Durante muito tempo, mais do que o desejado, temos vindo a discutir a necessidade do Sporting formar não apenas grandes jogadores, mas também homens, que tenham em si os valores desportivos que a nossa instituição tanto apregoa. E se é verdade que nos temos vindo a destacar no âmbito desportivo, com jogadores de classe europeia a saírem das nossas escolas ano após ano, muitos têm sido os desaires e as desilusões, já discutidas e muito esmiuçadas nas paredes da Tasca.
Eric Dier, Ilori, Bruma, Moutinho, Simão e até numa escala menor como Zé Turbo, José Postiga, Agostinho Cá ou Alexandre Guedes, foram nomes que nos ficaram marcados por aspectos mais negativos do que positivos. Não foi apenas por terem saído do Sporting, todos os jogadores têm direito de procurar uma vida melhor e querer ganhar mais dinheiro ou títulos, foi sim a forma como escolheram sair. Recusas em renovar ou treinar, palavras pouco simpáticas para com o clube que lhes deu praticamente tudo a nível profissional, e o arrastar de novelas na imprensa, com tentativas de prejudicar a imagem do seu clube, fizeram com que muitos duvidassem da necessidade de uma escola de elite que forma homens de distrital.
Ricardo Quaresma foi, em tempos, a grande promessa do futebol nacional e um dos pilares essenciais do último título conquistado pelo Sporting. Saiu por uns milhões para o Barcelona, onde esperavam o novo Figo e o pintaram como o próximo Bola de Ouro. Não aconteceu. Quaresma teve de refazer a sua vida num rival, onde foi ídolo dos adeptos e da bancada, onde marcou e deu a marcar e onde regressou aos olhos da Europa como craque renovado.
O resto da sua carreira foi acontecendo como a conhecemos. Nunca atingiu o potencial esperado, nunca foi o Quaresma que vimos em Portugal e o acumular de problemas disciplinares despertaram em todos nós a sensação de que estaria perdido. O regresso ao Porto de Paulo Fonseca correu tudo menos bem. Seguiu-se Lopetegui, que via nele um portista demasiado acesso para o seu gosto mais mediocre e ponderado. A obsessão táctica do espanhol não dá grande espaço a artistas do gabarito do Mustang e muito menos permite que um jogador se realce no campo não só pelos golos mas também pelas atitudes. Ainda assim, sem ele teria sido impossível vencer o Bayern de Munique e parecia até o único inconformado com um empate na Luz que foi aceite pelo mundo azul com uma tranquilidade chocante.
Quaresma aprendeu a amar outro clube. E por muito que nos doa perceber isso, a verdade é que o próprio Sporting tem culpas no cartório ao não recuperar (por duas vezes) um dos maiores talentos saídos da nossa escola de valores. Mas o Mustang nunca se pronunciou contra o clube que foi dele e que fez dele aquilo que é. Nunca foi capaz de por o dedo na ferida em momento de maior aperto para o mundo verde e branco. Nunca provocou Alvalade, nunca falou dos adeptos e a todos os assobios baixou a cabeça e continuou o seu jogo.
Em muitos sportinguistas ficou o sentimento de que a história de Quaresma de verde e branco é um conto inacabado, que talvez merecesse um desfecho bem diferente daquele que já se veio a confirmar. E é por isso que a cada rumor de regresso, a cada fotografia tirada em Alvalade, a cada comentário no Twitter o mundo verde exalta e aguarda pela chegada de Quaresma, para que acabe a carreira onde mais sentido faria acabar: junto de quem o viu nascer para o futebol. Provavelmente nunca será possível e Quaresma vai terminar os seus dias profissionais bem longe de terras lusitânas e bem longe das nossas bancadas. Mas fica a certeza de que, neste caso, o Sporting cumpriu a sua missão bem cumprida: incutiu naquele jogador, se não o amor eterno, o respeito imenso à instituição de todos nós. Para mim basta-me isso, pois não posso pedir a um futebolísta que seja adepto nem a um adepto que seja jogador. A cada parte o seu papel e o de Quaresma foi cumprido com uma elevação que me orgulha.
Será bom ver-te de novo, Mustang.
*às terças, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
29 Setembro, 2015 at 22:58
Eu admito, fiquei fodido com a vitória do Porto hoje.
Se alguma coisa existe de bom naquele clube é a mentalidade. Maicon e Marcano, são duas belas merdas de centrais, André André jogava no Guimarães, Danilo no Marítimo, nunca jogaram na LC, Ruben Neves tem 18 anos, mas os cabrões ganharam porque acreditaram !
A menos que me digam que há jogadas de bastidores ( até acredito, quem leu o livro do Marinho Neves perceberá melhor ) e a diferença entre a vitória e o empate ficou no lance do Marcano.
Eu quero é o Sporting a jogar ao mais alto nível.
29 Setembro, 2015 at 23:49
Então o Moreirense é melhor que o Chelsea ?? É que empataram lá.
O futebol é o momento e o momento do Chelsea é fraquíssimo !
