Tem sido uma pré-época como há muito não se via. Em termos de contratações, sim, incluindo a estrondosa mudança de treinador, mas, mais ainda, em termos de tentativa de manipulação da opinião pública e da intoxicação da mente dos adeptos leoninos. E a justificação para tal é simples: à partida para esta longa maratona, que só terá o se final lá para maio, o Leão apresenta-se com armas suficientes para deixar os seus adversários apreensivos.
O último episódio neste universo futebolístico onde as hienas estão em maioria, aconteceu ontem à noite: Joaquim Rita (claro), David Borges (típico), com a conivência de Paulo Garcia, que tem sempre uma enorme dificuldade em ser isento na condução de um programa de debate, tentaram passar a mensagem de que Bruno de Carvalho havia perdido a voz, entregando esse protagonismo a Jorge Jesus. Hipócritas de merda. Repitamos todos, que hoje até é domingo de manhã: hipócritas de merda! Estes merdinhas, que andam há quase dois anos a criticar o presidente do Sporting por falar demais, atacam-no, agora, por dar espaço ao treinador para falar. E quando o treinador fala… ai Jesus! É verdade, o homem que era o expoente máximo do treino em Portugal passou, de um momento para o outro, a ser um despeitado, ordinário e incapaz de respeitar o seu adversário.
Aliás, o que mais se nota cá no burgo, é a facilidade com que se ataca o Sporting e com que se dão vivas aos adversários quando as acções são semelhantes. Creio que todos nós teremos perdido a conta ao número de vezes em que Jorge Jesus foi deselegante enquanto vestia as cores lampiãs. Aí, o homem era um duro, um treinador tarimbado, um génio da táctica e dos jogos mentais. Agora, quando resolve apertar o cinto ao Rui… mas continuemos. Então e os jogos de pré-época? O que já se teria escrito sobre o Sporting, caso fôssemos nós a fazer uma pré-época miserável como a que tem sido a do benfica? O que já se teria escrito sobre o Sporting, se mostrasse uma gritante incapacidade para marcar golos, muito por culpa da venda de três ou quatro dos seus melhores jogadores (e ainda vão despachar um tal de Quintero) e se o seu treinador continuasse a insistir num futebol apoiado desde trás que expõe todas as limitações dos seus centrais?
Simples, em relação ao benfica, atira-se que foi uma pré-época frente a equipas de grau de exigência muito superior. A equipa de reservas do PSG riu-se e a Fiorentina mante-se calada, ao saber que a Roma tinha vindo jogar a Alvalade. E os lampiões choram face à ausência de resultados animadores. Em relação ao fcp, está tudo bem. Máquinas afinadas, máquinas oleadas e um total assobiar para o lado com, por exemplo, a dispensa do senhor 12 milhões, Adrían Lopez, em mais um exemplo de como a lavandaria da Doyen assentou arraiais lá para os lados da circunvalação.
Assunto interessante, este. Ao longo das últimas semanas, temos sido brindados com uma verdadeira infiltração cerebral: o Sporting perdeu o rigor financeiro, o benfica é gerido de forma fantástica, o fcp pode comprar gajos de 20 milhões e pagar tanto a um redes como o Sporting pága ao seu treinador, que toda a gente está-se bem a cagar para o pormenor de saber de onde vem o dinheiro. E o pior é que alguns Sportinguistas vão na cantiga.
Pessoal, duas notinhas: fair play financeiro, coisa que se não cumprirmos nos espeta duas estacas de tenda de circo nos pés; orçamento de 25 milhões. Alguém já se deu ao trabalho de fazer as contas às contratações e ver se ultrapassámos esse valor? Pois. E, se quiserem, ainda podem juntar às contas a venda do Cédric e o dinheiro que entrou com as movimentações de mercado envolvendo o Bruma e outros jogadores.
Do outro lado da segunda circular, depois de anos a acumular Fariñas, acena-se a bandeira do rigor financeiro. Curiosamente, a bandeira só é acenada depois de se terem contratado uma dezena de jogadores (e quanto vem ganhar o bad boy que nem chamado foi para o jogo desta noite?) e rapidamente é escondida quando se contrata um avançado que chega por empréstimo a receber cerca de dois milhões de euros. Mas, no fundo, tudo isto se podia resumir a mais de uma década de governação que fez com que as finanças encarnadas batessem no… vermelho.
