Começo por dizer que gosto bastante de analogias para me expressar…
Escrevo o texto dois dias depois do lokomotiv e o motiv é que fiquei loko durante e depois do jogo. Comecei a pensar nos russos e medi se o sentimento de quinta foi igual ao da eliminatória com o cska… Acho que na quinta foi pior. Na quinta foi como um combate de boxe em que vez o gajo em quem apostaste o dinheiro levar um enxerto de porrada monumental. No fim da eliminatória com o cska ficamos sem o dinheiro à mesma… mas perdemos o combate aos pontos. O árbitro levantou a mão ao outro… era discutível mas há que seguir em frente.

Depois dos discursos (o do Adrien não) a desvalorizar as competições europeias e da exibição de quinta, percebemos o que Jasus terá percebido… não tem mão para ir a jogo em todas as frentes, aposta as fichas todas no campeonato e as taças são para dar minutos a outros jogadores. A entrada no jogo de quinta foi demasiado monótona e descontraída. Provavelmente acho que Jasus não queria tanto… e acredito segunda-feira não vai ser assim… A ideia que tenho é que Jasus, desde que chegou a Alcochete, nos treinos aperta os tomates aos jogadores com toda a força que tem… este jogo da liga europa foi uma espécie de aliviar a tomatada. O que prevejo é que na segunda os colhões dos jogadores vão estar com garrote!

Esta questão da liga europa é mais ou menos como a taça do Lucílio, no ano passado… o problema foi que ninguém explicou isto claramente. Vínhamos numa senda de bons resultados, as segundas escolhas de Jasus são bons gigadores (os jogadores que colocou na quinta foram tão somente os suplentes que tem utilizado nas outras partidas, tirando o Tobias e o Montero) e a malta, como o míster foi a duas finais da liga europa pensa que este era o campeonato e a liga europa. Na quinta à noite foi um balde de água gelada monumental! O que se justifica pelas expetativas… ganhamos uma supertaça de forma brilhante, jogamos quase sempre bem de lá para cá. É verdade que em Vila do Conde não jogámos tanto, mas isso também se deve à falta de matreirice… estivéssemos nós habituados a jogar como os russos e vínhamos de vila do conde com 4 ou 5 a 1 no bolso. (lances de 3 para 2 e de 3 para 1, a que os russos chamam um figo, a nós só servem para frustar… quem falha a jogada e quem está a ver).

Voltando ao balde de água gelada… a disposição com que fomos ver o jogo foi a mesma que com que nos pomos debaixo de um balde, como quando se está numa casa de férias e se vem da praia a pensar “que maravilha, a água esteve o dia todo ao sol, agora vou tirar o sal do corpo e aproveitar esta água quentinha”. Quando o balde desceu tinha gelo e ácido de bateria de carro… tal a azia que provocou. Acredito que na próxima jornada da liga europa antes de nos colocarmos debaixo do balde, pomos primeiro a mão… Acredito também que na segunda contra o nacional vai ser um banho de banheira… o que dá para ir regulando a água conforme o gosto. Vai ser um banho do caralho… espero que de bola! (como o texto saí na quarta, espero não me enganar).

Esta questão da liga europa infelizmente é bater de frente com a realidade. A equipa dava para isso? Para lutar pelo menos pelo apuramento e depois logo se via? Acho que sim… mas quem está à frente da equipa deve achar que não. Gerir expectativas é que é do escamandro. O que nos diz a nossa história? Que somos um clube enorme, que temos de lutar por todas as competições (menos a liga dos campeões… nisso só acredita o vice do benfas que dá gelados aquela malta) e ainda por cima temos de ir sempre a jogo de peito aberto e cabeça levantada. Agora pergunto… e nós podemos fazer isso? Eu acho que sim mas se calhar estou a ser mais emocional que racional. Mas há gente bem pior que eu…

