entre os sportinguistas, Paulo Bento e Yannick, construíram a vitória. Paulo Bento fez de uma equipa de tostões uma equipa competitiva. O futebol não era atractivo mas ganhou 4 taças,perdeu a Lucílio naquela noite da vergonha e ainda um campeonato em que valeu tudo incluindo jogar com a mão. Saiu, houve investimento na equipa, muitos treinadores e uma seca que só terminou em Maio p.p.
Yannick não era um virtuoso, mas tinha uma velocidade incrível e era frio a finalizar. Deu-nos algumas alegrias, sempre foi correcto com o clube não gosto de o ver diabolizado tanto mais que ainda prossegue a carreira.
Parece-me que fomos ingratos nestes dois casos, em especial com o P Bento
4 Agosto, 2015 at 17:12
Ingratos com o P.Bento???????????
Eu acho inacreditável como ainda hajam pessoas a defender esse “BURRO teimoso”… ele há com cada um…
Se calhar também entende que fomos ingratos com o Pedro (só jogo bem no último ano de contrato) Barbosa ou com o Godinho Lopes…
Minha Nossa Sª de Fátima, ajudai estes pobres de espirito a encontrar o caminho…
4 Agosto, 2015 at 12:02
Offtopic,
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_obrasarrancaram_030815_152648.asp
4 Agosto, 2015 at 12:08
Jorge Sousa o árbitro da supertaça
4 Agosto, 2015 at 12:13
Nenhum ia ser bom … que seja Jorge Sousa.
4 Agosto, 2015 at 12:17
Parece que Rui Gomes da Silva, Luis Duque e Vitor Pereira almoçaram recentemente …especula-se tambem que sobre a Supertaça…onde Guilherme Aguiar deu o toque…
4 Agosto, 2015 at 12:15
Grande post Maria! Diz tudo o que eu sinto neste momento em relação ao jogo da taça! Podemos ganhar muito ou sair com um granda melão…até para as vendas da GB nos próximos dias (antes do 1º jogo em Alvalade) seria importantissimo ganhar e muito mau perder! Mas acima de tudo é estar lá novamente que me deixa com um enorme sorriso na cara! 😉
PS: Desculpa o reparo mas estranhei tanto o Abel fazer uma assistência que tive de ir confirmar! E na realidade o Abel foi ele próprio…embrulhou-se com um gajo do porco e com a bola….e o ressalto vai para o Romagnoli que esse sim tenta fazer o passe para o Russo ronhas (que vai a fazer a diagonal) mas a bola que bate num gajo do Porco e sobra para o Yanick… 😉 !
4 Agosto, 2015 at 12:16
Jorge Sousa arbitro
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2015-08-04-Jorge-Sousa-apita-encontro-da-Supertaca
4 Agosto, 2015 at 12:17
Ontem um tasqueiro falou quem seria o arbitro….eu apostei no J.Sousa…ganhei! 😉
4 Agosto, 2015 at 12:27
Se foi nomeação do Vitor Pereira, quer-me parecer que é o gajo a tentar passar de fininho nos pingos da chuva!
Uma graxazinha ao Proença, porque se fosse com o Duque não era este o arbitro certamente…
Parece-me a melhor opção!
4 Agosto, 2015 at 12:26
Um OFF:
Para quem não viu o Play Off com o nosso Augusto Inácio, fica aqui o link para verem.
https://www.youtube.com/watch?v=5SxQAIXtghw
4 Agosto, 2015 at 12:33
Até nos programas de televisão já estamos fortes, muito fortes!
Com Rogério Alves e Augusto Inácio a conversa é outra!
Finalmente o Rodolfo Reis foi posto no lugar e o Inácio foi um Senhor…
4 Agosto, 2015 at 13:28
Paulo Andrade na CMTV…
4 Agosto, 2015 at 12:52
Boa, eu não vi.
4 Agosto, 2015 at 12:55
Vê que vale a pena, pelos menos a primeira meia hora!
4 Agosto, 2015 at 12:38
Uma memória grata e de gratidão a um jogador que merecia mais, Djáló.
Não podemos esquecer este jogador que, também nos 5 a 3 aos Lampiões (último jogo de Rui Costa em Alvalade) marcou um golo inacreditável fazendo raspar a bola, muito ligeiramente, pela “crista sagital” de Luisão. Um dos últimos grandes jogos do Sporting em 4x4x2, exibindo uma dupla de avançados única e de curtíssima duração, Liedson e Derlei.
Parece que JJ está apostado em fazer-nos lembrar esses dias gloriosos e por esse motivo já só tenho a agradecer-lhe, por entre as críticas que agora, lhe faço para dentro.
O Mundo está a mudar, tal como o”Mundo do Sporting”. Na mudança, nem tudo me agrada mas, tudo concorre para restaurar o Sporting, restituindo-lhe a posição de primazia no Futebol Nacional que, sendo sua por direito próprio, se não atinge sem que o dito “Direito” seja exercido.
Bruno de Carvalho é o turbo num motor ao qual Jesus acrescenta, semana após semana, cavalos e mais cavalos, em detrimento de poneys que os Sportinguistas amam.
Eu, conhecendo os riscos, gostaria de ver Iuri Medeiros, Chaby, Wilson Eduardo, Mica Pinto, Podence e tantos outros na equipe Principal e isso, Jorge Jesus não está preparado para nos dar. Jorge Jesus prepara-se para nos dar vitória após vitória e isso obviamente agrada-me mas, não me faz feliz como ver uma equipe nossa, com as estrelas da Academia, dois ou três Portugueses comprados no mercado e dois estrangeiros que façam a diferença e confiram experiência competitiva a uma equipe jovem mas, integralmente nossa, feita com o suor de sportinguistas e integrada por jogadores como Mané, que tragam consigo o Sporting, nos corações.