Mais a norte, também com o saldo a zeros, os compadres da circunvalação encontraram na Doyen o parceiro perfeito. O fundo deixa de comprar jogadores, compra o próprio clube. Ah, é um empréstimo? Então está bem. Venham de lá 20 milhões para um, venham de lá mais não sei quantos milhões para o Casillas, venham de lá os milhões que tiverem que vir que o pessoal precisa é de ganhar senão isto rebenta. À excepção do Expresso, toda a nossa comunicação social assobia para o lado e ainda aplaude a suposta tentativa de contratar o Drogba, aproveitando para escrever que o fcp respirar pujança e que o Sporting mostra dificuldade em concluir os negócios a que se propõe. O que é curioso, porque de loucos despesistas passamos a gajos que não aceitam exigências que coloquem em causa o plano financeiro traçado. Sabe-se, também, que muitas dessas exigências resultam da tentativa azul e branca de minar os negócios do Sporting. Agradecemos a constatação da necessidade de nos enfraquecerem e sorrimos, ironicamente, quando nos lembramos que o gajo que oferece notas da Doyen ao Danilo, ao Teo e ao Paulista é um tal de Antero Henrique, o mesmo que se viu envolvido em buscas policiais, mas que continua de pedra e cal no seu lugar. Normal, no fundo. Afinal, o homem só faz o que lhe mandam. Afinal, é assim que funciona a máfia, não é?
Ah, e ainda falta o tema da formação, tentado colar a chegada de Jesus ao fim dessa aposta no reino leonino (cuidado que o Gelson caiu a rir e eu preciso do gajo para marcar o último golo, mais logo). Para já, num plantel de 25 jogadores encontramos 11 formados em Alvalade. Coisa pouca (sim, falaremos melhor quando o mercado fechar). Engraçado é que, de um momento para o outro, a preocupação tenha passado a ser o Sporting apostar menos na formação (estão com medo de ficar sem selecção nacional?), quando outros apregoam espinhas dorsais e continuam marrecos. Aliás, basta ouvir o Rui sr formação Vitória afirmar que mais importante do que lançar jovens jogadores é colocar em campo quem garanta resultados para constatarmos, uma vez mais, uma verdade incontornável: como em tudo na vida, isto é uma questão de ADN. E, decididamente, formação rima com leão, não com lampião ou com dragão.
A conversa vai longa e haveria tanto por onde continuar, mas o essencial é pedir-vos que aproveitem o arranque de mais uma época desportiva para pensarem um pouco sobre a importância e estarmos unidos. Não, não temos que pensar todos pela mesma cabeça, não temos que gostar todos dos mesmos atletas, não temos que defender todos as mesmas políticas de gestão desportiva. Mas temos que perceber, todos, o nosso papel. Nós somos os últimos rostos que os nossos atletas fixam antes de começarem a lutar por uma conquista. Nós somos a voz que se sobrepõe à dos treinadores, em plena batalha. Nós somos o carro de apoio. Somos o louco que aparece a correr com uma esponja cheia de água, em plena subida. Somos o gajo que acorda quando o sol ainda dorme, só para poder ver os nossos heróis. Somos quem se pendura nas árvores, para poder gritar uma palavra de incentivo quando o percurso passa por áreas isoladas. Somos os disparatados, que de tão apaixonados chegam a atrapalhar. Somos quem não dorme quando ganha e quando perde, que isto das paixões inexplicáveis é complicado de gerir. Somos uma voz, sem género e sem idade. Mas com um nome. Sporting.