O do Porto está normal, não digo que jogaram mal, mas as jogadas em que o Chelsea esteve apertado era ressalto atrás de ressalto e sobrava sempre para o Porto a bola
29 Setembro, 2015 at 23:01
O passado é passado. Eu já aqui disse que gostava que ms tivesse continuado, continuo a achar que é um excelente treinador , que ganhou um título no nosso clube após longo jejum , com armas totalmente desiguais não fossem uns empates de merda na primeira volta tinha lutado pelo título , fez uma excelente campanha na liga dos campeões. Mas estamos no presente e o que interessa é o presente e o futuro . E conto com JJ para fazer mais do que os outros com menos, pois é inegável que comparativamente ao plantel do porto o nosso é inferior. Por mais amor que tenho ao meu clube , não me custa admitir isto, temos menos dinheiro logo não pudemos ter a mesma qualidade de jogadores . Mas temos um treinador com provas dadas de quem todos nós esperamos muito, em quem apostamos as fichas todas. E há alguma frustração porque apesar de estarmos em primeiro, vemos exibições fracas e claramente falhamos no jogo com o Boavista, independentemente da arbitragem tínhamos que ter capacidade para ganhar aquele jogo !!! Temos que estar preparados para os jogos mais difíceis , e devíamos ter aproveitado melhor este início de campeonato em que o único jogo mais complicado era em vila do conde. Ainda por cima assumimos o campeonato e cagamis na liga Europa, para descansar jogadores . Por mais que nos custe, todos esperávamos um bocadinho mais de Jorge Jesus. Mas a procissão ainda vai no adro, espero ter equipa para daqui a duas semanas conseguir no mínimo um empate em casa dos lampiões
29 Setembro, 2015 at 23:21
Um excelente sonso q so em Janeiro de 2015 e q agarrou definitivamt o 3 lugar…uau! Ate a 16 jornada andou ali atras do Braga…uau!
Ate lhe devo agradecer p nao ter qualificado direto pa CL…. ele ha coisas fantasticas na netcabo!
29 Setembro, 2015 at 23:39
Tinhas muito pior plantel que o slb e o porto. O sonso fez uma excelente segunda volta e é natural que com o plantel que tinha não conseguisse melhores resultados na primeira volta em que andávamos a jogar a liga dos campeões com jogos e deslocações difíceis. Caso não te lembres ganhou no dragão para a taça e empatou na luz para o campeonato, algo que não é muito habitual nos últimos anos…..e em Alvalade empatou com o slb por causa de um picodos lampiões no último minuto….
29 Setembro, 2015 at 23:59
Lol lol lol..ja desmistifiquei isso aki tantas vezes…fizeste mais un pt na 2volta , em alvalade foi comido p ter deixado a equipa em inferioridade de jogo aereo, levou mais golos na 2 volta….enfim…um mito urbano…
29 Setembro, 2015 at 23:48
Ainda por cima o sonso nunca aproveitou o Rosell, Slavchev, Wallyson, Andre Geraldes, Drame,… tudo reforços para atacar o título.
30 Setembro, 2015 at 0:03
Concordo…pena e q Ms tinha Nani, cedric, william e JJ nao!
A 6 jornada, JJ e lider e o sonso era 6° ..e o Paulo Oliveira tava no plantel mas jogavam outros..
Pormenores….
29 Setembro, 2015 at 23:51
Tanto adepto do Olympiakos…
29 Setembro, 2015 at 23:05
E há pouco falei no facto da mentalidade que nos falta é claramente isso deixa me fodido quando vejo o porto a ganhar hoje.
29 Setembro, 2015 at 23:17
“Elio Casareto esteve ao lado de Nélio Lucas, CEO da Doyen, no camarote do fundo de investimento
Elio Casareto, empresário de Andre Carrillo, assistiu ao FC Porto-Chelsea da Liga dos Campeões, no camarote do fundo de investimento Doyen no Estádio do Dragão.
O agente do extremo peruano assistiu ao triunfo dos dragões (2-1) na companhia do CEO da Doyen, Nélio Lucas.
Refira-se que Carrillo está em final de contrato com o Sporting e o processo negocial com o Sporting está num impasse face às divergências entre o presidente leonino Bruno de Carvalho e o agente do futebolista, Elio Casareto.”
Ele ha coisas do caracas…mm a frente do nosso nariz…e o mau e o outro!
29 Setembro, 2015 at 23:30
Notícia que merece a nossa atenção e total indiferença!!!
29 Setembro, 2015 at 23:39
O Carrillo está a merecer uma entrada por trás… daquelas de 9 meses, uma rotura dos ligamentos cruzados… devia jogar na B… por 500 euros, tá feito.
Anda a cuspir no prato que lhe deu de comer… é nojento. Tenho mais nojo deste gajo, que dos putos da formação… Este andou 3 anos na soneca, ao 4 acordou, e ao 5 fode o balneário todo…. até dou 1000 euros para os 9 meses.
29 Setembro, 2015 at 23:41
(Os comentários que já li aqui da Champions…assustam-me!).
Do fcp é só verem o último jogo com o Moreirense. E mesmo hoje voltaram a marcar dois golos em que um é uma jogada individual e outro um lance de bola parada (e não estou a desvalorizar! Aliás seria bom que o Sporting também mostrasse que tem estas armas…). Mas fizeram um bom jogo.
Falar do Olimpyakos\MS (desculpem a opinião se ferir susceptibilidades) é estúpido e não faz qualquer sentido especialmente nesta altura. Deixem-se de coisas…
PS: Ainda se falassem do Sá Pinto que eliminou o City em 2 jogos e agora vai ao dragão tentar apagar a má imagem (dos 6-0) e deixar-nos isolados (se fizermos a nossa parte).
30 Setembro, 2015 at 1:08
Quaresma???
Então que mal é que nos fez o Liedson, caralho???
30 Setembro, 2015 at 11:08
Com Jesus estaremos sempre mais perto do titulo, isso parece-me óbvio. Tem a experiência de uma vida acumulada e foi uma jogada de mestre do Presidente.
Outra coisa é negar que o Marco Silva fez um bom trabalho em Alvalade e é um excelente treinador. Parece um assunto tabu aqui na tasca.
Mas pior ainda é ofender e pôr em causa o Sportinguismo de quem pensa assim, como é meu caso. Não tem nada a ver com ser fã do oliampiacos ou do panatinaikos.