Nesta medida, mercantilisticamente, trocamos a nossa personalidade por vitórias. Trata-se de uma troca necessária. Sem ela o futuro do Sporting será mais complicado e acabará por se quedar na memória do “fabrico” de dois bolas de ouro e nós, somos muito mais que isso.
Só peço a Jorge Jesus uma contrapartida para o próximo Domingo. Faço-lhe um pedido que é simultaneamente um voto:- Que o Sporting vença, de modo incontestável mas, que humilhe o Benfica. Que a vitória seja tão sólida e tão retumbante que nos faça esquecer os sete a um de grata memória, também.
Nisto como no resto Bruno de Carvalho tem todo o meu apoio, fundado em toda a minha gratidão.
4 Agosto, 2015 at 12:48
Bom comentário!
No entanto, acho que o Djaló não merecia muito mais do que teve. Tem demasiadas limitações pra carreira que tem…
Quanto a domingo, quero é ganhar! Nunca esquecerei o 7-1, por isso, 1-0 chega!!
Sporting Sempre!!
4 Agosto, 2015 at 17:16
Excelente Mário,
Vamos a eles como LEÕES!!!
É isso que Jorge Jesus irá forçar os jogadores a apresentar-nos sempre e onde o SCP jogar!
E isso deixa-me verdadeiramente de alma leonina cheia!
SL
4 Agosto, 2015 at 13:01
Bom dia pessoal
Estou aqui a pensar e não consigo intender certas coisas.
Estamos sempre a reclamar que se vier o jogador X ou Y os nosso putos perdem espaço e que devemos apostar na formação, mais quero uma resposta sincera, queremos apostar nos putos e nao ganhar ou apostar em poucos putos e ganha?
Estou farto dessa conversa de nao devemos perder a nossa identidade que é a formação, mais nem todos os anos vamos ter craques da formação para apostar entao nao vejo porque nao vir craques de renome.
Caímos muito na conversa dos jornaleiros e dos lampiões ou tripeiro de que o SPORTING deve apostar na formação e basta ver um nome sonante veem ja com a cantiga de que nao apostamos na formação, porque que eles não apostam!
Eu lembro-me que quando estávamos mal, todos pediam Bruma, Ilori, Dier, P. Mendes e tantos outros e o que eles nos deram? Uma facada, para que apostar nos nosso putos se logo que eles sentem que podem vingar, fazem birra.
Não estou a generalizar mais porra são muitos.
À seleção esta cheia de jogadores que sairam das nossas escolas mais nem isso reconhecem.
Quantos dos formados aqui ganharam titulos conosco? Poucos entao Eu so da opinião tem talento e cabeça? Vai vingar tem talento nao tem cabeça? Azar dele.
Quero é ser campeão desde que seja na honestidade não me importa quem são os 11 em campo ou o plantel completo.
Se for para ter Chineses, Cubanos, Jamaicanos ou o raio que o parta, e ser campeão assino já embaixo.
Claro que gostaria de ser campeão com jogadores maioritariamente formados aqui mais se não for, pronto.
Abram os olhos os adversários so falam que eatamos a perder a identidade quando sentem que eatamos a encomodar e muito e os burros que vao a esses programas televisivos representar o grande SPORTING não veem isso.
Desculpa o desabafo.
4 Agosto, 2015 at 13:56
Nunca mais é 2-0 para nós … Que é como quem diz : nunca mais é domingo 😉
4 Agosto, 2015 at 14:28
Só isso nos poderá satisfazer em Maio!
Viva o Sporting Clube de Portugal
4 Agosto, 2015 at 16:58
Não conheço suficientemente bem os jogadores: Boateng; Mitroglou e Pizarro para poder falar acerca da sua eventual entrada no Sporting e da necessidade ou não da mesma. Uma coisa é certa se vierem para o clube são um upgrade mais não seja em termos de salários.
Se estes jogadores como tem sido aqui referido na tasca, vêm tapar a entrada na equipa de jovens da formação, na minha opinião tudo depende da política que o clube seguir na gestão do plantel.
Se estes jogadores entrarem em substituição de Capel, Labyad, Miguel Lopes, que são jogadores com uma massa salarial muito alta, então ficamos em igualdade de circunstancias com a vantagem de poderem ser eventualmente também mais valias desportivas. Quanto a taparem a evolução dos jovens isso é uma falácia pois irão tapar tanto como os que vêm substituir tapam hoje.
Outra questão importante é a de reconhecermos que uma equipa de futebol não é uma repartição pública onde se evolui por antiguidade e não por capacidade ou qualidade. Numa equipa de futebol não há lugares marcados. Ou és melhor do que os que lá estão e ocupas o seu lugar ou és preterido em função de outro com mais qualidade.
Quanto maior qualidade tiver o plantel mais pode evoluir um jovem que tenha capacidade e qualidade para essa evolução. Mas atenção, têm que lhe ser dadas oportunidades para se mostrarem e para poderem demonstrar que de facto são ou podem vir a ser melhores. É nesse sentido que eu vejo como benéfica a entrada de reforços com qualidade e experiência. Agora depende do treinador e também da direção a orientação das políticas do plantel e do clube, de forma a poderem dar oportunidades aos jovens da formação.
4 Agosto, 2015 at 20:36
Epa vi o Montinho com a braçadeira de capitão e até fiquei mal disposto…
4 Agosto, 2015 at 22:28
Recordar é viver…velhos tempos!!! Djaló, Izmailov, Romagnoli… O importante é que domingo a vitória também seja nossa!