Nós somos do Sporting, mas, mais do que isso, nós somos o Sporting! E isso é uma enorme responsabilidade. Desde logo, a responsabilidade de, no arranque de mais uma época desportiva, marcarmos a nossa posição ao longo do percurso. Cheguem-se à frente, finquem os pés e preparem-se para tudo. Corra mais ou menos bem, é aguentar firme até ao fim! Ri, chora, abraça, reclama, critica, lambe as feridas, mas não vires as costas! E quando ficares afónico de tanto apoiar, vai buscar voz a estes ataques constantes que deves materializar num boost extra que te alimenta a paixão e que te torna no guerreiro disposto a tombar pelo escudo que lhe protege o coração. Está na hora. Eu. Tu. Nós. O Sporting Clube de Portugal. Vamos!
9 Agosto, 2015 at 11:55
Post épico, Cherba! Impossível comecar a época de melhor maneira aqui na Tasca.
O grito de chamada: Fight & Resist brothers & sisters! Tudo a volta da equipa.
Venha o Bloco e venham eles!
9 Agosto, 2015 at 12:04
Cherba, a sua pré-época foi muito boa.
9 Agosto, 2015 at 12:04
Vamos Caralho!!!
Vamos a eles fodasse!!!!
Sporting
Sporting
Sporting!!!!!
Viva o Sporting Clube de Por Mim Por Ti e Por Nós Por Tugal
9 Agosto, 2015 at 12:09
Todos juntos: SPOOOOOOOOOOOORTING!
9 Agosto, 2015 at 12:13
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING !!!
9 Agosto, 2015 at 12:16
Vamos Spprting , contra tudo e contra todos vamos Leoes sem medo de ser felizes , contra a filhadaputice instalada sò temos um caminho cada vez mais fortes
9 Agosto, 2015 at 12:17
Vi o programa dos estarolas ontem e tenho de ser justo: David Borges, daquele painel, é capaz de ser o mais isento (ou o menos comprometido). Não é de agora, já na época passada foi o único com tomates para dizer que o MS realmente desrespeitou a hierarquia do clube. Aqui e ali vai contradizendo o “abandono” do Sporting na aposta da formação e não é raro vê-lo a confrontar companheiros de painel nos assuntos em que se nota uma certa “linha editorial” pré definida como se viu ontem com o Azelha. Porém o David Borges, como todos os paineleiros, tem os seus ódiozionhos de estimação, e Jesus é um deles. Jesus tem uma arrogância própria de quem sabe que é grande, não se coibe de a demonstrar e isso causa urticária aos “politicamente correctos” (apenas para alguns, porque quando o assunto é, por exemplo, Bruno de Carvalho, mandam às malvas os bons costumes e chegam ao ponto de o insultar gratuitamente) porque os paineleiros estão TODOS comprometidos com o Sistema Vermelho. Todos. Uns mais, como o Rita e o Cristóvão, outros menos como o David Borges, mas a tendência nas análises é óbvia e bem definida, mesmo que os factos as desmintam.
Ontem foi mais um exemplo, quando se falou da nossa formação. Vamos lá tirar os consagrados Patrício, Adrien, João Mário e Mané que ninguém duvida que ficarão no plantel a menos que surja uma proposta irrecusável. Jesus promoveu definitivamente Wallyson e Gelson. Cimentou o lugar de Tobias como terceiro central. E ainda riscou Ciani em detrimento de Ruben Semedo. Pelo meio ainda quis observar Palhinha que, até ver, mantém-se na equipa A. Dos 25 convocados para a supertaça, contam-se 4 promoções da formação a juntar aos 4 que já lá estavam. Neste momento, e é neste momento que conta avaliar, teremos 8 jogadores da formação nos eleitos de Jesus para o derby. Se na lista final para este jogo ficam 2, 4 ou os 8…essa é uma das tarefas do treinador, escolher. Mas podemos garantir, pelo menos 4. E se tivermos em conta que Paulista e Aquilani acabaram de chegar e dificilmente jogarão, então não é descabido se calhar incluir André Martins e Wallyson na lista final. Mais Tobias, que é o terceiro central. Portanto, feitas as contas, há uma grande probabilidade do Sporting se apresentar no Algarve com 6/7 jogadores da sua formação dos quais, pelo menos 3 serão titulares (Patrício, Adrien, João Mário), 2 são primeiras opções para entrar em caso de mau rendimento ou lesão dos seus concorrentes (Mané, Tobias) e ainda há André Martins, Wallyson e Semedo que, uns mais outros menos, têm as suas hipóteses de serem chamados.