Fui para o setor A12 aquando do Sporting-cska de Setembro. Os russos têm um futebol de merda e concentravam-se muitas vezes em 10 ou 15 metros… às vezes estavam no meio campo com a defesa e os avançados não estavam sequer perto da nossa área. Metem 10 gajos juntos como se fosse uma camisa de forças. Como é que se entra numa teia destas? O Sporting tinha de ter muita paciência porque aqueles cabrões apanhavam a bola, em dois segundos ela chegava a uma lateral e em três segundos estava na nossa área. Há uma altura depois do intervalo em que a equipa estava a insistir e as coisas não estavam a sair. Começa uma senhora (já com alguma idade e para que conste já vi homens fazerem o mesmo, por isso não é uma questão de género, é de alienação) a gritar pérolas como “Slimani não és defesa!”, “Slimani vai-te embora!”, “Jesus tira o Slimani”, isto foi repetido durante 5 minutos até que começou em crescendo… “Slimani cabrão vai-te embora”, “Jesus tira o homem que ele não está a fazer nada”, “Jesus cabrão faz alguma coisa… pareces o marco silva com as mãos nos bolsos, paneleiro!”. Depois deste comentário pensei… foda-se há malta que vem mesmo libertar a frustração toda… o homem está aqui há dois meses e querem que a equipa domine tudo e todos?

Nesse jogo tive a noção da nossa exigência… a malta no fundo não gosta do Sporting como ele é, gostava é que o Sporting fosse como o Barcelona. Ganhar muitas vezes, grandes jogadores e viver à grande. Se calhar o Sporting não é isso… digo eu. O Sporting não está num campeonato de topo… o Sporting não tem um volume de negócios de 400 milhões de lucro anuais… o Sporting infelizmente não tem sequer dinheiro para manter as suas maiores pérolas da formação… Façamos o seguinte exercício… à atual equipa, o Sporting juntava os melhores jogadores que formou na academia, que ainda jogam (o mesmo que o barça faz, mantêm os melhores jogadores da sua formação, pagos a peso de ouro, tendo-os motivados pelo desafio de jogar numa equipa dessas…). À atual equipa do nosso Amor, juntávamos tão só e apenas jogadores como veloso, Carriço, o porco moutinho (se tivéssemos dinheiro para lhe dar ele ia continuar a ser um porco mas mantinha a pele de cordeiro vestida e a gente nunca saberia o suíno que ali está), Cédric, josé fonte e o melhor vem aí… tínhamos uma frente de ataque constituída por quaresma, Nani e Ronaldo… pois eu também gostava disso, também gostava de sonhar com essa possibilidade mas…

Acho que aceito o Sporting como ele é! Somos de um clube que depois de João Rocha teve um projeto de crescimento sustentado em conversa de faz de conta, gente displicente mascarada de gestores, que ao contrário do pódio que nos prometeram cavaram-nos uma sepultura… Somos de um clube que está sediado em portugal e que tem como adversários, o clube mais corrupto do mundo, a norte (se calhar a Juventus em itália é pior…) e a sul o clube que domina o aparelho noticioso extra política. Somos bombardeados todos os dias por mentiras, exageros, omissões, exaltações bacocas dos nossos adeversários… etc, etc, etc. Ouvimos a sirene dos bombardeamentos e corremos para os abrigos ondem estão as pessoas que mantêm os blogs do Sporting e que desmascaram esta realidade. Ter um blog do Sporting é o mesmo que pertencer a um exército de resistência. Todos que aqui andamos sabemos o que se passa… mas é underground. O que passa para toda a gente é o que vemos na televisão, ou seja, fantoches com ar credível. Somos de um país onde os clubes são porcas com tetas a dar de mamar aos bácoros dos mendes, dos gonçalves e dos nélios. Somos de uma país que coloca nas posições de poder “agricultores” que não deixam fazer mal às porcas. E nós que não gostamos de porcos, nem queremos ser como eles, que gritamos contra todas essas injustiças, estamos fodidos! (Temos mesmo de cerrar fileiras, ouviram caralho!)

Voltando ao inicio… se quem avalia a equipa percebe que não temos mão para ir a jogo, mais vale esperar por uma jogada onde dois pares podem ganhar um pote… do que andar a fazer bluffs e não ganhar nada no fim da noite… Se a liga europa é para sacrificar em nome do campeonato… custa-me dizer isto, mas mais vale assim que desbaratar a equipa, chegar a Março e cair para o lado. É um bocado triste pensar nisto mas prefiro um Sporting realista, limitado nas suas escolhas e possibilidades, do que um Sporting alienado numa mundo de grandezas que não existe. E tu? Preferes o Sporting ou o barcelona?

ESCRITO POR Basco “O Leão”

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]