Convém, para a análise ser justa (um critério que eles não utilizam) olhar para o outro lado onde foi anunciado com toda a pompa e circunstância, a inclusão de 5/6 jogadores da formação cúbica. Não vi a lista de convocados deles mas é mais do que certo que nem um estará no onze inicial. Nos convocados não sei quem estará, mas com REAIS hipóteses de jogar….ZERO. Ninguém. Mas aos outros ninguém questiona a ausência dos jovens do cubo quer na convocatória quer no onze. Mesmo com a anunciada aposta feita publicamente pelo Orelhas.
É aqui que está a hipocrisia. É que agora já não é só o Sporting que afirma que aposta na formação. Mas, vá-se lá saber porquê, continua a ser o único clube a quem é cobrada essa mesma aposta. E mesmo assim, ainda vamos desmentindo, contrariando, espezinhando…a teoria do fim da aposta na formação. Já os outros, a quem ninguém analisa se os anúncios batem certo com as acções, vão passando para a imprensa, com o patrocínio dos serviçais, as mensagens que querem, como querem e quando querem…independentemente de serem ou não correspondentes com a realidade.
9 Agosto, 2015 at 12:28
Caro Sa concordando com o postt , quero mais è que os paineleiros se fodam,desculpa os modos, com JJ vao jogar os que tiverem mais qualidade os mais preparados , a rapaziada da formaçao sò tem de demonstrar ser melhor
9 Agosto, 2015 at 14:46
O amigo Sá está ser algo “injusto”…
parece-me que o benfas também vai entrar de inicio com pelo menos 4 da formação…:
…”Jorge Sousa, que foi considerado o melhor árbitro da temporada passada, será coadjuvado pelos árbitros assistentes Bertino Miranda e Nuno Manso e pelo quarto árbitro Fábio Veríssimo…”
A unica coisa que sabemos seguramente…
É que dos 4…”um é manso…!”
Esperemos que os outros não sejam …cegos…!!
Porque ordinários devem ser todos…!!
Abr e SL
9 Agosto, 2015 at 14:49
O Max hoje está o rubro
Beijinhos aí para a terra da ginja.
9 Agosto, 2015 at 18:02
Beijinho amiga…
Isso não se diz do Max…!!
Posso (e estou) a ferver…mas “rubro”…
Já viu que raio de cor é essa…??
Beijinho e…
Vamo-nos a eles…!!
SL
9 Agosto, 2015 at 12:18
SPOOOOOORTING
9 Agosto, 2015 at 12:19
Sporting vamos a eles sem medos …sem receios …. lutem por nos hoje e sempre e terão como sempre aqui os vossos fieis soldados …
9 Agosto, 2015 at 12:20
Um Cherbapost.
Depois de 2 dias sem tasca… Não vi nada do futsal, não vi os Bs… Nem sequer espreitei o inimigo ontem.
Sedento de Sporting. Nunca mais é logo à noite.
Para cima deles como se não houvesse amanhã!!!
9 Agosto, 2015 at 12:26
Dos melhores posts que li por aqui, dá-me um misto de alegria e raiva quando vejo os cegos que não querem ver principalmente aos jornaleiros que passam o ano a passar a mão pelo pelo dos outros, chega a ser ridiculo.
9 Agosto, 2015 at 12:28
A minha maior preocupação para esta temporada está relacionada com o facto de não existir sorteio.
Prevejo tentativas de roubo épicas esta temporada, tanto indirectas como directas.
A cada empate, a cada derrota é preciso fazer um estardalhaço descomunal.
Quando nos roubam, o fair play é uma treta!
Precisamos de métodos old school, ou seja, aqueles que comprovadamente resultam.
Todas as armas (excepto a corrupção) devem ser usadas para abater os inimigos.
Vocês sabem do que é que eu estou a falar…
9 Agosto, 2015 at 12:33
Isto sim! Malhar em quem deve ser malhado!
O ridículo vai tão longe que há uns dias ouvi um meco qualquer da TV a dizer que Adrien, Patricio, João Mário, etc não contavam como jogadores da formação pois já estavam formados quando foram para a equipa A… Dizia o lobotomizado que mesmo Wallyson, Gelson, Rúben Semedo, etc também muito dificilmente podiam ser considerados aposta na formação pois já tinham jogado em campeonatos profissionais (equipa B) antes de ascender à etapa principal…
Portanto já sabem, jogadores do Sporting para serem considerados da formação têm de saltar para a equipa principal diretamente dos juniores ou juvenis
É tão bom ver essa Escumalha a sofrer que nem condenados. Sofram cabrões! SOFRAM!
SPOOOOOOOOOOOOOORTING!
9 Agosto, 2015 at 12:50
A sério que houve quem tivesse dito isso???
OMG… mas essa gente não se enxerga?
Começo a perder a fé em Portugal, a sério. 🙁
9 Agosto, 2015 at 12:58
Confirmo, também ouvi isso. Alias tem sido esse o discurso utilizado deste ano.
9 Agosto, 2015 at 16:56
por outro lado, também na Tvi no mais transferências, o moço braz vai espalhando que os jogadores do carnide mesmo só com 6 meses de casa, são considerados da formação.
enfim…
9 Agosto, 2015 at 12:35
Cherba um dos melhores posts de sempre
9 Agosto, 2015 at 12:35
Quanto à imprensa, já desde a temporada passada decidi:
Zero jornais desportivos.
O mínimo de clicks possíveis nos 3 jornais.
Zero audiência a outros blogs anti-Sporting.
Zero TV a programas sem representantes dignos do SCP.
Não percam tempo precioso!
A vida é curta!
A info, acabam sempre por receber.
9 Agosto, 2015 at 13:50
Já faço isso há anos. SL
9 Agosto, 2015 at 12:39
Deixemos esses ressabiados regurgitar o seu ódio!
Venha a nós o seu ÓDIO!
Melhor que a indiferença, a complacência e a piedade!
Sim, o ÓDIO PURO DOS NOSSOS INIMIGOS DEPURA-NOS E ELEVA-NOS!
9 Agosto, 2015 at 12:43
Que fantástico texto! Cherba muito sinceramente consegues algo que me parece fazer falta à comunicação oficial do clube: consegues utilizar factos e transforma-Los em motivação! A tua capacidade agregadora é uma sorte para o clube e para todos nós e torna-nos mais fortes! Vamos sim! Eu já marquei a minha posição!
9 Agosto, 2015 at 12:43
Fodasse!
Isto devia ser emoldurado e estar bem visivel na casa de todos os Leões por esse mundo fora.
9 Agosto, 2015 at 12:45
Grande texto!!!
Hoje é para sair do Estádio do Algarve sem voz, porque se nós fizermos o nosso trabalho, os jogadores farão o deles.
Boa viagem a quem se desloca ao Algarve. Para quem for de carro, tenham cuidado com os excessos de velocidade. Até logo 😀
Nunca desistir, porque nós somos o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
9 Agosto, 2015 at 12:48
Bravo Cherba.
Vamos a eles caralho
9 Agosto, 2015 at 12:53
” Não, não temos que pensar todos pela mesma cabeça, não temos que gostar todos dos mesmos atletas, não temos que defender todos as mesmas políticas de gestão desportiva. Mas temos que perceber, todos, o nosso papel. Nós somos os últimos rostos que os nossos atletas fixam antes de começarem a lutar por uma conquista. Nós somos a voz que se sobrepõe à dos treinadores, em plena batalha. Nós somos o carro de apoio. Somos o louco que aparece a correr com uma esponja cheia de água, em plena subida. Somos o gajo que acorda quando o sol ainda dorme, só para poder ver os nossos heróis. Somos quem se pendura nas árvores, para poder gritar uma palavra de incentivo quando o percurso passa por áreas isoladas. Somos os disparatados, que de tão apaixonados chegam a atrapalhar. Somos quem não dorme quando ganha e quando perde, que isto das paixões inexplicáveis é complicado de gerir. Somos uma voz, sem género e sem idade. Mas com um nome. Sporting.”
Subscrevo 100% Cherba, esta tudo dito!
Tu quando te deixas de romantismos a 5 tostoes, tocas em assuntos importantes! Que o ano passado nos sirva de liçao a todos.
E sempre que cruzar-mos ideias que sao propaladas pela CS, temos de combate-las para proteger o clube. Porque o que conta nao é a minha opiniao ou a tua, o que conta é o caminho que estamos a percorrer rumo ao cronico.
Este caminho nao se fara sem erros e sem precalços, e mesmo nos erros e nos precalços devemos ficar solidarios com o clube e o projecto.
Como disse o Cherba: TEMOS DE PERCEBER O NOSSO PAPEL !
9 Agosto, 2015 at 12:59
Esses moços de recados foram negativamente absorvidos pela canalhice da sociedade, pela mentira, pela manipulação, que fazem parte sensorial do quotidiano/trabalho/vida desses pulhas, que nem com um exorcismo lá vão.
9 Agosto, 2015 at 14:12
Não foram absorvidos não.
Estes moços de recados dizem isto porque são PAGOS para tal.
9 Agosto, 2015 at 13:05
E td isso!
E preparem-se q logo a noite a equipa de carnide e a da apaf tudo farao para que nao levemos a taca!
Vai ser mt dificil trazer a taca mas estou certo q nos vamos bater cm Leoes!
Forca Sporting!
9 Agosto, 2015 at 13:06
Sem palavras, “granda posta mirandesa”
a todos aqueles que vão estar fisicamente no Algarve,
apoiem como nunca apoiaram,
gritem como nunca gritaram,
sejam o 12º jogador,
sejam Leões
#SportingSempre
#Fight&Resist
#euvoulaestar
#1906EDDG
9 Agosto, 2015 at 13:08
Vamos ganhar. Vamos ganhar.
Spoooooooooooooooorting.
O Garcia mete-me nojo. Eu vejo-o às vezes, mas não estou para fazer disparates. Mas lá que me vai ao nervo, lá isso vai.
9 Agosto, 2015 at 13:19
Bom dia amigos leões!!
Pela primeira vez comento este espaço que defende e sente-se o sporting como nunca! Um orgulho este site e parabens a todos os intervenientes que fazem textos comentarios e emriquecem este espaço! É um sitio para mim de passagem obrigatória várias vezes ao dia e que me enche a minha alma sportinguista de fé e confiança numa excelente temporada! Este texto representa a 100% tudo que se teem passado e nós como verdadeiros leões vamos apoiar mais logo do inicio ao fim e independentemente do resultado final o SPORTING está bem vivo e o nossp futurp será risonho.. pessoal que vai ao estádio mostrem a verdadeira força do leão
#tuvaisvencer
#sporting
9 Agosto, 2015 at 13:33
Grande texto Cherba! Brilhante, fantástico!
9 Agosto, 2015 at 13:34
Aplausos para o post.
Atenção, o Sporting não começa ou acaba hoje, consoante o resultado de logo à noite.
Vamos apoiar ao máximo, mas no fim, triste ou alegre, sempre com o Sporting.
9 Agosto, 2015 at 13:42
Cédric titular no dérbi Newcastle x Southampton. 11minutos de jogos já mamou amarelo… smh
9 Agosto, 2015 at 14:24
Derby? Não estarás a confundir Southampton com Sunderland?
9 Agosto, 2015 at 14:37
Ta correcto! A rivalidade é Newcastle e Sunderland apesar de não serem da mesma cidade…
O Trolha acerta algumas as vezes…
9 Agosto, 2015 at 14:38
Correcto, o clássico Tyne–Wear é entre o Newcastle e o Sunderland.
9 Agosto, 2015 at 13:53
Mais um texto épico do nosso bardo a dissipar a névoa que os detractores tentam criar sobre a realidade.
O Sporting é, mais que um clube, a manifestação de uma essência e um destino em permanente interacção.
Os outros são mera convergência de interesses vulgares e mesquinhos, o Golem a quem, no lugar do sopro divino, animaram com um arroto.